ORIENTAÇÕES SOBRE PESQUISA DE PREÇOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÕES SOBRE PESQUISA DE PREÇOS"

Transcrição

1 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Pró-Reitoria de Administração Diretoria de Logística Divisão de Compras ORIENTAÇÕES SOBRE PESQUISA DE PREÇOS

2 A pesquisa de preços consiste em procedimento prévio e indispensável para a verificação de existência de recursos suficientes para cobrir despesas decorrentes de contratação pública.

3 Sua principal função é garantir que o poder público identifique o valor médio de mercado para uma pretensão contratual.

4 A inexistência de uma pesquisa de preços eficiente impossibilita à administração pública atingir os objetivos definidos pela lei de licitações e contratos, principalmente aquele relacionado à seleção da proposta mais vantajosa.

5 Previsão Legal da Pesquisa de Preços Lei 8.666/93: art. 7; art. 15; art. 43 Lei /02: art. 3 Decreto 3.555/00: art. 8 Decreto 5.450/05: art. 9 Decreto 7.892/13: art. 7

6 Entendimento da PGF/UFVJM A Administração, antes de qualquer contratação, deverá conhecer o total de despesa, que, por estimativa, será necessário despender com o objetivo pretendido. Para tanto, convém que a pesquisa de preços seja a mais ampla possível, envolvendo orçamentos praticados por diferentes fornecedores, exames de valores em outras contratações do Poder Público com objeto semelhante, preços constantes em Sistema de Registros de Preços, dentre outros meios, possibilitando à autoridade competente avaliar sobre as vantagens e a economicidade da contratação que se pretende levar a efeito. (Parecer n 85/2017/PFUFVJM-DIA/PFMG/PGF/AGU Processo n / )

7 FONTES PARA PESQUISA DE PREÇOS

8 Instrução normativa nº 05/2014/MPOG Dispõe sobre os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral.

9 Art. 2º A pesquisa de preços será realizada mediante a utilização de um dos seguintes parâmetros: I - Portal de Compras Governamentais www. comprasgovernamentais.gov.br; II - pesquisa publicada em mídia especializada, sítios eletrônicos especializados ou de domínio amplo, desde que contenha a data e hora de acesso; III - contratações similares de outros entes públicos, em execução ou concluídos nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data da pesquisa de preços; ou IV - pesquisa com os fornecedores.

10 Instrução normativa nº 03/2017/MPDG Altera a IN 05/2014, Dispõe sobre os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de preços para a aquisição de bens e contratação de serviços em geral.

11 Art. 2º A pesquisa de preços será realizada mediante a utilização de um dos seguintes parâmetros: I Painel de preços II - contratações similares de outros entes públicos, em execução ou concluídos nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data da pesquisa de preços; III - pesquisa publicada em mídia especializada, sítios eletrônicos especializados ou de domínio amplo, desde que contenha a data e hora de acesso; ou IV - pesquisa com os fornecedores, desde que as datas das pesquisas não se diferenciem em mais de 180 dias.

12 Métodos de Pesquisa de Preços: Parâmetro I: Painel de Preços O Painel de Preços foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Disponibiliza informações de compras públicas homologadas no Sistema de Compras do Governo Federal.

13 Métodos de Pesquisa de Preços:

14 Métodos de Pesquisa de Preços: Parâmetro II: Contratações similares de outros entes públicos, em execução ou concluídos nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data da pesquisa de preços; Utilização de outros sítios governamentais que não ou mesmo por intermédio de documentos físicos que comprovem que a contratação se deu por ente público, desde que demonstrem que estejam em execução ou concluídos nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores à data da pesquisa de preços.

15 Métodos de Pesquisa de Preços: Portal de Compras Governamentais As opções de consultas são: Gestão de Atas de Registro de Preço; Atas das sessões dos pregões;

16 Dados Necessários Dados necessários: UASG da Instituição e o Número da Licitação. Caso o usuário não possua tais informações, poderá ser realizada pesquisa textual

17 Termo de Homologação

18 Termo de Homologação

19 Pesquisa Textual - Editais

20 Pesquisa Textual - Editais

21 Pesquisa Textual - Editais

22 Termos de Homologação

23 Termos de Homologação

24 Termos de Homologação

25 Termos de Homologação

26 Termos de Homologação

27 Os valores a serem utilizados para pesquisa de preços deverão ser aqueles homologados no processo licitatório, nos últimos 180 dias, não havendo margem para utilização de propostas que não lograram êxito no procedimento, ou seja, itens cancelados ou não adquiridos. Ressaltamos que os prazos para os trâmites internos do processo devem ser considerados, de forma a evitar que a cotação perca sua vigência no decorrer do processo.

28 Gestão de Atas de Registro de Preço;

29 Termos de Homologação

30 Gestão de Atas de Registro de Preço;

31 Gestão de Atas de Registro de Preço;

32 Gestão de Atas de Registro de Preço;

33 Gestão de Atas de Registro de Preço;

34 Gestão de Atas de Registro de Preço;

35 Métodos de Pesquisa de Preços: Parâmetro III - pesquisa publicada em mídia especializada, sítios eletrônicos especializados ou de domínio amplo, desde que contenha a data e hora de acesso; As opções de consultas são: a) Mídia especializada; Ex. tabela FIPE b) Site especializado; Ex. c) Site de domínio amplo. Ex.

36 Site de domínio amplo

37 Site de domínio amplo Caso o site consultado não contenha o número do CNPJ, realizar consulta no Registro.br:

38 Site de domínio amplo Art. 4º IN 05/2014: Não serão admitidas estimativas de preços obtidas em sítios de leilão ou de intermediação de vendas

39 Pesquisa com Fornecedores Parâmetro IV Pesquisa com Fornecedores; Deverão receber solicitação formal e o prazo de resposta não deve ser inferior a 5 dias úteis; As datas das pesquisas não podem se diferenciar em mais de 180 dias; As empresas pesquisadas devem pertencer ao ramo pertinente à contratação desejada; sem que haja sócios comuns entre elas. (Acórdão 1.782/2010-Plenário; Acórdão 4.561/2010 1ª Câmara)

40

41

42 Pesquisa com Fornecedores No caso de pesquisa de preços realizada por ou correspondência, deverão ser juntadas aos autos a solicitação formal e a resposta do fornecedor, que deverão ser anexadas também no SIGA.

43 Pesquisa com Fornecedores No caso de pesquisas de preço realizadas in loco, deverá ser anexado aos autos: Documento elaborado pela própria empresa constando a razão social, a data, o nome e a assinatura do representante ou responsável pelo fornecimento do preço, ou Solicitação de orçamento, providenciado por servidor da UFVJM, devidamente preenchido pela empresa. O modelo deste documento encontra-se disponível no sítio da UFVJM

44 Pesquisa com Fornecedores Apesar de não estar previsto nas INs nº 5/2014/MPOG e 3/2017/MPDG, a pesquisa com fornecedor, excepcionalmente, poderá ser realizada por telefone mediante preenchimento do formulário específico disponível na página da UFVJM (Acórdão 8095/2012 2ª câmara).

45 Alinhamento da UFVJM com as decisões dos Acórdãos do TCU Neste sentido, no âmbito da UFVJM, o requisitante deverá realizar a avaliação crítica das pesquisas de preços a serem consideradas para obtenção do valor estimado para o produto/serviço por meio da Declaração de Composição de Custos disponível na página da UFVJM.

46 Alinhamento da UFVJM com as decisões dos Acórdãos do TCU Considerando que o requisitante é responsável pelas pesquisas realizadas, é altamente recomendável que este se cerque de toda a segurança na formação do preço de referência de forma a desconsiderar aqueles que apresentem grande variação em relação aos demais. Neste sentido, sugere-se a adoção de uma margem de aproximadamente 30% (trinta por cento) de diferença entre os preços pesquisados.

47 Pratica Painel de Preços

48 Obrigada! Alessandra Pacheco Chefe da Divisão de Compras

49 IN 05/2014/MPOG IN 03/2017/MPDG IN 02/2015/UFVJM Caderno Logística Manual de Orientação STJ Portal do TCU Referências

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO Pesquisa de Preços Versão 2017 PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO Prof. Leandro Silva Marques (38)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO Pesquisa de Preços MANUAL DE ORIENTAÇÃO Versão fevereiro/2018 PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO Fernando Costa Archanjo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL SUPERINTENDÊNCIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES MANUAL DE ORIENTAÇÃO. Pesquisa de Preços

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL SUPERINTENDÊNCIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES MANUAL DE ORIENTAÇÃO. Pesquisa de Preços UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL SUPERINTENDÊNCIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES MANUAL DE ORIENTAÇÃO Pesquisa de Preços DEPARTAMENTO DE COMPRAS VERSÃO 2016 Página 1 de 10 SUMÁRIO 1. Introdução...3 1.1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG Compras e Contratações via Sistemas da UFG Pesquisa de preços: IN nº 03/2017 e boas práticas Instrutor: Webber Tavares de Carvalho Março de 2019 Fundamentação legal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JA DE SUPRIENTOS - COSUP COORDENADORIA DE SUPRIMENTOS COSUP / UFJF MERCADO DE ACORDO COM A INSTRUÇÃO NORMATIVA N

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JA DE SUPRIENTOS - COSUP COORDENADORIA DE SUPRIMENTOS COSUP / UFJF MERCADO DE ACORDO COM A INSTRUÇÃO NORMATIVA N UNIVERSIDADE FEDERAL DE JA DE SUPRIENTOS - COSUP COORDENADORIA DE SUPRIMENTOS COSUP / UFJF PESQUISA DE MERCADO DE ACORDO COM A INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03-2017 PESQUISA DE MERCADO Segundo a Instrução Normativa

Leia mais

PESQUISA DE PREÇOS. IFPR Instituto Federal do Paraná MARÇO/2016

PESQUISA DE PREÇOS. IFPR Instituto Federal do Paraná MARÇO/2016 PESQUISA DE PREÇOS IFPR Instituto Federal do Paraná MARÇO/2016 PESQUISA DE PREÇOS Toda e qualquer contratação pública, seja decorrente de procedimento licitatório ou de contratação direta, deve ser precedida

Leia mais

2. DA FUNDAMENTAÇÃO: DECRETO 7.892/2013, ARTIGO 22

2. DA FUNDAMENTAÇÃO: DECRETO 7.892/2013, ARTIGO 22 1. DOS CONCEITOS - Sistema de Registro de Preços: conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras. - Ata de Registro

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE PESQUISA DE PREÇOS

MANUAL PRÁTICO DE PESQUISA DE PREÇOS MANUAL PRÁTICO DE PESQUISA DE PREÇOS INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ MANUAL PRÁTICO DE ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS - CARONA 2ª Ed. de 03-06-2015 REUNIÃO DE INFORMAÇÕES E ILUSTRAÇÕES POR: Coordenadoria

Leia mais

ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS A finalidade do processo de aquisição por adesão à ata de registro de preços (ARP) é solicitar a compra de itens de pregões gerenciados por outros órgãos federais. Todavia,

Leia mais

GUIA SOBRE PESQUISA DE PREÇOS

GUIA SOBRE PESQUISA DE PREÇOS PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO GUIA SOBRE PESQUISA DE PREÇOS Fortaleza Ceará 2015 Elaboração: Profa. Denise Maria Moreira Chagas Corrêa Profa. Sueli Maria de Araújo Cavalcante Luana Batista

Leia mais

Instruções para Processo de Compras

Instruções para Processo de Compras Instruções para Processo de Compras UFSC CAMPUS DE CURITIBANOS Setor Administrativo Gustavo Sampaio, Natasha Malicheski, Paulo Kammer e Sandra Lima Atualizado em Maio de 2017 Sistema de Registro de Preços

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DE ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS DA UFES UFES 2017 VITÓRIA - ES 2017 1. UTILIZAÇÃO DE

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE PESQUISA DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS EM GERAL NA UFPEL.

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE PESQUISA DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS EM GERAL NA UFPEL. ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE PESQUISA DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE BENS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS EM GERAL NA UFPEL. Pró-Reitoria Administrativa Coordenadoria de Material e Patrimônio Núcleo de Material

Leia mais

PESQUISA DE PREÇO CADERNO DE LOGÍSTICA

PESQUISA DE PREÇO CADERNO DE LOGÍSTICA 2017 CADERNO DE LOGÍSTICA PESQUISA DE PREÇO Guia de orientação sobre a Instrução Normativa nº IN 5/2014 que dispõe sobre os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de preços

Leia mais

Superintendência de Logística

Superintendência de Logística Superintendência de Logística Superintendência de Logística 1. Superintendência de Logística. 2. Dispensa de licitação / cotação eletrônica. 3. Painel de Preços. 4. Pregão Eletrônico / Registro de Preços.

Leia mais

PLANILHA COMPARATIVA - PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISA DE PREÇOS IN Nº 05/2014 x IN Nº 03/ MP

PLANILHA COMPARATIVA - PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISA DE PREÇOS IN Nº 05/2014 x IN Nº 03/ MP PLANILHA COMPARATIVA - PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISA DE PREÇOS IN Nº 05/2014 x IN Nº 03/2017 - MP IN Nº 05/2014 IN Nº 03/2017 Interpretação Art. 2º A pesquisa de preços será realizada mediante

Leia mais

DECON. Reunião Mensal dos Fiscais de Contrato

DECON. Reunião Mensal dos Fiscais de Contrato DECON Reunião Mensal dos Fiscais de Contrato - 09-01-2015 Temas da Reunião Emissão de atestado de capacidade técnica; Diferença entre o preposto e encarregado; Pesquisa de mercado para prorrogação da vigência

Leia mais

Instrução Normativa nº 01/2017

Instrução Normativa nº 01/2017 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Pró-Reitoria de Planejamento e Administração PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Revogada pela Instrução Normativa 02/2017,

Leia mais

PASSO A PASSO COMO REALIZAR A PESQUISA DE PREÇO

PASSO A PASSO COMO REALIZAR A PESQUISA DE PREÇO 1 PASSO A PASSO COMO REALIZAR A PESQUISA DE PREÇO Os orçamentos são peças primordiais para a instrução de qualquer processo de compra na Administração Pública. Sem orçamento, nenhum processo de compra

Leia mais

Instruções para Processo de Compras

Instruções para Processo de Compras Instruções para Processo de Compras UFSC CAMPUS DE CURITIBANOS Setor Administrativo Gisele Lima Luiz, Natasha Finoketti Malicheski e Paulo Roberto Kammer Atualizado em fevereiro de 2019 Sistema de Registro

Leia mais

Cronograma de Compras de 2018

Cronograma de Compras de 2018 Cronograma de Compras de 2018 1º SEMESTRE Data inicial Data Final Prazo para recebimento de pedidos do 1º ciclo de compras do ano 02/04/2018 Prazo para análise dos pedidos de compra 03/04/2018 18/04/2018

Leia mais

GUIA SOBRE PESQUISA DE PREÇOS

GUIA SOBRE PESQUISA DE PREÇOS PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO GUIA SOBRE PESQUISA DE PREÇOS Fortaleza Ceará 2017 Elaboração: Profa. Denise Maria Moreira Chagas Corrêa Profa. Sueli Maria de Araújo Cavalcante Luana Batista

Leia mais

Instruções para Processo de Compras

Instruções para Processo de Compras Instruções para Processo de Compras UFSC CAMPUS DE CURITIBANOS Setor Administrativo Natasha Malicheski; Paulo Roberto Kammer ; Suyane Lamari Cabral e Valter Altemar Ortiz Atualizado em novembro de 2017

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP/UNIDADE DE COMPRAS/001/2017 REALIZAÇÃO DE ESTIMATIVA DE PREÇOS DOS PREGÕES ELETRÔNICOS, SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (SRP) E CONTRATAÇÕES DIRETAS NO IFPB. VERSÃO 1.0

Leia mais

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública Magno Subtil Registro de Preços Decreto Estadual 7.437/2011 Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro

Leia mais

SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES - SECOL MANUAL E PROCEDIMENTOS DE COMPRAS

SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES - SECOL MANUAL E PROCEDIMENTOS DE COMPRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ INSTITUÍDA PELA LEI N O 10.425, DE 19/04/2002 D.O.U. DE 22/04/2002 PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD DIVISÃO DE MATERIAS E PATRIMÔNIO DIMAP SETOR DE

Leia mais

ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS A finalidade do processo de aquisição por adesão à ata de registro de preços (ARP) é solicitar a compra de itens de pregões gerenciados por outros órgãos federais. Todavia,

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Manual de Preenchimento de Solicitação de Compras

Universidade Federal de São Paulo Manual de Preenchimento de Solicitação de Compras Manual de Preenchimento de Solicitação de Compras Acesso à intranet: DTI Emissão de pedido de compra: Diretoria do Campus Caso esteja vinculado a mais do que um centro de custo Local de destino do

Leia mais

MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS

MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS FOZ DO IGUAÇU / 2016 MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura - PROAGI Edson Carlos Thomas Coordenadoria de Compras, Contratos

Leia mais

MANUAL PRÁTICO PARA CADASTRO DE MATERIAL E REQUISIÇÃO DE COMPRA NO SIPAC.

MANUAL PRÁTICO PARA CADASTRO DE MATERIAL E REQUISIÇÃO DE COMPRA NO SIPAC. MANUAL PRÁTICO PARA CADASTRO DE MATERIAL E REQUISIÇÃO DE COMPRA NO SIPAC. INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ Reitoria PROAD/DCL Rua Voluntários da Pátria, 475 20, Sala 2007 - Centro Curitiba/PR. Sumário 1. CONSULTA

Leia mais

ESTUDOS PRELIMINARES ORGÃO

ESTUDOS PRELIMINARES ORGÃO ESTUDOS PRELIMINARES ORGÃO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO DE JANEIRO SETOR REQUISITANTE DEPADM/GERCOMP RESPONSÁVEIS PELA DEMANDA CECÍLIA BANDEIRA EMAIL compras@crcrj.org.br TELEFONE (21) 2216-9603

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS Maria Aparecida Fontes Cal JANEIRO / 2017 LICITAÇÃO É o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 005/2016 DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 005/2016 DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 005/2016 Dispõe sobre o processo de compras e licitações do IF Goiano Campus Campos Belos O Diretor de Implantação e a Coordenação Geral de Administração e Planejamento (CGAP), resolvem:

Leia mais

MANUAL PRÁTICO PARA CADASTRO DE MATERIAL, INCLUSÃO DE COTAÇÕES E REQUISIÇÃO DE COMPRAS NO SIPAC IFPR

MANUAL PRÁTICO PARA CADASTRO DE MATERIAL, INCLUSÃO DE COTAÇÕES E REQUISIÇÃO DE COMPRAS NO SIPAC IFPR MANUAL PRÁTICO PARA CADASTRO DE MATERIAL, INCLUSÃO DE COTAÇÕES E REQUISIÇÃO DE COMPRAS NO SIPAC IFPR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ Reitoria PROAD/DCL Rua Voluntários da Pátria, 475 20, Sala 2007 - Centro

Leia mais

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$ INSCRIÇÃO EM EVENTO/CURSO/CONGRESSO FUNDAMENTO LEGAL: INEXIGIBILIDADE - 25 II, COMBINADO COM 13-VI- LEI Nº.666/93 1 Solicitação de Compra/Inscrição - Recurso Tesouro- Capacitação (caso seja Técnco-Administrativo)

Leia mais

CRONOGRAMA DE AQUISIÇÕES 2014 MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE

CRONOGRAMA DE AQUISIÇÕES 2014 MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE MATERIAL DE CONSUMO E MATERIAL PERMANENTE TIPO DE COMPRA Pregão Eletrônico Tradicional 2014 OBJETO DA Material de consumo ou permanente SO DE CADASTRO De 24 Fevereiro a 07 de Março AJUSTE DOS CADASTROS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CHAMADA PARA DEMANDA DE PLANEJAMENTO PARA 2020 1. PLANO ANUAL DE CONTRATAÇÕES DA UFRRJ O Plano Anual de Contratações é um instrumento de planejamento que reunirá

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO N 01/2016 PROAD

ORDEM DE SERVIÇO N 01/2016 PROAD ORDEM DE SERVIÇO N 01/2016 PROAD O Pró-Reitor de Administração da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre UFCSPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, divulga o

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA-CBC Nº 02, DE 05 DE AGOSTO DE 2013.

INSTRUÇÃO NORMATIVA-CBC Nº 02, DE 05 DE AGOSTO DE 2013. INSTRUÇÃO NORMATIVA-CBC Nº 02, DE 05 DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a regulamentação das aquisições e contratos realizados no âmbito da Confederação Brasileira de Clubes CBC - ou das entidades que lhe

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba Universidade Federal da Paraíba CURSO ETAPA PRELIMINAR DO PROCESSO DE COMPRAS: TERMO DE REFERÊNCIA, PESQUISA DE PREÇOS E CADASTRO DE REQUISIÇÕES NO SIPAC Natúcia Santos da Silva Requisição de serviços

Leia mais

TIPO DE AUDITORIA: ACOMPANHAMENTO EXERCÍCIO/PERÍODO: 2014 UNIDADES AUDITADAA: PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PRÓ- REITORIA DE PLANEJAMENTO

TIPO DE AUDITORIA: ACOMPANHAMENTO EXERCÍCIO/PERÍODO: 2014 UNIDADES AUDITADAA: PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PRÓ- REITORIA DE PLANEJAMENTO TIPO DE AUDITORIA: ACOMPANHAMENTO EXERCÍCIO/PERÍODO: 2014 UNIDADES AUDITADAA: PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PRÓ- REITORIA DE PLANEJAMENTO RELATÓRIO DE AUDITORIA RA03/2015 1) ESCOPO DOS EXAMES Os trabalhos

Leia mais

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP

MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP VIG: 12.03.2018 1 MÓDULO 2: PROCEDIMENTOS AUXILIARES DAS LICITAÇÕES CAPÍTULO 3: PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO POR SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - SRP ANEXO: 1 - Fluxo do Subprocesso da Contratação por

Leia mais

: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN P A R E C E R Nº 695/2014-TC

: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN P A R E C E R Nº 695/2014-TC Processo nº Interessado Assunto : 9.069/2013 - TC : Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN : Consulta P A R E C E R Nº 695/2014-TC EMENTA: PROCEDIMENTO DE CONSULTA. CONHECIMENTO. DIREITO ADMINISTRATIVO.

Leia mais

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite

ASSESSORIA TÉCNICA AUDITORIA INTERNA Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite Pelotas, 26 de setembro de 2013. ASSESSORIA TÉCNICA 02.2013 Assunto: Utilização de modalidade de licitação Carta Convite A elaboração da presente assessoria técnica tem como referência principal os apontamentos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2017. O Diretor de Implantação e a Gerência de Administração e Planejamento (GAP), resolvem: DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2017. O Diretor de Implantação e a Gerência de Administração e Planejamento (GAP), resolvem: DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/2017 Dispõe sobre o processo de compras e licitações do IF Goiano Campus Campos Belos O Diretor de Implantação e a Gerência de Administração e Planejamento (GAP), resolvem: Belos.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 005/2016. O Diretor Geral e a Coordenação Geral de Administração e Planejamento (CGAP), resolvem: DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 005/2016. O Diretor Geral e a Coordenação Geral de Administração e Planejamento (CGAP), resolvem: DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 005/2016 Normativa o processo de compras e licitações do IF Goiano Campus Campos Belos O Diretor Geral e a Coordenação Geral de Administração e Planejamento (CGAP), resolvem: Belos.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO Florianópolis, 14 de dezembro 2015. Procedimento Operacional Padrão POP: Administração De Compras de Materiais Permanentes por meio Processo Licitatório Pregão Eletrônico 1. Receber os pedidos de compra

Leia mais

Tutorial para realização do processo de Aceitação no Pregão Eletrônico via Comprasnet Versão /07/14

Tutorial para realização do processo de Aceitação no Pregão Eletrônico via Comprasnet Versão /07/14 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Administração - PROAD Departamento de Licitações - DPL Rua Desembargador Vitor Lima, nº 222, 5º andar, Prédio da Reitoria

Leia mais

Divisão de Gestão de Materiais

Divisão de Gestão de Materiais Divisão de Gestão de Materiais Coordenadoria Administrativa do Complexo da Reitoria e Administração Central - ETAGAE Ciclo de Palestras Reitoria 27/02/14 Rua Sena Madureira, 1500 5 andar 11-3385-4209 Divisão

Leia mais

Instrução Normativa PROEN/PROAD nº 001, de 14 de outubro de 2016.

Instrução Normativa PROEN/PROAD nº 001, de 14 de outubro de 2016. Instrução Normativa PROEN/PROAD nº 001, de 14 de outubro de 2016. Normatiza o fluxo operacional de aquisição por compra de material bibliográfico para os acervos do Sistema de Bibliotecas do IFRS (SiBIFRS).

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESU UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESU UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESU UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PRA INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2019/PRA/UFPB Regulamenta o Plano Anual

Leia mais

Lista de verificação ELEMENTOS DO PROCESSO DE DISPENSA

Lista de verificação ELEMENTOS DO PROCESSO DE DISPENSA UFC Pró-Reitoria Planejamento e Administração Lista verificação ELEMENTOS DO PROCESSO DE DISPENSA Código: PROPLAD058 Unida Solicitante: Nº do Processo: Contato: S N EP NA Sim Não Em parte Não se aplica

Leia mais

Decreto nº 153/2019 de 08/04/2019

Decreto nº 153/2019 de 08/04/2019 Quarta-feira, 10 de Abril de 2019 Edição N 1.935 Caderno I Decreto nº 153/2019 de 08/04/2019 Ementa: Abre Crédito Adicional Suplementar e dá outras providências. O Prefeito Municipal de REBOUÇAS, Estado

Leia mais

MANUAL DISPENSA PARA MATERIAIS.

MANUAL DISPENSA PARA MATERIAIS. Art.24.É dispensável a licitação: MANUAL DISPENSA PARA MATERIAIS. hipóteses de Dispensa previstas no art. 24 da lei 8.666/93: I-para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento) do limite

Leia mais

MANUAL PARA CONTRATAÇÃO DIRETA

MANUAL PARA CONTRATAÇÃO DIRETA MANUAL PARA CONTRATAÇÃO DIRETA ADESÃO / CARONA SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO Diretoria de Administração Gerência de Compras e Contratos Coordenadoria de Compras 2013 INDÍCE

Leia mais

RESOLUÇÃO CD/FAI nº 01/16

RESOLUÇÃO CD/FAI nº 01/16 RESOLUÇÃO CD/FAI nº 01/16 Dispõe sobre a regulamentação dos trâmites e procedimentos para compras realizadas com recursos privados no âmbito de projetos gerenciados pela FAI UFSCar e dá outras providências.

Leia mais

Seção de Planejamento e Desenvolvimento de Coleções (SPDC)

Seção de Planejamento e Desenvolvimento de Coleções (SPDC) Seção de Planejamento e Desenvolvimento de Coleções (SPDC) Equipe: Márcia Silvestre* Valéria Bruno Fátima Gradiz E-mail: spdc@ndc.uff.br *Bibliotecária/Chefe da SPDC A compra de bibliografia básica e bibliografia

Leia mais

Instrução TÉcnica 03 / SELCC

Instrução TÉcnica 03 / SELCC Instrução TÉcnica 03 / SELCC Informe selcc/proad Colaboradores 1 Dando continuidade as atividades de assessoria a SELCC publica a Instrução Técnica 003/SELCC com foco em trâmites dos contratos administrativos.

Leia mais

GUIA DE ADESÕES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL DETRAN/DF

GUIA DE ADESÕES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL DETRAN/DF Guia de Adesão ARP nº 62/2012 DETRAN DF GUIA DE ADESÕES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL DETRAN/DF Objeto da ARP: Prestação de serviços técnicos especializados de

Leia mais

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS

LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS LICITAÇÃO DE GRANDE PORTE REUNINDO VÁRIAS UNIDADES ORÇAMENTÁRIAS PARA FINS DE REGISTRO DE PREÇOS na MODALIDADE DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA ou PREGÃO art 15, 3º, I da Lei 8666/93 art 11 da Lei nº 10.520/2002

Leia mais

Orientações para Aquisições 2016

Orientações para Aquisições 2016 Orientações para Aquisições 2016 1. Planejamento A importância do ato de planejar acarreta em: -Licitação tranquila; -Aquisição adequada; -Execução regular. 2. Análises para um Bom Termo de Referência

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão

Procedimento Operacional Padrão Procedimento Operacional Padrão POP/UCOM/001/2016 Estimativa de preços para licitação Versão 1.0 UCOM Procedimento Operacional Padrão POP/UCOM/001/2016 Estimativa de preços para licitação 1ª edição 2016

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN/PROAD N 002, DE 29 DE MARÇO DE 2017.

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEN/PROAD N 002, DE 29 DE MARÇO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Pró-Reitoria de Ensino / Pró-Reitoria de Administração

Leia mais

Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO

Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO Data: 13/04/2018 Processo Licitatório nº 338/2018/FME-CPL Pregão Presencial nº 020/2018/SRP Comissão Permanente de Licitação CPL Objeto: Eventual aquisição de gêneros alimentícios altamente

Leia mais

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 Diário Oficial da União n. 108, de 08.06.2016, pag. 61. SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO,

Leia mais

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º...

ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º... ANEXO II ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) ÓRGÃO OU ENTIDADE PÚBLICA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N.º... A Autarquia Pública Federal, por meio do Conselho Regional dos Representantes Comerciais

Leia mais

Instrução Normativa nº 1, de Sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações e Plano Anual de Contratações

Instrução Normativa nº 1, de Sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações e Plano Anual de Contratações Instrução Normativa nº 1, de 2018 Sistema de Planejamento e Gerenciamento das Contratações e Plano Anual de Contratações Agenda Instrução Normativa nº 1, de 2018 Plano Anual de Contratações Equipe de Planejamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE BOLETIM DE SERVIÇO R E I T O R I A PORTARIAS ANO 2019 - Edição N o 7 ia da UFCG - Boletim de Serviço Nº 7/2019-1º de fevereiro de 2019-02 PORTARIA Nº 23, DE 1 DE

Leia mais

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA.

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Licitação Pag 3.1 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Princípio da motivação (interesse / necessidade) Solicitação/Requisição Objeto Obras Serviços Compras Alienações Concessões Permissões Locações

Leia mais

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICASP Campus São Paulo PERCEPÇÃO NEGATIVA DA SOCIEDADE Pirâmide de Kelsen Ordenamento Jurídico Fundamento Legal Contratações Públicas Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais

Leia mais

A presente nota técnica tem por objeto orientar as unidades do IFPR quanto ao correto preenchimento da Solicitação de Registro de Empenho (SRE).

A presente nota técnica tem por objeto orientar as unidades do IFPR quanto ao correto preenchimento da Solicitação de Registro de Empenho (SRE). NOTA TÉCNICA REITORIA/PROAD/DCOF Nº 006/2017 Assunto: Orientações quanto ao preenchimento de Solicitação de Registro de Empenhos (SRE) à todas unidades no âmbito do IFPR. Interessado: Unidades Gestoras

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, Incluindo: Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade com a Lei

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE PESQUISA DE PREÇOS

MANUAL PRÁTICO DE PESQUISA DE PREÇOS MANUAL PRÁTICO DE PESQUISA DE PREÇOS INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ MANUAL PRÁTICO DE ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS - CARONA 2ª Ed. de 03-06-2015 REUNIÃO DE INFORMAÇÕES E ILUSTRAÇÕES POR: Coordenadoria

Leia mais

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Administração Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional 1 de 8 Glossário de Siglas e Termos CATMAT Sistema de Catalogação

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD

ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD ORDEM DE SERVIÇO Nº. 02/2018 PROAD Define o cronograma anual de compras da UFCSPA para o exercício 2018. O PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE,

Leia mais

Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS

Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS UFC Pró-Reitoria de Planejamento e Administração Lista de verificação CONCORRÊNCIA E TOMADA DE PREÇOS Código: CPACPL01 Unidade demandante: Nº do Processo: Nº da Licitação: S N EP Sim Não Em parte Não se

Leia mais

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e Cotação Prévia de Preço Nº. 27/2016 Convênio Nº 811902/2014 - MTE/SENAES CAMP Projeto: Economia Solidária e População em Situação de Rua: estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão

Leia mais

SEÇÃO DE COMPRAS ICA / UFMG

SEÇÃO DE COMPRAS ICA / UFMG SEÇÃO DE COMPRAS ICA / UFMG MANUAL E PROCEDIMENTOS DE COMPRAS 2015 versão beta MANUAL DE COMPRAS 1 ESCLARECIMENTO Este manual visa orientar os setores no âmbito do ICA, acerca dos procedimentos de compras

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - ESTADO DO PARANÁ CONTROLADORIA INTERNA

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - ESTADO DO PARANÁ CONTROLADORIA INTERNA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2008 Dispõe sobre as normas gerais para realização de despesas no âmbito desta Câmara Municipal e dá outras providências. O Controlador Interno da Câmara Municipal de São José

Leia mais

GLOSSÁRIO DE SIGLAS E TERMOS. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público I. OBJETIVO

GLOSSÁRIO DE SIGLAS E TERMOS. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público I. OBJETIVO GLOSSÁRIO DE SIGLAS E TERMOS Autoridade Competente ARP PROAF SGO SPM SCC SRP TR Fornecedor Reitor Ata de Registro de Preços Pró - Reitoria de Administração e Finanças Superintendência de Gestão Orçamentária

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DE MARCAS DE TUBOS E CONEXÕES DE PVC

HOMOLOGAÇÃO DE MARCAS DE TUBOS E CONEXÕES DE PVC PROCEDIMENTO GERÊNCIA DE LOGÍSTICA DIVISÃO DE SUPRIMENTOS Data de Aprovação: 11.10.2006 Doc. de Aprovação:Res. nº 4720/2006 HOMOLOGAÇÃO DE MARCAS DE TUBOS E CONEXÕES DE PVC SUMÁRIO 1- OBJETIVO...02 2-

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013)

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) Curso de Formação e Atualização para Pregoeiros PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, INCLUINDO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA - TR

TERMO DE REFERÊNCIA - TR 1. OBJETO: (Descrição sucinta do bem/serviço a ser comprado/contratado) Ex: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUDITORIA CONTÁBIL DO EXERCÍCIO 2016, PARA A SEDE DO CREA-RS. 2. DETALHAMENTO/ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação Belém, 05 de dezembro de 2012. Conforme disposto no art. 2º da Lei nº 8.666/93 as obras, serviços,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO IFSP Câmpus Guarulhos

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO IFSP Câmpus Guarulhos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO IFSP Câmpus Guarulhos TERMO DE REFERÊNCIA ÁGUA MINERAL NATURAL, POTÁVEL E NÃO GASOSA. 1. OBJETO 1.1 Contratação de empresa especializada

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 01/2016 VALIDADE: 12 (doze) MESES Aos dezoito dias do mês de março do ano de 2016, o MUNICÍPIO DE BELÉM, por intermédio da COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO E ADMINISTRAÇÃO DA AREA

Leia mais

REQUISITANTE: SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE MARABÁ.

REQUISITANTE: SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE MARABÁ. PARECER/2018-PROGEM. REQUISITANTE: SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE MARABÁ. REFERÊNCIA: PROCESSO LICITATÓRIO Nº 60.506/2017-PMM - MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL (SRP) Nº 002/2018- CEL/SEVOP/PMM. OBJETO:

Leia mais

Por meio deste aditamento, alteramos o edital, conforme segue: 1. No Item 3. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS, das Instruções à Proponente, onde se lê:

Por meio deste aditamento, alteramos o edital, conforme segue: 1. No Item 3. RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS, das Instruções à Proponente, onde se lê: Aditamento nº 01 Pregão Eletrônico nº 16/03323 Objeto: Contratação de empresa especializada para a prestação de serviço de apoio e assessoria no planejamento e definição dos projetos básicos preliminares

Leia mais

GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS GUIA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS ORIENTAÇÕES GERAIS O cadastramento é condição essencial para participar do Processos de Consulta de Preços ou Cotação da Santo Antônio Energia.

Leia mais

Norma de Procedimento

Norma de Procedimento Assunto: PREFEITURA DE VITÓRIA Controladoria Geral do Município Assessoria de Planejamento Organizacional Norma de Procedimento REALIZAÇÃO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS Código SPP-NP 02 Versão: Data da elaboração:

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dias d Ávila publica:

Prefeitura Municipal de Dias d Ávila publica: Prefeitura Municipal de Dias d`ávila 1 Quinta-feira Ano VII Nº 802 Prefeitura Municipal de Dias d Ávila publica: Decreto Nº 1498/2017 de 0 - Convoca a IIª Conferência da Promoção da Igualdade Racial e

Leia mais

:: Processo de Negócio ::

:: Processo de Negócio :: :: Processo de Negócio :: Recebimento de Equipamentos de Informática Comitê de Tecnologia da Informação (CTI) UFRPE Recife, Outubro de 2017 Ministério da Educação Universidade Federal Rural de Pernambuco

Leia mais

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes

SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS. Fernanda Nunes SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Fernanda Nunes Base Legal Lei Federal nº 8.666/1993 art. 15, inciso II, e parágrafos 1º ao 6º Decreto Federal nº 3.931/2001 (aplicável no âmbito da União). Decreto Estadual

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTÁGIO REMUNERADO

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTÁGIO REMUNERADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD DIRETORIA DE PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL - PROPLAN EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTÁGIO REMUNERADO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Laje publica:

Prefeitura Municipal de Laje publica: Prefeitura Municipal de Laje 1 Segunda-feira Ano V Nº 981 Prefeitura Municipal de Laje publica: Aviso de Pregão Presencial 003/2017 - Objeto: Contratação de uma empresa com Prestação de Serviços em Consultoria

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº

ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº RELAÇÃO DOS ENUNCIADOS DAS ORIENTAÇÕES NORMATIVAS 10, 17, 21, 23, 24, 25, 26, 33, 34, 35, 36, 37, 38 e 39, VEICULADAS NA PORTARIA Nº 572, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011 (PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Leia mais