MANUAL DO SERVICE DESK SYSTEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO SERVICE DESK SYSTEM"

Transcrição

1 Manual do Sumário Conhecendo o SERVICE DESK SYSTEM A tela de Acesso ao sistema: A tela do sistema após o acesso(exemplo):... 3 OCORRÊNCIAS Abertura de chamados: Atendendo um chamado:... 4 Transferindo chamado para outro usuário:... 6 Fazendo uma solicitação/questionamento ao usuário:... 6 Respondendo a uma solicitação do atendente: Encerrando um chamado: Utilizando a Busca Rápida:... 9 EMPRÉSTIMOS Solicitando o empréstimo de um equipamento: Análise da solicitação de empréstimo: A retirada do equipamento: A devolução do equipamento: O Mural de Recados Inserir recados A exibição do recado: Inventário Inserindo máquinas usando o relatório do AIDA: Inserindo outros equipamentos: Utilizando a Busca Rápida: Alterando informações de uma máquina: Alterando as informações de outros tipos de equipamentos: Admin Alterando as informações de um usuário: Excluindo um usuário: Bloqueando/Desbloqueando um usuário: Inserindo nova entidade ao sistema: Alterando as informações de uma entidade:... 17

2 Manual do - Excluindo uma entidade: Bloqueando/Desbloqueando uma entidade: Disponibilizando arquivos para download: Alterando as informações de um arquivo: Excluindo um arquivo: Gerenciando os módulos Gerenciando os problemas: Inserindo um problema no sistema: Alterando as informações de um problema: Gerenciando soluções de problemas: Inserindo uma solução de problema: Alterando as informações de uma solução problema: Gerenciando os softwares oficiais da empresa: Inserindo um software no sistema: Alterando as informações de um software: Excluindo um software: Gerenciando marcas e tipos de equipamentos: Inserindo marcas de equipamentos no sistema: Alterando o nome da marca de equipamento: Excluindo uma marca de equipamento do sistema: Inserindo tipos de equipamentos no sistema: Alterando o nome do tipo de equipamento: Excluindo um tipo de equipamento do sistema:... 21

3 Manual do Conhecendo o SERVICE DESK SYSTEM - A tela de Acesso ao sistema: - A tela do sistema após o acesso(exemplo): 1- Menu de Módulos: permite selecionar o Módulo a ser utilizado, varia de acordo com a permissão de acesso de cada usuário.

4 Manual do 2- Menu lateral: armazena as opções de menu do módulo escolhido. OCORRÊNCIAS O Módulo de Ocorrências tem como finalidade gerenciar a abertura de chamados para suporte. Ele possibilita o controle total de todos os chamados, o andamento deles e o tempo (SLA). São vários recursos, como atendimento via CHAT, pesquisa de satisfação no fechamento do chamado, a possibilidade de reabertura do chamado, desde que justificada, e mais a geração de relatórios. Além do recurso principal de gerencia dos chamados, esse módulo permite o gerenciamento de empréstimos de equipamentos. Trabalhando diretamente com o Módulo de Inventário, é possível disponibilizar equipamentos para empréstimo ou não, assim como verificar se o equipamento já está emprestado ou não, evitando que várias pessoas peçam o mesmo equipamento para empréstimo. - Abertura de chamados: Para abrir um chamado basta clicar no link: Abrir chamado, que fica no menu lateral. Preencha o formulário com o máximo de informações possíveis sobre o problema, além da criticidade do problema e a etiqueta do equipamento relacionado ao problema (se for o caso). Para concluir a abertura do chamado basta clicar em Salvar (Atendente) ou Abrir chamado (Usuário comum). A partir desse momento será gerado um Ticket, que será exibido na tela. Caso o próprio atendente tenha aberto o chamado no sistema, deve-se informar ao usuário esse número e, caso tenha sido o usuário, será enviado um à equipe de atendimento informando que há um chamado esperando para ser atendido. Obs.: O chamado só estará aberto após ter sido gerado o número de Ticket. - Atendendo um chamado: Ao receber o informando que há um chamado esperando para ser atendido, o Atendente deverá entrar no sistema para atender esse chamado. Logo na página inicial aparecerá o chamado com um link para iniciar o atendimento.

5 Manual do IMPORTANTE: o automaticamente e imediatamente, assim que o atendente clicar no link, ou seja, já estará correndo o SLA do atendente, portanto só clique nesse link se realmente for atender a esse chamado! Se o atendente achar necessário, poderá solicitar um atendimento via CHAT, contanto que o usuário esteja com o sistema aberto e aceite a solicitação. Para solicitar o atendimento via CHAT, basta clicar no botão, que aparecerá no topo da tela do chamado em questão, que poderá ser solicitado tanto pelo atendente, quanto pelo usuário. No ato da abertura do chamado a opção do CHAT poderá ser oferecida para o usuário se a criticidade de seu chamado for Alta ou Crítica. O atendente deverá preencher o campo Procedimentos realizados para futuras pesquisas e para validar o chamado. Obs.: Para registrar qualquer alteração nas informações do chamado deve-se clicar no botão Salvar.

6 MANUAL DO SERVICE DESK SYSTEM Manual do Transferindo chamado para outro usuário: Essa funcionalidade poderá ser utilizada pelo atendente para o caso, por exemplo, de o usuário que abriu o chamado não ser quem está precisando de atendimento. Então transfere se o chamado para o usuário e este passa então a receber o atendimento referente ao seu problema. Para fazer essa transferência clique em Transferir usuários, no menu superior da tela do chamado. Irá abrir uma nova janela onde será solicitado que você selecione para qual usuário deverá ser transferido o chamado. Após fazer essa escolha clique em Confirmar. A partir desse momento esse usuário estará sendo atendido, e esse usuário deverá responder a todas as solicitações/questionamentos referente à aquele chamado, além de ser o responsável por finalizar a ocorrência e preencher a pesquisa de satisfação. Fazendo uma solicitação/questionamento ao usuário: Muitas vezes o atendente precisa fazer alguma solicitação ou um questionamento ao usuário para poder dar continuidade ao atendimento. Porém enquanto espera a resposta da sua solicitação o SLA do chamado deverá ficar congelado para não prejudicar o atendente. Para isso clique em Questionamento/Solicitação, no menu superior da tela do chamado em questão. Isso abrirá uma janela onde deverá ser digitada a solicitação ou questionamento. Após isso, clique em confirmar. Isso irá, automaticamente, alterar o status do chamado para Aguardando resposta do usuário, o que conseqüentemente congelará o SLA do chamado e enviar um ao usuário do chamado com sua solicitação. O mesmo deverá entrar no sistema para responder a solicitação para que o chamado volte para o status Em atendimento possibilitando assim que o atendente continue o atendimento. Respondendo a uma solicitação do atendente: Após receber o notificando a solicitação do atendente, referente a um chamado, entre no sistema para responder. Logo na página inicial estará aparecendo a solicitação e um link para respondê-la. Clique no link e abrirá uma janela onde deverá ser respondida a solicitação. Após fazer o preenchimento da resposta clique em Confirmar. Automaticamente o status do chamado irá voltar para Em atendimento. - Encerrando um chamado: A partir do momento que o usuário e o atendente entenderem que o problema foi solucionado, o atendente deve encerrar o chamado clicando no botão Resolvido! e indicar qual foi o procedimento da solução. Porém o chamado não estará Encerrado, estará apenas Fechado pelo atendente.

7 Manual do Para encerrar o chamado definitivamente, o usuário deverá entrar no sistema e clicar no chamado em questão para preencher a pesquisa de satisfação e assim poder encerrar o chamado, se assim for sua vontade, já que ele poderá Reabrir o chamado se ele entender que não foi resolvido o seu problema. - Tela de exibição dos chamados.

8 Manual do - Tela da pesquisa de satisfação: - Tela de Reabertura do chamado: - Utilizando a Consulta a Soluções de problemas: Para facilitar o atendimento atual, é possível realizar uma pesquisa nos procedimentos e soluções de chamados anteriores. Para fazer essa pesquisa basta clicar no botão que fica no menu lateral, dentro do Módulo de Ocorrências. Soluções, Ao clicar no botão acima, aparecerá um formulário para filtrar sua pesquisa, como por exemplo, limitar o período dos chamados, limitar os atendentes e digitar palavras-chave para os problemas.

9 Manual do - Utilizando a Busca Rápida: Se for necessário consultar informações de algum chamado antigo e você sabe o Ticket desse chamado utilize a Busca Rápida, clicando no botão lateral, dentro do módulo de ocorrências. Busca Rápida que encontra-se no menu Basta colocar o Ticket da ocorrência no campo de busca e consultar o resultado. EMPRÉSTIMOS - Solicitando o empréstimo de um equipamento: Para acessar o Módulo de empréstimos clique em lateral. Empréstimos, que estará no menu NOTA: Os equipamentos devem ser previamente disponibilizados pelo Módulo de Inventário para empréstimo. Ao clicar no botão acima será exibida uma lista com as suas solicitações de empréstimo. Para fazer uma nova solicitação clique em Novo empréstimo que está logo acima da lista com suas solicitações. Esse link te leva a um formulário para que você preencha os dados do empréstimo. 1- Solicitante: é o login da pessoa que está fazendo a solicitação de empréstimo; (Preenchido automaticamente) 2- Usuário: é o nome da pessoa que irá utilizar o equipamento;

10 MANUAL DO SERVICE DESK SYSTEM Manual do 3- Data da solicitação: Data que o formulário está sendo preenchido; (Preenchido automaticamente) 4- Data para empréstimo: Data que o usuário pretende retirar o equipamento para empréstimo. 5- Prazo para devolução: Data limite para que o usuário devolva o equipamento; 6- Escolher equipamento: Lista de equipamentos disponibilizados pelo Módulo de Inventário para empréstimo. - Análise da solicitação de empréstimo: Após o preenchimento do formulário, a solicitação irá para análise. Quem fará essa análise será um atendente, que ficará responsável pelo empréstimo, ou seja, ele deverá verificar a disponibilidade do equipamento, estando disponível ele autoriza a retirada, entrega o equipamento e a partir desse momento ficará responsável pela devolução do equipamento. - A retirada do equipamento: Após a análise, se for autorizado, o solicitante deverá retirar o equipamento junto ao departamento de TI. Para retirar o equipamento será necessário que o solicitante laça um login no sistema. Isso fará com que o sistema entenda que o empréstimo foi realizado. O solicitante fica responsável pela devolução do equipamento, em BOAS condições e até a data estipulada no campo Prazo para entrega. - A devolução do equipamento: Ao receber a devolução do equipamento, o atendente deverá preencher um campo de observação, descrevendo o estado do equipamento e observações gerais sobre o empréstimo. O Mural de Recados O Mural de Recados serve para deixar recados, notícias, informativos, etc. no sistema, onde outros usuários, definidos pelo autor do recado, poderão ver. - Inserir recados Para inserir recados clique no botão Mural que se encontra no menu lateral, dentro do Módulo de Ocorrências. Será exibida uma lista com os recados que você inseriu, em seguida clique em Novo recado que está localizado logo acima da lista de recados.

11 Manual do 1- Data inicial: data que o recado inicia a exibição do recado; 2- Data final: data que finaliza a exibição do recado; 3- Público: tipos de usuário do sistema que verão o recado; 4- Recado: O conteúdo do recado; 5- Arquivo: Se necessário anexar arquivo. - A exibição do recado: A exibição do recado inicia a partir data especificada pelo usuário que o cadastrou. Ele será exibido na página inicial do sistema: Inventário O Módulo de Inventário permite gerenciar os equipamentos da empresa, computadores, notebooks, monitores, etc., além de gerenciar softwares e licenças. Em conjunto com o programa AIDA é possível inserir registros de computadores e notebooks rapidamente, pois o sistema lê o relatório do AIDA e filtra as informações necessárias para o registro. Também é possível registrar outros tipos de equipamentos usando o formulário do sistema e vinculá-los a

12 Manual do um computador. Por exemplo, um monitor que está sendo usado em um determinado computador. - Inserindo máquinas usando o relatório do AIDA: Primeiramente rode o programa AIDA e gere um relatório do tipo no formato CSV e salve no seu computador. Para inserir máquinas (computadores, notebooks, servidores...) entre no Módulo de Inventário e clique no botão Computadores. Será exibida uma lista com os computadores já cadastrados. Clique no link Inserir computador que está logo acima da lista para entrar no formulário. 1- Placa de propriedade: número da etiqueta de imobilizado da empresa; 2- Entidade: Nome da unidade ou da matriz; 3- Departamento: Área de localização do equipamento dentro da entidade; 4- Tipo do equipamento: Computador ou notebook; 5- Situação: Indica o estado do equipamento, se está funcionando, se será designado para empréstimo, se está em manutenção, entre outros. 6- Log. do AIDA: selecionar o arquivo de log. que você salvou anteriormente. - Inserindo outros equipamentos: Para inserir outro tipo de equipamento (monitores, switches, mouses, etc.) clique no link Inserir outro equipamento. Para encontrar esse link, entre no Módulo de Inventário e clique no botão Outros equipamentos.

13 Manual do 1- Placa de propriedade: número da etiqueta de imobilizado da empresa; 2- Entidade: Nome da unidade ou da matriz; 3- Departamento: Área de localização do equipamento dentro da entidade; 4- Tipo do equipamento: Computador ou notebook; 5- Modelo: Modelo do equipamento, ex.: FLATRON W1941S; 6- Marca: Marca desse equipamento, ex.: LG; 7- Data da compra: Data que o equipamento foi comprado; 8- Situação: Indica o estado do equipamento, se está funcionando, se será designado para empréstimo, se está em manutenção, entre outros. 9- Esse equipamento faz parte de: Etiqueta de imobilizado do equipamento ao qual esse está vinculado, ex.: Um monitor que esteja vinculado a um computador com a etiqueta (Deixar em branco caso esse equipamento não possua nenhum vínculo) - Utilizando a Busca Rápida: Você pode utilizar a Busca rápida nesse módulo para consultar detalhes de equipamentos. Para isso clique no botão Busca Rápida e coloque o número da etiqueta do equipamento que deseja pesquisar no campo de busca. NOTA: A busca nesse módulo é realizada relativamente, ou seja, não é necessário digitar o número inteiro para obter resultados. Suponha que você não se lembre o número da etiqueta, mas se lembre que no meio do número tem 12. Basta inserir 12 no campo de busca e checar os resultados. Essa pesquisa retornará todos os equipamentos com etiquetas que contenham o número 12. Ex.: X12XXX, XX12XX, 12XXXX, XXX12X, e assim por diante.

14 Manual do - Alterando informações de uma máquina: Para alterar as informações de uma máquina já cadastrada, basta fazer o mesmo procedimento para inserir um novo equipamento e no formulário inserir as novas informações e um relatório atualizado do AIDA. Você será informado de que o número da etiqueta já está cadastrado e questionado se deseja cancelar a operação ou atualizar o registro do equipamento. - Alterando as informações de outros tipos de equipamentos: Para alterar as informações de equipamentos diversos, entre no Módulo de Ocorrências e clique no botão Outros Equipamentos. Será exibida uma lista com os equipamentos cadastrados no sistema. Ao lado direito de cada linha tem os botões. Cada botão tem uma finalidade: - Visualizar as informações do equipamento; - Editar as informações do equipamento; - Excluir o equipamento do sistema. Clique em para entra no formulário de edição, altere as informações necessárias e Confirme as alterações para que possam ter efeito. Admin Usuário que têm permissão para acessar esse Módulo devem ser de extrema confiança, pois ele terá acesso às principais configurações do sistema, podendo influenciar diretamente todos os módulos. O Módulo de Administração (Configuração) gerenciar usuários, entidades, problemas para as ocorrências, arquivos para download, marcas de computadores, tipos de equipamentos, softwares, enfim, toda configuração do sistema. - Cadastrando novos usuários:

15 Manual do Para cadastrar novos usuários clique no botão Usuários. Será exibida uma lista com os usuários cadastrados. Para acessar o formulário de cadastro de usuários clique no link Novo usuário que está logo acima da lista. 1- Nome: Nome completo do usuário; 2- Login: nome que esse usuário utilizará para realizar o login; 3- Senha: palavra-passe que deverá ser informada ao fazer o login; 4- Confirme a senha: confirmação da senha digitada anteriormente, para que não haja erros do usuário, para que possa receber notificações do próprio sistema; 6- Telefone: telefone do usuário, com DDD; 7- Entidade: entidade da qual ele faz parte; 8- Data de admissão: Data que ele foi admitido na empresa, matriz ou unidade; 9- Nível: define o nível de acesso desse usuário: Administrador, Atendente, Usuário comum, Contabilidade; 10- Administrador de Sistema: torna o usuário como administrador do módulo a que tem acesso, possibilitando que esse gere os relatórios do módulo. NOTA: note que ao acessar a lista de usuário, repare que tem 3 botões ao lado direito de cada usuário:. - Editar as informações do usuário; - Excluir o usuário;

16 Manual do - Bloquear/Desbloquear o usuário. - Alterando as informações de um usuário: Para alterar as informações de um usuário, selecione-o na lista e clique em basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar., em seguida - Excluindo um usuário: Para excluir um usuário, selecione-o na lista e clique em. - Bloqueando/Desbloqueando um usuário: Bloquear um usuário significa negar a permissão de login dele, ou seja, ele continuará cadastrado no sistema, porém não poderá acessá-lo. Para bloquear um usuário basta selecioná-lo na lista e clicar em, e para desbloquear, clicar em. - Inserindo nova entidade ao sistema: Ao inserir uma nova unidade ao sistema você estará, além de incluindo-a ao contexto da empresa, permitindo que ela tenha acesso para fazer abertura de chamados. Para inserir, entre no Módulo Admin, clique em Entidades e em seguida no link Nova entidade. 1- Nome da entidade: nome fantasia da unidade dentro da empresa. Ex. UNIDADE TESTE; 2- CEP: CEP do endereço da Entidade; 3- CNPJ: CNPJ da entidade caso não seja o mesmo da matriz; 4- Razão Social: Razão social da entidade caso não seja o mesmo da matriz; 5- Endereço: Endereço da entidade; 6- Bairro: Bairro onde está situada a entidade; 7- Cidade/Estado: Cidade e estado onde está situada a entidade; para contato da entidade; (de preferência corporativo da empresa) 9- Telefones: telefones para contato da entidade, com DDD; 10- Inserir usuário: se estiver selecionado, será criado um usuário, automaticamente, vinculado à essa unidade. O nome de login dele será nome.sobrenome da unidade, por exemplo: unidade.teste. A senha será exatamente igual ao nome de login, porém ao entrar no sistema será solicitado que seja alterada a senha. Na lista de entidades há 3 botões no lado direito de cada uma:. - Editar informações da entidade;

17 Manual do - Exclui a entidade do sistema; - Bloqueia/Desbloqueia a entidade no sistema. - Alterando as informações de uma entidade: Para alterar as informações de uma entidade, selecione-a na lista e clique em basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar., em seguida IMPORTANTE: se foi criado um usuário para essa entidade, seus dados serão alterados junto com os dados da unidade. - Excluindo uma entidade: Para excluir uma entidade, selecione-a na lista e clique em os usuários que estejam vinculados a essa entidade.. Será excluído, também, todos - Bloqueando/Desbloqueando uma entidade: Bloquear uma entidade significa negar a permissão de login para ela e todos seus usuários. Para bloquear uma entidade basta selecioná-la na lista e clicar em, e para desbloquear, clicar em. - Disponibilizando arquivos para download: É possível disponibilizar arquivos para download. Para isso entre no Módulo Admin e clique em Arquivos no menu lateral e, em seguida, no link Novo arquivo logo acima da lista de downloads. 1- Nome do arquivo: é o nome de exibição do arquivo para download; 2- Descrição: Uma breve descrição sobre o arquivo, como funcionalidade, tipo, etc; 3- Ícone do arquivo: é uma imagem (32X32 ) que será usada para exibição junto ao nome; 4- Arquivo: selecione o arquivo que será disponibilizado para download; 5- Aparecer em:

18 Manual do Home aparecerá logo na página inicial do sistema: Downloads aparecerá apenas na página com todos os downloads. NOTA: Se nenhum desses for selecionado ele não aparecerá no sistema, mas será possível enviar um link para que a pessoa possa fazer o download. Na lista de arquivos tem dois botões do lado direito:. - Editar informações do arquivo; - Excluir o arquivo. - Alterando as informações de um arquivo: Para alterar as informações de um arquivo, selecione-o na lista e clique em basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar., em seguida - Excluindo um arquivo: Para excluir um arquivo, selecione-o na lista e clique em. Gerenciando os módulos O administrador do sistema pode gerenciar os módulos definindo, por exemplo, os tipo de problema que poderão ser indicados na abertura de chamados, ou definindo quais são os softwares que a empresa tem licença para entrar no inventário, entre outras coisas. - Gerenciando os problemas: Para gerenciar os problemas entre no Módulo Admin e clique em Problemas no menu lateral. Será exibida uma lista com os problemas disponíveis.

19 Manual do - Inserindo um problema no sistema: No Módulo Admin, clique em Problemas no menu lateral e em seguida em Novo problema logo acima da lista. 1- Problema: Nome do problema; 2- SLA: Tempo estipulado para a solução desse problema; 3- Descrição: Descritivo desse problema; 4- Prioridade máxima: especifique o grau de criticidade máximo que esse problema pode chagar. - Alterando as informações de um problema: Para alterar as informações de um problema, selecione-o na lista e clique em basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar., em seguida ATENÇÃO: Não é possível excluir um problema! - Gerenciando soluções de problemas: Você deve cadastrar pelo menos uma solução para cada problema. Essas soluções deverão ser utilizadas no fechamento da ocorrência, padronizando formas de solucionar os problemas/solicitações/dúvidas. Essa padronização é muito importante, principalmente na geração de relatórios, podendo servir como modo de filtragem. - Inserindo uma solução de problema: No Módulo Admin, clique no botão Soluções, que fica localizado no menu lateral, em seguida no link Nova solução, logo acima da lista de soluções existentes. 1- Categoria: É a categoria do PROBLEMA, por padrão Hardware ou Software; 2- Problema: É o problema que terá a solução cadastrada. Esse problema deve ser préviamente cadastrado no sistema. 3- Solução aplicada à: Indica em que situação essa solução poderá ser aplicada. Se no caso de dúvidas, solicitação ou problemas. 4- Descrição do problema: Um texto explicativo da solução, ou seja, procedimentos que solucionam tal problema. - Alterando as informações de uma solução problema: Para alterar as informações de uma solução de problema, selecione-o na lista e clique em, em seguida basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar.

20 Manual do - Gerenciando os softwares oficiais da empresa: Você pode cadastrar os softwares oficiais da empresa, assim como registrar as licenças disponíveis para uso dentro da empresa. O gerenciamento de softwares está disponível dentro do Módulo Admin, clicando no botão: Softwares. - Inserindo um software no sistema: Para inserir um software no sistema, entre no gerenciador de softwares e clique em Novo software. 1- Nome do software: é o nome do software, ex.: Office, Photoshop, Word; 2- Versão: é a versão do software que é usada na empresa. Ex.: Small Business, CS4, 2003; 3- Fabricante: é o nome da fabricante do software. Ex.: Microsoft, Adobe, Macromedia; 4- Fornecedor: é o nome da empresa que forneceu a licença do software; 5- Categoria: define a categoria que o software se encaixa, se ele é de edição de imagens, se ele é de escritório, etc. 6- Entidade: é o nome da entidade que possui a licença e q irá usá-lo; 7- Licença: é o número da licença do software; 8- Tipo da licença: define se é um software pago, gratuito, para teste, etc 9- Quantidade: se refere a quantidade de vezes que o software pode ser instalado usando essa licença; 10- Nota fiscal: refere-se ao número da nota fiscal da compra software. - Alterando as informações de um software: Para alterar as informações de um software, selecione-o na lista e clique em basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar., em seguida - Excluindo um software: Para excluir um software, selecione-o na lista e clique em. - Gerenciando marcas e tipos de equipamentos: Você pode gerenciar marcas e tipos de equipamentos que serão cadastrados no sistema. Para acessar o gerenciador de marcas, entre no Módulo Admin e clique em gerenciados de tipos de equipamentos clique em Equipamentos. Marcas e para o - Inserindo marcas de equipamentos no sistema: No gerenciador de marcas clique em Nova marca de equipamentos.

21 Manual do 1- Marca de equipamento: nome da marca. - Alterando o nome da marca de equipamento: Para alterar o nome de uma marca, selecione-o na lista e clique em, em seguida basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar. - Excluindo uma marca de equipamento do sistema: Para excluir uma marca de equipamento, selecione-a na lista e clique em. - Inserindo tipos de equipamentos no sistema: No gerenciador de marcas clique em Novo tipo de equipamentos. 1- Tipo de equipamento: nome do tipo. - Alterando o nome do tipo de equipamento: Para alterar o nome de um tipo de equipamento, selecione-o na lista e clique em, em seguida basta realizar as alterações nos campos do formulário e clicar em Confirmar. - Excluindo um tipo de equipamento do sistema: Para excluir um tipo de equipamento, selecione-a na lista e clique em.

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 2. Tela Inicial... 2 3. Abrindo uma nova Solicitação... 3 4. Acompanhando as solicitações abertas... 4 5. Exibindo Detalhes da Solicitação... 6 6.

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP

PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP PORTAL DE RELACIONAMENTO GROUP MANUAL DO USUÁRIO Portal de Relacionamento - Manual do usuário... 1 SUMÁRIO 1. Informações gerais... 3 2. Sobre este documento... 3 3. Suporte técnico... 3 4. Visão Geral

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Manual Xerox capture EMBRATEL

Manual Xerox capture EMBRATEL Manual Xerox capture EMBRATEL Versão 2 Junho/2011 Tópicos 1) Instalação do Xerox Capture 2) Utilização do Xerox Capture 2.1) Capturar pacotes de imagens pelo scanner 2.2) Importar pacote de imagens a partir

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net

Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0. www.sms.agenciaglobo.net Manual de utilização do sistema de envio de sms marketing e corporativo da AGENCIA GLOBO. V 1.0 www.sms.agenciaglobo.net 1 ACESSO O SISTEMA 1.1 - Para acessar o sistema de envio entre no site http://sms.agenciaglobo.net/

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL

Manual do Sistema de Apoio Operadores CDL N / Rev.: Manual 751.1/02 Este documento não deve ser reproduzido sem autorização da FCDL/SC Aprovação: Representante da Direção Ademir Ruschel Elaboração: Supervisor da Qualidade Sílvia Regina Pelicioli

Leia mais

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes

E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes E&L Protocolo, Documentos Eletrônicos e Processos Perguntas Frequentes 1. É possível excluir um processo que já foi enviado? Só será possível excluir o processo se o mesmo ainda não tiver sido recebido.

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB

MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB CNS LEARNING MANUAL DO GERENCIADOR ESCOLAR WEB Versão Online 13 Índice ÍNDICE... 1 VISÃO GERAL... 2 CONCEITO E APRESENTAÇÃO VISUAL... 2 PRINCIPAIS MÓDULOS... 3 ESTRUTURAÇÃO... 3 CURSOS... 4 TURMAS... 4

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte.

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. MANUAL DE SUPORTE Controle de Suporte Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. SUMÁRIO Considerações Iniciais... 3 Acesso... 4 Controle de Suporte... 5 1. Solicitação de Atendimento...

Leia mais

NeXT Help Desk Manual do usuário. Abril/2011. NeXT Software

NeXT Help Desk Manual do usuário. Abril/2011. NeXT Software NeXT Help Desk Manual do usuário Abril/2011 NeXT Software Página 1 de 11 Índice Descrição e características do NeXT Help Desk... 3 Conectando no NeXT Help Desk... 4 Menu de acesso... 5 Enviando chamado

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

MAPEAMENTO MANUAL DO USUÁRIO

MAPEAMENTO MANUAL DO USUÁRIO 2013 MAPEAMENTO MANUAL DO USUÁRIO Consultoria SI 20/8/2013 Sumário Apresentação...3 Requisitos para Utilização do Sistema...3 Campos Obrigatórios para Cadastro de Equipamentos/ Espaço Físico...3 Processo

Leia mais

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização

WebEDI - Tumelero Manual de Utilização WebEDI - Tumelero Manual de Utilização Pedidos de Compra Notas Fiscais Relação de Produtos 1. INTRODUÇÃO Esse documento descreve o novo processo de comunicação e troca de arquivos entre a TUMELERO e seus

Leia mais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais

SIGECORS. Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais SIGECORS Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais Outubro 2008 Índice 1. Registrando Usuários 2. Acesso ao Sistema 3. Logar no Sistema 4. Esquecimento de Senha 5. Alteração de Senha 6.

Leia mais

Consumidor.gov.br. Usuário: Consumidor

Consumidor.gov.br. Usuário: Consumidor Consumidor.gov.br Usuário: Consumidor O Consumidor.gov.br permite ao consumidor registrar reclamações direcionadas às empresas cadastradas. Para conhecê-las, clique em Empresas Participantes. Para iniciar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE SUPORTE Versão 1.0 24/01/2012 1

Leia mais

Manual do Atendente. Treinamento OTRS Help Desk

Manual do Atendente. Treinamento OTRS Help Desk Manual do Atendente Treinamento OTRS Help Desk Sumário Apresentação... 4 Efetuando login... 5 Conhecendo a interface de atendimento...5 Painel de Controle... 5 Chamados... 6 Visão de Filas... 6 Pesquisas...

Leia mais

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Manual de Utilização Financeiras Versão 1.2 Manual de utilização do software para os usuários do Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos, com

Leia mais

Nova Central de Atendimento Logicorp

Nova Central de Atendimento Logicorp 1. INICIAR O NAVEGADOR DE INTERNET Acessar a página da Logicorp no link: http://www.logicorp.net.br/index.html 2. ACESSANDO A ÁREA DE ATENDIMENTO DO NOSSO SITE Na parte superior clique em Atendimento.

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: ADMINISTRATIVO VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 08/01/2013 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br

Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br Sistema de Gerenciamento Remoto www.pevermelho.art.br 1 - SOBRE O SGR Este manual irá lhe ajudar a entender o funcionamento do SGR (Sistema de Gerenciamento Remoto) permitindo assim que você possa atualizar

Leia mais

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo 1 LISTA DE ILUSTRAÇÕES FIGURA 1 - TELA DE LOGIN... 5 FIGURA 2 - TELA INICIAL... 6 FIGURA 3 PREFERÊNCIAS DO USUÁRIO... 6 FIGURA 4 NOVO

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Manual de utilização

Manual de utilização Manual de utilização Na tela inicial digite o seu login e senha, e deixe a opção acesso selecionada em Empresa. Depois clique em Entrar. Esta é a tela principal do sistema dividido em 2 painéis. Código:

Leia mais

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP

FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP FAQ Sistema Eletrônico de Informações SEI-MP 1. Quem pode obter o acesso ao SEI-MP? O SEI-MP está disponível apenas para usuários e colaboradores internos do MP. Usuários externos não estão autorizados

Leia mais

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes.

Manual do MySuite. O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Manual do MySuite O MySuite é a solução adotada pela MKData para gerenciar o atendimento aos clientes. Esta ferramenta visa agilizar e priorizar o suporte técnico, criando um canal de interatividade no

Leia mais

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE

Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA OFFICE ONLINE WORD ONLINE EXCEL ONLINE POWER POINT ONLINE Página 2 Sumário Como começar usar?... 03 Iniciando o uso do OneDrive.... 04 Carregar ou Enviar os

Leia mais

Easytrade Admin Client

Easytrade Admin Client Easytrade Admin Client Manual de instalação e utilização Sumário 1.0 Instalação...3 1.1 Download e instalação do Java JRE...3 1.2 - Download e instalação do Easytrade Client...3 1.3 Criar atalho na area

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Índice 1 Acessando o sistema via internet...3 2 Funcionalidades...6 2.1 Horário Individual...7 2.2 Calendário Acadêmico...8 2.3 Biblioteca...9 2.3.1 Consultar

Leia mais

Curso Básico Sistema EMBI

Curso Básico Sistema EMBI Curso Básico Sistema EMBI Módulo Atendentes e Administradores Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste trabalho pode ser reproduzida em qualquer forma por qualquer meio gráfico, eletrônico ou

Leia mais

Tutorial Módulo Frequência

Tutorial Módulo Frequência Tutorial Módulo Frequência Sumário 1. Módulo Frequência... 2 1.1. Perfis Envolvidos... 2 2. Operações realizadas pelo Servidor... 2 2.1 Solicitar Afastamento... 2 2.2 Consultar Afastamentos... 4 2.3. Enviar

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Documentação do site de imóveis e parcerias RIO ONLINE

Documentação do site de imóveis e parcerias RIO ONLINE Documentação do site de imóveis e parcerias RIO ONLINE Índice 1) Painel de Imóveis...3 1.1) Filtrar...3 1.2) Incluir Imóvel...3 1.3) Alterar Imóvel...4 1.3.1) Não publicar imóvel no site...4 1.4) Fotos

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Manual do Utilizador. Portal dos Jurisdicionados Cadastro

Manual do Utilizador. Portal dos Jurisdicionados Cadastro Manual do Utilizador Portal dos Jurisdicionados Cadastro TCM/PA 2015 1. CONDIÇÕES DE ACESSO O acesso ao Portal dos Jurisidicionados Cadastro é feito, exclusivamente, com o uso de certificação digital,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota EBM ASSESSORIA E CONSULTORIA EM INFORMÁTICA LTDA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA e-nota PRESTADOR / CONTADOR Versão 2.0 Índice 1. Acessar o sistema 2. Notas Eletrônicas 2.1. Emitir

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

Manual de Utilização do GLPI

Manual de Utilização do GLPI Manual de Utilização do GLPI Perfil Usuário Versão 1.0 NTI Campus Muzambinho 1 Introdução Prezado servidor, o GLPI é um sistema de Service Desk composto por um conjunto de serviços para a administração

Leia mais

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes

E&L Controle de Estoque e Materiais. Perguntas Frequentes E&L Controle de Estoque e Materiais Perguntas Frequentes 1. Qual relatório deve ser tirado para fazer a prestação de contas? Balancete de Materiais por detalhado. Esse relatório está disponível no menu

Leia mais

Guia Sistema. HelpDesk. Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus VIII:

Guia Sistema. HelpDesk. Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus VIII: Guia Sistema HelpDesk Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus VIII: Franciscarlos Nascimento de Ávila Técnico em Tecnologia da Informação. Rodrigo Franklin Frogeri

Leia mais

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS Diretoria Comercial Corporativa Página 2 de 14 Sumário 1 Introdução... 4 2 Acessando os serviços para Imobiliárias... 5 3 Gerenciando clientes... 8 4 Serviços...

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE Manual de Utilização do MSDN-AA Software Center Aracaju/SE 2009 Sumário Apresentação... 3 1. Solicitando ativação no MSDN-AA... 3 2. Acessando o Portal

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções

Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Cadastro Avaliação 2013 Manual de Instruções Manual de instruções Cadastro Avaliação 2013 Caro Usuário, Este manual contém todas as instruções necessárias para preenchimento dos dados de sua escola e alunos.

Leia mais

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br

GRUPO ARESTO E-CRM CONTÁBIL. Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br GRUPO ARESTO Rua: Farjalla Koraicho, 49 sl 02 11 5565 6259 cotato@aresto.com.br E-CRM CONTÁBIL Conheça o e-crm Contábil, a nova ferramenta que o nosso escritório colocou a sua disposição. Com ele, nosso

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...

Leia mais

Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário

Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas SESAU Coordenadoria Setorial de Gestão a Informática - CSGI Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário Maceió 06/02/2012 Técnico Responsável: Bruno Cavalcante

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS 2 SUMÁRIO SEÇÃO 1 - FLUXO DAS VARAS QUE NÃO POSSUEM CENTRAL DE MANDADOS... 03 1. CUMPRIMENTOS (PERFIS DE ANALISTA E TÉCNICO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA GLPI Setembro de 2013 Objetivo: Esse manual, baseado no manual GLPI feito pela DTI, tem como objetivo principal instruir os usuários quanto à utilização do GLPI, sistema

Leia mais

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Sumário Acessando a página do HelpDesk helpdesk.virtuem.com.br... 3 Criando um Ticket... 6 Visualizando Tickets Existentes... 9 Respondendo um Ticket...

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Sistema de Prestação de Contas Siprec

Sistema de Prestação de Contas Siprec Sistema de Prestação de Contas Siprec Manual de Utilização Perfil Beneficiário Versão 1.3.4 Agosto de 2013 1 SUMÁRIO Manual do Usuário... 3 1. Objetivo do manual... 3 2. Sobre o sistema... 3 3. Quem deve

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão

Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão Manual do Usuário Cidadão SIC Serviço de informação ao cidadão NOVOSIS 3ª Versão Conteúdo Introdução... 3 Principais recursos:... 4 Para o cidadão:... 4 Para os órgãos públicos:... 4 Como Utilizar o SIC...

Leia mais

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO

ROTEIRO DE INSTALAÇÃO ROTEIRO DE INSTALAÇÃO O objetivo deste roteiro é descrever os passos para a instalação do sistema UNICO, afim, de auxiliar os técnicos e evitar possíveis dúvidas e erros de instalação. Instalador O instalador

Leia mais

CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E USUÁRIOS - NOTIVISA PERGUNTAS FREQUENTES

CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E USUÁRIOS - NOTIVISA PERGUNTAS FREQUENTES CADASTRO DE INSTITUIÇÕES E USUÁRIOS - NOTIVISA PERGUNTAS FREQUENTES 01. Como cadastrar uma... 2 02. Quem é o Responsável Legal de uma... 2 03. Como associar o Responsável Legal a uma... 2 04. Como Desassociar

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para vendas no balcão por ser uma venda rápida, mais simples, onde não é necessário

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS. 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO. 08 08 3.2 10 3.3 OCR. 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS. 13 5 GERANDO DOCUMENTOS

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS. 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO. 08 08 3.2 10 3.3 OCR. 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS. 13 5 GERANDO DOCUMENTOS ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO AOS SISTEMAS... 05 3 DOCUMENTOS MANUTENÇÃO... 08 3.1Tipos de Documentos... 08 3.2 Relações entre Documentos... 10 3.3 OCR... 11 4 REGISTRO DE DOCUMENTOS... 13 5 GERANDO

Leia mais

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM

Manual do Almoxarifado SIGA-ADM Manual do Almoxarifado SIGA-ADM DIRETORIA DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO(DGTI) MARÇO/2012 Requisição de Almoxarifado Requisições O sistema retornará a tela do menu de Administração. Nela selecione

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM

Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM Simulador ITIL Exame de Certificação da EXIM WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Testar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Aceitar

Leia mais

Manual Sistema de Autorização Online GW

Manual Sistema de Autorização Online GW Sistema de Autorização Online GW Sumário Introdução...3 Acesso ao sistema...4 Logar no sistema...4 Autorizando uma nova consulta...5 Autorizando exames e/ou procedimentos...9 Cancelamento de guias autorizadas...15

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES

ÍNDICE MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV. 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES MANUAL SITE ADMINISTRÁVEL TV ÍNDICE 1. Introdução 2. Acessando o site administrável/webtv SITE ADMINISTRÁVEL 3. CONFIGURAÇÕES 3.1 - Dados Cadastrais 3.2 - Noticias 3.3 Redes Sociais 3.4 - Player 4. DESIGN

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO]

[SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Câmara de Dirigentes Lojistas [SITE FÁCIL CDL MANUAL DO USUÁRIO] Sumário 1. Controle de versão... 3 2. Objetivo... 4 3. Site fácil... 4 4. Acessando o sistema de gestão de conteúdo (SGC)... 5 5. Páginas

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8.

1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8. Consultando Promoções e Eventos 8. Indíce 1.INDÍCE... ERROR! BOOKMARK NOT DEFINED. 2.QUADRO DE AVISOS... 4 3.CONSULTA CIRCULARES... 6 4.CONSULTA NOTÍCIAS... 7 5.PROMOÇÕES E EVENTOS... 8 Consultando Promoções e Eventos 8 6.CONSULTAS GERAIS...

Leia mais

Software de Compras. Manual de treinamento para usuários do OutBuyCenter

Software de Compras. Manual de treinamento para usuários do OutBuyCenter Software de Compras Manual de treinamento para usuários do OutBuyCenter OutBuyCenter Software para o gerenciamento de compras integradas (eprocurement e supply chain), objetiva a rápida tramitação de compras

Leia mais

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

Projeto SIGA-EPT. Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Projeto SIGA-EPT Manual do usuário Módulo Requisição de Almoxarifado SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão setembro/2010 Requisição de Almoxarifado Introdução Requisição é uma solicitação feita

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Manual Comunica S_Line

Manual Comunica S_Line 1 Introdução O permite a comunicação de Arquivos padrão texto entre diferentes pontos, com segurança (dados criptografados e com autenticação) e rastreabilidade, isto é, um CLIENTE pode receber e enviar

Leia mais

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO

SUAP MÓDULO PROTOCOLO SUAP MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 2010 1 1. INTRODUÇÃO Administradores públicos defrontam-se diariamente com grandes dificuldades para fazer com que processos administrativos, documentos, pareceres e informações

Leia mais

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.

Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil IDEAL. Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil. Gerenciamento Do Escritório Virtual Utilizando O Sistema Web Contábil 2010 IDEAL Última Atualização: 01/2010 Atendimento: Tel : (11) 3857-9007 - e-mail: suporte@webcontabil.com ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO A

Leia mais