Six Sigma: Uma ferramenta de gestão de
1.) Introdução Estratégia de gestão que procura melhorar a qualidade dos outputs de um processo, através da identificação e eliminação das causas dos defeitos e variação, com o objetivo de atingir 3,4 defeitos por milhão de oportunidade. Tem como objetivo uma cultura de qualidade (robustez dos processos, minimização de erros, defeitos e riscos) focalizandose na eliminação da variação dos processos através da medição e análise dados, resultando em menos defeitos e variabilidade, com impacto direto numa maior satisfação de clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas. Metodologia aplicável a todos os processos, produtivos e de suporte, assente na identificação e desenvolvimento de projetos estruturados, de forma a suportar a implementação da estratégia definida pelo acionista e na resolução de problemas estruturais de forma a suportar o incremento da eficácia da organização. Das 500 maiores empresas industriais da lista Fortune de 1955, 68% já não existem ou saíram da lista em 1994. ( 40 Years of the 500 Fortune, maio 15, 1995, p. 184) In God we Trust, all others must bring Data (W. Edwards Deming) 2.) Objetivos Dotar os formandos de conhecimentos e boas práticas referentes à identificação, implementação e gestão de projetos baseados na metodologia Six Sigma. 3.) Destinatários Diretores e Gestores de Topo e Intermédios. Responsáveis pelos departamentos de produção, manutenção, qualidade, planeamento e logística. 4.) Programa 1. Enquadramento e contextualização do Seis Sigma. 2. Objetivos do negócio e os projetos Six Sigma seleção de projetos. 3. Significado estatístico do Seis Sigma e métricas Seis Sigma. 4. A gestão de projetos em âmbito seis sigma. 5. As 5 fases da metodologia DMAIC: Define, Measure, Analyse, Improve, Control. a) O project charter/ficha de projeto, a definição de âmbito e o business case do projeto. b) A importância do mapeamento e análise de processo ferramenta SIPOC. c) A auscultação do cliente: modelo de kano, diagrama de afinidades e os CTQ s/ctc s. d) As 7 ferramentas da qualidade. e) A matriz de causa-efeito.
f) O plano de recolha de dados e avaliação do sistema de medição. g) Estatística básica: amostragem, estatísticas, gráficos, modelos, distribuições e probabilidades. h) DOE Desenho de experiências. i) SPC Controlo estatístico de processo. j) Implementação e validação de soluções. k) Plano de controlo e handover. l) Ferramentas complementares de implementação e manutenção das melhorias Gestão visual, TPM e poka-yoke. 5.) Formador Carlos Borges Gestor de unidades dedicadas à redução de custos, melhoria da eficácia e eficiências através da eliminação de desperdícios na cadeia de valor. Especialista em gestão da mudança (Lean Six Sigma Black Belt), formador em diferentes países e culturas de empresas, incluindo a conceção de processos de implementação. Experiência de onze anos como Formador/Consultor Lean, e de sete anos como Lean Six Sigma Black Belt, em diferentes sectores, desde o Automóvel, Construção Civil, Serviços, Farmacêutica, Alimentação e Bebidas, Banca, Administração Publica, Logística, Serviços, Saúde, Metalomecânica, Equipamentos Pesados, Tabaco, Cerâmica, Vidro e Telecomunicações. Orador de seminários dedicados ao tema Lean Six Sigma em associações empresariais, sectoriais e escolas, nomeadamente na AESE (Escola de Direcção e Negócios), SERS (Sindicato dos Engenheiros Sul), Universidade Lusófona, NERLEI, APGEI entre outras. 6.) Data e local de realização Lisboa Data: 26 de novembro de Duração: 7 horas - 09:30 às 17:30 Local: Sala de formação da FIPA Rua da Junqueira, 39 Edifício Rosa, 1º Piso 1300-307 Lisboa
Ficha de Inscrição Dados do participante Nome completo: Empresa/Instituição: Morada da Empresa/Instituição: Código postal: - Telefone: E-Mail: @ Cargo: Habilitações literárias: Acção de Formação em que se inscreve, 26 de novembro de Modalidade de inscrição Associada da FIPA Não Associada da FIPA Associação/Empresa: Tipo de pagamento (a efetuar após receção da fatura) Transferência bancária NIB da FIPA: 0033 0000 0015 8405 6570 5 (Millenium BCP) Cheque endereçado à FIPA Dados para emissão de recibo Nome/Entidade: N.º Contribuinte: Data limite para inscrição 1 Lisboa: 19 de novembro de Valor da inscrição Associados da FIPA: 80 Restante público: 130 Contactos FIPA Rua da Junqueira, 39 Edifício Rosa 1º piso 1300-307 Lisboa Tel.: 21 793 86 71/3/9 E-mail: formacao@fipa.pt A realização das ações é condicionada a um número mínimo de inscrições, pelo que a FIPA reserva-se o direito de cancelar ou adiar a realização das ações de formação, caso o número de participantes inscritos seja insuficiente. O cancelamento da inscrição poderá ser efetuado até às 48 horas anteriores à data marcada. A não comparência na ação de formação, e as desistências após o início do curso, implicam o pagamento do valor total da inscrição. Nota: De modo a formalizar a sua inscrição por favor destaque esta folha e envie via correio ou digitalizado para a FIPA. 1 O número de inscrições é limitado à capacidade da sala de formação.
Six Sigma: Uma ferramenta de gestão de