Você no controle MIRANTE VISÃOPREV. Páginas centrais PESQUISA VISÃO EDUCA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Você no controle MIRANTE VISÃOPREV. Páginas centrais PESQUISA VISÃO EDUCA"

Transcrição

1 MIRANTE Informativo da Vião Prev Sociedade de Previdência Complementar et/out 2013 ano 8 nº 45 Você no controle Muita deciõe que vão ter grande impacto na ua apoentadoria podem er definida dede já. Se você dedicar um pouco de tempo e atenção a ela, poderá ter reultado recompenadore no momento de colocar em prática eu onho para o egundo tempo. Página centrai VISÃO EDUCA Um novo gibi para eninar a criança a adminitrar eu gato. Página 2 PESQUISA Reultado já etão endo tranformado em plano de ação. Página 6 VISÃOPREV

2 2 c u r t a Um benefício a Seu voto é fundamental! De 11 a 30 de outubro, você poderá ecolher eu repreentante para o Conelho Deliberativo e para o Conelho Fical da Vião Prev. Etão diponívei trê vaga para cada Conelho que erão ocupada pelo trê candidato mai votado em cada órgão. No ite é poível aber mai obre o proceo e conhecer o currículo de todo o candidato para definir eu voto de forma conciente. O conelheiro têm um papel determinante na getão da Vião Prev, poi tomam deciõe que impactam diretamente a etratégia da entidade. Por io, ua ecolha é muito importante! O aitido de todo o plano da Vião Prev receberão, em dezembro, um reforço em eu rendimento. Trata-e do abono anual para o plano Vião, CelPrev, VivoPrev, PBS, TCOPrev e TCPPrev. O valor equivale a 100% do benefício de dezembro, exceto para: o apoentado e penionita do plano PBS, TCOPrev, TCPPrev, CelPrev e VivoPrev que já receberam a antecipação do pagamento em 2013 e têm direito agora ao outro 50% do total; o participante que iniciaram o benefício ao longo de 2013 e receberão o valor proporcional ao número de mee. Quem poupa... A Vião Prev acaba de finalizar mai uma hitória da conhecida família que etá empre à volta com a grande dúvida: poupar ou gatar? Dea vez, o doi irmão vão ter que decidir e é melhor uar o dinheiro recebido no Dia da Criança para comprar preente menore ou e unir para adquirir um bem mai útil (uma nova tela para o computador). O gibi que você etá recebendo com eta edição do Mirante, em comemoração ao Mê da Criança etá diponível no blog do Vião Educa e erá também entregue em toda a açõe do programa com criança. Reajute na renda menal exclu i vo Vião Multi Vião Terra Vião Telefonica PBS TCOPrev TCPPrev VivoPrev Em dezembro, o benefício pago ao apoentado e penionita de algun do plano gerido pela Vião Prev erão reajutado da eguinte forma: VivoPrev, Vião Telefonica, Vião Multi e Vião Terra Æ para quem recebe um percentual do aldo com reajute anual, o valor da parcela erá recalculado a partir do aldo remanecente apurado em novembro de Plano PBS e Benefício Saldado do TCOPrev Æ erá aplicado o INPC acumulado entre dezembro de 2012 e novembro de TCOPrev (parte CD) e TCPPrev Æ a renda erão revita com bae no aldo de 30 de novembro de 2013 para pagamento, em valore fixo, pelo próximo doze mee. Vião Telefonica, Vião Multi e Vião Terra Æ para quem ecolheu a opção de renda por período determinado com reajute anual, o pagamento erá corrigido a partir da rentabilidade acumulada no último doze mee, decontada a taxa de juro aplicada no momento do cálculo do primeiro benefício.

3 Já conferiu o blog do Vião Educa neta emana? ENTãO, Dê uma OlhADA NAS NOVIDADES: MATérIAS E VíDEOS SEMPrE ATuAlIzADOS PArA que VOCê fique POr DENTrO DOS PrINCIPAIS ASSuNTOS que IMPACTAM SuAS finanças hoje E NA APOSENTADOrIA! Paletra on-line 3 v i ã o e d u c a Em agoto, a Vião Prev tetou com bon reultado mai um canal para divulgação do conteúdo do Vião Educa, com a realização de paletra on-line atravé da ferramenta GoToMeeting. No dia 8 e 13, o tema foi a rentabilidade do invetimento e, no dia 21, o proceo eleitoral. Cada paletra durou cerca de uma hora, com apreentaçõe da equipe da entidade e abertura para pergunta ao final. é uma nova alternativa para atingir noo público-alvo em diferente locai do paí, explica Giele Pupin, da Divião de relacionamento & Comunicação. Vião de Futuro na DuPont A convite da DuPrev, entidade de previdência complementar da DuPont, repreentante da Vião Prev etiveram em ei de ua unidade em agoto. Mai de 180 empregado de Camaçari (BA), Guarulho (SP), Alphaville (SP), Santa Cruz do Sul (rs), Barra Mana (rj) e Paulínia (SP) aitiram à apreentaçõe de educação financeira, endo que a paletra de Santa Cruz do Sul foi tranmitida via teleconferência para mai cinco cidade: Braília (Df), Santa roa (rs), formoa, Itumbiara e Catalão (GO). Conceito de finança (como juro, inflação, renda fixa e renda variável), orientaçõe obre renegociação de dívida, financiamento e conórcio foram algun do tema abordado durante o encontro. A parceria entre a entidade é importante para termo uceo no deafio dea área. A Vião Prev demontrou uma colaboração extremamente poitiva, adaptando conteúdo para noo público e neceidade, com uma atitude proativa e comprometida do profiionai, avaliou Valéria S. Silva, da DuPrev. Epecial para a criançada Cerca de 80 aluno do 5º ano da Ecola Etadual Adelaide ferraz de Oliveira, na Vila Guilhermina (zona lete de São Paulo), participaram de mai uma edição do Vião de futuro Kid. No dia 11 de etembro, uma equipe da Vião Prev eteve na ecola para deenvolver a atividade do programa que procura depertar a atenção da criançada, por meio de bate-papo e atividade lúdica, para a importância do equilíbrio entre poupar e gatar. Ao final, o etudante receberam um kit com bloco de anotaçõe, caneta, cofrinho e gibi para ter empre por perto a menagen do programa.

4 4 n a p o n t a d o l á p i Você pode (e deve) plane...memo que Segundo o etudo O futuro da Apoentadoria: uma nova realidade, realizado em 15 paíe pelo hsbc, o braileiro deverão paar em média onze ano em recuro uficiente para ter uma vida confortável. Ito porque o entrevitado reponderam que eperam viver 23 ano depoi de e apoentarem, ma poupam o uficiente para que a economia durem apena doze ano depoi de encerrado o período de trabalho! Para 37% do braileiro, a contribuição do Etado erá uma fonte importante de renda na apoentadoria ou eja, não têm noção da reai perpectiva que o aguardam. Atualmente, 19% do braileiro não fazem nenhum tipo de preparação para a apoentadoria e 41% conideram que o fazem de forma inadequada. Para 42%, todo o dinheiro é gato no cuto de vida cotidiano. Outra tendência é poupar para o curto prazo e tiveem de optar entre poupar para a féria ou para a apoentadoria, apena 43% ecolheriam a egunda opção. Ete é um problema muito ério e que precia er revertido o mai deprea poível. O ideal é aproximar a dua ponta ou eja, poupar mai e gatar meno. Como empre, equilíbrio é a palavra-chave. Você, participante de um plano da Vião Prev, já conta com um benefício diferenciado. Procure, então, uar toda a ua vantagen para planejar bem a chegada de ua apoentadoria.

5 5 jar ua apoentadoria ela pareça muito ditante! vião ito é educa O Vião Educa foi criado para ajudar o participante ou eja, você! a aber mai obre eu invetimento e eu plano, entre outro tema ligado à educação financeira e previdenciária. Você tem alguma dúvida ou ugetão? Então, envie um para: viaoeduca@viaoprev.com.br No final do ano, é um bom momento para penar obre o eguinte ponto: 1. De 2 a 31 de dezembro, participante ativo e autopatrocinado podem alterar a contribuiçõe menai para o plano. O novo percentual de contribuição paa a valer em janeiro de lembre-e que: quanto maior ua contribuição (memo que o aumento eja pequeno), maior erá eu patrimônio no plano. quanto mai jovem você for, melhor ainda! O participante ativo de todo o plano contam com a contrapartida da patrocinadora obre ua contribuiçõe. Ito engorda eu invetimento e é uma grande vantagem que deve er bem aproveitada. Você pode uufruir ainda mai do benefício oferecido pelo governo (veja no item 4). 2. Se você é autopatrocinado do plano Vião Telefonica, Vião TGetiona, Vião Terra, Vião Multi, Atento Prev e VivoPrev, poderá rever eu Salário de Participação durante o mê de dezembro. é a partir dele que ão calculada ua contribuiçõe e ocorre, portanto, a formação de ua poupança no plano. O novo valor irá vigorar a partir de janeiro de Vale detacar que, para o demai plano ou para o autopatrocinado que não fizerem alteração, o Salário de Participação erá atualizado automaticamente em janeiro de 2014 com bae no indexador definido na regra de cada plano. 3. Também em dezembro, etará aberta uma nova campanha de mudança de perfil de invetimento. é importante que você conheça cada perfil e veja o que melhor e aplica à ua caracterítica e tolerância a rico. Ete apecto é importante para deixá-lo mai confortável e eguro em relação a eu invetimento. Na edição 43 do Mirante, diponível no ite, você encontra uma érie de dica para ajudá-lo em ua decião. 4. O participante de plano de previdência complementar contam com o benefício fical oferecido pelo governo. Ele permite abater da bae de cálculo do Impoto de renda o valor integral de toda a contribuiçõe que você fez ao plano em 2013 até o teto de 12% de ua renda bruta anual tributável (ito erve omente para quem não é iento e ua a declaração completa do Ir). Para checar e você etá uando ete benefício, é precio omar todo o eu rendimento tributávei no ano (tai como alário, pro labore, penão e aluguéi) e o total de ua contribuiçõe para o plano. Se a oma da contribuiçõe ainda não atingiu 12% de eu rendimento tributávei, que tal verificar e eu plano permite que você faça contribuiçõe extra e uar, por exemplo, uma parte de eu 13º alário para eta finalidade? Aim você ganha dua veze: aumenta ua poupança para a apoentadoria e utiliza o incentivo do governo, reduzindo o valor do impoto a er pago ou aumentando ua retituição no ajute anual em 2014.

6 6 p e q u i a Sua opinião tranformada em Em junho e julho, a Vião Prev ouviu eu participante de dua forma: por meio de cinco focu group, com entrevita qualitativa em São Paulo, rio de janeiro e Belo horizonte, e de uma pequia quantitativa, aberta a todo via internet, elaborada a partir do input recebido na reuniõe com o grupo. Do participante e aitido que efetivamente receberam o convite por , reponderam a pequia completa. queremo agradecer à peoa que dedicaram eu tempo para atender a ee pedido da Vião Prev. A repota que recebemo foram extremamente valioa e no ofereceram informaçõe concreta para aprimorar uma érie de apecto de noo proceo e atividade, explica Ademir Mallmann, preidente da entidade. Depoi de conolidado e analiado, o dado obtido já etão ervindo de ubídio para o planejamento etratégico da Vião Prev, com eu dedobramento em dezena de plano de ação, conforme definido pelo Conelho Deliberativo da entidade. Confira, a eguir, algun dee plano etruturado conforme o tema e demanda apontado na pequia. Invetimento Criar um novo perfil de invetimento que, a exemplo da caderneta de poupança, não apreente reultado negativo, memo que ofereça menore nívei de rentabilidade. Para 68,1%, o atuai perfi de invetimento atendem ua expectativa; entre o que não etão atifeito, 12,1% gotariam de ter uma opção com menor volatilidade (ocilação no rendimento), memo que com menor rentabilidade Melhorar e intenificar a comunicação, implificando a linguagem para facilitar a compreenão e incentivar o participante a entender melhor eu invetimento. 63,2% do participante não conhecem a compoição do invetimento de eu perfil Regra do plano A regra do plano etão endo uniformizada e a modificaçõe, que atendem à grande maioria da demanda identificada na pequia, já foram aprovada pelo Conelho Deliberativo e em breve erão enviada para análie da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). 33,1% do participante apoiam a redução para um ano do prazo para mudança do tempo de recebimento do benefício menal por prazo certo 32,3% acham que deve haver redução para um ano do prazo para alteração da opção de percentual do aldo para benefício menal 64,3% penam que deveria er poível trocar a modalidade de recebimento do benefício (de prazo certo para percentual do aldo) a cada ano 71,7% conideram 30% o limite ideal para aque do aldo (para aitido) 41,1% avaliam como ideal a poibilidade de o participante receber eu benefício menal em prazo certo (de 5 a 30 ano) Satifação geral Numa ecala de 0 a 10, o nível de atifação geral foi 7,10. Entre o aitido que, pelo próprio fato de já receberem eu benefício, têm um contato mai próximo com a Vião Prev, o índice de atifação médio foi de 7,24. Entre o ativo, o índice foi de 6,99 e notou-e a neceidade de incentivar ua aproximação com a entidade para ampliar eu conhecimento previdenciário. Do total, 54,6% do pequiado atribuíram índice de atifação de 8, 9 e 10. rentabilidade baixa ou negativa, falta de tranparência e comunicação e frutração com o perfil Conervador foram a razõe de inatifação mai citada. é importante detacar que a pequia foi realizada em um momento crítico na rentabilidade do invetimento, em função da mudança no cenário econômico-financeiro, que vem endo revertido.

7 7 plano de ação etratégico Canai de comunicação e relacionamento Intenificar o uo do chat para contato com a Vião Prev. Apena 14,9% já utilizaram o Chat on line; entre o que uaram, 85,4% conideram o tempo de atendimento poitivo (adequado ou rápido) Diponibilizar o jornal Mirante via do participante (peoal ou profiional) e para dipoitivo móvei. O jornal Mirante é conhecido por 78,1%, endo que 42,8% acham melhor recebê-lo por . Entre o que gotariam de contar com novo canai de atendimento, 4,6% citam o uo de aplicativo em dipoitivo móvei Criar um epaço para atendimento preencial na ede da entidade. Entre o que gotariam de contar com novo canai de atendimento, 60,6% mencionam o atendimento preencial Etruturar um canal de Ouvidoria. 64,1% gotariam que foe criado ee canal utilizar linguagem mai imple, direta e coloquial em todo o materiai de comunicação. Em relação à linguagem e clareza, 75,7% conideram o informativo da entidade adequado ou de fácil entendimento, endo que 18,6% penam que a linguagem é demaiadamente técnica Aumentar o conhecimento do Vião Educa, deixando mai clara a açõe e iniciativa que fazem parte do programa, com detaque para o blog. 68% deconhecem o Vião Educa; do 32% que conhecem o programa, apena 31,4% abem a repeito do blog do programa fazer uma revião geral do ite da entidade. 95,8% já acearam o ite; entre a ugetõe de melhoria citada, etão: facilitar a navegação, implificar a linguagem e aumentar a informaçõe obre invetimento e emprétimo Promover reuniõe preenciai e via webconferência. Para 63,8% ão neceária reuniõe preenciai para eclarecimento com o profiionai da Vião Prev Emprétimo Diante da ótima avaliaçõe do programa de emprétimo, o deafio é manter o elevado nível de atifação do participante. 95,3% conideram fácil o aceo a emprétimo 84,3% penam que a condiçõe e valore cobrado atendem ua neceidade 72,1% avaliam o emprétimo da entidade como equivalente ou melhore em comparação com outra intituiçõe Novo produto e erviço Implantar um plano para dependente. No momento, a Vião Prev dicute com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) a regulamentação e a forma de aprovação dee tipo de plano. 70,1% teriam interee cao a Vião Prev oferecee um plano de previdência com a poibilidade de participação de eu dependente

8 8 e u p a t r i m ô n i o Deempenho do invetimento (Agoto de 2013) R e n t a b i l i d a d e G e r e n c i a l C o n o l i d a d a Segmento 1º TRI 2º TRI jul/13 ago/13 ACUM Renda Fixa -2,90% -6,08% 1,51% -3,17% -10,36% Renda Variável -2,90% -8,66% 1,44% 1,04% -9,10% Emprétimo 3,77% 3,18% 0,83% 0,77% 8,79% Global -2,81% -6,11% 1,49% -2,89% -10,05% R e n t a b i l i d a d e d o P l a n o Plano 1º TRI 2º TRI jul/13 ago/13 ACUM Vião Vivo -2,94% -6,05% 1,50% -2,55% -9,81% CelPrev -2,73% -5,80% 1,45% -2,70% -9,55% TCOPrev -2,85% -6,02% 1,50% -2,52% -9,67% TCPPrev -2,84% -6,03% 1,49% -2,53% -9,69% C ana i d e Re l acio nam e nt o De egunda a exta-feira da 7h à 19h (para São Paulo capital, Grande São Paulo e chamada de fora do paí) (para São Paulo interior e demai etado) atendimento@viaoprev.com.br Programa Vião Educa: Chat Online 1,60% R e n t a b i l i d a d e d o P e r f i d e I n v e t i m e n t o Perfil 1º TRI 2º TRI jul/13 ago/13 ACUM Conervador -2,55% -5,52% 1,47% -2,99% -9,37% Moderado -2,59% -5,94% 1,49% -2,49% -9,32% Agreivo -2,50% -6,08% 1,50% -2,04% -8,95% Con. Index Infl. -4,18% -8,95% 1,88% -4,20% -14,85% I n d i c a d o r e F i n a n c e i r o Indicadore 1º TRI 2º TRI jul/13 ago/13 ACUM Poupança 1,51% 1,51% 0,52% 0,50% 4,09% IGP-DI 0,82% 1,02% 0,14% 0,46% 2,46% CDI 1,61% 1,79% 0,71% 0,70% 4,89% Bench RF -2,48% -5,66% 1,39% -2,87% -9,40% Ibovepa -7,59% -15,67% 2,22% 3,29% -17,73% IBrX -2,05% -9,15% 1,74% 1,87% -7,78% Bench RV -2,96% -9,77% 1,78% 1,03% -9,96% 15,85% Alocação por perfil de invetimento* 12,52% 70,03% 12,80% 10,87% 13,78% 60,84% 22,80% 9,41% 11,93% 52,63% 1,09% 4,37% 92,48% 2,06% 1,71% 3,23% Conervador Moderado Agreivo Conervador Indexado à Inflação Alocação do plano* 12,80% 12,80% 12,80% 8,54% 11,42% 11,02% 11,00% 10,97% 13,96% 61,63% 13,93% 61,57% 13,90% 61,40% 14,47% 63,91% 0,59% 0,70% 0,93% 1,66% Vião Vivo TCOPrev TCPPrev CelPrev Etar preparado é metade da vitória. Miguel de Cervante, ESCRITOR ESPANHOL. Mirante Vião Prev é um informativo bi - me tral da Vião Prev Sociedade de Pre - vi dên cia Complementar, Caixa Po tal CEP A entidade não e reponabiliza por deciõe to mada com bae na matéria di vul ga da neta pu blicação. Coordenação: Ana Carolina Viana e Maria luiza jardim. Con e lho Deli be rativo: Gilmar roberto Pereira Camurra, Bre no rodrigo Pacheco de Oliveira, fran cico Carlo de Araújo, Marco Amadeu, Paula Bragança frança Manur, Paulo Sérgio furukawa, Sandra Maria lima, Stael Prata Silva filho e Vaco Gruber franco. Con e lho Fical: Diana Policarpo Choucair ramo, Adriano leffa Chie, Alexandre Cruz Alve, Alipio Alve Torre junior, Clóvi Delboni filho, joão Orlando lima Car - neiro, Mar celo Barboa Correa, O - waldo Vieira da luz e rodrigo roi Mo - nari. Di re to ria Exe cutiva: Ademir joé Mall mann, éder Carvalhae Cota Silva, Mar celo Domin go Pezzutto e joão Marco ruzzante. Ela bo ra ção: Pa la vra. Oficina de Texto, fone: (11) Edi to ra: Beth leite (MTb /SP). Acom pa nha mento: Vera Bella. Projeto Gráfico: lu cia ne ramo. Im pre ão: fabracor. Tira gem: exemplare. Título atrelado à inflação Título prefixado Título pó-fixado Renda Variável Emprétimo *em agoto de 2013

Qual será sua renda mensal de. aposentadoria?

Qual será sua renda mensal de. aposentadoria? MIRANTE Informativo da Vião Prev Sociedade de Previdência Complementar et/out 2010 ano 5 nº 27 Qual erá ua renda menal de apoentadoria? o Simulador de renda Menal, diponível no ite da vião Prev, permite

Leia mais

saudável e feliz? MIRANTE Informativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar Quer chegar aos 100 anos

saudável e feliz? MIRANTE Informativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar Quer chegar aos 100 anos MIRANTE Informativo da Vião Prev Sociedade de Previdência Complementar nov/dez 2010 ano 5 nº 28 Quer chegar ao 100 ano audável e feliz? Então comece agora a fazer de cada ano novo um período de conquita

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO ICEC. Goiânia-Go

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO ICEC. Goiânia-Go ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO ICEC Goiânia-Go MARÇO/2013 SUMÁRIO Tabela 1 - Evolução menal do reultado... 3 Tabela 2 - Síntee do Reultado... 3 Tabela 3 - Variaçõe Menai do Índice... 4 Tabela

Leia mais

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA

METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de etudo AULA DADA AULA ESTUDADA Preciao e organizacao no conceito A agitação é a mema. Com alguma adaptaçõe ao epaço e ao tempo, a rotina e a hitória quae que e

Leia mais

CONSULTORIA e TREINAMENTO

CONSULTORIA e TREINAMENTO Porto Alegre - Rio Grande do Sul CONSULTORIA e Para aumentar a venda e reduzir a depea de upermercado. Viita técnica no eu upermercado Conultoria e Treinamento - preencial Conultoria à ditância Curo de

Leia mais

MIRANTE Informativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar

MIRANTE Informativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar MIRANTE Informativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar jul/ago 2010 ano 5 nº 26 O começo de um grande aprendizado Com o lançamento do Programa Visão Educa, a Visão Prev quer ajudar você

Leia mais

Momentos de decisão M IRANTE

Momentos de decisão M IRANTE M IRANTE Informativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar mai/jun 2013 ano 8 nº 43 Momentos de decisão Em julho, você poderá alterar o perfil de investimento definido para a gestão de seus

Leia mais

POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DE ESPÉCIES ARBÓREAS MEDICINAIS POR MORADORES DA GLEBA OURO VERDE, IVINHEMA-MS: diagnóstico do público beneficiado

POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DE ESPÉCIES ARBÓREAS MEDICINAIS POR MORADORES DA GLEBA OURO VERDE, IVINHEMA-MS: diagnóstico do público beneficiado POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DE ESPÉCIES ARBÓREAS MEDICINAIS POR MORADORES DA GLEBA OURO VERDE, IVINHEMA-MS: diagnótico do público beneficiado Adriana Aparecida da Silva Cordeiro 1 ; Glaucia Almeida de Morai

Leia mais

R. IP CA(t=1)= IP CA(t=2)= A inação é: IP CA(t=2) IP CA(t=1) IP CA(t=1)

R. IP CA(t=1)= IP CA(t=2)= A inação é: IP CA(t=2) IP CA(t=1) IP CA(t=1) Gabarito - Lita 1 - Introdução à Economia 2 - FCE/UERJ - 2016.2 1 - Explique por que o PIB real, e não o PIB nominal, deve er uado como medida de renda. 2 - Conidere uma economia com doi ben: carro e computadore.

Leia mais

ask! cia. naáonal de call center

ask! cia. naáonal de call center ak! cia. naáonal de call center Londrina, 05 de Fevereiro de 2014. REF. RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ANO DE 2013 Abaixo informamo a principai realizaçõe ocorrida em 2013: S Plano de Carreira, Cargo e Salário

Leia mais

Plano Futuro Inteligente é transferido para a Fundação Itaú Unibanco

Plano Futuro Inteligente é transferido para a Fundação Itaú Unibanco w w w. u b b p r e v. c o m. b r Informativo bimestral da UBB PREV Previdência Complementar julho/agosto2012 ano4 nº20 Plano Futuro Inteligente é transferido para a Fundação Itaú Unibanco Aprovada pela

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Matemática Disciplina: Matemática Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Rose Mary, Weslei e Wuledson

Colégio Santa Dorotéia Área de Matemática Disciplina: Matemática Ano: 8º - Ensino Fundamental Professores: Rose Mary, Weslei e Wuledson Caro(a) aluno(a), O momento de revião deve er vito como oportunidade de recontruir conhecimento neceário à continuação do proceo de aprendizagem. Naturalmente a realização dea atividade eigirá de você

Leia mais

Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015

Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015 Visão Mais Perto 2015 Perfil Investimentos 2015 Gestão Visão Prev Bradesco Custódia e Administração VP Finanças Telefonica-Vivo Conselho Deliberativo Comitê Investimentos Conselho Fiscal Diretoria Executiva

Leia mais

Decisões mais conscientes

Decisões mais conscientes Mirante 57.qxp_Apresentação 1 22/09/15 22:37 Página 1 Decisões mais conscientes Informativo periódico da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar Os assistidos têm, em outubro, a oportunidade de

Leia mais

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS

CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS CARTILHA DO PLANO DE BENEFÍCIOS Esta cartilha traz informações e dicas, de forma simples e clara, para que você conheça as vantagens que o seu plano de previdência oferece. Leia com atenção e comece a

Leia mais

MAPEAMENTO E APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA ESPACIAL NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP 1

MAPEAMENTO E APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA ESPACIAL NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP 1 MAPEAMENTO E APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA ESPACIAL NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE SP 1 Patricia Sayuri Silvetre Matumoto pamatumot@gmail.com Etudante de Licenciatura do Curo

Leia mais

Plano PreVisão. Para quem quer seguir por caminhos com menos turbulências

Plano PreVisão. Para quem quer seguir por caminhos com menos turbulências MIRANTE Informativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar e d i ç ã o e s p e c i a l d e z e m b r o / 2 0 1 4 Plano PreVisão Para quem quer seguir por caminhos com menos turbulências Conheça

Leia mais

Nova área do participante: muitas novidades para você!

Nova área do participante: muitas novidades para você! 56 Informativo periódico da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar 2015 jul/ago ano 10 Nova área do participante: muitas novidades para você! A área restrita do site da Visão Prev está sendo

Leia mais

MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO

MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO Diciplina de Fíica Aplicada A 1/ Curo de Tecnólogo em Getão Ambiental Profeora M. Valéria Epíndola Lea MOVIMENTOS VERTICAIS NO VÁCUO Agora etudaremo o movimento na direção verticai e etaremo deprezando

Leia mais

Perfis de Investimento Flexibilidade para você

Perfis de Investimento Flexibilidade para você Perfis de Investimento Flexibilidade para você ESCOLHA SEU PERFIL O Plano Odeprev está mais moderno e flexível. Agora você também pode escolher como o seu patrimônio para o póscarreira será investido.

Leia mais

Análise SWOT BECAs 2009

Análise SWOT BECAs 2009 Análie SWOT BECA 2009 Biblioteca ecolar Apecto crítico que a Ponto forte Fraqueza Ameaça Deafio. Acçõe a Competência do profeor bibliotecário Profeor bibliotecário entendido como: líder; epecialita em

Leia mais

Metodologia 5.1. Caracterização da pesquisa

Metodologia 5.1. Caracterização da pesquisa 5. Metodologia 5.1 Caracterização da pequia Ete capítulo obetiva definir a metodologia que erá utilizada na pequia bem como apontar quai ferramenta erão uada na condução e análie do reultado. Tem-e como

Leia mais

MIRANTE. Economia, investimentos, escolha de perfil, percentual de contribuição... V I S Ã O E D U C A. Página 03

MIRANTE. Economia, investimentos, escolha de perfil, percentual de contribuição... V I S Ã O E D U C A. Página 03 MIRANTE Informativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar mai/jun 2014 ano 9 nº 49 Economia, investimentos, escolha de perfil, percentual de contribuição... Nesta edição, uma grande matéria

Leia mais

Demonstrativo de Investimentos - DI

Demonstrativo de Investimentos - DI Demonstrativo de Investimentos - DI Ano de 2014 (Posição dos Investimentos: 31/12/2014) Com objetivo de atender a legislação vigente, informamos ao participante o relatório resumo do DI e os custos dos

Leia mais

CÁLCULO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS I (2º ANO)

CÁLCULO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS I (2º ANO) GESTÃO DE EMPRESAS CÁLCULO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS I (2º ANO) Exercício - Renda EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO Exercício 1 Determinada emprea, tendo em vita aumentar a ua venda, lançou uma campanha de facilidade

Leia mais

Cartilha de Tributação 2016

Cartilha de Tributação 2016 Cartilha de Tributação 2016 Como funciona o Imposto de Renda incidente sobre Planos de Previdência Complementar *? * Na modalidade de Contribuição Definida ou Variável Conforme a legislação tributária

Leia mais

1.3. Vivo Fixo (Plano de Voz Fixa): Plano Alternativo do Serviço Telefônico Fixo Comutado STFC prestado pela

1.3. Vivo Fixo (Plano de Voz Fixa): Plano Alternativo do Serviço Telefônico Fixo Comutado STFC prestado pela REGULAMENTO Promoção Pacote Tráfego para Dicagem Direta por Ramal (DDR) Aõe 13 Fevereiro 2015 a 31 julho 2015 TELEFÔNICA BRASIL S/A, com e na Av. Engº Lui Carlo Berrini, nº 1376, CEP: 04571-000, São Paulo/SP,

Leia mais

Material Explicativo

Material Explicativo Material Explicativo Material Explicativo Índice Introdução...4 Sobre o Plano Previplan...5 Adesão...5 Benefícios do Plano...6 Entenda o Plano...7 Rentabilidade...8 Veja como funciona a Tributação...9

Leia mais

Plano de Benefícios CD-05

Plano de Benefícios CD-05 1/5 Plano de Benefícios CD-05 Nosso Plano é cuidar do seu futuro! 2/5 1 Apresentação A REGIUS Sociedade Civil de Previdência Privada é uma entidade fechada de previdência privada, que tem como objetivo

Leia mais

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Medidas de Dispersão

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Medidas de Dispersão Univeridade Cruzeiro do Sul Campu Virtual Unidade I: Unidade: Medida de Diperão 010 0 A medida de variação ou diperão avaliam a diperão ou a variabilidade da equência numérica em análie. São medida que

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/08/06. APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA, DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE, CAMPUS I, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, QUE REFORMULA O

Leia mais

Instruções para atualização da versão de firmware da programação do G120

Instruções para atualização da versão de firmware da programação do G120 SINAMICS G120 Intruçõe para atualização da verão de firmware da programação do G120 Emeron Catro Objetivo: Guia de intruçõe para atualizar a programação do G120 para o firmware atual em cao de upgrade

Leia mais

93,60% Renda Variável ,09. 5,02% Investimento Imobiliário ,56. 0,00% Empréstimos e Financiamentos 0,00

93,60% Renda Variável ,09. 5,02% Investimento Imobiliário ,56. 0,00% Empréstimos e Financiamentos 0,00 Resumo do DI - VISÃO PREV SOCIEDADE DE PREV COMPLEMENTAR Demonstrativo de Investimentos - DI Ano de 2015 (Posição dos Investimentos: 31/12/2015) Com objetivo de atender a legislação vigente, informamos

Leia mais

Ferramentas de Produtividade do Professor

Ferramentas de Produtividade do Professor Ferramenta de Produtividade do Profeor Recuro de Avaliação Calendário Ferramenta de Plano de Aula Anotaçõe/Atribuiçõe Recuro de Avaliação Intel Educação Avaliação de Projeto QuizStar* http://educate.intel.com/br/

Leia mais

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA 1/5 Plano de Benefícios CD-02 Cuidar do seu futuro é o nosso negócio! 2/5 1 Por que foi criado o Plano CD-02? O Plano CD-02 foi desenhado no modelo de Contribuição Definida, um plano totalmente individual,

Leia mais

Passo-a-passo Alteração de Renda via site

Passo-a-passo Alteração de Renda via site Passo-a-passo Alteração de Renda via site Alteração de Renda! No mês de Outubro é possível você, assistido da Visão Prev, dos planos Visão Telefônica, Multi, Terra, Tgestiona, VivoPrev e TVA, alterar as

Leia mais

Considere as seguintes expressões que foram mostradas anteriormente:

Considere as seguintes expressões que foram mostradas anteriormente: Demontração de que a linha neutra paa pelo centro de gravidade Foi mencionado anteriormente que, no cao da flexão imple (em eforço normal), a linha neutra (linha com valore nulo de tenõe normai σ x ) paa

Leia mais

CRECHE COMUNITARIA PINGO DE GENTE AV.Senador Levindo Coelho 130 Tirol CEP.30662-290 CNPJ: 21508312.0001/80

CRECHE COMUNITARIA PINGO DE GENTE AV.Senador Levindo Coelho 130 Tirol CEP.30662-290 CNPJ: 21508312.0001/80 ORGANIZAÇÃO PROPONENTE: CRECHE COMUNITARIA PINGO DE GENTE PROJETO : CUIDANDO EDUCANDO E CONSTRUINDO CIDADÃOS DO FUTURO. LINHA PROGRAMÁTICA DO PROJETO Creche, Educação Infantil, Socialização,Garantia de

Leia mais

MIRANTE VISÃOPREV. Feliz ano novo! Sociedade de Previdência Complementar

MIRANTE VISÃOPREV. Feliz ano novo! Sociedade de Previdência Complementar MIRANTE Informativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar nov/dez 2014 ano 9 nº 52 Um presente para o seu futuro Seu plano de previdência complementar é como um presente que você está preparando

Leia mais

Como avançar com mais firmeza em seu

Como avançar com mais firmeza em seu MIRANTE Informativo da Sociedade de Previdência Complementar jul/ago 2014 ano 9 nº 50 Como avançar com mais firmeza em seu planejamento financeiro Acompanhe, nas páginas centrais, as dicas e explicações

Leia mais

Saiba mais sobre Finanças

Saiba mais sobre Finanças Saiba mais sobre Finanças Planejamento Previdenciário, Benefício Fiscal, 4Aposentadoria e Institutos Sumário Que estilo de vida você quer levar quando se aposentar?... 4 Iniciando o planejamento... 5

Leia mais

REGULAMENTO TAÇA DE PORTUGAL CADETES

REGULAMENTO TAÇA DE PORTUGAL CADETES REGULAMENTO TAÇA DE PORTUGAL CADETES 2016 Aprovado a 10 /12 /2015 A Taça de Portugal é uma prova da excluiva reponabilidade da UVP/FPC-Federação Portuguea de Ciclimo, detinada à categoria de Cadete e erá

Leia mais

Perfis de Investimento

Perfis de Investimento Perfis de Investimento OBJETIVO O presente documento apresenta como principal objetivo a defi nição de uma estrutura de Perfis de Investimento para os Participantes do Plano de Aposentadoria PREVIPLAN.

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº

PERGUNTAS FREQUENTES PLANO DE BENEFÍCIOS FAF CNPB Nº 1 - Quem pode ingressar no Plano de Benefícios FAF? O Plano de Benefícios está fechado ao ingresso de novos Participantes desde 01.01.2003. 2 - Como são fixadas as contribuições mensais dos Participantes

Leia mais

2º Semestre de

2º Semestre de 1 2 2º Semestre de 2010 Informações sobre a nova estrutura do Plano de Benefícios PreviSenac 3 Introdução: Este folheto é destinado aos participantes do Plano de Benefícios PreviSenac que, até a data da

Leia mais

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA - 2015 Docente: Taila Critina do Nacimento Nome da Diciplina: Contabilidade Comercial Curo: Ciência Contábei Turno: Diurno Carga horária Total (hora): 120 : 144 aula - 4 aula

Leia mais

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES

DUAS DEFINIÇÕES IMPORTANTES Você está trabalhando, construindo sua vida e de sua família. Tudo vai bem. Mas... Você já começou a pensar na sua aposentadoria? Quando se aposentar, você receberá o benefício do INSS, mas ele será suficiente?

Leia mais

APRESENTAÇÃO DEFINIÇÃO. O que é o Plano de Contribuição Definida CD

APRESENTAÇÃO DEFINIÇÃO. O que é o Plano de Contribuição Definida CD APRESENTAÇÃO Esta cartilha tem o objetivo de informá-lo, de forma simples e precisa, sobre os principais pontos do Plano SERGUS de Benefícios na modalidade de Contribuição Definida (CD), baseado no seu

Leia mais

Controle de Processos

Controle de Processos CONCURSO PETROBRAS ENGENHEIRO(A) DE PROCESSAMENTO JÚNIOR ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - ÁREA: PROCESSAMENTO Controle de Proceo Quetõe Reolvida QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO Produzido por Exata

Leia mais

Pesquisa de Satisfação

Pesquisa de Satisfação nononononononnon 59 2016 jan/fev ano 11 Informativo periódico da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar Pesquisa de Satisfação Veja, nas páginas 8 e 9, os resultados da última edição da pesquisa

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSOS SELECIONADOS

CATÁLOGO DE CURSOS SELECIONADOS CATÁLOGO DE CURSOS SELECIONADOS Laureate Network Product & Service Copyright 2013 Laureate Education, Inc. ÍNDICE C A T Á L O G O L N P S ÍCONE Nome do Curo Língua Duração Deenvolvimento do Corpo Acadêmico

Leia mais

Câmara Municipal de. Estado de São Paulo. Dr. Otto Kinsui SP 304.

Câmara Municipal de. Estado de São Paulo. Dr. Otto Kinsui SP 304. ÜMCIPAL DE. Câmara Municipal de k6-ló53o-002q99-l/3 a Etado de ão Paulo REQUERIMENTO N. /2016. Autor: Dr. Otto Kinui Aunto: Requer informaçõe obre a paraliação da paarela localizada no km 124,7 - Rodovia

Leia mais

Redação para a UFRGS: Tipo de Texto, Abordagem da Proposta e do Tema, Desenvolvimento e Domínio da Escrita

Redação para a UFRGS: Tipo de Texto, Abordagem da Proposta e do Tema, Desenvolvimento e Domínio da Escrita Redação para a UFRGS: Tipo de Texto, Abordagem da Propota e do Tema, Deenvolvimento e Domínio da Ecrita A redação para a UFRGS: Tipo de Texto, Abordagem da Propota e do Tema, Deenvolvimento e Domínio da

Leia mais

Revisão de Alguns Conceitos Básicos da Física Experimental

Revisão de Alguns Conceitos Básicos da Física Experimental Revião de Algun Conceito Báico da Fíica Experimental Marcelo Gameiro Munhoz munhoz@if.up.br Lab. Pelletron, ala 245, r. 6940 O que é uma medida? Medir ignifica quantificar uma grandeza com relação a algum

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Etatítica Material teórico Medida de Diperão ou Variação Reponável pelo Conteúdo: Profª M. Roangela Maura C. Bonici MEDIDAS DE DISPERSÃO OU VARIAÇÃO Introdução ao Conteúdo Cálculo da

Leia mais

2 Cargas Móveis, Linhas de Influência e Envoltórias de Esforços

2 Cargas Móveis, Linhas de Influência e Envoltórias de Esforços 2 Carga óvei, Linha de Influência e Envoltória de Eforço 21 Introdução Para o dimenionamento de qualquer etrutura é neceário conhecer o eforço máximo e mínimo que ela apreentará ao er ubmetida ao carregamento

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL. Resumo. Acesse este relatório na versão tela cheia para aproveitar todos os recursos de visualização

RELATÓRIO ANUAL. Resumo. Acesse este relatório na versão tela cheia para aproveitar todos os recursos de visualização RELATÓRIO ANUAL 2014 Resumo Acesse este relatório na versão tela cheia para aproveitar todos os recursos de visualização 2 Mensagem DA DIRETORIA Prezado Participante, Mais um ano de parceria e confiança

Leia mais

1.2 Quem pode votar? É obrigatório? Podem votar os Participantes da FUNCEF, inclusive aposentados e pensionistas. O voto não é obrigatório.

1.2 Quem pode votar? É obrigatório? Podem votar os Participantes da FUNCEF, inclusive aposentados e pensionistas. O voto não é obrigatório. 1 O PLEBISCITO 1.1 Para que serve este Plebiscito? Consultar a opinião dos Participantes sobre as alternativas de solução para os planos de benefícios da FUNCEF, com saldamento do REG/REPLAN e implementação

Leia mais

Introdução à Macroeconomia 2ª Ficha de trabalho (Enunciado para as turmas 1, 3, 5, 7 e 9)

Introdução à Macroeconomia 2ª Ficha de trabalho (Enunciado para as turmas 1, 3, 5, 7 e 9) NOV School of Buine and Economic 2º Semetre 2011/2012 Introdução à Macroeconomia 2ª Ficha de trabalho (Enunciado para a turma 1, 3, 5, 7 e 9) Data limite de entrega: 2 de bril (até à 14h no gabinete ou

Leia mais

Alocação Estratégica em Planos CD Benchmark de Longo Prazo

Alocação Estratégica em Planos CD Benchmark de Longo Prazo Alocação Estratégica em Planos CD Benchmark de Longo Prazo Funpresp Seminário Perfis de Investimentos Novembro, 2016 Arthur Lencastre 2016 Willis Towers Watson. Todos os direitos reservados. Que fatores

Leia mais

Aula 20. Efeito Doppler

Aula 20. Efeito Doppler Aula 20 Efeito Doppler O efeito Doppler conite na frequência aparente, percebida por um oberador, em irtude do moimento relatio entre a fonte e o oberador. Cao I Fonte em repouo e oberador em moimento

Leia mais

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/2017. Resultado - =

PREVI Futuro. Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/2017. Resultado - = Resultado PREVI Futuro Conheça o desempenho de Janeiro a Julho/ - = Balanço Patrimonial Ativo Onde estão aplicados todos os recursos do PREVI Futuro Passivo Renda Variável Investimentos em ações 29,39%

Leia mais

Física Atómica e Nuclear Capítulo 7. Átomos Multilelectrónicos.

Física Atómica e Nuclear Capítulo 7. Átomos Multilelectrónicos. 132 7.6. Acoplamento do Momento Angular. A informação dada atravé da ditribuição electrónica no átomo não é uficiente para decrever completamente o etado do átomo, uma vez que não explica como o momento

Leia mais

SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO

SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO SIMULADOR DE BENEFÍCIOS ON-LINE: PASSO A PASSO Os participantes dos Planos de Benefícios da Fundação Banrisul podem acessar, no site da Entidade, o Simulador de Benefícios On-line, ferramenta que permite

Leia mais

ALTERAÇÃO DE PERFIL E % DE CONTRIBUIÇÃO Dezembro/2015

ALTERAÇÃO DE PERFIL E % DE CONTRIBUIÇÃO Dezembro/2015 ALTERAÇÃO DE PERFIL E % DE CONTRIBUIÇÃO Dezembro/2015 PORQUE TER UM PLANO DE APOSENTADORIA PRIVADA? TETO ATUAL DO INSS ATUALIZADO SOMENTE PELO INPC: R$ 4.663,00 INDEPENDENTE DO SEU SALÁRIO NA ATIVA, O

Leia mais

Mais um novo ano está chegando. É hora de festejar ao lado da família e dos amigos, recarregar as baterias, tomar novo impulso para o salto!

Mais um novo ano está chegando. É hora de festejar ao lado da família e dos amigos, recarregar as baterias, tomar novo impulso para o salto! M IRANTE Informativo da Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar nov/dez 2012 ano 7 nº 40 Mais um novo ano está chegando. É hora de festejar ao lado da família e dos amigos, recarregar as baterias,

Leia mais

PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO

PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO 1. FINALIDADE 1.1. Este regulamento define as regras gerais do Programa de Perfis de Investimento da Odebrecht Previdência (ENTIDADE), disciplinando as modalidades

Leia mais

Relatório. Anual. Resumo 2015

Relatório. Anual. Resumo 2015 Relatório Anual Resumo 2015 2 Mensagem da Diretoria O ano de 2015 foi marcado por um cenário volátil e conturbado com inflação alta, PIB negativo, escândalos políticos, rebaixamento de grau de investimento

Leia mais

Folheto explicativo PLANO A

Folheto explicativo PLANO A Folheto explicativo PLANO A Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Você já parou para pensar que a vida está passando rápido demais? A gente sabe que ao longo dos anos muitas prioridades surgem

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO N 290, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO N 290, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 Dipõe obre o Regulamento do proceo de conulta à comunidade ecolar para revião do etatuto do Intituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O Preidente do (CS) DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

Adesão ao Plano de Benefícios HP

Adesão ao Plano de Benefícios HP Adesão ao Plano de Benefícios HP OBJETIVO DA HP PREV Proporcionar aos seus participantes a oportunidade de contribuir para a HP Prev e, juntamente com as contribuições da patrocinadora, formar uma renda

Leia mais

Entenda mais sobre. Plano Copasa Saldado

Entenda mais sobre. Plano Copasa Saldado Entenda mais sobre O Plano Copasa Saldado Apresentação Senhor (a) Participante: Ao publicar este material, a Fundação Libertas tem por objeto facilitar o entendimento e a disseminação dos principais dispositivos

Leia mais

Etapa 1. Etapa 2. Etapa 3. Etapa 4

Etapa 1. Etapa 2. Etapa 3. Etapa 4 São Paulo, 02 de janeiro de 2015 PREZADO (A) PARTICIPANTE DO PLANO III, Conforme já divulgado na Edição nº 10 Dezembro/2014 do nosso Jornal e no site, o Plano III da BRF Previdência passará por mudanças

Leia mais

Sobrou dinheiro? Hora de investir!

Sobrou dinheiro? Hora de investir! Guia Financeiro 9 Sobrou dinheiro? Hora de investir! Você tem avançado em seu planejamento financeiro, conseguido controlar melhor seus gastos e, assim, tem feito sobrar dinheiro! Pois bem, é hora de dar

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Como está o seu planejamento para a aposentadoria? Plano D Previ Novartis Veja algumas vantagens do plano: 1 2 Flexibilidade para planejar o seu futuro; Contrapartida da empresa

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO O QUE É?

FUNDO DE INVESTIMENTO O QUE É? FUNDO DE INVESTIMENTO O QUE É? FUNDO DE INVESTIMENTO O QUE É? Se você sempre ouviu falar, mas não tem ideia do que é e como funciona, você não é o único. Por isso, vamos ajudá-lo a conhecer e entender

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 1 - MATEMÁTICA Nome: Nº 9ºAno Data: / / Profeore: Diego, Rafael, Marcello, Yuri, Cauê Nota: (Valor 1,0) 1º Bimetre 1. Apreentação: Prezado aluno, A etrutura da recuperação bimetral

Leia mais

1 Jogos Estáticos de Informação Incompleta

1 Jogos Estáticos de Informação Incompleta Nota de Aula - Teoria do Jogo - FCE/UERJ 016. Verão preliminar - favor não circular) Profeor Pedro Hemley Horário: xxxx Sala: xxxx Ementa e informaçõe relevante: página do curo 1 Jogo Etático de Informação

Leia mais

Novo cenário, maiores benefícios

Novo cenário, maiores benefícios Manual de Aderentes Novo cenário, maiores benefícios A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) aprovou a implantação do Plano de Benefícios Previdenciários PrevAmazônia (CNPB nº.

Leia mais

Mensagem da Diretoria

Mensagem da Diretoria PLANO ITAUBANCO CD Mensagem da Diretoria Solidez na administração do seu plano de previdência Cuidamos dos recursos para aposentadoria de mais de 55 mil participantes e assistidos, distribuídos entre 19

Leia mais

Parecer Atuarial dos Planos de Benefícios Unisys Brasil Ltda. e Unisys Tecnologia Ltda. de 31/12/2013 Unisys-Previ - Entidade de Previdência

Parecer Atuarial dos Planos de Benefícios Unisys Brasil Ltda. e Unisys Tecnologia Ltda. de 31/12/2013 Unisys-Previ - Entidade de Previdência Parecer Atuarial dos Planos de Benefícios Unisys Brasil Ltda. e Unisys Tecnologia Ltda. de Unisys-Previ - Entidade de Previdência Complementar 21 de fevereiro de 2014 CONTEÚDO 1. Introdução... 1 2. Perfil

Leia mais

SWPREV - Material Explicativo 1

SWPREV - Material Explicativo 1 1 O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR INTRO DUÇÃO 1. O papel do Governo 2. Visão Geral do Plano 3. Dedique-se ao plano 4. Gerencie seus investimentos 5. Chegou a hora! 6. Mudanças no Caminho 7. Impactos do Imposto

Leia mais

Plano BD tem esse histórico de

Plano BD tem esse histórico de Cobrança a do Déficit Atuarial do Plano BD - Principais Dúvid das Com o objetivo de prestar mais esclarecimentos sobre o processo de cobrança das Contribuições Extraordinárias para Déficit do Plano BD,

Leia mais

ESTUDO DAS SÍLABAS TÔNICAS NO PB: O PAPEL DA INFORMAÇÃO VISUAL NA PERCEPÇÃO DA TONICIDADE 183

ESTUDO DAS SÍLABAS TÔNICAS NO PB: O PAPEL DA INFORMAÇÃO VISUAL NA PERCEPÇÃO DA TONICIDADE 183 581 de 680 ESTUDO DAS SÍLABAS TÔNICAS NO PB: O PAPEL DA INFORMAÇÃO VISUAL NA PERCEPÇÃO DA TONICIDADE 183 Fernanda de Quadro Carvalho 184 (UESB) Vera Pacheco 185, Marian Oliveira 186 (UESB) RESUMO Nete

Leia mais

Plano PBS-Telebrás. Junho/15

Plano PBS-Telebrás. Junho/15 Plano PBS-Telebrás Junho/15 Plano PBS-Telebrás Benefícios programados e de risco na modalidade de Benefício Definido (BD); Benefícios programados e de risco são determinados conforme regra de cálculo préestabelecida

Leia mais

Perfis de Investimento no Projeto de. Educação Previdenciária e Financeira

Perfis de Investimento no Projeto de. Educação Previdenciária e Financeira Perfis de Investimento no Projeto de Educação Previdenciária e Financeira Premissas Filiação ao Plano - Perfil PREVI Ingresso no Programa Perfil de Investimentos (PPI) - Termo de Autorização para Opção

Leia mais

Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos

Avaliação de softwares para bibliotecas e arquivos Adelaide Ramo e Côrte Iêda Muniz de Almeida Eulina Gome Rocha Wilma Garrido do Lago Avaliação de oftware para biblioteca e arquivo 2ª edição revita e ampliada editora poli A primeira edição dete trabalho

Leia mais

PLANO DE APOSENTADORIA COMPLEMENTAR (PAC)

PLANO DE APOSENTADORIA COMPLEMENTAR (PAC) PLANO DE APOSENTADORIA COMPLEMENTAR (PAC) Mensagem da Diretoria Solidez na administração do seu plano de previdência Cuidamos dos recursos para aposentadoria de mais de 55 mil participantes e assistidos,

Leia mais

Folheto explicativo PLANO D

Folheto explicativo PLANO D Folheto explicativo PLANO D Benefícios do plano Como participante do Plano D, você conta com esses benefícios: Benefícios Aposentadoria Normal Condições necessárias para receber o benefício Desligar-se

Leia mais

Análise dos Axiomas Incorporados em Soluções de Jogos Cooperativos que Modelam o Conceito da Decisão Racional

Análise dos Axiomas Incorporados em Soluções de Jogos Cooperativos que Modelam o Conceito da Decisão Racional Análie do Axioma Incorporado em Soluçõe de Jogo Cooperativo que Modelam o Conceito da Decião Racional AUTORAS FRANCISCO ANTONIO BEZERRA Univeridade Regional de Blumenau - FURB fbezerra@furb.br MARINES

Leia mais

Análise e Processamento de BioSinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Coimbra

Análise e Processamento de BioSinais. Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Coimbra Univeridade de Coimbra Análie e Proceamento de BioSinai Metrado Integrado em Engenharia Biomédica Faculdade de Ciência e Tecnologia Univeridade de Coimbra Slide Análie e Proceamento de BioSinai MIEB Adaptado

Leia mais

Aula 7 Resposta no domínio do tempo - Sistemas de segunda ordem

Aula 7 Resposta no domínio do tempo - Sistemas de segunda ordem FUNDAMENTOS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Aula 7 Repota no domínio do tempo - Sitema de egunda ordem Prof. Marcio Kimpara Univeridade Federal de Mato Groo do Sul Sitema de primeira ordem Prof. Marcio Kimpara

Leia mais

CAPÍTULO 6 - Testes de significância

CAPÍTULO 6 - Testes de significância INF 16 CAPÍTULO 6 - Tete de ignificância Introdução Tete de ignificância (também conhecido como Tete de Hipótee) correpondem a uma regra deciória que no permite rejeitar ou não rejeitar uma hipótee etatítica

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R OS 7 MAIORES MITOS SOBRE O TESOURO DIRETO W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

Plano de Contas Referencial Partidos políticos até 2014

Plano de Contas Referencial Partidos políticos até 2014 Plano de Contas Referencial Partidos políticos até 2014 CÓDIGO DECRIÇÃO DT_INI DT_FIM TIPO 1 ATIVO 01012014 1 01 1.01 ATIVO CIRCULANTE 01012014 1 2 01 1.01.01 ATIVO CIRCULANTE - FUNDO PARTIDÁRIO 01012014

Leia mais

PLANO SUPLEMENTAR ITAULAM

PLANO SUPLEMENTAR ITAULAM PLANO SUPLEMENTAR ITAULAM Mensagem da Diretoria Solidez na administração do seu plano de previdência Cuidamos dos recursos para aposentadoria de mais de 55 mil participantes e assistidos, distribuídos

Leia mais

Educação Financeira e Previdenciária EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Educação Financeira e Previdenciária EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Educação Financeira e Previdenciária 02 Outubro de 2015 EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Educação Financeira e Previdenciária Seu futuro Por que planejar a aposentadoria? O tempo passa depressa e é preciso pensar

Leia mais

Transformada de Laplace

Transformada de Laplace Sinai e Sitema - Tranformada de Laplace A Tranformada de Laplace é uma importante ferramenta para a reolução de equaçõe diferenciai. Também é muito útil na repreentação e análie de itema. É uma tranformação

Leia mais

MOBILITY. 07 a 09 Julho. Começa aqui no RIO DE JANEIRO um ESPAÇO NOVO para PESSOAS com MOBILIDADE REDUZIDA & SHOW. MARINA DA GLÓRIA - RJ - Brasil

MOBILITY. 07 a 09 Julho. Começa aqui no RIO DE JANEIRO um ESPAÇO NOVO para PESSOAS com MOBILIDADE REDUZIDA & SHOW. MARINA DA GLÓRIA - RJ - Brasil 07 a 09 Julho MARINA DA GLÓRIA - RJ - Brail Sexta-feira da 12h à 18h e Sábado e Domingo da 09h à 18h! MOBILITY & SHOW Começa aqui no RIO DE JANEIRO um ESPAÇO NOVO para PESSOAS com MOBILIDADE REDUZIDA O

Leia mais

Visão Mais Perto Visão Prev

Visão Mais Perto Visão Prev Visão Mais Perto 2015 Visão Prev 2016 Perfil de Investimentos Estrutura Gestão Visão Prev Entendendo Conceitos Renda Fixa Os investimentos em renda fixa podem ser feitos em títulos públicos ou títulos

Leia mais