UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV
|
|
- Helena Neto Desconhecida
- 4 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Língua Portuguesa I Questão 15 A questão 15 aborda compreensão leitora. É correta a alternativa (A). O texto opõe o instinto da águia ao instinto da tartaruga, apresentando-os como ligados a esses animais naturalmente, ou seja, como não decorrente de aprendizado. Se tanto humanos como animais possuem instintos, decorre daí que o instinto nasce com o indivíduo. As demais alternativas são falsas. A alternativa (E) é falsa, por exemplo, porque, ao afirmar que Precisamos assumir o desafio de educar o homem para desenvolver o instinto da águia. (linha 09), o texto não afirma que o instinto depende de aprendizado, mas o desenvolvimento do instinto, sim. O texto dá a entender que os homens nasceriam com o instinto da águia e da tartaruga, em estágio latente. Caberia à educação desenvolver um ou outro. O instinto, portanto, é inato, como inatas são algumas habilidades. Desenvolver o instinto ou determinadas habilidades inatas depende de educação, depende de treino, noutras palavras. O fato, por exemplo, de a faculdade de memorizar ser inata não impede que a desenvolvamos por meio de treino. Do mesmo modo, segundo o texto, o instinto é inato, mas desenvolvê-lo, aguçá-lo, depende de aprendizado. A não ser assim, não faria sentido o texto atribuir instinto aos animais irracionais, como a águia e a tartatuga.
2 Língua Portuguesa I Questão 19 A questão 19 aborda os três textos. É correta a alternativa (D). Dos três da prova, apenas nos textos 1 e 2, o autor fala da integração escola-família, ou seja, de como essas duas instituições podem relacionar-se de modo a uma complementar a outra. No texto 1, o tópico está evidente no trecho é preciso uma integração dessas duas instituições com objetivos em comum e com pessoal responsável... (linhas 04-05). No texto 2, o autor fala da integração escola-família, quando responde à pergunta sobre como deveria ser a relação escola-família: não cabe à família colaborar com a escola na educação, mas exatamente o contrário, é a escola que colabora, a família é responsável (linhas 03-04). Ao falar da colaboração que a escola dá à educação familiar, o autor se refere a como as duas podem atuar, complementando a formação da outra, de forma harmoniosa, noutras palavras, fala da integração escola-família. As demais alternativas são falsas. A alternativa (A), por exemplo, é falsa, porque não é apenas o texto 1 que fala da integração escola-família.
3 Língua Portuguesa I Questão 20 A questão 20 relaciona os textos 1, 2 e 3. É correta a alternativa (D). No texto 3, o autor se inclui como corresponsável pela educação dos alunos, conforme se depreende dos trechos: Quando ensinaremos aos nossos alunos que eles não precisam se esconder diante das ameaças... (linha 14); O que desejamos, afinal, desenvolver em nós mesmos e nos jovens? (linha 18), em que o autor emprega a primeira pessoa do plural, uma forma de se incluir no discurso. As demais alternativas estão incorretas. A alternativa (A), por exemplo, é falsa, porque, no texto 1, o autor não define qual deve ser o papel da escola. O texto 1 fala da necessidade de integração escola/família, não de qual deve ser papel da escola. No trecho Ocorre que muitos pais, por todos os problemas já citados, delegam responsabilidades à escola, mas não aceitam com tranquilidade quando essa mesma escola exerce o papel que deveria ser deles (linhas 20-21), o autor fala do papel da família, não da escola. No texto 2, o autor afirma qual deve ser o papel da escola no trecho: Por isso, cabe sim à escola oferecer educação para o trânsito, ecológica, sexual e até alimentar (linhas 07-08). A alternativa (E) também é falsa. No texto 1, o autor fala da necessidade de integração escola/família, da responsabilidade que ambas têm com o processo educativo. No texto 2, o autor coloca a família como responsável pela educação dos filhos, cabendo à escola o papel de colaboradora: é a escola que colabora, a família é responsável. No texto 3, o autor critica os processos educacionais: Formar boas tartarugas (linha 05) e faz alguns questionamentos sobre o papel da escola no processo educativo: Quando ensinaremos aos nossos alunos (linha 14), O que desejamos, afinal, desenvolver em nós mesmos e nos jovens? (linha 18). Nos três textos, os autores não apontam soluções para os problemas da educação.
4 Língua Portuguesa II Questão 26 A questão 26 aborda a classificação morfológica das palavras. É correta a alternativa (D). Na frase Desejamos desenvolver em nós mesmos o instinto da águia, a palavra em destaque é um pronome demonstrativo como atesta Evanildo Bechara em sua obra Moderna Gramática da Língua Portuguesa: Mesmo, próprio, semelhante, tal têm valor de demonstrativo quando denotam identidades ou se referem a seres e ideias já expressas anteriormente [...] mesmo e próprio aparecem ainda reforçando pronomes pessoais. (BECHARA, 1999, p.168). (...) mesmo, próprio quando denotam identidades e com o valor de em pessoa são classificados como demonstrativos. (BECHARA, 1999, p.190). Neste sentido, na frase Metodologias adequadas resgatam esses valores, a palavra sublinhada (alternativa D) é um pronome demonstrativo.
5 Língua Portuguesa II Questão 31 A questão 31 aborda emprego do pronome relativo. É correta a alternativa (C). O pronome relativo cujo tem valor anafórico e função adjetiva. Pode ser precedido de preposição quando o verbo da oração adjetiva exigir. O verbo prescindir rege preposição de, como se vê em: Não podemos prescindir da colaboração dos educadores. Na frase da questão, o pronome cujo assume o valor da expressão dos educadores e a preposição que antecede colaboração antecede o pronome: São excelentes os educadores de cuja colaboração não podemos prescindir. As demais alternativas são falsas, porque não obedecem à regência do verbo ou empregam pronomes inadequados. A alternativa (A), por exemplo, é falsa, porque falta a preposição exigida pelo verbo prescindir.
6 Língua Portuguesa II Questão 32 A questão 32 trata de gramática, precisamente, classificação dos predicados. É correta a alternativa (E). O predicado da frase Nossos alunos estão desmotivados, é nominal: o verbo estar é verbo de ligação, nesse emprego, tem, portanto, um predicativo do sujeito. Já o predicado da frase A maioria dos alunos está na escola pública é verbal. O verbo estar, nesse contexto, é classificado como intransitivo, e na escola como adjunto adverbial. A propósito, afirma Celso Cunha (2008, p.92): Como há verbos que se empregam ora como de ligação, ora como significativos, convém atentar sempre no valor que apreentam em determinado texto para classificá-lo com acerto. Comparem-se, por exemplo, as frases: Estavas pensativa Estavas no colégio Andei muito feliz Andei dez qulômetros.... Na primeiro coluna, os verbos estar, andar, ficar e continuar são verbos de ligação; na segunda, verbos significativos ou nocionais. Todas as demais alternativas são falsas. A alternativa (B), por exemplo, é falsa, porque não observa a mudança de sentido e de emprego do verbo estar, ao classificar os dois predicados como nominais.
7 Língua Portuguesa II Questão 35 A questão 35 aborda classificação de oração subordinada adverbial. É correta a alternativa (C). No período Elas se tornam incapazes de reclamar se lhes pisam na cabeça, a oração se lhes pisam na cabeça é classificada como subordinada adverbial condicional. Comprova isso o fato de a conjunção se, quando adverbial, ser classificada como condicional e o fato de ser substituível por caso: Elas se tornam incapazes de reclamar caso lhes pisem na cabeça. O fato de a referida oração admitir substituição por uma conjunção temporal, do tipo quando, quando lhes pisam na cabeça, não invalida a classificação como condicional, haja vista que há uma relação entre condição e tempo, como atesta Neves (2001), com leve alteração de sentido. O emprego da conjunção quando daria à frase um valor realis que a frase com a condicional não tem. Uma vez que a questão não solicitava relação semântica, mas classificação gramatical da oração, a alternativa (B) é falsa.
8 Língua Portuguesa II Questão 39 A questão 39 aborda colocação pronominal. Estaria correta a alternativa (B): próclise indevida, de acordo com a norma culta. Como a palavra impressa foi oculta, não há alternativa correta. Em face da argumentação, a Comissão defere o recurso e anula o gabarito oficial.
9 Língua Portuguesa II Questão 40 A questão 40 trata de regência verbal. É correta a alternativa (D). Na frase Nietzsche tece críticas à civilização ocidental, o verbo tecer está no sentido de dizer, proferir, como atesta Houaiss (2009): bitransitivo 12 Derivação: sentido figurado. Expressar verbalmente; dizer, proferir. Exs.: t. elogios a alguém; t. comentários sobre um fato. (HOUAISS, 2009, s.v. tecer) Neste sentido, o verbo é transitivo direto e indireto e rege preposição a. O verbo ensinar, na alternativa (D) é transitivo direto e indireto, regendo preposição a: Devemos ensinar a nossos alunos a ousadia e a coragem. As demais alternativas são falsas, por apresentarem verbos com outras regências. A alternativa (A), por exemplo, é falsa, porque o verbo não rege objeto direto e indireto, mas predicativo. Na alternativa (B), o verbo rege apenas objeto direto. Na alternativa (C), o verbo é intransitivo. Por fim, na alternativa (E), o verbo rege apenas objeto indireto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER
Questão 24 A questão 24 aborda sintaxe. O candidato deve identificar a frase em que o pronome oblíquo de 1ª pessoa me pode ser substituído pelo pronome de terceira pessoa lhe, noutras palavras, a frase
Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3
Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples
Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM
Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAIMA - MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2018
RECORRENTE: CANDIDATOS (AS) RECORRIDA: Empresa Organizadora e Realizadora do Concurso Público CARGO PÚBLICO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL DISCIPLINA: Língua portuguesa e conhecimentos de informática. Nº DAS
Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente
Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos Professor Guga Valente Na frase do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a palavra quem é usada em quatro orações e, em cada uma delas, ela faz
Sumarizando: o que é uma língua. Métodos para seu estudo...44
sumário APRESENTAÇÃO...13 1. O que se entende por língua Estudando a língua portuguesa...17 1.1 O Vocabulário: nascimento e morte das palavras. Consultando um dicionário...20 1.2 A Semântica: o sentido
UDESC 2015/2 PORTUGUÊS. Gabarito do departamento de português sem resposta. Comentário
PORTUGUÊS Gabarito do departamento de português sem resposta. a) Incorreta. As orações iniciadas pela partícula se são subordinadas substantivas objetivas diretas do verbo discutir. b) Correta. Todas as
Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14
Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4
Cargo: S01 - CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido)
Cargo: S01 CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Conclusão (Deferido ou 2 2 e 3 3 II Em resposta ao recurso interposto, temos a dizer, primeiramente, que o TEXTO apresentado é fragmento
DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de
Exercícios de múltipla escolha
Exercícios de múltipla escolha 1-A classe gramatical da palavra alegria é: a-substantivo b-adjetivo c-advérbio d-pronome e-sujeito 2-A função sintática da palavra alegria é: a-predicado b-predicativo do
PORTUGUÊS III Semestre
Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta
Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente
Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA
Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada
Cargo: M01 TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS em [...] como se se fosse afundando num prazer grosso QUE NEM azeite [...], a locução destacada é de natureza comparativa e de cunho popular. A questão referia-se
PLANEJAMENTO ANUAL 2016
PLANEJAMENTO ANUAL 2016 Professor Joabe Bernardo dos Santos Língua Portuguesa 9º ano Colégio Nossa Senhora da Piedade Referências: -SAE, 9º ano: Língua Portuguesa. Livro do professor: livro 1 / IESDE BRASIL
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: são aqueles que não podem faltar, pois caso contrário, a oração deixa de existir. São eles: o SUJEITO e o PREDICADO. a) SUJEITO:
Lista 3 - Língua Portuguesa 1
Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Frase, oração e período; sujeito e predicado LISTA 3 - LP 1 - FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO; SUJEITO E PREDICADO Frase, oração e período; sujeito e predicado Na fala ou na escrita,
Exercícios sobre tipos de predicado
Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam
Obs.: Essa regra de concordância é excessivamente cobrada por todas as bancas.
Obs.: Se o verbo haver, com o sentido de existir, for o principal de uma locução verbal, seu auxiliar também ficará no singular. Ex.: Deve haver reclamações. (Devem existir reclamações) Obs.: Essa regra
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação
Língua Portuguesa Questão 01 A questão 01 trata de sinonímia, item 4.1 do Programa. É correta a alternativa D. A palavra "intermitente" (linha 07), conforme Houaiss, significa descontínuo, ou seja, algo
Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23
Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)
ROTEIRO DE ESTUDOS DISCIPLINA: QUÍMICA RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 2º EM DATA DA PROVA: /12/2016 CONTEÚDO:
DISCIPLINA: QUÍMICA RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 2º EM 1) Balanceamento pelo método das tentativas; 2) Leis de Lavoisier e Proust; 3) Cálculo estequiométrico; 4) Estudo dos gases; 5) Soluções Estudo das concentrações;
BOLSÃO 2017 / 6º ANO
Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão
Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...
Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância
LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA
LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação
2018_CLDF_Técnico Legislativo Comentário e Gabarito Extraoficiais Prof. Albert Iglésia
1. Gabarito: A. O terceiro parágrafo já se inicia com um conectivo que corrobora o valor semântico de finalidade. No 10º parágrafo, o autor diz o contrário. O Brasil se desdobra em planos individuais.
Lista 6 - Língua Portuguesa 1
Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta
EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL
EXERCÍCIOS DE REGÊNCIA VERBAL E NOMINAL 1. (INAZ do Pará / CORE-PE Assistente Jurídico 2019) Na oração Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida o verbo é: A) Transitivo direto.
FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS RESPOSTA AO RECURSO DA PROVA OBJETIVA
CONCURSO PÚBLICO DE SÃO MATEUS CARGO: Fonoaudiólogo S 43 QUESTÃO NÚMERO: 03 Embora a candidata não tenha apresentado fundamentação teórica, para dar origem ao presente recurso, esta Banca informa que a
Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004
Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,
FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA
FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS DE CACHOEIRO DE RESPOSTAS AOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA QUESTÃO NÚMERO: 2 DA LETRA PARA A LETRA Não assiste razão ao candidato, uma vez que a forma
Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1
Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da
Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1
Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância
A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 115/360
1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 115/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material
UFSC. Português (Amarela)
Resposta: 05 02. Incorreta. A ideia é apresentar todo o processo de desenvolvimento da iluminação. 04. Correta. Já que a lâmpada com filete de carbono foi comercialmente produzida a partir de 1879 e o
Período Composto por Subordinação
Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental
Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado
Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV
Questão: 23 O candidato alega que, na questão 23, que trata do emprego de letras iniciais maiúscula/minúscula, há duas alternativas corretas: A, indicada pelo gabarito; e B, com a frase O avanço nas comunicações
Minicurso Pronomes Clíticos
1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha
ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA
GRAMÁTICA ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA A. Gomes Ferreira J. Nunes de Figueiredo 2. CICLO Oo Introdução I. ONDE SE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA II. A PALAVRA. A FRASE. SINTAXE E MORFOLOGIA MATÉRIA DAS UNIDADES
Aula 5 Funções sintáticas e transitividade verbal
Aula 5 Funções sintáticas e transitividade verbal Pablo Faria HL220C Prática de análise gramatical IEL/UNICAMP SUMÁRIO AULA ANTERIOR Predicado NOMENCLATURA COMPARADA Funções sintáticas diversas Quanto
Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa
Soldado Polícia Militar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa Questões 1 a 20 1. Alternativa E Comentário único: Devido à falta de emprego, o personagem se tornou miserável; por isso, a letra e é a
A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 85/360
1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 85/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material
5 Comentários. 5.1 O Problema do Predicativo do Sujeito
5 Comentários 5.1 O Problema do Predicativo do Sujeito Considerar o predicativo do sujeito um actante (como fazem Brito e Bechara) implica incluir os tradicionalmente chamados verbos de ligação ou copulativos
Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO
Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO META Apresentar construções oracionais subordinadas por infinitivo, gerúndio, subjuntivo e indicativo. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:
SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29
SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO
I. Sujeito e predicado: termos essenciais?
Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais
PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira
PREDICAÇÃO VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira PREDICAÇÃO VERBAL VERBO DE LIGAÇÃO; VERBO TRANSITIVO; VERBO INTRANSITIVO. Indica estado; VERBO DE LIGAÇÃO (VL) Liga uma característica do sujeito (predicativo
Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais
Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos
Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...
Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego
Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1
Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da
Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15
Capítulo1 Capítulo2 A LÍNGUA E A LINGUAGEM............................................. 9 Linguagem: aptidão inata.............................................. 10 Funções.............................................................
Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova
Disciplina: Língua Portuguesa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 861/2017 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões
CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO
CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO - 2018 Prezados pais e/ou responsáveis pelos alunos do 6º ano A, Com o objetivo de obter um melhor desempenho na Recuperação Final, encaminhamos o calendário de
Lições de Português pela análise sintática
Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira
APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS. Tutora: Ariana de Carvalho
APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS Tutora: Ariana de Carvalho O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro
Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1).
Aula Demonstrativa Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas
Os critérios do ENEM Competências
Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto
VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO
VERBO DE LIGAÇÃO E PREDICATIVO DO SUJEITO Verbo de Ligação É aquele que, expressando estado, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações.
CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL
CONTEÚDOS PARA O 3º. TESTE DE INGRESSO Dezembro 2018 MATEMÁTICA (ingresso em 2019) INGRESSO NO 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Frações decimais e números decimais; Operações com frações; Operações com
PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Resolução de Provas 003 Gramática Aplicada ao Texto PROFESSOR: Alexandre Amorim PREPARAÇÃO INTENSIVA Caro (a) aluno (a), O tempo passa muito
PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES
7 PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES PARTE 1 LEITURA 1 A IMPRENSA 5 6 A imprensa e os jornais Classificação dos jornais Público-alvo Secções Géneros jornalísticos Do acontecimento ao leitor fazer Escolher
Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações
Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte I Conceitos
ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE
ENSINO FUNDAMENTAL 2 ª FASE CONTEÚDO 6 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto: Narração. Foco narrativo: narrador-observador. Estrutura do texto narrativo. Elementos narrativos. Uso do diálogo. Paragrafação.
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Língua Portuguesa - 4º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Júlio Reis N.: / /17 Conteúdo: Artigo de opinião complemento nominal adjunto adnominal
CALENDÁRIO DE PROVAS - P2 1º TRIMESTRE
6º Ano Conteúdo Interpretação de texto, Livro Pitágoras até a página 65, Linguagem e língua, Linguagem verbal, não verbal e mista, Onomatopeia, Oralidade e escrita, norma padrão, tipos de frase. Livro
LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS
LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.
EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL
EXERCÍCIOS CESPE POLÍCIA FEDERAL 02 No texto CG2A1DDD, o termo a primeira LDB brasileira (l.5) exerce a função sintática de a) sujeito. b) predicado. c) objeto direto. d) objeto indireto. e) adjunto adverbial.
Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito
Estudo do Predicado e Predicativo do Sujeito O estudo do predicado O predicado, como já vimos, é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há
DIOGO ALVES GRAMÁTICA
DIOGO ALVES GRAMÁTICA (AOCP 2017 ANALISTA) 1) Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) No trecho O resultado: os jovens da
Comentário da prova do MPU 2010
Comentário da prova do MPU 2010 Fiz a revisão da prova, verificando se há alguma incompatibilidade do gabarito preliminar do CESPE com a prova e não encontrei questões para recurso. A prova que verifiquei
Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos
Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática
Admissão de alunos 2016
Tradição em Excelência Admissão de alunos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que
001 - CONDUTOR DE AMBULÂNCIA
FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE UBERABA PROCESSO SELETIVO Edital 003/2018 001 - CONDUTOR DE AMBULÂNCIA LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 01- O caderno de provas contém 30 (trinta) questões objetivas.
CONCURSO PÚBLICO / Professor Efetivo - Campus Avançado Bom Sucesso - IF SUDESTE MG
Dados do Num. Inscrição 00006 Num. Recurso 1 Assunto Questão 5 Anexo BRUNO FRANCESCHINI Prezada Comissão Organizadora, O gabarito da referida questão indica a alternativa b como sendo a correta, mas, em
Funções gramaticais: Objeto direto e indireto. Luiz Arthur Pagani (UFPR)
Funções gramaticais: Objeto direto e indireto (UFPR) 1 1 Tradição gramatical termos essenciais, mas condicionados ao verbo: Objeto direto é o complemento transitivo direto, ou seja, o complemento que normalmente
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 4 Bimestre L. Portuguesa Artigo de Opinião Adjunto Adverbial e Classificação Adjunto Adnominal Complemento Nominal Aposto e Vocativo Obs.:
REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO
REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo
Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos
Simulado de Língua Portuguesa para o Concurso Terracap DF 2017 autor: professor Fabrício Dutra Curso: IMP Concursos QUESTÃO 1 Apesar do problema apontado na questão anterior, em "Tornar Visível os Invisíveis",
CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO. Revisão
CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO Revisão CLASSES DE PALAVRAS A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo, Adjetivo,
GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA
GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.
COLÉGIO FERNÃO DIAS PAIS EXAME DE BOLSA º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. TEXTO: - Vocabulário; - Interpretação. 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. ASPECTOS GRAMATICAIS: - Encontros Vocálicos; - Encontros Consonantais; - Separação de sílabas e classificação quanto ao número
RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019
RESOLUÇÃO DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA - UFRGS 2019 Questão 1 Regência e Pronome Relativo Primeira lacuna: regência verbal de chegar a algum lugar. Segunda lacuna: regência verbal de passar por algo.
A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 91/360
1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 91/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material é GRATUITO
CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS
CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele
Sumário PARTE 1. Gramática
PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Nome: Questões para estudo 4º Bimestre N.: 7 Ano Ensino Fundamental II Seus filhos são o que você come Uma pesquisa feita na Universidade Federal de Santa Catarina
META Descrever os diferentes tipos de Predicado. Mostrar as especificidades do Predicativo.
PREDICADO: CLASSIFICAÇÃO DO PREDICADO E DO PREDICATIVO META Descrever os diferentes tipos de Predicado. Mostrar as especificidades do Predicativo. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: analisar
1º BLOCO... 2 I. Níveis de Análise da Língua... 2 II. Morfologia - 10 Classes de Palavras... 2 Advérbio... 2 Conjunção... 3 Coordenativas...
1º BLOCO... 2 I. Níveis de Análise da Língua... 2 II. Morfologia - 10 Classes de Palavras... 2 Advérbio... 2 Conjunção... 3 Coordenativas... 4 I. NÍVEIS DE ANÁLISE DA LÍNGUA Vamos começar o nosso estudo
Cargo: M01 - ALUNO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS - COMBATENTES - MASCULINO Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido)
Cargo: M01 - ALUNO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS - COMBATENTES - MASCULINO Disciplina: Língua Portuguesa Questão Gabarito por extenso Justificativa 1 2 À banalização do uso da câmera do aparelho celular
Escrita (expressiva e lúdica) Texto narrativo Texto poético Texto descritivo Texto instrucional
Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Língua Portuguesa 6º ano Ano letivo 2012 2013 1º PERIODO CONTEÚDOS Expressão Oral Exposição oral Texto oral Leitura expressiva Leitura coral Dramatização de
O predicado é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há situações (com verbos
O predicado é o termo da oração que contém o verbo. Apesar de sujeito e predicado serem termos essenciais da oração, há situações (com verbos impessoais) em que a oração não possui sujeito. Porém, não
SUJEITO TIPOS DE SUJEITO
Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,
Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS
Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões 08 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 08 QUESTÕES OBJETIVAS
LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO. Professora: Juliana Prado
LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO Professora: Juliana Prado Verbo de Ligação: é o verbo que não expressa ação, mas sim um estado (uma característica) ou então uma mudança de estado. Exemplos: ser, estar, continuar,
Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA
Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras