Português. Questões Gerais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Português. Questões Gerais"

Transcrição

1 Português Questões Gerais

2 Questão 1 ( ) A vírgula logo após país (l.21) é de emprego facultativo, ou seja, ela poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção do texto.

3 Questão 1 ( F ) A vírgula logo após país (l.21) é de emprego facultativo, ou seja, ela poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção do texto.

4 Questão 2 ( ) O isolamento da expressão de forma muito rápida (l.15) por vírgulas preservaria a coesão e a correção gramatical do texto.

5 Questão 2 ( V ) O isolamento da expressão de forma muito rápida (l.15) por vírgulas preservaria a coesão e a correção gramatical do texto.

6 Questão 3 ( ) A substituição da expressão em que (l.8) pelo termo onde manteria a correção gramatical do texto.

7 Questão 3 ( F ) A substituição da expressão em que (l.8) pelo termo onde manteria a correção gramatical do texto.

8 Questão 4 ( ) No texto, o termo Ainda assim (l.26) expressa a mesma noção que exprimiria a locução Não obstante.

9 Questão 4 ( V ) No texto, o termo Ainda assim (l.26) expressa a mesma noção que exprimiria a locução Não obstante.

10 Questão 5 ( ) A substituição da forma verbal ficarão (l.42) por ficam preservaria a coerência e as ideias originais do último período do texto.

11 Questão 5 ( V ) A substituição da forma verbal ficarão (l.42) por ficam preservaria a coerência e as ideias originais do último período do texto.

12 Questão 6 ( ) A forma verbal Há (l.13) poderia ser substituída por Existe, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, já que ambas são sinônimas.

13 Questão 6 ( F ) A forma verbal Há (l.13) poderia ser substituída por Existe, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, já que ambas são sinônimas.

14 Questão 7 Os vocábulos trás, é e nós recebem acento gráfico em obediência à mesma regra de acentuação. ( )

15 Questão 7 Os vocábulos trás, é e nós recebem acento gráfico em obediência à mesma regra de acentuação. ( V )

16 Questão 8 ( ) Na linha 12, o termo Contudo foi empregado com o mesmo sentido de Porquanto.

17 Questão 8 ( F ) Na linha 12, o termo Contudo foi empregado com o mesmo sentido de Porquanto.

18 Questão 9 ( ) A inserção de vírgula imediatamente após a palavra diretamente (l.29) não comprometeria a correção gramatical do texto.

19 Questão 9 ( F ) A inserção de vírgula imediatamente após a palavra diretamente (l.29) não comprometeria a correção gramatical do texto.

20 Questão 10 ( ) No terceiro parágrafo, os travessões isolam trecho que exemplifica características de transações já feitas pelo usuário.

21 Questão 10 ( F ) No terceiro parágrafo, os travessões isolam trecho que exemplifica características de transações já feitas pelo usuário.

22 Questão 11 ( ) O emprego do sinal indicativo de crase em à máquina (l.33) é facultativo; portanto, sua eliminação não prejudicaria a correção gramatical do trecho.

23 Questão 11 ( F ) O emprego do sinal indicativo de crase em à máquina (l.33) é facultativo; portanto, sua eliminação não prejudicaria a correção gramatical do trecho.

24 Questão 12 ( ) Em servindo-nos (l.3), o pronome nos poderia ser suprimido, sem prejudicar a correção gramatical e a coesão do texto.

25 Questão 12 ( V ) Em servindo-nos (l.3), o pronome nos poderia ser suprimido, sem prejudicar a correção gramatical e a coesão do texto.

26 Questão 13 ( ) Na linha 4, a correção do texto seria prejudicada caso a vírgula empregada logo após o parêntese fosse substituída por ponto e vírgula.

27 Questão 13 ( V ) Na linha 4, a correção do texto seria prejudicada caso a vírgula empregada logo após o parêntese fosse substituída por ponto e vírgula.

28 Questão 14 ( ) A inserção de uma vírgula após global (l.26) alteraria os sentidos originais do texto, mas não sua correção gramatical.

29 Questão 14 ( V ) A inserção de uma vírgula após global (l.26) alteraria os sentidos originais do texto, mas não sua correção gramatical.

30 Questão 15 ( ) Seria gramaticalmente correta a substituição de das mulheres (l.15) por às mulheres.

31 Questão 15 ( V ) Seria gramaticalmente correta a substituição de das mulheres (l.15) por às mulheres.

32 Questão 16 ( ) A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se substituísse, na linha 9, de que por os quais.

33 Questão 16 ( V ) A correção gramatical do texto seria prejudicada caso se substituísse, na linha 9, de que por os quais.

34 Questão 17 ( ) A próclise observada em se multiplicam (l.7) e se desenvolve (l.14) é opcional, de modo que o emprego da ênclise nesses dois casos também seria correto multiplicam-se e desenvolvese, respectivamente.

35 Questão 17 ( V ) A próclise observada em se multiplicam (l.7) e se desenvolve (l.14) é opcional, de modo que o emprego da ênclise nesses dois casos também seria correto multiplicam-se e desenvolvese, respectivamente.

36 Questão 18 ( ) É obrigatório o sinal indicativo de crase empregado em às suas peregrinações (l.11), de maneira que sua supressão acarretaria incorreção gramatical no texto.

37 Questão 18 ( V ) É obrigatório o sinal indicativo de crase empregado em às suas peregrinações (l.11), de maneira que sua supressão acarretaria incorreção gramatical no texto.

38 Questão 19 ( ) A substituição do parêntese, na linha 4, por travessão não comprometeria a correção gramatical do texto, desde que o parêntese na linha 5 fosse suprimido.

39 Questão 19 ( V ) A substituição do parêntese, na linha 4, por travessão não comprometeria a correção gramatical do texto, desde que o parêntese na linha 5 fosse suprimido.

40 Questão 20 ( ) Na linha 1, seria incorreto o emprego do verbo ser no plural serem.

41 Questão 20 ( V ) Na linha 1, seria incorreto o emprego do verbo ser no plural serem.

42 Questão 21 ( ) O trecho assim como tesouros culturais únicos (l.7) estabelece uma comparação com antigos centros de culto (l.6) e paisagens em vias de extinção (l. 6 e 7).

43 Questão 21 ( F ) O trecho assim como tesouros culturais únicos (l.7) estabelece uma comparação com antigos centros de culto (l.6) e paisagens em vias de extinção (l. 6 e 7).

44 Questão 22 ( ) Seria incorreta a eliminação da vírgula empregada logo após a expressão Desta vez (l.2), pois seu uso é obrigatório naquele contexto.

45 Questão 22 ( F ) Seria incorreta a eliminação da vírgula empregada logo após a expressão Desta vez (l.2), pois seu uso é obrigatório naquele contexto.

46 Questão 23 ( ) A substituição da expressão Além de (l.21) por Apesar de não alteraria os sentidos originais do texto.

47 Questão 23 ( F ) A substituição da expressão Além de (l.21) por Apesar de não alteraria os sentidos originais do texto.

48 Questão 24 ( ) Os sentidos originais e as relações de coesão do texto seriam preservados caso se substituísse a palavra portanto (l.9) por também, uma vez que ambas exprimem uma ideia de conclusão.

49 Questão 24 ( F ) Os sentidos originais e as relações de coesão do texto seriam preservados caso se substituísse a palavra portanto (l.9) por também, uma vez que ambas exprimem uma ideia de conclusão.

50 Questão 25 ( ) A forma verbal impõem (l.24) está no plural porque concorda com o termo instituições (l.23).

51 Questão 25 ( F ) A forma verbal impõem (l.24) está no plural porque concorda com o termo instituições (l.23).

52 Questão 26 ( ) Em não poderemos ter esperança de solucionar os problemas verdadeiramente sérios, o trecho de solucionar os problemas verdadeiramente sérios completa o sentido do termo abstrato esperança.

53 Questão 26 ( V ) Em não poderemos ter esperança de solucionar os problemas verdadeiramente sérios, o trecho de solucionar os problemas verdadeiramente sérios completa o sentido do termo abstrato esperança.

54 Questão 27 ( ) Na linha 14 o termo de que poderia ser substituído, sem alteração da correção gramatical e dos sentidos do texto, por das quais.

55 Questão 27 ( F ) Na linha 14 o termo de que poderia ser substituído, sem alteração da correção gramatical e dos sentidos do texto, por das quais.

56 Questão 28 ( ) A correção gramatical seria mantida, ainda que seu sentido fosse alterado, caso se inserisse uma vírgula logo após ambiente (l. 14).

57 Questão 28 ( V ) A correção gramatical seria mantida, ainda que seu sentido fosse alterado, caso se inserisse uma vírgula logo após ambiente (l. 14).

58 Questão 29 ( ) No texto, a palavra depreciando (l.5) foi empregada com o sentido de desprezar.

59 Questão 29 ( V ) No texto, a palavra depreciando (l.5) foi empregada com o sentido de desprezar.

60 Questão 30 ( ) Na forma Afirma-se (l.9), o emprego do pronome se indica que não existe um agente responsável pela ação de afirmar.

61 Questão 30 ( F ) Na forma Afirma-se (l.9), o emprego do pronome se indica que não existe um agente responsável pela ação de afirmar.

62 Questão 31 ( ) Os termos de gênero (l.19), da igualdade racial (l. 19 e 20) e dos direitos humanos (l.20) complementam a palavra justiça (l.19).

63 Questão 31 ( F ) Os termos de gênero (l.19), da igualdade racial (l. 19 e 20) e dos direitos humanos (l.20) complementam a palavra justiça (l.19).

64 Questão 32 ( ) Na linha 4, o termo como estabelece uma comparação de igualdade entre o que se afirma no primeiro período do texto e a informação presente na oração a sua ausência culminaria na impossibilidade de manutenção de relações pacificadas (l. 4 a 6).

65 Questão 32 ( F ) Na linha 4, o termo como estabelece uma comparação de igualdade entre o que se afirma no primeiro período do texto e a informação presente na oração a sua ausência culminaria na impossibilidade de manutenção de relações pacificadas (l. 4 a 6).

66 Questão 33 ( ) A oração que haja a implementação de um modelo de policiamento (l. 11 e 12) tem a função de qualificar o adjetivo que a antecede: essencial (l.11).

67 Questão 33 ( F ) A oração que haja a implementação de um modelo de policiamento (l. 11 e 12) tem a função de qualificar o adjetivo que a antecede: essencial (l.11).

68 Questão 34 ( ) A expressão destacada em Acerca de dez anos atrás, as empresas decidiram mudar de filosofia. está corretamente grafada.

69 Questão 34 ( F ) A expressão destacada em Acerca de dez anos atrás, as empresas decidiram mudar de filosofia. está corretamente grafada.

70 Questão 35 ( ) A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados se, no trecho a um público específico (l. 2 e 3), a preposição a fosse suprimida.

71 Questão 35 ( V ) A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados se, no trecho a um público específico (l. 2 e 3), a preposição a fosse suprimida.

72 Questão 36 ( ) Os termos a crimes contra o público (l. 11 e 12) e de queixas (l.14) complementam, respectivamente, os termos relativos e investigações.

73 Questão 36 ( V ) Os termos a crimes contra o público (l. 11 e 12) e de queixas (l.14) complementam, respectivamente, os termos relativos e investigações.

74 Questão 37 ( ) No verso Às vezes é ela quem diz, a supressão de é e quem prejudicaria a coerência do trecho.

75 Questão 37 ( F ) No verso Às vezes é ela quem diz, a supressão de é e quem prejudicaria a coerência do trecho.

76 Questão 38 ( V ) Em Mas não me deixe sentar (v.11), a colocação do pronome me após a forma verbal deixe deixe-me prejudicaria a correção gramatical do trecho.

77 Questão 38 ( V ) Em Mas não me deixe sentar (v.11), a colocação do pronome me após a forma verbal deixe deixe-me prejudicaria a correção gramatical do trecho.

78 Questão 39 ( ) A correção gramatical do texto seria prejudicada se o trecho a regras rigorosas (l.2) fosse substituído por sob regras rigorosas.

79 Questão 39 ( V ) A correção gramatical do texto seria prejudicada se o trecho a regras rigorosas (l.2) fosse substituído por sob regras rigorosas.

80 Questão 40 ( ) O trecho que não há (...) indícios (l. 7 e 8) exprime uma noção de consequência.

81 Questão 40 ( V ) O trecho que não há (...) indícios (l. 7 e 8) exprime uma noção de consequência.

82 Questão 41 ( ) Os sentidos e a coesão do texto seriam preservados caso se inserisse a palavra porque imediatamente antes de a única maneira (l.11).

83 Questão 41 ( V ) Os sentidos e a coesão do texto seriam preservados caso se inserisse a palavra porque imediatamente antes de a única maneira (l.11).

84 Questão 42 ( ) A substituição da palavra só (l.26) por somente não alteraria os sentidos do texto, já que ambas são sinônimos no contexto linguístico considerado.

85 Questão 42 ( F ) A substituição da palavra só (l.26) por somente não alteraria os sentidos do texto, já que ambas são sinônimos no contexto linguístico considerado.

86 Questão 43 ( ) O sujeito da forma verbal cometeram (l.29) é indeterminado.

87 Questão 43 ( F ) O sujeito da forma verbal cometeram (l.29) é indeterminado.

88 Questão 44 ( ) Os sentidos do texto seriam alterados caso o trecho estar a se corresponder (l.3) fosse assim reescrito: estar se correspondendo.

89 Questão 44 ( F ) Os sentidos do texto seriam alterados caso o trecho estar a se corresponder (l.3) fosse assim reescrito: estar se correspondendo.

90 Questão 45 ( ) A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados se, no trecho Sou forçado, pois, a limitar-me (l. 9), a conjunção pois fosse substituída por portanto.

91 Questão 45 ( V ) A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados se, no trecho Sou forçado, pois, a limitar-me (l. 9), a conjunção pois fosse substituída por portanto.

92 Questão 46 ( ) Nas linhas 9 e 10, é que caracterizase como expressão expletiva, empregada para realçar o conteúdo não os inquietam, aqui, os extraordinários portentos, nem a esperança deles (l. 10 e 11).

93 Questão 46 ( F ) Nas linhas 9 e 10, é que caracteriza-se como expressão expletiva, empregada para realçar o conteúdo não os inquietam, aqui, os extraordinários portentos, nem a esperança deles (l. 10 e 11).

94 Questão 47 ( ) A forma verbal têm (l. 3) é acentuada por ser uma monossílaba tônica.

95 Questão 47 ( F ) A forma verbal têm (l. 3) é acentuada por ser uma monossílaba tônica.

96 Questão 48 ( ) Feito o devido ajuste de inicial maiúscula, a locução É... que, por ser puramente de realce nesse caso, poderia ser suprimida do trecho É a persistência do mistério que nos inspira a criar (l.26), sem comprometer a clareza nem a correção gramatical do texto.

97 Questão 48 ( V ) Feito o devido ajuste de inicial maiúscula, a locução É... que, por ser puramente de realce nesse caso, poderia ser suprimida do trecho É a persistência do mistério que nos inspira a criar (l.26), sem comprometer a clareza nem a correção gramatical do texto.

98 Questão 49 ( ) A palavra agrícola-ambiental aparece grafada com hífen pela mesma razão semântica de sistema políticoeconômico.

99 Questão 49 ( V ) A palavra agrícola-ambiental aparece grafada com hífen pela mesma razão semântica de sistema políticoeconômico.

100 Questão 50 ( ) A eliminação da vírgula logo após legais (l.8) prejudicaria a correção gramatical do texto.

101 Questão 50 ( V ) A eliminação da vírgula logo após legais (l.8) prejudicaria a correção gramatical do texto.

102 Questão 51 Segundo preconiza o Novo Acordo Ortográfico, o vocábulo contrassensos (l.4) é grafado conforme as mesmas regras que antissocial. ( )

103 Questão 51 Segundo preconiza o Novo Acordo Ortográfico, o vocábulo contrassensos (l.4) é grafado conforme as mesmas regras que antissocial. ( V )

104 Questão 52 O sentido original do texto seria preservado e as normas da ortografia oficial da língua portuguesa seriam respeitadas caso se substituísse o trecho é conferida aos cidadãos uma série de direitos (l.9) por aos cidadões confere-se muitos direitos. ( )

105 Questão 52 O sentido original do texto seria preservado e as normas da ortografia oficial da língua portuguesa seriam respeitadas caso se substituísse o trecho é conferida aos cidadãos uma série de direitos (l.9) por aos cidadões confere-se muitos direitos. ( F )

106 Questão 53 O emprego do hífen no vocábulo bem-estar justifica-se pela mesma regra ortográfica que justifica a grafia do antônimo desse vocábulo: malestar. ( )

107 Questão 53 O emprego do hífen no vocábulo bem-estar justifica-se pela mesma regra ortográfica que justifica a grafia do antônimo desse vocábulo: malestar. ( V )

108 Questão 54 As formas verbais torná-la e fazêla (l. 16 e 17) recebem acentuação gráfica porque se devem acentuar todas as formas verbais combinadas a pronome enclítico. ( )

109 Questão 54 As formas verbais torná-la e fazêla (l. 16 e 17) recebem acentuação gráfica porque se devem acentuar todas as formas verbais combinadas a pronome enclítico. ( F )

110 Questão 55 O vocábulo período é acentuado em razão da regra que determina que se acentuem palavras paroxítonas com vogal tônica i formadora de hiato. ( )

111 Questão 55 O vocábulo período é acentuado em razão da regra que determina que se acentuem palavras paroxítonas com vogal tônica i formadora de hiato. ( F )

112 Português Questões Gerais

TEXTO. Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem.

TEXTO. Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem. Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem. 1. A substituição do pronome o, em reduziu-o a artigos (R. 11 e 12), por lhe preservaria a correção

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 217/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 217/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 217/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

Lista de ortografia. Questão 01 - (PC-SP) A alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas é:

Lista de ortografia. Questão 01 - (PC-SP) A alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas é: Lista de ortografia Questão 01 - (PC-SP) A alternativa em que todas as palavras estão corretamente grafadas é: a) A pretenção do acusado não foi acatada: ele queria tratamento de excessão. b) A justiça

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 7/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 7/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 7/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é

Leia mais

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO

PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO PROF. MARCO ANTONIO MACARRÃO NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS OU ADJUNTOS. ORAÇÕES

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 127/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 127/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 127/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 85/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Língua Portuguesa Material de Apoio Professor Pablo Jamilk.

Língua Portuguesa Material de Apoio Professor Pablo Jamilk. Questões de CRASE - MPU 01 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Prova: Analista Ministerial - Área Processual 1 No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto CB1A4-I, julgue o item

Leia mais

EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL

EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL 02 No texto CG2A1DDD, o termo a primeira LDB brasileira (l.5) exerce a função sintática de a) sujeito. b) predicado. c) objeto direto. d) objeto indireto. e) adjunto adverbial.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 25/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 25/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 25/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 13/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 13/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 13/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 19/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 19/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 19/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 109/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 109/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 109/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 91/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 91/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 91/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 199/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 199/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 199/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 223/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 223/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 223/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Língua Portuguesa Material de Apoio Professor Pablo Jamilk.

Língua Portuguesa Material de Apoio Professor Pablo Jamilk. Pontuação Banca Cespe - 2018 01 Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Prova: Técnico Ministerial - Área Administrativa Revista da Semana, dez./2008 (com adaptações). Julgue o item a seguir, relativo aos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 67/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 67/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 67/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 49/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 49/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 49/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 43/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 43/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 43/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CRASE CONTRAÇÃO. Ele gosta da opinião daquele político radical. Ele acredita na opinião daquele político radical.

CRASE CONTRAÇÃO. Ele gosta da opinião daquele político radical. Ele acredita na opinião daquele político radical. CRASE CRASE CONTRAÇÃO Ele gosta da opinião daquele político radical. Ele acredita na opinião daquele político radical. Ele luta pela opinião daquele político radical. Ele se refere à opinião daquele político

Leia mais

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7

QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 QUERIDO ALUNO! Sumário CRASE... 3 Gabarito... 7 Este é um material de acompanhamento de Aulas Gratuitas transmitidas pelo AlfaCon em seu Canal Oficial no Youtube. Inscreva-se para receber o melhor conteúdo

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 115/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 115/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 115/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 271/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 271/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 271/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

Sumário. Apresentação da coleção Prefácio Nota da autora Capítulo II

Sumário. Apresentação da coleção Prefácio Nota da autora Capítulo II Sumário Sumário Apresentação da coleção... 17 Prefácio... 19 Nota da autora... 21 Capítulo I Fatores importantes para produzir um texto... 23 1. A importância da leitura para produção textual... 23 2.

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

Interpretação de texto

Interpretação de texto PORTUGUÊS Professora: Luana Porto ESQUEMA DA PROVA: Inferência Interpretação de texto Intencionalidade comunidade Tipologia textual Prova objetiva Ortografia Classes gramaticais Análise linguística Sintaxe

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 1/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 1/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 1/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CRÉDITOS À BANCA CESPE/CEBRASPE CURTA NOSSA PÁGINA

Leia mais

Apresentação 7 Apresentação

Apresentação 7 Apresentação Apresentação 7 Apresentação Uma pequena síntese para que você, leitor(a), comece a se sentir em casa. A obra abrange todo o conteúdo exigido pela banca CESPE. Uma questão importante, que não deve ser desprezada,

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 103/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 103/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 103/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo

13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo 13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo impessoal haver (l.11), que permaneceria no singular,

Leia mais

PORTUGUÊS. Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011

PORTUGUÊS. Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011 PORTUGUÊS Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011 01. Etimologicamente formada das palavras gregas philos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto),

Leia mais

DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA

DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA DIEGO AMORIM LÍNGUA PORTUGUESA Texto para responder às questões de 01 a 14. Liberdade e igualdade O significado tradicional de liberdade aquele a partir do qual se falava de uma liberdade de culto, ou

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

Redação Material de apoio Professor Douglas Wisniewski

Redação Material de apoio Professor Douglas Wisniewski PROFESSOR DOUGLAS WISNIEWSKI LÍNGUA PORTUGUESA CESPE 1 A atividade de busca por dados e informações e a interpretação de seu significado, o que se conhece hoje por inteligência, sempre desempenhou um papel

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário

UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFCCE) - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica

Leia mais

Duda Nogueira. Mais de 450. questões. Questões comentadas de LÍNGUA PORTUGUESA FGV

Duda Nogueira. Mais de 450. questões. Questões comentadas de LÍNGUA PORTUGUESA FGV Duda Nogueira Mais de 450 questões Questões comentadas de LÍNGUA PORTUGUESA FGV 2018 Editais sistematizados 1. TRT SC FGV (2017) Cargos: Analista e Técnico Itens do edital No livro Onde encontrar 1 Compreensão

Leia mais

DIOGO ALVES GRAMÁTICA

DIOGO ALVES GRAMÁTICA DIOGO ALVES GRAMÁTICA (AOCP 2017 ANALISTA) 1) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) No trecho O resultado: os jovens da

Leia mais

Questões Comentadas Língua Portuguesa

Questões Comentadas Língua Portuguesa Maria Augusta Guimarães de Almeida Questões Comentadas Língua Portuguesa CESPE - FCC - FGV - CESGRANRIO - VUNESP - ESAF 1ª edição Recife PE 2016 QUESTÕES CESPE 1 - A vida do Brasil colonial era regida

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

Gramática Prof. Lucas Gonçalves

Gramática Prof. Lucas Gonçalves 1 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br 2 É PROIBIDO REPRODUZIR OU COMERCIALIZAR www.estudioaulas.com.br PARTÍCULA SE 5. (MMA/ ANALISTA/ CESPE) O trecho muito pouco sobre a vida

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

Questões de Concursos Aula 03 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Questões de Concursos Aula 03 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Questões de Concursos Aula 03 INSS PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. (CESPE 2015 MPU) Na linha 10, a forma verbal trouxe está no singular porque tem de concordar com Lei. 2. (CESPE 2017 TRF

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

STJ Iraélcio Ferreira Macedo Néli Luiza Cavalieri Fetzner Nelson Carlos Tavares Junior. LiÇÕES DE GRAMÁTICA APLICADAS AO TEXTO JURíDICO

STJ Iraélcio Ferreira Macedo Néli Luiza Cavalieri Fetzner Nelson Carlos Tavares Junior. LiÇÕES DE GRAMÁTICA APLICADAS AO TEXTO JURíDICO STJ00100136 Iraélcio Ferreira Macedo Néli Luiza Cavalieri Fetzner Nelson Carlos Tavares Junior LiÇÕES DE GRAMÁTICA APLICADAS AO TEXTO JURíDICO Coordenadora Néli Luiza Cavalieri Fetzner 4 a edição revista.

Leia mais

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS

NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS NÃO SEPARAMOS POR VÍRGULA: SEPARAMOS OU MARCAMOS POR VÍRGULA: SUJEITO DO VERBO; APOSTO; VERBO DE SEUS COMPLEMENTOS; VOCATIVO; NOME DE SEUS COMPLEMENTOS ORAÇÕES DESLOCADAS OU OU ADJUNTOS. INTERCALADAS;

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 175/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 175/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 175/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

REDAÇÃO PARA CONCURSOS

REDAÇÃO PARA CONCURSOS REDAÇÃO PARA CONCURSOS Sumário Primeira Parte Primeira Lição Poesia matemática Gramática acentuação gráfica Tipos de palavras Regras gerais Dupla prosódia Pronúncia duvidosa Orientação Ortográfica emprego

Leia mais

Português INSS 2015/2016. MARATONA Professora Luciane Sartori

Português INSS 2015/2016. MARATONA Professora Luciane Sartori Português INSS 2015/2016 MARATONA Professora Luciane Sartori Contatos: Email: lucianesartori@bol.com.br Site: www.sartoriprofessores.com.br Facebook: Luciane Sartori III Página do Facebook: Luciane Sartori

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES Edição comemorativa de 20 anos. Revista, ampliada, novos exercícios e questões. 20ª edição Brasília 2014 2014 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra são

Leia mais

Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres.

Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres. Esses indivíduos, desde a mais tenra infância, são pressionados e oprimidos pela sociedade, vivem nas favelas, nos morros, nas regiões mais pobres. A forma verbal são está no plural porque concorda com

Leia mais

Obra: Autor: Página 3 Exemplificação do item 1.5.: Página 4 Substituir os dois quadros que abordam o emprego de hífen após consoante m ou n por:

Obra: Autor: Página 3 Exemplificação do item 1.5.: Página 4 Substituir os dois quadros que abordam o emprego de hífen após consoante m ou n por: ERRATA ERRATA Obra: Gramática Aplicada Para Concursos 1 a edição Autor: Décio Sena Página 3 Exemplificação do item 1.5.: baiúca baiuca Página 4 Substituir os dois quadros que abordam o emprego de hífen

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 37/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 37/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 37/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas

Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Aula extra 3 Português p/ IBAMA (Analista Ambiental) - Com videoaulas Professores: Décio Terror, Equipe Décio Terror INSTRUÇÕES DURAÇÃO DA PROVA: 30 minutos, incluído o tempo para preenchimento da folha

Leia mais

A PARTÍCULA SE pode ser:

A PARTÍCULA SE pode ser: A PARTÍCULA SE pode ser: 1. Pronome reflexivo 2. Pronome recíproco 3. Pronome apassivador 4. Índice de indeterminação do sujeito 5. Parte integrante do verbo 6. Conjunção condicional 7. Palavra expletiva

Leia mais

Acerca de aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir. 6. A correção gramatical e o sentido do texto seriam

Acerca de aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir. 6. A correção gramatical e o sentido do texto seriam Emergências Pré-hospitalares Edis Rodrigues mantidos caso o termo em casa (R.18) fosse isolado por vírgulas. 7. Na linha 23, o termo introduzido pela preposição para exerce a função de complemento do verbo

Leia mais

20/04/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA. A crise política no Brasil interfere nas decisões das empresas e organizações?

20/04/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA. A crise política no Brasil interfere nas decisões das empresas e organizações? DIEGO AMORIM GRAMÁTICA A crise política no Brasil interfere nas decisões das empresas e organizações? Todas as mudanças que ocorrem, nos ambientes internos ou externos de uma empresa, podem influenciar

Leia mais

QUESTÕES. Julgue o item em relação aos aspectos linguísticos: acordo com a mesma regra de acentuação gráfica,

QUESTÕES. Julgue o item em relação aos aspectos linguísticos: acordo com a mesma regra de acentuação gráfica, QUESTÕES Julgue o item em relação aos aspectos linguísticos: 1 As palavras fazê-lo, vê e têm são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica. 2 As palavras contemporânea, competências

Leia mais

CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio

CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio CESPE Banco do Brasil S.A. Cargo: Escriturário 2007 Nível Médio Texto para os itens de 1 a 10 Os bancos médios alcançaram um de seus 1 melhores anos em 2006. A rigor, essas instituições não optaram por

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 121/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 121/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 121/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO

Leia mais

Questão 01 Ortografia e semântica

Questão 01 Ortografia e semântica Questão 01 Ortografia e semântica A lacuna da linha 07 deve ser preenchida pela palavra espectadores, com s, porque se trata de agente que vivencia, assiste, presencia, acompanha. Na linha 20, deve aparecer

Leia mais

COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA AO CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL BANCA DA FDRH EM 19 DE MAIO DE 2013

COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA AO CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL BANCA DA FDRH EM 19 DE MAIO DE 2013 COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA AO CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL BANCA DA FDRH EM 19 DE MAIO DE 2013 1 Questão 01 Gramática emprego de preposição, crase e concordância

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial. Emprego das letras... 15 Emprego da acentuação

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Médio) Grupo 3

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Médio) Grupo 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES CESPE. Prof. Joaquim Bispo. NOTA: RESOLUÇÕES DE QUESTÕES COM BASE NA BANCA CESPE/UnB

AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES CESPE. Prof. Joaquim Bispo. NOTA: RESOLUÇÕES DE QUESTÕES COM BASE NA BANCA CESPE/UnB AULA E RESOLUÇÕES DE QUESTÕES CESPE Prof. Joaquim Bispo NOTA: RESOLUÇÕES DE QUESTÕES COM BASE NA BANCA CESPE/UnB SEÇÃO - 1 MORFOLOGIA CESPE - 2013 - TJ-DF 1) A pesquisa indica, ainda, que 30% das pessoas

Leia mais

ELIANE FONTANA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

ELIANE FONTANA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO ELIANE FONTANA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO Armadilhas do CESPE MORFOLOGIA SINTAXE MORFOLOGIA O problema da justiça ou da injustiça de uma norma tem um sentido: equivale a perguntar se essa norma é apta ou não

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica

Leia mais

S03 - DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL Inscrição Candidato Nt. Recebida. Justificativa Aspecto Questão Resultado

S03 - DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL Inscrição Candidato Nt. Recebida. Justificativa Aspecto Questão Resultado S03 - DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL Inscrição Candidato Nt. Recebida Justificativa Aspecto Questão Resultado 2528878 ARTHUR DE MEDEIROS BRITO 3,0 Em resposta ao recurso interposto temos a esclarecer que, redação:

Leia mais

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli

Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS. Prof. Carlos Zambeli Questões de Concursos Aula 01 INSS PORTUGUÊS Prof. Carlos Zambeli Português 1. (CESPE 2017 TCE-PE) No que concerne aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto CB2A1AAA, julgue o item seguinte. A

Leia mais

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS

Carmen Lúcia. A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDOS Livros: 1. Português Linguagens 5 William Cereja e Thereza Cochar 2. Interpretação

Leia mais

Sumário SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA. Paula Barbosa. 1. Noções gerais Grupo nominal... 20

Sumário SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA. Paula Barbosa. 1. Noções gerais Grupo nominal... 20 SUMÁRIO 11 LÍNGUA PORTUGUESA Paula Barbosa CLASSES GRAMATICAIS: O NOME E SEUS MODIFICADORES... 19 1. Noções gerais... 19 2. Grupo nominal... 20 CLASSES GRAMATICAIS: O VERBO E SEUS MODIFICADORES... 27 1.

Leia mais

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018

Livro Eletrônico Aula Questões de Português - Banca Cespe 2018 Livro Eletrônico Aula 00 1000 Questões de Português - Banca Cespe 2018 Professor: Décio Terror Aula 00: Apresentação Olá! É com muito prazer que convido vocês a participarem do nosso curso em PDF: 1000

Leia mais

Cargo: S01 - CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido)

Cargo: S01 - CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Cargo: S01 CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Conclusão (Deferido ou 2 2 e 3 3 II Em resposta ao recurso interposto, temos a dizer, primeiramente, que o TEXTO apresentado é fragmento

Leia mais

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 7 ọ ano (Regime 9 anos) 6 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Amarrando as idéias COESÃO Introdução ao conceito de coesão Introdução aos mecanismos básicos de coesão Ordem das palavras

Leia mais

No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%).

No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%). No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%). Sem prejuízo da correção gramatical ou do sentido original do texto, a forma verbal

Leia mais

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1).

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1). Aula Demonstrativa Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas

Leia mais

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim Dicas de Português Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia Bianca Amorim Atrás, trás e traz Atrás: Advérbio de lugar; Não necessita de preposição antecedente, pois já possui uma -- atrás; Indica

Leia mais

DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA TOTAL 20

DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA TOTAL 20 DISCIPLINA 01 EXPRESSÃO ESCRITA - 2014 UNIDADES DIDÁTICAS HORAS PÁGINA I. A SELEÇÃO VOCABULAR: CRITÉRIOS E APLICAÇÕES II. GRAMÁTICA DE TEXTO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 10 10-03 05 06 TOTAL 20 Plano de Disciplinas

Leia mais

SEDF / CESPE Gramática

SEDF / CESPE Gramática GRAN ONLINE SEDF / CESPE Gramática EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Fusão de duas vogais idênticas. Representa-se a crase graficamente por meio do acento grave. -Pediu à mãe que o ajudasse. -Referiu-se

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais