APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ESCOLA ESPECIAL PEQUENO GUINTHER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ESCOLA ESPECIAL PEQUENO GUINTHER"

Transcrição

1 APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ESCOLA ESPECIAL PEQUENO GUINTHER RELATÓRIO DO PROJETO DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS PREVENIR: UM ATO DE CARINHO Palma Sola, 14 de outubro de 2017.

2 EQUIPE DO PROJETO: LUCIA TARTARO FABIANE SANTOLIN FRANCIANE HOLZ SIMONE CARAMORI

3 INTRODUÇÃO O programa prevenção de deficiências, idealizado pela Escola Especial Pequeno Guinther, partiu do seguinte objetivo: promover ações de conscientização com a população de Palma Sola acerca das deficiências, suas causas, consequências e métodos de prevenção, visando o desenvolvimento de uma ampla cultura de prevenção de deficiências. Para tanto, foram estabelecidas parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência social, para possibilitar maior visibilidade ao trabalho realizado pelas APAES, bem como, a interlocução de informações entre as diferentes instituições que trabalham com a população. Desta forma, o presente relatório apresenta as ações desenvolvidas no ano de 2017 pela Escola Especial Pequeno Guinther vinculadas ao Projeto Prevenir: Um Ato de Carinho. Além do contato com as secretarias municipais, foram realizadas atividades com as escolas estaduais, professores e equipe técnica da Apae, familiares dos alunos, capacitação as agentes comunitária de saúde, enfermeiras e médicos, orientações no curso de noivos, clube de mães, foram desenvolvidas ações em parceria com os Bombeiros, Policia Militar e apoio da Camâra de Vereadores e da Administração Municipal na aprovoção da Lei Agosto Laranja. Vale ressaltar também, as parcerias estabelecidas com os veículos de comunicação como a Rádio Comunitária Palmeira FM e o Jornal Sentinela do Oeste que contribuíram com a concretização e divulgação deste programa.

4

5

6 BANNER

7 AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE

8 Nome do evento: Parceria com a secretaria da saúde para realizar as ações durante o ano de Data: 10 de Março de Local: Secretaria de Saúde. N de pessoas atingidas: 03. Área: Saúde. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: estabelecer parceria para desenvolver o projeto prevenir. Desenvolvimento/Resultados: Durante a apresentação do projeto prevenir para o secretário de saúde estabelecemos parcerias para estar trabalhando em conjunto nas ações de 2017 do projeto prevenir um ato de carrinho.

9 Fotos

10 Nome do evento: Encaminhamento de crianças para estimulação na APAE. Data: 12 de abril de Local: APAE de Palma Sola. N de pessoas atingidas: 01. Área: Saúde. Tipo de ação: secundária direta. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: Detectar atrasos no desenvolvimento e diminuir sequelas. Desenvolvimento/Resultados: Foi encaminhado uma criança que após consulta com a médica, necessita realizar acompanhamento multiprofissional na APAE para estimulação neuropsicomotor.

11 Atestado

12 Nome do evento: Encaminhamento de crianças da estimulação para neurologista Data: 07 de julho de Local: APAE de Palma Sola. N de pessoas atingidas: 01. Área: Saúde. Tipo de ação: secundária direta. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: realizar avaliação com neurologista. Desenvolvimento/Resultados: Foi encaminhado uma criança que após consulta médica, necessita realizar avaliação do neurologista com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

13 Encaminhamento

14 Nome do evento: Orientação à família de risco Data: 31 julho de Local: APAE de Palma Sola. N de pessoas atingidas: 05. Área: Saúde Tipo de ação: primária direta. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: orientar a família para realizar um pré-natal corretamente para prevenção de deficiências. Desenvolvimento/Resultados: Durante a orientação a família foi informada quais os cuidados que devem ter durante a gestação e da importância de estar realizando, os exames após o nascimento do bebê e acompanhamento ao pediatra mensalmente.

15 Fotos Segue em anexo lista de presença.

16 Nome do evento: palestra com o médico Felipe e a enfermeira Daiane sobre sífilis prevenção, tratamento e situação atual. Data: 07 Agosto de Local: APAE de Palma Sola. N de pessoas atingidas: 78. Área: Saúde. Tipo de ação: primária direta. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: informar os educandos da rede estadual e clube de mães sobre prevenção da sífilis. Desenvolvimento/Resultados: Durante a palestra foi orientado de que forma a sífilis é adquirida e como tratar e procurar ajuda médica o mais cedo possível.

17 Fotos Segue em anexo lista de presença.

18 Nome do evento: Coleta de dados dos recém-nascidos, referente ao Apgar no ano de Data: Junho a novembro de Local: Unidade Básica de Saúde. N de pessoas atingidas: 47. Área: Saúde. Tipo de ação: Secundária Indireta. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: Levantamento de dados sobre o nascimento de bebês no Município de Palma Sola, e as notas do Apgar após o nascimento. Desenvolvimento/Resultados: Através da planilha de controle teremos as informações sobre as notas do Apgar dos bebês nascidos no munícipio, sendo que alguma criança tiver nota abaixo de sete deverá ter uma atenção especial em busca de um diagnóstico que encontre o motivo da baixa pontuação.

19 Ficha de controle do Apgar

20 Fotos

21 Nome do evento: setembro amarelo Data: 13 de setembro de Local: centro de eventos. N de pessoas atingidas:100. Área: saúde. Tipo de ação: Primária direta Tema: prevenção de deficiências Objetivo: Participação na palestra do setembro amarelo. Desenvolvimento/Resultados: durante a palestra com parceria da saúde no setembro amarelo, o palestrando abordou sobre as tentativas de suicídio medicamentosas, podendo estas causar sequelas, dentre elas as deficiências.

22 Fotos

23 Nome do evento: Troca de informações com a enfermeira responsável sobre os grupos de gestantes da Secretaria de Saúde de Palma Sola. Data: 14 de setembro de Local: secretaria de Saúde de Palma Sola. N de pessoas atingidas: 03. Área: Saúde. Tipo de ação: Primária direta. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: Realizamos um encontro com a enfermeira responsável do grupo de gestantes e falamos da importância do projeto prevenir. Desenvolvimento/Resultados: Durante a conversa foi esclarecido sobre o funcionamento do Projeto Prevenir, as estratégias de intervenção, com as gestantes do município de Palma Sola.

24 Fotos Segue em anexo lista de presença.

25 Nome do evento: Repasse do aplicativo da APAE SC para agentes de saúde ESF 01 e entrega da lista para levantamentos de dados de pessoas com deficiência no município de Palma Sola. Data: 03 de outubro de Local: Unidade Básica de Saúde. Nº de pessoas atingidas: 13. Área: Saúde. Tipo de ação: Primária direta. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: Repassar o aplicativo da APAE SC e entrega da lista para levantamento de dados de pessoas com deficiência no município de Palma Sola. Desenvolvimento: Realizou-se uma conversa a respeito da prevenção de deficiências, principalmente no período gestacional e nos primeiros anos de vida da criança. O encontro possibilitou a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre o assunto.

26 Fotos Relatório Projeto Prevenir: um ato de Carinho Lista de presença em anexo

27 Nome do evento: Repasse do aplicativo da APAE SC para agentes de saúde ESF 02 e entrega de lista para levantamentos de dados de pessoas com deficiência no município de Palma Sola. Data: 04 de outubro de Local: Unidade Básica de Saúde. Nº de pessoas atingidas: 12. Área: Saúde. Tipo de ação: Primária direta. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: Repassar o aplicativo da APAE SC e entrega da lista para levantamento de dados de pessoas com deficiência no município de Palma Sola. Desenvolvimento: Realizou-se uma conversa a respeito da prevenção de deficiências, principalmente no período gestacional e nos primeiros anos de vida da criança. O encontro possibilitou a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre o assunto.

28 Fotos Lista de presença em anexo

29 Nome do evento: Repasse do aplicativo da APAE SC para agentes de saúde ESF 03 e entrega de lista para levantamento de dados de pessoas com deficiência no município de Palma Sola. Data: 05 de outubro de Local: Unidade Básica de Saúde. Nº de pessoas atingidas: 14. Área: Saúde. Tipo de ação: Primária direta. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: Repassar o aplicativo da APAE SC e entrega da lista para levantamento de dados de pessoas com deficiência no município de Palma Sola. Desenvolvimento Realizou-se uma conversa a respeito da prevenção de deficiências, principalmente no período gestacional e nos primeiros anos de vida da criança. O encontro possibilitou a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas sobre o assunto.

30 Fotos Lista de presença em anexo

31 Nome do evento: Entrega de oficio para palestra sobre engasgamento para gestantes na unidade básica de saúde. Data: 05 setembros de Local: corpo de bombeiros. N de pessoas atingidas: 03. Área: saúde Tipo de ação: Primária Indireta. Tema: Prevenir deficiências. Objetivo: alertar a população do cuidado do engasgamento da criança recém-nascida. Desenvolvimento/Resultados: Durante o convite falamos do objetivo em estarmos realizando a palestra para as gestantes e a importância de informar as mesmas sobre engasgamento do bebê com leite.

32

33 Nome do evento: Palestra com as gestantes sobre engasgamento. Data: 09 de outubro de Local: Unidade Básica de Saúde. Nº de pessoas atingidas: 11. Área: Saúde. Tipo de ação: Primária direta. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: alertar as gestantes no cuidado do engasgamento da criança recém-nascida. Desenvolvimento: Realizou-se uma palestra sobre engasgamento do recém-nascido nos seus primeiros anos de vida. O encontro possibilitou a troca de experiências, prática de desaforamento e esclarecimento de dúvidas sobre o assunto.

34 Fotos Lista de presença em anexo

35 Nome do evento: Encaminhamento médico. Data: De novembro de 2016 a outubro de Local: APAE de Palma Sola. N de pessoas atingidas: 650 pessoas aproximadamente. Área: Saúde. Tipo de ação: Secundária direta. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: Atendimento/Acompanhamento dos alunos da APAE e seus familiares e avaliações durante o ano de pessoas que possam vir a frequentar a APAE. Desenvolvimento/Resultados: A médica uma vez por mês na escola prestar atendimento aos alunos e familiares, também realiza encaminhamentos de crianças das escolas municipais e estaduais quando necessário. O resultado do tratamento depende da aceitação do paciente e as estratégias variam conforme o paciente, sua família e a gravidade da doença.

36 Fotos Lista de presença em anexo

37 Nome do evento: Pedia Suit. Data: De março de 2017 a novembro de Local: APAE de Palma Sola. N de pessoas atingidas: 07. Área: Saúde. Tipo de ação: Secundária diretas. Tema: Prevenção de Deficiências. Objetivo: reduzir deformidades, limitações, alcançando novas habilidades motoras, possibilitando melhoria da qualidade de vida e inclusão social. Desenvolvimento/Resultados: é um tratamento intensificado de fisioterapia, realizado de segunda a sexta, durante 3 a 4 semanas ininterruptas, com duração de até 4 horas por dia, utilizando diferentes equipamentos, recursos, técnicas, conceitos. Esse protocolo de terapia intensiva é realizado pelo profissional de terapia ocupacional e o fisioterapeuta capacitados para a aplicação deste protocolo.

38 Fotos

39 AÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

40 Nome do evento: Parceria com a secretaria de educação para realizar as ações durante o ano de Data: 15 de Março de Local: Secretaria de educação. N de pessoas atingidas: 05. Área: educação. Objetivo: estabelecer parceria para desenvolver o projeto prevenir. Desenvolvimento/Resultados: Durante a apresentação do projeto prevenir para a secretaria da educação estabelecemos parcerias para estar trabalhando em conjunto nas ações de 2017 do projeto prevenir um ato de carrinho.

41 Fotos

42 Nome do evento: Apresentação do Projeto Prevenir a todos os funcionários da APAE. Data: 09 de março de Local: Escola Especial Pequeno Guinther. N de pessoas atingidas: 20. Área: Educação. Tipo de ação: Primária direta. Tema: Apresentação e sugestões para o Projeto Prevenir 2017 aos funcionários da APAE. Objetivo: Apresentar o Projeto Prevenir, sua finalidade e objetivos para Desenvolvimento/Resultados: Levar ao conhecimento de todos que trabalham na APAE de Palma Sola as ações que serão desenvolvidas durante o ano de 2017 e abrir para ideias e sugestões para melhorar o desenvolvimento do projeto.

43 Fotos Lista de Presença em anexo

44 Nome do evento: Dia do Síndrome de Down Data: 21 de março de Local: Escola Especial Pequeno Guinther. N de pessoas atingidas: indeterminadas. Área: Educação. Tipo de ação: Primária direta Tema: Mensagem sobre o dia do Síndrome de Down Objetivo: Levar informação sobre o síndrome de Down na página do facebook. Desenvolvimento/Resultados: conscientizar sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.

45

46 Nome do evento: Palestra no curso de noivos. Data: 25 de março de Local: Pavilhão da Igreja Matriz. N de pessoas atingidas: 12. Área: Educação. Tipo de ação: Primária Direta. Tema: Levar Informação aos casais. Objetivo: Orientar os casais a respeito do planejamento familiar e prevenção de deficiências, também sobre os fatores de risco geradores, visando à prevenção e diminuição dos índices atuais, bem como a identificação e a intervenção precoce. Desenvolvimento/Resultados: Em parceria com a Igreja Matriz, a APAE tem a oportunidade de levar informações sobre o planejamento familiar e a prevenção de deficiências, relatamos algumas medidas antes e durante a gestação, no momento do parto e após o nascimento do bebê, explicamos também a importância dos testes e vacinas que são gratuitos e obrigatórios para prevenir a ocorrência de deficiências.

47 Fotos Lista de presença em anexo

48 Nome do evento: Família na Escola. Data: 29 de abril de Local: Escola Especial Pequeno Guinther. N de pessoas atingidas: 43. Área: Educação. Tipo de ação: Primária Direta. Tema: prevenção de deficiência. Objetivo: divulgar o programa prevenção. Desenvolvimento/Resultados: Nesse dia apresentamos as famílias o programa prevenção como é desenvolvido as ações do projeto e orientamos sobre a alimentação saudável.

49 Fotos Lista de presença em anexo.

50 Nome do evento: Estimulação Essencial. Data: De fevereiro a novembro de Local: APAE. N de pessoas atingidas: 14. Área: Educação. Tipo de ação: Secundária Direta. Tema: Prevenção das Deficiências Objetivo: O propósito das intervenções são promover o desenvolvimento nas áreas afetadas com uma equipe de atendimento interdisciplinar (Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Psiquiatra, Pedagoga e Psicóloga). Desenvolvimento/Resultados: Os alunos frequentam a APAE de duas a três vezes por semana, individual ou em grupos onde são trabalhadas áreas da percepção sensorial, motora, cognição, socialização e comunicação em crianças de zero a seis anos de idade com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Na instituição é realizada avaliação (PORTAGE), que fornece suporte para as intervenções que serão realizadas no acompanhamento a na evolução de cada caso.

51 Fotos

52 Nome do evento: Entrevista na Rádio comunitária Palmeira FM Data: 03 de agosto de Local: Rádio comunitária Palmeira FM. N de pessoas atingidas: indeterminadas. Área: Educação. Tipo de ação: Primária Indireta. Tema: prevenção de deficiências. Objetivo: Divulgar o mês Agosto Laranja e a primeira caminhada convidando toda população do município. Desenvolvimento/Resultados: Entrevista informativa sobre o mês agosto laranja dedicado à realização de ações de conscientização e prevenção de deficiências e estender o convite para a população para participar da primeira caminhada da prevenção.

53 Fotos Segue em anexo cópia de entrevista veiculada na rádio Palmeira FM do município de Palma Sola SC.

54 Nome do evento: Informe Jornalístico Data: 03 de agosto Local: Jornal Sentinela do Oeste. Nº de pessoas atingidas: Indeterminado. Área: educação. Tipo de ação: Primária direta. Tema: prevenção de deficiências. Objetivo: informar a todos sobre o mês Agosto Laranja. Promover ações de conscientização com a população de Palma Sola acerca das deficiências, suas causas, consequências e métodos de prevenção, visando o desenvolvimento de uma ampla cultura de prevenção de deficiência. Desenvolvimento: Publicação de texto informativo sobre a prevenção de deficiências, com ênfase na prevenção e informação do mês Agosto Laranja dedicado a realização de ações de conscientização e prevenção de deficiências

55 Relatório Projeto Prevenir: um ato de Carinho Fotos Cópia do jornal Lista de presença em anexo.

56 Nome do evento: Divulgação do mês agosto laranja e primeira caminhada no facebook. Data: 03 de agosto de Local: facebook da APAE. N de pessoas atingidas: indeterminadas. Área: Educação. Tipo de ação: Primária Indireta. Tema: prevenção de deficiências Objetivo: Divulgar o mês Agosto Laranja e a e a primeira caminhada convidando a toda população do município. Desenvolvimento/Resultados: divulgar sobre o mês Agosto Laranja dedicado a realização de ações de conscientização e prevenção de deficiências e a primeira caminhada da prevenção.

57

58 Nome do evento: Confecção de marca texto tema projeto prevenir Data: 15 de agosto de Local: escola. N de pessoas atingidas: 100. Área: Educação. Tipo de ação: Primária direta Tema: prevenção de deficiências Objetivo: Divulgar o projeto prevenir e entrega do marca texto com orientação. Desenvolvimento/Resultados: Foi entregue durante os encontros, palestras e a pessoa que vieram visitar a escola o marca texto.

59 Marca Texto confeccionado pela equipe da APAE.

60 Nome do evento: Agosto Laranja e primeira caminhada da prevenção Data: 07 de agosto de Local: Ruas da cidade. N de pessoas atingidas: 250. Área: Educação. Tipo de ação: Primária Indireta. Tema: prevenção de deficiências Objetivo: Divulgar o mês Agosto Laranja e a primeira caminhada com toda população do município. Desenvolvimento/Resultados: divulgar sobre o mês Agosto Laranja dedicado a realização de ações de conscientização e prevenção de deficiências a primeira caminhada da prevenção.

61 Fotos

62 Nome do evento: Pedágio da prevenção Data: 24 de agosto de Local: centro da cidade. N de pessoas atingidas: Área: Educação. Tipo de ação: Primária Indireta. Tema: prevenção de deficiências. Objetivo: Divulgar o mês Agosto Laranja e entrega de lixeirinha para carro com o tema da prevenção na cor laranja. Desenvolvimento/Resultados: Durante o dia foram abordados os veículos e as pessoas para participação do nosso pedágio anual. Aproveitamos este momento, para entrega da lixeirinha e do marca texto onde falávamos brevemente sobre a Campanha de Prevenção.

63 Fotos

64 Nome do evento: desfile 7 de Setembro Data: 07 de Setembro de Local: centro da cidade. N de pessoas atingidas: Área: Educação. Tipo de ação: Primária Indireta. Tema: prevenção de deficiências. Objetivo: Divulgar o projeto prevenir durante o desfile. Desenvolvimento/Resultados: Durante o desfile apresentou-se o tema do projeto prevenir conscientizando a população da importância de cuidar da saúde durante a gravidez para ter uma boa qualidade de vida.

65 Fotos

66 AÇÕES NA ÀREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

67 Nome do evento: Parceria com a Secretaria de Assistência Social de Palma Sola. Data: 05 de março de Local: Secretaria de Assistência Social. N de pessoas atingidas: 03. Área: Assistência Social. Tema: prevenção de deficiências. Objetivo: Esclarecer a equipe da Secretaria de Assistência Social de Palma Sola sobre o Projeto Prevenir suas ações que serão realizadas durante o ano de 2017 e fazer parcerias com os grupos atendidos. Desenvolvimento/Resultados: Durante o evento foi esclarecido sobre o funcionamento do Projeto Prevenir, as estratégias de intervenções: como palestras direcionada a jovens, adolescentes e suas famílias e o encontro com os grupos de gestantes. Também planejamos algumas estratégias de intervenção.

68 Fotos

69 Nome do evento: palestra com as gestantes do CRAS. Data: 10 de abril de Local: CRAS de Palma Sola. N de pessoas atingidas: 07. Área: Assistência Social. Tipo de ação: Ação primária direta. Tema: prevenção de deficiências. Objetivo: Orientar a prevenção nas três áreas primária, secundária e terciária e levar a toda a comunidade informações sobre a Prevenção. Desenvolvimento/Resultados: Realizou-se uma explanação sobre o Projeto Prevenir, orientando a prevenção nas três áreas primária, secundária e terciária durante a gestação as quais foram apresentadas em power point.

70 Fotos Lista de presença em anexo.

71 Nome do evento: palestra clube de mães Data: 25 de abril de Local: Bairro agrícola. N de pessoas atingidas: 11. Área: Assistência Social. Tipo de ação: Ação primária direta. Tema: prevenção de deficiências. Objetivo: Orientar como prevenir acidentes domésticos. Desenvolvimento/Resultados: Realizou uma palestra mostrando para as mulheres que participam do clube de mães a importância de alguns cuidados no seu cotidiano para prevenir a ocorrência de acidentes domésticos, o que em muitos casos resultam em algum tipo de deficiência.

72 Fotos Segue lista de presença em anexo.

73 Nome do evento: Criação da lei Agosto Laranja Data: 06 de julho de Local: Palma Sola. N de pessoas atingidas: 08. Área: Assistência Social. Tipo de ação: Primária Indireta. Tema: Prevenir deficiências. Objetivo: Expor para o prefeito a importância da criação da lei Agosto Laranja no município de Palma Sola e a importância de divulgara no projeto prevenir. Desenvolvimento/Resultados: Durante a conversa com o prefeito municipal juntamente com a equipe do projeto prevenir explanou-se a importância da lei Agosto Laranja de ser criada no município de Palma Sola onde todas as secretarias seriam envolvidas e nesse mês a lei passaria a integrar o calendário municipal.

74 Fotos Segue lista de presença em anexo.

75

76 Nome do evento: Apresentação do projeto prevenir câmera de vereadores e abertura da semana dos autodefensores Data: 10 de julho de Local: Palma Sola. N de pessoas atingidas: 28. Área: Assistência Social. Tipo de ação: Primária Indireta. Tema: Prevenir deficiências Objetivo: Expor para os vereadores a importância da criação da lei Agosto Laranja no município de Palma Sola, a importância de divulgação do o projeto prevenir e a abertura da semana dos autodefensores. Desenvolvimento/Resultados: Durante a sessão da câmera de vereadores explanamos o projeto prevenir e as atividades desenvolvidas durante o ano de 2017 e a abertura da semana dos autodefensores, dando ênfase na importância da aprovação da lei Agosto Laranja para o município de Palma Sola.

77 Fotos Relatório Projeto Prevenir: um ato de Carinho Segue lista de presença em anexo.

78 Nome do evento: Confecção de camisetas. Data: 27 de julho de Local: Palma Sola. N de pessoas atingidas: 23 Área: Assistência Social. Tipo de ação: Primária Indireta. Tema: Prevenir deficiências Objetivo: Divulgar o Projeto Prevenção através da confecção de camisetas e o Agosto Laranja. Desenvolvimento/Resultados: Confeccionamos camisetas para usarmos em todas as ações desenvolvidas no projeto durante o ano de 2017 e na divulgação do mês Agosto Laranja.

79 Relatório Projeto Prevenir: um ato de Carinho Fotos

80 Nome do evento: Entrega de ofício para caminhada do agosto laranja. Data: 03 agosto de Local: corpo de bombeiros. N de pessoas atingidas: 03. Área: assistência social Tipo de ação: Primária Indireta. Tema: Prevenir deficiências. Objetivo: convidar para participar da primeira caminhada do mês Agosto Laranja. Desenvolvimento/Resultados: Durante o convite falamos do objetivo em estarmos realizando a caminhada e da importância do mês Agosto Laranja na prevenção de deficiências.

81

82 Fotos

83 Nome do evento: Entrega de ofício para caminhada do Agosto Laranja. Data: 03 agosto de Local: policia militar. N de pessoas atingidas: 03. Área: Assistência Social. Tipo de ação: primária Indireta. Objetivo: Manter a parceria e a colaboração da polícia militar nas ações desenvolvidas acreditando que a polícia tem um papel fundamental na concretização das ações. Desenvolvimento/Resultados: Através da parceria estabelecida com a polícia militar falamos sobre o projeto prevenir e as ações desenvolvidas, bem como o objetivo de estarmos realizando a caminhada a importância do mês Agosto Laranja na prevenção de deficiências.

84

85 Fotos Relatório Projeto Prevenir: um ato de Carinho

86 Nome do evento: Prefeitura Municipal entrega de oficio para caminhada do agosto laranja. Data: 03 agosto de Local: Prefeitura Municipal. N de pessoas atingidas: 03. Área: Assistência Social Tipo de ação: primária Indireta. Tema: Prevenção das Deficiências Objetivo: Consolidar um emparceiramento e convidar para participar da primeira caminhada do mês agosto laranja com a prefeitura nas ações que necessitam de autorização nas ações, pessoas e cargos públicos. Desenvolvimento/Resultados: Durante a entrega do oficio falamos do objetivo em estarmos realizando a caminhada e da importância do mês agosto laranja na prevenção de deficiências e estendemos a todos o convite pra participar da caminhada.

87 Anexos

88 Fotos

89 Nome do evento: Feijoada Beneficente Data: 07/09/2017 Local: Ginásio da APAE N de pessoas atingidas: 400. Área: Assistência social. Tipo de ação: Primária Indireta. Tema: Prevenção das Deficiências. Objetivo: Divulgar o Programa Prevenir e a importância da Prevenção de Deficiências. Desenvolvimento/Resultados: No dia 07 de setembro 2017 aconteceu a VII Feijoada da APAE, urante a realização desse evento a equipe do Programa Prevenir aproveitou para divulgar e entregar folder com explicações de como prevenir deficiências.

90 Fotos

91 Quadro de Ações Ano 2015 Nº de ações Ano 2016 Nº de ações Ano 2017 Nº de ações AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE 03 AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE 16 AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE 14 AÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO 05 AÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO 15 AÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO 12 AÇÕES NA ÀREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 05 AÇÕES NA ÀREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 07 AÇÕES NA ÀREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 09 Número de pessoas atingidas com o Projeto Prevenir no ano de Número de pessoas atingidas com o Projeto Prevenir no ano de Número de pessoas atingidas com o Projeto Prevenir no ano de Ações Diretas Ações Indiretas Ações por meio de Comunicação

92 DIVERSIDADE PÚBLICO 2015 SAÚDE EDUCAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL Palestra gestantes; Pós-termos; Estimulação; Divulgação e entrega de material informativo; Palestra para educandos; Palestra grupo de jovens; Pedágio; Desfile 7 de setembro; Jornal; Rádio; DIVERSIDADE PÚBLICO 2016 SAÚDE EDUCAÇÃO ASSISTENCIA SOCIAL Palestra dengue; Estimulação; Conselho municipal; Pôs termos enfermeira da UBS; Encaminhamento medico; Parceria SINASC; Senar capacitação de deficiências; Parceria com NASF; grupo de idosos; Apresentação funcionários da APAE; aos Reunião com pais e professores; Secretaria de educação; Parceria com aurora alimentos; Avaliação multiprofissional nas creches; Teatro; Jornal Sentinela do Oeste; Magistério; Semana da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla; Palestra curso de noivos; Café colonial; Famílias bolsa família; Feijoada; Oficina DSTs.

93 DIVERSIDADE PÚBLICO 2017 SAÚDE EDUCAÇÃO ASSISTENCIA SOCIAL Parcerias com o secretário da saúde; Encaminhamento ao neurologista aluna da estimulação; Orientação a família de risco; palestra prevenção sífilis; Setembro amarelo participação; Troca de informação enfermeira responsável grupo de gestantes; Repasse aplicativo da APAE SC para agentes de saúde; Corpo de bombeiros ; Gestantes; Pedia suit; Facebook; Família na escola; Rádio comunitária; Confecção de material informativo; Caminhada Agosto Laranja; Desfile 7 de setembro; Parceria com assistência social; Gestantes do CRAS; Clube de mães; Criação da Lei Agosto Laranja; Câmera de vereadores apresentar projeto prevenir; Entrega de ofício Polícia Militar; Prefeitura Municipal; Diversidade de ações diretas e indiretas na área da prevenção 2017 TOTAL DE AÇÕES DIRETAS TOTAL DE AÇÕES INDERETAS Saúde 13 Saúde 02 Educação 07 Educação 06 Assistência social 04 Assistência social 06

94 CONCLUSÃO Com a execução do Projeto de Prevenção de Deficiência, verificou-se que para a implementação de programas de prevenção de deficiências e de intervenção precoce preventivas é necessário que toda a população tenha conhecimento dos múltiplos fatores de risco das deficiências para saber como evitá-las. Percebeu-se que é possível reduzir os índices de deficiências investindo em políticas de prevenção, partindo de iniciativas educacionais e parcerias com diversas secretarias públicas e órgãos privados, que auxiliaram e apoiaram na realização das ações do projeto. Da mesma forma, as ações desenvolvidas em conjunto com a família, escola e comunidade, conseguimos construir estratégias que representaram fator de êxito para a prevenção, através de informação, orientação e/ou campanhas, conscientizando a coletividade sobre as necessidades dos cuidados prioritários com a própria saúde e da população em geral. Por fim, acreditamos que com o desenvolvimento deste projeto diminuímos e evitamos deficiências decorrentes da falta de informação, um vez que a desinformação, bem como o desinteresse por medidas preventivas elevam a porcentagem de deficiências. Concluímos que foi possível atingir aproximadamente 86% da população do município através dos meios de comunicação, forma indireta 44,80% e de forma direta 13,12 %, levando em consideração a população do nosso município de mil habitantes. Cabe ressaltar que as pessoas são assinantes do Jornal Serntinela do Oeste, público este que atingimos de forma indireta os municípios de Anchieta-SC, Campo Erê- SC, Flor da Serra do Sul-PR, Guarujá do Sul-SC e São José do Cedro-SC

P R O G R A M A P R E V E N Ç Ã O D E D E F I C I Ê N C I A

P R O G R A M A P R E V E N Ç Ã O D E D E F I C I Ê N C I A P R O G R A M A P R E V E N Ç Ã O D E D E F I C I Ê N C I A AÇÕES DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2017 AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE 2017 AÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO 2017 AÇÕES NA ÀREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 2017 15 13

Leia mais

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR PÚBLICO ALVO EDUCANDOS DOS 9º ANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE DE ENSINO E DO ENSINO MÉDIO PROFESSORES DOS CEIs; JARDINS E 1º E 2º ANOS; EMPRESAS; AGENTES

Leia mais

Programa Prevenção de Deficiências. Juliana Regina da Silva APAE Anita Garibaldi

Programa Prevenção de Deficiências. Juliana Regina da Silva APAE Anita Garibaldi Programa Prevenção de Deficiências Juliana Regina da Silva APAE Anita Garibaldi Justificativa O objetivo do programa de Prevenção de Deficiências da APAE de Anita Garibaldi, foi desenvolver ações junto

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

1. Nome do Evento: Pedágio da Prevenção Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Data: 21/08/2017 Local: São Miguel do Oeste- SC Nº de

1. Nome do Evento: Pedágio da Prevenção Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Data: 21/08/2017 Local: São Miguel do Oeste- SC Nº de AÇÕES INDIRETAS 1. Nome do Evento: Pedágio da Prevenção Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Data: 21/08/2017 Local: São Miguel do Oeste- SC Nº de pessoas: indefinido 2. Nome do Evento:

Leia mais

PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS

PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS - APAE de ANCHIETA/SC. ESCOLA ESPECIAL PADRE MARTINHO BURGER PROJETO PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS: MEDIDAS QUE AJUDAM A PREVENIR DEFICIÊNCIAS

Leia mais

Atividades desenvolvidas na Saúde

Atividades desenvolvidas na Saúde Atividades desenvolvidas na Saúde Encontro com Grupo de Gestantes do Bairro São Pedro Data: 21 de Julho de 2017 Local: Posto de Saúde São Pedro Nº de Pessoas: 6 Encontro com Grupo de Gestantes do Bairro

Leia mais

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR JUSTIFICATIVA Segundo dados da Organização mundial de saúde, 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas. Com a evolução do conhecimento científico,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO UNIÃO/SC INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTONIETA NOGUEIRASOARES

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO UNIÃO/SC INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTONIETA NOGUEIRASOARES 1 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO UNIÃO/SC INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTONIETA NOGUEIRASOARES PROGRAMA PREVENIR TRATAR É IMPORTANTE, MAS PREVENIR É VITAL!" PORTO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ A P A E ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ ESCOLA ESPECIAL TEMPO FELIZ APAE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES SETEMBRO DE 2013 RESPONSÁVEL: Ana Cláudia

Leia mais

Crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika Alagoas Experiência de resposta à emergência

Crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika Alagoas Experiência de resposta à emergência Crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika Alagoas Experiência de resposta à emergência Waldinéa Silva Responsável Técnica do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em

Leia mais

O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância. Microcefalia e Estimulação Precoce

O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância. Microcefalia e Estimulação Precoce O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância Microcefalia e Estimulação Precoce Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia no Brasil Alteração do padrão

Leia mais

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO EM REDE NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE Tatiane Pecoraro Psicóloga Coordenadora de Saúde Mental Salgado Filho -PR Caracterização do Município Município de

Leia mais

Relatório PROJETO PREVENIR APAE DE INDAIAL: QUEM AMA PREVINE

Relatório PROJETO PREVENIR APAE DE INDAIAL: QUEM AMA PREVINE Relatório 2017. PROJETO PREVENIR APAE DE INDAIAL: QUEM AMA PREVINE Dados da Entidade 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Nome da Entidade: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Indaial - APAE de Indaial. 1.2

Leia mais

Mulheres da região da Grande Florianópolis.

Mulheres da região da Grande Florianópolis. DATA 03/10/2016 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO: NOME DA ASSOCIAÇÃO: CNPJ: ENDEREÇO: CEP: CIDADE NOME DO RESPONDENTE: TELEFONE: ESTADO: CARGO: E-MAIL: 2. RESUMO DO PROJETO: NOME DO PROJETO: BREVE

Leia mais

Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar.

Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar. TÍTULO DA PRÁTICA: Visita domiciliar ao recém nascido: uma prática Interdisciplinar. CÓDIGO DA PRÁTICA: T23 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 a)situação problema e/ou demanda inicial que

Leia mais

RELATÓRIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS

RELATÓRIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS RELATÓRIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS Órgão Concessor: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Nome da Entidade: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de RGSerra Endereço: Rua Carlos dos Santos, nº 156

Leia mais

PROGRAMA PREVENIR APAE DE SIDERÓPOLIS ESCOLA ESPECIAL RENASCER

PROGRAMA PREVENIR APAE DE SIDERÓPOLIS ESCOLA ESPECIAL RENASCER PROGRAMA PREVENIR APAE DE SIDERÓPOLIS ESCOLA ESPECIAL RENASCER Siderópolis, 13 de novembro de 2017. RELATÓRIO DO PROGRAMA DE SAÚDE E PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS Siderópolis, 13 de novembro de 2017. Justificativa

Leia mais

PESQUISA NACIONAL REDE APAE: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE

PESQUISA NACIONAL REDE APAE: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE PESQUISA NACIONAL REDE APAE: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE Caso tenha dúvidas no preenchimento correto da pesquisa, entre em contato com o representante da sua Federação Estadual que foi capacitado poderá prestar

Leia mais

RELATÓRIO DE AÇÕES DO PROGRAMA APAEANO DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS UM PASSO PARA O FUTURO 2016/2017

RELATÓRIO DE AÇÕES DO PROGRAMA APAEANO DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS UM PASSO PARA O FUTURO 2016/2017 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE ESCOLA ESPECIAL ARCO-ÍRIS DE IRANI RELATÓRIO DE AÇÕES DO PROGRAMA APAEANO DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS UM PASSO PARA O FUTURO 2016/2017 IRANI-SC NOVEMBRO,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE SANTA CATARINA

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE SANTA CATARINA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DEFICIÊNCIAS RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS

Leia mais

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 Comissão Organizadora: Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Secretaria Municipal de Educação e Juventude,

Leia mais

ADESÃO AO PROGRAMA DE PUERICULTURA DA ESF LUBOMIR URBAN AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PET-REDES UEPG/SMSPG

ADESÃO AO PROGRAMA DE PUERICULTURA DA ESF LUBOMIR URBAN AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PET-REDES UEPG/SMSPG ISSN 2238-9113 ADESÃO AO PROGRAMA DE PUERICULTURA DA ESF LUBOMIR URBAN AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PET-REDES UEPG/SMSPG Área temática: Saúde Aline Mara Ferreira (alinemara008@hotmail.com) Vitória Monteiro

Leia mais

Assistência a criança com Microcefalia: Experiência do Piauí

Assistência a criança com Microcefalia: Experiência do Piauí Assistência a criança com Microcefalia: Experiência do Piauí MICROCEFALIA DEFINIÇÃO E INDICADORES CONCEITO: é uma condição em que uma criança apresenta a medida da cabeça substancialmente menor, quando

Leia mais

Atuação do Profissional de Educação Física no Nasf-1 Continente.

Atuação do Profissional de Educação Física no Nasf-1 Continente. TÍTULO DA PRÁTICA: Atuação do Profissional de Educação Física no Nasf-1 Continente. CÓDIGO DA PRÁTICA: T83 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 (tópico A) Florianópolis é considerado

Leia mais

ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL

ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL Eliane de Fátima Trevisan Nogueira APAE de Campinas Ana Paula Damasceno Binoto APAE de Campinas Marise

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES NUMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO NORDESTE BRASILEIRO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES NUMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO NORDESTE BRASILEIRO EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES NUMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO NORDESTE BRASILEIRO Cristiana Barbosa da Silva Gomes 1 ; Isaldes Stefano Vieira Ferreira 2 ; Rosângela Vidal de Negreiros 3 Discente

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE PROGRAMA: ANIMAL SELVAGEM Ciclo de Palestras do GEAS - UVV PROGRAMA: ASSISTÊNCIA À SAÚDE E NUTRIÇÃO ANIMAL. Curso de Defesa Sanitária Animal X Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO

RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE TERESINA Ayla Maria Calixto de Carvalho Alba Alves Costa Marques Telma Maria Evangelista

Leia mais

XIII Congresso Estadual das APAEs PROJETO UMA CONVERSA SALVA UMA VIDA: CAPACITANDO A FAMÍLIA COMO AGENTES ESTIMULADORES

XIII Congresso Estadual das APAEs PROJETO UMA CONVERSA SALVA UMA VIDA: CAPACITANDO A FAMÍLIA COMO AGENTES ESTIMULADORES XIII Congresso Estadual das APAEs IV Fórum de Autodefensores 28 a 30 de março de 2010 Parque Vila Germânica, Setor 2 Blumenau (SC), BRASIL PROJETO UMA CONVERSA SALVA UMA VIDA: CAPACITANDO A FAMÍLIA COMO

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 01

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 01 São Paulo, 08 de Janeiro de 2019. TERMO DE COLABORAÇÃO nº 002/2018 Referente ao Processo nº 519159/2018 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 01 A APAE DE SÃO PAULO iniciou as atividades e a gestão do Centro

Leia mais

VISIBILIDADE DA VIOLÊNCIA DE GRUPOS VULNERÁVEIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COM ÊNFASE NA PESSOA IDOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

VISIBILIDADE DA VIOLÊNCIA DE GRUPOS VULNERÁVEIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COM ÊNFASE NA PESSOA IDOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA VISIBILIDADE DA VIOLÊNCIA DE GRUPOS VULNERÁVEIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COM ÊNFASE NA PESSOA IDOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Cicero Natan dos Santos Alves ¹; Johnatan Dantas Oliveira Freitas ²; Maria

Leia mais

PROJETO PREVENINDO AS DEFICIÊNCIAS

PROJETO PREVENINDO AS DEFICIÊNCIAS PROJETO PREVENINDO AS DEFICIÊNCIAS Fundamentação teórica A APAE de Maringá é uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização,

Leia mais

Primeira infância é deixada de lado na cidade de SP

Primeira infância é deixada de lado na cidade de SP 1 GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 22/04/2014 DISCURSO 15 Primeira infância é deixada de lado na cidade de SP Sr. Presidente da Câmara Municipal, srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara.

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA De forma pioneira, a NotreDame Intermédica entendeu que cuidar da saúde é muito mais que atender pessoas doentes. Por isso, em 1982, adotou o conceito

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS SUS - Princípios Gerais 1 - A Saúde Como Direito de Todos

Leia mais

O PROCESSO DE TRABALHO DO NASF EXPERIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES

O PROCESSO DE TRABALHO DO NASF EXPERIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES O PROCESSO DE TRABALHO DO NASF EXPERIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES PREFEITO MUNICIPAL DEBENEVIDES RONIE SILVA RUFINO SECRETÁRIA DE SAÚDE MUNICIPAL SIMONE BERVELY DIRETORA DEPARTAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE

Leia mais

informar para prevenir

informar para prevenir PROJETO PRIMEIRO PASSO informar para prevenir "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. PAULO FREIRE ALGUNS DADOS SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL NO MUNDO. A Organização

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA

QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA QUESTIONÁRIO SOBRE ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA Denise Silveira, Anaclaudia Gastal Fassa, Maria Elizabeth Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Luiz Augusto Facchini IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE 1. UF:

Leia mais

IDEALIZADORES. A Federação Estadual das APAEs de Santa Catarina e a Coordenação Estadual de Saúde e Prevenção de Deficiências.

IDEALIZADORES. A Federação Estadual das APAEs de Santa Catarina e a Coordenação Estadual de Saúde e Prevenção de Deficiências. Projeto Prevenir IDEALIZADORES A Federação Estadual das APAEs de Santa Catarina e a Coordenação Estadual de Saúde e Prevenção de Deficiências. OBJETIVO O Projeto Prevenir tem como objetivo implantar ou

Leia mais

PREFEITURA DE MONTES CLAROS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Centro de Referência de Assistência Social PLANO ANUAL DE AÇÃO 2015

PREFEITURA DE MONTES CLAROS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL Centro de Referência de Assistência Social PLANO ANUAL DE AÇÃO 2015 CRAS: Maracanã COORDENADOR(A): Eliana de Araújo Vieira PREFEITURA DE MONTES CLAROS PLANO ANUAL DE AÇÃO 2015 QUADRO I Atividades de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários: Objetivo Atividades

Leia mais

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças.

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças. Saúde coletiva para a infância Ciclos da Vida Profa. Me. Adriana de Medeiros Melo Membro do Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Quais são as principais ações da área

Leia mais

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado

Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança. PMAQ Processo de trabalho ofertas para o cuidado Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação-Geral de Gestão da Atenção Básica Atenção Básica na Atenção Integral à Saúde da Criança PMAQ Processo de trabalho

Leia mais

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 Tatiéle Dos Santos Camargo 2, Luciana Meller 3, Flávia Michelle Pereira Albuquerque

Leia mais

PROMOÇÃO À SAÚDE E BEM-ESTAR DE PUÉRPERAS

PROMOÇÃO À SAÚDE E BEM-ESTAR DE PUÉRPERAS PROMOÇÃO À SAÚDE E BEM-ESTAR DE PUÉRPERAS Sigrid Fontes¹; Lourdes Missio²; Jéssica Silva Fernandes³; Willian Silva Serra 4 ¹ Acadêmica do Curso de Enfermagem da UEMS, Unidade Universitária de Dourados;

Leia mais

Promoção da Alimentação Saudável: avanços e perspectivas

Promoção da Alimentação Saudável: avanços e perspectivas Promoção da Alimentação Saudável: avanços e perspectivas Promoção da Alimentação Saudável Oportunidades: Prioridade no Pacto pela Saúde (PNPS e PNAN) Repasse fundo a fundo Portaria MS/ MEC nº 1010 e Programa

Leia mais

Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa

Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa NOTÍCIAS DE INTERESSE (FECOMÉRCIO / SESC / SENAC): VEÍCULO: BLOG ROBSON PIRES DATA: 01.10.18 Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa A prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE NOVAIS

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE NOVAIS PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE NOVAIS I. Identificação da Organização da Sociedade Civil ( OSC). 1. Dados da Pessoa Jurídica Mantenedora Nome : Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Catanduva-APAE

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SANTA CATARINA

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SANTA CATARINA FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SANTA CATARINA Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das APAEs no Estado de Santa Catarina 06 a 12 de julho de 2014 Projeto Valorizando o Autodefensor

Leia mais

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias.

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias. CÍRCULO DE DIÁLOGO 2008 ODMs PELA EDUCAÇÃO Guaratuba 14/ Abril Local: Colônia de Férias de Guaratuba Endereço: Rua Nazir Mafra Saporski Nº 750 - Jardim Eliana GRUPOS Grupo A 1- Conscientizar as famílias

Leia mais

Caderno 2 de Prova PR08. Educação Especial. Professor de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação. Edital n o 003/2009

Caderno 2 de Prova PR08. Educação Especial. Professor de. Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação. Edital n o 003/2009 Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 003/2009 Caderno 2 de Prova PR08 Professor de Educação Especial Dia: 22 de novembro de 2009 Horário: das 8 às 11 h (12

Leia mais

Programa Gestar Bem. Evelin Santos Rando Gerente Gestão de Pessoas Karin Juliana Ribas Assistente Social Gestão de Pessoas

Programa Gestar Bem. Evelin Santos Rando Gerente Gestão de Pessoas Karin Juliana Ribas Assistente Social Gestão de Pessoas Evelin Santos Rando Gerente Gestão de Pessoas Karin Juliana Ribas Assistente Social Gestão de Pessoas LIGA PARANAENSE DE COMBATE AO CÂNCER HOSPITAL ERASTO GAERTNER Liga Paranaense de Combate ao Câncer

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL EM OSASCO: DAS CLASSES ESPECIAIS AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

EDUCAÇÃO ESPECIAL EM OSASCO: DAS CLASSES ESPECIAIS AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EDUCAÇÃO ESPECIAL EM OSASCO: DAS CLASSES ESPECIAIS AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO Edivaldo Félix Gonçalves 1 As primeiras classes especiais para alunos com deficiência intelectual foram criadas

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MANTENEDORA ESCOLA DE EUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO DOS SONHOS

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MANTENEDORA ESCOLA DE EUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO DOS SONHOS ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MANTENEDORA ESCOLA DE EUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO DOS SONHOS COORDENADORA DO PROGRAMA JULIANA REGINA DA SILVA ANITA GARIBALDI 2017. JUSTIFICATIVA Uma em

Leia mais

PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ENTIDADES ASSISTENCIAIS DE PONTA GROSSA

PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ENTIDADES ASSISTENCIAIS DE PONTA GROSSA 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ENTIDADES ASSISTENCIAIS

Leia mais

PREVENIR APAE INDAIAL 2017 QUEM AMA PREVINE!

PREVENIR APAE INDAIAL 2017 QUEM AMA PREVINE! PREVENIR APAE INDAIAL 2017 QUEM AMA PREVINE! INOVAÇÕES APAE DE INDAIAL - QUEM AMA PREVINE! UNIDADE PRISIONAL AVANÇADA DE INDAIAL Área: Saúde Tipo de Ação: Primária direta Público: Regime Semiaberto. Número

Leia mais

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR:

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: IMPACTO NA ASSISTÊNCIA À BEBÊS COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS E SUA FAMÍLIA EXPERIÊNCIA DE CAMPINA GRANDE - PB Maria Jeanette De Oliveira Silveira Mestre em Psicanálise

Leia mais

SAÚDE COLETIVA. Professor: Hugo Pascoal

SAÚDE COLETIVA. Professor: Hugo Pascoal SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal História natural da doença Fase Inicial (ou de suscetibilidade) nesta fase ainda não há doença propriamente dita, mas existe o risco de adoecer. Fase Patológica Pré-clínica

Leia mais

O processo de trabalho do NASFAB do município de Boa Vista

O processo de trabalho do NASFAB do município de Boa Vista O processo de trabalho do NASFAB do município de Boa Vista Samanta Hosokawa Dias de Nóvoa Rocha (NASF Boa Vista) Junho - 2018 NASF AB Núcleo Ampliado de Saúde da Família PORTARIA Nº 2436 DE 21 DE SETEMBRO

Leia mais

Relatório de Acompanhamento do Trabalho Técnico Social

Relatório de Acompanhamento do Trabalho Técnico Social Estado de Santa Catarina Município de Luís Alves Prefeitura Municipal de Luís Alves Rua: Eric Gielow, 35 - Centro Luís Alves SC C.N.P.J. 83.102.319/0001-55 CEP 89.115-000 Fone / Fax: (047) 33-771355 luisalves@luisalves.sc.gov.br

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR Nova estratégia de gestão em redes em matéria

Leia mais

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal

16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal 16. pesquisa sobre o serviço de recepção do acompanhamento de pré-natal Perfil das Gestantes/ Puérperas da Rede de Proteção à Mãe Paulistana RELATÓRIO À MARÇO DE 2015 45 17. pesquisa sobre o serviço de

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 02. Informações relativas ao mês de janeiro 2019

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 02. Informações relativas ao mês de janeiro 2019 São Paulo, 15 de Janeiro de 2019. TERMO DE COLABORAÇÃO nº 002/2018 Referente ao Processo nº 519159/2018 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 02 Informações relativas ao mês de janeiro 2019 Durante o mês 02 de

Leia mais

Mostra de Projetos 2011

Mostra de Projetos 2011 Mostra de Projetos 2011 Amigos da mãe: identificação da gestante em situação de risco psíquico Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome

Leia mais

Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. 08 de dezembro de 2015

Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. 08 de dezembro de 2015 Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia 08 de dezembro de 2015 Ações Instalação do COES-Microcefalia Declaração de Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) pelo MS

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ITAJOBI

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ITAJOBI PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ITAJOBI I. Identificação da Organização da Sociedade Civil ( OSC). 1. Dados da Pessoa Jurídica Mantenedora Nome : Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Catanduva-APAE

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Autora Estefânia de Araújo Almeida Freitas (1); Orientadora Josefa Lilian Vieira (4) (1) Terapeuta Ocupacional.

Leia mais

Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC)

Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC) Gestão do cuidado como forma de garantir a integralidade da atenção na RAS: a experiência do Município de Itajaí (SC) Introdução Ser gestora das ações de alimentação e nutrição de um município é um grande

Leia mais

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos:

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: CARTA DE NATAL Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: ACESSIBILIDADE Que as políticas públicas de acessibilidade sejam respeitadas

Leia mais

GEP - GRUPO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE Criança de risco para atraso do desenvolvimento motor 30 vagas - 3 grupos de 10 crianças cada

GEP - GRUPO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE Criança de risco para atraso do desenvolvimento motor 30 vagas - 3 grupos de 10 crianças cada Protocolo: Situação clínica: Número de vagas: Tempo: Objetivo geral: GEP - GRUPO DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE Criança de risco para atraso do desenvolvimento motor 30 vagas - 3 grupos de 10 crianças cada 8 encontros

Leia mais

SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017

SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017 SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017 O movimento Outubro Rosa O movimento outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular

Leia mais

Creche Amiga da Amamentação.

Creche Amiga da Amamentação. TÍTULO DA PRÁTICA: Creche Amiga da Amamentação. CÓDIGO DA PRÁTICA: T28 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Diversos estudos científicos têm demonstrado ao longo dos anos a importância

Leia mais

Flor da Serra do Sul FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL. COORDENADORES: Fabiana Perondi (46)

Flor da Serra do Sul FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL. COORDENADORES: Fabiana Perondi (46) Flor da Serra do Sul FORMAÇÃO DO NÚCLEO LOCAL COORDENADORES: Fabiana Perondi (46) 3565 1132 fabiperondi@yahoo.com.br SECRETÁRIOS: Sonia, sonia_toigo@hotmail.com; 8406-7708 COMUNICADOR: Laíz, Laíz_kari@hotmail.com;

Leia mais

25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO

25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO 25 ATIVIDADE LOCAL ÓRGÃO SEG 16H ÀS 20H ABETURA OFICIAL DA IV SEMANA DO BEBÊ DE BELÉM Ginásio da UEPA Almirante Barroso Coordenação Geral 10H ÀS 11:30 A importância do conhecimento acerca da sexualidade

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2011 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2011 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 21 MÊS DE MAIO APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS Técnicos Responsáveis: Diretora administrativa: Marinalva de Souza Farias da Costa Secretaria: Terezinha

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE EMBAÚBA

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE EMBAÚBA PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE EMBAÚBA I. Identificação da Organização da Sociedade Civil ( OSC). 1. Dados da Pessoa Jurídica Mantenedora Nome : Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Catanduva-APAE

Leia mais

1.4 Centro/Departamento/Coordenação de origem: CCME - Coordenação do curso de Medicina-UFMA Pinheiro

1.4 Centro/Departamento/Coordenação de origem: CCME - Coordenação do curso de Medicina-UFMA Pinheiro 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE 1.2 Área temática Principal: ( ) Comunicação ( ) Educação ( ) Direitos Humanos

Leia mais

Manual Julho Verde. julho erdesbccp2 19

Manual Julho Verde. julho erdesbccp2 19 Manual Julho Verde julho erdesbccp2 19 MANUAL JULHO VERDE 2019 Vem aí a 4ª edição da Campanha Julho Verde, ação que nasceu para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27/07).

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO

O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO O DESPERTAR PARA UM TRÂNSITO MAIS SEGURO 2016 1. JUSTIFICATIVA O Projeto de Educação no Trânsito O despertar para um trânsito mais seguro, vem conscientizar que é possível ser reduzido o número de acidentes

Leia mais

2. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações. Como está o combate à Dengue no seu município?

2. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações. Como está o combate à Dengue no seu município? BAHIA Período: de 28/04 a 04/05/2009 HISTÓRIAS GESTORES 1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações Nome completo do parceiro: Sara Cerqueira Cidade: Vera Cruz O município de 35 mil habitantes

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR TEÓFILO OTONI 17 E 18 DE MAIO 2007 Dia 17 de Maio de 2007 PROGRAMAÇÃO 8:30 Abertura 9:00 Apresentação do PAIR e dados do diagnóstico 11:15 Discussão

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO MUNICIÍPIO DE PIRANGI

PLANO DE TRABALHO DO MUNICIÍPIO DE PIRANGI PLANO DE TRABALHO DO MUNICIÍPIO DE PIRANGI I. Identificação da Organização da Sociedade Civil ( OSC). 1. Dados da Pessoa Jurídica Mantenedora Nome : Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Catanduva-APAE

Leia mais

Ações Educativas e Sociais. Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém

Ações Educativas e Sociais. Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém Ações Educativas e Sociais Projeto de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Campus Belém Belém-PA 1 2019 SUMÁRIO Identificação do projeto 3 Apresentação 3 Justificativa 4 Público - alvo 5 Objetivos

Leia mais

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis Lidio Moreira 1. Estrutura Organizacional SBIBAE SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA ALBERT EINSTEIN Dept. de Voluntários I I R S INSTITUTO ISRAELITA

Leia mais

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT

Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Unidade Básica Amiga da Saúde LGBT Campo Temático Saúde da População LGBT Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde Diretoria de Atenção à Saúde Secretaria Municipal da Saúde de Salvador CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA RESOLVE:

A CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA RESOLVE: Projeto de Lei Ordinária n /2015 Autor: Vereador Marmuthe Cavalvanti. ESTADO DA PARAÍBA Institui a Semana do Bebê no município de João Pessoa e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e

Leia mais

Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva

Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva - 2009 Programa de Reabilitação Pulmonar Rosângela H. Araújo Santos Divisão Cooperados Total: 838 0,04% Gerência Executiva da Assistência e Promoção à Saúde

Leia mais

PSE. Programa de Saúde nas Escolas. 68 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS)

PSE. Programa de Saúde nas Escolas. 68 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) PSE 68 Relatório de Gestão 200, 2010, 2011 e 2012 (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) b lanço soci l (Copyright. Proibida cópia ou reprodução sem autorização do IABAS) Relatório

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

AMARAL, Rubia Fernanda Cardoso 2 ; SOUZA, Thayomara de 3 ; MELO, Thayse Aparecida Palhano de 4. RESUMO

AMARAL, Rubia Fernanda Cardoso 2 ; SOUZA, Thayomara de 3 ; MELO, Thayse Aparecida Palhano de 4. RESUMO VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ADMINISTRANDO POSSÍVEIS FALHAS NO SISPRENATAL DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS 1 AMARAL, Rubia Fernanda Cardoso

Leia mais

Vânia Cristina Alves Cunha

Vânia Cristina Alves Cunha Vânia Cristina Alves Cunha Carmo do Paranaíba, localiza-se na região Macrorregional Noroeste e Microrregional de Patos de Minas. População de 30.861 habitantes. Atividade econômica predominante é a cafeicultura.

Leia mais

a ação resulta em e de projetos de pesquisa e ensino. O Câmpus da UNESP de Araraquara tem um envolvimento histórico com a comunidade local, através da

a ação resulta em e de projetos de pesquisa e ensino. O Câmpus da UNESP de Araraquara tem um envolvimento histórico com a comunidade local, através da UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: UMA AÇÃO DE PARCERIA* VALTER CURI RODRIGUES** 1 - PROPOSTA: A prestação de serviços à Comunidade é, comumente, entendida como única resposta da Universidade aos anseios do grupo

Leia mais

Campanha de Conscientização

Campanha de Conscientização Campanha de Conscientização Apresentação: A Campanha de Conscientização da AERO, e demais entidades, tem por objetivo fazer com que as pessoas passem a respeitar mais os deficientes e idosos, que por sua

Leia mais

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Atleta do Futuro em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) PLANO DE AÇÃO Grupo de Trabalho nº 05

Atleta do Futuro em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) PLANO DE AÇÃO Grupo de Trabalho nº 05 PLANO DE AÇÃO 2011 Grupo de Trabalho nº 05 Nome Unidade Tel. E-mail Projeto SESI/SENAI Alvin Alexandro Ferreira da Silva Rio Branco do Sul 3652-8116 alvin.silva@sesipr.org.br Melhoria da Saúde Leandro

Leia mais

Mostra de Projetos 2011

Mostra de Projetos 2011 Mostra de Projetos 2011 A enfermagem atuando na saúde do adolescente e sua inserção no ambiente escolar Mostra Local de: Paranavaí Categoria do projeto: II - Projetos finalizados Nome da Instituição/Empresa:

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E METAS 2015

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E METAS 2015 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E METAS 2015 INOVAÇÃO FLUXO DE CAIXA Fevereiro Março Abril Novembro Data Descrição Receita Despesa Receita Despesa Receita Despesa Receita Despesa 1 Provisao 13º R$ 373,91 R$ 373,91

Leia mais