UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ENFERMAGEM NÚCLEO 7 INFECÇÕES VULVOVAGINAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ENFERMAGEM NÚCLEO 7 INFECÇÕES VULVOVAGINAIS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE ENFERMAGEM NÚCLEO 7 INFECÇÕES VULVOVAGINAIS CANDIDÍASE, VAGINOSE BACTERIANA, TRICOMONÍASE

2 INFECÇÕES VULVOVAGINAIS Considera-se como vulvovaginite toda manifestação inflamatória e/ou infecciosa do trato genital feminino inferior, ou seja, vulva, vagina e epitélio escamoso do colo uterino (ectocérvice).

3 INFECÇÕES VULVOVAGINAIS A vagina é protegida contra a infecção por seu ph normalmente baixo (3,5 a 4,5), que é mantido, em parte, pelas ações do Lactobacillus acidophilus (bacilos de Doderlein), a bactéria dominante no ecossistema vaginal saudável. Essas bactérias suprimem o crescimento de anaeróbios e produzem ácido láctico, o qual mantém o ph normal. Elas também produzem peróxido de hidrogênio, que é tóxico para os anaeróbios.

4 INFECÇÕES VULVOVAGINAIS O epitélio da vagina é altamente responsivo ao estrogênio, o qual induz a formação de glicogênio. A subsequente ruptura do glicogênio em ácido láctico auxilia na produção de um ph vaginal baixo. Quando o estrogênio diminui durante a lactação e a menopausa, o glicogênio também diminui. Com a formação reduzida de glicogênio, podem acontecer infecções.

5 INFECÇÕES VULVOVAGINAIS O risco de infecção aumenta quando a resistência da mulher é reduzida pelo estresse ou doença, quando o ph é alterado ou quando é introduzido um patógeno. As vulvovaginites podem ser causadas por agentes infecciosos endógenos (ex: vaginose bacteriana e candidíase), por agentes sexualmente trasmitidos (tricomoníase), ou com fatores físicos (traumas), químicos (uso de lubrificantes e de absorventes internos e externos), hormonais (hiper e hipoestrogenismo), anatômicos e orgânicos (imunodepressão secundária à doença sistêmica, ou outras imunodepressões). A prática de coito vaginal imediatamente após o coito anal e o uso de DIU, podem favorecer as vulvovaginites modificando a flora vaginal.

6 INFECÇÕES VULVOVAGINAIS A secreção vaginal normal, que pode acontecer em quantidades discretas durante a ovulação ou exatamente antes do início da menstruação, torna-se mais profusa quando ocorre a vaginite. As vulvovaginites se manifestam por meio de corrimento vaginal, associado a um ou mais dos seguintes sintomas inespecíficos: prurido vulvovaginal, dor ou ardor ao urinar e sensação de desconforto pélvico. A uretrite pode acompanhar a vaginite dada a proximidade da uretra da vagina. Entretanto, muitas infecções genitais podem ser completamente assintomáticas.

7 CANDIDÍASE A candidíase vulvovaginal é uma infecção da vulva e da vagina, causada por um fungo comensal que habita a mucosa vaginal e a mucosa digestiva, que cresce quando o meio tornase favorável para o seu desenvolvimento. Cerca de 80 a 90% dos casos são devidos à Candida albicans e de 10 a 20% a outras espécies chamadas não-albicans (C. tropicalis, C. glabrata, C. krusei, C. parapsilosis). Cândida albicans É tolerante ao meio ácido

8 CANDIDÍASE A relação sexual não é a principal forma de transmissão visto que esses organismos podem fazer parte da flora endógena em até 50% das mulheres assintomáticas. A transmissão sexual tem sido citada como fator importante na reincidência da doença.

9 CANDIDÍASE Determinadas condições favorecem a mudança do estado assintomático para a colonização com sintomas. Por exemplo, o uso de antibióticos de amplo espectro diminui as bactérias, alterando, assim, os organismos protetores naturais comumente presentes na vagina.

10 CANDIDÍASE Os fatores predisponentes da candidíase vulvovaginal são: gravidez; diabetes mellitus (descompensado); obesidade; uso de contraceptivos orais de altas dosagens; uso de antibióticos, corticoides ou imunossupressores; hábitos de higiene e vestuário inadequados (diminuem a ventilação e aumentam a umidade e o calor local); contato com substâncias alérgenas e/ou irritantes (por exemplo: talco, perfume, desodorantes); alterações na resposta imunológica (imunodeficiência), inclusive a infecção pelo HIV.

11 CANDIDÍASE Manifestações clínicas Mulher Dependerão do grau de infecção e da localização do tecido inflamado; podem se apresentar isolados ou associados, e incluem: prurido vulvovaginal (principal sintoma, e de intensidade variável); ardor ou dor à micção; corrimento branco ou branco-amarelado, grumoso, inodoro e com aspecto caseoso ( leite coalhado ); hiperemia, edema vulvar, fissuras e maceração da vulva; dispareunia (dor intensa na relação sexual e logo após o ato); vagina e colo recobertos por placas brancas ou branco acinzentadas, aderidas à mucosa.

12 CANDIDÍASE Manifestações clínicas Mulher Em geral, os sintomas são mais graves exatamente antes da menstruação e, comumente, são menos responsivos ao tratamento durante a gravidez.

13 CANDIDÍASE Manifestações clínicas Homem Geralmente assintomático Os sintomas surgem especialmente no pênis e incluem: Ardência ao urinar; Dor durante o contato íntimo; Leve inchaço do órgão genital; Vermelhidão e placas esbranquiçadas na glande. Pode também ocorrer corrimento esbranquiçado semelhante ao sêmen.

14 CANDIDÍASE Diagnóstico O exame direto do conteúdo vaginal, adicionando-se KOH a 10% revela a presença de micélios (hifas) e/ou de esporos (pequenas formações arredondadas) birrefringentes. No teste do ph vaginal, o ph é de 4,5 ou menos (são mais comuns valores menores que 4).

15 CANDIDÍASE Diagnóstico Cultura só tem valor quando realizada em meios específicos (Saboraud); deve ser restrita aos casos nos quais a sintomatologia é muito sugestiva e todos os exames anteriores forem negativos. Também é indicada nos casos recorrentes, para identificar a espécie de cândida responsável. O simples achado de cândida na citologia oncológica em uma paciente assintomática, não justifica o tratamento.

16 CANDIDÍASE Tratamento A meta do tratamento consiste em eliminar os sintomas. Várias alternativas: a) aplicação à noite de creme vaginal contendo nistatina (1 aplicador) durante 14 dias; b) aplicação à noite de creme vaginal contendo clotrimazol a 1% durante 6 a 12 dias, ou de um óvulo com 100 mg de clotrimazol, durante 7 dias;

17 CANDIDÍASE c) aplicação à noite de creme vaginal contendo 5 g de miconazol (a 2%), durante 7 dias, ou de supositório vaginal contendo 200 mg de miconazol, durante 3 dias, ou de supositório vaginal contendo 100 mg de miconazol, durante 7 dias; d) aplicação de 5 g de creme vaginal contendo tioconazol a 6,5%, uma só vez ou óvulo contendo 300 mg de tioconazol; e) aplicação à noite de creme contendo terconazol a 0,4 ou 0,8%, durante 7 e 3 dias, respectivamente; o terconazol também pode ser usado sob forma de supositório vaginal com 80 mg, aplicado à noite, durante 3 dias seguidos;

18 CANDIDÍASE f) tratamento sistêmico: Fluconazol (Diflucan ) 150 mg via oral dose única (não complicada). O alívio deve ser percebido dentro de 3 dias. Complicada: 150 mg, por via oral, a cada 72 horas, por 3 doses. Recorrente: 150 mg, por via oral, uma vez por semana, por até 6 meses Itraconazol 200 mg de 12 em 12 horas, em um dia, via oral Cetoconazol 400 mg 1x/dia por 5 dias, via oral.

19

20 CANDIDÍASE Observações Os cremes vaginais estão disponíveis sem prescrição; no entanto, as pacientes são advertidas a usar esses cremes apenas quando elas têm certeza de que possuem infecção causada por fungo. Se a paciente não está certa a respeito da causa de seus sintomas ou não obteve alívio depois do uso desses cremes, ela é instruída a procurar de imediato os cuidados de saúde.

21 CANDIDÍASE Observações Enfermagem pode tratar tópico O tratamento sistêmico deve ser feito somente nos casos recorrentes ou de difícil controle. Tratar com: Fluconazol 150 mg, VO, dose única; ou Itraconazol 200 mg, VO, de 12/12h, só duas doses; ou Cetoconazol 400 mg, VO, por dia, por 5 dias.

22 CANDIDÍASE Observações Parceiros: não precisam ser tratados, exceto os sintomáticos. Alguns autores recomendam o tratamento via oral de parceiros apenas para os casos recidivantes. Portadoras do HIV: devem ser tratadas com os mesmos esquemas.

23 CANDIDÍASE Observações Em mulheres que apresentam candidíase recidivante (4 ou mais episódios por ano) devem ser investigados outros fatores predisponentes: diabetes, imunodepressão, inclusive a infecção pelo HIV, uso de corticoides e outros.

24 CANDIDÍASE Observações Como orientação mínima para a paciente: concluir o tratamento prescrito, mesmo que os sintomas ou sinais tenham desaparecido; interromper as relações sexuais até a conclusão do tratamento e o desaparecimento dos sintomas; após a cura, usar preservativo em todas as relações sexuais ou adotar outras formas de sexo mais seguro; oferecer preservativos à paciente, orientando sobre a técnica de uso; recomendar seu retorno ao serviço de saúde se ela voltar a ter problemas genitais.

25 CANDIDÍASE FLUCONAZOL Antifúngico triazólico. Mecanismo de ação dos antifúngicos azóis Inibem a enzima fúngica 3A do citocromo P450, lanosina 14αdesmetilase, que é responsável pela conversão do lanosterol em ergosterol, o principal esterol na membrana celular fúngica. A depleção de ergosterol altera a fluidez da membrana e isso interfere na ação das enzimas associadas à membrana. O efeito final é a inibição da replicação.

26 CANDIDÍASE FLUCONAZOL Mecanismo de ação dos antifúngicos azóis Também inibem a transformação das células de levedura de cândida em hifas a forma invasiva e patogênica do parasita.

27 CANDIDÍASE FLUCONAZOL Pode ser usado no tratamento de candidíase vulvovaginal, provendo cura clínica em 6 meses e remissão de sintomas em 6 meses nos casos de recorrência. Bem absorvido (independentemente da presença de ácidos ou de alimentos).

28 CANDIDÍASE FLUCONAZOL Efeitos adversos Geralmente brandos Náusea, dor abdominal, diarreia Cefaleia, erupções cutâneas (não são graves) Lesões esfoliativas da pele (incluindo a síndrome de Stevens-Johnson) em alguns indivíduos Hepatite (raro)

29 CANDIDÍASE FLUCONAZOL Gravidez: fator de risco C Evitar no primeiro trimestre, especialmente as doses altas Lactação: não recomendado

30 VAGINOSE BACTERIANA Infecção polimicrobiana caracterizada por um desequilíbrio da flora vaginal normal, devido ao aumento exagerado de bactérias, em especial as anaeróbias (Gardnerella vaginalis, Bacteroides sp, Mobiluncus sp, micoplasmas, peptoestreptococos) normalmente encontradas na vagina, associado a uma ausência ou diminuição acentuada dos lactobacilos acidófilos (que são os agentes predominantes na vagina normal).

31 VAGINOSE BACTERIANA Gardnerella vaginalis Bactéria anaeróbia facultativa ph 6 e 7,5 faixa ótima para o crescimento É um cocobacilo que causa inflamação mais leve que a induzida por Trichomonas vaginalis ou Candida albicans.

32 VAGINOSE BACTERIANA Não se trata de infecção de transmissão sexual, apenas pode ser desencadeada pela relação sexual em mulheres predispostas, ao terem contato com sêmen de ph elevado. O esperma, por seu ph elevado, contribui para desequilibrar a flora vaginal em algumas mulheres suscetíveis. O uso de preservativo pode ter algum benefício nos casos recidivantes.

33 VAGINOSE BACTERIANA Os fatores de risco incluem a lavagem com ducha, tabagismo e a atividade sexual aumentada. A vaginose bacteriana não é uma condição grave, porém foi associada ao trabalho de parto prematuro, endometriose e infecção recorrente do trato urinário.

34 VAGINOSE BACTERIANA Manifestações clínicas Mulheres Corrimento vaginal com odor fétido (odor de peixe), mais acentuado após a relação sexual e durante o período menstrual, em consequência de um aumento no ph vaginal; Corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso, algumas vezes bolhoso; É comumente acompanhada por uma secreção mais intensa que o normal. A secreção, quando notada, é acinzentada e amarelo-esbranquiçada;

35 VAGINOSE BACTERIANA Manifestações clínicas Mulheres Dor às relações sexuais (pouco frequente); Embora o corrimento seja o sintoma mais frequente, quase metade das mulheres com vaginose bacteriana são completamente assintomáticas; Pode ocorrer durante todo o ciclo menstrual e não produz dor ou desconforto local.

36 VAGINOSE BACTERIANA Manifestações clínicas Homens O achado das bactérias usualmente é considerado irrelevante clinicamente, porém já foram relatados casos de uretrite, prostatite e infecções do trato urinário; Em pacientes com balanopostite (inflamação conjunta da glande e prepúcio), a G. vaginalis aparece como segundo agente com maior prevalência; A infecção é caracterizada por abundante secreção fétida e presença de mácula (mancha) na superfície da mucosa prepucial; Em homens, a presença da G. vaginalis na uretra é assintomática.

37 VAGINOSE BACTERIANA Diagnóstico Exame a fresco ou esfregaço corado do conteúdo vaginal mostra as células vaginais revestidas por bactérias que são descritas como células indicadoras, células-chave ou clue-cells ; OBS: os lactobacilos, uma defesa natural do hospedeiro, geralmente estão ausentes.

38 VAGINOSE BACTERIANA Diagnóstico ph da secreção vaginal em papel indicador colocado em contato com a parede vaginal, durante um minuto, sem tocar o colo. Na vaginose bacteriana é sempre maior que 4,5, por causa das aminas que resultam de enzimas oriundas de anaeróbios.

39 VAGINOSE BACTERIANA Diagnóstico Teste das aminas: particularmente na presença de vaginose bacteriana, ocorre a liberação de aminas produzidos por germes anaeróbios exalando odor fétido, semelhante ao odor de peixe podre quando o conteúdo vaginal é misturado com 1 ou 2 gotas de KOH a 10%. O odor de peixe pode ser prontamente detectado.

40 VAGINOSE BACTERIANA Diagnóstico O diagnóstico da vaginose bacteriana se confirma quando estiverem presentes três dos seguintes critérios (critérios de Amsel): corrimento vaginal homogêneo, geralmente acinzentado e de quantidade variável; ph vaginal maior que 4,5; teste das aminas positivo; presença de clue cells no exame bacterioscópico.

41 VAGINOSE BACTERIANA Tratamento Escolha: metronidazol Metronidazol (Flagyl ) na dose única de 2 g ou de 500 mg, por via oral, de 12/12 h, durante 7 dias. Um gel vaginal contendo metronidazol também está disponível uma aplicação vaginal, 2x/dia durante 5 dias. Tinidazol 2g ou secnidazol 2g VO dose única

42 VAGINOSE BACTERIANA Tratamento O tratamento poderá ser tópico com creme vaginal contendo clindamicina, aplicado à noite durante 7 dias. A clindamicina também poderá ser utilizada pela via oral na dose de 300 mg de 12/12 h, durante 7 dias.

43

44 VAGINOSE BACTERIANA Observações Parceiros não precisam ser tratados. O tratamento do parceiro é discutível casos de recidiva ou insucesso terapêutico Enfermagem pode tratar tópico e sistêmico (metronidazol) As pacientes com vaginose bacteriana recorrente devem ser testadas para gonorreia e clamídia.

45 VAGINOSE BACTERIANA Observações Há suficiente evidência na literatura para recomendar triagem e tratamento da vaginose bacteriana em gestantes de alto risco para parto pré-termo, para redução dos efeitos adversos perinatais. O mesmo não se pode afirmar em gestação de baixo risco. O tratamento deve ser prolongado e por via oral, não em dose única.

46 VAGINOSE BACTERIANA Metronidazol Antiprotozoário e antibacteriano (eficaz contra bacilos gramnegativos anaeróbios, bacilos gram-positivos esporulados e todos os cocos anaeróbios) Mecanismo de ação O grupo nitro do metronidazol é quimicamente reduzido no interior das bactérias anaeróbias e protozoários sensíveis. Os produtos reativos da redução danificam o DNA microbiano, provocando apoptose.

47 VAGINOSE BACTERIANA Metronidazol Efeitos adversos Náusea, cefaleia, boca seca, gosto metálico (comum). Vômitos, diarreia, dor epigástrica, insônia, fraqueza, tontura, afta, exantema, disúria, urina escura, vertigem, parestesias, neutropenia (infrequentes). Administrar com o estômago vazio. Se efeitos GI ocorrerem, administrar com alimentos. Pancreatite e toxicidade grave do SNC ataxia, encefalopatia, convulsões (raro).

48 VAGINOSE BACTERIANA Metronidazol Precauções Deve ser utilizado com cautela em pacientes com doença do SNC. A terapia com metronidazol é contraindicada nas pacientes com algumas discrasias sanguíneas.

49 VAGINOSE BACTERIANA Metronidazol Precauções A dose deve ser ajustada para pacientes com hepatopatia ou doença renal grave. Causa uma reação semelhante ao dissulfiram com o álcool (efeito tipo dissulfiram/ antabuse) - estritamente evitado.

50 VAGINOSE BACTERIANA Absorção rápida, quantidade apreciável é absorvida no estômago; 90% é metabolizado no fígado; 5-10% sofre excreção inalterada no ar e na urina; Reação devido à ingestão de álcool e dissulfiram: Dissulfiram inibe a acetaldeído desidrogenase; Acetaldeído reativo e tóxico hepatotoxicidade;

51 VAGINOSE BACTERIANA Aumento de acetaldeído na corrente sanguínea; Sensação de calor e rubor, taquicardia, hiperventilação, pânico e angústia, náuseas e vômitos. Metronidazol: reação semelhante (interfere no metabolismo do etanol).

52 VAGINOSE BACTERIANA Metronidazol Precauções É melhor evitar o metronidazol em gestantes ou mulheres durante a amamentação, embora a ocorrência de anormalidades congênitas não tenha sido claramente associada ao uso desse fármaco nos seres humanos. Alguns estudos sugerem que o uso de metronidazol durante a gestação é seguro. O uso durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliado. Contraindicado no 1º trimestre da gestação. Amamentação: interromper a amamentação durante sua administração e por 2 dias após o final da terapia. Altera o sabor do leite.

53 VAGINOSE BACTERIANA Tinidazol Similar ao metronidazol, com atividade semelhante e perfil de toxicidade melhor. Eliminado mais lentamente. Meia-vida: hs. Administrar com alimentos ou logo após as refeições. Contraindicações: gestação (1º tri.), período de amamentação. Evitar uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento.

54 TRICOMONÍASE É uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis (protozoário flagelado), tendo como reservatório a cérvice uterina, a vagina e a uretra. Sua principal forma de transmissão é a sexual. O risco de transmissão por ato é de 60 a 80%. Ela pode ser transmitida por um portador assintomático que aloja o organismo no trato urogenital. As cepas virulentas causam inflamação da vagina e, algumas vezes, da uretra em homens.

55 TRICOMONÍASE Ela pode aumentar o risco de contrair HIV de um parceiro infectado. Trichomonas vaginalis promove a transmissão do vírus HIV = 24% das infecções pelo HIV são diretamente atribuídas à tricomoníase. Predispõe mulheres à doença inflamatória pélvica atípica, ao câncer cervical e à infertilidade.

56 TRICOMONÍASE Pode permanecer assintomática no homem e, na mulher, principalmente após a menopausa. Na mulher, pode acometer a vulva, a vagina e a cérvice uterina, causando cervicovaginite. Excepcionalmente causa corrimento uretral masculino.

57 TRICOMONÍASE Manifestações clínicas Mulher Forma assintomática ao estado agudo da doença; Período de incubação: 3 a 20 dias; Vaginite com corrimento fluido abundante (aquoso ou leitoso) bolhoso; Secreção vaginal amarela e amarelo-esverdeada, com odor fétido e muito irritativa. Mais frequente no período pós-menstrual;

58 TRICOMONÍASE Manifestações clínicas Mulher Prurido e/ou irritação vulvovaginal; Dor pélvica (ocasionalmente); Dispareunia (dor intensa na relação sexual e logo após o ato); Sintomas urinários (disúria, polaciúria); Vagina edematosa com hiperemia da mucosa, com pontos avermelhados (colpite - inflamação do colo do útero - difusa e/ou focal, com aspecto de framboesa).

59 TRICOMONÍASE Manifestações clínicas Homem Comumente assintomática; Uretrite com fluxo leitoso ou purulento; Desconforto ao urinar; Hiperemia do meato uretral; Durante o dia a secreção é escassa; Complicações: prostatite, cistite e balanopostite (inflamação conjunta da glande e prepúcio).

60 TRICOMONÍASE Diagnóstico Utiliza-se o exame direto (a fresco) do conteúdo vaginal ao microscópio, de fácil interpretação e realização. Colhe-se uma gota do corrimento, coloca-se sobre a lâmina com uma gota de solução fisiológica e observa-se ao microscópio, com o condensador baixo e objetiva de 10-40x, buscando o parasita flagelado (em formato de pera) movimentando-se ativamente entre as células epiteliais e os leucócitos.

61 TRICOMONÍASE Diagnóstico A inspeção com um espéculo frequentemente revela o eritema vaginal e cervical com múltiplas petéquias pequenas ( manchas em morango ). O teste do ph vaginal frequentemente mostra valores acima de 4,5.

62 TRICOMONÍASE Diagnóstico A cultura é valiosa em crianças, em casos suspeitos e com exame a fresco e esfregaço repetidamente negativos. É muito difícil de ser realizada, pois requer meio específico e condições de anaerobiose (meio de Diamond). Deve ser recomendada em casos de difícil diagnóstico. O PCR é o padrão-ouro para diagnóstico, mas é de difícil acesso.

63 TRICOMONÍASE Tratamento O tratamento mais efetivo é o metronidazol (Flagyl ), embora a resistência a este fármaco esteja em crescimento. Recomenda-se tratar a paciente e seu parceiro com metronidazol. Ambos recebem uma dose única de 2 g de metronidazol (via oral) ou, como alternativa, 500 mg de 12/12 h (via oral), durante 7 dias. A dose única é mais conveniente maior adesão. Ocasionalmente, percebeu-se que o tratamento por uma semana foi mais efetivo.

64 TRICOMONÍASE Tratamento Segunda opção: Doses elevadas de tinidazol também são efetivas, com poucos efeitos colaterais. Tinidazol 2g (via oral), dose única. Secnidazol 2g (via oral), dose única.

65 TRICOMONÍASE Tratamento Tratamento tópico com óvulos ou cremes de imidazólicos (isoconazol, terconazol), 7 dias: coadjuvante no alívio dos sintomas; Tratamento tópico: metronidazol creme vaginal: 1 vez (2 vezes) ao dia durante 5 a 10 dias OBS: tratamentos locais como iodopovidona, acidificação da vagina por meio de duchas com vinagre e instilação de lactobacilos não superam a eficácia de metronidazol sistêmico.

66 TRICOMONÍASE Tratamento Em gestantes: uso local - óvulos, cremes ou geleias Na gravidez: o metronidazol é contraindicado no 1 trimestre Encaminhar ao médico

67

68 TRICOMONÍASE O achado de Trichomonas vaginalis em uma citologia oncológica de rotina impõe o tratamento da mulher e também do seu parceiro sexual, já que se trata de uma DST. Parceiros: tratar ao mesmo tempo que a paciente e com o mesmo medicamento em dose única. Portadoras do HIV: devem ser tratadas com os mesmos esquemas.

69 TRICOMONÍASE Observações Durante o tratamento com qualquer dos medicamentos sugeridos, deve-se evitar a ingestão de álcool efeito antabuse, devido interação de derivados imidazólicos com álcool.

70 TRICOMONÍASE Observações A tricomoníase vaginal pode alterar a classe da citologia oncológica. Por isso, nos casos em que houver alterações morfológicas celulares e tricomoníase, deve-se realizar o tratamento e repetir a citologia após 3 meses, para avaliar se as alterações persistem.

71 TRICOMONÍASE Observações Durante o tratamento, devem ser suspensas as relações sexuais. Manter o tratamento se a paciente menstruar. Enfermagem pode tratar sistêmico (metronidazol) e tópico.

72 TRICOMONÍASE Observações Ações complementares de controle de DST que incluem: aconselhar, oferecer testes VDRL, anti-hiv, sorologia para Hepatite B e C. Enfatizar adesão ao tratamento, convocar parceiro(s), notificar, agendar retorno.

73 VAGINITE ATRÓFICA Depois da menopausa, a mucosa vaginal fica mais delgada e pode atrofiar-se, tornando a área vaginal mais suscetível à infecção. Essa condição pode ser complicada por infecção causada por bactérias piogênicas, resultando em vaginite atrófica. A leucorreia (secreção vaginal) pode provocar prurido e queimação.

74 VAGINITE ATRÓFICA O tratamento é semelhante àquele para a vaginose bacteriana quando as bactérias estão presentes. Os hormônios estrogênicos, quer ingeridos por via oral, quer inseridos na vagina em forma de um creme, também podem ser efetivos na restauração do epitélio.

75 REFERÊNCIAS AMATO NETO, Vicente; NICODEMO, Antonio Carlos; LOPES, Hélio Vasconcellos. Antibióticos na prática médica. 6. ed. São Paulo: Sarvier, Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Manual de Bolso das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde. 2ª ed Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde. 4ª ed Formulário terapêutico nacional 2010: Rename /Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, p. : il. (Série B. Textos Básicos de Saúde) SMELTZER, Suzanne C.; BARE, Brenda G. Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, v.

CORRIMENTO VAGINAL (VULVOVAGINITES) UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Setor de Genitoscopia Prof André Luis F. Santos 2010

CORRIMENTO VAGINAL (VULVOVAGINITES) UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Setor de Genitoscopia Prof André Luis F. Santos 2010 CORRIMENTO VAGINAL (VULVOVAGINITES) UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Setor de Genitoscopia Prof André Luis F. Santos 2010 CONCEITO (VULVOVAGINITES) Qualquer acometimento infeccioso e/ou inflamatório da vulva e

Leia mais

Vulvovaginites Recorrentes. Maristela Vargas Peixoto

Vulvovaginites Recorrentes. Maristela Vargas Peixoto Vulvovaginites Recorrentes Maristela Vargas Peixoto VULVOVAGINITES Frequência elevada Manifestações clínicas desconfortáveis Atividades cotidianas Desempenho sexual Alterações na pele e mucosas favorecem

Leia mais

Infecções Vulvo-vaginais

Infecções Vulvo-vaginais Infecções Vulvo-vaginais Sintomatologia: Leucorréia (Corrimento Vaginal) Prurido Dor Tumoração Lesões Verrucosas Queixas Urinárias (Ardor Miccional, Disúria, etc...) Leucorréia Inespecífica Leucorréia

Leia mais

CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO José Eleutério Junior Francisco das Chagas Medeiros Raquel Autran Coelho Quadros clínicos de corrimento e prurido genital ocorrem

Leia mais

Corrimento vaginal Resumo de diretriz NHG M38 (primeira revisão, agosto 2005)

Corrimento vaginal Resumo de diretriz NHG M38 (primeira revisão, agosto 2005) Corrimento vaginal Resumo de diretriz NHG M38 (primeira revisão, agosto 2005) Dekker JH, Boeke AJP, Gercama AJ, Kardolus GJ, Boukes FS traduzido do original em holandês por Luiz F.G. Comazzetto 2014 autorização

Leia mais

Trinizol -M Tinidazol Nitrato de miconazol

Trinizol -M Tinidazol Nitrato de miconazol Trinizol -M Tinidazol Nitrato de miconazol Creme vaginal Uso intravaginal APRESENTAÇÃO TRINIZOL -M CREME VAGINAL: caixa contendo bisnaga com 80 g de creme e 1 aplicador. TRINIZOL -M CREME VAGINAL: caixa

Leia mais

VULVOVAGINITES XXIII CONGRESSO MÉDICO ESTADUAL DA PARAÍBA MT/CCS/DMI/HULW

VULVOVAGINITES XXIII CONGRESSO MÉDICO ESTADUAL DA PARAÍBA MT/CCS/DMI/HULW VULVOVAGINITES XXIII CONGRESSO MÉDICO ESTADUAL DA PARAÍBA VULVOVAGINITES Todas as manifestações inflamatórias e/ou infecciosas do trato genital feminino inferior Causas: Agentes infecciosos Agentes alérgicos

Leia mais

LEUCORRÉIA (CORRIMENTOS GENITAIS)

LEUCORRÉIA (CORRIMENTOS GENITAIS) Faculdade de Medicina de Santo Amaro Liga de Saúde da Mulher LEUCORRÉIA (CORRIMENTOS GENITAIS) André Augusto S. Dos Santos Juliana da S. Milhomem Renato César Monteiro Maio/2011 LEUCORRÉIA A leucorréia

Leia mais

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS

PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS COLÉGIO JOÃO PAULO I LABORATÓRIO DE BIOLOGIA - 2º ANO PROF. ANDRÉ FRANCO FRANCESCHINI PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS AMEBÍASE Agente causador: Entamoeba histolytica. Diagnóstico: E. P. F. exame parasitológico

Leia mais

CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. José Eleutério Junior Francisco das Chagas Medeiros Raquel Autran Coelho

CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. José Eleutério Junior Francisco das Chagas Medeiros Raquel Autran Coelho CAPÍTULO 16 PROCESSOS INFLAMATÓRIOS GENITAIS: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO José Eleutério Junior Francisco das Chagas Medeiros Raquel Autran Coelho Quadros clínicos de corrimento e prurido genital ocorrem

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 5. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 5. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 5 Profª. Lívia Bahia Vulvovaginites Manifestação inflamatória e/ou infecciosa do trato genital feminino inferior, ou seja, vulva, vagina

Leia mais

Infecções ginecológicas. - Vulvovaginites e DIP -

Infecções ginecológicas. - Vulvovaginites e DIP - Cadeira de Clínica Obstétrica e Ginecológica Infecções ginecológicas. - Vulvovaginites e DIP - C. Calhaz Jorge Ano lectivo de 2009/ 2010 Infecções ginecológicas. Vulvovaginites e DIP Sistemas de defesa

Leia mais

Exame de Papanicolaou. para Diagnóstico da Flora. Vaginal

Exame de Papanicolaou. para Diagnóstico da Flora. Vaginal Exame de Papanicolaou para Diagnóstico da Flora Vaginal Meio Vaginal Sistema ecológico em equilíbrio ( @ 10 5-10 7 bact/g secreção) VAGINA Incubadora natural Condições de umidade, temperatura e nutrientes

Leia mais

Elementos normais em esfregaços cérvicovaginais

Elementos normais em esfregaços cérvicovaginais Colpocitopatologia (Citologia cérvico-vaginal) Para que serve - Pesquisa a presença de células cancerígenas, lesões atípicas no colo do útero e a presença de bactérias, vírus, fungos e parasitas. Como

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs

VAMOS FALAR SOBRE. AIDS + DSTs VAMOS FALAR SOBRE AIDS + DSTs AIDS A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) atinge indiscriminadamente homens e mulheres e tem assumido proporções assustadoras desde a notificação dos primeiros

Leia mais

VULVOVAGINITES E CERVICITES D I P A CORRIMENTO URETRAL MASCULINO ÚLCERA GENITAL

VULVOVAGINITES E CERVICITES D I P A CORRIMENTO URETRAL MASCULINO ÚLCERA GENITAL GINECOLOGIA D S T VULVOVAGINITES E CERVICITES D I P A CORRIMENTO URETRAL MASCULINO ÚLCERA GENITAL DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST) MINISTÉRIO DA SAÚDE Abordagem ao portador de DST O objetivo desse

Leia mais

GINECOLOGIA D S T ( I S T )

GINECOLOGIA D S T ( I S T ) GINECOLOGIA D S T ( I S T ) VULVOVAGINITES E CERVICITES D I P A CORRIMENTO URETRAL MASCULINO ÚLCERA GENITAL Saúde sexual: abordagem centrada na pessoa com vida sexual ativa Estratégia de atenção integral

Leia mais

Vulvovaginites. Aline Estefanes Eras Yonamine

Vulvovaginites. Aline Estefanes Eras Yonamine Vulvovaginites Aline Estefanes Eras Yonamine Definição Manifestação inflamatória e/ou infecciosa do trato genital inferior (vulva, vagina ou ectocérvice) que se manifesta por meio de corrimento vaginal

Leia mais

Infecções sexualmente transmissíveis

Infecções sexualmente transmissíveis Escola secundária com 2º e 3º ciclos Anselmo de Andrade Infecções sexualmente transmissíveis 9ºD Ciências Naturais 2011/2012 Professora: Isabel Marques Trabalho realizado por: Inês Pinto nº9 Mariana Cantiga

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Doenças Sexualmente Transmissíveis são aquelas que são mais comumente transmitidas através da relação sexual. PRINCIPAIS DOENÇAS SEXUALMENTE

Leia mais

Naxogin nimorazol. Naxogin 500 mg em embalagem contendo 8 comprimidos. Cada comprimido de Naxogin contém 500 mg de nimorazol.

Naxogin nimorazol. Naxogin 500 mg em embalagem contendo 8 comprimidos. Cada comprimido de Naxogin contém 500 mg de nimorazol. Naxogin nimorazol PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Naxogin Nome genérico: nimorazol Forma farmacêutica e apresentações: Naxogin 500 mg em embalagem contendo 8 comprimidos. USO ADULTO USO ORAL Composição:

Leia mais

Fungirox Esmalte Ciclopirox

Fungirox Esmalte Ciclopirox Fungirox Esmalte Ciclopirox Apresentação Frasco com 6 g de esmalte, 2 frascos com removedor de esmalte e 24 lixas para unha. Esmalte Uso tópico USO ADULTO COMPOSIÇÃO Ciclopirox... 80 mg Veículo q.s.p....1

Leia mais

Papilomavírus Humano HPV

Papilomavírus Humano HPV Papilomavírus Humano HPV -BIOLOGIA- Alunos: André Aroeira, Antonio Lopes, Carlos Eduardo Rozário, João Marcos Fagundes, João Paulo Sobral e Hélio Gastão Prof.: Fragoso 1º Ano E.M. T. 13 Agente Causador

Leia mais

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO

CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,

Leia mais

PAPANICOLAOU COMO MÉTODO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS VAGINITES

PAPANICOLAOU COMO MÉTODO AUXILIAR DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS VAGINITES 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE

Leia mais

Gino-Canesten 1 Comprimido Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

Gino-Canesten 1 Comprimido Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como antifúngicos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Gino-Canesten 1, 500 mg, Comprimido Vaginal Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

Monuríl fosfomicina trometamol. Granulado

Monuríl fosfomicina trometamol. Granulado Monuríl fosfomicina trometamol Granulado Forma farmacêutica e apresentação: Caixa com 1 envelope de granulado com 8g. USO ADULTO - USO ORAL Composição: Granulado Cada envelope contém: 5,631 g de fosfomicina

Leia mais

Trichomonas vaginalis. Profª. Me.: Anny C.G. Granzoto

Trichomonas vaginalis. Profª. Me.: Anny C.G. Granzoto Trichomonas vaginalis Profª. Me.: Anny C.G. Granzoto 1 CLASSIFICAÇÃO TAXONÔMICA CARACTERIZADA POR APRESENTAR 3 A 6 FLAGELOS, AXÓSTILO A denominação dos gêneros são feitas pelo número de flagelos livres:

Leia mais

Doenças sexualmente transmissíveis

Doenças sexualmente transmissíveis Doenças sexualmente transmissíveis Lília Maria de Azevedo Moreira SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MOREIRA, LMA. Doenças sexualmente transmissíveis. In: Algumas abordagens da educação sexual

Leia mais

Síndrome DST Agente Tipo Transmissã o Sexual Vaginose bacteriana Candidíase

Síndrome DST Agente Tipo Transmissã o Sexual Vaginose bacteriana Candidíase Síndrome DST Agente Tipo Transmissã o Sexual Vaginose bacteriana Candidíase Corrimentos Gonorréia Clamídia Tricomonías e múltiplos bactéria NÃO SIM Candida albicans Neisseria gonorrhoeae Chlamydia trachomatis

Leia mais

COMO ATUAR NO DIAGNÓSTICO PRÁTICO E TRATAMENTO DO CORRIMENTO GENITAL FEMININO E CERVICITES

COMO ATUAR NO DIAGNÓSTICO PRÁTICO E TRATAMENTO DO CORRIMENTO GENITAL FEMININO E CERVICITES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE TOCO-GINECOLOGIA COMO ATUAR NO DIAGNÓSTICO PRÁTICO E TRATAMENTO DO CORRIMENTO GENITAL FEMININO E CERVICITES Ana Katherine

Leia mais

COLPISTAR. Farmoquímica S/A Creme Vaginal 250 mg/4g + 100.000 UI/4g + 5 mg/4g + 10 mg/4g. Colpistar_AR010914_Bula Paciente

COLPISTAR. Farmoquímica S/A Creme Vaginal 250 mg/4g + 100.000 UI/4g + 5 mg/4g + 10 mg/4g. Colpistar_AR010914_Bula Paciente COLPISTAR Farmoquímica S/A Creme Vaginal 250 mg/4g + 100.000 UI/4g + 5 mg/4g + 10 mg/4g BULA PACIENTE COLPISTAR metronidazol + nistatina + cloreto de benzalcônio + lisozima APRESENTAÇÃO: Creme vaginal

Leia mais

ANTIFÚNGICOS MICOSES

ANTIFÚNGICOS MICOSES ANTIFÚNGICOS MICOSES Fungos patogênicos Infectam diretamente o hospedeiro oportunistas Raramente causam infecções, mas aproveitam os momentos de queda da resistência imunológica Fungos Células mais complexas

Leia mais

ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA.

ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA. Poliginax sulfato de polimixina B...35.000 UI sulfato de neomicina...35.000 UI nistatina...100.000 UI tinidazol...150 mg ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL LTDA. óvulo BULA DO PACIENTE I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO:

Leia mais

Gino-Canesten Creme Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como "antifúngicos".

Gino-Canesten Creme Vaginal contém a substância ativa clotrimazol pertencente a um grupo de substâncias conhecido como antifúngicos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Gino-Canesten 10 mg/g Creme Vaginal Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

PLANEJANDO A GRAVIDEZ

PLANEJANDO A GRAVIDEZ dicas POSITHIVAS PLANEJANDO A GRAVIDEZ Uma pessoa que vive com HIV/aids pode ter filhos biológicos? Pode. As pessoas que vivem com HIV/aids não devem abandonar seus sonhos, incluindo o desejo de construir

Leia mais

Caso Real: Vaginose Bacteriana

Caso Real: Vaginose Bacteriana Caso Real: Vaginose Bacteriana Isabel do Val Profª Adjunta Ginecologia UFF Chefe Amb. Patologia TGI e Colposcopia-UFF Fellow ISSVD Board Member IFCPC Identificação: 35 anos, branca. QP: corrimento com

Leia mais

vaginais ou por via oral.

vaginais ou por via oral. ÓLEO DE MELALEUCA em creme vaginal Ação cientificamente comprovada no tratamento da C. albicans: 90% de sucesso! Doutor, O objetivo desse Informe Científico é apresentar o creme vaginal com Óleo de Melaleuca

Leia mais

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015

DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015 01/05/2015 CÂNCER UTERINO É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem CÂNCER CERVICAL se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Gino-Canesten 1, 500 mg, Comprimido Vaginal Clotrimazol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode

Leia mais

ABORDAGEM DO PARCEIRO NA CANDIDÍASE RECORRENTE E NA TRICOMONÍASE

ABORDAGEM DO PARCEIRO NA CANDIDÍASE RECORRENTE E NA TRICOMONÍASE ABORDAGEM DO PARCEIRO NA CANDIDÍASE RECORRENTE E NA TRICOMONÍASE Filomena Aste Silveira Mestre ginecologia UFRJ Doutoranda UFRJ Medica do IG UFRJ Profª. Faculdade de Medicina de Valença Candidíase vulvo

Leia mais

HIV. O vírus da imunodeficiência humana HIV-1 e HIV-2 são membros da família Retroviridae, na subfamília Lentividae.

HIV. O vírus da imunodeficiência humana HIV-1 e HIV-2 são membros da família Retroviridae, na subfamília Lentividae. A Equipe Multiprofissional de Saúde Ocupacional da UDESC lembra: Dia 01 de dezembro é dia mundial de prevenção à Aids! Este material foi desenvolvido por alunos do Departamento de Enfermagem da Universidade

Leia mais

BAYCUTEN N I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. clotrimazol acetato de dexametasona

BAYCUTEN N I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. clotrimazol acetato de dexametasona I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO BAYCUTEN N clotrimazol acetato de dexametasona FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO TÓPICO Baycuten N é apresentado em bisnagas contendo 20, 30

Leia mais

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil.

Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. É legal saber! Gravidez Transar uma única vez, pode engravidar? Sim. Principalmente se a mulher estiver no período fértil. Minha menstruação na desceu. Estou grávida? Depende. É importante cada mulher

Leia mais

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae.

-Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Os Papiloma Vírus Humanos (HPV) são vírus da família Papovaviridae. -Chamado de HPV, aparece na forma de doenças como condiloma acuminado, verruga genital ou crista de galo. -Há mais de 200 subtipos do

Leia mais

Ano lectivo 2004/2005. Andreia Alves Nuno Gonçalves Rita Ferreira

Ano lectivo 2004/2005. Andreia Alves Nuno Gonçalves Rita Ferreira Ano lectivo 2004/2005 Andreia Alves Nuno Gonçalves Rita Ferreira Este trabalho vai falar de: Doenças sexualmente transmissíveis. Meios contraceptivos. Como usar alguns dos métodos m de contracepção. As

Leia mais

Colpistatin. Aché Laboratórios Farmacêuticos Creme vaginal 62,5 mg/g + 25.000 UI/g + 1,25 mg/g. Colpistatin_BU 01_VP 1

Colpistatin. Aché Laboratórios Farmacêuticos Creme vaginal 62,5 mg/g + 25.000 UI/g + 1,25 mg/g. Colpistatin_BU 01_VP 1 Colpistatin Aché Laboratórios Farmacêuticos Creme vaginal 62,5 mg/g + 25.000 UI/g + 1,25 mg/g Colpistatin_BU 01_VP 1 BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

cartões de bolso serié 2 SEXO SEGURO

cartões de bolso serié 2 SEXO SEGURO cartões de bolso serié 2 SEXO SEGURO 1 O que quer dizer sexo seguro? Sexo seguro quer dizer, práticas sexuais responsáveis sem riscos de engravidar, ou de contrair uma infecção transmitida sexualmente,

Leia mais

Métodos contracetivos

Métodos contracetivos Métodos contracetivos Os futuros pais podem e devem planear a sua família Assim, para evitar uma gravidez indesejada, devem recorrer a métodos contracetivos. podem ser Naturais Não Naturais Calculam o

Leia mais

APRESENTAÇÃO Creme vaginal de 10 mg/g: embalagem com 35 g + 6 aplicadores descartáveis.

APRESENTAÇÃO Creme vaginal de 10 mg/g: embalagem com 35 g + 6 aplicadores descartáveis. clotrimazol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme vaginal de 10 mg/g: embalagem com 35 g + 6 aplicadores descartáveis. USO VAGINAL USO ADULTO COMPOSIÇÃO Cada grama de creme vaginal

Leia mais

CLOTRIGEL. Glenmark Farmacêutica Ltda. Creme vaginal 100 mg/5g. Clotrigel_VP01

CLOTRIGEL. Glenmark Farmacêutica Ltda. Creme vaginal 100 mg/5g. Clotrigel_VP01 CLOTRIGEL Glenmark Farmacêutica Ltda. Creme vaginal 100 mg/5g CLOTRIGEL clotrimazol I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome genérico: clotrimazol APRESENTAÇÕES Cada bisnaga de Clotrigel contém 20g de creme

Leia mais

Doenças Sexualmente Transmissíveis (pág. 273)

Doenças Sexualmente Transmissíveis (pág. 273) Doenças Sexualmente Transmissíveis (pág. 273) -DST (no passado conhecidas como doenças venéreas ou doenças de rua ); - São doenças transmitidas por meio de ato sexual ou contato com sangue do doente; -

Leia mais

INFECÇÕES DO TRATO GENITAL INFERIOR

INFECÇÕES DO TRATO GENITAL INFERIOR INFECÇÕES DO TRATO GENITAL OBSTETRÍCIA INFERIOR Rotinas Assistenciais da Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro CONDILOMATOSE Manifestação clínica benigna associada principalmente

Leia mais

AIDS & DST s. Prevenção e controle para uma vida sexual segura.

AIDS & DST s. Prevenção e controle para uma vida sexual segura. AIDS & DST s Prevenção e controle para uma vida sexual segura. aids A aids é uma doença causada pelo HIV, vírus da imu-nodeficiência humana que destrói o sistema imunológico responsável pela defesa do

Leia mais

No tempo da Grécia antiga foram chamadas de doenças venéreas, como referência a Vênus, a Deusa do Amor.

No tempo da Grécia antiga foram chamadas de doenças venéreas, como referência a Vênus, a Deusa do Amor. As DST acompanham a história da humanidade. Durante a evolução da espécie humana, as DST vêm acometendo pessoas de todas as classes, sexos e religiões. No tempo da Grécia antiga foram chamadas de doenças

Leia mais

NAXOGIN COMPRIMIDOS. 500 mg

NAXOGIN COMPRIMIDOS. 500 mg NAXOGIN COMPRIMIDOS 500 mg Naxogin nimorazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Naxogin Nome genérico: nimorazol APRESENTAÇÕES Naxogin comprimidos de 500 mg em embalagens contendo 8 comprimidos.

Leia mais

GINO-CANESTEN clotrimazol

GINO-CANESTEN clotrimazol I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO GINO-CANESTEN clotrimazol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Gino-Canesten é apresentado em embalagem com 35 g de creme vaginal a 1% de clotrimazol acompanhado de 6 aplicadores

Leia mais

HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA

HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA HORMÔNIOS SEXUAIS SISTEMA ENDÓCRINO FISIOLOGIA HUMANA GLÂNDULAS SEXUAIS GÔNADAS MASCULINAS = TESTÍCULOS GÔNADAS FEMININAS = OVÁRIOS PRODUZEM GAMETAS E HORMÔNIOS SEXUAIS CONTROLE HORMONAL DO SISTEMA TESTÍCULOS

Leia mais

Metronidazol Inpharma

Metronidazol Inpharma FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Composição: Metronidazol Inpharma Comprimidos e Pó para suspensão oral Comprimidos: Cada comprimido contém 250 mg de metronidazol. Excipientes: Amido de

Leia mais

Tralen 1% tioconazol. Tralen 1% pó dermatológico em embalagem contendo 1 frasco plástico com 30 gramas.

Tralen 1% tioconazol. Tralen 1% pó dermatológico em embalagem contendo 1 frasco plástico com 30 gramas. Tralen 1% tioconazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Tralen Nome genérico: tioconazol APRESENTAÇÕES Tralen 1% pó dermatológico em embalagem contendo 1 frasco plástico com 30 gramas. VIA

Leia mais

Guia do Paciente DAPAGLIFLOZINA

Guia do Paciente DAPAGLIFLOZINA Guia do Paciente DAPAGLIFLOZINA Índice Tratando seu diabetes tipo 2 com DAPAGLIFLOZINA 3 Como funciona? 4 Como devo utilizar? 5 Quais são os principais efeitos colaterais do tratamento com DAPAGLIFLOZINA?

Leia mais

Tralen 28% tioconazol. Tralen 28% solução para unhas em embalagem contendo 1 frasco com 12 ml.

Tralen 28% tioconazol. Tralen 28% solução para unhas em embalagem contendo 1 frasco com 12 ml. Tralen 28% tioconazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Tralen Nome genérico: tioconazol APRESENTAÇÕES Tralen 28% solução para unhas em embalagem contendo 1 frasco com 12 ml. VIA DE ADMINISTRAÇÃO:

Leia mais

Otofoxin cloridrato de ciprofloxacino SOLUÇÃO OTOLÓGICA

Otofoxin cloridrato de ciprofloxacino SOLUÇÃO OTOLÓGICA Otofoxin cloridrato de ciprofloxacino SOLUÇÃO OTOLÓGICA USO ADULTO USO OTOLÓGICO Forma farmacêutica e apresentação Solução otológica: frasco contendo 10 ml com conta-gotas. Composição Cada (1 ml) contém

Leia mais

Gino-Loprox ciclopirox olamina

Gino-Loprox ciclopirox olamina Modelo de Bula SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. Gino-Loprox ciclopirox olamina Forma farmacêutica e apresentação

Leia mais

Métodos Contraceptivos Reversíveis. DSR- www.saudereprodutiva.dgs.pt

Métodos Contraceptivos Reversíveis. DSR- www.saudereprodutiva.dgs.pt Métodos Contraceptivos Reversíveis Estroprogestativos orais Pílula 21 cp + 7 dias pausa existem vários, podendo ser escolhido o que melhor se adapta a cada mulher são muito eficazes, quando se cumprem

Leia mais

Namoro, disciplina e liberdade: problematizando afetividades e sexualidades em uma Escola Família Agrícola

Namoro, disciplina e liberdade: problematizando afetividades e sexualidades em uma Escola Família Agrícola Este material foi elaborado como forma de devolução de dados em pesquisa intitulada Namoro, disciplina e liberdade: problematizando afetividades e sexualidades em uma Escola Família Agrícola realizada,

Leia mais

CARTRAX tioconazol, tinidazol. APRESENTAÇÕES Cartrax creme vaginal em embalagem contendo 1 bisnaga de 35 g, acompanhada de 7 aplicadores descartáveis.

CARTRAX tioconazol, tinidazol. APRESENTAÇÕES Cartrax creme vaginal em embalagem contendo 1 bisnaga de 35 g, acompanhada de 7 aplicadores descartáveis. CARTRAX tioconazol, tinidazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Nome comercial: Cartrax Nome genérico: tioconazol e tinidazol. APRESENTAÇÕES Cartrax creme vaginal em embalagem contendo 1 bisnaga de 35

Leia mais

VULNAGEN. (tioconazol + tinidazol)

VULNAGEN. (tioconazol + tinidazol) VULNAGEN (tioconazol + tinidazol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Creme Vaginal 100mg + 150mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: VULNAGEN tioconazol + tinidazol APRESENTAÇÃO Creme vaginal

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

Hepatites Virais 27/07/2011

Hepatites Virais 27/07/2011 SOCIEDADE DIVINA PROVIDÊNCIA Hospital Nossa Senhora da Conceição Educação Semana Continuada de Luta Contra em CCIH as Hepatites Virais 27/07/2011 Enfº Rodrigo Cascaes Theodoro Enfº CCIH Rodrigo Cascaes

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE FOLLOW-UP - HOMEM VIH NEGATIVO

QUESTIONÁRIO DE FOLLOW-UP - HOMEM VIH NEGATIVO INSTRUÇÕES PARA A EQUIPA DO ESTUDO: Os participantes no estudo devem preencher o questionário de follow-up com intervalos regulares de -6 meses. Certifique-se de que é distribuído o questionário adequado.

Leia mais

Tipos de Anticoncepcionais

Tipos de Anticoncepcionais Tipos de Anticoncepcionais Dr. Orlando de Castro Neto Métodos anticoncepcionais ou métodos contraceptivos são maneiras, medicamentos e dispositivos usados para evitar a gravidez. Muitas vezes o método

Leia mais

Não utilize POLARAMINE Creme se você já teve alguma reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.

Não utilize POLARAMINE Creme se você já teve alguma reação incomum a qualquer um dos componentes da fórmula do produto. POLARAMINE Creme maleato de dexclorfeniramina FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES POLARAMINE Creme é indicado para uso na pele. POLARAMINE Creme apresenta-se em bisnagas de 30 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

REPRODUÇÃO HUMANA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS OU ANTICONCEPCIONAIS. Prof. Me. Cristino Rêgo 8º Ano Ensino Fundamental II

REPRODUÇÃO HUMANA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS OU ANTICONCEPCIONAIS. Prof. Me. Cristino Rêgo 8º Ano Ensino Fundamental II REPRODUÇÃO HUMANA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS OU ANTICONCEPCIONAIS Prof. Me. Cristino Rêgo 8º Ano Ensino Fundamental II Métodos Contraceptivos ou Anticoncepcionais 1 Coito Interrompido (Onanismo): Consiste

Leia mais

DSTs. Como é contraída; Como evitar; Como tratar. PIBID:Fernanda Alves,Fernanda Gallon,Luciana Catardo e Priscila Faccinello

DSTs. Como é contraída; Como evitar; Como tratar. PIBID:Fernanda Alves,Fernanda Gallon,Luciana Catardo e Priscila Faccinello DSTs Como é contraída; Como evitar; Como tratar PIBID:Fernanda Alves,Fernanda Gallon,Luciana Catardo e Priscila Faccinello O que são DSTs? A sigla DSTs quer dizer doenças sexualmente transmissíveis;ou

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

AIDS / Uma epidemia em expansão

AIDS / Uma epidemia em expansão A negociação da divisão de trabalho, no cuidado com a casa, com os filhos, com a alimentação e etc.. vem sendo um dos grandes assuntos debatidos entre casais nos tempos modernos. Ainda assim, freqüentemente

Leia mais