Uma pequena reflexão...
|
|
|
- Rita Beppler da Fonseca
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2
3 Uma pequena reflexão... Nosso ambiente de trabalho poderia ser mais agradável? Não estamos guardando coisas que poderíamos jogar fora ou retirar do posto de trabalho? Nosso posto de trabalho está realmente limpo? Estamos seguindo as regras de segurança? Os recursos que precisamos estão sempre à mão? Estamos sabendo aproveitar o espaço de trabalho? Não podemos aproveitar melhor nosso tempo?
4 5S [logo] A partir de agora, conheça programa que vai melhorar sua vida no trabalho! Com ele, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente de trabalho ficará mais harmonioso e produtivo.
5 Praticar o 5S é ter o sentido amplo de educação e vontade A filosofia 5S foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra e inspirou vários países do mundo. O senso reflete melhor a idéia de profunda mudança comportamental indicando que é preciso SENTIR a necessidade de fazer A proposta do 5S é trazer melhoria para todos, enquanto colaboradores ou na vida particular. A prática dessa filosofia não deve ser entendida como imposição, mas sim como criação de hábitos diários, essenciais para o crescimento pessoal, profissional e o consequente aumento da competitividade da empresa no mercado global, sobretudo pela redução de desperdícios.
6 O Significado dos 5S SEIRI SEIRI S S S S EITON EISO EIKETSU HITSUKE Senso de Utilização Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso de Saúde Senso de Autodisciplina
7 Objetivos do programa 5S Melhorar as condições do ambiente de trabalho Despertar a criatividade e a inovação; Estimular o trabalho em equipe; Melhorar o atendimento ao cliente interno e externo; Redução dos acidentes de trabalho; Melhorar a comunicação dentro da empresa; Preparar o ambiente para o programa de Qualidade.
8 O papel de cada um Criar um ambiente de trabalho adequado; Remover barreiras para a implantação do programa 5S; Obter o envolvimento de todos; Ser exemplo positivo dos 5 sensos; Ser defensor dos 5S s Promover a melhoria contínua; Participar efetivamente da implementação dos 5S
9 5S Senso de Utilização
10 Senso de Utilização Interpretação do Ideograma Correto, verdadeiro. Colocar em ordem o que está desarrumado sei ri Campo, terra natal. Dentro da lógica e da razão. Governar com regras. Outros termos propostos: arrumação, seleção, lógica e prática, organização
11 Senso de Utilização É o senso de separar as coisas por grau, tipo ou tamanho para manter no local de trabalho apenas o que é realmente necessário. COMO FAZER : Classificar o que é ou não necessário. Colocar à disposição o que não é utilizado. Utilizar os recursos de acordo com a necessidade e adequação. Solicitar e adquirir somente material necessário. QUAIS OS BENEFÍCIOS : Reaproveitamento de recursos. Liberação de espaço Diminuição de custos. Combate à burocracia.
12 Senso de Utilização EXEMPLOS : Manter na carteira / bolsa somente o necessário. Doar roupas que você não usa mais. Não guardar informações desnecessárias em seu computador, evitando o lixo eletrônico. Requisitar materiais nas quantidades corretas. Garantir que as normas existentes são utilizadas, verificandoas periodicamente. Descarte imediato de normas / padrões desatualizados.
13 Senso de Utilização Manter no local de trabalho apenas objetos e dados necessários; Nada mais, nada menos; só o necessário! Evitar excessos e desperdícios de qualquer natureza; Utilizar os recursos adequados para as atividades específicas.
14 Senso de Utilização Desenvolva critérios para o descarte de itens desnecessários; Estabeleça uma área protegida e segura para guardar os itens desnecessários; Avalie e remova os itens desnecessários do local. Se estiver em dúvida, remova-o
15 Senso de Utilização Perguntas que você deve fazer a si mesmo: Este item é necessário? Se for necessário, é necessário nesta quantidade? Ele está sendo utilizado de maneira adequada? Você pode identificar quaisquer itens desnecessários que estão obstruindo a sua área de trabalho? Há ferramentas ou material largados no piso?
16 Senso de Utilização Exemplos Áreas de Segregação
17 Senso de Utilização Exemplos
18 Senso de Utilização Exemplos
19 5S Senso de Ordenação
20 Senso de Ordenação Interpretação do Ideograma sei ton Correto, verdadeiro. Colocar em ordem o que está desarrumado Assentar, estabilizarse, tranqüilizar-se de uma só vez ao mesmo tempo. Outros termos propostos: sistematização, organização e classificação, ordem.
21 Senso de Ordenação O sentido do Senso de Ordenação é efetuar a arrumação dos objetos, materiais e informações úteis, de maneira funcional possibilitando acesso rápido e fácil. COMO FAZER : Determinar locais para guardar os recursos utilizados. Dispor dos recursos de acordo com a freqüência de uso. Identificar de forma padronizada os locais e recursos utilizados Obedecer as regras estabelecidas para a ordenação (Manter).
22 Senso de Ordenação QUAIS OS BENEFÍCIOS: Maior rapidez e facilidade para encontrar equipamentos, objetos e informações; Diminuição do cansaço físico por movimentação desnecessária; Diminuição de acidentes por tudo estar no lugar certo; Facilidade de comunicação visual.
23 Senso de Ordenação EXEMPLOS: Mesas e cadeiras em locais corretos; Procedimentos operacionais padronizados,atualizados (Normas, etc.); Quadro de Aviso/chaves Padronizados; Tomadas com identificação de tensão; Organização de documentos eletrônicos no computador; Mantenha bolsas e objetos pessoais dentro da sua gaveta.
24 Senso de Ordenação Ter um layout funcional e prático; Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar! Utilizar comunicação visual; Ter um sistema para guardar e localizar rapidamente aquilo que se utiliza.
25 Senso de Ordenação Determine a localização de cada item; Defina e marque a localização dos equipamentos, suprimentos, áreas comuns e zonas de segurança com linhas; Identifique itens necessários.
26 Senso de Ordenação Armários e gavetas
27 Senso de Ordenação
28 Senso de Ordenação Padronização de cores
29 Senso de Ordenação Armários
30 Senso de Ordenação Ordenação - Exemplo Mesas e bancadas
31 Senso de Ordenação Gavetas
32 Senso de Ordenação Demarcação e identificação
33 Senso de Ordenação
34 Senso de Ordenação
35 Senso de Ordenação
36 Senso de Ordenação
37 Senso de Ordenação
38 5S Senso de Limpeza
39 Senso de Limpeza Interpretação do Ideograma Azul. Límpido, limpo, puro sei sou Varrer limpar Outro termos proposto: Zelo
40 Senso de Limpeza O Senso de Limpeza inspira a manter o ambiente sempre limpo e higienizado de maneira habitual e rotineira pois mais importante do que limpar é não sujar. COMO FAZER Manter limpo o seu ambiente de trabalho; Não comer ou beber na mesa/posto de trabalho; Definir responsável por áreas comuns; Descobrir e eliminar as fontes de sujeira; Limpar o que está sujo; Realizar coleta seletiva corretamente.
41 Senso de Limpeza BENEFÍCIOS: Boa impressão aos clientes e visitantes; Melhoria do ambiente de trabalho; Redução dos riscos de acidentes; Ambiente saudável e agradável; Eliminação de desperdícios; Facilita a manutenção dos equipamentos.
42 Senso de Limpeza Mais importante do que limpar é aprender a não sujar! Limpar o que está sujo; Criar o hábito de não sujar; Inspecionar enquanto limpa; Descobrir e eliminar fontes de sujeira;
43 Senso de Limpeza Faça uma limpeza inicial da área de trabalho e do equipamento; Encontre formas de manter tudo limpo; Adote a limpeza como uma forma de inspeção; Faça com que a limpeza seja parte do trabalho diário.
44 Senso de Limpeza Identifique qualquer item que possa causar contaminação Analise as razões para a contaminação e discuta para levantar propostas para a contenção dos problemas e criar soluções definitivas para eles Use a técnica dos 5 porquês para encontrar a causa raiz do problema
45 Senso de Limpeza CATEGORIAS DE LOCAL DE TRABALHO Ninguém suja 1 Todos zelam pela limpeza Alguns Sujam 2 Alguns Limpam (Faxineiros) Todos Sujam 3 Ninguém Limpa CARDOSO, Alexandre, GAMBIRASIO Jr., Luigi, ONODA, João, Gerenciamento Visual - Workshop para implantação de Gerenciamento Visual. Lean Institute.
46 Senso de Limpeza Limpar o que está sujo! Antes Depois
47 Senso de Limpeza
48 Senso de Limpeza
49 Senso de Limpeza
50 5S Senso de Saúde
51 Senso de Saúde Interpretação do Ideograma Azul. Límpido, limpo, puro sei ketsu Bravo, limpo, sem mácula, sem impurezas nos sentimentos e nos atos. Outros termos propostos: Asseio, aperfeiçoamento, higiene, pureza e integridade.
52 Senso de Saúde O Senso de Saúde instrui todos para manter as boas condições de trabalho. Saúde significa muito mais do que o bem-estar físico. Diz respeito também a higiene mental, bom clima para o trabalho, conforto e segurança. COMO FAZER Esteja atento às condições de segurança e de higiene; Busque informações sobre como manter a sua saúde física e mental em boas condições; Mantenha os seus exames periódicos em dia; Durma bem; Tome um café da manhã reforçado, nunca exagere no almoço e modere no jantar; Pratique exercícios físicos.
53 Senso de Saúde QUAIS OS BENEFÍCIOS: Maior disposição física e mental; Auto estima elevada; Sentimento de amor próprio; Melhora do humor.
54 Senso de Saúde Estimular um clima de confiança, amizade e solidariedade; Identificar oportunidades de melhoria quanto a segurança e ergonomia das atividades; Bons hábitos contribuindo para nossa saúde! Cuidar do corpo e da mente; Obedecer as normas de Segurança; Manter excelentes condições de higiene nas áreas comuns;
55 Senso de Saúde Identifique e elimine as fontes de risco; Monitore a coleta seletiva no descarte de materiais.
56 Senso de Saúde Higiene Segurança
57 5S Senso de Autodisciplina
58 Senso de Autodisciplina shitisuke Beleza, belo, harmônico.
59 Senso de Autodisciplina Auto disciplina é o senso que demonstra maturidade do ser humano. Por meio dele as pessoas expressam conhecimento do que fazer, quais os padrões, normas ou regras exigidos no ambiente onde vivem. Este senso retroalimenta todos os demais. COMO FAZER Tenha sempre em mente que no seu local de trabalho sempre há algo que pode ser aperfeiçoado com criatividade; Procure se colocar no lugar do seu cliente interno (colegas, gerentes, setores, etc) e externo (os consumidores de nossos produtos); Esteja sempre disposto a aprender e praticar o conhecimento adquirido. Compartilhe o que você sabe.
60 Senso de Autodisciplina QUAIS OS BENEFÍCIOS: A manutenção dos 4 sensos anteriores; A criação de um ambiente propício para a competitividade; Desenvolver a capacidade de cumprir compromissos; O aperfeiçoamento do seu profissionalismo; Desenvolvimento da capacidade criativa das pessoas; Consolidação dos valores da empresa; Melhoria contínua em nível pessoal, social e organizacional.
61 Senso de Autodisciplina EXEMPLOS: Respeitar o semáforo; Respeitar a opinião dos outros (religião, time de futebol, etc); Ter tempo para família; Praticar os 4 sensos; Respeitar as leis e a Constituição; Aperfeiçoar nível de instrução com cursos e treinamentos; Respeitar e educar a família; Disseminar hábitos e valores positivos (ser exemplo); Cumprir horários; Respeitar filas; Utilizar corretamente EPI s, crachás, uniformes; Seguir instruções de trabalho.
62 Senso de Autodisciplina Reconhecer o esforço e incentivar a criatividade; Compartilhar informações; Exercitar o aprendizado continuamente; Sentir-se responsável pelo bemestar coletivo; Ter paciência e persistência. Melhoria contínua: respeito, persistência e comprometimento.
63 Senso de Autodisciplina Envolvimento periódico da Coordenação; Respeitar os padrões estabelecidos; Os padrões do 5S são parte do trabalho diário; Envolvimento do funcionário e alteração nos hábitos de trabalho.
64
65 Etapas de Implantação do 5S Sensibilização Definir a aprovar modelos de avaliação Realizar o Dia D Definir cronogramas de avaliações Realizar primeiras avaliações (auditorias) Premiações
66 Avaliadores Serão indicados pelos coordenadores Avaliarão os setores e acompanharão as avaliações no seu setor; Serão responsáveis pelo plano de ação de melhorias.
67 Avaliações Acontecerão semestralmente; O avaliador não auditará o próprio setor; Haverá check-list como apoio; As pontuações serão divulgadas por meio de mural e intranet
68 Premiações Troféu itinerante ao setor vencedor no mês; Café da manhã para entrega do troféu com a presença da Direção; Prêmio a ser definido para o setor com melhor pontuação no ano.
69 Vídeo
70 Dinâmica de Grupo
71 Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito. Aristóteles Qualidade significa fazer o certo quando ninguém estiver olhando (Henry Ford, industrial americano 1863 a 1947); Se você não tem tempo de fazer alguma coisa certa, aonde você vai achar tempo para consertála? (Stephen King escritor Americano 1947).
OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte
Desvendando o 5S... 2 OS CINCOS SENSOS O termo 5 S origina-se de palavras que em japonês começam com a letra S. SEIRI - senso de utilização ou de descarte SEITON - senso de ordenação ou de arrumação SEISO
EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano.
EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. O Programa 5S é um conceito que foi trazido do oriente para melhorar a qualidade de qualquer ambiente de trabalho,
PROGRAMA DE QUALIDADE 5S. Stefan A. Rohr. Patos de Minas MG
PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Stefan A. Rohr Patos de Minas MG OBJETIVO Esta aula permite que os alunos implementem o programa de qualidade 5S em uma granja, uma vez que fornece a base teórica para tal. O QUE
Os 5 sensos da qualidade. Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior
Os 5 sensos da qualidade Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior Principal objetivo da Técnica dos 5S Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo os
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
UNIFEBE Centro Universitário de Brusque Engenharia Civil Construção Civil II SISTEMA DE GESTÃO DA DEFESA CIVIL/SC 300 CASAS QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL Prof. Diogo Visconti GESTÃO DA QUALIDADE NORMALIZAÇÃO
Sensibilizando para Organização e Limpeza
Sensibilizando para Organização e Limpeza Origens 1 9 5 0 Kaoru Ishikawa Japão Pós-Guerra Também conhecido como Housekeeping... promove uma revolução dentro das empresas Objetivos Melhorar a qualidade
Processo/Programa 8 S. Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho
Processo/Programa 8 S Prof. M.Sc. Aécio Flávio de Paula Filho O programa 5s ou processo 8`s Começaremos falando sobre os 5S, é uma prática desenvolvida no Japão, pelo engenheiro químico KAORU ISHIKAWA
O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios.
PROGRAMA 5S INTRODUÇÃO O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios. É fundamentado em 5 regras básicas que promovem intensa mobilização e educação
Housekeeping 5S. Gestão e otimização da produção. Gestão e Otimização da Produção. Marco Antonio Dantas de Souza
Gestão e otimização da produção Housekeeping 5S Marco Antonio Dantas de Souza MSc. Engenharia de Produção Engenheiro de Segurança do Trabalho 1 Fonte: www.tpfeurope.com/en_5sinfo.html 2 1 O é uma filosofia
OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S VSTREAM.WORDPRESS.PT
OS 5S INTRODUÇÃO OS 5S WWW.VALUESTREAM.PT VSTREAM.WORDPRESS.PT 1 OS 5S Seiri ( 整理 ) Seiton ( 整頓 ) Seiso ( 清掃 ) Seiketsu ( 清潔 ) Shitsuke ( 躾 ) Senso de Utilização Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso
INTRODUÇÃO A QUALIDADE
INTRODUÇÃO A QUALIDADE Profª Teresa Cristina Castilho Gorayeb - 2011 A P Definir as metas e os meios para atingi-los Treinar e educar o pessoal, e colocar o plano em ação AGIR VERIFICAR PLANEJAR
Porque mudar é preciso!!
5S Porque mudar é preciso!! COMO SURGIU: Após a Segunda Guerra (1950), o Japão, sem recursos, reuniu engenheiros japoneses e americanos para criar um método de combate ao desperdício Nosso Hospital SEIRI
GRUPO SPEEDY PROGRAMA 5S
PROGRAMA 5S 1 PROGRAMA 5S SPEEDY FILM Implementar programas internos de Segurança, Ordem, Limpeza e OPA(Observar, Planejar e Agir) 2 Qual o objetivo do 5S? GRUPO SPEEDY Melhoria no ambiente de trabalho;
Programa 5S s UDESC/CCT/GQL
Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Prof. Alan Schmitt 1 O que é o Programa dos 5s? É um programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos
O PROGRAMA 5 S. Prof.ª Ghislaine Bonduelle, Drª UFPR
O PROGRAMA 5 S Prof.ª Ghislaine Bonduelle, Drª UFPR SUMÁRIO O PROGRAMA 5 S (PROGRAMA 8 S) O PROGRAMA 8 S IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5 S / 8 S MANUTENÇÃO DO PROGRAMA 5 S / 8 S A EDUCAÇÃO E O 5 S / 8 S CONCLUSÃO
Responsável: Gerente de Projetos e TI Revisado em:
Responsável: Revisado em: Abrangência/Aplicação Área de Vendas: Todos os cargos. Área Técnica: Todos os cargos. Serviços Compartilhados: Todos os cargos. Objetivos Estabelecer critérios, responsabilidades,
OBJETIVOS. O que são os 5 S
OBJETIVOS Preparar uma empresa, departamento, bairro, escola, cidade, ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente. Histórico Concebido por Kaoru Ishikawa; 0 no Japão; Colocar
DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I. Aula 24 Programa 5S
DPS1036 SISTEMAS DA QUALIDADE I Aula 24 Programa 5S Origem 2 No Japão pós-guerra faltava tudo: Alimentos, roupas, Moradia, trabalhadores, Máquinas, equipamentos, Materiais, métodos de gestão. Não podia
Objetivo: Garantir a continuidade das ações de melhoria no ambiente de trabalho, visando a produtividade e bem estar dos colaboradores da Unidade.
Definição: Prática desenvolvida no Japão com o objetivo de manter padrões de organização e limpeza, agilizando atividades diárias e diminuindo tempo e custos. Objetivo: Garantir a continuidade das ações
Programa 5S. Profa. Reane Franco Goulart
Programa 5S Profa. Reane Franco Goulart 1 Real Conceito do Programa 5S Devido ao novo cenário econômico mundial intensificado pela globalização fica mais intenso o código de defesa do consumidor em função
Vale destacar: VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S. O objetivo é mudar atitudes e comportamentos, com foco na eliminação de desperdícios.
VERDADEIRO SENTIDO DO PROGRAMA 5S É a porta de entrada para qualquer programa de qualidade; É o ambiente da qualidade; A maior virtude do programa não é alcançada pela maioria das pessoas; O 5S não se
5S Aplicação. na Gestão
5S Aplicação na Gestão Praticamos?? Metodologia de trabalho 5S é uma metodologia de trabalho que usa uma lista de cinco palavras japonesas: Seiri utilização, seleção Seiton arumação ão,, ordem Seiso -
FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA
FERRAMENTAS DE MELHORIA CONTÍNUA PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA O se baseia em cinco passos aparentemente muito simples para embasar o desenvolvimento da qualidade. São eles: organização, arrumação, limpeza,
Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S )
Capacitação - Monitores Organização e funcionalidade interna da Comunidade Terapêutica ( 5S ) Capacitação Monitores 1 Capacitação Monitores Organização e funcionalidade O 5s é uma prática desenvolvida
Apostila de Treinamento UNIDADE II PROGRAMA 5S
Apostila de Treinamento ABRIL D 2018 ORIGM IGNIFICADO DO 5 COLOCANDO M PRATICA O 5 RFLXÕ Origem Prática desenvolvida no Japão pós guerra com o objetivo de desenvolver padrões de limpeza e organização.
Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita
Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Quantas vezes não olhou para sua mesa e pensou: preciso fazer uma arrumação... Adriana Almeida Barreiros e Marina Yamashita Você pensou no 5s Origens do 5S
Técnicas e Ferramentas da Qualidade. Apresentação da Professora. Aula 1. Contextualização. Organização da Aula. Função e Objetivos da Qualidade
Técnicas e Ferramentas da Qualidade Aula 1 Apresentação da Professora Profa. Rosinda Angela da Silva Organização da Aula Visão geral da área de Qualidade A importância do uso de Ferramentas Qualificação
Programa IFSC 5S. Equipe. Instituto de Física de São Carlos. Programa de Qualidade e Produtividade
Instituto de Física de São Carlos Programa de Qualidade e Produtividade Programa IFSC 5S Equipe CGQP Ana Paula Ulian de Araújo Lírio Onofre Batista de Almeida Maria Helena Braga de Carvalho Marilza Aparecida
MELHORIA CONTÍNUA. 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise
MELHORIA CONTÍNUA 5 S: fundamental para enfrentar os momentos de crise Eliminação de desperdícios, otimização do espaço e criação de um ambiente de trabalho agradável. Estes são alguns dos benefícios da
APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação
APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais
PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição PROGRAMA 5S Ferramenta para gestão da rotina Comissão de Gestão da Qualidade
Qualidade em Farmácia hospitalar. Andiara L. F. Neuwiem
Qualidade em Farmácia hospitalar Andiara L. F. Neuwiem 10.08.2012 O QUE É QUALIDADE? COMO ALCANÇÁ-LA, BUSCÁ-LA? Qualidade: Um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria definição.
Motivos para Implantar os 5 S s
O que é Programa 5S: O Programa 5S é uma ferramenta muito importante para a busca da Qualidade Total, no trabalho e na vida. Teve sua origem no Japão no fim da década de 60. Foi um dos fatores para a recuperação
Carga Horária : 80 horas
Carga Horária : 80 horas Sumário 1- A Metodologia 8S 2- Seiri (Utilização) 3- Seiton (Ordem, Arrumação) 4- Seiso (Limpeza) 5- Seiketsu (Padronização) 6- Shitsuke (Disciplina) 7- Shido (Capacitação) 8-
PROGRAMA 5S. Alessandra Cristina Toledo Miranda
PROGRAMA 5S Alessandra Cristina Toledo Miranda Realidade e Percepção Os nossos sentidos e os nossos valores podem nos confundir. Quando isso ocorre, deixamos de ver a bagunça, o desperdício, e todo tipo
MÉTODOS ESPECÍFICOS DE GESTÃO: 5S e Benchmarking. Me. Edvin Kalil Freitas Granville Foz do Iguaçu, Setembro de 2010
MÉTODOS ESPECÍFICOS DE GESTÃO: 5S e Benchmarking Me. Edvin Kalil Freitas Granville Foz do Iguaçu, Setembro de 2010 OBJETIVOS Conhecer um pouco do histórico, do conceito e da metodologia do 5S Conhecer
APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação
APOSTILA SEITON: Senso de Ordenação Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais
APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza
APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais
UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA.
UTILIZAÇÃO DO 5S E GESTÃO DE ESTOQUES DE ITENS PARA AULA PRÁTICA: EXPERIÊNCIA NO CAMPUS EXPERIMENTAL DE ITAPEVA. MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO UNESP ÁGUAS DE LINDÓIA/SP SETEMBRO/2010 Introdução O entendimento
SISTEMA 5S. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN
Centro Universitário Estadual da Zona Oeste UEZO Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval CoTCN SISTEMA 5S Sâmara Pinto Souza, 3 Período Matrícula: 1011367282 Rio de Janeiro 2011 SISTEMA 5S Trabalho
Apostila do curso de. OS 8S s Administrativos
Apostila do curso de OS 8S s Administrativos 1- A Metodologia 8S 2- Seiri (Utilização) 3- Seiton (Ordem, Arrumação) 4- Seiso (Limpeza) 5- Seiketsu (Padronização) 6- Shitsuke (Disciplina) 7- Shido (Capacitação)
Qualider Consultoria e Treinamento. Instrutor: José Roberto
Qualider Consultoria e Treinamento Instrutor: José Roberto 5 S Introdução PROGRAMA 5 S Surgiu no Japão final da década de 60 - É a visão sistêmica de todos os agentes envolvidos no processo produtivo,
1. CARTILHA 10 S 1.1 Apresentação
1. CARTILHA 10 S 1.1 Apresentação O Programa 10 S faz parte de uma proposta da gestão administrativa da Escola Saber. Este conceito resultou de uma evolução dos 5S, concebido no Japão, na década de 50,
12 Meses 12 Temas. Metodologia 5 S. SST Setembro de 2018
12 Meses 12 Temas Metodologia 5 S SST Setembro de 2018 O que é? ( ) a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza),
FORMULARIO PADRAO AVALIAÇÃO PROGRAMA 5S. Senso de Utilização
FORMULARIO PADRAO AVALIAÇÃO PROGRAMA S BASE DATA COORDENADOR Senso de Utilização Verificar se existem materiais, mobiliários e equipamentos em excesso ou sem utilidade sobre mesas, armários, bancadas ou
Os cinco sensos 5Ss. Qualidade de Software. Cinco esses e cinco sensos. Resultados obtidos com a prática dos 5S
ORDEM E PROGRESSO Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: [email protected] Qualidade de 5S Slide Adaptado Nelson Suga Curso de Pós-Graduação Especialização em Informática UFPR Os cinco sensos 5Ss Objetivos do
Gestão da Qualidade. Profº Emerson Oliveira Técnico em Mecânica. Gestão da Qualidade
Profº Emerson Oliveira [email protected] O que é qualidade? O termo qualidade tem sido confundido com luxo, beleza, virtudes, etiquetas, preço alto ou baixo, entre outros. Não que cada um desses
PROGRAMA 5 S. Jailson de Souza* Reginaldo Otto Nau** Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
PROGRAMA 5 S Jailson de Souza* Reginaldo Otto Nau** Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI RESUMO O programa 5s surgiu no Japão, na década de 50. É formado de 5 sensos, que em japonês todos
Qualidade. Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços!
Qualidade é a Satisfação do Cliente com produtos ou serviços! Breve Histórico O Japão evoluiu muito o conceito de qualidade, mas na verdade ela vem da época dos artesãos. A revolução industrial introduziu
APOSTILA. SEIRI: Senso de Utilização
APOSTILA SEIRI: Senso de Utilização Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais
CURSO ONLINE: OS 8S s ADMINISTRATIVOS
CURSO ONLINE: OS 8S s ADMINISTRATIVOS 2 8S é o nome de um método, ou antes, uma filosofia, de administração japonesa e se refere à inicial de oito palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke, Shido,
APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde
APOSTILA SEIKETSU: Senso de Higiene e Saúde Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios
QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS
QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS PREFÁCIO O Programa 5S surgiu, no início da década de 1960, quando a equipe do Prof. Kaoru Ishikawa lançou um método de combate aos desperdícios visando otimizar os parcos
APOSTILA. Implantação do Programa 5S
APOSTILA Implantação do Programa 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais
QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS
QUALIDADE TOTAL NAS EMPRESAS PREFÁCIO O Programa 5S surgiu, no início da década de 1960, quando a equipe do Prof. Kaoru Ishikawa lançou um método de combate aos desperdícios visando otimizar os parcos
APOSTILA Implantação do Programa 5S
APOSTILA Implantação do Programa 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais
IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE 5S NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA EXPERIMENTAL EM UMA EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA
1 IMPLEMENTAÇÃO DA FERRAMENTA DE 5S NO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA EXPERIMENTAL EM UMA EMPRESA AUTOMOBILÍSTICA OLIVEIRA, José Ricardo (UNITRI) [email protected] SANTANA, Sonia Aparecida (UNITRI)
Módulo 2 Seiso/Limpeza, Seiketsu/Asseio, Shitsuke/Disciplina, o 6º S Setsuyaku/Economia, o 5S no dia-a-dia e seus benefícios, exercícios
Módulo 2 Seiso/Limpeza, Seiketsu/Asseio, Shitsuke/Disciplina, o 6º S Setsuyaku/Economia, o 5S no dia-a-dia e seus benefícios, exercícios Seiso Limpeza Conceito Sentido literal: retirar pó e sujeiras utilizando
APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza
APOSTILA SEISO: Senso de Limpeza Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais
ADMINISTRAÇÃO GERAL. Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3. Prof. Fábio Arruda
ADMINISTRAÇÃO GERAL Novas Abordagens da Administração Soluções Emergentes - Parte 3 Prof. Fábio Arruda Observação: Tanto a melhoria contínua como a qualidade total são abordagens incrementais para se obter
PROGRAMA 5S. Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz. Deve-se ter em mente: que não há nada mais difícil de executar, nem de sucesso mais duvidoso, nem mais perigoso de se conduzir, do que iniciar uma nova
Módulo 3 Indícios de 5S, etapas para implantação do 5S e exercícios
Módulo 3 Indícios de 5S, etapas para implantação do 5S e exercícios Indícios para 5S 2. Odor 3. Ruído TEMA 1. Iluminação 4. Vibração 5. Temperatura 6. Pó e poeira 7. Material tóxico, volátil e/ou explosivo
Os Recursos Humanos e o TQM
Os Recursos Humanos e o TQM Considerações Iniciais> Círculos de Controle de Qualidade> Trabalhos em equipes> > PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Os Recursos Humanos e o TQM TQM conjugação de métodos
Apresentação do programa 5S
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID 2011 Ciências da Natureza Apresentação do programa 5S Dia 04 de janeiro de 2012 Local: Escola Elisa Ferrari Valls Horário: 09h O "Programa
Realização. Patrocínio
Realização Patrocínio O QUE É O PROJETO SOL? É um programa que visa reduzir os acidentes de trabalho, criar e manter o ambiente limpo e organizado, com o objetivo de aumentar a satisfação e a qualidade
Conteúdo 2 -Qualidade em Saúde. Profª Melissa Rodrigues de Lara
Conteúdo 2 -Qualidade em Saúde Com o fenômeno da globalização da economia, aliado ao código do consumidor, as exigências do mercado consumidor, coloca as empresas e hospitais em desafio frente aos novos
Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing
1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia
REGULAMENTO 5S COLETIVO (ADMINISTRATIVO)
REGULAMENTO S COLETIVO (ADMINISTRATIVO) 1 REGRAS GERAIS PARA AUDITORIAS: 1.1 SENSO DE UTILIZAÇÃO E DESCARTE (SEIRI): Selecionar materiais, documentos, peças e equipamentos de acordo com a frequência de
Gerenciamento da Qualidade
Gerenciamento da Qualidade Aula 09 Prof. Ewerton Monti Objetivo principal das empresas: Satisfação das necessidades das pessoas. Incluindo consumidores, empregados, acionistas, sociedade, fornecedores
A Base para a Qualidade Total
A Base para a Qualidade Total 1 HISTÓRIA Foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós-guerra; Surgiu com a necessidade de por ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após a derrota
Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT
Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS VIZINHOS Qualidade Crescimento
Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho
Unidade II SISTEMA DE QUALIDADE Prof. Linduarte Vieira da Silva Filho Sistemas e Ferramentas de Gestão da Qualidade Estudaremos neste módulo técnicas e metodologias trabalhadas na área da administração
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY PROGRAMA 5S DA QUALIDADE UNIDADE DE PLANEJAMENTO/SUPERINTENDÊNCIA HULW
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY PROGRAMA 5S DA QUALIDADE UNIDADE DE PLANEJAMENTO/SUPERINTENDÊNCIA HULW Maio/2016 PROGRAMA 5S DA QUALIDADE Equipe da : Alessandro Delmiro José Nascimento Assis Sérgio
GESTÃO DA MANUTENÇÃO
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: GESTÃO DA MANUTENÇÃO Prof. Eduardo Morais 1 O QUE É MANUTENÇÃO? Manutenção é o termo usado para abordar a forma pela qual as organizações tentam evitar as falhas
Bem vindos ao curso de: Formação de Auditores Internos 5S - Housekeeping
1 1 Bem vindos ao curso de: Formação de Auditores Internos 5S - Housekeeping 2 2 Professor: Eng. MSc. Aloysio de Aguiar Graduado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Pós Graduado em Engenharia Mecânica
SENAI-PE. Programa 5S
Programa 5S 2 Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco Presidente Jorge Wicks Côrte Real Departamento Regional do SENAI de Pernambuco Diretor Regional Antônio Carlos Maranhão de Aguiar Diretor
Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.
Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre
PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec POLÍTICA SGI ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Nº 09/2018
PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec POLÍTICA SGI ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS Nº 09/2018 POLÍTICA SGI: Política Integrada da Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente 3 4 POLÍTICA SGI ITEM A ITEM
5S: A ESSÊNCIA DA ORDENAÇÃO RESUMO
5S: A ESSÊNCIA DA ORDENAÇÃO RESUMO Surgem diversos programas voltados à Qualidade com o objetivo de promover a melhoria contínua dos produtos e dos seus processos. O programa 5S, motivo deste trabalho,
TRABALHADOR. Relações profissionais Com investimentos. Empresa Lucro. Relação de domínio. Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos
TRABALHADOR Relações profissionais Com investimentos Empresa Lucro Relação de domínio Perda do Cliente Processos trabalhistas Gastos RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E TREINAMENTO ETAPAS: Recrutamento Divulgue a
