LUCAS GONÇALVES TEXTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LUCAS GONÇALVES TEXTO"

Transcrição

1

2 LUCAS GONÇALVES TEXTO

3 1. (IBGE/ FGV/ 2017) Texto 1 A ORIGEM DA VIDA NO UNIVERSO Uma descoberta anunciada na semana passada joga mais luz sobre a origem da vida no universo. Em um artigo publicado na revista Nature uma das mais importantes publicações científicas do mundo, pesquisadores ingleses relatam a identificação de microfósseis de bactérias que teriam surgido entre 4,2 bilhões de anos e 3,7 bilhões de anos atrás. Se for confirmado, será o mais antigo registro de vida na Terra.

4 Em função da forma verbal teriam surgido, os leitores tomam conhecimento de que a informação da descoberta é: a) uma certeza dos estudiosos; b) uma opinião dos descobridores; c) uma possibilidade sugerida; d) uma dúvida sobre a descoberta; e) uma hipótese já comprovada

5 2. (IBGE/ FGV/ 2017) Texto 2 AS DOZE BACTÉRIAS MAIS AMEAÇADORAS Pela segunda vez em apenas cinco meses, a Organização Mundial de Saúde (OMS) veio a público para chamar a atenção do mundo a respeito da ameaça causada pelas bactérias superresistentes à ação dos antibióticos. Na semana passada, a entidade divulgou uma lista com doze famílias de microorganismos considerados de alto risco e contra os quais as opções terapêuticas estão se esgotando. No documento dirigido aos governos, cientistas e indústrias, a organização enfatiza a necessidade de criação urgente de novos recursos para combater essas bactérias antes que seja tarde demais. (Isto É, março de 2017)

6 O objetivo do texto 2 é: a) divulgar uma lista de bactérias; b) anunciar ao mundo um perigo futuro; c) alertar para a criação de defesas contra bactérias superresistentes; d) mostrar em que estado estão as pesquisas contra bactérias; e) denunciar a irresponsabilidade da ciência atual.

7 3. (IBGE/ FGV/ 2017) Texto 3 Silva, Oliveira, Faria, Ferreira... Todo mundo tem um sobrenome e temos de agradecer aos romanos por isso. Foi esse povo, que há mais de dois mil anos ergueu um império com a conquista de boa parte das terras banhadas pelo Mediterrâneo, o inventor da moda. Eles tiveram a ideia de juntar ao nome comum, ou prenome, um nome. Por quê? Porque o império romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido. (Ciência Hoje, março de 2014)

8 O objetivo do texto 3 é: a) explicar a significação de nossos sobrenomes; b) combater informações erradas sobre a origem dos sobrenomes; c) informar sobre a origem histórica dos sobrenomes; d) valorizar o estudo de História como veículo de entendimento da modernidade; e) discutir o valor semântico de alguns sobrenomes citados.

9 4. (IBGE/ FGV/ 2017) Texto 3 Silva, Oliveira, Faria, Ferreira... Todo mundo tem um sobrenome e temos de agradecer aos romanos por isso. Foi esse povo, que há mais de dois mil anos ergueu um império com a conquista de boa parte das terras banhadas pelo Mediterrâneo, o inventor da moda. Eles tiveram a ideia de juntar ao nome comum, ou prenome, um nome. Por quê? Porque o império romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido. (Ciência Hoje, março de 2014)

10 Todo mundo tem um sobrenome e temos de agradecer aos romanos por isso. (texto 3) O pronome isso, nesse segmento do texto, se refere a(à): a) todo mundo ter um sobrenome; b) sobrenomes citados no início do texto; c) todos os sobrenomes hoje conhecidos; d) forma latina dos sobrenomes atuais; e) existência de sobrenomes nos documentos.

11 5. (BADESC/ MÉDIO/ FVG) A respeito da palavra isto em O país do "jeitinho" é a mais verdadeira das nossas realidades! Afinal, o negócio é levar vantagem em tudo, certo? Enquanto não nos cobrarmos, cada um de si mesmo, até que isto se torne uma prática comum uma postura ética de tolerância zero, nada vai mudar é correto afirmar que:

12 a) estabelece relação de significado com a expressão prática ética de tolerância zero. b) é sinônima de nossas realidades e, portanto, deveria estar no plural. c) deve ser substituída por isso, numa forma de escrita mais culta. d) pode, sem prejuízo da norma gramatical, posicionar-se antes do vocábulo que. e) é um pronome indefinido e não se refere às informações explícitas no texto.

13 6. (IBGE/ FGV/ 2017) Texto 4 ANIMAIS, NOSSOS IRMÃOS Desde o início da vida no planeta Terra, muitas são as espécies animais que foram extintas por vários motivos. Atualmente, quando se mencionam espécies em extinção, afloram as várias atividades humanas que as provocaram, ou estão provocando.

14 Dentre essas ações, as principais talvez sejam: l) a caça predatória de animais de grande porte e de alguns animais menores; todos esses animais, de uma forma ou de outra, rendem expressivos lucros; ll) a descuidada aplicação dos chamados defensivos agrícolas ou agrotóxicos, desestabilizando completamente o ecossistema; lll) as grandes tragédias provocadas também pela incúria humana como os incêndios florestais e derramamento de petróleo cru nos mares; lv) o desmatamento de grandes áreas, fator de cruel desalojamento dos habitats de incontáveis espécies animais. (Eurípedes Kuhl)

15 A finalidade básica do texto 4 é: a) denunciar os erros humanos que concorrem para a extinção de algumas espécies animais; b) informar os processos que são empregados pelos homens para a extinção de algumas espécies; c) condenar a ganância humana por dinheiro, colocando em risco a vida no planeta; d) ajudar os homens bem intencionados a combater as tragédias ambientais; e) alertar autoridades para o descaso dos homens em relação aos animais.

16 7. (IBGE/ FGV/ 2017) No texto 1, a frase Mas o pontapé inicial é sempre das empresas de conteúdo independentes mostra a conjunção adversativa mas. Esse conectivo pode ser adequadamente substituído por: a) logo; b) pois; c) portanto; d) embora; e) contudo.

17 8. (COMPESA/ FGV/ 2016) Todos os pensamentos a seguir são construídos por dois blocos. Assinale a opção que indica o conectivo que uniria um desses dois blocos de forma conveniente. a) A única coisa sem mistério é a felicidade: ela se justifica por si só. portanto. b) Milhares de velas podem ser acesas de uma única vela e a vida da vela não será encurtada; a felicidade nunca diminui ao ser compartilhada. por isso. c) Felicidade é um modo de viajar, não um destino. embora. d) Felicidade é um como, não um quê. porém. e) Felicidade é como um beijo: você deve compartilhar para aproveitá-lo. porque.

18 9. (COMPESA/ FGV/ 2016) Assinale a opção que indica a frase em que a substituição do conectivo sublinhado foi feita de forma inadequada. a) Nenhuma moralidade pode fundar-se na autoridade, mesmo que a autoridade fosse divina. malgrado b) Se os teus princípios morais te deixam triste, pode estar certo de queestão errados. quando c) A honestidade é elogiada por todos, mas morre de frio. no entanto d) Tudo acontece conforme manda a natureza. segundo e) Tudo é artificial, uma vez que a natureza é a arte de Deus. visto que

19 10. (PREFEITURA/ FGV/ 2016) O conectivo sublinhado nas frases a seguir da autoria de Machado de Assis que tem seu valor semântico corretamente indicado é: a) A fantasia é um vidro de cor, um óculo brilhante, porém mentiroso. / conclusão b) Nada está perdido enquanto o coração espera alguma coisa. / proporção c) Quando dois corações se querem entender, ainda que falem hebraico, descobrem-se logo um ao outro. / concessão d) Aprofunde mais os corações alheios, se quiser encontrar a verdade. / causa e) Conquanto a credulidade seja eterna, é preciso fazer com ela o que se faz com a moda: variar o feitio. / tempo

20 11. (PREFEITURA/ FGV/ 2016) Assinale a opção que indica a frase machadiana em que a conjunção e tem valor adversativo. a) O povo, ingênuo e sem fé das verdades, quer ao menos crer na fábula, e pouco apreço dá às demonstrações científicas. b) O pão do exílio é amargo e duro. c) Há amigos de oito dias e indiferentes de oito anos. d) A amizade lhe fará esquecer o amor; é mais serena que ele e talvez menos exposta a perecer. e) O casamento é bom e tem seus inconvenientes como tudo neste mundo.

21 12. (IBGE/ FGV/ 2016) A frase em que o vocábulo mas tem valor aditivo é: a) Perseverança não é só bater em porta certa, mas bater até abrir. (Guy Falks); b) Nossa maior glória não é nunca cair, mas sim levantar toda vez que caímos. (Oliver Goldsmith); c) Eu caminho devagar, mas nunca caminho para trás. (Abraham Lincoln); d) Não podemos fazer tudo imediatamente, mas podemos fazer alguma coisa já. (Calvin Coolidge); e) Ele estudava todos os dias do ano, mas isso contribuía para seu progresso. (Nouailles).

22

RECENSEADOR Tipo 1 BRANCA

RECENSEADOR Tipo 1 BRANCA 30 Processo Seletivo Simplificado 2017 TARDE Prova Escrita Objetiva Nível Fundamental completo RECENSEADOR Tipo 1 BRANCA SUA PROVA INFORMAÇÕES GERAIS Além deste caderno de prova, contendo quarenta As questões

Leia mais

RECENSEADOR Tipo 2 VERDE

RECENSEADOR Tipo 2 VERDE 30 Processo Seletivo Simplificado 2017 TARDE Prova Escrita Objetiva Nível Fundamental completo RECENSEADOR Tipo 2 VERDE SUA PROVA INFORMAÇÕES GERAIS Além deste caderno de prova, contendo quarenta As questões

Leia mais

RECENSEADOR Tipo 4 AZUL

RECENSEADOR Tipo 4 AZUL 30 Processo Seletivo Simplificado 2017 TARDE Prova Escrita Objetiva Nível Fundamental completo RECENSEADOR Tipo 4 AZUL SUA PROVA INFORMAÇÕES GERAIS Além deste caderno de prova, contendo quarenta As questões

Leia mais

RECENSEADOR Tipo 3 AMARELA

RECENSEADOR Tipo 3 AMARELA 30 Processo Seletivo Simplificado 2017 TARDE Prova Escrita Objetiva Nível Fundamental completo RECENSEADOR Tipo 3 AMARELA SUA PROVA INFORMAÇÕES GERAIS Além deste caderno de prova, contendo quarenta As

Leia mais

Português. Conjunções. Professor Arthur Scandelari.

Português. Conjunções. Professor Arthur Scandelari. Português Conjunções Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CONJUNÇÕES PARTE 1 1. (CESPE SDS-PE 2016) É importante, pois, que o médico estabeleça o momento de ocorrência do

Leia mais

AGENTE DE PORTARIA (VIGIA)

AGENTE DE PORTARIA (VIGIA) PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IPIXUNA CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 23 de outubro de 2016 NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO AGENTE DE PORTARIA (VIGIA) Nome do Candidato: Nº de Inscrição: Assinatura INSTRUÇÕES

Leia mais

1. TCM/SP FGV 2015 Nos pares abaixo, o adjetivo que NÃO pode ser classificado entre os adjetivos de relação é: (A) maioridade penal; (B) violência sexual; (C) reforma geral; (D) más condições; (E) sistema

Leia mais

PORTUGUÊS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCÍCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA

PORTUGUÊS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCÍCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA Somente hoje (sábado) tive condições de aprontar esta aula. O motivo? Na quarta-feira à noite, a dengue me pegou. Chegou fraquinha, mas no dia seguinte ela se agravou e me deixou de cama. Na sexta de manhã,

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! Uma mensagem que vai responder à tua pergunta o que posso fazer aqui na terra? Há uma mensagem que responde a todas as tuas perguntas e dúvidas. Este livro demonstra

Leia mais

13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo

13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo 13 A flexão de singular de sociedade organizada (l. 12) substituída pela forma do plural sociedades organizadas indicaria que, se em lugar do verbo impessoal haver (l.11), que permaneceria no singular,

Leia mais

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS. Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS. Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF A Importância de publicar Prestação de contas à sociedade, divulgando o que aprendeu e descobriu, com o

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

Rodada #1 Português. Assuntos da Rodada. Professora Beatriz de Assis FGV COMPESA ANALISTA DE GESTÃO ADVOGADO 2016

Rodada #1 Português. Assuntos da Rodada. Professora Beatriz de Assis FGV COMPESA ANALISTA DE GESTÃO ADVOGADO 2016 Rodada #1 Português Professora Beatriz de Assis Assuntos da Rodada FGV COMPESA ANALISTA DE GESTÃO ADVOGADO 2016 FGV COMPESA ASSISTENTE DE SANEAMENTO E GESTÃO/ASSITENTE DE TECNOLOGIA INFORMAÇÃO 2016 FGV

Leia mais

PORTUGUÊS. Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011

PORTUGUÊS. Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011 PORTUGUÊS Questões selecionadas da prova de Atendente Comercial Cespe 2011 01. Etimologicamente formada das palavras gregas philos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto),

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

PROF. RENATO PORPINO 1. 2016 FGV MRE Oficial de Chancelaria Um dos processos conhecidos de formação de palavras em Português é a chamada derivação imprópria, marcada pela criação de uma nova palavra pela

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO - CONCURSO DE ADMISSÃO - ANO LETIVO DE 2016/2017 2ª FASE Candidato Nº Nº CONVENCIONAL Nome 5º ANO PROVA DE PORTUGUÊS (Duração da prova: 50 minutos) Classificação: ( )

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa

Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma A escolha certa Nº 12 C 1º Domingo da Quaresma-14.2.2016 A escolha certa Conforme dissemos nos Xavierinhos da semana passada, a Quaresma começou na passada quartafeira, quarta-feira de cinzas. Como a maior parte dos meninos

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais

Questões de Língua Portuguesa para a ESEM

Questões de Língua Portuguesa para a ESEM Questões de Língua Portuguesa para a ESEM Pavimentação com bagaço de cana A substituição de fibra de celulose por bagaço de cana-de-açúcar nas misturas de asfalto é uma medida que, além de simples e barata,

Leia mais

Questão 01 Ortografia e semântica

Questão 01 Ortografia e semântica Questão 01 Ortografia e semântica A lacuna da linha 07 deve ser preenchida pela palavra espectadores, com s, porque se trata de agente que vivencia, assiste, presencia, acompanha. Na linha 20, deve aparecer

Leia mais

Título. Tópico frasal. Tópico frasal. Tópico frasal

Título. Tópico frasal. Tópico frasal. Tópico frasal MUNDO TEM MAIS OBESOS DO QUE DESNUTRIDOS Segundo a OMS, 300 milhões são muito gordos e 170 milhões estão abaixo do peso GENEBRA. Aproximadamente 170 milhões de crianças em todo o mundo têm peso abaixo

Leia mais

Por ocasião das eleições municipais, o Ministério Fé e Política da RCCBRASIL preparou uma carta pra te ajudar ainda mais nessa escolha, confira:

Por ocasião das eleições municipais, o Ministério Fé e Política da RCCBRASIL preparou uma carta pra te ajudar ainda mais nessa escolha, confira: Por ocasião das eleições municipais, o Ministério Fé e Política da RCCBRASIL preparou uma carta pra te ajudar ainda mais nessa escolha, confira: Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, A Paz de Jesus! A

Leia mais

Língua Portuguesa. (Adaptado de "O Estado de São Paulo", 22/08/93)

Língua Portuguesa. (Adaptado de O Estado de São Paulo, 22/08/93) Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Português Data da prova: 1.Leia com atenção o enunciado: Língua Portuguesa "A Polícia Federal

Leia mais

Funções do pronome se. Pronome reflexivo. Narciso contemplava-se na água. = Narciso contemplava a si próprio. sujeito

Funções do pronome se. Pronome reflexivo. Narciso contemplava-se na água. = Narciso contemplava a si próprio. sujeito FUNÇÕES DO PRONOME SE Prof. Daniel Funções do pronome se - pronome reflexivo - pronome apassivador - índice de indeterminação do sujeito Pronome reflexivo Narciso contemplava-se na água. = Narciso contemplava

Leia mais

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim

Dicas de Português. Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia. Bianca Amorim Dicas de Português Atrás, trás e traz Erros comuns de ortografia Bianca Amorim Atrás, trás e traz Atrás: Advérbio de lugar; Não necessita de preposição antecedente, pois já possui uma -- atrás; Indica

Leia mais

A BIODIVERSIDADE NA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO LAUDATO SI

A BIODIVERSIDADE NA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO LAUDATO SI A BIODIVERSIDADE NA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO LAUDATO SI 1. Primeira encíclica na história da Igreja com este enfoque ecológico. 2. Convergência: preocupações da ciência, da sociedade e da Igreja, como

Leia mais

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos)

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing/Processos Gerenciais UC: Comunicação e Expressão COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM (conceitos) A comunicação verbal baseia-se na interação

Leia mais

Aluno(a): 7 ano Florianópolis: / /2015 Professor(a): 1º Trimestre. Exercícios estruturais finais da 1ª unidade

Aluno(a): 7 ano Florianópolis: / /2015 Professor(a): 1º Trimestre. Exercícios estruturais finais da 1ª unidade Aluno(a): 7 ano Florianópolis: / /2015 Professor(a): 1º Trimestre Exercícios estruturais finais da 1ª unidade 01) Preposições são termos cuja finalidade é estabelecer relações entre outras palavras. Elas

Leia mais

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. (...)

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. (...) Podemos tratar a dêixis como o modo mais óbvio de efetivação do elo entre a produção linguística dos falantes e os contextos situacionais em que tal produção ocorre. Ela permite marcar no enunciado as

Leia mais

A POLíTICA NA IGREJA 1

A POLíTICA NA IGREJA 1 A POLíTICA NA IGREJA 1 2 A POLíTICA NA IGREJA Deve a igreja de CRISTO se Envolver no processo eleitoral? Adriano R. S. Montes 3 Ficha catalográfica (opcional). Caso deseje, a Câmara Brasileira do Livro

Leia mais

Aprendendo a controlar Sentimentos! Uma busca pelo autoconhecimento na intenção de melhorar seu dia a dia.

Aprendendo a controlar Sentimentos! Uma busca pelo autoconhecimento na intenção de melhorar seu dia a dia. Aprendendo a controlar Sentimentos! Uma busca pelo autoconhecimento na intenção de melhorar seu dia a dia. Desde o inicio dos tempos somos movidos por sentimentos, alguns bons e outros nem tanto, porém

Leia mais

Aula 55 Conteúdos: Substantivo simples e composto. Múltiplos de um número natural. Arte e vida. A valorização da vida humana.

Aula 55 Conteúdos: Substantivo simples e composto. Múltiplos de um número natural. Arte e vida. A valorização da vida humana. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 55 Conteúdos: Substantivo simples e composto. Múltiplos de um número natural. Arte e vida. A valorização da vida

Leia mais

13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja.

13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 13) As expressões perto de e cerca de levam o verbo a concordar com o numeral. Ex.: Cerca de vinte pessoas estavam na loja. 14) Concordância com mais de e menos de. * Com numeral um: verbo no singular.

Leia mais

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,

Leia mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais 5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho

Leia mais

Cargo: S01 - CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido)

Cargo: S01 - CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Cargo: S01 CIRURGIÃO DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Conclusão (Deferido ou 2 2 e 3 3 II Em resposta ao recurso interposto, temos a dizer, primeiramente, que o TEXTO apresentado é fragmento

Leia mais

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso SINAIS DE PONTUAÇÃO Servem para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Língua Portuguesa I Questão 15 A questão 15 aborda compreensão leitora. É correta a alternativa (A). O texto opõe o instinto da águia ao instinto da tartaruga, apresentando-os como ligados a esses animais

Leia mais

Pronomes Relativos, Conjunções e Verbos

Pronomes Relativos, Conjunções e Verbos Exercícios Variados Revisão de Pronomes Relativos, Conjunções e Verbos Exercícios Variados Conjunções e Verbos Revisão de Pronomes Relativos, 1. Leia o fragmento de texto abaixo, de As Três Marias, de

Leia mais

Qual o sentido da vida? Afinal de contas, porque motivo estou aqui?

Qual o sentido da vida? Afinal de contas, porque motivo estou aqui? Qual o sentido da vida? Afinal de contas, porque motivo estou aqui? PERSPECTIVA TERRENA SOU UM PRODUTO DO ACASO EU GANHAR, TER, OSTENTAR, ETC... Qual o sentido da vida? Afinal de contas, porque motivo

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Elipse: É a omissão de um termo ou de uma oração inteira que já foi dita ou escrita antes, sendo que esta omissão fica subentendida pelo contexto. Exemplos: - Sobre a mesa, apenas

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

A EVOLUÇÃO e a REENCARNAÇÃO. (II)

A EVOLUÇÃO e a REENCARNAÇÃO. (II) A EVOLUÇÃO e a REENCARNAÇÃO. (II) O QUE É A VIDA? QUAL O SENTIDO DA VIDA? POR QUE É QUE NÓS NASCEMOS NA TERRA? QUAL é O NOSSO DESTINO DEPOIS DA MORTE FÍSICA? PARA ONDE NÓS VAMOS? Retornamos nesta primeira

Leia mais

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS ADVERBIAIS

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS ADVERBIAIS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS ADVERBIAIS Causais Introduzem uma ideia de CAUSA. É fundamental relatar que aqui se inicia a relação causa-efeito. Toda causa representa o fato anterior. Já o efeito, o fato posterior.

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Plano de Negócios Ver 7 posts dessa série O sumário executivo é um resumo inicial do plano de negócios. Uma espécie de aperitivo que ilustra o que o leitor encontrará

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

ARISTÓTELES I) TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES

ARISTÓTELES I) TEORIA DO CONHECIMENTO DE ARISTÓTELES AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. Todo exemplo citado em aula é, meramente,

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. D 07. A 13. D 19. C 02. B 08. B 14. A 20. D 03. C 09. C 15. B 21. A 04. A 10. A 16. D 22. C 05. C 11. D 17. B 00 06. B 12. B 18. D DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRADUAÇÃO AGO/2005 DESCONSIDERE O RETÂNGULO COLOCADO AO LADO DE CADA QUESTÃO. PG 1

LÍNGUA PORTUGUESA GRADUAÇÃO AGO/2005 DESCONSIDERE O RETÂNGULO COLOCADO AO LADO DE CADA QUESTÃO. PG 1 DESCONSIDERE O RETÂNGULO COLOCADO AO LADO DE CADA QUESTÃO. Leia este fragmento de Pílades e Orestes, de Machado de Assis. Depois, responda às perguntas a ele pertinentes. Observe que o sinal (...) significa

Leia mais

A forte simpatia do dinheiro na carteira

A forte simpatia do dinheiro na carteira A forte simpatia do dinheiro na carteira Uma simpatia para quando o dinheiro é para ontem e não pode deixar de aparecer na sua carteira! Para não faltar mais dinheiro em sua casa. Não é para a riqueza

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA PREPARAÇÃO DE TRABALHOS

ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA PREPARAÇÃO DE TRABALHOS ANEXO 1 - ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO 1. Somente deverão ser apresentados trabalhos cujos dados sejam oriundos de investigação científica, tecnológica, inovação e de extensão. NÃO SERÃO

Leia mais

Português- Prof. Verônica Ferreira

Português- Prof. Verônica Ferreira Português- Prof. Verônica Ferreira 1 Com relação a aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir. No trecho que podemos chamar de silenciosa (l.15-16), o termo de silenciosa

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Semente: pequena e misteriosa Lc 13,18-21 Estamos encontrando de novo, na liturgia da Palavra da missa

Leia mais

Drummond escreveu poemas e entrou para a história.

Drummond escreveu poemas e entrou para a história. Conjunção Pode-se definir a conjunção como um termo invariável, de natureza conectiva que pode criar relações de sentido (nexos) entre palavras ou orações. Usualmente, as provas costumam cobrar as relações

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015 1 PROVA Escriturário BANCO DO BRASIL - aplicada 15/03/2015 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos nossos, como foi comentado no curso SÓ BB (http://www.sobb.com.br/), a prova foi muito tranquila e não há possibilidade

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE

LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE LÍNGUA PORTUGUESA ÍNDICE CAPÍTULO 01... 11 Interpretação de Textos... 11 Ideias Preliminares sobre o Assunto...11 Semântica ou Pragmática?...11 Questão de interpretação?...11 Tipos de Texto - o Texto e

Leia mais

ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS

ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS ESTUDO 01: A VOLTA DE JESUS QUEBRA-GELO: Qual é a sua expectativa em relação a volta de Jesus? Você vive essa expectativa ou seus dias são como se Ele não fosse voltar? TEXTO: João 14:1-3 Jesus prometeu

Leia mais

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro

Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Nome: Número: Data: / / 2011 Série: 5ª Turma: Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Inês Pinheiro Exercícios preparatórios com respostas para o exame de Língua Portuguesa Texto 01: Leia a tirinha a

Leia mais

Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo

Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo Preposiçãoé a palavra que une dois ou mais termos da oração, assim estabelecendo entre eles uma relação de subordinação em que o segundo termo depende do primeiro. Assim, se esses elementos não estiverem

Leia mais

O elemento que desempenha a mesma função sintática desempenhada pelo segmento grifado na frase acima está grifado em:

O elemento que desempenha a mesma função sintática desempenhada pelo segmento grifado na frase acima está grifado em: Aqui é que começa a genialidade de Chaplin. O elemento que desempenha a mesma função sintática desempenhada pelo segmento grifado na frase acima está grifado em: (A) Chaplin certa vez lembrou-se de arremedar

Leia mais

Classes Gramaticais: Palavras Invariáveis

Classes Gramaticais: Palavras Invariáveis Classes Gramaticais: Palavras Invariáveis A Preposição Conceito É a palavra que liga dois termos quaisquer, estabelecendo entre eles, em geral, uma relação semântica. É invariável: não possui plural, nem

Leia mais

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos 9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos indivíduos são controlados por um sistema de televisão.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA

ESCOLA SECUNDÁRIA ALFREDO DOS REIS SILVEIRA A fala, sem dúvida, precedeu a descoberta do fogo. Ainda continuamos a usar a palavra, não para transmitir mensagens ou expressar sentimentos, mas para estabelecer e manter o contacto humano ( ) O ato

Leia mais

Acha que já tentou de tudo, mas o problema persiste?

Acha que já tentou de tudo, mas o problema persiste? Sentindo-se incomodado? Está tendo dificuldade de convivência com um colega ou um irmão ou irmã mais nova? Acha que já tentou de tudo, mas o problema persiste? Sei que não quer perder a calma,...... mas

Leia mais

18. O verbo abaixo que apresenta o substantivo cognato formado com um sufixo diferente dos demais é: A) reduzir B) despertar C) degradar D) observar

18. O verbo abaixo que apresenta o substantivo cognato formado com um sufixo diferente dos demais é: A) reduzir B) despertar C) degradar D) observar 18. O verbo abaixo que apresenta o substantivo cognato formado com um sufixo diferente dos demais é: A) reduzir B) despertar C) degradar D) observar E) preservar 19. A alternativa em que o conector em

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO APOCALIPSE Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério I - INTRODUÇÃO AO LIVRO IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA AUTOR AUTORIA O autor do livro - João (1:1,1:4, 22:8). Era conhecido das Igrejas da

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

Provão. Língua Portuguesa 4 o ano. Vida da gente. Texto

Provão. Língua Portuguesa 4 o ano. Vida da gente. Texto Provão Língua Portuguesa 4 o ano Texto Vida da gente Todos os dias nós jogamos fora muitas coisas de que não precisamos mais. Para onde será que elas vão? Será que daria para usá-las novamente? Todo dia

Leia mais

E-book Como ganhar dinheiro online

E-book Como ganhar dinheiro online Nota: Este e-book é totalmente grátis, todo conteúdo escrito neste livro digital é de total responsabilidade de seu idealizador, qualquer um pode baixar e distribuir de forma de forma gratuita, mais atenção

Leia mais

MARATONA BANCO DO BRASIL ELIAS SANTANA GRAMÁTICA

MARATONA BANCO DO BRASIL ELIAS SANTANA GRAMÁTICA MARATONA BANCO DO BRASIL ELIAS SANTANA GRAMÁTICA Os alunos, em uma aula de Português, receberam como tarefa passar a frase abaixo para o plural e para o passado (pretérito perfeito e imperfeito), levando-se

Leia mais

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido Linguagem Língua portuguesa Preposição e sua construção de sentido Conceito Preposições: ligam palavras e orações, isoladamente NÃO possuem função sintática, possuem na frase um valor semântico. A função

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

Ética profissional e Técnicas de Guiamento

Ética profissional e Técnicas de Guiamento MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Ética profissional e Técnicas de Guiamento Maria Helena Alemany

Leia mais

23. A finalidade principal do texto lido é: A) alertar B) ensinar C) informar D) convencer E) aconselhar

23. A finalidade principal do texto lido é: A) alertar B) ensinar C) informar D) convencer E) aconselhar 23. A finalidade principal do texto lido é: A) alertar B) ensinar C) informar D) convencer E) aconselhar 24. Pesquisar o passado equivale a pesquisa do passado. A correspondência que NÃO é adequada é:

Leia mais

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo.

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo. Língua Portuguesa - Ensino Médio SISPAE 2013 01 Abaixo do Básico 1º e 2º ano até 200 pontos Neste Padrão de Desempenho, os estudantes se limitam a realizar operações básicas de leitura, interagindo apenas

Leia mais

RESENHA. Protesto: uma abordagem culturalista. Suelen de Aguiar Silva. Universidade Metodista de São Paulo

RESENHA. Protesto: uma abordagem culturalista. Suelen de Aguiar Silva. Universidade Metodista de São Paulo Suelen de Aguiar Silva Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo RESENHA Protesto: uma abordagem culturalista 355 356 JASPER, James M. Protesto: uma introdução aos movimentos

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

Conceituar e discutir os benefícios e os prejuízos da utilização de transgênicos na

Conceituar e discutir os benefícios e os prejuízos da utilização de transgênicos na Transgênicos Objetivo da Aula agricultura. Conceituar e discutir os benefícios e os prejuízos da utilização de transgênicos na Organismos transgênicos ou Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são

Leia mais

Felicidade e a certeza

Felicidade e a certeza Felicidade e a certeza INTRODUÇÃO 1ª Razão Conflitos culturais 2 Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. 17 Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida,

Leia mais

A CIÊNCIA DOS ANIMAIS

A CIÊNCIA DOS ANIMAIS A CIÊNCIA DOS ANIMAIS Resumo A série apresenta, em 10 episódios, animais dos mais diversos reinos, famílias, ordens e classes em imagens surpreendentes. Dentre os assuntos abordados, estão as principais

Leia mais

Dicas Crie um estilo pessoal

Dicas Crie um estilo pessoal Introdução Esse mini ebook foi feito especialmente para você que deseja conquistar lindas mulheres. Nas próximas páginas será compartilhado dicas práticas para que você conquiste mulheres de forma mais

Leia mais

PROVA COMENTADA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO Vestibular ITA 2017

PROVA COMENTADA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO Vestibular ITA 2017 Resposta quase que direta. A tirinha demonstra claramente esta incoerência entre palavras e atitudes. Alternativa: A A conjunção e normalmente é aditiva, mas pode muitas vezes assumir sentido adversativo,

Leia mais

COISAS QUE VOCÊ PRECISA ABANDONAR PARA SER FELIZ. Supervisão IBC José Roberto Marques Janeiro 2014

COISAS QUE VOCÊ PRECISA ABANDONAR PARA SER FELIZ. Supervisão IBC José Roberto Marques Janeiro 2014 COISAS QUE VOCÊ PRECISA ABANDONAR PARA SER FELIZ Supervisão IBC José Roberto Marques Janeiro 2014 1. Desista da sua necessidade de estar sempre certo Há tantos de nós que não podem suportar a ideia de

Leia mais

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação Língua portuguesa Professora Iara Martins Exercícios Período composto por coordenação e subordinação 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a. Subordinativa causal

Leia mais

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, p LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodológica científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1993. p.238-243. 1. ARTIGOS CIENTÍFICOS Os artigos científicos são pequenos estudos, porém

Leia mais

No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%).

No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%). No México, a exportação de bens manufaturados representa quase 25% da produção econômica anual (no Brasil, representa 4%). Sem prejuízo da correção gramatical ou do sentido original do texto, a forma verbal

Leia mais

Os Milagres de Jesus

Os Milagres de Jesus Os Milagres de Jesus Que difícil entender os milagres de Jesus. E, como vou explicar isso para as crianças? . A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.

Leia mais

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Habilidades:

Leia mais

Projeto Literatura Viva. Tema: Nacionalismo

Projeto Literatura Viva. Tema: Nacionalismo Projeto Literatura Viva Tema: Nacionalismo 2017 Justificativa Expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. Isso se conquista em ambientes favoráveis à manifestação do que se pensa, do

Leia mais

ORIENTAÇÃO ON LINE AO VIVO

ORIENTAÇÃO ON LINE AO VIVO ORIENTAÇÃO ON LINE AO O QUE FAZER PARA INICIAR PESSOAS EM MEU TIME. Dia: 19/07 as 21:30h VIVO Acesso pelo link https://www.eventials.com/kilvenoronha/o-que-fazer-parainiciar-pessoas-em-meu-time/ Kilve

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais