Perguntas e Respostas Sistema Nacional de Ofertas de Atacado SNOA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Perguntas e Respostas Sistema Nacional de Ofertas de Atacado SNOA"

Transcrição

1 Perguntas e Respostas Sistema Nacional de Ofertas de Atacado SNOA Atualizado em: 27/09/2013 Com o recente lançamento do Sistema Nacional de Ofertas de Atacado SNOA, a TelComp passou a receber várias consultas acerca do tema por parte de suas Associadas. Visando facilitar e fixar o entendimento, segue a compilação com as perguntas mais frequentes efetuadas e suas respostas. P. O que é o PGMC? R. O Plano Geral de Metas de Competição PGMC é uma Resolução da Anatel (Res. nº 600) que tem por objetivo incentivar e promover a competição livre, ampla e justa no setor de telecomunicações. Pata tal, o PGMC impõe uma série de medidas regulatórias assimétricas para hipóteses em que exista a probabilidade de exercício de poder de mercado por parte de Grupo com Poder de Mercado Significativo em determinado mercado relevante. P. O que é PMS? R. PMS é a abreviação do termo econômico Poder de Mercado Significativo, que significa a posição que possibilita influenciar de forma significativa as condições de um determinado mercado relevante. P. Quais são os mercados relevantes determinados pelo PGMC? Quais os Grupos PMS em cada mercado? R. Segue quadro resumo com os mercados relevantes, sua dimensão geográfica e os Grupos que foram considerados PMS: Mercado Relevante Dimensão Geográfica Grupos PMS Rede fixa de acesso Município Concessionárias de STFC Transporte Local Município Concessionárias de STFC Transporte LD Município Concessionárias de STFC Terminação Móvel Região do PGA Telmex, Oi, TIM e Vivo Roaming Nacional Área de Registro Telmex, Oi, TIM e Vivo Infrapassiva torres Área de Registro Telmex, Oi, TIM e Vivo Infrapassiva - dutos Área de Registro Telmex, Oi, Vivo e CTBC (AN 34)

2 P. O que é o SNOA? R. O SNOA é a abreviação de Sistema Nacional de Ofertas de Atacado, sistema informatizado criado pelo PGMC que permite a conexão entre grupos demandantes e ofertantes de produtos de atacado. P. Quem administra o SNOA? R. Para administrar o SNOA foi criada uma entidade independente específica, a Entidade Supervisora de Ofertas de Atacado - ESOA. A entidade que assumiu essa função foi a ABR Telecom ( associação que já acumula a função de Entidade Administradora da Portabilidade Numérica no Brasil. Ela tem por função acompanhar e organizar as ofertas de produtos de atacado. P. Qual o papel da Anatel no SNOA? R. A Anatel, na qualidade de agência reguladora de telecomunicações, tem a função de fiscalizar os diversos mercados de atacado. Para tal, a Anatel terá acesso a todas as informações constantes do SNOA, podendo atestar o descumprimento da regulamentação pertinente, tais como o cumprimento de prazos, preços arbitrários, não entrega de circuitos, entre outros. P. Quais produtos são ofertados no SNOA? R. Consta no SNOA a oferta, por meio de Ofertas de Referência, dos seguintes produtos de atacado: Exploração Industrial de Linha Dedicada EILD, Backhaul, Bitstream, FullUnbundling, Interconexão Classe II, Interconexão Classe III, Interconexão Classe IV, Interconexão Classe V, Interligação, Roaming Internacional, Infraestrutura Antenas e Infraestrutura dutos e subdutos. P. Quais as vantagens do SNOA?

3 R. A principal vantagem do SNOA é trazer transparência para o mercado de atacado. Com ele, a Anatel passa a ter acesso a todas as transações dos produtos de atacado, possuindo uma poderosa ferramenta para coibir comportamentos anti concorrenciais da Operadoras PMS. P. Quanto custa e quem paga para operar via SNOA? R. O custo total do SNOA é dividido em duas parcelas. A parcela de implementação está sendo custeada totalmente pelas Operadoras PMS. Quanto à manutenção, será cobrado um valor de R$15,00, por pedido de cada Operadora Competitiva que for comprar produtos de atacado (com a exceção dos produtos de unbundling full e bitstream para os quais será cobrado R$15,00 por pedido de até 120 pares). P. O que é uma Oferta de Referência? R. Trata-se de uma Oferta pública, isonômica e não discriminatória, que estabelece condições para a contratação de produtos no Mercado de Atacado e deve ser homologada pela Anatel antes de tornar-se pública. P. Quem pode ofertar no SNOA? R. A oferta de produtos de atacado no SNOA é obrigatória para os grupos que forem considerados PMS pela Anatel. Nesse momento, ainda não é possível para as Operadoras Competitivas ofertarem produtos no sistema. P. Uma operadora não PMS pode fazer ofertas via SNOA? R. Nesse momento, não. O SNOA só está parametrizado para receber ofertas de Operadoras PMS. Acreditamos, contudo, que no futuro o Sistema irá evoluir para se tornar um congregador de todas as ofertas de atacado, sejam elas de Grupos PMS ou de Operadoras Competitivas. P. O que muda na relação de atacado das Operadoras Competitivas? R. A partir do último dia 12 de setembro, passou a ser obrigatório o uso do SNOA pelos Grupos PMS para oferta de produtos de atacado. Como consequência, as Operadoras Competitivas que desejarem comprar tais produtos (EILD, por exemplo) deverão, necessariamente, fazê-lo por meio do SNOA. Essa regra não vale para compra de produtos de atacado de Operadoras Competitivas, que continuarão sendo feitas pelos canais tradicionais.

4 P. O que é necessário para que uma Operadora Competitiva possa comprar produtos de atacado no SNOA? R. Para que uma Operadora Competitiva possa acessar SNOA, é necessário que, primeiro, ela realize credenciamento no Sistema. O processo de Cadastramento deve ser feito diretamente com a ESOA, por meio do endereço eletrônico: A primeira fase do cadastramento consiste nas seguintes etapas: (i) preenchimento do formulário online; (ii) upload dos documentos obrigatórios; e (iii) envio pelos Correios de cópia física dos documentos para a ESOA. Uma vez validadas as informações pela ESOA (a Entidade tem 15 dias para concluir a validação), a Operadora (por meio do seu usuário máster cadastrado) receberá novas informações para a conclusão do cadastramento. P. O SNOA tratará dos contratos antigos? R. Sim. Os contratos antigos vigentes entre Operadoras Competitivas e Operadoras PMS (chamados no Sistema de contratos legados) serão migrados para o SNOA. A responsabilidade por tal movimento é da Operadora PMS. P. Será possível comprar produtos de atacado no SNOA com base nos contratos antigos vigentes entre Operadoras Competitivas e Operadoras PMS? R. Sim, o SNOA possibilitará tal hipótese. P. Se o contrato atual de uma Operadora Competitiva com a Operadora PMS for mais vantajosa que a Oferta de Referência, ela poderá manter tal forma de contratação? E se precisar contratar mais? Vale a Oferta de Referência ou o contrato antigo? R. Sim. A Operadora Competitiva sempre poderá escolher entre o Contrato atual ou a Oferta de Referência. Da mesma maneira, nada impede a Operadora Competitiva de fechar um novo contrato com a Operadora PMS com condições diversas da Oferta de Referência. Vale, nesse caso, a liberdade de contratação e a vontade das partes. P. As Ofertas de Referência serão mais baratas que os preços dos contratos atuais?

5 R. Não necessariamente. Pelo modelo regulatório vigente, as Ofertas de Referência serão balizadas pelo Regulamento de Avaliação de Replicabilidade MAR (Consulta Pública nº. 47/2013). A metodologia descrita neste documento permitirá avaliar se determinada Oferta de Referência de Grupo detentor de PMS permite que a Operadora Competitiva possa replicar, no varejo, as mesmas condições de preço e prazo para atendimento ao consumidor final, conforme previsto no PGMC. Ocorre que o MAR ainda não foi publicado pela Agência e nem tem data para tal, o que torna as Ofertas de Referência sem um padrão de referência, fato esse que é objeto de atenção pela TelComp. P. Como serão tratados os projetos especiais de EILD? R. O SNOA e as Ofertas de Referência estão parametrizados com base nos preceitos expressos no Regulamento de EILD (Resolução nº. 590). Dessa forma, sempre que uma Operadora Competitiva for comprar uma EILD pela Oferta de Referência, a regra sobre projetos especiais será a constante do Regulamento de EILD. Tendo em vista, todavia, que existe a possibilidade da Operadora Competitiva comprar EILD com base no seu contrato atual, nesse caso, valerá a regra expressa no contrato firmado entre as partes. P. Como será a resolução de conflitos no novo ambiente? R. O PGMC traz em seu corpo um procedimento específico para resolver eventuais conflitos nos mercados de atacado: o Procedimento de Composição de Conflitos (Res. nº. 600, Título V). O procedimento seguirá o rito sumaríssimo em obediência ao princípio da celeridade necessária às dinâmicas regulatórias de incentivar e promover a livre, ampla e justa competição no setor de telecomunicações.

Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado. Brasília-DF, 14 de Maio de 2015

Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado. Brasília-DF, 14 de Maio de 2015 Sistema de Negociação de Ofertas de Atacado Brasília-DF, 14 de Maio de 2015 1 2 3 4 5 6 7 Abertura O PGMC A ESOA Credenciamento Produtos SOIA FAQ e Treinamento 2 1 2 3 4 5 6 7 Abertura O PGMC A ESOA Credenciamento

Leia mais

Abraão Balbino e Silva Superintendente de Competição. Ofertas de Referência de Produtos de Atacado (ORPAs)

Abraão Balbino e Silva Superintendente de Competição. Ofertas de Referência de Produtos de Atacado (ORPAs) Abraão Balbino e Silva Superintendente de Competição Ofertas de Referência de Produtos de Atacado (ORPAs) Não PPP PPP Novo Paradigma Regulatório PMS Não PMS Resoluções nº 694 (Rev. PGMC) e 704 Resoluções

Leia mais

PGMC e outras medidas pró-competição

PGMC e outras medidas pró-competição Superintendência de Competição PGMC e outras medidas pró-competição Serra, 04/09/2018 Gestão das relações de atacado PGMC RHORPA SNOA REMUNERAÇÃO ITX RGI CONVERGÊNCIA O NOVO PGMC Plano Geral de Metas de

Leia mais

PLANO GERAL DE METAS DE COMPETIÇÃO E REGULAMENTO DE HOMOLOGAÇÃO DE OFERTAS DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS DE ATACADO

PLANO GERAL DE METAS DE COMPETIÇÃO E REGULAMENTO DE HOMOLOGAÇÃO DE OFERTAS DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS DE ATACADO PLANO GERAL DE METAS DE COMPETIÇÃO E REGULAMENTO DE HOMOLOGAÇÃO DE OFERTAS DE REFERÊNCIA DE PRODUTOS DE ATACADO Audiência Pública Consultas Públicas 35, 36 e 37 Brasília, 24/1/2017 Superintendência de

Leia mais

UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA E OS PROVEDORES REGIONAIS ERICH RODRIGUES

UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA E OS PROVEDORES REGIONAIS ERICH RODRIGUES UNIVERSALIZAÇÃO DA BANDA LARGA E OS PROVEDORES REGIONAIS ERICH RODRIGUES Introdução 1 Abrint 2 4 3 Onde atuamos Qual taxa de crescimento Financiamento 5 PGMC ABRINT QUEM SOMOS Entidade sem fins lucrativos

Leia mais

REGULAÇÃO ECONÔMICA DA PRESTAÇÃO - PGMC/RHORPA/RGI - Manaus jan./17

REGULAÇÃO ECONÔMICA DA PRESTAÇÃO - PGMC/RHORPA/RGI - Manaus jan./17 REGULAÇÃO ECONÔMICA DA PRESTAÇÃO - PGMC/RHORPA/RGI - Manaus jan./17 ABORDAGENS DE REGULAÇÃO ECONÔMICA Evolução da Regulação de Competição Introdução Consolidação Transição Novo Modelo (Des)Equilíbrio Competitivo

Leia mais

AGENDA: Panorama da internet no mundo. Panorama da internet no Brasil. Aplicações da internet no Brasil e no mundo. Mercados

AGENDA: Panorama da internet no mundo. Panorama da internet no Brasil. Aplicações da internet no Brasil e no mundo. Mercados 1 AGENDA: Panorama da internet no mundo Panorama da internet no Brasil Aplicações da internet no Brasil e no mundo Mercados O que a Anatel está fazendo por você? O que está por vir? 2 Panorama da internet

Leia mais

Fórum Integrado de Tecnologia e Inovação Leonardo Euler de Morais Chefe da Assessoria Técnica ATC

Fórum Integrado de Tecnologia e Inovação Leonardo Euler de Morais Chefe da Assessoria Técnica ATC Fórum Integrado de Tecnologia e Inovação - 2014 Leonardo Euler de Morais Chefe da Assessoria Técnica ATC Next Generation Network Trends and Convergence Internet Móvel VoIP Radio/TV sobre Internet Interatividade

Leia mais

Qualidade dos Serviços de Telecomunicações

Qualidade dos Serviços de Telecomunicações Qualidade dos Serviços de Telecomunicações Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática 24 de setembro de 2013 Agenda Contextualização do Setor Qualidade Indicadores

Leia mais

Ministério das Comunicações Políticas de incentivo a provedores regionais

Ministério das Comunicações Políticas de incentivo a provedores regionais Ministério das Comunicações Políticas de incentivo a provedores regionais Representatividade dos provedores regionais Grandes Médios Pequenos > 900 mil clientes de 20 mil a 900 mil clientes < 20 mil clientes

Leia mais

Políticas de incentivo a provedores regionais

Políticas de incentivo a provedores regionais 14º Encontro Provedores Regionais Políticas de incentivo a provedores regionais Montes Claros, julho de 2015 Evolução da penetração do acesso domiciliar à Internet Fonte: IBGE, PNAD Acessos fixos e móveis

Leia mais

O PGMC e a Legislação da Concorrência: Convergência, divergência ou outra coisa?

O PGMC e a Legislação da Concorrência: Convergência, divergência ou outra coisa? O PGMC e a Legislação da Concorrência: Convergência, divergência ou outra coisa? 5º Encontro de Telecomunicações da FIESP Planejamento e Políticas Setoriais em benefício do usuário: PGMC e PNBL São Paulo,

Leia mais

Infraestrutura Passiva: A Base do Iceberg

Infraestrutura Passiva: A Base do Iceberg Infraestrutura Passiva: A Base do Iceberg Painel 1: Desafios no Escopo Federal Compartilhamento de Infraestrutura Bruno de Carvalho Ramos Superintendente de Serviços Privados São Paulo/SP 19 de junho de

Leia mais

I Forum Lusófono de Comunicações. Painel III A Regulação do Mercado de Telecomunicações Lusófonas

I Forum Lusófono de Comunicações. Painel III A Regulação do Mercado de Telecomunicações Lusófonas I Forum Lusófono de Comunicações Painel III A Regulação do Mercado de Telecomunicações Lusófonas Experiências Brasileiras de Sucesso na Regulação Nelson Mitsuo Takayanagi ANATEL 30 de abril de 2010 Experiências

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA REGULATÓRIA DE 2007

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA REGULATÓRIA DE 2007 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS AGENDA REGULATÓRIA DE 2007 José Leite Pereira Filho Conselheiro 2 de Junho de 2007 Conteúdo OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 1. UNIVERSALIZAÇÃO 2. COMPETIÇÃO 3. QUALIDADE 4. EXCELÊNCIA REGULATÓRIA

Leia mais

Destaques da semana. TIM & OpenFiber, na Itália. Agenda cheia até o final do ano

Destaques da semana. TIM & OpenFiber, na Itália. Agenda cheia até o final do ano Destaques da semana TIM & OpenFiber, na Itália O noticiário internacional destacou ontem, 26 de novembro, a possibilidade de fusão entre o segmento de atacado da TIM na Itália, que deve ser objeto de separação

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES XVII SNT APTEL/PETROBRAS

SEMINÁRIO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES XVII SNT APTEL/PETROBRAS SEMINÁRIO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES XVII SNT 2018 - APTEL/PETROBRAS - Painel de Compartilhamento de Estrutura - Rio de Janeiro, 1º/10/2018 Superintendência de Competição AS RAZÕES DO COMPARTILHAMENTO

Leia mais

Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática 08 de outubro de 2013

Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática 08 de outubro de 2013 Marco Regulatório Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática 08 de outubro de 2013 Panorama do Setor Em 1997, na corrida pelo usuário, a telefonia fixa era o destaque

Leia mais

PGMC. Obrigações de compartilhamento e medidas de incentivo à construção de redes

PGMC. Obrigações de compartilhamento e medidas de incentivo à construção de redes Simpósio da Cullen International sobre Regulação TIC em América Latina e União Europeia PGMC Obrigações de compartilhamento e medidas de incentivo à construção de redes Carlos Baigorri Anatel Estrutura

Leia mais

Superintendência de Competição PGMC A NOVA REALIDADE DO

Superintendência de Competição PGMC A NOVA REALIDADE DO Superintendência de Competição PGMC A NOVA REALIDADE DO Abraão Balbino e Silva Gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras asilva@anatel.gov.br Brasília, maio de 2013 Agenda Nova Estrutura

Leia mais

Preparação para o PGMC Um guia prático para as operadoras

Preparação para o PGMC Um guia prático para as operadoras Preparação para o PGMC Um guia prático para as operadoras São Paulo, 13 de junho de 2013 TMCO Telco Management Gestão em Negócios de Telecom Diretoria de Novos Negócios e Regulamentação http://www.tmco.com.br

Leia mais

Resolução Administrativa de Conflitos no Setor de Telecomunicações

Resolução Administrativa de Conflitos no Setor de Telecomunicações Agência Nacional de Telecomunicações Superintendência de Competição Gerência de Monitoramento das Relações entre Prestadoras Resolução Administrativa de Conflitos no Setor de Telecomunicações Letícia Barbosa

Leia mais

Políticas de incentivo à banda larga O papel dos prestadores de porte regional

Políticas de incentivo à banda larga O papel dos prestadores de porte regional Encontro Provedores Regionais Políticas de incentivo à banda larga O papel dos prestadores de porte regional Cuiabá, fevereiro de 2015 Evolução da penetração do acesso domiciliar à Internet Fonte: IBGE,

Leia mais

Sessão IV: Aplicação Efetiva de Leis e Regulamentos em Telecomunicações. Obrigações contidas nas Autorizações e Concessões

Sessão IV: Aplicação Efetiva de Leis e Regulamentos em Telecomunicações. Obrigações contidas nas Autorizações e Concessões QUESTÕES ATUAIS SOBRE A APLICAÇÃO EFETIVA DA REGULAMENTAÇÃO, POLÍTICA E LEGISLAÇÃO NAS TELECOMUNICAÇÕES Sessão IV: Aplicação Efetiva de Leis e Regulamentos em Telecomunicações Obrigações contidas nas Autorizações

Leia mais

Encontros TeleSíntese 32

Encontros TeleSíntese 32 Encontros TeleSíntese 32 Competição e concorrência: o mercado, as ações do estado e o PGMC Brasília, 26 de março de 13 Este documento é classificado como confidencial. Os direitos de reprodução pertencem

Leia mais

De 1997 a 2007, foi Conselheiro Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, órgão regulador de telecomunicações no Brasil.

De 1997 a 2007, foi Conselheiro Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, órgão regulador de telecomunicações no Brasil. Objetivos Estratégicos da Anatel e Agenda Regulatória para 2007 Este tutorial apresenta os Objetivos Estratégicos da Anatel e a Agenda Regulatória. São apresentadas as estratégias de abordagem que a Anatel

Leia mais

Detalhamento do Plano

Detalhamento do Plano PLANO ALTERNATIVO LOCAL A. Empresa: Telemar Norte Leste S/A PLANO Nº 160 B. Nome do Plano: Plano Alternativo de Serviço Nº 160 C. Identificação para a Anatel: Plano Alternativo de Serviço Nº 160 D. Modalidade

Leia mais

Desafios para Implantação de Novas Redes de Telecomunicações no Brasil. João Moura, Presidente Executivo, TELCOMP

Desafios para Implantação de Novas Redes de Telecomunicações no Brasil. João Moura, Presidente Executivo, TELCOMP Desafios para Implantação de Novas Redes de Telecomunicações no Brasil João Moura, Presidente Executivo, TELCOMP 1 O mercado As redes fixas e moveis são complementares e interdependentes O trafego de dados

Leia mais

Detalhamento do Plano

Detalhamento do Plano PLANO ALTERNATIVO LOCAL A. Empresa: S/A (Região II exceto os Setores 20, 22 e 25 do PGO) PLANO Nº 139 B. Nome do Plano: Plano Alternativo de Serviço Nº 139 C. Identificação para a Anatel: Plano Alternativo

Leia mais

Um balanço sobre a competição no mercado brasileiro de telecom

Um balanço sobre a competição no mercado brasileiro de telecom Um balanço sobre a competição no mercado brasileiro de telecom 40º Encontro TELE.SÍNTESE Março de 2015 Panorama Telefonia Móvel 281,7 milhões de acessos ~155 milhões de acessos de banda larga móvel (54%)

Leia mais

AGENDA: Panorama da internet no mundo. Panorama da internet no Brasil. AplicaçõesdainternetnoBrasilenomundo. Mercados. OqueaAnatelestáfazendoporvocê?

AGENDA: Panorama da internet no mundo. Panorama da internet no Brasil. AplicaçõesdainternetnoBrasilenomundo. Mercados. OqueaAnatelestáfazendoporvocê? AGENDA: Panorama da internet no mundo Panorama da internet no Brasil AplicaçõesdainternetnoBrasilenomundo Mercados OqueaAnatelestáfazendoporvocê? Oqueestáporvir? Panorama da internet no mundo rescimento

Leia mais

WORKSHOP. Desafios para Melhoria da Infraestrutura: Compartilhamento, Cooperação e Competição. 21 de outubro de 2015

WORKSHOP. Desafios para Melhoria da Infraestrutura: Compartilhamento, Cooperação e Competição. 21 de outubro de 2015 WORKSHOP Desafios para Melhoria da Infraestrutura: Compartilhamento, Cooperação e Competição 21 de outubro de 2015 1 VIII Seminário TelComp 2015 Agenda Positiva para o Crescimento 16 de novembro de 2015

Leia mais

Portabilidade Numérica CONCEITOS BASICOS

Portabilidade Numérica CONCEITOS BASICOS Portabilidade Numérica CONCEITOS BASICOS Curso de Regulação e Defesa do Consumidor Brasília Outubro 2009 1 Chaves do sucesso!!!! Participação em reuniões Forums com Procon s e outros Órgãos de defesa do

Leia mais

Ministério das Comunicações

Ministério das Comunicações Ministério das Comunicações Acessos dez/2010 a mar/2014 Internet móvel (3G+4G) 454% Cidades com cobertura 3G de 824 para 3.253 295% 2 Crescimento da banda larga móvel por região Período: dez/2010 a mar/2014

Leia mais

Seleção das Representações dos Grupos Econômicos sem PMS Biênio 2017/2018

Seleção das Representações dos Grupos Econômicos sem PMS Biênio 2017/2018 Seleção das Representações dos Grupos Econômicos sem PMS Biênio 2017/2018 A seleção das representações dos Grupos Econômicos sem PMS para Conselho Deliberativo de Atacado será realizada na forma dos artigos

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO. Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) Relator Cons. Marcelo Bechara

PROPOSTA DE REGULAMENTO. Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) Relator Cons. Marcelo Bechara PROPOSTA DE REGULAMENTO Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) Relator Cons. Marcelo Bechara Novembro de 2012 Contexto Incentivo e Promoção à Competição Dinâmica Anexo I Medidas assimétricas para Grupos

Leia mais

Atuação Regulatória da ANATEL e o papel da AGU:

Atuação Regulatória da ANATEL e o papel da AGU: Universidade de Brasília UnB Faculdade de Direito Núcleo de Direito Setorial e Regulatório Atuação Regulatória da ANATEL e o papel da AGU: principais questões jurídicas e seus encaminhamentos PAULO FIRMEZA

Leia mais

O Compartilhamento de Infraestrutura e o Programa Nacional de Banda Larga

O Compartilhamento de Infraestrutura e o Programa Nacional de Banda Larga Encontro de Provedores Regionais O Compartilhamento de Infraestrutura e o Programa Nacional de Banda Larga Belo Horizonte, julho de 2013 Banda larga fixa vs. móvel: demanda crescente por infraestrutura...

Leia mais

A Perspectiva da Competição no Mercado de Telefonia Fixa A Visão da GVT

A Perspectiva da Competição no Mercado de Telefonia Fixa A Visão da GVT A Evolução na Dinâmica dos Negócios das Telecomunições Brasileiras A Perspectiva da Competição no Mercado de Telefonia Fixa A Visão da GVT Amos Genish CEO Painel Telebrasil Costa do Sauípe, 26 de junho

Leia mais

PGMC: finalmente a nova versão foi aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel

PGMC: finalmente a nova versão foi aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel Destaques da semana Anatel PGMC: finalmente a nova versão foi aprovada pelo Conselho Diretor da Anatel Na última quinta-feira (12/7), o Conselho Diretor da Anatel aprovou novas versões do PGMC, do Regulamento

Leia mais

Competição, regulação assimétrica e direitos do consumidor

Competição, regulação assimétrica e direitos do consumidor Competição, regulação assimétrica e direitos do consumidor A Anatel, na atualização do PGMC Plano Geral de Metas de Competição em 2018, reduziu as obrigações regulatórias impostas aos prestadores de pequeno

Leia mais

PAINEL TELEBRASIL 2018 O FUTURO É AGORA. O BRASIL DIGITAL COMEÇA AQUI

PAINEL TELEBRASIL 2018 O FUTURO É AGORA. O BRASIL DIGITAL COMEÇA AQUI PAINEL TELEBRASIL 2018 O FUTURO É AGORA. O BRASIL DIGITAL COMEÇA AQUI AGENDA REGULATÓRIA SETORIAL: PRIORIDADES REAIS BRASÍLIA MAIO DE 2018 0 Datas propostas inicialmente É importante o fato da Anatel fornecer

Leia mais

Subcomissão Especial dos Serviços de Telefonia Móvel e TV por Assinatura 17 de agosto de 2015

Subcomissão Especial dos Serviços de Telefonia Móvel e TV por Assinatura 17 de agosto de 2015 Subcomissão Especial dos Serviços de Telefonia Móvel e TV por Assinatura 17 de agosto de 2015 1 2 Objetivo Institucional da TelComp: Constituída há 15 anos com o objetivo de promover ambiente de competição

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 576, DE 31 DE OUTUBRO DE 2011.

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 576, DE 31 DE OUTUBRO DE 2011. AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES RESOLUÇÃO Nº 576, DE 31 DE OUTUBRO DE 2011. O CONSELHO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 22

Leia mais

DESCRITIVO DO PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Nº 149

DESCRITIVO DO PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Nº 149 DESCRITIVO DO PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Nº 149 A. Empresa: Oi (Telemar Norte Leste S.A.) B. Nome do Plano: Plano Alternativo de Serviço n.º 149 Franquia 350 minutos Internet sem Limites + Franquia VC1

Leia mais

REGULAMENTO DA OFERTA PLANOS POS PAGOS 2013

REGULAMENTO DA OFERTA PLANOS POS PAGOS 2013 REGULAMENTO DA OFERTA PLANOS POS PAGOS 2013 1. OBJETIVO: O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer as relações entre a CTBC Celular S/A, denominada simplesmente ALGAR TELECOM detentora da marca

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO PA nº 266

PLANO ALTERNATIVO PA nº 266 PLANO ALTERNATIVO PA nº 266 A. Empresa Telefônica Brasil S.A. B. Nome do Plano Fixo: Técnico: Ilimitado Fixo Local Comercial: a definir C. Identificação para a Anatel: Plano Alternativo Nº 266 D. Modalidade

Leia mais

Detalhamento do Plano

Detalhamento do Plano PLANO ALTERNATIVO LOCAL PLANO Nº 011 A. Empresa: OI (TELEMAR NORTE LESTE S.A.), autorizatária do Serviço Telefônico Fixo Comutado na Modalidade Local, na Região III e no Setor 3 da Região 1 do Plano Geral

Leia mais

São Paulo, 7 de agosto de 2000

São Paulo, 7 de agosto de 2000 São Paulo, 7 de agosto de 2000 À Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel Superintendência de Serviços Privados Consulta Pública No. 241, de 10 de julho de 2000 Proposta de Diretrizes para Implementação

Leia mais

Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal. Fevereiro/2013 a Abril/2013

Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal. Fevereiro/2013 a Abril/2013 Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal Fevereiro/2013 a Abril/2013 Evolução de acessos da Telefonia Móvel e indicação da evolução de tecnologias

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES ATO Nº 1.522, DE 4 DE MARÇO DE 2013

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES ATO Nº 1.522, DE 4 DE MARÇO DE 2013 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES ATO Nº 1.522, DE 4 DE MARÇO DE 2013 O CONSELHO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 22 da Lei

Leia mais

MARCO REGULATÓRIO DA TELEFONIA EDUARDO LEVY AUDIÊNCIA PÚBLICA - CÂMARA DOS DEPUTADOS

MARCO REGULATÓRIO DA TELEFONIA EDUARDO LEVY AUDIÊNCIA PÚBLICA - CÂMARA DOS DEPUTADOS MARCO REGULATÓRIO DA TELEFONIA AUDIÊNCIA PÚBLICA - CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO Brasília, 10 de dezembro de 2013 EDUARDO

Leia mais

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROJETO DE LEI Nº 4.078, DE Autor: Deputado Giroto. Relator: Deputado José Carlos Araújo

COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROJETO DE LEI Nº 4.078, DE Autor: Deputado Giroto. Relator: Deputado José Carlos Araújo COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PROJETO DE LEI Nº 4.078, DE 2012 Obriga os estabelecimentos que comercializem terminais de telefonia ou procedam à sua ativação a dispor de exemplares da regulamentação

Leia mais

Regulamento. Página 1 de 5

Regulamento. Página 1 de 5 Promoção Vivo Fixo Ilimitado Esta promoção é realizada pela TELEFÔNICA BRASIL S.A., doravante denominada simplesmente VIVO, com sede na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, nº 1376, na cidade de São

Leia mais

48º Encontro Telesíntese A qualidade dos serviços de Telecom, as regras atuais, uma avaliação. Ponderações sobre as novas metas

48º Encontro Telesíntese A qualidade dos serviços de Telecom, as regras atuais, uma avaliação. Ponderações sobre as novas metas TIM BRASIL Rio de Janeiro, 19 de Julho de 2017 48º Encontro Telesíntese A qualidade dos serviços de Telecom, as regras atuais, uma avaliação. Ponderações sobre as novas metas Evolução dos Regulamentos

Leia mais

Agosto/2018. Desafios de Infraestrutura de telecomunicações no Brasil: Aspectos Regulatórios

Agosto/2018. Desafios de Infraestrutura de telecomunicações no Brasil: Aspectos Regulatórios Agosto/2018 Desafios de Infraestrutura de telecomunicações no Brasil: Aspectos Regulatórios Crescimento Exponencial de Serviços e Tráfego de dados Demanda exponencial de Tráfego Necessidade de mais capacidade

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO PA n 123. Detalhamento do Plano

PLANO ALTERNATIVO PA n 123. Detalhamento do Plano PLANO ALTERNATIVO PA n 123 A. Empresa: B. Nome do Plano: Comercial: A definir Técnico: Plano Alternativo n 123 C. Identificação para a Anatel: Plano Alternativo Nº 123 D. Modalidade do STFC coberta: Local

Leia mais

DESCRITIVO DO PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Nº 146

DESCRITIVO DO PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Nº 146 DESCRITIVO DO PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Nº 146 A. Empresa: Oi (Telemar Norte Leste S.A.) B. Nome do Plano: Plano Alternativo de Serviço n.º 146 Franquia 350 minutos + Franquia VC1 C. Identificação para

Leia mais

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 093 - Oi Controle - Pacotes Flexíveis em Reais Requerimento de Homologação Nº 8804 1 - Aplicação Este Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço é aplicável pela

Leia mais

Abraão Balbino e Silva Gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras asilva@anatel.gov.br

Abraão Balbino e Silva Gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras asilva@anatel.gov.br Abraão Balbino e Silva Gerente de Monitoramento das Relações entre Prestadoras asilva@anatel.gov.br Brasília/DF Setembro/2014 AGENDA RECORDANDO PGMC E O SNOA CONQUISTAS DESAFIOS RECORDANDO O PGMC Cadeia

Leia mais

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço 1 - Aplicação Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 107 - Vivo Controle 60 Requerimento de Homologação Nº 8123 Este Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço é aplicável pela autorizatária VIVO, em

Leia mais

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço 1 - Aplicação Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 194 - Controle+Ilimitado Requerimento de Homologação Nº 12469 Este Plano Alternativo de Serviço é aplicável pela autorizatária Nextel Telecomunicações

Leia mais

Qualidade da Telefonia Móvel (SMP) Relatório de Indicadores de Desempenho Operacional

Qualidade da Telefonia Móvel (SMP) Relatório de Indicadores de Desempenho Operacional Qualidade da Telefonia Móvel (SMP) Relatório de Indicadores de Desempenho Operacional 2014 Superintendência de Controle de Obrigações - SCO Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade - COQL Brasília,

Leia mais

TÍTULO: PORTLAND CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA

TÍTULO: PORTLAND CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA 16 TÍTULO: PORTLAND CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS AUTOR(ES): ANDRÉ MIOTTO, EDU CARLOS PEREIRA ORIENTADOR(ES):

Leia mais

Regulamento. Página 1 de 5

Regulamento. Página 1 de 5 Promoção Vivo Fixo Ilimitado Esta promoção é realizada pela TELEFÔNICA BRASIL S.A., doravante denominada simplesmente VIVO, com sede na Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, nº 1376, na cidade de São

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 438, DE 10 DE JULHO DE REGULAMENTO DE REMUNERAÇÃO PELO USO DE REDES DE PRESTADORAS DO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL - SMP

ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 438, DE 10 DE JULHO DE REGULAMENTO DE REMUNERAÇÃO PELO USO DE REDES DE PRESTADORAS DO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL - SMP ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 438, DE 10 DE JULHO DE 2006. REGULAMENTO DE REMUNERAÇÃO PELO USO DE REDES DE PRESTADORAS DO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL - SMP TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art.

Leia mais

Plano Alternativo N.º 142

Plano Alternativo N.º 142 Plano Alternativo N.º 142 1. Empresa Intelig Telecomunicações Ltda. 2. Nome Comercial do Plano Plano 0800 Plus 3. Modalidade Não-Geográfica 4. Descrição Trata-se de um Plano Alternativo destinado a clientes

Leia mais

residencial a central que comporta a infraestrutura da Vivo para a prestação do serviço.

residencial a central que comporta a infraestrutura da Vivo para a prestação do serviço. REGULAMENTO Promoção Vivo Muito Adesões de 12 de Março de 2016 a 31 de Agosto de 2016. Benefícios válidos até 30 de Setembro 2016. TELEFÔNICA BRASIL S/A, com sede na Av. Engº Luis Carlos Berrini, nº 1376,

Leia mais

31º Encontro Provedores Regionais SALVADOR/BA, 25/04/2017

31º Encontro Provedores Regionais SALVADOR/BA, 25/04/2017 31º Encontro Provedores Regionais SALVADOR/BA, 25/04/2017 Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC A POLITICA DE BANDA LARGA DO GOVERNO FEDERAL A política nacional de telecomunicações

Leia mais

PROGRAMA DE RELACIONAMENTO SANTANDER

PROGRAMA DE RELACIONAMENTO SANTANDER PROGRAMA DE RELACIONAMENTO SANTANDER Você já conhece o Programa de Relacionamento Santander? Nele, o que você paga em determinadas tarifas, volta em bônus de celular para você utilizar como quiser. Participe

Leia mais

3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL

3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL O impacto da Portabilidade Numérica nas Operadoras, Mercado e Clientes Luiz Antonio Vale Moura Assessor do Conselho Diretor ANATEL 1 Política Pública: 1. Lei n 9.472, de 16 de

Leia mais

Os Novos Contratos de Concessão do STFC em 2006

Os Novos Contratos de Concessão do STFC em 2006 Os Novos Contratos de Concessão do STFC em 2006 Este tutorial apresenta os novos contratos de concessão em vigor para as concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado a apartir de 1º de janeiro de

Leia mais

É amanhã, terça-feira!

É amanhã, terça-feira! É amanhã, terça-feira! O XI Seminário TelComp 2018 começa às 10 horas no moderno espaço do TRIO Pérgula, na Av. Luis Carlos Berrini, 105, em São Paulo. Programe sua agenda para chegar com antecedência,

Leia mais

EAQ Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga Workshop 5: Qualidade da Banda Larga no Brasil

EAQ Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga Workshop 5: Qualidade da Banda Larga no Brasil EAQ Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga Workshop 5: Qualidade da Banda Larga no Brasil 21 de maio de 2013 Workshop de Qualidade da Banda Larga 1. Introdução 2. A origem 3. Infraestrutura e Cadeia

Leia mais

PLANOS ALTERNATIVOS PA n.º Pacote Minutos Locais Mensais VI

PLANOS ALTERNATIVOS PA n.º Pacote Minutos Locais Mensais VI PLANOS ALTERNATIVOS PA n.º 116 - Pacote Minutos Locais Mensais VI A. Empresa Telecomunicações de São Paulo S.A. TELESP B. Nome do Plano Técnico: Planos de Minutos Locais Mensais VI Comercial: em definição

Leia mais

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço 1 - Aplicação Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 043 - Plano Online Sem internet Requerimento de Homologação Nº 8874 Este Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço é aplicável pela autorizatária

Leia mais

1) O que a Anatel tem feito para coibir a prática abusiva de preços como a denunciada acima?

1) O que a Anatel tem feito para coibir a prática abusiva de preços como a denunciada acima? 1) O que a Anatel tem feito para coibir a prática abusiva de preços como a denunciada acima? A Lei Geral de Telecomunicações LGT, Lei 9.472, de 16 de julho de 1997, prevê dois regimes jurídicos de prestação

Leia mais

O Setor de Telecomunicações

O Setor de Telecomunicações O Setor de Telecomunicações 2ª CODE Conferência do Desenvolvimento IPEA/2011 Brasília, 25 de novembro de 2011 Eduardo Levy 83 empresas representadas 17 empresas associadas Serviços de telefonia fixa Serviços

Leia mais

REGULAMENTO Promoção Muito Mais Minutos Adesões de 08 de Março de 2015 a 31 de julho de 2015

REGULAMENTO Promoção Muito Mais Minutos Adesões de 08 de Março de 2015 a 31 de julho de 2015 REGULAMENTO Promoção Muito Mais s Adesões de 08 de Março de 2015 a 31 de julho de 2015 TELEFÔNICA BRASIL S/A, com sede na Av. Engº Luis Carlos Berrini, nº 1376, CEP: 04571-000, São Paulo/SP, e inscrita

Leia mais

SACP :: ACOMPANHAMENTO DE CONSULTA PÚBLICA

SACP :: ACOMPANHAMENTO DE CONSULTA PÚBLICA SACP :: ACOMPANHAMENTO DE CONSULTA PÚBLICA Atalhos do Sistema: :: MENU PRINCIPAL CONSULTA PÚBLICA Nº 417 Proposta de Regulamento para o Uso de Serviços e Redes de Telecomunicações no Acesso a Serviços

Leia mais

Detalhamento do Plano

Detalhamento do Plano PLANO ALTERNATIVO LOCAL PLANO Nº 011 A. Empresa: OI (TELEMAR NORTE LESTE S.A.), autorizatária do Serviço Telefônico Fixo Comutado na Modalidade Local, na Região III e no Setor 3 da Região 1 do Plano Geral

Leia mais

STFC UMA OPORTUNIDADE PARA SUA EMPRESA. Willian Prenzler de Souza

STFC UMA OPORTUNIDADE PARA SUA EMPRESA. Willian Prenzler de Souza STFC UMA OPORTUNIDADE PARA SUA EMPRESA Willian Prenzler de Souza 1 TELECOM NO BRASIL Com o crescimento do serviço de banda larga fixa no Brasil, nos últimos 10 anos, hoje os provedores regionais (ISP),

Leia mais

REGULAMENTO Vivo Fixo, Combos 2 em 1 e Combos 3 em 1

REGULAMENTO Vivo Fixo, Combos 2 em 1 e Combos 3 em 1 REGULAMENTO Vivo Fixo, Combos 2 em 1 e Combos 3 em 1 Válido para todos os Estados do Brasil, exceto SP. Antes de participar da Promoção, o usuário deve ler o presente Regulamento e, participando da Promoção,

Leia mais

Telecomunicações no Brasil Oportunidades, Avanços e Desafios para o Novo Governo

Telecomunicações no Brasil Oportunidades, Avanços e Desafios para o Novo Governo Humberto Pontes Chefe da Assessoria Técnica - Anatel Junho/2019 Telecomunicações no Brasil Oportunidades, Avanços e Desafios para o Novo Governo Agenda 1 2 3 4 5 Anatel Panorama Setorial Desafios do Setor

Leia mais

TC / Natureza: Acompanhamento. Entidade: Agência Nacional de Telecomunicações Anatel. Interessado: Tribunal de Contas da União.

TC / Natureza: Acompanhamento. Entidade: Agência Nacional de Telecomunicações Anatel. Interessado: Tribunal de Contas da União. TC- 020.460/2008-3 Natureza: Acompanhamento. Entidade: Agência Nacional de Telecomunicações Anatel. Interessado: Tribunal de Contas da União. DECISÃO Trata-se de acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos

Leia mais

1. ELEGIBILIDADE, PERÍODO DE ADESÃO, VIGÊNCIA DA PROMOÇÃO E DEFINIÇÕES DA OFERTA

1. ELEGIBILIDADE, PERÍODO DE ADESÃO, VIGÊNCIA DA PROMOÇÃO E DEFINIÇÕES DA OFERTA REGULAMENTO PROMOÇÃO OI INDICA Válido em todo território nacional. Empresas participantes: OI MÓVEL S/A (Oi), em recuperação judicial, pessoa jurídica de direito privado, autorizatária para a exploração

Leia mais

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço 1 - Aplicação Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 003 - Plano Brasil Controle Requerimento de Homologação Nº 11243 Este Plano Pós-Pago Alternativo de Serviço, é aplicável pela autorizatária

Leia mais

Políticas de incentivo à banda larga O papel dos prestadores de porte regional

Políticas de incentivo à banda larga O papel dos prestadores de porte regional Ministério das Comunicações Encontro Provedores Regionais Políticas de incentivo à banda larga O papel dos prestadores de porte regional Marabá, abril de 2014 Ministério das Comunicações Evolução da penetração

Leia mais

Portabilidade numérica determina 'nova onda' de TI nas operadoras

Portabilidade numérica determina 'nova onda' de TI nas operadoras NEWS Portabilidade numérica determina 'nova onda' de TI nas operadoras :: Ana Paula Lobo, do Rio de Janeiro* :: Convergência Digital :: 12/06/2007 Na área de Tecnologia da Informação das operadoras, a

Leia mais

Plano Pré-Pago Alternativo de Serviço

Plano Pré-Pago Alternativo de Serviço Plano Pré-Pago Alternativo de Serviço Plano Nº 001 - Tarifa Única Requerimento de Homologação Nº 4658 1 - Aplicação Este Plano Pré-Pago Alternativo de Serviço é aplicável pela Oi, no Estado de São Paulo,

Leia mais

ANÁLISE CONSELHEIRO RELATOR

ANÁLISE CONSELHEIRO RELATOR CONSELHEIRO RELATOR ANÁLISE NÚMERO E ORIGEM: 83/2014-GCIF DATA: 24/10/2014 IGOR VILAS BOAS DE FREITAS 1. ASSUNTO Pedido de Reconsideração interposto por TIM CELULAR S.A., CNPJ/MF n.º 04.206.050/0001-80,

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO LOCAL PLANO Nº 159

PLANO ALTERNATIVO LOCAL PLANO Nº 159 PLANO ALTERNATIVO LOCAL PLANO Nº 159 A. Empresa: Telemar Norte Leste S/A B. Nome do Plano: Plano Alternativo de Serviço Nº 159 C. Identificação para a Anatel: Plano Alternativo de Serviço Nº 159 D. Modalidade

Leia mais

REGULAMENTO (5) Promoção Fale e Navegue à Vontade

REGULAMENTO (5) Promoção Fale e Navegue à Vontade REGULAMENTO (5) Promoção Fale e Navegue à Vontade Esta Promoção é realizada pela Telecomunicações de São Paulo S/A Telesp, com sede na Rua Martiniano de Carvalho, 851 - São Paulo - SP, inscrita no CNPJ

Leia mais

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC A POLÍTICA DE BANDA LARGA DO GOVERNO FEDERAL

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC A POLÍTICA DE BANDA LARGA DO GOVERNO FEDERAL Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC A POLÍTICA DE BANDA LARGA DO GOVERNO FEDERAL O Programa Nacional de Banda Larga PNBL INSTITUÍDO EM 2010 DECRETO Nº 7.175 DE 12 DE MAIO

Leia mais

Setor de Autarquias Sul SAUS Quadra 6, Bloco F, Térreo Biblioteca Brasília DF Fax. (061)

Setor de Autarquias Sul SAUS Quadra 6, Bloco F, Térreo Biblioteca Brasília DF Fax. (061) São Paulo, 22 de junho de 2.009. AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES - ANATEL SUPERINTENDÊNCIA DE UNIVERSALIZAÇÃO CONSULTA PÚBLICA nº 13, DE 30 DE MARÇO DE 2009 Proposta de Consulta Pública do Plano Geral

Leia mais

REGULAMENTO. 01/01/2012 a 31/03/2012 ou até um número máximo de adesões.

REGULAMENTO. 01/01/2012 a 31/03/2012 ou até um número máximo de adesões. REGULAMENTO REGULAMENTO RECARGA AUTOMÁTICA (R$15, R$20, R$30) - FALE EM DOBRO + TORPEDOS Promoção conjunta da 14 BRASIL TELECOM CELULAR S/A, pessoa jurídica com sede no SIA/Sul, Área de Serviços Públicos,

Leia mais

RESULTADOS DO PROGRAMA BANDA LARGA NAS ESCOLAS

RESULTADOS DO PROGRAMA BANDA LARGA NAS ESCOLAS RESULTADOS DO PROGRAMA BANDA LARGA NAS ESCOLAS Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (ITS Rio) Novembro 2015 O PBLE - Programa Banda Larga nas Escolas foi implementado em 2008 com o objetivo de conectar

Leia mais

Compartilhamento de Frequência e Qualidade

Compartilhamento de Frequência e Qualidade TIM BRASIL Brasília, 06 de Dezembro de 2016 Regulatory, Institutional and Press Relations Compartilhamento de Frequência e Qualidade Carlos Eduardo Siqueira Por que o RAN Sharing é relevante? Cenário Macroeconômico

Leia mais

DESCRITIVO DO PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Nº 142

DESCRITIVO DO PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Nº 142 DESCRITIVO DO PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO Nº 142 A. Empresa: Oi (Telemar Norte Leste S.A.) B. Nome do Plano: Plano Alternativo de Serviço n.º 142 Franquia 1000 Minutos C. Identificação para a Anatel:

Leia mais