UNIVERSIDADE CORPORATIVA EM REDE (UCR)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CORPORATIVA EM REDE (UCR)"

Transcrição

1

2 UNIVERSIDADE CORPORATIVA EM REDE (UCR)

3 Agenda Desafios. Estágios de Evolução. Valores distintivos. Passos para a Implantação convites!

4 15 DESAFIOS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E ESCOLAS DE GOVERNO... quantos você enfrenta?

5 DESAFIOS DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E ESCOLAS DE GOVERNO 1. Ser reconhecida como ferramenta estratégica da organização. 2. Desenhar e gerenciar a Cadeia de Valor de T&D de maneira colaborativa e compartilhada. 3. Selecionar e propor ações de T&D alinhadas à estratégia organizacional. 4. Priorizar as ações educativas com base em critérios não políticos e de interesses individuais.

6 DESAFIOS DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E ESCOLAS DE GOVERNO 5. Construir o Projeto Político Pedagógico com o planejamento dos Programas Educacionais e suas trilhas de que contenham cursos e eventos que realmente motivem a aprender. 6. Desenvolver parcerias com Universidades Acadêmicas para certificação e oferta de cursos de pós-graduação LATO E STRICTO SENSU.

7 DESAFIOS DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E ESCOLAS DE GOVERNO 7. Desenvolver Lideranças Inspiradoras e Intra empreendedoras em um mundo competitivo e político. 8. Desenvolver indivíduos conscientes da importância do autodesenvolvimento. 9. Gerenciar a aplicação, na prática do trabalho, do conhecimento adquirido nos Programas Educacionais.

8 DESAFIOS DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E ESCOLAS DE GOVERNO 10. Definir critérios de avaliação da além do satisfação das expectativas. 11. Avaliar os resultados das ações educativas das Universidades Corporativas e Escolas de Governo. 12. Vivenciar a cultura da mensuração e acompanhamento do desenvolvimento humano e seu impacto no desenvolvimento organizacional.

9 DESAFIOS DAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E ESCOLAS DE GOVERNO Conhecimento competência confiança 13. Construir a cultura colaborativa e de compartilhamento 8C. 14. Motivar para Aprender, Compartilhar e Transferir para a prática. 15. Criar e Governar a Rede de Aprendizagem interna e externa. cultura comunicação consciência comparti lhamento colaboração

10 15 DESAFIOS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E ESCOLAS DE GOVERNO... quantos você enfrenta?

11 !!!! DESAFIO!!!! Cada vez menos uma fábrica de cursos livres, Cada vez mais um Ambiente de rede interna e externa de interinstitucional, auto sustentável, para o desenvolvimento do capital humano, relacional e social da organização.!!!! E AINDA SER RESPEITADO POR ISSO!!!! UCR - Freire et al, 2016

12 6 ESTÁGIOS DE EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA CAPACITAR O SISTEMA PARA VENCER ESTES DESAFIOS!

13 1º 2º 3ª 4º 5º 6º Departamento Treinamento 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE atores internos. 3. Baixa INTERCONEXÃO 4. Baixo uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO. 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Plataforma e-learning 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Educação Corporativa 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA organizacional e de Universidade Corporativa 1. Reconhecimento do capital humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e EXTERNOS da cadeia produtiva. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO da tarefa para a GESTÃO e ESTRATÉGIA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 8. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM. Stakeholder University 1. Reconhecimento do capital humano e SOCIAL. 2. ALCANCE direcionado aos STAKEHOLDERS da Rede. 3. Alta INTERCONEXÃO integração de P,D, I e GC. UNIVERSIDADE ACADÊMICA para certificação Atores FIXO E DE LONGO PRAZO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na tarefa, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM EM REDE fundadas na COLABORAÇÃO. Universidade Corporativa Rede em 1. Reconhecimento do capital humano, social e RELACIONAL. 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e extemos amplos da REDE. 3. Alta INTERCONEXÃO Alta interação dos atores com foco na integração de P,D, I e GC. Inclui a UNIVERSIDADE ACADÊMICA para COCRIAÇÃO e COPRODUÇÃO Atores FLUIDOS 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na TAREFA, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma cultura de Utiliza a em rede fundadas nas relações e interações por meio da colaboração. 8. GC como disciplina transversal às ações de UC; 9. EC como estratégia para a Instrumentalização da UC 10. UCR como unidade formadora de memória da rede.

14 inicial 1º 2º 3ª 4º 5º 6º Departamento Treinamento 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE atores internos. 3. Baixa INTERCONEXÃO 4. Baixo uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO. 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Plataforma e-learning 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Educação Corporativa 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA organizacional e de Universidade Corporativa 1. Reconhecimento do capital humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e EXTERNOS da cadeia produtiva. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO da tarefa para a GESTÃO e ESTRATÉGIA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 8. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM. Stakeholder University 1. Reconhecimento do capital humano e SOCIAL. 2. ALCANCE direcionado aos STAKEHOLDERS da Rede. 3. Alta INTERCONEXÃO integração de P,D, I e GC. UNIVERSIDADE ACADÊMICA para certificação Atores FIXO E DE LONGO PRAZO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na tarefa, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM EM REDE fundadas na COLABORAÇÃO. Universidade Corporativa Rede em 1. Reconhecimento do capital humano, social e RELACIONAL. 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e extemos amplos da REDE. 3. Alta INTERCONEXÃO Alta interação dos atores com foco na integração de P,D, I e GC. Inclui a UNIVERSIDADE ACADÊMICA para COCRIAÇÃO e COPRODUÇÃO Atores FLUIDOS 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na TAREFA, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma cultura de Utiliza a em rede fundadas nas relações e interações por meio da colaboração. 8. GC como disciplina transversal às ações de UC; 9. EC como estratégia para a Instrumentalização da UC 10. UCR como unidade formadora de memória da rede.

15 inicial Avanço para a educação a distância 1º 2º 3ª 4º 5º 6º Departamento Treinamento 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE atores internos. 3. Baixa INTERCONEXÃO 4. Baixo uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO. 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Plataforma e-learning 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Educação Corporativa 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA organizacional e de Universidade Corporativa 1. Reconhecimento do capital humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e EXTERNOS da cadeia produtiva. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO da tarefa para a GESTÃO e ESTRATÉGIA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 8. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM. Stakeholder University 1. Reconhecimento do capital humano e SOCIAL. 2. ALCANCE direcionado aos STAKEHOLDERS da Rede. 3. Alta INTERCONEXÃO integração de P,D, I e GC. UNIVERSIDADE ACADÊMICA para certificação Atores FIXO E DE LONGO PRAZO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na tarefa, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM EM REDE fundadas na COLABORAÇÃO. Universidade Corporativa Rede em 1. Reconhecimento do capital humano, social e RELACIONAL. 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e extemos amplos da REDE. 3. Alta INTERCONEXÃO Alta interação dos atores com foco na integração de P,D, I e GC. Inclui a UNIVERSIDADE ACADÊMICA para COCRIAÇÃO e COPRODUÇÃO Atores FLUIDOS 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na TAREFA, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma cultura de Utiliza a em rede fundadas nas relações e interações por meio da colaboração. 8. GC como disciplina transversal às ações de UC; 9. EC como estratégia para a Instrumentalização da UC 10. UCR como unidade formadora de memória da rede.

16 inicial Avanço para a Com educação alinhamento a distância estratégico 1º 2º 3ª 4º 5º 6º Departamento Treinamento 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE atores internos. 3. Baixa INTERCONEXÃO 4. Baixo uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO. 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Plataforma e-learning 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Educação Corporativa 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA organizacional e de Universidade Corporativa 1. Reconhecimento do capital humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e EXTERNOS da cadeia produtiva. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO da tarefa para a GESTÃO e ESTRATÉGIA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 8. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM. Stakeholder University 1. Reconhecimento do capital humano e SOCIAL. 2. ALCANCE direcionado aos STAKEHOLDERS da Rede. 3. Alta INTERCONEXÃO integração de P,D, I e GC. UNIVERSIDADE ACADÊMICA para certificação Atores FIXO E DE LONGO PRAZO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na tarefa, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM EM REDE fundadas na COLABORAÇÃO. Universidade Corporativa Rede em 1. Reconhecimento do capital humano, social e RELACIONAL. 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e extemos amplos da REDE. 3. Alta INTERCONEXÃO Alta interação dos atores com foco na integração de P,D, I e GC. Inclui a UNIVERSIDADE ACADÊMICA para COCRIAÇÃO e COPRODUÇÃO Atores FLUIDOS 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na TAREFA, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma cultura de Utiliza a em rede fundadas nas relações e interações por meio da colaboração. 8. GC como disciplina transversal às ações de UC; 9. EC como estratégia para a Instrumentalização da UC 10. UCR como unidade formadora de memória da rede.

17 inicial Avanço para a E educação envolvendo a distância a capacitação de atores externos. 1º 2º 3ª 4º 5º 6º Departamento Treinamento 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE atores internos. 3. Baixa INTERCONEXÃO 4. Baixo uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO. 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Com alinhamento estratégico Plataforma e-learning 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Educação Corporativa 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA organizacional e de Universidade Corporativa 1. Reconhecimento do capital humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e EXTERNOS da cadeia produtiva. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO da tarefa para a GESTÃO e ESTRATÉGIA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 8. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM. Stakeholder University 1. Reconhecimento do capital humano e SOCIAL. 2. ALCANCE direcionado aos STAKEHOLDERS da Rede. 3. Alta INTERCONEXÃO integração de P,D, I e GC. UNIVERSIDADE ACADÊMICA para certificação Atores FIXO E DE LONGO PRAZO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na tarefa, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM EM REDE fundadas na COLABORAÇÃO. Universidade Corporativa Rede em 1. Reconhecimento do capital humano, social e RELACIONAL. 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e extemos amplos da REDE. 3. Alta INTERCONEXÃO Alta interação dos atores com foco na integração de P,D, I e GC. Inclui a UNIVERSIDADE ACADÊMICA para COCRIAÇÃO e COPRODUÇÃO Atores FLUIDOS 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na TAREFA, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma cultura de Utiliza a em rede fundadas nas relações e interações por meio da colaboração. 8. GC como disciplina transversal às ações de UC; 9. EC como estratégia para a Instrumentalização da UC 10. UCR como unidade formadora de memória da rede.

18 inicial 1º 2º 3ª 4º 5º 6º Departamento Treinamento 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE atores internos. 3. Baixa INTERCONEXÃO 4. Baixo uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO. 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de E Com envolvendo alinhamento a capacitação estratégico de atores externos. Avanço para a educação a distância Com parcerias formais com universidades Plataforma e-learning 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Educação Corporativa 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA organizacional e de Universidade Corporativa 1. Reconhecimento do capital humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e EXTERNOS da cadeia produtiva. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO da tarefa para a GESTÃO e ESTRATÉGIA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 8. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM. Stakeholder University 1. Reconhecimento do capital humano e SOCIAL. 2. ALCANCE direcionado aos STAKEHOLDERS da Rede. 3. Alta INTERCONEXÃO integração de P,D, I e GC. UNIVERSIDADE ACADÊMICA para certificação Atores FIXO E DE LONGO PRAZO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na tarefa, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM EM REDE fundadas na COLABORAÇÃO. Universidade Corporativa Rede em 1. Reconhecimento do capital humano, social e RELACIONAL. 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e extemos amplos da REDE. 3. Alta INTERCONEXÃO Alta interação dos atores com foco na integração de P,D, I e GC. Inclui a UNIVERSIDADE ACADÊMICA para COCRIAÇÃO e COPRODUÇÃO Atores FLUIDOS 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na TAREFA, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma cultura de Utiliza a em rede fundadas nas relações e interações por meio da colaboração. 8. GC como disciplina transversal às ações de UC; 9. EC como estratégia para a Instrumentalização da UC 10. UCR como unidade formadora de memória da rede.

19 inicial 1º 2º 3ª 4º 5º 6º Departamento Treinamento 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE atores internos. 3. Baixa INTERCONEXÃO 4. Baixo uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO. 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de E Com envolvendo alinhamento a capacitação Com estratégico parcerias de atores formais externos. com universidades Avanço para a educação Rede a distância de Aprendizagem para a coprodução de resultados para o ecossistema organizacional Plataforma e-learning 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Sem alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de Educação Corporativa 1. Reconhecimento do Capital Humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO Estreito para a TAREFA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA organizacional e de Universidade Corporativa 1. Reconhecimento do capital humano 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e EXTERNOS da cadeia produtiva. 3. Média/Alta INTERCONEXÃO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO da tarefa para a GESTÃO e ESTRATÉGIA. 6. NÍVEL de cursos livre 7. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 8. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM. Stakeholder University 1. Reconhecimento do capital humano e SOCIAL. 2. ALCANCE direcionado aos STAKEHOLDERS da Rede. 3. Alta INTERCONEXÃO integração de P,D, I e GC. UNIVERSIDADE ACADÊMICA para certificação Atores FIXO E DE LONGO PRAZO 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na tarefa, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma CULTURA DE APRENDIZAGEM EM REDE fundadas na COLABORAÇÃO. Universidade Corporativa Rede em 1. Reconhecimento do capital humano, social e RELACIONAL. 2. ALCANCE direcionado aos atores internos e extemos amplos da REDE. 3. Alta INTERCONEXÃO Alta interação dos atores com foco na integração de P,D, I e GC. Inclui a UNIVERSIDADE ACADÊMICA para COCRIAÇÃO e COPRODUÇÃO Atores FLUIDOS 4. Alto uso de TECNOLOGIAS DE EDUCAÇÃO 5. FOCO na TAREFA, Gestão e estratégia. 6. Com alinhamento entre ESTRATÉGIA de negócios e de 7. Institucionaliza uma cultura de Utiliza a em rede fundadas nas relações e interações por meio da colaboração. 8. GC como disciplina transversal às ações de UC; 9. EC como estratégia para a Instrumentalização da UC 10. UCR como unidade formadora de memória da rede.

20 MODELO UNIVERSIDADE CORPORATIVA EM REDE Ambientes de Aprendizagem em Rede, não necessariamente físico, que gerencia e institucionaliza uma cultura colaborativa e de compartilhamento, com o objetivo de desenvolvimento humano e organizacional.

21 5 VALORES DISTINTIVOS UNIVERSIDADE CORPORATIVA EM REDE

22 GESTÃO DA CADEIA DE VALOR DEFINIÇÃO DO Valor Estratégico Desenvolvimento de competências essenciais à organização.

23 Cadeia de Valor da Universidade Corporativa em Rede Conselho Educacional Recepção Seleção Priorização e Proposição Planejamento Execução e oferta Avaliação Gestão do CAPITAL RELACIONAL para recepção de Demandas: 1. Planejamento Estratégico; 2. Gestão por Competências; 3. Parceiros da Rede Interna; 4. Parceiros da Rede Externa; 5. Retroalimentação do próprio macroprocesso Gestão de Pessoas Análise das demandas sob critérios de seleção: 1. Pertinência Temática com o PPP; 2. Alinhamento Estratégico da Organização; 3. Lacunas de Competência; 4. Plano de Ação do Setor/Parceiro. Análise e classificação para priorização de investimento.: 1. Gravidade Tecnologia Infra estrutura Logística Adm. financeiro Compras 2. Urgência 3. Tendência 4. Abrangência 5. Impacto estratégico 6. Impacto em resultados operacionais; 7. Impacto custo/financeiro; 8. Impacto produção ou homologação. Elaboração do Plano de Desenvolvimento das ações educacionais 1. Identificação de Personas; 2. Elaboração do PPP; Projeto da Ação (briefing), Mapa de Conteúdos Programáticos e roteiros; 3. Seleção e contratação de equipe; 4. Reunião Kick Off ; 5. Objetos de e materiais de apoio;. 6. Ofícios de solicitações interdepartamentais 7. Capacitação de equipes. Realização e oferta da ação educativa: 1. Realização do curso propriamente dito, seja presencial, à distância ou híbrido; 2. Monitoramento e controle das ações educativas; 3. Gestão de Projeto. Avaliação multi nível: 1. Aplicação dos instrumentos de avaliação aos diferentes partícipes; 2. Classificação dos dados pelas 3 dimensões de análise; 3. Tratamentos dos dados para avaliação das 5 etapas. 4. Avaliação da qualidade das ações educativas; 5. Avaliação da Maturidade da UCR.

24 Cadeia de Valor da Universidade Corporativa em Rede Conselho Educacional Recepção Seleção Priorização e Proposição Planejamento Execução e oferta Avaliação Gestão do Capital relacional pra recepção de Demandas: 1. Planejamento Estratégico; 2. Gestão por Competências; 3. Parceiros da Rede Interna; 4. Parceiros da Rede Externa; 5. Retroalimentação do próprio macroprocesso Gestão de Pessoas Análise das demandas sob CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1. Pertinência Temática; 2. Alinhamento Estratégico; 3. Lacunas de Competência; 4. Plano de Ação Setor/Parceiro. Análise e classificação para priorização de investimento.: 1. Gravidade Tecnologia Infra estrutura Logística Adm. financeiro Compras 2. Urgência 3. Tendência 4. Abrangência 5. Impacto estratégico 6. Impacto em resultados operacionais; 7. Impacto custo/financeiro; 8. Impacto produção ou homologação. Elaboração do Plano de Desenvolvimento das ações educacionais 1. Identificação de Personas; 2. Elaboração do PPP; Projeto da Ação (briefing), Mapa de Conteúdos Programáticos e roteiros; 3. Seleção e contratação de equipe; 4. Reunião Kick Off ; 5. Objetos de e materiais de apoio;. 6. Ofícios de solicitações interdepartamentais 7. Capacitação de equipes. Realização e oferta da ação educativa: 1. Realização do curso propriamente dito, seja presencial, à distância ou híbrido; 2. Monitoramento e controle das ações educativas; 3. Gestão de Projeto. Avaliação multi nível: 1. Aplicação dos instrumentos de avaliação aos diferentes partícipes; 2. Classificação dos dados pelas 3 dimensões de análise; 3. Tratamentos dos dados para avaliação das 5 etapas. 4. Avaliação da qualidade das ações educativas; 5. Avaliação da Maturidade da UCR.

25 Cadeia de Valor da Universidade Corporativa em Rede Conselho Educacional Recepção Seleção Priorização e Proposição Planejamento Execução e oferta Avaliação Gestão do Capital relacional pra recepção de Demandas: 1. Planejamento Estratégico; 2. Gestão por Competências; 3. Parceiros da Rede Interna; 4. Parceiros da Rede Externa; 5. Retroalimentação do próprio macroprocesso Gestão de Pessoas Análise das demandas sob critérios de seleção: 1. Pertinência Temática com o PPP; 2. Alinhamento Estratégico da Organização; 3. Lacunas de Competência; 4. Plano de Ação do Setor/Parceiro. Análise e classificação para priorização Tecnologia Infra estrutura Logística Adm. financeiro Compras de investimento. G.U.T.A.I 1. Gravidade 2. Urgência 3. Tendência 4. Abrangência 5. Impacto estratégico 6. Impacto em resultados operacionais; 7. Impacto custo/financeiro; 8. Impacto produção ou homologação. Elaboração do Plano de Desenvolvimento das ações educacionais 1. Identificação de Personas; 2. Elaboração do PPP; Projeto da Ação (briefing), Mapa de Conteúdos Programáticos e roteiros; 3. Seleção e contratação de equipe; 4. Reunião Kick Off ; 5. Objetos de e materiais de apoio;. 6. Ofícios de solicitações interdepartamentais 7. Capacitação de equipes. Realização e oferta da ação educativa: 1. Realização do curso propriamente dito, seja presencial, à distância ou híbrido; 2. Monitoramento e controle das ações educativas; 3. Gestão de Projeto. Avaliação multi nível: 1. Aplicação dos instrumentos de avaliação aos diferentes partícipes; 2. Classificação dos dados pelas 3 dimensões de análise; 3. Tratamentos dos dados para avaliação das 5 etapas. 4. Avaliação da qualidade das ações educativas; 5. Avaliação da Maturidade da UCR.

26 Cadeia de Valor da Universidade Corporativa em Rede Conselho Educacional Recepção Seleção Priorização e Proposição Planejamento Execução e oferta Avaliação Gestão do Capital relacional pra recepção de Demandas: 1. Planejamento Estratégico; 2. Gestão por Competências; 3. Parceiros da Rede Interna; 4. Parceiros da Rede Externa; 5. Retroalimentação do próprio macroprocesso Gestão de Pessoas Análise das demandas sob critérios de seleção: 1. Pertinência Temática com o PPP; 2. Alinhamento Estratégico da Organização; 3. Lacunas de Competência; 4. Plano de Ação do Setor/Parceiro. Análise e classificação Plano de ações para priorização de educacionais investimento.: 1. Identificação de 1. Gravidade Tecnologia Infra estrutura Logística PERSONAS; Adm. financeiro Compras 2. Urgência 3. Tendência 4. Abrangência 5. Impacto estratégico 6. Impacto em resultados operacionais; 7. Impacto custo/financeiro; 8. Impacto produção ou homologação. 2. Elaboração do PPP; Projeto da Ação (briefing), Mapa de Conteúdos Programáticos e roteiros; 3. Seleção e contratação de EQUIPE; 4. Reunião Kick Off ; 5. AO, materiais de apoio e avaliações;. 6. Ofícios de solicitações interdepartamentais 7. Capacitação de equipes. Realização e oferta da ação educativa: 1. Realização do curso propriamente dito, seja presencial, à distância ou híbrido; 2. Monitoramento e controle das ações educativas; 3. Gestão de projeto. Avaliação multi nível: 1. Aplicação dos instrumentos de avaliação aos diferentes partícipes; 2. Classificação dos dados pelas 3 dimensões de análise; 3. Tratamentos dos dados para avaliação das 5 etapas. 4. Avaliação da qualidade das ações educativas; 5. Avaliação da Maturidade da UCR.

27 Cadeia de Valor da Universidade Corporativa em Rede Conselho Educacional Recepção Seleção Priorização e Proposição Planejamento Produção e oferta Avaliação Gestão do Capital relacional pra recepção de Demandas: 1. Planejamento Estratégico; 2. Gestão por Competências; 3. Parceiros da Rede Interna; 4. Parceiros da Rede Externa; 5. Retroalimentação do próprio macroprocesso Gestão de Pessoas Análise das demandas sob critérios de seleção: 1. Pertinência Temática com o PPP; 2. Alinhamento Estratégico da Organização; 3. Lacunas de Competência; 4. Plano de Ação do Setor/Parceiro. Análise e classificação para priorização de investimento.: 1. Gravidade Tecnologia Infra estrutura Logística Adm. financeiro Compras 2. Urgência 3. Tendência 4. Abrangência 5. Impacto estratégico 6. Impacto em resultados operacionais; 7. Impacto custo/financeiro; 8. Impacto produção ou homologação. Elaboração do Plano de Desenvolvimento das ações educacionais 1. Identificação de Personas; 2. Elaboração do PPP; Projeto da Ação (briefing), Mapa de Conteúdos Programáticos e roteiros; 3. Seleção e contratação de equipe; 4. Reunião Kick Off ; 5. Objetos de e materiais de apoio;. 6. Ofícios de solicitações interdepartamentais 7. Capacitação de equipes. Produção e oferta da ação educativa: 1. Realização do curso propriamente dito, seja presencial, à distância ou híbrido; 2. Monitoramento e controle das ações educativas; 3. GESTÃO DE PROJETO. Avaliação multi nível: 1. Aplicação dos instrumentos de avaliação aos diferentes partícipes; 2. Classificação dos dados pelas 3 dimensões de análise; 3. Tratamentos dos dados para avaliação das 5 etapas. 4. Avaliação da qualidade das ações educativas; 5. Avaliação da Maturidade da UCR.

28 Cadeia de Valor da Universidade Corporativa em Rede Conselho Educacional Recepção Seleção Priorização e Proposição Planejamento Execução e oferta Avaliação Gestão do Capital relacional pra recepção de Demandas: 1. Planejamento Estratégico; 2. Gestão por Competências; 3. Parceiros da Rede Interna; 4. Parceiros da Rede Externa; 5. Retroalimentação do próprio macroprocesso Gestão de Pessoas Análise das demandas sob critérios de seleção: 1. Pertinência Temática com o PPP; 2. Alinhamento Estratégico da Organização; 3. Lacunas de Competência; 4. Plano de Ação do Setor/Parceiro. Análise e classificação para priorização de investimento.: 1. Gravidade Tecnologia Infra estrutura Logística Adm. financeiro Compras 2. Urgência 3. Tendência 4. Abrangência 5. Impacto estratégico 6. Impacto em resultados operacionais; 7. Impacto custo/financeiro; 8. Impacto produção ou homologação. Elaboração do Plano de Desenvolvimento das ações educacionais 1. Identificação de Personas; 2. Elaboração do PPP; Projeto da Ação (briefing), Mapa de Conteúdos Programáticos e roteiros; 3. Seleção e contratação de equipe; 4. Reunião Kick Off ; 5. Objetos de e materiais de apoio;. 6. Ofícios de solicitações interdepartamentais 7. Capacitação de equipes. Realização e oferta da ação educativa: 1. Realização do curso propriamente dito, seja presencial, à distância ou híbrido; 2. Monitoramento e controle das ações educativas; AVALIAÇÃO MULTI NÍVEL: 1. Aplicação dos instrumentos de avaliação Classificação dos dados pelas 3 dimensões de análise; 2. Tratamentos dos dados para avaliação das 5 etapas. 3. Avaliação da qualidade e impacto das ações educativas; 4. Avaliação da Maturidade da UCR.

29 2 MODELO DE AVALIAÇÃO MULTI NÍVEL CULTURA DE MENSURAÇÃO Qual o nível de alinhamento estratégico? Qual o alinhamento com o estágio desejado para o sistema de educação corporativa? Houve transferência da Aprendizagem para a prática do trabalho? O conhecimento adquirido foi institucionalizado? Qual o impacto da para os resultados organizacionais? Atingiu as expectativas do aluno? Houve intenção de Aprender e há intenção de Transferir? Houve Cognitiva e comportamental? UCR - Freire et al, 2016 Foi elaborado com base no Mapeamento de Competências? Foram Identificadas as Lacunas? Definiu-se Coordenador e Mentor? Criaram-se Trilhas? Elaboraram o Briefing por curso? Descreveram o Conteúdo Programático? O Conteudista foi definido por SABER ou por disponibilidade? Produziram OA inclusivos?

30 IDENTIFICAR MAPEAR DEFINIR APOIAR ORIENTAR ESTABELECER IMPLANTAR 3 GOVERNANÇA DA REDE DE APRENDIZAGEM APOIO DE M.T.F. de GESTÃO DO CONHECIMENTO Departamento de Treinamento Plataforma e-learning Educação Corporativa Universidades Corporativas Stakeholder University Universidade Corporativa em Rede funcionários Funcionários cross network Funcionários Fornecedores Funcionários Fornecedores Clientes Rede FIXA organizacional Rede fluída e DINÂMICA GC Stake holder Conhecimentos Processos de GC Estratégia de TIC e de Gestão Pessoas Comunica -ção Sistema de conhecimento Governança Aprendizagem UCR - Freire et al, 2016

31 Redes de Aprendizagem Rede interna de Aprendizagem Rede externa de Aprendizagem HUB

32 4 ALCANCE DA REDE INTERNA E EXTERNA Aprender a Fazer Stakeholders externos Coordenação Pedagógica Aprender a Aprender Funcionários em geral Demandantes de cursos Aprender a Pedir UCR - Freire et al, 2016

33 DIRETRIZES UCR 5 Respondendo as QUESTÕES básicas! Alcance Qual deve ser o alcance da Rede interno e externo? Quem são os participes da Rede suas expectativas e necessidades de? Reconhecimento Quais lacunas de conhecimentos essenciais devem ser gerenciadas e como? Interconexão Qual o foco crítico dos Programas educacionais operacional, tático ou estratégico? Quais tecnologias devem ser utilizadas para promover a integração, inclusão e interatividade necessária à? Tecnologia da Educação Foco Como escolher as TE para apoiar a criação do conhecimento? Como promover a certificação de cursos livres, certificados e diplomas universitários? Nível Como se posicionar como uma Escola de Excelência? Gestão do Conhecimento

34 COMO SE PREPARAR PARA O ESTÁGIO UCR? Criação, Participação e Gestão de Redes de Aprendizagem

35 CAPACITAÇÃO ORGANIZACIONAL Criar, Participar e Gerenciar Redes de Aprendizagem Ser um GESTOR da Rede interna de Aprendizagem Ser um HUB da Rede externa de Aprendizagem HUB

36 SER UM GESTOR DA REDE INTERNA DE APRENDIZAGEM

37 Planejamento 1Diagnósticos 3Produção e Parcerias 4Modelos 5Capacitação 2

38 DIAGNÓSTICOS MODELOS CAPACITAÇÃO PLANEJAMENTO PRODUÇÃO

39 Cadeia de Valor da Universidade Corporativa em Rede Conselho Educacional Recepção Seleção Priorização e Proposição Planejamento Execução e oferta Avaliação Gestão do Capital relacional pra recepção de Demandas: 1. Planejamento Estratégico; 2. Gestão por Competências; 3. Parceiros da Rede Interna; 4. Parceiros da Rede Externa; 5. Retroalimentação do próprio macroprocesso Gestão de Pessoas Análise das demandas sob critérios de seleção: 1. Pertinência Temática com o Análise e classificação para priorização de investimento.: 1. Gravidade Elaboração do Plano de Desenvolvimento das ações educacionais 1. Identificação de Tecnologia Infra estrutura Logística Adm. financeiro Compras PPP; 2. Urgência Personas; propriamente dito, 2. Alinhamento 3. Tendência 2. Elaboração do PPP; seja presencial, à Estratégico da 4. Abrangência Projeto da Ação distância ou IMPLANTADA!! Organização; 5. Impacto estratégico (briefing), Mapa de híbrido; 3. Lacunas de 6. Impacto em Conteúdos 2. Monitoramento e Competência; resultados Programáticos e controle das ações 4. Plano de Ação do operacionais; roteiros; educativas; Setor/Parceiro. 7. Impacto 3. Seleção e custo/financeiro; contratação de 8. Impacto produção equipe; ou homologação. 4. Reunião Kick Off ; 5. Objetos de e materiais de apoio;. 6. Ofícios de solicitações interdepartamentais 7. Capacitação de equipes. Realização e oferta da ação educativa: 1. Realização do curso Avaliação multi nível: 1. Aplicação dos instrumentos de avaliação Classificação dos dados pelas 3 dimensões de análise; 2. Tratamentos dos dados para avaliação das 5 etapas. 3. Avaliação da qualidade e impacto das ações educativas; 4. Avaliação da Maturidade da UCR.

40 CULTURA DA MENSURAÇÃO Qual o nível de alinhamento estratégico? Qual o alinhamento com o estágio desejado para o sistema de educação corporativa? Houve transferência da Aprendizagem para a prática do trabalho? UCR - Freire et al, 2016 Foi elaborado com base no Mapeamento de Competências? O conhecimento adquirido foi institucionalizado? Foram Identificadas as Lacunas? Definiu-se Coordenador e Mentor? IMPLANTADA!! Qual o impacto da para os resultados organizacionais? Criaram-se Trilhas? Atingiu as expectativas do aluno? Elaboraram o Briefing por curso? Houve intenção de Aprender e há Descreveram o Conteúdo intenção de Transferir? Programático? Houve Cognitiva e comportamental? O Conteudista foi definido por SABER ou por disponibilidade? Produziram OA inclusivos?

41 SER UM HUB DA REDE EXTERNA DE APRENDIZAGEM

42 Alinhamento das Universidades e Escolas Ambiente de Colaboração 1Criação da Rede 3Memória da Rede 2 4

43 1. Criação da Rede interinstitucional de. 1. Diagnóstico da lacuna de competências para a inovação tecnológica pretendida. 2. Mapeamento dos stakeholders próximos ao negócio (capital de negócio) e outros agentes sociais (capital social). 3. Institucionalização da Rede (estabelecer formalmente a rede; definir estrutura e ferramentas de operação; elaborar protocolos com regras de participação; definir instrumentos de medida para verificar o desempenho da rede) 4. Criação de visão compartilhada para a formação de trilhas de interinstitucionais.

44 2Alinhamento dos Programas Educacionais Interinstitucionais. 1. Elaboração do Projeto Político Pedagógico da Rede de Aprendizagem. 2. Definição das diretrizes comuns dos cursos e eventos quanto ao: alcance; interconexão; stakeholders; tecnologia de educação; foco; nível e gestão do conhecimento. 3. Elaboração de Programas compostos por cursos e eventos coproduzidos pela rede. 4. Desenvolvimento do Modelo de Governança da Rede de Aprendizagem.

45 3. Desenvolvimento da Memória da Rede de Aprendizagem. 1. Criação de uma rede de compartilhamento de conhecimentos essenciais. 2. Coprodução do banco de objetos de. 3. Elaboração dos acordos de armazenamento, uso e disseminação dos objetos de do banco de memória da Rede de Aprendizagem. 4. Campanha de desenvolvimento da Memória da Rede de Aprendizagem.

46 4. Criação de ambientes de colaboração e compartilhamento para a Rede de Aprendizagem. 1. Criação de comunidades de prática em ambiente de livre, distribuídas por tema de interesse para a inovação tecnológica. 2. Elaboração do manual para o gerenciamento da comunidade de prática.

47 Conhecimento competência confiança cultura comparti lhamento IMPLANTADA!! comunicação consciência colaboração

48 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Não é uma aventura!

49 UNIVERSIDADE CORPORATIVA EM REDE (UCR) Educação Psicologia - Administração Pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa ENGIN ( Engenharia da Integração e Governança Construtivismo do Conhecimento) Social, do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do a Conhecimento se processa pelas (EGC) relações da Universidade Federal de Santa Catarina. sociais Aprendizagem Organizacional, CAPES 6 - REFERÊNCIA NACIONAL NO TEMA EGC. Gestão de Conhecimento. Embasamento teórico interdisciplinar conhecimento se inicia na mente humana, mas é possível promover momentos para a interpretação, integração e sua institucionalização. Mais de 200 artigos publicados sobre temas associados e, em torno de 10 diretamente Andragogia, relacionados. educação de jovens e adultos vinculados à sua prática de trabalho PROJETO MAPA - ANPRF - ACADEPOL - SOFTPLAN Gestão do Capital humano, social e relacional.

50 PERGUNTAS E convites

51 CONVITES

52 CURSO DE CAPACITAÇÃO 1º CONVITE ESPECIAL 2018

53

54 SUCEG º CONVITE ESPECIAL

55

56 40 PALESTRANTES E INSTRUTORES 5 PAINEIS 1 PALESTRANTE INTERNACIONAL 11 OFICINAS

57 40 PALESTRANTES E INSTRUTORES 5 PAINEIS 1 PALESTRANTE INTERNACIONAL 11 OFICINAS

58 GRUPOS DE PESQUISA projetos científicos e tecnológicos A nova economia do conhecimento exige mudança na governança e na gestão. É preciso adotar novos modelos que desenvolvam processos eficientes, tecnologias inteligentes e pessoas conscientes e comprometidas com a efetividade da ativa e continuada. São Modelos de Gestão Colaborativa e Governança para a Inovação que estão nascendo nos laboratórios de pesquisa IGTI e ENGIN.

59 5.500 professores e técnicos que atuam em atividades cujos resultados são referência no Brasil e Exterior. Seu comprometimento com a excelência e a solidariedade faz com que alcance altos níveis de qualificação. UFSC é a 3ª melhor universidade federal do Brasil, a 12ª melhor instituição da América Latina e subiu 39 posições no ranking internacional, conforme Center for World University Rankings (CWUR). 103 cursos de graduação presenciais e 14 cursos de educação a distância. 32 cursos de especialização. 63 mestrados acadêmicos. 15 mestrados profissionais. 55 cursos de doutorado. 600 grupos de pesquisa certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reunindo professores, técnicos e estudantes.

60 MODELOS DE MENSURAÇÃO ICTI s IES Org.Públicas GOVERNO INCUBADORAS INOVAÇÃO E MELHORIAS CENTROS DE INOVAÇÃO estratégia ESCOLAS DE GOVERNO EMPRESAS IDEAÇÃO Criação e Seleção de Idéias e oportunidades EMPREENDEDORES e LÍDERES UNIVERSIDADES CORPORATIVAS UCR Universidade Corporativa em Rede GESTÃO E GOVERNANÇA DO CONHECIMENTO PROCESSOS PESSOAS TECNOLOGIA GOVERNANÇA INTELIGÊNCIA

61

62

63 Obrigada! Conceito 6

Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil. Apresentação: Juarez Leal

Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil. Apresentação: Juarez Leal Programa de Internacionalização de Empresas Apex-Brasil Apresentação: Juarez Leal A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES

CICLO MCT. Mentoring, Coaching e Training. Coordenador Estratégico de IES CICLO MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Ciclo MCT Mentoring, Coaching e Training Coordenador Estratégico de IES Mentoring Inspira o participante a melhorar seu desempenho

Leia mais

Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015

Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015 Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015 Nosso surgimento na Vale Formalização Institucional da Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação A formalização

Leia mais

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX 1 Tecnologias nas mãos do professor IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES PARA USO DE TECNOLOGIAS McKinsey (2017) Fatores que influenciam

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Título do Projeto: Aprimoramento da sistemática de

Leia mais

IX CONGEP. Painel: Colaboração e Aprendizado em Comunidade de Práticas. Desde 2001 Promovendo a Gestão na Economia do Conhecimento do Brasil

IX CONGEP. Painel: Colaboração e Aprendizado em Comunidade de Práticas. Desde 2001 Promovendo a Gestão na Economia do Conhecimento do Brasil IX CONGEP Painel: Colaboração e Aprendizado em Comunidade de Práticas Desde 2001 Promovendo a Gestão na Economia do Conhecimento do Brasil Comunidade de Práticas de Maturidade em 26/10/17 Brasília, 2017

Leia mais

Comunidade de Prática SBGC O que aprendemos em cinco anos?

Comunidade de Prática SBGC O que aprendemos em cinco anos? IV Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento da Rialide-BR 25 e 26/08/2017 Comunidade de Prática SBGC O que aprendemos em cinco anos? André Saito andre.saito@sbgc.org.br Propósito Promover a

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2012 2013 APRESENTAÇÃO O Planejamento Estratégico tem como objetivo descrever a situação desejada de uma organização e indicar os caminhos para

Leia mais

Soluções Corporativas Eduardo Pitombo

Soluções Corporativas Eduardo Pitombo Soluções Corporativas Eduardo Pitombo Nossa Missão Desenvolver soluções de educação customizadas para empresas públicas e privadas, que contribuam diretamente para a melhoria das competências de seus funcionários

Leia mais

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo.

Para isto, a estrutura formativa proposta se organiza em três blocos: básica, específica e acompanhamento formativo. Para garantir sua implementação e gestão, é fundamental que a Política de Educação Integral conte com um Plano de Formação que contemple todos os envolvidos cada qual em sua especificidade, garantindo

Leia mais

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Marlene Silva YPÊ Curitiba 05/12/12 Quem Somos Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha

Leia mais

A gestão do conhecimento organizacional: o caso Petrobras

A gestão do conhecimento organizacional: o caso Petrobras KM DAY Furnas Rio de Janeiro, 03 de março de 2009. A gestão do conhecimento organizacional: o caso Petrobras Raquel Balceiro Petrobras Gestão do Conhecimento Agenda Petrobras :: Desafios de Negócio Gestão

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Prof. Jamil Moysés Filho, Msc. Código SIGA: TMBAES*06_38 1 OBJETIVO: Ao final do Curso, o aluno será capaz

Leia mais

Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0

Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0 Seminário empresarial UFRGS-APL neo@producao.ufrgs.br Abril de 2017 Oportunidades e demandas tecnológicas da Indústria 4.0 Palavras de boas-vindas Prof. Carla Ten Caten Vice-diretora da Escola de Engenharia

Leia mais

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS

ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS ÍNDICE LISTA DE FIGURAS LISTA DE QUADROS LISTA DE TABELAS LISTA DE GRÁFICOS VIII X XI XII CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO 1 1.1- CONDIÇÕES GERAIS 3 1.2- MOTIVAÇÕES 9 1.3- ESTRUTURA DA TESE 14 1.4- PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

Leia mais

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais,

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais, RESOLU ÇÃO N 0212005 NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL 1)0 SESI - APROVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O PRESIDENTE DO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA Coordenadoria de Economia Mineral Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Premissas do Desenvolvimento Sustentável Economicamente

Leia mais

PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM. Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA UFSM. Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA Projeto de Modernização Administrativa da Reitoria da UFSM UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Contextualização Problemas Estruturas focadas na rotina, hierarquizadas

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA ENSP Uma Escola para Saúde, Ciência e Cidadania Lucia Maria Dupret Vice-Diretora de Ensino Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Federal de Santa Catarina III Seminário de Pesquisa EAD: Experiências e reflexões sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e seus efeitos no ensino superior brasileiro Débora Pereira Laurino

Leia mais

QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA

QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA Reunir setores, atores e cidadãos para criarem juntos. Promover uma cultura de transformação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

A Competência como Produto da Aprendizagem

A Competência como Produto da Aprendizagem CONHECIMENTOS A Competência como Produto da Aprendizagem HABILIDADES ATITUDES 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO P-74 - CASE UNIBB - Universidade Corporativa Banco do Brasil ANA

Leia mais

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Novos papéis da Universidade; Nova compreensão do pilar ensino no projeto de formação

Leia mais

AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECÍFICAÇÃO... 6 4.1. Requisitos... 6 4.2. Premissas... 6 4.3.

Leia mais

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES

TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TEMA GESTÃO DO CONHECIMENTO: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS NAS ORGANIZAÇÕES TRÊS GERAÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO 1ª GERAÇÃO Na primeira metade dos anos 90, o foco era em ferramentas de TI: Bancos de Dados;

Leia mais

Plano de Implantação

Plano de Implantação TÍTULO Plano de Implantação #incubadoras - Programa Brasil Cria9vo - introdução Como estratégia de aplicação do Programa Incubadoras Brasil Cria9vo, a Coordenação Geral de Empreendedorismo e Inovação propõe

Leia mais

PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATECH

PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATECH PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ATECH Melhores Casos de GC do KM Brasil 2018 2ª temporada TIME Marcos Resende Ana Paula Santos André Gonzalez 2 CONHECENDO A ATECH Uma empresa brasileira com uma característica

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

IMPLEMENTAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) IMPLEMENTAÇÃO Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Premissas Fortalecimento do regime de colaboração entre união, estados e municípios; Governança: MEC, Consed e Undime; Consolidação de esforços de diferentes

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RISCOS

GERENCIAMENTO DE RISCOS NOTE: (ANIMATED PAGE) GERENCIAMENTO DE RISCOS A experiência do Cebraspe ABIMAEL DE JESUS BARROS COSTA Professor da Universidade de Brasília (UnB) Doutor em Engenharia de Transportes, área Economia dos

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO À CAPACITAÇÃO DOCENTE. TÍTULO I Do Regulamento

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO À CAPACITAÇÃO DOCENTE. TÍTULO I Do Regulamento A Diretoria Geral no uso de suas atribuições legais TORNA PÚBLICO o Regulamento do Programa de Apoio à Capacitação Docente da Faculdade Ortodoxa, aprovado pelo Órgão Competente, como se segue: REGULAMENTO

Leia mais

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica

Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Como desenvolver competências profissionais para a produtividade na indústria gráfica Refletir sobre o impacto da capacitação no aumento da produtividade. Identificar e discutir alternativas e soluções

Leia mais

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção

Agenda. Componentes genéricos de uma fábrica de. Implantar ou melhorar uma fábrica, é um. Outras novidades que merecem atenção AFINAL O QUE É UMA FÁBRICA DE SOFTWARE Aguinaldo Aragon Fernandes Agenda O conceito da fábrica de software A fábrica de software é um negócio Escopos de fábricas de software Requisitos para uma fábrica

Leia mais

3ª Reunião Ordinária do FORPLAD em 2018

3ª Reunião Ordinária do FORPLAD em 2018 INVESTIGAÇÃO SOBRE A EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO E A OTIMIZAÇÃO DE ARTEFATOS DO SISTEMA DE COMPRAS PÚBLICAS 3ª Reunião Ordinária do FORPLAD em 2018 22, 23 e 24 de agosto de 2018 Rio de Janeiro RJ André

Leia mais

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome.

Aplicável a todas as áreas e macroprocessos, colaboradores, médicos, terceiros e fornecedores do Grupo Fleury ou que atuem em seu nome. 1. OBJETIVO A Política de Sustentabilidade ( Política ) do Grupo Fleury estabelece premissas e governança para a Sustentabilidade, fornecendo diretrizes que impulsionam o valor da sustentabilidade em todos

Leia mais

O desafio da transformação pela excelência em gestão

O desafio da transformação pela excelência em gestão O desafio da transformação pela excelência em gestão Conheça o novo Modelo de Excelência da Gestão - MEG 21ª Edição Gilmar Casagrande Sócio e Diretor da Casattos 23/08/2017 O PGQP, há 25 anos, mobiliza

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARA ESCOLAS

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARA ESCOLAS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARA ESCOLAS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Ana Paula Lima Coaching, Consultoria e Palestras é uma empresa especializada em Gestão de Pessoas, que visa identificar o potencial humano e desenvolvê-lo

Leia mais

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE

Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE PROIAC Estudo sobre Núcleo Docente Estruturante (NDE) Objetivo: propor recomendações para o trabalho efetivo dos NDE Claudia Marcia Borges Barreto claudiamarcia@id.uff.br O que é NDE? Comissão de acompanhamento

Leia mais

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PROGRAMAS ESTRUTURANTES E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA 1. Reflexão participação da comunidade 2. Redefinição dos Programas Estruturantes 3. Reorganização dos 4. Redefinição dos 5. Novo Calendário de Entregas

Leia mais

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do CONIC-FIESP. São Paulo,07de Outubrode 2014

Rodrigo da Rocha Loures Presidente do CONIC-FIESP. São Paulo,07de Outubrode 2014 Estratégias para a Inovação e Empreendedorismo Ecossistemas Regionais de Inovação, por meio do Empreendedorismo de Base Tecnológica e empresas Startups de Classe Mundial Visão de Futuro (2022), Competitividade

Leia mais

Anexo II. Tabela de Pontuação do RSC do IF Baiano

Anexo II. Tabela de Pontuação do RSC do IF Baiano MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Anexo II Tabela de do RSC do IF Baiano RSC I - de 100 pontos Diretriz

Leia mais

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química

Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade. Atuação Responsável Um compromisso da Indústria Química Atuação Responsável Compromisso com a sustentabilidade O Atuação Responsável é uma ética empresarial, compartilhada pelas empresas associadas à Abiquim Missão do Atuação Responsável Promover o aperfeiçoamento

Leia mais

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP

Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos. Fernanda Freaza, Gestora do EGP Apresentação de Case: Escritório de Gerenciamento de Projetos Fernanda Freaza, Gestora do EGP Porto Alegre, RS 14 de Abril de 2016 Agenda 1 2 3 4 5 6 7 8 Por que implantar um EGP? Contexto da implantação

Leia mais

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

Este documento contém informações confidenciais. Qualquer reprodução total ou parcial, compartilhamento ou uso impróprio deste conteúdo sem

Este documento contém informações confidenciais. Qualquer reprodução total ou parcial, compartilhamento ou uso impróprio deste conteúdo sem Este documento contém informações confidenciais. Qualquer reprodução total ou parcial, compartilhamento ou uso impróprio deste conteúdo sem autorização prévia do autor é expressamente proibido. Inovação,

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO

DE PÓS-GRADUAÇÃO 6.2.2. DE PÓS-GRADUAÇÃO As áreas de abrangência da UFOB têm experimentado importante crescimento econômico e populacional nos últimos 30 anos, fato que tem ampliado significativamente a demanda por profissionais

Leia mais

PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas. PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP. Palestrante:

PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas. PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP. Palestrante: PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP Palestrante: 2 Governança Planejamento Monitoramento Indicadores Resultados Valor público Governança

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

People Strategy Consulting

People Strategy Consulting People Strategy Consulting Nosso Propósito Por que a People Strategy? A People Strategy possui longa experiência e especialização em processos de desenvolvimento de pessoas e de negócios. Nosso papel é

Leia mais

Gestão de Projetos, Processos e Riscos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Gestão de Projetos, Processos e Riscos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte Gestão de Projetos, Processos e Riscos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte Prof. André Morais Gurgel Secretário Adjunto de Gestão de Projetos - UFRN Atribuições da Secretaria de Gestão de Projetos

Leia mais

Resumo parcial da Tese de Doutorado. Um modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento para grupos de pesquisa e desenvolvimento.

Resumo parcial da Tese de Doutorado. Um modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento para grupos de pesquisa e desenvolvimento. Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Disciplina: PROJETOS I Aluno: Cleosvaldo G. Vieira Jr cgvjr@inf.ufsc.br Resumo parcial da Tese de Doutorado Um modelo de Sistema de Gestão do Conhecimento

Leia mais

Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência. Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF

Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência. Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF 1 Objetivos Estratégicos Perspectiva: Competência Ampliar a disponibilidade de competências necessárias à atuação do SNF Assegurar a capacitação técnica das Instituições pertencentes ao SNF, aperfeiçoando

Leia mais

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO

RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO RELATÓRIO DOS GRUPOS DE TRABALHO No dia 7 de abril, os participantes do Seminário Internacional Fortificações Brasileiras Patrimônio Mundial, distribuídos em três grupos de trabalho, elaboraram coletivamente

Leia mais

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Criando Conhecimento e Desenvolvendo Competências ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL Plano de Trabalho 2013 PALAVRA DO PRESIDENTE Desde 2007, os municípios de Santa Catarina contam com a Escola de Gestão

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com KLS DIFERENÇAS Existe diferença no ensino a distância realizado nas instituições de ensino para

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

Programa Meta Escola/Inova Escola. Iniciativa Parceiro Executor Realização

Programa Meta Escola/Inova Escola. Iniciativa Parceiro Executor Realização Programa Meta Escola/Inova Escola O Programa Meta Escola/Inova Escola PROGRAMA META ESCOLA PROJETO INOVA ESCOLA Constitui-se por ser um circuito de gestão com orientação dos principais processos e procedimentos

Leia mais

PROJETOS ESTRUTURANTES. COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS EM CONCESSÕES E PPPs.

PROJETOS ESTRUTURANTES. COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS EM CONCESSÕES E PPPs. PROJETOS ESTRUTURANTES COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS EM CONCESSÕES E PPPs. AGENDA 1 2 3 4 5 Missão Contexto Benefícios Escopo Cronograma MISSÃO Desenvolver

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em educação: Currículo PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

Leia mais

Treinamento Presencial:

Treinamento Presencial: Presencial: Gestão da base de fornecedores: Cadastro, Homologação, SRM e Gestão do Risco com Fornecedores Data: 10 de Abril de 2018 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Como gerir eficazmente os

Leia mais

Iniciativas Empresariais

Iniciativas Empresariais Iniciativas Empresariais Desenvolvimento Local & Grandes Empreendimentos Tendências em Serviços Ecossistêmicos e GHG Protocol Empresas pelo Clima Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor 2016 Ciclo

Leia mais

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 16/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

Treinamento Presencial: Strategic Sourcing Aplicado à Construção Civil. Data: 9 de Abril de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Strategic Sourcing Aplicado à Construção Civil. Data: 9 de Abril de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Strategic Sourcing Aplicado à Construção Civil Data: 9 de Abril de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business

Leia mais

Igor Fernando Ferreira Reitor McDonald s University América Latina, desde Junho/2015

Igor Fernando Ferreira Reitor McDonald s University América Latina, desde Junho/2015 Igor Fernando Ferreira Reitor McDonald s University América Latina, desde Junho/2015 Formado em: Comunicação Social Jornalismo Universidade Positivo - 2003 Especialização em Inovação Estratégica HSM 2012

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI. NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO:

GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI. NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO: PRÊMIO DESTAQUE GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA: HORTIFRUTI NOME DO CASE: Educação Corporativa Hortifruti. DESCRIÇÃO DO PROJETO: NECESSIDADE: A Hortifruti sempre fez um investimento muito forte na capacitação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos

Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Apresentação Missão, Visão e Projetos Estratégicos DEFINIÇÃO MISSÃO E VISÃO Missão MISSÃO Atuar como uma unidade de excelência e inovação em ensino, pesquisa e extensão nas áreas

Leia mais

Comitê IoT GS1 São Paulo 05/04/2018

Comitê IoT GS1 São Paulo 05/04/2018 Internet das Coisas: Um Plano de Ação para o Brasil Comitê IoT GS1 São Paulo 05/04/2018 O Plano Nacional de IoT Plano de Ação Próximos passos... 2 Potencial e desafios para o País Verticais: mapear e

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS E PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO À LUZ DA AGENDA 2030

INDICADORES SOCIAIS E PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO À LUZ DA AGENDA 2030 INDICADORES SOCIAIS E PLANEJAMENTO DE LONGO PRAZO À LUZ DA AGENDA 2030 XXIII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE INSTITUTOS DE PLANEJAMENTO, PESQUISA E ESTATÍSTICA Fonte: UN DESA COMO PLANEJAR

Leia mais

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL

CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL CONTRIBUINDO PARA A COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL Uma organização autossustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. Agentes Multiplicadores

Leia mais

Augusto Américo (Cogead) Alex Lima (Cogead) Luiz Antonio Ferreira (Escola Corporativa) Priscila Lucas (Cogepe) Eliane Távora (Cogead) Maria Luisa

Augusto Américo (Cogead) Alex Lima (Cogead) Luiz Antonio Ferreira (Escola Corporativa) Priscila Lucas (Cogepe) Eliane Távora (Cogead) Maria Luisa Coordenação: Equipe: Escola Corporativa Fiocruz Augusto Américo (Cogead) Alex Lima (Cogead) Luiz Antonio Ferreira (Escola Corporativa) Priscila Lucas (Cogepe) Eliane Távora (Cogead) Maria Luisa Bruno (Escola

Leia mais

EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS

EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS O diretor da Faculdade Network, no uso de suas atribuições legais, torna público o edital a abertura das inscrições para as disciplinas optativas a saber: 1 DA APRESENTAÇÃO:

Leia mais

EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD. Roberto Valério

EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD. Roberto Valério EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD Roberto Valério Gestão da Eficiência Modelo de Gestão de Rede Etapas de Análise, Planejamento e Desenvolvimento da Rede de Polos 1 2 3 4 Análise e Identificação de Oportunidades:

Leia mais

Plano Nacional de Internet das Coisas Uma Estratégia para o País

Plano Nacional de Internet das Coisas Uma Estratégia para o País Plano Nacional de Internet das Coisas Uma Estratégia para o País Secretaria de Política de Informática SEPIN ABINEE TEC - 2017 São Paulo 28/07/2017 Internet das Coisas gera valor a partir de dados extraídos

Leia mais

Política de Formação

Política de Formação Política de Formação Sumário A Política de Formação do ATLANTICO estabelece os princípios orientadores para a gestão eficiente de todas as actividades que asseguram a realização e acompanhamento das acções

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa 2016 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de autopeças.

Leia mais

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL Estudo de Caso Sobre o Vitória Apart Hospital Institucional Desde a sua fundação, em 2001, o Vitória Apart Hospital atua com o objetivo de

Leia mais

Objetivos. Público Alvo

Objetivos. Público Alvo Objetivos Desenvolver competências de gestão do fator humano na liderança de projetos. Compreender a natureza estratégica da gestão de mudanças a fim de reduzir antagonismos e ampliar o engajamento para

Leia mais

Na área de GESTÃO, no Jurídico - CONTRATAÇÃO,

Na área de GESTÃO, no Jurídico - CONTRATAÇÃO, A JML possui uma equipe especializada que compreende a demanda de cada cliente e elabora conteúdos focados em casos concretos e temas de maior interesse de cada entidade. Alicerçada pela qualidade e seriedade

Leia mais

O Sistema Profissional e o Sistema Educacional: O que inovar na Educação em Engenharia?

O Sistema Profissional e o Sistema Educacional: O que inovar na Educação em Engenharia? INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: Novas Diretrizes para os Cursos de Engenharia O Sistema Profissional e o Sistema Educacional: O que inovar na Educação em Engenharia? Nival Nunes de Almeida, DSc Engenheiro

Leia mais

Planejamento Estratégico: Perspectivas e Desafios Guaramiranga 2018

Planejamento Estratégico: Perspectivas e Desafios Guaramiranga 2018 VII FÓRUM DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Planejamento Estratégico: Perspectivas e Desafios Guaramiranga 2018 LINHA DO TEMPO DO PLANEJAMENTO NO IFCE Institucionalidade IFCE 9 unidades implantadas Modelo

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais

AUDITORIA INTERNA DO IFAM PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAINT 2017

AUDITORIA INTERNA DO IFAM PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAINT 2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS AUDITORIA INTERNA DO IFAM PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA PAINT 2017 Observância a IN 24/2015CGU, quanto à elaboração e execução do planejamento

Leia mais

GESTÃO GESTRATÉGICA DE SUPRIMENTOS

GESTÃO GESTRATÉGICA DE SUPRIMENTOS GESTÃO GESTRATÉGICA DE SUPRIMENTOS INTRODUÇÃO O setor de suprimentos é, dentre os diversos outros setores da empresa, um dos que tem maior potencial de impacto nos resultados financeiros de uma organização,

Leia mais

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração O Curso O curso de pós-graduação

Leia mais

voltaraomenuprincipal

voltaraomenuprincipal voltaraomenuprincipal Educação a Distância no CEFET Campos Campos dos Goytacazes/RJ 11 A Educação a distância (EaD) inicia-se no segundo semestre de 2004, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Leia mais

CADASTRO DE PALESTRANTES, INSTRUTORES E MENTORES EDITAL 01/2019

CADASTRO DE PALESTRANTES, INSTRUTORES E MENTORES EDITAL 01/2019 CADASTRO DE PALESTRANTES, INSTRUTORES E MENTORES EDITAL 01/2019 O Presidente do PORTO SOCIAL, no uso de suas atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições

Leia mais

SISTEMA OCEPAR SESCOOP/PR PUCPR PROGRAMA DE COMPLIANCE DO COOPERATIVISMO PARANAENSE

SISTEMA OCEPAR SESCOOP/PR PUCPR PROGRAMA DE COMPLIANCE DO COOPERATIVISMO PARANAENSE SISTEMA OCEPAR SESCOOP/PR PUCPR PROGRAMA DE COMPLIANCE DO COOPERATIVISMO PARANAENSE OS MOTIVOS PARA CONSTRUÇÃO DO PROGRAMA Mapeamento de Governança PROPÓSITO O compromisso do Sistema Ocepar é trazer conhecimentos

Leia mais

Conferência Paulista de C&T&I

Conferência Paulista de C&T&I Conferência Paulista de C&T&I FAPESP - 12 e 13/4/2010 C&T&I para o Agronegócio Orlando Melo de Castro Coordenador APTA/SAA O AGRONEGÓCIO DE SÃO PAULO É responsável por um terço do agronegócio brasileiro

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais