TUTORIAL KILL BILL S KATANA SWORD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TUTORIAL KILL BILL S KATANA SWORD"

Transcrição

1 TUTORIAL KILL BILL S KATANA SWORD UFRGS Design Visual Computação Gráfica I Renata Lehr Moroni

2 Neste tutorial, será relatada a modelagem de uma espada samurai, a conhecida katana, utilizando o software Rhinoceros. Mais especificadamente, a katana a ser modelada é baseada na de Beatrix Kiddo, personagem do filme Kill Bill. Para facilitar a modelagem, a dividiremos em etapas, conforme as partes da katana: 1. TSUKA: é a pega da espada. Na modelagem a separamos em três: base, contorno e ponta. 2. SORI: é a lâmina em geral. 3. TSUBA: é a superfície circular que separa a tsuka da sori, protege as mãos. 4. HABASHI/FUCHI/SEPPA: juntas, formam a parte que liga a tsuba às outras duas partes, para dar suporte à lâmina e à tsuka. 5. SAYA: é a capa da espada, servindo tanto para proteção quanto conservação da lâmina. Para cada uma destas partes, deve-se criar uma camada no Rhino. Se dividida em sub-partes, como no caso da tsuka, criamos também subcamadas correspondentes. Além disso, é importante criar outras camadas para auxiliar na organização, como as seguintes: 6. Linhas de apoio: podem incluir curvas iniciais das superfícies e sólidos e linhas de controle para auxiliar na modelagem. 7. Desenhos curvas: nela ficarão as curvas iniciais dos desenhos de detalhes da espada, como o símbolo encravado na lâmina e na saya. Nesse caso, ainda haverá uma última camada: 8. SUPORTE: para melhor posicionar a katana no espaço quando esta já estiver pronta, criaremos também um suporte simples para apoia-la.

3 TSUBA Começaremos a modelagem pela tsuba. Para utilizar como referência, procuramos uma foto que siga o modelo da katana da Beatrix Kiddo. Através do clique direito na vista Front, Background Bitmap > Place, a inserimos na vista FRONT. Considerando que a escala do Rhino foi inicialmente configurada para centímetros, ajustamos a imagem conforme esta escala. Para tanto, o diâmetro da tsuba deve ter em torno de 8cm. Após o posicionamento da foto, a usamos como referência para desenhar livremente as curvas de sua superfície. Para isso escolhemos Curve > Control Point Curve. Após desenhar as curvas da base da tsuba, as transformaremos em uma superfície. Para isso usaremos os comandos Patch e Trim. Digite Patch na linha de comandos, pressione Enter e selecione o círculo exterior, que contorna a tsuba, e dê mais um Enter. Formou-se uma superfície. Há outras formas de fazer isso, mas usaremos o Patch pois este também será utilizado mais adiante. Depois, temos que eliminar os vazados da superfície. Digite Trim na linha de comandos, pressione Enter e selecione as curvas que irão contornar os cortes (os vazados ). Enter. Depois, clique nas partes da superfície circular que serão eliminadas. Agora devemos transformar esta superfície em um sólido. Digite Extrude e quando as opções de extrusão forem listadas, escolha ExtrudeSrf. Selecione então a superfície recém criada. Enter. Em seguida, será pedida a distância da extrusão. Podemos ir pelo olho se nos guiarmos pela vista RIGHT, considerando que a tsuba é bem fina, tendo em torno de 0,5cm.

4 TSUBA Ao final destes passos, ficamos com algo assim: Agora devemos arredondar as beiras desse sólido, para dar um aspecto mais parecido com o da espada original. Digitamos Fillet > Fillet Corners e selecionamos as curvas no limite das quais queremos que haja um arredondamento. No caso, são todas as curvas - com exceção da central (que será utilizada como base para os próximos passos) - pois também queremos este aspecto na superfície circular superior. Após este processo, nossa tsuba estará pronta:

5 SORI A curva central da tsuba é de onde tiraremos a base para todo o resto da espada. Ela que dá forma à tsuka e à lâmina da sori. Neste passo, devemos desenhar uma linha de base que indique a distância e curvatura da lâmina no eixo horizontal. Esta linha será desenhada na vista RIGHT, e partirá do limite superior da curva central da tsuba. Novamente, a distância dessa linha foi deduzida a olho, através de observação fotográfica, mas para uma modelagem mais precisa pode-se fazer uma pesquisa sobre a medida ideal da lâmina. Assim, temos: Em seguida, fazemos a curva central da tsuba percorrer a trajetória da curva da sori, através do comando Sweep > Sweep1. Depois de selecionar as duas curvas e pressionar Enter, temos o corpo da sori. Com a curva rosa, na vista RIGHT, damos Trim na lâmina recém criada, eliminando sua ponta e modelando sua forma para ficar mais parecida com a parte afiada da katana. Percebe-se, porém, um problema no fim dessa superfície, pois ela deve ser fechada. Há um jeito de ajustar isso. Selecione a superfície que forma a lâmina e depois, no menu à esquerda, aperte Control Points On. Aparecerão na superfície pontos de controle que podemos editar. Através deles, afinaremos a ponta da lâmina contrária à tsuba, mas não a fecharemos por completo. Recomenda-se editar os pontos de controle na vista FRONT, apenas com o Ortho ligado, para evitar problemas de diferença e distorção de planos. Finalmente teremos uma superfície como a da imagem à direita, na qual daremos Patch. Dessa vez, escolheremos, no menu que aparece ao clicarmos Enter, a opção Adjust Tangency. Como afinamos a superfície anteriormente, a tangência não será percebida e a ponta dará a impressão de afiada.

6 SORI Ao fim destes passos, nossa sori estará aproximadamente assim: Basicamente, ela está finalizada. Os próximos passos são feitos levando em conta que as demais partes da katana baseiam-se nela, como a saya e a parte geral próxima à tsuba, envolvendo o habaki, fuchi e seppa. Portanto, em consideração com as outras partes, vamos separar a lâmina em três partes. Para isso, devemos, na vista RIGHT, desenhar duas linhas verticais próximas à tsuba, perpendiculares à trajetória da sori. Com elas, usaremos o comando Split, onde elas serão os objetos separadores, e a lâmina o objeto separado. Assim, como mostra a foto à direita, a sori estará separada em três partes. *Ignorar desenhos na lâmina por enquanto.

7 TSUKA Tsuka, como já foi dito, é a pega da katana. Não confunda com a tsuba, que a separa da lâmina e protege as mãos do samurai. A princípio, a base da tsuka é feita da mesma forma com que fizemos o corpo da sori. Porém, é um pouco mais simples: ao invés de desenharmos uma nova curva para dar um Sweep seguindo sua trajetória, simplesmente ordenamos que a curva central da base da tsuba seja novamente extrudada em direção ao lado da pega, até uma distância que, mais uma vez, foi deduzida a olho. A simplicidade é maior pois esta superfície não segue uma curva, mas sim é perpendicular à tsuba. No começo temos: Lembre-se de dar um Patch na curva final dessa superfície recém criada para fechá-la. É recomendado colocar toda esta base da tsuka em uma subcamada separada, para não dar confusão com os próximos passos. Em seguida, daremos um Offset nesta superfície, para fazermos o contorno da tsuka. Digite OffsetSrf na linha de comando, selecione a superfície rosa na imagem acima, enter. Certifique-se de que as flechinhas que surgem neste momento apontem para fora. Se não, aperte em FlipAll na caixa de comando em cima. Então, devemos escolher uma distância, que será 0.2. Enter, e há mais uma nova superfície envolvendo a anterior. Coloque-a em uma nova subcamada da tsuka, chamando-a de contorno.

8 TSUKA Agora devemos fechar a ponta dessa superfície. O jeito é semelhante ao que fizemos anteriormente com a menor: daremos um Patch, selecionando a curva que contorna a ponta. Porém, dessa vez, escolheremos na janela que se abre ao darmos Enter, a opção Adjust Tangency. Ficará assim: É interessante selecionar estas superfícies que se formam nas pontas, sejam com ajuste de tangência ou não, e as perpendiculares à tsuba, e dar um Join, unindo-as para passos futuros. Em seguida, voltando à vista RIGHT, desenhe uma linha na horizontal por onde passem losangos iguais a semelhantes distâncias. Isto pode ser feito com o simples comando da Polyline. Em um primeiro momento eles não precisam estar posicionados na tsuka, pois é mais fácil desenhá-los de forma independente.

9 TSUKA Agora devemos posicionar estes losangos na superfície de contorno da tsuka, mais ou menos na altura do centro. Depois, os extrudaremos de forma que eles ultrapassem a profundidade da superfície de contorno. Assim, os losangos extrudados serão utilizados para darmos um Trim na superfície de contorno. O espaço por eles preenchido será eliminado da superfície, e o que restar deles dentro da superfície de base da tsuka será eliminado também através de Trim (dessa vez losangos extrudados x superfície de base da tsuka). No fim, todas essas ações nos deixam com o seguinte:

10 HABASHI/FUCHI/SEPPA Esta é a principal parte para a qual demos Split nas superfícies anteriores. Porém, antes de descobrir a utilidade disso, começamos voltando à tsuba e sua curva central. Começaremos desenhando um polígono estrela cujo centro aproximadamente coincide com o da curva central da tsuba. Na linha de comando em cima, trocamos o N para 50, tendo assim um polígono com várias pontas. Devemos deformá-lo para que seu contorno concorde o máximo possível com a forma da curva central da tsuba. Para isso, digitamos Scale > Scale 1D, traçamos uma linha percorrendo todo o seu diâmetro no eixo horizontal, enter, e o diminuimos até que fique de uma proporção adequada. Depois disso novamente alinhamos seu centro com o da curva. Lembrando que esta curva poligonal deve estar no mesmo plano que a superfície externa na tsuba, devemos extrudá-la em direção da lâmina da espada em cerca de 0.1. Posteriormente, a fechamos através de Patch.

11 HABASHI/FUCHI/SEPPA Nesta segunda parte mostrada pela imagem é que utilizamos as superfícies em que demos Split anteriormente. Nesta imagem mostra-se a parte do habashi ligada à lâmina, mas o seu processo de construção no lado ligado à tsuka é quase exatamente o mesmo. Esta parte da katana tem origem basicamente no Offset da superfície da lâmina que anteriormente sofreu Split. A superfície gerada por este comando consiste no corpo do habashi. O resto baseia-se em concordar tal superfície com as que a cercam. Como já é usual, dá-se um Patch na curva da ponta da superfície recém criada, com Adjust Tangency. Dá-se um Trim na superfície da ponta que invadiu a lâmina com as curvas da própria lâmina servindo como objeto cortante. Para concordar o corpo do habashi com a superfície poligonal de estrela, devemos primeiro dar Offset de 0.2 na curva central da tsuba e transferi-la até o plano exterior da superfície de estrela. Só depois digitamos na caixa de comando Blend > BlendSrf, selecionando as curvas das bordas de cada superfície que queremos concordar (no caso, central com offset e a da borda do corpo do habashi, mais próxima à tsuba). Para o lado da tsuka, o processo é o mesmo, porém o corpo da nova superfície é menor, e quando a curva da ponta desta sofre Patch, não há ajuste na tangência.

12 SAYA O saya é muito simples. Como é a capa da lâmina, devemos dar Offset em uma das partes da superfície da mesma, que antes dividimos através de Split. Neste caso, a distância do Offset, que, novamente, tem suas flechinhas apontando da superfície para fora, é de 0.1. Além deste, dá-se mais um novo Offset na nova superfície recém criada também com o valor de 0.1 de distância; unindo essas duas superfícies através do Blend > BlendSrf, damos um pequeno volume à capa. Não se deve esquecer de fechar as pontas destas novas superfícies, usando o comando Patch, como de costume. Nelas, o Adjust Tangency é utilizado. Com isso, a base do saya está pronta; a partir de agora são feitos os detalhes que caracterizam a katana especificadamente da Beatrix Kiddo. Até agora, temos: Para fazermos o detalhe da ponta do saya, usamos o mesmo princípio com que construímos o próprio saya: Split, Offset e Patch. Primeiro damos um Split com ajuda de uma linha de apoio indicando onde será o corte no corpo da capa, perto da sua extremidade. Na parte recém dividida da ponta, aplicamos um offset de 0.1 e fechamos a extremidade com um Patch com Adjust Tangency. A curva do outro lado é ligada ao saya em si através de um Blend > BlendSrf com a curva criada no Split logo abaixo. Para adicionar o detalhe vazado, desenha-se a forma na vista RIGHT e depois simplesmente se dá um Trim na nova superfície criada. No fim, teremos o seguinte:

13 SAYA Ainda como detalhe, temos a corda em formato helicoidal que envolve uma pequena parte do saya. Iniciamos a hélice em Curve > Helix e a posicionamos, na vista RIGHT, em cima de uma parte do saya. Escolha, na caixa de comandos, Pitch = 0.5. Em um momento inicial, a helix estará circular, porém não é isto que queremos. Então, devemos achatá-la para fazê-la concordar com a forma do saya. Para isso, utilizamos Scale > Scale 1D, e a achatamos. Depois de já posicionada corretamente, a fechamos, traçando uma curva desde o seu ponto inicial até o final. Fazemos esse segmento de curva concordar com a helicoide através do comando Match por Tangência. O passo final é comandar um Pipe ao longo da helicoide, com raio constante de 0.1. Podemos adicionar mais detalhes nesta parte, mas o essencial é isso.

14 DETALHES O resto da modelagem da katana consiste basicamente em detalhes para caracterizar uma espada específica. Exemplo disso são os símbolos encravados na lâmina e os desenhos sobressaltantes no saya. Todos eles seguem o processo de traçar o desenho na vista RIGHT, posicioná-lo corretamente, extrudá-lo e dar Trim nas partes indesejáveis das superfícies em que se deseja carimbá-los. Na saya, por exemplo, esses detalhes são salientes, extrudando-se para fora da superfície de base: Já na lâmina, os desenhos são encravados, extrudando-se para dentro da superfície de base: O suporte da katana, por consistir em uma geometria e construção simples, não terá seu processo de modelagem explicado, pois este se assemelha a vários passos executados ao longo da construção da katana em geral.

15 RENDER A renderização foi feita com o programa KeyShot.

16 RENDER A renderização foi feita com o programa KeyShot.

17

Layer ASAS como corrente. Com o comando SWEEP 2 RAILS, selecione, na sequencia, as covas da base da assa, as duas curvas mais acima e a reta que as

Layer ASAS como corrente. Com o comando SWEEP 2 RAILS, selecione, na sequencia, as covas da base da assa, as duas curvas mais acima e a reta que as As imagens de base para a modelagem estarão disponíveis no final do tutorial. Elas devem ser alinhadas a origem para modelar o avião. Para começar vamos dividir o trabalho em layers para facilitar a modelagem.

Leia mais

TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO. Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1

TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO. Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1 TUTORIAL DE MODELAGEM NO RHINOCEROS NESPRESSO Micaela Benezra Maia Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2014/1 1. Inicie com uma linha traçada horizontalmente na vista superior. Essa linha servirá

Leia mais

Juliana Dill Mello Martins Tutorial Rhinoceros - Portal Gun

Juliana Dill Mello Martins Tutorial Rhinoceros - Portal Gun Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Design de Produto - Computação Gráfica I 2012/2 Prof. Eduardo Cardoso Juliana Dill Mello Martins Tutorial Rhinoceros - Portal Gun É recomendado

Leia mais

TUTORIAL KANEDA S BIKE Rhinoceros 3D Baseado no longa metragem de animação japonesa AKIRA (1988)

TUTORIAL KANEDA S BIKE Rhinoceros 3D Baseado no longa metragem de animação japonesa AKIRA (1988) TUTORIAL KANEDA S BIKE Rhinoceros 3D Baseado no longa metragem de animação japonesa AKIRA (1988) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DESIGN VISUAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I BRUNO INOKAWA INTRODUÇÃO Antes

Leia mais

Tutorial Secador de Cabelo

Tutorial Secador de Cabelo Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica Computação Gráfica I PLES Aluna Marianne Gaspary Tutorial Secador de Cabelo Este tutorial tem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ computação gráfica I Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 computação gráfica I Prof. marianne siviero dillenburg tutorial rhinoceros porto alegre 2012/01

Leia mais

Tutorial Modelagem 3D Rhinoceros 4.0

Tutorial Modelagem 3D Rhinoceros 4.0 Tutorial Modelagem 3D Rhinoceros 4.0 Andrew Santos da Rosa UFRGS - Design Computação Gráfica I Prof. Eduardo Cardoso 2012/1 Abra um novo arquivo no Rhinoceros. Selecione a ferramenta Polyline e ative

Leia mais

por Paola Löw Pagliarini Modelagem: Rhinoceros 4 Render: Keyshot 5

por Paola Löw Pagliarini Modelagem: Rhinoceros 4 Render: Keyshot 5 Tutorial Eclisse por Paola Löw Pagliarini Modelagem: Rhinoceros 4 Render: Keyshot 5 Computação Gráfica I Prof Sérgio Leandro dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2014/1 Para começar, abra

Leia mais

Débora Suélen Trentin Design de Produto

Débora Suélen Trentin Design de Produto Débora Suélen Trentin Design de Produto Neste tutorial o liquidificador Smeg Anni 50 será modelado em Rhino 5. 1. Abra o arquivo das curvas iniciais. 2. Certifique-se que existem 7 layers com o nome de

Leia mais

Tutorial Rhinoceros Bicicleta

Tutorial Rhinoceros Bicicleta UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DESIGN VISUAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I PROFESSOR EDUARDO CARDOSO 2014/1 Tutorial Rhinoceros Bicicleta ALANA

Leia mais

TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO

TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA CURSO DE DESIGN COMPUTAÇÃO GRÁFICA I ALUNA: SARA RÖPKE TUTORIAL RHINOCEROS: BONECO LEGO 1) Abrir nas vistas Front e Right, como Background,

Leia mais

Tutorial Capacete Alphonse Elric

Tutorial Capacete Alphonse Elric Tutorial Capacete Alphonse Elric - personagem de FullMetal Alchemist - 1. Abra um novo arquivo com o templatecentimeter.3dm; 2. Clique com o botão direito do mouse em cima da aba front e selecione Background

Leia mais

Tutorial Joia Headband

Tutorial Joia Headband Tutorial Joia Headband Trabalho Final para a cadeira de Computação Gráfica I Curso Design de Produtos Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2014/01 Aluna Manoela Moog Sautchuck 1. Abra o arquivo Headband

Leia mais

Design UFRGS Computação Gráfica /02 Discente: Guilherme Z. Robaski. Trabalho Modelagem. Câmera SONY DSC-H5. Tutorial

Design UFRGS Computação Gráfica /02 Discente: Guilherme Z. Robaski. Trabalho Modelagem. Câmera SONY DSC-H5. Tutorial Design UFRGS Computação Gráfica 1 2009/02 Discente: Guilherme Z. Robaski Trabalho Modelagem Câmera SONY DSC-H5 Tutorial O tutorial a seguir foi feito com Rhinoceros versão 4.0. Na pasta de arquivos, há

Leia mais

ALUNO Natália Blauth Vasques. TUTORIAL RHINOCEROS Embalagem Hidratante Alfazol, Granado

ALUNO Natália Blauth Vasques. TUTORIAL RHINOCEROS Embalagem Hidratante Alfazol, Granado UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DE PRODUTO E DESIGN VISUAL ARQ 03071 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 Prof. Sérgio L. dos Santos - Prof. José Luis Aymone ALUNO TUTORIAL

Leia mais

Tutorial Relógio de Engrenagens

Tutorial Relógio de Engrenagens Tutorial Relógio de Engrenagens Tamires Daiane Souza Melo Computação Gráfica I Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instruções: Este tutorial apresenta um detalhamento dos passos realizados na modelagem

Leia mais

Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso

Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso Tutorial de Modelagem Segway Bruno Matos Cardoso A b r a o a r q u i v o arquivoaberto.3dm, que contém todas as curvas inicias para começar a modelar. Desligue todas as layers, clicando na lâmpada, e deixe

Leia mais

Tutorial. Fusca. UFRGS - CG1- Camila Civardi

Tutorial. Fusca. UFRGS - CG1- Camila Civardi Tutorial Fusca UFRGS - CG1- Camila Civardi Fusca Você receberá um arquivo com as linhas necessárias para começar seu Fusca. Este tutorial fornecerá os passos para que você construa a estrutura principal,

Leia mais

TUTORIAL DALEK DOCTOR WHO

TUTORIAL DALEK DOCTOR WHO Nathália Cassola Pereira 00228428 Computação Gráfica I 2014/1 TUTORIAL DALEK DOCTOR WHO 1. Construa uma linha correspondente à altura desejada do modelo na vista front. 2. Na vista Front, utilize o comando

Leia mais

TUTORIAL MOUSE GENIUS

TUTORIAL MOUSE GENIUS Universidade Federal do Rio Grande do Sul TUTORIAL MOUSE GENIUS Aluna NAIARA BRAGHIROLLI COMPUTAÇÃO GRÁFICA I (ARQ03071) Turma A Professor SERGIO LEANDRO DOS SANTOS Inicialmente vamos inserir as imagens

Leia mais

Tutorial para modelagem da Cafeteria Ratio Coffee a partir das curvas presente no arquivo CafRatio ;

Tutorial para modelagem da Cafeteria Ratio Coffee a partir das curvas presente no arquivo CafRatio ; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN DESIGN DE PRODUTO COMPUTAÇÃO GRÁFICA I Professor Sérgio Leandro dos Santos Aluna Aline Reis Kauffmann Instruções Tutorial para

Leia mais

Tutorial Ferro de passar roupas

Tutorial Ferro de passar roupas Computação Gráfica I - 2012/2 Tutorial Ferro de passar roupas Rayssa Felipe Neckel Tutorial Ferro de passar roupas Antes de começar a modelar, deve-se utilizar as fotos das vistas do ferro de passar como

Leia mais

Abra o arquivo MaquinaCostura.3dm como base para o tutorial. 1. Com o layer Base - linhas ligado, selecione o retângulo e aplique _ExtrudeCrv (-0.73).

Abra o arquivo MaquinaCostura.3dm como base para o tutorial. 1. Com o layer Base - linhas ligado, selecione o retângulo e aplique _ExtrudeCrv (-0.73). Abra o arquivo MaquinaCostura.3dm como base para o tutorial. 1. Com o layer Base - linhas ligado, selecione o retângulo e aplique _ExtrudeCrv (-0.73). 2. Aplique _FilletEdge (1.8) nas arestas laterais.

Leia mais

Tutorial Rhinoceros Machado. Esse tutorial auxilia na modelagem de um machado de guerra

Tutorial Rhinoceros Machado. Esse tutorial auxilia na modelagem de um machado de guerra Tutorial Rhinoceros Machado Esse tutorial auxilia na modelagem de um machado de guerra Cabeça do Machado: 1. Insira a imagem com o modelo como background na vista RIGHT. 2. Com a ferramenta POLYLINE e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I - ARQ03071 MANUAL PARA CONTRUÇÃO DOS CAPACETES DO DAFT PUNK NO RHINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I - ARQ03071 MANUAL PARA CONTRUÇÃO DOS CAPACETES DO DAFT PUNK NO RHINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I - ARQ03071 ALUNA: Ana Luisa Cardoso Fonseca 2014/2 Professor: Eduardo Cardoso MANUAL PARA CONTRUÇÃO DOS CAPACETES DO DAFT PUNK NO RHINO DAFT

Leia mais

Tutorial - Cogsworth. Nicolle Mussói Perico UFRGS. Computação Gráfica I. Professor Sergio dos Santos

Tutorial - Cogsworth. Nicolle Mussói Perico UFRGS. Computação Gráfica I. Professor Sergio dos Santos Tutorial - Cogsworth Nicolle Mussói Perico UFRGS Computação Gráfica I Professor Sergio dos Santos Introdução: tutorial de elaboração do personagem Cogsworth, feito no software Rhinoceros 5. No Rhinoceros,

Leia mais

1965 Volkswagen Kombi

1965 Volkswagen Kombi 1965 Volkswagen Kombi Tutorial modelagem Rhinoceros 4.0 UFRGS Computação Grafica I - 2014/2 Professor Sérgio Leandro dos Santos Aluno Rafael Viegas Gomes Tutorial Rhinoceros 4.0 Modelagem de Volkswagen

Leia mais

Marilia Glauche 2014/01

Marilia Glauche 2014/01 Marilia Glauche 2014/01 Cada parte do toca-discos está dividida em Layers. Camadas que vão ajudar na construção do modelo 3D. Primeiramente, vamos deixar ligado apenas o layer Corpo. End Point Com o comando

Leia mais

Selecione a curva e faça uma extrusão (bothsides = no) Corte a metade inferior da esfera com a nova superfície extrudada Delete a superfície usada

Selecione a curva e faça uma extrusão (bothsides = no) Corte a metade inferior da esfera com a nova superfície extrudada Delete a superfície usada 1.Corpo oapenas as layers corpo e eixos ligadas omantenha sempre a sublayer sólido da layer que estiver sendo usada oselecione a parte mostrada na figura e faça uma revolução usando o eixo azul central.

Leia mais

Formula 1 Race Car (2014)

Formula 1 Race Car (2014) Formula 1 Race Car (2014) TUTORIAL Ricardo Henrique Viana dos Santos Computação Gráfica I Design de Produto UFRGS - 11/12/14 INÍCIO A fim de se modelar o carro de formula 1, é preciso primeiro adquirir

Leia mais

Tutorial R2D2. Deixe somente os seguintes layers ligados: Cabeça. Corpo/Corte. Base. Após selecionar os layers, use o comando _Cylinder

Tutorial R2D2. Deixe somente os seguintes layers ligados: Cabeça. Corpo/Corte. Base. Após selecionar os layers, use o comando _Cylinder Tutorial R2D2 Deixe somente os seguintes layers ligados: Cabeça Corpo/Corte Base Após selecionar os layers, use o comando _Cylinder Selecione o centro do circulo superior usando o proprio raio do mesmo

Leia mais

Tutorial de GRAMOFONE. Marla Andressa Neumann Pritsch. Computação Gráfica!. UFRGS 2014/2

Tutorial de GRAMOFONE. Marla Andressa Neumann Pritsch. Computação Gráfica!. UFRGS 2014/2 Tutorial de GRAMOFONE Marla Andressa Neumann Pritsch Computação Gráfica!. UFRGS 2014/2 Abra o arquivo Gramofone (CURVAS) Para facilitar o trabalho, foram criadas diferentes Layers. Quando estiver executando

Leia mais

TUTORIAL KYLE 3D! Abrir o arquivo personagem_kyle_linhas

TUTORIAL KYLE 3D! Abrir o arquivo personagem_kyle_linhas TUTORIAL KYLE 3D! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN 2014/1 PROFESSOR EDUARDO CARDOSO TRABALHO FINAL ALUNA MARTA ELISA ZIMMERMANN TUTORIAL

Leia mais

BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER. TUTORIAL RHINOCEROS Celular Nokia 2760

BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER. TUTORIAL RHINOCEROS Celular Nokia 2760 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ARQUITETURA DESIGN VISUAL ARQ 03071 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 Prof. Sérgio L. dos Santos - Prof. José Luis Aymone BRUNA SIQUEIRA DANNENHAUER TUTORIAL

Leia mais

Tutorial Relógio Rhinoceros

Tutorial Relógio Rhinoceros Tutorial Relógio Rhinoceros Bruna Message Migliavacca 172777 CG I - PLES UFRGS FEV/2011 Abrir o programa Rhinoceros com a configuração Small Objects - Centimeters Começaremos o desenho pelo círculo central

Leia mais

A proteção do dedo opositor deve ser feita com duas linhas curvas, que com um Loft ou Sweep virem uma curva mais grossa.

A proteção do dedo opositor deve ser feita com duas linhas curvas, que com um Loft ou Sweep virem uma curva mais grossa. MÃO Inicie criando uma esfera de qualquer tamanho com base na vista top. Use o comando Rebuild e modifique os novos pontos de controle para mudar a forma da esfera. Ela será as intersecções dos dedos,

Leia mais

Lanterna a Óleo. Tutorial

Lanterna a Óleo. Tutorial Faculdade de Arquitetura Curso de Design Departamento de Design e Expressão Gráfica Computação Gráfica I Professor Sergio dos Santos Discente Camila Grillo de Bermúdez Trabalho final Tutorial no Rhinoceros

Leia mais

Tutorial da modelagem do Produto de Projeto I Sapateira

Tutorial da modelagem do Produto de Projeto I Sapateira Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Curso de Design Computação Gráfica I Professores Marcus Lamb e Sérgio dos Santos Matheus Kuhn Tutorial da modelagem do Produto de Projeto

Leia mais

FOGÃO Letícia da Silva Carvalho

FOGÃO Letícia da Silva Carvalho Tutorial FOGÃO Letícia da Silva Carvalho Computação Gráfica I - 2016/1 Professor Gustavo Demarchi Abra o arquivo CURVAS INICIAIS Como trocar de LAYER? Clique com o botão esquerdo para abrir a aba EDIT

Leia mais

Tópicos deste tutorial de modelagem:

Tópicos deste tutorial de modelagem: 1 Este é um tutorial de modelagem para o personagem Dipper Pines, do show da Disney Gravity Falls, no software Rhinoceros 4.0. É importante relevar que esse tutorial é um mero guia, pois, como sendo um

Leia mais

Tutorial Vintage Film Movie Camera

Tutorial Vintage Film Movie Camera Tutorial Vintage Film Movie Camera Para facilitar o trabalho, as curvas iniciais estão agrupadas em layer e sublayers de cada parte da câmera e é assim que vamos modelar a câmera (não se assuste, são várias).

Leia mais

1 0 Começando a superfície

1 0 Começando a superfície Tutorial Anel 1 1 0 Começando a superfície 1. Abra o arquivo Tutorial Anel no Rhinoceros. No layer Prata, selecione a circunferência da imagem e vá até o comando Surface Sweep 1 Rail. A selecione a outra

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ Computação Gráfica 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ Computação Gráfica 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Arquitetura Departamento de Design e Expressão Gráfica ARQ 03071 - Computação Gráfica 1 Aluna: Patrícia Ugalde Professor: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

Capacete Darth vader

Capacete Darth vader Capacete Darth vader Design de Produto Computação Gráfica I 2013/2 Cristina Marcolla Carnelos Cartão 21726 Esse tutorial vai ser divido em partes para facilitar o entendimento, já que a peça é complexa

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Nos tutoriais

Leia mais

Trabalho Final Tutorial para modelagem Controle de Playstation 3 no Rhino

Trabalho Final Tutorial para modelagem Controle de Playstation 3 no Rhino Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica Curso de Design Visual Disciplina de Computação Gráfica I Aluno Leonel Zarpelon Trabalho Final Tutorial para modelagem

Leia mais

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI

UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE DESIGN E EXPRESSÃO GRÁFICA COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1 JÉFERSON DOUGLAS DE FAVERI TUTORIAL RHINOCEROS joystick Playstation 2 Semstre 1-2011 Desenhando

Leia mais

DESIGN VISUAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I GABRIEL THIER TUTORIAL EM RHINOCEROS: DRAGONITE

DESIGN VISUAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I GABRIEL THIER TUTORIAL EM RHINOCEROS: DRAGONITE DESIGN VISUAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I GABRIEL THIER TUTORIAL EM RHINOCEROS: DRAGONITE Neste tutorial, irei demonstrar o método que utilizei para modelar e renderizar esse modelo. O processo mais simples que

Leia mais

APOSTILA 3D (notas de aula)

APOSTILA 3D (notas de aula) PROJETO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA APOSTILA 3D (notas de aula) Prof a. Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco Porto Abril 2010 1 Professores Prof a Renata Maria A. Baracho Porto Prof. Marcelo Franco

Leia mais

Trabalho Final: Blanc 1

Trabalho Final: Blanc 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Arquitetura Computação Grafica 1 2016/1 Aluno: Matheus L.S.Garay Professor: Gustavo Demarchi Trabalho Final: Blanc 1 Inicio Chassi 1. Desligue os

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I 2014/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I 2014/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMPUTAÇÃO GRÁFICA I 2014/1 GABRIELLE TOSI Instruções É recomendado ocultar os layer que não estão sendo trabalhados para melhorar a visualização do que está sendo

Leia mais

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice

Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 - Tutorial 10 Modelando uma hélice Adaptado de: Denis Lopes Souza & Carlos Alberto Fortulan 2005 Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

RHINOCEROS 4.0 RHINOCEROS 4.0

RHINOCEROS 4.0 RHINOCEROS 4.0 RHINOCEROS 4.0 RHINOCEROS 4.0 CURVAS Desenho de Curvas (Control Points e Interpolate Points) Ferramentas de Precisão Edição de Pontos e por Controle de Pontos Rebuild controle do nº de pontos da curva

Leia mais

TUTORIAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA - LIXEIRA

TUTORIAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA - LIXEIRA TUTORIAL COMPUTAÇÃO GRÁFICA - LIXEIRA 01 Selecione a curva A, na camada LINHAS CORPO. 02 Faça uma cópia da curva A 20cm a cima na viewport da direita. 03 Usando a curva A, use o comando Extrude Curve e

Leia mais

Personagens no Maya. maya

Personagens no Maya. maya maya por Dean Yvatchkovitch Personagens no Maya Atendendo a muitos pedidos estou passando um tutorial de como criar um personagem no Maya. Este mês estamos começando um tutorial bem detalhado, composto

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM PISTÃO Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Fazendo este tutorial

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice

Solid Edge ST6. Tutorial 13. Modelando uma Hélice Solid Edge ST6 Tutorial 13 Modelando uma Hélice Neste tutorial serão introduzidos os conceitos de modelação, onde você verá a aplicação prática de features 3D através do comando Lofted Protrusion e a divisão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Tutorial para Modelagem Doomhammer Marcello de Freitas Perez Computação Gráfica I Design de Produto 2012/1 (Objeto retirado do personagem Thrall do jogo Warcraft

Leia mais

Maya. Personagens no Maya Parte III. por Dean Ivatchkovitch

Maya. Personagens no Maya Parte III. por Dean Ivatchkovitch Maya por Dean Ivatchkovitch Personagens no Maya Parte III Vamos dar continuidade à criação do nosso personagem. Nesta edição, vamos criar as mãos e pés do personagem, juntar as partes do corpo e prepará-lo

Leia mais

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER

XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER XVII SEMANA DO SABER FAZER SABER - 2006 MINICURSO: Utilizando software de modelagem Tridimensional: Wings 3D e Blender 3D. Introdução Este tutorial mostra como fazer uma animação simples e como editar

Leia mais

C O M P U T A Ç Ã O G R Á F I C A I 2016/1 L u í s a B a r t z s c h L u d w i g. TUTORIAL WIRT Over The Garden Wall

C O M P U T A Ç Ã O G R Á F I C A I 2016/1 L u í s a B a r t z s c h L u d w i g. TUTORIAL WIRT Over The Garden Wall C O M P U T A Ç Ã O G R Á F I C A I 2016/1 L u í s a B a r t z s c h L u d w i g TUTORIAL WIRT Over The Garden Wall PÉS E PERNAS Abrir o grupo de camadas PÉS, selecionar para camada atual PÉS, ligar a

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

ProE/ Creo Criação e montagem do mecanismo Limpador de para-brisas 1 palheta

ProE/ Creo Criação e montagem do mecanismo Limpador de para-brisas 1 palheta ProE/ Creo Criação e montagem do mecanismo Limpador de para-brisas 1 palheta 1 1 Criação da base (Crie no diretório de trabalho uma pasta Montagem_1 para salvar as peças) 1.1 Desenhando a seção no ambiente

Leia mais

Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe

Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe Desenho Mecânico Digital Departamento de Engenharia Agrícola Universidade Federal de Sergipe Autores: Professor Jonathan Gazzola Professor Carlos Caetano de Almeida Professor Diego Andrade da Silva Apostila

Leia mais

Figura Uso de coordenadas polares

Figura Uso de coordenadas polares INTRODUÇÃO AO AUTOCAD O CAD trabalha com dois sistemas de coordenadas. O sistema de coordenadas cartesianas (Figura) e o sistema de coordenadas polares (Figura). No sistema de coordenadas cartesianas,

Leia mais

Índice Analítico. José Antelo Cancela Pág. 2

Índice Analítico. José Antelo Cancela   Pág. 2 José Antelo Cancela Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 O QUE É O SOLIDWORKS... 4 1.2 AMBIENTES DO SOLIDWORKS... 4 1.3 PLANOS DE DESENHO... 4 1.4 CRIAR ATALHOS NO TECLADO... 5 1.5 CRIAR ATALHOS NA

Leia mais

Prof: Heni Mirna Cruz Santos

Prof: Heni Mirna Cruz Santos Prof: Heni Mirna Cruz Santos Email: henimirna@hotmail.com Com esta Ribbon é possível desenhar linhas retas, curvas, formas geométricas, hachuras, tabelas, entre outros. O comando LINE gera um segmento

Leia mais

Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor

Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 08 - Tutorial 06 Modelando o Bloco do Motor Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Gustavo de José Godoy 2005 Departamento de Engenharia

Leia mais

Publicidade em CorelDraw X3

Publicidade em CorelDraw X3 Publicidade em CorelDraw X3 Vamos abrir essa imagem em CorelDraw. Para isso basta ir no menu arquivo, importar e abrir a imagem escolhida. Vamos deixar nossa folha num formato mais adequado para uma publicidade.

Leia mais

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela

Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM 0565) Notas de Aulas v.2016 Aula 05 - Tutorial 03 Modelando o Corpo da Biela Adaptado de: Allan Garcia Santos 2004 Departamento de Engenharia Mecânica Escola de Engenharia

Leia mais

Tutorial de desenvolvimento: Mario

Tutorial de desenvolvimento: Mario Tutorial de desenvolvimento: Mario Universidade Federal do Rio Grande do Sul Departamento de Design e Expressão Gráfica Cursos de Design Design Visual Computação Gráfica I Docente: Sérgio Leandro dos Santos

Leia mais

Desenho Técnico II. INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Câmpus Joinville Profº Emerson Oliveira

Desenho Técnico II. INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Câmpus Joinville Profº Emerson Oliveira Desenho Técnico II 1 SolidWorks Importância do sistema Cad na industria. 2 Aresta e vértices Face Vértice Aresta 3 Iniciando Solidworks Para iniciar o sistema, basta clicar duas vezes no ícone SOLIDWORKS

Leia mais

2 ELEMENTOS DE FIXAÇÃO - PARAFUSOS

2 ELEMENTOS DE FIXAÇÃO - PARAFUSOS 2 ELEMENTOS DE FIXAÇÃO - PARAFUSOS Nesta aula trabalharemos com elementos de fixação do tipo parafuso no desenho técnico. Inicialmente, apresentaremos conceitos básicos referentes a este elemento de fixação.

Leia mais

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II SolidWorks Tutorial 1 EIXO Disciplina: Desenho Técnico II Prof.: Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8 Para ser usado com SolidWorks Educacional Release 2008-2009. Eixo Este primeiro exercício

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício

Sumário Objetivos da Lição Estudo de caso Exercício Exercício Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 03... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 1.1. Exercício 1... 21 1.2. Exercício 2... 29 2 1. Objetivos da Lição 03 Nesta lição serão abordadas novas técnicas de modelagem

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

tutorial Cupcake Caroussel Universidade Federal do Rio Grande do Sul Computação gráfica L - Sérgio Leandro dos Santos Jemvoni Wu Yei Pei 2014/1

tutorial Cupcake Caroussel Universidade Federal do Rio Grande do Sul Computação gráfica L - Sérgio Leandro dos Santos Jemvoni Wu Yei Pei 2014/1 tutorial Cupcake Universidade Federal do Rio Grande do Sul Computação gráfica L - Sérgio Leandro dos Santos Jemvoni Wu Yei Pei 2014/1 1. Abra o arquivo caroussel.3dm 2. Selecione Surface > Revolve escolha

Leia mais

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA

TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA TUTORIAL 15 SHEET METAL MODELANDO UMA TRAVA O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Sheet Metal, com o qual será possível criar peças que tenham flanges dobrados.

Leia mais

TUTORIAL COMO MODELAR UM VEÍCULO EM SOLID EDGE COM SUPERFÍCIES USANDO IMAGENS OU DESENHOS

TUTORIAL COMO MODELAR UM VEÍCULO EM SOLID EDGE COM SUPERFÍCIES USANDO IMAGENS OU DESENHOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DESENHO E MODELAÇÃO GEOMÉTRICA TUTORIAL COMO MODELAR UM VEÍCULO EM SOLID EDGE COM SUPERFÍCIES USANDO IMAGENS OU DESENHOS V1 Março 2016 O futuro terá carros autónomos

Leia mais

CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS

CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS Módulo 05 Projeto de Móveis CURSO COMPLETO DE PROJETO DE MÓVEIS MÓDULO 05 Aula 07 Assuntos a serem abordados: 06. Detalhando um Móvel Atenção: O material está disponível

Leia mais

DESENHO BÁSICO AULA 03. Prática de traçado e desenho geométrico 14/08/2008

DESENHO BÁSICO AULA 03. Prática de traçado e desenho geométrico 14/08/2008 DESENHO BÁSICO AULA 03 Prática de traçado e desenho geométrico 14/08/2008 Polígonos inscritos e circunscritos polígono inscrito polígono circunscrito Divisão da Circunferência em n partes iguais n=2 n=4

Leia mais

1)Create the 80x100mm rectangle centered at origin / Criar o retângulo 80x100mm centrado na origem.

1)Create the 80x100mm rectangle centered at origin / Criar o retângulo 80x100mm centrado na origem. 1 (SolidEdge) Make a computer folder with your name and number, where you save your work in this exercise. Crie uma pasta com o seu nome e número no computador, onde deverá guardar todos os ficheiros que

Leia mais

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3...

Sumário Objetivos da Lição Estudo de Caso Exercício Exercício Exercício 3... Sumário Sumário... 2 1. Objetivos da Lição 02... 3 1.1. Estudo de Caso 1... 4 2. Exercício 1... 11 2.1. Exercício 2... 19 1.3. Exercício 3... 23 2 1. Objetivos da Lição 02 Nesta lição serão exercitadas

Leia mais

INTRODUÇÃO A MANIPULAÇÃO DO PROGRAMA FEMM PROBLEMA PLANAR TUTORIAL HELDER HENRI SILVA E CALDAS LUCIANO CARVALHO GUEDES

INTRODUÇÃO A MANIPULAÇÃO DO PROGRAMA FEMM PROBLEMA PLANAR TUTORIAL HELDER HENRI SILVA E CALDAS LUCIANO CARVALHO GUEDES INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA EM ELETRO-ELETRÔNICA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA INDUTRIAL ELÉTRICA ENG413 DISPOSITIVOS ELETROMAGNÉTICOS INTRODUÇÃO A MANIPULAÇÃO DO PROGRAMA FEMM PROBLEMA

Leia mais

Henrique Barros 2016, MasterTuts

Henrique Barros 2016, MasterTuts Henrique Barros 2016, MasterTuts 1. Mover sem ponto base Na hora de mover os seus objetos sempre procurar um ponto de referência no próprio objeto. Nunca Mova o objeto pela caixa imaginaria (Grupo e Componente),

Leia mais

1 Modelamento Avançado

1 Modelamento Avançado 1 Modelamento Avançado O sistemas CAE/CAD/CAM modernos são concebidos modularmente a fim de facilitar o arranjo e gerenciamento de aplicativos usados para criação de formas geométricas. Esta estratégia

Leia mais

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP 1. Introdução A tarefa em si, de converter um arquivo.dwg para.shp, é simples utilizando o software AutoCadMap. O grande

Leia mais

EXCEL Atividade Prática

EXCEL Atividade Prática EXCEL Atividade Prática Construa a Planilha exatamente conforme a figura abaixo (o gráfico será feito posteriormente). Siga as instruções contidas nas observações abaixo e utilize os Comandos básicos apresentados

Leia mais

SketchUp: Tutorial I INTERFACE. Criado em: 16 de Julho de 2017, por Pedro Rodrigues

SketchUp: Tutorial I INTERFACE. Criado em: 16 de Julho de 2017, por Pedro Rodrigues SketchUp: Tutorial I INTERFACE Criado em: 16 de Julho de 2017, por Pedro Rodrigues Atualizado em: ----- 1 - Abrir o programa: Clicar no ícone do programa no Menu Iniciar Escolher um Template Começar a

Leia mais

AUTOCAD: COMANDOS 2D

AUTOCAD: COMANDOS 2D UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL FLORIANÓPOLIS AUTOCAD: COMANDOS 2D DISCIPLINA: CAD PARA ENG. SANITÁRIA AMBIENTAL PROFA. ARQ. PATRÍCIA BIASI CAVALCANTI

Leia mais

Desenho assistido por computador I CAD I

Desenho assistido por computador I CAD I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador I CAD I Aula 3 Modelagem Tridimensional

Leia mais

AGRIMENSURA I FERRAMENTAS DE DESENHO NO DATAGEOSIS

AGRIMENSURA I FERRAMENTAS DE DESENHO NO DATAGEOSIS AGRIMENSURA I FERRAMENTAS DE DESENHO NO DATAGEOSIS Prof. Flavio Boscatto 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Este material didático tem como objetivo apresentar os itens básicos de desenho do programa Datageosis,

Leia mais

Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica

Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica Técnica de preparação e modelagem voltado para maquete eletrônica Leandro Oliveira Para criar uma maquete eletrônica, é sempre bom atentar para uma coisa muito importante: organização. Para modelar a maquete

Leia mais

Exercícios de Corel Draw

Exercícios de Corel Draw Centro Profissional de Educação a Distância Exercícios de Corel Draw Utilizando Mistura para criar um Pião Este tutorial utiliza conceitos básicos do CorelDraw, como formas regulares, clonagem, ordenação

Leia mais

MP3 Player do tipo ipod em 3D

MP3 Player do tipo ipod em 3D Página 1 de 9 MP3 Player do tipo ipod em 3D Meu objetivo é mostrar o uso básico de algumas ferramentas do Fireworks e demonstrar que é possível criar um desenho no fireworks bem interessante de modo bem

Leia mais

ARMA. SWORDFISH II [cowboy bebop spaceship] CG1 Juliano Oliveira

ARMA. SWORDFISH II [cowboy bebop spaceship] CG1 Juliano Oliveira ARMA 1. Use revolve nas retas A e B em torno do eixo e (start angle revolution angle ) 2. Construa uma esfera (sphere) a partir da circunferência C 3. Use extrude curve na circunferência D para

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 7 MODELANDO UM VIRABREQUIM

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 7 MODELANDO UM VIRABREQUIM SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 7 MODELANDO UM VIRABREQUIM Seguindo este tutorial você criará a seguinte peça: 1. Abra o ambiente Solid Edge Part. 2. Altere o ambiente para o modo "ORDERED" com o botão direito

Leia mais

Lançando no Modelador

Lançando no Modelador Lançando no Modelador Acessando os Elementos Inclinados no Modelador Como o lançamento das vigas, pilares e lajes já foram efetuados, precisamos completar o Modelo Estrutural fazendo o lançamento dos elementos

Leia mais

1 Iniciar o ProE e selecionar o diretório de trabalho com (Set Working Directory).

1 Iniciar o ProE e selecionar o diretório de trabalho com (Set Working Directory). RODA_passo_a_passo (Versão completa não revisada: Colaborações ou duvidas...crespo@pucrs.br) Fornece as informações passo a passo para construir a Roda.prt. As dimensões da Roda são fornecidas nos desenhos

Leia mais

Desenho Técnico II Mecânica

Desenho Técnico II Mecânica Desenho Técnico II Mecânica Clicar em opções Clicar em locais de arquivo Clicar em adicionar Selecionar a pasta Configurações no pendrive ou no computador Clicar em OK Clicar em OK Clicar em sim. Como

Leia mais