MINI-CURSO MÉTRICAS DO EMAIL MARKETING
O que é Email Marketing afinal?
E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto, respeitando normas e procedimentos pré-definidos(boas práticas do Email Marketing), analisando o retorno gerado através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais otimizadas. Fonte: Wikipedia
Quais as utilizações do Email Marketing?
USO PROMOCIONAL Oferta de produtos e serviços; Promoção de itens adicionais e de interesse específico; Campanhas de fidelização; Pesquisas de satisfação; Cartões comemorativos e de aniversário. USO INFORMATIVO Informativos periódicos: notícias, artigos; Comunicados internos. ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS Distribuição de convites; Confirmação de presença; Agradecimento de participação. Fonte: Wikipedia
Números do Email Marketing no Brasil
Conclusão: O email ainda é a fonte de comunicação preferida, apesar de ficarem anunciando a sua morte. Obviamente, o email tem um caráter mais pessoal e privado que as redes sociais e por isto ele é preferido, assim como as mensagens por SMS.
Interessante: Identificar o melhor horário de envio é uma das estratégias que mais funcionam segundo o gráfico (51%).
Importante: A escolha do assunto é um elemento bem importante para estratégias de email marketing.
Medir o ROI é mais fácil no email marketing.
Porque medir?
Conhecer meu público - alvo Comportamento, hábitos, regiões - (dispositivo mais utilizado para aberturas, localização, dia e hora da abertura, engajamento - abre e clica, somente abre a mensagem, entra em contato, etc.) Melhorar o desempenho da comunicação Conhecendo meu público eu ofereço conteúdo relevante para ele - direcionado e segmentado. Retorno do investimento Realizando as ações acima, com certeza o meu retorno sobre o investimento será maior.
O que medir no email marketing?
Aberturas Aqueles contatos que abrem com frequência seus comunicados são o seu público-alvo, os usuários mais engajados. Através das aberturas é possível com uma ferramenta profissional de email marketing saber os dispositivos em que sua mensagem foi aberta (computador ou dispositivo móvel), a região do contato e o dia e hora com maior taxa de leitura. Em média, uma taxa entre 10-30% de abertura é muito boa falando em mercado de email marketing.
Cliques Contatos que abrem e ainda clicam são os mais interessados no seu produto ou serviço. Por isto a importância de criar links estratégicos nas suas mensagens. Através deles é possível medir a relevância do seu conteúdo para os seus clientes.
Cancelamentos Pelos cancelamentos e motivos informados você pode ver quem realmente não está interessado no seu produto ou serviço. Este é o público a ser ignorado. Uma ferramenta profissional de Email Marketing já dispõe de um link automático de descadastramento e uma pesquisa opcional do motivo. Através do motivos você pode saber quais as decisões erradas na sua estratégia de envio e corrigi-las: alta frequência de envio, assunto não interessa, não foi solicitada autorização para o envio, etc.
Já enviei e analisei os dados. O que posso fazer agora?
Segmentar seu público Com uma boa ferramenta de email marketing é possível criar grupos a partir dos resultados obtidos. Exemplo: criar grupos por região, criar grupos somente com os que abriram, criar grupos somente com os que clicaram, etc.
Teste o conteúdo da mensagem Realize teste de conteúdo para aumentar a sua taxa de abertura e relevância. Existem duas técnicas importantes que vocês pode testar: Remetente Teste como nome do remetente uma pessoa que represente a empresa ou o setor responsável pela comunicação. Isto deixa a relação mais humana, ainda mais se o cliente já conhece o remetente através de outros meios - eventos, palestras, contato telefônico, etc. Assunto Planeje o assunto de forma que ele desperte o interesse do cliente. Um assunto interessante é fator determinante para abertura, pois é a primeira coisa que o usuário lê antes de abrir o seu email. Evite assuntos genéricos como Informativo 1, Informativo 2, etc. Seja objetivo e diga diretamente a finalidade daquele email.
Enviar nos dias e horários com pico de aberturas Agende seus envios nos dias e horários com maior pico de aberturas. Uma dica importante: 10h da manhã (principalmente na segunda) e 14h da tarde são em média os horários com maior taxa de abertura. O Porquê disto? A pessoa chega as 8h no serviço e já deleta todos os SPAM para começar a trabalhar realmente. Ela vai deixar somente os emails relevantes ao seu serviço. A partir das 10h você não compete com os SPAMMERS e também as pessoas já estão mais propicias a ler os emails não relativos a questões de trabalho. O mesmo ocorre às 14h.
Aumentar taxa de cliques Ao criar sua mensagem ofereça conteúdo relevante sempre. Procure no texto do link evitar expressões genéricas (clique aqui, saiba mais, veja mais, etc.). Utilize o call-to-action, chame o seu contato para ação - estimule ele a clicar. Exemplo: Ao enviar um mensagem vendendo um curso, crie um botão com o texto Inscreva-se agora.
Vamos resumir o que aprendemos então?
Definimos o que é email marketing e sua utilização Agora vocês já podem definir estratégias de utilização do email marketing de acordo com o perfil do seu negócio. Analisamos alguns números do mercado de email marketing Através de dados estatísticos tiramos algumas conclusões sobre o mercado de email marketing: percebemos que o email ainda é o principal motivo de acesso a internet, identificar o melhor horário de envio está entre uma das melhores estratégias de email marketing, o assunto da mensagem é um dos itens mais testados e medir o ROI em campanhas de email marketing não é complexo. Falamos da importância de medir no email marketing Muitas vezes se contrata uma ferramenta de email marketing e a única preocupação é com o envio e a entrega. Porém conceituamos a importância de analisar os relatórios de envio: para conhecermos nosso público-alvo, melhorarmos o desempenho das mensagens e como consequência teremos o retorno do investimento (ROI) garantido. Definimos o que medir no email marketing Aberturas, cliques e cancelamentos - as 3 métricas fundamentais do email marketing. Agora você já sabe como analisar um relatório de envio. E, finalmente, demonstramos o que fazer com os dados obtidos em um relatório de envio Após medir é possível segmentar seu público por perfil (região, dispositivo que utiliza para abrir as mensagens, horário que costuma abrir os emails, etc.) criando grupos na sua ferramenta de email marketing. Testar o conteúdo da sua mensagem para aumentar a taxa de abertura, mudando os assuntos e utilizando o nome de uma pessoa no email do remetente - duas das técnicas mais utilizadas. Enviar nos dias e horários com pico de leitura - normalmente ele se situa as 10h da manhã e as 14h da tarde. Aumentar a taxa de cliques - utilizar expressões de texto que estimule o clique, que chame o contato para ação - botões de inscrevase agora, títulos atrativos nas matérias, imagens legais para ilustrar o conteúdo, etc.
FIM Obrigado pela audiência e sucesso nos negócios!