Prescrição administrativa no TCU: débito e multa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prescrição administrativa no TCU: débito e multa."

Transcrição

1 Prescrição administrativa no TCU: débito e multa.

2 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO DIREITO CIVIL Ônus jurídico consiste na necessidade de se adotar determinado comportamento para obtenção ou conservação de certa vantagem. A atividade aqui é voluntária. Age-se facultativamente, a fim de conservar ou adquirir alguma vantagem jurídica. Não há sanção. A não-adoção do comportamento significa apenas que a pessoa deixa de obter a vantagem possível. Exemplo: registro da hipoteca para valer contra terceiros; ônus da prova etc.

3 PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA NO DIREITO CIVIL Obrigação consiste na relação jurídica em virtude da qual um sujeito ativo (credor) pode exigir de um sujeito passivo (devedor) uma prestação ou uma abstenção. A pretensão consiste no poder do credor de usar os meios permitidos na lei para exigir do devedor a prestação. Se o devedor ainda não prestou, tem o credor a pretensão. Começa a existir a obrigação, no momento em que a prestação é devida.

4 DECADÊNCIA NO DIREITO CIVIL O conceito de decadência (ou caducidade ) liga-se ao conceito de ônus jurídico. Há determinados direitos para os quais a lei impõe, como condição de exercício, um determinado período de tempo. Significa que a lei dá uma faculdade à pessoa de agir, em determinado prazo. Se a pessoa não age (não exerce esse direito) dentro do limite temporal estabelecido, simplesmente perde esse direito, ou seja, ocorre a caducidade (o direito caduca) ou decadência do direito. Na decadência não existe nenhuma obrigação da parte contrária.

5 PRESCRIÇÃO NO DIREITO CIVIL O conceito de prescrição liga-se aos conceitos de obrigação e de pretensão. Em uma relação jurídica, a partir do momento em que a prestação se torna exigível, ou seja, a partir do surgimento da pretensão, a lei estabelece um prazo dentro do qual a prestação pode ser exigida por meio de ação. Após o vencimento desse prazo, se acionado pelo credor, o devedor podese negar ao cumprimento daquela prestação, sob a alegação de prescrição. Assim, a prescrição é essencialmente um meio de defesa.

6 PRAZOS NO DIREITO CIVIL De acordo com a Exposição de Motivos do Código Civil de 2002, os prazos de prescrição, no sistema do Código, passam a ser, apenas e exclusivamente, os taxativamente discriminados na Parte Geral, Título IV, Capítulo I, sendo de decadência todos os demais, estabelecidos, em cada caso, isto é, como complemento de cada artigo que rege a matéria, tanto na Parte Geral como na Especial.

7 FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL DA PRESCRIÇÃO Art. 37, 5º, da Constituição Federal: 5º. A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.

8 FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL DA FUNÇÃO SANCIONADORA Constitucional: art. 71, inciso VIII: Aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário.

9 PREVISÃO LEGAL DO DÉBITO Lei Orgânica do TCU (Lei n /1992): Art.19. Quando julgar as contas irregulares, havendo débito, o Tribunal condenará o responsável ao pagamento da dívida atualizada monetariamente, acrescida dos juros de mora devidos (...). Art. 57. Quando o responsável for julgado em débito (...).

10 IMPRESCRITIBILIDADE DO DÉBITO O 5º do art. 37 da Constituição Federal traz norma que explicitamente ressalva as ações de ressarcimento ao erário de prazo prescricional. Assim, no caso de condenação de gestor público ao pagamento de débito, com vistas à recomposição do dano ao erário, a regra é a imprescritibilidade.

11 PRECECENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL As ações de ressarcimento em favor do erário, no caso de prática de atos irregulares, são imprescritíveis, com base no art. 37, 5º, da Constituição Federal (MS /DF).

12 PRECEDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Acórdão n /2008 Plenário, de 26/11/2008 deixar assente no âmbito desta Corte que o art. 37, 5º, da Constituição Federal conduz ao entendimento de que as ações de ressarcimento movidas pelo Estado contra os agentes causadores de danos ao erário são imprescritíveis.

13 MULTA: MATÉRIA EM DISCUSSÃO A incidência ou não da prescrição sobre a multa aplicada pelo TCU aos gestores de recursos públicos federais não constitui matéria pacificada no Tribunal.

14 COMPETÊNCIA DO TCU PARA APLICAR SANÇÕES A ação punitiva do TCU encontra amparo na Constituição Federal, que, entre outras atribuições, conferiu ao Tribunal, em seu art. 71, inciso VIII, a competência para: aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário.

15 COMPETÊNCIA DO TCU PARA APLICAR SANÇÕES Em nível infraconstitucional, tem-se, ainda, a Lei n /1992, que trata da matéria em seus arts. 46 e 56 a 61.

16 MULTAS APLICÁVEIS PELO TCU Multa do art. 58 da LO/TCU. Multa do art. 57 da LO/TCU.

17 MULTA DO ART. 58 Caso a irregularidade não ocasione dano ao erário: ; - multa prevista no art. 58 da Lei n /1992, nos seguintes casos: - contas julgadas irregulares de que não resulte débito aos responsáveis; - ato praticado com grave infração à norma legal ou regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária operacional e patrimonial; - ato de gestão ilegítimo ou antieconômico; - não atendimento, no prazo fixado, sem causa justificada, à diligência do Relator ou à decisão do Tribunal;

18 MULTA DO ART obstrução ao livre exercício das inspeções e auditorias determinadas; - sonegação de processo, documento ou informação, em inspeções ou auditorias realizadas pelo Tribunal; - reincidência no descumprimento de determinação do Tribunal.

19 MULTA DO ART. 58 O valor máximo da multa prevista no art. 58 da Lei n /1992 é estabelecido anualmente pelo TCU. Para 2014, esse limite foi fixado em R$ ,46. A gradação em função desse valor encontra-se prevista no Regimento Interno do TCU (art. 268) e será proposta pelo Relator conforme a gravidade dos fatos que ensejaram a punição.

20 MULTA DO ART. 57 Na hipótese de se apurar dano ao erário: - Multa prevista no art. 57 da Lei n /1992, concomitantemente à condenação do responsável ao pagamento do dano causado ao erário.

21 MULTA DO ART. 57 De acordo com o art. 57 da Lei n /1992, quando o responsável for julgado em débito, o TCU poderá aplicar-lhe multa de até 100% do valor atualizado do dano causado ao erário.

22 FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL DA PRESCRIÇÃO Art. 37, 5º, da Constituição Federal: 5º. A lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento.

23 PRESCRIÇÃO DO CÓDIGO CICIL Ementa do Acórdão 510/2005 Plenário Representação (...) Pedido de reexame de acórdão que aplicou multa aos responsáveis em decorrência da violação aos princípios da isonomia, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, probidade administrativa e de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração em procedimentos licitatórios. Ausência de fatos novos. Conhecimento. Negado provimento. - Prazo prescricional para atuação do TCU. Prazo previsto no novo Código Civil. Análise da matéria

24 PRESCRIÇÃO DO CÓDIGO CIVIL Eis a Ementa do Acórdão n /2006 2ª Câmara/TCU PEDIDOS DE REEXAME. PROCESSUAL. INAPLICABILIDADE DA PRESCRIÇÃO DO DECRETO /32 E DA LEI 9.873/99. APLICABILIDADE DA PRESCRIÇÃO DECENÁRIA. (...).NEGADO PROVIMENTO. 1. A prescrição da dívida com fundamento na Lei 9.783/99 ou no Decreto /32 não se aplica à atividade de controle externo desempenhada pelo TCU. 2. Aplica-se a prescrição decenária quando o decurso de prazo, observada a interrupção do prazo prescricional com a citação válida do responsável, não ultrapassar a metade do prazo vintenário estabelecido pelo antigo Código Civil. (...)

25 ACÓRDÃO 1.314/2013 PLENÁRIO TC / Matéria: estudo sobre a prescritibilidade da pretensão punitiva do TCU: multa. Inexiste norma legal específica que estabeleça prazo prescricional das multas do TCU.

26 ACÓRDÃO N / PLENÁRIO Conclusão da CONJUR/TCU: adoção de prazo prescricional de cinco anos, com base na analogia a diversas normas do Direito Público.

27 ACÓRDÃO 1.314/2013 PLENÁRIO A prescrição quinquenal está presente, por exemplo, nas seguintes normas legais do Direito Público: Decreto /1932 Leis: 5.172/1966; 6.838/1980; 8.112/1990; 8.429/1992; 9.873/1999; /2011.

28 ACÓRDÃO N / PLENÁRIO Relator: favorável ao prazo prescricional de cinco anos, com base na analogia às diversas normas de direito público.

29 ACÓRDÃO N / PLENÁRIO Deliberação adotada pelo TCU: 1) não conheceu da Representação, haja vista o não cumprimento dos requisitos de admissibilidade dos arts. 235 e 237, parágrafo único, do RI/TCU. 2) Dar ciência dos estudos formulados pela Conjur acerca da prescrição da pretensão punitiva do TCU ao corpo de Ministros, Ministros-Substitutos e ao Ministério Público junto ao TCU, de forma a subsidiar a análise dos futuros processos de controle externo.

30 PROCESSO TC / Ata n. 7, de 12/03/2014 Sessão Plenária, aprovada em 19/03/2014 e publicada em 20/03/2014. Resumo do processo: Recursos de Reconsideração. Contas dos responsáveis julgadas irregulares, com débito e multa. Questão em discussão: prescrição da multa.

31 PROCESSO TC / Matéria Min. BZ Relator Min. WAR 1º Revisor Min. AC Declaração de Voto PRESCRIÇÃO DO PODER-DEVER DE SANÇÃO DO TCU Prazo de cinco anos (quinquenal) Imprescritível *Se for vencida a tese da imprescritibilidade; defende a tese da prescrição decenal. Prazo de dez anos (decenal)

32 PROCESSO TC / Matéria Min. BZ Relator Min. WAR 1º Revisor TERMO INICIAL DA CONTAGEM DO PRAZO PRESCRICIONAL Começa a contar a partir da data em que os fatos tidos como irregulares se tornaram conhecidos no TCU. Idem ao Relator Divergência: nos fundamentos

33 PROCESSO TC / Matéria Min. BZ Relator AMin. WAR 1º Revisor INTERRUPÇÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL Divergência: qual o momento de reinício da contagem do prazo. A citação e audiência válidas interrompem a prescrição para a aplicação da multa. Só pode ocorrer uma única vez. A recontagem do prazo inicia-se do ato que a interrompeu. Idem ao Relator. A recontagem do prazo inicia-se a partir do término do prazo que deveria o Tribunal decidir o processo de controle de externo.

34 PROCESSO TC / Matéria Min. BZ Relator AMin. WAR 1º Revisor SUSPENSÃO DO PRAZO PRESCRICIONAL Divergência: na fundamentação jurídica. Toda vez que o responsável juntar documentos adicionais, além daqueles trazidos em decorrência da citação/audiência. Idem ao Relator.

35 INSTITUTO DA PRESCRIÇÃO É fundamental no Estado Democrático de Direito, porquanto visa a estabilização, com base no princípio da segurança jurídica, das relações sócio-jurídicas em face da inércia do detentor original do direito

36 Obrigado! MARCOS BEMQUERER COSTA Ministro-Substituto Tribunal de Contas da União fone: (61) Site:

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br PRESCRIÇÃO DE AÇÕES CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Art. 1º As dívidas passivas da União,

Leia mais

O TCU e os acordos de leniência

O TCU e os acordos de leniência O TCU e os acordos de leniência Ministro Bruno Dantas Pós-Doutor em Direito (UERJ). Doutor e Mestre em Direito (PUC/SP) Visiting Research Scholar na Cardozo Law (Nova York) Contextualização teórica e dogmática

Leia mais

Compliance e Programas de Integridade no Setor de Infraestrutura

Compliance e Programas de Integridade no Setor de Infraestrutura Compliance e Programas de Integridade no Setor de Infraestrutura M i n i s t r o Bruno Dantas Pó s - D o u t o r e m D i r e i t o ( U E R J ). D o u t o r e M e s t r e e m D i r e i t o ( P U C / S P

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Simulado 001 Lei 8429/92 Improbidade Administrativa PROFESSOR: LEANDRO PEREIRA Questões Comentadas 1. Dentre as possíveis sanções pela prática

Leia mais

AS MULTAS APLICADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

AS MULTAS APLICADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO AS MULTAS APLICADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Francisco Eduardo Carrilho Chaves Consultor Legislativo do Senado Federal Ex-Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas da União Bacharel em

Leia mais

Sumário. Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas. Normas Constitucionais sobre o Controle Externo

Sumário. Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas. Normas Constitucionais sobre o Controle Externo Sumário Capítulo 1 Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas 1.1. Antecedentes 1.2. Democracia e Controle Externo 1.3. Conceitos de controle 1.3.1. Controle na ciência da Administração 1.3.2. Controle

Leia mais

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, na fração de interesse, manteve a sentença em relação a aplicação da prescrição bienal.

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, na fração de interesse, manteve a sentença em relação a aplicação da prescrição bienal. A C Ó R D Ã O 5ª Turma EMP/sl/ebc RECURSO DE REVISTA. AÇÃO DE RESSARCIMENTO. PREJUÍZOS CAUSADOS AO ERÁRIO. ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. IMPRESCRITIBILIDADE. A teor do artigo 37, 5, parte final, da

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 76, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 76, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA - TCU Nº 76, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2016 Altera a Instrução Normativa - TCU nº 71, de 28 de novembro de 2012, que dispõe sobre a instauração, a organização e o encaminhamento ao Tribunal

Leia mais

O TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL (LEI COMPLEMENTAR Nº 1/1994): NATUREZA, COMPETÊNCIA, JURISDIÇÃO. PROF. MARCELO ARAGÃO JANEIRO DE 2014

O TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL (LEI COMPLEMENTAR Nº 1/1994): NATUREZA, COMPETÊNCIA, JURISDIÇÃO. PROF. MARCELO ARAGÃO JANEIRO DE 2014 O TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL (LEI COMPLEMENTAR Nº 1/1994): NATUREZA, COMPETÊNCIA, JURISDIÇÃO. PROF. MARCELO ARAGÃO JANEIRO DE 2014 NATUREZA E COMPETÊNCIA Art. 1º Ao Tribunal de Contas do Distrito

Leia mais

Formas (efetivas) de acesso ao TCU

Formas (efetivas) de acesso ao TCU Formas (efetivas) de acesso ao TCU Apresentação: Auditor Federal Marco Antonio Gomes. SECEX/PR, em 27/8/2013. Os tribunais de contas Os Tribunais de Contas são órgãos autônomos, que auxiliam o Poder Legislativo,

Leia mais

Auditar é um compromisso de agregar valor a gestão. PLANO ANUAL DAS ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA Atuação da Auditoria Geral da UFAL

Auditar é um compromisso de agregar valor a gestão. PLANO ANUAL DAS ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA Atuação da Auditoria Geral da UFAL Auditar é um compromisso de agregar valor a gestão. PLANO ANUAL DAS ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA Atuação da Auditoria Geral da UFAL 1. AUDIÊNCIA DA AUDITORIA GERAL DA UFAL DIANTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Função fiscalizatória do poder legislativo -> Controle interno -> Controle externo Controle interno: Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo

Leia mais

SEGURANÇA JURÍDICA E COMBATE A CORRUPÇÃO NO BRASIL. Brasília, 22 de setembro de 2016

SEGURANÇA JURÍDICA E COMBATE A CORRUPÇÃO NO BRASIL. Brasília, 22 de setembro de 2016 SEGURANÇA JURÍDICA E COMBATE A CORRUPÇÃO NO BRASIL Brasília, 22 de setembro de 2016 Cenário Atual De Acordo com o Conselho Nacional de Justiça Existem 100 milhões de processos judiciais no Brasil. Para

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.546.152 - RS (2015/0187071-9) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : UNIÃO AGRAVADO : ANAYDE DOS SANTOS PAIXÃO ADVOGADOS : CAMILA DARIENZO QUINTEIRO SILVEIRA E OUTRO(S)

Leia mais

Resolução Atricon nº 04/2016

Resolução Atricon nº 04/2016 Resolução Atricon nº 04/2016 Aprova recomendações para fins de aplicação no âmbito dos Tribunais de Contas da tese jurídica de repercussão geral editada pelo STF, em sede do RE 848.826/DF. O Presidente

Leia mais

PONTO 1: Improbidade Administrativa 1. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

PONTO 1: Improbidade Administrativa 1. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Improbidade Administrativa 1. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A Administração Pública é regida por vários princípios, dentre eles, o princípio da moralidade, art. 37, caput

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.089.492 - RO (2008/0197713-9) RELATÓRIO O EXMO. SR. MINISTRO LUIZ FUX(Relator): Trata-se de recurso especial interposto pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, com fulcro na alínea "c",

Leia mais

Efeitos das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal

Efeitos das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal Efeitos das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal Pedro Campany (06/06/2018) Informação pública 1. Adins 2. Artigos Constitucionais 3. Interpretação Conforme a Constituição 4. Artigos Inconstitucionais

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO ASSUNTOS: Julgamento de contas. Processo de tomada e prestação de contas, processo de tomada de contas especial (Resolução 102/1998 TCDF). 1) De acordo com a

Leia mais

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Direito Constitucional Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Poder Legislativo CF. Art. 70 A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 7 DENÚNCIA AO TRIBUNAL DE CONTAS

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 7 DENÚNCIA AO TRIBUNAL DE CONTAS MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 7 DENÚNCIA AO TRIBUNAL DE CONTAS 7.1. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Para iniciarmos a dissertação sobre o TCU faz-se necessário

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA EMENTA TRIBUTÁRIO. PROCESSO CIVIL. EXECUÇÃO FISCAL. ARQUIVAMENTO DOS AUTOS. PRESCRIÇÃO. RECONHECIMENTO. POSSIBILIDADE. 1. Tendo o processo executivo fiscal permanecido

Leia mais

Controle Externo Técnico TCM/RJ 6ª fase

Controle Externo Técnico TCM/RJ 6ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Controle Externo Técnico TCM/RJ 6ª fase Aspectos constitucionais sobre os Tribunais de Contas Período 2010-2016 1) CESPE Procurador do Município de Salvador Prefeitura

Leia mais

DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto

Leia mais

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa

Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa Polícia Civil Direito Administrativo Improbidade Administrativa Clóvis Feitosa 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Improbidade Administrativa Clovis Feitosa IMPROBIDADE

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARANÁ PROCESSO Nº: 277247/14 ASSUNTO: ENTIDADE: INTERESSADO: RELATOR: PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL FUNDO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE LONDRINA DENILSON VIEIRA NOVAES CONSELHEIRO JOSE DURVAL

Leia mais

Rogério Salles Perdiz, MSc. Analista Técnico de Controle Externo - Auditoria de Obras Públicas. Departamento de Engenharia - DEENG

Rogério Salles Perdiz, MSc. Analista Técnico de Controle Externo - Auditoria de Obras Públicas. Departamento de Engenharia - DEENG Rogério Salles Perdiz, MSc. Analista Técnico de Controle Externo - Auditoria de Obras Públicas Departamento de Engenharia - DEENG Art. 71, incisos I ao XI e art. 75 Art. 40, incisos I ao XI Lei Orgânica

Leia mais

Direito Constitucional II. Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional II. Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins Possui a natureza de instituição constitucional autônoma que não pertence a nenhum dos três poderes, a exemplo do que ocorre com o Ministério Público

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DE 05 DE OUTUBRO DE 1988 (PARCIAL) LEI Nº 8.443, DE 16 DE JULHO DE

SUMÁRIO NOTA DO ORGANIZADOR CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DE 05 DE OUTUBRO DE 1988 (PARCIAL) LEI Nº 8.443, DE 16 DE JULHO DE NOTA DO ORGANIZADOR... 11 CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DE 05 DE OUTUBRO DE 1988 (PARCIAL)... 13 LEI Nº 8.443, DE 16 DE JULHO DE 1992 - Dispõe sobre a Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União e dá outras providências....

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.247.606 - SP (2011/0081765-9) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES : UNIÃO : JOSÉ FERREIRA DE SOUZA : CARLOS ALBERTO SILVA E OUTRO(S) RELATÓRIO

Leia mais

A ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA DO CONTROLE EXTERNO

A ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA DO CONTROLE EXTERNO A ATUAÇÃO CONTEMPORÂNEA DO CONTROLE EXTERNO André Kirchheim Diretor 1ª DT Carlos Fettermann Bosak - Assessor Auditores Federais de Controle Externo (AUFC) SECEX-RS/TCU Agosto/2017 R Introdução Objetivo:

Leia mais

SUMÁRIO: REPRESENTAÇÃO. CONHECIMENTO. IMPROCEDENCIA. ARQUIVAMENTO. Relatório

SUMÁRIO: REPRESENTAÇÃO. CONHECIMENTO. IMPROCEDENCIA. ARQUIVAMENTO. Relatório GRUPO II CLASSE VII Primeira Câmara TC 031.744/2016-8 Natureza: Representação Entidade: Administração Regional do Senac no Estado de São Paulo Representante: Intelecto Contact Center Ltda. Representação

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: IMPRESCRITIBILIADE DA AÇÃO DE RESSARCIMENTO

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: IMPRESCRITIBILIADE DA AÇÃO DE RESSARCIMENTO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA: IMPRESCRITIBILIADE DA AÇÃO DE RESSARCIMENTO SILVA, Ricardo 1 ; SILVA, Rodolfo Mota. 2 Resumo: O presente trabalho, tem como objetivo uma análise das hipóteses sobre a imprescritibilidade

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.441.909 - RS (2014/0056553-6) RELATORA : MINISTRA DIVA MALERBI (DESEMBARGADORA CONVOCADA TRF 3ª REGIÃO) RECORRENTE : FELIPE JAPPE DE FRANÇA ADVOGADO : FELIPE JAPPE DE FRANÇA (EM CAUSA

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN Nº 388, DE 24 DE OUTUBRO DE 2006

RESOLUÇÃO CFN Nº 388, DE 24 DE OUTUBRO DE 2006 RESOLUÇÃO CFN Nº 388, DE 24 DE OUTUBRO DE 2006 Alterada pela Resolução CFN nº 444/2009 Revogada pela Resolução CFN nº 539/2013 Dispõe sobre a elaboração de documentos de natureza contábilfinanceira pelos

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Atualização 1: para ser juntada na pág. 736 do Livro Principais Julgados de 2016 Depois da conclusão do julgado "STJ. 4ª Turma. REsp 1.261.856/DF, Rel. Min. Marco Buzzi, julgado

Leia mais

Visite Ituaçu Conheça uma das maiores e mais belas grutas do mundo, seus rios e cachoeiras, seus cafezais, jazidas de calcário,etc.

Visite Ituaçu Conheça uma das maiores e mais belas grutas do mundo, seus rios e cachoeiras, seus cafezais, jazidas de calcário,etc. LEI MUNICIPAL N.º 895/2013, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. REESTRUTURA NO ÂMBITO DO EXECUTIVO MUNICIPAL DE ITUAÇU O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS TERMOS DO ARTIGO 31 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E DÁ OUTRAS

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 7 DENÚNCIA AO TRIBUNAL DE CONTAS

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 7 DENÚNCIA AO TRIBUNAL DE CONTAS CELULARES DO DR. DIÓGENES GOMES: e 61-99800-5309 MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 7 DENÚNCIA AO TRIBUNAL DE CONTAS 7.2. DENÚNCIA AO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

Leia mais

: MA NIOMAR DE SOUSA NOGUEIRA E M E N T A

: MA NIOMAR DE SOUSA NOGUEIRA E M E N T A RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL DANIEL PAES RIBEIRO RELATORA CONVOCADA : JUÍZA FEDERAL HIND GHASSAN KAYATH AGRAVANTE : JOAO MESSIAS FREITAS MELO ADVOGADO : PI00003559 - CARLOS YURY ARAUJO DE MORAIS ADVOGADO

Leia mais

O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA

O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA Autor Helio Saul Mileski O CONTROLE DA GESTÃO PÚBLICA Área específica Direito Público Atividade Financeira do Estado Controle da Administração Pública. Helio Saul Mileski integra o estreito rol de pensadores

Leia mais

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas.

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas. Página1 Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Prescrição. Decadência 36 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 36 PRESCRIÇÃO 1. Termo a quo. Quanto

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS 57ª Promotoria de Justiça de Goiânia

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS 57ª Promotoria de Justiça de Goiânia EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA DA FAZENDA PÚBLICA ESTADUAL DA COMARCA DE GOIÂNIA/GO O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS, por seu Promotor de Justiça titular da 57ª

Leia mais

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º):

É sujeito passivo da improbidade a pessoa física ou jurídica lesada pelo ato (Lei nº 8429/92, art. 1º): IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A Constituição Federal ordena os princípios básicos da Administração (art.37) e expressamente determina a imposição de sanções para os atos de improbidade administrativa. Da

Leia mais

Tomadade Contas Especial. Perspectivas Normativas

Tomadade Contas Especial. Perspectivas Normativas Tomadade Contas Especial Pressupostos, Objetivos e Perspectivas Normativas Atribuições da Auditoria Interna Sobre o Processo de TCE Examinar e emitir parecer sobre a prestação de contas anual da entidade

Leia mais

Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais

Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais Sumário Capítulo I Das Disposições Gerais 1 Improbidade administrativa 1.1 Conceito e regramento constitucional 1.2 Lei de Improbidade Administrativa (LIA) 2 Das disposições gerais (arts. 1º a 8º) 2.1

Leia mais

Sistemas de Controle das empresas estatais

Sistemas de Controle das empresas estatais Sistemas de Controle das empresas estatais Alexandre Luis Bragança Penteado Gerente Setorial do Jurídico Corporativo de Órgãos Externos da Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS Sistemas de controle do Estado

Leia mais

anos TCU: Atuação, Composição e Procedimentos

anos TCU: Atuação, Composição e Procedimentos anos TCU: Atuação, Composição e Procedimentos 2 O CONTROLE EXTERNO O controle do TCU incide sobre a economicidade, a legalidade e o mérito dos atos administrativos, o que significa que analisa tanto a

Leia mais

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC /01-2. Identidade do documento: Acórdão 245/ Segunda Câmara

Tribunal de Contas da União. Número do documento: AC /01-2. Identidade do documento: Acórdão 245/ Segunda Câmara Tribunal de Contas da União Número do documento: AC-0245-14/01-2 Identidade do documento: Acórdão 245/2001 - Segunda Câmara Ementa: Tomada de Contas Especial. Convênio. Fundação Nacional de Saúde. Prefeitura

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DIREITO ADMINISTRATIVO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Atualizado em 04/11/2015 IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA A exigência de uma atuação moral se relaciona com o dever de probidade, ética e honestidade da Administração

Leia mais

350 questões comentadas de organização e funcionamento do TCU Fernando Mesquita. 1ª Edição 26 maio Página 1

350 questões comentadas de organização e funcionamento do TCU Fernando Mesquita. 1ª Edição 26 maio Página 1 1ª Edição 26 maio 2015 Página 1 Nota: Este é um exemplo do livro que você tem em mãos, apenas para análise. Para adquirir o ebook completo, basta acessar o link abaixo: http://blogdofernandomesquita.com.br/350questoestcu

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO TRIBUTÁRIO E PROCESSO CIVIL. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL ITR. TRIBUTAÇÃO COM BASE EM DECLARAÇÃO DO CONTRIBUINTE. PRAZO PRESCRICIONAL NÃO CONSUMADO. JULGAMENTO

Leia mais

REUNIÃO DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DA CBIC AÇÃO DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS

REUNIÃO DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DA CBIC AÇÃO DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS REUNIÃO DA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DA CBIC 30.11.2017 AÇÃO DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE SOBRE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS ANGÉLICA PETIAN Doutora em Direito I Consultora Jurídica

Leia mais

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)-

A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- A Construção da Jurisprudência no Direito Educacional - Como decidem os Tribunais? (Contrato de Prestação de Serviços Educacionais)- O Contrato de Prestação de Serviços Educacionais Relação de Consumo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO MARANHÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO MARANHÃO AÇÃO CIVIL PÚBLICA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Autor: MINISTERIO PUBLICO FEDERAL Réus: CLEOMAR TEMA CARVALHO CUNHA, EDINALDO PONTES DA SILVA, GILDASIO ANGELO DA SILVA DECISÃO Trata-se de Ação Civil Pública

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2015.0000396662 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0103740-06.2008.8.26.0515, da Comarca de Rosana, em que são apelantes NEWTON RODRIGUES DA SILVA (ESPÓLIO),

Leia mais

Sumário. Índice de Quadros-Resumos. Capítulo 1 Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas 1

Sumário. Índice de Quadros-Resumos. Capítulo 1 Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas 1 Sumário Índice de Quadros-Resumos XLI Capítulo 1 Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas 1 1.1. Antecedentes... 1 1.2. Democracia e Controle Externo... 3 1.3. Conceitos de controle... 3 1.3.1. Controle

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Prazo prescricional para requerer as perdas da poupança com o Plano Bresser Eduardo de Souza Floriano* A imprensa nacional, de forma unânime, elegeu, sabe-se lá porquê, o dia 31

Leia mais

DECISÃO do Plenário na 27ª reunião, realizada no dia 23 do corrente,

DECISÃO do Plenário na 27ª reunião, realizada no dia 23 do corrente, Publicada no D.O.U. nº 234, de 06/12/2007 Seção 1 Página 129 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA N.º 349, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2007 Estabelece normas para Organização e Apresentação de Prestação de Contas Anual no

Leia mais

LEI , DE 31 JULHO DE 2014 PARCERIAS PÚBLICO- PRIVADAS NOVIDADES

LEI , DE 31 JULHO DE 2014 PARCERIAS PÚBLICO- PRIVADAS NOVIDADES LEI 13.019, DE 31 JULHO DE 2014 PARCERIAS PÚBLICO- PRIVADAS NOVIDADES Lei 13.019/2004 link OSCIPS Art. 4 o Aplicam-se as disposições desta Lei, no que couber, às relações da administração pública com entidades

Leia mais

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356 Nº CNJ : 00433-3.205.4.02.50 (205.5.0.0433-8) ADVOGADO : RJ24996 - ANDERSON DA SILVA MOREIRA ORIGEM : 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro (00433320540250) EMENTA RESPONSABILIDADE CIVIL. DESVALORIZAÇÃO DO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 01/09/2017 PRIMEIRA TURMA DISTRITO FEDERAL RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. ROBERTO BARROSO :DOUGLAS LOURENCO DE ALMEIDA :GUILHERME

Leia mais

Acórdão: 7231/ Segunda Câmara. Data da sessão : 15/08/2017. Relator: AUGUSTO NARDES. Área: Convênio. Tema: Licitação

Acórdão: 7231/ Segunda Câmara. Data da sessão : 15/08/2017. Relator: AUGUSTO NARDES. Área: Convênio. Tema: Licitação Acórdão: 7231/2017 - Segunda Câmara Data da sessão : 15/08/2017 Relator: AUGUSTO NARDES Área: Convênio Tema: Licitação Subtema: Entidade de direito privado Outros indexadores: Legislação, Cotação, Obrigatoriedade

Leia mais

Curso Resultado. Jurisprudência ordenada por matérias e assuntos Juizados

Curso Resultado. Jurisprudência ordenada por matérias e assuntos Juizados Curso Resultado Jurisprudência ordenada por matérias e assuntos Juizados Atualizado em 19 de novembro de 2015 Sumário Alçada Criação por Estado Depósito para recurso ALÇADA Em relação à questão da competência

Leia mais

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO

Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Legislação e Ética no Serviço Público Objetivo Aula: Aula 13 Professor(a): Alexandre Prado Monitor(a): Ana Cristina Miguel de Aquino Aula nº 14 DA ACUMULAÇÃO Art. 118. Ressalvados

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Disposições Gerais Parte II. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Disposições Gerais Parte II. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO - Disposições Gerais Parte II Prof. Marcello Leal Privatividade de lançamento do Fisco? CTN, art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário

Leia mais

Garantia quinquenal em Obras Públicas- A atuação do TCE-MT. Conselheiro Substituto Luiz Carlos Pereira

Garantia quinquenal em Obras Públicas- A atuação do TCE-MT. Conselheiro Substituto Luiz Carlos Pereira Garantia quinquenal em Obras Públicas- A atuação do TCE-MT Conselheiro Substituto Luiz Carlos Pereira aspectos referentes à qualidade dos serviços executados em obras já entregues à sociedade prazo quinquenal

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS

RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE FISCALIZAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS SERENA CABRITA NETO MIGUEL C. REIS Associação Industrial do Minho 18 de novembro de 2015 Serena Cabrita

Leia mais

RECURSOS PROCESSUAIS

RECURSOS PROCESSUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 70 04/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS Só possível interpor um recurso por vez, para cada ato do juiz. Art. 994 CPC.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 1.158.805 - SC (2009/0032560-5) RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON : INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA EMENTA PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 51.586 - RS (2011/0142235-2) RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES EMENTA PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO

Leia mais

ANEXO I CURSO O PROCESSO LICITATÓRIO NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE CONTAS. (Atualizado com a IN-TCE/MA Nº34/2015)

ANEXO I CURSO O PROCESSO LICITATÓRIO NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE CONTAS. (Atualizado com a IN-TCE/MA Nº34/2015) *Ementa do Curso em anexo a esta proposta ANEXO I CURSO O PROCESSO LICITATÓRIO NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE CONTAS (Atualizado com a IN-TCE/MA Nº34/2015) APRESENTAÇÃO: A fiscalização dos contratos administrativos,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR S : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA EMENTA PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. IMPUGNAÇÃO DO VALOR DA CAUSA. CONTEÚDO ECONÔMICO DA DEMANDA. REVISÃO PARCIAL DO CONTRATO.

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores DIMAS RUBENS FONSECA (Presidente) e CESAR LUIZ DE ALMEIDA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores DIMAS RUBENS FONSECA (Presidente) e CESAR LUIZ DE ALMEIDA. ACÓRDÃO Registro: 2016.0000767691 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0034804-68.2011.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante RECADE CONSTRUTORA LTDA (ASSISTÊNCIA

Leia mais

STJ Índice Improbidade e atos jurisdicionais Improbidade e atos praticados por integrantes do Ministério Público

STJ Índice Improbidade e atos jurisdicionais Improbidade e atos praticados por integrantes do Ministério Público STJ00071918 Índice 5 1 - Atos de Improbidade Administrativa: Breve Histórico no Brasil e Previsão Constitucional da sua Punição..................... 11 1.1. Atos de improbidade administrativa. Pequena

Leia mais

Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes

Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes IPVA Prescrição Termo Inicial REsp 1320825 / RJ Relator(a) Ministro GURGEL DE FARIA (1160) Data do Julgamento: 10/08/2016

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 990.810 - DF (2016/0255643-4) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE - FUNASA AGRAVADO : GRUPO OK CONSTRUCOES E EMPREENDIMENTOS

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO CONCEITO DE TRIBUTO Caso... Flávio Roberto, realizou um contrato de compra e venda com Felipe em Agosto de 2015, cujo objeto seria um veículo automotor de propriedade

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Decisão 289/97 - Primeira Câmara - Ata 40/97 Processo nº TC 003.390/95-0 Interessado: Sacha Calmon Navarro Coelho. Órgão: Justiça Federal de Primeiro Grau da

Leia mais

Sumário. Índice de Quadros-Resumos. Capítulo 1 Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas 1 XXXIX

Sumário. Índice de Quadros-Resumos. Capítulo 1 Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas 1 XXXIX Sumário Índice de Quadros-Resumos XXXIX Capítulo 1 Controle Externo Origens, Conceitos, Sistemas 1 1.1. Antecedentes... 1 1.2. Democracia e Controle Externo... 3 1.3. Conceitos de controle... 3 1.3.1.

Leia mais

GARANTIAS REAIS PODERES E TUTELA DOS CREDORES GARANTIDOS: INFORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E ALIENAÇÃO DO OBJETO DA GARANTIA CATARINA MONTEIRO PIRES

GARANTIAS REAIS PODERES E TUTELA DOS CREDORES GARANTIDOS: INFORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E ALIENAÇÃO DO OBJETO DA GARANTIA CATARINA MONTEIRO PIRES GARANTIAS REAIS E INSOLVÊNCIA PODERES E TUTELA DOS CREDORES GARANTIDOS: INFORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E ALIENAÇÃO DO OBJETO DA GARANTIA 2017.09.21 III CONGRESSO DE DIREITO BANCÁRIO INTERESSE DO CREDOR GARANTIDO

Leia mais

Impacto das decisões dos Tribunais de Contas no processo eleitoral. Luiz Henrique Lima, D.Sc. Conselheiro Substituto TCE MT Cuiabá, abril / 2012

Impacto das decisões dos Tribunais de Contas no processo eleitoral. Luiz Henrique Lima, D.Sc. Conselheiro Substituto TCE MT Cuiabá, abril / 2012 Impacto das decisões dos Tribunais de Contas no processo eleitoral Luiz Henrique Lima, D.Sc. Conselheiro Substituto TCE MT Cuiabá, abril / 2012 Roteiro Consequências políticas e jurídicas O que é a Lei

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA Nº / DF

MANDADO DE SEGURANÇA Nº / DF Procuradoria Geral da República Nº 8604 RJMB / asr MANDADO DE SEGURANÇA Nº 31.891 / DF RELATOR : Ministro RICARDO LEWANDOWSKI IMPETRANTE : Hugo Canellas Rodrigues Filho IMPETRADO : Tribunal de Contas da

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.277.724 - PR (2011/0217334-1) RELATOR : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA RECORRENTE : MARIA MADALENA FERREIRA VAZ E OUTRO ADVOGADO : MARCOS ANTÔNIO NUNES DA SILVA E OUTRO(S) RECORRIDO

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução

Leia mais

Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Da Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Constituição Federal Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração

Leia mais

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. NOÇÕES GERAIS E PRELIMINARES... 4 Previsão Legislativa...4 Improbidade...4 Abrangência e Incidência da Lei... 5 2. SUJEITOS DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA...7

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.188.933 - RS (2010/0062014-6) RELATORA RECORRENTE RECORRIDO : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.286.253 - SP (2011/0211865-3) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SABESP INTERES. : ANTONIO GONÇALVES

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores TERESA RAMOS MARQUES (Presidente), PAULO GALIZIA E ANTONIO CARLOS VILLEN.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Desembargadores TERESA RAMOS MARQUES (Presidente), PAULO GALIZIA E ANTONIO CARLOS VILLEN. Registro: 2019.0000414728 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação Cível nº 1029603-83.2016.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante BANCO HONDA S/A, é apelado FUNDAÇÃO

Leia mais

Sumário PARTE PRIMEIRA AÇÃO CIVIL PÚBLICA

Sumário PARTE PRIMEIRA AÇÃO CIVIL PÚBLICA Sumário 1. A Defesa dos Interesses Transindividuais PARTE PRIMEIRA AÇÃO CIVIL PÚBLICA 2. Panorama Histórico na Formação da Proteção dos Interesses Transindividuais 3. A Ação Civil Pública em Outros Países

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.267.980 - SC (2011/0173063-1) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN AGRAVANTE : JARAGUÁ FABRIL S/A E OUTROS ADVOGADO : GILMAR KRUTZSCH E OUTRO(S) AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL

Leia mais

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann

Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann Improbidade Administrativa Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) - Lei nº 8.429/1992:

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 51.533 - SP (2016/0186343-0) RELATORA : MINISTRA REGINA HELENA COSTA RECORRENTE : DILSON RICCI ADVOGADO : PAULO LOPES DE ORNELLAS E OUTRO(S) RECORRIDO : FAZENDA DO ESTADO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.188.933 - RS (2010/0062014-6) RECORRENTE RECORRIDO : FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - FIDENE : PAULO CÉSAR JASKULSKI

Leia mais

Nº /2015 PGR-RJMB

Nº /2015 PGR-RJMB Nº 252171/2015 PGR-RJMB - Eletrônico Relator: Ministro Luís Roberto Barroso Agravante: Simone Sandes Soares Agravado: Distrito Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO. PREVI- DENCIÁRIO. APOSENTADORIA

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, caput e 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) - Lei

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL CERTIFICADO Nº : 175166 UNIDADE AUDITADA : CEFET/CE CÓDIGO : 153009 EXERCÍCIO : 2005

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 8 03/06/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 808.142 DISTRITO FEDERAL RELATORA AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0014704-31.2011.4.03.6105/SP RELATOR APELANTE ADVOGADO APELADO(A) ADVOGADO No. ORIG. 2011.61.05.014704-2/SP : Desembargador Federal

Leia mais