Contratação Direta Sem Licitação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Contratação Direta Sem Licitação"

Transcrição

1 CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Administrativo Contratação Direta Sem Licitação Período ) CESPE Técnico Judiciário - TRE PI (2016)

2 Caso determinado órgão público pretenda contratar serviço técnico de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, de natureza singular, a ser prestado por pessoa jurídica de notória especialização, a licitação a) será dispensada. b) será inexigível. c) será dispensável, devido ao fato de se referir a serviço técnico específico. d) deverá ser do tipo melhor técnica. e) deverá ser realizada na modalidade convite. 2) FUNDEP Analista de Direito - Prefeitura Uberaba SP (2016) No que se refere a licitações, assinale a alternativa CORRETA. a) Nos termos do Art. 22, XXVII, da Constituição Federal, compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de licitação e contratações, em todas as modalidades. Cabe, contudo, aos Estados, Distrito Federal e Municípios legislar sobre normas específicas, com efeito limitado aos seus âmbitos de incidência. b) O Art. 45, da Lei Nº 8.666/1993, prevê a existência de cinco tipos de licitações, exceto a modalidade concurso: menor preço, maior preço, melhor técnica, técnica e preço e maior lance ou oferta. c) O Art. 22 da Lei Nº 8.666/1993 prevê expressamente como modalidades de licitações: concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão e pregão. d) Enquanto na dispensa de licitação existe apenas um objeto ou um fornecedor que atenda as necessidades da Administração, o que torna a competição inviável, na inexigibilidade há a possibilidade de licitação porque existem critérios de competividade, mas a lei a torna inexigível. 3) FGV Oficial de Chancelaria -MRE (2016) A União pretende adquirir determinados bens nos termos de acordo internacional específico aprovado pelo Congresso Nacional, sendo as condições ofertadas manifestamente vantajosas para o Poder Público. De acordo com a Lei nº 8.666/93, a contratação em tela: a) pode ocorrer mediante dispensa de licitação; b) pode ocorrer mediante inexigibilidade de licitação; c) deve ocorrer necessariamente mediante prévia licitação, cuja modalidade varia de acordo com o valor da contratação; d) deve ocorrer necessariamente mediante prévia licitação, na modalidade pregão, independentemente do valor; e) deve ocorrer necessariamente mediante prévia licitação, na modalidade concorrência, independentemente do valor. 4) CESPE Agente Administrativo - DPU (2016) Acerca de ato administrativo e de procedimento de licitação, julgue o item seguinte. No caso de dispensa de licitação, ocorrerá a contratação direta e, portanto, não será necessário justificar o preço pago. 5) CESPE Agente Administrativo DPU (2016)

3 As modalidades de licitação previstas em lei incluem a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso, o leilão, o pregão e o regime diferenciado de contratação. A legislação prevê também situações de dispensa e de inexigibilidade de licitação. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte. Situação hipotética: A Defensoria Pública da União, interessada em adquirir determinados bens, abriu processo licitatório cujo resultado foi licitação deserta. Assertiva: Nessa situação, se for comprovado que a realização de outro processo licitatório causará prejuízos à administração, o órgão poderá adquirir os bens por meio de dispensa de licitação, desde que mantenha todas as condições constantes do instrumento convocatório inicial. 6) FUNDEP Especialista I - Prefeitura Uberaba (2016) Um município teve uma inundação que atingiu 70% da área urbana, e foi decretado o estado de calamidade pública. Nesse cenário, assinale a alternativa que apresenta o mecanismo licitatório mais adequado de aquisição de medicamentos para as unidades básicas de saúde. a) Contrato público b) Dispensa de licitação c) Inexigibilidade de licitação d) Leilão de preço e técnica 7) FUNCAB Técnico Administrativo - ANS (2016) Levando em consideração a legislação aplicada à licitação, julgue os itens a seguir, marcando a opção correta. a) Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem são inexigíveis a licitação, conforme expressa determinação legal. b) Conforme a doutrina nacional, dispensa e inexigibilidade de licitação são expressões sinônimas. c) A dispensa de licitação ocorre quando a competição for impossível. d) A dispensa ocorre quando a lei determina que a contratação possa ser feita de maneira direta, sem procedimento prévio. A lei prevê de maneira exemplificativa as hipóteses de dispensa de licitação. e) É dispensável a licitação quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento. 8) ESAF Técnico Administrativo - ANAC (2016) É dispensável a licitação, exceto: a) nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem. b) quando a licitação anterior foi deserta e não puder ser repetida sem prejuízo para a administração pública, mantidas, neste caso, todas as condições preestabelecidas. c) no caso de alienação aos legítimos possuidores diretos de bem imóvel para fins residenciais construídos em núcleos urbanos anexos a usinas hidrelétricas, desde que considerados dispensáveis na fase de operação dessas unidades e não integrem a categoria de bens reversíveis ao final da concessão. d) para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.

4 e) na contratação realizada por empresa pública, ou sociedade de economia mista com suas subsidiárias e controladas, para a aquisição ou alienação de bens, prestação ou obtenção de serviços, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado. 9) CESPE - Analista - FUNPRESP (2016) Com relação às hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação previstas na Lei n.º 8.666/1993, julgue o item a seguir. A licitação é dispensável para a aquisição ou restauração de obras de arte e de objetos históricos com autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou da entidade. 10) VUNESP Procurador Municipal - Prefeitura Rosana (2016) A Prefeitura Municipal de Rosana pretende contratar artistas para a realização de um espetáculo no aniversário da cidade. Para realizar tal contratação, os agentes públicos responsáveis pela organização do show a) devem realizar a licitação, pelo princípio da obrigatoriedade da licitação, que impõe que todos façam realizar o procedimento antes de contratarem obras e serviços, não estando a contratação de artistas dentre as hipóteses que não se compatibilizam com o rito do processo licitatório. b) podem realizar a contratação direta, por caracterizar- se pela circunstância de que, em tese, poderia o procedimento ser realizado, mas que, pela particularidade do caso, decidiu o legislador não torná-lo obrigatório em relação aos artistas. c) devem realizar a licitação, pela modalidade de pregão, já que os serviços artísticos são comuns, com exceção daqueles serviços prestados por artistas que possuam notória fama nacional, para os quais a licitação é dispensada. d) podem realizar a contratação direta, por dispensa de licitação, por previsão expressa da Lei Federal nº 8.666/93, que considera que a arte é personalíssima, não se podendo sujeitar a fatores objetivos de avaliação, requisito dos procedimentos licitatórios. e) podem realizar a contratação direta, por inexigibilidade de licitação, por previsão expressa da Lei Federal nº 8.666/93, que impõe apenas como requisito que o artista contratado seja consagrado pela crítica ou pelo público. 11) CESPE Juiz de Direito - TJDFT (2016) A licitação é inexigível a) para a contratação de fornecimento ou suprimento de energia elétrica e gás natural com concessionário, permissionário ou autorizado. b) quando a União tiver de intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento. c) se houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional. d) para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou mediante empresário exclusivo, desde que o profissional seja consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

5 e) para a aquisição ou a restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou da entidade. 12) FUNDEP - Analista - Prefeitura Uberaba (2016) A Lei N.º 8.666/93 considera inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição. Nesse contexto, configuram situação de inexigibilidade de licitação, EXCETO: a) A aquisição de materiais, equipamentos e gêneros que possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, sendo vedada a preferência de marcas. b) Contratação de serviços técnicos especializados, enumerados no Art. 13 da 8.666/93, de natureza singular, junto a profissionais e a empresas com notória especialização. c) Contratação de profissionais de saúde para o atendimento do SUS. d) Contratação de profissional do setor artístico, consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública. 13) FUNDEP - Analista - Prefeitura Uberaba (2016) No que diz respeito às Licitações, é INCORRETO afirmar: a) Poderá ser utilizada a licitação na modalidade de Pregão, para aquisição de bens e serviços cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado. b) A Concorrência poderá ser utilizada em substituição a qualquer das demais modalidades. c) É dispensável a licitação quando não acudirem interessados à licitação anterior e ela, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração. d) É inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem. 14) FUNCAB Técnico ANS (2016) Para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, a licitação é: a) obrigatória. b) inexigível. c) dispensável. d) dispensada. e) facultativa. 15) CESPE - Analista - FUNPRESP (2016) Com relação às hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação previstas na Lei n.º 8.666/1993, julgue o item a seguir. Será inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou por intermédio de empresário exclusivo, se o profissional for consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

6 Gabarito 1) B 2) A 3) A 4) Errado 5) Certo 6) B 7) E 8) C 9) Certo 10) E 11) D 12) C 13) D 14) B 15) Certo

Magistratura Estadual 6ª Fase

Magistratura Estadual 6ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 6ª Fase Período 2006-2016 1) CESPE Juiz Estadual TJPI (2012) À luz do disposto na Lei n.º 8.666/1993, assinale a opção correta com relação a licitação. a) Os casos de inexigibilidade

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo LICITAÇÕES Lei 8.666/93 Prof. Cristiano de Souza Alienação de Bens 1) Bens Imóveis:

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo LICITAÇÃO (DISPENSA E INEXIGIBILIDADE) Profª. Tatiana Marcello Contratação Direta A regra geral é de que a Administração Pública deve realizar licitação previamente à celebração

Leia mais

Inexigibilidade e Dispensa ATIVIDADE EM GRUPO

Inexigibilidade e Dispensa ATIVIDADE EM GRUPO ATIVIDADE EM GRUPO Instruções Data: 08/11/2015 1. Debater em grupo e responder de maneira fundamentada as questões tanto discursivas como de múltipla escolha e de certo ou errado. 2. Após responder as

Leia mais

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar?

Desafio: Licitação. 6. nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso qual tipo de licitação empregar? Desafio: Licitação 1. Modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação

Leia mais

Assistente em Administração

Assistente em Administração Assistente em Administração Questões Direito Administrativo Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo 1. (FAURGS TJ-RS Juiz Substituto 2016) Acerca da licitação, assinale a alternativa correta. ADAPTADA

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93

ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 ALEXSSANDER AUGUSTO LEI 8666/93 (2017 - CESPE - TRE-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária) As hipóteses de inexigibilidade de licitação estão taxativamente previstas na lei. (2017 - CESPE - TRE-PE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Guilherme Hamada Direito Administrativo Aula 7 Lei Geral de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993) II 1) Previsão constitucional XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços,

Leia mais

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios)

Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF (Teoria e Exercícios) Aula 0 Licitações e Contratos para Perito Criminal em Ciências Contábeis da PCDF Licitações: Modalidades, dispensa e inexigibilidade www.pontodosconcursos.com.br 1 Tópicos da Aula Apresentação... 3 11.1

Leia mais

pressuposto fático da licitação.

pressuposto fático da licitação. Licitação 1. PRESSUPOSTOS Não é somente com seus próprios meios, ou por intermédio de suas entidades ou órgãos, que a Administração Pública, gestora dos interesses da coletividade, realiza as suas atividades.

Leia mais

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL

DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO BASE LEGAL DEFINIÇÃO DE LICITAÇÃO Licitação é o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. BASE LEGAL BASE LEGAL Art.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professor Leandro Roitman www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTRATAÇÃO DIRETA Art. 24. É dispensável a licitação: I para obras e serviços

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. (Analista do TRE/PR/2012) Um município precisa promover a aquisição de grande quantidade de mantimentos destinados ao atendimento das vítimas das enchentes decorrentes de deslizamentos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA PROCEDIMENTOS DE DISPENSA E 1. DISPENSA DE LICITAÇÃO 1.1. Definição: INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO As situações excepcionais aplicáveis à compra ou à contratação de obras e serviços que

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 258/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Licitações 05/03/2014. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. - Aula 07 - Introdução Em órgãos públicos, a regra é a licitação.

Licitações 05/03/2014. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. - Aula 07 - Introdução Em órgãos públicos, a regra é a licitação. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Aula 07 - Prof. Renato Fenili Março de 2014 Licitações 4. COMPRAS NO SETOR PÚBLICO Introdução Em órgãos públicos, a regra é a licitação. Licitação é

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes

LICITAÇÕES. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes A SPECTOS INTRODUTÓRIOS Conceito de Licitação É o procedimento administrativo mediante o qual a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

Leia mais

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Construindo Uma Nova História

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Construindo Uma Nova História PARECER JURÍDICO - 2017/PMJ. PROCESSO Nº 8180/2017 - PMJ. 1.CONSULTA INTERESSADO: Secretaria Municipal de Urbanização, Transporte e Limpeza Urbana. ASSUNTO: Contratação por inexigibilidade de licitação

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS 1 DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCURSO 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR? Qualquer interessado, desde que se habilite conforme o previsto

Leia mais

Dicas da Lei nº 8.666/93

Dicas da Lei nº 8.666/93 Dicas da Lei nº 8.666/93 Olá Concursando, Hoje vamos estudar algumas dicas sobre a lei nº 8.666/93, a lei de licitação e contratos públicos, tão antipatizada pelos concursandos, por ser considerada confusa,

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93)

Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo. TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) Mini Simulado GRATUITO de Direito Administrativo TEMA: Licitação e Contratos (Lei 8.666/93) 1. Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrega das propostas, sem convocação para a contratação, ficam os

Leia mais

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação

Volmar Bucco Junior. Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação Volmar Bucco Junior Auditor Público Externo Consultor Adjunto de Estudos, Normas e Avaliação volmar@tce.mt.gov.br LICITAÇÃO/CONTRATO Conceitos Básicos Decisões em Consulta TCE Falhas Frequentes em Licitação

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo AULA DEMONSTRATIVA Direito Administrativo Lei 8.666/93 Professor Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor(a). Armando Mercadante 1 Aula 00 Aula Demonstrativa

Leia mais

5 Fases da Licitação (aplicáveis às concorrências)

5 Fases da Licitação (aplicáveis às concorrências) 5 Fases da Licitação (aplicáveis às concorrências) Fases: interna e externa. - Interna: art. 38 principais providências: i) Indicação sucinta do objeto; ii) Indicação do crédito orçamentário por intermédio

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

Analista Judiciário Área Judiciária

Analista Judiciário Área Judiciária Analista Judiciário Área Judiciária Questões Extras Direito Administrativo Prof. Luis Gustavo Direito Administrativo 1. (FAURGS TJ-RS Assessor Judiciário 2016) No que se refere à licitação, assinale a

Leia mais

PREPARAÇÃO DO PROCESSO POR DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

PREPARAÇÃO DO PROCESSO POR DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PREPARAÇÃO DO PROCESSO POR DISPENSA OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO De acordo com a Lei 8.666/93: Art. 24. É dispensável a licitação: I - para obras e serviços de engenharia de valor até 10% (dez por cento)

Leia mais

Questões Comentadas da Lei nº 8.666/93

Questões Comentadas da Lei nº 8.666/93 Questões Comentadas da Lei nº 8.666/93 Olá Concursando, Hoje vamos estudar algumas questões sobre a lei nº 8.666/93 elaboradas por três das maiores bancas do país Cespe, ESAF e FCC. Mas vamos lidar com

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta PREGÃO (LEI 10.520/02) 01) (ANALISTA DE GESTÃO / ADVOGADO / COMPESA / 2016 / FGV) Na aquisição de material de escritório para a Companhia Pernambucana de Saneamento COMPESA, decidiu-se utilizar o pregão

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 16 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEC-MS 47 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Setembro 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO. A Contratação Direta sem riscos

SEMINÁRIO NACIONAL DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO. A Contratação Direta sem riscos SEMINÁRIO NACIONAL DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO A Contratação Direta sem riscos O planejamento da contratação direta. Formalidades e cautelas necessárias Licitação dispensada, inexigível e dispensável.

Leia mais

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PÚBLICA

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PÚBLICA Autor Joel de Menezes Niebuhr DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PÚBLICA 4ª EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA Prefácio Adilson Abreu Dallari. Área específica Licitação Pública. O presente volume enfrenta

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba Universidade Federal da Paraíba CURSO ETAPA PRELIMINAR DO PROCESSO DE COMPRAS: TERMO DE REFERÊNCIA, PESQUISA DE PREÇOS E CADASTRO DE REQUISIÇÕES NO SIPAC Natúcia Santos da Silva Requisição de serviços

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO Lei n. 8.666/1993 DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS E CONCEITO O órgão não produz tudo que consome, por isso precisa comprar materiais para poder funcionar: Computadores, materiais de expediente, mobiliários,

Leia mais

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUARACY DIRETORIA DE CULTURA

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUARACY DIRETORIA DE CULTURA DIRETORIA DE CULTURA EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Nº IN00003/2017 1.0 - DO OBJETIVO Tem a presente exposição de motivos o objetivo de esclarecer, em consonância com a legislação vigente, as razões da singularidade

Leia mais

Licitações 22/11/2013. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. - Aula 06 - Introdução Em órgãos públicos, a regra é a licitação.

Licitações 22/11/2013. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. - Aula 06 - Introdução Em órgãos públicos, a regra é a licitação. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Aula 06 - Prof. Renato Fenili Novembro de 2013 Licitações 4. COMPRAS NO SETOR PÚBLICO Introdução Em órgãos públicos, a regra é a licitação. Licitação

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Administrativo. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Limitações administrativas e tombamento Período 2015 2016 Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 3 Limitações Administrativas... 3 Tombamento... 4 GABARITO... 7 2 DIREITO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Introdução e Fundamentos Constitucionais da Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA

Leia mais

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras

O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras O Processo de Contratação e Licitação da Eletrobras A Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobras (www.eletrobras.com) - Maior companhia do setor de energia elétrica da América Latina - A Eletrobras

Leia mais

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo

Art. 37, XXI, CF. Disciplina: Direito Administrativo Professor: Rodrigo Bordalo Art. 37, XXI, CF (...) as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes (...) Art. 37, XXI,

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO

Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO PARECER JURÍDICO Nº 17/2018 PROJU/SEMOB PROTOCOLO: 1709256/2017 REQUERENTE: CPL/SEMOB ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO DE PORTAS AUTOMÁTICAS. Senhora Procuradora Chefe, RELATÓRIO Tratam os

Leia mais

ISOLADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO COMEÇANDO DO ZERO Direito Administrativo Romoaldo Goulart LICITAÇÃO E CONTRATOS 8.666/93

ISOLADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO COMEÇANDO DO ZERO Direito Administrativo Romoaldo Goulart LICITAÇÃO E CONTRATOS 8.666/93 LICITAÇÃO E CONTRATOS 8.666/93 (CESPE-TRE-BA 2010-TECNICO A respeito de licitação, julgue os seguintes itens. 01 É dispensável a licitação quando a União tiver de intervir no domínio econômico para regular

Leia mais

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo

LICITAÇÕES E. Campus São Paulo LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICASP Campus São Paulo PERCEPÇÃO NEGATIVA DA SOCIEDADE Pirâmide de Kelsen Ordenamento Jurídico Fundamento Legal Contratações Públicas Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 120/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 120/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Raphael Spyere do Nascimento Licitações (TST CESPE, analista judiciário, área judiciária/2008) Considere-se que o TST tenha realizado licitação do tipo técnica e preço para adquirir vinte impressoras e que o resultado da licitação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ENCONTRO DE ENCERRAMENTO DO CURSO CICLO DE COMPRAS FUNDAP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CONTRATAÇÃO DIRETA HIPÓTESES MAIS FREQUENTES COMO E O QUE JUSTIFICAR NEGOCIAÇÃO DO CONTRATO

Leia mais

3 - Modalidades. Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços, convite utilização definida a partir do valor estimativo da licitação.

3 - Modalidades. Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços, convite utilização definida a partir do valor estimativo da licitação. São 7: concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão (8.666); pregão (10.520); consulta (lei 9.472/1997). * Observação: modalidades tipos Modalidades comuns: concorrência, tomada de preços,

Leia mais

Aula 53 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Organizações sociais (OSs):

Aula 53 LICITAÇÃO. - Contratação Direta. Dispensa de licitação (continuação): Organizações sociais (OSs): Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Contratação Direta: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 53 LICITAÇÃO - Contratação

Leia mais

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA

ESTADO DO PARÁ MUNICÍPIO DE ALTAMIRA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ASSESSORIA JURÍDICA MODALIDADE: INEXIGIBILIDADE Nº 0118004/2018 SECRETARIA INTERESSADA: DE ALTAMIRA ASSUNTO: ANÁLISE SOBRE A REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇAO DE PROFISSIONAL PARA PRESTAÇÃO

Leia mais

MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS

MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS FOZ DO IGUAÇU / 2016 MANUAL RÁPIDO DE COMPRAS DIRETAS Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura - PROAGI Edson Carlos Thomas Coordenadoria de Compras, Contratos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 168/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 168/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 168/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

LICITAÇÃO Lei 8666/93 e Lei / CONCEITO E NATUREZA JURI DICA 2 - OBJETIVOS DA LICITAÇA O 3 - SUJEITOS A LICITAÇA O

LICITAÇÃO Lei 8666/93 e Lei / CONCEITO E NATUREZA JURI DICA 2 - OBJETIVOS DA LICITAÇA O 3 - SUJEITOS A LICITAÇA O 1 - CONCEITO E NATUREZA JURI DICA Conceito: Licitação é procedimento administrativo vinculado por meio do qual a Administração Pública e aqueles por ela controlados selecionam a proposta mais vantajosa

Leia mais

Licitações 24/04/2015. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. - Aula 06 - Introdução Em órgãos públicos, a regra é a licitação.

Licitações 24/04/2015. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. - Aula 06 - Introdução Em órgãos públicos, a regra é a licitação. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Aula 06 - Prof. Renato Fenili Abril de 2015 Licitações 4. COMPRAS NO SETOR PÚBLICO Introdução Em órgãos públicos, a regra é a licitação. Licitação é

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO SECRETARIA DE TURISMO E LAZER - PARECER DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PROCESSO Nº 126/2017 - INEXIGIBILIDADE Nº 050/2017. Senhor Secretário, Quando a Administração Pública, seja Federal, Estadual ou

Leia mais

Módulo de Exercícios Prof. Rodrigo Motta Dir. Administrativo Aula 03

Módulo de Exercícios Prof. Rodrigo Motta Dir. Administrativo Aula 03 ASSUNTOS DA AULA 03: LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS (LEI Nº 8.666/93) PREGÃO (LEI Nº 10.520/02) 01) (ANALISTA PORTUÁRIO / ADVOGADO / CODEBA / 2016 / FGV) Atacado por acusações de corrupção e fraude

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO SECRETARIA DE TURISMO E LAZER - PARECER DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PROCESSO Nº 257/2017 - INEXIGIBILIDADE Nº 092/2017. Senhor Secretário, Quando a Administração Pública, seja Federal, Estadual ou

Leia mais

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado

NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE. Por: Mauro A. DE PAULA Machado NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE LICITAÇÕES PÚBLICAS 2ª PARTE Por: Mauro A. DE PAULA Machado SUMÁRIO I INTRODUÇÃO II DESENVOLVIMENTO 1. Exceções à Obrigatoriedade de Licitar 2. Tipos de Licitação 3. Modalidades

Leia mais

Assim, será inexigível a licitação sempre que houver, inviabilidade fática e jurídica de competição, concorrência, confronto, certame ou disputa.

Assim, será inexigível a licitação sempre que houver, inviabilidade fática e jurídica de competição, concorrência, confronto, certame ou disputa. COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO SECRETARIA DE TURISMO E LAZER - PARECER DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PROCESSO Nº079/2018 - INEXIGIBILIDADE Nº 055/2018. Senhor Secretário, Quando a Administração Pública,

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO SECRETARIA DE TURISMO E LAZER - PARECER DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO PROCESSO Nº 101/2017 - INEXIGIBILIDADE Nº 044/2017. Senhor Secretário, Quando a Administração Pública, seja Federal, Estadual ou

Leia mais

Direito. Administrativo. Licitações públicas

Direito. Administrativo. Licitações públicas Direito Administrativo Licitações públicas Os contractos do Governo devem por via de regra ser feitos com publicidade e concurrencia. Conceito (Vicente Pereira do REGO, 1860, grafia da época) Conceito

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello Noções de Direito Administrativo: Programação 1 Noções de organização administrativa. 1.1

Leia mais

7 Contratação Direta

7 Contratação Direta 7 Contratação Direta 7.2 LICITAÇÃO DISPENSÁVEL - Há possibilidade de realização de licitação, mas a Administração pode optar por não fazê-la - rol taxativo no art. 24 (numerus clausus) 4 hipóteses (MSZP):

Leia mais

Licitação dispensável e dispensa de licitação

Licitação dispensável e dispensa de licitação Licitação dispensável e dispensa de licitação I INTRODUÇÃO. O presente artigo trata da análise da dispensa de licitação e da licitação dispensável, a fim de confirmar se há diferença ou não nos institutos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 102/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 102/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 102/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE - EPT AUTARQUIA MUNICIPAL DE MARICÁ/RJ CONCURSO PÚBLICO EDITAL

EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE - EPT AUTARQUIA MUNICIPAL DE MARICÁ/RJ CONCURSO PÚBLICO EDITAL GABARITOS Nível Fundamental Áreas: OPERACIONAL Código: 101 Cargo: MOTORISTA 1. C 2. B 3. D 4. A 5. D 6. A 7. B 8. D 9. B 10. C 11. B 12. A 13. C 14. B 15. C 16. D 17. B 18. C 19. D 20. A 21. B 22. A 23.

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS e~slação interpretada) STJ00096350 LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS LEI Nº 8.666/1993 ALUMNUS 2012 Miranda, Henrique Savonitti Licitações e contratos administrativos: Lei n 8.666/1993 - teoria &

Leia mais

Licitações e a aplicação de suas modalidades. Palavras-chave: Licitação. Modalidades. Aplicabilidade. Lei Federal 8.666/93.

Licitações e a aplicação de suas modalidades. Palavras-chave: Licitação. Modalidades. Aplicabilidade. Lei Federal 8.666/93. 67 Licitações e a aplicação de suas modalidades RESUMO Luis Guilherme Obici de Vicentes 1 Paulo Henrique Bernardoni Caldas 2 Roberto Pereira da Silva 3 Este artigo apresenta os elementos que constituem

Leia mais

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE - 2011 1 - ( CESPE - 2011 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz) Entre os setores do Estado, destaca-se o denominado terceiro setor conceito surgido com a reforma do Estado brasileiro,

Leia mais

CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos

CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos CONTRATAÇÃO DIRETA: Dispensa e Inexigibilidade de Licitação Marta Marques Avila Consultora Jurídica na Área de Licitações e Contratos PARA AS CONTRATAÇÕES: REGRA X EXCEÇÃO LICITAÇÃO X CONTRATAÇÃO DIRETA

Leia mais

CONTRATAÇÃO DIRETA NO ÂMBITO DO RDC

CONTRATAÇÃO DIRETA NO ÂMBITO DO RDC CONTRATAÇÃO DIRETA NO ÂMBITO DO RDC Marçal Justen Neto LL.M em Direito Público pela London School of Economics - LSE Advogado de Justen, Pereira, Oliveira e Talamini 1. Introdução A legislação do Regime

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Contratação Direta Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTRATAÇÃO DIRETA DISPENSA E INEXIGIBILIDADE LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professor Leandro Roitman Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO CAPÍTULO II DA LICITAÇÃO Seção I DAS MODALIDADES, LIMITES E DISPENSA Art. 20. As

Leia mais

PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO. Clicar em SERVIDORES

PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO.   Clicar em SERVIDORES PASSOS PARA GERAR REQUISIÇÃO www.utfpr.edu.br Clicar em SERVIDORES Clicar em SISTEMAS Clicar em SISTEMAS CORPORATIVOS DA UTFPR Clicar em SISTEMAS CORPORATIVOS Inserir USUÁRIO e SENHA Clicar em ORÇAMENTO

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93)

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) OBJETIVO DO CURSO: DAR O CONHECIMENTO INTRODUTÓRIO AOS ADVOGADOS, BACHAREIS E ASSITENTES JURÍDICOS SOBRE O TEMA DE LICITAÇÕES QUE MOVIMENTA HOJE MAIS

Leia mais

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO LICITAÇÃO é um procedimento administrativo vinculado, cujo objetivo é garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e selecionar a proposta mais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO AJURU.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO AJURU. . Processo 009/ 2017 Inexigibilidade de Licitação Interessada:. Assunto: CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA EM SISTEMA DE GERENCIAMENTO E CONTROLE DE SITE (PORTAL DA TRANSPARÊNCIA) PARA ATENDER

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed.

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 6ªed. Destacam-se, assim, no presente livro, a ampla pesquisa de jurisprudência, o enfoque prático do texto e a linguagem utilizada, de fácil compreensão. LUCAS ROCHA FURTADO Autor CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Autor Lucas Rocha Furtado CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Área específica Direito Administrativo. O presente Curso de Licitações e Contratos Administrativos, lançado pela Editora Fórum,

Leia mais

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23)

Programa: Lei nº 8.666/93: Capítulo II Da Licitação: Seção I Das Modalidades, Limites e Dispensa (primeira parte: art. 20 a 23) Olá, pessoal! Eis aqui a segunda aula sobre a Lei n 8.666/93 para o concur so da Câmara. Lembrem se que é fundamental a memor ização dos artigos da Lei par a as provas da FCC, que costumam trazer questões

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 1º DE ABRIL DE 2009. A VIGÊNCIA DO CONTRATO DE SERVIÇO CONTÍNUO NÃO ESTÁ ADSTRITA AO EXERCÍCIO FINANCEIRO. REFERÊNCIA:

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 019/13/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 019/13/PJM Parecer 019/13/PJM Consulente: Secção de Licitações, Compras e Contratos (SELIC). Assunto: Análise de processo de inexigibilidade de licitação. Referência: Processo Administrativo nº. 253/2013. Ementa:

Leia mais

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222 SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 Na falta de normas legais regimentais específicas, aplicam-se, analógica e subsidiariamente, no que couber, a juízo do Tribunal de Contas da União, as disposições do Código

Leia mais

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES

REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES REGULAMENTO DE COMPRAS, CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS, OBRAS, LOCAÇÕES E ALIENAÇÕES ORGANIZAÇÃO SOCIAL INSTITUTO ÂNIMA CNPJ N 05.947.341/0001-92 SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 2 CAPÍTULO II DAS COMPRAS...

Leia mais

INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO

INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO MANUAL SINTÉTICO DE PROCEDIMENTOS DE AQUISIÇÃO INEXIGIBILIDADE E DISPENSA DE LICITAÇÃO Via Universitária, s/n. Pitanguinha. Simões Filho - BA CEP: 43.700 000 Tel.: (071) 3396-8400 CNPJ: 10.764.307/0006-27

Leia mais

LEI 8.666/1993 LEI DE LICITAÇÕES E

LEI 8.666/1993 LEI DE LICITAÇÕES E Lei 8.666/1993 Lei de Licitações e Contratos: Conceito; Finalidades; Princípios; Tipos; Modalidades; Fase do processo de licitação; Registro de preços; Procedimento (edital, habilitação, classificação

Leia mais

CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8.

CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8. CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8.666/93 E A LEI 13.303/2016 16 e 17 de abril Brasília, 16 e 17 de abril de

Leia mais

DECRETO Nº 037/2019, 28 DE FEVEIREIRO DE 2019.

DECRETO Nº 037/2019, 28 DE FEVEIREIRO DE 2019. Terça-feira, 12 de Março de 2019 Edição N 139 Caderno I DECRETO Nº 037/2019, 28 DE FEVEIREIRO DE 2019. Dispõe sobre o tratamento diferenciado e simplificado dispensado às microempresas, empresas de pequeno

Leia mais

Licitações e contratos administrativos - cespe

Licitações e contratos administrativos - cespe (CESPE- ANTT- ALALISTA) O almoxarifado da ANTT comunicou à autoridade superior do órgão a necessidade de aquisição de materiais de escritório, tais como canetas, lápis e papel, e, depois de autorizada

Leia mais

período do evento encontro mundial das cidades criativas da gastronomia, conforme solicitação contida no Memorando 7.2.MM.CODEM.DDU.Nº 100/2017.

período do evento encontro mundial das cidades criativas da gastronomia, conforme solicitação contida no Memorando 7.2.MM.CODEM.DDU.Nº 100/2017. PARECER JURÍDICO NSAJ/CODEM Nº 101/2017 DIREITO ADMINISTRATIVO. ANÁLISE JURÍDICA DO EDITAL DE LICITAÇÃO E RESPECTIVOS ANEXOS. MODALIDADE PREGÃO ELETRÔNICO. CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA ESPECIALIZADA

Leia mais

Seguridade e Previdência

Seguridade e Previdência CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Previdenciário Juiz Federal - 5ª fase Seguridade e Previdência Período 2010-2016 1) FCC Analista Judiciário TRF 4ª Região (2014) Alfredo, Ministro de Estado e Álvaro,

Leia mais

Aula 19. Temas da aula: Contratação direta.

Aula 19. Temas da aula: Contratação direta. Turma e Ano: MASTER A- 2015 Matéria / Aula: ADMINISTRATIVO Professor: LUIZ OLIVEIRA JUNGSTEDT Monitora: Tatiana Carvalho Aula 19 Temas da aula: Contratação direta. 3. CONTRATAÇÃO DIRETA Como já dito na

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo LICITAÇÕES (LEI Nº 8.666/93) 1. Competência para legislar: Normas de caráter geral: A União tem competência para legislar. Normas de caráter específico: Competência concorrente: Cada um dos entes da administração

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS Maria Aparecida Fontes Cal JANEIRO / 2017 LICITAÇÃO É o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta

Leia mais