CONEXÃO VERDE IASEA REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONEXÃO VERDE IASEA REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL"

Transcrição

1 CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

2 1. APRESENTAÇÃO Conexão Verde é uma rede de aprendizagem e colaboração que envolve jovens alunos e educadores em ações em prol do desenvolvimento sustentável. A Rede democratiza o acesso, para alunos e professores de todo o país, a uma gama de ferramentas interativas e material educativo de ponta. O projeto conta com a criação de material educativo focado em temas ambientais, oficinas de capacitação para professores, criação de uma plataforma online para troca de conteúdo educativo e audiovisual, e um prêmio. INOVAÇÃO, PENSAMENTO CRIATIVO E SUSTENTABILIDADE A Rede valoriza e estimula o pensamento criativo dos jovens e a inovação na transfe- rência de conhecimentos sobre diversas práticas de sustentabilidade. A meta da Rede é formar uma nova geração de líderes da causa ambiental. O objetivo é estimular novos hábitos positivos em jovens, e novas formas de pensar que reforcem valores pessoais fundamentais para a preservação do meio ambiente, como o consumo consciente e a percepção sobre o impacto humano nas questões ambientais. ÁREAS TEMÁTICAS As ações da Rede têm suas diretrizes estratégicas focadas (i) na contribuição ao desenvolvimento sustentável, (ii) na promoção do equilíbrio entre gerações atuais e futuras, e entre as necessidades humanas e a preservação da natureza, e (iii) na realização de melhores práticas nacionais e internacionais de sustentabilidade. A Rede disponibiliza material educativo e materiais de referência sobre diversas temáticas ambientais, entre elas: Energia Renováveis Gestão do Lixo: da coleta seletiva ao lixo reciclável Cidades Sustentáveis: do consumo consciente a infraestrutura urbana Preservação das Florestas Preservação de Rios e Oceanos 2. OBJETIVOS Disponibilizar para educadores o acesso a técnicas de ensino inovadoras por meio da criação de ferramentas interativas e oficinas de capacitação; Formar jovens líderes da causa ambiental, estimulando a formação de redes de relacionamento e colaboração sobre temáticas ambientais; Estimular a participação juvenil na adoção de novos estilos de vida e padrões de consumo; Envolver escolas e comunidades, promovendo o conhecimento sobre as melhores soluções para vários desafios ambientais; Promover a educação em valores éticos e metas pessoais por meio de ações de preservação e desenvolvimento sustentável; Promover ações práticas nas escolas e comunidades, estimulando jovens estudantes a compartilhar na rede seus projetos, produções e criações sobre as temáticas do projeto.

3 3. DESCRIÇÃO DAS AÇÕES Material Educativo O projeto envolve a criação de 65 dinâmicas inéditas, baseadas em melhores práticas nacionais e internacionais de programas de educação ambiental para jovens. O material conta com 35 Exercícios e Dinâmicas, 15 Jogos Cooperativos, 15 Esquetes Teatrais e 1 Peça Teatral inédita para montagem nas escolas e em comuni- dades. Todo o material educativo aborda temáticas ambientais, e desafia os educadores a se engajarem em métodos de ensino criativos. O material estará disponível em meio online e físico: serão impressos Manuais para entrega aos educadores durante as oficinas de capacitação. Plataforma Online Publicação de Plataforma Online na url A Plataforma traz área de acesso para professores e alunos. Para os professores, a plataforma disponibiliza todo o material pedagógico do projeto, e um diretório online de fontes e referências ( links, vídeos e apresentações em power point) para o desenvolvimento de projetos escolares e comunitários com temas ambientais. Auxiliando os professores com o planejamento, a plataforma otimiza ao máximo os resultados da ação educativa. Para os alunos a plataforma promoverá atividades interativas entre escolas e disponibilizará material de apoio para produção e troca de conhecimentos. Oficinas de Capacitação para Educadores Em parceria entre o IASEA, ONGs com projetos educacionais em comunidades de baixa renda, Secretarias de Estado de Educação e CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), serão realizadas 36 Oficinas de Capacitação para Educadores em até 3 estados brasileiros. As oficinas celebram o educador como agente transformador, e os orienta em como utilizar o material educativo e as técnicas de ensino interativas do projeto. A Rede Conexão Verde investe na contínua formação dos educadores, auxiliando-os a envolver seus alunos com ferramentas de ensino interativas. Por meio da educação ambiental, a Rede promove a modernização e inovação no ensino. Após as oficinas de capacitação, os educadores passam a contar com todas as ferramentas necessárias para implementar as 65 dinâmicas do projeto com seus alunos: têm acesso ao material em meio físico e digital, recebem boletins informativos quinzenais e contam com suporte online.

4 Jovens em Rede Por meio da Rede Conexão Verde, jovens estudantes terão a oportunidade de praticar habilidades e desenvolver ações em uma variedade de temáticas ambientais. Na Plataforma Online, na área Jovens em Rede, os estudantes encontrarão orientações, recursos técnicos e material de apoio para o desenvolvimento de projetos escolares, atividades interativas entre escolas e comunidades, e produção de vídeos e reportagens. Os jovens serão agentes disseminadores da sustentabilidade, divulgando e compartilhando na rede o resultado de seus projetos e ações. Jovens estudantes de todo o Brasil trocando ideias e experiências, unindo-se em torno de uma causa comum. I Prêmio Conexão Verde Prêmio para Melhores Vídeos produzidos por estudantes. Por meio de divulgação junto às Secretarias Estaduais de Educação, direção das escolas, ONGs e CRAS, os jovens recebem orientações e todo o material de suporte para a produção de vídeos de 3 minutos, a partir de temáticas ambientais. Os vídeos resultantes serão apresentados na Plataforma Online. 4. BENEFICIÁRIOS - PÚBLICO ALVO E ESTIMATIVA DE PARTICIPAÇÃO O projeto investe na formação de (i)educadores de projetos de educação complementar em comunidades de baixa renda, (ii) professores de escolas públicas e (iii) educadores de CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). Serão realizadas 36 oficinas, com uma média de 25 professores por oficina, totalizando 900 educadores capacitados. O projeto é formatado de forma a facilitar a replicação de suas ações em várias cidades brasileiras, levando a profissionais da educação ferramentas interativas e inovadoras, que os ajudarão a desenvolver na prática, por meio do ensino ambiental, o potencial escolar, humano e cidadão de jovens estudantes. A previsão média de alcance são de 25 alunos por cada um dos 900 professores capacitados, totalizando jovens alunos impactados. Os jovens serão orientados e terão acesso às técnicas interativas de aprendizagem. Os jovens realizarão atividades colaborativas orientadas para resultados, produzirão conteúdo e promoverão intervenções positivas nas suas práticas cotidianas e em suas comunidades.

5 5. BASE METODOLÓGICA A perspectiva educativa dentro do projeto tem o objetivo de enfatizar a igualdade, a justiça e o respeito, base para o desenvolvimento sustentável. Os valores trabalhados no projeto, por meio da educação ambiental, serão os seguintes: CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL - Para esclarecer e aumentar a compreensão sobre o meio ambiente e o impacto humano sobre ele. ATITUDES - Para ajudar a esclarecer os valores e sentimentos para com o meio ambiente, desenvolver o pensamento criativo e empreendedor, e o trabalho em equipe. SENSIBILIDADE - Para ajudar a alcançar uma conexão pessoal com o meio ambiente por meio da experiência própria. HABILIDADES - Para oferecer ferramentas práticas para a resolução de problemas ambientais. 6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

6 7. RESULTADOSESPERADOS META 1: MATERIAL PEDAGÓGICO METAS ETAPAS PRODUTOS RESULTADOS Produção do Material Educativo META 2: PLATAFORMA ONLINE Produção de Plataforma online META 3: ESCOLAS VERDES Realização das Oficinas de Capacitação em Escolas Públicas, Comunidades de baixa renda e CRAS META 4: JOVENS EM REDE Construindo Escolas Verdes e Comunidades Sustentáveis Pesquisa e tradução Criação, edição e revisão Programação gráfica do material Impressão dos manuais Programação gráfica de plataforma online Inserção do conteúdo pedagógico Publicação e manutenção da Plataforma Reuniões com Secretarias de Educação, ONGs e CRAS Cronograma das Oficinas Treinamento dos Capacitadores Realização das Oficinas Projetos Escolares nas temáticas ambientais da Rede Atividades Interativas entre escolas Material de Apoio para os projetos e atividades interativas Divulgação junto as SEEDUCs, professores e escolas Divulgação do Prêmio Material pedagógico baseado em melhores práticas internacionais Material pedagógico com 65 planos de aula inéditos Manual com 35 Exercícios, 15 Jogos Cooperativos, 15 Esquetes Teatrais e 1 Peça Impressão gráfica de manuais Material selecionado, a partir das áreas temáticas do projeto Conteúdo pedagógico pronto para programação gráfica Material Educativo pronto para impressão e inserção na plataforma online Material Educativo pronto para aplicação nas oficinas Template criado conforme Template aprovado, pronto necessidades técnicas para para inserção de conteúdo inserção de conteúdo Plataforma online com todo Plataforma online pronta para o material das oficinas e publicação das ações da Rede Plataforma publicada na internet, com todo o material pedagógico para download Produção logística das oficinas em escolas públicas, comunidades e CRAS Dias e horas das oficinas confirmados Quallificação do corpo técnico que atuará no projeto Logística de realização Orientações para a realização de projetos de melhores práticas Escolas são orientadas no desenvolvimento de atividades em parceria Produção e seleção de material didático, visual e audiovisual Professores levando os projetos e atividades da Rede para seus alunos Divulgação na internet e mídia das orientações e diretrizes do Prêmio Acesso gratuito a todo o material pedagógico do projeto, e material de apoio para ações previstas Definição das escolas, comunidades e CRAS a serem beneficiados Cronograma das oficinas divulgados para professores Capacitadores qualificados no material educativo do projeto 36 oficinas realizadas e 900 educadores capacitados Projetos realizados nas escolas e registrados na Plataforma Online Alunos dividem na Rede conteúdo resultante e fotos Material publicado na área Jovens em Rede da Plataforma Online Jovens participando da Rede representando suas escolas META 5: Jovens estudantes produzindo I PRÊMIO vídeos de 3 minutos a partir CONEXÃO VERDE da temática ambiental do Prêmio Prêmio para Melhores Seleção, análise Vídeos selecionados para a Vídeos serão Vídeos produzidos e votação votação final disponibilizados online para por Estudantes votação Premiação 5 Vídeos Premiados Divulgação dos vencedores e premiação Avaliação Pesquisa de avaliação Resultado da pesquisa junto aos educadores AVALIAÇÃO E RELATÓRIOS IASEA Entrega dos Preparação iasea.brasil@gmail.com dos Relatórios Relatórios prontos para entrega Relatórios Técnico e Físico - Financeiro Técnico e Físico - Financeiro

7 9. CONTRAPARTIDAS INSTITUCIONAL E DE IMAGEM As empresas parceiras do Conexão Verde valorizam a educação como pilar fundamental de uma sociedade sustentável. A construção de um mundo melhor e o respeito ao meio ambiente acontecem por meio do desenvolvimento de valores éticos fundamentais que ampliam a consciência dos jovens, despertando em novas mentes a responsabilidade quanto às questões da preservação do meio ambiente. Em parceria com Secretarias de Estado de Educ ação, ONGs e CRAS, promovemos o desenvolvimento sustentável junto às escolas públicas e comunidades, contribuindo para a modernização do ensino e a divulgação de práticas colaborativas de sustentabilidade em larga escala. Apoiando o projeto, sua empresa estará participando de uma ação educativa inovadora, de caráter transformador, em prol de um futuro sustentável. O projeto estimula a noção de cidadania, fortalecendo o desenvolvimento pessoal e educacional de jovens estudantes brasileiros. OFICINAS PATROCÍNIO CO-PATROCÍNIO APOIO 36 Oficinas em 3 estados x 27 Oficinas em 3 estados x 18 Oficinas em 2 estados x INSERÇÃO DE LOGOMARCA Homepage da Plataforma Online x Página de acesso ao Material Educativo x x x Contracapa do Manual (1.200 x x x unidades) Apresentação digital (ppt) das oficinas x x x Folder eletrônico x x x Convite eletrônico para Educadores e SEEDUCs Boletim Informativo quinzenal x x x Créditos finais dos 5 vídeos vencedores x x Página de Parceiros e Apoiadores x x x x 10. INTEGRAÇÃO COM PROGRAMAS SOCIAIS DA EMPRESA Para promover a integração com programas sociais já existentes na empresa patrocinadora, a Conexão Verde realiza oficinas de capacitação para educadores de projetos educacionais desenvolvidos por ONGs já apoiadas pela empresa. Caso a empresa patrocinadora tenha um programa de voluntariado, a Rede Conexão Verde prevê o envolvimento de voluntários nas ações do projeto.

8 (51)

CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL 1. SUMÁRIO EXECUTIVO O projeto Coneão Verde contempla a criação de uma rede que envolve

Leia mais

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA Utilizando o Teatro como Ferramenta de Ensino e Transformação Social CONEXÃO SOCIAL REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOEMOCIONAL IASEA 2015 1. APRESENTAÇÃO TEATRO SOCIAL é

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

PROJETO SOCIAL EDUCAÇÃO E CIDADANIA PARA TODOS.

PROJETO SOCIAL EDUCAÇÃO E CIDADANIA PARA TODOS. ESADE ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, DIREITO E ECONOMIA. CURSO DE ADMINISTRAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL PROJETO SOCIAL EDUCAÇÃO E CIDADANIA PARA TODOS. Profª. Ana Elisa Pascottini. MARIA IANE CAMARGO

Leia mais

ANEXO CHAMADA I EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ANEXO CHAMADA I EDUCAÇÃO AMBIENTAL OBJETIVO DA CHAMADA ANEXO CHAMADA I EDUCAÇÃO AMBIENTAL Financiar projetos inovadores que promovam a Educação Ambiental para a Sustentabilidade das Unidades de Conservação ESEC Caetés, PE Mata da Pimenteira,

Leia mais

Inova Escola: Recursos

Inova Escola: Recursos Inova Escola: Recursos Tecnológicos Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

convocatória programa

convocatória programa convocatória programa recode 2017 1. Sobre a ONG Recode Somos uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK

ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK 21 anos Trabalhando pela construção de uma cultura de paz... Não são poucas as vezes que, desesperados, perguntamos a nós mesmos: qual é o sentido da guerra? Por que as pessoas

Leia mais

Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência

Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da

Leia mais

PROJETO CONSTRUINDO SABERES

PROJETO CONSTRUINDO SABERES PROJETO CONSTRUINDO SABERES Justificativa: O Projeto Construindo Saberes em Língua Portuguesa e Matemática, justifica-se pela importância de ser um instrumento de apoio pedagógico e didático para sanar

Leia mais

Produção Textual na Cultura Digital

Produção Textual na Cultura Digital Produção Textual na Cultura Digital Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

Projetos de Leitura 2018

Projetos de Leitura 2018 Projetos de Leitura 2018 01 Sumário Um ano de aprendizados e encantamentos Projeto: Concurso eu escrevo minha história Projeto: Maratona do Livro Infantil Projeto: Concurso Jovem Repórter Projeto: Prêmio

Leia mais

Escola, família e Comunidade:

Escola, família e Comunidade: Escola, família e Comunidade: Construindo novos caminhos Docentes: Alia Mendonça, Carla Sofia Silva, Gerardo Pimenta, Patrícia Lume Assistentes Técnicas: Cátia Dantas, Gorete Vieira, Sandra Eunice, Sandra

Leia mais

Sustentabilidade nos Negócios

Sustentabilidade nos Negócios Sustentabilidade nos Negócios A Sociedade mudou e os indivíduos se organizam em rede Uma nova sociedade exige um novo jeito de fazer negócios e uma nova liderança! Negócios lucrativos criados a partir

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu a Distância. 1º semestre 2012

Pós-Graduação Lato Sensu a Distância. 1º semestre 2012 Pós-Graduação Lato Sensu a Distância 1º semestre 2012 FEVEREIRO/2012 Índice dos Cursos de Pós-Graduação a distância Oferta: primeiro semestre 2012 Curso Mensalidade Total Pagina ÁREA: ADMINISTRAÇÃO MBA

Leia mais

Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais

Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica,

Leia mais

MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 HISTÓRICO NACIONAL O Brasil tem um histórico em inovação e tecnologia educacional, mas a política vigente ainda é o ProInfo, elaborada em 1997. Primeiras experiências

Leia mais

Como podemos ajudar? Acesse o site A gente inova, você transforma.

Como podemos ajudar? Acesse o site  A gente inova, você transforma. PRODUZIDO POR CRIAX COMUNICAÇÃO EM ABRIL DE 2011 Soluções Microsoft para Educação Como podemos ajudar? Se você quer potencializar os processos de ensino e aprendizagem da sua instituição, oferecer aos

Leia mais

O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais

O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais Betânia Peixoto Brasília, Junho de 2013 Público Alvo e Requisitos Exigidos Gestores / Coordenadores de ONGs ou OSCIPs; Secretários ou técnicos de secretarias

Leia mais

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes

Leia mais

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Ypê - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 3481-6788

INSTITUIÇÃO RECANTO INFANTIL TIA CÉLIA CNPJ: 05.028.042/0001-54 Rua Eucalipto N 34 Jardim - Ypê - Mauá SP Fone: 4546-9704/ 3481-6788 Relatório de Atividades Mensal Esse relatório tem como objetivo apresentar as principais atividades desenvolvidas pela Instituição Recanto Infantil Tia, de acordo com o Projeto Biblioteca e Cidadania Ativa.

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países

Leia mais

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade...

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade... ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS Folha 1/8 ÍNDICE 1. Objetivo...2 2. Abrangência...2 3. Definições...2 4. Diretrizes...3 5. Materialidade...7 Folha 2/8 1. Objetivos 1. Estabelecer as diretrizes que devem orientar

Leia mais

Escrita criativa: com a palavra, a autoria

Escrita criativa: com a palavra, a autoria Escrita criativa: com a palavra, a autoria Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina

Leia mais

Aula 6 Livro físico.

Aula 6 Livro físico. Conteúdos da aula 1. Material didático 2. Formatos 3. 2 1. Material didático Nessa aula, teremos como foco a apresentação do material didático da etb Material didático pode ser definido amplamente como

Leia mais

ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE CONTEÚDOS CRIATIVOS QUALIDADE PONTOS CRUCIAIS DO NOSSO PROJETO

ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE CONTEÚDOS CRIATIVOS QUALIDADE PONTOS CRUCIAIS DO NOSSO PROJETO ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE QUALIDADE CONTEÚDOS CRIATIVOS PONTOS CRUCIAIS DO NOSSO PROJETO AJUDAR A COMBATER A EVASÃO ESCOLAR Principais motivos da Evasão Escolar: Negligência na estrutura escolar; Fatores

Leia mais

II.9.4 - Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores

II.9.4 - Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores Atividade de Perfuração Marítima no Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores II.9.4 Pág. 1 / 10 II.9.4 - Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores II.9.4.1 - Introdução e Justificativa A atividade

Leia mais

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em

Leia mais

Plano de marketing Plano nacional divulgação Ferramentas Peças Reforço Bate-papo

Plano de marketing Plano nacional divulgação Ferramentas Peças Reforço Bate-papo Plano de marketing Plano nacional divulgação Ferramentas Peças Reforço Bate-papo Plano de marketing Público-alvo - Pastores - Líderes e pessoas influentes servindo em uma igreja local - Voluntários/presbíteros

Leia mais

Avaliação: para que e como avaliar

Avaliação: para que e como avaliar Avaliação: para que e como avaliar Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

PROGRAMA INTERNACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

PROGRAMA INTERNACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PROGRAMA INTERNACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.

Leia mais

(Manifesto IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas)

(Manifesto IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas) A biblioteca pública porta de acesso local ao conhecimento fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos

Leia mais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Atividade Final: Elaboração de Pré-Projeto Aluno: Maurício Francheschis Negri 1 Identificação do Projeto Rede Mobilizadores Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Um dia na escola do meu filho:

Leia mais

Para os gestores educacionais (técnicos, diretores e coordenadores): acesso exclusivo a 10 horas de

Para os gestores educacionais (técnicos, diretores e coordenadores): acesso exclusivo a 10 horas de ROTEIRO SUGERIDO Pré-evento Antes que as atividades da Semana dos Indicadores Educacionais se iniciem, serão disponibilizadas ferramentas para que tudo possa acontecer dentro de um cronograma eficiente.

Leia mais

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX 1 Tecnologias nas mãos do professor IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES PARA USO DE TECNOLOGIAS McKinsey (2017) Fatores que influenciam

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012.

PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012. PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012 Design D Kebrada 2. Dados do projeto 2.1 Nome do projeto Design D Kebrada 2.2 Data e

Leia mais

Pense... Vida. Projeto de. Pense OPEE. ... em uma educação conectada com a construção de projetos de vida.

Pense... Vida. Projeto de. Pense OPEE. ... em uma educação conectada com a construção de projetos de vida. Pense...... em uma educação conectada com a construção de projetos de vida. COLEÇÃO DIDÁTICA PROJETOS INOVADORES Autoconhecimento Empreendedorismo Educação Financeira Inteligência Emocional Métodos de

Leia mais

EDITAL N 034/2016 Referente ao Aviso N 046/2016, publicado no D.O.E. de 15/04/2016.

EDITAL N 034/2016 Referente ao Aviso N 046/2016, publicado no D.O.E. de 15/04/2016. EDITAL N 034/2016 Referente ao Aviso N 046/2016, publicado no D.O.E. de 15/04/2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, em conformidade

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA ESCOLA DE LICENCIATUA CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA ESCOLA DE LICENCIATUA CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA ESCOLA DE LICENCIATUA CURSO DE PEDAGOGIA A Faculdade Internacional da Paraíba - FPB, através da direção do curso de Pedagogia, torna público o presente Edital e convida

Leia mais

Convênio SEE e SEBRAE-SP

Convênio SEE e SEBRAE-SP Convênio SEE e SEBRAE-SP Objetivo e Público-alvo Objetivo Disseminar a cultura empreendedora: estimular comportamentos empreendedores para que os jovens possam agir de forma orientada na busca de resultados.

Leia mais

Painel de Contribuição Núcleo Socioambiental - NSA (Fevereiro/2016)

Painel de Contribuição Núcleo Socioambiental - NSA (Fevereiro/2016) Núcleo Socioambiental - NSA Objetivo Estratégico / Iniciativa Estratégica/ Meta Estratégica 1. Aumentar para 5% os resíduos sólidos reciclados do TST Ação 1. Recolher Resíduos. Reaproveitamento de resíduos

Leia mais

SOBRE A EVOLUIR. Visite: /

SOBRE A EVOLUIR. Visite:  / CONSTRUINDO MÚSICA SOBRE A EVOLUIR A Evoluir é uma editora e uma empresa de educação para sustentabilidade. O nosso trabalho é, por meio de projetos e materiais educativos, levar as pessoas a refletir

Leia mais

Gestão da Educação a Distância

Gestão da Educação a Distância Gestão da Educação a Distância 1- Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos na modalidade a distância ou semi-presencial Gestão da aprendizagem Desenho pedagógico Sistema tutorial Produção

Leia mais

Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula

Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica,

Leia mais

Prêmios Santander Universidades Edição 2010. Maio de 2010.

Prêmios Santander Universidades Edição 2010. Maio de 2010. Prêmios Santander Universidades Maio de 2010. O Santander acredita que o investimento no ensino superior é a forma mais direta e eficaz de apostar no desenvolvimento dos países em que está presente E,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA SETOR DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: PROJETO COMUNITÁRIO PROFESSORES(AS): FASE: Constituída a partir da conclusão de 30% DIVA SPEZIA

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO DA APAE DE UBERLÂNDIA APAE 2008

PLANO ESTRATÉGICO DA APAE DE UBERLÂNDIA APAE 2008 PLANO ESTRATÉGICO DA APAE DE UBERLÂNDIA APAE 2008 1. NEGÓCIO Inclusão Social 2. MISSÃO Promover a inclusão social, desenvolvendo os potenciais de pessoas com deficiência mental ou múltipla. Através de

Leia mais

O Hackathon MAIS de Boas Práticas de Sustentabilidade deverá ter no mínimo 02 instituições parceiras e máximo 07 instituições parceiras.

O Hackathon MAIS de Boas Práticas de Sustentabilidade deverá ter no mínimo 02 instituições parceiras e máximo 07 instituições parceiras. A Iniciativa O Hackathon é uma maratona de hackers, programadores, desenvolvedores, designers, educadores e inventores em geral, para promover o desenvolvimento de projetos que visem a transparência de

Leia mais

Índice 1. Capacitação com qualidade Pg 02. Benefícios e Contrapartidas Pg 03. A ABTCP em números e realizações Pg 05. EAD Pg 06

Índice 1. Capacitação com qualidade Pg 02. Benefícios e Contrapartidas Pg 03. A ABTCP em números e realizações Pg 05. EAD Pg 06 Índice 1 Capacitação com qualidade Pg 02 Benefícios e Contrapartidas Pg 03 A ABTCP em números e realizações Pg 05 EAD Pg 06 7ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas Pg 07 Seminários Pg 08 Encontros

Leia mais

Escola para todos: promovendo uma educação antirracista

Escola para todos: promovendo uma educação antirracista Escola para todos: promovendo uma educação antirracista Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países

Leia mais

Feira do Empreendedor

Feira do Empreendedor Feira do Empreendedor 2018 O Sebrae O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos

Leia mais

Inova Escola: Papel do Professor

Inova Escola: Papel do Professor Inova Escola: Papel do Professor Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e Europa.

Leia mais

Mulheres. Código ProAC: 24727

Mulheres. Código ProAC: 24727 Mulheres emfoco Código ProAC: 24727 CONCEITO Mulheres em Foco é um projeto de valorização do olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina. Por meio de oficinas de fotografia exclusivamente para

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA A formação docente em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação Ambiental A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA Rosimeyre Gomes da Silva Merib

Leia mais

Mesa - Redonda Escola & Família. São Paulo, janeiro de 2016.

Mesa - Redonda Escola & Família. São Paulo, janeiro de 2016. Mesa - Redonda Escola & Família São Paulo, janeiro de 2016. Fundado em 13 de Janeiro de 1890, há 126 anos a serviço da Educação. N o de alunos - 2.950 20% das vagas são destinadas para bolsas de estudos

Leia mais

O Projeto JOÃO AMBIENTE - AGORA É A HORA DE UM MUNDO MELHOR

O Projeto JOÃO AMBIENTE - AGORA É A HORA DE UM MUNDO MELHOR O Projeto Baseado em três pilares: educação, sustentabilidade ambiental e social e geração de Renda e visando difundir a consciência ecológica em busca do equilíbrio do planeta, além de educar as pessoas

Leia mais

Projeto Social INFO EM MOVIMENTO SCHWINN,E.V.¹

Projeto Social INFO EM MOVIMENTO SCHWINN,E.V.¹ Projeto Social INFO EM MOVIMENTO SCHWINN,E.V.¹ ¹ Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Venâncio Aires RS Brasil Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Com isso,

Leia mais

Apoio ao Transporte Escolar para a Educação Básica - Caminho da Escola. Concessão de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

Apoio ao Transporte Escolar para a Educação Básica - Caminho da Escola. Concessão de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Programa 1448 Qualidade na Escola Ações Orçamentárias Número de Ações 16 0E530000 Apoio ao Transporte Escolar para a Educação Básica - Caminho da Escola Veículo adquirido Unidade de Medida: unidade UO:

Leia mais

Nossa Visão. Nossa Missão

Nossa Visão. Nossa Missão A Evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma como aprendemos e ensinamos. Com 20 anos de experiência, trabalhamos em parceria e assessoramos escolas, empresas, governos e ongs para

Leia mais

Já pensou em participar de um projeto em que a sua empresa consiga mais visibilidade, promoção de marca, aumento de vendas, divulgação de produtos e

Já pensou em participar de um projeto em que a sua empresa consiga mais visibilidade, promoção de marca, aumento de vendas, divulgação de produtos e QUEM SOMOS? Já pensou em participar de um projeto em que a sua empresa consiga mais visibilidade, promoção de marca, aumento de vendas, divulgação de produtos e ganho de clientes? Conheça o SuperMei! SUPER

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental Sulcredi São Miguel

Política de Responsabilidade Socioambiental Sulcredi São Miguel Política de Responsabilidade Socioambiental Sulcredi São Miguel SÃO MIGUEL DO OESTE, JUNHO DE 2015. POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL SULCREDI SÃO MIGUEL 1 ABRANGÊNCIA Esta política orienta o

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas

Leia mais

Relatório Investimento Social - 2013

Relatório Investimento Social - 2013 Relatório Investimento Social - 2013 Divisão de Promoção da Cidadania Empresarial e Projetos com a Sociedade - PCSC Departamento de Responsabilidade Social e Projetos com a Sociedade PCS Sumário Projetos

Leia mais

AULA DIGITAL_ MANAUS AMAZONAS 20 ABRIL

AULA DIGITAL_ MANAUS AMAZONAS 20 ABRIL AULA DIGITAL_ MANAUS AMAZONAS 20 ABRIL CONTEXTO_ ProFuturo é uma iniciativa global com o objetivo de melhorar as oportunidades das crianças em entornos vulneráveis facilitando o acesso à uma Educação de

Leia mais

OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA

OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA CAPÍTULO 3 OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA Relatório de Tecnologias no Ensino Fundamental II Fevereiro / 2017 27 OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA Para incluir a tecnologia na escola

Leia mais

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: Associação Junior Achievement de Santa Catarina CNPJ: 01.852.526/0001-62 Endereço: Rua Camilo Silveira de Souza Endereço Complemento: Numero: 193 Bairro: Capoeiras Cidade:

Leia mais

Compartilhamos a sua vontade de fazer uma transformação social.

Compartilhamos a sua vontade de fazer uma transformação social. Compartilhamos a sua vontade de fazer uma transformação social. Contribuir para uma sociedade mais justa e um meio ambiente mais saudável é de interesse de todos. Ações que promovem desenvolvimento social,

Leia mais

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação

11) Incrementar programas de mobilidade e intercâmbio acadêmicos. Propiciar a um número maior de discentes a experiência de interação Apresentação A vocação natural da instituição universitária é fazer-se um centro de convergência e articulação de esforços intelectuais, científicos, artísticos e culturais, estimulando o pensamento crítico,

Leia mais

OPORTUNIDADES DE PATROCÍNIO

OPORTUNIDADES DE PATROCÍNIO OPORTUNIDADES DE PATROCÍNIO 1 A. CONFERÊNCIA FABLEARN BRASIL 2016 CONFERÊNCIA SOBRE CRIATIVIDADE E FABRICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ORGANIZADA CONJUNTAMENTE Universidade Stanford (EUA) e Universidade de São Paulo

Leia mais

CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL CONQUISTAS 2016 TREZE ANOS DEDICADOS A MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E AOS VALORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE O esporte é um importante vetor

Leia mais

PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL EDUCAÇÃO E COMBATE À CRIMINALIDADE JUVENIL

PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL EDUCAÇÃO E COMBATE À CRIMINALIDADE JUVENIL PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL EDUCAÇÃO E COMBATE À CRIMINALIDADE JUVENIL Projeto ConsCiência PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL EDUCAÇÃO E COMBATE À CRIMINALIDADE JUVENIL Sumário Executivo 1 Apresentação... 4

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO JAMG MOBILE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO JAMG MOBILE MANUAL DE UTILIZAÇÃO JAMG MOBILE Empreendedorismo para transformar Sumário A Junior Achievement 3 A Fábrica de Aplicativos 4 Objetivos 5 Usabilidade 6 Quem somos? 7 Ensino Fundamental 8 Ensino Médio 9

Leia mais

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS

Profa. Cleide de Freitas. Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS Profa. Cleide de Freitas Unidade II PLANO DE NEGÓCIOS O que vimos na aula anterior Ideias e Oportunidades Oportunidades x Experiência de mercado O que é um plano de negócios? Identificação e análise de

Leia mais

Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2

Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2 Barulho Empreendedor Escola Estadual João XXIII Sala 8 - Sessão 2 Professor(es) Apresentador(es): Kátia Valéria C.T.Peressinotto Marilda Suzani Gonçalves Realização: Foco Desenvolver competências e habilidades

Leia mais

RELATÓRIO PERIÓDICO. Junho/2018

RELATÓRIO PERIÓDICO. Junho/2018 RELATÓRIO PERIÓDICO Junho/2018 ÍNDICE O que queremos...03 O relatório... 04 Numeralha Números do projeto... 05 ODS do Projeto... 06 Frentes do Projeto... 07 Workshop... 08 Comunicações... 09 Oficinas...

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS

IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS Projetos Educativos ÍNDICE ENQUADRAMENTO 3 CONTEXTO 3 IMPORTÂNCIA DO TEMA, NA PERSPETIVA DA ORGANIZAÇÃO E DOS SEUS STAKEHOLDERS 4 DESCRIÇÃO 4 ESTRUTURA DO PROJETO 6 RESULTADOS ATINGIDOS 7 CONCLUSÕES 7

Leia mais

Conteúdo. 12. Promovendo saúde e segurança 13. Desenvolvimento de talentos

Conteúdo. 12. Promovendo saúde e segurança 13. Desenvolvimento de talentos Conteúdo 1. Em que acreditamos 2. A história da empresa 3. MCI em resumo 4. Valores financeiros 5. Como agregamos valor 6. Onde agregamos valor 7. Parceiro global 8. Escritórios MCI 9. A riqueza de nossa

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

Programa Copa 2014 na Bahia. Projeto Legados Sociais para Copa 2014

Programa Copa 2014 na Bahia. Projeto Legados Sociais para Copa 2014 Programa Copa 2014 na Bahia Projeto Legados Sociais para Copa 2014 PROGRAMA COPA 2014 NA BAHIA Missão Assegurar, em nome do Governo do Estado, a realização com pleno êxito, da Copa das Confederações 2013

Leia mais

PRÊMIO À INOVAÇÃO E À CRIATIVIDADE (PIC do COC) REGULAMENTO 2018

PRÊMIO À INOVAÇÃO E À CRIATIVIDADE (PIC do COC) REGULAMENTO 2018 PRÊMIO À INOVAÇÃO E À CRIATIVIDADE (PIC do COC) REGULAMENTO 2018 1. DA NATUREZA O Prêmio à Inovação e à Criatividade (PIC) é uma iniciativa do Sistema COC de Ensino que, desde sua primeira edição em 2009,

Leia mais

http://www.ftd.com.br/ Repletos de textos ilustrados e atividades de gramática e ortografia, os livros da coleção Porta Aberta - Portuguesa atendem às necessidades de aprendizagem de diferentes faixas

Leia mais

CATÁLOGO DE ENDEREÇOS ELETRÔNICOS EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

CATÁLOGO DE ENDEREÇOS ELETRÔNICOS EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA CATÁLOGO DE ENDEREÇOS ELETRÔNICOS EDUCAÇÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA ENDEREÇO DESCRIÇÃO ÁREA http://www.nasa.gov/ Nasa - fotos e informações sobre missões espaciais www.uol.com.br/aprendiz Aprendiz

Leia mais

Britannica Escola é uma plataforma de aprendizagem online desenvolvida com o Ministério da Educação para enriquecer o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental I. Pesquise Aprenda Explore Leia Enriqueça

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Política de Responsabilidade Social

Política de Responsabilidade Social Política de Responsabilidade Social Buscar o aperfeiçoamento contínuo das práticas de Responsabilidade Social através do diálogo e engajamento das partes interessadas, focando em resultados para o desenvolvimento

Leia mais

Política de investimentos sociais 3M

Política de investimentos sociais 3M Política de investimentos sociais 3M 1. Objetivos A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos sociais com recursos próprios visando: Estabelecer os princípios

Leia mais

Inova Escola: Espaços Diferenciados

Inova Escola: Espaços Diferenciados Inova Escola: Espaços Diferenciados Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO

EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO OBJETIVOS Em nossas estradas passam mais do que histórias. PASSA CONSCIENTIZAÇÃO. Valorizar a vida; Formar cidadãos conscientes no trânsito; Estimular o comportamento seguro

Leia mais

VEJA São Paulo ao vivo

VEJA São Paulo ao vivo VEJA São Paulo ao vivo VEJA São Paulo atua como um guia lazer do paulistano, identificando e avaliando o que há de melhor na metrópole na gastronomia, arte e entretenimento. Os Espaços de VEJA São Paulo

Leia mais

CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 JOVENS CRIATIVOS, EMPREENDEDORES PARA O SÉCULO XXI

CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 JOVENS CRIATIVOS, EMPREENDEDORES PARA O SÉCULO XXI 0 REGULAMENTO DO CONCURSO DE IDEIAS 2014-2015 1. OBJETIVOS Através de um concurso de ideias, a iniciativa INOVA! visa: Estimular o espírito empreendedor, criativo e inovador das crianças e dos jovens;

Leia mais

Escritório Modelo de Administração da Faculdade de Araçatuba - EMAFAAR

Escritório Modelo de Administração da Faculdade de Araçatuba - EMAFAAR Escritório Modelo de Administração da Faculdade de Araçatuba - EMAFAAR Profª. Carla Noli Bisco Flozi Coordenação de Curso Profª. Andresa Canola Coordenação do EMAFAAR ARAÇATUBA, 2016 Introdução Atualmente

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO Já pensou em poder fazer um estágio diferente de tudo o que você já viu? Aqui na Neppo você pode! Estágio estruturado e flexível para atuar

Leia mais

Grupo temático 4 Cidadania e vulnerabilidade financeira

Grupo temático 4 Cidadania e vulnerabilidade financeira Grupo temático 4 Cidadania e vulnerabilidade financeira Oficinas Técnicas: temas Grupo temático 4 - Cidadania e vulnerabilidade financeira Oficina 4.A Novas tecnologias em serviços financeiros na promoção

Leia mais

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar.

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar. Informações à imprensa O que é o Labfuturo? Estamos vivendo grandes mudanças no modo de produzir, de nos relacionar e viver. A educação de ontem não contempla as demandas do futuro de hoje. Nesse contexto,

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL Promover o desenvolvimento das nossas comunidades por meio do cooperativismo de crédito. Ser a principal instituição financeira do cooperado, reconhecida pela excelência

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

tecnologias educacionais

tecnologias educacionais O guia completo das tecnologias educacionais Conheça as soluções mais utilizadas em sala de aula! profissional da educação que interage diariamente com os alunos das novas gerações tem uma preocupação

Leia mais