INTRODUÇÃO Diabetes & você Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa com diabetes é a educação sobre a doença. Conhecer e saber lidar diariamente com o diabetes é fundamental para levar uma vida saudável e livre de complicações. Este e-book é para você que tem diabetes e para quem convive com pessoas com diabetes, pois família e amigos educados no assunto são peças muito importantes no tratamento. Dr. Renato Zilli ENDOCRINOLOGISTA CRM 110.130/SP
01 Fique de olho no sinais Dr. Renato Zilli 01 Fique de olho nos sinais que podem indicar que você tem diabetes. Sede excessiva Vontade de ir ao banheiro toda hora Cansaço sem causa aparente Perda de peso inexplicável Ferimentos e dificuldade de cicatrização Dificuldade de concentração Câimbras Dores nas pernas Visão embaçada Náuseas ou vômito
02 Conheça 02 Conheça seu tipo de Diabetes Dr. Renato Zilli Existem diferentes tipos de diabetes O Diabetes Tipo 1 é considerado uma doença autoimune. Isso por que o nosso sistema imunológico destrói equivocadamente as células beta. Como resultado, não temos insulina no corpo e os níveis de glicose se elevam. Este tipo de diabetes é encontrado em até 8% da população. É mais comum que ocorra na infância ou adolescência, porém também pode ser diagnosticado em adultos. Este tipo de diabetes é sempre tratado com insulina. seu tipo de Diabetes O diabetes é causado pela falta ou pela incapacidade de produzir insulina pelo corpo. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas pelas células beta, tendo a função de promover a entrada do açúcar que está no sangue (glicose) para dentro das células. Nas pessoas com diabetes esse funcionamento está comprometido, com isso a glicose não é absorvida, elevando seus níveis no sangue. O Diabetes Tipo 2 está associado à genética, obesidade e estilo de vida. Ocorrendo geralmente após os 30 anos de idade. Apesar do pâncreas produzir insulina, esta é insuficiente para normalizar os níveis de açúcar no sangue (glicemia). Ele corresponde por mais de 90% dos casos de diabetes. Por se tratar de uma doença progressiva, é recomendado o acompanhamento médico regular. E quanto ao diabetes gestacional? Cerca de 5% das mulheres desenvolvem o diabete gestacional, que tem como característica o aumento dos níveis de açúcar no sangue durante a gestação, ocorrendo a partir da 20ª semana. Geralmente o diabetes cura com o parto, porém existe um risco aumentado de evoluir no futuro para o diabetes tipo 2.
03 Mitos & Verdades
03 Mitos & Verdades Dr. Renato Zilli O consumo do açúcar é o maior causador da Diabetes Mito. O consumo de açúcar não é o maior causador de diabetes, embora seja importante o controle do peso para se evitar que o diabetes tipo 2 não se desenvolva em pessoas com predisposição genética. Agora, em pessoas com diabetes já diagnosticado, o consumo de açúcar principalmente refinado (batata inglesa, arroz branco, farinha branca) pode elevar a glicemia se a doença não estiver controlada. A insulina em longo prazo vicia Mito. A insulina não vicia, uma vez que a substância é um hormônio que o nosso próprio corpo produz. Com o passar dos anos, portadores de diabetes tipo 2 podem necessitar de injeções subcutâneas de insulina por não produzirem mais esse hormônio em quantidades adequadas. Quem consome álcool em excesso pode adquirir diabetes Verdade. O consumo de bebidas alcoólicas em longo prazo pode prejudicar o pâncreas, onde a insulina é secretada. Diabetes é uma doença contagiosa Mito. A doença não é de forma nenhuma contagiosa, desse modo, não há nenhuma maneira de se pegar de outra pessoa. Filhos de um casal que tenha diabetes pode nascer com a doença Mito. Existe um risco de desenvolver diabetes ao longo da vida para filhos de casais em que um dos pais tenha diabetes, porém a doença não costuma se manifestar tão precocemente.
04 Diabetes na Meta Conheça as metas fundamentais para o tratamento do diabetes, e participe ativamente do autocontrole da doença com o guia a seguir.
04 Diabetes na Meta Dr. Renato Zilli Hemoglobina glicada A1c (A1c) Deve ser medida a cada 3 ou 6 meses. Este exame é o mais importante no controle do diabetes, através dele sabemos a média do seu açúcar nos últimos 3 meses. A meta padrão é menor que 7 %. Medidas da ponta de dedo Converse com seu médico sobre a necessidade e frequência. As medidas do açúcar no sangue, também conhecidas como dextro ou ponta de dedo, ajudam na avaliação das oscilações diárias do seu diabetes. Os horários padrão de medida são antes das refeições ou 2 horas após. A meta de glicemia pré-refeição é de 80 130 mg/dl e pós refeição 2h até 180 mg/dl. Controle de peso Avaliar a cada consulta. Lipídeos (gorduras no sangue) Devem ser medidos em jejum pelo menos uma vez ao ano. Manter os lipídeos no sangue baixos diminui o risco de complicações, principalmente infarto e derrame. Colesterol total < 200 mg/dl HDL (bom colesterol) > 40 mg/dl para homens > 50 mg/dl para mulheres LDL (mau colesterol) < 100 mg/dl Triglicerídeos < 150 mg/dl Pressão Arterial Medida a cada visita e conforme sua necessidade. Sua pressão deve estar menor que 140/90. A maioria das pessoas com diabetes estão acima do peso, uma meta possível de perda de peso se encontra entre 5 a 10% de perda em relação ao peso atual. Discuta com seu médico a melhor opção no seu caso.
04 Diabetes na Meta Dr. Renato Zilli Controles anuais: Avaliação Renal Ajuda na prevenção de doenças dos rins. A relação albumina/creatinina na amostra isolada de urina deve ser menor que 30 mg/dl. Consulta com Dentista Cuidar bem dos seus dentes auxilia no controle do diabetes. A saúde bucal interfere nos níveis de glicose no sangue e vice-versa. Avaliação dos Pés Ajuda na prevenção de complicações crônicas do diabetes. Peça para seu médico avaliar seus pés a procura de deformidades, pele seca ou frieira. Avaliação Cardiológica Cuide bem do seu coração para ele cuidar bem de você. As doenças dos vasos e coração são frequentes em quem tem diabetes. Converse com seu médico quais são os exames mais apropriados para se prevenir. Vacinas Evita infecções que podem descompensar o diabetes. Converse com seu médico quais vacinas são indicadas no seu caso. A priori, a vacinação contra a gripe deve ser anual e contra pneumonia a cada cinco anos. Consulta com Oftalmologista Ajuda na prevenção de complicações crônicas do diabetes. Permite prevenir e tratar complicações que o diabetes descompensado pode causar ao seu olho.
04 Diabetes na Meta Dr. Renato Zilli Vale a pena lembrar: Atividade Física A prática de exercícios pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e também na perda de peso, além de aliviar o estresse. O ideal é acumular 150 minutos de atividade física na semana. Avaliação dos Pés Os pés de quem tem diabetes necessitam de um cuidado especial. Deve se procurar por calçados confortáveis, meias sem costura. A qualquer sinal de alteração, converse com seu médico. Contagem de Carboidratos Entre os alimentos, os mais ricos em carboidratos têm maior impacto nos níveis de açúcar no sangue. A contagem de carboidratos pode ser benéfica para pacientes com diabetes tipo 1. Tabagismo Fumar pode acelerar o processo e o aparecimento de complicações do diabetes, uma vez que provoca estreitamento das artérias e veias. Parar de fumar é essencial para a saúde de quem tem diabetes. Bebidas Alcoólicas Cervejas e bebidas doces ou à base de carboidratos podem elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue e podem trazer problemas. O consumo de álcool não é proibido, mas deve ser moderado. * Os valores de metas sugeridos podem ser individualizados para cada paciente. Este material tem cunho educativo e não substitui a avaliação de um profissional de saúde.
Diabetes na Meta Imprima a tabela e cuide melhor da sua saúde acompanhando as suas metas.
Dr. Renato Zilli ENDOCRINOLOGISTA CRM 110.130/SP Médico endocrinologista com experiência profissional de mais de 10 anos, especializado em obesidade, diabetes e tireoide. Focado em mudança de comportamento em relação ao comer. Faz parte do corpo clínico do Hospital Sírio- Libanês. Integra a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Sociedade Brasileira de Diabetes e EndoSociety, dos Estados Unidos. www.drzilli.com.br 11 3257-4267 contato@drzilli.com.br /drzilli