Prática em Laboratório N.04 (Parte 01) Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prática em Laboratório N.04 (Parte 01) Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web"

Transcrição

1 Prática em Laboratório N.04 (Parte 01) Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web O objetivo deste exercício é fornecer uma introdução a criação de uma aplicação composta de modo a ilustrar o processo de construção, implantação, execução e teste da mesma. Para tanto irá se implementar uma aplicação simples de avaliação de pedidos de empréstimos. Business Use Case A aplicação de processamento de pedidos de empréstimos satisfaz a seguintes requisitos: O cliente solicita um empréstimo através do preenchimento de uma solicitação de empréstimo que inclui informações tais como dados de identificação pessoal, quantia requisitada e histórico de crédito. Quanto a solicitação de empréstimo é recebida, as informações pessoais fornecidas pelo cliente são verificadas em um banco de dados existente e o empréstimo é aprovado ou rejeitado com base nas informações e no montante solicitado. Depois que certas formalidades forem cumpridas, um relatório, sob a forma de uma carta de aprovação (no caso de aprovação), é gerado e enviado ao cliente, confirmando assim a aprovação de sua solicitação de empréstimo. Se a solicitação de empréstimo for rejeitada por alguma razão, um relatório contendo os motivos da não aprovação é gerado e exibido para o cliente. Criando um serviço Web com Lógica de Processamento de Empréstimos Criando um módulo EJB: 1. Escolha Arquivo > Novo projeto (Ctrl-Shift-N). Selecione EJB Module na categoria Java EE e clique em Next.

2 2. No campo Project Name, digite LoanProcessor e clique em Next. 3. Na página Server and Settings, verifique se o servidor selecionado é GlassFish V2, e clique em Finish. A janela de Projetos agora contém um nodo correspondente ao projeto de um EJB Module chamado LoanProcessor. Criando um serviço Web: 1. Na janela de Projetos, clique com o botão direito do mouse no nó LoanProcessor e escolha New > Web Service. 2. Chame o serviço Web de LoanProcessor e digite org.me.loanprocessor no Pacote. 3. Deixe selecionado Create Web Service from Scratch (Criar serviço Web do início). 4. Clique em Finish. O IDE cria o serviço Web e abre LoanProcessor.java no Editor. 5. Expanda o nodo Web Services. 6. Clique com o botão direito do mouse sobre o nodo LoanProcessor (que representa o serviço Web) e selecione Add Operation. O diálogo Add Operation será exibido. 7. No campo Name, digite processapplicoperation. 8. Na lista de parâmetros, adicione os sete parâmetros conforme descritos a seguir. Name socialsecuritynumber applicantname applicantaddress applicant address applicantage applicantgender Type java.lang.integer

3 annualsalary amountrequested java.lang.double java.lang.double 9. Clique em OK No editor de código, clique no botão Source para exibir o código do arquivo LoanProcessor.java (caso ele não esteja visível). No Editor de código, substitua //TODO write your implementation code here: return null; pelo seguinte código: int MINIMUM_AGE_LIMIT = 18; int MAXIMUM_AGE_LIMIT = 65; double MINIMUM_SALARY = 20000; int AVERAGE_LIFE_EXPECTANCY = 70; String result = "Loan Application APPROVED."; // Check age of applicant // If less than min age limit, rejected if(applicantage < MINIMUM_AGE_LIMIT) { result = "Loan Application REJECTED - Reason: Under-aged " + applicantage + ". Age needs to be over " + MINIMUM_AGE_LIMIT + " years to qualify."; } // Check age of applicant // If more than max age limit, rejected

4 if(applicantage > MAXIMUM_AGE_LIMIT) { result = "Loan Application REJECTED - Reason: Over-aged " + applicantage + ". Age needs to be under " + MAXIMUM_AGE_LIMIT + " years to qualify."; } // Check annual salary // If less than min salary, rejected if(annualsalary < MINIMUM_SALARY) { result = "Loan Application REJECTED - Reason: Annual Salary $" + annualsalary + " too low. Annual Salary needs to be over $" + MINIMUM_SALARY + " to qualify."; } // Calculate the years to pay off loan based on applicantage int yearstorepay = AVERAGE_LIFE_EXPECTANCY - applicantage; // Calculate the max amount of loan based on years to pay off loan double limit = annualsalary * yearstorepay * 0.5; // Check amount requested, if higher than limit, rejected if(amountrequested > limit) { result = "Loan Application REJECTED - Reason: You are asking for too much $" + amountrequested + ". Annual Salary $" + annualsalary + ", Age " + applicantage + " years. Your limit is $" + limit; } Salve suas alterações. Compile (Clean and Build), implante (Deploy) e teste o serviço Web (selecione o nodo correspondente ao serviço Web e escolha Test Web Service). Criando um Projeto para um Módulo BPEL Agora iremos criar um projeto para conter um módulo BPEL chamado LoanRequestor. Para criar o projeto LoanRequestor: 1. Escolha Arquivo > Novo projeto (Ctrl-Shift-N). Selecione BPEL Module na categoria SOA e clique em Next.

5 2. No campo Project Name, digite LoanRequestor e clique em Finish. Criando um Esquema XML Agora iremos adicionar um esquema XML ao projeto do módulo BPEL. Para criar o esquema LoanRequestor.xsd: 1. Expanda o nodo do projeto LoanRequestor, clique com o botão direito do mouse no nó Process Files e escolha New > Other. O assitente New File será exibido. 2. Faça o seguinte: a. Selecione a categoria XML e, em seguida, XML Schema. Clique em Next. b. No campo File Name, digite LoanRequestor. c. Clique em Finish. 3. No editor, clique no botão de Design para abrir a visualização de Design do esquema XML. Para adicionar tipos complexos ao esquema XML: 1. Na Paleta (a direita da janela de Design), expanda a seção XML Schema Components e selecione o ícone Complex Type. Se a Paleta não estiver visível, escolha Window > Palette a partir no menu principal. 2. Arreste sua seleção para a área de design sob o nodo Complex Types. O IDE adicionará um nodo Complex Type e o nome do tipo complexo (newcomplextype) estará selecionada e pronto para que você o altere. 3. Digite processapplictype como nome do novo nodo e pressione Enter. 4. Repita os passos de 1 a 3 para criar outro tipo complexo chamado processapplicresptype.

6 Para adicionar elementos locais ao tipo processapplictype: 1. Na seção XML Components da Paleta, selecione o ícone Element e arraste sua seleção sobre o nodo processapplictype da área de design. O IDE adicionará um nodo correspondente ao elemento com nome newelement. 2. Se a janela de propriedade não estiver visível, escolha Window > Properties. 3. Utilize a janela Properties para modificar o nome do novo elemento para socialsecuritynumber. 4. Analogamente, modifique a propriedade Nillable para True. 5. Altere a propriedade Definition, selecionando o tipo string dentro do nodo Built-in Types e clique em OK. 6. Repita os passos de 1 a 5 para adicionar os seguintes elementos: Name Nillable Definition applicantname True string applicantaddress True string applicant address True string applicantage True int applicantgender True string annualsalary True double amountrequested True double Para adicionar um elemento local ao tipo processapplicresptype: 1. Na seção XML Components da Paleta, selecione o ícone Element e arraste sua seleção sobre o nodo processapplicresptype da área de design. O IDE adicionará um nodo correspondente ao elemento com nome newelement. 2. Utilize a janela Properties para modificar o nome do novo elemento para return. 3. Altere a propriedade Definition, selecionando o tipo string dentro do nodo Built-in Types e clique em OK.

7 Para adicionar elementos globais: 1. Na seção XML Components da Paleta, selecione o ícone Element e arraste sua seleção sobre o nodo Elements da área de design. O IDE adicionará um nodo correspondente ao elemento com nome newelement. 2. Utilize a janela Properties para modificar o nome do novo elemento para processapplicelement. 3. Altere a propriedade Definition, selecionando o tipo processapplictype dentro do nodo Complex Types e clique em OK. 4. Repita os passos de 1 a 3 para adicionar um elemento global chamado processapplicrespelement e selecione processapplicresptype como para a definição do mesmo. 5. Salve suas modificações. Criando um Documento WSDL Agora iremos adicionar um documento WSDL ao projeto do módulo BPEL. Para criar o documento LoanRequestor.wsdl: 1. Expanda o nodo do projeto LoanRequestor, clique com o botão direito do mouse no nó Process Files e escolha New > WSDL Document. O assitente de documentos WSDL será exibido. 2. No campo File Name, digite LoanRequestor e clique em Next.

8 3. Na área de Input da página de Abstract Configuration faça o seguinte: a. Na coluna Message Part Name, altere o nome para requestloanmessage e pressione Enter. b. Na coluna Element Or Type, clique no botão com reticências e modifique o elemento para processapplicelement. Localize e expanda By File > LoanRequestor > src/loanrequestor.xsd > Elements e selecione processapplicelement. 4. Na área de Output da página de Abstract Configuration faça o seguinte: a. Na coluna Message Part Name, altere o nome para responsepart e pressione Enter. b. Na coluna Element Or Type, clique no botão com reticências e modifique o elemento para processapplicrespelement. Localize e expanda By File > LoanRequestor > src/loanrequestor.xsd > Elements e selecione processapplicrespelement. 5. Clique em Finish e salve suas modificações.

9

Prática em Laboratório N.04 Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web

Prática em Laboratório N.04 Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web Prática em Laboratório N.04 Criando uma aplicação composta a partir de um serviço Web O objetivo deste exercício é fornecer uma introdução a criação de uma aplicação composta de modo a ilustrar o processo

Leia mais

Passo a Passo. WebSphere Message Broker. Fluxo como WebService

Passo a Passo. WebSphere Message Broker. Fluxo como WebService Passo a Passo WebSphere Message Broker Fluxo como WebService Alexandre José Batista ajbatist@ibest.com.br Criado em: 07/11/08 Página 1 de 38 Índice 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO... 4 2. CRIANDO UM FLUXO NO

Leia mais

TUTORIAL NetBeans 6.5

TUTORIAL NetBeans 6.5 TUTORIAL NetBeans 6.5 O NetBeans é uma apenas uma Interface para auxiliar o desenvolvimento. Nessa IDE conseguimos trabalhar com a linguagem Java, que estamos estudando na disciplina Linguagem de Programação

Leia mais

Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans

Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans Prática em Laboratório N.02 Criando um serviço Web via NetBeans O objetivo deste exercício é criar um projeto apropriado para desenvolver um contêiner que você resolva utilizar. Uma vez criado o projeto,

Leia mais

Eclipse com c++11 e boost Etapa 1- Download da IDE Eclipse c++ e configuração do MinGW

Eclipse com c++11 e boost Etapa 1- Download da IDE Eclipse c++ e configuração do MinGW Eclipse com c++11 e boost Etapa 1- Download da IDE Eclipse c++ e configuração do MinGW Primeiro passo: download Primeiramente devemos baixar o eclipse para c++, sugiro a ultima versão o Mars M4 https://eclipse.org/downloads/packages/release/mars/m4

Leia mais

Disciplina: INF1005 - Programação I. 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010

Disciplina: INF1005 - Programação I. 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010 1 a aula prática Introdução ao ambiente do Microsoft Visual Studio 2010 1. Execute o MS-Visual Studio 2010. Experimente o caminho: Start All Programs Microsoft Visual Studio 2010 Microsoft Visual Studio

Leia mais

Professora Martha Spalenza Professora de Informática da Faetec

Professora Martha Spalenza Professora de Informática da Faetec Ambiente de Desenvolvimento JCreator Como criar um programa utilizando o JCreator O kit de programas da linguagem Java fornecido pela Sun Microsystems, a criadora do Java, compõe-se do compilador (o gerador

Leia mais

Tutorial EPF Básico. 1)Vá a File-> New->Method Library. Escolha uma pasta para criar a Method Library.

Tutorial EPF Básico. 1)Vá a File-> New->Method Library. Escolha uma pasta para criar a Method Library. Tutorial EPF Básico Pasteur Ottoni de Miranda Junior-DCC PUC MG Postado em www.pasteurjr.blogspot.com 1)Vá a File-> New->Method Library. Escolha uma pasta para criar a Method Library. 2)Vá a File-> New->Method

Leia mais

Criar um novo projeto

Criar um novo projeto Criar um novo projeto Esse passo-a-passo tem o intuito de auxiliar na criação de um novo projeto Java. Você verá os passos de criação utilizando os IDEs Eclipse e NetBeans. Eclipse 1. Inicie o Eclipse.

Leia mais

Criação de Servlets Name Directory Build WAR JSP/Servlet frameworks Launch URL Package Class name Generate header comments

Criação de Servlets Name Directory Build WAR JSP/Servlet frameworks Launch URL Package Class name Generate header comments Criação de Servlets 1. Crie um novo projeto através do Menu File New Project. 2. Acesse o Menu File New. 3. Na janela Object Gallery que surgirá, selecione a guia Web. 4. Escolha o ícone que corresponde

Leia mais

Paradigmas da Programação Netbeans 6.7.1 UML

Paradigmas da Programação Netbeans 6.7.1 UML Paradigmas da Programação Netbeans 6.7.1 UML Nelson Freire (ISEP DEI-PPROG 2010/11) 1/31 UML Tópicos Referências Instalação Netbeans 6.7.1 Instalação Plugin UML Criação Diagrama de Classes: Novo Projecto

Leia mais

Manual de Utilização Utilização do PDFSam

Manual de Utilização Utilização do PDFSam Manual de Utilização Utilização do PDFSam ASPE/RO Conteúdo desenvolvido por: Ângelo Mendonça Neto Download e Instalação O PDFSam é uma ferramenta de manipulação de arquivos PDF, é possível fazer inúmeras

Leia mais

Introdução ao BPEL utilizando o Oracle SOA Suíte 10g

Introdução ao BPEL utilizando o Oracle SOA Suíte 10g Introdução ao BPEL utilizando o Oracle SOA Suíte 10g 1. Introdução Neste artigo serão apresentados alguns conceitos inerentes a SOA Service Oriented Architecture e um exemplo prático de construção de processo

Leia mais

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans)

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Objetivo: Capacitar o aluno para criar bancos de dados usando Java

Leia mais

Ambientação JAVA. Versão 0.1 MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 UNIVERSIDADE CEUMA 08/01/2014

Ambientação JAVA. Versão 0.1 MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 UNIVERSIDADE CEUMA 08/01/2014 UNIVERSIDADE CEUMA Ambientação JAVA Versão 0.1 08/01/2014 Este é um modelo de configuração para desenvolvimento no ambiente Java. MICHEL CORDEIRO ANALISTA DE NEGÓCIO (NTI 2014) 1 Sumário Sumário... 2 1

Leia mais

Programação de Computadores I. Conhecendo a IDE Code::Blocks

Programação de Computadores I. Conhecendo a IDE Code::Blocks Code::Blocks Conhecendo a IDE Programação de Computadores I Professor: Edwar Saliba Júnior Conhecendo a IDE Code::Blocks Apresentação: 1) Abra a IDE (Integrated Development Environment), ou seja, o Ambiente

Leia mais

Tutorial: Serviços web e suas composições

Tutorial: Serviços web e suas composições Tutorial: Serviços web e suas composições Objetivo: Este tutorial tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de serviços web através do framework Axis2. Além disso, realizar uma composição através

Leia mais

marcio@dsc.ufcg.edu.br priscillakmv@gmail.com

marcio@dsc.ufcg.edu.br priscillakmv@gmail.com DSC/CEEI/UFCG marcio@dsc.ufcg.edu.br priscillakmv@gmail.com 1 Realiza atividades com ênfase em Ensino, Pesquisa e Extensão (Ensino) 2 Configurando o projeto Adicionando código ao arquivo com o código-fonte

Leia mais

Permissão de Usuários

Permissão de Usuários Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

FAQ Como compartilhar arquivos e pastas? Compartilhamento no Windows 7

FAQ Como compartilhar arquivos e pastas? Compartilhamento no Windows 7 FAQ Como compartilhar arquivos e pastas? v.1.1 01 de setembro de 2015 Compartilhamento no Windows 7 1. Crie uma nova pasta: 1. Vá até o local (Por exemplo, unidade Documentos (D:) ou Área de Trabalho)

Leia mais

BlackBerry Messenger SDK

BlackBerry Messenger SDK BlackBerry Messenger SDK Versão: 1.2 Getting Started Guide Publicado: 2011-10-11 SWD-1391821-1011103456-012 Conteúdo 1 Requisitos do sistema... 2 2 Dependências de versão do BlackBerry Messenger... 3 3

Leia mais

Simão Pedro P. Marinho

Simão Pedro P. Marinho Simão Pedro P. Marinho Para uso exclusivo por alunos da PUC Minas Numa web page podemos encontrar, basicamente, 3 (três) tipos de links, além do que permite abrir o software de e-mail para enviar uma mensagem.

Leia mais

Sistema de Ponto Eletrônico. Ponto Secullum 4

Sistema de Ponto Eletrônico. Ponto Secullum 4 Sistema de Ponto Eletrônico Ponto Secullum 4 Clique no icone Ponto Secullum 4 para abrir o Programa Digite seu usuário e senha Obs: A senha deverá ser alterada no 1º acesso Clique no botão Fechar Para

Leia mais

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG

Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Manual de Instalação: Agente do OCS Inventory NG Abril 2013 Sumário 1. Agente... 1 2. Onde instalar... 1 3. Etapas da Instalação do Agente... 1 a. Etapa de Instalação do Agente... 1 b. Etapa de Inserção

Leia mais

Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte.

Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte. Omondo EclipseUML Ricardo Rodrigues Lecheta Aprenda como instalar o plugin EclipseUML no Eclipse e como utilizá-lo para fazer engenharia reversa de seu código-fonte. Introdução Neste tutorial será apresentado

Leia mais

Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop

Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop Microsoft Visual Studio Express 2012 for Windows Desktop Apresentação da ferramenta Professor: Danilo Giacobo Página pessoal: www.danilogiacobo.eti.br E-mail: danilogiacobo@gmail.com 1 Introdução Visual

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP

TUTORIAL SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP TUTORIAL SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP Abaixe o assistente no site: www.virtualbox.org Assistente de Instalação da Virtual Box Bem vindo ao Assistente de Instalação Virtual Box, clique em NEXT Esta é

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Java Exemplo MDI. Tela Principal

Java Exemplo MDI. Tela Principal Java Exemplo MDI Nesta aula criaremos uma aplicação simples de cadastro para avaliar o nível de dificuldade/facilidade que é desenvolver softwares com a tecnologia Java. No NetBeans, crie um novo projeto

Leia mais

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006

A U T O R I Z O R R I GUIA DE INSTALAÇÃO W E B. Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 A U T O R I Z A D O R W E B B I O M E T R I A GUIA DE INSTALAÇÃO Versão: 1.02 Agosto/2006 Versão: AW 4.004.006 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 UTILIZANDO A BIOMETRIA... 4 INSTALAÇÃO... 5 CADASTRO DA DIGITAL...15

Leia mais

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização

Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Sistema de Registro das Atividades do RT - Tutorial de utilização Acesso WEB 1. Primeiro acesso Para acessar o sistema, abra seu navegador de internet e vá até o site http://sistemart.crmv pr.org.br. Você

Leia mais

Instalando o plugin CDT 4.0

Instalando o plugin CDT 4.0 Instalando o plugin CDT 4.0 Abra o Eclipse, acesse help/software updates/ find and install. Escolha a opção search for new features to install e depois clique em next. Instalando o plugin CDT 4.0 Na janela

Leia mais

Laboratório - Exploração do FTP

Laboratório - Exploração do FTP Objetivos Parte 1: Usar o FTP em um prompt de comando Parte 2: Baixar um arquivo FTP usando WS_FTP LE Parte 3: Usar o FTP em um navegador Histórico/cenário O File Transfer Protocol (FTP) faz parte do conjunto

Leia mais

ROTEIRO ILUSTRADO PARA SISTEMA COMPUTACIONAL INSANE

ROTEIRO ILUSTRADO PARA SISTEMA COMPUTACIONAL INSANE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROPEEs - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas INSANE - INteractive Structural ANalysis Environment ROTEIRO ILUSTRADO PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA COMPUTACIONAL

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Roteiro de Uso do InstallShield

Roteiro de Uso do InstallShield Roteiro de Uso do InstallShield Ao iniciar o InstallShield, a janela Welcome to InstallShield será exibida: Selecione a opção Create New Setup Project, para criar um novo modelo de instalação. A janela

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

OWL-S Composer. MATE15 - Tópicos Especiais em Banco de Dados III. 17 de Julho de 2013. Marco Antonio Almeida 1 e Daniela Barreiro Claro 2

OWL-S Composer. MATE15 - Tópicos Especiais em Banco de Dados III. 17 de Julho de 2013. Marco Antonio Almeida 1 e Daniela Barreiro Claro 2 MATE15 - Tópicos Especiais em Banco de Dados III OWL-S Composer 17 de Julho de 2013 Marco Antonio Almeida 1 e Daniela Barreiro Claro 2 1 marco062@dcc.ufba.br 2 dclaro@ufba.br MOTIVAÇÃO E HISTÓRICO MOTIVAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET TUTORIAL DE APLICAÇÃO JSF DESENVOLVIDO COM A FERRAMENTA ECLIPSE LUNA

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET TUTORIAL DE APLICAÇÃO JSF DESENVOLVIDO COM A FERRAMENTA ECLIPSE LUNA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET TUTORIAL DE APLICAÇÃO JSF DESENVOLVIDO COM A FERRAMENTA ECLIPSE LUNA NOME DO PROJETO: CadastroWeb ALUNOS: Fabio Henrique, Murillo Victor TUTORIAL

Leia mais

COMO GERAR UM ARQUIVO NÃO IDENTIFICADO NO TABWIN

COMO GERAR UM ARQUIVO NÃO IDENTIFICADO NO TABWIN O programa TabWin pode ser utilizado para calcular indicadores epidemiológicos e operacionais da tuberculose bem como para análise da qualidade da base de dados do Sinan. O usuário deve ter a versão atualizada

Leia mais

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion

CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion CAPÍTULO 35 Como utilizar os componentes ColdFusion Os componentes ColdFusion (CFC) permitem ao usuário encapsular lógicas de aplicação e de negócios (business logic) em unidades auto-controladas reutilizáveis.

Leia mais

Tutorial do Quartus II

Tutorial do Quartus II Tutorial do Quartus II Introdução A seguir, você tomará contato com a ferramenta de projeto digital Quartus II, da Altera Corporation, que além de permitir descrever e simular circuitos lógicos complexos,

Leia mais

Scripts para Bloquear Sites e Domínios no ISA Server

Scripts para Bloquear Sites e Domínios no ISA Server Scripts para Bloquear Sites e Domínios no ISA Server Introdução Este artigo tem como objetivo fornecer as instruções passo a passo para a criação de script s os quais irão adicionar no ISA Server uma lista

Leia mais

Utilizando o ROCKEY4ND Envelope

Utilizando o ROCKEY4ND Envelope Utilizando o ROCKEY4ND Envelope Sobre o ROCKEY4ND Envelope O ROCKEY4ND Envelope é um utilitário que faz parte do kit do sistema de proteção contra pirataria de software ROCKEY4ND. Ele pode ser usado para

Leia mais

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário

Requerimento: Digitador de Pedidos ProfarmaNet. Manual de Apoio. Preparado por: Versão: 1.0. Sumário Vanderlei Manual de Apoio Resumo Módulo Básico Especifico para Instalação e Usabilidade Lista de Distribuição Nome Área / Função Histórico de modificações Versão Data Descrição Responsável 13/12/2013 Versão

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. CONFIGURAÇÃO... 2 1.1 Configurando o Protheus... 2 2.2 Configurando o ireports no Protheus... 2 2.3 Incluindo relatórios no Protheus... 4 3. CONFIGURANDO E UTILIZANDO O IREPORT

Leia mais

Sistemas Empresariais Integrados

Sistemas Empresariais Integrados Departamento de Engenharia Informática 2010/2011 Sistemas Empresariais Integrados Tutorial de Web Services 2º semestre Pretende-se desenvolver um Web Service que converte valores de temperatura de graus

Leia mais

Importação NFe. As Notas Fiscais podem ser importadas por meio do arquivo XML enviado pelo fornecedor ou direto do portal da Nfe.

Importação NFe. As Notas Fiscais podem ser importadas por meio do arquivo XML enviado pelo fornecedor ou direto do portal da Nfe. Importação NFe Essa opção tem o objetivo importar as Notas Fiscais Eletrônicas, tornando o processo de lançamentos das Notas Ficais de entradas mais rápido. As Notas Fiscais podem ser importadas por meio

Leia mais

Guia e Utilização do Visual Studio 6.0

Guia e Utilização do Visual Studio 6.0 Guia e Utilização do Visual Studio 6.0 Objectivo Este guia acompanha-o através do processo de criação de uma aplicação C++ utilizando o ambiente de desenvolvimento Visual Studio 6.0. Passo 1: Criação de

Leia mais

Mala Direta no OpenOffice.org Writer 2.0

Mala Direta no OpenOffice.org Writer 2.0 ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO Serviços de impressão Os serviços de impressão permitem compartilhar impressoras em uma rede, bem como centralizar as tarefas de gerenciamento

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Upload e Download de Arquivos. Ao programador Morfik, cabe implementar em sua aplicação os mecanismos gerenciem todo o processo acima.

Upload e Download de Arquivos. Ao programador Morfik, cabe implementar em sua aplicação os mecanismos gerenciem todo o processo acima. Upload e Download de Arquivos Considerações gerais. As aplicações Web 2 tem como uma de suas características principais, o fato de permitirem aos usuários, que eles mesmo criem conteúdo, sem depender de

Leia mais

ANDROID APPLICATION PROJECT

ANDROID APPLICATION PROJECT Criando um programa Abrindo o programa Eclipse, clique na opção [FILE], depois em [NEW], selecione a opção [PROJECT], uma janela de opção do tipo de projeto irá se abrir, escolha [ANDROID] logo depois

Leia mais

Geração e instalação de Certificado APNS

Geração e instalação de Certificado APNS Geração e instalação de Certificado APNS Manual Rápido para geração e instalação de um Certificado APNS Apple Versão: x.x Manual rápido MobiDM para Certificado APNS Página 1 Índice 1. CERTIFICADO APNS

Leia mais

Acessar a aplicação... 2. Permissões de Acesso... 3

Acessar a aplicação... 2. Permissões de Acesso... 3 Sumário Acessar a aplicação... 2 Permissões de Acesso... 3 Seu Perfil... 3 Criar Conteúdo... 3 Alterar Conteúdo... 5 Administrar artigos... 5 Enviar Arquivo (jpg, gif, doc, pdf)... 6 Manual... 8 Ferramentas

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE CAPTAÇÃO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 26/03/2013 1.0 Criação do documento Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE

Leia mais

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza

Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza Data Transformation Services (DTS) por Anderson Ferreira Souza O Sql Server possui um recurso extremamente poderoso que é muito pouco utilizado pelos administradores e programadores. Com certeza, sendo

Leia mais

Como atualizar o arquivo de licença do HSC ISS Free

Como atualizar o arquivo de licença do HSC ISS Free Como atualizar o arquivo de licença do HSC ISS Free Introdução Após instalar a versão gratuita do HSC Internet Secure Suite (HSC ISS Free), o cliente adquiriu uma licença de uso Standard ou Enterprise

Leia mais

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GERÊNCIA DE CONTROLE E INFORMAÇÕES Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas Jabber & Exodus Jabber é um protocolo aberto, baseado em XML para troca de mensagens instantâneas.

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais

Textos Legais. TL Internet. Legislativa. Manual de Implantação

Textos Legais. TL Internet. Legislativa. Manual de Implantação Textos Legais TL Internet Legislativa Manual de Implantação Copyright GOVERNANÇABRASIL 2012 PRONIM TL INTERNET SUMÁRIO 1. REQUISITOS MÍNIMOS DE SISTEMA... 4 2. INSTALAÇÃO... 4 2.1. INSTALAÇÃO DO IIS 7.0...

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008

Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Goiânia, 16/09/2013 Aluno: Rafael Vitor Prof. Kelly Instalando o IIS 7 no Windows Server 2008 Objetivo Esse tutorial tem como objetivo demonstrar como instalar e configurar o IIS 7.0 no Windows Server

Leia mais

Parte 5 LibreOffice Base

Parte 5 LibreOffice Base Parte 5 LibreOffice Base 1. Criação do banco de dados 1. Abra o LibreOffice Base; 2. Escolha Criar um novo banco de dados e clique em Concluir; 3. Salve o banco de dados em alguma pasta do computador.

Leia mais

Sumário I. Acesso ao sistema CRMTEL II. Como Cadastrar o Cliente III. Cliente já Cadastrado IV. Filtro de Clientes Atribuindo a Segmentação VI.

Sumário I. Acesso ao sistema CRMTEL II. Como Cadastrar o Cliente III. Cliente já Cadastrado IV. Filtro de Clientes Atribuindo a Segmentação VI. Módulo Clientes 2 Sumário I. Acesso ao sistema CRMTEL... 4 II. Como Cadastrar o Cliente... 5 III. Cliente já Cadastrado... 12 IV. Filtro de Clientes... 13 V. Atribuindo a Segmentação... 15 VI. Atribuindo

Leia mais

Câmara de Vereadores de Piracicaba Setor de Informática Dezembro/2015

Câmara de Vereadores de Piracicaba Setor de Informática Dezembro/2015 Seja bem vindo ao novo Portal da Transparência da Câmara de Vereadores de Piracicaba. Este manual lhe auxiliará a navegar pelo site, acessando diversas informações a respeito do Poder Legislativo Piracicabano.

Leia mais

Tutorial: Criando aplicações J2EE com Eclipse e jboss-ide

Tutorial: Criando aplicações J2EE com Eclipse e jboss-ide Tutorial: Criando aplicações J2EE com Eclipse e jboss-ide Para criar uma aplicação J2EE, utilizando Eclipse e jboss-ide, é necessário ter instalado em seu computador o JDK 1.5 (versão atual). Abaixo seguem

Leia mais

Manual do Usuário. Aplicativo Intranet Geração de Grade - SmartMídia. REV. 2.0 Diadema Outubro 2010. Índice

Manual do Usuário. Aplicativo Intranet Geração de Grade - SmartMídia. REV. 2.0 Diadema Outubro 2010. Índice Manual do Usuário Aplicativo Intranet Geração de Grade - SmartMídia REV. 2.0 Diadema Outubro 2010 Índice Introdução Este manual tem como objetivo detalhar o funcionamento do aplicativo Intranet responsável

Leia mais

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools TUTORIAL DE INSTALAÇÃO E USO DO OWL-S COMPOSER utilizando o Eclipse Galileo Modelling Tools Desenvolvido por: Manuele Ferreira e Daniela Claro Requisitos do ambiente Seguem abaixo os requisitos do ambiente.

Leia mais

Laboratório 1 SQL Server Integration Services

Laboratório 1 SQL Server Integration Services Laboratório 1 SQL Server Integration Services Cenário: Você deseja construir um processo que irá realizar relatório sobre vendas. O relatório é um sumario das vendas anuais, mas poderia ser aplicado para

Leia mais

Instalando e Configurando o DNS Server

Instalando e Configurando o DNS Server Instalando e Configurando o DNS Server Seg, 27 de Outubro de 2008 18:02 Escrito por Daniel Donda A instalação do serviço DNS no Windows Server 2008 é bem simples e de extrema importância para uma rede.

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU

Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU Treinamento de Drupal para Administradores do Site Bibliotecas UFU 1 1. Como logar no sistema como usuário autenticado Para logar no sistema como usuário autenticado é necessário digitar /user na frente

Leia mais

Para baixá-lo entre no site : http://www.netduino.com/; Selecione a aba Downloads ; Clique no link: Microsoft Visual C# Express 2010; Por meio desse

Para baixá-lo entre no site : http://www.netduino.com/; Selecione a aba Downloads ; Clique no link: Microsoft Visual C# Express 2010; Por meio desse Para baixá-lo entre no site : http://www.netduino.com/; Selecione a aba Downloads ; Clique no link: Microsoft Visual C# Express 2010; Por meio desse programa será possível conectar-se ao Netduíno. Execute

Leia mais

Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web

Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web Certificado Digital do tipo A1 Sistemas Operacionais: Windows 2000 Server Windows 2003 Server Dezembro/2010 Proibida a reprodução total

Leia mais

Descompacte o arquivo site-1.2.4.zip que foi baixado dentro da pasta do eclipse.

Descompacte o arquivo site-1.2.4.zip que foi baixado dentro da pasta do eclipse. 3 Manual do Desenvolvedor 3.1 Introdução O site que disponibiliza o SIGATI utiliza o sistema de SVN que é um programa de controle de versão de softwares utilizado no Trac. Com ele o desenvolvedor pode

Leia mais

Com criar relatório no Report Services do Microsoft SQL Server 2008 R2 integrado com o

Com criar relatório no Report Services do Microsoft SQL Server 2008 R2 integrado com o Com criar relatório no Report Services do Microsoft SQL Server 2008 R2 integrado com o SisMoura Objetivo Configurar o Reporting Services Como criar relatórios Como publicar relatórios Como acessar os relatórios

Leia mais

HOW TO Como criar e liberar/bloquear categorias personalizadas no AWCA

HOW TO Como criar e liberar/bloquear categorias personalizadas no AWCA Página: 1 de 5 Introdução Este documento ensina a maneira correta para criar e liberar/bloquear categorias personalizadas no. Solução Pressupondo que a base de URLs do está atualizada, expandimos a lista

Leia mais

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA

CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA CADASTRO DE OBRAS E PROJETOS DE ENGENHARIA SET 2014 2 INTRODUÇÃO Este manual objetiva orientar os servidores no processo do cadastro de projetos no Sistema Channel para viabilizar o acompanhamento físico-financeiro

Leia mais

Configuração de DNS em Windows Servidor 2008

Configuração de DNS em Windows Servidor 2008 Reflexão Turma S-12-ano lectivo-2010-1011 Formador-João Afonso Formando-Pedro Gonçalves 14 Unidade: 14 Configuração de DNS em Windows Servidor 2008 Instalar o DNS 1. Abra o Servidor Manager Start\Administrative

Leia mais

Importação dos arquivos de dados

Importação dos arquivos de dados Importação dos arquivos de dados Ícone de importação de dados. Outra função que recebeu um avanço bastante grande foi a importação e exportação de dados. A Earthworks, empresa que atua em parceria com

Leia mais

Guia de Instalação rápida

Guia de Instalação rápida Guia de Instalação rápida Este guia cobre os procedimentos de instalação e configuração básica do AXIS 150/152. Caso precise instruções mais detalhadas, consulte o Manual do Usuário do AXIS 150/152. Descrição

Leia mais

Scriptlets e Formulários

Scriptlets e Formulários 2 Scriptlets e Formulários Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Permitir ao aluno aprender a criar um novo projeto Java para web no Netbeans IDE,

Leia mais

Nota de Aula: Utilização da IDE Code::Blocks

Nota de Aula: Utilização da IDE Code::Blocks INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFORMÁTICA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I PROFESSOR:

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Redes de Computadores II Em um computador baseado no Windows, você pode compartilhar arquivos entre usuários remotos (outro computador). Os usuários remotos se conectam

Leia mais

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento

APÊNDICES. Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Curso de Word Avançado Adicione um apêndice ao seu documento Você precisa adicionar um apêndice ao seu livro, trabalho, relatório, manual ou outro documento? O apêndice é um conjunto de informações úteis

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para as impressoras Não-Fiscais (DS300, DS348, DR600, DR700) no Windows Seven.

STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para as impressoras Não-Fiscais (DS300, DS348, DR600, DR700) no Windows Seven. STK (Start Kit DARUMA) Driver Genérico Somente Texto para as impressoras Não-Fiscais (DS300, DS348, DR600, DR700) no Windows Seven. Para você que possui um aplicativo e o mesmo não necessita de um driver

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

Conexão nativa com banco de dados no Delphi

Conexão nativa com banco de dados no Delphi Conexão nativa com banco de dados no Delphi I N S T A L A N D O O Z E O S L I B Esta apresentação é parte da aula desenvolvida e ministrada pelo professor Leonardo Cabral larback aos alunos do 3º módulo

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração MySQL

Manual de Instalação e Configuração MySQL Manual de Instalação e Configuração MySQL Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: 1. Baixar os seguintes arquivos no através do link http://ip.sysfar.com.br/install/ mysql-essential-5.1.46-win32.msi mysql-gui-tools-5.0-r17-win32.msi

Leia mais

Prática em Laboratório N.01 Criando um Serviço Web via Console

Prática em Laboratório N.01 Criando um Serviço Web via Console Prática em Laboratório N.01 Criando um Serviço Web via Console O objetivo criar um serviço Web via console usando apenas um editor de texto. Obtenha os arquivos da Prática N.01 Você deve recuperar os arquivos

Leia mais

Instalando e Configurando o BDE. Instalando o BDE. Configurando o BDE - 1 -

Instalando e Configurando o BDE. Instalando o BDE. Configurando o BDE - 1 - Instalando e Configurando o BDE. Instalando o BDE Para instalar o BDE, insira o Disco 1 de 3 em seu drive de disquete. Clique em Iniciar, Executar e digite no campo Abrir: a:\setup.exe ( supondo que seu

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

Guia Rápido do Usuário

Guia Rápido do Usuário CERTIDÕES UNIFICADAS Guia Rápido do Usuário CERTUNI Versão 1.0.0 CASA DA MOEDA DO BRASIL Conteúdo Acessando o Sistema... 3 Alterando Senhas... 3 Encerrando sua Sessão... 4 Gerando Pedido... 4 Alterando

Leia mais

Faça Fácil: Deployment Server

Faça Fácil: Deployment Server Faça Fácil: Deployment Server O Deployment Server do Cimplicity é uma ferramenta útil em arquiteturas distribuídas, pois permite que as telas e scripts das estações clientes e do servidor secundário sejam

Leia mais