concretismo substantivo masculino 1.representação concreta de coisas abstratas. 2.hist.art tendência segundo a qual a arte deve concretizar ('materializar') visualmente os conceitos intelectuais, através de formas geométricas em movimento e cores artificiais, abandonando a representação do real e do emocional que ainda dominara a arte moderna; Concretismo e Neoconcretismo Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com Obras de Luiz Sacilotto e Max Bill 1
Franz Weissman Nas artes plásticas, o concretismo surge como uma evolução do Abstracionismo e não como uma oposição a esse movimento. Ela deve ser compreendida como parte do movimento abstracionista moderno, com raízes em experiências como a do grupo De Stijl [O Estilo], criado em 1917, na Holanda por Piet Mondrian (1872 1944), Theo van Doesburg (1883 1931), entre outros.
COncretismo, o que significa isso? Segundo Van Doesburg, qualquer ser da natureza, quando pintados, passa a ser uma abstração. Dentro dessa perspectiva, não tem sentido chamar de arte abstrata, obras que não são figurativas. O quadro, construído exclusivamente com elementos plásticos planos e cores -, não tem outra significação senão ele próprio. Max Bill explora essa concepção de arte concreta defendendo a incorporação de processos matemáticos à composição artística e a autonomia da arte em relação ao mundo natural. A obra de arte não representa a realidade, mas evidencia estruturas, planos e conjuntos relacionados, que falam por si mesmos. Assim faz a distinção entre o Abstracionismo e o Concretismo. Apesar disso, a expressão arte abstrata prevaleceu na terminologia de muitos artistas e críticos para indicar as obras não figurativas. Segundo BOSI (2006, p. 515): a poesia concreta é uma reiteração coerente e radical das experiências futuristas e cubistas, lato sensu, modernistas, que pretende superar, uma vez por todas, a poética 3 metafórico-musical do Simbolismo.,
SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio Direitos Humanos e Cidadania (ENEM/2009) TEXTO A Oiticica, Hélio. Metaesquema I, 1958. Guache s/ cartão. 52 cm x 64 cm. Museu de Arte Contemporânea MAC/USP. Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em: 01 maio 2009. TEXTO B Metaesquema I Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma efetiva. Nesta obra, como o próprio nome define: meta dimensão virtual de movimento, tempo e espaço; esquema estruturas, os Metaesquemas são estruturas que parecem movimentar-se no espaço. Esse trabalho mostra o deslocamento de figuras geométricas simples dentro de um campo 4 limitado: a superfície do papel..
A isso podemos somar a observação da precisão na divisão e no espaçamento entre as figuras, mostrando que, além de transgressor e muito radical, Oiticica também era um artista extremamente rigoroso com a técnica. Disponível em: http://www.mac.usp.br. Acesso em 02 maio 2009 (adaptado). Alguns artistas remobilizam as linguagens geométricas no sentido de permitir que o apreciador participe da obra de forma mais efetiva. Levando-se em consideração o texto e a obra Metaesquema I, reproduzidos acima, verifica-se que (a) a obra confirma a visão do texto quanto à ideia de estruturas que parecem se movimentar, no campo limitado do papel, procurando envolver de maneira mais efetiva o olhar do observador. (b) a falta de exatidão no espaçamento entre as figuras (retângulos) mostra a falta de rigor da técnica empregada dando à obra um estilo apenas decorativo. (c) Metaesquema I é uma obra criada pelo artista para alegrar o dia-a-dia, ou seja, de caráter utilitário. (d) a obra representa a realidade visível, ou seja, espelha o mundo de forma concreta. (e) a visão de representação das figuras geométricas e rígidas, propondo uma arte figurativa.
SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio Direitos Humanos e Cidadania Neoconcretismo neoconcretismo substantivo masculino hist.art hist.lit B movimento dissidente do concretismo paulista, encabeçado por teóricos, artistas e poetas radicados no Rio de Janeiro, que defendia esp. a necessidade do subjetivismo na poesia concreta e, nas artes plásticas, de um lirismo pessoal e liberdade no uso das cores inicial freq. maiúsc.
SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio Direitos Humanos e Cidadania Exaltação do medonho, do patético e do grotesco O contexto desenvolvimentista de crença na indústria e no progresso dá o tom da época em que os adeptos da arte concreta no Brasil vão se movimentar. O programa concreto parte de uma aproximação entre trabalho artístico e industrial. Da arte é afastada qualquer conotação lírica ou simbólica. O quadro, construído exclusivamente com elementos plásticos - planos e cores -, não tem outra significação senão ele próprio. Menos do que representar a realidade, a obra de arte evidencia estruturas e planos relacionados, formas seriadas e geométricas, que falam por si mesmos. A despeito de uma pauta geral partilhada pelo concretismo no Brasil, é possível afirmar que a investigação dos artistas paulistas enfatiza o conceito de pura visualidade da forma, à qual o grupo carioca opõe uma articulação forte entre arte e vida - que afasta a consideração da obra como "máquina" ou "objeto" -, e uma ênfase maior na intuição como requisito fundamental do trabalho artístico. As divergências entre Rio e São Paulo se explicitam na Exposição Nacional de Arte Concreta, São Paulo, 1956, e Rio de Janeiro, 1957, início do rompimento neoconcreto. 7
Parangolés: corpo, movimento e arte E.
CLARK, L. Bicho de bolso. Placas de metal, 1966. O objeto escultórico produzido por Lygia Clark, representante do Neoconcretismo, exemplifica o início de uma vertente importante na arte contemporânea, que amplia as funções da arte. Tendo como referência a obra Bicho de bolso, identifica-se essa vertente pelo(a). a) participação efetiva do espectador na obra, o que determina a proximidade entre arte e vida. b) percepção do uso de objetos cotidianos para a confec - ção da obra de arte, aproximando arte e realidade. c) reconhecimento do uso de técnicas artesanais na arte, o que determina a consolidação de valores culturais. d) reflexão sobre a captação artística de imagens com meios óticos, revelando o desenvolvimento de uma linguagem própria. e) entendimento sobre o uso de métodos de produção em série para a confecção da obra de arte, o que atualiza as linguagens artísticas.
Professora : Consuelo Holanda Temos a arte para não morrer da verdade! Nietzsche