Prática em Laboratório N.04 Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prática em Laboratório N.04 Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web"

Transcrição

1 Prática em Laboratório N.04 Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web O objetivo deste exercício é fornecer uma introdução a criação de uma aplicação composta de modo a ilustrar o processo de construção, implantação, execução e teste da mesma. Para tanto irá se implementar uma aplicação simples de avaliação de pedidos de empréstimos. Business Use Case A aplicação de processamento de pedidos de empréstimos satisfaz a seguintes requisitos: O cliente solicita um empréstimo através do preenchimento de uma solicitação de empréstimo que inclui informações tais como dados de identificação pessoal, quantia requisitada e histórico de crédito. Quanto a solicitação de empréstimo é recebida, as informações pessoais fornecidas pelo cliente são verificadas em um banco de dados existente e o empréstimo é aprovado ou rejeitado com base nas informações e no montante solicitado. Depois que certas formalidades forem cumpridas, um relatório, sob a forma de uma carta de aprovação (no caso de aprovação), é gerado e enviado ao cliente, confirmando assim a aprovação de sua solicitação de empréstimo. Se a solicitação de empréstimo for rejeitada por alguma razão, um relatório contendo os motivos da não aprovação é gerado e exibido para o cliente. Criando um serviço Web com Lógica de Processamento de Empréstimos Criando um módulo EJB: 1. Escolha Arquivo > Novo projeto (Ctrl-Shift-N). Selecione EJB Module na categoria Java EE e clique em Next.

2 2. No campo Project Name, digite LoanProcessor e clique em Next. 3. Na página Server and Settings, verifique se o servidor selecionado é GlassFish V2, e clique em Finish. A janela de Projetos agora contém um nodo correspondente ao projeto de um EJB Module chamado LoanProcessor. Criando um serviço Web: 1. Na janela de Projetos, clique com o botão direito do mouse no nó LoanProcessor e escolha New > Web Service. 2. Chame o serviço Web de LoanProcessor e digite org.me.loanprocessor no Pacote. 3. Deixe selecionado Create Web Service from Scratch (Criar serviço Web do início). 4. Clique em Finish. O IDE cria o serviço Web e abre LoanProcessor.java no Editor. 5. Expanda o nodo Web Services. 6. Clique com o botão direito do mouse sobre o nodo LoanProcessor (que representa o serviço Web) e selecione Add Operation. O diálogo Add Operation será exibido. 7. No campo Name, digite processapplicoperation. 8. Na lista de parâmetros, adicione os sete parâmetros conforme descritos a seguir. Name socialsecuritynumber applicantname applicantaddress applicant address applicantage applicantgender annualsalary amountrequested Type java.lang.string java.lang.string java.lang.string java.lang.string java.lang.integer java.lang.string java.lang.double java.lang.double

3 9. Clique em OK. 10. No editor de código, clique no botão Source para exibir o código do arquivo LoanProcessor.java (caso ele não esteja visível). 11. No Editor de código, substitua //TODO write your implementation code here: return null; pelo seguinte código: int MINIMUM_AGE_LIMIT = 18; int MAXIMUM_AGE_LIMIT = 65; double MINIMUM_SALARY = 20000; int AVERAGE_LIFE_EXPECTANCY = 70; String result = "Loan Application APPROVED."; // Check age of applicant // If less than min age limit, rejected if(applicantage < MINIMUM_AGE_LIMIT) { result = "Loan Application REJECTED - Reason: Under-aged " + applicantage + ". Age needs to be over " + MINIMUM_AGE_LIMIT + " years to qualify."; System.out.println(result); return result; } // Check age of applicant // If more than max age limit, rejected if(applicantage > MAXIMUM_AGE_LIMIT) { result = "Loan Application REJECTED - Reason: Over-aged " + applicantage +

4 } ". Age needs to be under " + MAXIMUM_AGE_LIMIT + " years to qualify."; System.out.println(result); return result; // Check annual salary // If less than min salary, rejected if(annualsalary < MINIMUM_SALARY) { result = "Loan Application REJECTED - Reason: Annual Salary $" + annualsalary + " too low. Annual Salary needs to be over $" + MINIMUM_SALARY + " to qualify."; System.out.println(result); return result; } // Calculate the years to pay off loan based on applicantage int yearstorepay = AVERAGE_LIFE_EXPECTANCY - applicantage; // Calculate the max amount of loan based on years to pay off loan double limit = annualsalary * yearstorepay * 0.5; // Check amount requested, if higher than limit, rejected if(amountrequested > limit) { result = "Loan Application REJECTED - Reason: You are asking for too much $" + amountrequested + ". Annual Salary $" + annualsalary + ", Age " + applicantage + " years. Your limit is $" + limit; System.out.println(result); return result; } System.out.println(result); return result; 12. Salve suas alterações. 13. Compile (Clean and Build), implante (Deploy) e teste o serviço Web (selecione o nodo correspondente ao serviço Web e escolha Test Web Service). Criando um Projeto para um Módulo BPEL Agora iremos criar um projeto para conter um módulo BPEL chamado LoanRequestor. Para criar o projeto LoanRequestor: 1. Escolha Arquivo > Novo projeto (Ctrl-Shift-N). Selecione BPEL Module na categoria SOA e clique em Next. 2. No campo Project Name, digite LoanRequestor e clique em Finish.

5 Criando um Esquema XML Agora iremos adicionar um esquema XML ao projeto do módulo BPEL. Para criar o esquema LoanRequestor.xsd: 1. Expanda o nodo do projeto LoanRequestor, clique com o botão direito do mouse no nó Process Files e escolha New > Other. O assitente New File será exibido. 2. Faça o seguinte: a. Selecione a categoria XML e, em seguida, XML Schema. Clique em Next. b. No campo File Name, digite LoanRequestor. c. Clique em Finish. 3. No editor, clique no botão de Design para abrir a visualização de Design do esquema XML. Para adicionar tipos complexos ao esquema XML: 1. Na Paleta (a direita da janela de Design), expanda a seção XML Schema Components e selecione o ícone Complex Type. Se a Paleta não estiver visível, escolha Window > Palette a partir no menu principal. 2. Arreste sua seleção para a área de design sob o nodo Complex Types. O IDE adicionará um nodo Complex Type e o nome do tipo complexo (newcomplextype) estará selecionada e pronto para que você o altere. 3. Digite processapplictype como nome do novo nodo e pressione Enter. 4. Repita os passos de 1 a 3 para criar outro tipo complexo chamado processapplicresptype.

6 Para adicionar elementos locais ao tipo processapplictype: 1. Na seção XML Components da Paleta, selecione o ícone Element e arraste sua seleção sobre o nodo processapplictype da área de design. O IDE adicionará um nodo correspondente ao elemento com nome newelement. 2. Se a janela de propriedade não estiver visível, escolha Window > Properties. 3. Utilize a janela Properties para modificar o nome do novo elemento para socialsecuritynumber. 4. Analogamente, modifique a propriedade Nillable para True. 5. Altere a propriedade Definition, selecionando o tipo string dentro do nodo Built-in Types e clique em OK. 6. Repita os passos de 1 a 5 para adicionar os seguintes elementos: Name Nillable Definition applicantname True string applicantaddress True string applicant address True string applicantage True int applicantgender True string annualsalary True double amountrequested True double Para adicionar um elemento local ao tipo processapplicresptype: 1. Na seção XML Components da Paleta, selecione o ícone Element e arraste sua seleção sobre o nodo processapplicresptype da área de design. O IDE adicionará um nodo correspondente ao elemento com nome newelement. 2. Utilize a janela Properties para modificar o nome do novo elemento para return. 3. Altere a propriedade Definition, selecionando o tipo string dentro do nodo Built-in Types e clique em OK.

7 Para adicionar elementos globais: 1. Na seção XML Components da Paleta, selecione o ícone Element e arraste sua seleção sobre o nodo Elements da área de design. O IDE adicionará um nodo correspondente ao elemento com nome newelement. 2. Utilize a janela Properties para modificar o nome do novo elemento para processapplicelement. 3. Altere a propriedade Definition, selecionando o tipo processapplictype dentro do nodo Complex Types e clique em OK. 4. Repita os passos de 1 a 3 para adicionar um elemento global chamado processapplicrespelement e selecione processapplicresptype como para a definição do mesmo. 5. Salve suas modificações. Criando um Documento WSDL Agora iremos adicionar um documento WSDL ao projeto do módulo BPEL. Para criar o documento LoanRequestor.wsdl: 1. Expanda o nodo do projeto LoanRequestor, clique com o botão direito do mouse no nó Process Files e escolha New > WSDL Document. O assitente de documentos WSDL será exibido. 2. No campo File Name, digite LoanRequestor e clique em Next. 3. Na área de Input da página de Abstract Configuration faça o seguinte: a. Na coluna Message Part Name, altere o nome para requestloanmessage e pressione Enter. b. Na coluna Element Or Type, clique no botão com reticências e modifique o elemento para processapplicelement. Localize e expanda By File > LoanRequestor > src/loanrequestor.xsd > Elements e selecione processapplicelement. 4. Na área de Output da página de Abstract Configuration faça o seguinte: a. Na coluna Message Part Name, altere o nome para responsepart e pressione Enter.

8 b. Na coluna Element Or Type, clique no botão com reticências e modifique o elemento para processapplicrespelement. Localize e expanda By File > LoanRequestor > src/loanrequestor.xsd > Elements e selecione processapplicrespelement. 5. Clique em Finish e salve suas modificações. Criando um Processo BPEL Agora iremos adicionar um processo BPEL ao projeto. Para criar o documento LoanRequestor.bpel: 1. Expanda o nodo do projeto LoanRequestor, se já existir um nodo chamado basta selecioná-lo com um duplo clique e seguir para o próximo tópico. Caso contrário, clique com o botão direito do mouse no nó Process Files e escolha New > BPEL Process. O assitente New BPEL Process será exibido.

9 2. No campo File Name, digite LoanRequestor. Clique em Finish. Para adicionar Partner Links: 1. Selecione o nodo LoanRequestor.wsdl. Arraste sua seleção (LoanRequestor.wsdl) para o lado esquerdo da área de design (região da margem esquerda). O IDE irá lhe fornecer dicas visuais de modo a orientá-lo onde é possível colocar (drop) sua seleção. 2. Use o Editor de Propriedades para alterar o nome para BpelImplementation (para ativar o editor, selecione o ícone com forma de lápis sobre a representação gráfica do Partner Link recém criado). 3. Aceite os demais valores default e clique em OK. 4. Na janela de Projetos, expanda o nodo do projeto de módulo EJB LoanProcessor e selecione o nodo correspondente ao serviço Web LoanProcessor. 5. Arraste sua seleção (LoanProcessor) para o lado direito da área de design (região da margem direita). O IDE irá lhe fornecer dicas visuais de modo a orientá-lo onde é possível colocar (drop) sua seleção. Em seguida o diálogo Create New Partner Link será exibido. 6. Altere o nome para EjbImplementation. Aceite os demais valores default e clique em OK.

10 Para adicionar uma atividade Receive: 1. Na seção Web Service da Paleta, selecione o ícone Receive e arraste sua seleção para a área de design entre as atividades Process Start e Process End. O IDE adicionará um nodo correspondente a atividade com nome Receive1. 2. Clique no botão de edição para atividade recém inserida. 3. Altere o nome para ReceiveFromCustomer, selecione BpelImplementation na lista de Partner Links. O IDE automaticamente preenche o campo Operation com LoanRequestorOperation. 4. Clique no botão Create próximo ao campo Input Variable. O diálogo New Input Variable é exibido, aceite os valores default e clique em OK. 5. Dessa forma será criada uma nova variável de entrada chamada LoanRequestorOperationIn. 6. Clique em OK para fechar o editor.

11 A atividade Receive é agora rotulada como ReceiveFromCustomer e a conexão entre a atividade Receive e o Partner Link BpelImplementation é exibida. Para adicionar uma atividade Invoke: 1. Na seção Web Service da Paleta, selecione o ícone Invoke e arraste sua seleção para a área de design logo abaixo da atividade ReceiveFromCustomer. O IDE adicionará um nodo correspondente a atividade com nome Invoke1. 2. Clique no botão de edição para atividade recém inserida. 3. Altere o nome para InvokeLoanProcessorEJB, selecione EjbImplementation na lista de Partner Links. O IDE automaticamente preenche o campo Operation com processapplicoperation. 4. Clique no botão Create próximo ao campo Input Variable. O diálogo New Input Variable é exibido, aceite os valores default e clique em OK. 5. Dessa forma será criada uma nova variável de entrada chamada ProcessApplicOperationIn. 6. Clique no botão Create próximo ao campo Output Variable. O diálogo New Output Variable é exibido, aceite os valores default e clique em OK. 7. Dessa forma será criada uma nova variável de saída chamada ProcessApplicOperationOut.

12 8. Clique em OK para fechar o editor. A atividade Invoke é agora rotulada como InvokeLoanProcessorEJB e a conexão entre a atividade Invoke e o Partner Link EjbImplementation é exibida. Para adicionar uma atividade Reply: 1. Na seção Web Service da Paleta, selecione o ícone Reply e arraste sua seleção para a área de design logo abaixo da atividade InvokeLoanProcessorEJB. O IDE adicionará um nodo correspondente a atividade com nome Reply1. 2. Clique no botão de edição para atividade recém inserida. 3. Altere o nome para ReplyToCustomer, selecione BpelImplementation na lista de Partner Links. O IDE automaticamente preenche o campo Operation com LoanRequestorOperation. 4. Certifique-se que Normal Response está selecionado. 5. Clique no botão Create próximo ao campo Output Variable. O diálogo New Output Variable é exibido, aceite os valores default e clique em OK.

13 6. Dessa forma será criada uma nova variável de saída chamada LoanRequestorOperationOut. 7. Clique em OK para fechar o editor. A atividade Reply é agora rotulada como ReplyToCustomer e a conexão entre a atividade Reply e o Partner Link BpelImplementation é exibida. Para adicionar a atividade de Assign CopyCustomerInfo: 1. Na seção Basic Activities da Paleta, selecione o ícone Assign e arraste sua seleção para a área de design entre as atividades ReceiveFromCustomer e InvokeLoanProcessorEJB. O IDE adicionará um nodo correspondente a atividade com nome Assign1. 2. Use a janela de propriedades para alterar o nome da atividade para CopyCustomerInfo. Se a janela de propriedade não estiver visível, escolha Windows > Properties. 3. No editor, selecione o botão Mapper para abrir a janela do BPEL Mapper.

14 4. No lado esquerdo da janela do BPEL Mapper, expanda os nodos Variables > LoanRequestorOperationIn > requestloanmessage. Será, então, exibido um nodo para cada elemento local do tipo complexo processapplictype criado anteriormente no esquema. 5. No lado direito da janela do BPEL Mapper, expanda os nodos Variables > ProcessApplicOperationIn > parameters. Será, então, exibido um nodo para cada elemento. 6. Arraste o nodo correspondente ao socialsecuritynumber do lado esquerdo (fonte) para o nodo de mesmo nome do lado direito (destino). 7. Repita o passo anterior para cada um dos demais elementos: applicantname, applicantaddress, applicant address, applicantage, applicantgender, annualsalary e amounrequested. 8. Salve suas modificações.

15 Para adicionar a atividade de Assign CopyLoanStatus: 1. No editor de BPEL, selecione o botão de Design para retornar a modo de design. 2. Na seção Basic Activities da Paleta, selecione o ícone Assign e arraste sua seleção para a área de design entre as atividades InvokeLoanProcessorEJB e ReplyToCustomer. O IDE adicionará um nodo correspondente a atividade com nome Assign1. 3. Use a janela de propriedades para alterar o nome da atividade para CopyLoanStatus. Se a janela de propriedade não estiver visível, escolha Windows > Properties. 4. No editor, selecione o botão Mapper para abrir a janela do BPEL Mapper. 5. No lado esquerdo da janela do BPEL Mapper, expanda os nodos Variables > ProcessApplicOperationOut > parameters. Será, então, exibido um nodo return. 6. No lado direito da janela do BPEL Mapper, expanda os nodos Variables > LoanRequestorOperationOut > responsepart. Será, então, exibido um nodo return. 7. Arraste o nodo correspondente ao return do lado esquerdo (fonte) para o nodo de mesmo nome do lado direito (destino). 8. Salve suas modificações e compile seu projeto de módulo BPEL (selecione o nodo LoanRequestor com o botão direito e clique Clean and Build).

16 Criando um Projeto de Aplicação Composta Antes de implantar um projeto de módulo BPEL, devemos criar uma aplicação composta. Para criar um projeto de aplicação composta: 1. Escolha Arquivo > Novo projeto (Ctrl-Shift-N). Selecione Composite Application na categoria SOA e clique em Next. 2. No campo Project Name, digite LoanRequestorCompositeApp e clique em Finish. Usando Editor CASA (Composite Application Service Assembly) Agora iremos utiliza o editor CASA para modificar a configuração do projeto e construir/implantar o projeto de módulo BPEL. 1. Selecione o nodo correspondente ao projeto LoanRequestor e arraste sua seleção para a área de módulos JBI.

17 2. Clique no botão Build Project na barra de ferramentas do editor para construir o projeto de módulo BPEL LoanRequestor. Quando este passo se concluir: a. A janela de saída deverá conter uma mensagem indicando sucesso BUILD SUCCESSFUL. b. O editor irá exibir a seguinte configuração. Para criar WSDL Endpoints: 1. Na seção WSDL Bindings da Paleta, selecione o ícone SOAP e arraste sua seleção para a área de WSDL Ports (lado esquerdo do editor). 2. Use a janela de propriedades para alterar o nome do Endpoint LoanProcessorPort. Se a janela de propriedade não estiver visível, escolha Windows > Properties. 3. Arraste o ícone de Consume Endpoint EjbImplementation em LoanRequestor para o Provide Endpoint em LoanProcessorPort. 4. Use o Editor de Propriedades para alterar a propriedade Location (SOAP Address) do Endpoint LoanProcessorPort para (para ativar o editor, selecione o ícone com forma de lápis junto a representação gráfica do Endpoint recém criado).

18 5. Na seção WSDL Bindings da Paleta, selecione novamente o ícone SOAP e arraste sua seleção para a área de WSDL Ports (lado esquerdo do editor). 6. Use a janela de propriedades para alterar o nome do Endpoint LoanRequestPort. 7. Arraste o ícone de Consume Endpoint LoanRequestPort para o Provide Endpoint BpelImplementation em LoanRequestor. 8. Salve as alterações em seu projeto. Implantando e Testando uma Aplicação Composta Para implantar um projeto de aplicação composta: 1. Selecione com o botão direito do mouse o nodo LoanRequestorCompositeApp e clique em Deploy. 2. Verifique se a aplicação composta foi implantada corretamente. Vá a janela Services e expanda o nó Servers > Glassfish v2.1 > JBI > Service Assemblies. Verifique também se o módulo EJB ainda se encontra implantado. Vá a janela Services e expanda o nó Servers > Glassfish v2.1 > Applications > EJB Modules. Caso seja necessário repita o procedimento de implantação tanto da aplicação composta quanto do módulo EJB.

19 Para adicionar um caso de teste para uma requisição aprovada: 1. Expanda o nodo LoanRequestorCompositeApp e clique com o botão direito do mouse no nodo Test, selecione New Test Case no menu popup. 2. No campo Test Case Name, digite ApprovedTestCase e clique em Next. 3. Na página Select WSDL Document, expanda o nodo LoanRequestorCompositeApp Process Files, selecione LoanRequestorCompositeApp.wsdl e clique em Next. 4. Na página Select Operation to Test, selecione LoanRequestorOperation e clique em Finish. O IDE irá adicionar um novo nodo sob o nodo Test chamado ApprovedTestCase. Esse nodo possui dois subnodos: Input e Output.

20 5. Altere o arquivo Input.xml, para os seguintes valores: <loan:socialsecuritynumber> </loan:socialsecuritynumber> <loan:applicantname>joao da Silva</loan:applicantName> <loan:applicantaddress>rua das Flores, 234</loan:applicantAddress> <loan:applicant address>jsilva@gmail.com</loan:applicant address> <loan:applicantage>36</loan:applicantage> <loan:applicantgender>male</loan:applicantgender> <loan:annualsalary>100000</loan:annualsalary> <loan:amountrequested> </loan:amountrequested> 6. Feche o arquivo Input.xml e salve todas suas alterações. Para adicionar um caso de teste para uma requisição rejeitada: 1. Expanda o nodo LoanRequestorCompositeApp e clique com o botão direito do mouse no nodo Test, selecione New Test Case no menu popup. 2. No campo Test Case Name, digite RejectedTestCase e clique em Next. 3. Na página Select WSDL Document, expanda o nodo LoanRequestorCompositeApp Process Files, selecione LoanRequestorCompositeApp.wsdl e clique em Next. 4. Na página Select Operation to Test, selecione LoanRequestorOperation e clique em Finish.

21 O IDE irá adicionar um novo nodo sob o nodo Test chamado ApprovedTestCase. Esse nodo possui dois subnodos: Input e Output. 5. Altere o arquivo Input.xml, para os seguintes valores: <loan:socialsecuritynumber> </loan:socialsecuritynumber> <loan:applicantname>maria da Silva</loan:applicantName> <loan:applicantaddress>rua Chapeco, 456</loan:applicantAddress> <loan:applicant address> msilva@gmail.com</loan:applicant address> <loan:applicantage>15</loan:applicantage> <loan:applicantgender>female</loan:applicantgender> <loan:annualsalary>100000</loan:annualsalary> <loan:amountrequested> </loan:amountrequested> 6. Feche o arquivo Input.xml e salve todas suas alterações. Para preencher o caso de teste ApprovedTestCase com informação para validação: 1. Faça um duplo clique em Output.xml no nodo ApprovedTestCase, para examinar o conteúdo desse arquivo. Veja que ele está inicialmente vazio.

22 2. Clique com o botão direito do mouse no nodo ApprovedTestCase, e selecione Run. Essa será uma execução especial (pois Output.xml está vazio) e o diálogo Overwrite Empty Output será exibido. 3. Clique em Yes. O IDE preenche Output.xml com informação default.

23 Para executar um caso de teste: 1. Clique com o botão direito do mouse no nodo ApprovedTestCase, e selecione Run. O conteúdo de Output.xml agora será preservado e utilizado para comparação. 2. Execute procedimento análogo para preencher Output.xml do nodo RejectedTestCase. Realize em seguida teste para verificar se tudo funciona corretamente (isto é, se o pedido é realmente rejeitado). 3. Salve todas as suas alterações.

Prática em Laboratório N.04 (Parte 01) Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web

Prática em Laboratório N.04 (Parte 01) Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web Prática em Laboratório N.04 (Parte 01) Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web O objetivo deste exercício é fornecer uma introdução a criação de uma aplicação composta de modo a ilustrar

Leia mais

Passo a Passo. WebSphere Message Broker. Fluxo como WebService

Passo a Passo. WebSphere Message Broker. Fluxo como WebService Passo a Passo WebSphere Message Broker Fluxo como WebService Alexandre José Batista ajbatist@ibest.com.br Criado em: 07/11/08 Página 1 de 38 Índice 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO... 4 2. CRIANDO UM FLUXO NO

Leia mais

Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans

Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans O objetivo deste exercício é criar um projeto apropriado para desenvolver um contêiner que você resolva utilizar. Uma vez criado o projeto,

Leia mais

Guia e Utilização do Visual Studio 6.0

Guia e Utilização do Visual Studio 6.0 Guia e Utilização do Visual Studio 6.0 Objectivo Este guia acompanha-o através do processo de criação de uma aplicação C++ utilizando o ambiente de desenvolvimento Visual Studio 6.0. Passo 1: Criação de

Leia mais

Tutorial: Serviços web e suas composições

Tutorial: Serviços web e suas composições Tutorial: Serviços web e suas composições Objetivo: Este tutorial tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de serviços web através do framework Axis2. Além disso, realizar uma composição através

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

O Primeiro Programa em Visual Studio.net

O Primeiro Programa em Visual Studio.net O Primeiro Programa em Visual Studio.net Já examinamos o primeiro programa escrito em C que servirá de ponto de partida para todos os demais exemplos e exercícios do curso. Agora, aprenderemos como utilizar

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Simão Pedro P. Marinho

Simão Pedro P. Marinho Simão Pedro P. Marinho Para uso exclusivo por alunos da PUC Minas Numa web page podemos encontrar, basicamente, 3 (três) tipos de links, além do que permite abrir o software de e-mail para enviar uma mensagem.

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Professora Martha Spalenza Professora de Informática da Faetec

Professora Martha Spalenza Professora de Informática da Faetec Ambiente de Desenvolvimento JCreator Como criar um programa utilizando o JCreator O kit de programas da linguagem Java fornecido pela Sun Microsystems, a criadora do Java, compõe-se do compilador (o gerador

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Manual de Utilização Utilização do PDFSam

Manual de Utilização Utilização do PDFSam Manual de Utilização Utilização do PDFSam ASPE/RO Conteúdo desenvolvido por: Ângelo Mendonça Neto Download e Instalação O PDFSam é uma ferramenta de manipulação de arquivos PDF, é possível fazer inúmeras

Leia mais

PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II

PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II PASSO A PASSO COMO CRIAR UM NOVO PROJETO EM SCHEMATIC NO SOFTWARE QUARTUS II 1) Após abrir o quartus II, clique em CREATE A NEW PROJECT (tela abaixo). Se estiver utilizando windows 7, execute como administrador.

Leia mais

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GERÊNCIA DE CONTROLE E INFORMAÇÕES Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas Jabber & Exodus Jabber é um protocolo aberto, baseado em XML para troca de mensagens instantâneas.

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

TUTORIAL III: ADICIONANDO AJUDA. Adicionando Ajuda

TUTORIAL III: ADICIONANDO AJUDA. Adicionando Ajuda Adicionando Ajuda Para construir arquivos de ajuda do Windows, é necessário saber quais são os componentes de um arquivo de ajuda. Você tem três arquivos básicos que são parte de cada arquivo de ajuda:

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

Disciplina: INF1005 - Programação I. 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010

Disciplina: INF1005 - Programação I. 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft Visual Studio 2010 Microsoft Visual Studio

Leia mais

TUTORIAL NetBeans 6.5

TUTORIAL NetBeans 6.5 TUTORIAL NetBeans 6.5 O NetBeans é uma apenas uma Interface para auxiliar o desenvolvimento. Nessa IDE conseguimos trabalhar com a linguagem Java, que estamos estudando na disciplina Linguagem de Programação

Leia mais

Criar um novo projeto

Criar um novo projeto Criar um novo projeto Esse passo-a-passo tem o intuito de auxiliar na criação de um novo projeto Java. Você verá os passos de criação utilizando os IDEs Eclipse e NetBeans. Eclipse 1. Inicie o Eclipse.

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

Nota de Aula: Utilização da IDE Code::Blocks

Nota de Aula: Utilização da IDE Code::Blocks INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I PROFESSOR:

Leia mais

Introdução ao BPEL utilizando o Oracle SOA Suíte 10g

Introdução ao BPEL utilizando o Oracle SOA Suíte 10g Introdução ao BPEL utilizando o Oracle SOA Suíte 10g 1. Introdução Neste artigo serão apresentados alguns conceitos inerentes a SOA Service Oriented Architecture e um exemplo prático de construção de processo

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Eclipse com c++11 e boost Etapa 1- Download da IDE Eclipse c++ e configuração do MinGW

Eclipse com c++11 e boost Etapa 1- Download da IDE Eclipse c++ e configuração do MinGW Eclipse com c++11 e boost Etapa 1- Download da IDE Eclipse c++ e configuração do MinGW Primeiro passo: download Primeiramente devemos baixar o eclipse para c++, sugiro a ultima versão o Mars M4 https://eclipse.org/downloads/packages/release/mars/m4

Leia mais

Instalando o plugin CDT 4.0

Instalando o plugin CDT 4.0 Instalando o plugin CDT 4.0 Abra o Eclipse, acesse help/software updates/ find and install. Escolha a opção search for new features to install e depois clique em next. Instalando o plugin CDT 4.0 Na janela

Leia mais

Roteiro de Uso do InstallShield

Roteiro de Uso do InstallShield Roteiro de Uso do InstallShield Ao iniciar o InstallShield, a janela Welcome to InstallShield será exibida: Selecione a opção Create New Setup Project, para criar um novo modelo de instalação. A janela

Leia mais

Criação de Servlets Name Directory Build WAR JSP/Servlet frameworks Launch URL Package Class name Generate header comments

Criação de Servlets Name Directory Build WAR JSP/Servlet frameworks Launch URL Package Class name Generate header comments Criação de Servlets 1. Crie um novo projeto através do Menu File New Project. 2. Acesse o Menu File New. 3. Na janela Object Gallery que surgirá, selecione a guia Web. 4. Escolha o ícone que corresponde

Leia mais

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. CONFIGURAÇÃO... 2 1.1 Configurando o Protheus... 2 2.2 Configurando o ireports no Protheus... 2 2.3 Incluindo relatórios no Protheus... 4 3. CONFIGURANDO E UTILIZANDO O IREPORT

Leia mais

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual de Rede Interna ===== Manual. Rede Interna

U3 Sistemas Análise e Desenvolvimento de Softwares ===== Manual de Rede Interna ===== Manual. Rede Interna 1 Manual Rede Interna 01 COLOCANDO O COMPUTADOR EM REDE 2 01.01 Entenda como funciona o processo de conexão em rede do sistema U3: a) SERVIDOR DE DADOS é o computador da sua rede interna que será designado

Leia mais

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA:

CONFIGURAÇÃO MINIMA EXIGIDA: Este tutorial parte do princípio que seu usuário já possua conhecimentos básicos sobre hardware, sistema operacional Windows XP ou superior, firewall, protocolo de rede TCP/IP e instalação de software.

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Manual de Utilização Autorizador Web V2

Manual de Utilização Autorizador Web V2 Manual de Utilização Autorizador Web V2 OBJETIVO Esse manual tem como objetivo o auxílio no uso do Autorizador de Guias Web V2 do Padre Albino Saúde. Ele serve para base de consulta de como efetuar todos

Leia mais

Prática em Laboratório N.01 Criando um Serviço Web via Console

Prática em Laboratório N.01 Criando um Serviço Web via Console Prática em Laboratório N.01 Criando um Serviço Web via Console O objetivo criar um serviço Web via console usando apenas um editor de texto. Obtenha os arquivos da Prática N.01 Você deve recuperar os arquivos

Leia mais

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 A U T O R I Z A D O R W E B B I O M E T R I A GUIA DE INSTALAÇÃO Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 UTILIZANDO A BIOMETRIA... 4 INSTALAÇÃO... 5 CADASTRO DA DIGITAL...15

Leia mais

ANDROID APPLICATION PROJECT

ANDROID APPLICATION PROJECT Criando um programa Abrindo o programa Eclipse, clique na opção [FILE], depois em [NEW], selecione a opção [PROJECT], uma janela de opção do tipo de projeto irá se abrir, escolha [ANDROID] logo depois

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails

e-mails editores de e-mails Como configurar contas de nos principais Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Como configurar contas de e-mails nos principais editores de e-mails Podemos acessar nossos e-mails pelo webmail, que é um endereço na internet. Os domínios que hospedam com a W3alpha, acessam os e-mails

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração MySQL

Manual de Instalação e Configuração MySQL Manual de Instalação e Configuração MySQL Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: 1. Baixar os seguintes arquivos no através do link http://ip.sysfar.com.br/install/ mysql-essential-5.1.46-win32.msi mysql-gui-tools-5.0-r17-win32.msi

Leia mais

Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte.

Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte. Omondo EclipseUML Ricardo Rodrigues Lecheta Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte. Introdução Neste tutorial será apresentado

Leia mais

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas

V.1.0 SIAPAS. Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde. Contas Médicas 2014 V.1.0 SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Contas Médicas SIAPAS Sistema Integrado de Administração ao Plano de Assistência à Saúde Módulos CONTAS MÉDICAS Capa

Leia mais

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores

Revisão: - 1 Desinstalando Versões Anteriores Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Procedimentos de Instalação do Urano Integra 2.1e no Windows

Leia mais

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans)

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Objetivo: Capacitar o aluno para criar bancos de dados usando Java

Leia mais

Tutorial EPF Básico. 1)Vá a File-> New->Method Library. Escolha uma pasta para criar a Method Library.

Tutorial EPF Básico. 1)Vá a File-> New->Method Library. Escolha uma pasta para criar a Method Library. Tutorial EPF Básico Pasteur Ottoni de Miranda Junior-DCC PUC MG Postado em www.pasteurjr.blogspot.com 1)Vá a File-> New->Method Library. Escolha uma pasta para criar a Method Library. 2)Vá a File-> New->Method

Leia mais

Criando & Consumindo um WebService com ASP.NET 2.0 Publicado em: 25 de Agosto de 2007 Por Herman Ferdinando Arais

Criando & Consumindo um WebService com ASP.NET 2.0 Publicado em: 25 de Agosto de 2007 Por Herman Ferdinando Arais ASP.NET > WebService herman_arais@yahoo.com.br Introdução Um WebService é um componente, ou unidade lógica de aplicação, acessível através de protocolos padrões de Internet. Como componentes, esses serviços

Leia mais

Sistemas Empresariais Integrados

Sistemas Empresariais Integrados Departamento de Engenharia Informática 2010/2011 Sistemas Empresariais Integrados Tutorial de Web Services 2º semestre Pretende-se desenvolver um Web Service que converte valores de temperatura de graus

Leia mais

Instalando e usando o Document Distributor 1

Instalando e usando o Document Distributor 1 Instalando e usando o 1 O é composto por pacotes de software do servidor e do cliente. O pacote do servidor deve ser instalado em um computador Windows NT, Windows 2000 ou Windows XP. O pacote cliente

Leia mais

Laboratório - Exploração do FTP

Laboratório - Exploração do FTP Objetivos Parte 1: Usar o FTP em um prompt de comando Parte 2: Baixar um arquivo FTP usando WS_FTP LE Parte 3: Usar o FTP em um navegador Histórico/cenário O File Transfer Protocol (FTP) faz parte do conjunto

Leia mais

Programação de Computadores I. Conhecendo a IDE Code::Blocks

Programação de Computadores I. Conhecendo a IDE Code::Blocks Code::Blocks Conhecendo a IDE Programação de Computadores I Professor: Edwar Saliba Júnior Conhecendo a IDE Code::Blocks Apresentação: 1) Abra a IDE (Integrated Development Environment), ou seja, o Ambiente

Leia mais

Editor Eclipse para Programas F

Editor Eclipse para Programas F Editor Eclipse para Programas F Guia de instalação e utilização Instalação no Windows (XP/Vista) Comece por descarregar a aplicação de instalação setupcp2008.exe do endereço http://www.math.ist.utl.pt/~jabr/cp/

Leia mais

Instalando e Configurando o DNS Server

Instalando e Configurando o DNS Server Instalando e Configurando o DNS Server Seg, 27 de Outubro de 2008 18:02 Escrito por Daniel Donda A instalação do serviço DNS no Windows Server 2008 é bem simples e de extrema importância para uma rede.

Leia mais

Faça Fácil: Deployment Server

Faça Fácil: Deployment Server Faça Fácil: Deployment Server O Deployment Server do Cimplicity é uma ferramenta útil em arquiteturas distribuídas, pois permite que as telas e scripts das estações clientes e do servidor secundário sejam

Leia mais

Guia de Instalação SIAM. Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro

Guia de Instalação SIAM. Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro Guia de Instalação SIAM Internet Information Services - IIS 5.1 no Windows XP Pro Documento Gerado por: Amir Bavar Criado em: 06/04/2007 Última modificação: 26/09/2008 Índice: 1. Introdução 2. Lista de

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP

TUTORIAL SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP TUTORIAL SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP Abaixe o assistente no site: www.virtualbox.org Assistente de Instalação da Virtual Box Bem vindo ao Assistente de Instalação Virtual Box, clique em NEXT Esta é

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion Os componentes ColdFusion (CFC) permitem ao usuário encapsular lógicas de aplicação e de negócios (business logic) em unidades auto-controladas reutilizáveis.

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas Funções Básicas Fevereiro 2015 - 1) Selecionar o menu Portfólio > Projetos, clique para janela projetos abrir. 2) Selecione botão incluir para abrir um projeto. Preencha os campos obrigatórios nos Dados

Leia mais

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque.

Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5. ALTERAÇÃO DO ESTOQUE ATUAL Não é possível alterar o estoque de um produto na tela Cadastro de Produto. Esta alteração é feita de duas formas: Cadastro de pedido de compra e ajuste de estoque. 5.1. Cadastro

Leia mais

Configuração de DNS em Windows Servidor 2008

Configuração de DNS em Windows Servidor 2008 Reflexão Turma S-12-ano lectivo-2010-1011 Formador-João Afonso Formando-Pedro Gonçalves 14 Unidade: 14 Configuração de DNS em Windows Servidor 2008 Instalar o DNS 1. Abra o Servidor Manager Start\Administrative

Leia mais

Amostras e Tutoriais Versão 7 Release 5. Tutorial da Amostra de Contratação para o IBM Process Designer

Amostras e Tutoriais Versão 7 Release 5. Tutorial da Amostra de Contratação para o IBM Process Designer Amostras e Tutoriais Versão 7 Release 5 Tutorial da Amostra de Contratação para o IBM Process Designer ii Amostra de Contratação Manuais PDF e o Centro de Informações Os manuais PDF são fornecidos como

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Criando Workflow de dispensa no Nintex

Criando Workflow de dispensa no Nintex No Site de dispensas (Leave): Clicar na lista de Requerimentos (Requests): Após a lista aberta selecionar a aba LIST em seguida Workflow Setting e por fim Create a Workflow in Nintex WorkFlow. A primeira

Leia mais

FAQ Como compartilhar arquivos e pastas? Compartilhamento no Windows 7

FAQ Como compartilhar arquivos e pastas? Compartilhamento no Windows 7 FAQ Como compartilhar arquivos e pastas? v.1.1 01 de setembro de 2015 Compartilhamento no Windows 7 1. Crie uma nova pasta: 1. Vá até o local (Por exemplo, unidade Documentos (D:) ou Área de Trabalho)

Leia mais

Mala Direta no OpenOffice.org Writer 2.0

Mala Direta no OpenOffice.org Writer 2.0 ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Ambientação JAVA. Versão 0.1 MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 UNIVERSIDADE CEUMA 08/01/2014

Ambientação JAVA. Versão 0.1 MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 UNIVERSIDADE CEUMA 08/01/2014 UNIVERSIDADE CEUMA Ambientação JAVA Versão 0.1 08/01/2014 Este é um modelo de configuração para desenvolvimento no ambiente Java. MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 Sumário Sumário... 2 1

Leia mais

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012

ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 ROTEIRO NOTA FISCAL ELETRONICA A partir de Agosto/2012 1. INSTALAÇÃO DO GESTOR Confira abaixo as instruções de como instalar o sistema Gestor. Caso já tenha realizado esta instalação avance ao passo seguinte:

Leia mais

SSE 3.0 Servidor de Notificação por E-Mail. Cadastrando E-Mail

SSE 3.0 Servidor de Notificação por E-Mail. Cadastrando E-Mail SSE 3.0 Modulo Servidor de Notificação de E-Mail - 1 SSE 3.0 Servidor de Notificação por E-Mail O módulo servidor de notificação por e-mail tem como objetivo enviar uma notificação via e- mail para os

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Manual de Instruções para a Criação de Ficheiros CSR. Microsoft IIS 5/6

Manual de Instruções para a Criação de Ficheiros CSR. Microsoft IIS 5/6 Manual de Instruções para a Criação de Ficheiros CSR Página 1 de 8 CONTROLO DOCUMENTAL REGISTO DE MODIFICAÇÕES Versão Data Motivo da Modificação PREPARADO REVISTO APROVADO ACEITE DUS/RS DISTRIBUIÇÃO DO

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Instalando e Configurando o LaTeX no Windows

Instalando e Configurando o LaTeX no Windows Instalando e Configurando o LaTeX no Windows Neste tutorial será abordada a instalação dos programas necessários para o uso do LaTex no ambiente Windows utilizando-se a versão 7, em outras versões deste

Leia mais

Procedimentos de Instalação da Impressora HP LaserJet 2015dn ( via cabo de rede )

Procedimentos de Instalação da Impressora HP LaserJet 2015dn ( via cabo de rede ) Procedimentos de Instalação da Impressora HP LaserJet 2015dn ( via cabo de rede ) Para que a instalação e configuração sejam executadas o usuário deverá ter permissões de usuário Administrador. Não é necessário

Leia mais

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o Objeto DataGridView O controle DataGridView é um dos objetos utilizados para exibir dados de tabelas de um banco de dados. Ele está disponível na guia de objetos Data na janela de objetos do vb.net. Será

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

Parte 5 LibreOffice Base

Parte 5 LibreOffice Base Parte 5 LibreOffice Base 1. Criação do banco de dados 1. Abra o LibreOffice Base; 2. Escolha Criar um novo banco de dados e clique em Concluir; 3. Salve o banco de dados em alguma pasta do computador.

Leia mais

Amostras e guias de iniciação Versão 8 Edição 0. Guia de iniciação do Hiring Sample para o IBM Process Designer

Amostras e guias de iniciação Versão 8 Edição 0. Guia de iniciação do Hiring Sample para o IBM Process Designer Amostras e guias de iniciação Versão 8 Edição 0 Guia de iniciação do Hiring Sample para o IBM Process Designer ii Hiring Sample Os manuais em PDF e o Information Center Os manuais em PDF são fornecidos

Leia mais

AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho.

AMBIENTE. FORMULÁRIO: é a janela do aplicativo apresentada ao usuário. Considere o formulário como a sua prancheta de trabalho. DELPHI BÁSICO VANTAGENS Ambiente de desenvolvimento fácil de usar; 1. Grande Biblioteca de Componentes Visuais (VCL - Visual Component Library), que são botões, campos, gráficos, caixas de diálogo e acesso

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Em um computador baseado no Windows, você pode compartilhar arquivos entre usuários remotos (outro computador). Os usuários remotos se conectam

Leia mais

Acesso Remoto Placas de captura

Acesso Remoto Placas de captura Acesso Remoto Placas de captura 1 instalar o DVR Siga os passos de instalação informados na caixa do produto, após seu perfeito funcionamento vá para próximo passo. 2 Configurá-lo na rede Local O computador

Leia mais

Configurar o Furbot no Eclipse

Configurar o Furbot no Eclipse Configurar o Furbot no Eclipse Primeiramente, precisamos abrir o Eclipse. Logo no início, deverá aparecer uma tela assim: Nela, você irá selecionar o local do seu workspace. Workspace é o local onde ficarão

Leia mais

Manual de Desbloqueio do Tablet PC

Manual de Desbloqueio do Tablet PC Manual de Desbloqueio do Tablet PC APRESENTAÇÃO Caro estudante, Este manual foi elaborado para você, que recebeu o seu tablet como mais uma ferramenta de aprendizado. O objetivo dele é fazer com que você

Leia mais

Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide

Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide Print Audit 6 - SQL Server 2005 Express Edition Installation Guide Resumo Este é um guia passo a passo para instalar o SQL Server 2005 Express Edition como base de dados para o Print Audit 6. Pré-Requisitos

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para a impressora DR700 ETHERNET Neste STK mostraremos como instalar e configurar o driver Genérico Somente Texto com a impressora DR700 Ethernet, no

Leia mais

Com criar relatório no Report Services do Microsoft SQL Server 2008 R2 integrado com o

Com criar relatório no Report Services do Microsoft SQL Server 2008 R2 integrado com o Com criar relatório no Report Services do Microsoft SQL Server 2008 R2 integrado com o SisMoura Objetivo Configurar o Reporting Services Como criar relatórios Como publicar relatórios Como acessar os relatórios

Leia mais

Parallels Plesk Panel 11 Tour prático do Produto para Proprietários de Website

Parallels Plesk Panel 11 Tour prático do Produto para Proprietários de Website Parallels Plesk Panel 11 Tour prático do Produto para Proprietários de Website Este documento fornece um breve tour prático do painel de controle de hospedagem do Parallels Plesk Panel 11 para um proprietário

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora?

STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? O que será abordado neste SKT: STK (Start Kit DARUMA) Primeiro contato com a Impressora Fiscal, a ECF chegou e agora? Verificando o papel. Verificando se o ECF está inicializado, caso não esteja como proceder.

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

Base de Conhecimento Notes

Base de Conhecimento Notes Base de Conhecimento Notes DTI Divisão de Atenção ao Cliente Acesso aos Formulários Institucionais Renovação de Certificado Erro no servidor : Seu certificado expirou. Localização do arquivo ID através

Leia mais