ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO UNIÃO/SC INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTONIETA NOGUEIRASOARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO UNIÃO/SC INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTONIETA NOGUEIRASOARES"

Transcrição

1 1 ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO UNIÃO/SC INSTITUIÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ANTONIETA NOGUEIRASOARES PROGRAMA PREVENIR TRATAR É IMPORTANTE, MAS PREVENIR É VITAL!" PORTO UNIÃO - SC 2017

2 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO Atividades desenvolvidas na área da saúde Encontro Com Grupo De Gestantes do Bairro São Pedro Encontro Com Grupo De Gestantes do Bairro São Bernardo Encontro Com o Grupo de Apoio de Saúde à Família Encontro Com Grupo De Gestantes do Bairro Santa Rosa Encontro Com Grupo De Gestantes do Bairro Vice King Dicas para Viver Bem Atividades Desenvolvidas na Área da Educação Acessibilidade e Prevenção Necessidade de Ação Seminário de Educação Especial e Inclusiva Ação Interativa: Mitos e Verdades Roda de Conversa: O que você sabe sobre Prevenção de Deficiências? A Necessidade de Prevenção nos Dias Atuais Atividades Desenvolvidas na Área de Assistência Social Parceria com Polícia Militar e Programa de Educação de Prevenção á Drogas e Violência PROERD Mitos e Verdades sobre Prevenção de Deficiências Busca de Parceria com Lions Club Prevenção para Todos Atividades Desenvolvidas nas Três Áreas Tarde da Estimulação Orientações à Famílias de Risco Divulgação em Mídias Sociais Reuniões com Equipe Multidisciplinar Folder da APAE Participação em Conselhos Municipais º Pedágio da APAE Painel da Prevenção Desfile Cívico Combate à Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil

3 Tarde da Interação... CONCLUSÃO... ANEXO... Questionário para Gestantes

4 4 INTRODUÇÃO A prevenção de deficiências é um assunto que deve interessar à população geral, pois conhecer as causas e manifestações pode prevenir inúmeros novos casos. A falta de informação e conhecimento é um fator de risco para nossas famílias, diante deste fato prevenir é uma necessidade urgente. De acordo Krynski (1893), realizar ações de prevenção em um país como o nosso, onde os contrastes socioeconômicos e culturais são grandes, é tarefa difícil e deve exigir um planejamento por etapas. Mas é importante salientar que ações de prevenção têm custo mínimo se comparado com a reabilitação e com o tratamento que deve ser realizado às pessoas que apresentam deficiências. Pensando nisso a Federação das APAEs de Santa Catarina, deu início no ano de 2012 ao Programa Prevenir, tendo como objetivo implantar ou implementar o programa de prevenção de deficiência em todos os municípios catarinense. Desse modo a APAE de Porto União abraçou a causa e deu início de modo efetivo ao Programa Prevenir na instituição. Desde então realizamos diversas ações no intuito de debater e demonstrar para a população que existem formas eficazes de prevenção, e que a disseminação do conhecimento é muito importante, tornando o tema não apenas um dever da APAE, mas também da sociedade como um todo.

5 5 1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ÁREA DA SAÚDE 1.1 Encontro com o Grupo de Gestantes do Bairro São Pedro Data: 21/07/2017 Local: Posto de Saúde do São Pedro Nº de pessoas: 6 Área: Saúde Tipo de Ação: Primária - Direta Objetivo: Colher informações sobre os cuidados pré-concepcional, levantar dados com relação à gravidez de risco e orientar sobre cuidados durante e após a gravidez. Desenvolvimento/ Resultados: Participação da equipe no grupo de gestante do Bairro São Pedro com intuito de levantar dados em relação aos cuidados pré-concepcionais e gravidez de risco através da aplicação de questionário (em anexo). Ainda na ocasião foi realizada a dinâmica (mitos e verdades) onde foi discutido sobre os cuidados durante a gestação e os primeiros cuidados com o bebê.

6 6

7 7 1.2 Encontro com o Grupo de Gestantes do Bairro São Bernardo Data: 24/07/2017 Local: Posto de Saúde do São Bernardo Nº de pessoas: 7 Área: Saúde Tipo de Ação: Primária - Direta Objetivo: Colher informações sobre os cuidados pré-concepcional, levantar dados com relação à gravidez de risco e orientar sobre cuidados durante e após a gravidez. Desenvolvimento/ Resultados: Participação da equipe no grupo de gestante do Bairro São Bernardo com intuito de levantar dados em relação aos cuidados pré-concepcionais e gravidez de risco através da aplicação de questionário (em anexo). Ainda na ocasião foi realizada a dinâmica (mitos e verdades) onde foi discutido sobre os cuidados durante a gestação e os primeiros cuidados com o bebê.

8 8

9 9 1.3 Encontro Com o Grupo de Apoio de Saúde à Família Data: 26/07/2017 Local: Posto de Saúde Santa Rosa Estratégia Saúde da Família Nº de pessoas: 50 (matutino e vespertino) Área: Saúde Tipo de Ação: Primária - Direta Objetivo: Disseminar informações sobre prevenção de deficiências bem como orientar sobre cuidados básicos com a saúde. Desenvolvimento/ Resultados: Na ocasião foi explicado o trabalho que é realizado na APAE e sobre o Programa Prevenir e sua importância para a sociedade, métodos preventivos e dinâmica de mitos e verdade sobre os cuidados com a saúde.

10 10

11 11

12 Encontro com o Grupo de Gestantes do Bairro Santa Rosa Data: 27/07/2017 Local: Posto de Saúde Santa Rosa Nº de pessoas: 6 Área: Saúde Tipo de Ação: Primária - Direta Objetivo: Colher informações sobre os cuidados pré-concepcional, levantar dados com relação à gravidez de risco e orientar sobre cuidados durante e após a gravidez. Desenvolvimento/ Resultados: Participação da equipe no grupo de gestante do Bairro Santa Rosa com intuito de levantar dados em relação aos cuidados pré-concepcionais e gravidez de risco através da aplicação de questionário (em anexo). Ainda na ocasião foi realizada a dinâmica (mitos e verdades) onde foi discutido sobre os cuidados durante a gestação e os primeiros cuidados com o bebê.

13 13

14 Encontro com o Grupo de Gestantes do Bairro Vice King Data: 14/08/2017 Local: Posto de Saúde do Vice King Nº de pessoas: 13 Área: Saúde Tipo de Ação: Primária - Direta Objetivo: Colher informações sobre os cuidados pré-concepcional, levantar dados com relação à gravidez de risco e orientar sobre cuidados durante e após a gravidez. Desenvolvimento/ Resultados: Participação da equipe no grupo de gestante do Bairro Vice King com intuito de levantar dados em relação aos cuidados préconcepcionais e gravidez de risco através da aplicação de questionário (em anexo). Ainda na ocasião foi realizada a dinâmica (mitos e verdades) onde foi discutido sobre os cuidados durante a gestação e os primeiros cuidados com o bebê.

15 15

16 Dicas para Viver Bem Data: 27/06/2017 Local: APAE Nº de pessoas: 31 Área: Saúde Tipo de Ação: Primária - Direta Objetivo: Disseminar informações e buscar parcerias. Desenvolvimento/Resultados: Envolver os pais e/ou responsáveis dos alunos da APAE na divulgação das medidas preventivas através de depoimento e troca de informações. Na ocasião também foram repassados orientações sobre hábitos alimentares saudáveis, diabetes e obesidade.

17 17

18 18 2.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO 2.1 Acessibilidade e Prevenção Necessidade de Ação. Data: 18/09/2017 e 20/09/2017 Local: SENAC de Porto União Número de pessoas: 173 Tipo de Ação: Primária - Direta Área: Educação Objetivo: Debater sobre acessibilidade e divulgar o Programa Prevenir. Desenvolvimento: Na ocasião da palestra sobre acessibilidade na atualidade, debatemos com o publico sobre a dificuldade existente nos dias atuais, a partir de então fizemos um elo e discutimos medidas preventivas de deficiências em geral.

19 19

20 20

21 21

22 22

23 23

24 Seminário de Educação Especial e Inclusiva Data: 17/10/2017 Local: Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Campus de União da Vitória. Número de pessoas: 95 pessoas Tipo de Ação: Primaria - Direta Área: Educação Objetivo: Orientar como podemos prevenir deficiências. Desenvolvimento: Durante o seminário de educação Especial e Inclusiva proporcionado pela UNESPAR, aproveitamos a oportunidade e, abordamos as dificuldades que os nossos alunos relatam em seus cotidianos em relação à inclusão e, abordamos sobre o paradigma existente entre educação x inclusão. Na ocisão foi apresentado o Programa Prevenir que visando à orientação aos participantes de como prevenir deficiências.

25 25

26 26

27 Ação Interativa: Mitos e Verdades Data: 27/10/2017 Local: E.E.B. Professor Balduíno Cardoso Nº de Pessoas: 43 Área: Educação Tipo de ação: Primaria Direta Objetivo: Apresentar o programa prevenir através de dinâmicas com relatos e troca de experiência em torno da temática abordada. Desenvolvimento/Resultados: Realizamos dinâmica sobre mitos e verdades em relação aos três níveis de prevenção de deficiências e Zika Vírus, bem como a importância da estimulação precoce e prevenção não somente da deficiência, mas também prevenir contra discriminação e preconceito abordando os direitos e deveres de uma sociedade informada e consciente na qual busca informações e auxília no desenvolvimento de normatizações que garantam o direito das pessoas com deficiência.

28 28

29 Roda de Conversa: O que você sabe sobre prevenção de deficiências? Data: 27/10/ Local: APAE de Porto União Nº de pessoas: 16 Área: Educação Tipo de Ação: Primária - Direta Objetivo: Divulgar o Programa Prevenir. Desenvolvimento/ Resultados: Os acadêmicos de educação física do Instituto Federal do Paraná do município de Palmas realizaram visita nas dependências da APAE, na qual foi apresentado um vídeo institucional e o Programa Prevenir, destacando o trabalho de prevenção realizado na comunidade e na própria APAE. Durante a realização da ação notou-se que o público mostrou-se participativo, informado e consciente e a troca de saberes foi de grande valia para a aprendizagem de todos. Esclarecemos algumas dúvidas com relação ao período gestacional e amamentação no qual notou-se que os participantes irão disseminar o conhecimento adquirido.

30 30

31 A Necessidade da Prevenção nos Dias Atuais Data: 23/03/2017 Local: APAE Nº de pessoas: 54 Área: Educação Tipo de Ação: Primária - Direta Objetivo: Disseminar informações para os alunos do curso de magistério da Escola Professor Balduino Cardoso. Desenvolvimento/ Resultados: Fornecer conhecimentos a respeito da prevenção de deficiências, onde o público mostrou-se participativo. A ação favoreceu uma reflexão, que a troca de saberes é de grande relevância na prevenção das deficiências.

32 32

33 33

34 34 3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 3.1 Parceria com Policia Militar e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) Data: 27/06/2017 Local: APAE de Porto União Nº de pessoas: 8 Área: Assistência Social Tipo de ação: Primária Direta Objetivo: Buscar parcerias Desenvolvimento/ resultados: Reunião com representantes da policia militar de porto união, onde foi apresentado o programa prevenir com intuito de formar parceria. Eles demonstraram grande interesse e irão disseminar o conhecimento adquirido. No momento foi apresentando e divulgado o aplicativo do programa prevenir.

35 35

36 Mitos e Verdades sobre Prevenção de Deficiências Data: 27/07/2017 Local: Rede feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória Nº de pessoas: 28 Área: Assistência Social Tipo de Ação: Primária - Direta Objetivo: Disseminar Informações e Divulgar o Programa Prevenir Desenvolvimento/ Resultados: Foi realizada uma dinâmica de Mitos e Verdades com o grupo da Rede Feminina de União da Vitória, para mulheres e homens de várias idades, no qual foi abordado como se planejar uma gravidez, o que fazer para ter uma boa gestação, os primeiros cuidados com o bebe, a importância da estimulação precoce destacando a importância de não fazer uso de álcool e drogas durante a gestação e a amamentação. Surgiram algumas dúvidas a respeito do desenvolvimento motor, alimentação/deglutição e a linguagem, as quais foram sanadas pela equipe profissional.

37 37

38 Busca de Parceria com o LIONS CLUB Data: 18/08/2017 Local: LIONS de Porto União Nº de pessoas: 22 Área: Assistência Social Tipo de Ação: Primária - Direta Objetivo: Buscar parcerias Desenvolvimento/ Resultados: O Programa Prevenir foi apresentado na reunião do LIONS CLUB, com intuito de formar parceria já que a instituição tem contato direto com a sociedade, desde crianças a idosos. Eles demonstraram grande interesse e irão disseminar o conhecimento adquirido. No momento foi apresentando e divulgado o aplicativo do programa Prevenir.

39 39

40 Prevenção para Todos Data: 12/09/2017. Local: APAE de Porto União Nº de pessoas: 19 Área: Assistência Social Tipo de Ação: Primaria - Direta Objetivo: Divulgar o Programa Prevenir e aplicativo de prevenção Desenvolvimento: Nesta tarde o Programa Prevenir foi apresentado aos alunos da APADAF (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e da Fala), por intermédio de uma interprete, a qual utilizou LIBRAS para repassar as informações considerando que toda população era deficiente auditiva. Observou-se que os participantes demonstraram estar interessados no tema abordado e, ainda fizeram uma coorelação entre perdas auditivas e prevenção. Ao término instalaram o aplicativo de prevenção e, aprederam como usá-lo.

41 41

42 42 4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS TRÊS ÁREAS DE ATUAÇÃO 4.1 Tarde da Estimulação Essencial Data: Dezembro de 2016 a Novembro de 2017 Local: APAE Nº de Pessoas: 11 Área: Saúde, educação e assistência social. Tipo de ação: Terciária - Direta Objetivo: Promover o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, bem como suas potencialidades. Desenvolvimento/Resultados: A APAE realiza a Tarde da Estimulação Essencial oferecendo atendimento multidisciplinar, sendo este composto por professoras, fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicóloga 01 vez por semana, a fim de proporcionar a cada aluno um desenvolvimento integral. Durante esse dia os profissionais aplicam métodos coletivos com o mesmo objetivo, procurando atender a necessidade particular de cada um. Entre as atividades direcionadas que buscam explorar ao máximo as potencialidades individuais, também são propostas atividades com música, animais de estimação.

43 LISTA 43

44 Orientação às Famílias de Risco Data: Dezembro de 2016 a Novembro de 2017 Local: APAE de Porto União Nº de pessoas: 60 Área: Saúde, educação e assistência social. Tipo de Ação: Primária - Direta Objetivo: Orientar familiares de pessoas com deficiência. Desenvolvimento/ Resultados: Orientar os familiares sobre formas de prevenção existentes na atualidade, a importância de não usar álcool e drogas, fazer exames preventivos tanto para o homem quanto para a mulher. Em caso de gravidez em familiar de risco é realizado acompanhamento e orientações necessárias.

45 Divulgação em Mídias Sociais Data: Dezembro de 2016 a Novembro de 2017 Local: Internet Nº de pessoas: Indireta Área: Saúde, educação e assistência social. Tipo de Ação: Primária Objetivo: Divulgar o Programa Prevenir, bem como as suas ações, para a população em geral. Desenvolvimento/ Resultados: Foi elaborado material para divulgação do Programa Prevenir, bem como ações realizadas em geral durante o ano, no intuito de demonstrar para a população em geral a necessidade e a importância da prevenção.

46 Reuniões com Equipe Multidisciplinar Data: 20 de Julho de 2017 Local: APAE de Porto União Nº de Pessoas: 6 Área: Saúde, educação e assistência social Tipo de ação: Primária - Direta Objetivo: Estipular metas e novas idéias para o ano de Desenvolvimento/Resultados: Foi realizado reunião com participantes do Programa Prevenir com intuito de elaborar o cronograma de atividades para 2017, bem como solicitação de lista de matérias para maior divulgação.

47 Lista 47

48 Folder da APAE Data: Dezembro de 2016 a Novembro de 2017 Local: Porto União e Região Nº de Pessoas: Indireta Área: Saúde e educação e assistência social. Tipo de ação: Primária. Tema: Prevenção de Deficiências Objetivo: Divulgar atividades desenvolvidas na APAE e o Programa Prevenir. Desenvolvimento/Resultados: Ao desenvolver o folder da APAE, foi destinado um espaço para a divulgação do Programa Prevenir, informando que nossa equipe realiza palestras, dinâmicas e mesas redondas sobre Prevenção de deficiências.

49 Participação nos Conselhos Municipais Data: Dezembro 2016 à Novembro 2017 Local: Secretaria do desenvolvimento social, secretaria de educação, secretariada saúde. CME: Conselho Municipal da Educação: Lorena Scheffer Redolfi CAE: Conselho de Alimentação Escolar: Ana Claúdia Ap. Lino CMAS: Conselho Municipal da Assistência Social: Erika C. J. Ferreira e Jordani Gelinski Borges. COMDEG: Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto União: Lorena Scheffer Redolfi e Rosa Maria Silva CMS: Conselho Municipal da Saúde: Carina Juraszk CMDCA: Conselho Municipal de direitos da Criança e Adolescente: Erika C. J. Ferreira e Lorena Scheffer Redolfi

50 º Pedágio da APAE Data: 25/08/2017 Local: Diversos pontos do Município de Porto União Nº de Pessoas: Indireta Área: Educação e Saúde e assistência social. Tipo de ação: Primária Tema: Prevenção de deficiências Objetivo: Divulgar o Programa Prevenir e disseminação de conhecimento. Desenvolvimento/Resultados: Durante o período matutino foi dividido as equipes nos principais pontos da cidade para entrega de folders do Programa, exposição do banner e arrecadação de fundos para instituição.

51 Painel de Prevenção Data: 31/03/2017 Local: APAE Porto União Nº de pessoas: Indireta Área: Saúde, educação e assistência social. Tipo de Ação: Primária - Indireta Objetivo: Divulgar o Programa Prevenir bem como dicas/orientação sobre prevenção. Desenvolvimento/ Resultados: Aproveitando o lançamento do Livro Suplentes de Deus com o autor Neivo L. Zorzetto, nossa equipe elaborou um painel sobre prevenção, com dicas e orientações sobre como prevenir deficiências bem como reconhecer sinais de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor nas crianças.

52 Desfile Cívico Data: 03/09/2017 Local: Centro de Porto União Nº de Pessoas: Indireta Área: Saúde e educação e assistência social. Tipo de ação: Primária. Objetivo: Divulgar para a comunidade o Programa Prevenir. Desenvolvimento/Resultados: A equipe de saúde desfilou com o banner do Programa Prevenir afim de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção.

53 Combate a Violência e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil Data: 25/09/2017 Local: Centro de Porto União Nº de Pessoas: Indireta Área: Educação e Saúde e assistência social. Tipo de ação: Primária Objetivo: Divulgar o Programa Prevenir Desenvolvimento/Resultados: Recebemos o convite do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente para participação na caminhada ao combate ao abuso infantil, onde a APAE de Porto União participou, defendendo os direitos dos nossos alunos e, alertando a sociedade sobre a importância da prevenção de deficiência.

54 Tarde da Interação Data: 28/09/2017 Local: Núcleo de Educação Infantil Arco Íris - NEI Nº de pessoas: 70 Área: Saúde, educação e assistência social. Tipo de Ação: Secundária - Direta Objetivos: Proporcionar a interação dos alunos da educação escolar regular com os da escola especial; investigar no estabelecimento de ensino a possibilidade de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Desenvolvimento/ Resultados: Em parceria com o NEI Arco Íris desenvolvemos uma tarde de interação, na qual as crianças da APAE obtiveram contato com as crianças da rede municipal de ensino e ambiente diferenciado, saindo do cotidiano. A parceria realizada entre as instituições resultou em trocas de conhecimentos e interação entre professores e educandos. Esta ação também despertou novas idéias para continuar a parceria em busca de novas ações.

55 55 CONCLUSÃO O Programa Prevenir da APAE de Porto União, no ano de 2017, teve como objetivo ampliar o Programa de Prevenção de deficiências em sua cidade. A APAE acredita que esta ação educativa é uma estratégia simples, de menor custo, que pode ser aplicada à nossa realidade através de informação e orientação em campanhas de conscientização sobre as necessidades dos cuidados prioritários com a própria saúde e da população em geral, diminuindo e evitando deficiências decorrentes, na sua grande maioria, da falta de informação. Na APAE de Porto União, a equipe de saúde e pedagógica continuam empenhadas em desenvolvê-lo realizando ações que visam estabelecer medidas preventivas, em todo o município por meio de palestras, dinâmicas, seminários, mesas redondas e panfletagens de conscientização. O primeiro passo para prevenir as deficiências é conhecer as causas e manifestações, para saber como evitá-las, partindo desse pressuposto pode-se constatar que a população ainda recebe pouca informação sobre prevenção de deficiências e, e demonstram falta de interesse pelo tema desconsiderando a importância da prevenção. Desse modo a busca pelas parcerias foi de fundamental importância para o crescimento do Programa, levando em consideração que as mesmas nos ajudam a atingir várias camadas sociais enfatizando que a disseminação do conhecimento sobre prevenção é dever de todos. Ao findar do ano concluimos que as ações realizadas foram postivas e que a APAE está se tornando referência em métodos e estratégias de prevenção, visto que, em comparação aos anos anteriores e ao inicio desse a população mostrava-se pouco interessada no tema, fomos ganhando espaço e convidados por instituição que até então não tinhamos acesso para apresentar o Programa Prevenir, isso devido à insistência de enfatizar a necessidade e a importância da prevenção em nossa região.

56 ANEXO 56

57 57 QUESTIONÁRIO PARA GESTANTES PROGRAMA PREVENIR IDADE: QUAL MÊS DE GESTAÇÃO? COM QUANTOS MESES DESCOBRIU A GESTAÇÃO? PRIMEIRA GESTAÇÃO? ( ) SIM ( )NÃO PLANEJOU A GESTAÇÃO? ( ) SIM ( )NÃO FAZIA / FAZ USO DE ALGUMA MEDICAÇÃO? ( ) SIM ( ) NÃO QUAL? FOI AO MÉDICO ANTES DE ENGRAVIDAR? ( ) SIM ( )NÃO TOMOU ÁCIDO FÓLICO TRÊS MESES ANTES? ( ) SIM ( )NÃO EXISTE HISTÓRICO DE DEFICIÊNCIA NA FAMÍLIA? ( ) SIM ( )NÃO CASO HAJA HISTÓRICO VOCÊ TEVE ALGUM CUIDADO DIFERENTE? TOMOU A VACINA DA RUBÉOLA E TETANO ANTES DE ENGRAVIDAR? ( ) SIM ( )NÃO TEM ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE (PRESSÃO ALTA, DIABETES, PROBLEMA NO CORAÇÃO, ETC)? ( )SIM ( )NÃO QUAL? ESTÁ CUIDANDO PARA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL? ( ) SIM ( )NÃO FEZ OU ESTÁ FAZENDO USO DE BEBIDAS ÁLCOOLICAS, CIGARROS OU DROGAS? ( ) SIM ( )NÃO TEM PARENTESCO (primo, irmão, tio) COM O PAI DA CRIANÇA? ( ) SIM ( )NÃO PLANEJA TER O FILHO NO HOSPITAL? PLANEJA AMAMENTAR? TEM ALGUMA DÚVIDA SOBRE A GESTAÇÃO?

Atividades desenvolvidas na Saúde

Atividades desenvolvidas na Saúde Atividades desenvolvidas na Saúde Encontro com Grupo de Gestantes do Bairro São Pedro Data: 21 de Julho de 2017 Local: Posto de Saúde São Pedro Nº de Pessoas: 6 Encontro com Grupo de Gestantes do Bairro

Leia mais

P R O G R A M A P R E V E N Ç Ã O D E D E F I C I Ê N C I A

P R O G R A M A P R E V E N Ç Ã O D E D E F I C I Ê N C I A P R O G R A M A P R E V E N Ç Ã O D E D E F I C I Ê N C I A AÇÕES DESENVOLVIDAS NO ANO DE 2017 AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE 2017 AÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO 2017 AÇÕES NA ÀREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 2017 15 13

Leia mais

Programa Prevenção de Deficiências. Juliana Regina da Silva APAE Anita Garibaldi

Programa Prevenção de Deficiências. Juliana Regina da Silva APAE Anita Garibaldi Programa Prevenção de Deficiências Juliana Regina da Silva APAE Anita Garibaldi Justificativa O objetivo do programa de Prevenção de Deficiências da APAE de Anita Garibaldi, foi desenvolver ações junto

Leia mais

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR PÚBLICO ALVO EDUCANDOS DOS 9º ANOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE DE ENSINO E DO ENSINO MÉDIO PROFESSORES DOS CEIs; JARDINS E 1º E 2º ANOS; EMPRESAS; AGENTES

Leia mais

APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ESCOLA ESPECIAL PEQUENO GUINTHER

APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ESCOLA ESPECIAL PEQUENO GUINTHER APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS ESCOLA ESPECIAL PEQUENO GUINTHER RELATÓRIO DO PROJETO DE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS PREVENIR: UM ATO DE CARINHO Palma Sola, 14 de outubro de 2017. EQUIPE

Leia mais

1. Nome do Evento: Pedágio da Prevenção Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Data: 21/08/2017 Local: São Miguel do Oeste- SC Nº de

1. Nome do Evento: Pedágio da Prevenção Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Data: 21/08/2017 Local: São Miguel do Oeste- SC Nº de AÇÕES INDIRETAS 1. Nome do Evento: Pedágio da Prevenção Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla Data: 21/08/2017 Local: São Miguel do Oeste- SC Nº de pessoas: indefinido 2. Nome do Evento:

Leia mais

PROJETO PREVENINDO AS DEFICIÊNCIAS

PROJETO PREVENINDO AS DEFICIÊNCIAS PROJETO PREVENINDO AS DEFICIÊNCIAS Fundamentação teórica A APAE de Maringá é uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização,

Leia mais

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito;

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito; Jornal Henfilmes Série especial educação no Trânsito Justificativa Este trabalho surgiu com a ideia de utilizar as tecnologias de informação e comunicação a serviço do ensino e aprendizagem. Sabemos que

Leia mais

IDEALIZADORES. A Federação Estadual das APAEs de Santa Catarina e a Coordenação Estadual de Saúde e Prevenção de Deficiências.

IDEALIZADORES. A Federação Estadual das APAEs de Santa Catarina e a Coordenação Estadual de Saúde e Prevenção de Deficiências. Projeto Prevenir IDEALIZADORES A Federação Estadual das APAEs de Santa Catarina e a Coordenação Estadual de Saúde e Prevenção de Deficiências. OBJETIVO O Projeto Prevenir tem como objetivo implantar ou

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ A P A E ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ ESCOLA ESPECIAL TEMPO FELIZ APAE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES SETEMBRO DE 2013 RESPONSÁVEL: Ana Cláudia

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE

ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE ÁREA TEMÁTICA: SAÚDE PROGRAMA: ANIMAL SELVAGEM Ciclo de Palestras do GEAS - UVV PROGRAMA: ASSISTÊNCIA À SAÚDE E NUTRIÇÃO ANIMAL. Curso de Defesa Sanitária Animal X Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2013 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 1- POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL 1.1- META: COMBATE AO TRABALHO

Leia mais

Mostra de Projetos Encontro de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Mostra de Projetos Encontro de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Mostra de Projetos 2011 Encontro de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Mostra Local de: Arapongas. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais.

Leia mais

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR PROGRAMA PREVENIR PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR JUSTIFICATIVA Segundo dados da Organização mundial de saúde, 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas. Com a evolução do conhecimento científico,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MANTENEDORA ESCOLA DE EUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO DOS SONHOS

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MANTENEDORA ESCOLA DE EUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO DOS SONHOS ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS APAE MANTENEDORA ESCOLA DE EUCAÇÃO ESPECIAL CANTINHO DOS SONHOS COORDENADORA DO PROGRAMA JULIANA REGINA DA SILVA ANITA GARIBALDI 2017. JUSTIFICATIVA Uma em

Leia mais

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças.

processos normais relacionados à aquisição e desenvolvimento da audição, voz e fala das crianças. Saúde coletiva para a infância Ciclos da Vida Profa. Me. Adriana de Medeiros Melo Membro do Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Quais são as principais ações da área

Leia mais

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR

Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Dra Eliane Guimarães Área de Gestão de Saúde PROGRAMA PARA VIVER MELHOR Área de Gestão de Saúde Estrutura Organizacional Área de Gestão de Saúde Núcleo Técnico Administrativo Unidade Saúde Corporativa

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Dos Direitos Fundamentais Profa. Sandra Kiefer - Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), 2009: - status de Emenda Constitucional - modelo

Leia mais

Mulheres da região da Grande Florianópolis.

Mulheres da região da Grande Florianópolis. DATA 03/10/2016 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO: NOME DA ASSOCIAÇÃO: CNPJ: ENDEREÇO: CEP: CIDADE NOME DO RESPONDENTE: TELEFONE: ESTADO: CARGO: E-MAIL: 2. RESUMO DO PROJETO: NOME DO PROJETO: BREVE

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL A importância dos projetos de vida na terceira idade ação na UNIGUAÇU/FAESI Idosos da comunidade de São Miguel do Iguaçu PERÍODO Setembro e outubro de 2014 Objetivo Geral: Realizar com discentes de Terapia

Leia mais

Case de Sucesso Evasão Escolar Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps

Case de Sucesso Evasão Escolar Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps Case de Sucesso Evasão Escolar Escola de Educação Básica Frei Menandro Kamps www.santacatarinapelaeducacao.com.br AÇÕES COLETIVAS PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA DENISE REGIANE BUENO EEB. FREI MENANDRO KAMPS

Leia mais

RELATÓRIO DO PROJETO PENSANDO NAS MARIAS DO MUNDO

RELATÓRIO DO PROJETO PENSANDO NAS MARIAS DO MUNDO RELATÓRIO DO PROJETO PENSANDO NAS MARIAS DO MUNDO JUNHO 2011 UNIDADE GERENCIADORA DE RECURSOS Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária FAPEU UNIDADE EXECUTORA Núcleo Multidisciplinar de Estudos

Leia mais

PROJETO FINANCIADO EM CMDCA de Cubatão

PROJETO FINANCIADO EM CMDCA de Cubatão PROJETO FINANCIADO EM 2007 - CMDCA de Cubatão Assistência e Promoção Social Exército de Salvação APROSES. Centro Comunitário Vila dos Pescadores. Projeto: Caminhando para o Futuro. Objetivo:. Desenvolvimento

Leia mais

Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social.

Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social. Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social. 01 SOBRE Qualidade com parcerias de sucesso. A Mitra é uma cooperativa de trabalho que oferece serviços e soluções para sua área de Recursos

Leia mais

BLOG DA SAÚDE. Autores: Grazieli Ferreira da Rosa 1 ; Alessandra Domingues Malheiro 2 ; Ana Paula Saccol 3 ; Anderson de Souza 4 INTRODUCÃO

BLOG DA SAÚDE. Autores: Grazieli Ferreira da Rosa 1 ; Alessandra Domingues Malheiro 2 ; Ana Paula Saccol 3 ; Anderson de Souza 4 INTRODUCÃO BLOG DA SAÚDE Autores: Grazieli Ferreira da Rosa 1 ; Alessandra Domingues Malheiro 2 ; Ana Paula Saccol 3 ; Anderson de Souza 4 INTRODUCÃO Tendo o IFC a missão de proporcionar educação profissional comprometida

Leia mais

Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa

Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa NOTÍCIAS DE INTERESSE (FECOMÉRCIO / SESC / SENAC): VEÍCULO: BLOG ROBSON PIRES DATA: 01.10.18 Caicó abre oficialmente programação do Outubro Rosa A prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de

Leia mais

PROGRAMA PREVENIR APAE DE SIDERÓPOLIS ESCOLA ESPECIAL RENASCER

PROGRAMA PREVENIR APAE DE SIDERÓPOLIS ESCOLA ESPECIAL RENASCER PROGRAMA PREVENIR APAE DE SIDERÓPOLIS ESCOLA ESPECIAL RENASCER Siderópolis, 13 de novembro de 2017. RELATÓRIO DO PROGRAMA DE SAÚDE E PREVENÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS Siderópolis, 13 de novembro de 2017. Justificativa

Leia mais

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1

O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 O RELATO DE EXPERIENCIA DE UM CURSO DE GESTANTE EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA RS 1 Tatiéle Dos Santos Camargo 2, Luciana Meller 3, Flávia Michelle Pereira Albuquerque

Leia mais

NOTA: Datas podem ser alteradas sem aviso prévio. Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado. Notícias. Notícias. Notícias.

NOTA: Datas podem ser alteradas sem aviso prévio. Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado. Notícias. Notícias. Notícias. JANEIRO INSERIR ANO: INSERIR DATA DE INÍCIO: Janeiro Domingo 31 01 02 03 04 05 06 Ano Novo Dia do Sanitarista 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Dia do Farmacêutico Dia do Terapeuta Ocupacional

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 2015 2019 Capítulo 8 Políticas de Atendimento aos Discentes Florianópolis Dezembro 2014 CAPÍTULO 8...8.1 POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES...8.1 8.1 INGRESSO...8.1

Leia mais

Profa. Débora Gobbi 1

Profa. Débora Gobbi 1 Profa. Débora Gobbi 1 A atenção ao pré-natal de qualidade é fundamental para a saúde materna e neonatal acolher a mulher desde o início da gravidez = ao final da gestação =nascimento de uma criança saudável.

Leia mais

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 Relatório Anual 2018 Estação Conhecimento de Marabá Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ECONÔMICO DE MARABÁ MODELO URBANO Quem somos A Estação Conhecimento de Marabá

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA A UNIFESP UNIFESP PARA Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE Junho/2015

SEMINÁRIO LOCAL DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA A UNIFESP UNIFESP PARA Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE Junho/2015 SEMINÁRIO LOCAL DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA A UNIFESP UNIFESP PARA TOD@S Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE Junho/2015 AÇÕES PRAE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO - A Prae acolhe questões de acessibilidade

Leia mais

Relatório PROJETO PREVENIR APAE DE INDAIAL: QUEM AMA PREVINE

Relatório PROJETO PREVENIR APAE DE INDAIAL: QUEM AMA PREVINE Relatório 2017. PROJETO PREVENIR APAE DE INDAIAL: QUEM AMA PREVINE Dados da Entidade 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Nome da Entidade: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Indaial - APAE de Indaial. 1.2

Leia mais

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017

VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 VII SEMANA DO BEBÊ DE JUAZEIRO BAHIA 14 a 20 de maio de 2017 Comissão Organizadora: Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Secretaria Municipal de Educação e Juventude,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE SANTA CATARINA

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE SANTA CATARINA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) ESCOLA ESPECIAL CAMINHO ALTERNATIVO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DEFICIÊNCIAS RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE EMBAÚBA

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE EMBAÚBA PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE EMBAÚBA I. Identificação da Organização da Sociedade Civil ( OSC). 1. Dados da Pessoa Jurídica Mantenedora Nome : Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Catanduva-APAE

Leia mais

Atividades do Curso de Psicologia 2016

Atividades do Curso de Psicologia 2016 Atividades do Curso de Psicologia 2016 NOTÍCIAS DE ABRIL 1) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Na sexta-feira, dia 1º de abril, o curso de Psicologia organizou palestra sobre o

Leia mais

Grupo De Trabalho N 1 Patrícia de Melo Fátima Medeiros Idari Amaral Denise F. Aguiar Willian Yuki Jenifer Paschoal Ferreira

Grupo De Trabalho N 1 Patrícia de Melo Fátima Medeiros Idari Amaral Denise F. Aguiar Willian Yuki Jenifer Paschoal Ferreira Grupo De Trabalho N 1 Patrícia de Melo Fátima Medeiros Idari Amaral Denise F. Aguiar Willian Yuki Jenifer Paschoal Ferreira Atividades - *Moradia para todos *Ruas Pavimentadas *Emprego Para todos *100%

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO AO PROGRAMA PAIR ITAOBIM 15 E 16 DE MAIO 2007 ORGANIZAÇÃO: DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO; DEPARTAMENTO MUNICIPAL

Leia mais

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR

SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR SEMINÁRIO DE ADESÃO E SENSIBILIZAÇÃO DO PROGRAMA PAIR TEÓFILO OTONI 17 E 18 DE MAIO 2007 Dia 17 de Maio de 2007 PROGRAMAÇÃO 8:30 Abertura 9:00 Apresentação do PAIR e dados do diagnóstico 11:15 Discussão

Leia mais

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ

ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ ABORDANDO A TEMÁTICA SEXUALIDADE EM GRUPO DE ADOLESCENTES DO NUCLEO DE ATENÇÃO A SAÚDE INTEGRAL DO ADOLESCENTE (NASA) RIO DAS OSTRAS/RJ Andréa Araújo Viana 1 Ricardo José Oliveira Mouta 2 Denise Garrido

Leia mais

Atividades- P.A.A. Projeto de Educação Sexual & Saúde Escolar. Ano Letivo 2017/18

Atividades- P.A.A. Projeto de Educação Sexual & Saúde Escolar. Ano Letivo 2017/18 Atividades- P.A.A. Projeto de Educação Sexual & Ano Letivo 2017/18 1 Quinzena da Alimentação - Sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada; - Promover hábitos saudáveis

Leia mais

Escolas terão vacinação e ações contra obesidade

Escolas terão vacinação e ações contra obesidade NOVO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Escolas terão vacinação e ações contra obesidade Ministério da Saúde e da Educação convocam municípios à aderir MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI DESTINAR R$ 89 MILHÕES PARA AÇÕES COM

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA De forma pioneira, a NotreDame Intermédica entendeu que cuidar da saúde é muito mais que atender pessoas doentes. Por isso, em 1982, adotou o conceito

Leia mais

ANEXO I. Plano de Atendimento / Trabalho O QUADRO 2 É IGUAL PARA PLANO DE TRABALHO E PLANO DE ATENDIMENTO 1 - DADOS CADASTRAIS

ANEXO I. Plano de Atendimento / Trabalho O QUADRO 2 É IGUAL PARA PLANO DE TRABALHO E PLANO DE ATENDIMENTO 1 - DADOS CADASTRAIS ANEXO I Plano de Atendimento / Trabalho O QUADRO 1 É IGUAL PARA PLANO DE TRABALHO E PLANO DE ATENDIMENTO 1 - DADOS CADASTRAIS ÓRGÃO/ENTIDADE PROPONENTE Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ENDEREÇO

Leia mais

Programação da Semana do Bebê de Juazeiro/BA. 08 a 14 de Maio de Promoção dos Direitos das Gestantes e dos Bebês. 08 de Maio

Programação da Semana do Bebê de Juazeiro/BA. 08 a 14 de Maio de Promoção dos Direitos das Gestantes e dos Bebês. 08 de Maio Programação da Semana do Bebê de Juazeiro/BA 08 a 14 de Maio de 2016 Promoção dos Direitos das Gestantes e dos Bebês 08 de Maio ABERTURA NA MATERNIDADE 00:00h Acompanhamento do nascimento do primeiro bebê

Leia mais

COM SAÚDE É MELHOR. Informação e Prevenção: os Melhores Aliados

COM SAÚDE É MELHOR. Informação e Prevenção: os Melhores Aliados COM SAÚDE É MELHOR Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE NOVAIS

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE NOVAIS PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE NOVAIS I. Identificação da Organização da Sociedade Civil ( OSC). 1. Dados da Pessoa Jurídica Mantenedora Nome : Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Catanduva-APAE

Leia mais

Modelo de Saúde de Olinda RENILDO CALHEIROS - PREFEITO TEREZA MIRANDA - SECRETÁRIA DE SAÚDE CRISTINA MENEZES SECRETÁRIA ADJUNTA

Modelo de Saúde de Olinda RENILDO CALHEIROS - PREFEITO TEREZA MIRANDA - SECRETÁRIA DE SAÚDE CRISTINA MENEZES SECRETÁRIA ADJUNTA Modelo de Saúde de Olinda RENILDO CALHEIROS - PREFEITO TEREZA MIRANDA - SECRETÁRIA DE SAÚDE CRISTINA MENEZES SECRETÁRIA ADJUNTA MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE HOSPITAIS ESTADUAIS HOSPITAIS UNIVERSIT. ATENÇÃO

Leia mais

Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. 08 de dezembro de 2015

Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. 08 de dezembro de 2015 Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia 08 de dezembro de 2015 Ações Instalação do COES-Microcefalia Declaração de Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) pelo MS

Leia mais

Semana Mundial de Aleitamento Materno Ações Sudeste

Semana Mundial de Aleitamento Materno Ações Sudeste Semana Mundial de Aleitamento Materno Ações Sudeste 2018 SMAM 2018 NO ES 01/08 - ABERTURA DA SMAM REDE CAPIXABA DE BLH; MATERNIDADES PUBLICAS E PRIVADAS; UNIMED, ACELOR; SOESPE, COREN ES; CEF SESA, SEMUS,

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JANEIRO A DEZEMBRO 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JANEIRO A DEZEMBRO 2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JANEIRO A DEZEMBRO 2017 GESTÃO CRAS (CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL) MÉDIA COMPLEXIDADE ALTA COMPLEXIDADE POLÍTICA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL,

Leia mais

Padrões de comportamentos de saúde na população jovem do Concelho de Oeiras: Educação, Consumos, Saúde e Sexualidade

Padrões de comportamentos de saúde na população jovem do Concelho de Oeiras: Educação, Consumos, Saúde e Sexualidade Padrões de comportamentos de saúde na população jovem do Concelho de Oeiras: Educação, Consumos, Saúde e Sexualidade M A R G A R I D A Q U I N T E L A M A R T I N S C O N C E I Ç Ã O B A P T I S T A CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

Atuação do Profissional de Educação Física no Nasf-1 Continente.

Atuação do Profissional de Educação Física no Nasf-1 Continente. TÍTULO DA PRÁTICA: Atuação do Profissional de Educação Física no Nasf-1 Continente. CÓDIGO DA PRÁTICA: T83 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 (tópico A) Florianópolis é considerado

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ITAJOBI

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ITAJOBI PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ITAJOBI I. Identificação da Organização da Sociedade Civil ( OSC). 1. Dados da Pessoa Jurídica Mantenedora Nome : Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Catanduva-APAE

Leia mais

Podemos dizer que a Pediatria se preocupa com a prevenção, já na infância, de doenças do adulto.

Podemos dizer que a Pediatria se preocupa com a prevenção, já na infância, de doenças do adulto. Compartilhe conhecimento: A saúde de um adulto começa a ser cuidada por seu pediatra. Veja as principais ações para garantir a futura qualidade de vida dos pequenos. O ensino da Pediatria teve, em seu

Leia mais

SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017

SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017 SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA, COLO DE ÚTERO E BOCA 2 a 6 de outubro de 2017 PIRAÍ 2017 O movimento Outubro Rosa O movimento outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular

Leia mais

5º Simposio de Ensino de Graduação

5º Simposio de Ensino de Graduação 5º Simposio de Ensino de Graduação GRUPO DE GESTANTES: UMA PROPOSTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE Autor(es) SIMONE SOUTO DA SILVA Co-Autor(es) HAZAEL LUIS MARTINS PENTEADO PATRÍCIA VARGA AYRES FERNANDA DUARTE DUTRA

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO HORIZONTE, CARAMBEÍ PR RUPPEL. ANGELA MARIA 1 PEREIRA. TÁSSIA² SOUZA. C. D. S³ Resumo: Este trabalho pretende apresentar

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: AÇÃO PREVENTIVA DAS RELAÇÕES ADOLESCENTE E TABACO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: AÇÃO PREVENTIVA DAS RELAÇÕES ADOLESCENTE E TABACO 8 CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA EDUCAÇÃO EM

Leia mais

Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF.

Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF. Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF. - GESTOR MUNICIPAL DE SAÚDE: Clewton Domingues de Souza - AUTOR PRINCIPAL: Andréa Cristina B. de Sene : Coordenadora NASF - Outros autores:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ A P A E ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ ESCOLA ESPECIAL TEMPO FELIZ APAE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES NOVEMBRO DE 2014 Nº DESCRIÇÃO DA META AÇÕES

Leia mais

BANCO DE LEITE DE JUNDIAÍ HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2018 AMAMENTAÇÃO É A BASE DA VIDA

BANCO DE LEITE DE JUNDIAÍ HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2018 AMAMENTAÇÃO É A BASE DA VIDA BANCO DE LEITE DE JUNDIAÍ HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2018 AMAMENTAÇÃO É A BASE DA VIDA A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece de 01 a 07 de agosto e tem por

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIAS DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

RELATÓRIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS

RELATÓRIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS RELATÓRIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS Órgão Concessor: SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Nome da Entidade: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de RGSerra Endereço: Rua Carlos dos Santos, nº 156

Leia mais

RESULTADO SISTÊMICO 7

RESULTADO SISTÊMICO 7 Guia de Dicas de Políticas Públicas 83 RESULTADO SISTÊMICO 7 Ações de promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/aids voltadas para adolescentes e jovens implementadas As ações propostas

Leia mais

CALENDÁRIO DA SAÚDE

CALENDÁRIO DA SAÚDE CALENDÁRIO DA SAÚDE 23 24 25 01 JANEIRO #JANEIROBRANCO CAMPANHA EM FAVOR DA SAÚDE MENTAL 01 CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL 20 DIA DO FARMACÊUTICO 23 DIA NACIONAL DA MEDICINA INTEGRATIVA 29 DIA INTERNACIONAL

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR PROGRAMA INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO ÀS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE IVAIPORÃ-PR Nova estratégia de gestão em redes em matéria

Leia mais

COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROJETO RONDON EDITAL DE CONVOCAÇÃO 01/2016, DE 04 DE MARÇO DE 2016

COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROJETO RONDON EDITAL DE CONVOCAÇÃO 01/2016, DE 04 DE MARÇO DE 2016 COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROJETO RONDON EDITAL DE CONVOCAÇÃO 01/2016, DE 04 DE MARÇO DE 2016 A Universidade Santa Cecília UNISANTA, por intermédio do Prof. Dr. Celso Volpe, Coordenador Institucional

Leia mais

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA

PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA 2012 PLANO DE AÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PALHOÇA POLÍTICAS DE PROTEÇÃO POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/ PROTEÇÃO ESPECIAL META: COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Leia mais

VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE

VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE VIII CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE - 2015 Eixo I PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 1 Que o governo estadual através da secretaria de Segurança

Leia mais

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE Gláucia Monte Carvalho¹; Maria do Livramento Oliveira Nascimento; Dougliane Gomes de Souza; Larisse

Leia mais

UNIOESTE NA COMUNIDADE

UNIOESTE NA COMUNIDADE UNIOESTE NA COMUNIDADE Área Temática: Saúde Palavras-chave: Educação, Prevenção, Câncer bucal Adriane de Castro Martinez Martins 1 (Coordenador ) Eduardo Deon Fortunato 2 Silmara Juliana Likoski 2 Roberto

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS SUS - Princípios Gerais 1 - A Saúde Como Direito de Todos

Leia mais

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos:

CARTA DE NATAL. Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: CARTA DE NATAL Nós, autodefensores presentes no 7 Fórum Nacional de Autogestão, Autodefensoria e Família em Natal-RN reivindicamos: ACESSIBILIDADE Que as políticas públicas de acessibilidade sejam respeitadas

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO Nome do projeto (programa vinculado se houver) A sobrecarga e a qualidade de vida de cuidadores de pacientes atendidos em Centros de Atenção Psicossocial. Vinculado ao programa de pós graduação da Ciências

Leia mais

FACULDADE ATENEU - FATE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE

FACULDADE ATENEU - FATE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE FACULDADE ATENEU - FATE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE FORTALEZA - CE 2017 2 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS, DA FINALIDADE E OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL...

Leia mais

Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental

Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental GONCALVES, Rayane Araújo¹ ;CARNEIRO, Danielle Suzainny dos Reis Castro ²; LISBOA,Iara Alves 1 Universidade de

Leia mais

Atividades Curso de Psicologia ) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia

Atividades Curso de Psicologia ) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Atividades Curso de Psicologia 2016 NOTÍCIAS DE ABRIL 1) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Na sexta-feira, dia 1º de abril, o curso de Psicologia organizou palestra sobre o Dia

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA

ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA ENCONTRO NACIONAL ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DESASTRES 2010 METODOLOGIA CENÁRIO ATUAL DIFICULDADES E ENTRAVES SOCORRO E ASSISTÊNCIA DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO E ACESSIBILIDADE SISTEMATIZAÇÃO

Leia mais

Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF 09 - Vila Ester, em São Borja-RS

Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF 09 - Vila Ester, em São Borja-RS Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF 09 - Vila Ester, em São Borja-RS Tania Mara Fontella de Sá Orientadora: Lenise Patrocinio Pires Cecilio Co-orientadora: Aline Basso da Silva Introdução

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ARIRANHA

PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ARIRANHA PLANO DE TRABALHO DO MUNICÍPIO DE ARIRANHA I. Identificação da Organização da Sociedade Civil ( OSC). 1. Dados da Pessoa Jurídica Mantenedora Nome : Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Catanduva-APAE

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 01

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 01 São Paulo, 08 de Janeiro de 2019. TERMO DE COLABORAÇÃO nº 002/2018 Referente ao Processo nº 519159/2018 RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MÊS 01 A APAE DE SÃO PAULO iniciou as atividades e a gestão do Centro

Leia mais

SETEMBRO AZUL: INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS SURDOS

SETEMBRO AZUL: INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS SURDOS Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. SETEMBRO AZUL: INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS SURDOS Vania Abadia de Souza Ferreira (IFTM

Leia mais

Capítulo 08 Políticas de Atendimento aos Discentes. Capítulo 08 Políticas de Atendimento aos Discentes

Capítulo 08 Políticas de Atendimento aos Discentes. Capítulo 08 Políticas de Atendimento aos Discentes Capítulo 08 Políticas de Atendimento aos Discentes 251 Capítulo 08 Políticas de Atendimento aos Discentes SUMÁRIO CAPÍTULO 8 8.1 Ingresso...254 8.2 Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade

Leia mais

AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA E ANÁLISE DO RELATO VERBAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA

AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA E ANÁLISE DO RELATO VERBAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA E ANÁLISE DO RELATO VERBAL DE PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROMES GENÉTICAS NA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA OLIVEIRA, Thais Millene. Estudante do Curso de

Leia mais

PESQUISA NACIONAL REDE APAE: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE

PESQUISA NACIONAL REDE APAE: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE PESQUISA NACIONAL REDE APAE: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE Caso tenha dúvidas no preenchimento correto da pesquisa, entre em contato com o representante da sua Federação Estadual que foi capacitado poderá prestar

Leia mais

Portfólio. Material Assistência Social

Portfólio. Material Assistência Social Portfólio Material Assistência Social 2017 Dados institucionais: Órgão/instituição Proponente: INSTITUTO APOIO SOCIAL Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 01- SALA 95. Cidade: UF: CEP: Telefone/Fax: Araçatuba SP

Leia mais

LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA.

LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA. LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA. Autoras: BARRETO, Raisa Queiroga. rsqueiroga92@gmail.com OLIVEIRA, KhomarTander sde. Khomartanders13@hotmail.com SIRINO,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 Aprova o Regulamento Interno do Núcleo de Apoio aos Direitos Humanos NUADH, do Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI. O Reitor do Centro Universitário Leonardo da Vinci

Leia mais

informar para prevenir

informar para prevenir PROJETO PRIMEIRO PASSO informar para prevenir "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. PAULO FREIRE ALGUNS DADOS SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL NO MUNDO. A Organização

Leia mais

EDUCAÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJA DA EMEF SENADOR DARCY RIBEIRO, PORTO VELHO - RO

EDUCAÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJA DA EMEF SENADOR DARCY RIBEIRO, PORTO VELHO - RO EDUCAÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJA DA EMEF SENADOR DARCY RIBEIRO, PORTO VELHO - RO Neidiane Farias Costa Reis; Glória de Lourdes Silva de Oliveira Melo Centro de Formação dos Profissionais

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO ITU REGULAMENTO DO CURSO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO ITU REGULAMENTO DO CURSO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO ITU Praça Almeida Jr, 10 Vila Nova Itu SP - CEP 13309-049 Fone: (11) 4813-7600 Fax: (11) 4813-7627 e-mail: deitu@educacao.sp.gov.br

Leia mais

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS.

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS. Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani significa PAI DE MUITAS ESTRELAS. O que é o PROGRAMA YACAMIM? Como iniciou o Projeto do PROGRAMA YACAMIM? Objetivo geral: Congregar ações, com

Leia mais

Ana Marise Pereira Gomes

Ana Marise Pereira Gomes CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR NA SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DA FUNASA

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GENÊRO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GENÊRO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA SOBRE GENÊRO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR MARTINS, Beatriz Rodrigues 1 ; ROSINI, Alessandra Monteiro 2 ; CORRÊA, Alessandro Sousa 3 ; DE CARVALHO, Deborah Nogueira 4 ;

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Anais. IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços Belo Horizonte 17 a 20 de outubro de 2006 Sessões

Leia mais

DROGAS E EDUCAÇÃO UMA RELAÇÃO PARA A VIDA

DROGAS E EDUCAÇÃO UMA RELAÇÃO PARA A VIDA DROGAS E EDUCAÇÃO UMA RELAÇÃO PARA A VIDA Robson Rogaciano Fernandes da Silva (Universidade Federal de Campina Grande robsonsfr@hotmail.com) Ailanti de Melo Costa Lima (Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais