Redação do Enem deve conter no mínimo sete linhas Texto pode ser anulado pelos corretores mesmo que apresente conteúdo relacionado ao tema proposto. A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve conter no mínimo sete linhas para ser considerada válida pela equipe de correção do exame. Segundo o edital da prova, divulgado no dia 19 de maio pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a redação será anulada mesmo se o texto estiver de acordo com o tema proposto no Caderno de Questões. O texto de cada candidato será corrigido por dois corretores que trabalharão de maneira independente. A média das duas notas atribuídas por cada um deles é a que vai ser usada pelo Inep para classificar o candidato. A redação deve passar pela mão de um supervisor caso a diferença entre as notas dos dois corretores seja maior que 300 (em uma escala de 0 a 1000). Serão automaticamente anuladas as redações que fugirem do tema principal, tiverem qualquer tipo de desenho, palavras impróprias ou outras formas propositais de anulação.
DICAS PARA O ENEM Confira dicas valiosas para melhorar a performance de sua memória e deixá-lo afiado para as provas!
Agosto É hora de criar uma rotina! Criar uma rotina de estudos, assim como a de simulados e a de leitura de atualidades ajuda a organizar seu tempo e facilita a compreensão dos temas. Para isso: # Estude diariamente. Faça do estudo uma rotina de trabalho. Durante a semana, dedique algumas horas (duas ou três) para ter ritmo. É melhor estudar em doses diárias do que ficar um sábado inteiro em cima dos livros, pois o cansaço é contraproducente. Além disso, sua cabeça pode estar no cinema, na balada e passar horas "fingindo estudar" não adianta nada. # Avalie seu poder de compreensão dos textos longos. Será que você evoluiu de junho até aqui? Alguns enunciados do Enem chegam a ocupar um quarto da página. Perceba que tipo de leitura favorece sua compreensão. Lendo por partes, fazendo marcações, imaginando que lê em voz alta. Concentre-se!
Setembro Não se esqueça de estudar outros recursos! # Faça mais um simulado, ele pode ser on-line ou direto em um caderno de questões impresso. Teste os dois modelos. Nos sites de cursinhos prévestibulares você encontra esse tipo de teste para download. Outubro É hora da revisão De última hora não adianta achar que você vai aprender. Não vai. Aproveite as últimas semanas para rever o que já estudou, criando dicas, revendo as fórmulas, dê aquela última olhada nos cadernos e garanta que nada passou em branco. Depois, relaxe!
# Bem, é hora de dar a última olhada nos cadernos. Faça as marcações que precisa para pinçar o que é fundamental dentro de cada tema. Isso facilita a revisão. # Lembre-se: ninguém faz a prova sabendo tudo. Não entre em pânico porque faltou um assunto. Confie no que você estudou. # Nos últimos dias, o que tinha que ser estudado, foi. Agora é hora de relaxar. Antes da prova, principalmente, dê uma folga para si mesmo. Relaxe com os amigos, com um bom filme, com uma atividade física, durma bem e... Boa prova! Aprenda a ler mapas, gráficos e interpretar charges. Tudo isso também pode cair na prova. # Verifique a compreensão dos fundamentos básicos das matérias. Eles ajudam na escolha certa das respostas e serão cobrados pelo Enem. # O poder de interpretação é cobrado não só nas páginas dedicadas à língua portuguesa. Gráficos e tabelas também ganham atenção.
Para manter a concentração no Enem Você vira a noite estudando? Pare com isso e durma bem! Entre uma bocejada e outra você deixa de assimilar informações, afinal o cérebro já estará cansado depois de um dia puxado de estudos. Durante o sono, porém, a massa cinzenta "salva" o conhecimento novo. Xô, preguiça! Nada de começar a estudar na cama ou em seguida do almoço, pois sempre bate uma preguiça e a vontade de descansar um pouco mais. O indicado é ativar o corpo com um alongamento ou até mesmo uma rápida caminhada, isso irá ajudá-lo a criar disposição. Crie um ambiente favorável! Barulho, circulação de pessoas, televisão ligada e som alto. Pergunte-se: o que atrapalha minha concentração? Evite lugares que o ambiente externo possa chamar sua atenção ou causar estresse. Dê preferência para um lugar calmo, com boa ventilação e iluminação. Essa dica é valiosíssima para quem acha que ganha tempo ao estudar no ônibus. Engano! Seus olhos percorrem as linhas dos livros, mas pouco é fixado.
Tenha postura! Que ler deitado é bom, tudo mundo concorda. É uma maneira confortável de ficar informado, mas também é o primeiro passo para cair na cama. Segundo o especialista, estudar deitado, ler sentado com postura inadequada ou ler muito e muito rápido sem pausas para descanso são fatais para deixar todo o conhecimento ir para limbo. Tenha tudo ao seu alcance! Organize o material perto de você para evitar interrupções. Se hoje é dia de estudar Química, não deixe a tabela periódica esquecida no armário, em algum momento você irá precisar saber de cor os elementos. A pausa para encontrar o objeto de estudo representa perda de ritmo, sem contar que nessa hora você ainda dá uma escapada, passa na sala e encontra a TV ligada. Aí, pronto, lá vem a pergunta: O que eu estava estudando mesmo?. O que é importante merece destaque! Os vestibulares, assim como o Enem, não esperam respostas idênticas ao que está na bibliografia recomendada. O domínio sobre os fundamentos, sim são cobrados. Logo, grife os tópicos mais importantes para facilitar a criação de resumos. Esse esquema facilita a compreensão da ideia central da matéria.
Qual é? Qual foi? Teste seu lado questionador para descobrir a essência do texto. Qual é o assunto? Qual sua importância ou aplicação? Como funciona? Quem disse? Quando e onde aconteceu? De que forma a informação se relaciona com as demais? Quais as semelhanças e diferenças? Que conclusões tirar? O que é importante e o que é secundário? Inverta os papéis: agora você é o professor! Imagine que você é o professor e precisa ensinar um assunto para seus alunos. Em voz alta, explique o que entende e lembra-se de um tema, na sequência confirme nos livros se não falou bobagem. Faça isto várias vezes se o assunto for difícil. Faça perguntas e tente respondê-las a fim de verificar se você aprendeu. Recapitule! Recapitule o que foi visto em sala de aula no máximo 24 horas depois. Sem revisão não há memorização duradoura.
Faça pausas! Sinta-se a vontade para fazer pausas (breves, cerca de 10 minutos) de hora em hora. Evite a falta de concentração pelo excesso de estudo e, consequentemente, o cansaço mental. Ao final do dia, descanse, escute música, namore e converse com amigos. Alterne! Tem sempre um conteúdo mais legal que o outro. Para não perder o pique quando chegar o momento de estudar números ou datas, o indicado é variar a matéria. Isso o ajudará a manter a concentração. Ligue os pontos! Relacione assuntos, veja implicações, encontre sentido, detecte lógica e compare. Deixe seu estudo ativo, interaja com o conhecimento. Quanto mais situações você criar para lembrar-se do conhecimento, mais rápido ficará seu raciocínio.
Lápis e borracha estão proibidos na prova do Enem 2011 Algumas regras seguem as mesmas para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 201: estão proibidos o uso de lápis e borracha. Além disso, os inscritos não poderão portar relógio e celular. "O uso de lápis e borracha não está permitido pensando nos estudantes que querem garantir a lisura do processo.
Por respeito a eles, temos que coibir a possibilidade da utilização indevida desses materiais", afirma Malvina Tuttman, presidente do Inep, autarquia do MEC responsável pelo exame. O MEC (Ministério da Educação) informou que mais de 1,5 milhão de pessoas se inscreveram para participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011 até esta quinta-feira. A expectativa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) é que o número de inscritos do Enem 2011 chegue a 6 milhões até o fim do prazo de inscrições (10 de junho).