Tendência Empírico-Ativista e Construtivista

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tendência Empírico-Ativista e Construtivista"

Transcrição

1 Tendência Empírico-Ativista e Construtivista Daiane de Oliveira Gonçalves Aline Costa Ramos Novembro, 2014 Tendência Empírico-Ativista e Construtivista

2 2 / 15 1 Tendência Empírico-Ativista 2 Tendência Construtivista 3 Fonte

3 3 / 15 Tendência Empírico-Ativista

4 3 / 15 Tendência Empírico-Ativista Negação ou oposição à escola clássica tradicional; Professor torna-se orientador ou facilitador da aprendizagem; Atividades desenvolvidas em grupos com rico material didático; O conhecimento é extraído através dos sentidos.

5 3 / 15 Tendência Empírico-Ativista Negação ou oposição à escola clássica tradicional; Professor torna-se orientador ou facilitador da aprendizagem; Atividades desenvolvidas em grupos com rico material didático; O conhecimento é extraído através dos sentidos.

6 3 / 15 Tendência Empírico-Ativista Negação ou oposição à escola clássica tradicional; Professor torna-se orientador ou facilitador da aprendizagem; Atividades desenvolvidas em grupos com rico material didático; O conhecimento é extraído através dos sentidos.

7 3 / 15 Tendência Empírico-Ativista Negação ou oposição à escola clássica tradicional; Professor torna-se orientador ou facilitador da aprendizagem; Atividades desenvolvidas em grupos com rico material didático; O conhecimento é extraído através dos sentidos.

8 3 / 15 Tendência Empírico-Ativista Negação ou oposição à escola clássica tradicional; Professor torna-se orientador ou facilitador da aprendizagem; Atividades desenvolvidas em grupos com rico material didático; O conhecimento é extraído através dos sentidos.

9 3 / 15 Tendência Empírico-Ativista Negação ou oposição à escola clássica tradicional; Professor torna-se orientador ou facilitador da aprendizagem; Atividades desenvolvidas em grupos com rico material didático; O conhecimento é extraído através dos sentidos.

10 3 / 15 Tendência Empírico-Ativista Negação ou oposição à escola clássica tradicional; Professor torna-se orientador ou facilitador da aprendizagem; Atividades desenvolvidas em grupos com rico material didático; O conhecimento é extraído através dos sentidos.

11 3 / 15 Tendência Empírico-Ativista Negação ou oposição à escola clássica tradicional; Professor torna-se orientador ou facilitador da aprendizagem; Atividades desenvolvidas em grupos com rico material didático; O conhecimento é extraído através dos sentidos.

12 3 / 15 Tendência Empírico-Ativista Negação ou oposição à escola clássica tradicional; Professor torna-se orientador ou facilitador da aprendizagem; Atividades desenvolvidas em grupos com rico material didático; O conhecimento é extraído através dos sentidos.

13 4 / 15 São aqueles menos ativistas; Acreditam que a descoberta das ideias matemáticas acontecem através da observação da natureza e de figuras geométricas; Está fortemente presente nos livros didáticos e nas ideias dos professores.

14 4 / 15 São aqueles menos ativistas; Acreditam que a descoberta das ideias matemáticas acontecem através da observação da natureza e de figuras geométricas; Está fortemente presente nos livros didáticos e nas ideias dos professores.

15 4 / 15 São aqueles menos ativistas; Acreditam que a descoberta das ideias matemáticas acontecem através da observação da natureza e de figuras geométricas; Está fortemente presente nos livros didáticos e nas ideias dos professores.

16 4 / 15 São aqueles menos ativistas; Acreditam que a descoberta das ideias matemáticas acontecem através da observação da natureza e de figuras geométricas; Está fortemente presente nos livros didáticos e nas ideias dos professores.

17 4 / 15 São aqueles menos ativistas; Acreditam que a descoberta das ideias matemáticas acontecem através da observação da natureza e de figuras geométricas; Está fortemente presente nos livros didáticos e nas ideias dos professores.

18 5 / 15 Têndencia Empírico-Ativista Os mais ativistas entendem que a ação, a manipulação ou a experimentação são fundamentais e necessárias para a aprendizagem; Os materiais montessorianos podem ser considerados sob uma concepção empírico-ativista. Segundo a visão de Locke, "todo o conteúdo mental resultaria da experiência. A mente seria uma folha em branco, uma tábua rasa. Todas as ideias proviriam da experiência. Daí ser a educação um processo de fora para dentro". (SILVA,1989:6)

19 5 / 15 Têndencia Empírico-Ativista Os mais ativistas entendem que a ação, a manipulação ou a experimentação são fundamentais e necessárias para a aprendizagem; Os materiais montessorianos podem ser considerados sob uma concepção empírico-ativista. Segundo a visão de Locke, "todo o conteúdo mental resultaria da experiência. A mente seria uma folha em branco, uma tábua rasa. Todas as ideias proviriam da experiência. Daí ser a educação um processo de fora para dentro". (SILVA,1989:6)

20 5 / 15 Têndencia Empírico-Ativista Os mais ativistas entendem que a ação, a manipulação ou a experimentação são fundamentais e necessárias para a aprendizagem; Os materiais montessorianos podem ser considerados sob uma concepção empírico-ativista. Segundo a visão de Locke, "todo o conteúdo mental resultaria da experiência. A mente seria uma folha em branco, uma tábua rasa. Todas as ideias proviriam da experiência. Daí ser a educação um processo de fora para dentro". (SILVA,1989:6)

21 5 / 15 Têndencia Empírico-Ativista Os mais ativistas entendem que a ação, a manipulação ou a experimentação são fundamentais e necessárias para a aprendizagem; Os materiais montessorianos podem ser considerados sob uma concepção empírico-ativista. Segundo a visão de Locke, "todo o conteúdo mental resultaria da experiência. A mente seria uma folha em branco, uma tábua rasa. Todas as ideias proviriam da experiência. Daí ser a educação um processo de fora para dentro". (SILVA,1989:6)

22 5 / 15 Têndencia Empírico-Ativista Os mais ativistas entendem que a ação, a manipulação ou a experimentação são fundamentais e necessárias para a aprendizagem; Os materiais montessorianos podem ser considerados sob uma concepção empírico-ativista. Segundo a visão de Locke, "todo o conteúdo mental resultaria da experiência. A mente seria uma folha em branco, uma tábua rasa. Todas as ideias proviriam da experiência. Daí ser a educação um processo de fora para dentro". (SILVA,1989:6)

23 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Surge a partir da década de 20; Euclides Roxo e Everardo Backheuser; Concepção pragmática de matemática de Felix Klein; Melo e Souza, Irene Albuquerque, Manoel Jairo Bezerra e Munhoz Maheder; Unificou a Matemática e formulou as diretrizes metodológicas do ensino de Matemática da reforma Francisco Campos. 6 / 15

24 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Surge a partir da década de 20; Euclides Roxo e Everardo Backheuser; Concepção pragmática de matemática de Felix Klein; Melo e Souza, Irene Albuquerque, Manoel Jairo Bezerra e Munhoz Maheder; Unificou a Matemática e formulou as diretrizes metodológicas do ensino de Matemática da reforma Francisco Campos. 6 / 15

25 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Surge a partir da década de 20; Euclides Roxo e Everardo Backheuser; Concepção pragmática de matemática de Felix Klein; Melo e Souza, Irene Albuquerque, Manoel Jairo Bezerra e Munhoz Maheder; Unificou a Matemática e formulou as diretrizes metodológicas do ensino de Matemática da reforma Francisco Campos. 6 / 15

26 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Surge a partir da década de 20; Euclides Roxo e Everardo Backheuser; Concepção pragmática de matemática de Felix Klein; Melo e Souza, Irene Albuquerque, Manoel Jairo Bezerra e Munhoz Maheder; Unificou a Matemática e formulou as diretrizes metodológicas do ensino de Matemática da reforma Francisco Campos. 6 / 15

27 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Surge a partir da década de 20; Euclides Roxo e Everardo Backheuser; Concepção pragmática de matemática de Felix Klein; Melo e Souza, Irene Albuquerque, Manoel Jairo Bezerra e Munhoz Maheder; Unificou a Matemática e formulou as diretrizes metodológicas do ensino de Matemática da reforma Francisco Campos. 6 / 15

28 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Surge a partir da década de 20; Euclides Roxo e Everardo Backheuser; Concepção pragmática de matemática de Felix Klein; Melo e Souza, Irene Albuquerque, Manoel Jairo Bezerra e Munhoz Maheder; Unificou a Matemática e formulou as diretrizes metodológicas do ensino de Matemática da reforma Francisco Campos. 6 / 15

29 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Surge a partir da década de 20; Euclides Roxo e Everardo Backheuser; Concepção pragmática de matemática de Felix Klein; Melo e Souza, Irene Albuquerque, Manoel Jairo Bezerra e Munhoz Maheder; Unificou a Matemática e formulou as diretrizes metodológicas do ensino de Matemática da reforma Francisco Campos. 6 / 15

30 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Surge a partir da década de 20; Euclides Roxo e Everardo Backheuser; Concepção pragmática de matemática de Felix Klein; Melo e Souza, Irene Albuquerque, Manoel Jairo Bezerra e Munhoz Maheder; Unificou a Matemática e formulou as diretrizes metodológicas do ensino de Matemática da reforma Francisco Campos. 6 / 15

31 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Surge a partir da década de 20; Euclides Roxo e Everardo Backheuser; Concepção pragmática de matemática de Felix Klein; Melo e Souza, Irene Albuquerque, Manoel Jairo Bezerra e Munhoz Maheder; Unificou a Matemática e formulou as diretrizes metodológicas do ensino de Matemática da reforma Francisco Campos. 6 / 15

32 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Surge a partir da década de 20; Euclides Roxo e Everardo Backheuser; Concepção pragmática de matemática de Felix Klein; Melo e Souza, Irene Albuquerque, Manoel Jairo Bezerra e Munhoz Maheder; Unificou a Matemática e formulou as diretrizes metodológicas do ensino de Matemática da reforma Francisco Campos. 6 / 15

33 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Surge a partir da década de 20; Euclides Roxo e Everardo Backheuser; Concepção pragmática de matemática de Felix Klein; Melo e Souza, Irene Albuquerque, Manoel Jairo Bezerra e Munhoz Maheder; Unificou a Matemática e formulou as diretrizes metodológicas do ensino de Matemática da reforma Francisco Campos. 6 / 15

34 7 / 15 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Após o fracasso provocado pelo formalismo modernista e outras derivações que o ideário empírico-ativista é retomado no Brasil; O principal divulgador foram Os Simpósios Sul-Brasileiros de Ensino de Ciências e Matemática. As experiências de ensino devem "satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses dos alunos e as exigências sociais" (LIBÂNEO, 1985:25)

35 7 / 15 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Após o fracasso provocado pelo formalismo modernista e outras derivações que o ideário empírico-ativista é retomado no Brasil; O principal divulgador foram Os Simpósios Sul-Brasileiros de Ensino de Ciências e Matemática. As experiências de ensino devem "satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses dos alunos e as exigências sociais" (LIBÂNEO, 1985:25)

36 7 / 15 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Após o fracasso provocado pelo formalismo modernista e outras derivações que o ideário empírico-ativista é retomado no Brasil; O principal divulgador foram Os Simpósios Sul-Brasileiros de Ensino de Ciências e Matemática. As experiências de ensino devem "satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses dos alunos e as exigências sociais" (LIBÂNEO, 1985:25)

37 7 / 15 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Após o fracasso provocado pelo formalismo modernista e outras derivações que o ideário empírico-ativista é retomado no Brasil; O principal divulgador foram Os Simpósios Sul-Brasileiros de Ensino de Ciências e Matemática. As experiências de ensino devem "satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses dos alunos e as exigências sociais" (LIBÂNEO, 1985:25)

38 7 / 15 Tendência Empírico-Ativista no Brasil Após o fracasso provocado pelo formalismo modernista e outras derivações que o ideário empírico-ativista é retomado no Brasil; O principal divulgador foram Os Simpósios Sul-Brasileiros de Ensino de Ciências e Matemática. As experiências de ensino devem "satisfazer, ao mesmo tempo, os interesses dos alunos e as exigências sociais" (LIBÂNEO, 1985:25)

39 Características didáticas da Tendência Empírico-Ativista 1 O aluno aprende fazendo; 2 A partir da manipulação e visualização de objetos ou de atividades práticas, a aprendizagem da Matemática pode ser obtida mediante generalizações ou abstrações de forma indutiva e intuitiva; 3 O modelo de matemática privilegiado é o da Matemática Aplicada, tendo como método de ensino a Modelagem Matemática ou a Resolução de Problemas; 4 Recomenda que o ensino de Ciências e Matemática seja desenvolvido num ambiente de experimentação, observação e resolução de problemas. 8 / 15

40 Características didáticas da Tendência Empírico-Ativista 1 O aluno aprende fazendo; 2 A partir da manipulação e visualização de objetos ou de atividades práticas, a aprendizagem da Matemática pode ser obtida mediante generalizações ou abstrações de forma indutiva e intuitiva; 3 O modelo de matemática privilegiado é o da Matemática Aplicada, tendo como método de ensino a Modelagem Matemática ou a Resolução de Problemas; 4 Recomenda que o ensino de Ciências e Matemática seja desenvolvido num ambiente de experimentação, observação e resolução de problemas. 8 / 15

41 Características didáticas da Tendência Empírico-Ativista 1 O aluno aprende fazendo; 2 A partir da manipulação e visualização de objetos ou de atividades práticas, a aprendizagem da Matemática pode ser obtida mediante generalizações ou abstrações de forma indutiva e intuitiva; 3 O modelo de matemática privilegiado é o da Matemática Aplicada, tendo como método de ensino a Modelagem Matemática ou a Resolução de Problemas; 4 Recomenda que o ensino de Ciências e Matemática seja desenvolvido num ambiente de experimentação, observação e resolução de problemas. 8 / 15

42 Características didáticas da Tendência Empírico-Ativista 1 O aluno aprende fazendo; 2 A partir da manipulação e visualização de objetos ou de atividades práticas, a aprendizagem da Matemática pode ser obtida mediante generalizações ou abstrações de forma indutiva e intuitiva; 3 O modelo de matemática privilegiado é o da Matemática Aplicada, tendo como método de ensino a Modelagem Matemática ou a Resolução de Problemas; 4 Recomenda que o ensino de Ciências e Matemática seja desenvolvido num ambiente de experimentação, observação e resolução de problemas. 8 / 15

43 Características didáticas da Tendência Empírico-Ativista 1 O aluno aprende fazendo; 2 A partir da manipulação e visualização de objetos ou de atividades práticas, a aprendizagem da Matemática pode ser obtida mediante generalizações ou abstrações de forma indutiva e intuitiva; 3 O modelo de matemática privilegiado é o da Matemática Aplicada, tendo como método de ensino a Modelagem Matemática ou a Resolução de Problemas; 4 Recomenda que o ensino de Ciências e Matemática seja desenvolvido num ambiente de experimentação, observação e resolução de problemas. 8 / 15

44 Características didáticas da Tendência Empírico-Ativista 1 O aluno aprende fazendo; 2 A partir da manipulação e visualização de objetos ou de atividades práticas, a aprendizagem da Matemática pode ser obtida mediante generalizações ou abstrações de forma indutiva e intuitiva; 3 O modelo de matemática privilegiado é o da Matemática Aplicada, tendo como método de ensino a Modelagem Matemática ou a Resolução de Problemas; 4 Recomenda que o ensino de Ciências e Matemática seja desenvolvido num ambiente de experimentação, observação e resolução de problemas. 8 / 15

45 Características didáticas da Tendência Empírico-Ativista 1 O aluno aprende fazendo; 2 A partir da manipulação e visualização de objetos ou de atividades práticas, a aprendizagem da Matemática pode ser obtida mediante generalizações ou abstrações de forma indutiva e intuitiva; 3 O modelo de matemática privilegiado é o da Matemática Aplicada, tendo como método de ensino a Modelagem Matemática ou a Resolução de Problemas; 4 Recomenda que o ensino de Ciências e Matemática seja desenvolvido num ambiente de experimentação, observação e resolução de problemas. 8 / 15

46 9 / 15 Tendência Empírico-Ativista A tendência empírico-ativista procura valorizar os processos de aprendizagem e envolver o aluno em atividades. O modo como isso é feito nem sempre é o mesmo, alguns tendem a realizar uma prática não-diretiva e outros procuram organizar atividades mais diretivas. A principal finalidade dessa tendência é possibilitar o desenvolvimento da criatividade.

47 10 / 15 Tendência Construtivista

48 10 / 15 Tendência Construtivista

49 11 / 15 Tendência Construtivista Teoria criada por Piaget sendo fundamental para tendência construtivista; Embasamento teórico, dizendo que o conhecimento resulta da reflexão do homem; Surge no Brasil nas décadas de 60 e 70, e a partir dos anos 80 quase todas regiões aderiram a essa tendência; Vê a matemática como uma construção de relações abstratas entre as formas reais; O importante não é aprender isso ou aquilo, mais sim a aprender a aprender;

50 11 / 15 Tendência Construtivista Teoria criada por Piaget sendo fundamental para tendência construtivista; Embasamento teórico, dizendo que o conhecimento resulta da reflexão do homem; Surge no Brasil nas décadas de 60 e 70, e a partir dos anos 80 quase todas regiões aderiram a essa tendência; Vê a matemática como uma construção de relações abstratas entre as formas reais; O importante não é aprender isso ou aquilo, mais sim a aprender a aprender;

51 11 / 15 Tendência Construtivista Teoria criada por Piaget sendo fundamental para tendência construtivista; Embasamento teórico, dizendo que o conhecimento resulta da reflexão do homem; Surge no Brasil nas décadas de 60 e 70, e a partir dos anos 80 quase todas regiões aderiram a essa tendência; Vê a matemática como uma construção de relações abstratas entre as formas reais; O importante não é aprender isso ou aquilo, mais sim a aprender a aprender;

52 11 / 15 Tendência Construtivista Teoria criada por Piaget sendo fundamental para tendência construtivista; Embasamento teórico, dizendo que o conhecimento resulta da reflexão do homem; Surge no Brasil nas décadas de 60 e 70, e a partir dos anos 80 quase todas regiões aderiram a essa tendência; Vê a matemática como uma construção de relações abstratas entre as formas reais; O importante não é aprender isso ou aquilo, mais sim a aprender a aprender;

53 11 / 15 Tendência Construtivista Teoria criada por Piaget sendo fundamental para tendência construtivista; Embasamento teórico, dizendo que o conhecimento resulta da reflexão do homem; Surge no Brasil nas décadas de 60 e 70, e a partir dos anos 80 quase todas regiões aderiram a essa tendência; Vê a matemática como uma construção de relações abstratas entre as formas reais; O importante não é aprender isso ou aquilo, mais sim a aprender a aprender;

54 11 / 15 Tendência Construtivista Teoria criada por Piaget sendo fundamental para tendência construtivista; Embasamento teórico, dizendo que o conhecimento resulta da reflexão do homem; Surge no Brasil nas décadas de 60 e 70, e a partir dos anos 80 quase todas regiões aderiram a essa tendência; Vê a matemática como uma construção de relações abstratas entre as formas reais; O importante não é aprender isso ou aquilo, mais sim a aprender a aprender;

55 11 / 15 Tendência Construtivista Teoria criada por Piaget sendo fundamental para tendência construtivista; Embasamento teórico, dizendo que o conhecimento resulta da reflexão do homem; Surge no Brasil nas décadas de 60 e 70, e a partir dos anos 80 quase todas regiões aderiram a essa tendência; Vê a matemática como uma construção de relações abstratas entre as formas reais; O importante não é aprender isso ou aquilo, mais sim a aprender a aprender;

56 11 / 15 Tendência Construtivista Teoria criada por Piaget sendo fundamental para tendência construtivista; Embasamento teórico, dizendo que o conhecimento resulta da reflexão do homem; Surge no Brasil nas décadas de 60 e 70, e a partir dos anos 80 quase todas regiões aderiram a essa tendência; Vê a matemática como uma construção de relações abstratas entre as formas reais; O importante não é aprender isso ou aquilo, mais sim a aprender a aprender;

57 11 / 15 Tendência Construtivista Teoria criada por Piaget sendo fundamental para tendência construtivista; Embasamento teórico, dizendo que o conhecimento resulta da reflexão do homem; Surge no Brasil nas décadas de 60 e 70, e a partir dos anos 80 quase todas regiões aderiram a essa tendência; Vê a matemática como uma construção de relações abstratas entre as formas reais; O importante não é aprender isso ou aquilo, mais sim a aprender a aprender;

58 11 / 15 Tendência Construtivista Teoria criada por Piaget sendo fundamental para tendência construtivista; Embasamento teórico, dizendo que o conhecimento resulta da reflexão do homem; Surge no Brasil nas décadas de 60 e 70, e a partir dos anos 80 quase todas regiões aderiram a essa tendência; Vê a matemática como uma construção de relações abstratas entre as formas reais; O importante não é aprender isso ou aquilo, mais sim a aprender a aprender;

59 11 / 15 Tendência Construtivista Teoria criada por Piaget sendo fundamental para tendência construtivista; Embasamento teórico, dizendo que o conhecimento resulta da reflexão do homem; Surge no Brasil nas décadas de 60 e 70, e a partir dos anos 80 quase todas regiões aderiram a essa tendência; Vê a matemática como uma construção de relações abstratas entre as formas reais; O importante não é aprender isso ou aquilo, mais sim a aprender a aprender;

60 12 / 15 Tendência Construtivista Construtivista interacionista, criança tem que ver, manipular o que vê e produzir significado. Considerando que o erro é um reflexo do pensamento da criança, a tarefa do professor não é a de corrigir a resposta, mas de descobrir como foi que a criança fez o erro. Baseado nessa compreensão, o professor pode, muitas vezes, corrigir a resposta. O construtivismo nos dias atuais deixa de preocupar com o desenvolvimento de estruturas mentais.

61 12 / 15 Tendência Construtivista Construtivista interacionista, criança tem que ver, manipular o que vê e produzir significado. Considerando que o erro é um reflexo do pensamento da criança, a tarefa do professor não é a de corrigir a resposta, mas de descobrir como foi que a criança fez o erro. Baseado nessa compreensão, o professor pode, muitas vezes, corrigir a resposta. O construtivismo nos dias atuais deixa de preocupar com o desenvolvimento de estruturas mentais.

62 12 / 15 Tendência Construtivista Construtivista interacionista, criança tem que ver, manipular o que vê e produzir significado. Considerando que o erro é um reflexo do pensamento da criança, a tarefa do professor não é a de corrigir a resposta, mas de descobrir como foi que a criança fez o erro. Baseado nessa compreensão, o professor pode, muitas vezes, corrigir a resposta. O construtivismo nos dias atuais deixa de preocupar com o desenvolvimento de estruturas mentais.

63 12 / 15 Tendência Construtivista Construtivista interacionista, criança tem que ver, manipular o que vê e produzir significado. Considerando que o erro é um reflexo do pensamento da criança, a tarefa do professor não é a de corrigir a resposta, mas de descobrir como foi que a criança fez o erro. Baseado nessa compreensão, o professor pode, muitas vezes, corrigir a resposta. O construtivismo nos dias atuais deixa de preocupar com o desenvolvimento de estruturas mentais.

64 12 / 15 Tendência Construtivista Construtivista interacionista, criança tem que ver, manipular o que vê e produzir significado. Considerando que o erro é um reflexo do pensamento da criança, a tarefa do professor não é a de corrigir a resposta, mas de descobrir como foi que a criança fez o erro. Baseado nessa compreensão, o professor pode, muitas vezes, corrigir a resposta. O construtivismo nos dias atuais deixa de preocupar com o desenvolvimento de estruturas mentais.

65 13 / 15 O construtivismo atual pode ser descrito através das hipóteses: 1 O conhecimento é construído pelo sujeito e não recebido do ambiente; 2 O vir a conhecer é um processo que organiza o mundo experiencial de uma pessoa. Existe os construtivistas não-radicais e os construtivistas radicais.

66 13 / 15 O construtivismo atual pode ser descrito através das hipóteses: 1 O conhecimento é construído pelo sujeito e não recebido do ambiente; 2 O vir a conhecer é um processo que organiza o mundo experiencial de uma pessoa. Existe os construtivistas não-radicais e os construtivistas radicais.

67 13 / 15 O construtivismo atual pode ser descrito através das hipóteses: 1 O conhecimento é construído pelo sujeito e não recebido do ambiente; 2 O vir a conhecer é um processo que organiza o mundo experiencial de uma pessoa. Existe os construtivistas não-radicais e os construtivistas radicais.

68 13 / 15 O construtivismo atual pode ser descrito através das hipóteses: 1 O conhecimento é construído pelo sujeito e não recebido do ambiente; 2 O vir a conhecer é um processo que organiza o mundo experiencial de uma pessoa. Existe os construtivistas não-radicais e os construtivistas radicais.

69 13 / 15 O construtivismo atual pode ser descrito através das hipóteses: 1 O conhecimento é construído pelo sujeito e não recebido do ambiente; 2 O vir a conhecer é um processo que organiza o mundo experiencial de uma pessoa. Existe os construtivistas não-radicais e os construtivistas radicais.

70 14 / 15 Tendência Construtivista Essa tendência toma a Psicologia como centro do ensino; Por fim, a tendência construtivista investiga como a criança aprende ou constrói determinados conceitos matemáticos.

71 14 / 15 Tendência Construtivista Essa tendência toma a Psicologia como centro do ensino; Por fim, a tendência construtivista investiga como a criança aprende ou constrói determinados conceitos matemáticos.

72 14 / 15 Tendência Construtivista Essa tendência toma a Psicologia como centro do ensino; Por fim, a tendência construtivista investiga como a criança aprende ou constrói determinados conceitos matemáticos.

73 14 / 15 Tendência Construtivista Essa tendência toma a Psicologia como centro do ensino; Por fim, a tendência construtivista investiga como a criança aprende ou constrói determinados conceitos matemáticos.

74 14 / 15 Tendência Construtivista Essa tendência toma a Psicologia como centro do ensino; Por fim, a tendência construtivista investiga como a criança aprende ou constrói determinados conceitos matemáticos.

75 14 / 15 Tendência Construtivista Essa tendência toma a Psicologia como centro do ensino; Por fim, a tendência construtivista investiga como a criança aprende ou constrói determinados conceitos matemáticos.

76 15 / 15 Fonte: FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, n. 4, Disponível em: Primeira Parte: < Segunda Parte: <

77 15 / 15 Fonte: FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, n. 4, Disponível em: Primeira Parte: < Segunda Parte: <

78 15 / 15 Fonte: FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, n. 4, Disponível em: Primeira Parte: < Segunda Parte: <

79 15 / 15 Fonte: FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, n. 4, Disponível em: Primeira Parte: < Segunda Parte: <

Ana Paula de Souza João Paulo Gonzaga Kelly Cristina Miquelino Jugeick Educação Matemática

Ana Paula de Souza João Paulo Gonzaga Kelly Cristina Miquelino Jugeick Educação Matemática Ana Paula de Souza João Paulo Gonzaga Kelly Cristina Miquelino Jugeick Educação Matemática Relações/interações que envolvem a triade aluno - professor saber matemático Eixo fundamental : transformação

Leia mais

Um mundo de formas do concreto ao abstrato

Um mundo de formas do concreto ao abstrato Um mundo de formas do concreto ao abstrato Orientadora: Marcela dos Santos Nunes Matrícula SIAPE: 1673276 Orientado: Bruno da Silva Santos Matrícula UFF: 007705/06 Palavras-chave: Geometria, modelagem,

Leia mais

Educação Matemática. Prof. Andréa Cardoso 2013/2

Educação Matemática. Prof. Andréa Cardoso 2013/2 Educação Matemática Prof. Andréa Cardoso 2013/2 UNIDADE II Tendências em Educação Matemática Educação Busca desenvolver pesquisas para inovar a prática docente adequada às necessidades da sociedade. Educação

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 John Locke (1632-1704) Biografia Estudou na Westminster School; Na Universidade de Oxford obteve o diploma de médico; Entre 1675 e 1679 esteve na França onde estudou Descartes (1596-1650); Na Holanda escreveu

Leia mais

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa Pedagogia Prof. Marcos Munhoz da Costa Tecnologias da informação e mídias digitais na educação Objetivos deste tema Refletir sobre as mudanças de experiências do corpo com o advento das novas tecnologias;

Leia mais

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM. Autora: Profª Dra. Claudia Kober

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM. Autora: Profª Dra. Claudia Kober PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM Autora: Profª Dra. Claudia Kober AULA 1 O que é aprendizagem? Profª Dra. Claudia Kober INTRODUÇÃO uase sempre tendemos a associar aprendizagem com escola,

Leia mais

A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR. GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância

A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR. GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância A EXTENSÃO EM MATEMÁTICA: UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA NA COMUNIDADE ESCOLAR GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Nilce Fátima Scheffer - URI-Campus de Erechim/RS - snilce@uri.com.br

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

DO ABSTRATO AO CONCRETO: UTILIZANDO CANUDINHOS PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS

DO ABSTRATO AO CONCRETO: UTILIZANDO CANUDINHOS PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS 1 DO ABSTRATO AO CONCRETO: UTILIZANDO CANUDINHOS PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS Andréa de Jesus Santos- UFES (andrea20santos@hotmail.com) Alex Almeida de Souza- UEFS (alexalmeida2012@live.com)

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SISTEMAS JACK SUSLIK POGORELSKY JUNIOR

ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SISTEMAS JACK SUSLIK POGORELSKY JUNIOR ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SISTEMAS JACK SUSLIK POGORELSKY JUNIOR METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA VILA VELHA - ES 2012 ESCOLA SUPERIOR

Leia mais

GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERÊNCIA SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS

GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERÊNCIA SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERÊNCIA SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS Everton Tafarel Galvão evertontafarel.everton@gmail.com Izabel Passos Bonete ipbonete@irati.unicentro.br

Leia mais

MATERIAIS CONCRETOS E SOFTWARE MATEMÁTICO: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

MATERIAIS CONCRETOS E SOFTWARE MATEMÁTICO: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 1 MATERIAIS CONCRETOS E SOFTWARE MATEMÁTICO: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II Joseleide dos Santos Sardinha - UEFS (leidejoissi@hotmail.com ) Alex Almeida

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA Q U E S T Õ E S E R E F L E X Õ E S Suraya Cristina Dar ido Mestrado em Educação Física, na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, SP, 1987 1991 Doutorado em

Leia mais

FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA EM DOIS TEMPOS: UM ESTUDO

FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA EM DOIS TEMPOS: UM ESTUDO FORMAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA EM DOIS TEMPOS: UM ESTUDO Thiago Tavares Borchardt Universidade Federal de Pelotas thiago tb@hotmail.com Márcia Souza da Fonseca Universidade Federal de Pelotas

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Universidade Federal do Acre Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática ANEXO 1 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA Aos candidatos ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática solicita-se anexar, no ato de inscrição on line, uma Proposta

Leia mais

A formação do licenciado em matemática

A formação do licenciado em matemática A formação do licenciado em matemática VIANA,P.A. Sobral Matemática Universidade Estadual Vale do Acaraú 6 de agosto de 2011 paty.alvi@hotmail.com pré-prints da Sobral Matemática no.2011-02 Editor Tarcisio

Leia mais

MODELAGEM CONCEITUAL EM MATEMÁTICA. UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO SOFTWARE CMAPTOOLS

MODELAGEM CONCEITUAL EM MATEMÁTICA. UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO SOFTWARE CMAPTOOLS MODELAGEM CONCEITUAL EM MATEMÁTICA. UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DO SOFTWARE CMAPTOOLS Dr. André Ricardo Magalhães andrerm@gmail.com Universidade do Estado da Bahia Brasil Modalidade: Comunicação Breve Nível

Leia mais

DIDÁTICA e DOCÊNCIA Ensinar a Ensinar & Ensinar e Aprender

DIDÁTICA e DOCÊNCIA Ensinar a Ensinar & Ensinar e Aprender DIDÁTICA e DOCÊNCIA Ensinar a Ensinar & Ensinar e Aprender PIMENTA, Selma G. Profa. Titular e Pesquisadora GEPEFE-FEUSP sgpiment@usp.br Simpósio sobre ensino de Didática LEPED UFRJ março 2012 SUMÁRIO CONCEITUAÇÕES:

Leia mais

AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS AULA COM O SOFTWARE GRAPHMATICA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM) GT 06 Manoel Luiz de Souza JÚNIOR Universidade Estadual

Leia mais

CONCEPÇÕES MATEMÁTICA APRESENTADAS POR PROFESSORES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

CONCEPÇÕES MATEMÁTICA APRESENTADAS POR PROFESSORES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CONCEPÇÕES MATEMÁTICA APRESENTADAS POR PROFESSORES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA Jacqueline Oliveira de Melo Gomes Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul / FAMASUL-PE jacomgomes@yahoo.com.br

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA III EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL Giovani Cammarota

Leia mais

Principais Teorias da Aprendizagem

Principais Teorias da Aprendizagem Universidade Federal de Santa Maria Unidade de Apoio Pedagógico Principais Teorias da Aprendizagem Venice T. Grings vgrings@hotmail.com Para compreender como se dá o processo de aprendizagem faz-se necessário

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: O ENCANTAMENTO DE APRENDER BRINCANDO

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: O ENCANTAMENTO DE APRENDER BRINCANDO LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: O ENCANTAMENTO DE APRENDER BRINCANDO Tatiane Testa Ferrari e-mail: tatitferrari@ig.com.br Ticiane Testa Ferrari e-mail: ticiferrari@ig.com.br Araceli Simão Gimenes Russo e-mail:

Leia mais

A Matemática e. Mídias

A Matemática e. Mídias A Matemática e as Artes através da Mídias Aspectos da Geometria Projetiva nas Representações Artísticas M. C. Escher Ascendente e Descendente 1963 Escher bem exemplificou estes modelos quando realizou

Leia mais

TEORIA DA MEDIAÇÃO DE LEV VYGOTSKY

TEORIA DA MEDIAÇÃO DE LEV VYGOTSKY TEORIA DA MEDIAÇÃO DE LEV VYGOTSKY Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) estudou literatura na Universidade de Moscou, interessando-se primeiramente

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR As transformações sociais no final do século passado e início desse século, ocorridas de forma vertiginosa no que diz respeito aos avanços tecnológicos

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE 689 O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE Ana Paula Reis de Morais 1 Kizzy Morejón 2 RESUMO: Este estudo traz os resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública

Leia mais

Oficina: Trabalhando com o Material concreto: Escala Cuisenaire

Oficina: Trabalhando com o Material concreto: Escala Cuisenaire Oficina: Trabalhando com o Material concreto: Escala Cuisenaire Um bom ensino da Matemática, forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência (Irene de Albuquerque)

Leia mais

dóxa e epistéme. sensível e inteligível. fé e razaão.

dóxa e epistéme. sensível e inteligível. fé e razaão. dóxa e epistéme. sensível e inteligível. fé e razaão. Senso comum... aranha caranguejeira ou aranha-marrom? Epistemologia Moderna e Contemporânea EPISTEMOLOGIA investiga o conhecimento. limites. possibilidades.

Leia mais

Metodológicos. Interesse pela pesquisa. Projeto de Pesquisa. Profª. Luciana Oliveira metodologia.oliveira@gmail.com

Metodológicos. Interesse pela pesquisa. Projeto de Pesquisa. Profª. Luciana Oliveira metodologia.oliveira@gmail.com METODOLOGIA DA PESQUISA Profª. Luciana Oliveira metodologia.oliveira@gmail.com Interesse pela pesquisa. Procedimentos Metodológicos. Projeto de Pesquisa. Colaboradores: Prof. Dr. José Roberto R. Pinto

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR A INFORMÁTICA E A MÍDIA IMPRESSA: COMO ELAS PODEM Prudentópolis 2013 MARIA MAZUR A INFORMÁTICA

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE O USO DO MATERIAL DOURADO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANOTAÇÕES DE ESTÁGIO

REFLEXÕES SOBRE O USO DO MATERIAL DOURADO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANOTAÇÕES DE ESTÁGIO REFLEXÕES SOBRE O USO DO MATERIAL DOURADO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANOTAÇÕES DE ESTÁGIO Ednaid Santos Faria 1 Tayná da Silva Vieira 2, Janaína de Azevedo Corenza 3 1 IFRJ/ednaidrja@hotmail.com

Leia mais

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR Maria Aparecida Monteiro Deponti (cida_mw@yahoo.com.br) Carlos Henrique Campanher (carloscampanher@oi.com.br ) Resumo O presente trabalho

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves

Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves TEMA : BRINCANDO E APRENDENDO NA ESCOLA Coordenadoras: Enalva de Santana Santos e Márcia Soares Ramos Alves Autora: Prof a Cássia de Fátima da S. Souza PÚBLICO ALVO Alunos de 04 anos TEMA: BRINCANDO E

Leia mais

TRABALHANDO, O LIXO COM OS ALUNOS DO 7 ANO DA ESCOLA ESTADUAL AMÉRICO MARTINS ATRAVÉS DE CARTILHAS EDUCATIVAS

TRABALHANDO, O LIXO COM OS ALUNOS DO 7 ANO DA ESCOLA ESTADUAL AMÉRICO MARTINS ATRAVÉS DE CARTILHAS EDUCATIVAS TRABALHANDO, O LIXO COM OS ALUNOS DO 7 ANO DA ESCOLA ESTADUAL AMÉRICO MARTINS ATRAVÉS DE CARTILHAS EDUCATIVAS PEREIRA, Maria Tereza Alves maalvespereira@yahoo.com.br Professora da Escola Estadual Américo

Leia mais

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul

A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul Projeto educativo A Ponte entre a Escola e a Ciência Azul A Ponte Entre a Escola e a Ciência Azul é um projeto educativo cujo principal objetivo é a integração ativa de estudantes do ensino secundário

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

Patricia Smith Cavalcante (UFPE)

Patricia Smith Cavalcante (UFPE) Inovações Metodológicas no Ensino Superior Patricia Smith Cavalcante (UFPE) INOVAÇÃO A inovação existe em determinado lugar, tempo e circunstância, como produto de uma ação humana sobre o ambiente ou meio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PROJETO GPA-MAT-UFRGS (PERÍODO 2000-2002) GRUPO PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFRGS

Leia mais

JOGOS ONLINE NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

JOGOS ONLINE NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS JOGOS ONLINE NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS Lucas Gabriel Seibert Universidade Luterana do Brasil lucasseibert@hotmail.com Roberto Luis Tavares Bittencourt Universidade Luterana do Brasil rbittencourt@pop.com.br

Leia mais

O uso da informática na escola: Webquest como estratégia de aprendizagem construtivista

O uso da informática na escola: Webquest como estratégia de aprendizagem construtivista O uso da informática na escola: Webquest como estratégia de aprendizagem construtivista Maira Teresinha Lopes Penteado 1 Gisele Dorneles Fernandes 2 RESUMO: O presente artigo tem por finalidade esclarecer

Leia mais

O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE

O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE José Anchieta de Souza Filho 1 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) josanchietas@gmail.com Introdução Analisamos

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA O sistema educativo deve garantir a coordenação, a consistência e a coerência do ensino para o desenvolvimento da educação científica Critérios de qualidade O conhecimento dos alunos e das suas aptidões

Leia mais

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007. Arte em Educação Considerando que a ação educacional é uma prática social mediadora da prática social mais ampla, nossa missão é: Formar o profissional de arte educação contemplando suas três dimensões:

Leia mais

Modelos didáticos de ciências: construção de um laboratório móvel

Modelos didáticos de ciências: construção de um laboratório móvel Modelos didáticos de ciências: construção de um laboratório móvel Introdução A ideia de estudar ciências nos dias atuais está longe do que realmente é ciências. A imagem criada pelos alunos que um cientista

Leia mais

CAMPO CONCEITUAL E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

CAMPO CONCEITUAL E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL ISSN 2316-7785 CAMPO CONCEITUAL E REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL Jéssica Goulart da Silva Universidade Federal do Pampa

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NAS AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ, NAS DÉCADAS DE 60 E 70.

CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NAS AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ, NAS DÉCADAS DE 60 E 70. CONTEÚDOS DE GEOMETRIA NAS AVALIAÇÕES DA APRENDIZAGEM NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ, NAS DÉCADAS DE 60 E 70. Ana Célia da Costa Ferreira Resumo: A cada ano, educadores matemáticos tentam encontrar soluções

Leia mais

MODELOS ORGANIZATIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

MODELOS ORGANIZATIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA MODELOS ORGANIZATIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Jaqueline Oliveira Silva Ribeiro SESI-SP josr2@bol.com.br Dimas Cássio Simão SESI-SP

Leia mais

Trabalho e Educação. Conceito e compreensão histórica do desenvolvimento da ação humana e sua inserção na EJA

Trabalho e Educação. Conceito e compreensão histórica do desenvolvimento da ação humana e sua inserção na EJA Trabalho e Educação Conceito e compreensão histórica do desenvolvimento da ação humana e sua inserção na EJA Samara Marino Mestranda em Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica PUC-SP. Graduada

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

A interpretação gráfica e o ensino de funções

A interpretação gráfica e o ensino de funções A interpretação gráfica e o ensino de funções Adaptado do artigo de Katia Cristina Stocco Smole Marília Ramos Centurión Maria Ignez de S. Vieira Diniz Vamos discutir um pouco sobre o ensino de funções,

Leia mais

Estudos da Natureza na Educação Infantil

Estudos da Natureza na Educação Infantil Estudos da Natureza na Natureza e Sociedade na parte 1 Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Natureza e Sociedade na O eixo de trabalho Natureza e Sociedade

Leia mais

Brincadeiras que ensinam. Jogos e brincadeiras como instrumentos lúdicos de aprendizagem

Brincadeiras que ensinam. Jogos e brincadeiras como instrumentos lúdicos de aprendizagem Brincadeiras que ensinam Jogos e brincadeiras como instrumentos lúdicos de aprendizagem Por que as crianças brincam? A atividade inerente à criança é o brincar. A criança brinca para atribuir significados

Leia mais

7. Teoria Estruturalista

7. Teoria Estruturalista 7. Teoria Estruturalista Conteúdo 2. Organização Formal e Organização Informal 3. Tipologia das Organizações 1 Bibliografia Recomenda Livro Texto: Administração - Teoria, Processo e Prática Chiavenato,

Leia mais

O PAPEL DO PROFESSOR DA REDE DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PAPEL DO PROFESSOR DA REDE DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1 O PAPEL DO PROFESSOR DA REDE DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COORDENADOR: MOHAMED HABIB COLABORADORES: CARLOS FERNANDO S. ANDRADE, GIOVANNA GARCIA FAGUNDES & REJANE C. BRASSOLATTI

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DOS ENCARTES DE PREÇOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO.

AS CONTRIBUIÇÕES DOS ENCARTES DE PREÇOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO. AS CONTRIBUIÇÕES DOS ENCARTES DE PREÇOS NA FORMAÇÃO DO ALUNO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: MIDS/Macaé E-mail:mzosilva@yahoo.com.br. RESUMO Na atualidade, é preciso que se crie novos métodos

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Cientifico-Humanísticos

AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Cientifico-Humanísticos AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Cientifico-Humanísticos PORTUGUÊS 2 2 2 1 Oralidade Leitura Escrita Funcionamento da Língua LITERATURA PORTUGUESA 90% Domínio do Conhecimento 3 3 Leitura Escrita Oralidade

Leia mais

O profissional em Educação Matemática. Adaptado de Sérgio Lorenzato & Dario Fiorentini, 2001 (Preprint)

O profissional em Educação Matemática. Adaptado de Sérgio Lorenzato & Dario Fiorentini, 2001 (Preprint) O profissional em Educação Matemática Adaptado de Sérgio Lorenzato & Dario Fiorentini, 2001 (Preprint) O educador matemático é aquele que concebe a Matemática como um meio: ele educa através da Matemática.

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL

A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL A PRÁTICA DE ENSINO EM QUÍMICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE COMO TEMA TRANSVERSAL Ana Maria G. D. MENDONÇA 1, Darling L. PEREIRA 2,,José J. MENDONÇA 3, Aluska M. C. RAMOS 4 Maria S. B. DUARTE

Leia mais

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) -

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) - EXERCICÍOS DE FILOSOFIA I O QUE É FILOSOFIA, ETIMOLOGIA, ONDE SURGIU, QUANDO, PARA QUE SERVE.( 1º ASSUNTO ) Questão (1) - Analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA em relação ao significado

Leia mais

A inserção de jogos e tecnologias no ensino da matemática

A inserção de jogos e tecnologias no ensino da matemática A inserção de jogos e tecnologias no ensino da matemática Michel da Silva Machado e-mail: michel_nick25@hotmail.com Isaque Rodrigues e-mail: isaque.max@hotmail.com Márcia Marinho do Nascimento Mello e-mail:

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E S C O L A D E A R T E S, C I Ê N C I A S E H U M A N I D A D E Trabalho proposto pela disciplina de Orientado por Professor Dr. Fernando Coelho Mário Januário Filho 5365372

Leia mais

Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu)

Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) O Curso de Especialização Docente em Educação Ambiental (Lato Sensu) é fruto de uma Dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS

ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS ALUNOS DO 7º ANO CONSTRUINDO GRÁFICOS E TABELAS Introdução Paulo Marcos Ribeiro pmribeirogen2@hotmail.com Betânia Evangelista mbevangelista@hotmail.com Fabíola Santos M. de A. Oliveira fabiprestativa@hotmail.com

Leia mais

A INTERAÇÃO SOCIAL DESCRITA POR VIGOTSKI E A SUA POSSÍVEL LIGAÇÃO COM A APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS EM REDE

A INTERAÇÃO SOCIAL DESCRITA POR VIGOTSKI E A SUA POSSÍVEL LIGAÇÃO COM A APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS EM REDE A INTERAÇÃO SOCIAL DESCRITA POR VIGOTSKI E A SUA POSSÍVEL LIGAÇÃO COM A APRENDIZAGEM COLABORATIVA ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS EM REDE O artigo estabelece algumas abstrações sobre a interação social como elemento

Leia mais

Projeto de Redesenho Curricular

Projeto de Redesenho Curricular AÇÕES DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO ProEMI COM TI Equipamentos midiáticos e tecnológicos adquiridos pelo PROEMI EE DONA ELISA DE COMPOS LIMA NOVELLI - DER ITARARÉ Objetivos Projeto de Redesenho Curricular

Leia mais

Tendências Pedagógicas. Formação de Professores. Contextualização. Tendências Não Críticas

Tendências Pedagógicas. Formação de Professores. Contextualização. Tendências Não Críticas Formação de Professores Teleaula 2 Prof.ª Dra. Joana Paulin Romanowski tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Críticas Não críticas Pedagogia Formação de Professores (SAVIANI, 2002) Contextualização Aprender

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

Piaget diz que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas; Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os

Piaget diz que os seres humanos passam por uma série de mudanças previsíveis e ordenadas; Ou seja, geralmente todos os indivíduos vivenciam todos os Teoria cognitivista Piaget utilizou os princípios conhecidos como o conceito da adaptação biológica para desenvolver esta teoria; Ela diz que o desenvolvimento da inteligência dos indivíduos acontece à

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER-EXTENSÃO CLAUDEMIR FORATINI DE OLIVEIRA. INTEGRANDO AS TICs NO ENSINO DE MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER-EXTENSÃO CLAUDEMIR FORATINI DE OLIVEIRA. INTEGRANDO AS TICs NO ENSINO DE MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER-EXTENSÃO CLAUDEMIR FORATINI DE OLIVEIRA INTEGRANDO AS TICs NO ENSINO DE MATEMÁTICA IVINHEMA MS MAIO DE 2010 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER-EXTENSÃO CLAUDEMIR

Leia mais

O JOGO E A APRENDIZAGEM

O JOGO E A APRENDIZAGEM O JOGO E A APRENDIZAGEM O JOGO E A APRENDIZAGEM Enquanto brinca, a criança amplia a sua capacidade corporal, sua consciência do outro, a percepção de si mesmo como um ser social e a percepção do espaço

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior.

Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior. Fragmentos do Texto Indicadores para o Desenvolvimento da Qualidade da Docência na Educação Superior. Josimar de Aparecido Vieira Nas últimas décadas, a educação superior brasileira teve um expressivo

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO. BENEFÍCIOS DO MÉTODO: execução de atividade de forma mais segura, mais econômica e mais perfeita;

MÉTODO CIENTÍFICO. BENEFÍCIOS DO MÉTODO: execução de atividade de forma mais segura, mais econômica e mais perfeita; MÉTODO CIENTÍFICO CONCEITO: palavra de origem grega, significa o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigação da verdade; IMPORTÃNCIA DO MÉTODO: pode validar ou invalidar

Leia mais

Métodos de Investigação em Sistemas de Informação

Métodos de Investigação em Sistemas de Informação Métodos de Investigação em Sistemas de Informação Henrique O Neill Programa Doutoral em CTI ISCTE, 26 Novembro 2009 Henrique O'Neill 1/18 INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA O que é? Henrique O'Neill 2/18 1 Investigar

Leia mais

Geometria espacial no ensino médio: atividades práticas e contextualizadas para uma

Geometria espacial no ensino médio: atividades práticas e contextualizadas para uma Geometria espacial no ensino médio: atividades práticas e contextualizadas para uma Joseane Casiraghi Caloni 2 Resumo - - - - - turma foi orientada por uma metodologia tradicional. A análise inicial envolveu

Leia mais

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edson Crisostomo dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES edsoncrisostomo@yahoo.es

Leia mais

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e

tido, articula a Cartografia, entendida como linguagem, com outra linguagem, a literatura infantil, que, sem dúvida, auxiliará as crianças a lerem e Apresentação Este livro tem o objetivo de oferecer aos leitores de diversas áreas do conhecimento escolar, principalmente aos professores de educação infantil, uma leitura que ajudará a compreender o papel

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

O or A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: PALAVRAS-CHAVE IDEIAS ESTRUTURANTES EDUCAÇÃO 2012. O EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 7. e 8. ANOS

O or A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: PALAVRAS-CHAVE IDEIAS ESTRUTURANTES EDUCAÇÃO 2012. O EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, 7. e 8. ANOS or A DISCIPLINA DE TECNOLÓGICA: PALAVRAS-CHAVE IDEIAS ESTRUTURANTES O TECNOLÓGICA, 7. e 8. ANOS Equipa de autores do projeto À Descoberta da Tecnologia Educação Tecnológica, 7. e 8. anos Mendes Ribeiro,

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

Projeto de Graduação 1 Prof. Fabiano Dorça. Metodologia Científica

Projeto de Graduação 1 Prof. Fabiano Dorça. Metodologia Científica Projeto de Graduação 1 Prof. Fabiano Dorça Metodologia Científica Metodologia Científica Conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

Marilia Leite Conceição

Marilia Leite Conceição Marilia Leite Conceição Introdução Presença dos conhecimentos sobre natureza e sociedade na Educação Infantil: idéias e práticas correntes A criança, a natureza e a sociedade Objetivos Crianças de zero

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Cientifico-Humanísticos

AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Cientifico-Humanísticos AVALIAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO Cursos Cientifico-Humanísticos PORTUGUÊS 10º ano 2015-16 5% Oralidade e Educação Literária Leitura e Educação Literária Escrita e Educação Literária Educação Literária Gramática

Leia mais

PDCA FERRAMENTA GERENCIAL AMBIENTAL

PDCA FERRAMENTA GERENCIAL AMBIENTAL PDCA FERRAMENTA GERENCIAL AMBIENTAL Importância PDCA Diretriz para a organização; Aproveitamento de novos espaços e layout; Redução e controle de riscos; Gerenciamento dos recursos com maior eficiência,

Leia mais

CURSO: Matemática. Missão

CURSO: Matemática. Missão CURSO: Matemática Missão O Curso de Licenciatura em Matemática tem por missão a formação de docentes com um novo perfil fundamentado na conexão de dois eixos, pedagógico e matemático, permeado pelos recursos

Leia mais

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR

OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NO ENSINO SUPERIOR: OUTRAS POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR Alexsandro de Melo Silva 1, Leon Cavalcante Lima², Arlyson Alves do Nascimento 3. ¹Instituto Federal de

Leia mais