HISTÓRICO DA GINÁSTICA. De 1800 até os dias atuais...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTÓRICO DA GINÁSTICA. De 1800 até os dias atuais..."

Transcrição

1 HISTÓRICO DA GINÁSTICA De 1800 até os dias atuais...

2 A HISTÓRIA DA GINÁSTICA Origem da ginástica atual Divide em três períodos o desenvolvimento da Ginástica: de 1800 a 1900, as "Escolas"; de 1900 a 1939, os grandes "Movimentos" e de 1939 em diante o período das "influências recíprocas e universalização dos conceitos ginásticos" Obs.: (sendo o livro publicado em 1970 devemos considerar a expressão "em diante" como uma referência até aquele ano)

3 O SÉCULO XIX A Abordagem Científica, amplamente difundida no século XIX, sustentada, sobretudo pelas ciências físicas e biológicas, fez com que a ginástica fosse perdendo, pouco a pouco, suas características artísticas, lúdicas e de globalidade, permanecendo cada vez mais restrita às explicações dadas pela ciência e pela técnica (AYOUB, 2004, p.32).

4 AS ESCOLAS 1800 A 1900 Existiram quatro escolas de origem européia que no século XVIII desenvolveram e disseminaram seus métodos. Cada escola tem suas particularidades e características, mas em relação aos objetivos, os métodos apresentavam finalidades semelhantes segundo Soares (1998):

5 OBJETIVOS DAS ESCOLAS Regenerar a raça motivos de saúde pública, vide o grande número de doenças e mortes Promover a saúde - sem alterar as condições de vida dos cidadãos Desenvolver a coragem, força, disposição e energia de viver intenção de formar homens dispostos para servir a pátria Desenvolver a moral intervenção nas tradições e costumes do povo

6 ESCOLAS características ALEMÃ - Jogos e exercícios: correr, saltar, arremessar e lutar - Exercícios ginásticos/ movimentos rítmicos e utilização de aparelhos de suspensão - Exercícios militares com fins pedagógicos nas escolas SUECA - Ginástica e Literatura coragem e força para defender a pátria - Ginástica dividida em 4 partes: médico, militar, pedagógico e estético - Tem como base o uso de aparelhos espaldar e banco sueco FRANCESA - Exercícios militares c/ objetivo de preparar os jovens uso de aros de metal, cordas, escadas de corda, trapézio, máquinas - Exercícios c/ caráter médico-higienista - Medir e avaliar conceitos fisiológicos de treinamento DINAMARQUESA - Exercícios militares a Dinamarca foi a primeira a considerar a Ed. Física como matéria escolar - Movimentos ritmados INGLESA - Pouco difundida utilização do esporte como meio de promover a educação (regras, técnicas, padrões de conduta)

7 OS GRANDES MOVIMENTOS 1900 A 1939 Após, aproximadamente, cem anos de existência das Escolas, sem modificações importantes nas suas concepções, iniciam-se três grandes "Movimentos ginásticos : Movimento no Centro Movimento no Norte Movimento no Oeste

8 "MOVIMENTO DO CENTRO" entende-se a elaboração de novas concepções sobre Ginástica surgidas na Alemanha, Áustria e Suíça. Assinalam-se pela sua importância a "Rítmica" de Dalcroze, base da Ginástica Feminina Moderna, hoje Ginástica Rítmica, com fortes influências da dança e da Ginástica Natural Austríaca. Esta última reconhecida como a retomada das idéias de Guts Muths pelos pedagogos Margarete Streicher e Karl Gaulhofer.

9 "MOVIMENTO DO NORTE" é deflagrado pela Escola Sueca, ou Nórdica, com novos enfoques das idéias de P.H. Ling, relativas à técnica de construção e execução dos exercícios. Chamada também Ginástica "Neo-Sueca", tem entre seus representantes Elli Bjork-sten ( ) e Niels Bukh ( ). Este último apresenta inovações na Ginástica masculina, enquanto que os aspectos fisiológicos são estudados pelo dinamarquês Johannes Lindhard.

10 MOVIMENTO DO OESTE Surge na França, integram as manifestações científicas e técnico-pedagógicas. As primeiras têm suas contribuições elaboradas pelos fisiologistas E. Marey, F. Lagrange ver net e o médico Ph. Tissié. Obs.: mas merecem questionamentos, vez que estimulam a relação dos exercícios com os conceitos de saúde e doença, transformando em problema médico um problema que deveria ser pedagógico.

11 As contribuições técnicas à evolução da Ginástica são da responsabilidade do fisiologista Georges Demeny, que utiliza as ciências biológicas para a interpretação e elucidação dos problemas da Educação Física. Estuda o movimento humano e animal, cria apare-lhos, técnicas e formas de controle dos resultados obtidos pela prática da educação física. Seu trabalho é reconhecido como eclético, pois procurava valer-se de argumentações advindas de diferentes tendências para assegurar suas posições. Outro nome importante neste movimento é o de Georges Hébert ( ), criador do "Método Natural" que, sob influência de Amorós, representa um retorno às atividades do homem primitivo.

12 INFLUÊNCIAS RECÍPROCAS E UNIVERSALIZAÇÃO DOS CONCEITOS GINÁSTICOS EM DIANTE.(DEF. DE LANGLADE E LANGLADE) O marco deste período é a primeira Lingiada, ocorrida em Estocolmo (Suécia), por ocasião da comemoração do centenário de morte de Pehr Henrik Ling ( ) evento que permitiu aos pedagogos especializados em Ginástica, observar, comparar e discutir as formas ginásticas e as técnicas de execução dos exercícios das diferentes escolas, sistemas, métodos e linhas, O autor afirma, também, que o complexo problema das relações Ginástica-Esporte, depois de uma etapa de lutas e antagonismos, entra numa fase de mútua compreensão, aproveitamento e assimilação dos valores mais destacáveis de cada disciplina. 2ª guerra mundial intervalo de 10 anos até a segunda e última Lingíada em 1949, também promovida pela Federação Sueca de Ginástica.

13 Ginásticas do século XVIII Ginásticas do século XIX Ginásticas do século XX

14 Classificação das ginásticas (todas estas escolas utilizaram os movimentos naturais, formativos e criativos, de forma fluente) Entre tantas possibilidades de tipos e espaços para se praticar ginástica, as manifestações gímnicas que encontramos atualmente são inúmeras e, com o passar do tempo, foram surgindo novas práticas com estilos próprios. Souza (1997) apresenta uma classificação interessante das ginásticas, com direcionamentos diversos e objetivos variados, contribuindo para a ampliação deste universo. Vejamos a classificação: A definição do termo coreografia (do grego choreia, dança, e graphein, escrita ) se manifestou nos séculos XVII e XVIII como um sistema de sinais gráficos que representam os movimentos, associados com os métodos das escolas europeias que norteiam a ginástica até a atualidade.

15 1. Ginásticas de condicionamento: têm como objetivo a manutenção e obtenção de condição física de atletas ou não atletas. Exemplos: ginástica localizada, hidroginástica, corridas e caminhadas, musculação, entre outros.

16 2. Ginásticas fisioterápicas: são as ginásticas para prevenção ou tratamento de doenças. Exemplos: ginástica postural, pilates livre e/ou clínico, ginástica para gestantes e ginástica laboral.

17 3. Ginásticas de conscientização corporal: são as que utilizam técnicas alternativas de ginástica suave. Exemplo: yoga.

18 4. Ginásticas de demonstração: são as ginásticas não competitivas, que têm como objetivo a interação social. ginástica para todos (GPT), que apresentaremos juntamente com as ginásticas de competição.

19 5. Ginásticas de competição: são aquelas mais conhecidas, modalidades esportivas que sempre podemos visualizar nas mídias falada e escrita. ginástica artística (GA), ginástica acrobática (GAC), ginástica aeróbica (GAE), ginástica rítmica (GR), ginástica trampolim (GTR)

20 Ginástica Artística - GA Masculino Feminino

21 Ginástica acrobática -GAC

22 Ginástica Aeróbica - GAE

23 Ginástica Rítmica - GR

24 Ginástica de Trampolim - GTR

25 FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA (FIG) Competitivas Artística Feminina Artística Masculina Não Competitiva Rítmica Trampolim Acrobática Aeróbica Ginástica Geral 1984

26 A coreografia se manifesta em sua totalidade na linguagem corporal representativa, demonstrando os sentimentos e as emoções em uma composição fundamentada em movimentos idealizados, partindo de uma ideia em que os movimentos naturais expressem o corpo em forma de arte, permitindo a liberdade e percepção dos indivíduos e seu coletivo. Assim sendo, a composição coreográfica pode tornar o impossível possível, o possível fácil, o fácil elegante e esteticamente satisfatório.

27

HISTÓRIA E CONCEITOS SOBRE A GINÁSTICA

HISTÓRIA E CONCEITOS SOBRE A GINÁSTICA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA HISTÓRIA E CONCEITOS SOBRE A GINÁSTICA Prof. Drd. Daniel Bocchini HISTÓRIA DA GINÁSTICA Compreender a ginástica nos dias atuais é uma tarefa muito

Leia mais

20/09/2018. A história da Ginástica confunde-se com a história do homem. Sistematiza-se nos primórdios da idade Contemporânea

20/09/2018. A história da Ginástica confunde-se com a história do homem. Sistematiza-se nos primórdios da idade Contemporânea A história da Ginástica confunde-se com a história do homem. Fundamenta-se na Idade Moderna Sistematiza-se nos primórdios da idade Contemporânea Estaciona na Idade Média Afirma-se na Antiguidade. A Ginástica

Leia mais

professoralexandrerocha

professoralexandrerocha Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com Personal Trainer Ginástica Geral 1 Ementa A disciplina estuda os aspectos teóricos e práticos da Ginástica

Leia mais

Ginástica e a Educação Física no Brasil

Ginástica e a Educação Física no Brasil Ginástica e a Educação Física no Brasil Modelos ginásticos influenciaram as práticas corporais brasileiras ; Rui Barbosa considerou o método sueco o mais apropriado - modelo educacional; Método francês

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XIX. Prof. Bruno Pedroso

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XIX. Prof. Bruno Pedroso A EDUCAÇÃO FÍSICA NO SÉCULO XIX Prof. Bruno Pedroso Esses fatores conduziram para uma atenção maior à atividade física. Nesse sentido, quatro correntes caracterizaram a história da Educação Física durante

Leia mais

Processo de criação em composições coreográficas

Processo de criação em composições coreográficas Processo de criação em composições coreográficas A criatividade nas variedades das escolhas dos elementos corporais e sua integração com os aparelhos, a expressão facial e corporal, de acordo com o acompanhamento

Leia mais

Ginástica Geral (GG)

Ginástica Geral (GG) Ginástica Geral (GG) Compreende um vasto leque de atividades físicas, nas quais acontecem manifestações gímnicas e/ou culturais. A GG engloba os tipos de ginástica de competição (Ginástica Artística, Ginástica

Leia mais

GINÁSTICA PARA OS GREGOS

GINÁSTICA PARA OS GREGOS 2 3 GINÁSTICA GERAL A denominação Ginástica remonta de épocas anteriores ao século passado. Sua origem etimológica vem do grego: gymnastiké - "Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe

Leia mais

Movimento ginástico europeu. Escolas alemã, sueca e francesa

Movimento ginástico europeu. Escolas alemã, sueca e francesa Movimento ginástico europeu Escolas alemã, sueca e francesa Movimento ginástico europeu No século XIX, era comum apresentações de ruas de acrobatas e artistas, diferentes manifestações lúdicas de caráter

Leia mais

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2012

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2012 Ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2012 professora@brunaoneda.com.br Ginástica Geral (GG) Compreende um vasto leque de atividades físicas, nas quais acontecem manifestações gímnicas e/ou culturais.

Leia mais

1- A ginástica rítmica GR, pode ser apresentada em coreografias individuais ou em conjunto. Atualmente, essa modalidade em caráter competitivo é

1- A ginástica rítmica GR, pode ser apresentada em coreografias individuais ou em conjunto. Atualmente, essa modalidade em caráter competitivo é 2 1- A ginástica rítmica GR, pode ser apresentada em coreografias individuais ou em conjunto. Atualmente, essa modalidade em caráter competitivo é baseada na obrigatoriedade de seguir o código de pontuação.

Leia mais

Aspcetos históricos da. Prof. Dra. Bruna Oneda 2013

Aspcetos históricos da. Prof. Dra. Bruna Oneda 2013 Aspcetos históricos da ginástica Prof. Dra. Bruna Oneda 2013 Movimento Ginástico Europeu séc XIX Ocorreu na Alemanha, Suécia, Dinamarca e França, que juntamente com o esporte da Inglaterra, formaram as

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2017

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2017 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2017 Evolução Histórica da GA A GA sofreu diversas influências. Desde tempos remotos, o homem realiza atividades acrobáticas que evoluíram no decorrer dos tempos.

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2018 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2015

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2015 Ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2015 professora@brunaoneda.com.br Ementa Estudo das movimentações das diversas modalidades de ginástica: artística, rítmica, aeróbica, acrobática e das expressões

Leia mais

Composição coreográfica em ginásticas

Composição coreográfica em ginásticas Composição coreográfica em ginásticas Para criar uma composição coreográfica: podemos utiliza a música e os materiais de manuseio ou apoio. a associação da linguagem corporal aliada à música, aos aparelhos

Leia mais

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016

Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 Ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 professora@brunaoneda.com.br Ementa Estudo das movimentações das diversas modalidades de ginástica: artística, rítmica, aeróbica, acrobática e das expressões

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

III FESTIVAL DE ARTE CORPORAL - UFMT/CUA: GINÁSTICA GERAL. Palavras-chave: Cultura corporal, Ginastica, Dança, Educação Física.

III FESTIVAL DE ARTE CORPORAL - UFMT/CUA: GINÁSTICA GERAL. Palavras-chave: Cultura corporal, Ginastica, Dança, Educação Física. III FESTIVAL DE ARTE CORPORAL - UFMT/CUA: GINÁSTICA GERAL FRANCO, Neil 1 Palavras-chave: Cultura corporal, Ginastica, Dança, Educação Física. Introdução A denominação Ginástica Geral foi proposta pela

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES

A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, NA VISÃO DOS DOCENTES Luana França Dalla Nora Amanda Diangelis Marques Taugen Maria Cristina Chimelo Paim Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

Atividades rítmicas e expressão corporal

Atividades rítmicas e expressão corporal Atividades rítmicas e expressão corporal LADAINHAS CANTIGAS BRINQUEDOS CANTADOS FOLCLORE MOVIMENTOS COMBINADOS DE RÍTMOS DIFERENTES RODAS Estas atividades estão relacionados com o folclore brasileiro,

Leia mais

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda

Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica no contexto da ginástica Geral Prof. Dra. Bruna Oneda Ginástica aeróbica Uma combinação da ginástica clássica com a dança. Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, porém,

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO SUBÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 8º A e B ENSINO FUNDAMENTAL ANO:

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Educação Física - Bacharelado Missão A missão do Curso de Bacharelado em Educação Física é formar profissionais para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais,

Leia mais

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL

MASC. Juvenil FEM. FEM. 5º AO 8º ANO INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL

Iniciação MASC. FEM. Sub-12 MASC. Sub-17 FEM. INTEGRAL Guia Esportivo VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O vôlei ajuda em sua coordenação motora, te dá mais equilíbrio e reflexo, além de estimular

Leia mais

Introdução à ginástica artística

Introdução à ginástica artística Introdução à ginástica artística A GA foi a primeira modalidade de competição da FIG e a primeira dos Jogos Olímpicos. Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizada em

Leia mais

Centro de Desportos - Ações de extensão -

Centro de Desportos - Ações de extensão - Centro de Desportos - Ações de extensão - Coordenadora de extensão CDS: Prof a. Dr a. Daniele Detânico Coordenador de extensão DEF: Prof. Dr. Michel Angillo Saad Ações de extensão CDS - 2016.1 - - Projetos

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA. PROFESSOR / ASSUNTO - 7º ano / MENSAL 2. Antonio Carlos / GINÁSTICA

EDUCAÇÃO FÍSICA. PROFESSOR / ASSUNTO - 7º ano / MENSAL 2. Antonio Carlos / GINÁSTICA EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR / ASSUNTO - 7º ano / MENSAL 2 Antonio Carlos / GINÁSTICA 1- A ORIGEM DA GINÁSTICA A Ginástica como uma mera prática de exercícios físicos, assim como o Atletismo, as Lutas e as

Leia mais

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de Ginástica Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de soldados. A ginástica deve a sua história ao militarismo.

Leia mais

Ginástica Artística no contexto. da ginástica geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016

Ginástica Artística no contexto. da ginástica geral. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 Ginástica Artística no contexto da ginástica geral Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 Evolução Histórica da GA Uma das atividades que provavelmente influenciou a Ginástica Artística atual foi o salto sobre touro,

Leia mais

1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA RÍTMICA 12 a 14 ANOS

1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA RÍTMICA 12 a 14 ANOS 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA GINÁSTICA RÍTMICA 12 a 14 ANOS Confederação Brasileira de Ginástica Presidente: Maria Luciene Cacho Resende Av. Dr Edézio Vieira de Melo, 419, Suíça. Aracaju, SE Tel.: (79)

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Ginástica Código: FIS01 Professor: Déborah Crystina de Souza e Silva e-mail: deborah.crystina@fasete.edu.br

Leia mais

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO 6ºe 7ºanos / 1ºbimestre Brincadeiras e jogos Estafetas Jogos tradicionais Jogos Populares Jogos regionais Vivenciar e colocar em prática as normas e regras da Educação Física Escolar: Objetivos, frequência,

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Noturno 01 Educação Física Bacharelado 16/* 1 1070161 Atividades Complementares I 1 1070260 Bases Sócio-Culturais em Educação Física 60 80 1 1070261 História da Educação Física 30 10 1 1070262 Leitura,Comunicação

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: UMA PROPOSTA DE GINÁSTICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: UMA PROPOSTA DE GINÁSTICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: UMA PROPOSTA DE GINÁSTICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO Carmem Elisa Henn Brandl 1 ; Kymberli Nadine Guiosi 2 ; Cristiane Boelhouwer 2 RESUMO Esse trabalho

Leia mais

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS º PERÍODO CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: BIOQUÍMICA CELULAR Componentes responsáveis pelo funcionamento bioquímico dos seres vivos, em especial o ser humano, manifestos

Leia mais

Disciplina: Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda

Disciplina: Ginástica Geral. Prof. Dra. Bruna Oneda Disciplina: Ginástica Geral Conteúdo: Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Evolução Histórica da GA A GA sofreu diversas influências. Desde tempos remotos, o homem realiza atividades acrobáticas

Leia mais

SEMANA UNIVERSITÁRIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2018

SEMANA UNIVERSITÁRIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 Faculdade de Educação Física SEMANA UNIVERSITÁRIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 A 18ª Semana Universitária é uma semana tradicional de nossa Universidade, que reúne milhares de alunos, professores,

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO ANUAL Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 8º A e B ENSINO

Leia mais

Fundamentos básicos da ginástica

Fundamentos básicos da ginástica Fundamentos básicos da ginástica Aspectos constitutivos da ginástica: Habilidades motoras, planos e eixos, nomenclatura descritiva e técnicas gímnicas (andar, rastejar, rolar, correr, saltitar, equilibrar,

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA: NOVOS OLHARES, NOVAS PERSPECTIVAS

METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA: NOVOS OLHARES, NOVAS PERSPECTIVAS METODOLOGIA DO ENSINO DA GINÁSTICA: NOVOS OLHARES, NOVAS PERSPECTIVAS LUCIANA MARCASSA 2004 Leandro Alves; Leandro Borges, Neir da Luz, Rafael Martins; Renato Lima. INTRODUÇÃO A Ginástica é um importante

Leia mais

GAIO, Roberta (Org.) Ginástica Rítmica: da iniciação ao alto nível. Jundiaí: Fontoura, 2008.

GAIO, Roberta (Org.) Ginástica Rítmica: da iniciação ao alto nível. Jundiaí: Fontoura, 2008. 305 RESENHA Ginástica Rítmica: da iniciação ao alto nível GAIO, Roberta (Org.) Ginástica Rítmica: da iniciação ao alto nível. Jundiaí: Fontoura, 2008. Marília Del Ponte de Assis Graduada em Educação Física

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Kesi Line de Morais Técnico Integrado em Automação Industrial

Leia mais

Futebol Voleibol - Ginástica Desportos Coletivos Hip Hop

Futebol Voleibol - Ginástica Desportos Coletivos Hip Hop Participações em Competições / Exibições Futebol Voleibol - Ginástica Desportos Coletivos Hip Hop ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES DESPORTIVAS Um estilo de vida com atividade física está associado a benefícios

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Disciplina: Ginástica Geral Conteúdo: Ginástica Artística

Disciplina: Ginástica Geral Conteúdo: Ginástica Artística Disciplina: Ginástica Geral Conteúdo: Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2012 Evolução Histórica da GA A GA sofreu diversas influências. Desde tempos remotos, o homem realiza atividades acrobáticas

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Prof. Maria Emilia Nunes Rodrigues Arenas Secretaria Municipal de Educação São José do Rio Preto - SP

Prof. Maria Emilia Nunes Rodrigues Arenas Secretaria Municipal de Educação São José do Rio Preto - SP Área de Linguagens Educação Física Ensino Fundamental O Ensino Fundamental Duas fases Quatro eixos de formação Anos Iniciais (1 ao 5 ano) Anos Finais (6 ao 9 ano) Letramentos e capacidade de aprender;

Leia mais

Evolução histórica dos Sistemas ginásticos. Prof. Dra. Bruna Oneda 2012

Evolução histórica dos Sistemas ginásticos. Prof. Dra. Bruna Oneda 2012 Evolução histórica dos Sistemas ginásticos Prof. Dra. Bruna Oneda 2012 Europa séc XVIII As bases da Educação Física, e do ensino como um todo, foram desenvolvidas na Europa a partir da Revolução Francesa.

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2012 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 2º A e B ENSINO MÉDIO ANO: 2017

Leia mais

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso HISTÓRIA DO ESPORTE Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA O homem está interligado à Atividade Física desde o seu surgimento, quando fugiam de animais predadores, lutavam por áreas e regiões e disputavam domínios

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. Prof. Bruno Pedroso

PRÉ-HISTÓRIA. Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA Prof. Bruno Pedroso PERÍODOS DA HISTÓRIA A VIDA NA TERRA Cerca de 3,5 bilhões de anos atrás. Surgimento da vida na terra Cerca de 65 milhões de anos atrás. Extinção dos dinossauros Cerca de

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Nome da Disciplina: Fundamentos da Educação Física Descrição: Contextualização da Educação Física e da cultura universitária em

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 Evolução Histórica da GA A GA sofreu diversas influências. Desde tempos remotos, o homem realiza atividades acrobáticas que evoluíram no decorrer dos tempos.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

Endereço da página: Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016

Endereço da página: Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016 Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7491/o-corpo-e-a-cultura Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016 Educação Física Reportagens O corpo e a cultura Cabe ao professor

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

O O CORPO ILUMINADO. De onde vem o ser humano e, mais, de onde vem o corpo humano?

O O CORPO ILUMINADO. De onde vem o ser humano e, mais, de onde vem o corpo humano? O O CORPO ILUMINADO Olhe como se olhasse pela primeira vez. Você deve se perguntar: o que está aí que eu não estou vendo? É preciso ver além, ampliar o olhar e a percepção. Mude de cenário, desfoque sua

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens

A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens A contribuição do movimento humano para a ampliação das linguagens Movimento humano e linguagens A linguagem está envolvida em tudo o que fazemos, ela é peça fundamental para a expressão humana. Na Educação

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA RÍTMICA 2012

REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA RÍTMICA 2012 1 PROGRAMAS DAS COMPETIÇÕES 1 : REGULAMENTO TÉCNICO GINÁSTICA RÍTMICA 2012 As competições oficiais serão divididas em novos níveis, conforme segue: Campeonato Estadual Nível I Campeonato Estadual Nível

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau I DANÇA IFC BLUMENAU 2017

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau I DANÇA IFC BLUMENAU 2017 I DANÇA IFC BLUMENAU 2017 REGULAMENTO 1. Apresentação A dança, como uma prática histórica e culturalmente construída e vivenciada pelo homem ao longo do tempo, representa um elemento da cultura corporal

Leia mais

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes ginástica Aula Teórica História A Ginástica, não sendo uma modalidade desportiva recente, tem apresentado uma evolução contínua ao longo dos séculos, registando três fases fundamentais de desenvolvimento.

Leia mais

Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental

Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental Ginástica Rítmica Apresentação Faculdade Newton de Paiva Avaliação de aprendizagem Diretrizes do ensino de geografia e história Leitura e escrita do ensino fundamental Sinara Badaró Leroy Simone Franco

Leia mais

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS 1º HISTÓRIA E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I * PROCESSO PEDAGÓGICO DO 2 1 1 36 ATLETISMO

Leia mais

MOVIMENTO GINÁSTICO EUROPEU

MOVIMENTO GINÁSTICO EUROPEU MÉTODOS GINÁSTICOS MOVIMENTO GINÁSTICO EUROPEU A partir de 1800: surgem diferentes formas de exercícios; EssasformasrecebemonomedeMétodos; São as primeiras manifestações sistemáticas de exercício físico

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda 2016 /2 Ementa Fundamentos da Ginástica Artística, conhecimento das habilidades motoras exigidas na modalidade. Ginástica de solo e suas progressões. Organização

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014

CADERNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 1 ESPORTIVAS E CULTURAIS 2014 A seguir apresentamos os horários das atividades esportivas e culturais do. Os horários, bem como as modalidades poderão sofrer alterações sem prévio aviso. As inscrições

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PROF. RAVILSON CAMPINA DO SIMÃO/2012 SÉRIE: 7ª TURMA: A/B/C HORAS/AULA: 03 PERÍODO: 08/02/2012 a 19/12/2011 populares -Elástico, 5 maria bulica, bets,peteca, queimada

Leia mais

Educação Física - 6º AO 9º ANO

Educação Física - 6º AO 9º ANO Conteúdos Programáticos Propostos para a Disciplina: Bimestre 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º bimestre Jogo e : Competição e cooperação Jogos populares Jogos pré-desportivos Jogos cooperativos : modalidade

Leia mais

A GINÁSTICA COMO EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

A GINÁSTICA COMO EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA A GINÁSTICA COMO EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA Palavras-chave: Corpo, Educação Física; Ginástica. Na Europa no século XVIII e XIX, a sociedade sofre intensas transformações econômicas e sociais. Ocorre

Leia mais

Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física

Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física oglobo.globo.com /sociedade/saude/cem-milhoes-de-brasileiros-nao-fazem-nenhuma-atividade-fisica- 21348722 Paula Ferreira por Paula Ferreira

Leia mais

01/09 - Palestra com os campeões do Strongman e a importância do Profissional de Educação Física A palestra ocorreu no dia 01 de setembro e teve como

01/09 - Palestra com os campeões do Strongman e a importância do Profissional de Educação Física A palestra ocorreu no dia 01 de setembro e teve como EXPO EDUCAÇÃO FÍSICA RELATO DE EXPERIÊNCIA Autores: Bruno Santos Novoa Adriana de Abreu Domingues Delgado Instituição: E.E. Otaviano Soares de Albuquerque - Pedro de Toledo- SP Introdução: A cidade de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DA 2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO PLANO DE ENSINO ANO LETIVO 2017 Disciplina:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÂO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 3º Ciclo A avaliação das aprendizagens dos alunos em Educação Física decorre

Leia mais

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo.

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo. OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo Realização: Foco do Projeto Os professores de Educação Física da E.E. Profª Irene

Leia mais

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola;

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; Introdução ao Atletismo; 1 PCN Parâmetro Curricular Nacional A

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

Código da disciplina: Professor (es): RAUL ALVES FERREIRA FILHO DRT: Etapa 5ª Carga horária: Semestre Letivo: 1º/2013

Código da disciplina: Professor (es): RAUL ALVES FERREIRA FILHO DRT: Etapa 5ª Carga horária: Semestre Letivo: 1º/2013 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Disciplina: TEORIA E

Leia mais

Escreva uma história com esportes, cultura e arte.

Escreva uma história com esportes, cultura e arte. 2019 Escreva uma história com esportes, cultura e arte. Formar cidadãos plenos de suas habilidades, com autonomia e capacidade de dialogar com diferentes realidades, são princípios da Educação Marista.

Leia mais

DISCIPLINA: GINÁSTICA ESCOLAR AUTORES: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO CARLOS MONTEIRO DE MIRANDA, PROFESSORA MESTRE FERNANDA SOARES NAKASHIMA.

DISCIPLINA: GINÁSTICA ESCOLAR AUTORES: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO CARLOS MONTEIRO DE MIRANDA, PROFESSORA MESTRE FERNANDA SOARES NAKASHIMA. DISCIPLINA: GINÁSTICA ESCOLAR AUTORES: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO CARLOS MONTEIRO DE MIRANDA, PROFESSORA MESTRE FERNANDA SOARES NAKASHIMA. INÍCIO DO CURRÍCULO LATTES DOS PROFESSORES ANTONIO CARLOS MONTEIRO

Leia mais

Autoras: Colaboradores:

Autoras: Colaboradores: Ginástica Geral Autoras: Profa. Angélica Segóvia de Araujo Profa. Cristiane Vianna Guzzoni Colaboradores: Profa. Vanessa Santhiago Prof. Mário André Sigoli Professoras conteudistas: Angélica Segóvia de

Leia mais

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1

Ginástica Artística. Prof. Dra. Bruna Oneda. Aula 1 Ginástica Artística Prof. Dra. Bruna Oneda Aula 1 2017 Denominação Ginástica Artística A Ginástica Artística também é conhecida no Brasil por: Ginástica Olímpica, Ginástica de Aparelhos, Ginástica de Solo

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO DESPORTO Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO DESPORTO Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DO DESPORTO Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: FRED LOPES

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: FRED LOPES DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR: FRED LOPES História da Ginástica A Ginástica entendida como a prática do exercício físico, vem da Pré-história afirma-se na Antigüidade, estaciona na Idade Média,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS S DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA DISCIPLINA: ATIVIDADES COMPLRES Valorizar e estimular a produção do conhecimento, das vivências e da capacitação do estudante como elemento

Leia mais

Práticas de esporte e atividade física

Práticas de esporte e atividade física Diretoria de Pesquisas Coordenação de Trabalho e Rendimento Práticas de esporte e atividade física RJ, 17/05/2017 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Pesquisa domiciliar Abrangência nacional

Leia mais

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física

Articulação Vertical de Expressão Motora/ Educação Física 1 de Expressão Motora/ Educação Física Expressão Motora Pré-Escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Conteúdos Conteúdos Conteúdos Conteúdos Perícia e Manipulação Realizar várias habilidades motoras básicas:

Leia mais

LIGA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ESCOLAR - LGE 2019 REGULAMENTO ESPECÍFICO

LIGA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ESCOLAR - LGE 2019 REGULAMENTO ESPECÍFICO Objetivo Incentivar e divulgar a prática da Ginástica Artística, orientando para um trabalho de base, mantendo um intercâmbio e motivando as crianças das equipes participantes. Organização A Liga de Ginástica

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO/Pibid: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS RESUMO

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO/Pibid: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS RESUMO A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO/Pibid: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS Ana Paula Franciosi 1 Carolina Queiroz Martins 2 Felipe Casonato Lourenço 3 Fernanda Rodrigues do Santos 4 Ricardo Gregório Atem

Leia mais