Profª. Jéssica Galdino
O que produziremos? Produziremos textos escritos do tipo dissertativo-argumentativo. Quantas produções por etapa? Teremos, em cada etapa, quatro temas a serem trabalhados; Serão produzidos dois Simulados por etapa que valerão 7 pontos de CP. E as correções das atividades e avaliações? Os Simulados serão corrigidos pelos monitores do Laboratório de Redação; As Avaliações serão corrigidas pelo professor de Redação.
Quais os critérios de correção? Teremos como base os critérios de correção do ENEM. Veja: COMPETÊNCIA DESCRIÇÃO COMPETÊNCIA 1 DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍGUA PORTUGUESA. COMPETÊNCIA 2 COMPETÊNCIA 3 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM PROSA. SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA. COMPETÊNCIA 4 DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO. COMPETÊNCIA 5 ELABORAR A CONCLUSÃO REAFIRMANDO A SUA OPINIÃO ACERCA DO TEMA.
Como seremos avaliados? A avaliação se dará por meio: do cumprimento de tarefas (classe e casa) Simulado (7 pontos no Conceito de Participação) Reescrita do Simulado (5 pontos no Conceito de Participação) da realização da PROVA 1 / PROVA 2 (nota no boletim) Você ainda tem alguma dúvida?
Roteiro da primeira etapa de estudos TEMAS Copie em seu caderno de Redação! PRESERVAÇÃO DA ÁGUA; OS PERIGOS DAS REDES SOCIAIS; PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR; A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO MEIO AMBIENTE; DATA DAS AVALIAÇÕES PROVA 1 (16/02/2017) PROVA 2 (16/03/2017)
Na minha opinião, escrever e comunicar significa ser capaz de fazer qualquer pessoa acreditar em qualquer coisa. Jean Clézio
INTRODUÇÃO Uma das maiores preocupações dos pais, nos últimos anos, é encontrar maneiras para proteger seus filhos contra os perigos da internet, já que a facilidade para acessar este ambiente e disseminar informações de forma indiscriminada pode trazer consequências muito negativas à vida de crianças e adolescentes. DESENVOLVIMENTO Prova disso é a quantidade crescente de jovens que sofrem "bullying" ou que tem sua intimidade exposta através da internet, levando muitos deles a caírem em depressão ou até mesmo a cometerem suicídio, tamanho o impacto que tais ataques têm em suas vidas. Os agressores, na maioria dos casos, também são jovens e fazem parte do círculo social da vítima, sendo que muitos não tem têm plena consciência do mal que estão praticando. Neste cenário, muitos pais perguntam sobre qual a melhor maneira de defender seus filhos, já que é difícil impedi-los de acessarem a internet através de computadores e celulares, dada a ampla disponibilidade de tais aparelhos. Forçá-los a fornecer senhas de redes sociais ou instalar filtros nos navegadores não é o suficiente, pois muitos dão um jeito de burlar as regras impostas por seus pais. O melhor caminho, portanto, ainda é dialogar com os filhos sobras ameaças ocultas. CONCLUSÃO Por fim, a sociedade não pode esperar que a tarefa de proteger crianças e jovens contra os perigos da internet seja feita apenas pelas escolas e pelo poder público. É fundamental que os pais estreitem os laços de confiança e amizade com seus filhos, pois o diálogo em família ainda é a melhor arma para diminuir o número de vítimas e agressores no mundo virtual.