Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1 CERTIFICAÇÃO DIGITAL Palestrante: Thiago Tavares Pereira Congresso do COSEMS/RS Santa Cruz do Sul RS, 22/05/2014

2 Conceitos básicos sobre certificação O certificado digital, basicamente, trata-se de um documento eletrônico com assinatura digital que contém dados como nome do utilizador (que pode ser uma pessoa, uma empresa, uma instituição, etc.), entidade emissora, prazo de validade e chave pública. Com o certificado digital, a parte interessada obtém a certeza de estar se relacionando com a pessoa ou com a entidade desejada.

3 Conceitos básicos sobre certificação É conveniente que cada nação conte com uma Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP), isto é, com um conjunto de políticas, técnicas e procedimentos para que a certificação digital tenha amparo legal e forneça benefícios reais à sua população. O Brasil conta com a ICP-Brasil para essa finalidade. A ICP-Brasil trabalha com uma hierarquia onde a AC-Raiz, isto é, a instituição que gera as chaves das ACs e que regulamenta as atividades de cada uma, é o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Uma Autoridade Certificadora (AC) é uma entidade, pública ou privada, subordinada à hierarquia da ICP-Brasil, responsável por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais.

4 Tipos de certificado Na ICP-Brasil estão previstos oito tipos de certificado. São duas séries de certificados, com quatro tipos cada. A série A (A1, A2, A3 e A4) reúne os certificados de assinatura digital, utilizados na confirmação de identidade na Web, em , em redes privadas virtuais (VPN) e em documentos eletrônicos com verificação da integridade de suas informações. A série S (S1, S2, S3 e S4) reúne os certificados de sigilo, que são utilizados na codificação de documentos, de bases de dados, de mensagens e de outras informações eletrônicas sigilosas. Os oito tipos são diferenciados pelo uso, pelo nível de segurança e pela validade.

5 Tipos de certificado Nos certificados do tipo A1 e S1, as chaves privadas ficam armazenadas no próprio computador do usuário. Nos tipos A2, A3, A4, S2, S3 e S4, as chaves privadas e as informações referentes ao seu certificado ficam armazenadas em um hardware criptográfico - cartão inteligente (smart card) ou cartão de memória (token USB). Para acessar essas informações você usará uma senha pessoal determinada no momento da aquisição do certificado.

6 Tipos de certificado Tipo de Certificado Tamanho (bits) Chave criptográfica Processo de Geração Mídia Armazenadora Validade Máxima (anos) A1 e S Software Arquivo 1 A2 e S Sofware Smart card ou token, sem capacidade de geração de chave 2 A3 e S Hardware Smart card ou token, com capacidade de geração de chave 3 A4 e S Hardware Smart card ou token, com capacidade de geração de chave 3

7 Tipos de certificado Os certificados mais comuns são: A1 - de menor nível de segurança, é gerado e armazenado no computador do usuário. Os dados são protegidos por uma senha de acesso. Somente com essa senha é possível acessar, mover e copiar a chave privada a ele associada, e A3 - de nível de segurança médio a alto, é gerado e armazenado em um hardware criptográfico, que pode ser um cartão inteligente ou um token. Apenas o detentor da senha de acesso pode utilizar a chave privada, e as informações não podem ser copiadas ou reproduzidas.

8 Tipos de certificado e-cpf e e-cnpj Falar de certificação digital no Brasil frequentemente remete a duas importantes iniciativas: o e-cpf e o e-cnpj. O primeiro é, essencialmente, um certificado digital direcionado a pessoas físicas, sendo uma espécie de extensão do CPF (Cadastro de Pessoa Física), enquanto que o segundo é um certificado digital que se destina a empresas ou entidades, de igual forma, sendo um tipo de extensão do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). O e-cpf e o e-cnpj mais comuns no mercado são dos tipos A1 e A3. Obs.: Os certificados digitais financiados pelo MS são padrão ICP-Brasil, E- CPF (Pessoa Física), do tipo A3.

9 Quem já tem certificado digital precisa emitir outro para acesso à funcionalidade restrita do SIOPS? O SIOPS aceita tipos de Certificados A1, A2, A3, desde que estejam no padrão da ICP-BRASIL, observado o seguinte: - Chefe do Poder Executivo e substituto: que já tem certificado digital, desde que esteja válido, não precisará emitir outro para acessar o sistema, podendo utilizar o que possui, seja de pessoa física (E-CPF) ou jurídica(e-cnpj). O certificado pessoa jurídica deve conter nome e CPF do usuário.

10 Quem já tem certificado digital precisa emitir outro para acesso à funcionalidade restrita do SIOPS? -Secretário de Saúde e substituto (autoridades responsáveis pela homologação dos dados no SIOPS): que já tem certificado digital, desde que esteja válido, não precisará emitir outro para acessar o sistema, podendo utilizar o que possui, desde que seja de pessoa física(e-cpf), devendo conter nome e CPF do usuário. Alertamos para o fato de que o certificado que está sendo financiado pelo MS é do tipo A3 com validade de 3 anos, período superior ao A1 (somente 1 ano) e A2.

11 Por que os certificados digitais do Secretário de Saúde e substituto têm que ser padrão ICP- Brasil, pessoa física (E-CPF)? Devido à responsabilidade de homologação dos dados ser da pessoa física do Secretário de Saúde ou substituto. Conforme 2, do art. 39, da LC nº 141/2012:... 2 o Atribui-se ao gestor de saúde declarante dos dados contidos no sistema especificado no caput a responsabilidade pelo registro dos dados no Siops nos prazos definidos, assim como pela fidedignidade dos dados homologados, aos quais se conferirá fé pública para todos os fins previstos nesta Lei Complementar e na legislação concernente....

12 Por que os certificados digitais do Secretário de Saúde e substituto têm que ser padrão ICP- Brasil, pessoa física (E-CPF)? Consoante art. 2º, da Portaria GM/MS nº 53, de 16 de janeiro de 2013:... Para fins do disposto nesta Portaria, são adotadas as seguintes definições:... V - homologação: processo de ratificação, pelo gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), de dados declarados por meio de programa do SIOPS, mediante utilização de certificado digital;... Segundo art. 4º, da mesma portaria:... O SIOPS terá as seguintes características essenciais: I - funcionar como registro eletrônico de declaração e homologação, pelo gestor público de saúde, dos dados de aplicação de recursos em ações e serviços públicos de saúde;...

13 Iniciativa do ministério e procedimentos a serem observados no processo de certificação. O art. 43 da LC 141/2012 expressa que a União prestará cooperação técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, com vistas ao cumprimento das normas dessa Lei Complementar. Diante disso, o Ministério da Saúde tomou providências para contribuir com os entes da Federação nesse processo por meio do financiamento da emissão dos certificados digitais e da compra e doação dos tokens. A opção de obtenção do certificado digital com financiamento pelo Ministério da saúde deve ser feita no sítio eletrônico do SIOPS, devendo ser escolhido o posto de atendimento no qual a autoridade deseja ser atendida, dentre aqueles autorizados.

14 Site: Processo de Certificação

15 Processo de Certificação

16 Quem precisa ter o certificado digital? Governadores e seus substitutos; Prefeitos e seus substitutos; Ministro da saúde e seus substitutos; Secretários de saúde e seus substitutos; Presidentes e técnicos dos tribunais de contas (MCE). No início do processo, caso o ente da Federação não utilizasse de imediato a sua cota, haveria a possibilidade de utilizar este crédito para futura emissão do certificado dentro do prazo de 12 meses, contados a partir de 1º janeiro de 2013, desde que fosse para uma pessoa que iria desempenhar no SIOPS qualquer uma das funções mencionadas. Atualmente, o prazo para emissão do certificado financiado pelo MS foi prorrogado até o dia 20/12/2014, permanecendo o limite de quatro emissões por ente federativo.

17 Fluxo da certificação digital: TSE SIOPS Armazena CPF e nome Governadores/Prefeitos Governador / Prefeito Responsável pelo seu cadastro e indicação do seu substituto e do Secretário de Saúde. Cadastra Cadastra Substituto Pode indica o Secretário de Saúde, em nome do Chefe do Poder Executivo Cadastra Substituto Cadastra técnico responsável, transmite e homologa dados, em nome do secretário Secretário de Saúde Cadastra Técnico responsável por operar o SIOPS Transmite e homologa os dados; Assina digitalmente demonstrativo de despesa com saúde do RREO e outros documentos gerados pelo sistema. Não terão permissão para cadastrar pessoas e homologar dados; Acesso através de login e senha de acesso ao sistema; Ajudarão os secretários de saúde quanto aos registros de dados no SIOPS.

18 Qual informação inicial tem os tokens fornecidos pelo MS? 1. Os tokens enviados para os estados e municípios são mídias virgens, ou seja, ainda não possuem certificado digital do usuário dentro. Portanto, cabe aos usuários providenciar a solicitação no site SIOPS e a emissão do certificado digital com uma das Agências Certificadoras credenciadas pelo MS, atendendo o fluxograma e o documento Passo a Passo, disponíveis no site do SIOPS na opção Certificação Digital.

19 Qual informação inicial tem os tokens fornecidos pelo MS? Inicialmente, os Tokens do MS estão apenas com as seguintes configurações: a) Inicializados com PIN/PUK padrão ; b) Com o software Applet PKI no token; c) Label: SIOPS; d)sem a cadeia de certificação. As cadeias de certificação das empresas certificadoras devem ser baixadas para o token e o PIN e PUK padrão modificados para uma senha pessoal, exclusiva do usuário. 2. O modelo do token criptográfico fornecido pelo MS é CUT SCE 6.0 da fabricante GIESECKE &DEVRIENT, o qual está homologado no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), instituição que mantém o Sistema Nacional de Certificação Digital.

20 O que é PIN, PUK e senha de revogação do token? 1. O certificado digital possui as seguintes senhas de proteção: - Senha de utilização PIN (Personal Identification Number): senha pessoal que libera a utilização da chave privada do certificado, sendo necessário digitá-la toda vez que você for utilizar o seu certificado digital; - Senha de desbloqueio PUK: senha pessoal que desbloqueia a senha PIN do token, como por exemplo, no caso em que o usuário esquece sua senha PIN; - Senha de Revogação: esta senha é utilizada para revogar (cancelar) um certificado digital, se necessário, como por exemplo, no caso de perda ou roubo.

21 O que é PIN, PUK e senha de revogação do token? Os Tokens disponibilizados pelo MS estão com uma configuração de senha de fábrica PIN e PUK padrão: Essa senha deve ser modificada por você durante a emissão do seu certificado digital para uma senha pessoal e intransferível. - Para alterar sua senha PIN, basta executar o software de gerenciamento/administração do token (Safesign) e seguir as orientações de alteração de PIN do Manual Safesign disponível no site do SIOPS, opção Certificação Digital, tabela Drivers, abaixo da 7ª ETAPA do processo de certificação.

22 O que é PIN, PUK e senha de revogação do Token? 2. Uma das ações abaixo acabará por inutilizar o seu Certificado Digital: - Perda do cartão inteligente ou token; - Perda da senha de seu cartão ou token; - Bloqueio do PIN e do PUK de seu cartão, por exemplo, devido à digitação sucessiva de senha errada; - Bloqueio do PIN/Senha de seu token; - Formatação, limpeza ou inicialização do cartão; - Inicialização ou remoção das chaves de seu token. Atenção: - As tentativas de senha são cumulativas, ou seja, independe de retirar o token e aguardar um momento. - Caso ocorra uma das situações acima será necessária à aquisição de um novo Certificado Digital.

23 Onde são cadastrados os usuários envolvidos no processo de transmissão de dados do SIOPS? Os governadores, prefeitos, substitutos dos governadores e prefeitos, secretários de saúde e substitutos, responsável pelo preenchimento/envio dos dados devem ser cadastrados na Funcionalidade Restrita do site SIOPS chamada Módulo de Gestores, com o uso de certificação digital. Observações importantes: - O governador ou prefeito terá acesso ao seu próprio cadastro, ao cadastro do seu substituto e do secretário de saúde; - O substituto do governador ou prefeito terá acesso ao seu próprio cadastro e ao cadastro do secretário de saúde;

24 Onde são cadastrados os usuários envolvidos no processo de transmissão de dados do SIOPS? - O secretário de saúde terá acesso ao seu próprio cadastro e ao cadastro do seu substituto e do servidor e/ou pessoa autorizada a operar o SIOPS; - O substituto do secretário de saúde terá acesso ao seu próprio cadastro e ao cadastro dos servidores e/ou pessoas autorizadas a operar o SIOPS; - O servidor e/ou pessoa autorizada a operar/alimentar com dados contábeis o SIOPS não precisam de certificação digital, necessitam apenas de login e senha. O acesso ao Módulo de Gestor pode ser feito tanto por meio da Etapa 4 do fluxograma de certificação digital da página SIOPS ou por meio do link Funcionalidade Restrita.

25 Onde são cadastrados os usuários envolvidos no processo de transmissão de dados do SIOPS?

26 Pessoas autorizadas a operar/preencher o SIOPS precisam ter Certificado Digital? 1. As pessoas autorizadas a operar/preencher o SIOPS não terão permissão para cadastrar pessoas e homologar dados. 2. Ao serem indicadas pelos Secretários de Saúde receberão por correio eletrônico um login e uma senha de acesso ao sistema para transmissão parcial dos dados, pois esses estarão pendente de homologação pelo Secretário de Saúde ou seu substituto. 3. Ajudarão os secretários no registro de dados, mas quem homologa os dados e conclui o processo de transmissão são os Secretários de Saúde ou seus substitutos. Atenção: a transmissão dos dados será dada por concluída, somente depois da homologação (assinatura digital das informações e relatórios gerados) das informações pelo Secretário de Saúde (gestor do SUS) ou seu substituto.

27 O que acontece com o antigo cadastro do responsável pelo envio dos dados (documento Comunicação do Usuário )? A partir do exercício de 2013, o cadastro do responsável pelo preenchimento/envio dos dados passa a ser realizado com uso de certificação Digital. Esse cadastro substituirá a antiga Comunicação de Usuário feita em papel, inclusive gerando novo login (que é o CPF) e senha para esse responsável.

28 Quais configurações no computador o usuário que já possui certificado digital tem que fazer? 1. Ser usuário administrador da máquina, para que possa fazer as instalações e configurações necessárias; 2. Efetuar a configuração do navegador Internet Explorer para incluir o site do SIOPS como confiável e para estabelecer política de segurança do Controle Active X. (Ver Módulo Gestor, Dicas para liberar o acesso, na 4ª Etapa do campo de certificação digital do site SIOPS); 3. Instalar o programa CAPICOM (Ver Módulo Gestor, Dicas para liberar o acesso, na 4ª Etapa do campo de certificação digital do site SIOPS);

29 Quais configurações no computador o usuário que já possui certificado digital tem que fazer? 4. Instalar o Pacote do programa Assinador Digital (Ver Módulo Gestor, Dicas para liberar o acesso, na 4ª Etapa do campo de certificação digital do site SIOPS); 5. Instalar Driver do token/mídia para 32 bits ou 64 bits, conforme seu sistema operacional está configurado. Driver de Token/mídia diferente do modelo fornecido pelo MS não está disponível no site SIOPS, portanto, cabe ao usuário providenciar e instalar o driver específico e correto. Caso seu token seja do modelo fornecido pelo MS, ver tabela Drivers, localizada na aba Certificação Digital da página SIOPS, abaixo da 7ª Etapa;

30 Quais configurações no computador o usuário que já possui certificado digital tem que fazer? 6. Instalar o programa gerenciador do Token/mídia Safesign, no caso de tokens fornecidos pelo MS. Programa gerenciador de Token/mídia diferente do modelo fornecido pelo MS não está disponível no site SIOPS, portanto, cabe ao usuário providenciar e instalar o programa gerenciador específico e correto. Caso seu token seja do modelo fornecido pelo MS, ver Tabela Drivers, localizada na aba Certificação Digital da página SIOPS, abaixo da 7ª Etapa, para instalação do software gerenciador Safesign); 7. Reiniciar a máquina; 8. Efetuar teste em duas máquinas, caso necessário.

31 Como serão enviadas as informações de despesas com saúde do município ou estado pela internet? O responsável pelo preenchimento dos dados contábeis do sistema no município ou estado deverá fazer o download do programa no site do SIOPS, de acordo com o período/ano a ser declarado, alimentar o programa, salvar/gravar as informações e enviar os dados por meio da internet, com o uso de seu Login e Senha, sem necessidade de certificação digital, para uma base de dados do servidor do DATASUS/MS. Após o envio pelo responsável pelo preenchimento os dados estarão disponíveis para visualização do Secretário de Saúde ou substituto para análise. Ratificamos que a transmissão dos dados será dada por concluída depois da homologação (assinatura digital das informações e relatórios gerados) pelo Secretário de Saúde ou substituto.

32 Desafios da implantação do processo de certificação digital: 1) Não recebimento dos tokens enviados pelo MS; 2) Problemas com as empresas certificadoras, devido o não cumprimento do fluxograma de procedimentos disponível na página SIOPS, bem como não ter lido as orientações dessas empresas para emissão de certificado; 3) Problemas de acesso ao Módulo do Gestor devido o usuário não estar cadastrado no sistema com o perfil de substituto do prefeito, secretário de saúde, substituto do secretário de saúde, responsável pelo envio dos dados ( CPF não encontrado na base).

33 Desafios da implantação do processo de certificação digital: 4) Erros de acesso ao sistema por não estar com o Token Conectado na máquina ou por não ter realizado corretamente as configurações de navegador e instalação de drivers/softwares. 5) Usuário não obedece aos Requisitos de Instalação da Certificação Digital na máquina cliente para acesso ao site do SIOPS; 6) Esquecimento de PIN e PUK, que são senhas pessoais e intransferíveis.

34 Obtenção do Certificado Digital Financiado pelo Ministério da Saúde

35 Como obter o Certificado Digital Financiado pelo MS? Para aquisição de um certificado digital financiado pelo MS é necessário que o usuário tenha sido previamente cadastrado na base do SIOPS para que o mesmo possa realizar todas as etapas de solicitação descritas no site do SIOPS. ( 3/Certificacao-Digital.html)

36 Como obter o Certificado Digital Financiado pelo MS? O governador/prefeito acessará a opção Certificado Digital, disponível no sítio eletrônico do SIOPS

37 Como obter o Certificado Digital Financiado pelo MS? Cada etapa representa um processo independente, sendo que a ausência de algumas dessas etapas prejudica o resultado final, ou seja, a entrega do certificado ao usuário.

38 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital 1ª ETAPA: Orientações Gerais - Documento em PDF contendo uma visão geral do processo de emissão do certificado digital. 2ª ETAPA: Solicitação para emissão de certificado Atenção: Caso já possua o certificado digital, acesse a 4ª ETAPA Novo cadastro de usuários no SIOPS (Módulo do Gestor).

39 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital Após o governador ou prefeito digitar o CPF, o sistema consultará a base de dados do SIOPS para verificar se os dados já estão cadastrados. Reconhecido o número do CPF, será dado prosseguimento à solicitação.

40 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital Selecione o Município, a Certificadora e Agência/Postos de Atendimento, mais próximo de sua residência ou local de trabalho, para emitir o certificado digital. Clique no botão Enviar. O campo UF será automaticamente preenchido com os dados do sistema.

41 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital Após a conclusão da solicitação (2ª etapa) o governador/ prefeito deverá ler as Orientações Gerais da Certificadora e realizar o agendamento e validação na 3ª etapa, junto a certificadora escolhida.

42 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital Após a realização da 3ª etapa, o governador/prefeito deverá comparecer na agência certificadora, no dia e horário marcado, levando consigo o token distribuído pelo Ministério da Saúde e os documentos necessários para validação do certificado. Em posse do token, com o certificado instalado e funcionando, acesse a 4ª ETAPA Novo cadastro de usuários no SIOPS (Módulo do Gestor) para cadastrar o seu substituto e o secretario de saúde. Obs.: Para acessar a 4ª etapa é necessária a realização da configuração do computador, conforme orientações disponíveis no site.

43 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital

44 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital Governadores e Secretários Estaduais de Saúde acessam o sistema clicando em Estado Acesse o sistema clicando aqui. Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde acessam o sistema clicando em Município Acesse o sistema clicando aqui.

45 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital. Após a realização da configuração, ao se acessar o Módulo de Gestores será exibido o alerta abaixo, clique no botão SIM. Ao se clicar em Estado ou Município será exibido um alerta de segurança, clique no botão YES.

46 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital. Em seguida, será solicitado a senha PIN. Nos computadores em que já foi utilizados vários certificados digitais, será exibido uma lista com os nomes, selecione o usuário correspondente ao token conectado na porta USB e clique em OK.

47 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital.

48 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital. Atualização dos dados cadastrais do prefeito. Realização do cadastro do substituto do prefeito. Realização do cadastro do secretario de Saúde.

49 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital.

50 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital. Após a realização do cadastro, o secretario de saude receberá uma senha por e- mail, para a realização da solicitação de certificado (2ª etapa)

51 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital. O secretario de saúde deverá seguir o mesmo fluxo do governador / prefeito para emitir seu certificado digital financiado pelo MS. A única diferença é que no momento da solicitação (2ª etapa ) será necessário inserir a senha que foi recebida por . Após a conclusão das etapas 1ª, 2ª e 3ª, o secretário de saúde acessará o Módulo de Gestor (4ª etapa) e realizará o cadastro do responsável pelo envio dos dados.

52 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital.

53 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital. Atualização dos dados cadastrais do secretario de saúde. Cadastro do substituto do secretario de saúde. Cadastro do responsável pelo envio dos dados Disponível 24h após a homologação Disponível 24h após a transmissão

54 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital.

55 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital.

56 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital Para verificar se o cadastro do técnico foi realizado com sucesso, basta visualizar o documento Comunicação de Usuário. Se o mesmo estiver disponível, o usuário foi cadastrado corretamente.

57 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital.

58 Etapas do Processo de Solicitação de Certificação Digital. Após a conclusão do cadastro, o técnico responsável pelo envio receberá uma senha para realizar a transmissão dos dados. Com essa senha também é possível solicitar a retransmissão de dados na funcionalidade restrita no site do SIOPS.

59 Homologação dos dados Os dados só passam a ter validade depois da homologação, que ficará disponível 24h após o envio dos dados pelo responsável pelo preenchimento. Para iniciar a homologação clique aqui

60 Homologação dos dados Selecione o ano e o bimestre que deseja homologar.

61 Homologação dos dados Será exibido o demonstrativo de saúde do Relatório Resumido de Execução Orçamentária RREO (Anexo XII), conforme os dados enviados. O secretario de saúde deverá conferir se os dados estão corretos e clicar no botão Homologar Dados

62 Será exibido um aviso, clique em SIM Homologação dos dados

63 Homologação dos dados

64 Homologação dos dados Após digital a senha PIN, será exibida a tela do Assinador digital e em seguida a mensagem informando que o documento foi assinado com sucesso.

65 Situação da Certificação Digital

66 Situação da Certificação Digital Cadastro do responsável pelo envio dos dados - Estadual Estadual Data e hora da Assinatura Estado Protocolo 09/07/ :07 Paraná /07/ :07 Espírito Santo /08/ :08 Tocantins /09/ :09 Rio de Janeiro /09/ :09 Distrito Federal /10/ :10 Rio Grande do Sul /10/ :10 São Paulo /10/ :10 Maranhão /10/ :10 Mato Grosso do Sul /11/ :11 Pernambuco /11/ :11 Amapá /12/ :12 Amazonas /12/ :12 Acre /12/ :12 Goiás /01/ :01 Sergipe /01/ :01 Piauí /01/ :01 Alagoas /01/ :01 Rio Grande do Norte /01/ :01 Rondônia /01/ :01 Ceará /01/ :01 Mato Grosso /01/ :01 Paraíba /02/ :02 Pará /02/ :02 Roraima /02/ :02 Minas Gerais /02/ :02 Santa Catarina /03/ :03 Bahia Total de registros : 27 Total de Registros Concluidos: 27 Estados + DF: 27 Percentual Concluido: 100,00 Atualizado em 20/05/2014 as 14h20

67 Situação da Certificação Digital Cadastro do responsável pelo envio dos dados - Municipal Cadastros realizados Cargo Quantidade Realizada Municípios Percentual Secretario de Saúde Municipal ,74 Responsável pelo envio dos dados ,14 Atualizado em 20/05/ h20 Cadastros a serem realizados Cargo Quantidade Municípios Percentual Secretario de Saúde Municipal ,26 Responsável pelo envio dos dados ,86 Atualizado em 20/05/ h20

68 Situação da Certificação Digital Cadastro do responsável pelo envio dos dados - Municipal Estado Registros Concluído % concluído Acre 15 68,2 Alagoas ,0 Amapá 14 87,5 Amazonas 51 82,3 Bahia ,7 Ceará ,4 Espírito Santo 75 96,2 Goiás ,9 Maranhão ,5 Mato Grosso ,3 Mato Grosso do Sul ,0 Minas Gerais ,5 Pará ,6 Paraíba ,5 Paraná ,5 Pernambuco ,8 Piauí ,1 Rio de Janeiro 79 85,9 Rio Grande do Norte ,6 Rio Grande do Sul ,2 Rondônia 50 96,2 Roraima ,0 Santa Catarina ,7 São Paulo ,0 Sergipe ,0 Tocantins ,4 Total ,1 Atualizado em 20/05/2014 as 14h20

69 Situação da Certificação Digital Cadastro do responsável pelo envio dos dados - Municipal Atualizado em 20/05/2014 as 14h20

70 Situação da Certificação Digital Solicitação de certificados financiado pelo Ministério da Saúde Solicitações realizadas para financiamento de certificado Cargo Quantidade Realizada Universo Potencial Percentual alcançado Prefeitos ,39 Substituto do Prefeitos ,09 Secretario de Saúde Municipal ,37 Substituto do Secretario de Saúde Municipal ,35 Governador ,52 Substituto de Governador ,00 Secretario de Saúde Estadual ,44 Substituto do Secretario de Saúde Estadual ,22 Técnicos SIOPS/Datasus ,71 Total ,18 Atualizado em 20/05/ h20

71 Obrigado! MINISTÉRIO DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA SAÚDE, INVESTIMENTOS E DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO-GERAL DE ECONOMIA DA SAÚDE SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde Esplanada dos Ministérios Anexo B Sala 475B. CEP: Brasília DF Telefone: (61) Site: siops@saude.gov.br

PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL

PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL PASSO A PASSO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL 1. Acesse http://siops.datasus.gov.br, opção Certificação Digital. 1.1. Acesse a 1ª ETAPA - Orientações Gerais e leia as informações para ter uma visão

Leia mais

Módulo de Gestores. Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br

Módulo de Gestores. Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br Módulo de Gestores Módulo de Gestores Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br Módulo de Gestores As telas oficiais do Módulo de Gestores estão disponíveis

Leia mais

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124

SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 1 12 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 SE Brasília/DF Jan./2013 24.000 ex. 10,5x29,7cm Editora MS/CGDI/SAA OS 2013/0124 12 Em 2013, o registro de dados no

Leia mais

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório.

Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Em 2013, o registro de dados no SIOPS passará a ser obrigatório. Fique atento aos procedimentos e prazos estabelecidos pela Lei para declaração de despesas com saúde. art certificado digital-siops-10,5x29,7.indd

Leia mais

Certificação digital e SIOPS Previsão legal

Certificação digital e SIOPS Previsão legal O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) é um software desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), em linguagem Delphi, com o objetivo

Leia mais

http://www.certificado.caixa.gov.br

http://www.certificado.caixa.gov.br Exmo. Sr. Magistrado e, Sr. Servidor, Para obter a Identidade Digital através da Autoridade Certificadora CAIXA é necessário: Entrar no Site: http://www.certificado.caixa.gov.br e em Serviços on-line para

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 19 Requisitos para a Renovação Certificados A3 Em Cartão/Token (Navegador

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário)

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 47 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

TUTORIAL DÚVIDAS MAIS RECORRENTES SOBRE CERTIFICAÇÃO DIGITAL E PRINCIPAIS PROBLEMAS DURANTE A EMISSÃO E O USO DE CERTIFICADO DIGITAL NO SIOPS.

TUTORIAL DÚVIDAS MAIS RECORRENTES SOBRE CERTIFICAÇÃO DIGITAL E PRINCIPAIS PROBLEMAS DURANTE A EMISSÃO E O USO DE CERTIFICADO DIGITAL NO SIOPS. TUTORIAL DÚVIDAS MAIS RECORRENTES SOBRE CERTIFICAÇÃO DIGITAL E PRINCIPAIS PROBLEMAS DURANTE A EMISSÃO E O USO DE CERTIFICADO DIGITAL NO SIOPS. Observação: - Basta clicar sobre o item específico de dúvida

Leia mais

Procedimentos de Solicitação

Procedimentos de Solicitação Passo a Passo para obter Certificado Digital (CD) pela Caixa Econômica Federal Procedimentos de Solicitação Acesse o site da www.caixa.gov.br Clique em VOCÊ e no título Certificado Digital Clique em SOLICITE

Leia mais

Certificado Digital A1. Solicitação

Certificado Digital A1. Solicitação A1 Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 Pré-Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito)

Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito) Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 40 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 18 Renovação Online Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3

Renovação Online de Certificados Digitais A3 Renovação Online de Certificados Digitais A3 Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2014 Página 1 de 45 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 VERIFICANDO

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Guia CD-17 Público Índice 1. Pré-requisitos para a geração do certificado digital A1... 3 2. Glossário... 4 3. Configurando

Leia mais

Certificado Digital A1. Instalação

Certificado Digital A1. Instalação Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A1

Renovação Online de Certificados Digitais A1 Renovação Online de Certificados Digitais A1 Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2014 Página 1 de 33 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 INICIANDO A

Leia mais

Leitora SCR 331. Guia de Instalação

Leitora SCR 331. Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora SCR 331) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

TREINAMENTO. Novo processo de emissão de certificados via applet.

TREINAMENTO. Novo processo de emissão de certificados via applet. TREINAMENTO Novo processo de emissão de certificados via applet. Introdução SUMÁRIO Objetivo A quem se destina Autoridades Certificadoras Impactadas Produtos Impactados Pré-requisitos para utilização da

Leia mais

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL 1. Como é feita a entrega do Certificado Digital? Resposta: O certificado digital é entregue ao cliente após o procedimento de Validação Presencial, o qual consiste na

Leia mais

Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais. Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais

Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais. Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais Renovação Online Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 22 Requisitos para a renovação Para que o processo de renovação tenha sucesso, é necessário obedecer aos

Leia mais

Guia de Instalação. etoken Aladdin. Guia de Instalação - Token Aladdin. Janeiro/2010. Instalação de Token Aladdin. Página 1 de 12

Guia de Instalação. etoken Aladdin. Guia de Instalação - Token Aladdin. Janeiro/2010. Instalação de Token Aladdin. Página 1 de 12 Janeiro/ Guia de Instalação etoken Aladdin Página 1 de 12 Janeiro/ Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Token Aladdin) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

Leitora Omnikey Cardman 3021. Guia de Instalação

Leitora Omnikey Cardman 3021. Guia de Instalação Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Omnikey Cardman 3021) Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer aos seguintes critérios: Possuir

Leia mais

Certificado Digital. Manual do Usuário

Certificado Digital. Manual do Usuário Certificado Digital Manual do Usuário Índice Importante... 03 O que é um Certificado Digital?... 04 Instalação do Certificado... 05 Revogação do Certificado... 07 Senhas do Certificado... 08 Renovação

Leia mais

O que é o SAT. Principais características do SAT. Prazos e obrigatoriedade

O que é o SAT. Principais características do SAT. Prazos e obrigatoriedade O que é o SAT SA T O SAT, Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos, é um sistema que tem por objetivo documentar, de forma eletrônica, as operações comerciais do varejo dos contribuintes

Leia mais

Gerenciador do Token PROTOKEN PRO. Guia de Instalação

Gerenciador do Token PROTOKEN PRO. Guia de Instalação Gerenciador do Token PROTOKEN PRO Guia de Instalação Certificação Digital Guia CD-05 Público 1. Pré-requisitos para a instalação do dispositivo de certificação digital: Token Protoken Pro Para que o processo

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Certificado Digital A1 Geração Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. - 2012 Página 1 de 41 Pré-requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE Versão 2 Atualizado em 03/05/2012 Página 1 de 77 ÍNDICE 1 - O QUE É O GCD... 3 2 - COMO EXECUTAR O GCD GERENCIADOR DE... 4 2.3 - COMO CONFIGURAR O PROXY DO GCD...

Leia mais

Token USB Shell v3 Gemalto Guia de Instalação

Token USB Shell v3 Gemalto Guia de Instalação Token USB Shell v3 Gemalto Guia de Instalação Pré-requisitos para Instalação Dispositivo de Certificação Digital (Token USB Shell v3). Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

CERTIFICAÇÃO DIGITAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVOS 3.CNES - LEGISLAÇÃO EM VIGOR PARA UTILIZAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL 4.CERTIFICAÇÃO DIGITAL - COMO OBTER E INICIAR UMA SOLICITAÇÃO 5.CNES - COMO INICIAR

Leia mais

etoken Aladdin Guia de Instalação

etoken Aladdin Guia de Instalação etoken Aladdin Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 15 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Token Aladdin)

Leia mais

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO DIGITAL P.J.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO DIGITAL P.J. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CERTIFICAÇÃO DIGITAL MANUAL PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO DIGITAL P.J. Solicitação Emissão Download da cadeia de certificação CAIXA Instalação do gerenciador Maio/2009 ÍNDICE 1 Solicitação...

Leia mais

I SEMINÁRIO ESTADUAL SIOPS - PARAIBA

I SEMINÁRIO ESTADUAL SIOPS - PARAIBA I SEMINÁRIO ESTADUAL - PARAIBA Portal Processo de Certificação Digital Cenário Carla Emilia Costa Cavalcanti Equipe /DF Maio/2014 Sistema de informação que coleta, recupera, processa, armazena, organiza

Leia mais

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE E-CPF A3 ONLINE

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE E-CPF A3 ONLINE MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE E-CPF A3 ONLINE A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez em sistema operacional Windows XP utilizando navegador Internet Explorer,

Leia mais

Guia de utilização do gerenciador de Token e Smart Card

Guia de utilização do gerenciador de Token e Smart Card Guia de utilização do gerenciador de Token e Smart Card Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 13 Pré-requisitos para a instalação Software de Certificação Digital

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte

Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA Coordenadoria da Administração Tributária Diretoria Executiva da Administração Tributária Manual do DEC Domicílio Eletrônico do Contribuinte Manual

Leia mais

Token USB Rainbow Ikey2032

Token USB Rainbow Ikey2032 Junho/ Token USB Rainbow Ikey2032 Guia de instalação e alteração da senha (PIN) Página 1 de 14 Junho/ Pré Requisitos para Instalação Dispositivos de Certificação Digital (Token USB Rainbow 2032) Para que

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação

Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 15 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital Leitora

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL MANUAL PARA SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL Agosto / 2015 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 IMPORTANTE ANTES DE SOLICITAR O CERTIFICADO DIGITAL... 3 SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL... 4 APRESENTAÇÃO DOS

Leia mais

Aplicativo adicional para cartões

Aplicativo adicional para cartões SAFESIGN para MAC OS Aplicativo adicional para cartões Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 15 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital

Leia mais

Gerenciador SafeSign Guia de Instalação

Gerenciador SafeSign Guia de Instalação Guia de Instalação Certificação Digital Guia CD-06 Público 1. Pré-requisitos para a instalação do dispositivo de certificação digital: Aplicativo SafeSign Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

Leitora Omnikey Cardman 3021

Leitora Omnikey Cardman 3021 Fevereiro/ Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação Página 1 de 6 Fevereiro/ Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Omnikey Cardman 3021) Para que o processo

Leia mais

http://www.econeteditora.com.br/bdi/ats/12/ato_cotepe_icms_009_2012.php

http://www.econeteditora.com.br/bdi/ats/12/ato_cotepe_icms_009_2012.php Página 1 de 6 ATO COTEPE/ICMS Nº 009, DE 13 DE MARÇO DE 2012 (DOU de 22.03.2012) Estabelece a disciplina relativa à utilização pelo contribuinte do Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Abril/ Certificado Digital A1 Geração Página 1 de 32 Abril/ Pré requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer aos

Leia mais

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Manual de Utilização Financeiras Versão 1.2 Manual de utilização do software para os usuários do Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos, com

Leia mais

Vincular Equipamento SAT

Vincular Equipamento SAT P á g i n a 1 Bem vindo ao Passo a Passo do Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT-CF-e de SP para Vincular Equipamento SAT Atualizado em: 27/11/2014 Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais

Leia mais

Manual de Instalação Software do USB eseal Token V3

Manual de Instalação Software do USB eseal Token V3 Manual de Instalação Software do USB eseal Token V3 Para o funcionamento do USB eseal Token V3, deve ser instalado o gerenciador do token disponível na área de download no seguinte endereço http://www.locasuporte.com.br/tokenusb.aspx

Leia mais

MANUAL CADASTRO DO ADVOGADO

MANUAL CADASTRO DO ADVOGADO MANUAL CADASTRO DO ADVOGADO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Dezembro 2011 Sumário BEM VINDO AO PJe... 3 1. Como o advogado deve se cadastrar... 4 1.1. Preenchendo o formulário... 4 1.2. Validação de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO TOKEN

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO TOKEN MANUAL DE INSTALAÇÃO DO GERENCIADOR DO TOKEN ÍNDICE 1. Como instalar o Gerenciador do token... 3 2. Gerenciador PKI Pronova... 7 2.1 Operações de Usuário... 8 2.1.1 Login... 8 2.1.2 Alterar PIN... 9 2.1.3

Leia mais

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE.

SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. SEGURO DESEMPREGO ON-LINE. GERAÇÃO DO ARQUIVO SEGURO DESEMPREGO NO SGRH: Depois de calcular a rescisão, acesse o menu Relatórios > Demissionais > Requerimento SD, selecione o empregado que será gerado

Leia mais

Sr. Advogado, leia com atenção antes de adquirir seu certificado digital:

Sr. Advogado, leia com atenção antes de adquirir seu certificado digital: Sr. Advogado, leia com atenção antes de adquirir seu certificado digital: Para adquirir o Certificado Digital OAB, o solicitante deverá seguir os seguintes passos: Realizar a compra através da página da

Leia mais

Manual do Utilizador. Portal dos Jurisdicionados Cadastro

Manual do Utilizador. Portal dos Jurisdicionados Cadastro Manual do Utilizador Portal dos Jurisdicionados Cadastro TCM/PA 2015 1. CONDIÇÕES DE ACESSO O acesso ao Portal dos Jurisidicionados Cadastro é feito, exclusivamente, com o uso de certificação digital,

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2015 PROCESSO DE BAIXA Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte - e-cac) 1 Como visto anteriormente sobre o processo de baixa de empresa, o procedimento inicial diante

Leia mais

Driver da Leitora GemPC Twin Guia de Instalação

Driver da Leitora GemPC Twin Guia de Instalação Certificação Digital Guia de Instalação Guia CD-04 Público 1. Pré-requisitos para a instalação do dispositivo de certificação digital: Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer

Leia mais

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora

Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Manual Operacional de Adesão ao FIES Técnico Procedimentos da Mantenedora Brasília, março de 2012 Versão 1.0 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES RECOMENDADAS... 3 2. ACESSO AO SISTEMA... 4 3. ADESÃO AO FIES... 5

Leia mais

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas:

Ao optar pelo BB Token, além de segurança, você contará com diversas vantagens, entre elas: Prezado cliente, O BB Token é um moderno dispositivo que oferece mais segurança e praticidade para a realização de suas transações no Gerenciador Financeiro e Autoatendimento Setor Público, do Banco do

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Tutorial de instalação da Leitora de Cartão Inteligente e Emissão do Certificado Digital.

Tutorial de instalação da Leitora de Cartão Inteligente e Emissão do Certificado Digital. Tutorial de instalação da Leitora de Cartão Inteligente e Emissão do Certificado Digital. DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA 1 SUMÁRIO ALTERAR TAMANHO DA FONTE DPI...3 DESATIVAR CONTROLE DE CONTA DE USUÁRIO (UAC)...6

Leia mais

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 1º PASSO VERIFIQUE OS REQUISITOS DO SEU EQUIPAMENTO: Sistema operacional: Windows XP (service pack 3) ou Windows 7 (64 bits) ou Windows 8; Navegador Internet

Leia mais

GASIN - Gerência de Administração dos Serviços de TI

GASIN - Gerência de Administração dos Serviços de TI MANUAL DO NOVO COMPONENTE ASSINADOR BHISS DIGITAL Prezado Contribuinte usuário do Sistema BHISS Digital: Esse manual tem como objetivo auxiliá-lo nas configurações do seu micro para que seja possível a

Leia mais

Token USB Rainbow Ikey2032. Guia de instalação e alteração da senha (PIN)

Token USB Rainbow Ikey2032. Guia de instalação e alteração da senha (PIN) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2009 Pré Requisitos para Instalação Dispositivos de Certificação Digital (Token USB Rainbow 2032) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3 Manual de instalação Certificado Digital A3 ou S3 Sumário O que é? 3 Aplicação 3 Preparando sua máquina 4 1ª configuração: Sistemas Homologados 4 2ª configuração: Perfil de usuário 4 3ª configuração: Hierarquias

Leia mais

Sistema do Prouni - SISPROUNI

Sistema do Prouni - SISPROUNI Sistema do Prouni - SISPROUNI Manual do Usuário Módulo Supervisão de Bolsistas Sumário I ACESSO AO SISPROUNI... 1 1. Endereço de Acesso na Internet... 1 2. Uso Obrigatório de Certificado Digital... 1 3.

Leia mais

Soluti Orientações SIOPS 22/03/2013 SOLUTI

Soluti Orientações SIOPS 22/03/2013 SOLUTI SOLUTI Orientações para a Emissão do Certificado Digital, tipo A3, Pessoa Física, com Financiamento pelo Ministério da Saúde para Operadores da Funcionalidade Restrita do Sistema de Informações sobre Orçamentos

Leia mais

Manual de Instalação SafeSign 3.0.41. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual de Instalação SafeSign 3.0.41. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual de Instalação SafeSign 3.0.41 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual de Instalação SafeSign 3.0.41 Sumário Certificação Digital 3 Sobre a Certisign 3 Introdução 4 Instalação da leitora de

Leia mais

Outlook XML Reader Versão 8.0.0. Manual de Instalação e Demonstração UNE Tecnologia

Outlook XML Reader Versão 8.0.0. Manual de Instalação e Demonstração UNE Tecnologia Outlook XML Reader Versão 8.0.0 Manual de Instalação e Demonstração UNE Tecnologia Add-in para o Outlook 2003, 2007 e 2010 responsável pela validação e armazenamento de notas fiscais eletrônicas. Atenção,

Leia mais

Excel 2003. Excel 2003. Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003 Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003

Excel 2003. Excel 2003. Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003 Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003 Excel 2003 Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré-Requisitos para a utilização Para que o processo de utilização tenha sucesso, é necessário obedecer aos seguintes critérios:

Leia mais

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço

Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço VALPARAÍSO DE GOIÁS quarta-feira, 28 de outubro de 2014 Manual NFSe - Prestadores e Tomadores de Serviço ÍNDICE Legislação Cadastrando A Senha Eletrônica Acessando O Sistema De Nfs- E Pela Primeira Vez

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e

NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e Informações Gerais 1. O que é a Nota Fiscal Eletrônica NF-e? Podemos conceituar a Nota Fiscal Eletrônica como sendo um documento de existência

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ

Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ Guia CD-18 Público Índice 1. Emissão dos Certificados Digitais PRODERJ... 3 2. Documentos Necessários para Emissão dos Certificados... 3 3. Responsabilidades...

Leia mais

Manual de Instalação. Software do TOKEN Aladdin pro 72k. (SafeNet Authentication Client 8.0 SP2)

Manual de Instalação. Software do TOKEN Aladdin pro 72k. (SafeNet Authentication Client 8.0 SP2) Manual de Instalação Software do TOKEN Aladdin pro 72k (SafeNet Authentication Client 8.0 SP2) Para o funcionamento do Token Aladdin pro 72k, deve ser instalado o Software do Token Aladdin pro 72k disponível

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

Manual de orientações para a instalação do Java e envio da declaração utilizando a Certificação Digital

Manual de orientações para a instalação do Java e envio da declaração utilizando a Certificação Digital Manual de orientações para a instalação do Java e envio da declaração utilizando a Certificação Digital Pré - requisitos Utilizar como navegador padrão o Mozilla Firefox (Atualizado); O driver do Certificado

Leia mais

Manual Operacional para o Gestor Setorial do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP Maio de 2008

Manual Operacional para o Gestor Setorial do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP Maio de 2008 Manual Operacional para o Gestor Setorial do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP Maio de 2008 Índice 1. Acesso ao Sistema Página 3 1.1 Acessar o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens

Leia mais

Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo

Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo 1) O que é assinatura digital? A assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica, resultado de uma operação matemática que utiliza criptografia e permite aferir, com segurança, a origem e

Leia mais

Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos. SBCTrans

Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos. SBCTrans Sistema integrado de Aquisição de Vale-transporte para Cartões Eletrônicos SBCTrans A tecnologia facilitando a vida do cidadão Índice Cadastro e Primeiro Acesso... 05 Acessando o Sistema... 08 Menu de

Leia mais

Manual de Instalação Software do Leitor de Smart Card Gemalto GemPC USB TR

Manual de Instalação Software do Leitor de Smart Card Gemalto GemPC USB TR Manual de Instalação Software do Leitor de Smart Card Gemalto GemPC USB TR Para o funcionamento do leitor de smart card Gemalto GemPC USB TR deve ser instalado o driver do leitor, disponível na área de

Leia mais

CARTÃO MAGIC CONTROL CARTÃO GEMALTO

CARTÃO MAGIC CONTROL CARTÃO GEMALTO ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 REQUISITOS Para realizar a emissão da Identidade Digital CAIXA, o computador utilizado deve ter instalado o sistema operacional Windows XP ou Windows 7 64

Leia mais

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA

MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA MANUAL DO OFICIAL DE JUSTIÇA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO Janeiro 2012 Conteúdo Elaboração do projeto... 3 1. Acesso ao Sistema... 4 2. Tipo de Certificado... 4 2.1. Navegador padrão para acessar

Leia mais

UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00

UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00 UNICOM / SEFAZ-MS / Jan. 2015 - Versão 1.00 Manual para Emissão da Carta de Correção eletrônica (CT-e) Este Manual tem como finalidade a apresentação do procedimento operacional de uma Carta de Correção

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO CESSAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL-ECF

MANUAL DE ORIENTAÇÃO CESSAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL-ECF MANUAL DE ORIENTAÇÃO CESSAÇÃO DE USO DE EQUIPAMENTO EMISSOR DE CUPOM FISCAL-ECF Junho/2015 1. INTRODUÇÃO... 1 1.1. SIGLAS UTILIZADAS... 1 1.2. OBJETIVO... 1 1.3. ETAPAS DA CESSAÇÃO... 1 1.4. PRÉ-REQUISITOS...

Leia mais