PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO
|
|
|
- Marco Peixoto Tomé
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 PROGRAMA DE PERFIS DE INVESTIMENTO REGULAMENTO 1. FINALIDADE 1.1. Este regulamento define as regras gerais do Programa de Perfis de Investimento da Odebrecht Previdência (ENTIDADE), disciplinando as modalidades para alocação das reservas individuais dos Participantes e os aspectos de sua gestão Entende-se por Perfis de Investimentos as modalidades de aplicação de recursos facultadas aos Participantes elegíveis, estabelecidas na Política de Investimentos da ENTIDADE. Essa faculdade permite que os Participantes direcionem a aplicação de suas reservas individuais àquelas opções de investimento que melhor expressem seu horizonte de investimento e seu nível de tolerância a riscos e volatilidade. 2. GLOSSÁRIO Para efeito deste regulamento, as expressões, palavras, abreviaturas ou siglas têm o seguinte significado: 2.1. ATIVO FINANCEIRO: Por vezes mencionado apenas como ativo, entende-se por instrumentos financeiros como títulos de renda fixa e títulos de renda variável CDI: Certificado de Depósito Interbancário DATA-ALVO: ano em que o Participante estima alcançar o pós-carreira, ou seja, entrar em gozo do benefício assegurado pelo Plano Odeprev FATOR DE RISCO: termo utilizado para designar um elemento que está relacionado à evolução e a variação da rentabilidade, ou seja, da volatilidade de determinado ativo financeiro, sendo exemplos taxas de juros e de câmbio FUNDO COM DATA-ALVO: fundos de investimento compostos por diversas classes de ativos, cuja exposição a riscos diminui automaticamente durante o prazo referencial, compatível com o horizonte de investimento HORIZONTE DE INVESTIMENTO: período de tempo compreendido entre o exercício da opção pelo perfil de investimento e a data-alvo.
2 2.7. INDEXADOR: índice de reajuste dos ativos financeiros, tais como CDI, IPCA e IGP-M MARCAÇÃO A MERCADO: consiste na valoração dos ativos financeiros por seu preço atual de mercado, ou seja, pelo seu valor de venda aferido diariamente, sempre que possível POLÍTICA DE INVESTIMENTOS: documento aprovado anualmente pelo Conselho Deliberativo da ENTIDADE, que estabelece as diretrizes, bem como os limites de concentração e diversificação para aplicação do patrimônio do Plano Odeprev REBALANCEAMENTO DA CARTEIRA: reajuste automático e periódico dos percentuais de exposição aos fatores de risco para refletir aqueles definidos na Política de Investimentos e no presente Regulamento RENDA FIXA: segmento de investimento cuja remuneração é paga sob condições pré-determinadas, como periodicidade, prazo e indexador, cuja rentabilidade pode ser negativa antes do vencimento do ativo, por conta da marcação a mercado. São exemplos debêntures e títulos de crédito da dívida pública RENDA VARIÁVEL: segmento de investimento cuja remuneração ou retorno sobre capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positiva ou negativamente, de acordo com o mercado, como por exemplo, ações e ouro RETORNO DOS PERFIS DE INVESTIMENTO: variação positiva ou negativa aferida mensalmente para a cota de cada perfil de investimento TERMO DE OPÇÃO: documento por meio do qual o Participante escolhe o perfil desejado para investimento do saldo da sua conta individual no Plano Odeprev TÍTULO PÓS-FIXADO: ativo atrelado a um indexador para o qual a rentabilidade é conhecida na data de vencimento VOLATILIDADE: grau de oscilação do preço de um ativo em determinado período. 3. PERFIS DE INVESTIMENTO 3.1. Os Perfis de Investimento disponíveis para os Participantes elegíveis são os seguintes:
3 I) CURTO PRAZO portfólio de investimento no qual 100% dos recursos serão aplicados em ativos de Renda Fixa, majoritariamente pós-fixados, atrelados ao CDI. II) PÓS-CARREIRA 2020 portfólio de investimento que começa em 2014 com a seguinte alocação dos recursos: 13% em Renda Variável, 23% indexado à Inflação e 64% indexado ao CDI. A soma dos percentuais em Renda Variável e Inflação reduz automaticamente, ano a ano, conforme a tabela a seguir. A partir de 2021, o fundo passará a ter a mesma alocação que o perfil CURTO PRAZO. III) PÓS-CARREIRA 2025 portfólio de investimento que começa em 2014 com a seguinte alocação dos recursos: 23% em Renda Variável, 48% indexado à Inflação e 29% indexado ao CDI. A soma dos percentuais em Renda Variável e Inflação reduz automaticamente, ano a ano, conforme a tabela a seguir. A partir de 2026, o fundo passará a ter a mesma alocação que o perfil CURTO PRAZO. IV) PÓS-CARREIRA 2030 portfólio de investimento que começa em 2014 com a seguinte alocação dos recursos: 32% em Renda Variável e 68% indexado à Inflação. A soma dos percentuais em Renda Variável e Inflação reduz automaticamente, ano a ano, conforme a tabela a seguir. A partir de 2031, o fundo passará a ter a mesma alocação que o perfil CURTO PRAZO. A tabela abaixo apresenta a evolução anual da alocação dos recursos de cada perfil: Ano Pós Carreira 2020 Pós Carreira 2025 Pós Carreira 2030 %RV %I.CP %I.LP %CDI %RV %I.CP %I.LP %CDI %RV %I.CP %I.LP %CDI Curto Prazo Curto Prazo Curto Prazo
4 Sendo: - %RV: percentual de alocação dos recursos em Renda Variável. - %I.CP: percentual de alocação dos recursos em ativos de curto prazo atrelados à inflação. - %I.LP: percentual de alocação dos recursos em ativos de longo prazo atrelados à inflação. - %CDI: percentual de alocação dos recursos em ativos com juros pós-fixados atrelados ao CDI Cada um dos Perfis de Investimento terá cotas patrimoniais calculadas separadamente em relação aos demais. 4. CRITÉRIOS Da elegibilidade 4.1. Os Participantes elegíveis são aqueles que: a) estão inscritos no Plano Odeprev até 60 (sessenta) dias antes do início do período de implantação ou de migração pelos Perfis de Investimento; b) não estão em gozo de benefício; e c) não solicitaram portabilidade ou resgate Participantes não elegíveis terão seu Saldo de Conta automaticamente creditado no Perfil CURTO PRAZO É vedada aos Participantes a opção por perfil de investimento cuja data-alvo seja posterior ao ano que completar 70 (setenta) anos de idade. Da Implantação 4.2. No período de implantação (10 de março de 2014 a 16 de abril de 2014) os Participantes elegíveis poderão escolher seu Perfil de Investimento Os Participantes elegíveis que não optarem e os Participantes não elegíveis terão seu Saldo de Conta alocado automaticamente no Perfil CURTO PRAZO.
5 O perfil escolhido entrará em vigor até o último dia útil do mês de maio de Da Migração 4.3. No mês de novembro de cada ano os Participantes elegíveis poderão migrar (alterar) seu Perfil de Investimento, se assim desejarem e respeitando os critérios de escolha O perfil escolhido entrará em vigor até o último dia útil do mês de janeiro de cada ano Não havendo solicitação de migração o Perfil de Investimento permanecerá inalterado. 5. A OPÇÃO 5.1. Por meio do Termo de Opção, cada Participante elegível poderá escolher livremente o Perfil de Investimento mais adequado a sua realidade, tendo em vista seu horizonte de investimento e seu nível de tolerância a riscos e volatilidade 5.2. A adesão ao Perfil de Investimento será realizada na área restrita ao Participante no Portal da ENTIDADE Na hipótese de impossibilidade de acesso ao Portal, o Participante poderá solicitar o Termo de Opção impresso ao Responsável pela sua folha de pagamento ou junto à área de Pessoas e Organização ( P&O ) O Termo de Opção deverá ser protocolizado pelo Participante elegível na sede da ENTIDADE, até o final período de implantação ou migração Em caso da ENTIDADE receber o Termo de Opção em via impressa e eletrônica, prevalecerá a eletrônica. 6. REGRAS GERAIS 6.1. É vedada a opção pelo Participante por mais de um perfil O Saldo de Conta do Participante, bem como as futuras contribuições pessoais e contrapartidas da Patrocinadora, serão integralmente alocados no Perfil de Investimento vigente, buscando o restabelecimento dos percentuais de diversificação que possam ter sofrido variação em função do Resultado dos Investimentos.
6 6.3. Durante o mês subsequente ao fechamento de cada trimestre ocorrerá o rebalanceamento automático das aplicações realizadas em Renda Variável e Renda Fixa Na concessão de benefícios, opção pelo resgate parcelado, pedido de portabilidade ou no caso de falecimento, o Saldo de Conta do Participante será automaticamente convertido para o Perfil CURTO PRAZO na primeira oportunidade de rebalanceamento Se os eventos previstos no item precedente ocorrerem nos últimos 60 (sessenta) dias que antecedem o início do mês de rebalanceamento, a conversão será realizada no rebalanceamento seguinte, e neste período o Participante ficará sujeito ao desempenho financeiro do perfil até então escolhido O Conselho Deliberativo da ENTIDADE poderá criar novos Perfis de Investimento, como também extinguir qualquer um deles a qualquer tempo. 7. COMUNICAÇÃO 7.1. Utilizando linguagem simples e acessível, a ENTIDADE promoverá continuamente ampla comunicação aos Participantes e Assistidos a respeito da alocação dos recursos das carteiras que integram os Perfis de Investimento e das regras contidas neste Regulamento, ressaltando os riscos decorrentes de cada opção As regras de alocação de recursos pertinentes a cada Perfil de Investimento encontram-se definidas na Política de Investimentos da ENTIDADE, e devem ser lidas por todos os Participantes. 8. RESPONSABILIDADE 8.1. Ao firmar o Termo de Opção, o Participante deverá ter total conhecimento do conteúdo deste Regulamento, das regras de aplicação estabelecidas na Política de Investimentos, e de possíveis consequências sobre seus recursos, em termos de riscos e retorno esperado Sem prejuízo dos compromissos da ENTIDADE como gestora do Plano, a responsabilidade pela escolha do Perfil de Investimento é exclusivamente do Participante.
7 9. RISCOS 9.1. O rendimento obtido no passado não garante a rentabilidade dos Perfis de Investimento no futuro Os Perfis de Investimento PÓS-CARREIRA 2020, 2025 e 2030 possuem risco de perda, inclusive do principal investido. 10. CASOS OMISSOS 10.1 As dúvidas e casos omissos serão dirimidos pelo Conselho Deliberativo da ENTIDADE. 11. VIGÊNCIA Este regulamento entrará em vigor a partir de sua aprovação pelo Conselho Deliberativo da ENTIDADE.
REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV
REGULAMENTO PERFIL DE INVESTIMENTOS CARGILLPREV 1) Do Objeto Este documento estabelece as normas gerais aplicáveis ao Programa de Perfil de Investimentos (Multiportfólio) da CargillPrev. O programa constitui-se
Perfis de Investimento Flexibilidade para você
Perfis de Investimento Flexibilidade para você ESCOLHA SEU PERFIL O Plano Odeprev está mais moderno e flexível. Agora você também pode escolher como o seu patrimônio para o póscarreira será investido.
Mercedes-Benz Previdência Complementar
DESCRITIVO TÉCNICO Mercedes-Benz Previdência Complementar Descritivo Técnico do Programa de Perfis de Investimentos do Plano de Aposentadoria MBPREV Aprovado pelo Conselho Deliberativo em 22/08/2017 CNPB
PrevIP Sociedade de Previdência Complementar
PrevIP Sociedade de Previdência Complementar Regimento do Programa Perfis de Investimentos do Plano PrevIP Aprovado na Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo realizada em 30/07/2012 CONTEÚDO Capítulo
Regulamento. Perfis de Investimento
Regulamento Perfis de Investimento 2017 ÍNDICE CAPÍTULO I - DA FINALIDADE....3 CAPÍTULO II - DOS PARTICIPANTES ELEGÍVEIS...3 CAPÍTULO III - DOS PERFIS...3 CAPÍTULO IV - DO PRAZO DE ESCOLHA DO PERFIL DE
Perguntas e Respostas Saldamento do Plano RP4 e criação do Plano MGSPrev
Perguntas e Respostas Saldamento do Plano RP4 e criação do Plano MGSPrev Sou participante ativo (contribuo para o Plano RP4) ou assistido (recebo benefício do Plano RP4) Este material foi produzido para
PERFIL DE INVESTIMENTOS PERFIL DE INVESTIMENTO
PERFIL DE INVESTIMENTOS O QUE É? É a opção dada ao participante para que indique os percentuais de seu saldo que devem ser alocados em Renda Fixa e em Renda Variável (ações), de acordo com a sua aptidão
BRB FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONGO PRAZO 5 MIL - CNPJ: /
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FUNDO BRB FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LONGO PRAZO 5 MIL CNPJ: Informações referentes a Maio/2018 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais
REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO
REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO Art. 1º Este documento, doravante denominado Regulamento de Empréstimo, estabelece os direitos e as obrigações da Boticário Prev, dos Participantes e Assistidos, para a concessão
Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF
Alterações no Regulamento do Plano de Aposentadoria BASF A Superintendência Nacional de Previdência Complementar PREVIC, órgão que regulamenta e fiscaliza os fundos de pensão no Brasil, aprovou em 13 de
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BB Previd RF TP IPCA V FI / Informações referentes a Dezembro de 2018
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BB Previd RF TP IPCA V FI 19.515.016/0001-65 Informações referentes a Dezembro de 2018 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BB Previdenciário
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O EASYNVEST FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO /
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O EASYNVEST FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO 02.269.278/0001-94 Informações referentes a Julho de 2018 Esta lâmina contém um resumo das informações
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR. Palestrante: Maurício Viot
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR Palestrante: Maurício Viot Capítulo 4 Planos com cobertura de sobrevivência Comercialização: NOME DO CURSO / PALESTRA / APRESENTAÇÃO Poderão ser divulgadas tabelas com valores
uturo previden EMPRÉSTIMO PESSOAL Regulamento de
uturo Regulamento de EMPRÉSTIMO PESSOAL previden I DA FINALIDADE... 3 II DAS DEFINIÇÕES... 5 III DA SOLICITAÇÃO DO EMPRÉSTIMO... 8 IV DA APROVAÇÃO DO EMPRÉSTIMO... 10 V LIMITES DA CONCESSÃO DO EMPRÉSTIMO...
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O TOKYO-MITSUBISHI UFJ LEADER FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO DI /
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O TOKYO-MITSUBISHI UFJ LEADER FUNDO DE INVESTIMENTO REFERENCIADO DI 00.875.318/0001-16 Informações referentes a Dezembro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das
Perfis de Investimento
Perfis de Investimento Escolha seu Perfil Escolha seu Perfil...3 Perfis de Investimento...4 Perfil Superconservador... 5 Perfil Conservador... 5 Perfil Moderado... 6 Perfil Agressivo... 6 Exemplos de Rentabilidade...7
Itaú Fundo Multipatrocinado
Quadro Comparativo das Alterações efetuadas no Regulamento do Plano de Benefícios Schneider (CNPB n 2006.0040-11) Itaú Fundo Multipatrocinado Página 1 do quadro comparativo das alterações efetuadas no
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O RIO ARBITRAGEM FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO /
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O RIO ARBITRAGEM FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 07.967.080/0001-06 Informações referentes a Outubro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA PRIVATE DI - FIC FI RENDA FIXA REFERENCIADO LP CNPJ: /
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O Informações referentes à Julho de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o ALFA PRIVATE DI - FIC FI RENDA FIXA REFERENCIADO LP, administrado
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA MIX - FI RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ: / Informações referentes à Janeiro de 2017
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O Informações referentes à Janeiro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o, administrado e gerido por Banco Alfa de Investimento S.A..
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI SELECT RF / Informações referentes a Setembro de 2017
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SANTANDER FIC FI SELECT RF 23.682.485/0001-46 Informações referentes a Setembro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o SANTANDER
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GÁVEA MACRO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO
LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GÁVEA MACRO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO 08.893.082/0001-52 Informações referentes a Maio de 2018 Esta lâmina contém um
REGIUS SOCIEDADE CIVIL DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
1/5 Plano de Benefícios CD-02 Cuidar do seu futuro é o nosso negócio! 2/5 1 Por que foi criado o Plano CD-02? O Plano CD-02 foi desenhado no modelo de Contribuição Definida, um plano totalmente individual,
