DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes"

Transcrição

1 DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

2 Licitações & Contratos Administrativos

3 Conceitos Introdutórios & Princípios da Licitação

4 1) Previsão Constitucional: CF, art 22, XXVII. Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de licitação e contratação em todas as modalidades para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art 173, 1º, III.

5 1) Previsão Constitucional: CF, art 37, XXI. Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

6 1) Previsão Constitucional: CF, art º A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre: III - licitação e contratação de obras, serviços, compras e alienações, observados os princípios da administração pública;

7 1) Previsão Constitucional: CF, art 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviço público.

8 2) Conceito: Maria Sylvia Di Pietro, licitação é o procedimento administrativo, pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração do contrato. Licitação é o procedimento administrativo vinculado com o fim seletivo.

9 2.1) Abrangência: Art. 1 o Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Parágrafo único. Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

10 2.1) Abrangência: RESUMÃO! Administração Direta (U/E/DF/M) PL/PE/PJ Administração Indireta Sociedades controladas direta ou indiretamente pelo Poder Público Fundos Especiais

11 Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

12 3) Finalidades: Assegurar a observância do princípio da isonomia Selecionar a proposta mais vantajosa Promover o desenvolvimento nacional sustentável

13 4) Princípios da Licitação: Explícitos ou Expressos Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Igualdade (Isonomoia) Probidade Administrativa Julgamento Objetivo Vinculação ao Instrumento Convocatório Implícitos ou Reconhecidos Competitividade Procedimento Formal Sigilo das Propostas Adjudicação Compusória

14 a) Isonomia: Art. 3º., 1 o É vedado aos agentes públicos: I - admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato, ressalvado o disposto nos 5 o a 12 deste artigo e no art. 3 o da Lei n o 8.248, de 23 de outubro de 1991;

15 a) Isonomia: Art. 3º., 1 o É vedado aos agentes públicos: II - estabelecer tratamento diferenciado de natureza comercial, legal, trabalhista, previdenciária ou qualquer outra, entre empresas brasileiras e estrangeiras, inclusive no que se refere a moeda, modalidade e local de pagamentos, mesmo quando envolvidos financiamentos de agências internacionais, ressalvado o disposto no parágrafo seguinte e no art. 3 o da Lei n o 8.248, de 23 de outubro de 1991.

16 Parâmetros para resolução de casos de empate entre os licitantes através dos seguintes critérios sequênciais (Art. 3o.): - produzidos no País; - produzidos ou prestados por empresas brasileiras; - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País; e - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação.

17 Não configura violação ao princípio da igualdade o estabelecimento de requisitos mínimos que tenham por fim exclusivamente garantira adequada execução do contrato. Promoção do Desenvolvimento Nacional Sustentável (Lei /10) Flexibilização do Princípio da Isonomia

18 Mitigação do Princípio da Isonomia Margem de Preferência de até 25% para: a) produtos manufaturados e para serviços nacionais que atendam a normas técnicas brasileiras; e b) bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação. Poderá ser estendida, total ou parcialmente, aos bens e serviços originários dos países participantes do Mercosul. Para os produtos manufaturados e serviços nacionais resultantes de desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no país, poderá ser estabelecida uma margem de preferência adicional.

19 Mitigação do Princípio da Isonomia Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (LC 123/06): O art. 44 desse Estatuto ainda estabelece como critério de desempate a preferência de contratação das microempresas e empresas de pequeno porte, porém, entende como empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 10% (dez por cento) superiores à proposta mais bem classificada. No caso da modalidade pregão, o percentual é de 5% superior ao melhor preço.

20 b) Vinculação ao Instrumento Convocatório: Regra Edital (Exceção: Carta-Convite) Lei interna da licitação Art. 41. A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada. 1 o Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação desta Lei, devendo protocolar o pedido até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a abertura dos envelopes de habilitação, devendo a Administração julgar e responder à impugnação em até 3 (três) dias úteis, sem prejuízo da faculdade prevista no 1 o do art. 113.

21 b) Vinculação ao Instrumento Convocatório: 2 o Decairá do direito de impugnar os termos do edital de licitação perante a administração o licitante que não o fizer até o segundo dia útil que anteceder a abertura dos envelopes de habilitação em concorrência, a abertura dos envelopes com as propostas em convite, tomada de preços ou concurso, ou a realização de leilão, as falhas ou irregularidades que viciariam esse edital, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso. Art. 21, 4 o Qualquer modificação no edital exige divulgação pela mesma forma que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas.

22 c) Julgamento Objetivo: Critérios objetivos estabelecidos em lei / no edital; Tipo de Licitação critérios de julgamento da proposta Art. 45, 1 o Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso: I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço; II - a de melhor técnica; III - a de técnica e preço. IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.

23 d) Competitividade: Art. 90. Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação: Pena - detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos e multa.

24 e) Procedimento Formal: Art. 4 o Todos quantos participem de licitação promovida pelos órgãos ou entidades a que se refere o art. 1º têm direito público subjetivo à fiel observância do pertinente procedimento estabelecido nesta lei, podendo qualquer cidadão acompanhar o seu desenvolvimento, desde que não interfira de modo a perturbar ou impedir a realização dos trabalhos. Parágrafo único. O procedimento licitatório previsto nesta lei caracteriza ato administrativo formal, seja ele praticado em qualquer esfera da Administração Pública.

25 f) Sigilo das Propostas: Art. 3º., 3 o A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura. Art. 94. Devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatório, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devassá-lo: Pena - detenção, de 2 (dois) a 3 (três) anos e multa.

26 g) Adjudicação Compulsória: É a entrega simbólica do objeto contratual ao vencedor da licitação Não gera direito adquirido à contratação Veda a abertura de nova licitação enquanto válida a adjudicação anterior.

27 g) Adjudicação Compulsória: SITUAÇÃO HIPOTÉTICA 1º. R$ ,00 2º. R$ ,00 3º. R$ ,00 4º. R$ ,00 5º. R$ ,00

28 g) Adjudicação Compulsória: Art. 64. A Administração convocará regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e condições estabelecidos, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 desta Lei. 1 o O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado aceito pela Administração.

29 g) Adjudicação Compulsória: 2 o É facultado à Administração, quando o convocado não assinar o termo de contrato ou não aceitar ou retirar o instrumento equivalente no prazo e condições estabelecidos, convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços atualizados de conformidade com o ato convocatório, ou revogar a licitação independentemente da cominação prevista no art. 81 desta Lei.

30 g) Adjudicação Compulsória: 3 o Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os licitantes liberados dos compromissos assumidos.

31 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 1. (CESPE/ANATEL/Administracao/2014) Licitação é um procedimento administrativo discricionário por meio do qual os entes da administração pública selecionam a melhor proposta entre as oferecidas, visando à celebração de contrato e à obtenção do melhor trabalho técnico, artístico ou científico. 2. (CESPE/TER-GO/Técnico Judiciário/2015) Critérios de sustentabilidade ambiental devem ser observados no processo licitatório. 3. (CESPE/PF/Ag. Administrativo/2014) Cabe privativamente à União legislar acerca de normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos estados, do DF e dos municípios.

32 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 4. (CESPE/ANATEL/Administração/2014) Constitui atentado ao princípio da igualdade entre os licitantes o estabelecimento, no edital ou no convite, de requisitos mínimos para participação no processo de licitação. 5. (CESPE/CEF/Engenheiro/2014) Dado que, conforme previsto na Lei n o 8.666/1993, a promoção do desenvolvimento nacional sustentável é um dos objetivos da licitação pública no Brasil, é possível incentivar a preservação do meio ambiente no procedimento licitatório. 6. (CESPE/ANTAQ/Técnico Administrativo/2014) Em atendimento ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório, o edital, caracterizado como a lei interna da licitação, vincula tanto a administração quanto os licitantes.

33 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 7. (CESPE/TCU/Técnico/2015) Dado o princípio da adjudicação compulsória, a administração não pode, concluída a licitação, atribuir o objeto desse procedimento a outrem que não o vencedor. 8. (CESPE/FUB/Administrador/2015) Se, em determinado processo licitatório, houver empate e igualdade de condições entre concorrentes, deverá ser dada preferência à concorrente que produzir bens e serviços no Brasil em detrimento da empresa que o fizer em país estrangeiro.

34 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 9. (CESPE/TCE-RN/2009) Os estados, o DF e os municípios estão obrigados a seguir as normas da Lei n.º 8.666/1993 em seus procedimentos licitatórios, não dispondo de competência, mesmo que em caráter suplementar, para editar normas sobre o tema. 10. (CESPE/SEGER-ES/2012) A legislação ordinária e a jurisprudência pátria, dada a lacuna da CF no que se refere às licitações, impuseram o procedimento licitatório como regra para a aquisição de bens e serviços pelo poder público. 11. (CESPE/SEGER-ES/2012) A obrigatoriedade da licitação alcança as sociedades de economia mista. 12. (CESPE/DPRF/2012)As concessões e permissões de serviços públicos deverão ser precedidas de licitação, existindo exceções a essa regra.

35 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 13. (CESPE/TREMS/Analista Judiciario/2012) São princípios fundamentais da licitação, entre outros, a igualdade, a publicidade e o julgamento subjetivo. 14. (CESPE/TJRO/Tecnico Judiciario/2012) É vedado ao cidadão acompanhar o desenvolvimento de licitação promovida por órgão da administração pública. 15. (CESPE/TJRO/Tecnico Judiciario/2012) O vencedor de uma licitação tem direito subjetivo à adjudicação do objeto licitado, consoante o princípio da legalidade.

36 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 16. (CESPE/IBAMA/Técnico/2012) O tipo de licitação denominada melhor técnica é empregado, exclusivamente, para serviços de natureza predominantemente intelectual. 17. (CESPE/ANTAQ/2009) Edital é o instrumento por meio do qual a administração torna pública a realização de uma licitação; é o meio utilizado por todas as modalidades de licitação, exceto pela modalidade convite. 18. (CESPE/CAPES/2012) Modificação de edital de licitação, mesmo que afete a formulação de propostas, não acarreta o dever de reabrir o prazo inicialmente estabelecido. 19. (CESPE/ANAC/Analista/2009) A administração fica estritamente vinculada às normas e às condições do edital e qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da Lei n.º 8.666/1993.

37 Contratação Direta (Dispensa x Inexigibilidade)

38 CF, art 37, XXI - Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública... REGRA: Dever de licitar EXCEÇÃO: Ressalvas da legislação (Dispensa e Inexigibilidade) Lei 8.666/93, Art. 2º. As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

39 INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO não há viabilidade jurídica de competição DISPENSA DE LICITAÇÃO há viabilidade jurídica de competição (pelo menos em tese), mas Lei AUTORIZA que não haja licitação DISPENSÁVEL Lei DETERMINA que não haja licitação - DISPENSADA

40 DISPENSÁEL Lei AUTORIZA que não haja licitação (Adm. quer adquirir) Art. 24 lista taxativa DISPENSADA Lei DETERMINA que não haja licitação (Adm. quer alienar) Art. 17 lista taxativa

41 Ato de improbidade que causa lesão ao erário (art. 10) VIII - frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo indevidamente; LICITAÇÃO DISPENSÁVEL (ART. 24) em razão do valor objeto da licitação; (I e II) em razão de circunstâncias de caráter excepcional; (IV, V, VI e IX) em razão do objeto da licitação;(x, XII, XV, XVII, XIX,etc) em razão da pessoas.(viii, XIII, XVI, XX, etc)

42 LICITAÇÃO DISPENSÁVEL I Obras e serviços de engenharia até R$ ,00 II Outras contratações até R$ 8.000,00 Os valores serão dobrados para compras, obras e serviços contratados por consórcios públicos, sociedade de economia mista, empresa pública e por autarquia ou fundação qualificadas, na forma da lei, como Agências Executivas.

43 INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO (ART. 25) Fornecedor exclusivo, vedada a preferência de marca Contratação de serviços técnicos profissionais especializados (art. 13), de natureza singular (notória especialização), vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e de divulgação Contratação de artistas consagrados pela crítica ou pelo público

44 INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO (ART. 25) Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato (art. 25, 1 o.).

45 INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO (ART. 25) A Lei 8.666, em seu art. 13 estabelece os serviços conceituados como técnicos especializados. A contratação nessas hipóteses, normalmente é realizada por licitação, na modalidade concurso, porém, se o serviço possuir natureza singular, a licitação será inexigível, ou seja, deverá ser visivelmente diferenciado em relação aos serviços prestados por outros profissionais (notória especialização).

46 MOTIVAÇÃO NA CONTRATAÇÃO DIRETA Lei 9.784/99, art. 50 exige a motivação dos atos de dispensa e inexigibilidade. Art. 26, Parágrafo único. O processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento, previsto neste artigo, será instruído, no que couber, com os seguintes elementos: I - caracterização da situação emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso; II - razão da escolha do fornecedor ou executante; III - justificativa do preço. IV - documento de aprovação dos projetos de pesquisa aos quais os bens serão alocados.

47 RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA Lei 8.666/93, art. 25, 2º. se a Administração deixar de licitar alegando dispensa ou inexigibilidade e houver superfaturamento, responderão solidariamente pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções cabíveis

48 Alienação de Bens Públicos

49 Bens IMÓVEIS: ALIENAÇÃO DE BENS PÚBLICOS Autorização Legislativa Prévia (Não aplicável às EP e SEM) Interesse Público Justificado Avaliação Prévia Licitação Prévia na Modalidade Concorrência

50 ALIENAÇÃO DE BENS PÚBLICOS Bens IMÓVEIS de qualquer órgão ou entidade adquiridos por dação em pagamento ou procedimento judicial: Avaliação prévia Comprovação da necessidade/utilidade da alienação Licitação na modalidade concorrência ou leilão Não precisa de autorização legislativa

51 ALIENAÇÃO DE BENS PÚBLICOS Bens MÓVEIS: Interesse Público Justificado Avaliação Prévia Licitação Prévia na Modalidade Leilão Para a venda de bens móveis avaliados, isolada ou globalmente, em quantia não superior ao limite previsto para tomada de preços (R$ ,00), a Administração poderá permitir o leilão (Art. 17, 6 o ). Acima desse valor, utiliza-se a concorrência.

52 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 20. (CESPE/SUFRAMA/Administrador/2014) Caso, em razão de fortes chuvas em determinado município, uma represa se rompa e ocasione alagamento em alguns bairros, e, em razão desse fato, o governo local decrete estado de calamidade pública, poderá o município valer-se da inexigibilidade de licitação para realizar obras de reparo da represa e evitar novos alagamentos. 21. (CESPE/SUFRAMA/Administrador/2014) Se determinado município, para realizar festividade em razão do aniversário da cidade, decidir pela contratação de bandas compostas por renomados artistas nacionais, a contratação desses artistas poderá dar-se mediante inexigibilidade de licitação. 22. (CESPE/MDIC/2014) Caso pretenda comprar um medicamento produzido por apenas uma indústria farmacêutica, utilizado para tratar doença tropical típica em algumas regiões brasileiras, o responsável pelo setor de compras de um hospital público deverá considerar inexigível a licitação.

53 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 23. (CESPE/MPU/Técnico/2015) A contratação de serviços técnicos, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, insere-se entre as hipóteses de licitação dispensável. 24. (CESPE/FUB/Engenheiro/2015) As situações de emergência ou de calamidade pública justificam a inexigibilidade da licitação. 25. (CESPE/TCU/Técnico/2015) Será dispensável a licitação caso haja inviabilidade de competição. 26. (CESPE/TCU/Técnico/2015) É inexigível a licitação em caso de guerra ou de grave perturbação da ordem.

54 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 27. (CESPE/MPU/Analista Orçamentário/2010) Admite-se a inexigibilidade de licitação caso haja inviabilidade de competição, incluindo-se nessa situação a contratação de serviços técnicos de publicidade e divulgação. 28. (CESPE/TREMS/Analista Judiciario/2012) Há inexigibilidade de licitação quando houver inviabilidade de competição, como ocorre na aquisição de bens singulares, dos quais é exemplo um quadro específico de determinado pintor. 29. (CESPE/TJRR/Auxiliar Judiciario/2012) Haverá licitação dispensada, também chamada de licitação dispensável, quando houver a possibilidade de licitação, porém o administrador público não julgar conveniente a sua realização

55 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 30. (CESPE/TJAL/Analista Judiciário/2012) Não havendo possibilidade de competição, como no caso em que só exista um objeto ou só uma pessoa que atenda às necessidades da administração, fica caracterizada a hipótese de dispensa de licitação. 31. (CESPE/SEGER-ES/2012) Inclui-se entre as hipóteses de dispensa de licitação a contratação de profissionais do setor artístico consagrados pela crítica especializada. 32. (CESPE/ANCINE/2012) De acordo com a Lei n o 8.666/1993, as hipóteses de dispensa de licitação são taxativas e dizem respeito àquelas situações nas quais, embora haja possibilidade de competição, outras razões justificam deixar de realizá-la.

56 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 33. (CESPE/ANEEL/2010) De acordo com a Lei de Licitações, é inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem. 34. (CESPE/TCU/2009) É inexigível a realização de licitação para contratar serviços profissionais de assistência jurídica de natureza corriqueira. 35. (CESPE/AGU/2008) As hipóteses de dispensa de licitação previstas na Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, são taxativas, não comportando ampliação, segundo entendimento de Maria Sylvia Zanella Di Pietro. Já em relação à inexigibilidade, a referida lei não prevê um numerus clausus.

57 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 36. (CESPE/ANATEL/2008) O artigo pertinente da Lei n.º 8.666/1993, ao tratar dos casos de inexigibilidade de licitação, dá espaço ao administrador, dada a redação de seu caput, para enquadrar nessa espécie de contratação direta outros casos além dos exclusivamente arrolados nos seus incisos. 37. (CESPE/MMA/2009) As hipóteses de inexigibilidade de licitação previstas na Lei n.º 8.666/1993 podem ser conceituadas como meramente exemplificativas. 38. (CESPE/DPRF/2012) A alienação de bens públicos imóveis da administração pública direta e indireta depende de autorização legislativa.

58 Modalidades ( Tipos) de Licitação

59 Modalidades de Licitação ( Tipo de Licitação) Lei 8.666/93, art. 22: I Concorrência II Tomada de Preços III Convite IV Concurso V Leilão Lei /02 Pregão Agências Reguladoras Consulta (Lei da ANATEL)

60 Limites de Valor (art. 23) I - para obras e serviços de engenharia: a) convite - até R$ ,00 b) tomada de preços - até R$ ,00 c) concorrência - acima de R$ ,00 II - para compras e serviços não referidos no inciso anterior: a) convite - até R$ ,00 b) tomada de preços - até R$ ,00 c) concorrência - acima de R$ ,00

61 Art. 23, 4 o Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência. Art. 22, 8 o É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo.

62 a) Concorrência: É a modalidade de licitação mais complexa, utilizada para qualquer valor de contratação, entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. Modalidade utilizada para qualquer valor de contrato Princípios básicos (HLM): Universalidade, Habilitação Preliminar, Ampla Publicidade e Julgamento por Comissão

63 Comissão de Licitação Mínimo de 3 membros, sendo, pelo menos, dois deles servidores qualificados do próprio órgão responsável pela licitação. Podem ser permanentes ou provisórias. A investidura dos membros da Comissão não ultrapassará o prazo de um ano, vedada a recondução da totalidade de seus membros para uma mesma Comissão no período subsequente. Os membros das Comissões de Licitações responderão solidariamente por todos os atos praticados pela comissão, salvo se posição individual divergente estiver devidamente fundamentada e registrada em sua ata lavrada na reunião em que tiver sido tomada a decisão.

64 a) Concorrência Modalidade utilizada para: Contratação de obras e serviços de engenharia com valor superior a R$ ,00 (Lei 8.666/93, art. 23, I, c) Compras e serviços, que não sejam de engenharia, com valor superior a R$ ,00 (Lei 8.666/93, art. 23, II, c) Alienação de bens móveis avaliados, isolada ou globalmente, em quantia superior a R$ ,00 (Lei 8.666/93, art. 17, 6 o.) Como regra, é a modalidade utilizada nas licitações internacionais

65 a) Concorrência Modalidade utilizada para: Como regra, utilizada na compra ou alienação de bens imóveis, independentemente do valor Nas concessões de direito real de uso, independentemente do valor (Lei 8.666/93, art. 23, 3 o.) Nas concessões e subconcessões de serviços públicos, independentemente do valor Obs: Sistema de Registro de Preços pode ser formalizado por licitação prévia através das modalidades concorrência ou pregão.

66 b) Tomada de Preços É a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Presta-se para contratação de menor vulto que a concorrência. O proce-dimento administrativo é o mesmo que o da concorrência. A característica fundamental dessa modalidade de licitação é a habilitação prévia à abertura do procedimento, ou seja, o interessado deve estar cadastrado pela Administração Pública.

67 b) Tomada de Preços Aqueles que não estiverem previamente cadastrados poderão cadastrar-se até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, desde que sejam satisfeitas as condições exigidas. A Lei 8.666/93 admite a tomada de preços nas licitações internacionais, quando o órgão ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores e desde que respeitados os limites de valor estabelecidos na lei. Segundo a Lei 8.666/93, onde couber tomada de preços, a Administração poderá optar pela utilização da concorrência.

68 c) Convite É a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas. O instrumento convocatório do convite é a carta-convite e não o edital. Não precisa haver publicação no Diário Oficial, visto que a lei exige, ape-nas, que a carta-convite seja afixada em local apropriado.

69 c) Convite Inicialmente, a carta-convite poderá ser enviada a interessados do ramo, cadastrados ou não, porém, só poderão se convidar os demais cadastrados que se manifestarem com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas. Regra geral, deverá ser convidado um número mínimo de três empresas. Existindo na praça mais de 3 (três) possíveis interessados, a cada novo convite, realizado para objeto idêntico ou assemelhado, é obrigatório o convite a, no mínimo, mais um interessado, enquanto existirem cadas-trados não convidados nas últimas licitações.

70 c) Convite No caso de convite, a Comissão de Licitação, excepcionalmente, nas pequenas unidades administrativas e em face da exiguidade de pessoal disponível, poderá ser substituída por servidor formalmente designado pela autoridade competente. Também é modalidade de licitação que poderá ser utilizada em licitações internacionais, quando não houver fornecedor do bem ou serviço no Brasil. Segundo a Lei 8.666/93, onde couber convite, a Administração poderá optar pela utilização da tomada de preços ou da concorrência.

71 d) Concurso Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias. À modalidade de licitação concurso, não serão aplicados os tipos de licita-ção previstos no art. 45, da Lei de Licitações, pois será pago um prêmio ou remuneração ao vencedor.

72 d) Concurso Justamente por ser a modalidade utilizada para escolha de trabalho técnico, artístico ou científico, uma das características do concurso é que a comissão de licitação será integrada por pessoas de reputação ilibada e reconhecido conhecimento da matéria em exame, servidores públicos ou não. Regulamento próprio.

73 d) Concurso Não podemos esquecer que, ressalvadas as hipóteses de inexi-gibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração. Art. 13, 1 o Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

74 Serviços Técnicos Profissionais Especializados: Art. 13. Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a: I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos; II - pareceres, perícias e avaliações em geral; III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias; IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços; V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas; VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal; VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

75 e) Leilão É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imó-veis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. O leilão será conduzido por um servidor designado ou por leiloeiro oficial.

76 e) Leilão De forma resumida, temos que o leilão será utilizado na venda de: Bens móveis inservíveis para a Administração Produtos legalmente apreendidos ou penhorados Bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou dação em pagamento. Nesse caso, também será admitida a concorrência.

77 Prazo Mínimo Entre a Publicação do Edital e a Apresentação das Propostas: 45 dias para as modalidades de: concurso concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo melhor técnica ou técnica e preço 30 dias para as modalidades de: concorrência, nos casos não especificados na letra b acima tomada de preços, quando a licitação for do tipo melhor técnica ou técnica e preço

78 Prazo Mínimo Entre a Publicação do Edital e a Apresentação das Propostas: 15 dias para as modalidades de: tomada de preços, nos casos não especificados na letra b acima leilão 5 dias úteis para modalidade de convite 8 dias úteis para a modalidade de pregão, contados a partir da publicação do aviso

79 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 39. (CESPE/FUB/Administração/2015) São considerados tipos de licitação: a de menor preço, a de melhor técnica, a de técnica e preço e a de maior lance ou oferta. 40. (CESPE/ANTAQ/2015) É legalmente admissível a realização de licitação na modalidade pregão para o registro de preços. 41. (CESPE/ANATEL/Analista Administrativo/2014) Uma das hipóteses para a adoção do SRP na prestação de serviços a uma entidade da Administração é a impossibilidade de se determinar, previamente, com que frequência ou abrangência esses serviços serão demandados.

80 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 42. (CESPE/TRT10/Analista Judiciário/2012) A formalização de concessão de direito real de uso, independentemente do valor da contratação, deve ser feita mediante a modalidade de licitação obrigatória denominada concorrência. 43. (CESPE/TRF-2/Juiz/2012) São modalidades de licitação taxativamente expressas no texto da Lei n.º 8.666/1993 a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso, o leilão e o pregão. 44. (CESPE/TJRR/Auxiliar Judiciario/2012) O edital de licitação não é obrigatório em todas as modalidades de licitação.

81 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 45. (CESPE/TREMS/Analista Judiciario/2012) O convite é a modalidade de licitação realizada entre interessados previamente cadastrados ou que preencham os requisitos para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. 46. (CESPE/TJRR/Auxiliar Judiciario/2012) O administrador público tem o arbítrio de escolher a modalidade de licitação que julgar melhor para a aquisição do produto ou serviço. 47. (CESPE/TJRR/Tecnico Judiciario/2012) A modalidade de licitação tomada de preços caracteriza-se pela universalidade de acesso, visto que dela podem participar quaisquer interessados, cadastrados ou não, que, na fase de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos em edital.

82 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 48. (CESPE/DPE-SE/2012) Na modalidade de licitação denominada convite, não há edital, sendo o instrumento convocatório chamado carta-convite, que deve ser enviada apenas aos interessados cadastrados, únicos com direito de participar da licitação. 49. (FINEP/Analista/2009) Tomada de preços é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. 50. (FINEP/Analista/2009) Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, podendo ainda ser utilizada para a alienação de bens imóveis, em determinadas situações, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

83 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 51. (CESPE/ANAC/2009)De acordo com a Lei de Licitações, convite é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 90 dias. 52. (CESPE/PGE/Procurador/2009) Não se verifica qualquer irregularidade em procedimento licitatório promovido para a compra de ambulância, no valor de R$ ,00, na modalidade convite, quando a administração encaminha carta-convite apenas para concessionárias representantes da marca Volkswagen.

84 Pregão (Lei /02)

85 Modalidade licitatória não prevista na Lei 8.666/93 Aplicável à União, Estados, Distrito Federal e Municípios (Lei de Normas Gerais) Os dispositivos da Lei 8.666/93 serão aplicados supletivamente (subsidiariamente) à referida modalidade. Havendo ausência de dispositivo legal na Lei /02, devese aplicar a Lei Geral de Licitações.

86 Qualquer valor de contrato Aquisição de bens e serviços COMUNS (aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado) Não é conduzido por uma Comissão de Licitação, mas sim por um único representante da Administração, escolhido dentre os servidores do órgão ou da entidade, com atribuições especiais, denominado pregoeiro. O pregoeiro é auxiliado por uma Equipe de Apoio.

87 O tipo de licitação utilizado é sempre o menor preço. A equipe de apoio deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento. O pregoeiro abre em sessão pública as propostas escritas apresentadas pelos licitantes. Após essa fase poderão ser realizados lances verbais e sucessivos para reduzir, ainda mais, o valor oferecido pelo licitante.

88 O autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% superiores a ela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor, sempre pelo menor preço. Não havendo pelo menos três ofertas com diferença de até 10% em relação à mais baixa, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de três, oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos. Examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade.

89 Lances Verbais e Sucessivos Exemplo Exemplo

90 Após essa fase de lances verbais, o pregoeiro abrirá o envelope contendo os documentos do licitante que apresentou a melhor proposta, para a verificação do atendimento das condições fixadas no edital. Sendo assim, é importante ressaltar que a maior diferença entre essa e as outras modalidades de licitação está na inversão que ocorre nas fases de habilitação e julgamento das propostas. Se a proposta vencedora estiver acima do valor estimado inicialmente pela Administração Pública, o pregoeiro poderá negociar diretamente com o proponente para que seja obtido o melhor preço.

91 Para dar maior competitividade ao pregão, a Lei /02 veda: a) garantia de proposta b) aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação do certame c) pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso

92 O prazo de validade das propostas é de 60 dias, salvo outro prazo estabelecido no edital. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de 3 (três) dias para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos. Inversão das fases de homologação e adjudicação.

93 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 53. (CESPE/DPF/2013) O pregão, modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns, independentemente do valor estimado da contratação, aplica-se tanto aos órgãos da administração direta quanto às entidades integrantes da administração indireta, inclusive aos fundos especiais. 54. (CESPE/DPF/2013) No procedimento para a realização da licitação na modalidade pregão, todos os membros da equipe de apoio deverão ser servidores ocupantes de cargo efetivo ou de emprego da administração e pertencer obrigatoriamente ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento. 55. (CESPE/DPF/2013) O pregão somente é cabível para aquisição de bens e serviços comuns, caracterizados por padrões de desempenho e qualidade que podem ser objetivamente definidos no edital, por meio de especificações usuais no mercado.

94 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 56. (CESPE/TCE-ES/Auditor/2012) É vedada a exigência de garantia de proposta relativa ao pregão. 57. (CESPE/CNJ/Analista Administrativo/2013) No pregão, diversamente do que ocorre na concorrência, só haverá o exame dos documentos de habilitação do licitante que tiver apresentado a melhor proposta. 58. (CESPE/ANCINE/Técnico Administrativo/2012) Na licitação denominada pregão, a equipe de apoio deverá ser integrada de forma igualitária por servidores ocupantes de cargos efetivos e por profissionais especializados especificamente designados.

95 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 59. (CESPE/BACEN/Analista/2013) No pregão, o critério utilizado para o julgamento e a classificação das propostas é o menor preço. 60. (CESPE/MDIC/2014) A administração pública pode utilizar-se da modalidade pregão para vender equipamentos eletrônicos oriundos de contrabando apreendidos em uma operação de fiscalização deflagrada pela Receita Federal do Brasil. 61. (CESPE/MDIC/2014) Todos os licitantes podem apresentar lances ao longo de todo o pregão presencial, a despeito da proposta inicial. 62. (CESPE/CADE/2014) O pregão, assim como as demais modalidades de licitação, aplica-se às alienações em geral, porém seu uso é vedado para serviços de engenharia.

96 QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES 63. (CESPE/ANATEL/Analista/2014) Nessa modalidade de licitação, o recurso administrativo deve ser realizado ainda na sessão do pregão, com prazo de três dias para apresentação das contrarrazões. 64. (CESPE/ANATEL/Analista/2014) No pregão presencial do tipo menor preço por item, a oferta de produto com qualidade superior à exigida no edital fere os princípios norteadores da licitação, mormente os da isonomia e da vinculação, ainda que o preço seja mais vantajoso para a administração pública. 65. (CESPE/TCU/Técnico/2015) O prazo de validade das propostas no pregão será de sessenta dias, se outro não estiver fixado no edital pertinente.

97 FIM FIM FIM!!!

98 GABARITO 1. Errado 2. Certo 3. Certo 4. Errado 5. Certo 6. Certo 7. Certo 8. Certo 9. Errado 10. Errado 11. Certo 13. Errado 14. Errado 15. Errado 16. Certo 17. Certo 18. Errado 19. Certo 20. Errado 21.Certo 22.Certo 24. Errado 25. Errado 26. Errado 27. Errado 28. Certo 29. Errado 30. Errado 31. Errado 32. Certo 33. Errado 35. Certo 36. Certo 37. Certo 38. Errado 39. Certo 40. Certo 41. Certo 42. Certo 43. Errado 44. Certo 46. Errado 47. Errado 48. Errado 49. Errado 50. Certo 51. Errado 52. Errado 53. Certo 54. Errado 55. Certo 57. Certo 58. Errado 59. Certo 60. Errado 61. Errado 62. Errado 63. Certo 64. Errado 65. Certo 12. Errado 23.Errado 34. Errado 45. Errado 56. Certo

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações Públicas Conceitos Introdutórios & Princípios da Licitação 1) Previsão

Leia mais

Alienação de Bens Públicos

Alienação de Bens Públicos Alienação de Bens Públicos Bens IMÓVEIS: ALIENAÇÃO DE BENS PÚBLICOS Autorização Legislativa Prévia (Não aplicável às EP e SEM) Interesse Público Justificado Avaliação Prévia Licitação Prévia na Modalidade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações & Contratos Administrativos Conceitos Introdutórios & Princípios da

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações & Contratos Administrativos Conceitos Introdutórios & Princípios da

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO LEI 8.666/93 Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Licitações & Contratos Administrativos Conceitos Introdutórios & Princípios da

Leia mais

3) Finalidades: Assegurar a observância do princípio da isonomia Selecionar a proposta mais vantajosa Promover o desenvolvimento nacional sustentável

3) Finalidades: Assegurar a observância do princípio da isonomia Selecionar a proposta mais vantajosa Promover o desenvolvimento nacional sustentável 3) Finalidades: Assegurar a observância do princípio da isonomia Selecionar a proposta mais vantajosa Promover o desenvolvimento nacional sustentável 4) Princípios da Licitação: Explícitos ou Expressos

Leia mais

a) Vinculação ao Instrumento Convocatório:

a) Vinculação ao Instrumento Convocatório: a) Vinculação ao Instrumento Convocatório: Regra Edital (Exceção: Carta-Convite) Lei interna da licitação Art. 41. A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS Maria Aparecida Fontes Cal JANEIRO / 2017 LICITAÇÃO É o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes A SPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 258/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professor Leandro Roitman Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO CAPÍTULO II DA LICITAÇÃO Seção I DAS MODALIDADES, LIMITES E DISPENSA Art. 20. As

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

Assistente em Administração

Assistente em Administração Assistente em Administração Questões Direito Administrativo Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo 1. (FAURGS TJ-RS Juiz Substituto 2016) Acerca da licitação, assinale a alternativa correta. ADAPTADA

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 (PARCIAL) Regulamenta

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO Presidência da República Casa Civil Subchefia para

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES Lei 8.666/93 Prof. Cristiano de Souza Alienação de Bens 1) Bens Imóveis:

Leia mais

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Licitação Princípios Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÃO PRINCÍPIOS Princípios Orientadores das Licitações O Art. 3º da Lei

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Publicação instrumento Convocatório Hab ilita ção Ab Docs Ab Prop Julg Class Hom Adj CONTRATO D P Introdução e Fundamentos Constitucionais

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Profª. Tatiana Marcello Contratação Direta A regra geral é de que a Administração Pública deve realizar licitação previamente à celebração

Leia mais

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23)

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23) Olá, pessoal! Eis aqui a segunda aula sobre a Lei n 8.666/93 para o concur so da Câmara. Lembrem se que é fundamental a memor ização dos artigos da Lei par a as provas da FCC, que costumam trazer questões

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidades de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES MODALIDADES DE LICITAÇÃO Lei 8.666/93 Prof. Cristiano de Souza

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

Direito Administrativo. Pregão. Prof. Thamiris Felizardo

Direito Administrativo. Pregão. Prof. Thamiris Felizardo Direito Administrativo Pregão Prof. Thamiris Felizardo PREGÃO LEI 10520/2002 -Trata-se de modalidade de licitação que não consta do rol da Lei 8666/93. -Ressalta-se que a Lei 8666/93 aplica-se de forma

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Licitações Prof.ª Tatiana Marcello Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação O art.

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Programação Lei nº 8.666/1993 e suas alterações. Lei nº 10.520/2002 e suas alterações. Decreto

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

Noções de Administração de Recursos Materiais

Noções de Administração de Recursos Materiais Noções de Administração de Recursos Materiais Lei nº 8.666 Edital de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Noções de Administração de Recursos de Materiais EDITAL DE LICITAÇÃO

Leia mais

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2)

LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) LICITAÇÕES: NOÇÕES GERAIS (AULA 2) 1. Conceito A administração para prestar serviço aos seus administrados necessita contratar bens e serviços. Ocorre que essa contratação, em decorrência do princípio

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 16 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS 47 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico Parecer Consultoria Tributária Segmentos sob a modalidade de pregão eletrônico 07/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Lei 10.520/2002... 3

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (INTRODUÇÃO) Profª. Tatiana Marcello Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação O art. 37, XXI da CF prevê o preceito mais genérico existente em nosso ordenamento

Leia mais

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ

A LEI Nº INSTITUIU O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E ALTEROU A LEI DE LICITAÇ * Drª Helena Zoia As agências de propaganda, devido à determinação da Lei nº 13.146/15, que criou o Estatuto das Pessoas Deficientes, e contém determinações que alteram a Lei das Licitações (Lei n.º 8.666/93),

Leia mais

Sustentabilidade e Direitos Humanos

Sustentabilidade e Direitos Humanos Sustentabilidade e Direitos Humanos Art. 3º, Lei nº 8.66693 e Decreto nº 7.74612 Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br Sustentabilidade e Direitos Humanos LEI Nº 8.666/93 ART. 3º E O

Leia mais

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE (Lei de Licitações e Contratos Administrativos)

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.666, DE 21-6-1993 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) Alegações finais em processo penal Art. 105. Ouvidas as testemunhas da acusação e da defesa e praticadas

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO

DIREITO ADMINISTRATIVO LICITAÇÃO SILMAR LOPES @drsilmarlopes CONCEITO: DIREITO ADMINISTRATIVO HLM (visão clássica): é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato

Leia mais

direito administrativo

direito administrativo AULA 13 direito administrativo Profª Tatiana Marcelo Direito Administrativo AULA 13 Olá, bom dia, boa tarde ou boa noite pessoal do EaD. Chegamos na nossa reta final com a aula de número 13! Falta somente

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS 1 DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCURSO 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR? Qualquer interessado, desde que se habilite conforme o previsto

Leia mais

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios)

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios) Aula 0 Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF Licitações: Modalidades, dispensa e inexigibilidade www.pontodosconcursos.com.br 1 Tópicos da Aula Apresentação... 3 11.1

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93)

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) OBJETIVO DO CURSO: DAR O CONHECIMENTO INTRODUTÓRIO AOS ADVOGADOS, BACHAREIS E ASSITENTES JURÍDICOS SOBRE O TEMA DE LICITAÇÕES QUE MOVIMENTA HOJE MAIS

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Pregão Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002 Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal

Leia mais

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Apresentação na ABINEE TEC 2011, São Paulo, 31 de março de 2011 ABDI ABDI A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial foi instituída

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Fase Interna de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 FASE INTERNA DE LICITAÇÃO A fase

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

Licitações e a aplicação de suas modalidades. Palavras-chave: Licitação. Modalidades. Aplicabilidade. Lei Federal 8.666/93.

Licitações e a aplicação de suas modalidades. Palavras-chave: Licitação. Modalidades. Aplicabilidade. Lei Federal 8.666/93. 67 Licitações e a aplicação de suas modalidades RESUMO Luis Guilherme Obici de Vicentes 1 Paulo Henrique Bernardoni Caldas 2 Roberto Pereira da Silva 3 Este artigo apresenta os elementos que constituem

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:...

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCORRÊNCIA 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:...... Observar: Art. 27, V cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art.

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO II - Modalidades da Licitação. CAPÍTULO III Critérios para o Julgamento das Propostas CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA ANEXOS

SUMÁRIO INTRODUÇÃO. CAPÍTULO II - Modalidades da Licitação. CAPÍTULO III Critérios para o Julgamento das Propostas CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA ANEXOS SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - Princípios da Licitação 1.1. Princípio da Legalidade 1.2. Princípio da Impessoalidade 1.3. Princípio da Igualdade 1.4. Princípio da Publicidade 1.5. Princípio da Moralidade

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG PREGÃO ELETRÔNICO Nº 25/2017 ABERTURA: 20 de Novembro de 2017 às 09:40 OBJETO: AQUISIÇÃO DE 2 (DOIS)

Leia mais

Noções introdutórias e conceituais 13/06/2017 DISSECANDO A LEI 8.666/93. Prof. Herbert Prof. Erick

Noções introdutórias e conceituais 13/06/2017 DISSECANDO A LEI 8.666/93. Prof. Herbert Prof. Erick Prof. Herbert Almeida @profherbertalmeida Prof. Erick Alves @proferickalves DISSECANDO A LEI 8.666/93 Prof. Erick Alves prof.erickalves@gmail.com proferickalves proferickalves (61) 9 8352 5872 Prof. Herbert

Leia mais

Atenciosamente, Silvina da Costa Marques Auditora-Chefe

Atenciosamente, Silvina da Costa Marques Auditora-Chefe MEMO-CIRCULAR N.º 010 - AUDIN DATA: 07/05/2002 DE: AUDITORIA INTERNA PARA: DIRETORES DAS UNIDADES e MEMBROS DO CD Sr(a). Diretor(a), Reportamo-nos às determinações do Tribunal de Contas da União ao julgar

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL INSTITUTO ÂNIMA CNPJ N 05.947.341/0001-92 SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO II DAS COMPRAS...

Leia mais

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22

Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Noções de Direito Administrativo PF: Agente de Polícia Federal 2014 Professor: André Barbieri Aulas 19 a 22 Assunto: Licitação Tema: Licitação Lei 8.666/93 1. Introdução SALVE, SALVE FUTURO APROVADO NA

Leia mais

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO UniCEUB Centro Universitário de Brasília FAJS Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Curso de Direito Turno: Vespertino Disciplina: Direito Administrativo I Professor: Hédel Torres PRINCÍPIOS DA LICITAÇÃO

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 (2017 - CESPE - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária) As hipóteses de inexigibilidade de licitação estão taxativamente previstas na lei. (2017 - CESPE - TRE-PE

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO Lei n. 8.666/1993 DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO O órgão não produz tudo que consome, por isso precisa comprar materiais para poder funcionar: Computadores, materiais de expediente, mobiliários,

Leia mais

MPU. Adendo. ANALISTA PROCESSUAL Conhecimentos Básicos e Específicos MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. Franklin Andrejanini. Direito Administrativo

MPU. Adendo. ANALISTA PROCESSUAL Conhecimentos Básicos e Específicos MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO. Franklin Andrejanini. Direito Administrativo Franklin Andrejanini Adendo MPU MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Direito Administrativo ANALISTA PROCESSUAL Conhecimentos Básicos e Específicos Nível Superior 2010 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Ementa aula 12 de novembro de 2013. 18 de novembro de 2013. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIVIL Professora: Ana Claudia Finger Mestre em Direito do

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica:

Prefeitura Municipal de Mutuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2402 Prefeitura Municipal de publica: Pedido de Impugnação edital do Pregão Presencial N 13/2018. Impugnante: (Templus Corporação Ltda Epp). Manifestação a Impugnação -

Leia mais

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES.

Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Parecer nº 004/2016 Requerente: ASSISTENTE FINANCEIRO DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 16ª REGIÃO CRP16/ES. Assunto: Pregão Eletrônico Hotel para realização de Congresso Fase interna. 1. Consulta.

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. (Analista do TRE/PR/2012) Um município precisa promover a aquisição de grande quantidade de mantimentos destinados ao atendimento das vítimas das enchentes decorrentes de deslizamentos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E 1. DISPENSA DE LICITAÇÃO 1.1. Definição: INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO As situações excepcionais aplicáveis à compra ou à contratação de obras e serviços que

Leia mais

LICITAÇÃO PARTE II. Modalidades(art. 22):

LICITAÇÃO PARTE II. Modalidades(art. 22): LICITAÇÃO PARTE II Modalidades(art. 22): Concorrência - tem como objeto: licitação de grande vulto, licitações internacionais, compra e alienação de bens imóveis (exceto: leilão), concessão de direito

Leia mais

Contratação Direta Sem Licitação

Contratação Direta Sem Licitação CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Contratação Direta Sem Licitação Período 2016 1) CESPE Técnico Judiciário - TRE PI (2016) Caso determinado órgão público pretenda contratar serviço

Leia mais

pressuposto fático da licitação.

pressuposto fático da licitação. Licitação 1. PRESSUPOSTOS Não é somente com seus próprios meios, ou por intermédio de suas entidades ou órgãos, que a Administração Pública, gestora dos interesses da coletividade, realiza as suas atividades.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 132/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 132/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 132/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO Licitação é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. BASE LEGAL BASE LEGAL Art.

Leia mais

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Aquisições através das Regras do Banco Mundial O Artigo 42 5º da Lei 8.666 permite que os

Leia mais

EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO. União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias

EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO. União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias 1. Obrigação de licitar EXECUTIVO-LEGISLATIVO-JUDICIÁRIO União, Estados, Municípios, Empresas- Fundações Públicas e Autarquias Princípios: Legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade, publicidade,

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL SEM FINS LUCRATIVOS EDUSA - EDUCAÇÃO E SAÚDE CNPJ N 05.303.355/0001-73 REGISTRO EM RCPJ- BARUERI/SP 222857

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo LICITAÇÕES E CONTRATOS (CONTINUAÇÃO) Tomada de Preços (artigo 22, 2º da lei n. 8666/1993) 1 : não se permite a presença de qualquer interessado. A rigor, existem dois grupos possíveis. Quem pode participar?

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação Volmar Bucco Junior Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação volmar@tce.mt.gov.br LICITAÇÃO/CONTRATO Conceitos Básicos Decisões em Consulta TCE Falhas Frequentes em Licitação

Leia mais

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICASP Campus São Paulo PERCEPÇÃO NEGATIVA DA SOCIEDADE Pirâmide de Kelsen Ordenamento Jurídico Fundamento Legal Contratações Públicas Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais

Leia mais

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Licitação 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS O Poder Público não pode ter a liberdade que possuem os particulares para contratar. Ele deve sempre se nortear por dois valores distintos: isonomia: todo administrador

Leia mais

A mais um CURSO realizado pela

A mais um CURSO realizado pela A mais um CURSO realizado pela Aqui tem qualificação de Verdade! CONTROLE INTERNO Comissão de Licitações e Equipe de Apoio (Módulo 1) Aristeu Rogério de Andrade Jr PERÍODO 09h00 X 12h00 13h30 às 17h30

Leia mais

Decreto Nº DE 05/10/2015

Decreto Nº DE 05/10/2015 Decreto Nº 16212 DE 05/10/2015 Publicado no DOE em 5 out 2015 Regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais

Leia mais

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO À FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES PROCESSO LICITATÓRIO N.º 125/2017 PREGÃO PRESENCIAL Nº 064/2017 SR. PREGOEIRO, MEDICALWAY EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA, pessoa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002. Mensagem de veto Conversão da MPv nº 2.182-18, de 2001 Regulamento. Institui, no âmbito da

Leia mais

Processo Administrativo: Aula 7: Processos em espécie I: Processo Licitatório

Processo Administrativo: Aula 7: Processos em espécie I: Processo Licitatório Processo Administrativo: Aula 7: Processos em espécie I: Processo Licitatório PROF. DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP), 21 de setembro

Leia mais

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os MEDIDA PROVISÓRIA No- 495, DE 19 DE JULHO DE 2010 Altera as Leis nos 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e 10.973, de 2 de dezembro de 2004, e revoga o 1o do art. 2o da Lei

Leia mais

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna

Lista de verificação PREGÃO Fase Interna UFC Pró-Reitoria Planejamento e Administração Lista verificação PREGÃO Fase Interna Eletrônico Presencial Código: PROPLAD064 Unida mandante: Nº do Processo: Nº Pregão: 1. Consta a autorização da autorida

Leia mais

Procedimento do Pregão

Procedimento do Pregão Procedimento do Pregão Antônio Carlos Cintra do Amaral O procedimento do Pregão está disciplinado basicamente no art 4º da Medida Provisória 2.108 (nova numeração que ganhou a 2.026 quando de sua mais

Leia mais

3 - Modalidades. Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços, convite utilização definida a partir do valor estimativo da licitação.

3 - Modalidades. Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços, convite utilização definida a partir do valor estimativo da licitação. São 7: concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão (8.666); pregão (10.520); consulta (lei 9.472/1997). * Observação: modalidades tipos Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços,

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS

RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS RESOLUÇÃO nº 015/98 DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS A Congregação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, no uso de suas atribuições regimentais e tendo em vista o

Leia mais

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil

Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública. Magno Subtil Planejamento de aquisição de bens e serviços na Administração Pública Magno Subtil Registro de Preços Decreto Estadual 7.437/2011 Sistema de Registro de Preços é o conjunto de procedimentos para registro

Leia mais

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES

LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES LICITAÇÃO: PRINCÍPIOS E MODALIDADES Lilian Marina Dornellas FARIA 1 RESUMO: O presente artigo busca explicar e demonstrar a importância da aplicação dos princípios que norteiam a licitação no direito administrativo,

Leia mais

ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA

ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA ALTERAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DA POLITICA DE COMPRAS CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 1. Objetivo O presente documento tem como objetivo regulamentar a execução da Política de Compras e Contratações da Confederação

Leia mais

Direito Administrativo Parte 2 Prof. Luís Gustavo

Direito Administrativo Parte 2 Prof. Luís Gustavo Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Parte 2 Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo Professor Luís Gustavo www.acasadoconcurseiro.com.br CONTEÚDO DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei

Leia mais

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobras (www.eletrobras.com) - Maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina - A Eletrobras

Leia mais

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE Por: Mauro A. DE PAULA Machado SUMÁRIO I INTRODUÇÃO II DESENVOLVIMENTO 1. Exceções à Obrigatoriedade de Licitar 2. Tipos de Licitação 3. Modalidades

Leia mais

AULA 02 (1ª parte) ASSUNTO: Lei nº 8.666/93 (parte 2) 120 questões

AULA 02 (1ª parte) ASSUNTO: Lei nº 8.666/93 (parte 2) 120 questões AULA 02 (1ª parte) ASSUNTO: Lei nº 8.666/93 (parte 2) 120 questões 121. (CESPE/EMBASA/2010) É inexigível a licitação no caso de contratação de profissional do setor artístico, desde que devidamente consagrado

Leia mais