Cuidados com o corpo
Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento focada em compreender profundamente as mulheres e ajudar seus clientes a maximizar as oportunidades de comunicação com elas, a Sophia Mind busca desvendar o que elas querem, quando querem, da maneira que querem. O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) Sophia Mind acredita que este é o século do avanço feminino em todos os setores e do aumento contínuo do poder nas mãos delas, seja de compra, seja de grandes transformações políticas e sociais. As mulheres estão passando por grandes mudanças comportamentais, culturais e sociais e precisam ser compreendidas profundamente para que se estabeleça com elas uma comunicação efetiva e conveniente.
Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 631 mulheres Perfil: mulheres entre 20 a 60 anos Mercado: Brasil Data entrevistas: dezembro de 2009 Erro amostral: 3,9% O objetivo dessa pesquisa é identificar a satisfação das mulheres com seu corpo e as atividades que fazem para melhorar sua aparência. Avaliar relação forma física versus saúde, nos esforços (exercícios e alimentação) realizados.
Sumário Executivo Mais da metade das mulheres não estão satisfeitas com sua aparência. - A principal insatisfação é estar acima do peso ideal; - 94% das mulheres mudariam uma parte do corpo, se fosse possível. Barriga e seios são as partes que elas mais querem mudar; - Em geral, a própria mulher percebe que está fora do peso, antes das outras pessoas. Porém, a opinião dos outros é importante para ela se sentir bem; - 79% das mulheres fazem algum esforço para melhorar a aparência. Os principais são: atividade física, dieta e uso de produtos de beleza; - 36% praticam atividades físicas regularmente, sendo que mais da metade vão a uma academia. Caminhada, musculação e andar de bicicleta são as atividades mais praticadas; - 43% fazem algum tipo de dieta ou restrição alimentar. Médicos e internet são as principais fontes de informação; - A preocupação com a saúde e o bem estar é maior do que com a forma física. - Além de praticar atividades físicas e dietas, muitas outras formas de prevenção de doenças são seguidas pelas mulheres. Destaque para não fumar.
Satisfação pessoal 54% das mulheres estão insatisfeitas com sua aparência. Este percentual não varia em função da idade, região, estado civil ou maternidade. Dentre as insatisfeitas, mais da metade (65%) se consideram acima do peso. O segundo motivo de insatisfação é o cabelo (35%). Motivos de insatisfações com o corpo: 65% Acima do peso 35% Cabelos Seios pequenos 22% Rosto 22% 19% Ser mais bonita 13% Seios grandes 10% Aparentar mais jovem 10% Ser baixa demais Abaixo do peso 5% Ser alta demais 1% Nenhuma 1%
Satisfação pessoal Se fosse possível, 94% das mulheres mudariam algo no corpo. Mesmo as mulheres que estão satisfeitas com a aparência, não dispensariam a chance de mudar alguma coisa. A barriga (37%) e o seio (21%) são as partes do corpo mais citadas para a mudança. Isso ocorre tanto para as mulheres satisfeitas como para as insatisfeitas com a aparência. A diferença são os percentuais. A barriga é a principal parte do corpo a ser alterada para 30% das satisfeitas e 39% das insatisfeitas. Se pudesse, o que mudaria no seu corpo? 37% Barriga 21% Seio Cabelo 8% Nariz 7% Perna 7% 6% Glúteo 5% Outros Pé Braço Orelha 2% 2% 1%
Satisfação pessoal Quando as mulheres estão fora do peso ideal, 76% delas afirmam ser a primeira pessoa a perceber. Os parceiros são os primeiros somente para 8% das mulheres. Apesar disso, a opinião de outras pessoas é relevante para 68% das mulheres se sentirem bem com sua aparência. Para as mulheres com menos de 25%, este percentual aumenta para 79%. Entre as mulheres com e sem filhos, também existe diferença. 63% das mães se importam com a opinião dos outros, contra 73% das mulheres sem filhos. Entre casadas e solteiras, não existe diferença significativa no percentual que precisam da opinião de outras pessoas. Porém, as casadas se importam mais com a opinião dos parceiros, enquanto as solteiras se importam com a opinião dos amigos e familiares próximos.
Satisfação pessoal 79% das mulheres fazem algum esforço para melhorar a aparência. A maior parte delas (32%) praticam exercícios físicos. Fazer dieta e usar produtos de beleza também são relevantes (22% cada um). Esforços para melhorar a aparência: Exercícios físicos Dieta ou programa alimentar Produtos de beleza Médicos especializados Outros Cirurgia plástica Tratamentos de beleza Total 32% 22% 22% 11% 8% 3% 2%
Atividade Física 36% das mulheres praticam atividades físicas regularmente. 89% delas estão preocupadas com a aparência. Os principais locais onde são praticados os exercícios são: academia (56%), na própria casa (26%) e na rua (23%). Locais da prática de atividade física: 56% Academia 26% Em casa 23% Na rua 12% Parque 10% Praia No prédio/ condominio 5% Clube 5% Ginásio 3% Escola/faculdade 3% Na média, 51% das praticantes de exercício o fazem de 3 a 4 vezes por semana. Frequência de atividade física: Todos os dias 5 ou 6 dias por semana 3 a 4 dias por semana 2 vezes por semana 1 vez por semana 11% 13% 51% 19% 6%
Atividades físicas Caminhada (59%) e musculação (47%) são as atividades mais praticadas entre as mulheres. 80% das praticantes de exercício que souberam avaliar os resultados estão satisfeitas com o progresso alcançado até o momento. Tipos de atividades praticadas: 59% Caminhada 47% Musculação Bicicleta 31% 28% Ginástica Corrida / Running 16% 15% Dança Spinning Pilates Natação Esportes de equipe Hidroginástica Yoga Luta Esportes individuais 8% 6% 5% 5% 5% 4% 2% 1% As mulheres que frequentam academia possuem como atividades mais praticadas: musculação (72%), caminhada (50%), ginástica (36%) e andar de bicicleta (33%). As mulheres que praticam as atividades em casa ou nas ruas próximas à residência ou trabalho fazem: caminhada (78%) e andar de bicicleta (36%).
Dietas 43% das mulheres fazem algum tipo de dieta ou restrição alimentar. 51% delas se esforçam por preocupação com a aparência. Como principais fontes para informações e referência de dietas, as mulheres vão a médicos / nutricionistas e utilizam a internet. Fontes de informações sobre dietas: Médico ou nutricionista Internet Revistas ou jornais Conhecimento Popular Amigas Programas de TV Sou profissional do ramo 45% 39% 26% 15% 8% 4% 3% OBS: A entrevistada podia marcar até 2 opções.
Objetivos e prevenção de doenças O principal objetivo das mulheres quando praticam atividades físicas ou fazem dietas é a saúde e o bem estar, de maneira geral. Em segundo lugar, elas buscam melhorar a aparência e a forma física. Algumas mulheres (terceiro maior objetivo) necessitam dessas atividades ou restrições como tratamento de problemas de saúde específicos. Prevenção de doenças: Além da atividade física e de dietas, outras formas de prevenção de doenças são praticadas pelas mulheres. 69% Não fumar 48% Protetor solar ou produtos que protejam a pele 42% Evito bebidas alcoólicas 35% Visitas periódicas a médicos ou psicológos 32% Sexo seguro Visitas periódicas a dentistas 27% Cuidados com água parada e doenças típicas do verão 26% 22% Redução do stress no trabalho Cuidados com a coluna e postura Remédios e complexos vitamínicos 15% 11% A principal delas é não fumar, com grande destaque sobre as demais opções.
Conclusões A satisfação pessoal das mulheres com a aparência não é elevada. Praticamente todas as entrevistadas mudariam alguma coisa no corpo. Muitas delas estão fazendo algum esforço para melhorar a forma física e a aparência. Esta é uma grande oportunidade para empresas que lidam com exercícios físicos, programas alimentares, produtos de beleza e outros produtos ou serviços que estejam diretamente ligados à beleza. Apesar disso, as mulheres valorizam mais a saúde e o bem estar do que simplesmente a beleza. As empresas devem levar isso em consideração na comunicação e na prestação dos serviços oferecidos às mulheres. A internet pode ser usada pelas marcas como fonte de divulgação de informações e novidades, uma vez que já é usada com esta finalidade para a busca de dados relacionados a dietas.