PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO DE EXTENSÃO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL"

Transcrição

1 A importância dos projetos de vida na terceira idade ação na UNIGUAÇU/FAESI Idosos da comunidade de São Miguel do Iguaçu PERÍODO Setembro e outubro de 2014 Objetivo Geral: Realizar com discentes de Terapia Ocupacional ação com terceira idade, atividades que promovam a autonomia, interação e relação social. Conscientizar os idosos sobre a importância de manter a qualidade de vida. Objetivos Específicos: Realizar dinâmicas e atividades que trabalham a promoção da saúde e valorização da vida, além da interação do grupo. Resultados: Em termos organizacionais o projeto desenvolveu-se conforme o esperado. Contamos com a presença de mais pessoas do que o previsto no projeto do evento em questão. Os idosos elogiaram e se mostraram satisfeitos com o projeto.

2 DE ENSINO E CULTURA DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL MARAVILHAS DO CORPO HUMANO Acadêmicos e professores dos três períodos do Curso de Terapia Ocupacional da Uniguaçu/FAESI PERÍODO 25 de abril de 2017 Objetivo Geral: Contribuir no processo de aprendizado do acadêmico de Terapia Ocupacional com a ideia de mostrar o funcionamento de cada sistema presente em nossa anatomia. Objetivos Específicos: Incentivar o acadêmico á uma exposição cultural; Mostrar o funcionamento de cada sistema do corpo humano; Demonstrar a ação de várias doenças - como obesidade, artrite, câncer de mama e tabagismo sobre as estruturas do corpo humano; Contribuir para o processo de aprendizado da disciplina de Anatomia. Resultados: Os acadêmicos tiveram uma chance única de analisar toda a estrutura do corpo humano com toda a sua complexidade, associando a teoria com a prática deixando a disciplina de anatomia mais viva. Através de conhecimentos adquiridos os acadêmicos, poderão relacionar estudos bibliográficos com as imagens dos corpos expostos, e o aprendizado torna-se uma metodologia mais prática em disciplinas como anatomia humana, ou problemas de saúde que agridem o corpo humano, como tabaco.

3 DENOMINAÇÃ O SAÚDE MENTAL NA FESPOP População em geral presente na Fespop em Santa Terezinha de Itaipu PERÍODO 12 de maio de 2017 Objetivo Geral: Conscientizar a população sobre a Saúde Mental e a Luta antimanicomial. Objetivos Específicos: Chamar a atenção da população sobre o tratamento adequado na área da Saúde Mental; Conscientizar a população sobre a Luta Antimanicomial; Esclarecer o público sobre os mitos e verdades sobre o doente mental. Resultados: Em termos organizacionais o projeto desenvolveu-se conforme o esperado. A população passava, parava, olhava e perguntava sobre as faixas e caracterização. Acadêmicos puderam perceber ainda como é grande o medo e preconceito para com a pessoa com doença mental. E a necessidade de esclarecer a população sobre as doenças e tratamento adequado.

4 Crianças, adolescentes e população em geral VOLTANDO A INOCÊNCIA PERÍODO 20 de maio de 2017 Objetivo Geral: Chamar a atenção para o dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual infantil que acontece no dia 18 de maio. Objetivos Específicos: Incentivar a inocência das crianças através de brincadeiras, história, musica jogos...; Conscientizar a comunidade sobre a exploração sexual infantil. Resultados: Em termos organizacionais o projeto desenvolveu-se conforme o esperado. Crianças e adolescentes e a população presente, participou das brincadeiras de forma satisfatória e assim como eles e os acadêmicos entenderam a necessidade de não deixar morrer as brincadeiras lúdicas infantis bem como de forma paralela entender o quanto o assunto da exploração sexual infantil é grave e precisa ser falada.

5 DE ENSINO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL SETEMBRO AMARELO - AÇÃO NA UNIGUAÇU-FAESI Acadêmicos, professores e funcionários da UNIGUAÇU/FAESI; PERÍODO 18 de setembro de 2017 Objetivo Geral: Realizar com discentes de Terapia Ocupacional ação sobre a importância da valorização da vida e prevenção ao suicídio, baseada em pesquisa e alinhada com campanha nacional, Conscientizar comunidade acadêmica sobre a importância da divulgação da campanha Setembro Amarelo, os instrumentos e serviços de acolhimentos de sofrimentos mentais, como depressão (141 do CVV, CAPS, entre outros). Objetivos Específicos: Realizar com discentes de Terapia Ocupacional pesquisa sobre índices de suicídios, formas de prevenção e como tratar o assunto de forma adequada e com foco nas ações de valorização da vida; Confeccionar material adequado e alinhado com campanha. Resultados: Em termos organizacionais o projeto desenvolveu-se conforme o esperado.

6 DE ENSINO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DIA NACIONAL DA LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Acadêmicos, professores e funcionários da UNIGUAÇU/FAESI; PERÍODO 20 de setembro de 2017 Objetivo Geral: Conscientizar a comunidade acadêmica sobre os direitos da pessoa com deficiência. Objetivos Específicos: Conscientizar os alunos, professores e visitantes da faculdade, a importância da Terapia Ocupacional, na intervenção com pessoas portadoras de deficiência, com a finalidade de demonstrar que estas pessoas podem ter uma qualidade de vida proporcionada através de adaptações necessárias para o bem viver dos portadores de deficiência. Resultados: Em termos organizacionais o projeto desenvolveu-se conforme o esperado. Acadêmicos, professores e demais funcionários da IES participaram das experimentações, vivenciando e entendendo o mundo da pessoa com deficiência.

7 DE ENSINO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL Acadêmicos do 4º período de Terapia Ocupacional Bulário PERÍODO 2º semestre de 2015 Objetivo Geral: Conhecer conceitos básicos farmacológicos e suas ações. Identificar as diferentes categorias de fármacos distribuídas pela indústria. Objetivos específicos: Descrever os conceitos básicos, a fim de averiguar suas particularidades. Concretizar, por meio, de descrição para cada categoria acrescentando duas bulas. Resultados: Em termos organizacionais o projeto não se desenvolveu conforme o esperado. Os acadêmicos desenvolveram a pasta de forma adequada e facilitou o processo de aprendizagem.

8 DE ENSINO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL Acadêmicos do 6º período de Terapia Ocupacional VISITA TÉCNICA - CAPS PERÍODO 2º semestre de 2016 Objetivo Geral: Desenvolver o raciocínio clinico complementando os conhecimentos teóricos referente a atuação do terapeuta ocupacional na saúde mental, por meio, de observação da atuação de um terapeuta ocupacional no CAPS. Objetivos Específicos: Conhecer a dinâmica estrutural da instituição, a fim de compreender a importância da equipe multidisciplinar para apoio e tratamento da pessoa em sofrimento psíquico. Compreender a organização do CAPS suas possibilidades e suas limitações dentro de regulamentações políticas. Perceber as possibilidades de atuação terapêutica ocupacional. Identificar os sinais e sintomas das patologias psíquicas e suas consequências ao indivíduo. Refletir em estratégias que poderiam promover bem-estar, autonomia e independência a pessoa em tratamento. Resultados: Em termos organizacionais o projeto desenvolveu-se conforme o esperado. Os acadêmicos puderam vivenciar a prática de atuação do terapeuta ocupacional e o cenário de prática.

9 PERÍODO SOCIAL EM PROL DO LAR DOS IDOSOS Acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional, população em geral e idosos do Lar Don Scalabrini de São Miguel do Iguaçu Maio a julho de 2017 Objetivo Geral: Proporcionar vivencias sociais como promoção de participação social e lazer. Elaborar estratégias arrecadar recursos financeiros para arcar com os custos do passeio. Objetivos Específicos: Proporcionar aos idosos uma noite de rodizio de pizza, na pizzaria AcquaTibum. Confeccionar sachês aromatizados para ser vendido para prol da noite da pizza. Fazer a venda dos sachês no centro da cidade de São Miguel do Iguaçu. Resultados: Em termos organizacionais o projeto desenvolveu-se conforme o esperado. Um ponto negativo é que o local escolhido para levar os idosos para comer pizza era de difícil acesso e estava frio.

10 PERÍODO CICLO DE PALESTRAS EDUCATIVAS Acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional, acadêmicos de outros cursos e instituições, profissionais da saúde e educação e comunidade em geral. Março a junho de 2018 Objetivo Geral: Levar aos acadêmicos e a população em geral conhecimento sobre algumas áreas de deficiência. Objetivos Específicos: Estimular o debate de assuntos relevantes aos acadêmicos, professores e comunidade em geral dentro das deficiências; Proporcionar o conhecimento nas áreas das deficiências. Resultados: Em termos organizacionais o projeto está se desenvolvendo conforme o esperado. Um ponto negativo é que a participação da comunidade ainda não aconteceu.

11 PERÍODO TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL: O TO E SUA ATUAÇÃO EM POLITICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE Acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional e profissionais da área de Terapia Ocupacional 9 de março de 2018 Objetivo Geral: Levar aos acadêmicos e profissionais um debate na área da TO social e a atuação com o público jovem. Objetivos Específicos: Proporcionar, através da experiência de atuação, conhecimento na área da TO social; Sensibilizar os participantes sobre a área de atuação da TO com políticas públicas voltadas a juventude. Resultados: Em termos organizacionais o projeto se desenvolveu conforme o esperado. Um ponto negativo é que a participação de profissionais da área foi tímida.

12 PERÍODO Crianças com deficiência física ou intelectual Primeiro semestre 2018 HORTOTERAPIA Objetivo Geral: Utilizar o espaço da Horta e do Horto como espaço terapêutico para crianças com deficiência física ou intelectual. Objetivos Específicos: Favorecer as crianças o contato com a terra e a natureza; Proporcionar estímulos sensoriais; Promover a interação social. Resultados: Em termos organizacionais o projeto se desenvolveu conforme o esperado. Um ponto negativo é que a participação foi abaixo do planejado.

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Autora Estefânia de Araújo Almeida Freitas (1); Orientadora Josefa Lilian Vieira (4) (1) Terapeuta Ocupacional.

Leia mais

Atividades Curso de Psicologia ) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia

Atividades Curso de Psicologia ) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Atividades Curso de Psicologia 2016 NOTÍCIAS DE ABRIL 1) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Na sexta-feira, dia 1º de abril, o curso de Psicologia organizou palestra sobre o Dia

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA VOLTADA PARA O BASQUETEBOL RESUMO

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA VOLTADA PARA O BASQUETEBOL RESUMO A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA VOLTADA PARA O BASQUETEBOL Acadêmica: Dara Claudia de Oliveira Ferrasso Professoras Orientadoras:

Leia mais

Atividades do Curso de Psicologia 2016

Atividades do Curso de Psicologia 2016 Atividades do Curso de Psicologia 2016 NOTÍCIAS DE ABRIL 1) Palestra sobre o autismo é realizada no curso de Psicologia Na sexta-feira, dia 1º de abril, o curso de Psicologia organizou palestra sobre o

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Psicopedagogia: Teoria e Prática. Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia

Psicopedagogia: Teoria e Prática. Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia XVI Encontro de Psicopedagogia do Ceará CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE Psicopedagogia: Teoria e Prática Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia A psiquiatria

Leia mais

GRUPO DE ATIVIDADES EM TERAPIA OCUPACIONAL

GRUPO DE ATIVIDADES EM TERAPIA OCUPACIONAL GRUPO DE ATIVIDADES EM TERAPIA OCUPACIONAL TO E GRUPOS Uso de atividades terapêuticas em ambiente grupal Grupo não era reconhecido como recurso terapêutico Programas coletivos- aquisição de habilidades/organização

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

NOTA: Datas podem ser alteradas sem aviso prévio. Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado. Notícias. Notícias. Notícias.

NOTA: Datas podem ser alteradas sem aviso prévio. Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado. Notícias. Notícias. Notícias. JANEIRO INSERIR ANO: INSERIR DATA DE INÍCIO: Janeiro Domingo 31 01 02 03 04 05 06 Ano Novo Dia do Sanitarista 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Dia do Farmacêutico Dia do Terapeuta Ocupacional

Leia mais

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon 4º ano Chrishinau Silva 2º ano Orientadora: Drª Fgaª Ariadnes Nobrega de

Leia mais

Alexandre de Araújo Pereira

Alexandre de Araújo Pereira SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA / SAÚDE DA FAMÍLIA: CO-RESPONSABILIDADE NO TERRITÓRIO III MOSTRA NACIONAL DE III MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA BRASÍLIA 08/2008 Alexandre de Araújo Pereira

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: TÉCNICO DE ENFERMAGEM Qualificação: Técnico

Leia mais

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL Considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, em especial o artigo X da Resolução CNE/CES 6, de 19

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

Pós-graduações Cuidados Continuados e Paliativos

Pós-graduações Cuidados Continuados e Paliativos Duração Dois semestres (60 ECTS) Pós-graduações Cuidados Objetivos A Pós-graduação em Cuidados será conferida a quem demonstre: - Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão aprofundada na respetiva

Leia mais

Seminário de Avaliação do Programa Pulsar

Seminário de Avaliação do Programa Pulsar Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB Instituto de Ciências da Saúde Seminário de Avaliação do Programa Pulsar Tutor sênior: Jeferson Falcão do Amaral; Tutor sênior:

Leia mais

JANEIRO 2017 INSERIR ANO: INSERIR DATA DE INÍCIO: Domingo Feriado. Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

JANEIRO 2017 INSERIR ANO: INSERIR DATA DE INÍCIO: Domingo Feriado. Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado JANEIRO Janeiro INSERIR ANO: 01 02 03 04 05 06 07 Ano Novo 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Inserir imagem Dia do Terapeuta Ocupacional Dia do Farmacêutico Retirar imagem Inserir imagem 22 23

Leia mais

Residencial. Um novo conceito em Longevidade... qualidade de vida e bem-estar!

Residencial. Um novo conceito em Longevidade... qualidade de vida e bem-estar! Quem Somos A concepção do Projeto Fleur de Lis foi idealizada por profissionais experientes na área da Longevidade. Em sua essência, um conceito inovador. É um projeto de excelência na promoção da qualidade

Leia mais

Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde

Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde Projeto Adolescentes na Rede, Comunicação e Saúde CONVÊNIO 034/2015 - SMS PMDST AIDS E ASSOCIAÇÃO SAÚDE DA FAMÍLIA - ASF PARCERIA: DICEU/DRE CAPELA DO SOCORRO Início: 14/12/2015 Término: 13/12/2017 O Projeto

Leia mais

GRUPOS EM TERAPIA OCUPACIONAL

GRUPOS EM TERAPIA OCUPACIONAL GRUPOS EM TERAPIA OCUPACIONAL TO E GRUPOS Uso de atividades terapêuticas em ambiente grupal Grupo não era reconhecido como recurso terapêutico Programas coletivos- aquisição de habilidades/organização

Leia mais

CALENDÁRIO DA SAÚDE

CALENDÁRIO DA SAÚDE CALENDÁRIO DA SAÚDE 23 24 25 01 JANEIRO #JANEIROBRANCO CAMPANHA EM FAVOR DA SAÚDE MENTAL 01 CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL 20 DIA DO FARMACÊUTICO 23 DIA NACIONAL DA MEDICINA INTEGRATIVA 29 DIA INTERNACIONAL

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes

Plano Anual de Atividades. Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes Setembro Integração e adaptação das Crianças Reunião de pais - Promover a (re)integração e adaptação das crianças à creche; - Proporcionar um ambiente que

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

Programas. & Ações. Medicina Preventiva

Programas. & Ações. Medicina Preventiva Programas & Ações Medicina Preventiva Medicina Preventiva Para o Tacchimed promover a saúde não se limita aos tratamentos médicos e sim à prevenção, a fim de oferecer aos seus clientes mais qualidade de

Leia mais

CONSULTORIA JURÍDICA EM PROL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Palavras-chave: Pessoa com deficiência. Inclusão Social. Direitos Fundamentais.

CONSULTORIA JURÍDICA EM PROL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Palavras-chave: Pessoa com deficiência. Inclusão Social. Direitos Fundamentais. CONSULTORIA JURÍDICA EM PROL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Leandro Moraes do Espírito Santo (FIBRA) RESUMO: Este ensaio versa acerca do projeto de extensão da Faculdade Integrada Brasil Amazônia FIBRA junto

Leia mais

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA PROGRAMA DE MEDICINA PREVENTIVA E QUALIDADE DE VIDA De forma pioneira, a NotreDame Intermédica entendeu que cuidar da saúde é muito mais que atender pessoas doentes. Por isso, em 1982, adotou o conceito

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS

BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO OFICINAS FES ATIVIDADES RECREATIVAS BRINQUEDOS NO PERÍODO CONTRATADO SUPERVISÃO DE MONITORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO BRINQUEDOTECA PARAÍSO DA CRIANÇA OFICINAS NOITE DO PIJAMA FESTA INFANTIL PROPOSTA Acreditamos que

Leia mais

DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES

DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES DAMOS AS NOSSAS MÃOS POR ELES Dia Internacional dos Cuidados Paliativos 9 de Outubro de 2010 Exposição promovida pela Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Nossa Senhora do Rosário Centro Hospitalar

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO. Formação em Saúde e Educação Sexual Método Falando Naquilo. COORDENAÇÃO Dra. Vanessa Monteiro Cesnik-Geest

PROJETO PEDAGÓGICO. Formação em Saúde e Educação Sexual Método Falando Naquilo. COORDENAÇÃO Dra. Vanessa Monteiro Cesnik-Geest PROJETO PEDAGÓGICO Formação em Saúde e Educação Sexual Método Falando Naquilo COORDENAÇÃO Dra. Vanessa Monteiro Cesnik-Geest Brasília - DF 2018 2 SUMÁRIO 1. NOME DO CURSO E ÁREA DO CONHECIMENTO... 3 2.

Leia mais

AÇÔES REALIZADAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

AÇÔES REALIZADAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO Região dos Lagos Estado do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Educação - SEME Departamento Técnico Pedagógico DETEP Divisão de Supervisão Escolar Serviço de Orientação

Leia mais

Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso Ano Letivo 2015/2016

Centro de Ocupação de Tempos Livres de Santo Tirso Ano Letivo 2015/2016 Ano Letivo 2015/2016 SETEMBRO Início do ano letivo Acolhimento das Jogos de interação Visita pelas instalações do ATL Conhecimento dos transportes e das pessoas e regras que os acompanham Proporcionar

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - CATL E SALA DE ESTUDO -

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - CATL E SALA DE ESTUDO - Associação de Solidariedade Social da Urbanização do Seixo Regulamento Interno do Jardim de Infância PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - CATL E SALA DE ESTUDO - Instituição Particular de Solidariedade Social NIF:

Leia mais

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS

(a) Metropolitana Garanhuns TOTAIS QUANTITATIVO DE VAGAS FUNÇÃO. Metropolitana Garanhuns TOTAIS ANEXO I QUADRO DE VAGAS, REQUISITOS, REMUNERAÇÃO MENSAL, JORNADA DE TRABALHO E ATRIBUIÇÕES. I VAGAS POR LOTAÇÃO, COM RESERVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 1.1 Nível Superior Advogado Região 02 01 03 (a)

Leia mais

ATENDIMENTO COLETIVO AOS ESTUDANTES CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATENDIMENTO COLETIVO AOS ESTUDANTES CRONOGRAMA DE ATIVIDADES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Centro Alfenas/MG CEP 37130-001 ATENDIMENTO COLETIVO AOS ESTUDANTES CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Tendo

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM UM GRUPO COM IDOSOS

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM UM GRUPO COM IDOSOS EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO EM UM GRUPO COM IDOSOS Gláucia Maria Cavalcante Maia 1, Francisca Manuele de Oliveira 2, Carolina Maria de Lima Carvalho Resumo: O presente estudo visa

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA -

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA - Associação de Solidariedade Social da Urbanização do Seixo Regulamento Interno do Jardim de Infância PLANO ANUAL DE ATIVIDADES - CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA - Instituição Particular de Solidariedade Social

Leia mais

Qualidade de Vida 02/03/2012

Qualidade de Vida 02/03/2012 Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Descreve a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como saúde, educação, expectativa de vida, bem estar físico, psicológico, emocional e mental.

Leia mais

RELATÓRIO SEMESTRAL DA ORGANIZAÇÃO. Organização: Centro de Educação para o Trabalho Virgilio Resi

RELATÓRIO SEMESTRAL DA ORGANIZAÇÃO. Organização: Centro de Educação para o Trabalho Virgilio Resi RELATÓRIO SEMESTRAL DA ORGANIZAÇÃO Organização: Centro de Educação para o Trabalho Virgilio Resi Projeto: Educar para Aprender e Aprender para Trabalhar Início da listagem: 13/12/2011 Relatório referente

Leia mais

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Janaina Cantes. Geovana Costa. Juliano Dias. Rogério Cesar Hopf. Universidade Luterana do Brasil ULBRA- Campus Santa Maria RS. Dra. Maria Cristina

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec:Paulino Botelho Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ENFERMAGEM Qualificação:TÉCNICO

Leia mais

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia

PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS. Escola Municipal Alfabeto. Série: 2ª. Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia PROJETO APRENDENDO E BRINCANDO COM CANTIGAS DE INFANTIS Escola Municipal Alfabeto Série: 2ª Professor: Edilza Ferreira de Lima Correia Arcoverde PE Quando uma criança brinca, joga e finge, está criando

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Plano de Trabalho Docente Qualificação: Técnico de Enfermagem

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Plano de Trabalho Docente Qualificação: Técnico de Enfermagem Plano de Trabalho Docente 2013 ETE Paulino Botelho Ensino Técnico Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Técnico de Enfermagem Qualificação:

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini

QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO. Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini QUESTIONÁRIO DE ENGAJAMENTO PÚBLICO Maria Elizabeth Gastal Fassa, Anaclaudia Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Denise Silveira, Luiz Augusto Facchini ENGAJAMENTO PÚBLICO BLOCO A CONTROLE SOCIAL 1. Existe Conselho

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO DISCENTE

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO DISCENTE NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO AO DISCENTE REGULAMENTO DO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico aos

Leia mais

INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS E ARTESANATO: TRABALHANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM COM PESSOAS COM CÂNCER, DEPENDENTES QUIMICOS E OUTROS...

INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS E ARTESANATO: TRABALHANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM COM PESSOAS COM CÂNCER, DEPENDENTES QUIMICOS E OUTROS... INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS E ARTESANATO: TRABALHANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM COM PESSOAS COM CÂNCER, DEPENDENTES QUIMICOS E OUTROS... INTRODUÇÃO EM 2012, COMECEI A DESENVOLVER UMA AÇÃO VOLUNTARIA

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168 aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: AMBIENTE E

Leia mais

O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância. Microcefalia e Estimulação Precoce

O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância. Microcefalia e Estimulação Precoce O Papel da Estratégia Saúde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância Microcefalia e Estimulação Precoce Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia no Brasil Alteração do padrão

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA SISTÊMICA

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA SISTÊMICA CORPO DOCENTE Maria de Lourdes Basto, Msc Adalberto Barreto, Dr Juliana Ried, Msc Selma Aparecida Caselli Martins, Msc Marilene Grandesso, PHD Sofia S. Jacobsen, Esp Renize Araújo Accordi, Esp Hyala Cristina

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE

PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE Cleysiele Ferreira Duarte, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), gleyzieleduarte@gmail.com PALAVRAS-CHAVE: Lúdico; Psicomotricidade;

Leia mais

Gabinete da Vereadora Sâmia Bomfim

Gabinete da Vereadora Sâmia Bomfim Projeto de Lei nº 701/2017 Cria o Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção do Direito ao acesso à Saúde Mental entre Jovens e Adolescentes, e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia

Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Programa de Residência Multiprofissional em Gerontologia Cenário de Prática: No primeiro ano, o residente terá atuação na Proteção Especial e Atenção Especializada de Média e Alta Complexidade, em Unidade

Leia mais

União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil. Cenário da Psoríase no Brasil: Uma revisão necessária

União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil. Cenário da Psoríase no Brasil: Uma revisão necessária União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil Cenário da Psoríase no Brasil: Uma revisão necessária Comissão de Assuntos Sociais Senado Federal Brasília, 03 de Junho de 2015 PSORÍASE BRASIL:

Leia mais

PARÂMETRO ATUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. TURMAS 2012 a 2016

PARÂMETRO ATUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. TURMAS 2012 a 2016 PARÂMETRO ATUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO TURMAS a CURSO CARGA HORÁRIA INÍCIO DO ESTÁGIO LOCAL DE ESTÁGIO Artes Visuais Segunda Artes Visuais Formação Administração Biomedicina Ciências Contábeis

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE Meta de Desempenho

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE Meta de Desempenho 2017 1. Educação 1.1. Educação Infantil 532.400,00 754.637,15 1.1.0.1. Creche Frequência 1.1.0.2. Pré-escola Frequência 267.532 1.2. Educação Fundamental 1.636.800,00 2.173.991,61 1.2.0.1. Anos iniciais

Leia mais

Mês correspondente: Março Mês/Dia Atividades Local Tipo de Animação/ Objetivo

Mês correspondente: Março Mês/Dia Atividades Local Tipo de Animação/ Objetivo Plano de mensal de atividades lúdicas do Lar Dr. Domingos Pulido Garcia Centro Social de, das respostas sociais: Estrutrura Residencial para pessoas idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

Leia mais

Calendário Temático Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994)

Calendário Temático Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994) Calendário Temático Janeiro 02.01 Dia do Sanitarista 04.01 Aprovação da Política Nacional do Idoso (Lei n 8.442/1994) 09.01 Sanção da Lei n 10.639/2003 que obriga a inclusão da história e da cultura africana

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS

EIXO 1 SAÚDE DE POPULAÇÕES ESPECÍFICAS E VULNERÁVEIS RESULTADO FINAL DA OFICINA DE SELEÇÃO DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE PARA A EDIÇÃO 2015/2016 DO PROGRAMA PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE (PPSUS) DO ESTADO DE ALAGOAS (AL) A Fundação

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional em Santa Catarina

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional em Santa Catarina DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE DE 2017 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional em Santa Catarina R$ 1. Educação 1.1 Educação Infantil 15.596.026,00 15.595.965,20 1.1.0.1.

Leia mais

Projeto Pedagógico C.A.T.L.

Projeto Pedagógico C.A.T.L. 1 Projeto Pedagógico C.A.T.L. Sala Partilha «Aprendi que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular» William Shakespeare 2 Ano Letivo 2017-2018 Índice Página 1.Introdução 3 2.Caraterização

Leia mais

INCLUSÃO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA ESCOLA JOÃO BATISTA LIPPO NETO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RECIFE.

INCLUSÃO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA ESCOLA JOÃO BATISTA LIPPO NETO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RECIFE. INCLUSÃO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA ESCOLA JOÃO BATISTA LIPPO NETO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO Introdução RECIFE. Eliana Ferreira Banja Fernandes PCR e-mail: elainebanja@hotmail.com Edielson

Leia mais

Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social.

Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social. Cooperativa de Trabalho na Área da Saúde e Assistência Social. 01 SOBRE Qualidade com parcerias de sucesso. A Mitra é uma cooperativa de trabalho que oferece serviços e soluções para sua área de Recursos

Leia mais

Palestra Público Roda de conversa Participantes Visita mediada Participantes

Palestra Público Roda de conversa Participantes Visita mediada Participantes 1. Educação 1.1. Educação Infantil 8.532.066,00 7.191.791,85 1.1.0.1. Creche Frequência 1.1.0.2. Pré-escola Frequência 929.694 1.2. Educação Fundamental 1.2.0.1. Anos iniciais (1º ao 5º ano) Frequência

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 376 DE 02/08/ CAS

RESOLUÇÃO N o 376 DE 02/08/ CAS RESOLUÇÃO N o 376 DE 02/08/2018 - CAS I - Regulamenta o funcionamento do Serviço de Informação e Apoio ao Estudante (SIAE) da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração

Leia mais

Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ESCOLA DE CONSELHOS DE PERNAMBUCO

Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ESCOLA DE CONSELHOS DE PERNAMBUCO Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ESCOLA DE CONSELHOS DE PERNAMBUCO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Uma intervenção no Município de Triunfo PE

Leia mais

TIMBIRAS Belo Horizonte, abril 2018

TIMBIRAS Belo Horizonte, abril 2018 TIMBIRAS Belo Horizonte, abril 2018 DIA MUNDIAL DA SAÚDE No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, esta data foi criada com o principal objetivo de conscientizar a população sobre aspectos

Leia mais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CONHECER PARA PREVENIR AUTORAS: PROFESSORA DOUTORA SIMONE BENGHI PINTO; PROFESSORA DOUTORA MARIVONE VALENTIM ZABOTT UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS PALOTINA Resumo:

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS DIRECIONADOS PARA O SENESCENTE: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGOGICA

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS DIRECIONADOS PARA O SENESCENTE: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGOGICA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS DIRECIONADOS PARA O SENESCENTE: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGOGICA Jéssica Lúcia da Silva Bulhões Universidade Federal da Paraíba jessyka_lucia@hotmail.com Tânia Lúcia Amorim

Leia mais

DIAS E HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS ENFERMAGEM TODOS OS AUTORES DEVERÃO CHEGAR IMPRETERIVELMENTE NO HORÁRIO MARCADO.

DIAS E HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS ENFERMAGEM TODOS OS AUTORES DEVERÃO CHEGAR IMPRETERIVELMENTE NO HORÁRIO MARCADO. TÍTULO ORIENTADOR SALA DATA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NAS COMUNIDADES INDÍGENAS INFECÇÕES HOSPITALARES: REPENSANDO A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE COM HANSENÍASE:

Leia mais

Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5

Anais do Simpósio de Iniciação Científica FACLEPP UNOESTE 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5 1 RESUMOS DE PROJETOS...2 RESUMOS COM RESULTADOS...5 2 RESUMOS DE PROJETOS O ENSINO DE ARTE COM DEFICIENTES INTELECTUAIS...3 ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE ESTUDANTES COM AUTISMO...4 3 Apresentação

Leia mais

1.1. Creche Objectivos gerais

1.1. Creche Objectivos gerais 1.1. Creche 1.1.1. Objectivos gerais Os processos de ensino e aprendizagem deverão contribuir nesta primeira etapa da Educação para a Infância, para que as crianças alcancem os seguintes objectivos: -

Leia mais

Setembro Amarelo 2018 A Criatividade é a Esperança em movimento

Setembro Amarelo 2018 A Criatividade é a Esperança em movimento Setembro Amarelo 2018 A Criatividade é a Esperança em movimento A cidade de Adamantina, através Clínica PAI Nosso Lar e o Poder Judiciário de Adamantina, está na 2ª edição da Campanha do Setembro Amarelo.

Leia mais

METODOLOGIA Participantes Procedimentos Instrumentos

METODOLOGIA Participantes Procedimentos Instrumentos COMPROMETIMENTO PSICOPATOLÓGICO DA MEMÓRIA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: UMA ANÁLISE DE TRÊS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA INTRODUÇÃO Luiz Andrade Neto - UFPB luizneto_jp@hotmail.com

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015/2016

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015/2016 CALENDARIZAÇÃO ATIVIDADE OBJETIVOS RESPONSÁVEIS DESTINATÁRIOS 1º PERÍODO Setembro Acolhimento das crianças - Favorecer a integração e adaptação das crianças ao Centro Infantil; Setembro Reuniões de Pais

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1. EDUCAÇÃO 1.1. - EDUCAÇÃO INFANTIL 1.1.0.1. - CRECHE FREQUÊNCIA 115.544 1.1.0.1. - CRECHE FREQUÊNCIA 0 1.1.0.2. - PRÉ-ESCOLA FREQUÊNCIA 336.541 1.1.0.2. - PRÉ-ESCOLA FREQUÊNCIA 0 12.061.854,00 2.511.002,53

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE Meta de Desempenho

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE Meta de Desempenho 2017 1. Educação 1.1. Educação Infantil 532.400,00 610.349,60 1.1.0.1. Creche Frequência 1.1.0.2. Pré-escola Frequência 217.056 1.2. Educação Fundamental 1.636.800,00 1.650.956,16 1.2.0.1. Anos iniciais

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2018

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Alagoas DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 3º TRIMESTRE (JANEIRO A SETEMBRO) DE 2018 1. Educação 1.1. Educação Infantil 184.324,00 229.076,10 1.1.0.1.

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI 2015 CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Plano Anual de Atividades Resposta Social: ERPI Porto, 2015 Introdução O presente Plano de Atividades tem como objetivo principal implementar um conjunto de ações

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017

Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017 Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017 SAÚDE É VIDA CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, NUTRIÇÃO; MATURAÇÃO CEREBRAL & MENTAL E EMOCIONAL; DIREITOS À SAÚDE, À VIDA, A COMER, A BRINCAR, A ESTUDAR,

Leia mais

pelo Departamento de Assistência Social aditamento de prazo e valor Prazo: 30/04/2017

pelo Departamento de Assistência Social aditamento de prazo e valor Prazo: 30/04/2017 RELAÇÃO DE EXTRATOS DAS PARCERIAS FIRMADAS ENTRE AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E O DEPARTAMENTO DE ASSISTENCIA SOCIAL PARA O EXERCÍCIO DO ANO 2017 EXTRATO ADITAMENTO CONVÊNIO nº 02/2016 ADITAMENTO

Leia mais

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, campus

Leia mais

A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO )

A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO ) JARDIM INFANTIL POPULAR DA PONTINHA PROJETO PEDAGÓGICO DO CATL ( EXTENSÃO DE HORÁRIO E INTERRUPÇÕES LETIVAS ) A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO ) ANIMADORA SOCIO CULTURAL MARIA JOSÉ MAGÉSSI ANO LETIVO 2018

Leia mais

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENFERMAGEM Raissa Ribeiro Saraiva de Carvalho CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE: relatório de estágio curricular

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.488

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.488 RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.488 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, considerando a delegação deste Conselho

Leia mais

FACULDADE SÃO MIGUEL

FACULDADE SÃO MIGUEL LINHAS DE DESENVOLVIMENTO PARA OS PROJETOS DE EXTENSÃO * ATENÇÃO INTEGRAL À FAMÍLIA; * COMBATE À FOME; * ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL; * COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES;

Leia mais

RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: TRILHA ATÔMICA

RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: TRILHA ATÔMICA RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: TRILHA ATÔMICA Francisco Marcilio de Oliveira Pereira 1 ; Fernando Carneiro Pereira 2 ; Francisco Leandro Linhares Ferreira 3 ; Márcia Rodrigues de Sousa 4 1

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CRONOGRAMA E PLANEJAMENTO º SEMESTRE

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CRONOGRAMA E PLANEJAMENTO º SEMESTRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: CRONOGRAMA E PLANEJAMENTO 2018 1º SEMESTRE JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO JUNHO EVENTOS Workshop de Integração Docente Recepção dos Ingressantes e Veteranos; Aula Inaugural:

Leia mais

Nesta edição. Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesta edição. Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Nesta edição 1 Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 2 2º fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil 4 Inova Educação 5 MMR Reunião de Nível 3 Sem Resultados

Leia mais

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA

1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA 1. VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CIRANDA INFANTIL SEMENTE DA ESPERANÇA Josiane Gonçalves 1 Márcia Gomes Pêgo 2 RESUMO: O objetivo do presente texto é apresentar as reflexões e as práticas acerca

Leia mais

JORNALZINHO KIDS. Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO!

JORNALZINHO KIDS. Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO! JORNALZINHO KIDS Ano II Edição nº 02 2º Semestre/ 2018 VENHA BRINCAR COM A GENTE!!! APRENDER BRINCANDO É MUITO MAIS GOSTOSO! Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira,

Leia mais

MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Autora : Simone Helen Drumond (92) /

MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Autora : Simone Helen Drumond (92) / MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Autora : Simone Helen Drumond simone_drumond@hotmail.com (92) 8808-2372 / 8813-9525 MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

Leia mais

Plano anual de atividades 2016 / 2017

Plano anual de atividades 2016 / 2017 Atividades Valências dinamizadoras Calendarização Objetivos Recursos humanos Recursos materiais Adaptação das crianças happy day setembro 2016 Fomentar o desenvolvimento da autonomia quer em relação ao

Leia mais

SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO

SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: CONSTRUINDO DIÁLOGOS CHRISTIANE MARIA RIBEIRO DE OLIVEIRA IRLA PAULA ANDRADE AMARAL ISADORA EDUARDA BARROS BRAZ DE CARVALHO Saúde CONTEXTUALIZANDO... Diante da gravidade do avanço

Leia mais

COM SAÚDE É MELHOR. Informação e Prevenção: os Melhores Aliados

COM SAÚDE É MELHOR. Informação e Prevenção: os Melhores Aliados COM SAÚDE É MELHOR Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 LUCIANA DE SALES ANTIQUEIRA PLANEJAMENTO ANUAL 2018 ILHA SOLTEIRA SP PLANEJAMENTO ANUAL Objetivos do CCI para 2018: Valorizar na criança o desenvolvimento de sua identidade e aceitação das diferenças (étnicas,

Leia mais