A sociedade contemporânea está revendo seus valores nas mais diversas áreas, alterando as formas de organização, relacionamento e expressão humana.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A sociedade contemporânea está revendo seus valores nas mais diversas áreas, alterando as formas de organização, relacionamento e expressão humana."

Transcrição

1

2

3 APRESENTAÇÃO A sociedade contemporânea está revendo seus valores nas mais diversas áreas, alterando as formas de organização, relacionamento e expressão humana. Esse movimento tem levado as instituições a formalizarem orientações de conduta corporativa visando à melhor integração da diversidade humana, com respeito e tolerância. O SEST SENAT, sintonizado com seu tempo e coerente com sua missão e valores, também vem se esforçando para atualizar e aprimorar não apenas suas atribuições técnicas e gerenciais, mas especialmente seus códigos de conduta. Nesse sentido, a instituição vem construindo novos parâmetros e regulamentos para explicitar seus princípios e valores, com o objetivo de prevenir conflitos, minimizar riscos, ampliar a transparência e melhorar a governança corporativa. Este Guia de Boas Práticas Corporativas é mais uma ferramenta para ajudar o corpo funcional, em todos os níveis hierárquicos, e prestadores de serviços do SEST SENAT a cultivar a conduta ética mais adequada às relações trabalhistas, buscando o bem-estar, o respeito e a confiança de todos. SEST SENAT

4

5 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...6 VISÃO, MISSÃO e VALORES...6 COMO RECONHECER UMA SITUAÇÃO DELICADA...8 LIDANDO COM O SEXO OPOSTO...8 QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSÉDIO MORAL E ASSÉDIO SEXUAL?...9 DICAS PARA EVITAR OU INIBIR O ASSÉDIO SEXUAL LIDANDO COM OS COLEGAS DE TRABALHO ETIQUETA PROFISSIONAL Aparência Postura profissional Relacionamento no trabalho Tom de voz Pontualidade Educação e cordialidade Organização Uso de celular Mídias sociais Saber ouvir e dar espaço Amizade no trabalho Bom humor Correio eletrônico Conversas de corredor Hora do café Horário de intervalo Imagem profissional REFERÊNCIAS... 18

6 INTRODUÇÃO Esta cartilha tem como objetivo fornecer orientações aos empregados do SEST SENAT sobre boas práticas de conduta no ambiente de trabalho. O SEST SENAT espera que seus colaboradores sempre ajam com integridade e ética, a fim de preservar a confiança e o respeito dos usuários do sistema, fornecedores, parceiros e as comunidades com as quais trabalha. O comportamento ético nas relações trabalhistas deve ser cultivado dia a dia, e o sucesso é alcançado com o compromisso de todos. 6 VISÃO, MISSÃO e VALORES Conforme o Código de Ética e Conduta do SEST SENAT, todo empregado deve ter um comportamento moral e ético dentro dos mais elevados padrões de integridade, assumindo o compromisso de estar alinhado com a visão, a missão e os valores da instituição. VISÃO Ser referência no setor de transporte pelos serviços prestados nas áreas de promoção social e desenvolvimento profissional. MISSÃO Promover a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional dos trabalhadores do setor de transporte e dos seus dependentes com responsabilidade socioambiental. VALORES Respeito; Comprometimento; Trabalho em equipe; Sustentabilidade; Responsabilidade socioambiental; Transparência; Ética; Orientação para resultados.

7 7

8 COMO RECONHECER UMA SITUAÇÃO DELICADA Este Guia não aborda todas as situações concretas com as quais podemos nos defrontar no dia a dia. As perguntas abaixo são orientações de como reconhecer e evitar situações delicadas A situação está prevista no Código de Ética e Conduta do SEST SENAT? 2. Sua atitude e o seu comportamento podem ter consequências negativas para a Instituição? 3. A sua decisão pode ser tomada com total liberdade? 4. Sua atitude pode afetar negativamente outras pessoas? LIDANDO COM O SEXO OPOSTO Há algumas décadas, a relação entre homens e mulheres no ambiente de trabalho enfrenta diversos conflitos. Um deles, e que devemos despender grande preocupação, é o assédio sexual. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 52% das mulheres ativas nas relações empregatícias já foram assediadas. O assédio sexual no trabalho pode ser praticado com ou sem superioridade hierárquica, ou seja, é possível entre colegas ou até mesmo pelo subordinado em face da chefia. Segundo a OIT, o assédio pressupõe uma conduta sexual não desejada, não se considerando como tal o simples flerte ou paquera recíprocos. Quando se perceber assediada sexualmente, a vítima deve buscar expressar a sua rejeição, como forma de fazer cessar o assédio ou impedir que se agrave. Para caracterização do assédio sexual, não é indispensável que ocorra contato físico. Em várias vezes, a prática pode ser explícita ou sutil, de forma verbal, com expressões faladas ou escritas, ou por meio de gestos, envio de imagens ou mensagens por ou mídias sociais, vídeos, presentes, entre outros.

9 O assédio pode ocorrer no local de trabalho ou não, como por exemplo ao oferecer uma carona após o expediente, ou acompanhamento na condução para a residência, em que o assediador acaba aproveitando o momento para a prática do assédio. Obs.: Pode haver assédio sexual de homens contra mulheres; mulheres contra homens; homens contra homens; e mulheres contra mulheres. QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASSÉDIO MORAL E ASSÉDIO SEXUAL? De acordo com a OIT: O assédio moral interpessoal se caracteriza por toda e qualquer conduta abusiva e reiterada, que atente contra a integridade do trabalhador com intuito de humilhá-lo, constrangê-lo, abalá-lo psicologicamente ou degradar o ambiente de trabalho. É o assédio de pessoa para pessoa, em que o assediador objetiva minar a autoestima, desestabilizar, prejudicar ou submeter a vítima emocionalmente para que ceda a objetivos como pedido de demissão, atingimento de meta, perda de promoção, por exemplo. 9 O assédio sexual no ambiente de trabalho consiste em constranger colegas por meio de cantadas e insinuações constantes com o objetivo de obter vantagens ou favorecimento sexual. Essa atitude pode ser clara ou sutil; pode ser falada ou apenas insinuada; pode ser escrita ou explicitada em gestos; pode vir em forma de coação, quando alguém promete promoção para a mulher, desde que ela ceda; ou, ainda, em forma de chantagem. O assédio de forma geral é a insistência impertinente, a perseguição, a abordagem velada, que viola a esfera moral do indivíduo. Sendo assim, o assédio sexual diferencia-se do assédio moral interpessoal pela conotação sexual presente nos meios utilizados ou nos fins pretendidos.

10 DICAS PARA EVITAR OU INIBIR O ASSÉDIO SEXUAL Algumas atitudes são importantes para fazer cessar o assédio e evitar que ele se propague e se agrave no ambiente de trabalho: 10 Romper o silêncio. Dizer, claramente, não ao assediador. Dar visibilidade, procurando a ajuda dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que são ou foram vítimas. Evitar permanecer sozinha (o) no mesmo local onde está o (a) assediador (a); Evitar o contato físico ao conversar. Evitar reuniões a portas fechadas. Utilizar a formalidade nas mensagens corporativas. Exemplo: Não enviar expressões como beijo, ao final de um . f f Evitar o elogio à forma física, às roupas ou aos perfumes. f f Manter a formalidade no ambiente de trabalho, evitando piadas e palavrões, principalmente piadas maliciosas e linguagem sexual explícita. Comunicar os casos de assédio aos superiores hierárquicos e aos canais internos de denúncia. A ação contra o assédio sexual não é uma luta de mulheres contra homens. Ela é uma luta de todos, inclusive de todos os homens que desejam um ambiente de trabalho saudável. Por um mínimo de coerência, não se pode, por um lado, defender os princípios de igualdade e justiça e, por outro lado, tolerar, desculpar ou até mesmo defender comportamentos que agridam a integridade das mulheres e dos homens. Derrotar a prática do assédio sexual no trabalho é parte integrante da luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.

11 LIDANDO COM OS COLEGAS DE TRABALHO Conforme o Código de Ética e Conduta do SEST SENAT, o respeito mútuo e a igualdade de oportunidades são princípios fundamentais da cultura institucional da empresa. Independentemente do nível hierárquico, chefe ou subordinado, cada indivíduo deve buscar, em suas relações de trabalho, o tratamento igualitário e respeitoso. O tratamento entre indivíduos deve ocorrer sem distinção de aparência, condição física ou de saúde, cor, estado civil, gênero, idade, língua, nacionalidade, opinião política ou de outra natureza, origem social, orientação sexual, raça, religião ou qualquer outra condição não ligada à estrita competência profissional. Para a Instituição, são inaceitáveis: Discriminação contra os profissionais, colaboradores, terceiros ou contra qualquer indivíduo com quem se relacione. Assédio moral. Assédio sexual. 11 Algumas situações antiprofissionais acabam por caracterizar indícios de assédio moral. É no cotidiano do ambiente de trabalho que o assédio moral ganha corpo. Alguns comportamentos típicos do (a) agressor (a) possibilitam o processo de assédio moral nas empresas. O assédio moral é uma relação triangular entre quem assedia, a vítima e os demais colegas de trabalho. Visto que devemos buscar a harmonia no ambiente de trabalho, seguem abaixo algumas situações, baseadas em pesquisas, que configuram indícios de assédio moral: Atentado contra a dignidade Fazer gestos de desprezo para a vítima (suspiros, olhares, levantar de ombros, risos escondidos, etc.). Desacreditar a vítima diante dos colegas, superiores ou subordinados.

12 Espalhar rumores a respeito da honra e da boa fama da vítima. Atribuir tarefas humilhantes. Zombar de suas origens, nacionalidade, crenças, religiões, raça, cor, opinião ou convicções políticas. 12 Violência verbal, física, isolamento ou ameaças Comunicar aos gritos. Xingamentos. Agredir fisicamente. Ameaçar constantemente, amedrontando quanto à perda do emprego. Subir na mesa e chamar a todos de incompetentes. Repetir a mesma ordem para realizar tarefas simples, centenas de vezes, até desestabilizar emocionalmente o (a) subordinado (a). Sobrecarregar de tarefas ou impedir a continuidade do trabalho, negando informações. Rir, a distância e em pequeno grupo, direcionando os risos ao trabalhador. Desviar da função ou retirar material necessário à execução da tarefa, impedindo sua execução. Trocar de turno de trabalho sem prévio aviso. Mandar executar tarefas acima ou abaixo do conhecimento ou das habilidades do trabalhador. Dispensar o trabalhador por telefone ou correio eletrônico, estando ele em gozo de férias. Espalhar entre os (as) colegas que o (a) trabalhador (a) está com problemas nervosos. Sugerir que o trabalhador peça demissão devido a problemas de saúde. Invadir sua intimidade, por meio de escuta de ligações telefônicas. Perseguir ou retaliar. Interromper a vítima com frequência. Comunicar-se unicamente por escrito. Isolar a vítima do restante do grupo. Ridicularizar, menosprezar, inferiorizar, amedrontar, difamar ou ironizar a vítima. Revistar de forma vexatória. Ignorar sua presença, e dirigir-se apenas aos outros. Retirar-lhe, injustificadamente, os instrumentos de trabalho.

13 Proibir que colegas falem com a vítima, e vice-versa. Recusar contato, inclusive visual. Controlar excessivamente, por exemplo, o tempo de idas ao banheiro. Impor tarefas ou horários de forma abusiva. Atribuir erros imaginários para prejudicar o trabalhador. Exigir tarefas ou metas inalcançáveis. Após a confirmação de que está sendo vítima de assédio moral, não se intimide, nem seja cúmplice. Denuncie! ETIQUETA PROFISSIONAL É necessário que todo trabalhador mantenha postura profissional e siga algumas regras do ambiente de trabalho. Conhecer e saber posicionar-se a partir da etiqueta profissional é fundamental para qualquer trabalhador. Cuidados com o comportamento, em diferentes momentos, auxiliam o profissional a não prejudicar sua imagem e a imagem da empresa. Invista em sua carreira! Ao pensar nisso, listamos abaixo algumas dicas de boa postura profissional: 13 APARÊNCIA Mantenha uma boa imagem pessoal. A primeira leitura que alguém fará de você será baseada em sua aparência: suas roupas; seu cabelo e sua higiene pessoal. Cuidar desses aspectos mostra respeito e comprometimento com a empresa. Assim, é recomendável usar roupas discretas, sem modismos, estar sempre bem alinhado(a) e bem vestido(a). Decotes e cores berrantes, dentre outros erros, devem ser evitados. Tome cuidado com a sua higiene pessoal! POSTURA PROFISSIONAL Use a linguagem corporal a seu favor. Mantenha uma postura ereta ao ficar de pé: ombros para trás e cabeça erguida demonstram confiança.

14 Ao conversar com as pessoas, mantenha sempre contato visual. Evite cruzar os braços ou apoiá-los na cintura, pois isso pode transmitir passividade e desinteresse na conversa. Gesticular um pouco ao falar pode dar mais confiabilidade ao que está sendo dito, além de ajudar a formar pensamentos mais claros. Quando estiver sentado, procure manter a coluna ereta. Evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira. Evite brutalidades com gestos corporais e no manejo com os equipamentos, materiais de trabalho, portas, etc. RELACIONAMENTO NO TRABALHO 14 Cumprimentos muito pessoais, como beijos e abraços, não cabem muito bem dentro do ambiente profissional. Também deixe de lado piadas e apelidos muito pessoais. O relacionamento profissional não é o mesmo de um relacionamento íntimo. TOM DE VOZ Esteja sempre atento ao seu tom de voz e ao volume. Gritar ou falar de maneira muito escandalosa pode constranger as pessoas, além de ser um péssimo hábito. Procure manter um tom de voz neutro, controlando suas emoções para não demonstrar sentimentos negativos, como agressividade, deboche e irritabilidade, entre outros. PONTUALIDADE Esteja atento aos horários e evite atrasos, desde o horário de chegada ao trabalho até o horário marcado para entregar um trabalho ou participar de uma reunião. Ao assumir um compromisso, esse se torna sua responsabilidade, principalmente quanto ao horário. Caso perceba que não será possível cumprir o compromisso no horário, ligue ou peça para alguém ligar e informar sobre o atraso. EDUCAÇÃO E CORDIALIDADE O ditado, a primeira impressão é a que fica, deve ser levado a sério. Assim, seja sempre cordial e prestativo já em um primeiro contato, saiba ouvir e falar na hora certa.

15 Sempre ao entrar em um local, peça licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no ambiente, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele. ORGANIZAÇÃO Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e organize sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, onde não só você, mas também qualquer membro da empresa consiga localizar quando necessário. USO DE CELULAR Cuidado com a utilização de celular no ambiente de trabalho, evite ligações pessoais e, caso essas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do celular. O correto é deixá-lo no modo silencioso. MÍDIAS SOCIAIS Tome cuidado com a sua exposição nas mídias sociais. Mesmo fora do ambiente de trabalho, isso poderá repercutir na sua imagem como profissional. Observe o conteúdo de frases, vídeos e mensagens postadas. As pessoas acreditam que você é o que você posta. Pense nisso! 15 SABER OUVIR E DAR ESPAÇO Saiba ouvir e dar espaço aos seus colegas de trabalho. Nas situações incômodas, tenha jogo de cintura para não piorar a situação. É necessário saber ceder em algumas vezes. Em muitas vezes, de opiniões divergentes se chega a um ponto em comum correto. Sempre busque o equilíbrio nas relações. Lembre-se: cada pessoa tem o seu próprio ponto de vista. AMIZADE NO TRABALHO É importante diferenciar amigos de colegas de trabalho, principalmente no ambiente da empresa. Esse limite pode ser útil quando for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback.

16 BOM HUMOR Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver em um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Contudo, tenha cuidado com as brincadeira! Um ambiente de trabalho descontraído é positivo desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado. CORREIO ELETRÔNICO Não deixe nenhum sem resposta! 16 Procure acessar com frequência o corporativo e enviar respostas rápidas de forma clara e objetiva. Quem envia um espera por uma resposta. Caso você não consiga responder a uma solicitação no mesmo dia, mande uma mensagem curta dizendo que recebeu o e irá tratar da resposta o mais rápido possível. Não utilize o da empresa para assuntos pessoais ou para enviar mensagens com assuntos não profissionais. Para isso, use sua conta de pessoal e preferivelmente fora do horário de expediente. CONVERSAS DE CORREDOR Fique longe das fofocas! Embora as pessoas geralmente passem mais tempo no trabalho do que em casa, isso não as dá o direito de serem invasivas. Evite fazer perguntas pessoais aos seus colegas, ouça mais do que fale e espere a outra pessoa ter a iniciativa de contar algo pessoal. Evite expor sua vida privada, e não participe de fofocas. Existe uma linha tênue entre comentários e fofocas. Na dúvida, evite expor sua opinião sobre alguém. O ideal é que essa pessoa esteja presente ao se falar dela ou de seu trabalho. Essa é aquela velha e sempre importante regrinha de ouro: elogie em público, critique em privado. HORA DO CAFÉ Doces, chicletes e outras comidas não devem ser consumidos em sua mesa ou estação de trabalho. Reserve um tempo, durante o expediente, para o seu lanche. Dessa forma, você evita situações embaraçosas (como

17 ter que atender ao cliente com a boca cheia) e também não corre o risco de sujar algum documento importante. HORÁRIO DE TRABALHO Não fique conversando com colegas que eventualmente estejam trabalhando durante o seu intervalo. O intervalo de trabalho é o momento em que você pode resolver questões pessoais, realizar telefonemas e conversar com seus colegas. Evite falar sobre questões de trabalho ou tentar resolver pendências durante um almoço informal com os colegas. IMAGEM PROFISSIONAL Não fale mal da empresa em que trabalha! Além de isso ser antiético, falar mal da empresa onde se trabalha pode denegrir sua imagem profissional. Preste atenção ao tipo de comentário que você fará sobre a empresa, outros colegas e chefe para as pessoas de fora do trabalho e, principalmente para seus clientes e colegas. 17 Isto também vale para a empresa em que você não trabalha mais.

18 REFERÊNCIAS 10 Ótimas Dicas de Etiqueta Profissional -profissional/ 14 Dicas de Etiqueta Empresarial -etiqueta-empresarial/73900/ 18 Artigo: a importância da etiqueta profissional Cartilha Assédio Sexual no Trabalho -brasilia/documents/publication/wcms_ pdf Código de Ética e Conduta Sest%20Senat/2016/Codigo%20de%20Etica%20e%20Conduta%20 do%20sest%20senat.pdf Dicas de Etiqueta Gazeta do Povo -assedio-sexual-na-america-775zchpm1ls4d78grx51c8pa6 Guia Trabalhista Organização Internacional do Trabalho Os Trabalhistas UFSC Assédio Moral no Trabalho

19

20

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL

CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL CÓDIGO DE CONDUTA EMPRESARIAL 1 Mensagem da Gerência A nossa conduta ética representa genuinamente o alicerce da gestão e o alinhamento dos valores, que defendemos, para traçar as bases da cultura da nossa

Leia mais

ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO SUMÁRIO 1. Introdução 2. O que é Assédio Sexual? 3. A legislação brasileira. 4. Por que assédio sexual é crime? 5. O que a Organização Internacional do Trabalho fala

Leia mais

Gestão de Associados

Gestão de Associados Gestão de Associados A By Pass & Associados exige profissionais com: Desejo; Talento; Combatividade; Comprometimento Capital sócio-profissional Competências para o futuro: Concentração criativa. Fazer

Leia mais

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO O QUE É Exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. É mais

Leia mais

13 soluções para melhorar a comunicação

13 soluções para melhorar a comunicação 13 soluções para melhorar a comunicação Anna Carolina Rodrigues Você S/A A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam

Leia mais

Principais reclamações de assédio moral, segundo MPT-SP

Principais reclamações de assédio moral, segundo MPT-SP Cadeia de Assédio Além dos superiores hierárquicos, é comum os pares (assédio corporativismo ou horizontal) terem atitudes de humilhar seus colegas. Por medo, algumas pessoas repetem a atitude do chefe,

Leia mais

O QUE É O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO?

O QUE É O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO? O QUE É O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO? O Assédio Moral, muitas vezes confundido com stress ou conflito natural entre colegas e ou agressões pontuais é, também, conhecido por assédio psicológico do trabalho,

Leia mais

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE

CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE CARTILHA DE PREVENÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL E MORAL NO ESPORTE cob.org.br O que é assédio? De forma simplificada, assédio pode ser entendido como qualquer comportamento abusivo ou agressivo de uma pessoa,

Leia mais

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional

Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional Violência Moral e Psicológica no Trabalho: uma violência organizacional ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Um dos principais fatores de risco à saúde mental presentes no trabalho na atualidade Violência Reduz um

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos

para ideias de todos os tamanhos Código de Ética para ideias de todos os tamanhos Código de Ética Código de Ética O Código de Ética da Neoband w reflete seus princípios, seus valores e sua cultura através de um conjunto de normas de conduta incorporado por dirigentes e funcionários

Leia mais

Assédio Moral e Sexual

Assédio Moral e Sexual Assédio Moral e Sexual Introdução O assédio moral e sexual nas relações de trabalho ocorre freqüentemente, tanto na iniciativa privada quanto nas instituições públicas. A prática desse crime efetivamente

Leia mais

AUTOR(ES): FERNANDA BAGGIO LANGER, LAIS CRISTINA OLIVEIRA SILVA, TATIANE DA SILVA GONÇALVES

AUTOR(ES): FERNANDA BAGGIO LANGER, LAIS CRISTINA OLIVEIRA SILVA, TATIANE DA SILVA GONÇALVES 16 TÍTULO: DISTINÇÃO ENTRE ASSÉDIO MORAL E ASSÉDIO SEXUAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE ENIAC AUTOR(ES): FERNANDA BAGGIO LANGER,

Leia mais

Assédio Sexual nas empresas

Assédio Sexual nas empresas Entenda o Assédio Sexual nas empresas Por Karla Fernanda A. de Olivera Advogada da área Trabalhista Segundo a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, 52% das mulheres economicamente ativas

Leia mais

Sinttel-DF RESPEITA AS MINA. Assedio Sexual e caso de policia. Denuncie

Sinttel-DF RESPEITA AS MINA. Assedio Sexual e caso de policia. Denuncie Sinttel-DF RESPEITA AS MINA Assedio Sexual e caso de policia Denuncie Assedio Sexual e nojento Denuncie O Assédio Sexual é considerado a pior forma de Assédio Moral e sempre foi combatido duramente pelo

Leia mais

Q UA N TO CUSTA? VALORIZE e APROVEITE.

Q UA N TO CUSTA? VALORIZE e APROVEITE. Q UA N TO CUSTA? VALORIZE e APROVEITE. QUAIS AS DICAS COMO ATINGIR O SUCESSO Defina objetivos qualificados para a sua participação na Feira e escreva-os. Motive sua EQUIPE a atingi-los Exemplo: número

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO SENGE BAHIA

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO SENGE BAHIA CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO SENGE BAHIA APRESENTAÇÃO O Sindicato dos Engenheiros da Bahia SENGE-BA possui como principal propósito, legalmente estabelecido, defender interesses da categoria profissional

Leia mais

Código de Conduta e Boas Práticas para Prevenção e Combate do Assédio no Trabalho

Código de Conduta e Boas Práticas para Prevenção e Combate do Assédio no Trabalho Código de Conduta e Boas Práticas para Prevenção e Combate do Assédio no Trabalho Documento de 07 março 2018 OBJETIVO O presente Código de Conduta e Boas Práticas para Prevenção e Combate do Assédio no

Leia mais

Guia de Conduta em MÍDIAS SOCIAIS PARA ESTUDANTES, SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS DO IFES

Guia de Conduta em MÍDIAS SOCIAIS PARA ESTUDANTES, SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS DO IFES Guia de Conduta em MÍDIAS SOCIAIS PARA ESTUDANTES, SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS TERCEIRIZADOS DO IFES SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 2 BOAS PRÁTICAS O que não fazer Para ficar atento O que fazer Em resumo 3 3 4 5 6

Leia mais

Versão: 1 ( ) Pág. 3/7

Versão: 1 ( ) Pág. 3/7 Versão: 1 (30-11-15) Pág. 3/7 PREÂMBULO A APPACDM de Coimbra, com o presente Código de Conduta para prevenção e combate da prática de assédio no trabalho, pretende constituir nos termos da Lei n.º 73/2017

Leia mais

ASSERTIVIDADE E COMPORTAMENTO ASSERTIVO

ASSERTIVIDADE E COMPORTAMENTO ASSERTIVO Terapêutica Nova 1 2 COMPORTAMENTO ASSERTIVO GRUPO DE APOIO PARA FAMILIARES Quantas vezes você disse sim com a vontade de dizer não? COMUNIDADE TERAPÊUTICA NOVA JORNADA 3 4 www.nvoajornanda.org.br 1 Terapêutica

Leia mais

Só há desenvolvimento com ética.

Só há desenvolvimento com ética. MANUAL DE CONDUTA Só há desenvolvimento com ética. 1 Caros colaboradores, O Manual de Conduta é uma prática comum às grandes empresas, que notam neste instrumento uma forma de orientar seus funcionários

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Página 1 de 6 Introdução O da Rotta Paletes busca o compromisso de alcançar seus objetivos empresariais com visão sempre na responsabilidade social, valorização do seu relacionamento com clientes, fornecedores

Leia mais

Código de É*ca e Conduta. José Guimarães

Código de É*ca e Conduta. José Guimarães Código de É*ca e Conduta José Guimarães É o principal documento do programa de Compliance, é Documento que reúne e apresenta as diretrizes e princípios adotados pela EMPRESA ou GRUPO EMPRESARIAL para

Leia mais

COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA DE GRUPO?

COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA DE GRUPO? ACERTE NO CURRICULO E NAS ENTREVISTAS Como Elaborar o Currículo Ideal? O Que é Preciso Mostrar Para Ficar Com a Vaga? Que Tipo de Perguntas São Feitas Numa Entrevista? COMO SE COMPORTAR EM UMA DINÂMICA

Leia mais

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO

CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO CÓDIGO DE BOA CONDUTA PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO PREÂMBULO O presente Código de Boa Conduta, para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, pretende estabelecer, nos termos da

Leia mais

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão

OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO. Por Paula Quintão OFICINA DE ORATÓRIA PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO Por Paula Quintão Por... Paula Quintão Escritora, publicitária, montanhista-viajante, mestre em Ciência da Informação, paraquedista, professora, mãe da

Leia mais

Circular CBCa 043/2018 Curitiba, 21 de maio de Assunto: COB Cartilha de prevenção ao assédio sexual e moral no esporte

Circular CBCa 043/2018 Curitiba, 21 de maio de Assunto: COB Cartilha de prevenção ao assédio sexual e moral no esporte Circular CBCa 043/2018 Curitiba, 21 de maio de 2018. Aos Filiados Assunto: COB Cartilha de prevenção ao assédio sexual e moral no esporte Prezados, A Confederação Brasileira de Canoagem CBCa, através do

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5

Sumário. 1. Introdução Postura pessoal e profissional Relacionamento com público interno...5 Código de Ética Sumário 1. Introdução.... 2 2. Postura pessoal e profissional...3 3. Relacionamento com público interno....5 4. Relacionamento com público externo...6 5. Relacionamento com órgãos governamentais

Leia mais

Indicado para professores, alunos e f uncionários.

Indicado para professores, alunos e f uncionários. Indicado para professores, alunos e f uncionários. Caro leitor, O objetivo deste manual é sensibilizar a comunidade acadêmica para as questões relacionadas à inclusão, assim como, esclarecer algumas dúvidas

Leia mais

Encontro 4 Tema: HABILIDADES SOCIAIS

Encontro 4 Tema: HABILIDADES SOCIAIS PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR Serviço de Atendimento Psicopedagógico Silvany Brasil Serviço Socioeducacional Divaneid Araújo Encontro 4 Tema: HABILIDADES SOCIAIS 08 de abril de 2015 A redução ou eliminação

Leia mais

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Violência Moral e Psicológica

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Violência Moral e Psicológica ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO Violência Moral e Psicológica Prof Ass Dra Maria Dionísia do Amaral Dias I SEMANA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE BOTUCATU E REGIÃO Abril de 2010 Violência Reduz um sujeito à condição

Leia mais

Código de Conduta e Ética da Visão Prev

Código de Conduta e Ética da Visão Prev Código de Conduta e Ética da Visão Prev Carta da Presidente INTRODUÇÃO A Visão Prev está em constante desenvolvimento, e, especialmente nos últimos anos, passou por transformações significativas, como

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

REAÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL

REAÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL REAÇÃO AO ASSÉDIO SEXUAL SETEMBRO/2016 INTRODUÇÃO A presença da mulher no mercado de trabalho passa por inúmeras barreiras culturais. É muito comum, por exemplo, ouvirmos frases como existem trabalhos

Leia mais

Carga Horária: 80 horas

Carga Horária: 80 horas Carga Horária: 80 horas Sumário 1- O que é Ser Secretária 2- Base para a Prática na Função 3- Ética Profissional 4- Rotina de Trabalho 5- Ambiente de Trabalho 6- Recepção de Visitantes 7- Relacionamento

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil Centro Sergio Vieira de Mello Unidade 4 Parte 3 Respeito pela Diversidade Valores Organizacionais Essenciais da ONU Integridade Profissionalismo Respeito pela

Leia mais

Assédio moral EDITORIAL INTRODUÇÃO EDITORIAL ÍNDICE DIGA NÃO AO ASSÉDIO MORAL

Assédio moral EDITORIAL INTRODUÇÃO EDITORIAL ÍNDICE DIGA NÃO AO ASSÉDIO MORAL EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO DIGA NÃO AO ASSÉDIO MORAL 1 Sérgio Butka Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba Um trabalhador caminha deprimido para exercer sua função na linha de

Leia mais

ASSÉDIO MORAL: COMO SE DEFENDER DO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO?

ASSÉDIO MORAL: COMO SE DEFENDER DO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO? ASSÉDIO MORAL: COMO SE DEFENDER DO ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO? O QUE É ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO? Assédio Moral é toda e qualquer conduta abusiva que, intencional e frequentemente, fira a dignidade

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta O Código de Conduta e Ética da JR Becker visa possibilitar uma gestão empresarial transparente com visão, missão e valores bem definidos e atuação responsável e cooperativa no ambiente interno e externo.

Leia mais

Sobre o EthicsPoint. Sobre o EthicsPoint Denúncias Geral Segurança e Confidencialidade das Denúncias Dicas e Melhores Práticas. O que é EthicsPoint?

Sobre o EthicsPoint. Sobre o EthicsPoint Denúncias Geral Segurança e Confidencialidade das Denúncias Dicas e Melhores Práticas. O que é EthicsPoint? Sobre o EthicsPoint Denúncias Geral Segurança e Confidencialidade das Denúncias Dicas e Melhores Práticas Sobre o EthicsPoint O que é EthicsPoint? EthicsPoint é uma ferramenta abrangente que possibilita

Leia mais

Contato pós-venda com o cliente

Contato pós-venda com o cliente Contato pós-venda com o cliente 1. Contato pós-venda O que é? O contato feito no momento pós-venda tem como objetivo principal fidelizar o cliente. É uma maneira de mostrar ao público que compra os produtos

Leia mais

O que é e como combater

O que é e como combater Assédio moral O que é e como combater Fenômeno antigo sempre presente Embora seja um fenômeno tão antigo quanto o próprio trabalho, somente nos últimos anos, após pesquisas recentes atestarem os efeitos

Leia mais

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019 1/9 Sumário 1.Objetivo... 2 2. Missão, Visão e Valores... 2 3. Dos Princípios Éticos e Regras de Conduta da Santana S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento.... 3 4. Das Regras de Conduta... 4 4.1

Leia mais

Departamento: Recursos Humanos CÓDIGO DE CONDUTA 30/01/2019

Departamento: Recursos Humanos CÓDIGO DE CONDUTA 30/01/2019 Departamento: Recursos Humanos CÓDIGO DE CONDUTA 30/01/2019 Índice PREÂMBULO 3 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 4 2. OBJETIVOS 4 3. PRINCÍPIOS ÉTICOS 4 4. NORMAS DE CONDUTA 5 5. CONFLITOS DE INTERESSES 7 6. DISPOSIÇÕES

Leia mais

Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho

Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho 1 Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho PREÂMBULO O presente Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, pretende construir, nos termos da

Leia mais

ATENDIMENTO EM SUPERMERCADOS. Ivanete Pantoja Psicóloga CRP 10ª/03987.

ATENDIMENTO EM SUPERMERCADOS. Ivanete Pantoja Psicóloga CRP 10ª/03987. ATENDIMENTO EM SUPERMERCADOS Ivanete Pantoja Psicóloga CRP 10ª/03987. ATENDENDO A SI MESMO PARA ATENDER O OUTRO Autoconhecimento Capacidade de reconhecer e compreender emoções, bem como o efeito sobre

Leia mais

Código de. Conduta e Ética

Código de. Conduta e Ética Código de Conduta e Ética Revisão 05 15/02/2011 Missão Estabelecer com cada cliente um ambiente de parceria e confiança. Dar ao nosso cliente a certeza de que os produtos e serviços ofertados são os mais

Leia mais

DECLARAÇÃO DE VALORES OMNI

DECLARAÇÃO DE VALORES OMNI Manual de Conduta DECLARAÇÃO DE VALORES OMNI Acreditamos que ética, transparência, respeito às pessoas, empatia e união constroem relacionamentos duradouros e resultados consistentes. Desde sua fundação,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PÁG. 1

CÓDIGO DE CONDUTA PÁG. 1 CÓDIGO DE CONDUTA PÁG. 1 CÓDIGO DE CONDUTA PREVENÇÃO E COMBATE À PRÁTICA DE ASSÉDIO NO TRABALHO ENQUADRAMENTO O presente Código de Conduta tem como intuito prevenir e combater a prática de assédio no trabalho

Leia mais

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana PREÂMBULO O presente Código de Boa Conduta, para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, pretende constituir, nos termos da Lei 73/2017 de 16 de agosto, uma referência para todos os membros dos Órgãos

Leia mais

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno

Índice. Missão e Visão. Regras de conduta ética. Conformidade com leis e regulamentações. Relacionamento no ambiente interno Índice Missão e Visão Regras de conduta ética Conformidade com leis e regulamentações Relacionamento no ambiente interno Relacionamento no ambiente externo Conflito de interesses Ambiente de trabalho Concorrência

Leia mais

12 Meses 12 Temas. Trabalhos em Open Space Regras Básicas. SST Novembro de 2018

12 Meses 12 Temas. Trabalhos em Open Space Regras Básicas. SST Novembro de 2018 12 Meses 12 Temas Trabalhos em Open Space Regras Básicas SST Novembro de 2018 Trabalhos em OPEN SPACE Trabalhar em open space pode ser uma situação agradável e produtiva ou ser um verdadeiro desafio. Múltiplas

Leia mais

Capítulo 16 Intimidade Sexual

Capítulo 16 Intimidade Sexual Capítulo 16 Intimidade Sexual Você sabia? Muitas pessoas que sofreram algum evento cardíaco têm medo de voltar a fazer sexo ou preocupações a esse respeito. Sentir medo ou preocupação é uma forma de o

Leia mais

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Sumário Conceito de Feedback Escuta ativa Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Recomendações para eficácia de sua sessão de feedback Conceito de Feedback Feedback é o retorno que alguém obtém

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO

CÓDIGO DE CONDUTA PARA PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO CÓDIGO DE CONDUTA PARA PREVENÇÃO E COMBATE AO ASSÉDIO NO TRABALHO Código de conduta para prevenção e combate ao assédio no trabalho 1 PREÂMBULO O presente Código de Conduta para prevenção e combate da

Leia mais

Código de Conduta do Fornecedor

Código de Conduta do Fornecedor Código de Conduta do Fornecedor Índice 1. Apresentação... 03 2. Abrangência... 04 3. Diretrizes de Conduta... 05 3.1. Quanto à Integridade nos Negócios... 05 3.2. Quanto à corrupção... 06 3.3. Quanto

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. Prevenção e combate à prática de assédio no trabalho

CÓDIGO DE CONDUTA. Prevenção e combate à prática de assédio no trabalho CÓDIGO DE CONDUTA Prevenção e combate à prática de assédio no trabalho ENQUADRAMENTO O presente Código de Conduta tem como intuito prevenir e combater a prática de assédio no trabalho e pretende, nos termos

Leia mais

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES

GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA AS MULHERES Gênero e Violência Doméstica contra à Mulher O que é Gênero: É uma dada maneira de olhar a realidade da vida (das mulheres e dos homens) para

Leia mais

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP

Código de Conduta. Solo Reforçado Contenções Ltda. Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP Código de Conduta Solo Reforçado Contenções Ltda. Tel 47 3264-2227 Fax 47 3363-7075 Rua 1.542, nº. 715, sala 34 Balneário Camboriú / SC CEP 88.330-503 www.soloreforcado.com.br soloreforcado@soloreforcado.com.br

Leia mais

ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. WorkShop Juridico SESCON-RJ Nov /2016

ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. WorkShop Juridico SESCON-RJ Nov /2016 ASSÉDIO MORAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO WorkShop Juridico SESCON-RJ Nov /2016 1 O que é Assédio? Toda conduta abusiva, manifestando-se, sobretudo, por comportamentos, palavras, atos gestos escritos que

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

Programa de Gestão da Performance

Programa de Gestão da Performance Programa de Gestão da Performance O impulso para ir mais longe está em suas mãos. Cada dia do ano é um passo à frente no seu desenvolvimento. Movimente-se! Quer ir mais longe? O primeiro passo é ler este

Leia mais

1 Cumprimento. à Legislação e Normas Internas CÓDIGO DE ÉTICA

1 Cumprimento. à Legislação e Normas Internas CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA O código de Ética VIASOFT contempla as condutas esperadas dos sócios, administradores, empregados, empresas coligadas, fornecedores, prestadores de serviços, franquias, representantes comerciais,

Leia mais

Código de Conduta. Prevenção e combate à prática de assédio no trabalho ENQUADRAMENTO

Código de Conduta. Prevenção e combate à prática de assédio no trabalho ENQUADRAMENTO Código de Conduta Prevenção e combate à prática de assédio no trabalho ENQUADRAMENTO O presente Código de Conduta tem como intuito prevenir e combater a prática de assédio no trabalho e pretende, nos termos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF

CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF A energia elétrica não é uma mercadoria como outra qualquer. É por isso que sua geração, transmissão, distribuição e comercialização são assuntos do interesse de todos. Desde

Leia mais

V i o lê nci a Se xua l

V i o lê nci a Se xua l V i o lê nci a Se xua l V i sã o M undia l 1 O que é uma violência sexual? É impor a uma criança, menino ou menina, baseada numa relação de poder, uma atividade sexual para benefício de um adulto. Essa

Leia mais

Código de Ética. 1 Introdução

Código de Ética. 1 Introdução CÓDIGO DE ÉTICA Código de Ética Ética não é apenas uma questão de conduta. O cumprimento aos seus princípios básicos é de fundamental importância para a boa imagem de quem os pratica e, principalmente,

Leia mais

ADV-VALE Taubaté Associação dos Deficientes Visuais de Taubaté e Vale do Paraíba.

ADV-VALE Taubaté Associação dos Deficientes Visuais de Taubaté e Vale do Paraíba. DICAS PARA QUANDO VOCÊ ENCONTRAR UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Faça isso e você verá o quanto é impor tante e enriquecedor aprender a conviver com a diversidade. Muitas pessoas não deficientes ficam confusas

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. prevenção e combate ao assédio no trabalho

CÓDIGO DE CONDUTA. prevenção e combate ao assédio no trabalho CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Pessoa Coletiva n.º 501057609 Telefone +351222005338/Fax 222081778 Endereço Eletrónico: secretaria.csscp@gmail.com Página Internet: www.centrosocial.se-porto.pt Rua

Leia mais

Projeto CAPAZ Básico Valores Éticos

Projeto CAPAZ Básico Valores Éticos 1 Introdução Ao assistir à aula você teve acesso aos Valores Éticos Universais, que são as qualidades reconhecidas por todos nós como boas, e que permeiam as relações sociais. Agora, relembraremos esses

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição N.º 14 Assédio Moral no Local de Trabalho. + Segurança. Saúde no Trabalho.

Ficha Informativa + Segurança. Saúde no Trabalho. Edição N.º 14 Assédio Moral no Local de Trabalho. + Segurança. Saúde no Trabalho. Ficha Informativa + Segurança Saúde no Trabalho Edição N.º 14 Assédio Moral no Local de Trabalho O Assédio Moral no Trabalho não é um fenómeno novo. Podemos dizer que é um problema tão antigo como o trabalho.

Leia mais

O quesito se comunicar bem pode abrir muitas portas, afinal se você sabe se expressar, automaticamente passa a ser intitulado de grande influenciador

O quesito se comunicar bem pode abrir muitas portas, afinal se você sabe se expressar, automaticamente passa a ser intitulado de grande influenciador O quesito se comunicar bem pode abrir muitas portas, afinal se você sabe se expressar, automaticamente passa a ser intitulado de grande influenciador contribuindo para vender novas ideias, ser o mentor

Leia mais

acreditamos na sustentabilidade. Código de Ética LZ Ambiental Consultoria e Serviços

acreditamos na sustentabilidade. Código de Ética LZ Ambiental Consultoria e Serviços acreditamos na sustentabilidade. Código de Ética LZ Ambiental Consultoria e Serviços PRINCÍPIOS ÉTICOS A virtude moral é uma consequência do habito. Nós nos tornamos o que fazemos, ou seja, nós nos tornamos

Leia mais

Assédio Moral no Trabalho

Assédio Moral no Trabalho Assédio Moral no Trabalho Diretoria Presidente: Levi Fernandes Pinto 1º Vice-Presidente: Vicente da Silva 2º Vice-Presidente: Valmir de Almeida Lima 1º Secretário: Lourival Figueiredo Melo 2º Secretário:

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Mod.PGM.14/0

CÓDIGO DE ÉTICA. Mod.PGM.14/0 CÓDIGO DE ÉTICA Aprovado em Reunião de Direção a 07/01/2014 Índice 1. INTRODUÇÃO... 4 2. OBJETIVOS DO CÓDIGO DE ÉTICA... 5 3. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 5 4. PRINCÍPIOS... 6 5. INCUMPRIMENTO DO CÓDIGO... 11

Leia mais

1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO GERENCIAMENTO DA VERSÃO DO DOCUMENTO UNIDADES RESPONSÁVEIS PELO DOCUMENTO...

1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO GERENCIAMENTO DA VERSÃO DO DOCUMENTO UNIDADES RESPONSÁVEIS PELO DOCUMENTO... Assunto: Tradução da N 27 Diversidade e Inclusão ÍNDICE 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GERENCIAMENTO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES RESPONSÁVEIS PELO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS...

Leia mais

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio Prof. Valter de Menezes Eugenio O mundo empresarial mudou muito nas ultimas décadas, particularmente nos últimos 20 anos. Estas mudanças influenciam no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Leia mais

ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE

ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE DIFERENÇA CONSULTORA / VENDEDORA Consultoras de Beleza MK: somos prestadoras de serviços, orientamos, acompanhamos os resultados na cliente, fazemos com que ela se

Leia mais

Workshop para Novas Consultoras

Workshop para Novas Consultoras Workshop para Novas Consultoras A Nossa Companhia Mary Kay Brasil Nossa Missão Enriquecer a vida das mulheres Fazemos isso oferecendo produtos de alta qualidade e grandes oportunidades de negócios à nossa

Leia mais

Como cuidar eficazmente da Gestão da Comunicação e do Processo de Demissão. Por José Augusto Minarelli

Como cuidar eficazmente da Gestão da Comunicação e do Processo de Demissão. Por José Augusto Minarelli Como cuidar eficazmente da Gestão da Comunicação e do Processo de Demissão Por José Augusto Minarelli É bom saber QUEM NUNCA DEMITIU, UM DIA VAI DEMITIR QUEM JÁ DEMITIU, VAI DEMITIR OUTRAS VEZES QUEM AINDA

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Albano Schmidt Diretor Presidente

APRESENTAÇÃO. Albano Schmidt Diretor Presidente Código de CONDUTA APRESENTAÇÃO A Termotécnica é uma empresa brasileira que atua no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos químicos, componentes e serviços para: proteção, acondicionamento,

Leia mais

Comunicando-se com a imprensa

Comunicando-se com a imprensa Comunicando-se com a imprensa Como obter o melhor resultado em entrevistas com os jornalistas Destaques Pontos Básicos de uma entrevista bem sucedida Sugestões para o Relacionamento com a imprensa Entrevista

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Página: 1 de 6

CÓDIGO DE ÉTICA. Página: 1 de 6 CÓDIGO DE ÉTICA Introdução Na sociedade contemporânea a adoção de comportamentos eticamente corretos no plano interno e no relacionamento com clientes e fornecedores é referência indeclinável com a comunidade

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Sumário Introdução Regras de Conduta da MIP Gestão do Código de Ética e Conduta da MIP Glossário Termo de Compromisso 03 05 10 12 15 3 Introdução O propósito da MIP Engenharia

Leia mais

NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS

NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS NETWORKING: DESENVOLVA SUA CARREIRA CRIANDO BONS RELACIONAMENTOS O QUE É NETWORKING? DA PRIMEIRA À ÚLTIMA CONVERSA DO DIA, VOCÊ ESTÁ O TEMPO TODO FAZENDO NETWORKING. NETWORKING É A ARTE DE CONSTRUIR E

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

Suicídio. Saber, agir e prevenir.

Suicídio. Saber, agir e prevenir. Suicídio. Saber, agir e prevenir. ENTENDENDO O SUICÍDIO PEDINDO AJUDA VERDADES E MITOS SOBRE O SUICÍDIO VERDADES MITOS O suicídio é um fenômeno Pensamentos e sentimentos de Em geral, os suicídios são A

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE CONDUTA DE FORNECEDORES O Banco PSA e PSA Corretora realizam a condução de seus negócios em plena conformidade com a legislação vigente, pautado por princípios éticos, de Direitos Humanos, de respeito ao meio ambiente e promovendo

Leia mais

COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO

COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO COMO AJUDAR ALGUÉM COM RISCO DE SUICÍDIO? AUTORAS: Larissa Martins Ortega Chiquito Profa. Dra. Kelly Graziani Giacchero Vedana (Orientadora) Centro de Educação em Prevenção e Prevenção do Suicídio 1 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Comunicação e Atendimento

Comunicação e Atendimento Comunicação e Atendimento Etiqueta Empresarial Professora Amanda Lima www.acasadoconcurseiro.com.br Comunicação e Atendimento ETIQUETA EMPRESARIAL A palavra etiqueta vem do francês étiquette e segundo

Leia mais

O que a lei define como bullying

O que a lei define como bullying Todo mundo sabe que fazer bullying é fazer sofrer. O bullying parece uma brincadeira. Mas não é. Mesmo assim, ainda tem gente que faz ou apoia, gente que sofre em silêncio ou fica calado vendo alguém sofrer.

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS CÓDIGO DE ÉTICA Senac-RS APRESENTAÇÃO Reconhecida como uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do país, o Senac-RS adota uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos

Leia mais