A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO/Pibid: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO/Pibid: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS RESUMO"

Transcrição

1 A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO/Pibid: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS Ana Paula Franciosi 1 Carolina Queiroz Martins 2 Felipe Casonato Lourenço 3 Fernanda Rodrigues do Santos 4 Ricardo Gregório Atem 5 Marilene Cesário 6 RESUMO Este artigo tem por objetivo relatar as experiências pedagógicas realizadas no Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) durante as aulas de Educação Física e oficinas desenvolvidas no Colégio de Aplicação. O objetivo foi aproximar os conteúdos ensinados na formação inicial em Educação Física com a o contexto escolar, valorizando e contribuindo para a docência na área de Educação Física Licenciatura. Palavras Chaves: Pibid, Educação Física, Experiências Pedagógicas. INTRODUÇÃO A inserção de professores das escolas públicas e das universidades envolvendo a participação de estudantes dos cursos de licenciaturas de diferentes áreas no contexto das escolas públicas, tem contribuído para a melhoria da qualidade da educação/educação física no cenário educacional. A participação do futuro professor de educação física desde o início da sua formação acadêmica em atividades de ensino realizadas por meio do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) visa aproximar e articular os diferentes saberes propostos nos currículos dos cursos de formação para a docência com os currículos escolares. Segundo Jordão (2013, p.13) os objetivos do Programa envolvem: Apoiar projetos de caráter formativo desenvolvidos nos cursos de licenciaturas; Tornar escolas públicas agentes de formação inicial de professores; Contribuir para elevar a qualidade da educação básica nas escolas públicas; Contribuir para elevar a qualidade do ensino superior na formação de professores.

2 As atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pelos bolsistas do Pibid sob a orientação do professor da escola e da universidade tem contribuindo de forma significativa para a formação inicial e continuada dos envolvidos. Nesta direção o Pibid, foi criado com perspectivas de valorização do professor e das ações pedagógicas relacionadas ao processo ensino e aprendizagem, - por meio de pesquisas e atividades continuadas em sala de aula - tem promovido a troca de experiências tanto de professores (escola e universidade), como graduandos do curso de Educação Física/Licenciatura, melhorando a aprendizagem e a ação docente no interior da escola. DESENVOLVIMENTO Entre as atividades pedagógicas realizadas no Colégio de Aplicação (Ensino Fundamental I e II) durante o ano de 2014 pelos bolsistas, destacamos três experiências pedagógicas na qual participação dos envolvidos no Pibid foi de suma importância. Nas linhas abaixo, relatamos de forma sucinta as atividades pedagógicas desenvolvidas durante as aulas de Educação Física (ginástica) e no contra turno (oficinas basquete, futsal). Foram desenvolvidas durante as aulas de Educação Física atividades de ensino, envolvendo o conteúdo da Ginástica. Os bolsistas do Pibid ministraram o conteúdo aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, o conteúdo ensinado foi a Ginástica englobando suas diferentes vertentes, desde a Ginástica geral (andar, nadar, salta), até as Ginásticas de competição (Ginástica Ritmica, Ginástica Artística). O conteúdo de Ginástica foi escolhido devido a uma análise feita pelos bolsistas e a constatação de sua ausência no âmbito escolar e quebrando os paradigmas de que a Ginástica está presente apenas nas atividades de academia para a promoção da saúde e como rendimentos através dos esportes (RINALDI e SOUZA, 2003). A partir do estudo teórico/prático proposto pelos bolsistas, os alunos elaboraram pequenas coreografias em que os movimentos ginásticos deveriam estar presentes, como por exemplo, saltos, saltitos, rolamentos, formas de andar, entre outros conteúdos. Após a elaboração da coreografia, os mesmos

3 apresentaram a sequência coreográfica para os colegas de turma, resultando num conjunto de movimentos ginásticos. Além dessa atividade pedagógica realizada durante as aulas, outro momento que destacamos foi a realização de uma oficina de ginástica que envolveu discentes do curso de Licenciatura em Educação Física e participantes do projeto Pibid na qual apresentou como objetivos possibilitar novas situações de ensino e aprendizagem do conteúdo de ginástica e propor formas de intervenções desse conteúdo aos estudantes do curso de Educação Física/Licenciatura, promovendo ao mesmo tempo diferentes vivências corporais gímnicas aos escolares da terceira e quarta série do Ensino Fundamental I. Para a organização e a elaboração das atividades da oficina foram elencados alguns conteúdos da Ginástica tais como: saltos e saltitos da Ginástica, movimentos da Ginástica Rítmica utilizando os aparelhos fita e maça (aparelhos pouco conhecidos pelos estudantes da educação básica), Ginástica Artística (movimentos e aparelhos) e Ginástica Circense (movimentos de pirâmides). As atividades aconteceram em grupos, mais especificamente em 4 grupos de 15 alunos, totalizando 60 participantes. Foram criadas 4 estações para que cada grupo realizasse as atividades sendo uma estação de circuito ginástico: Salto grupado no mini trampolim, equilíbrio no banco sueco seguido de um salto espacato no final e salto tesouro sobre a corda; Estação de Ginástica circense: Rolamento duplo, pirâmide humana e a centopeia 1 ; estação de Ginástica Rítmica: Apresentação dos materiais utilizados na Ginástica Rítmica e vivências com o aparelho fita e a maças; e por último, estação de Ginástica Artística: Apresentação dos aparelhos da Ginástica Artística (trave, barras fixas, barras paralelas, trampolim e argolas. A cada 15 minutos os alunos mudavam de estações, até que passassem pelas 4 estações. Todos os 1 Centopeia: Nessa atividade, os alunos, organizados em grupos de dois componentes, colocar-se-ão sentados em colchonetes, um atrás do outro, com as pernas afastadas e estendidas, sentam o mais próximo possível. Nesse momento eleva-se o quadril balanceando, logo executa-se uma rotação do tronco, onde os mesmos ficarão numa posição de quatro apoios, sendo que os pés estarão colocados nos ombros dos colegas, a partir dessa posição, imita-se o movimento de uma centopeia.

4 movimentos e atividades das estações foram orientados pelos licenciandos do 3º ano e pelos bolsistas do Pibid. Destacamos aqui a semana de Integração Escola-Comunidade, promovida pelo Colégio de Aplicação, no mês de outubro de 2014, envolvendo alunos, pais e professores neste evento. A participação dos bolsistas do Pibid foi importante na medida em que contribuiu com a organização e elaboração das atividades realizadas na semana. O objetivo da Semana de Integração foi aumentar o convívio social entre alunos, pais e professores, estimular a prática esportiva, e oferecer momentos de lazer dentro da escola. Os bolsistas do Pibid sob a orientação do professor supervisor foram responsáveis pela organização dos campeonatos e dos jogos. Outra atividade pedagógica realizada no ano de 2014 pelos alunos participantes do Pibid ocorreu no contra turno por meio de Oficinas de Iniciação Esportiva nas modalidades de Basquetebol e Futsal. A iniciação esportiva, principalmente no Futsal, teve como foco campeonatos realizados no município de Londrina, na qual os alunos do Colégio de Aplicação que participaram dessas duas oficinas tiveram um aproveitamento e satisfação na realização das mesmas. O envolvimento dos estudantes da escola e dos bolsistas e professor do Pibid demonstram que diferentes experiências de ensino devem ser realizadas durante as aulas de Educação Física e também no contra turno, tornando o ambiente escolar mais prazeroso e dinâmico. CONSIDERAÇÕES FINAIS Podemos dizer que as atividades pedagógicas realizadas no Colégio de Aplicação por meio do Pibid, contribuíram para que aprendizagens significativas ocorressem no âmbito da formação inicial e continuada dos professores, favorecendo tanto aos licenciandos que estão participando do projeto e na elaboração das atividades, favorecendo também ao professor orientador de campo, o qual vem tendo um contato maior com novos conhecimentos, e novas estratégias de ensino sempre em busca da melhor qualidade de ensino aos alunos. Nesta direção, podemos perceber que a presença do Pibid na escola promove a aproximação da escola com a universidade estabelecendo-se assim, um maior contato com a sala de aula e a organização do espaço escolar.

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS JORDÃO, Clarissa Menezes; O PIBID-INGLÊS DA UFPR: APRESENTAÇÃO. In: ; et. al. O Pibid nas aulas de inglês: Divisor de águas e formador de marés. Campinas, SP: Pontes Editores, p RINALDI, Ieda Parra Barbosa; SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. A Ginástica no percurso escolar dos ingressantes nos cursos de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Campinas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 24, n. 3, p , maio Disponível em: < >. Acesso em: 15 set Linha de Estudo: 1- Formação de professores em Educação Física Informação sobre os autores: 1 Graduanda do curso em Educação Física - Licenciatura, Universidade ana.paula_franciosi@hotmail.com. 2 Graduanda do curso em Educação Física - Licenciatura, Universidade carollinnaqm@hotmail.com. 3 Graduando do curso em Educação Física - Licenciatura, Universidade fecalo10@hotmail.com. 4 Graduanda do curso em Educação Física Licenciatura, Universidade Estadual de Londrina UEL, Londrina PR, Bolsista PIBID, fernandarodrigues445@gmail.com. 5 Docente da Rede Estadual de Ensino do Paraná, Supervisor bolsista do PIBID, ricatem@outlook.com. 6 Docente do curso em Educação Física Licenciatura, Universidade Estadual de Londrina UEL, Londrina PR, Colaborada PIBID, malilabr@yahoo.com.br.

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA Felipe Casonato Lourenço1 Ricardo Gregório Atem2 Marilene Cesário3 RESUMO A III Oficina de Ginástica organizada

Leia mais

GINÁSTICA NA ESCOLA: INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA VISÃO DOS BOLSISTAS PIBID.

GINÁSTICA NA ESCOLA: INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA VISÃO DOS BOLSISTAS PIBID. GINÁSTICA NA ESCOLA: INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA VISÃO DOS BOLSISTAS PIBID. Hitalo Cardoso Toledo¹ Jéssica Hernandes Vizu Silva² Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma³ Resumo O Programa Institucional

Leia mais

SUBPROJETO PIBID/PUCPR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

SUBPROJETO PIBID/PUCPR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SUBPROJETO PIBID/PUCPR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO Resumo FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ALBUQUERQUE, Luís Rogério 1 - PUCPR Grupo de Trabalho Formação de Professores e Profissionalização Docente Agência Financiadora:

Leia mais

DOCENCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL E DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

DOCENCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL E DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOCENCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA FORMAÇÃO INICIAL E DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL Docentes: Marilene Cesário Angela P. T. V. Palma José Augusto V. Palma Acadêmicos: Talita Rugai Salle

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS QUIRINÓPOLIS 2014/15/16 PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Leia mais

ENSINO DOS JOGOS AFRICANOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA NO PIBIB

ENSINO DOS JOGOS AFRICANOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA NO PIBIB ENSINO DOS JOGOS AFRICANOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA NO PIBIB Roseli Arnoud de Souza 1 Joana Luisa Silva Mendonça de Angelo 2 Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma 3 O presente trabalho

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Ginástica Código: FIS01 Professor: Déborah Crystina de Souza e Silva e-mail: deborah.crystina@fasete.edu.br

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS SALVA AU-AU MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS ENSINO FUNDAMENTAL I - ANOS INICIAIS 1º AO 5º ANO DO 1º AO 5º ANO O POSITIVO TRABALHA A FORMAÇÃO DE VALORES DE UMA FORMA LÚDICA E AFETIVA. SAIBA

Leia mais

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo ESTUDANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (PIBID) - SUBPROJETO FISICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento

Leia mais

PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID PIBID SUBPROJETO

Leia mais

Introdução à ginástica artística

Introdução à ginástica artística Introdução à ginástica artística A GA foi a primeira modalidade de competição da FIG e a primeira dos Jogos Olímpicos. Presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizada em

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID/PUCPR EM INTERVENÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE CURITIBA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID/PUCPR EM INTERVENÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE CURITIBA RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID/PUCPR EM INTERVENÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE CURITIBA Resumo LISBOA, Tailine 1 - PUCPR. DUBAS, Cristiano MOTA, 2 - PUCPR. ALMEIDA,

Leia mais

PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO

PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO 03549 PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO Dra. Dinah Vasconcellos Terra (UFF) Dra. Anne Michelle Dysman Gomes (UFF) Dra. Maura Ventura Chinelli (UFF) Resumo Este trabalho

Leia mais

JOGO DAS TRÊS PISTAS DO CLIMA E VEGETAÇÃO DO BRASIL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA UENP.

JOGO DAS TRÊS PISTAS DO CLIMA E VEGETAÇÃO DO BRASIL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA UENP. JOGO DAS TRÊS PISTAS DO CLIMA E VEGETAÇÃO DO BRASIL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA UENP. LANGAME, Vanessa Montalvo - Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP SANTOS, Jéssica M.

Leia mais

Palavras-chave: Formação inicial de professores. PIBID.Relação universidade-escola.

Palavras-chave: Formação inicial de professores. PIBID.Relação universidade-escola. VIVÊNCIAS ESCOLARES E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DO PIBID BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC ILHÉUS/BA Hadassa M. S. Carmo (hdscarmo@gmail.com). Programa de Pós-Graduação

Leia mais

LIGA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ESCOLAR - LGE 2019 REGULAMENTO ESPECÍFICO

LIGA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ESCOLAR - LGE 2019 REGULAMENTO ESPECÍFICO Objetivo Incentivar e divulgar a prática da Ginástica Artística, orientando para um trabalho de base, mantendo um intercâmbio e motivando as crianças das equipes participantes. Organização A Liga de Ginástica

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANDE EB 2,3 DE SANDE Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - Ano Letivo 2017/2018 Departamento de Expressões - Educação Física Planificação 2.º Ciclo - 1 Higiene e segurança Conhece e aplica cuidados de higiene e segurança. Espírito desportivo Coopera com os companheiros, quer nos exercícios,

Leia mais

LIGA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ESCOLAR - LGE REGULAMENTO ESPECÍFICO 2017

LIGA DE GINÁSTICA ARTÍSTICA ESCOLAR - LGE REGULAMENTO ESPECÍFICO 2017 Objetivo Incentivar e divulgar a prática da Ginástica Artística, orientando para um trabalho de base, mantendo um intercâmbio e motivando as crianças das equipes participantes. Organização A Liga de Ginástica

Leia mais

O PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA.

O PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA. O PIBID E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA. 1. INTRODUÇÃO Karla Maria Sousa Trajano (1) Universidade Estadual da Paraíba- Karlastrajano@hotmail.com O cenário da Educação

Leia mais

O TEXTO JORNALÍSTICO NA SALA DE AULA TEMA: MUNDO DO TRABALHO

O TEXTO JORNALÍSTICO NA SALA DE AULA TEMA: MUNDO DO TRABALHO CAMPUS BAGÉ CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PIBID LETRAS 2014 O TEXTO JORNALÍSTICO NA SALA DE AULA TEMA: MUNDO DO TRABALHO Bolsista: Pâmela Oliveira de Castro. Coordenadora: Fabiana Giovani Supervisora:

Leia mais

I Fórum das Licenciatura da UESPI. Conhecendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência

I Fórum das Licenciatura da UESPI. Conhecendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência I Fórum das Licenciatura da UESPI Conhecendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência Profa. Marly Lopes Prof. Jorge Paula Profa. Joana Aires Prof. Emanuel Sérvio O Programa Institucional

Leia mais

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS 1º HISTÓRIA E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I * PROCESSO PEDAGÓGICO DO 2 1 1 36 ATLETISMO

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Paula Cristina Galdino de Oliveira Centro Universitário Luterano de Santarém

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA Daiane Dalla Nora lilidallanora@yahoo.com.br Thaiane Bonaldo do Nascimento thaianebonaldo@yahoo.com.br

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS 1º Período 3º Ciclo (7º e 8º anos) PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS DISTRIBUIÇÃO POR PERÍODOS 1º Período 2º Período 3º Período A - JDC:, Futsal, Basquetebol 3x3 Aparelhos C - : Corrida

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de

Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de Ginástica Todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variam desde as atividades como os jogos, o atletismo, as lutas e à preparação de soldados. A ginástica deve a sua história ao militarismo.

Leia mais

O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: BRINCADEIRAS ATEMPORAIS

O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: BRINCADEIRAS ATEMPORAIS 1 O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: BRINCADEIRAS ATEMPORAIS Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Taina Pereira 1 (tainapereira003@hotmail.com) Vanessa da Silva da Silveira 2 (vanessa.renan_@hotmail.com)

Leia mais

OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUÍMICOS

OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS QUÍMICOS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS LONDRINA CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA FABIO CEZAR FERREIRA ALESSANDRA STEVANATO OFICINAS TEMÁTICAS COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Leia mais

O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA.

O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA. O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA. Rodrigo Siqueira da Silva Luciana Lima Barbosa Leydiane Paula da Silva 1 Orientadores:

Leia mais

A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação

A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação Mariana de Araújo Stocchero (Pibid Música/UFMS) Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3 Subprojeto Identificação do Subprojeto Área da licenciatura Ciências Agrárias Modalidade do curso [x] Presencial [ ] A distância Campus/polo 1 Campus de IFC - Araquari Município Araquari UF SC iniciação

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física

Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Informação-Prova de Equivalência à Frequência de Educação Física Prova 28 2018 2º Ciclo do Ensino Básico 1. Objeto de avaliação A prova tem por referência o Programa de Educação Física e permite avaliar

Leia mais

UNIMONTES E PIBID TRILHANDO NOVOS HORIZONTES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES EM GEOGRAFIA

UNIMONTES E PIBID TRILHANDO NOVOS HORIZONTES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES EM GEOGRAFIA UNIMONTES E PIBID TRILHANDO NOVOS HORIZONTES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES EM GEOGRAFIA TRINDADE, Jéssica Ingrid Silva Graduanda em Geografia - Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS SALVA AU-AU MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS ENSINO FUNDAMENTAL I - ANOS INICIAIS 1º AO 5º ANO DO 1º AO 5º ANO O COLÉGIO POSITIVO TRABALHA A FORMAÇÃO DE VALORES DE UMA FORMA LÚDICA E AFETIVA.

Leia mais

Ano Letivo 2011/2012

Ano Letivo 2011/2012 Ano Letivo 2011/2012 Informação/ Exame de Equivalência à Frequência Disciplina de Educação Física 3ºciclo 1. Objeto de Avaliação A prova tem por referência o Programa de Educação Física. A prova desta

Leia mais

PIBID Relações entre a Escola Básica e a Universidade a Partir da Perspectiva de um Professor Supervisor

PIBID Relações entre a Escola Básica e a Universidade a Partir da Perspectiva de um Professor Supervisor PIBID Relações entre a Escola Básica e a Universidade a Partir da Perspectiva de um Professor Supervisor Giancarlo Caporale UFRGS-PPGEDU Flávia Maria Teixeira dos Santos UFRGS-PPGEDU Resumo Este trabalho

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO PROVA 26 / 2017 (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

PIBID/DANÇA NO COTIDIANO DO COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA E OS DESAFIOS DE UMA SUPERVISÃO

PIBID/DANÇA NO COTIDIANO DO COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA E OS DESAFIOS DE UMA SUPERVISÃO PIBID/DANÇA NO COTIDIANO DO COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA E OS DESAFIOS DE UMA SUPERVISÃO Clarice Contreiras Secretaria Estadual de Educação BA (SEC/Ba) claricecontreiras@gmail.com RESUMO Este artigo relata

Leia mais

O LÚDICO NO PIBID: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 1

O LÚDICO NO PIBID: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 1 O LÚDICO NO PIBID: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 1 Nalberto Martins dos Santos Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais/Química Universidade

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PROF. RAVILSON CAMPINA DO SIMÃO/2012 SÉRIE: 7ª TURMA: A/B/C HORAS/AULA: 03 PERÍODO: 08/02/2012 a 19/12/2011 populares -Elástico, 5 maria bulica, bets,peteca, queimada

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília CHAMADA INTERNA Nº 07/CRFI, DE 15 DE JUNHO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília CHAMADA INTERNA Nº 07/CRFI, DE 15 DE JUNHO DE 2018 CHAMADA INTERNA Nº 07/CRFI, DE 15 DE JUNHO DE 2018 Processo Seletivo Para Ingresso nos Programas CAPES - PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de 2018 na Licenciatura em Letras-Inglês

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar.

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar. OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E. E. MARIO QUINTANA Sandra Mara Marasini 1 Caroline Saúgo 2 Tauana Bianchetti 3 Vanessa Panhossatt 4 Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas

Leia mais

Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ ,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400

Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ ,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400 Projeto: Escola em Movimento Número do Projeto: LPIE Valor do Projeto: R$ 579.609,00 Valor por etapa/cidade: R$82.801,85 Número de Participantes: 400 POR ETAPA Modalidades Trabalhadas: Basquete, Voleibol,

Leia mais

MINHA PRIMEIRA INVENÇÃO PARA SALVAR NOSSOS RIOS

MINHA PRIMEIRA INVENÇÃO PARA SALVAR NOSSOS RIOS BIO DRONE MINHA PRIMEIRA INVENÇÃO PARA SALVAR NOSSOS RIOS ENSINO FUNDAMENTAL II - ANOS FINAIS 6º AO 9º ANO DO 6º AO 9º ANO NESSA FASE MARCADA PELA CRIATIVIDADE, O POSITIVO QUER QUE O ALUNO APRENDA A SE

Leia mais

A DIFERENÇA ENTRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

A DIFERENÇA ENTRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DIFERENÇA ENTRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (Autor) Bruno Rocha; (Co-autor) Júlio César Andrade; (Co-autor) Cláudia Jeciane Souza; (Coautor) Mylena Teixeira

Leia mais

Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente

Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente Formação docente interdisciplinar como espaço de reflexão coletiva acerca da prática docente Rutz da Silva, Silvio Luiz 1 & Puglia Zanon, Denise 2 Categoría: Reflexões e experiências de inovação em sala

Leia mais

Pibid-IFRS: contexto e ações do subprojeto Licenciatura em Ciências da Natureza

Pibid-IFRS: contexto e ações do subprojeto Licenciatura em Ciências da Natureza Pibid-IFRS: contexto e ações do subprojeto Licenciatura em Ciências da Natureza Aline Grunewald Nichele 1, Andréia Modrzejewski Zucolotto 2, Cassiano Pamplona Lisboa 3, Márcia Bündchen 4 RESUMO O subprojeto

Leia mais

VIVÊNCIAS DE CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA POR ALUNOS DO PIBID EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JATAÍ-GO 1

VIVÊNCIAS DE CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA POR ALUNOS DO PIBID EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JATAÍ-GO 1 VIVÊNCIAS DE CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA POR ALUNOS DO PIBID EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JATAÍ-GO 1 Sheule Anne Labre Titoto 2 Pâmella Lopes Leal 3 Anyele Silva Morais 4 PALAVRAS-CHAVE: Pibid, Educação

Leia mais

PARECER DOS RECURSOS

PARECER DOS RECURSOS 11) Considerando a conceituação teórica sobre o jogo apresentada na Proposta Curricular de SC, analise as afirmações a seguir. l A criança, por exemplo, joga/brinca de uma forma individual, centrada em

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG. Milton Ricardo G. de Lima RESUMO

RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG. Milton Ricardo G. de Lima RESUMO RELATO DE EXPERIÊNCIAS REALIZADAS PELO PIBID/MATEMÁTICA/UFCG CAMPINA GRANDE-PB Jacqueline Tavares Lúcio Milton Ricardo G. de Lima RESUMO O PIBID/UFCG/MATEMÁTICA-Campina Grande, atua em duas escolas, sendo

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF Universidade

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS SALVA AU-AU MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA CUIDAR DOS ANIMAIS ENSINO FUNDAMENTAL I SAIBA MAIS SOBRE O NOSSO ENSINO FUNDAMENTAL I PROPOSTA PEDAGÓGICA E DIFERENCIAIS DO COLÉGIO POSITIVO Com tecnologias e métodos

Leia mais

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes

ginástica Aula Teórica Prof. Cláudio Gomes ginástica Aula Teórica História A Ginástica, não sendo uma modalidade desportiva recente, tem apresentado uma evolução contínua ao longo dos séculos, registando três fases fundamentais de desenvolvimento.

Leia mais

A GINÁSTICA NO ENSINO SUPERIOR: (RE)DEFININDO SEUS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E DE ATUAÇAO PROFISSIONAL

A GINÁSTICA NO ENSINO SUPERIOR: (RE)DEFININDO SEUS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E DE ATUAÇAO PROFISSIONAL A GINÁSTICA NO ENSINO SUPERIOR: (RE)DEFININDO SEUS CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E DE ATUAÇAO PROFISSIONAL Resumo Marilene Cesário Ana Maria Pereira Esse trabalho apresenta como objetivo abordar a temática Ginástica

Leia mais

OBJETIVOS Geral. Específicos

OBJETIVOS Geral. Específicos Dados da Componente Curricular COMPONENTE CURRICULA: EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES SÉRIE: 2º ANO CARGA HORÁRIA: 67h DOCENTE RESPONSÁVEL: EMENTA Atividades físicas e saúde; nutrição básica;

Leia mais

MINHA PRIMEIRA INVENÇÃO PARA SALVAR NOSSOS RIOS

MINHA PRIMEIRA INVENÇÃO PARA SALVAR NOSSOS RIOS BIO DRONE MINHA PRIMEIRA INVENÇÃO PARA SALVAR NOSSOS RIOS ENSINO FUNDAMENTAL II - ANOS FINAIS 6º AO 9º ANO DO 6º AO 9º ANO NESSA FASE MARCADA PELA CRIATIVIDADE, O COLÉGIO POSITIVO QUER QUE O ALUNO APRENDA

Leia mais

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1. Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2.

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1. Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2. INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO PIBID NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Cátia Liliane Brzozovski Nunes 2. 1 Resultados preliminares de pesquisa desenvolvida no Mestrado em

Leia mais

Chamada Interna nº 002/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação)

Chamada Interna nº 002/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Chamada Interna nº 002/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) CRITÉRIOS INTERNOS PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS DE SUBPROJETOS, COM SEUS RESPECTIVOS NÚCLEOS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EDITAL PIBID CAPES

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Fórum Regional Sudeste de Pró-Reitores de Graduação (FORGRAD) Universidade Católica de Petrópolis, RJ 01/04/2016 1. 2. Precarização do Programa 3.

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regina Célia Cola Rodrigues Mestranda em Educação: Currículo PUC/SP Profª Drª Neide de Aquino Noffs Professora Orientadora da Pesquisa Resumo O presente

Leia mais

Materiais e métodos:

Materiais e métodos: PIBID BIOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DE CARÁTER INOVADOR Lucas Rodrigo Neves Alvaristo (bolsista PIBID/CAPES)

Leia mais

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e das metas da disciplina.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e das metas da disciplina. Informação-Prova de Equivalência à Frequência Educação Física maio de 2016 Prova 28 2016 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. PEDRO DA COVA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROVA 26 / 2015 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI

SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI EQUIPE: Coordenador de área: Regisnei Aparecido de Oliveira Silva Supervisora: Keny Alessana Souza Rocha Bolsistas: Jéssica Soares

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 61 e 62 Aula U.D. Nº: 4 e 5 de 8 Instalações: Pavilhão Data: 16-03-2010 Hora: 10h20m Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO DE LICENCIATURAS

EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS O Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo engloba seis áreas do conhecimento. Os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade Positivo são

Leia mais

Escola Secundária D.Pedro V. Ginástica de Solo. Ana Abel 06/04/13

Escola Secundária D.Pedro V. Ginástica de Solo. Ana Abel 06/04/13 Escola Secundária D.Pedro V Ginástica de Solo Ana Abel 06/04/13 Introdução Este trabalho sobre ginástica é um elemento de avaliação das disciplinas de Educação Física e Prática de Actividades Físicas e

Leia mais

GEOGRAFIA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. Marilene Francieli Wilhelm (PIBID/UNIOESTE) Marli Terezinha Szumilo Schlosser (PIBID/UNIOESTE)

GEOGRAFIA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS. Marilene Francieli Wilhelm (PIBID/UNIOESTE) Marli Terezinha Szumilo Schlosser (PIBID/UNIOESTE) GEOGRAFIA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS Marilene Francieli Wilhelm (PIBID/UNIOESTE) Marli Terezinha Szumilo Schlosser (PIBID/UNIOESTE) maryejaime@live.com marlisch20@hotmail.com Universidade Estadual

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura)

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação Anexos I e II 2º andar Caixa Postal 365 CEP - 70359-970 Brasília, DF - Brasil. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM ENSINO DE ZOOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: AULA DE CONTRATURNO COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM Vaneska Aparecida Borges 1 Layanne Barbosa Pazzinatto 2 Seixas Oliveira Rezende 3 Regisnei Aparecido de Oliveira

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ EDITAL 02/2018 PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ EDITAL 02/2018 PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ EDITAL 02/2018 PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por intermédio de sua

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 009/CCEI, 15 DE JUNHO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 009/CCEI, 15 DE JUNHO DE 2018 EDITAL Nº 009/CCEI, 15 DE JUNHO DE 2018 Chamada Interna para Processo Seletivo Para Ingresso nos Programas CAPES - PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de 2018 na Licenciatura

Leia mais

Anexo 40. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Anexo 40. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Carmelinda Vieira / Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 7º Turma: B Nº Alunos: 20 Aula Nº: 60 Aula U.D. Nº: 1 de 3 Instalações: Pavilhão Data: 12-04-2010 Hora: 12h00m Duração: 35 minutos Unidade

Leia mais

Educação Física - 6º AO 9º ANO

Educação Física - 6º AO 9º ANO Conteúdos Programáticos Propostos para a Disciplina: Bimestre 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º bimestre Jogo e : Competição e cooperação Jogos populares Jogos pré-desportivos Jogos cooperativos : modalidade

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Carmelinda Vieira / Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 7º Turma: B Nº Alunos: 25 Aula Nº: 58 Aula U.D. Nº: 2 e 3 de 3 Instalações: Pavilhão Data: 15-4-2010 Hora: 15h30m Duração: 75 minutos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

Palavras -chave: Atividade de Divisão, Ensino, Aprendizagem; PIBID.

Palavras -chave: Atividade de Divisão, Ensino, Aprendizagem; PIBID. PIBID/CAPES/IFS: DESENVOLVENDO ATIVIDADES DE DIVISÃO ATRAVÉS DO MATERIAL DOURADO Gilcilene Santos Chaves 1 gil.key@hotmail.com Aline Suze Torres de Oliveira 2 prof.alinesuze@hotmail.com Enio Gomes de Araújo

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENQUANTO POSSIBILIDADE EXTENSIONISTA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENQUANTO POSSIBILIDADE EXTENSIONISTA ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹

UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹ UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹ Heitor Petinari Ferrari César Costa Sanches Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 66 Aula U.D. Nº: 9 de 9 Instalações: Pavilhão Data: 26-03-2010 Hora: 9h15m Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Ginástica

Leia mais

Experiências e Contribuições do PIBID Educação Física na Região do Meio Oeste de Santa Catarina

Experiências e Contribuições do PIBID Educação Física na Região do Meio Oeste de Santa Catarina Experiências e Contribuições do PIBID Educação Física na Região do Meio Oeste de Santa Catarina Ms. Elisabeth Baretta 1 Ms. Leoberto Ricardo Grigollo 2 Esp. Mirian Dolzan; Esp. Jacqueline Salete Baptista

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: Ensino Médio.

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: Ensino Médio. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DAS FONTES HISTÓRICAS: Ensino Médio. Daniely de Fátima Ribeiro, Geraldo Daniel Naves de Lima, Giselda Moreira Saavedra Lemos, *Graciele de Souza

Leia mais

Futebol Voleibol - Ginástica Desportos Coletivos Hip Hop

Futebol Voleibol - Ginástica Desportos Coletivos Hip Hop Participações em Competições / Exibições Futebol Voleibol - Ginástica Desportos Coletivos Hip Hop ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES DESPORTIVAS Um estilo de vida com atividade física está associado a benefícios

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LETRAS CURSO DE EDUCAÇÃO FÌSICA. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID Quantificação das aulas do

Leia mais

A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos

A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos Cássia Borges Dias, Maria das Graças Mota Mourão, Rita Tavares de Mello Resumo O estudo tem

Leia mais

Palavras-chave: Formação docente. ensino de História. metodologia. técnica de seminário.

Palavras-chave: Formação docente. ensino de História. metodologia. técnica de seminário. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFI123 Ginástica Artística

Programa Analítico de Disciplina EFI123 Ginástica Artística 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS 1º Período 3º Ciclo (7º e 8º anos) PLANIFICAÇÃO ANUAL - 3º CICLO ACTIVIDADES FÍSICAS DISTRIBUIÇÃO POR PERÍODOS 1º Período 2º Período 3º Período A - JDC: Voleibol, Futsal B - Ginástica de Solo, Ginástica

Leia mais