AULA Conhecendo o Visual FoxPro 8.0 Parte 2 Na aula anterior, vimos sobre: a) Janela de comando b) Gerenciador de Projetos c) Database Designer e Table Designer Prosseguiremos então a conhecer as ferramentas mais importantes do ambiente de desenvolvimento do Visual FoxPro. A Ferramenta Form Designer O Visual FoxPro é bastante conhecido por sua extrema facilidade de aprendizado e utilização. Sem dúvida o que o torna tão atraente são suas ferramentas bem projetadas para lhe proporcionar a maior produtividade numa linha de aprendizado relativamente curta. A Form Designer é uma das várias ferramentas que se pode dizer de alta produtividade encontradas no Visual FoxPro. No desenvolvimento de aplicativos voltados para a resolução de problemas empresariais é muito comum que seja necessária a criação de diversos formulários para entrada e também para a apresentação de dados. Mesmo com o advento da programação orientada a objetos (OOP) ainda é muito comum a necessidade da digitação de muito código fonte para a obtenção de pouco resultado. Para contornar esses problemas, a equipe de desenvolvimento do Visual FoxPro criou várias ferramentas RAD (Rapid Application Development), ou seja ferramentas para Desenvolvimento Rápido de Aplicações, que possibilitam alta produtividade com pouco trabalho. Uma dessas ferramentas é a Form Designer, a qual vamos conhecê-la superficialmente neste momento. Para ativar a Form Designer há no mínimo duas maneiras rápidas. Você pode acionar o Menu File e escolher New. Aparecerá o diálogo New, apresentada na figura 3.1 exibida a seguir:
Figura 3.1 Diálogo New No diálogo New, escolha Form e depois clique no botão New File. A segunda forma de acionar a Form Designer é digitar CREATE FORM a partir da janela de comandos. Independente do meio utilizado, o resultado será o mesmo:
Figura 3.2 Form Designer Observe na figura 3.2 que juntamente com a Form Designer existe uma barra de ferramentas chamada Form Controls a qual utilizamos para inserir controles nos formulários. Futuramente estaremos conhecendo também a Toolbox que é outra ferramenta para inserção de controles em formulários, porém, esta última é um recurso exclusivo da versão 8.0 em diante. Além da barra de ferramentas temos também o menu Form e uma janela chamada Properties (propriedades). Esta última é utilizada para acessarmos as PEM s (propriedades, eventos e métodos) do formulário. Figura 3.3 Janela propriedades Caso a janela propriedades não tenha aparecido automaticamente, basta clicar no formulário com o botão direito e escolher Properties. Apenas a título de ilustração, vamos arrastar alguns controles da barra de ferramentas Form Controls para dentro de nosso formulário. Insira os seguintes controles no formulário, segundo a figura 3.4: 3 TextBox (caixa de texto) 3 Labels (texto descritivo) 1 Command Button (botão de comando)
Figura 3.4 Controles inseridos no formulário. Agora salve seu formulário e em seguida execute-o, clicando no botão Run (! ) da barra de ferramentas padrão do Visual FoxPro. O resultado será algo como: Figura 3.5 Form1 sendo executado Como você percebeu, não é difícil inserir os controles no formulário e formatar sua aparência. No entanto este formulário não tem nenhuma funcionalidade. Permite apenas que se preencha os Text Boxes, mas não realiza nada com as informações preenchidas. O botão de comandos também não executa nenhuma ação se clicado. Nesse momento, nosso objetivo é apenas de apresentar a ferramenta e qual o seu
objeto. Em aulas subseqüentes estaremos aprendendo a lidar com a parte da programação dos controles. A Ferramenta Menu Designer De acordo com o Dicionário Houaiss, menu (na informática) significa lista de opções ou entradas postas à disposição do usuário, que aparece no vídeo de um terminal de computador com as funções que este poderá, a seguir, realizar por meio de um programa ou de um software. Um dos itens mais comuns em nossos softwares realmente é o Menu. Dificilmente encontramos uma aplicação sem um menu, mas isto não é regra. O fato é que o menu torna fácil o acesso às diversas opções disponíveis em nosso software, permitindo-nos ainda sua organização em grupos separados de acordo com a função a ser executada. Observe na figura 3.6 o menu do Visual FoxPro um exemplo clássico de menu padrão Win32. Figura 3.6 Menu do Visual FoxPro Codificar um menu manualmente não é lá uma das tarefas mais agradáveis de se fazer. Por isso existe uma excelente ferramenta visual para a construção do menus no Visual FoxPro, a Menu Designer.
Vamos agora conhecer algumas características da ferramenta Menu Designer. Para tal, vamos conhecer duas formas de acioná-lo. Uma a partir do menu File / New, e a outra a partir da Janela de Comandos, para não perdermos o costume de utilizá-la. Vamos ao trabalho! Clique no menu File e escolha New e depois Menu, clicando em New File: Figura 3.7 Diálogo New Ou digite CREATE MENU na Janela de Comandos Aparecerá a janela do New Menu para você escolher o tipo de menu, que poderá ser Menu ou Shortcut. No nosso caso, vamos escolher Menu. Figura 3.8 Escolhendo o tipo de menu
Aparecerá então a janela da Menu Designer. A partir daí podemos montar nosso menu incluindo sub-menus, comandos, pads, procudures, além de definir outras opções como teclas de acesso rápido, condições para desabilitar o menu, inclusão de figuras no menu entre outras coisas. Figura 3.9 Ferramenta Menu Designer Para testar o resultado do nosso trabalho, basta clicar no botão Preview do Menu Designer que o menu do Visual FoxPro será substituído pelo menu que estivermos desenhando. Como você viu, não é difícil trabalhar com o Menu Designer. Nesse primeiro contato com o mesmo, o objetivo era de apenas conhecer a interface e saber o que podemos realizar com o mesmo. Haveremos de ter um capítulo inteiro destinado apenas à criação de menus. A Ferramenta Report Designer É normal que projetemos nossas aplicações com a finalidade de coletar informações, resolver problemas e enfim gerarmos novas informações. Essas novas informações precisam ser apresentadas aos usuários de nossa aplicação de alguma forma, podendo ser por meio de consultas em tela, relatórios ou em ambas as formas. Independente da forma como queremos apresentar essas informações, o Visual FoxPro possui ferramentas extremamente capazes de executá-las. Uma dessas ferramentas é a Report Designer, utilizado para a criação de relatórios. Vamos conhecer a interface básica da Report Designer, e algumas das tarefas que podemos realizar com esta ferramenta.
Para ativar da janela da Report Designer, podemos seguir o padrão já utilizando para as ferramentas anteriores. Ou podemos acessá-lo através do menu File / New, ou através da janela de comandos. Vamos então ativá-lo para que possamos examiná-lo. Clique no menu File, e depois em New. Escolha a opção Report e clique no botão New File. Figura 3.10 Diálogo New / Report Ou digite CREATE REPORT na Command Window. O resultado será o seguinte:
Figura 3.11 Ferramenta Report Designer Figura 3.12 Barra de ferramentas Report Controls Note nas figura 3.11 e 3.12 os elementos básicos da Report Designer. Descreverei abaixo alguns desses elementos: Barra de Ferramentas Report Controls possui os controles que podem ser inseridos num relatório. Os controles disponíveis são: a) Label controle usado para a inserção de textos fixos. b) Field controle usado para inserir campos de tabelas de banco de dados, variáveis de memória e fórmulas. c) Line controle usado para inserir linhas horizontais e verticais com o intuito de deixar os relatórios mais agradáveis de serem lidos. Pode-se criar relatórios extremamente complexos e bem formatados. d) Rectangle - controle usado para inserir um retângulo no relatório. e) Rounded Rectangle controle usado para inserir um retângulo com cantos arredondados no relatório.
f) Picture/ActiveX Bound Control usado para inserção de figuras no relatório. Podem ser inseridas figuras a partir de arquivos e também de campos de tabelas do banco de dados. Além da barra de ferramentas, há também outros componentes como a régua, usada para se ter noção das medidas do tamanho do relatório. Há ainda as bandas de posicionamento de dados. Os dados mais comuns num relatório são: Page Header destinado à inserção de campos, variáveis, imagens ou textos que formarão o cabeçalho do relatório. Detail destinado à inserção de informações de detalhe do relatório, por exemplo os campos que formarão uma lista de contas a pagar. Page Footer destinado à inserção de informações que serão apresentadas no rodapé do relatório. Title usada para a inserção de título do relatório. Summary usada para a inserção de sumários. Group Header e Group Footer um relatório pode ter agrupamentos de dados. É possível usar essas duas bandas para determinar as informações que aparecerão no cabeçalho de grupo e no rodapé de grupo. A Report Designer ainda oferece a possibilidade da criação de variáveis. Essas variáveis podem ser para acúmulo de somatórias, contagem, média, etc, conforme figura 3.13 a seguir:
Figura 3.13 Report Variables O menu Report, inserido na barra de menus do Visual FoxPro a partir do momento que o Report Designer foi ativado permite acessar praticamente todas as opções disponíveis para o Report Designer. Veja a figura 3.14: Figura 3.14 Menu Report Note na figura acima que praticamente todos os tópicos mencionados anteriormente sobre a Report Designer estão disponíveis no menu, e ainda alguns outros não comentados.
A Ferramenta Class Browser Permite criar subclasses, copiar classes de uma biblioteca de classes para outra, remover classes de uma biblioteca de classes, renomear classes ou ainda redefinir relacionamentos entre classes. Para acessar a Class Browser, basta acessar o menu Tools e escolher Class Browser. A janela se abrirá em branco. Para explorar o conteúdo de uma biblioteca de classes, clique no botão Open da barra de ferramentas e localize a biblioteca a ser aberta. Geralmente as bibliotecas de classes visuais possuem uma extensão de arquivo.vcx. Dentro da pasta de instalação do Visual FoxPro há uma pasta chamada ffc que possui várias bibliotecas de classes chamadas de Foundation Classes (Classes de Fundação) ou classes de base. Para visualizar o código fonte de uma classe, basta clicar na classe e depois no botão View Class Code da barra de ferramentas. Para abrir a classe no modo de edição, clique com o botão direito sobre a classe que deseja editar e então escolha Modify. A partir daí você pode utilizar Page Up e Page Down para navegar entre os métodos ou se preferir, poderá utilizar também a janela de propriedades (properties window) já vista anteriormente na ferramenta Form Designer. Quando você clica sobre uma classe, suas PEM s (propriedades, eventos e métodos) são exibidas no painel direito da Class Browser. Um duplo clique sobre qualquer um dos PEM s fará com que o editor de classes seja aberto no método ou evento e ou no caso de uma propriedade, um diálogo será exibido mostrando o nome da propriedade e seu valor. Experimente abrir algumas bibliotecas de classes e vasculhar seu conteúdo. A sua curiosidade poderá ser uma ferramenta muito valiosa a seu favor, quando se trata de explorar código orientado a objetos.
Figura 3.15 Class Browser explorando o conteúdo de uma classe O desenvolvedor que realmente deseja alcançar bons resultados com a programação orientada a objetos com certeza não ficará sem a Class Browser. Além dos recursos já comentados, esta ferramenta é comumente utilizada para visualizar o código fonte de formulários, uma vez que não temos uma visão do código gerado para formulários a partir do Visual FoxPro 3.0.