DEMÊNCIA: FRAGILIDADES E OPORTUNIDADES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEMÊNCIA: FRAGILIDADES E OPORTUNIDADES"

Transcrição

1 DEMÊNCIA: FRAGILIDADES E OPORTUNIDADES VILA FRANCA DE XIRA, 27 DE OUTUBRO DE 2018 José Carreira jose.carreira@alzheimerportugal.org

2 ALZHEIMER PORTUGAL ALZHEIMER PORTUGAL FRAGILIDADES E OPORTUNIDADES: NOVOS DESAFIOS NA POPULAÇÃO ADULTA

3

4 Novo Relatório do Envelhecimento 2018 Em 2070: Portugal terá apenas 8 milhões de habitantes (- 23%); Apenas 4,2 milhões de pessoas anos trabalham (-37%); O mais baixo potencial de crescimento da economia da europa; ENVELHECIMENTO ACELERADO; AVANÇO LENTO DA NATALIDADE; SALDO MIGRATÓRIO POSITIVO, MAS INSUFICIENTE; o Tenderá a gastar muito mais em saúde (passará de 6% do PIB para 8,3%) o Cuidados Continuados respondem a uma população cada vez mais envelhecida (passarão de 0,5% do PIB para 1,4%).

5 PORTUGAL É UM PAÍS ENVELHECIDO ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA DE 81,2 ANOS VIVEMOS MENOS ANOS COM SAÚDE VIVEMOS MAIS ANOS DO QUE A MÉDIA DA UE O ENVELHECIMENTO SÓ É UM PROBLEMA QUANDO ASSOCIADO À DOENÇA FORTALECER OS NOSSOS SISTEMAS DE SAÚDE E DE APOIO SOCIAL

6 PROCESSO DE ENVELHECIMENTO PERCEBER EXPLICAR INTERVIR

7 ENVELHECIMENTO

8 FRAGILIDADE FONTE: Duarte, M. (2015). Fragilidade em Idosos: Modelos, Medidas e Implicações Práticas. Lisboa: Coisas de Ler.

9 ENVELHECIMENTO E DEMÊNCIA PRINCIPAL FATOR DE RISCO NÃO É SINÓNIMO DE DEMÊNCIA

10 DEMÊNCIA Demência é um termo chapéu utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa. É um termo abrangente que descreve a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reações emocionais normais.

11 A Doença de Alzheimer 60 a 80% dos casos

12 Quais são os sinais inicias da Demência?

13 PESSOA COM DEMÊNCIA PERDA DE AUTONMIA DEPENDÊNCIA CUIDADOR INFORMAL / FORMAL

14 NÃO PODEMOS (AINDA) CURAR PODEMOS CUIDAR

15 UMA REVOLUÇÃO NO CUIDADO DAS PESSOAS ANA URRUTIA: A atenção centrada na pessoa não existem com sujeições. O impedimento para não sujeitar não é a falta de orçamento. O grande impedimento é a falta de conhecimento aprofundado na autonomia das pessoas e no respeito pelos direitos humanos e pela dignidade. É comum acontecer, quando falas com alguém e lhe perguntas se esteve numa residência, se viu sujeições, diz-te que sim e que esse fato não lhe despertou a atenção. É um problema, não vemos as pessoas idosas como um grupo portador de direitos, que é pelo que luto: é um grupo portador de direitos e de dignidade.

16 BINÓMIO PESSOA COM DEMÊNCIA CUIDADOR IN(FORMAL)

17

18 Cerca de 80% dos cuidados em toda a Europa são assegurados por cerca de 125 milhões de pessoas não remuneradas nem treinadas para isso. Estatuto do cuidador informal já existe em vários países europeus. Estima-se que, em Portugal, mais de 800 mil pessoas cuidem em casa de pessoas que estão dependentes de si. Grande parte dos cuidados a idosos é assegurado por cuidadores informais, na sua maioria mulheres, entre as quais se destaca o papel das esposas e filhas/noras. Trabalho dos cuidadores informais vale 333 milhões de euros por mês / 4 mil milhões de euros por ano. Em Maio de 2016, o Parlamento aprovou resoluções apresentadas pelos vários grupos parlamentares neste sentido. O estatuto foi prometido pelo atual Governo... Mas ainda não é uma realidade!

19 REDE INFORMAL DE APOIO Ser cuidador principal de um familiar com Alzheimer não é uma tarefa previsível ou esperada pelas famílias. O cuidado surge de forma imprevista numa família que de um momento para o outro tem que cuidar. Com o avanço da doença, as tarefas do cuidador assumem-se de forma progressiva, sendo difícil quase impossível estabelecer o momento em que o cuidador assume o seu papel de cuidador principal, bem como o momento em que o cuidado controla completamente a vida do cuidador. Esta mudança na vida das pessoas ocorre num contexto em que, em regra, há um quase total desconhecimento sobre o que é a doença de Alzheimer, como se deve agir e que recursos existem disponíveis.

20 REDE INFORMAL DE APOIO O desconhecimento do cuidador acerca da doença; a sua ocorrência num contexto em que apenas existem recursos para ajudar e, quando existem, são escassos; a situação social das famílias cada vez menos membros, por motivos económicos e laborais estão mais dispersas geograficamente contribuem para que os efeitos da doença sobre a famílias sejam devastadores. CONTUDO... Há várias caraterísticas dos cuidadores que podem ajudar a que o cuidado provoque menos consequências negativas aos cuidadores: APOIO SOCIAL, FAMILIAR e / ou PROFISSIONAL de que disponham; dotar-se de estratégicas de atuação adequadas; pensar de forma adaptativa acerca do cuidado (Lecine, Brown, Bartolucci, Haley y cols., 1987; Knight Siverstein, McCallam y Fox, 2000).

21 ESTATUTO DO CUIDADOR O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a associação Alzheimer de Portugal, no dia em que se assinala o Dia Mundial daquela doença, e considerou importante e urgente a elaboração de um estatuto legal para os cuidadores das doenças neurodegenerativas. "O compromisso está a demorar muito. Está prometido há muito tempo um estatuto legal. Foi prometido em 2016 e agora no início em 2017"

22 Estatuto do cuidador informal fica-se pelas intenções no Orçamento. (RR, 14 DE OUTUBRO DE 2018) OE Cuidadores informais sem verba, mas com a promessa de rever medidas de apoio. (DN, 15 DE OUTUBRO DE 2018) Cuidadores informais lamentam que estatuto próprio ainda não tenha sido aprovado. (PÚBLICO, 16 DE OUTUBRO DE 2018)

23 JENNIFER NEDELSKY "NOVAS NORMAS DE TRABALHO E CUIDADO: REPENSANDO O QUE SIGNIFICA SER UM ADULTO RESPONSÁVEL (2014) FONTE:

24 PORTUGAL É O 4.º PAÍS Portugal é o quarto país OCDE com mais casos de demência, com 19,9 casos por mil habitantes, um valor superior à média dos 35 países avaliados, só superado pelo Japão (23,3), Itália (22,5) e Alemanha (20,2). A conclusão consta do relatório Health at a Glance 2017 ( Uma visão da saúde ) da OCDE que inclui os principais indicadores da saúde dos 35 países da organização em 2015 e Em Portugal, tendo como referência os dados da Alzheimer Europe, estes apontam para cerca de 182 mil pessoas com demência (Alzheimer Europe, 2014), das quais cerca de 130 mil terão doença de Alzheimer.

25 A NOSSA AÇÃO

26 DESAFIOS ESTRATÉGIA

27 PRIORIDADES COMBATE AO ESTIGMA PLANO NACIONAL PARA AS DEMÊNCIAS INVESTIGAÇÃO APOIO AO CUIDADOR

28 FORMAÇÃO

29 COMUNICAÇÃO WEBSITE FACEBOOK INSTAGRAM TWITTER

30 COMUNICAÇÃO

31 CAMPANHAS SINAIS DE ALERTA #7 DICAS REDUZIR O RISCO

32 Grupos de Suporte para Familiares e Amigos Uma oportunidade de encontro de familiares e amigos de pessoas com demência, cuidadores que vivem problemas idênticos e que, em comum, os podem analisar, trocando impressões e experiências, dando e recebendo sugestões.

33 LINHA DE APOIO INFORMAR + funciona todos os dias úteis, das 9h30 às 17h. Apoiar os cuidadores de pessoas com Demência, bem como todas as pessoas que desejem obter mais informações.

34 CAFÉ MEMÓRIA Há 5 anos foi lançado em Portugal o projeto "Café Memória", uma iniciativa inovadora na área das demências, destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, familiares e cuidadores.

35 19 CAFÉS MEMÓRIA

36 CAFÉ MEMÓRIA FAZ-SE À ESTRADA OBJETICOS: Chegar às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos. Informar e sensibilizar estas comunidades para a problemática das demências, de forma descontraída e informal, alargando a abrangência geográfica da Rede Cafés Memória.

37

38

39

40 Ministério da Saúde publicou o Despacho n.º 5988/19 de junho de 2018 Aprova a Estratégia da Saúde na Área das Demências e determina a constituição e a composição da Coordenação do Plano Nacional da Saúde para as Demências.

41 AMIGOS NA DEMÊNCIA

42 Juntos por uma sociedade que integre as Pessoas com Demência e reconheça os seus Direitos José Carreira Presidente da Direção Nacional jose.carreira@alzheimerportugal.org facebook.com/alzheimerportugal.org

O que falta? Não desistir de quem cuida

O que falta? Não desistir de quem cuida O que falta? Não desistir de quem cuida Artigo de Joana Neto Em 2016, mais de 10 000 pessoas assinaram uma petição pública para a criação do Estatuto do Cuidador Informal da pessoa com doença de Alzheimer

Leia mais

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo

O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo O Papel da Psicologia e dos Psicólogos na Natalidade e no Envelhecimento Activo # Categoria # Autoria # Documento Outros Gabinete de Estudos OPP Junho 2018 Lisboa O Papel da Psicologia e dos Psicólogos

Leia mais

Questionário de Opinião sobre as Demências

Questionário de Opinião sobre as Demências Questionário de Opinião sobre as Demências Saúde Mental das Pessoas Idosas Pedro Machado dos Santos Constança Paúl Audição Comissão Parlamentar de Saúde Maio 2014 Questionário (inquérito sobre a forma

Leia mais

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde Guião de Apoio para Cuidadores Informais de Idosos com Demência Guião de Apoio para Cuidadores Informais de Idosos com Demência 2 O QUE É A DEMÊNCIA? A Demência é uma

Leia mais

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde. Um olhar sobre as várias formas de demência

INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde. Um olhar sobre as várias formas de demência INCOGNUS: Inclusão, Cognição, Saúde Um olhar sobre as várias formas de demência Vila Velha de Ródão, 28 de novembro de 2016 O que é a Demência? A Demência é uma DOENÇA CEREBRAL, com natureza crónica ou

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 804/XIII/3.ª Reforça o apoio aos cuidadores informais e às pessoas em situação de dependência Exposição de Motivos São inúmeras as dificuldades

Leia mais

Temos, por isso, um longo histórico de contributos em prol do progresso e desenvolvimento de Portugal.

Temos, por isso, um longo histórico de contributos em prol do progresso e desenvolvimento de Portugal. Conferência Envelhecimento Ativo Uma prioridade para Portugal Centro Cultural de Belém, Lisboa, 7 de junho de 2017 Intervenção do Presidente da CIP, António Saraiva Exmo. Senhor Provedor da Santa Casa

Leia mais

Stress, coping e fontes de satisfação: a perspectiva dos cuidadores familiares

Stress, coping e fontes de satisfação: a perspectiva dos cuidadores familiares Stress, coping e fontes de satisfação: a perspectiva dos cuidadores familiares Daniela Figueiredo Universidade de Aveiro Margarida Pedroso Lima Universidade de Coimbra Liliana Sousa Universidade de Aveiro

Leia mais

Discurso sobre a Dinamarca e a crise dos refugiados. Excelentíssimos Senhora e Senhor Presidentes das Comissões e Excelentíssimos Senhores Deputados.

Discurso sobre a Dinamarca e a crise dos refugiados. Excelentíssimos Senhora e Senhor Presidentes das Comissões e Excelentíssimos Senhores Deputados. Discurso sobre a Dinamarca e a crise dos refugiados Excelentíssimos Senhora e Senhor Presidentes das Comissões e Excelentíssimos Senhores Deputados. Estamos diante de um problema com refugiados que requer

Leia mais

4º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS HOSPITAIS. Profissionais de Saúde: refletir além dos números

4º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS HOSPITAIS. Profissionais de Saúde: refletir além dos números 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS HOSPITAIS Envelhecimento e Saúde: Desafios em tempos de mudança Profissionais de Saúde: refletir além dos números ESPERANÇA DE VIDA À NASCENÇA OCDE PORTUGAL 80 70 60 50 40

Leia mais

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento

O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento CATEGORIA AUTORIA JUNHO 15 Revisão de Dados Gabinete de Estudos e Literatura Científica Técnicos O Papel dos Psicólogos no Envelhecimento Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2015). O

Leia mais

Violência e Maus tratos em Demências ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Violência e Maus tratos em Demências ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Violência e Maus tratos em Demências ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Graduação em Serviço Social Universidade Estadual do Ceará Especialização em Treinamento e Desenvolvimento

Leia mais

Documento de consulta

Documento de consulta Documento de consulta Acção comunitária para reduzir as desigualdades no domínio da saúde Pedido de informação Serve o presente documento para enviar um pedido de informação aos principais parceiros que

Leia mais

Impacto da falta de recursos no cuidador. Cristina Campos Psicóloga Carlos Filipe Correia Psicólogo

Impacto da falta de recursos no cuidador. Cristina Campos Psicóloga Carlos Filipe Correia Psicólogo Impacto da falta de recursos no cuidador Cristina Campos Psicóloga Carlos Filipe Correia Psicólogo Novos desafios Aumento da esperança de vida Envelhecimento demográfico Esfera socioeconómica Família Sociedade

Leia mais

Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável Contributo da OPP

Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável Contributo da OPP Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável 2017-2025 Contributo da OPP Comentários Técnicos e Contributos OPP OPP Março 2017 Lisboa Estratégia Nacional para o Envelhecimento Activo e Saudável

Leia mais

ASPSI FORMAÇÃO fevereiro/março

ASPSI FORMAÇÃO fevereiro/março NOTA INTRODUTÓRIA Devido ao aumento nas últimas décadas da esperança média de vida e consequentemente das doenças associadas ao envelhecimento, como Alzheimer e outras demências, o envelhecimento ativo

Leia mais

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1507/XIII/3.ª RECOMENDA AO GOVERNO MEDIDAS DE APOIO ÀS PESSOAS COM DOENÇAS RARAS

PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1507/XIII/3.ª RECOMENDA AO GOVERNO MEDIDAS DE APOIO ÀS PESSOAS COM DOENÇAS RARAS Grupo Parlamentar PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1507/XIII/3.ª RECOMENDA AO GOVERNO MEDIDAS DE APOIO ÀS PESSOAS COM DOENÇAS RARAS Na União Europeia, consideram-se doenças raras as que têm uma prevalência inferior

Leia mais

O Seguro de Vida na vida real

O Seguro de Vida na vida real O Seguro de Vida na vida real A Invalidez e a Reforma Lisboa, 12 de outubro de 2016 A segurança na vida real é condição para: - A paz e o bem-estar social; - A capacidade individual e coletiva de planear

Leia mais

Cuidados com a população em uma sociedade envelhecida

Cuidados com a população em uma sociedade envelhecida Cuidados com a população em uma sociedade envelhecida Prof. Dr. Johannes Doll Faculdade de Educação Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento Terceira e Quarta Idade Terceira Idade Potencial

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2013)151 Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativa às condições de entrada e de residência de nacionais de países

Leia mais

Orçamento da UE e perspetivas financeiras

Orçamento da UE e perspetivas financeiras Orçamento da UE e perspetivas financeiras 06 de julho de 2013 José Manuel Fernandes Deputado ao Parlamento Europeu O atual modelo de financiamento As receitas e despesas orçamentais da UE estão limitadas

Leia mais

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO TÍTULO DO CAMPO AVALIAÇÃO Data de submissão Setembro de 2018 NOME DA ORGANIZAÇÃO AUTORA DO COMPROMISSO TÍTULO DO COMPROMISSO SUMÁRIO DO COMPROMISSO Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) A situação da condução

Leia mais

Caracterização dos Cuidadores informais

Caracterização dos Cuidadores informais IX Encontro sobre o envelhecimento Entroncamento Caracterização dos Cuidadores informais Luis Jacob Perguntas 1. Quem são os trabalhadores das IPSS que cuidam dos idosos? 2. Que formação e competências

Leia mais

Projeto de Lei nº 1132/XIII-GP/PSD Estatuto do Cuidador Informal

Projeto de Lei nº 1132/XIII-GP/PSD Estatuto do Cuidador Informal Projeto de Lei nº 1132/XIII-GP/PSD Estatuto do Cuidador Informal Portugal tem uma realidade incontornável de apoio familiar aos seus dependentes. Esta prática, que com a evolução demográfica se avoluma

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 341/XIII/1.ª

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 341/XIII/1.ª Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 341/XIII/1.ª Recomenda ao Governo que equipare ao sector público o regime do sector privado, em que é permitido, a quem pretender, continuar a trabalhar depois

Leia mais

ESTRATÉGIA NACIONAL PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL

ESTRATÉGIA NACIONAL PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL ESTRATÉGIA NACIONAL PARA O ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL 2017-2025 Manuel Lopes Coordenador da Reforma do SNS para a Área dos Cuidados Continuados Integrados Coordenador da Estratégia SNS+ Proximidade

Leia mais

FEV 2011 O CONSUMIDOR EM GRANDES NÚMEROS. Sample. Reflexo de uma sociedade em mudança

FEV 2011 O CONSUMIDOR EM GRANDES NÚMEROS. Sample. Reflexo de uma sociedade em mudança FEV 2011 O CONSUMIDOR EM GRANDES NÚMEROS Reflexo de uma sociedade em mudança the consumer intelligence lab INTRODUÇÃO 2 1 DEMOGRAFIA 4 População mais envelhecida A relevância dos imigrantes na demografia

Leia mais

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 30 ANOS ( ) QUARTA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE AS MULHERES 10 ANOS (1995, PEQUIM)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 30 ANOS ( ) QUARTA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE AS MULHERES 10 ANOS (1995, PEQUIM) Dia Internacional da Mulher (8 de Março) 1995-2005 04 de Março de 2005 DIA INTERNACIONAL DA MULHER 30 ANOS (1975 2005) QUARTA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE AS MULHERES 10 ANOS (1995, PEQUIM) No momento em

Leia mais

Número de nados vivos volta a diminuir em 2012

Número de nados vivos volta a diminuir em 2012 Estatísticas Demográficas 29 de outubro de 2013 Número de nados vivos volta a diminuir em O número de nados vivos desceu para 89 841 (96 856 em 2011) e o número de óbitos aumentou para 107 612 (102 848

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S14/2018. Promoção dos valores europeus através de iniciativas desportivas a nível municipal

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S14/2018. Promoção dos valores europeus através de iniciativas desportivas a nível municipal CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS EAC/S14/2018 Promoção dos valores europeus através de iniciativas desportivas a nível municipal O presente convite à apresentação de candidaturas destina-se a implementar

Leia mais

NÚMERO DE CRIANÇAS DIMINUI EM PORTUGAL

NÚMERO DE CRIANÇAS DIMINUI EM PORTUGAL PROJECÇÕES DE POPULAÇÃO RESIDENTE EM PORTUGAL - (29 de Maio de 2003) NÚMERO DE CRIANÇAS DIMINUI EM PORTUGAL Os resultados das projecções de população residente apontam para o decréscimo da população jovem

Leia mais

envelhecimento demográfico

envelhecimento demográfico Em, Portugal manteve a tendência de envelhecimento demográfico A evolução demográfica em caracteriza-se por um ligeiro crescimento da população residente em Portugal (10 463), para o qual foi essencial

Leia mais

Indústria 4.0 e a Europa

Indústria 4.0 e a Europa Indústria 4.0 e a Europa Trabalho elaborado por consultor externo a pedido da Siemens Portugal A RESPOSTA DA EUROPA PARA A INDÚSTRIA 4.0 Nos últimos anos surgiram por toda a Europa mais de 30 iniciativas

Leia mais

Envelhecimento Ativo: mudar o presente para ganhar o futuro

Envelhecimento Ativo: mudar o presente para ganhar o futuro Envelhecimento Ativo: mudar o presente para ganhar o futuro - Seminário_Murça- Paula Cruz 19 Outubro 2011 Missão da EAPN Portugal Defender os direitos humanos fundamentais e garantir que todos tenham as

Leia mais

Decisão n.º 940/2011/UE, de 14 de Setembro, do Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia

Decisão n.º 940/2011/UE, de 14 de Setembro, do Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia Decisão n.º 940/2011/UE, de 14 de Setembro, do Parlamento Europeu e Conselho da União Europeia SIMBOLOGIA DO LOGOTIPO DO AEEASG: Figuras Aproximação de gerações Seta: Cores: Olhar em frente Energia e o

Leia mais

! "#!! " #! $! % &!!

! #!!  #! $! % &!! ! "#!! "#! $!%&!! FICHA TÉCNICA Título de Longa Duração e Manutenção de Santa Maria Maior Autores/Editores Adília da Silva Fernandes; Carlos Pires Magalhães; Maria Augusta Pereira da Mata; Maria Helena

Leia mais

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO

TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 01-10-2014 DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA OS TÉCNICOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO Prioridades do Programa Estratégico da União Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho - 2014-2020 Carlos Jorge Pereira

Leia mais

10 anos do Estatuto do Idoso

10 anos do Estatuto do Idoso GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 1/10/2013 15 DISCURSO 10 anos do Estatuto do Idoso Sr. Presidente da Câmara Municipal, colegas Vereadores, telespectadores da TV Câmara, Boa Tarde. Hoje completamos

Leia mais

Dificuldades e fontes de satisfação percepcionadas por cuidadores familiares de idosos dependentes com e sem demência

Dificuldades e fontes de satisfação percepcionadas por cuidadores familiares de idosos dependentes com e sem demência Dificuldades e fontes de satisfação percepcionadas por cuidadores familiares de idosos dependentes com e sem demência Daniela Figueiredo dfigueiredo@essua.ua.pt Liliana Sousa lilianax@cs.ua.pt Universidade

Leia mais

12º RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS RESUMO DOS DADOS

12º RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS RESUMO DOS DADOS 12º RELATÓRIO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS 1) Mortalidade por Doenças Respiratórias RESUMO DOS DADOS As doenças do sistema respiratório são uma das principais causas de morte na União

Leia mais

Retratos sociais para um futuro humano Envelhecimento Humano

Retratos sociais para um futuro humano Envelhecimento Humano Retratos sociais para um futuro humano Desenvolvimento humano e social regional O idoso e os novos desafios comuns Liliana Sousa Daniela Figueiredo Universidade de Aveiro Envelhecimento Humano Problema

Leia mais

Cuidador Informal: Situação atual e perspetivas futuras. Manuel Lopes Coordenador da Reforma do SNS para a Área dos Cuidados Continuados Integrados

Cuidador Informal: Situação atual e perspetivas futuras. Manuel Lopes Coordenador da Reforma do SNS para a Área dos Cuidados Continuados Integrados Cuidador Informal: Situação atual e perspetivas futuras Manuel Lopes Coordenador da Reforma do SNS para a Área dos Cuidados Continuados Integrados NOTA PRÉVIA O trabalho apresentado constitui-se como um

Leia mais

ELEMENTOS DA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PORTUGAL: UM FUTURO PARA AS PESSOAS

ELEMENTOS DA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PORTUGAL: UM FUTURO PARA AS PESSOAS 1 ELEMENTOS DA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PORTUGAL: UM FUTURO PARA AS PESSOAS Ensino Superior, Ciência e Tecnologia 2 TÓPICOS Enquadramento Desafios Objectivos Desenvolvimento

Leia mais

Exposição ConViver Com a Demência. Regulamento

Exposição ConViver Com a Demência. Regulamento Exposição ConViver Com a Demência Regulamento O Rotary Club de Cascais-Estoril, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a Alzheimer Portugal e com o apoio da Inner-Wheel Cascais-Estoril e do Rotary

Leia mais

PROVEDOR DO IDOSO PROTOCOLO

PROVEDOR DO IDOSO PROTOCOLO PROVEDOR DO IDOSO PROTOCOLO As alterações demográficas que se têm verificado na população portuguesa e que se traduzem num envelhecimento populacional, coloca às instituições, às famílias e à comunidade

Leia mais

Mais e melhores empregos nos serviços de apoio domiciliário

Mais e melhores empregos nos serviços de apoio domiciliário Mais e melhores empregos nos serviços de apoio domiciliário Robert Anderson Seminário: Apoio domiciliário e trabalho doméstico: perspetivas de emprego 29 de novembro de 2013, Lisboa Panorâmica Os profissionais

Leia mais

GABARITO A B C D E

GABARITO A B C D E ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 2º ANO E.M. GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Após a 2ª Guerra Mundial, os países foram divididos em 3 grandes blocos, segundo suas características socioeconômicas.

Leia mais

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1

O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 O idoso dependente: de quem é a responsabilidade do cuidado? Lívia A. Callegari 15/06/2018 1 Lívia Callegari Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil e de Portugal militante, exclusivamente,

Leia mais

Gráfico 1 População residente no distrito de Castelo Branco. (Fonte: INE, e 2007)

Gráfico 1 População residente no distrito de Castelo Branco. (Fonte: INE, e 2007) O Centro Social Padre Tomás D Aquino Vaz de Azevedo (CSPTAVA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desenvolve a sua actividade na área do apoio à Terceira Idade nas valências de Lar

Leia mais

PLANO NACIONAL DE SAÚDE

PLANO NACIONAL DE SAÚDE Julho 2009 PLANO NACIONAL DE SAÚDE 2011-2016 Levantamento de Determinações e Recomendações em Saúde da União Europeia Julho 2010 1/7 CONTEXTUALIZAÇÃO As Políticas Comunitárias têm grande impacto potencial

Leia mais

VIOLÊNCIA DE GÉNERO: VIOLÊNCIA CONTRA IDOSAS E IDOSOS. Coronel Óscar Rocha Diretor da Investigação Criminal

VIOLÊNCIA DE GÉNERO: VIOLÊNCIA CONTRA IDOSAS E IDOSOS. Coronel Óscar Rocha Diretor da Investigação Criminal VIOLÊNCIA DE GÉNERO: VIOLÊNCIA CONTRA IDOSAS E IDOSOS Lisboa, 25JUN2013 Coronel Óscar Rocha Diretor da Investigação Criminal AGENDA O envelhecimento demográfico Elementos caraterizadores Respostas institucionais

Leia mais

1. O Grupo da Saúde Pública debateu e chegou a acordo sobre o projeto de conclusões do Conselho que consta do Anexo.

1. O Grupo da Saúde Pública debateu e chegou a acordo sobre o projeto de conclusões do Conselho que consta do Anexo. Conselho da União Europeia Bruxelas, 26 de novembro de 2015 (OR. en) 14395/15 SAN 391 NOTA de: para: Assunto: Secretariado-Geral do Conselho Comité de Representantes Permanentes/Conselho Reunião do Conselho

Leia mais

CORREÇÃO 1ª CHAMADA 5º CURSO Prova de Desenvolvimento de Temas Culturais, Sociais ou Económicos GRUPO I

CORREÇÃO 1ª CHAMADA 5º CURSO Prova de Desenvolvimento de Temas Culturais, Sociais ou Económicos GRUPO I CORREÇÃO 1ª CHAMADA 5º CURSO Prova de Desenvolvimento de Temas Culturais, Sociais ou Económicos GRUPO I O tema do envelhecimento está claramente inscrito na agenda internacional. Desde a ONU, através da

Leia mais

Transferência de conhecimento adquirido com Projeto HoCare. Transferibilidade de Boas Práticas para R.A.M.

Transferência de conhecimento adquirido com Projeto HoCare. Transferibilidade de Boas Práticas para R.A.M. Transferência de conhecimento adquirido com Projeto HoCare Transferibilidade de Boas Práticas para R.A.M. Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM Funchal, 16 Março 2018 1 O XII Governo Regional

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 745/XIII/3.ª

Grupo Parlamentar. Projeto de Lei n.º 745/XIII/3.ª Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 745/XIII/3.ª 1.ª Alteração à Lei nº 25/2012 de 16 de Julho, alargando a dimensão do Testamento Vital ao planeamento da velhice, para além da situação de doença Exposição

Leia mais

Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação Rui Gato

Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação  Rui Gato Erasmus+ Agência Nacional Erasmus+ - Educação e Formação www.erasmusmais.pt Rui Gato Erasmus+ O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período

Leia mais

!"# $% A pressão para o Estado mínimo e direitos mínimos estão a marcar, na Europa e em Portugal, os caminhos sobre o futuro do modelo social.

!# $% A pressão para o Estado mínimo e direitos mínimos estão a marcar, na Europa e em Portugal, os caminhos sobre o futuro do modelo social. Grupo Parlamentar!"# $% O sistema público de segurança social, universal e solidário, está a ser fortemente questionado, pelas condições da intensa globalização neoliberal, das transformações operadas

Leia mais

Psicoestimulação Cognitiva

Psicoestimulação Cognitiva A tendência demográfica actual aponta para o progressivo aumento da percentagem da população idosa, em detrimento da população de faixas etárias mais jovens. De todas as patologias associadas ao envelhecimento,

Leia mais

Legislação Mensal (Agosto e Setembro 2014)

Legislação Mensal (Agosto e Setembro 2014) [102608]05:[08]/2014 DR [1791] Portaria nº. 153/2014 - Aprova o Regulamento do Fundo para a Investigação em Saúde / Ministério da Saúde In: Diário República. I Série. - Lisboa. - Nº. 148 (2014.08.04),

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2015

PLANO DE FORMAÇÃO 2015 PLANO DE FORMAÇÃO 2015 fevereiro AEF Designação da Ação Duração Data Local Preço Preço de Conceção de projetos de Biblioteca Municipal Prof. intervenção social e elaboração 18 e 19 fevereiro Machado Vilela_

Leia mais

Em 2015 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas

Em 2015 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas milhares 1 512 1 533 1 553 1 563 1 573 1 573 1 542 1 487 1 427 1 375 1 341 Estimativas de População Residente em Portugal 215 16 de junho de 216 Em 215 a população residente reduziu-se em 33,5 mil pessoas

Leia mais

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros

Tratados de Roma. Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Tratados de Roma Comunidade Económica: União Aduaneira - Politica Comercial Externa 6 Estados Membros Aprofundamento e Alargamentos sucessivos: Quatro liberdades: bens, serviços, capitais e pessoas (reconhecimento

Leia mais

Grandes tendências globais de empreendedorismo

Grandes tendências globais de empreendedorismo Grandes tendências globais de empreendedorismo Seminário Brasil/Portugal A inovação e o empreendedorismo como desafio comum de transformação São Paulo, 10 de junho de 2016 Conteúdo dessa apresentação Importância

Leia mais

SEMINÁRIO: IDOSOS... UM OLHAR PARA O FUTURO! PAINEL 4: CUIDAR E PROTEGER - CUIDADOS DE SAÚDE DIÁRIOS - VANESSA MATEUS FAÍSCA

SEMINÁRIO: IDOSOS... UM OLHAR PARA O FUTURO! PAINEL 4: CUIDAR E PROTEGER - CUIDADOS DE SAÚDE DIÁRIOS - VANESSA MATEUS FAÍSCA SEMINÁRIO: IDOSOS... UM OLHAR PARA O FUTURO! PAINEL 4: CUIDAR E PROTEGER - CUIDADOS DE SAÚDE DIÁRIOS - USO RACIONAL DO MEDICAMENTO VANESSA MATEUS FAÍSCA Área Científica de Farmácia ESTeSL vanessa.mateus@estesl.ipl.pt

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL 2014-2016 REDE SOCIAL DO CONCELHO DE VIMIOSO 1 Introdução O Plano de Desenvolvimento Social (PDS) é, conforme regulamentado no DL 115/2006 de 14 de Junho, o instrumento

Leia mais

DOCUMENTO DE TRABALHO

DOCUMENTO DE TRABALHO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais 9.3.2015 DOCUMENTO DE TRABALHO relativo ao Relatório sobre a implementação, os resultados e a avaliação global do Ano Europeu do

Leia mais

Recomendação de RECOMENDAÇÃO DO CONSELHO. relativa ao Programa Nacional de Reformas de 2015 do Reino Unido

Recomendação de RECOMENDAÇÃO DO CONSELHO. relativa ao Programa Nacional de Reformas de 2015 do Reino Unido COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 13.5.2015 COM(2015) 277 final Recomendação de RECOMENDAÇÃO DO CONSELHO relativa ao Programa Nacional de Reformas de 2015 do Reino Unido e que formula um Parecer do Conselho

Leia mais

Estimativas de População Residente em Portugal 2013

Estimativas de População Residente em Portugal 2013 milhares 1 473 1 495 1 512 1 533 1 553 1 563 1 573 1 573 1 542 1 487 1 427 Estimativas de População Residente em Portugal 213 16 de junho de 214 Em 213 a população residente reduziu-se em 6 mil pessoas

Leia mais

PROJECTO DE PARECER. PT Unida na diversidade PT 2010/2073(INI) da Comissão dos Assuntos Externos. dirigido à Comissão dos Orçamentos

PROJECTO DE PARECER. PT Unida na diversidade PT 2010/2073(INI) da Comissão dos Assuntos Externos. dirigido à Comissão dos Orçamentos PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão dos Assuntos Externos 31.8.2010 2010/2073(INI) PROJECTO DE PARECER da Comissão dos Assuntos Externos dirigido à Comissão dos Orçamentos sobre o Acordo Interinstitucional

Leia mais

População residente em Portugal volta a diminuir em 2012

População residente em Portugal volta a diminuir em 2012 9 95 29 9 954 958 9 974 391 1 8 659 1 43 693 1 84 196 1 133 758 1 186 634 1 249 22 1 33 774 1 394 669 1 444 592 1 473 5 1 494 672 1 511 988 1 532 588 1 553 339 1 563 14 1 573 479 1 572 721 1 542 398 1

Leia mais

Notas sobre a população saldos migratórios compensam o envelhecimento?

Notas sobre a população saldos migratórios compensam o envelhecimento? Maria João Valente Rosa* Análise Social, vol. XXXVI (158-159), 2001, 367-372 Notas sobre a população saldos migratórios compensam o envelhecimento? Durante a primeira metade do século XXI, as populações

Leia mais

PROPOSTAS PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2019

PROPOSTAS PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2019 Propostas para o Orçamento do Estado de 2019 1 A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), nestes seus oito anos de actividade, tem procurado contribuir para o desenvolvimento profissional das/os Psicólogas/os

Leia mais

Assim, nos termos constitucionais e regimentais aplicáveis, o Deputado do PAN apresenta o seguinte projecto de lei:

Assim, nos termos constitucionais e regimentais aplicáveis, o Deputado do PAN apresenta o seguinte projecto de lei: Projecto de Lei n.º 1035/XIII/4.ª Altera o Regime de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional, instituindo a atribuição da figura do visto temporário de residência

Leia mais

CARTA DE MISSÃO. 1. Missão do organismo. 2. Principais atribuições

CARTA DE MISSÃO. 1. Missão do organismo. 2. Principais atribuições CARTA DE MISSÃO Ministério: Ministério das Finanças Serviço / Organismo: Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) Cargo: Diretor-Geral Período de comissão de serviço:

Leia mais

Santa Casa da Misericórdia Vila Velha de Ródão. Projeto INCOGNUS. Inclusão, Cognição, Saúde INCOGNUS. Inclusão, Cognição, Saúde

Santa Casa da Misericórdia Vila Velha de Ródão. Projeto INCOGNUS. Inclusão, Cognição, Saúde INCOGNUS. Inclusão, Cognição, Saúde Santa Casa da Misericórdia Vila Velha de Ródão Projeto 2 : Inclusão, Saúde, Cognição : INCLUSÃO, SAÚDE, COGNIÇÃO O presente projeto surgiu da parceria entre a Fundação EDP e a Santa Casa da Misericórdia

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 593/XI/2.ª

PROJECTO DE LEI N.º 593/XI/2.ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 593/XI/2.ª PROMOVE A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SECTOR DOS EDIFÍCIOS ATRAVÉS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENERGIA PARA BENEFÍCIO DOS CONSUMIDORES Exposição de Motivos

Leia mais

Cooperação transfronteiriça Portugal Espanha 25 anos de cooperação Um território, um balanço, uma perspetiva de futuro

Cooperação transfronteiriça Portugal Espanha 25 anos de cooperação Um território, um balanço, uma perspetiva de futuro Cooperação transfronteiriça Portugal Espanha 25 anos de cooperação Um território, um balanço, uma perspetiva de futuro José Santos Soeiro A perspetiva de leitura Uma leitura baseada na experiência da gestão

Leia mais

O ENSINO SUPERIOR É IMPRESCINDÍVEL AO PAÍS E NÃO PODE TER MAIS CORTES!

O ENSINO SUPERIOR É IMPRESCINDÍVEL AO PAÍS E NÃO PODE TER MAIS CORTES! Federação Nacional dos Professores www.fenprof.pt O ENSINO SUPERIOR É IMPRESCINDÍVEL AO PAÍS E NÃO PODE TER MAIS CORTES! O Ensino Superior é imprescindível ao País e pode ser decisivo para a saída da crise.

Leia mais

OBJETIVOS Promover a Inovação e o Empreendedorismo Social 150 milhões de euros instrumentos de financiamento Portugal 2020

OBJETIVOS Promover a Inovação e o Empreendedorismo Social 150 milhões de euros instrumentos de financiamento Portugal 2020 OBJETIVOS Iniciativa pública portuguesa, pioneira na Europa, criada para dinamizar o mercado de investimento social e promover a inovação e o empreendedorismo social através da mobilização de cerca de

Leia mais

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA Foto de família do ato inaugural do IV Encontro Internacional de Reitores da Universia 2018 O IV Encontro Internacional de Reitores da Universia, realizado em 21 e 22 de maio de

Leia mais

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA Foto de família do ato inaugural do IV Encontro Internacional de Reitores da Universia 2018 O IV Encontro Internacional de Reitores da Universia, realizado em 21 e 22 de maio de

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO 2016

PLANO DE FORMAÇÃO 2016 PLANO DE FORMAÇÃO 2016 fevereiro Mindfulness, Estratégias de redução e intervenção no 7h 18 fevereiro IPDJ Beja 30 20 stress e na ansiedade Conhecer e Intervir no Luto 23 e 24 fevereiro DLGS Global Seguros,

Leia mais

A Taxa do IVA dos Serviços de Alimentação e Bebidas tem que baixar, já no próximo Orçamento Retificativo

A Taxa do IVA dos Serviços de Alimentação e Bebidas tem que baixar, já no próximo Orçamento Retificativo A Taxa do IVA dos Serviços de Alimentação e Bebidas tem que baixar, já no próximo Orçamento Retificativo O orçamento Retificativo vai ser entregue, no final deste mês, na Assembleia da República. O nosso

Leia mais

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B

15312/16 nb/jcc 1 DGD 1B Conselho da União Europeia Bruxelas, 9 de dezembro de 2016 (OR. en) 15312/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 9 de dezembro de 2016 para: Delegações MIGR 214 EDUC 419 JEUN

Leia mais

INTERVENÇÃO SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS, CRESCIMENTO ECONÓMICO E AUMENTO DE RENDIMENTOS

INTERVENÇÃO SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS, CRESCIMENTO ECONÓMICO E AUMENTO DE RENDIMENTOS INTERVENÇÃO SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS, CRESCIMENTO ECONÓMICO E AUMENTO DE RENDIMENTOS Sra. Presidente da Assembleia, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo e Membros do Governo, Caros

Leia mais

ESTADO SOCIAL E OS DESAFIOS DA ECONOMIA MODERNA

ESTADO SOCIAL E OS DESAFIOS DA ECONOMIA MODERNA VI Fórum Jurídico de Lisboa: Reforma do Estado Social no Contexto da Globalização. Lisboa-PT ESTADO SOCIAL E OS DESAFIOS DA ECONOMIA MODERNA Mansueto Almeida 03 de abril de 2018 Secretário de Acompanhamento

Leia mais

O Turismo de Saúde é, precisamente, um dos produtos estratégicos considerados no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT)

O Turismo de Saúde é, precisamente, um dos produtos estratégicos considerados no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DA AEP - ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PORTUGAL, JOSÉ ANTÓNIO FERREIRA DE BARROS, NA CONFERÊNCIA «A SAÚDE COMO MOTOR DO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL - ESTRATÉGIA NACIONAL PARA

Leia mais

REGULAMENTO do Projeto Felizidade - Rede de Cuidadores Informais

REGULAMENTO do Projeto Felizidade - Rede de Cuidadores Informais REGULAMENTO do Projeto Felizidade - Rede de Cuidadores Informais O fenómeno do isolamento social dos idosos é uma realidade cada vez mais atual e as suas consequências facilmente assinaláveis. No âmbito

Leia mais

1. Antecedentes e Finalidade da Estratégia de Investigação. 2. Prioridades Científicas e Atividades de Capacitação. Prioridades científicas

1. Antecedentes e Finalidade da Estratégia de Investigação. 2. Prioridades Científicas e Atividades de Capacitação. Prioridades científicas Sumário Executivo 1. Antecedentes e Finalidade da Estratégia de Investigação As doenças neurodegenerativas (DN) são doenças debilitantes, em grande medida sem tratamento, e fortemente associadas ao envelhecimento.

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 605/XIII/2.ª

Projeto de Resolução n.º 605/XIII/2.ª Projeto de Resolução n.º 605/XIII/2.ª Recomenda ao Governo que promova, junto das instituições do ensino superior da área da saúde, a inclusão do estudo da Dor e da Geriatria nos respetivos programas curriculares

Leia mais

3º Programa de Saúde

3º Programa de Saúde 2014-2020 1. Enquadramento estratégico 2. Apresentação 3. Objetivos gerais 4. Prioridades temáticas 5. Ações 6. Beneficiários 7. Tipos de subvenção 8. Regras de financiamento 9. Critérios de elegibilidade

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL FASES DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: Até 1750 Regime Demográfico Primitivo Crescimento muito lento da população mundial; Taxa de mortalidade elevada; Taxa de natalidade elevada;

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 340/XIII/1.ª

Grupo Parlamentar. Projeto de Resolução n.º 340/XIII/1.ª Grupo Parlamentar Projeto de Resolução n.º 340/XIII/1.ª Recomenda ao Governo que elabore e execute uma Estratégia Nacional para um Envelhecimento Ativo e para a Longevidade Exposição de motivos O envelhecimento

Leia mais

CONTRIBUTO OPP. Bases para a Definição de Políticas Públicas na Área das Demências. # Categoria # Autoria # Documento. OPP Outubro 2017 Lisboa

CONTRIBUTO OPP. Bases para a Definição de Políticas Públicas na Área das Demências. # Categoria # Autoria # Documento. OPP Outubro 2017 Lisboa CONTRIBUTO OPP Bases para a Definição de Políticas Públicas na Área das Demências # Categoria # Autoria # Documento Comentários Técnicos e Contributos OPP OPP Outubro 2017 Lisboa Contributo OPP Bases para

Leia mais

DESPOUPANÇA E MALPOUPANÇA CONDENAM PORTUGUESES A

DESPOUPANÇA E MALPOUPANÇA CONDENAM PORTUGUESES A DESPOUPANÇA E MALPOUPANÇA CONDENAM PORTUGUESES A PAUPERIZAÇÃO Panorama Europeu da Poupança 2016 Lisboa, 24 de Outubro de 2016 1. Despoupança: uma taxa de poupança constantemente negativa nos últimos 5

Leia mais

A dinâmica demográfica do sul de Portugal: características do passado e desafios para o futuro. Lídia Patrícia Tomé & Filipe Ribeiro

A dinâmica demográfica do sul de Portugal: características do passado e desafios para o futuro. Lídia Patrícia Tomé & Filipe Ribeiro + A dinâmica demográfica do sul de Portugal: características do passado e desafios para o futuro. Lídia Patrícia Tomé & Filipe Ribeiro + Estrutura da apresentação 2 1. Evolução da Estrutura Populacional;

Leia mais

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG

6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 4 e 5 de novembro de 214, Pouso Alegre/MG DOENÇA DE ALZHEIMER, SEU IMPACTO NOS CUIDADORES Carli da Penha Lau Silva 1 Edna

Leia mais

Desencadear um processo parlamentar de audição pública para avaliação do impacto da dívida pública e das soluções para o problema do endividamento

Desencadear um processo parlamentar de audição pública para avaliação do impacto da dívida pública e das soluções para o problema do endividamento PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 1143/XII/4ª Desencadear um processo parlamentar de audição pública para avaliação do impacto da dívida pública e das soluções para o problema do endividamento O Governo estima

Leia mais

José António Vieira da Silva. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

José António Vieira da Silva. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social José António Vieira da Silva Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social 1. Envelhecimento: tendência de longo-prazo Entre 2015 e 2080 (último exercício de Projeções da População Residente do

Leia mais

Plataforma Saúde em Diálogo

Plataforma Saúde em Diálogo Novembro/2013 A Plataforma Mais Diálogo Farmácias/Utentes de Saúde surge em 1998 como estrutura informal Fórum Mais Diálogo Farmácia / Utentes de Saúde 13 de Janeiro de 1998 1 Assinatura do Protocolo de

Leia mais