Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:"

Transcrição

1 Curs: Licitaçã e Cntrataçã de bras e Serviçs de Engenharia Curs atualizad abrange questões práticas sbre Licitaçã, cntrataçã, gestã e fiscalizaçã de bras e serviçs de engenharia, incluind aspects fundamentais sbre anteprjet, prjet básic, prjet executiv e rçament, inclusive rientações d SINAPI, CAIXA e TCU. Data e Lcal: 16, 17, 18 e 19 de utubr de 2017 Flrianóplis SC Mercure Flrianóplis Centrl Rua Felipe Schmidt, 1102 Centr Objetiv: Cnferir suprte técnic, jurídic e administrativ as prfissinais envlvids direta u indiretamente nas licitações, cntratações e gestã de bras, serviçs e utras atividades de engenharia. O cnteúd é bastante cmplet visand à crreta gestã e fiscalizaçã ds cntrats administrativs, garantind mair eficiência à Administraçã Pública nas cntratações. A rientaçã fca tant pnt de vista d administradr públic quant da área privada, e, especialmente, na interface entre ambiente privad e públic, dtand s participantes das habilidades necessárias à melhria d relacinament e cmunicaçã cm seus interlcutres nas tratativas negciais. Ainda, visa-se atualizar s participantes em face das recentes alterações legislativas pertinentes a tema, bem cm jurisprudenciais (Acórdãs, Súmulas e Decisões d TCU). Públic Alv: Prfissinais d sistema Cnfea/Crea, Cau/BR/Cau/UF, rçamentistas, servidres, funcináris, integrantes de cmissões de licitaçã, membrs ds ministéris públics e juízes, advgads, assessres jurídics, prcuradres, agentes d cntrle intern e extern, prefeits e servidres das prefeituras municipais, prfissinais que atuam ns departaments de cntrle e gerenciament de cntrats, agentes envlvids n planejament e prcessament de dcuments técnics, administrativs e jurídics para a licitaçã de bras e serviçs de engenharia. Prgrama: Cnheciments básics indispensáveis para a elabraçã d instrument cnvcatóri, licitaçã, cntrataçã e para a fiscalizaçã: Nrmatizaçã prevista n rdenament jurídic

2 Qual a estrutura hierárquica das nrmas d sistema jurídic? Qual a legislaçã aplicável? Quais s princípis jurídics aplicáveis às licitações e as prcesss administrativs? Os relativs à licitaçã? Os relativs a prcess administrativ? Atribuições previstas ns instruments legais Lei Federal nº /2012 Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO 2013; e Decret Federal nº de 08 de abril de Respnsabilidades Quais as respnsabilidades: técnica e étic-prfissinal, civil, penal e trabalhista ds prfissinais técnics legalmente habilitads? O que se entende pr respnsabilidade bjetiva, subjetiva, legal, cntratual e extracntratual? O que significa exercíci regular de um direit recnhecid, crrência de cas frtuit e de frça mair, distinçã entre respnsabilidade e imprevisibilidade relativamente à engenharia, arquitetura e engenharia-agrônma? Aspects cncernentes a exercíci regular da prfissã ds técnics legalmente habilitads Qual a diferença entre respnsável técnic e prfissinal habilitad que fiscaliza a bra u serviç de engenharia? Na prática, cm se distingue? Quais as atividades e atribuições inerentes à pessa física e jurídica, n exercíci da prfissã? Quais as atividades que pdem ser executadas pr empresas (cnstrutras e empreiteiras) e quais só pdem ser executadas pr prfissinais (pessas físicas)? Na prática cm prceder? O que se entende pr exercíci ilegal da prfissã e quand crre? Pde um prfissinal respnsável técnic ser respnsável pr mais de uma pessa jurídica? É pssível que s prfissinais que elabraram s prjets acmpanhem a execuçã da bra sem terem sid cntratads para tal atividade? Cm se prcede na prática? O que ART define e qual a sua brigatriedade? Qual a diferença entre acerv técnic d prfissinal e acerv técnic da pessa jurídica? Planejament Quais s fatres de sucess d empreendiment a luz d seu planejament? Cm prceder as estuds preliminares: levantament planialtimétric, sndagem, caracterizaçã cmpleta d bjet, definiçã de diretrizes, parâmetrs e padrões cnstrutivs e seleçã de tecnlgia? Cnheciments básics indispensáveis para a elabraçã de prjets e as built para bras e serviçs de engenharia Requisits e aspects cncernentes a anteprjet, prjet básic, prjet executiv e demais elements técnics sb égide da Lei nº 8.666/93, da Lei nº /11 RDC e d Decret nº 7.581/11 RDC: Cm definir prjet básic e qual sua imprtância? O prjet básic pde ser cnsiderad um prjet simples? Qual é cnteúd técnic d prjet básic e cm prceder a sua aprvaçã? Distinçã entre memrial descritiv, especificações técnicas e cadern de encargs. Qual sua relaçã cm rçament? O prjet básic aprvad é brigatóri para se prceder a uma licitaçã?

3 O prjet básic é brigatóri smente para bras e serviçs de engenharia? É brigatóri para utrs serviçs, cm auditrias técnicas, trabalhs técnics prfissinais jurídics, elabraçã de plans diretres e utrs? Qual a diferença entre prjet básic e prjet executiv? Qual deve ser a precisã de elabraçã d prjet básic/executiv? Existe alguma limitaçã legal? Cas em que existe a pssibilidade de apresentaçã de prpsta alternativa n que cncerne a empreg de metdlgia cnstrutiva diversa à usual, cm prceder? O que se entende pr as built? Para que serve? Quand deve ser slicitad? Qual prcediment a ser adtad para licitaçã de prjet básic/executiv, na área da engenharia, arquitetura e engenharia-agrônma? Cm se prevenir para que s prjets e demais elements técnics tenham validade jurídica? O que se entende pr autr, autres e c-autres de um prjet? Qual a diferença entre direit autral e direit patrimnial? Quais s prcediments a serem adtads n cas de cnstataçã de errs, falhas u missões de valres imprtantes ns prjets u demais dcuments técnics, durante a fase licitatória e cntratual? Cnheciments básics para a elabraçã de rçament para bras e serviçs de engenharia cnsiderand também sinapi Cnceits, requisits, pnderações e peculiaridades cncernentes à LDO 2013 e Decret Federal nº de 08 de abril de 2013 O que se entende e qual a imprtância de um rçament? O que sã insums e serviçs em um rçament? O que se entende pr Leis Sciais? O que é Desneraçã da Flha de Pagament? O que se entende pr Cust Diret e Cust Indiret? Qual a diferença entre eles? Cm definir Cust? Cm ele é cmpst? O que se entende pr Despesa? Cm diferenciar cust de despesa? Qual a frma prática de se identificar cada um? O que é Despesa Indireta? Quais s tips de despesas indiretas? Elas devem u nã ser incluídas n BDI (Benefíci e Despesas Indiretas u Lucr e Despesas Indiretas)? Determinaçã de despesas indiretas, lucrs e tributs Cm se determina as despesas indiretas da sede? Cm definir despesas indiretas d canteir de bras? Quais sã? Cm diferenciar despesa indireta de cust indiret? O que se entende pr lucr peracinal e lucr líquid? Qual a relaçã entre eles? Na elabraçã d rçament qual deles deve ser cnsiderad? O que é tribut? Quais sã s tributs a serem cnsiderads na elabraçã de um rçament? E quais nã devem ser cnsiderads em um rçament? Determinaçã d BDI, d preç unitári e preç glbal Qual a imprtância d BDI? Cm se cmpõe? Quais s itens que devem ser incrprads n BDI e quais s vedads? O que preceitua TCU a respeit d BDI? É pssível determinar a taxa d BDI u LDI a partir de índices percentuais? Existe faixa referencial de valres para a cmpsiçã d BDI?

4 É necessári exigir via Instrument Cnvcatóri a apresentaçã da cmpsiçã d BDI u LDI pel prpnente? Qual é a melhr frma de apresentar esta cmpsiçã? Qual mdel de cmpsiçã d BDI? De que frma BDI u LDI deve ser incluíd n rçament de bra? O que se entende pr preç? Cm ele é cmpst? O que é Preç Glbal de um rçament? O que cmpõe? Qual a distinçã entre Cust Glbal de uma bra e Preç Glbal de uma bra? Curva ABC O que se entende pr Curva ABC e qual é sua cmpsiçã? Quais s critéris a serem utilizads para a determinaçã da Curva ABC? Qual é a utilidade da Curva ABC? O instrument cnvcatóri Finalidade d Instrument Cnvcatóri Qual a finalidade d Instrument Cnvcatóri? Quem deve participar da elabraçã d instrument cnvcatóri? Deve-se atentar a princípi da segregaçã de funçã? Quais as cautelas a serem tmadas na elabraçã d instrument cnvcatóri? Requisits cncernentes à elabraçã d Instrument Cnvcatóri Cnceit de bjet e sua descriçã em cnfrmidade cm cntid n art. 6º da Lei nº 8.666/93 e quais as cautelas a serem bservads na sua descriçã n Instrument Cnvcatóri? O que se entende pr bra de engenharia? Qual a distinçã entre: cnstruçã, refrma, fabricaçã, recuperaçã e ampliaçã? E entre serviç cmum e serviç de engenharia? A questã de adçã de ltes é vantajsa para a Administraçã? E quais as cautelas a serem adtadas? Quais s pressupsts brigatóris, permitids e vedads a serem bservads quand da elabraçã d instrument cnvcatóri? Quais s impediments à participaçã em uma licitaçã? Quand se deve empregar a cncrrência, tmada de preçs e cnvite? O que é empreitada? Cm diferenciar s regimes de empreitada pr preç glbal e empreitada pr preçs unitáris? Cm bservaçã à LDO 2013 e a Decret Federal nº 7.983/13. O regime de empreitada pr preç glbal pde ser cnsiderad um cntrat de risc? Cas psitiv, cm cntrnar este risc? Cm prceder às respectivas medições? O que se entende pr licitaçã tip menr preç, técnica e preç e melhr técnica? É cabível adtar tip de licitaçã menr preç, técnica e preç e melhr técnica para bras e serviçs de engenharia? Cas psitiv, quand? Cm prceder na prática? O que se entende pr subdivisã de uma bra u serviç de engenharia? É permitida tal subdivisã? Cas psitiv, cm incluir n Instrument Cnvcatóri? O que se entende pr bjet similar? Pr bra u serviç de engenharia de grande vult? Pr Audiência Pública? E quand empregar? O que é cnsórci? Cm se frma cnsórci? Cm inserir cnsórci n Instrument Cnvcatóri? Existem limitações?

5 Quais as atribuiçã e respnsabilidade de cada cnsrciad? Quand da elabraçã d Instrument Cnvcatóri quais as decisões que devem ser tmadas para que mesm nã apresente vícis? O que se entende pr parcelas de mair relevância e valr significativ citada n art. 30, Inc. I, 1º da Lei nº 8.666/93? Onde e cm elas sã inseridas n instrument cnvcatóri? Prevalece u nã a relevância técnica sbre valr significativ? O que sã bras e serviçs similares de cmplexidade tecnlógica peracinal equivalente u superir? A nã bservância crreta das mesmas pde induzir a Cmissã de Licitaçã em err gravíssim quand da análise da dcumentaçã na fase de habilitaçã preliminar? Cm e pr quê? Cm devem ser inserids n Instrument Cnvcatóri s requisits de habilitaçã jurídica, regularidade fiscal e qualificaçã ecnômica. O que se entende pr Qualificaçã Técnica? E sua subdivisã: exigências técnic-administrativas; capacitaçã técnic-peracinal; e capacitaçã técnic-prfissinal. Quais as exigências a serem slicitadas ns atestads de capacitaçã técnicperacinal? Existe limite legal para slicitar quantidades, prazs e utrs elements ns atestads de capacitaçã técnic-peracinal? Pde slicitar, na capacitaçã técnic-prfissinal, quantidades mínimas e/u prazs máxims? É lícit slicitar que a prpnente deva apresentar mais de um atestad e/u declaraçã de capacidade técnica? Ou, limitar númer de atestads e/u declarações de capacidade técnica? O atestad de capacidade técnica tem praz de validade? Qual deve ser prcediment em uma licitaçã, mdalidade cncrrência, quand é imprescindível a cmprvaçã de capacitaçã técnica relevante, principalmente em bras u serviçs de grande vult e de grande cmplexidade tecnlógica? N Instrument Cnvcatóri é brigatória a exigência de índices cntábeis para a qualificaçã ecnômic-financeira? Em cas psitiv, cm fazê-l? Cm prceder em relaçã a incis XXXIII d artig 7 da Cnstituiçã Federal? Cm estabelecer n Instrument Cnvcatóri s critéris de desclassificaçã pr inexequibilidade? O Instrument Cnvcatóri deve ser aprvad pela Assessria Jurídica? Recebiment ds envelpes e julgament Recebiment das prpstas (envelpes nº 01 e nº 02 e eventualmente envelpe nº 03) Quais as atribuições da Cmissã de Licitaçã? Quais as frmas de receber s envelpes (envelpes nº 01 e nº 02 e eventualmente envelpe nº 03) ds prpnentes? Qual a sistemática que a Cmissã de Licitaçã deve adtar na cnduçã da reuniã de recebiment e a abertura ds envelpes (envelpes nº 01 e nº 02 e eventualmente envelpe nº 03)? Abertura d envelpe nº 01 habilitaçã preliminar Quand e cm a Cmissã de Licitaçã deve prceder à análise da dcumentaçã? A Cmissã de Licitaçã pde delegar a análise da dcumentaçã?

6 Na prática, cm a Cmissã de Licitaçã deve cnsiderar, na análise da dcumentaçã ds prpnentes, as parcelas de mair relevância e valr significativ? Cm a Cmissã de Licitaçã deve prceder quand se tratar de bras e serviçs similares de cmplexidade tecnlógica peracinal equivalente u superir? A nã bservância crreta das mesmas pde induzir a Cmissã de Licitaçã em err gravíssim quand da análise da dcumentaçã na fase de habilitaçã preliminar? Cm e pr quê? Têm cabiment à sma d cnteúd ds atestads e/u declarações de capacidade técnic-peracinal? Cas psitiv, quand e cm? E n cas de cnsórci, cm prceder? Na prática quais as cautelas que a Cmissã de Licitaçã deve ter na análise ds atestads u declarações de capacidade técnica apresentadas nas licitações? Cm a Cmissã de Licitaçã deve prceder para avaliar a situaçã ecnômicfinanceira d prpnente, quand exigids índices cntábeis? Cm prceder n cas de cnsórci? Abertura d envelpe nº 2 prpsta de preçs Quand a Cmissã de Licitaçã deve prceder à análise das prpstas de preçs ds prpnentes? Cm a Cmissã de Licitaçã deve prceder à análise das prpstas de preçs? Quais s critéris que devem ser adtads para verificar a cnsistência das prpstas de preçs? Cm a Cmissã deve prceder para a desclassificaçã pr inexequibilidade? Cm funcina na prática? É funçã da Cmissã de Licitaçã prpr garantia adicinal? Cas psitiv, cm prceder? É respnsabilidade da Cmissã de Licitaçã declarar vencedr da licitaçã? Abertura d envelpe nº 3 prpsta técnica Quand e cm a Cmissã de Licitaçã deve prceder à análise das prpstas técnicas? Quais s critéris que a Cmissã da Licitaçã deve adtar para verificar a capacitaçã técnica d prpnente em bras u serviçs de grande vult e de grande cmplexidade tecnlógica? Cm prceder na prática? Hipóteses de inabilitaçã de tds s prpnentes e a desclassificaçã de tdas as prpstas; Hipóteses de licitaçã deserta e fracassada. Cntrat e seu acmpanhament O que se entende pr cntrat administrativ e seu cnteúd Qual a legislaçã e quais s prcediments a serem adtads? Quais s privilégis da Administraçã u cláusulas exrbitantes u cláusulas derrgatórias u administrativas? O que se entende pr Fat d Príncipe? E pela Teria da Imprevisã? Quand se caracteriza a nulidade d cntrat administrativ? É brigatória a frmalizaçã d cntrat? Quais as brigações e direits d Cntratante e d Cntratad?

7 Quais as cautelas que a cntratada deve ter cm s empregads, em terms de medicina e segurança d trabalh? O que se entende pr alteraçã unilateral d cntrat administrativ? E pr alteraçã cnsensual? A legislaçã vigente permite alterar um cntrat frmalizad n regime de empreitada pr preç glbal para regime de empreitada pr preç unitári u viceversa? O que se entende pr alteraçã quantitativa e qualitativa? O que se entende pr garantia de manutençã de execuçã e adicinal? Qual seu valr? É pssível a subcntrataçã? A subcntrataçã deve estar prevista n instrument cnvcatóri e n cntrat? Existe limite para subcntratar? Cas psitiv, qual é limite? O subcntratad deve apresentar dcumentaçã cncernente à habilitaçã? Quais e quand? O que se entende pr praz de execuçã d bjet? Quand pde ser prrrgad praz de execuçã? A prrrgaçã pde implicar em reequilíbri ecnômicfinanceir? O que se entende pr praz de vigência? O que é praz de vigência expirad? E praz de vigência indeterminad? Quais s graus de penalidades que pdem ser aplicadas a cntratad? Quais as penalidades que devem cnstar d instrument cnvcatóri e d cntrat? As mesmas devem estar claramente definidas cm s respectivs valres? O que se entende pr extinçã d cntrat? O gestr pde slicitar a extinçã d cntrat? Quais as prvidências que se deve tmar para prceder a reequilíbri ecnômicfinanceir? O que é reajustament de preçs? O que se entende pr repactuaçã? O que é e quand se aplica a revisã u realinhament de preçs? Acmpanhament e fiscalizaçã d cntrat administrativ Cm deve agir gestr/fiscal cm relaçã as testes, a prepst e as vícis e dans? Cm prceder quand a data de aniversári d reajustament se der n interstíci de duas medições? E n cas de dissídi cletiv da categria prfissinal revisã u reajuste? O que é Livr Diári u Diári de Obra u Livr de Registr u Livr de Ordem? Ele é brigatóri? Cm deve agir gestr/fiscal cm relaçã à sluçã de prblemas técnics, administrativs, jurídics e ecnômics que surgem durante a execuçã d bjet? Quais as brigações d gestr/fiscal? Cm relaçã à legislaçã? Cm relaçã as aspects técnics? Cm relaçã as aspects financeirs? Cm relaçã as aspects administrativs? Quais s principais dcuments (relatóris) inerentes à fiscalizaçã? Cm deve ser efetuada a mediçã e pagament? Quem pde e deve atestar as faturas?

8 Qual a dcumentaçã a ser exigida pel gestr/fiscal para efetuar a liberaçã de pagament? Pde haver pagament adiantad de materiais depsitads n canteir de bra? E n cas de equipaments de valr significativ? Cas psitiv, cm prceder? Quem e cm deve ser efetuad recebiment d bjet? O que é recebiment prvisóri? E recebiment definitiv? Qual a interferência d gestr/fiscal neste at? Uma bra u um serviç de engenharia pde ser cnsiderad recebid sem que tenha havid recebiment frmal? Quais sã s pnts de risc mais cmuns n acmpanhament d cntrat? Prfessr: ROLF BRÄUNERT Engenheir Civil. Prfessr da Universidade Federal d Paraná cm pós-graduaçã em Planejament e Prjets de Desenvlviment Reginal na Universidade de Hannver Alemanha. Especializaçã em Planejament, Prjets e Cnstruções na Universidade de Stuttgart Alemanha. Estági n Departament de Edificações n Hchbauamt Stadt Köln em Clônia (Alemanha). Prfessr de pós-graduaçã da UNIBRASIL Faculdades Integradas d Brasil em Curitiba curs Licitações e Cntrats Administrativs. Palestrante em seminári realizad n Institut para Planejament Reginal na Universidade de Hannver. Especialista em licitações n âmbit nacinal e internacinal, há mais de 40 ans. Autr ds livrs: A Prática da Licitaçã, Curitiba 2004; Obras e Serviçs de Engenharia cletânea 10 ans de pregã Curitiba 2008; Cm Licitar Obras e Serviçs de Engenharia 2ª ediçã BH: Fórum, 2010 e Cm Elabrar Editais e Cntrats para Obras e Serviçs de Engenharia 3ª ediçã Curitiba Carga hrária: 1º DIA 2º DIA 3º DIA 4º DIA 08:00 credenciament 08:30 iníci da Aula 08:30 iníci da Aula 08:30 iníci da Aula 08:30 iníci da Aula 10:30 interval 10:30 interval 10:30 interval 10:30 interval 13:00 almç 13:00 almç 13:00 almç 13:00 almç 14:00 retrn à aula 14:00 retrn à aula 14:00 retrn à aula 14:00 retrn à aula 16:30 términ da aula 16:30 términ da aula 16:30 términ da aula 16:30 términ da aula Entrega de certificads Carga hrária: 28 (vinte e it) hras efetivas u 33 (trinta e três) hras/aula.

9 Investiment pr participante: R$ 2.990,00 para envi de empenh u depósit até dia 26/09/2017. R$ 3.190,00 para envi de empenh u depósit a partir d dia 27/09/2017. O pagament referente à taxa de inscriçã pderá ser realizad pr mei de depósit, rdem bancária u DOC, pelas seguintes agências credenciadas: Bradesc Agência: Cnta crrente: Banc d Brasil Agência: Cnta crrente: Caixa Ecnômica Federal Agência: 1564 Cnta crrente: (peraçã 003) Dads para emissã de empenh: Esafi Escla de Administraçã e Treinament Ltda. Av. Ri Branc, 1765, 1º andar, Ed. Delta Praia d Cant, Vitória/ES CEP: CNPJ: / Inscriçã Municipal: Inscriçã Estadual: Infrmações adicinais: O envi de empenh/cmprvante de depósit deverá ser feit via fax (27) u empenh@esafi.cm.br As certidões negativas riginais da Esafi estã dispníveis em Faça sua reserva ns htéis credenciads cm antecedência. A Esafi nã se respnsabiliza pela relaçã cmercial entre aluns e htel. As inscrições smente pderã ser canceladas cm antecedência de 05 (cinc) dias úteis. Após este praz, utr alun deverá ser indicad pel órgã para substituiçã u, cas tenha feit pagament, pderá ser slicitada carta de crédit para um próxim curs, n mesm valr da inscriçã. A Esafi se resguarda a direit de cancelar quaisquer curss, até 05 (cinc) dias úteis antes d event, pr mtiv de frça mair u falta de quórum.

Gestão e Fiscalização de Contratos Atuação Eficaz do Gestor e Fiscal de Contratos

Gestão e Fiscalização de Contratos Atuação Eficaz do Gestor e Fiscal de Contratos Gestã e Fiscalizaçã de Cntrats Atuaçã Eficaz d Gestr e Fiscal de Cntrats Aplicaçã Prática de Prcediments n Prcess Cntrataçã e Fiscalizaçã Apresentaçã O event fi especialmente desenvlvid cm bjetiv de melhr

Leia mais

CURSO COMPLETO LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA.

CURSO COMPLETO LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. GOIÂNIA/GO CURSO COMPLETO LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. 20 A 22 DE NOVEMBRO DE 2017 PROFESSOR: ROLF BRAUNERT CARGA HORÁRIA: 24 HORAS APRESENTAÇÃO Sabe-se

Leia mais

Premier Treinamentos

Premier Treinamentos Premier Treinamentos Questões práticas sobre licitação, contratação, gestão e fiscalização de obras e serviços de engenharia, incluindo aspectos fundamentais sobre anteprojeto, projeto básico, projeto

Leia mais

26, 27 E 28. Com ênfase na elaboração do Termo de Referência CURSO COMPLETO DE COMPRAS E SERVIÇOS: GESTÃO DA FASE INTERNA AO RECEBIMENTO DEFINITIVO.

26, 27 E 28. Com ênfase na elaboração do Termo de Referência CURSO COMPLETO DE COMPRAS E SERVIÇOS: GESTÃO DA FASE INTERNA AO RECEBIMENTO DEFINITIVO. 26, 27 E 28 SETEMBRO 2018 Curitiba, PR CURSO COMPLETO DE COMPRAS E SERVIÇOS: GESTÃO DA FASE INTERNA AO RECEBIMENTO DEFINITIVO. Cm ênfase na elabraçã d Term de Referência CLIQUE E ASSISTA BAIXAR HISTÓRICO

Leia mais

Curso Licitação e Contratação de Obras Públicas

Curso Licitação e Contratação de Obras Públicas Curso Licitação e Contratação de Obras Públicas Apresentação Oferecer um curso avançado com o objetivo de dar o imprescindível suporte técnico, jurídico e administrativo para que os participantes tenham

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Gestão e Fiscalização de Contratos visão sistêmica Atualizado com as mais recentes INs/SLTI/MPOG, entendimentos do TCU e legislações complementares ao tema Data e Local: 15, 16 e 17 de maio de 2019

Leia mais

Elaboração de Orçamento e Planilhas de Preços para Obras Públicas com NOVO SINAPI

Elaboração de Orçamento e Planilhas de Preços para Obras Públicas com NOVO SINAPI Salvador/BA Elaboração de Orçamento e Planilhas de Preços para Obras Públicas com NOVO SINAPI Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13 20, 21 e 22 de Setembro

Leia mais

Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13. Destaques deste Treinamento

Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13. Destaques deste Treinamento COMO DESENVOLVER AS PLANILHAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O NOVO SINAPI 26,27 e 28 de Abril SÃO PAULO - SP Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13 Destaques deste

Leia mais

NO Comité de Gestão de Risco

NO Comité de Gestão de Risco P. 1! de 5 NO Cmité de Gestã de Risc Aprvad em reuniã de Cmissã Executiva de.03.22 Crdenad pr: Direçã de Gestã de Riscs e Segurs Direçã de Organizaçã e Gestã de Recurss Humans P. 2! de! 5 1. Objet A presente

Leia mais

EMPRESA PRIVADA: COMO OBTER SUCESSO NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS

EMPRESA PRIVADA: COMO OBTER SUCESSO NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS EMPRESA PRIVADA: COMO OBTER SUCESSO NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS APRESENTAÇÃO Nã é difícil perceber que as prtunidades de negóci cm Pder Públic cnstitui uma das melhres fntes de recurss para setr privad. Afinal,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 09/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 09/2014 PREÂMBULO A Cnfederaçã Nacinal de Municípis CNM, inscrita n CNPJ/MF sb nº 00.703.157/0001-83, cm sede n SCRS 505, Blc C, Lte 01 3º

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Curso Completo de Licitação e Contratos para formação de Gestores nas Contratações Públicas Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ASSESSORIA CONTÁBIL 004/2017. Item 01. Requisitos básicos com justificação

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ASSESSORIA CONTÁBIL 004/2017. Item 01. Requisitos básicos com justificação PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ASSESSORIA CONTÁBIL 004/2017 Item 01. Requisits básics cm justificaçã a. Serviç a ser licitad: Escrituraçã mensal d livr diári; Escrituraçã mensal d livr

Leia mais

Programa de Capacitação Docente EDITAL. Subsistema: Treinamento e Desenvolvimento. Elaborado por: Recursos Humanos

Programa de Capacitação Docente EDITAL. Subsistema: Treinamento e Desenvolvimento. Elaborado por: Recursos Humanos Prgrama de Capacitaçã Dcente EDITAL Subsistema: Treinament e Desenvlviment Versã: 002 Data de Implantaçã: Elabrad pr: Aprvad pr: Data da revisã: 27/09/208 Recurss Humans Direçã Geral 4/09/208. Abrangência.

Leia mais

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia Introdução Oferecer um conjunto de conhecimentos e informações atualizadas em modernas tendências doutrinárias que visam

Leia mais

Gestão do Patrimônio Público Concessão de Aposentadoria, Inclusive Especial, e Pensão: curso prático e atualizado

Gestão do Patrimônio Público Concessão de Aposentadoria, Inclusive Especial, e Pensão: curso prático e atualizado Curs: Gestã d Patrimôni Públic Cncessã de Apsentadria, Inclusive Especial, e Pensã: curs prátic e atualizad Cálculs ds prvents e de pensã na visã ds Tribunais de Cntas, Cntribuições Previdenciárias sbre

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ASSESSORIA CONTÁBIL - CONVITE 002/2018. Item 01. Requisitos básicos com justificação

PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ASSESSORIA CONTÁBIL - CONVITE 002/2018. Item 01. Requisitos básicos com justificação PROJETO BÁSICO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE ASSESSORIA CONTÁBIL - CONVITE 002/2018 Item 01. Requisits básics cm justificaçã a. Serviç a ser licitad: Escrituraçã mensal d livr diári; Escrituraçã mensal

Leia mais

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional

Preparação para a Certificação de Gestor da Qualidade - Excelência Organizacional Preparaçã para a Certificaçã de Gestr da Qualidade - Excelência Organizacinal OBJETIVOS DO CURSO Apresentar as participantes s cnteúds d Crp de Cnheciment necessáris à certificaçã, pssibilitand que aprimrem

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Curso Completo de Licitação e Contratos para formação de Gestores nas Contratações Públicas Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÍNUOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA N. 14/2016 O IMED INSTITUTO DE MEDICINA, ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO, através d presente instrument, trna

Leia mais

Orçamento para Obras Públicas

Orçamento para Obras Públicas Introdução Orçamento para Obras Públicas Oferecer ao participante os conhecimentos, informações e técnicas necessárias para a elaboração eficiente e consistente de orçamentos de obras de engenharia, a

Leia mais

LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA *COMO ELABORAR EDITAIS (FASE INTERNA E EXTERNA), SEUS MODELOS E ANEXOS SALVADOR - BA 06 E 07 DE MARÇO CARGA HORÁRIA: 16 HORAS Exigências para o

Leia mais

Gestão de Projetos: utilizando metodologias ágeis

Gestão de Projetos: utilizando metodologias ágeis Gestã de Prjets: utilizand metdlgias ágeis Institut de Educaçã - Hspital d Craçã Gerenciar tdas as etapas d prjet de frma adequada e cmpetente é essencial para a melhria d desempenh ds prcesss existentes

Leia mais

ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO E PLANILHAS DE PREÇOS PARA OBRAS PÚBLICAS

ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO E PLANILHAS DE PREÇOS PARA OBRAS PÚBLICAS ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO E PLANILHAS DE PREÇOS PARA OBRAS PÚBLICAS COM O NOVO SINAPI Professor: Rolf Dieter Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13 15 a 17

Leia mais

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia Introdução Oferecer um conjunto de conhecimentos e informações atualizadas em modernas tendências doutrinárias que visam

Leia mais

Política de Rateio de Ordem. Área de Gestão de Compliance Versão 1.4

Política de Rateio de Ordem. Área de Gestão de Compliance Versão 1.4 Plítica de Ratei de Ordem Área de Gestã de Cmpliance Versã 1.4 1 Plítica de Ratei de Ordem I Cntrle de Versã... 3 II Sumári Executiv... 4 III Intrduçã... 4 IV Objetivs... 5 IV Princípis... 5 V Prcediments...

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO Universidade d Estad de Santa Catarina Centr de Ciências da Administraçã e Sciecnômicas Prgrama de Pós-Graduaçã em Administraçã Mestrad Prfissinal em Administraçã ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

Pesquisa de Satisfação de Clientes HB SAÚDE Relatório de Auditoria e Parecer Técnico

Pesquisa de Satisfação de Clientes HB SAÚDE Relatório de Auditoria e Parecer Técnico Pesquisa de Satisfaçã de Clientes HB SAÚDE 2018 Relatóri de Auditria e Parecer Técnic Jã August Simões Abril/2018 AVALIAÇÃO DE CENÁRIO A HB SAÚDE (HB SAÚDE S/A) adta as nrmas gerais recmendadas pela ANS

Leia mais

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017

REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 REGULAMENTO PARA O INOVA SENAI 2017 1. O INOVA SENAI 1.1 O que é INOVA SENAI é uma atividade técnica-cultural n frmat de cncurs que visa recnhecer publicamente as capacidades de invaçã, empreendedrism

Leia mais

Lista de Verificação Norma de Referência Selo de Qualificação ABPM Categoria Adesão

Lista de Verificação Norma de Referência Selo de Qualificação ABPM Categoria Adesão Lista de Verificaçã Nrma de Referência Sel de Qualificaçã ABPM Categria Adesã REGRAS GERAIS SOBRE A AUDITORIA E USO DA LISTA DE VERIFICAÇÃO Esta lista de verificaçã aplica-se smente às auditrias para Categria

Leia mais

Auditoria e Gestão de Obras Públicas

Auditoria e Gestão de Obras Públicas Introdução Auditoria e Gestão de Obras Públicas O curso enfoca a legislação pertinente e a eficiente gestão e fiscalização dos contratos, visando o controle da administração do contrato e a prevenção de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO

UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO UNIVERSIDADE FEEVALE INCUBADORA TECNOLÓGICA DA FEEVALE (ITEF) SELEÇÃO DE PROJETOS PARA FASE DE PRÉ- INCUBAÇÃO 1) INTRODUÇÃO A Universidade FEEVALE, pr mei da Incubadra Tecnlógica da FEEVALE ITEF apia desenvlviment

Leia mais

CURSO PPPS DE SANEAMENTO BÁSICO

CURSO PPPS DE SANEAMENTO BÁSICO CURSO PPPS DE SANEAMENTO BÁSICO Brasília, 2 e 3 de utubr de 2015 Instrutres Prf. Rui Cunha Marques Dr. Wladimir Antôni Ribeir Enquadrament Técnic das PPP Desenh, implementaçã e gerenciament das PPP Enquadrament

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE Empreendedorismo) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE Empreendedrism) Página 1 de 8 Vale Empreendedrism (Vale Simplificad) Tiplgia Aquisiçã de serviçs de cnsultria na área d

Leia mais

Formulários da Proposta

Formulários da Proposta 1 Frmuláris da Prpsta Ntas as fertantes: Instruções de cm cmpletar s frmuláris estã destacads em azul. Favr preencher e enviar s frmuláris cm parte da sua prpsta. Os seguintes frmuláris sã parte deste

Leia mais

Política de Rateio de Ordem. Área de Gestão de Compliance Versão 1.1

Política de Rateio de Ordem. Área de Gestão de Compliance Versão 1.1 Plítica de Ratei de Ordem Área de Gestã de Cmpliance Versã 1.1 1 I Cntrle de Versã... 3 II Sumári Executiv... 4 III Intrduçã... 5 IV Objetivs... 5 V Princípis... 6 VI Prcediments... 6 VI.1. Aplicabilidade

Leia mais

As cópias dos contratos, assim como outros documentos do projeto, a seguir relacionados serão fornecidos após celebração do contrato dos serviços:

As cópias dos contratos, assim como outros documentos do projeto, a seguir relacionados serão fornecidos após celebração do contrato dos serviços: Term de Referência para cntrataçã de Auditres Externs A Rede Nrte-Sul http://www.nrd-sued-netz.de é um departament da DGB Bildungswerk BUND, instituiçã educacinal pertencente à Cnfederaçã ds Sindicats

Leia mais

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PORTOS E A VIAÇÃO CIVIL DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PORTOS E A VIAÇÃO CIVIL DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PORTOS E A VIAÇÃO CIVIL DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº Ú DE 2

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014

PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014 Estad d Ri de Janeir Gabinete d Vereadr Jean Carls de Almeida PROJETO DE LEI Nº 124\ 2014 Dispõe sbre O Prgrama de Treinament as Servidres Públics Municipal e Cargs Cmissinads, que exercem funções de atendiment

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Plítica de Respnsabilidade Sciambiental JURISDIÇÃO GEOGRÁFICA AND BAH BRA ESP ISR LUX MEX MON PAN SUI URU USA X A infrmaçã cntida neste dcument é de us intern e prpriedade d Grup Andbank Brasil send pribida

Leia mais

Assista ao nosso VIDEO INSTITUCIONAL Confira o HISTÓRICO JML

Assista ao nosso VIDEO INSTITUCIONAL Confira o HISTÓRICO JML 1 www.jmlevents.cm.br 2 Assista a nss VIDEO INSTITUCIONAL Cnfira HISTÓRICO JML 1º NÚCLEO NACIONAL DE ASSESSORES JURÍDICOS: CONTROLE DA LEGALIDADE NOS PROCESSOS DE LICITAÇÕES. DATAS: 13 e 14 MAIO 2019 LOCAL:

Leia mais

Imersão Digital para Graduandos Gestão básica de comunicação digital para pequenos negócios

Imersão Digital para Graduandos Gestão básica de comunicação digital para pequenos negócios Imersã Digital para Graduands Gestã básica de cmunicaçã digital para pequens negócis Imersã Digital para Graduands Gestã básica de cmunicaçã digital para pequens negócis Iníci: 21 de nvembr de 2017 Valr

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP, atualizado com a IN 05/MPOG Curso prático e atualizado com a Instrução Normativa 05 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Aborda

Leia mais

COMO ELABORAR TERMOS DE REFERÊNCIA E PROJETOS BÁSICOS DE ACORDO COM A NOVA IN 05/2017/MPOG

COMO ELABORAR TERMOS DE REFERÊNCIA E PROJETOS BÁSICOS DE ACORDO COM A NOVA IN 05/2017/MPOG Curso: COMO ELABORAR TERMOS DE REFERÊNCIA E PROJETOS BÁSICOS DE ACORDO COM A NOVA IN 05/2017/MPOG Planejamento e Estudos preliminares para a Elaboração do Termo de Referência e Projetos básicos, em conformidade

Leia mais

Data da última atualização Conheça seu Cliente

Data da última atualização Conheça seu Cliente Plítica Data da última atualizaçã Cnheça seu Cliente 15.03.2017 Área Respnsável Versã Cmpliance 14 1. Objetiv O prpósit desta Plítica é estabelecer regras e diretrizes para a crreta identificaçã d cliente,

Leia mais

Gestão Administrativa de Recursos Humanos na Administração Pública

Gestão Administrativa de Recursos Humanos na Administração Pública Gestã Administrativa de Recurss Humans na Administraçã Pública Objetivs Gerais: Este curs é dirigid a tds s prfissinais que tenham cm bjetiv munir-se de cmpetências e cnheciments atualizads sbre a gestã

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 010/2014

TERMO DE REFERÊNCIA EDITAL 010/2014 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DIRETORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL BRA 11/003 - "INFORMAÇÕES EM DIREITOS HUMANOS: IDENTIFICANDO POTENCIAIS E CONSTRUINDO IDENTIFICADORES". TERMO

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - ONA NORMAS ORIENTADORAS

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE - ONA NORMAS ORIENTADORAS Títul: Dept: NO_3_AVALIAÇÃO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL_14.06.2016 Códig Revisã Página NORMAS E SISTEMAS NO.NO.003 2 1 de 9 ELABORAÇÃO: VERSÃO DESCRIÇÃO DATA 1 PRIMEIRA VERSÃO DO DOCUMENTO NO SISTEMA

Leia mais

Licitação e Contratação de Obras e Serviços de Engenharia

Licitação e Contratação de Obras e Serviços de Engenharia Licitação e Contratação de Obras e Serviços de Engenharia Introdução O tema Elaboração do Instrumento Convocatório está voltado à elaboração de editais/convite para licitação de obras e serviços de engenharia

Leia mais

Regulamento eleitoral

Regulamento eleitoral Regulament eleitral Cnselh Geral Agrupament de Esclas de Grândla Regulament das eleições para Cnselh Geral Retirad d Regulament Intern d Agrupament de Esclas de Grândla e d DL nº 137/2012 de 2 de julh

Leia mais

OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS

OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS Curso: OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS Data e Local: 13, 14 e 15 de Setembro de 2017 João Pessoa/PB Local: Hotel Verde Green Tel: (83) 3044-0010

Leia mais

Regulamento de Frequência - ADR

Regulamento de Frequência - ADR Regulament de Frequência - ADR www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V09 17.05.2018 Regulament de Frequência - ADR [Esclha a data] Índice 1- Enquadrament... 3 2 Critéri de Selecçã

Leia mais

APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO

APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO APRESENTAÇÃO - PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O FORMULÁRIO Qual bjetiv ds frmuláris e cm serã utilizadas as infrmações cletadas? A Pró-Reitria de Planejament e Orçament Prplan elabru e publica Frmulári para

Leia mais

CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. CONTRATANTE : Persnificad juridicamente através d aceite d Term de prestaçã de serviç - Análise Diagnóstica Online. O aceite caracteriza tacitamente a cntrataçã

Leia mais

As principais diretrizes para cumprimento dos requisitos legais são as seguintes:

As principais diretrizes para cumprimento dos requisitos legais são as seguintes: Plítica de Prevençã à Lavagem de Dinheir e Cmbate a Financiament d Terrrism 1 - Objetiv Este dcument tem pr bjetiv estabelecer s princípis, as diretrizes e a estrutura sbre as atividades de Prevençã à

Leia mais

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS INSTRUÇÃO AO CANDIDATO - GERAL IT 088

ESTANQUEIDADE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS NÃO VISÍVEIS DE LÍQUIDOS SOB PRESSÃO EM TUBULAÇÕES ENTERRADAS INSTRUÇÃO AO CANDIDATO - GERAL IT 088 Página: 1 de 6 1. OBJETIVO Frnecer a candidat as instruções necessárias para a sistemática de avaliaçã de pessal na execuçã d ensai nã destrutiv de Estanqueidade Detecçã de Vazaments Nã Visíveis de Líquids

Leia mais

CONVITE nº 004/ O contrato a ser firmado tem por objeto Prestação de Serviços de Assessoria Contábil, conforme o seguinte detalhamento:

CONVITE nº 004/ O contrato a ser firmado tem por objeto Prestação de Serviços de Assessoria Contábil, conforme o seguinte detalhamento: CONVITE nº 004/2017 O CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL 12ª REGIÃO (CRESS/SC), pessa jurídica de direit públic cnstituída sb a frma de autarquia crprativa, inscrita n CNPJ/MF sb n. 76.757.099/0001-99,

Leia mais

V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC),

V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC), REGULAMENTO GERAL A participaçã nas V JORNADAS DO MÉDICO INTERNO DE PATOLOGIA CLÍNICA (V JMIPC), a realizar n Edifíci Esclar da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nva de Lisba, Hspital S. Francisc

Leia mais

Planejamento e Elaboração de Orçamento para Obras e Serviços de Engenharia

Planejamento e Elaboração de Orçamento para Obras e Serviços de Engenharia Planejamento e Elaboração de Orçamento para Obras e Serviços de Engenharia Introdução O Curso de Planejamento e Elaboração de Orçamento para Obras e Serviços de Engenharia tem o objetivo de dar o imprescindível

Leia mais

14, 15 e 16. Julho CURSO COMPLETO: LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. LOCAL: Belo Horizonte, MG

14, 15 e 16. Julho CURSO COMPLETO: LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. LOCAL: Belo Horizonte, MG 14, 15 e 16 Julho LOCAL: Belo Horizonte, MG CURSO COMPLETO: LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA Do Planejamento e Julgamento da Licitação até a Fiscalização

Leia mais

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017

Auditoria às Reclamações e Pedidos de Informação dos CTT Correios de Portugal, S.A. 2017 Auditria às Reclamações e Pedids de Infrmaçã ds CTT Crreis de Prtugal, S.A. 2017 Síntese d Relatóri Versã pública 11 de setembr de 2018 Este dcument fi preparad pela Grant Thrntn & Assciads, SROC, Lda.

Leia mais

EDITAL DIRPPG-CT 01/ Participação de Pesquisadores em Eventos Técnico-Científicos apoiados com recursos da UTFPR, Câmpus Curitiba.

EDITAL DIRPPG-CT 01/ Participação de Pesquisadores em Eventos Técnico-Científicos apoiados com recursos da UTFPR, Câmpus Curitiba. Ministéri da Educaçã Universidade Tecnlógica Federal d Paraná Diretria Geral d Câmpus Curitiba Diretria de Pesquisa e Pós-Graduaçã EDITAL DIRPPG-CT 01/2016 - Participaçã de Pesquisadres em Events Técnic-Científics

Leia mais

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda.

RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO. BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8. Bracing Consulting, Lda. RECURSOS FINANCEIROS EXTRA PARA O CRESCIMENTO DO SEU NEGÓCIO BRACING PT2020 (VALE I&DT) Página 1 de 8 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing cnsulting.cm

Leia mais

CARTA CONVITE Nº. 007/2011 SENAR/BA EDITAL Nº 007/11

CARTA CONVITE Nº. 007/2011 SENAR/BA EDITAL Nº 007/11 CARTA CONVITE Nº. 007/2011 SENAR/BA EDITAL Nº 007/11 DATA DA ABERTURA: 25/04/2011 HORÁRIO: 14:30h MODALIDADE: CARTA CONVITE TIPO: MENOR PREÇO GLOBAL LOCAL: RUA PEDRO RODRIGUES BANDEIRA, 143 8º ANDAR COMÉRCIO

Leia mais

CONTROLE EXTERNO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO E DE PARTILHA DE PRODUÇÃO

CONTROLE EXTERNO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO E DE PARTILHA DE PRODUÇÃO CONTROLE EXTERNO DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO E DE PARTILHA DE PRODUÇÃO Alexandre Figueired Secretaria de Fiscalizaçã de Infraestrutura de Petróle, Gás Natural e Mineraçã SeinfraPetróle Tribunal de Cntas

Leia mais

Plano de curso Inspeção de Recicladora de Asfalto

Plano de curso Inspeção de Recicladora de Asfalto PLANO DE CURSO MSOBRINSPMIXER PAG1 Plan de curs Inspeçã de Recicladra de Asfalt Justificativa d curs Mais de 70% das falhas que crrem em máquinas, equipaments e ferramentas acntecem pr falha de peraçã

Leia mais

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda.

AVALIAÇÃO, COMPRA E VENDA DE EMPRESAS (VALOR JUSTO) BRACING Avaliação, Compra e Venda de Empresas Página 1 de 10. Bracing Consulting, Lda. AVALIAÇÃO, (VALOR JUSTO) COMPRA E VENDA DE EMPRESAS BRACING Avaliaçã, Cmpra e Venda de Empresas Página 1 de 10 Bracing Cnsulting, Lda. Rua d Tâmega, S/N. 4200 502 Prt Prtugal +351 917 000 020 inf@bracing

Leia mais

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO CURSO: ELETRICISTA VEICULAR BÁSICO 80 h ÁREA: AUTOMOTIVA MODALIDADE: INICIAÇÃO PROFISSIONAL Plan de Curs Simplificad FP.EP.04.08 Revisã 1 20/08/2014 Página 1 de 15 FIETO FEDERAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós-graduação em Enfermagem Mestrado Acadêmico em Enfermagem

Universidade Federal de Sergipe Programa de Pós-graduação em Enfermagem Mestrado Acadêmico em Enfermagem Universidade Federal de Sergipe Prgrama de Pós-graduaçã em Enfermagem Mestrad Acadêmic em Enfermagem IV SEMINÁRIO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS DA CIÊNCIA EM ENFERMAGEM: FILOSOFIA DO CUIDADO E PENSAMENTO

Leia mais

Planificação Módulos

Planificação Módulos Agrupament de Esclas de Arrails Planificaçã Móduls 1 Tecnlgias da Infrmaçã e da Cmunicaçã Rui Ricard Piteira Rebch An Letiv 2017 2018 Curs Prfissinal de Técnic de Vendas Módul: 1. Intrduçã às Bases de

Leia mais

ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL

ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL Serviç Scial d Cmerci - Amaznas ANEXO I PROJETO BÁSICO SISTEMA DE GESTÃO EDUCACIONAL 1. INTRODUÇÃO A cncrrência tem cada vez mais demandad esfrçs das rganizações de quaisquer prtes em manterem-se cmpetitivas

Leia mais

Plano de curso Inspeção de escavadeira Hidráulica de pneus

Plano de curso Inspeção de escavadeira Hidráulica de pneus PLANO DE CURSO MSOBRINSPHEXW PAG1 Plan de curs Inspeçã de escavadeira Hidráulica de pneus Justificativa d curs Mais de 70% das falhas que crrem em máquinas, equipaments e ferramentas acntecem pr falha

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. Emissão Inicial Dezembro Revisão 01 - Agosto Revisão 01 Agosto 2017

CÓDIGO DE CONDUTA. Emissão Inicial Dezembro Revisão 01 - Agosto Revisão 01 Agosto 2017 CÓDIGO DE CONDUTA Emissã Inicial Dezembr 2016 Revisã 01 - Agst 2017 1 Sumári REVISÕES... 2 Históric das Alterações... 2 INTRODUÇÃO... 3 Cmpsiçã... 3 Amplitude... 3 MÓDULO 1 COMPROMISSOS DE CONDUTA... 4

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP Como evitar os principais vícios: Leis nº 8.666/93, nº 10.520/2002; Decreto nº 3.555/2000, Decreto nº 5.450/2005, Lei Complementar nº 123/2006, Decreto

Leia mais

CURSO COMPLETO DE T&D: COMO CONTRATAR E GERENCIAR SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E ENSINO.

CURSO COMPLETO DE T&D: COMO CONTRATAR E GERENCIAR SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E ENSINO. CURSO COMPLETO DE T&D: COMO CONTRATAR E GERENCIAR SERVIÇOS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E ENSINO. Administraçã Pública, Estatais e Sistema S 08 e 09 JULHO 2019 Brasília, DF 1 www.jmlevents.cm.br

Leia mais

Plano de curso Inspeção de escavadeira hidráulica de esteira

Plano de curso Inspeção de escavadeira hidráulica de esteira PLANO DE CURSO MSOBRINSPHEX PAG1 Plan de curs Inspeçã de escavadeira hidráulica de esteira Justificativa d curs Mais de 70% das falhas que crrem em máquinas, equipaments e ferramentas acntecem pr falha

Leia mais

Nova Carreira para Gestores Escolares para o Governo do Estado de São Paulo. Ana Maria Diniz, Claudia Costin e Nelson Marconi. Objetivos do Projeto:

Nova Carreira para Gestores Escolares para o Governo do Estado de São Paulo. Ana Maria Diniz, Claudia Costin e Nelson Marconi. Objetivos do Projeto: Nva Carreira para Gestres Esclares para Gvern d Estad de Sã Paul Ana Maria Diniz, Claudia Cstin e Nelsn Marcni Prjet desenvlvid para a criaçã da nva carreira de diretr de esclas em Sã Paul. Outubr 2008.

Leia mais

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO FGV LAW PROGRAM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2º semestre / 2014 O FGV Law Prgram da Escla

Leia mais

Dar subsídios aos participantes para elaboração de planilhas de custo formadora de preços de bens e serviços de tecnologia da informação.

Dar subsídios aos participantes para elaboração de planilhas de custo formadora de preços de bens e serviços de tecnologia da informação. Curso: Licitações e Contratos de Bens e Serviços de Tecnologia da Informação (TI) no Setor Público Do Planejamento da Contratação à Fiscalização Contratual, com foco na Instrução Normativa MP/SLTI Nº 04/2014

Leia mais

EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 CHAMADA PÚBLICA CURSOS SUPERIORES E CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE

EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 CHAMADA PÚBLICA CURSOS SUPERIORES E CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE Ministéri da Educaçã Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Institut Federal de Educaçã, Ciência e Tecnlgia d Ri Grande d Sul campus Caxias d Sul EDITAL Nº 06, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2018. PROCESSO

Leia mais

Apresentação. Dez/2017

Apresentação. Dez/2017 Apresentaçã Dez/2017 Set/2017 O que é PerfrmanceWeb? É uma Platafrma Educacinal cmpleta destinada a Instituições de Ensin públic u privad Sistema de gestã para instituições de ensin cm recurss administrativ,

Leia mais

apreciados pelo Médico do Trabalho da UEPG que expedirá o laudo

apreciados pelo Médico do Trabalho da UEPG que expedirá o laudo PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL PRORH Nº 082/2009 A PRÓ-REITOR DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, n us de suas atribuições estatutárias e regimentais, para atender à

Leia mais

TREINAMENTO ESPECIAL ELABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIA/ PROJETOS BÁSICOS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

TREINAMENTO ESPECIAL ELABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIA/ PROJETOS BÁSICOS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TREINAMENTO ESPECIAL ELABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIA/ PROJETOS BÁSICOS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PALMAS TO, 7 E 8 DE OUTUBRO DE 2013 APRESENTAÇÃO A cntrataçã pública cm excelência passa necessariamente

Leia mais

Resolução nº 105, de 12 de dezembro de 2017.

Resolução nº 105, de 12 de dezembro de 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educaçã Prfissinal e Tecnlógica Institut Federal de Educaçã, Ciência e Tecnlgia d Ri Grande d Sul Cnselh Superir Resluçã nº 105, de 12 de dezembr de. O Presidente em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA Carla Cmerlat Jardim Reitra d Institut Federal Farrupilha Edisn Gnzague

Leia mais

ORIENTAÇÕES DEPÓSITOS JUDICIAIS

ORIENTAÇÕES DEPÓSITOS JUDICIAIS ORIENTAÇÕES DEPÓSITOS JUDICIAIS 1) PRECATÓRIO/RPV Os levantaments sã efetuads mediante alvará u dcument expedid cm frça de alvará, inclusive Ats Ordinatóris, excet n cas de precatóris de natureza alimentícia

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP, atualizado com a nova IN 05/MPOG Curso prático e atualizado com a nova Instrução Normativa 05 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Leia mais

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança

Regulamento de Frequência Conselheiros de Segurança Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança www.academiadprfissinal.cm email: academiadprfissinal@ltm.pt V06 31.10.2016 Regulament de Frequência Cnselheirs de Segurança Índice 1- Enquadrament... 3

Leia mais

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

3º Congresso de Pesquisa e Iniciação Científica e 1º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 3º Cngress de e de Educaçã, Ciência e Cultura: Expandind as Frnteiras d Saber 1ª Circular O UDF - Centr Universitári, pr mei d Prgrama de Iniciaçã Científica, Tecnlógica e Invaçã, têm a hnra de cnvidá-l

Leia mais

Seja um fornecedor reconhecido!

Seja um fornecedor reconhecido! A relevância da indústria brasileira de Higiene Pessal, Perfumaria e Csmétics n mercad glbal tem a fundamental participaçã da cadeia prdutiva d setr. Em busca de incentivar a cmpetitividade, frtalecer

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1

Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Relações Internacionais Currículo 2018/1 Regulament das Atividades Cmplementares d Curs de Relações Internacinais Currícul 2018/1 Em cnfrmidade cm a Resluçã nº 4, de 04..2017, da Câmara de Educaçã Superir d Cnselh Nacinal de Educaçã (CES/CNE),

Leia mais