3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010"

Transcrição

1 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 30 de abril de 2010

2 O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma avaliação aplicada anualmente pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) desde A partir de 2009 o MEC aplicou várias reformulações no exame com o intuito de utilizá-lolo como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.

3

4 o Reformular o currículo do Ens. Médio. Sinalizar para o Ens. Médio outro tipo de formação, mais voltada para a solução de problemas. o Promover a mobilidade dos alunos pelo País. o Democratizar o acesso a todas às universidades

5 A proposta é reformular o ENEM para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do Ens. Médio. Aplicação de 4 grupos diferentes de provas: - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; - Ciências humanas e suas Tecnologias; - Ciências da Natureza e suas Tecnologias; - Matemáticas e suas Tecnologias. Cada grupo de testes será composto de 45 questões de múltipla escolha, aplicadas em dois dias.

6 O ENEM 2010 será aplicado em municípios, em dois dias: - 1º dia (Sábado): das 13h às 17h30 30min Ciências da Natureza e Ciências Humanas - 2º dia (Domingo): das 13h às 18h30 30min Linguagens e Códigos, Redação e Matemática e suas tecnologias OBS: Em média 3 minutos para cada questão.

7 Prova estruturada em competências e habilidades, incentivando o raciocínio e medindo o conhecimento através de questões interdisciplinares; Conteúdos formais mais diretamente relacionados ao que é ministrado no ensino médio; Questões contextualizadas (aplicação prática do conhecimento).

8 Competências cognitivas: conjunto de ações e operações mentais que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer.

9 As habilidades traduzem as associações entre conteúdos e competências. Funcionam como indicadores ou descritores do que o aluno deve demonstrar como desempenho e permitem concluir se houve de fato aprendizagem e em que nível ela ocorreu.

10 Dominar linguagens: : dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. Compreender fenômenos: : construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

11 Enfrentar situações-problema: : selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. Construir argumentação: : relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. Elaborar propostas: : recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

12

13

14

15

16 Na prova do NOVO ENEM não haverá questões regionais. Pelo fato da prova ter caráter nacional é necessário que se garanta iguais condições de participação entre estudantes de qualquer lugar do país. Conteúdos regionais poderiam prejudicar estudantes entre as regiões diversas.

17 De acordo com o MEC a intenção é diminuir e até mesmo acabar com a decoreba. As questões deverão fornecer as fórmulas necessárias.

18 A idéia não é cobrar conhecimento enciclopédico. O que será cobrado do candidato é o conhecimento aprofundado da história, da relação entre os fatos e as implicações do conhecimento do passado no presente.

19 As atualidades serão cobradas de maneira contextualizada. As atualidades servem como um gancho para formular um teste ou para o tema da dissertação.

20 Para 2010 são previstas questões de Inglês, Espanhol e possivelmente Francês. O candidato poderá escolher a língua.

21 Não. Segundo o decreto que regulamenta o acordo ortográfico, é possível escrever de acordo com a norma antiga até As duas grafias serão aceitas.

22 A redação do novo ENEM versará sobre um tema social, científico, cultural ou político a ser desenvolvido em gênero dissertativo-argumentativo. argumentativo.

23 a) Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita; b) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. argumentativo.

24 c) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. d) Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação e) Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

25 Não. O INEP não calcula uma nota global de desempenho, apenas apresenta médias separadamente. A prova terá cinco notas, uma para cada área e redação.

26 A prova trará cinco notas diferentes. Não haverá diferenciação dos pesos. O que pode ocorrer é que, nos processos seletivos, as instituições utilizem pesos diferenciados entre as áreas para classificar os candidatos.

27 Sim. As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo. A UFC adotou o ENEM como processo seletivo único

28 Como fase única; Como fase única para vagas remanescentes; Como 2ª fase; Como nota integrante ao vestibular já existente.

29 Sim. Cada universidade define a forma de utilização da nota.

30 A nota mínima para ingresso em cada curso será atualizada diariamente, em tempo real. Assim o candidato poderá saber se possui pontos suficientes para conquistar a vaga, caso contrário opta pela mudança do curso dentro do prazo estipulado.

31 Não. Na inscrição para o processo seletivo é que o aluno decide qual curso concorrer.

32 Será permitido que o vestibulando escolha até cinco opções de cursos em instituições de todo o país que aderirem à prova. É permitido escolher diferentes cursos em instituições distintas.

33 O MEC criou um sistema para a realização das inscrições pela internet.

34 Para medir o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas é utilizado o método TRI, que busca medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. Portanto para que uma questão esteja apta a figurar no caderno de questões oficiais do Certame, deve ser testada por, no mínimo, 1200 alunos. Dessa forma permite-se selecionar as melhores questões.

35 É o sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, por meio do qual as instituições públicas e particulares de educação superior selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota do ENEM

36 As inscrições são feitas pela internet. O sistema atribuirá um login de acesso para cada candidato.

37 Algumas instituições. Essa informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição.

38 Sim. As instituições podem atribuir pesos diferentes nas provas do ENEM 2010 para cada curso, podendo a nota do candidato variar de acordo com o parâmetro definido pela instituição.

39 Não. Em cada etapa de inscrição, cada candidato poderá se inscrever em uma única opção de curso. Porém, essa opção pode ser alterada sempre que o candidato achar conveniente, até a data limite de cada período de inscrição.

40 O novo ENEM é estruturado com base nos conteúdos trabalhados no Ensino Médio. A inovação é na forma de abordagem desses conteúdos

41 Leia muito e de tudo um pouco. Assista televisão (telejornais, programas educativos... Continue dando atenção aos conteúdos, mas sem a preocupação de decorá-los. Leia com muita atenção (mais de uma vez) o enunciado das questões. Grife as palavras-chaves, as afirmações e a pergunta formulada.

42 Quanto às charges e os quadrinhos, escreva as conclusões que você tirar após entendê-los. Tome cuidado com as idéias fixas. Atenção aos gráficos e tabelas. Valorize respostas relacionadas com questões éticas. Atente para posturas críticas diante da realidade.

Educação por Competências. Dezembro de 2014

Educação por Competências. Dezembro de 2014 Educação por Competências Dezembro de 2014 Vale a pena ser ensinado (na escola) tudo o que une e tudo o que liberta. Tudo o que une, isto é, tudo o que integra cada indivíduo num espaço de cultura e de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

PlanetaBio Artigos Especiais

PlanetaBio Artigos Especiais A DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM) Texto disponível também no site INFOENEM: http://www.infoenem.com.br/ 1- Comentários Gerais Em 2012, 6.221.697 estudantes se inscreveram

Leia mais

ENEM APLICAÇÃO

ENEM APLICAÇÃO O MODELO DE PROVA DO ENEM É DIFERENTE DA MAIORIA DOS VESTIBULARES. QUE PERFIL DE ESTUDANTE O ENEM BUSCA SELECIONAR? LEITURA E INTERPRETAÇÃO NO ENEM NA SUA PROPOSTA INICIAL, O ENEM FOCA AS COMPETÊNCIAS

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática A Matemática nos currículos deve constituir, em parceria com a língua materna, um recurso imprescindível para uma expressão

Leia mais

I. Dominar linguagens (DL): Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.

I. Dominar linguagens (DL): Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. As cinco grandes competências do ENEM Apresentaremos a seguir as grandes competências do Exame Nacional do Ensino Médio. Elas exigem dos estudantes e dos educadores uma série de novos procedimentos no

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Informações Gerais

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Informações Gerais EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO Informações Gerais Desafios do Século XXI O final do século XX trouxe a revolução do conhecimento e da tecnologia e, com ela, novas exigências pessoais e profissionais. Estamos

Leia mais

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

Educacional Dom Bosco Integral EIRELI EPP CNPJ / Quadra 202 sul, Rua NS B, CONJ 02, LT 05 - Estado do Tocantins

Educacional Dom Bosco Integral EIRELI EPP CNPJ / Quadra 202 sul, Rua NS B, CONJ 02, LT 05 - Estado do Tocantins Educacional Dom Bosco Integral EIRELI EPP CNPJ 26.481.271/0001-08 Quadra 202 sul, Rua NS B, CONJ 02, LT 05 - Estado do Tocantins EDITAL N.º 01/2018 PROCESSO SELETIVO - EDUCACIONAL DOM BOSCO INTEGRAL O

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

EDITAL Nº COEX / SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA DE NIVELAMENTO INSTITUCIONAL.

EDITAL Nº COEX / SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA DE NIVELAMENTO INSTITUCIONAL. EDITAL Nº. 006 - COEX / 2017 2 - SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA DE NIVELAMENTO INSTITUCIONAL. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 A proposta pedagógica do programa de nivelamento tem como premissa auxiliar

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE DIREÇÃO GERAL

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE DIREÇÃO GERAL EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018/2 A Diretora Geral da FACEM Faculdade Centro Mato-grossense, Instituição de Ensino Superior, recredenciada pela Portaria Ministerial nº 628, de 22 de julho de 2014, situada

Leia mais

EDITAL 01 BUSCA TALENTOS BALNEÁRIO CAMBORIU /2017

EDITAL 01 BUSCA TALENTOS BALNEÁRIO CAMBORIU /2017 EDITAL 01 BUSCA TALENTOS BALNEÁRIO CAMBORIU /2017 Balneário Camboirú, 23 de Outubro de 2017. 1. Do processo de inscrição A inscrição é gratuita e deve ser feita no site www.energiabalneario.com.br até

Leia mais

Dissertação x argumentação

Dissertação x argumentação Dissertação x argumentação O texto dissertativo-argumentativo se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor,

Leia mais

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras

Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística / Unidade Acadêmica de Letras Competência é o modo como fazemos convergir nossas necessidades e articulamos nossas habilidades

Leia mais

ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA. Introdução

ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA. Introdução ANEXO I PROVA INTEGRADA DOCUMENTO DE REFERÊNCIA Introdução A criação da Prova integrada ABRIL EDUCAÇÃO teve por objetivo oferecer subsídios para avaliação interdisciplinar das estruturas de inteligência,

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

Atualizado em 24/8/17

Atualizado em 24/8/17 Atualizado em 24/8/17 VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USP UNICAMP UNESP UNIFESP UFSCAR UFABC Desde 2015, o ingresso na USP mudou. Além da Fuvest (vestibular), há também a opção de ingresso

Leia mais

EDITAL N 03/2018 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2018/2019

EDITAL N 03/2018 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2018/2019 EDITAL N 03/2018 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2018/2019 Fica aberto o processo seletivo da Faculdade Herrero, para: Tecnologia em Segurança

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA. Um programa educacional, como qualquer outra atividade, é dirigido pela expectativa de resultados.

PROPOSTA PEDAGÓGICA. Um programa educacional, como qualquer outra atividade, é dirigido pela expectativa de resultados. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COGESP Diretoria de Ensino da Região Norte 2 EE ARNALDO BARRETO Rua Antônio Pestana, 58 Tremembé São Paulo/SP Telefones: 22043230 / 29919630

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO DISCIPLINA Arte 2EM FUNDAMENTAÇÃO: - Composição - Movimentos e Períodos Objetiva-se possibilitar a apreciação e experimentação, ao aluno, das diversas manifestações artísticas,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

REUNIÃO DA COMISSÃO DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE CONTROLE AMBIENTAL

REUNIÃO DA COMISSÃO DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE CONTROLE AMBIENTAL REUNIÃO DA COMISSÃO DE REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DO PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE CONTROLE AMBIENTAL PAUTA Apresentação do curso (matriz curricular, perfil de conclusão, objetivos do curso);

Leia mais

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao REDAÇÃO: ENEM ENEM: E DAÍ? ingresso ao ENSINO SUPERIOR Universidades públicas pelo SISU, Universidades privadas com bolsa pelo PROUNI, financiamento estudantil pelo FIES, parte da nota de processos seletivos

Leia mais

Regulamento do VI Concurso de Redação 2018 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Regulamento do VI Concurso de Redação 2018 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o promove a sexta edição de seu Concurso

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO Portaria MEC nº 84, de 18 de janeiro de 2017, publicada no Diário Oficial da União em 19 de janeiro de 2017. MANTENEDORA Instituto Filadélfia de Londrina

Leia mais

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências.

TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências. TURMA 2304 REDAÇÃO - CONVÊNIO PROFESSORA MARILÉA F. DA ROCHA O ENEM ESTÁ PRÓXIMO, PORTANTO VAMOS RELEMBRAR: As 5 competências Competência 1: demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Essa competência

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

Cerca de um quarto da prova será fácil, dois quartos terão grau

Cerca de um quarto da prova será fácil, dois quartos terão grau Enem em 14 Respostas fonte :http://g1.globo.com/noticias/vestibular/0,,mul1250990-5604,00.html 1 - Quanto valerá cada questão da prova do Enem? Cerca de um quarto da prova será fácil, dois quartos terão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho de Jales Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação Profissional: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

Leia mais

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos Competências ENEM Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM, esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total (dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tem peso de

Leia mais

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

Profª. Jéssica Galdino

Profª. Jéssica Galdino Profª. Jéssica Galdino O que produziremos? Produziremos textos escritos do tipo dissertativo-argumentativo. Quantas produções por etapa? Teremos, em cada etapa, quatro temas a serem trabalhados; Serão

Leia mais

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Tema central: Reportagem: valores sociais Produção de texto Introdução: A palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para

Leia mais

Regulamento do V Concurso de Redação 2017 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Regulamento do V Concurso de Redação 2017 Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o promove a quinta edição de seu Concurso

Leia mais

Exame Nacional do Ensino Médio. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim

Exame Nacional do Ensino Médio. Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim Exame Nacional do Ensino Médio Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Professora Sônia Cotrim sonia@cem02.net Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia 2017 Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia 2017 Centro

Leia mais

Regulamento do IV Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Regulamento do IV Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS º ANO E.F. II

LISTA DE MATERIAIS º ANO E.F. II LISTA DE MATERIAIS 2017-9º ANO E.F. II AOS CUIDADOS DO ALUNO: - Mochila para carregar livros e cadernos - Fichário ou caderno para todas as matérias - Estojo contendo: Lápis, lapiseira, Canetas (Várias

Leia mais

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André

Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André Objetivos Gerais: Planejamento Anual 2015 Disciplina: Língua Portuguesa: Ação Série: 3º ano Ensino: Médio Professor: André # Promover as competências necessárias para as práticas de leitura e escrita autônomas

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO Diocese de Cachoeiro de Itapemirim PROCESSO SELETIVO 2017 CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA

ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO Diocese de Cachoeiro de Itapemirim PROCESSO SELETIVO 2017 CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO Diocese de Cachoeiro de Itapemirim PROCESSO SELETIVO 2017 CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA A Escola Diaconal Santo Estevão em parceria com o Instituto Santo Tomás de Aquino

Leia mais

CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM

CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM CONCURSO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: MODELO ENEM 1 ESCLARECIMENTOS GERAIS 1.1 DEFINIÇÃO E FINALIDADE O Concurso de texto dissertativo-argumentativo: modelo ENEM definese como uma simulação da

Leia mais

Prova dia 25/11/2017 BOLSÃO CIAC Excelência de ensino: portas abertas para grandes conquistas! ENSINO MÉDIO

Prova dia 25/11/2017 BOLSÃO CIAC Excelência de ensino: portas abertas para grandes conquistas! ENSINO MÉDIO Excelência de ensino: portas abertas para grandes conquistas! Prova dia 25/11/2017 BOLSÃO CIAC 2018 ENSINO MÉDIO Manual do Candidato 1 Ano Ensino Médio Mensagem da Direção Caro candidato, Ao escolher participar

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência PRODUÇÃO DE TEXTO Em Brasília, estudante protesta contra o sistema de cotas Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/cota_racial#/media/file:protesto_contra_o_sistema_de_cotas.jpg

Leia mais

CONVITE. Mais informações podem ser obtidas pelo blog do evento: Faculdade de Ciências e Letras

CONVITE. Mais informações podem ser obtidas pelo blog do evento: Faculdade de Ciências e Letras CONVITE É com grande prazer que convidamos toda a comunidade desta Escola (docentes, discentes, coordenação pedagógica e direção) para participar do I Simpósio de Educação Financeira: uma abordagem para

Leia mais

Regulamento do III Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre

Regulamento do III Concurso de Redação Colégio Santa Dorotéia de Porto Alegre Art. 1 Apresentação Com o objetivo de estimular em seus alunos o prazer e o hábito da escrita, além de proporcionar espaço para a revelação de jovens talentos, o Colégio Santa Doroteia de Porto Alegre

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO DISCIPLINA MATEMÁTICA FUNDAMENTAÇÃO: A Matemática é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais; compreende uma constante

Leia mais

PROCESSO SELETIVO: CURSO IF PRÉ/ CURSO DE PREPARAÇÃO DISCENTE PARA O ENEM E OS VESTIBULARES EDITAL Nº04/ 2016

PROCESSO SELETIVO: CURSO IF PRÉ/ CURSO DE PREPARAÇÃO DISCENTE PARA O ENEM E OS VESTIBULARES EDITAL Nº04/ 2016 PROCESSO SELETIVO: CURSO IF PRÉ/ CURSO DE PREPARAÇÃO DISCENTE PARA O ENEM E OS VESTIBULARES EDITAL Nº04/ 2016 Este Edital atende às exigências do Parecer nº 00083/2017/PROC/PFIFSERTÃO PERNAMBUCANO/PGE/AGU

Leia mais

Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019

Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019 Edital DESAFIO UCEFF / Edição 2019 1 DO CONCURSO 1.1. O Desafio UCEFF tem caráter educativo, sendo a participação voluntária e gratuita. 1.2. Não envolve qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem

Leia mais

VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP

VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP Atualizado em Março / 2018 VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USP UNICAMP UNESP UNIFESP UFSCAR UFABC Desde 2015, o ingresso na USP mudou. Além da Fuvest (vestibular), há também a opção de ingresso

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Inep EDITAL Nº 7, DE 18 DE MAIO DE 2011. EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM 2011 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

Leia mais

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS ATPC 04 DE AGOSTO 2017 PC: ANA LUCIA FAZANO PARTE 1

E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS ATPC 04 DE AGOSTO 2017 PC: ANA LUCIA FAZANO PARTE 1 3º Bimestre 2º Bimestre 1º Bimestre E.E. SENADOR LUIZ NOGUEIRA MARTINS Relação entre as Habilidades Previstas no Currículo do Estado de São Paulo e as Habilidades Previstas na Matriz de Referência do SARESP

Leia mais

Laboratório de Redação

Laboratório de Redação Laboratório de Redação COLÉGIO O BOM PASTOR LABORATÓRIO DE REDAÇÃO II CONCURSO DE REDAÇÃO O Colégio O Bom Pastor, por meio do Laboratório de Redação, promove o II Concurso de Redação, com o objetivo de

Leia mais

Mensagem da Diretoria

Mensagem da Diretoria Mensagem da Diretoria É com alegria que acolhemos você, caro(a) estudante, para mais um processo de ingresso. Sentimo-nos honrados com a sua escolha. O, como instituição educacional franciscana, procura

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (2 o dia) 2015 834732215 Linguagens, códigos e suas tecnologias Questões 91 a 135 OPÇão língua inglesa (questões 91 a 95) 91 E 92 C 93 E 94 A 95 B estrangeiras modernas

Leia mais

Fuvest divulga datas para inscrição no vestibular 2019

Fuvest divulga datas para inscrição no vestibular 2019 Fuvest divulga datas para inscrição no vestibular 2019 USP também disponibiliza as disciplinas específicas que serão cobradas por cada curso no segundo dia de provas da segunda fase Por Marcela Coelho

Leia mais

No episódio de hoje...

No episódio de hoje... Redação 1/4 No episódio de hoje... Como é o modelo de redação da FATEC? 5 citações que você pode usar em sua redação Dicas práticas para escrever cada vez melhor COMO É O MODELO DE REDAÇÃO DA FATEC? Liiiii,

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 (Texto Compilado) Institui e regulamenta o Sistema

Leia mais

EDITAL Processo Seletivo Unificado 2012 Faculdades Integradas Interamericanas

EDITAL Processo Seletivo Unificado 2012 Faculdades Integradas Interamericanas A Diretoria Geral das FAITER faz publicar que, de 01 de julho de 2011 a 10 de novembro de 2011 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2012. 1. DO PROCESSO SELETIVO 1.1. O Processo

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA O 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, N.º 8, 3450-152 Mortágua Telef. 231 920 454/5 Fax: 231 920 300 Sítio web http://www.aemrt.pt E-mail aemortagua@aemrt.pt Ano Escolar de 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA

Leia mais

EDITAL N 07/2013 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 1º SEMESTRE DE /2014

EDITAL N 07/2013 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 1º SEMESTRE DE /2014 EDITAL N 07/2013 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 1º SEMESTRE DE /2014 Fica aberto o processo seletivo da Faculdade Herrero, para os cursos de Tecnologia

Leia mais

Construindo uma estratégia simples para a conquista do meu sucesso

Construindo uma estratégia simples para a conquista do meu sucesso Construindo uma estratégia simples para a conquista do meu sucesso APLICAÇÃO - 2016 Com início às 13h nos dois dias, horário oficial de Brasília- DF, em todas as unidades da Federação. São 4 provas cada

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série. Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva. Carga horária Anual: 90 horas

PLANO DE ENSINO. Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série. Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva. Carga horária Anual: 90 horas PLANO DE ENSINO Disciplina: FÍSICA Série: 3ª série Professor Responsável: Nemésio Augusto Álvares Silva Carga horária Anual: 90 horas Carga horária Semanal: 3 horas/aula por turma/aula por turma Ementa:

Leia mais

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS

Marco DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS VEST Marco @vestmapamental R E D A Ç Ã O DICAS SELECIONAR OS ARGUMENTOS Seu texto, mesmo que esteja completo, coerente, enriquecido de operadores argumentativos e bem trabalhado quanto à adequação ao tema,

Leia mais

ENEM nas Particulares de Medicina

ENEM nas Particulares de Medicina ENEM nas Particulares de Medicina Instituições que Utilizam o ENEM / dias Unigranrio Barra: 5 vagas/semestre Unigranrio Caxias: 5 vagas/semestre UNIFOA: 70 vagas FMP: 50 vagas/ano Valença: 10 vagas/ano

Leia mais

EDITAL. Processo Seletivo Unificado 2012 Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz FATEC

EDITAL. Processo Seletivo Unificado 2012 Faculdade de Tecnologia Oswaldo Cruz FATEC A Diretoria Geral da faz publicar que, de 01 de julho de 2011 a 10 de novembro de 2011 estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2012. 1. DO PROCESSO SELETIVO 1.1. O Processo Seletivo

Leia mais

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português - Interpretar discursos orais breves; - Reter informação essencial; - Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerência; - Apresentar argumentos.

Leia mais

Reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem

Reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem INISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Proposta: Reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem Novas funcionalidades para o Exame Brasília,

Leia mais

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11

CRONOGRAMA DO ENEM 2012 Início das inscrições. 28/05 (10h) 15/06 (23h59) inscrições Pagamento incrições. Até 20/06. Divulgação gabarito 07/11 ENEM - 2012 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA GRADUAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 2, DE 26 DE JANEIRO DE 2010 (Texto Compilado) Institui e regulamenta o Sistema

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB SAEB ENEM

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB SAEB ENEM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB SAEB ENEM Camila Daltoé¹ Caroline Piroca¹ Daniel Skrsypcsak² Otília Maria Dill Wohlfart³ 1 - INTRODUÇÃO Esse trabalho tem como objetivo, explicar sobre o funcionamento

Leia mais

Das 12 às 22horas (Segunda a Sexta) Das 8 às 11horas (Sábado) Internet Até 21 de setembro de 2017

Das 12 às 22horas (Segunda a Sexta) Das 8 às 11horas (Sábado) Internet  Até 21 de setembro de 2017 Caro Estudante, A finalidade deste manual é oferecer aos candidatos as informações necessárias para uma boa preparação ao Processo Seletivo do Centro Universitário UNIFAFIBE. Além do calendário do Processo

Leia mais

Colégio O Bom Pastor. Laboratório de Redação III CONCURSO DE REDAÇÃO

Colégio O Bom Pastor. Laboratório de Redação III CONCURSO DE REDAÇÃO Colégio O Bom Pastor Laboratório de Redação III CONCURSO DE REDAÇÃO O Colégio O Bom Pastor, por meio do Laboratório de Redação, promove o III Concurso de Redação, com o objetivo de estimular a produção

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO CONCURSO DE BOLSAS DETERMINANTE PRÉ-VESTIBULAR

MANUAL DO CANDIDATO CONCURSO DE BOLSAS DETERMINANTE PRÉ-VESTIBULAR MANUAL DO CANDIDATO CONCURSO DE BOLSAS DETERMINANTE PRÉ-VESTIBULAR Este manual contém as orientações para participação no Concurso de Bolsas do DETERMINANTE PRÉ-VESTIBULAR. Apresentamos as principais regras

Leia mais

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Sustentabilidade e desenvolvimento econômico PRODUÇÃO DE TEXTO Disponível em https://pixabay.com/pt/terra-globo-mundo-ecologia-verde-159123/ - 16 de outubro

Leia mais

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 1º ano / Ensino Médio Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disciplina LITERATURA carga horária: 60 horas

PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 1º ano / Ensino Médio Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disciplina LITERATURA carga horária: 60 horas MINISTERIO DA DEFESA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXERCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATORIA E ASSISTENCIAL PLANO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS 1º ano / Ensino Médio Área: Linguagens, códigos e suas

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente

Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM. Formação Geral. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Integrado ao Médio ETIM Formação Geral Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: Garça Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS- ISCE

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS- ISCE REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS- ISCE (Aprovado em Reunião do Conselho Técnico Científico de 17 de julho de 2017) Para efeitos do

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS PARA ACESSO E INGRESSO NO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS EDUCATIVAS Para efeitos do disposto no Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho, alterado pelo Decreto-Lei n.º

Leia mais

PROCESSO SELETIVO

PROCESSO SELETIVO Associação Teresinense de Ensino - S/C Ltda. FACULDADE SANTO AGOSTINHO FSA PROCESSO SELETIVO 2017.2 TERMO ADITIVO AO EDITAL Nº 002/2017, DE 02 DE MAIO DE 2017 A Diretora Geral da Faculdade Santo Agostinho

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Proposta: unificação dos processos seletivos das Instituições Federais de Ensino Superior a partir da reestruturação

Leia mais

VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP

VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USP UNICAMP UNESP UNIFESP UFSCAR UFABC Desde 2015, o ingresso na USP mudou. Além da Fuvest (vestibular), há também a opção de ingresso através do Sisu (pela

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

3º SIMULADO MODELO ENEM

3º SIMULADO MODELO ENEM 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Villas Boas Leffer Prof (a) Responsável: Irene Carmen Piconi Prestes Que Habilidades Cognitivas são necessárias à apropriação de conceitos?

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Etec: PROFESSORA NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias Componente

Leia mais

Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno)

Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno) Sugestão de Atividade / Redação / 8ª Série (9ºAno) COMPONENTE CURRICULAR: Redação INTERDISCIPLINARIDADE: Língua Portuguesa SÉRIE: 8ª Série / 9º Ano CONTEÚDOS: Eixo Temático IV: 01: Produção de Textos Eixo

Leia mais

RESPOSTAS. O ENEM possui atualmente apenas uma edição anual, mas, a partir de 2013, haverá duas edições do exame, uma em cada semestre.

RESPOSTAS. O ENEM possui atualmente apenas uma edição anual, mas, a partir de 2013, haverá duas edições do exame, uma em cada semestre. RESPOSTAS Pergunta 1 O que é o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio busca avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, estando aptos à participação no exame alunos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO Av. Marechal Rondon S/N, Rosa Elze. CEP: 49100-000 (79) 3194-6930/6931 direcao.codap@gmail.com PLANO DE ENSINO Disciplina: CIÊNCIAS

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec ETEC de Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018.

EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. EDITAL COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS Nº 01/2018. DISPÕE SOBRE O 1º SIMULADO INTERNO DO ENSINO MÉDIO. O Colégio dos Santos Anjos, no uso de suas atribuições, faz saber que estão abertas as inscrições para o

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT

TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO - MODELO ENEM ORIENTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PROFª ANDRÉA ZELAQUETT FORMATO DA PROVA 1. Texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (texto opinativo, que se organiza

Leia mais