PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CURSO DE NUTRIÇÃO CANUTRI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CURSO DE NUTRIÇÃO CANUTRI"

Transcrição

1 1 SOBRE O EVENTO 1.1 APRESENTAÇÃO Este é um documento de apresentação do evento 3 Encontro Científico Acadêmico de Nutrição 3 ENUT, o qual será promovido em Goiânia nos dias 15 e 16 de abril, pelos estudantes do Centro Acadêmico de Nutrição - PUC-GOIÁS Gestão Nutrinovação 2010/11. O evento se realizará no Teatro Católica Campus V, situado a Avenida Fued José Sebba, n. 1184, Jardim Goiás, Goiânia Goiás Dia 15 das 7:00 às 18:30 horas; Dia 16 das 7:30 às 12:30 horas PÚBLICO ALVO O 3 Encontro Científico Acadêmico de Nutrição 3 ENUT tem como público os estudantes do curso de Nutrição e os profissionais Nutricionistas da grande Goiânia. Estima-se que participarão mais de 500 inscritos. 1.3 JUSTIFICATIVA Este evento foi criado a partir da primeira gestão do centro acadêmico da então Universidade Católica de Goiás UCG, como uma proposta da coordenação do Curso de Nutrição, atendendo ao projeto pedagógico baseado nas diretrizes curriculares nacionais do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Superior - CNE/CES, número 67/2003, e Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Nutrição, instituídas pela Resolução de nº5/2001que, neste 3 Encontro promoverá o conhecimento acerca do Grupo Materno, Infantil e Adolescente: Nutrindo mães e filhos.

2 2 REFERENCIAL TEÓRICO Nos últimos anos observou-se maior vulnerabilidade em relação ao grupo materno infantil, desta forma notou-se a importância de dar maior atenção aos mesmos, no âmbito da saúde e nutrição, considerando as necessidades e o crescimento populacional deste grupo. Além de que, tal público representa maior parte da população atingida pela pobreza, sendo estes mais susceptíveis às enfermidades. Desta forma torna-se indispensável conhecer as diferentes fases deste grupo, para então efetivar as ações de saúde voltada para mães e filhos (ACCIOLY; SAUNDERS; LACERDA, 2009) Na gestação se faz necessário atentar-se ao aporte adequado de nutrientes (energia, vitaminas e minerais), visando atender a maior necessidade nutricional, fundamental para o desenvolvimento e crescimento do feto e manutenção da saúde da gestante. O período gestacional é composto por quarenta semanas divididas em três trimestres, os quais se diferem em aspectos fisiológicos, metabólicos e nutricionais (VITOLO, 2009). O primeiro trimestre é caracterizado por inúmeras divisões celulares. Nesta fase a nutrição pré-gestacional da mãe é de grande importância para a saúde do embrião, pois este é o período em que há uma nova fase hormonal, com possíveis manifestações de enjôo e vômito que podem levar a privação de alguns alimentos, que não interfere no desenvolvimento do feto se a gestante obteve uma nutrição adequada (VITOLO, 2009). O segundo e terceiro trimestres são os mais importantes, visto que é a fase final da formação fetal, e também a fase de maior risco para o desenvolvimento de morbimortalidades materna e fetal. O ganho de peso adequado, a ingestão de energia e nutrientes, o fator emocional e o estilo de vida se mostram determinantes para o crescimento e desenvolvimento normais do feto, sendo assim o meio externo interfere diretamente na condição nutricional do bebê (VITOLO, 2009).

3 Os dois primeiros anos de vida de uma criança, considerados como alicerce da vida, são caracterizados pela sua total dependência e intenso crescimento e desenvolvimento. Nesse período, a nutrição assume papel de destaque, sendo capaz de assegurar a sobrevivência e proporcionar um adequado crescimento e desenvolvimento infantil (EUCLYDES, 2000). As práticas alimentares no período inicial da vida constituem um marco importante na formação dos hábitos da criança. Especialistas garantem que, para que haja sucesso das práticas alimentares é necessário oferecer a criança alimentos de qualidade e consistência adequada, que satisfaçam as necessidades nutricionais definidas pelo seu crescimento e desenvolvimento, que protejam contra absorção de substâncias consideradas alergênicas e não excedam a capacidade funcional dos sistemas orgânicos (MATTOS, 2008). Nos adolescentes, o apetite aumenta muito devido ao estirão do crescimento e às mudanças fisiológicas do corpo (aumento de massas óssea, muscular, sanguínea), que ocasionam aumento das necessidades nutricionais, tanto no aporte total de energia quanto de micronutrientes, como cálcio e ferro. Neste período, ocorrem 20% do ganho total em estatura e 50% da massa óssea da fase adulta. Tais mudanças no gasto energético, associadas ao aumento das necessidades nutricionais, tornam os adolescentes especialmente suscetíveis às desordens nutricionais (BRASIL, 2000; WORLD HEALTH ORGANIZATION, 1995).

4 3 OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL Difundir conhecimentos em Nutrição e manter a excelência na formação/ atualização do profissional Nutricionista. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Mobilizar os discentes em busca de maiores informações científicas; Integrar acadêmicos de diversos períodos; Integrar profissionais e estudantes; Promover e incentivar a busca de conhecimento em novas áreas de atuação do Nutricionista; Promover a interdisciplinaridade; Despertar o interesse por formação de grupos de estudos; Socializar conhecimentos biotecnológicos desenvolvidos por professores/profissionais e alunos da Nutrição.

5 4 PROGRAMAÇÃO 1 Dia (15/04) 07:00 às 08:00h Credenciamento e entrega de material 8:00 às 08:30h Abertura Palestra inaugural: Criança inapetente, distúrbios alimentares em crianças e adolescentes Palestrante: Prof PhD Mauro Fisberg (UNIFESP - SP) Pediatra e professor Associado I, Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente, departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo. Possui graduação em Medicina pela Universidade 08:30 às 10:30h Federal de São Paulo (1976), residência e especialização em pediatria ( UNIFESP, 1978). Especialista em Pediatria pela AMB em Doutorado em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (1987). Atualmente é coordenador clínico e Professor Associado do Centro De Atendimento e Apoio ao Adolescente, do departamento de pediatria da Universidade Federal de São Paulo. 10:30 às 11:00h Coffee break Palestra: Aleitamento materno e desenvolvimento infantil Palestrante: Nut. Ms. Francine Milani Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Especialização em Nutrição Clínica/Hospitalar 11:00 às 12:30h pelo HCFMRP/ USP; Especialização em Fisiologia do Exercício pela UFSCar; Mestranda em Investigação Biomédica pela FMRP/USP; Atuando principalmente nos seguintes temas: Nutrição materno-infantil, avaliação nutricional, terapia nutricional e nutrição esportiva. 12:30 às 14:00h Intervalo para almoço 14:00 às 14:30h Momento cultural (Cia de Dança Noah Direção Elizabeth Barros PUC GO)

6 14:30 às 16:00h Palestra: Obesidade infantil: o olhar da psicologia Palestrante: Prof. Dra. Virgínia Elizabeth Suassuna Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Goiás (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: gestalt, gestalt-terapia, cuidado, fenomenologia e psicoterapia. 16:00 às 16:30h Coffee break 16:30 às 17:30h Palestra: Importância da ficha técnica na alimentação do escolar Palestrante: Prof. Dra. Raquel Braz Assunção Botelho Possui graduação em nutrição pela Universidade de Brasília (1998), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: gastronomia, alimentação regional, alimentação saudável e técnica dietética.

7 2 dia (16/04) ( 7:30 às 8:00 Credenciamento Palestra: Aleitamento materno Palestrante: Prof. Dra. Rita Maria Monteiro Goulart Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Mogi das Cruzes (1989), Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - USP (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - USP (2003). Atualmente é professor na Universidade São Judas Tadeu, docente no curso 08:00 às de graduação em Nutrição e no Mestrado em Ciências do 09:30h Envelhecimento. É também professor assistente da Universidade de Mogi das Cruzes e Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, educação nutricional, evolução nutricional, suplementação alimentar, gestante, criança, aleitamento materno e distúrbios nutricionais. 09:30 às Coffee break 10:00h 10:00 às 12:00 MINICURSOS (salas de aula Campus V) 12:00 às Entrega de certificados e encerramento do evento 12:30h

8 MINICURSOS: 1) Os desafios da Nutrição na obesidade infanto-juvenil Prof. Dra. Ida Helena de Menezes (UFG) 2) O papel da Nutrição na UTI Neonatal Nut. Esp. Elisa Mamede (Goiânia) 3) Alimentos Funcionais na gestação Rita Maria Goulart - Conselho Brasileiro de Alimentos Funcionais - CBAF 4) Anemia ferropriva na infância: qual é a realidade? Prof. Ms. Catarina Machado Azeredo (UFU) Uberlândia 5) Alergias e intolerâncias alimentares Prof. Dra. Roseli Oselka Saccardo Sarni (São Paulo) 6) Determinantes do risco cardiovascular infanto-juvenil Prof. Dra. Estelamaris Tronco Monego FANUT. 7) Mídia e Alimentação infantil Prof. Ms. Maria Grossi Machado PUC-GO

9 REFERÊNCIAS ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E. M. A. Nutrição em obstetrícia e pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde e Secretaria de Assistência à Saúde. A saúde de adolescentes e jovens: uma metodologia de auto-aprendizagem para equipes de atenção básica de saúde. Brasília: Ministério da Saúde; (módulo I). EUCLYDES, M. P. Bases fisiológicas para a alimentação e nutrição de lactentes. In: Nutrição do Lactente: base cientifica para alimentação adequada. 2. ed. Viçosa: Suprema, 2000, p MATTOS, A. P. Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, e do adolescente na escola. 2. ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Nutrologia, VITOLO, M. R. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: ed. Rúbio, WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Physical Satus: the use and interpretation of anthropometry. Who Technical Report Series 854 Geneva: WHO; 1995.

10 CONTATOS Fernando Araújo Ribeiro (62) / Camila Stramandinoli Lui (62) / Thaysa Inácio de Oliveira (62) Débora Caldas Marques (62) Alessandra Macedo Sara da Silva (62) Departamento ENF Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia Rosângela Alves Montefusco (62) Rosângela Alves Montefusco Diretora Dep. ENF PUC - GOIÀS Alessandra Macedo Sara da Silva Coordenadora Curso Nutrição PUC - GOIÀS Fernando Araújo Ribeiro Presidente PUC - GOIÀS

Programa Analítico de Disciplina NUR320 Nutrição Materno-Infantil

Programa Analítico de Disciplina NUR320 Nutrição Materno-Infantil 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Raquel Botelho. Raquel Adjafre

Raquel Botelho. Raquel Adjafre Raquel Botelho Áreas de atuação: gastronomia, alimentação regional, alimentação saudável e técnica dietética. Facebook: Raquel Braz Assunção Botelho Doutora em Ciências da Saude pela UnB. Atualmente é

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA 1. JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA As limitações

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE 2007

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE 2007 AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE 2007 Morgana Prá 1 Maria Helena Marin 2 RESUMO Vários fatores influenciam no progresso e no resultado

Leia mais

VIII JORNADA GOIANA DE ATUALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO

VIII JORNADA GOIANA DE ATUALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO DIA DO NUTRICIONISTA Encontro: 25/08/18 Auditório da Faculdade de Medicina da UFG - Campus Colemar Natal e Silva Coquetel comemorativo: 31/08/18 FANUT UFG VIII JORNADA GOIANA DE ATUALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Leia mais

Esta resolução entra em vigor a partir da presente data. Ratificam-se atos realizados anteriormente, Revogam-se as disposições em contrário.

Esta resolução entra em vigor a partir da presente data. Ratificam-se atos realizados anteriormente, Revogam-se as disposições em contrário. Resolução 48/2014 Dispõe sobre o Projeto de Evento Aula Inaugural do curso de Nutrição para o Primeiro Semestre de 2015 com o tema Aleitamento Materno: conceitos e indicadores de Guarapuava- Pr. O Diretor

Leia mais

Por que fazer Pós em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional?

Por que fazer Pós em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional? Por que fazer Pós em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional? Para quem esse curso é dirigido? Profissionais da área da saúde, com graduação completa nas áreas de: nutrição, medicina, enfermagem e farmácia.

Leia mais

CURSO MATÉRIAS TITULAÇÃO MÍNIMA Nº DE VAGAS Nutrição, Exercício Físico e Estética. Nutrição e Dietoterapia Obstétrica e

CURSO MATÉRIAS TITULAÇÃO MÍNIMA Nº DE VAGAS Nutrição, Exercício Físico e Estética. Nutrição e Dietoterapia Obstétrica e Alterações do EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2018/1, NO CURSO DE NUTRIÇÃO DATA, HORÁRIO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA. A prova Didática para o Processo Seletivo

Leia mais

Evandro Biondo - Vice-prefeito. Inara Marli Krüger Böhmer - Secretária de Educação. Vera Lúcia Bosa - Representante UFRGS

Evandro Biondo - Vice-prefeito. Inara Marli Krüger Böhmer - Secretária de Educação. Vera Lúcia Bosa - Representante UFRGS I ENCONTRO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL V SEMINÁRIO REGIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Data: 06/10/2014 Local: Associação Pró Desenvolvimento de Languiru Avenida 01 Leste, 185 Bairro Languiru

Leia mais

Componente Curricular: Princípios Básicos da Nutrição. Pré-requisito: Titulação: Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade. PLANO DE CURSO EMENTA

Componente Curricular: Princípios Básicos da Nutrição. Pré-requisito: Titulação: Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade. PLANO DE CURSO EMENTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA A u t o r i z a d o p e l a P o r t a r i a M E C n º 4 3 3 d e 2 1. 1 0. 1 1, D O U d e 2 4. 1 0. 1 1 Componente Curricular: Princípios Básicos da

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PLANO DE ESTÁGIO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PLANO DE ESTÁGIO FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PLANO DE ESTÁGIO 2013.1 DADOS DO ESTÁGIO CÓDIGO ÁREA CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO Nutrição Social 230h 7 7h30 às 12h30 SUPERVISOR(A) Eliete

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de

CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de , DOU de CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Princípios Básicos da Nutrição Código: Pré-requisito: Período

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Nutrição e Dietoterapia Código: SAU31 Professor: Rita de Cássia Pereira Lima E-mail: ritalimanutricao@gmail.com CH

Leia mais

Componente Curricular: NUTRIÇÃO APLICADA AO PROCESSO SAÚDE DOENÇA PLANO DE CURSO

Componente Curricular: NUTRIÇÃO APLICADA AO PROCESSO SAÚDE DOENÇA PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: NUTRIÇÃO APLICADA AO PROCESSO SAÚDE DOENÇA Código: ENF 306 Pré-requisito:

Leia mais

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2

DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 DISCIPLINA PEDIATRIA ESTÁGIO (MED 02008) SEMINÁRIOS SOBRE TEMAS PRIORITÁRIOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM PEDIATRIA PROGRAMAÇÃO 2018/2 Público Alvo: alunos do 8º semestre do Curso de Medicina da UFRGS Período:

Leia mais

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira

PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis. Lidio Moreira PECP Programa Einstein na Comunidade de Paraisopolis Lidio Moreira 1. Estrutura Organizacional SBIBAE SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA ALBERT EINSTEIN Dept. de Voluntários I I R S INSTITUTO ISRAELITA

Leia mais

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO

PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA MANUAL DO CURSO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO.... 3 FICHA TÉCNICA.... 3 OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM.... 3 COORDENADOR... 4 ESTRUTURA DETALHADA... 4 METODOLOGIA...

Leia mais

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci

Nutrição Aplicada à Educação Física. Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas. Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci Nutrição Aplicada à Educação Física Cálculo da Dieta e Recomendações dietéticas Ismael F. Freitas Júnior Malena Ricci ARROZ 100 gramas CÁLCULO DE DIETA CH 25,1 PT 2,0 Lip 1,2 Consumo 300 gramas 100 gr

Leia mais

-PNAN - Portaria Estatuto da criança e do adolescente -PCNs

-PNAN - Portaria Estatuto da criança e do adolescente -PCNs -PNAN - Portaria 1.010 - Estatuto da criança e do adolescente -PCNs Alimentação Escolar Aline Guimarães Nutricionista - CECANE UnB PNAN Política Nacional de Alimentação e Nutrição Alimentação escolar PNAN

Leia mais

Projeto de Extensão: Educando para o Futuro

Projeto de Extensão: Educando para o Futuro FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ARCHIMEDES THEODORO Projeto de Extensão: Educando para o Futuro Professora da disciplina Educação Nutricional: Esp.Maria Marcia Borges Junqueira Professora da Disciplina

Leia mais

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem

Vegetarianismo na Infância e Adolescência. Ana Paula Pacífico Homem Vegetarianismo na Infância e Adolescência Ana Paula Pacífico Homem anapacifico@uol.com.br Agosto de 2006 Grupo Materno-Infantil (Ampliado) - Mulheres em idade reprodutiva (10 a 49 anos) - Gestantes e nutrizes

Leia mais

Nutrição Clínica e Terapia Nutricional

Nutrição Clínica e Terapia Nutricional Nutrição Clínica e Terapia Nutricional Cronograma de Aulas Aula Data Carga Horaria Módulo Docente 1 02/ Setembro /2017 03/ Setembro /2017 Abertura do Curso / Aula de Apresentação / Fisiologia do Trato

Leia mais

EXIN Nutrição SÉRIE 4MA e 4NA Assuntos 1a chamada Assuntos 2a.chamada. Nutriçao Social

EXIN Nutrição SÉRIE 4MA e 4NA Assuntos 1a chamada Assuntos 2a.chamada. Nutriçao Social EXIN Nutrição 2016.2 SÉRIE 4MA e 4NA Assuntos 1a chamada Assuntos 2a.chamada Nutriçao Social Módulo Integrado de analise em Tecnologia de Aliemntos I Desnutrição e suas consequências DCNT (diabetes e HAS)

Leia mais

- avaliar os hábitos alimentares e o consumo de energia e nutrientes de adultos e idosos; - analisar e adequar macro e micronutrientes de planos

- avaliar os hábitos alimentares e o consumo de energia e nutrientes de adultos e idosos; - analisar e adequar macro e micronutrientes de planos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I - IDENTIFICAÇÃO: UNIDADE ACADÊMICA: FANUT CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Nutrição e Dietética II GRADE: 2009

Leia mais

Locais: Asa Sul, turno matutino e Taguatinga Sul, turno noturno.

Locais: Asa Sul, turno matutino e Taguatinga Sul, turno noturno. Curso presencial Curso presencial preparatório para concursos públicos e residências em nutrição, abordagem completa de todas as disciplinas especificas e disponibilização de materiais completos, esquematizados

Leia mais

Desnutrição na Adolescência

Desnutrição na Adolescência Desnutrição na Adolescência Adolescência CRIANÇA Desnutrição Anorexia/Bulimia Obesidade / Diabetes ADULTO Dietas não convencionais e restritivas Deficiência de ferro Cálcio, vitamina A, zinco, Vitamina

Leia mais

FACULDADE DE ANICUNS NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE EXTENSÃO SEMANA CIENTÍFICA MERCADO DE TRABALHO E DIVERSIDADE: RUPTURAS E NOVOS DESAFIOS

FACULDADE DE ANICUNS NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE EXTENSÃO SEMANA CIENTÍFICA MERCADO DE TRABALHO E DIVERSIDADE: RUPTURAS E NOVOS DESAFIOS FACULDADE DE ANICUNS NÚCLEO DE EXTENSÃO PROJETO DE EXTENSÃO SEMANA CIENTÍFICA MERCADO DE TRABALHO E DIVERSIDADE: RUPTURAS E NOVOS DESAFIOS DEPARTAMENTOS ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO PEDAGOGIA

Leia mais

NUTRIÇÃO HUMANA. Licenciatura em Engenharia Alimentar. Ano Lectivo 2017/2018. Docente: Prof. Maria Isabel Nunes Januário.

NUTRIÇÃO HUMANA. Licenciatura em Engenharia Alimentar. Ano Lectivo 2017/2018. Docente: Prof. Maria Isabel Nunes Januário. NUTRIÇÃO HUMANA Licenciatura em Engenharia Alimentar Ano Lectivo 2017/2018 Docente: Prof. Maria Isabel Nunes Januário minj@isa.ulisboa.pt 1 Programa I Alimentação e Nutrição: Aspectos Gerais 1. Evolução

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Nutrição e Dietoterapia Código: SAU31 Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto E-mail: thiago.neto@fasete.edu.br CH

Leia mais

6. Metabolismo de Água e Eletrólitos na Saúde e na Doença. 7. Energia, necessidades nutricionais e métodos de avaliação

6. Metabolismo de Água e Eletrólitos na Saúde e na Doença. 7. Energia, necessidades nutricionais e métodos de avaliação MÓDULO I NUTRIÇÃO CLÍNICA 1. Nutrientes 2. Metabolismo dos Macronutrientes 3. Vitaminas 4. Função Fisiológica e Deficiência de Minerais 5. Biodisponibilidade de Minerais 6. Metabolismo de Água e Eletrólitos

Leia mais

Guia de Pós-Graduação. Nutrição Ortomolecular e Nutracêutico Clínico

Guia de Pós-Graduação. Nutrição Ortomolecular e Nutracêutico Clínico Guia de Pós-Graduação Nutrição Ortomolecular e Nutracêutico Clínico Diferenciais Professores nomeados no mercado. Nossos professores contam com vasta experiência no ramo de Nutrição que darão não somente

Leia mais

NUTRIÇÃO. COORDENADORA Martha Elisa Ferreira de Almeida

NUTRIÇÃO. COORDENADORA Martha Elisa Ferreira de Almeida NUTRIÇÃO COORDENADORA Martha Elisa Ferreira de Almeida martha.almeida@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 79 Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado

Leia mais

Plano de Ensino. Lucineia Ferraz Contato: Ementa

Plano de Ensino. Lucineia Ferraz Contato: Ementa Curso: ENF - Enfermagem Departamento: DEN - Enfermagem Disciplina: Enf. no Cuidado da Criança e Adolescente Código: 6QECCA Carga horária: 144 Período letivo: 2014/2 Professor: Elisangela Argenta Zanatta

Leia mais

DIRETORIA EXECUTIVA (2019/2021) Francisco Rafael dos Santos Junior DIRETOR PRESIDENTE. Marcio Servalho DIRETOR VICE-PRESIDENTE

DIRETORIA EXECUTIVA (2019/2021) Francisco Rafael dos Santos Junior DIRETOR PRESIDENTE. Marcio Servalho DIRETOR VICE-PRESIDENTE DIRETORIA EXECUTIVA (2019/2021) Francisco Rafael dos Santos Junior DIRETOR PRESIDENTE Marcio Servalho DIRETOR VICE-PRESIDENTE Luiz Olavo Leão DIRETOR TESOUREIRO Natali Salim DIRETORA SECRETÁRIA CONSELHO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 RETIFICAÇÃO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA RESIDENTES EDITAL Nº 04/2018 No quadro 2 do item 4 onde se lê: RETIFICAÇÃO Quadro 2 ESTRUTURA DA PROVA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PROFISSIONAL ENFERMAGEM PROVA Políticas Públicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem pediátrica e neonatológica I Código: 8282

Leia mais

PARA PEDIATRAS. #NcParaPEDIATRIA 25 Ago 18 MAKSOUD PLAZA. Da introdução alimentar a prevenção e tratamento da obesidade

PARA PEDIATRAS. #NcParaPEDIATRIA 25 Ago 18 MAKSOUD PLAZA. Da introdução alimentar a prevenção e tratamento da obesidade 25 Ago 18 PARA PEDIATRAS Da introdução alimentar a prevenção e tratamento da obesidade MAKSOUD PLAZA Al. Campinas, 150 Jardim Paulista 25 Ago 18 O QUE É NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL? 25 Ago 18 NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL

Leia mais

Fitoterapia. Curso de Pós-Graduação 2017

Fitoterapia. Curso de Pós-Graduação 2017 Fitoterapia Curso de Pós-Graduação 2017 Docentes Dr. Me. Danilo Maciel Carneiro Mestrado em Ciências da Saúde e Doutorando em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina. Especialização em Homeopatia e

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO EXTERNO PARA PROFESSOR ADJUNTO PRECEPTOR

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO EXTERNO PARA PROFESSOR ADJUNTO PRECEPTOR EDITAL DE PROCESSO SELETIVO EXTERNO PARA PROFESSOR ADJUNTO PRECEPTOR A DIRETORA DA FACULDADE DE MINAS FAMINAS-BH, junto à Coordenadoria do Curso de Medicina, faz saber aos interessados que se encontram

Leia mais

NÚCLEO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE NASAD

NÚCLEO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO ADOLESCENTE NASAD O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90 (BRASIL, 1990), circunscreve a adolescência como o período de vida que vai dos 12 aos 18 anos de idade e a Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita

Leia mais

ANÁLISE DO CRESCIMENTO CORPORAL DE CRIANÇAS DE 0 À 2 ANOS EM CRECHES MUNICIPAIS DE GOIÂNIA

ANÁLISE DO CRESCIMENTO CORPORAL DE CRIANÇAS DE 0 À 2 ANOS EM CRECHES MUNICIPAIS DE GOIÂNIA ANÁLISE DO CRESCIMENTO CORPORAL DE CRIANÇAS DE 0 À 2 ANOS EM CRECHES MUNICIPAIS DE GOIÂNIA Juliana Campos Rodovalho 1 ; Ana Karolina Paiva Braga 1 ; Cibelle Kayenne Martins Roberto Formiga 2 ; Lílian Fernanda

Leia mais

FENILCETONÚRIA. Curso de Capacitação e Atualização em Triagem Neonatal

FENILCETONÚRIA. Curso de Capacitação e Atualização em Triagem Neonatal FENILCETONÚRIA Curso de Capacitação e Atualização em Triagem Neonatal FENILCETONÚRIA Erro inato do metabolismo de aminoácidos; É caracterizada pela deficiência da atividade de uma enzima sintetizada pelo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MEDICINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MEDICINA ELEIÇÕES FAMED- BIÊNIO 2015-2017 A Comissão Eleitoral no uso de suas atribuições, após consulta eleitoral, divulga os candidatos mais votados no processo eleitoral da Faculdade de Medicina - Biênio 2015-2017,

Leia mais

ESCALA DE EXPOSITORES

ESCALA DE EXPOSITORES NÚCLEO HUMBERTO DE CAMPOS A SAÚDE DA MÃE E DO BEBÊ ESCALA DE ES - 2016 Emitido em: 28/10/2017 05:10:51 JAN - Aleitamento materno 09 09:20 Saúde Mãe e Bebê - Sábado Gravidez e Desconforto ELISANGELA 14

Leia mais

PERFIL NUTRICIONAL DE GESTANTES DE ALTO RISCO ATENDIDAS NUMA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DE MACEIÓ-AL E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

PERFIL NUTRICIONAL DE GESTANTES DE ALTO RISCO ATENDIDAS NUMA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DE MACEIÓ-AL E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO PERFIL NUTRICIONAL DE GESTANTES DE ALTO RISCO ATENDIDAS NUMA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DE MACEIÓ-AL E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO Ana Flávia Costa Rodrigues* Emília Rocha Farias* Francynne Katywssya

Leia mais

Pós-Graduação em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional

Pós-Graduação em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional Pós-Graduação em Nutrição Clínica e Terapia Cronograma de Aulas Aula Data Carga Horaria Módulo Docente 1 02/ Setembro/2017 03/ Setembro/2017 Abertura do Curso / Aula de Apresentação/ Fisiologia do Trato

Leia mais

Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde

Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde CASO 6: OS SERVIÇOS DE SAÚDE COMO ESPAÇOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM Introdução Neste Caso Didático será relatada a experiência do

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E

CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E CARACTERÍSTICAS DA DIETA DO ADOLESCENTE D I S C I P L I N A : N U T R I Ç Ã O E D I E T É T I C A II P R O F : S H E Y L A N E A N D R A D E ADOLESCÊNCIA OMS: 10 a 19 anos Estatuto da criança e do adolescente:

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO OBJETIVOS DO CURSO O curso de Especialização em Fisiologia do exercício, Nutrição e Treinamento Personalizado oportuniza

Leia mais

Exigência Hora/aula Prazos Anos SEQUÊNCIA SUGERIDA. 1º Período. CBI 110 Biologia Celular 3(2-2) 60 CRP 198 Fundamentos de Química Orgânica 3(3-0) 45

Exigência Hora/aula Prazos Anos SEQUÊNCIA SUGERIDA. 1º Período. CBI 110 Biologia Celular 3(2-2) 60 CRP 198 Fundamentos de Química Orgânica 3(3-0) 45 ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar unidades de alimentação e nutrição. Atua na educação nutricional

Leia mais

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO PROMOVE I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO Data: sábado, dia 31 de Maio de 2014 das 8h às 18h Local: Auditório da FACEL Rua Vicente Machado, 156, Centro, Curitiba Próximo à Praça Osório Convênio

Leia mais

II ENCONTRO DE ESTOMATERAPIA DE JATAÍ-GO. Prática e evidências na atuação da enfermagem em estomaterapia ORGANIZAÇÃO

II ENCONTRO DE ESTOMATERAPIA DE JATAÍ-GO. Prática e evidências na atuação da enfermagem em estomaterapia ORGANIZAÇÃO II ENCONTRO DE ESTOMATERAPIA DE JATAÍ-GO Prática e evidências na atuação da enfermagem em estomaterapia ORGANIZAÇÃO SECRETARIA DE SAÚDE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JATAÍ Luciano de Moura Carvalho Secretário

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO UFG PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. CURSO: NUTRIÇÃO 2. UNIDADE: FANUT 3. DISCIPLINA: Fundamentos teórico-práticos

Leia mais

II SEMANA ACADÊMICA DA FACS - UNIVALE Saúde e Meio Ambiente

II SEMANA ACADÊMICA DA FACS - UNIVALE Saúde e Meio Ambiente II SEMANA ACADÊMICA DA FACS - UNIVALE Saúde e Meio Ambiente 19 e Governador Valadares MG Quinta-feira, 19 de Maio de 2011 08:00-08:30 Credenciamento e entrega de materiais 08:30-09:00 09:00-10:00 Abertura

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL CURSO PARA GESTANTES NASCER FELIZ CAMPUS MOSSORÓ.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL CURSO PARA GESTANTES NASCER FELIZ CAMPUS MOSSORÓ. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL 2017.1 CURSO PARA GESTANTES NASCER FELIZ CAMPUS MOSSORÓ. A Universidade Potiguar UnP, através da Direção da Escola da Saúde, torna público

Leia mais

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE

ANEXO 3 CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE ANEXO 3 PROGRAMA CONHECIMENTOS GERAIS EM SAÚDE 1. Conhecimentos sobre o SUS - Legislação da Saúde: Constituição Federal de 1988 (Título VIII - capítulo II - Seção II); Lei 8.080/90 e Lei 8.142/90; Norma

Leia mais

Vigilância nutricional da criança e da mulher durante o pré-natal e. Profa Milena Bueno

Vigilância nutricional da criança e da mulher durante o pré-natal e. Profa Milena Bueno Vigilância nutricional da criança e da mulher durante o pré-natal e puerpério. Gestação e Puerpério Atenção Pré natal e no puerpério: garantia do bem estar materno e neo natal. Primeira consulta: ate 120

Leia mais

Por que fazer Pós-graduação em Genômica e Alimentos Funcionais?

Por que fazer Pós-graduação em Genômica e Alimentos Funcionais? Por que fazer Pós-graduação em Genômica e Alimentos Funcionais? Qual é a importância do estudo da Genômica aplicada à Nutrição? A Organização Mundial da Saúde tem destacado a importância na relação entre

Leia mais

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Nutrição Cristiane Sampaio Fonseca 8 períodos Bacharel Manhã ou Noite 60 vagas GRADE CURRICULAR

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Nutrição Cristiane Sampaio Fonseca 8 períodos Bacharel Manhã ou Noite 60 vagas GRADE CURRICULAR FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Mantida pela Univiçosa. União de Ensino Superior de Viçosa Ltda Credenciada pela Portaria MEC: 2569 de 24/08/2004 e Redenominação pela Portaria 194/2017.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8H ÀS 18H PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8h - Mesa de Abertura O trabalho social com famílias no âmbito da Psicologia Rodrigo Monteiro (CRP-23), Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CEPPAS), Hareli

Leia mais

EM NÚMEROS 2017 BASE 2016

EM NÚMEROS 2017 BASE 2016 EM NÚMEROS 2017 BASE 2016 EM NÚMEROS 2017 BASE 2016 POSIÇÃO EM RANKINGS 1º Ranking das universidades brasileiras QS Latino Americano 2017 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º USP UNICAMP UFRJ UnB

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO UNIFAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUNI EDITAL NUNI Nº 01/2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO UNIFAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUNI EDITAL NUNI Nº 01/2019 CENTRO UNIVERSITÁRIO FAMETRO UNIFAMETRO PROCESSO SELETIVO PARA VOLUNTÁRIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO NUNI EDITAL NUNI Nº 01/2019 A coordenação do Curso de Nutrição do Centro Universitário Fametro - UNIFAME-

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Nutrição Campus: João Uchoa Missão Formar profissionais nutricionistas generalistas, humanistas e críticos, com habilidades e competências para atuação nos diferentes

Leia mais

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR O QUE É? Os suplementos vão muito além do mundo esportivo, sendo qualquer substância que venha a suprir necessidades de nutrientes no organismo,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - EDITAL 2018 CURSO PARA GESTANTES NASCER FELIZ CAMPUS MOSSORÓ.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - EDITAL 2018 CURSO PARA GESTANTES NASCER FELIZ CAMPUS MOSSORÓ. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - EDITAL 2018 CURSO PARA GESTANTES NASCER FELIZ CAMPUS MOSSORÓ. A Universidade Potiguar UnP, através da Direção da Escola da Saúde, torna público

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO DO USO DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA EM NATAL/RN

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO DO USO DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA EM NATAL/RN A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO DO USO DE SUPLEMENTOS ESPORTIVOS ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA EM NATAL/RN Victor Henrique dos Santos Silva 1 ; Adriana Moura de Lima 2 Resumo: Perante a abordagem da

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA

COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA Pedido de Credenciamento de Programa Nome Completo da Instituição COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EDGARD SANTOS Endereço Completo RUA AUGUSTO VIANA S/N

Leia mais

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista

Movimento e alimento. Eliane Petean Arena Nutricionista Movimento e alimento Eliane Petean Arena Nutricionista Todos nós necessitamos de atividades físicas, o nosso corpo foi feito para se movimentar. O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico,

Leia mais

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCCO PENTEADO DETREGIACHI

Campus de Botucatu PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCCO PENTEADO DETREGIACHI PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: DISCIPLINA: DIETOTERAPIA I ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: EDUCAÇÃO DOCENTE RESPONSÁVEL: CLÁUDIA RUCCO PENTEADO DETREGIACHI Semestre

Leia mais

A influência da alimentação no desenvolvimento

A influência da alimentação no desenvolvimento A influência da alimentação no desenvolvimento Período de zero a três anos Disciplina Psicologia do Desenvolvimento Humano Docente Maria Beatriz Martins Beatriz Germin Flaviane Prado Gabriel Bauermeister

Leia mais

Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde

Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde Experiências de Formação de Nutricionistas para o Sistema Único de Saúde CASO 3: O EXERCÍCIO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO INTEGRADO Introdução Neste Caso Didático será relatada a experiência de

Leia mais

Fome Oculta. Helio Vannucchi Divisão de Nutrologia 2017

Fome Oculta. Helio Vannucchi Divisão de Nutrologia 2017 Fome Oculta Helio Vannucchi Divisão de Nutrologia 2017 Fome oculta Deficiência de micronutrientes (vitaminas e minerais) Ausência de manifestações e sintomas evidentes Deficiência isolada ou associada

Leia mais

Estudo Multicêntrico do Consumo Alimentar de Pré-escolares

Estudo Multicêntrico do Consumo Alimentar de Pré-escolares Estudo Multicêntrico do Consumo Alimentar de Pré-escolares Nutri-Brasil Infância: Estudo multicêntrico do consumo alimentar de pré-escolares. Os escassos dados a respeito da alimentação infantil atual

Leia mais

Nutrição: Faz sentido para você? Dra. Fernanda Kamp

Nutrição: Faz sentido para você? Dra. Fernanda Kamp Nutrição: Faz sentido para você? Dra. Fernanda Kamp ALIMENTAR e NUTRIR, É A MESMA COISA? NUTRIÇÃO x ALIMENTAÇÃO ALIMENTOS e NUTRIENTES ALIMENTOS: Função primária (capacidade de nutrir) Toda a substância

Leia mais

Da teoria a prática Como integrar os novos conhecimentos e aplicá-los de forma segura em seu consultório.

Da teoria a prática Como integrar os novos conhecimentos e aplicá-los de forma segura em seu consultório. Da teoria a prática Como integrar os novos conhecimentos e aplicá-los de forma segura em seu consultório. Objetivo Dr. Afonso Salgado fisioterapeuta e nutricionista, profissional com mais de 30 anos de

Leia mais

PROTOCOLO UNIFORMIZADO DE ENSINOS DE ENFERMAGEM NA VIGILÂNCIA DA GRAVIDEZ DE BAIXO RISCO

PROTOCOLO UNIFORMIZADO DE ENSINOS DE ENFERMAGEM NA VIGILÂNCIA DA GRAVIDEZ DE BAIXO RISCO PROGRAMA DE FORMAÇÃO em SAÚDE MATERNA Atualizações em obstetrícia e neonatologia Janeiro / Fevereiro 2017 Enf. Ângela Neves Enf. Graça Santos Elementos UCF s Saúde Materna e Neonatal OBJECTIVO Uniformizar

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Graduação em Nutrição Bacharelado.

Matriz Curricular do Curso de Graduação em Nutrição Bacharelado. NUTRIÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE Matriz Curricular do Curso de Graduação em Bacharelado. COMPONENTE CURRICULAR DIMENSÃO / CAMPO DE FORMAÇÃO CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO 1º SEMESTRE Biologia Celular Anatomia

Leia mais

PROFESSORAS: Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, Andréa Sugai Mortoza, Juliana da Cunha, Maria Luiza Ferreira Stringhini, Patrícia Borges Botelho.

PROFESSORAS: Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, Andréa Sugai Mortoza, Juliana da Cunha, Maria Luiza Ferreira Stringhini, Patrícia Borges Botelho. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO: UNIDADE ACADÊMICA: FANUT CURSO: Nutrição DISCIPLINA: Patologia da Nutrição e Dietoterapia

Leia mais

GRADE CURRICULAR NUTRIÇÃO

GRADE CURRICULAR NUTRIÇÃO 1º SEMESTRE Biologia (Genética/Citologia/Evolução) 04 80 Microbiologia e Imunologia Anatomia Humana 04 80 Histologia Geral I Parasitologia Introdução a Nutrição 04 80 Produção e interpretação de textos

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho

UFV Catálogo de Graduação NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho UFV Catálogo de Graduação 2015 191 NUTRIÇÃO COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br 192 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal

Leia mais

PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 2º 2017

PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 2º 2017 Página 1 PLANILHA GERAL - QUARTO PERÍODO - INTRODUÇÃO À CLÍNICA IV 2º 2017 Planilha1 Dia Data Hora Professor/GAD Sala Conteúdo Módulo 08:00 GEOVANA AULA INAUGURAL: Apresentação da UC, Plano de Ensino e

Leia mais

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS Autor(es): LEIVAS, Vanessa Isquierdo; GONÇALVES, Juliana Macedo;

Leia mais

Fátima Monteiro Enfermeira Obstetra (Parteira) responsável pelo Centro de Apoio á Maternidade

Fátima Monteiro Enfermeira Obstetra (Parteira) responsável pelo Centro de Apoio á Maternidade Colaboradores Fátima Monteiro Enfermeira Obstetra (Parteira) responsável pelo Centro de Apoio á Maternidade ü Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Escola de Economia e Gestão da Universidade

Leia mais

PALESTRANTES DO SEMINÁRIO NACIONAL DE TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES:

PALESTRANTES DO SEMINÁRIO NACIONAL DE TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES: PALESTRANTES DO SEMINÁRIO NACIONAL DE TERAPIA ASSISTIDA POR CÃES: Realização: Apoio: Patrocínio: Ricardo Fontão de Paulo Médico veterinário formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Ao fim do curso, o aluno terá desenvolvido e aprofundado seus conhecimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Enfermagem Hebiátrica Código: Semestre: º Ano: 01 Núcleo:

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCB UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Iris Mendes Coelho

Currículos dos Cursos do CCB UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Iris Mendes Coelho 194 NUTRIÇÃO COORDENADORA Ana Iris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 195 Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Serviço de Nutrição e Dietética PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Serviço de Nutrição e Dietética PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Rotina do Nutricionista no Alojamento Conjunto e Centro Obstétrico Responsáveis Nome Cargo: Elaboração - Alexandra Gonçalves da Silva Rodrigues. - Larissa Mello

Leia mais

Programação pré-seminário

Programação pré-seminário I Seminário Internacional sobre Políticas de Equidade em Educação: Professores em Ação. Programação Preliminar Programação pré-seminário Especial para os professores da rede de ensino Dia: 20 de agosto,

Leia mais

Alimentação na Infância e Adolescência

Alimentação na Infância e Adolescência Alimentação na Infância e Adolescência Nutricionista Ana Helena Spolador Ribeiro Graduada pelo Centro Universitário São Camilo Pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho Nutricionista

Leia mais

AVALIAÇÃO CURRICULAR PADRONIZADA 2019

AVALIAÇÃO CURRICULAR PADRONIZADA 2019 PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DA FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE HOSPITAL SOFIA FELDMAN AVALIAÇÃO CURRICULAR PADRONIZADA 2019 NEONATOLOGIA Pré-requisito em Enfermagem; Fisioterapia;

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Nutrição e Dietoterapia Código: SAU31 Professor: Thiago Paulo de Almeida Neto E-mail: thiago.neto@fasete.edu.br CH

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM

PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM PROGRAMAÇÃO 5º CBEE CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPECIALIDADES DE ENFERMAGEM TEMA CENTRAL: A ENFERMAGEM ENQUANTO ESSÊNCIA E PROPÓSITO. 06, 07 e 08.12.2019 Fortaleza Ceará Dia 06.12.2019 15H- CREDENCIAMENTO

Leia mais

Cronograma Pós-Graduação Enfermagem Obstétrica

Cronograma Pós-Graduação Enfermagem Obstétrica Cronograma Pós-Graduação 2010-2 Data Professor (a) Disciplina Carga Horária (h/a) 27/08/10 Apresentação do Curso 28/08/2010 Esp. Janice Hamud Assistência ao Pré-Natal de baixo risco (Revisão de embriologia

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

PROJETO CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL : UMA AÇÃO EXTENSIONISTA (2012) 1

PROJETO CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL : UMA AÇÃO EXTENSIONISTA (2012) 1 PROJETO CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-NATAL : UMA AÇÃO EXTENSIONISTA (2012) 1 ALMEIDA, Jéssica de Cassia Marques de 2 ; SILVEIRA, Nara Beatriz 3 ; MARQUES, Letícia Amico 3 ; MATTOS, Luísa dos Santos de

Leia mais

SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA

SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA SELEÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE PESQUISA Projeto: Comparação do NutriSUS com a suplementação medicamentosa em crianças na educação infantil: um ensaio clínico randomizado Coordenadora do projeto:

Leia mais

Do olhar Multidisciplinar às especificidades. 20 a 24. Outubro

Do olhar Multidisciplinar às especificidades. 20 a 24. Outubro Do olhar Multidisciplinar às especificidades 20 a 24 Outubro Patrocínio: Apoio: Eventos Paralelos e Programações Específicas dos Cursos 20 e 21 de outubro I Encontro de Ligas Acadêmicas da Saúde da Universidade

Leia mais