SUBPROJETO PIBID/PUCPR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUBPROJETO PIBID/PUCPR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"

Transcrição

1 SUBPROJETO PIBID/PUCPR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO Resumo FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ALBUQUERQUE, Luís Rogério 1 - PUCPR Grupo de Trabalho Formação de Professores e Profissionalização Docente Agência Financiadora: não contou com financiamento O presente relato de experiência trata de descrever o subprojeto Pibid/PUCPR de Licenciatura em Educação Física. As informações serão apresentadas seguindo a seguinte ordem: Apresentação da proposta; Cronograma do subprojeto; Escolas participantes; Descrição da produção educacional gerada; Dificuldades encontradas. A proposta de trabalho para o subprojeto teve como principal embasamento teórico a idéia de Cultura Corporal do Movimento Humano, discutida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN s, 1997). O cronograma de atividades do subprojeto terá o seu período de aplicação de um ano, ou seja, as ações começaram a ser implementadas no segundo semestre de 2012 e terão o seu término ao final do primeiro semestre de Para a aplicação do subprojeto contamos com duas escolas públicas no período na manhã e duas no período da tarde, sendo que em cada escola há cinco bolsistas, que são acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física. A produção educacional gerada, até o momento, está dividida em dois subitens: produções didático-pedagógicas e produções desportivas e lúdicas. Nas produções didático-pedagógicas, destacam-se as seqüências didáticas e os planos de aula; já nas produções desportivas e lúdicas, destacam-se os jogos especiais para inclusão, a organização de competições esportivas, a criação de times, o desenvolvimento de novas modalidades, a criação de rodas de capoeira, o desenvolvimento de ginásticas para a saúde. As principais dificuldades encontradas, até o momento, são a falta de material, o número excessivo de alunos por turma e locais desapropriados para a prática de novas modalidades esportivas. Apesar de algumas dificuldades encontradas, verificamos vários pontos positivos ao longo do processo, vale destacar, a possibilidade, que os acadêmicos têm de estabelecer uma relação concreta entre a teoria e a prática e a troca de experiência entre a educação superior e a educação básica. Palavras-chave: Relato de experiência. Licenciatura. Educação física. Introdução 1 Mestre em Educação pela PUCPR, Professor dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da PUCPR, Coordenador do Subprojeto Pibid/PUCPR de licenciatura em Educação Física.

2 14851 O presente trabalho trata de uma descrição, em forma de relato de experiências, do subprojeto Pibid/PUCPR de licenciatura em Educação Física. A execução do subprojeto Pibid/PUCPR vem sendo realizado em virtude da importância da elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores no curso de licenciatura em Educação Física. De acordo com o projeto institucional Pibid/PUCPR, o subprojeto em Educação Física, tem a intenção de aproximar o licenciado do cotidiano da rede pública de ensino, promovendo a integração entre a educação superior e a educação básica. A seqüência de informações, que serão relatadas, segue a seguinte ordem: Apresentação da proposta; Cronograma do subprojeto; Escolas participantes; Descrição da produção educacional gerada; Dificuldades encontradas. Apresentação da proposta Para nortear a contrução do subprojeto, foi utilizado, como alicerce teórico, a abordagem da Cultura Corporal do Movimento Humano, discutida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1997). De acordo com os (PCNs, 1997), a Educação Física deve ser entendida como Cultura Corporal. A idéia de Cultura Corporal transcende a visão de corpo em movimento, enquanto algo estritamente fisiológico e funcional, ou seja, o corpo em movimento deve ser compreendido de forma ampla e que contemple as suas várias dimensões. A partir de um conceito amplo de corpo em movimento, o futuro professor de Educação Física escolar deverá estar preparado para identificar as reais necessidades, características e interesses dos diversos e heterogêneos alunos e contextos onde poderá vir a atuar profissionalmente. Para Tardif (2002), a formação para a docência deve preparar os futuros professores para lidar com o ser humano, que na visão do autor não é algo homogêneo, passivo e manipulável e sim algo heterogêneo, individual, social, ativo, complexo, histórico e cultural. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Educação Física (DCNs, 2011), [...] o graduado deverá estar qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir academicamente e profissionalmente por meio das manifestações e expressões culturais do movimento humano, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural das pessoas para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

3 14852 A partir do acima exposto, ratifica-se o fato de que o subprojeto PIBID/PUCPR, para a área da Educação Física, busca fazer com que, durante o processo de formação, o acadêmico possa compreender de forma contextualizada e orientada as possibilidades de planejar e executar, em escolas inseridas em diferentes realidades, as expressões culturais do movimento humano (ginásticas, jogos, brincadeiras, esportes, lutas e danças). Neste sentido, o subprojeto sugere uma proposta de trabalho em que, as expressões corporais do movimento humano (ginásticas, jogos, brincadeiras, esportes, lutas e danças), sejam contextualizados e trabalhados de forma inclusiva, interdisciplinar e transversal. Portanto, pretende-se, ao longo do projeto, planejar e executar ações em conjunto com as demais áreas do conhecimento científico e também com as temáticas transversais: sedentarismo, saúde, convívio social, ética, pluralidade corporal, meio ambiente, orientação sexual, dentre outras). Cronograma do Subprojeto O subprojeto Pibid/PUCPR de licenciatura em Educação Física, seguiu o seguinte cronograma: de março a maio de 2012 foi elaborada a proposta do subprojeto e o primeiro contato com as possíveis escolas participantes; de junho a agosto de 2012 foram definidas as 04 escolas participantes e também foi feito o processo de seleção dos 24 bolsistas (20 acadêmicos e 04 professores supervisores), bem como, a preparação dos mesmos para a execução do subprojeto; no mês de agosto de 2012 foi feita a inserção dos bolsistas nas escolas participantes, neste mesmo mês foi feito o diagnóstico do contexto escolar e o planejamento prévio das ações; nos meses de setembro a dezembro de 2012 foram executadas as primeiras ações pedagógicas do subprojeto; nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013 foi descrito e enviado, para a CAPES, o relatório parcial do subprojeto; no mês de fevereiro de 2013 foi feita uma reunião com todos os bolsistas para a troca dos grupos, ou seja, foi feita uma troca de escolas entre os grupos para que os mesmos vivenciassem uma nova realidade e um novo contexto escolar; entre os meses de março e junho de 2013 o projeto terá a seu segundo semestre de atuação.

4 14853 Escolas Participantes Nos meses em que foram feitos os contatos com as possíveis escolas participantes, foi definido o pré-requisito de que duas escolas deveriam ter um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) baixo e as outras duas deveriam ter um Ideb alto. Tal ação foi definida, com base nas orientações da CAPES, e com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos, vivência pedagógica em diferentes contextos. No caso específico do subprojeto em Educação Física, uma das escolas com Ideb baixo declinou a sua participação de última hora, e acabamos trabalhando apenas com três escolas, duas com Ideb alto e apenas uma com Ideb baixo. O subprojeto Pibid/PUCPR em Educação Física, esta sendo realizado nas escolas, a partir da seguinte proposta: a) cinco acadêmicos e um professor supervisor no Colégio Estadual Polivalente no período da manhã; b) cinco acadêmicos e um professor supervisor no Colégio Flávio Ferreira da Luz no período da manhã; c) cinco acadêmicos e um professor supervisor no Colégio Estadual Polivalente no período da tarde; d) cinco acadêmicos e um professor supervisor no Colégio Estadual Paulo Leminski no período da tarde. Descrição da produção educacional gerada Para melhor apresentarmos a produção educacional gerada, subdividiremos o tópico em dois subitens: produções didático-pedagógicas e produções desportivas e lúdicas. Produções didático-pedagógicas Em relação às produções didático-pedagógicas, foram produzidas seqüências didáticas, onde, os quatro grupos de cinco bolsistas que atuaram nas quatro escolas, desenvolveram cronogramas com seqüência de conteúdos e serem trabalhados. A idéia foi a de articular o cronograma Pibid/PUCPR, com a proposta da escola, buscando trazer atividades diferenciadas e alternativas e, que proporcionassem experiências multilaterais aos estudantes.

5 14854 Foram desenvolvidas inúmeras expressões corporais do movimento humano: jogos, brincadeiras, esportes individuais, esportes coletivos, lutas, danças e ginásticas. A Figura 1 mostra o cronograma de atividades, desenvolvido pelos bolsistas Pibid, no segundo semestre de 2012, no Colégio Polivalente. ENC. DIA EIXO TEMA AULA 1º 06/09 ESPORTES BASQUETE (teórica/fundamento) Normal 2º 11/09 ESPORTES BASQUETE (teórica/fundamento) Normal 3º 13/09 ESPORTES BASQUETE (teórica/fundamento) Normal 4º 18/09 ESPORTES -----///----- Conselho de classe 5º 20/09 ESPORTES BASQUETE (teórica/fundamento) Normal 6º 25/09 ESPORTES BASQUETE Normal 7º 27/09 ESPORTES PASSEIO Beto Carreiro 8º 02/10 ESPORTES RUGBY Normal 9º 04/10 SEMANA CULTURAL Treino/ensaio para semana cultural Sem PA 10º 09/10 SEMANA CULTURAL SEMANA CULTURAL Sem PA 11º 11/10 SEMANA CULTURAL SEMANA CULTURAL Sem PA 12º 16/10 ESPORTES RUGBY Normal 13º 18/10 PASSEIO CINEMA Sem PA 14º 23/10 REUNIÃO PEDAGÓGICA -----///----- Sem PA 15º 25/10 LUTAS JOGOS DE OPOSIÇÃO Normal 16º 30/10 LUTAS JOGOS DE OPOSIÇÃO Normal 17º 01/11 LUTAS CAPOEIRA Normal 18º 06/11 LUTAS CAPOEIRA Normal 19º 08/11 DANÇA RITMO Normal 20º 13/11 DANÇA RITMO Normal 21º 20/11 DANÇA CONSTRUÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS COREOGRAFIAS PA anterior 22º 22/11 DANÇA CONSTRUÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS COREOGRAFIAS PA anterior 23º 27/11 JOGOS JOGOS ADAPTADOS Normal 24º 29/11 JOGOS JOGOS ADAPTADOS Normal 25º 04/12 CAMPEONATO DE SKATE ORGANIZAÇÃO Sem PA 26º 07/12 CAMPEONATO DE SKATE Sem PA Figura 1 Cronograma de atividades aplicado no Colégio Polivalente Ainda, no que diz respeito às produções didático-pedagógicas, de cada cronograma, a cada semana, foram feitos planos de aula correspondentes aos temas e sub-temas propostos. Durante algumas aulas teórico-práticas foram utilizados recursos pedagógicos para auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Os recursos utilizados foram: aulas em PowerPoint, vídeos e imagens. Produções desportivas e lúdicas Desenvolvimento de jogos especiais para inclusão: Foram desenvolvidas atividades que integrassem portadores de deficiências físicas e também que colocassem os indivíduos

6 14855 não deficientes nas situações de um deficiente. Foram realizadas atividades para deficientes visuais: atividade de percepção de espaço e futebol de olhos vendados (Figura 2). Figura 2 Futebol de olhos vendados Competições esportivas: Os bolsistas PIBID atuaram na formação das equipes que competiram nos jogos internos do colégio. Foram formadas equipes nas modalidades de: futebol de grama sintética e futsal. Os bolsistas também atuaram diretamente na organização, auxílio e arbitragem dos jogos internos do Colégio Polivalente Destaca-se, também a organização do primeiro campeonato de Skate do Colégio Polivalente (Figura 3). Figura 3 Primeiro campeonato de Skate do Colégio Polivalente Criação de times de modalidades esportivas: Os bolsistas PIBID participaram da seleção, dos treinamentos e acompanharam a equipe de Futsal da escola, que disputou os Jogos Escolares do Paraná 2012 Categoria C, nos meses de outubro e novembro de 2012 (Figura 4).

7 14856 Figura 4 Equipe de Futsal do Colégio Polivalente Desenvolvimento de novas modalidades esportivas: Foram desenvolvidas modalidades esportivas alternativas e que não faziam parte da rotina da Educação Física escolar na instituição, dentre elas: Badminton, Skate, Rugby (Figura 5), Slakline (Figura 6). Figura 5 Prática de Rugby no Colégio Polivalente

8 14857 Figura 6 Prática de Slakline no Colégio Polivalente Criação de rodas de capoeira: Foi desenvolvido o conteúdo Capoeira e durante as aulas e nos intervalos foram feitas rodas de Capoeira. Durante as rodas os alunos puderam vivenciar a relação entre o ritmo e o movimento, além de se apropriar de uma expressão corporal que reflete a história e a cultura brasileira (Figura 7). Figura 7 Roda de Capoeira no Colégio Polivalente Desenvolvimento de ginástica para a saúde: Foi desenvolvido o conteúdo ginástica para a saúde durante as aulas e também foi aplicada uma aula coletiva de alongamento muscular, durante a semana cultural da escola (Figura 8).

9 14858 Figura 8 Ginástica para a saúde no Colégio Flávio da Luz Dificuldades encontradas As principais dificuldades encontradas, até então, nas escolas onde está sendo executado o subprojeto PIBID em Educação física são: a) Resistência dos alunos a conteúdos novos (em muitas escolas, o conteúdo que ainda norteia a Educação Física são os esportes coletivos com bola: futebol, voleibol, basquetebol); b) Falta de material para algumas modalidades (a compra de material pelo projeto PIBID, ainda não foi efetuada e a maioria das escolas não têm materiais para diversas modalidades inseridas no projeto, ex. tênis de campo, badminton, beisebol etc.); c) Alunos são acostumados a aulas de Educação Física livre e sem nenhum planejamento e controle do professor responsável pelas turmas; d) Falta de planejamento do professor que está inserido na escola; e) Os horários das escolas mudam freqüentemente, interferindo na seqüência do projeto; f) Número excessivo de alunos por turma (35 a 40 alunos em algumas escolas) gerando dispersão e atos de indisciplina; g) Falta de local apropriado para algumas modalidades como: lutas, danças e ginásticas; h) Turmas que não tem aula, em função da falta constante de professores nas escolas, são liberadas e acabam interferindo na aula de Educação Física; i) Problemas de timidez e vergonha de alguns alunos em participar de aulas, principalmente de dança e de lutas.

10 14859 j) O professor da turma, muitas vezes, abandona o espaço da aula, gerando insegurança, tanto no bolsista PIBID, quanto no professor supervisor. Considerações Finais A possibilidade de inserção do acadêmico na realidade escolar, durante a sua formação inicial, é uma ferramenta riquíssima, no sentido de estabelecer uma relação concreta entre a teoria e a prática. A relação também pode ser entendida como uma troca de experiência entre a educação superior e a educação básica, onde, principalmente, a estrutura, o funcionamento e os professores inseridos no cotidiano escolar passam a atuar como co-formadores dos futuros docentes. Desta forma, toda a comunidade envolvida no processo, ou seja, alunos, pais, professores da educação básica, acadêmicos, professores da educação superior, tendem a se beneficiar e melhorar a qualidade e a valorização da Educação no Brasil. REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília: MEC/ SEF, BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais: educação física. Brasília: MEC, TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, PIBID/PUCPR. Relatório parcial do subprojeto em educação física. Curitiba, 2013.

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID/PUCPR EM INTERVENÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE CURITIBA

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID/PUCPR EM INTERVENÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE CURITIBA RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID/PUCPR EM INTERVENÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE DE CURITIBA Resumo LISBOA, Tailine 1 - PUCPR. DUBAS, Cristiano MOTA, 2 - PUCPR. ALMEIDA,

Leia mais

SUBPROJETO PIBID/PUCPR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PRODUÇÕES, IMPACTOS E DIFICULDADES

SUBPROJETO PIBID/PUCPR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PRODUÇÕES, IMPACTOS E DIFICULDADES SUBPROJETO PIBID/PUCPR LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PRODUÇÕES, IMPACTOS E DIFICULDADES Resumo Luís Rogério de Albuquerque 1 - PUCPR Maria Cristina Kogut 2 - PUCPR Grupo de Trabalho Formação de Professores

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana

MATRIZ CURRICULAR 1º PERÍODO Aulas semanais. C.H.T. (h/sem) Anatomia Humana Unidades Curriculares MATRIZ CURRICULAR Natureza 1º PERÍODO Núcleo Anatomia Humana Ampliada 4 73h20min Filosofia e Ética da Relação Ser Educação Fundamentos da Relação Ser Educação Ginástica I História

Leia mais

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO/Pibid: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS RESUMO

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO/Pibid: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS RESUMO A EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO/Pibid: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS Ana Paula Franciosi 1 Carolina Queiroz Martins 2 Felipe Casonato Lourenço 3 Fernanda Rodrigues do Santos 4 Ricardo Gregório Atem

Leia mais

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA Introdução BENÍCIO, Débora Regina Fernandes 1 UEPB Campus III debora_rfb@yahoo.com.br O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Educação Física - Bacharelado Missão A missão do Curso de Bacharelado em Educação Física é formar profissionais para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais,

Leia mais

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS

DISCIPLINAS CRÉDITOS TEÓRICA PRÁTICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS 1º HISTÓRIA E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA CORPO, MOVIMENTO E CONHECIMENTO BIOLÓGICO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS INFANTIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I * PROCESSO PEDAGÓGICO DO 2 1 1 36 ATLETISMO

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF Universidade

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura 2018

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura 2018 Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura 2018 Matérias Comuns aos Cursos do ISE 1. Pensamentos Filosóficos e Ética 2. Leitura e Produção de Texto I 1º Matérias de Formação Básica e

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

EEB SÃO JOÃO BATISTA

EEB SÃO JOÃO BATISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE EEB SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professor(a) Supervisor(a): Carla Regiane Vargas

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física Currículo do Curso

Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física Currículo do Curso Currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física 2006.1 Currículo do Curso Curso: Licenciatura em Educação Física CRIAÇÃO DO CURSO PORTARIA Nº 470/GR DE 07/10/74 RECONHECIMENTO DO CURSO PARECER -

Leia mais

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS , PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE: 2ºB ano BIMESTRE: 1º PROFESSORA: SELMA MARIA DE MELLO DE SOUZA FREIRE CONTEÚDO ESTRUTURAN TE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA/ OBJETIVOS

Leia mais

SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA TÍTULO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E ESTÁGIO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO DE TRABALHADORES PRATICANTES DE GINÁSTICA LABORAL JORNALISMO ESPORTIVO E A COBERTURA DOS MEGAEVENTOS:

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Educação Física - Licenciatura Campus: Nova Iguaçu Missão A missão do Curso de Educação Física no campus Nova Iguaçu é formar Professor de Educação Física generalista,

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Secretaria dos Órgãos Colegiados RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.210 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG UNIDADE DE QUIRINÓPOLIS QUIRINÓPOLIS 2014/15/16 PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO. Ensino-aprendizagem

FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO. Ensino-aprendizagem FICHA IV - ESPECÍFICA POR SUBPROJETO Ensino-aprendizagem 1. Quais os materiais didáticos na área do(s) subprojeto(s) existentes na escola? Recursos didáticos, materiais diferenciados e/ou alternativos.

Leia mais

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros

A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros A contribuição do PIBID na melhoria do ensino de Geografia Verônica Amparo Medeiros Discente do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, campus

Leia mais

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 1ª SÉRIE MANHÃ 7h30min 3257 Metodologia do Handebol 3254 Metodologia do Atletismo / PISTA DE ATLETISMO 8h20min 9h10min 3257 Metodologia do Handebol 3259 Recreação e Lazer 3254 Metodologia do Atletismo

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE N.º 4.581

RESOLUÇÃO CEPE N.º 4.581 RESOLUÇÃO CEPE N.º 4.581 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, considerando a delegação deste Conselho

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 108111 O ensino de habilidades motoras para a prática de esportes coletivos é multifatorial e envolve um conjunto de competências do professor no campo da aprendizagem motora. No ambiente das

Leia mais

Resumo. Palavras chave: identidade docente, autoreconhecimento, políticas educacionais. (83)

Resumo. Palavras chave: identidade docente, autoreconhecimento, políticas educacionais. (83) CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PIBID COMO POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DO TRABALHO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CCA- UFPB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Rosângela Miranda de

Leia mais

PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS 1 PIBID FURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS Liane Orcelli Marques Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Resumo: O presente trabalho discute a formação inicial de professores no curso de Pedagogia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Curso: - EDUCAÇÃO FÍSICA - Bacharelado Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Curso Reconhecido pela Portaria nº 298 de 06/0/2009 do ME. Curso Criado pela Resolução 00/CEG/2005, 08/06/2005/UFSC.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO LAVRADIO. Planeamento Curricular referente ao 1º Período 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO LAVRADIO. Planeamento Curricular referente ao 1º Período 2015/2016 Planeamento Curricular referente ao 1º Período 2015/2016 5º ano / Disciplina Educação Física Prof. (a) N.º Aulas Previstas atividades físicas e. Realizar atividades físicas e nas suas dimensões Jogos Pré-desportivos

Leia mais

Competição. As competições infanto-juvenis fazem parte da nossa sociedade

Competição. As competições infanto-juvenis fazem parte da nossa sociedade Competição As competições infanto-juvenis fazem parte da nossa sociedade Elas costumam introduzir, incutir, exacerbar e/ou fortalecer valores e símbolos de nossa cultura, de modo explícito e implícito.

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.085

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.085 RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.085 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, considerando a delegação deste Conselho

Leia mais

DISCIPLINAS. Estagio Profissional - Atividades Lúdicas 02 32

DISCIPLINAS. Estagio Profissional - Atividades Lúdicas 02 32 MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Conteúdos Curriculares 1º SEMESTRE Socorros de Urgência I 02 40 Fundamentos da Anatomia Humana I 02 40 Fundamentos Biológicos I 02 40 Atividades

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física

PLANEJAMENTO Série: 9º ano Professor: Cassio Lima 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação física PLANEJAMENTO - 209 Série: 9º ano Professor: Cassio Lima ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento sem material

Leia mais

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS

METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) Professor (a):selma Maria de Mello - Disciplina: Educação Física - Ano: 2014 - Período: 1º Bimestre Curso: Ensino Médio e Profissionalizante Turma: 1º ano A matutino ESTRUTURANTES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Documentação: jetivo: Curso Reconhecido pelo Decreto nº 81.759 de 06/06/1978 da Presidência da República. Curso Criado pela Portaria nº 70/GR/7 de 07/10/197/UFSC Renovação de Reconhecimento - Portaria

Leia mais

SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI

SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PIBID UFG/CAMPUS JATAI EQUIPE: Coordenador de área: Regisnei Aparecido de Oliveira Silva Supervisora: Keny Alessana Souza Rocha Bolsistas: Jéssica Soares

Leia mais

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO 6ºe 7ºanos / 1ºbimestre Brincadeiras e jogos Estafetas Jogos tradicionais Jogos Populares Jogos regionais Vivenciar e colocar em prática as normas e regras da Educação Física Escolar: Objetivos, frequência,

Leia mais

Centro de Desportos - Ações de extensão -

Centro de Desportos - Ações de extensão - Centro de Desportos - Ações de extensão - Coordenadora de extensão CDS: Prof a. Dr a. Daniele Detânico Coordenador de extensão DEF: Prof. Dr. Michel Angillo Saad Ações de extensão CDS - 2016.1 - - Projetos

Leia mais

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. (3254) Metodologia do Atletismo PREFEITURA

HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira. (3254) Metodologia do Atletismo PREFEITURA 1ª SÉRIE MANHÃ Fisiologia Humana A Fisiologia Humana A (3259) Recreação e Lazer (3254) Atletismo PREFEITURA (3253) Ginástica (3259) Recreação e Lazer (3249) Crescimento e Desenvolvimento Motor (3254) Atletismo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PLANO DE TRABALHO DOCENTE EDUCAÇÃO FÍSICA PROF. RAVILSON CAMPINA DO SIMÃO/2012 SÉRIE: 7ª TURMA: A/B/C HORAS/AULA: 03 PERÍODO: 08/02/2012 a 19/12/2011 populares -Elástico, 5 maria bulica, bets,peteca, queimada

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: BRINCADEIRAS ATEMPORAIS

O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: BRINCADEIRAS ATEMPORAIS 1 O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: BRINCADEIRAS ATEMPORAIS Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos Taina Pereira 1 (tainapereira003@hotmail.com) Vanessa da Silva da Silveira 2 (vanessa.renan_@hotmail.com)

Leia mais

O REFORÇO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

O REFORÇO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano

DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS. 6 Ano DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS 6 Ano 7 Ano 8º Ano 9º Ano Favorecer aos estudantes a aquisição dos conhecimentos básicos dos esportes de forma prazerosa. Desenvolver relações equilibradas e construtivas

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF UNIVERSIDADE

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura. Sem. Eixo Disciplinas h/a h. 1. Pensamentos Filosóficos e Ética

Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura. Sem. Eixo Disciplinas h/a h. 1. Pensamentos Filosóficos e Ética Estrutura Curricular do Curso de Educação Física Licenciatura Matérias Comuns aos 1. Pensamentos Filosóficos e Ética 2. Leitura e Produção de Texto I Lázaro Eliana 1. Anatomia I Magdalen a Janaína 2. Bases

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

Matriz Curricular (2017-atual)

Matriz Curricular (2017-atual) 1 Matriz Curricular (2017-atual) A matriz curricular do curso superior em Educação Física, modalidade Licenciatura está dividida em oito períodos, totalizando quatro anos de duração mínima. Cada período

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Paula Cristina Galdino de Oliveira Centro Universitário Luterano de Santarém

Leia mais

160 Currículos dos Cursos do CCB UFV. EDUCAÇÃO FÍSICA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Maicon Rodrigues Albuquerque

160 Currículos dos Cursos do CCB UFV. EDUCAÇÃO FÍSICA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Maicon Rodrigues Albuquerque 160 Currículos dos Cursos do CCB UFV EDUCAÇÃO FÍSICA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Maicon Rodrigues Albuquerque maixon@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 161 Bacharelado ATUAÇÃO A formação

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3

Campus de IFC - Araquari. Nº de bolsas de supervisão 3 Subprojeto Identificação do Subprojeto Área da licenciatura Ciências Agrárias Modalidade do curso [x] Presencial [ ] A distância Campus/polo 1 Campus de IFC - Araquari Município Araquari UF SC iniciação

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO Nº 01/ BASQUETE

BOLETIM INFORMATIVO Nº 01/ BASQUETE INFORMATIVO Nº 01/05-2015 BASQUETE No Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia, a modalidade Basquete iniciou o mês de maio construindo a nova sequencia didática, selecionando os conteúdos

Leia mais

PIBID: Química no ensino médio- a realidade do ensino de química na escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró-RN.

PIBID: Química no ensino médio- a realidade do ensino de química na escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró-RN. PIBID: Química no ensino médio- a realidade do ensino de química na escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró-RN. Autor(es) : Clarissa Grazianne Barbosa Fernandes¹, Gautier Farias

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 2º A e B ENSINO MÉDIO ANO: 2018

Leia mais

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 06 a 09 de novembro de 2013, Inconfidentes/MG PREFÊRENCIA E ADESÃO À PRÁTICA DE MODALIDADES ESPORTIVAS DE ESTUDANTES DO

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: Universidade

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 2º A e B ENSINO MÉDIO ANO: 2017

Leia mais

AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROFOP - PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR.

AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROFOP - PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR. AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROFOP - PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE MUDANÇA CURRICULAR. Relato de Experiência Marcelo Pereira de Oliveira¹ Helena M. Kashiwagi

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Nerijane de Almeida Monteiro

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 118797 A prática esportiva tem importância significativa para os seus praticantes, pois, numa prática bem orientada, podem-se aprender valores fundamentais à vida, como união, respeito, amizade

Leia mais

1º PERÍODO SEG TER QUA QUI SEX * HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS SALA 330 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE SALA 330

1º PERÍODO SEG TER QUA QUI SEX * HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS SALA 330 EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE SALA 330 1º PERÍODO * HISTÓRIA DA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS E SOCIEDADE E SOCIEDADE * HISTÓRIA DA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS * HISTÓRIA DA E DAS PRÁTICAS CORPORAIS TEÓRICA SALA 228 TEÓRICA SALA 228 FUNDAMENTOS DA

Leia mais

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA Fernanda Rabelo PRAZERES, Renato ROCHA, Virgínia Mara Próspero da CUNHA Universidade de Taubaté Mestrado Profissional

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º EDUF0016- ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR OBRIG 30 30 60 3.0 EDUF0009- ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTE OBRIG 60 0 60 4.0 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE ANTROPOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Orientações Programáticas 2015/2016

Orientações Programáticas 2015/2016 Orientações Programáticas 2015/2016 Índice 1. Fundamentação 3 2. Objetivos do Projeto do Desporto Escolar no 1.º Ciclo 3 3. Orientações Programáticas 3 4. Áreas de Intervenção 4 5. Organização de Atividades

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) 5º Ano de Escolaridade Domínios / Subdomínios Aptidão física avalia-se o nível de desenvolvimento da aptidão física através

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) Luciana Tavares Sousa luadail@uft.edu.br Regiane da Cruz Oliveira regiane353@uft.edu.br Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br RESUMO Kaled

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Fórum Regional Sudeste de Pró-Reitores de Graduação (FORGRAD) Universidade Católica de Petrópolis, RJ 01/04/2016 1. 2. Precarização do Programa 3.

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR NOME: EDUCAÇÃO FÍSICA II PLANO DE DISCIPLINA DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO ANO: 2º CARGA HORÁRIA: 3 A/S - 120 H/A 100 H/R DOCENTE RESPONSÁVEL: ANA

Leia mais

Práticas Esportivas e Relações Humanas

Práticas Esportivas e Relações Humanas M aterial do P rofessor Módulo 3 Educação Física Unidade 1 Educação Física: Práticas Esportivas e Relações Humanas Educação Física 5 Apresentação da unidade do material do aluno Caro professor, apresentamos

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA Daiane Dalla Nora lilidallanora@yahoo.com.br Thaiane Bonaldo do Nascimento thaianebonaldo@yahoo.com.br

Leia mais

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA Felipe Casonato Lourenço1 Ricardo Gregório Atem2 Marilene Cesário3 RESUMO A III Oficina de Ginástica organizada

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular)

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) Domínios/Subdomínios Ponderação (85%) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) Operacionalização/Indicadores 7º Ano de Escolaridade Instrumentos de avaliação AE:

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.488

RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.488 RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.488 Aprova alteração curricular para o Curso de Educação Física. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, considerando a delegação deste Conselho

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2017.2 5º. PERÍODO Diálogos com a Escola-Campo I / Prática Pedagógica V Observação do Campo de Estágio (com

Leia mais

O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE

O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE O PAPEL DO PROFESSOR SUPERVISOR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIUBE Marcelo Cordeiro de Rezende 1 ¹Professor da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira/Educação

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Teoria e Metodologia da Educação Física Adaptada Código: FIS12 Professor: Profa. Dra. Ana Carolina Santana

Leia mais

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo ESTUDANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (PIBID) - SUBPROJETO FISICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento

Leia mais

Endereço da página: Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016

Endereço da página: Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016 Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7491/o-corpo-e-a-cultura Publicado em NOVA ESCOLA Edição 27, 07 de Outubro 2016 Educação Física Reportagens O corpo e a cultura Cabe ao professor

Leia mais

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO- PROEN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/CAPES SUBPROJETO LICENCIATURA EM MÚSICA RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas

Leia mais

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelos

Leia mais

ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA

ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA Maria Paula de Morais Silva¹; Renally Gonçalves da Silva²; Alessandro Frederico da Silveira³ ¹Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

Estágio I - Introdução

Estágio I - Introdução PROGRAMA DE DISCIPLINA Estágio I - Introdução CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO Departamento de Artes / Centro de Ciências Humanas Disciplina: Estágio I - Introdução Código:5841-3 Créditos: 01 Carga horária:

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias Projeto de Estímulo a Docência - Um estudo sobre a inclusão nas aulas de Educação Física Kerllyn Trindade Coimbra 1 Natália Daniela

Leia mais

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESTRUTURA CURRICULAR 1º PERÍODO 1 Biologia Celular 45 45 0 0 2 Introdução e História da Educação Física 60 60 0 0 3 Anatomia Humana Básica 90 30 60 0 4 Expressão Rítmica

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA Renally Gonçalves da Silva Universidade Estadual da Paraíba Renally.gs@gmail.com Alessandro Frederico da Silveira

Leia mais

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regina Célia Cola Rodrigues Mestranda em Educação: Currículo PUC/SP Profª Drª Neide de Aquino Noffs Professora Orientadora da Pesquisa Resumo O presente

Leia mais

CONHECIMENTO E PREFERÊNCIA DOS ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MUZAMBINHO- MG EM RELAÇÃO AS MODALIDADES ESPORTIVAS.

CONHECIMENTO E PREFERÊNCIA DOS ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MUZAMBINHO- MG EM RELAÇÃO AS MODALIDADES ESPORTIVAS. 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG CONHECIMENTO E PREFERÊNCIA DOS ALUNOS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA

Leia mais

60h. 60h. 60h. 60h. 60h. 60h. 60h Desenvolvimen to de Ações. 60h

60h. 60h. 60h. 60h. 60h. 60h. 60h Desenvolvimen to de Ações. 60h UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XII GUANAMBI CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA CARGA HORÁRIA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR TEMPO MÍNIMO TEMPO MÁXIMO 3.165

Leia mais

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA A proposta de implementação do Curso está organizada por disciplinas em regime de créditos com uma carga horária total de 3.370 horas relógio, sendo que, a hora/aula será de 45 (quarenta e cinco) minutos.

Leia mais

PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO

PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO 03549 PROJETO INSTITUCIONAL PIBID/UFF: EIXOS NORTEADORES AO SEU DESENVOLVIMENTO Dra. Dinah Vasconcellos Terra (UFF) Dra. Anne Michelle Dysman Gomes (UFF) Dra. Maura Ventura Chinelli (UFF) Resumo Este trabalho

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENQUANTO POSSIBILIDADE EXTENSIONISTA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ENQUANTO POSSIBILIDADE EXTENSIONISTA ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

Leia mais

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI

O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI O PIBID INCLUSO NA LUTA CONTRA O AEDES AEGYPTI Rafael Hahn 1 Elizandra Aguiar da Rosa 2 Catiane Paniz 3 Resumo: Este trabalho visa relatar brevemente o que é o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA CURSO LICENCIATURA 1º PERÍODO DO01300 UM01302 UM01221 Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e da Educação Física Fund. Sociológicos e Antropológicos da Educação e da Educação Física Anátomo-fisiologia

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (Flexibilidade Curricular) 10º Ano de Escolaridade Domínios / Subdomínios Aptidão Física avalia-se o nível de desenvolvimento da aptidão física através

Leia mais

Grade Curricular por Créditos e Pré-Requisitos

Grade Curricular por Créditos e Pré-Requisitos Grade Curricular por Créditos e Data: 02/02/2018 Página: 1 Código: 2014 1 Horas- Aula Crédi tos 1º PERIODO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 08101 História e Filosofia da Educação e dos 72 3.00 -- 08102 Técnicas de Comunicação

Leia mais