Introdução 1. Conheça a sua taxa de conversão 2. Usabilidade e navegabilidade 3. Pense mobile 4. Seja relevante 5. Tenha CTAs atraentes 6. O teste AB é fundamental Conclusão Introdução Conhecer os números do seu e-commerce é extremamente importante para controlar os seus processos, entender onde estão os seus gargalos, otimizar o que precisa ser melhorado e investir no que tem dado certo. Alguns indicadores de resultado são essenciais, como a quantidade de pessoas que acessa o seu site, a quantidade de visitas por página de produto, a média de tempo em que as pessoas ficam no site, o lucro, tanto líquido quanto bruto, o ticket médio da loja virtual, quantos carrinhos foram abandonados e a taxa de conversão. Destaque para esse último indicador, que precisa ser levado muito a sério. Exatamente por isso, a taxa de conversão é a estrela do nosso e-book. Separamos alguns segredos que lhe ajudarão a converter ainda mais em sua loja virtual. Confira!
1. Conheça a sua taxa de conversão Se o tráfego da sua loja virtual não se transforma em vendas significa que você precisa rever a sua estratégia. Para isso, antes de qualquer coisa, você precisa saber qual é a taxa de conversão do seu e-commerce. Você sabe fazer este cálculo? Não precisa se assustar com a palavra, pois fazer essa conta é algo muito simples. A taxa de conversão no e-commerce pode ser calculada com a simples fórmula abaixo: Número de vendas / Número de visitas Esses dados devem ser considerados em um determinado período de tempo. Usualmente a taxa de conversão é calculada mensalmente, mas, caso você precise mensurar os resultados de alguma ação de marketing específica, por exemplo, ela pode ser flexibilizada para o período que desejar. Além disso, você pode usar a taxa de conversão combinando-a com outras informações, como o ticket médio, por exemplo. A partir dessa combinação você chegará a informações claras e numéricas sobre a evolução do seu negócio online. 2. Usabilidade e navegabilidade Agora que você já sabe a importância da taxa de conversão para o seu negócio está na hora de começar a pensar em formas de melhorá-la cada dia mais, certo? Alguns fatores são essenciais para garantir essa melhoria. Nossa primeira dica para aumentar a taxa de conversão no seu e-commerce é: invista na estrutura do seu site. Para que as páginas do seu e-commerce convertam elas devem ter usabilidade e navegabilidade. Aí vão algumas dicas para sua loja virtual decolar:
Tenha um layout clean e intuitivo. Não importa se o seu negócio é de produtos coloridos e alegres, a sua loja virtual precisa ter cores em harmonia, na medida certa e sem exageros. As imagens também precisam ser simples e, principalmente, focadas nos produtos. Não use mídias muito pesadas. Isso aumentará o tempo de carregamento no seu e-commerce e poderá até espantar o usuário que poderia se tornar um cliente. Organize as informações de forma clara e simples dentro da sua loja virtual. Para isso, tenha muito bom senso na hora de pensar a disposição das imagens, texto e links dentro das páginas. Conte com um especialista em design para lhe ajudar nesta missão. Não pergunte demais. Se você exigir muita informação do seu cliente na hora da compra ele pode acabar desistindo da compra. Leve o seu cliente aonde ele quer chegar. Para isso, tenha botões claros e visíveis, 3. Pense mobile O seu e-commerce está preparado para o mobile? Se você ainda não está na onda do m-commerce esta é a hora para não apenas começar a pensar, mas investir para não ficar para trás. Segundo estudo realizado com mais de 50 lojas virtuais, o ticket médio dos consumidores virtuais que compram através de seus dispositivos móveis smartphones e tablets supera em 160% a compra em desktops. Cabe dizer, contudo, que essa regra só se aplica aos e-commerces que possuem estrutura para uma navegação fácil e intuitiva também no mobile. Para se preparar para vender online através dos smartphones as lojas virtuais possuem a opção de desenvolverem um aplicativo específico, uma versão mobile do site ou mesmo ter um layout responsivo das suas lojas virtuais. Tenha em mente que quando o cliente entrar na loja virtual e não conseguir navegar porque o site não é mobile ou responsivo ele poderá ir embora e você perderá uma conversão. Por isso, pensar mobile é um fator decisivo para aumentar a sua taxa de conversão.
4. Seja relevante De nada adiantará você investir na estrutura, no visual e na divulgação da sua loja virtual se você não tiver produtos realmente bons. Além disso, aposte em conteúdo de qualidade, tanto dentro da sua loja virtual, com um blog que dê dicas relacionadas ao seu mercado, quanto em suas redes sociais. Mas lembre-se de não falar somente de você, dos seus produtos e da sua marca. Fale o que o seu consumidor quer ouvir e torne-se relevante para ele. Use técnicas de SEO, como palavraschave estratégicas, para ser encontrado no Google. O seu atendimento deve ser diferenciado também para que você se destaque dentre as várias lojas virtuais que povoam o mercado. Para isso, treine bem o seu time de atendimento e seja sempre disponível para os seus clientes e potenciais consumidores também. 5. Tenha CTAs atraentes O CTA (call to action) é um dos elementos mais importantes para garantir a taxa de conversão do seu e-commerce. Os CTAs são os elementos que chamam os visitantes do seu site para determinadas ações e, no fim das contas, eles devem levar o seu cliente ao objetivo final de toda loja virtual: comprar! Separamos algumas dicas para lhe ajudar a ter CTAs que convertem: Destaque-o! Seja através de cores diferenciadas dos demais elementos do seu e-commerce ou de um tamanho diferente, o importante é que o CTA fique em primeiro plano; Posicione-o de forma estratégica, em alguma área do site que chame bastante atenção. Lembre-se da regra de leitura da esquerda para a direita, por exemplo; Seja claro, objetivo e não enrole! O que o cliente ganha clicando naquele botão e executando aquela ação? Isso deve ficar bem claro para que ele seja chamado para a ação.
6. O teste AB é fundamental O teste AB é muito importante para entender o que dá certo ou não para alcançar os objetivos da sua loja virtual. Através dele você pode testar diferentes estruturas de páginas, cores, textos e CTAs. Com o teste AB você poderá também verificar como está o desempenho de duas ou mais páginas com as quais o cliente se depara em sua loja virtual, perceber como os usuários reagem às mudanças e agir em cima desses dados. Quando você testa encontra falhas e acertos e, dessa forma, fica mais fácil corrigir erros ou investir nos acertos para otimizar ainda mais os resultados. Por isso, nunca pare de testar! Conclusão Capriche na descrição dos produtos, tenha fotos claras e aposte no lado emocional das pessoas. Deixe claro que o seu e-commerce é confiável, que o comprador está seguro realizando qualquer transação com você e, principalmente, ajude o seu cliente a encontrar o que procura. Para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce você deve aprender a resolver problemas, não apenas vender produtos, e facilitar a vida do seu cliente. Invista em CTAs atraentes e claros, destacando-os com cores fortes e até mesmo em tamanhos, essa será a melhor forma de evitar perder aquelas vendas quando o cliente não encontra o botão finalizar compra, por exemplo. Aproveite nossas dicas, invista nos seus produtos, divulgue o que você tem de melhor e venda cada dia mais!
Sobre a Ciashop A Ciashop é uma empresa com mais de 15 anos de experiência em e-commerce. Hoje fazemos parte do grupo TOTVS, líder absoluta em softwares, serviços e tecnologia no Brasil. A partir dessa parceria surgiu a integração entre a nossa plataforma Framework de e-commerce e o ERP Protheus, visando auxiliar na gestão das lojas virtuais de todo país tanto nas vendas quanto no gerenciamento. Confira essas e outras soluções que a nossa empresa tem a te oferecer. Acesse www.ciashop.com.br e acompanhe nosso blog, para ficar por dentro das novidades tecnológicas do comércio eletrônico no Brasil e no mundo. ciashopecommerce ciashop ciashop ciashop www.ciashop.com.br