Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Técnicas em Higiene Dental Professor: Bruno Aleixo Venturi
Aulas práticas Lista de materiais
Aulas práticas - Lista de materiais Roupa branca (calça) Sapato fechado (branco); Retirar brincos, relógio, anéis, pulseiras; Cabelo preso.
Aulas práticas - Lista de materiais Escova de Robinson Contra-ângulo Baixa-rotação Pasta Profilática (sem óleo) Pedra Pomes Fio-dental Flúor
Aulas práticas - Lista de materiais Jogo clínico Sugador Pote dapen Babador
Aulas práticas - Lista de materiais Jaleco Gorro Óculos de proteção Luva Máscara Rolopack
O que é higiene dental? Técnicas de escovação Nutrição Flúor Enxaguatórios Escovas dentárias Cremes dental Higiene de bebês Higiene para ortodontia Higiene Próteses
A concepção mais difundida de saúde é um estado de harmonia e equilíbrio funcional do corpo. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas.
Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada: Seus dentes ficam limpos de resíduos alimentares; A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental; O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos.
Existem algumas medidas muito simples para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais. Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente. Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições. Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor. Usar enxagüante bucal com flúor, caso seu dentista recomende. Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.
Você pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
Técnicas corretas de escovação (Técnica bass modificada) Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Movimente a escova, afastando-a da gengiva. Escove delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente. Com cuidado, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito.
Como escovar os dentes??? http://www.colgate.com.br/app/cp/ BR/OC/Information/Video- Library/How-to-Brush.cvsp
Uso correto do fio dental Use aproximadamente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos. Siga, com cuidado, as curvas dos dentes. Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva.
Como usar o fio dental??? http://www.colgate.com.br/app/ CP/BR/OC/Information/Video- Library/How-to-Floss.cvsp
Nutrição Nutrição adequada é a ingestão de uma dieta equilibrada para que seu corpo possa assimilar os nutrientes necessários para uma boa saúde. Se sua dieta contiver poucos nutrientes essenciais ao corpo, sua boca estará mais vulnerável a infecções. Para ter dentes fortes e resistentes à formação de cárie, a criança precisa de uma dieta rica em cálcio, fósforo e flúor.
Quais são os diferentes tipos de nutrientes? Uma boa alimentação deve conter os seguintes nutrientes: Carboidratos; Ácidos graxos essenciais (contidos em produtos gordurosos); Aminoácidos (encontrados nas proteínas); Quinze vitaminas; Cerca de vinte e cinco minerais; Água
O Ministério da Agricultura Americana recomenda à população em geral a ingerir diariamente: 16 a 11 porções de pão e cereais; 23 a 5 porções de verduras; 32 a 4 porções de frutas; 42 a 3 porções de produtos derivados do leite; 52 a 3 porções de carne, aves, peixe, ovos, feijão ou nozes
Por que é importante ter uma alimentação correta? Uma alimentação incorreta pode causar gengivite e cárie. Os alimentos que têm elevado teor de carboidratos, açúcares e amidos contribuem muito para a produção dos ácidos que formam a placa bacteriana que ataca o esmalte dos dentes. Com o passar do tempo, esses ácidos destroem o esmalte, formando a cárie.
Caso tenha que ingerir produtos com muito açúcar ou amido, consuma-os durante as refeições e não entre refeições. Evite alimentos que grudem nos dentes, pois eles podem aumentar a formação da placa bacteriana. Um aspecto positivo é o fato da produção de saliva aumentar durante as refeições, removendo os detritos alimentares da boca.
Qual escova indicar?
Qual escova indicar? Atualmente o mercado oferece inúmeros tipos de escovas gerando duvida em qual escolher. Para uma escolha correta deve-se observar três características essenciais: - As cerdas devem ser macias ou extra-macias, para que não agridam a gengiva, provocando retrações radiculares. Além disso, o uso contínuo de cerdas duras causam desgaste no esmalte. - A cabeça deve ser pequena, para facilitar o acesso à todas as regiões a serem escovadas. - As cerdas devem ser de comprimento similar, para que atuem na higienização do dente de forma uniforme e sem traumatizar a gengiva ao redor.
Qual escova indicar? Pacientes com dificuldade motora (Parkinson, artrite ou artrose severas, vitimas de derrames ou AVC, deficientes mentais, etc) podem melhorar a qualidade da escovação com o uso de escovas elétricas.
Tipos de escovas? A escova interdental é indicado para aparelhos ortodônticos e uso de próteses.
Dedeira A escova interdental é indicado para aparelhos ortodônticos e uso de próteses.
Quando trocar? Devemos trocar a cada 3 meses as escovas devidos aos desgastes das cerdas, consequentemente a perda da eficiência.
https://www.youtube.com/ watch?v=lhkvaekchuo
Fio dental vs Fita Dental A diferença entre eles é a espessura. As pessoas com dentes mais juntos vão ter mais facilidade em usar a fita dental, passando melhor por espaços mais apertados. O fio dental tem sua espessura um pouco maior.
Raspadores linguais O raspador lingual é a forma mais eficiente de remover restos alimentares da língua com menor desconforto.
Tipos de dentifrícios Composto na maioria das vezes por fluoreto de sódio, podendo ser acompanhado com outras substâncias como abrasivos, agentes clareadores, substâncias anti-sensibilizantes, dentre outros.
Flúor O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público. O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes.
Flúor Os estudos têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao suprimento de água da comunidade, a incidência de cárie diminui. A Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, dentre muitas outras organizações têm endossado o uso de flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie.
Flúor Como o flúor atua? O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram. O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram.
Flúor O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca. Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação. Em outros momentos - quando sua saliva está menos ácida - ocorre justamente o oposto, a reposição do cálcio e do fósforo que mantém seus dentes resistentes.
Como saber se estou recebendo quantidade suficiente de flúor? Se a água que você bebe contiver flúor, então somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para adultos e crianças com dentes saudáveis, com um baixo risco de cáries.
Flúor Se a água de sua comunidade não for fluoretada, nem contiver uma quantidade suficiente de flúor natural (uma parte em um milhão é considerada ideal), então seu dentista ou pediatra deve receitar suplementos de flúor para suas crianças tomarem diariamente.
Flúor acidulado Flúor fosfato acidulado 1,23%. Indicado para prevenção da doença cárie. Pode pigmentar restaurações em resinas e porcelana.
Flúor neutro Fluoreto de sódio 2%. Remineralização dos dentes após condicionamento ácido. Remineralização dos dentes após clareamento.
A melhor forma de cuidar do seu sorriso é a prevenção.