DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano

Documentos relacionados
DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

RECRO ARTE - 6º ANO. pensamento religioso dos egípcios Identificar a Lei da Frontalidade, pintura mural e simbologia nas artes. influenciou sua arte.

ARTES. 4 o Bimestre 1. Instrumentos musicais 2. Classificação dos instrumentos musicais (sopro, percussão, cordas, eletrônico)

Programa Anual ARTE. A proposta. O trabalho do aluno. O trabalho do professor

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

DISCIPLINA DE ARTE CONTEÚDOS:

PLANO DE TRABALHO DOCENTE Ensino Fundamental Ano letivo

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

O ontem e o hoje no ensino de artes, suas diretrizes curriculares e as competências atuais do professor desta disciplina.

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Arte - 9º ano do EF Responda

Ensino Técnico Integrado ao Médio

ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

ARTE DE PERTO. Conteúdo programático. Encontre bons resultados em aprendizagem. Junte nossa experiência em fazer bons

P E D R O E A N E S L O B A T O

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

Estilos de Representação e Apresentação no Desenho eliane bettocchi

Metas de aprendizagem Conteúdos Período

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto

REUNIÃO DE PROFESSORES ESPECIALISTAS 4 E 5 ANOS

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

P E D R O E A N E S L O B A T O

Colégio Santa Clara. Aluno : nº 1ª série E.M. Professora: Ana Francisca Martins ARTES I Trimestre Ficha Academicismo

Acesso em 21/04/2018

Acesso em 21/04/2018

Acesso em 21/04/2018

O que é arte para você?

Eixos/temas Noções / Conceitos Competências e Habilidades UNIDADE 1 SOU UM SER HUMANO COM NOME E IDENTIDADE UNIDADE 2 EU VIVO UNIDADE 3 MEU CORPO

QUESTÕES VISUAIS AO LONGO DA HISTÓRIA Naturalismo Figurativismo Semiabstracionismo Abstracionismo

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

Colégio Santa Dorotéia

ARTE LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas. e) Uma cor quente e uma fria.

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

História da Arte - Linha do Tempo

PLANO DE CURSO DISCIPLINA ARTE ANO: 2018 PROFESSOR: JULIANO

Voltar. Público: 9º ano e Ensino Médio. Público: 7º e 8º ano

Oficina de CIRCO. Professor: Miraneide Gomes. Faixa etária: 10 a 16 anos. Carga Horária: 30 horas. Plano de Curso

PLANO DE CURSO DISCIPLINA ARTES ANO: 2016 PROFESSORES: IARA AZEVEDO

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

PROGRAMA AEC s Atividades Lúdico Expressivas 2015/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

TEORIA DO DESIGN. Aula 03 Composição e a História da arte. Prof.: Léo Diaz

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO


PROGRAMA DE DESENHO 10ª Classe

Realismo REALISMO E IMPRESSIONISMO TRADIÇÃO E RUPTURA O PROCESSO DA MODERNIDADE

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922.

ARTE NO ENEM. Prof. Kamilla Albani

FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL I CONTEÚDO E HABILIDADES ARTES. Conteúdo: Aula 1: O ponto e a linha Aula 2: Logotipos e símbolos

BRASIL. ARTE INDÍGENA 1500 Arte integrada a cultura : Arte plumária, cerâmica, tecelagem,máscaras, pintura corporal

A construção da Base. Setembro. Abril de Maio de I n í c i o. elaboração. Versão 2: 9 mil Educadores. Versão 3: MEC entrega a Base ao CNE

ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS MESTRADO PROFISSIONAL EM ARTES - PROFARTES

Fonte imagem:

Perspectivas Musicais na Educação Infantil. Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES ENSINO FUNDAMENTAL

decoração carregada, teatralidade, Refinamento dos detalhes de móveis e utensílios, Ausências da dramaticidade pesada e da religiosidade do barroco.

ARTES 7 ANO PROF.ª ARLENE AZULAY PROF. LÚCIA REGINA ENSINO FUNDAMENTAL

Currículo Referência em Dança Ensino Médio

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Ensino Técnico Integrado ao Médio

ARTES 4ª FASE PROF.ª ARLENE AZULAY PROF.ª LÚCIA REGINA

Técnico Design Interior

1º ano LINGUAGEM E INTERAÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL 2º Período

EJA 5ª FASE PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª LUCIA SANTOS

Currículo da Oferta de Escola Música

Transcrição:

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 6 Ano Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, memória, imaginação, sensibilidade e reflexão. Desenvolver relação de autoconfiança com a própria produção artística. Desenvolver habilidades de leitura de imagens, por meio de contato com diferentes técnicas e linguagens visuais. 7 Ano Desenvolver habilidades, como capacidade de observar e planejar, que auxilia em outras áreas do conhecimento. Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações artísticas e a diversidade estética. Compreender e identificar a arte como fato histórico, contextualizando-a nas diversas culturas. 8 Ano Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, indagando, discutindo, argumentando e apreciando a arte de modo sensível. Desenvolver um olhar crítico para reconhecer estilos e pinturas, obras de artistas, de diversos períodos da história da arte. Valorizar e compreender a variedade de produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias por meio de informações obtidas em documentos e acervos. 9 Ano Possibilitar ao estudante uma leitura das linguagens da Arte presentes em vários contextos históricos, reconhecendo as manifestações artísticas como fator importante no processo de construção e solidificação da sociedade. Possibilitar estudos da História da Arte, bem como sua apreciação estética e desenvolver e produzir arte. Proporcionar vivências e apreciações estéticas nas linguagens artísticas: teatro, música, artes visuais e dança. CONTEÚDOS 6 Ano EIXO TEMÁTICO I UNIVERSO Conceito geral: artes cênicas e plásticas. Literatura e música. EIXO TEMÁTICO II ORIGEM E EVOLUÇÃO Pintura rupestre e os símbolos.

O berço da civilização. EIXO TEMÁTICO III TRANSFORMAÇÕES Os símbolos e grafismos de uma civilização. As pirâmides e a imortalidade. A pintura e a Lei da frontalidade. EIXO TEMÁTICO IV TEMPO Arquitetura e escultura. Som: propagação. Paisagem sonora (criação e improvisação). EIXO TEMÁTICO V ORGANIZAÇÃO SOCIAL E SAÚDE O poder do círculo Objeto de arte como texto visual: Análise de Obras. EIXO TEMÁTICO VI ECONOMIA E SOCIEDADE Formação das cores, prisma e arco-íris. Cores quentes e frias. EIXO TEMÁTICO VII FRAGMENTOS: PASSADO E PRESENTE Monocromia e policromia. Brincando com as cores: técnicas e misturas. EIXO TEMÁTICO VIII CONSERVAÇÃO O Poder do círculo. EIXO TEMÁTICO IX EXPANSÃO E MOVIMENTO A arte japonesa: Origami. A arte chinesa: Tangram. EIXO TEMÁTICO X MUDANÇAS O Mosaico. EIXO TEMÁTICO XI MOVIMENTO E ENERGIA Mesquitas e arabescos. EIXO TEMÁTICO XII ALTERNATIVAS Rosáceas e vitrais. 7 Ano EIXO TEMÁTICO I RIQUEZAS E SABERES Leonardo da Vinci. Michelangelo e Rafael. Renascentistas da Alemanha e Países Baixos. EIXO TEMÁTICO II A VIDA SE ORGANIZA O Teatro Catequese. A Pantomima. A dança clássica: o balé. EIXO TEMÁTICO III INVASÕES A Arte Manuelina. O Fado em Portugal. EIXO TEMÁTICO IV PROGRESSÕES

A luz e a expressão de Caravaggio. Maias, Astecas e Incas. EIXO TEMÁTICO V EXPLORAÇÕES A exótica cultura indiana. Música, dança e joalheria. EIXO TEMÁTICO VI CARACTERIZAÇÃO DE MOVIMENTOS A Cultura indígena. Cerâmica, arte plumária, pintura corporal e música. EIXO TEMÁTICO VII CONTRASTE Barroco baiano e mineiro. Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho) e Mestre Ataíde. EIXO TEMÁTICO VIII ADAPTAÇÕES Arte africana. Ritmos brasileiros. EIXO TEMÁTICO IX METAMORFOSE A MPB: Música Popular Brasileira. EIXO TEMÁTICO X AÇÃO E CONQUISTA Texto, imagem e ação. EIXO TEMÁTICO XI EVOLUÇÃO O rompimento com o clássico. Principais nomes da dança contemporânea. EIXO TEMÁTICO XII DIVERSIDADE A evolução da música. Música eletrônica: Techno, House e Dubstep. 8 Ano EIXO TEMÁTICO I ORGANIZAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES A pintura do neoclassicismo: David e Ingres. A missão artística francesa: Debret. Stravinski e Prokofiev. EIXO TEMÁTICO II SER HUMANO E SOCIEDADE A excelência do romantismo: Goya e Delacroix. A busca pelo exótico: Turner e Constable. O sentimentalismo musical: Beethoven e Chopin. EIXO TEMÁTICO III ECONOMIA E CONSUMO Realidade, razão e ciência: Courbet, Millet e outros. O naturalismo de Almeida Jr. Lundu e modinha. EIXO TEMÁTICO IV NOVOS ARES Pedro Américo e Vitor Meirelles. EIXO TEMÁTICO V RIQUEZA E CIRCULAÇÃO Entendendo e Interpretando a música erudita.

Carlos Gomes e Chiquinha Gonzaga. EIXO TEMÁTICO VI MOVIMENTOS Criação e produção, a Escola Bauhaus. EIXO TEMÁTICO VII ESTRUTURAS E ORGANIZAÇÕES Gaudí. Técnica: Mosaico. História e evolução da fotografia. EIXO TEMÁTICO VIII INFLUÊNCIAS Monet e os impressionistas. Rodin: o pai da escultura moderna. EIXO TEMÁTICO IX CONFLITOS E CONTRADIÇÕES Em busca de liberdade (Van Gogh e outros artistas). Novas tendências: Signac e Seurat. EIXO TEMÁTICO X DESIGUALDADES Manifestações de arte popular (a literatura de cordel e a capoeira). Elementos folclóricos (as diferenças entre as regiões brasileiras). EIXO TEMÁTICO XI CONDIÇÕES SOCIAIS Semana de Arte Moderna. EIXO TEMÁTICO XII POSSIBILIDADES Artistas regionalistas: Art Naif. Música: Heitor Villa-Lobos e Guiomar Novaes. 9 Ano EIXO TEMÁTICO I VARIAÇÕES O Cubismo. Pablo Picasso e Georges Braque. O Fovismo. EIXO TEMÁTICO II AÇÃO E REAÇÃO O Dadaísmo: Marchel Duchamp. Assemblages e Instalações. Surrealismo (Salvador Dalí e René Magritte). EIXO TEMÁTICO III DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS Artes e Ofícios (Arts & Crafts). A influência da indústria na arte. A Pop Arte. EIXO TEMÁTICO IV RELAÇÕES Arquitetura em Brasília. Museus. EIXO TEMÁTICO V LIGAÇÕES Bossa Nova. Tropicalismo. Música de protesto. EIXO TEMÁTICO VI CONFLITOS

Op-Arte. EIXO TEMÁTICO VII NOVOS RUMOS Tempo contemporâneo: Happining e performace. Arte conceitual. EIXO TEMÁTICO VIII MOVIMENTOS E CONSEQUÊNCIAS Arte Povera e Arte da Terra (Land Art). EIXO TEMÁTICO IX ANTAGONISMO O abstracionismo de Kandinsky e Pollock. EIXO TEMÁTICO X EXTREMOS Diferentes materiais, diferentes artes. EIXO TEMÁTICO XI TENDÊNCIAS E RESISTÊNCIAS Movimentos e tendências importantes. EIXO TEMÁTICO XII AMPLITUDE Arte Gráfica: pixel arte, vetorização e pintura digital. Vídeoarte e web arte.