Solução RCR DESENVOLVER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Solução RCR DESENVOLVER"

Transcrição

1 Solução RCR DESENVOLVER Destinatários Micro e pequenas empresas Objectivo da solução A Solução RCR DESENVOLVER disponibiliza as ferramentas e o apoio necessários para as empresas que procuram soluções avançadas para a sua actividade, ao nível da gestão, da fiscalidade e financeiro. Fundamento da Solução RCR Desenvolver A Solução RCR DESENVOLVER assenta em serviços de consultoria. Os serviços de consultoria abrangem um leque alargado de ferramentas que estão disponíveis avulsamente. Serviços integrados na solução A Solução RCR DESENVOLVER é composta pela Consultoria de gestão, pela Consultoria Financeira e pela Consultoria Fiscal. Consultoria de gestão O serviço de consultoria de gestão da RCR abrange uma série de ferramentas de gestão que permite ir ao encontro de necessidades específicas, na gestão das empresas. Fundamento da Consultoria de gestão O serviço de Consultoria de gestão é um serviço mais avançado que se compõe por várias ferramentas de gestão que funcionam de forma avulsa. Serviços integrantes O serviço de Consultoria de gestão prestado pela RCR abrange as seguintes ferramentas de gestão: Projectos de financiamento bancário

2 Candidaturas a sistemas de incentivo Plano de negócios Estudos de viabilidade económico-financeira Contabilidade por centro de custos Controlo de gestão Negociação bancária Avaliação de empresas Recuperação de empresas Dissolução e liquidação de sociedades PROJECTOS DE FINANCIAMENTO BANCÁRIO A RCR elabora projectos de financiamento bancário, com o objectivo de permitir a demonstração da viabilidade económico-financeira do(s) investimento(s). A elaboração de um projecto de financiamento bancário culmina na elaboração de um estudo demonstrativo da viabilidade do(s) projecto(s) em causa que, terminada a sua elaboração, é entregue ao cliente. A elaboração de um projecto de financiamento bancário impõe uma componente presencial para disponibilização de informação necessária á elaboração do estudo, que obriga a reuniões entre a RCR e o cliente. O número e a periodicidade das reuniões são em função das necessidades, e/ou complexidade, que os projectos apresentem. Para que a RCR possa desenvolver o estudo e corresponder aos níveis de qualidade a que se compromete nos serviços que presta, é necessário que o cliente garanta a disponibilização da informação que lhe for requerida, e dentro dos tempos estabelecidos para o efeito.

3 A prestação deste serviço é formalizada em função de cada projecto elaborado. À elaboração de projectos de financiamento bancário, é possível adicionar qualquer serviço prestado pela RCR. CANDIDATURAS A SISTEMAS DE INCENTIVO A RCR elabora candidaturas a sistemas de incentivo no âmbito do QREN, MODCOM, IEFP (PEOE), etc., no sentido de obter financiamento que permita a concretização de objectivos. Sejam eles a criação de um novo negócio, como seja expandir ou, ainda, modernizar um negócio actual. Toda a documentação elaborada e gerada, no âmbito da candidatura, é posteriormente transmitida ao cliente. A elaboração de candidaturas a sistemas de incentivo impõe uma componente presencial para disponibilização de informação necessária à sua elaboração, que obriga a reuniões entre a RCR e o cliente. O número e a periodicidade das reuniões são em função das necessidades, e/ou complexidade, que as candidaturas apresentem. Todos os suportes de comunicação (telefone, carta, fax e ) poderão ser usados, na troca de informação, entre o cliente e a RCR.

4 Para que a RCR possa desenvolver a candidatura e corresponder aos níveis de qualidade a que se compromete nos serviços que presta, é necessário que o cliente garanta a disponibilização da informação que lhe for requerida, e dentro dos tempos estabelecidos para o efeito. A elaboração da candidatura é formalizada mediante um contrato de prestação de serviços entre a RCR e o cliente. À elaboração de candidaturas a sistemas de incentivo, é possível adicionar qualquer serviço prestado pela RCR. PLANO DE NEGÓCIOS A RCR elabora planos de negócio com o objectivo de fornecer uma estruturação, demonstração e defesa de uma nova ideia de negócio, ou para o crescimento ou expansão de um actual negócio. O plano de negócios elaborado contempla uma análise de mercado social e económica, mas também uma avaliação financeira sobre a situação futura da empresa, plano de incentivos, fontes de financiamento, plano de tesouraria e rentabilidade do projecto. Toda a documentação elaborada e gerada, no âmbito do plano de negócios, é posteriormente transmitida ao cliente.

5 A elaboração do plano de negócios impõe uma componente presencial para disponibilização de informação necessária à sua elaboração, que obriga a reuniões entre a RCR e o cliente. O número e periodicidade das reuniões são em função das necessidades, e/ou complexidade, que as candidaturas apresentem. Todos os suportes de comunicação (telefone, carta, fax e ) poderão ser usados na troca de informação entre o cliente e a RCR. Para que a RCR possa desenvolver o plano de negócios e corresponder aos níveis de qualidade a que se compromete nos serviços que presta, é necessário que o cliente garanta a disponibilização da informação que lhe for requerida, e dentro dos tempos estabelecidos para o efeito. A elaboração do plano de negócios é formalizada, mediante um contrato de prestação de serviços entre a RCR e o cliente. À elaboração do plano de negócios, é possível o cliente adicionar qualquer serviço prestado pela RCR. ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICO-FINANCEIRA A RCR elabora estudos de viabilidade económico-financeira, no sentido de transmitir um diagnóstico económico-financeiro do projecto a realizar, segundo diferentes perspectivas de análise.

6 Toda a documentação elaborada e gerada, no âmbito do estudo de viabilidade, é posteriormente transmitida ao cliente. A elaboração do estudo de viabilidade económico-financeira impõe uma componente presencial para disponibilização de informação necessária à sua elaboração, que obriga a reuniões entre a RCR e o cliente. O número e a periodicidade das reuniões são em função das necessidades, e/ou complexidade, que as candidaturas apresentem. Todos os suportes de comunicação (telefone, carta, fax e ) poderão ser usados na troca de informação entre o cliente e a RCR. Para que a RCR possa desenvolver o estudo de viabilidade económico-financeira e corresponder aos níveis de qualidade a que se compromete nos serviços que presta é necessário que o cliente garanta a disponibilização da informação que lhe for requerida, e dentro dos tempos estabelecidos para o efeito. A prestação deste serviço é formalizada em função de cada estudo de viabilidade económico-financeira elaborado. À elaboração do estudo de viabilidade económico-financeira, é possível adicionar qualquer serviço prestado pela RCR.

7 CONTABILIDADE POR CENTRO DE CUSTOS A RCR disponibiliza a contabilidade por centro de custos como extensão da contabilidade geral. Esta ferramenta permite analisar os resultados por diversos centros de custos, de forma individualizada, e respectiva rentabilidade. Permite determinar, por segmentos de negócio, produto, área geográfica, departamento, etc., os diferentes contributos para os resultados globais da empresa, que são de grande importância quando se pretende um nível de gestão mais rigoroso. Toda a documentação elaborada no âmbito do serviço prestado é posteriormente transmitida ao cliente. A RCR disponibiliza para os seus clientes todos os resultados documentais. Estes são disponibilizados online, no portal da RCR, através de uma área reservada e restrita, a cada cliente. Como forma de comunicação, e troca de informação, entre a RCR e os seus clientes, são usados os suportes de comunicação (telefone, carta, fax e ) mais convenientes a cada cliente. Sendo a contabilidade por centro de custos uma ferramenta que decorre do serviço de contabilidade, o desenvolvimento desta ferramenta obedece às mesmas condições que o serviço de contabilidade. Assim, para que o serviço possa ser concretizado é necessário que o cliente garanta a disponibilização mensal da sua documentação, devidamente organizada, até ao dia 15 do mês seguinte. O acesso ao serviço de contabilidade é formalizado, mediante um contrato de prestação de serviços válido, por um ano, e renovável por igual período.

8 A contabilidade por centro de custos só pode ser elaborada como parte integrante do serviço de contabilidade. A esta ferramenta é possível o cliente adicionar qualquer serviço prestado pela RCR. A prestação deste serviço pode ocorrer nas instalações da RCR ou nas instalações do cliente, em regime de outsourcing. Em regime de outsourcing, o serviço pode ser realizado nas instalações do cliente por colaboradores da RCR ou por supervisão da RCR, dos procedimentos realizados pelos colaboradores da empresa cliente. Em ambas as modalidades, o cliente não tem necessidade de adquirir o software de gestão, podendo usufruir do software de gestão disponibilizado pela RCR. CONTROLO DE GESTÃO A elaboração do controlo de gestão, com base na análise dos desvios apurados mensalmente, permite acompanhar e comparar, todos os meses, os resultados previstos, orçamentados, com os resultados obtidos, identifica as fontes de desvio e permite a tomada de decisões correctivas do negócio, de forma atempada, promovendo soluções em tempo oportuno, para o cumprimento dos objectivos e a melhoria dos resultados. Na elaboração do controlo de gestão a RCR gera e disponibiliza ao cliente, com periodicidade mensal, um conjunto de indicadores apurados e análises sob a forma de relatório. A RCR disponibiliza os resultados documentais, presencialmente na empresa do cliente ou nas instalações da RCR.

9 Como forma de comunicação, e troca de informação, entre a RCR e os seus clientes são usados os suportes de comunicação (telefone, carta, fax e ) mais convenientes a cada cliente. Para o desenvolvimento do controlo de gestão é necessária a participação do cliente na definição dos valores de orçamento. O acesso ao serviço de controlo de gestão é formalizado mediante um contrato de prestação de serviços, válido por um ano, e renovável por igual período. Ao serviço de controlo de gestão, é possível o cliente adicionar qualquer serviço prestado pela RCR. A prestação deste serviço decorre nas instalações da RCR e do próprio cliente. AVALIAÇÃO DE EMPRESAS A RCR presta o serviço de avaliação de empresas, no sentido de determinar o valor num dado momento, de uma empresa, participação social, ou grupo de empresas, indo ao encontro da necessidade dos clientes em avaliar o valor global de uma empresa, seja para a venda de participações na empresa, seja para a venda da própria empresa. O estudo elaborado, no âmbito do serviço prestado, é posteriormente transmitido ao cliente.

10 O serviço de avaliação de empresas impõe uma componente presencial para disponibilização de informação necessária à sua elaboração, que obriga a reuniões entre a RCR e o cliente. O número e periodicidade das reuniões são em função das necessidades, e/ou complexidade, que as candidaturas apresentem. Todos os suportes de comunicação (telefone, carta, fax e ) poderão ser usados na troca de informação entre o cliente e a RCR. Para que a RCR possa desenvolver o serviço de avaliação de empresas e corresponder aos níveis de qualidade a que se compromete, nos serviços que presta, é necessário que o cliente garanta a disponibilização da informação que lhe for requerida, e dentro dos tempos estabelecidos para o efeito. A prestação deste serviço é formalizada em função de cada serviço de avaliação elaborado. À prestação do serviço de avaliação de empresas, é possível o cliente adicionar qualquer serviço prestado pela RCR. NEGOCIAÇÃO BANCÁRIA : A RCR, graças às suas condições preferenciais junto da banca, presta o serviço de negociação bancária, no sentido de promover uma maior facilidade dos seus clientes na obtenção de financiamento.

11 Na prestação do serviço de negociação bancária, a RCR oferece aos seus clientes um acompanhamento de todo o processo de negociação. Toda a documentação elaborada e gerada, no âmbito do serviço de negociação bancária, é veiculada para o cliente. O serviço de negociação bancária é prestado essencialmente de forma presencial. No entanto, os suportes de comunicação (telefone, carta, fax e ) poderão ser usados na troca de informação entre o cliente e a RCR. Para a prestação do serviço de negociação bancária, não existe qualquer condição de participação do cliente, além da transmissão, por parte deste, da informação em causa para efeitos de intervenção. A prestação deste serviço é formalizada em função de cada serviço de negociação desenvolvido. À prestação do serviço de negociação bancária, é possível o cliente adicionar qualquer serviço prestado pela RCR. RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

12 O serviço de recuperação de empresas tem por objectivo analisar a situação da empresa, no sentido de identificar os elementos (banca, fornecedores, etc.) que permitam uma recuperação da empresa, e incidir, junto destes, no sentido de uma renegociação das dívidas em causa. A RCR põe este serviço à disposição aos clientes, acompanhando todo processo de negociação junto das instituições em causa. O estudo elaborado no âmbito do serviço prestado é posteriormente transmitido ao cliente. O serviço de recuperação de empresas impõe uma componente presencial para disponibilização de informação necessária à sua elaboração, que obriga a reuniões entre a RCR e o cliente. O número e a periodicidade das reuniões são em função das necessidades, e/ou complexidade, que as candidaturas apresentem. Todos os suportes de comunicação (telefone, carta, fax e ) poderão ser usados na troca de informação entre o cliente e a RCR. Para que a RCR possa desenvolver o serviço de recuperação de empresas e corresponder aos níveis de qualidade a que se compromete nos serviços que presta, é necessário que o cliente garanta a disponibilização da informação que lhe for requerida, e dentro dos tempos estabelecidos para o efeito. A prestação deste serviço é formalizada em função de cada serviço de recuperação desenvolvido. À prestação do serviço de recuperação de empresas, é possível o cliente adicionar qualquer serviço prestado pela RCR.

13 DISSOLUÇÃO E LIQUIDAÇÃO EMPRESAS A RCR presta o serviço de dissolução e liquidação com o objectivo de dar resolução à opção do cliente de cessar a actividade da sua empresa. O estudo elaborado, no âmbito do serviço prestado, é posteriormente transmitido ao cliente. O serviço de dissolução e liquidação de empresas impõe uma componente presencial para disponibilização de informação necessária à sua elaboração, o que obriga a reuniões entre a RCR e o cliente. O número e a periodicidade das reuniões são em função das necessidades, e/ou complexidade, que as candidaturas apresentem. Todos os suportes de comunicação (telefone, carta, fax e ) poderão ser usados na troca de informação entre o cliente e a RCR. Para que a RCR possa desenvolver o serviço de dissolução e liquidação de empresas e corresponder aos níveis de qualidade a que se compromete nos serviços que presta, é necessário que o cliente garanta a disponibilização da informação que lhe for requerida, e dentro dos tempos estabelecidos para o efeito. A prestação deste serviço é formalizada em função de cada serviço de dissolução e liquidação desenvolvido.

14 À prestação do serviço de dissolução e liquidação de empresas, é possível o cliente adicionar qualquer serviço prestado pela RCR. Consultoria financeira O serviço de consultoria financeira é concretizado no sentido de procurar a modalidade de financiamento mais adequada para o cliente. O serviço inicia-se com uma análise da origem da necessidade, seguida de uma simulação das operações de financiamento. A RCR presta apoio na escolha da melhor solução de financiamento, na negociação com as instituições financeiras e no acompanhamento processual necessário, até à disponibilização do financiamento. Fundamento da consultoria financeira O serviço de consultoria financeira é um serviço que permite o acesso a um leque alargado de opções de financiamento, abrangendo o Leasing imobiliário, Leasing mobiliário, Factoring, fomento à construção, Crédito imobiliário (crédito à habitação), Crédito espaço comercial, Crédito automóvel e Crédito à tesouraria. Toda a documentação elaborada e gerada, no âmbito da consultoria financeira, é veiculada para o cliente. O serviço de consultoria financeira é, essencialmente, prestado de forma presencial. No entanto, os suportes de comunicação (telefone, carta, fax e ) poderão ser usados na troca de informação entre o cliente e a RCR.

15 Enquanto produto do serviço prestado, resultarão, para o cliente, todos os documentos elaborados para o efeito. Para a prestação do serviço de consultoria financeira, não existe qualquer condição de participação do cliente, além da transmissão, por parte deste, da informação necessária para o efeito. A elaboração do projecto de financiamento é formalizada mediante um contrato de prestação de serviços entre a RCR e o cliente. A prestação deste serviço é formalizada em função de cada projecto elaborado. À prestação do serviço de consultoria financeira, é possível o cliente adicionar qualquer serviço prestado pela RCR. Consultoria fiscal A RCR desenvolve o serviço de consultoria fiscal, traduzindo-se num serviço completo de fiscalidade com o planeamento e supervisão fiscal das empresas. O planeamento fiscal pretende promover, nas empresas, uma optimização das opções legais para a eliminação das ineficiências fiscais, a redução da carga fiscal, no âmbito da legislação fiscal, o estudo e o aconselhamento de estratégias fiscais para investimentos e o estudo e aconselhamento com o objectivo de adoptar práticas, tendo em vista uma optimização fiscal.

16 A supervisão fiscal permite a revisão dos procedimentos adoptados pela empresa com a finalidade do cumprimento das suas obrigações fiscais e o correcto apuramento dos impostos. Fundamento da consultoria fiscal O serviço de consultoria fiscal é um serviço que permite uma resposta completa em todo o domínio fiscal. Toda a documentação elaborada e gerada, no âmbito da consultoria fiscal, é veiculada para o cliente. O serviço de consultoria fiscal é prestado essencialmente de forma presencial. No entanto os suportes de comunicação (telefone, carta, fax e ) poderão ser usados na troca de informação entre o cliente e a RCR. Para a prestação do serviço de consultoria fiscal, não existe qualquer condição de participação do cliente, além da transmissão, por parte deste, da informação em causa para efeitos de intervenção. Nos casos específicos de pedido de pareceres, a informação transmitida deverá ter um suporte documental (formato escrito). A prestação do serviço de consultoria fiscal pode funcionar para o cliente sob a forma de avença mensal, mediante um contrato de prestação de serviços válido por um ano, e renovável por igual período. Por outro lado, a prestação deste serviço pode funcionar em função de cada solicitação de parecer técnico. À prestação do serviço de consultoria fiscal, é possível o cliente adicionar qualquer serviço prestado pela RCR.

17

A Solução RCR GERIR disponibiliza os serviços e o apoio essencial para introduzir mais tranquilidade e segurança na gestão das empresas.

A Solução RCR GERIR disponibiliza os serviços e o apoio essencial para introduzir mais tranquilidade e segurança na gestão das empresas. Solução RCR GERIR Destinatários Micro e pequenas empresas Objectivo da solução A Solução RCR GERIR disponibiliza os serviços e o apoio essencial para introduzir mais tranquilidade e segurança na gestão

Leia mais

MEDI T FINANCE CONTABILIDADE CONSULTORIA

MEDI T FINANCE CONTABILIDADE CONSULTORIA AMedi T Finance é a mais recente aposta do Grupo Medi T. É uma organização multidisciplinar que presta serviços profissionais nasáreas da Assessoria Financeira, Contabilidade, Auditoria e Consultoria.

Leia mais

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO

PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO CVGARANTE SOCIEDADE DE GARANTIA MÚTUA PROMOTORES: PARCEIROS/CONSULTORES: FUNCIONAMENTO RESUMO 14 de Outubro de 2010 O que é a Garantia Mútua? É um sistema privado e de cariz mutualista de apoio às empresas,

Leia mais

O seu parceiro de negócios. APRESENTAÇÃO AGEMPER LISBOA XX de junho de 2013 1

O seu parceiro de negócios. APRESENTAÇÃO AGEMPER LISBOA XX de junho de 2013 1 O seu parceiro de negócios APRESENTAÇÃO AGEMPER LISBOA XX de junho de 2013 1 Serviços prestados A AGEMPER iniciou a sua actividade há mais de 50 anos e actualmente presta serviços em diversas áreas Contabilidade

Leia mais

A PMConsultores, é uma trusted advisor, empenhada em ser um agente de valor acrescentado e elemento diferenciador para a competitividade das PMEs.

A PMConsultores, é uma trusted advisor, empenhada em ser um agente de valor acrescentado e elemento diferenciador para a competitividade das PMEs. Parcerias com valor A PMConsultores, é uma trusted advisor, empenhada em ser um agente de valor acrescentado e elemento diferenciador para a competitividade das PMEs. A nossa equipa de consultores é especialista,

Leia mais

apresentação corporativa

apresentação corporativa apresentação corporativa 2 Índice 1. Apresentação da BBS a) A empresa b) Evolução c) Valores d) Missão e Visão 2. Áreas de Negócio a) Estrutura de Serviços b) Accounting/Tax/Reporting c) Management & Consulting

Leia mais

Apresentação da empresa

Apresentação da empresa Apresentação da empresa A nossa Missão Ajudar as empresas a enfrentar os desafios do presente e do futuro e a encontrar ou retomar os caminhos do sucesso Sabemos que cada problema tem solução e que cada

Leia mais

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com

Moçambique. Agenda EVENTOS 2013 NEW!! INSCREVA-SE EM. Também in Company. inscrip@iirportugal.com. VISITE www.iirportugal.com Moçambique Agenda EVENTOS 2013 NEW!! Também in Company INSCREVA-SE EM inscrip@iirportugal.com VISITE www.iirportugal.com INOVAÇÃO Estimado cliente, Temos o prazer de lhe apresentar em exclusiva o novo

Leia mais

Bashen Agro Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária

Bashen Agro Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária Abril de 2008 Bashen Agro Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária 1 Bashen Agro Um projecto Consultoria e sistemas de gestão AgroPecuária Parceria FZ AGROGESTÃO Consultoria em Meio Rural, Lda Av.

Leia mais

Santander Totta. Santander Totta. Especializado no Negócio de PME

Santander Totta. Santander Totta. Especializado no Negócio de PME Santander Totta Santander Totta Especializado no Negócio de PME O Banco Santander Totta está integrado num dos maiores Grupos Financeiros a nível Mundial. Distingue-se pela sua capacidade de oferecer as

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TRANSPORTES

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TRANSPORTES PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO(A) DE AGÊNCIAS DE VIAGENS E TRANSPORTES PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Agências de Viagens e Transportes Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/6 ÁREA DE ACTIVIDADE

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade:

. evolução do conceito. Inspecção 3. Controlo da qualidade 4. Controlo da Qualidade Aula 05. Gestão da qualidade: Evolução do conceito 2 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da :. evolução do conceito. gestão pela total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9000:2000 gestão pela total garantia da controlo

Leia mais

Catala Consulting, Lda. Apresentação da empresa

Catala Consulting, Lda. Apresentação da empresa Catala Consulting, Lda. Apresentação da empresa A nossa Missão Ajudar as empresas a enfrentar os desafios do presente e do futuro e a encontrar ou retomar os caminhos do sucesso Sabemos que cada problema

Leia mais

Empreendedorismo e Organização da Empresa. Público-Alvo

Empreendedorismo e Organização da Empresa. Público-Alvo Empreendedorismo e Organização da Empresa Público-Alvo Formandos que pretendam adquirir um conjunto de conhecimentos e competências na área empresarial, que lhes permita alargar a sua compreensão e posterior

Leia mais

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Sines

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Sines Programa FINICIA Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Sines Anexo I ao protocolo financeiro e de cooperação Normas e Condições de Acesso Artigo 1º. (Objectivo) Pretende-se colocar

Leia mais

Processo do Serviços de Manutenção de Sistemas de Informação

Processo do Serviços de Manutenção de Sistemas de Informação Processo do Serviços de Manutenção de Sistemas de Informação 070112=SINFIC HM Processo Manutencao MSI.doc, Página 1 Ex.mo(s) Senhor(es): A SINFIC agradece a possibilidade de poder apresentar uma proposta

Leia mais

1. IDT Consulting. 2. Gestão da Inovação: importância e ferramentas. 3. Promoção da Criatividade e Gestão de Ideias

1. IDT Consulting. 2. Gestão da Inovação: importância e ferramentas. 3. Promoção da Criatividade e Gestão de Ideias GESTÃO DA INOVAÇÃO AGENDA 1. IDT Consulting 2. Gestão da Inovação: importância e ferramentas 3. Promoção da Criatividade e Gestão de Ideias 4. Diagnósticos Estratégicos de Inovação 5. Implementação de

Leia mais

Controlo da Qualidade Aula 05

Controlo da Qualidade Aula 05 Controlo da Qualidade Aula 05 Gestão da qualidade:. evolução do conceito. gestão pela qualidade total (tqm). introdução às normas iso 9000. norma iso 9001:2000 Evolução do conceito 2 gestão pela qualidade

Leia mais

Balanço das Medidas do Domínio de Valorização do Capital Humano e Gestão de Apoio à Segurança Social

Balanço das Medidas do Domínio de Valorização do Capital Humano e Gestão de Apoio à Segurança Social Balanço das do Domínio de Valorização do Capital Humano e Gestão de Apoio à Segurança Social Dr. Hugo Brás ENAD. 31 de Agosto de 2015 AGENDA Academia INSS Transferência de Conhecimento Apoio Operacional

Leia mais

Soluções com valor estratégico

Soluções com valor estratégico Soluções com valor estratégico Contexto O ambiente económico e empresarial transformou-se profundamente nas últimas décadas. A adesão de Portugal à U.E., a adopção do euro e o mais recente alargamento

Leia mais

Consultoria em COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS. Rumo à COMPETITIVIDADE das Empresas!

Consultoria em COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS. Rumo à COMPETITIVIDADE das Empresas! Consultoria em COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS Rumo à COMPETITIVIDADE das Empresas! QUEM SOMOS A EZ Trade Center apoia as empresas na OTIMIZAÇÃO DE COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS operacionais, permitindo gerar

Leia mais

1. As Infraestruturas

1. As Infraestruturas O CAME Centro de Acolhimento às Micro e PME, pretende dar resposta a um conjunto de necessidades identificadas na Região Alentejo: Fomentar o empreendedorismo na região; Fixar quadros na região nomeadamente

Leia mais

Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação

Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação Gestão Bancária Gestão e Sistemas de Informação O Instituto Superior de Gestão Bancária (ISGB) é um estabelecimento de ensino superior dirigido preferencialmente às necessidades de todo o Setor Financeiro.

Leia mais

Banca, Seguros e Mercados Financeiros

Banca, Seguros e Mercados Financeiros Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama Sines Tecnopolo Pós-Graduação Banca, Seguros e Mercados Financeiros Edital 2ª Edição 2011 1 Enquadramento A Escola Superior

Leia mais

Marketing Estratégico

Marketing Estratégico Marketing Estratégico Neste curso serão abordadas as melhores práticas para a elaboração de uma estratégia de Marketing. Porquê fazer este curso? Numa abordagem centrada no cliente, propõe-se um curso

Leia mais

- Reforma do Tesouro Público

- Reforma do Tesouro Público - Reforma do Tesouro Público Em Novembro de 1997 foram definidas as opções estratégicas do Ministério das Finanças para a adopção da moeda Única ao nível da Administração Financeira do Estado. Estas opções,

Leia mais

Conceitos. SERVIÇOS CENTRAIS Av. da Liberdade 194, 1269-051 Lisboa Tel.: 21 317 92 00 Fax: 21 317 92 16/7. Página 1

Conceitos. SERVIÇOS CENTRAIS Av. da Liberdade 194, 1269-051 Lisboa Tel.: 21 317 92 00 Fax: 21 317 92 16/7. Página 1 Conceitos Página 1 Ficha1. Plano de Actividades O que é o Plano de Actividades? O Plano de Actividades integra o processo de planeamento e constitui uma peça fundamental, a partir da qual, se define para

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE SEGURANÇA E HIGIENE DO TRABALHO PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a de Segurança e Higiene no Trabalho Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/7 ÁREA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO

HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO HISTÓRICO DE REVISÕES REVISÃO DATA SÍNTESE DA REVISÃO ELABORAÇÃO ASSINATURA APROVAÇÃO ASSINATURA ÍNDICE CAPÍTULO 1. POLÍTICA E ESTRATÉGIA/ÂMBITO... 3 1.1 POLÍTICA E ESTRATÉGIA DA ENTIDADE... 3 1.2 OBJECTIVO

Leia mais

Consultoria Estratégica

Consultoria Estratégica Quem somos e o que fazemos A Select Advisor é uma empresa de Consultoria Estratégica Ajudamos à criação de valor, desde a intenção de investimento e angariação de parcerias até ao apoio de candidaturas

Leia mais

DIRECTOR(A) DE RESTAURAÇÃO

DIRECTOR(A) DE RESTAURAÇÃO PERFIL PROFISSIONAL DIRECTOR(A) DE RESTAURAÇÃO ÁREA DE ACTIVIDADE - HOTELARIA, RESTAURAÇÃO E TURISMO OBJECTIVO GLOBAL - Planear, dirigir e controlar as actividades de produção e de serviço de alimentos

Leia mais

Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social

Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social Programa de Apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social Enquadramento Com base numa visão estratégica de desenvolvimento social que valorize a rentabilização dos recursos técnicos e financeiros

Leia mais

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORAMENTO FISCAL, CONTABIL E DEPARTAMENTO PESSOAL.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORAMENTO FISCAL, CONTABIL E DEPARTAMENTO PESSOAL. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ASSESSORAMENTO FISCAL, CONTABIL E DEPARTAMENTO PESSOAL. OBJETIVO DOS TRABALHOS a) Revisão e diagnóstico sobre os procedimentos legais aplicáveis as operações financeiras e fiscais

Leia mais

AVISO N.º 15/2011 de 19 de Dezembro

AVISO N.º 15/2011 de 19 de Dezembro AVISO N.º 15/2011 de 19 de Dezembro Havendo a necessidade de se estabelecer os termos e condições que devem obedecer a celebração dos contratos de factoring, de harmonia com o regulamentado no Decreto

Leia mais

Consultoria de Gestão. Projectos de Investimento. Formação Profissional

Consultoria de Gestão. Projectos de Investimento. Formação Profissional Consultoria de Gestão Projectos de Investimento Formação Profissional - 2009 - Candidaturas de 22 de Janeiro a 11 de Março O Objectivo Modernizar e revitalizar a actividade comercial, em especial, em centros

Leia mais

INSTALAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORES. Prémio à Primeira Instalação

INSTALAÇÃO DE JOVENS AGRICULTORES. Prémio à Primeira Instalação Prémio à Primeira Instalação Destina-se a apoiar a primeira instalação do jovem agricultor através da atribuição de um prémio Objectivos. Renovar e rejuvenescer o sector agrícola. Promover a instalação

Leia mais

SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES FORMADORAS ASPECTOS PRINCIPAIS DA MUDANÇA

SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES FORMADORAS ASPECTOS PRINCIPAIS DA MUDANÇA SISTEMA DE CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES FORMADORAS ASPECTOS PRINCIPAIS DA MUDANÇA O Sistema de Certificação de Entidades Formadoras, consagrado na Resolução do Conselho de Ministros nº 173/2007, que aprova

Leia mais

Manual da Garantia Mútua

Manual da Garantia Mútua Março de 2007 Manual da Garantia Mútua O que é a Garantia Mútua? É um sistema privado e de cariz mutualista de apoio às pequenas, médias e micro empresas (PME), que se traduz fundamentalmente na prestação

Leia mais

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Serpa

Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Serpa Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Concelho de Serpa Anexo I ao protocolo financeiro e de cooperação Normas e Condições de Acesso Artigo 1º. (Objectivo) Pretende-se colocar à disposição das

Leia mais

SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIDADE

SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIDADE V EUROSAI/OLACEFS CONFERENCE SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIDADE CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES A V Conferência EUROSAI/OLACEFS reuniu, em Lisboa, nos dias 10 e 11 de Maio de

Leia mais

Biblioteca Virtual. BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007

Biblioteca Virtual. BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007 Biblioteca Virtual BIBLIOTECA VIRTUAL DA UNIVERSIDADE DO PORTO (BVUP) Plano de Actividades 2007 A. Introdução A Biblioteca Virtual da Universidade do Porto (BVUP) continuará no ano de 2007 com a sua missão

Leia mais

O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo

O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo João Carvalho das Neves Professor catedrático, Finanças e Controlo, ISEG Professor convidado, Accounting & Control, HEC Paris Email: Página Web:

Leia mais

A QUEM PODE DAR ORDENS PARA INVESTIMENTO COMO E ONDE SÃO EXECUTADAS

A QUEM PODE DAR ORDENS PARA INVESTIMENTO COMO E ONDE SÃO EXECUTADAS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS COMISSÃO DO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS A QUEM PODE DAR ORDENS PARA INVESTIMENTO COMO E ONDE SÃO EXECUTADAS NOVEMBRO DE 2007 CMVM A 1 de Novembro de 2007 o

Leia mais

Estratégia de Vendas. Maior prazo, Flexibilidade e Fluxo de Caixa Adequado

Estratégia de Vendas. Maior prazo, Flexibilidade e Fluxo de Caixa Adequado Estratégia de Vendas Maior prazo, Flexibilidade e Fluxo de Caixa Adequado COMO OFERTAR PRAZO? Poucos são os clientes que no início da cotação já solicitam prazo para as nossas revendas, mas em muitas das

Leia mais

A ÁREA DE PRÁTICA DE COMERCIAL E SOCIETÁRIO

A ÁREA DE PRÁTICA DE COMERCIAL E SOCIETÁRIO A ÁREA DE PRÁTICA DE COMERCIAL E SOCIETÁRIO ABBC A ABBC é uma sociedade de advogados full service com origem em Lisboa, em 1982. Actualmente, conta com uma equipa de 56 advogados. Os advogados da Sociedade

Leia mais

Linha de apoio à reestruturação de dívida bancária das empresas dos Açores- Condições e Procedimentos

Linha de apoio à reestruturação de dívida bancária das empresas dos Açores- Condições e Procedimentos Linha de apoio à reestruturação de dívida bancária das empresas dos Açores- Condições e Procedimentos 1. Beneficiários Empresas com sede na Região Autónoma dos Açores que não tenham como actividade principal

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Alteração ao Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior Num momento em que termina o ciclo preliminar de avaliação aos ciclos de estudo em funcionamento por parte da Agência de Avaliação e Acreditação

Leia mais

PHC Factoring CS. A gestão dos contratos de Factoring

PHC Factoring CS. A gestão dos contratos de Factoring PHC Factoring CS A gestão dos contratos de Factoring A solução para a gestão integrada dos vários Contratos de Factoring, as respectivas cessões, adiantamentos e recibos, bem como o controlo dos custos

Leia mais

CURSO GESTÃO DA MOBILIDADE E DESLOCAÇÕES

CURSO GESTÃO DA MOBILIDADE E DESLOCAÇÕES CURSO GESTÃO DA MOBILIDADE E DESLOCAÇÕES NAS EMPRESAS PLANEAR PARA A REDUÇÃO DE CUSTOS E OPTIMIZAÇÃO DE SOLUÇÕES 19 e 20 Fevereiro 2013 Auditório dos CTT- Correios de Portugal Lisboa Horário Laboral: 09h30

Leia mais

Câma m r a as a Mu M n u icipais

Câma m r a as a Mu M n u icipais Câmaras Municipais O que é o FAME? O FAME é um instrumento financeiro inovador, que consiste num fundo de apoio disponibilizado a empresários e empreendedores, com o objectivo de promover o investimento

Leia mais

Apresentação de Solução

Apresentação de Solução Apresentação de Solução Solução: Gestão de Altas Hospitalares Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros,

Leia mais

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Quem somos Bem vindo à Nord. Formada por profissionais oriundos do mercado financeiro, com formações multidisciplinares e

Leia mais

Gestão Documental e Arquivo do INSS

Gestão Documental e Arquivo do INSS Gestão Documental e Arquivo do INSS Dr. Isaac Chipalanga Chefe do Departamento de Contabilidade e Administração do Instituto Nacional de Segurança Social Workshop Protecção Social Obrigatória: Níveis de

Leia mais

Oferta de Produtos e Serviços da Caixa de Crédito Agrícola dos Açores

Oferta de Produtos e Serviços da Caixa de Crédito Agrícola dos Açores Oferta de Produtos e Serviços da Caixa de Crédito Agrícola dos Açores Particulares Residentes Empresários Empresas Sector Agrícola e Agro-industrial Outros sectores Produtos de Poupança Produtos de Investimento

Leia mais

Marketing de Feiras e Eventos: Promoção para Visitantes, Expositores e Patrocinadores

Marketing de Feiras e Eventos: Promoção para Visitantes, Expositores e Patrocinadores Gestão e Organização de Conferências e Reuniões Organização de conferências e reuniões, nos mais variados formatos, tais como reuniões educativas, encontros de negócios, convenções, recepções, eventos

Leia mais

Apresentação ao mercado do processo de adopção plena das IAS/IFRS

Apresentação ao mercado do processo de adopção plena das IAS/IFRS Apresentação ao mercado do processo de adopção plena das IAS/IFRS DEPARTAMENTO DE SUPERVISÃO PRUDENCIAL DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 10 de Março de 2014 001 Índice Enquadramento 2 Evolução do normativo

Leia mais

1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira

1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira ANÁLISE DE FLUXOS A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA ESTGV-IPV Mestrado em Finanças Empresariais 1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira A análise baseada nos fluxos visa ultrapassar algumas das limitações

Leia mais

Fiscalidade no Sector da Construção

Fiscalidade no Sector da Construção Fiscalidade no Sector da Construção Conferência AICCOPN Os Fundos de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional Lisboa, 26 de Março de 2009 Paulo Alexandre de Sousa Director de Financiamento

Leia mais

Finance. Estudos de Remuneração 2012

Finance. Estudos de Remuneração 2012 Estudos de 2012 Estudos de Finance 2012 2 Nota preliminar pág. 3 Finance Auditor Interno Controller Financeiro Contabilista Accounts Payable Accounts Receivable Técnico de Controlo de Crédito e Cobranças

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO A Um Investimentos S/A CTVM, conforme definição da Resolução nº 3.721/09, demonstra através deste relatório a sua estrutura do gerenciamento de risco de crédito.

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA

EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidatura no Domínio da Assistência Técnica aos Organismos Intermédios Eixo Prioritário VI - Assistência Técnica Convite para

Leia mais

Contabilidade é entendida como um sistema de recolha, classificação, interpretação e exposição de dados económicos.

Contabilidade é entendida como um sistema de recolha, classificação, interpretação e exposição de dados económicos. Contabilidade Contabilidade Contabilidade é entendida como um sistema de recolha, classificação, interpretação e exposição de dados económicos. É uma ciência de natureza económica, cujo objecto é a realidade

Leia mais

SMARTCALL. Apresentação

SMARTCALL. Apresentação SOBRE A SMARTCALL SMARTCALL Apresentação A SmartCall desenvolve serviços inovadores direccionados para a dinamização do relacionamento das empresas com os seus clientes e a criação de novas oportunidades

Leia mais

Regulamento Interno StartUp Lisboa Comércio

Regulamento Interno StartUp Lisboa Comércio Regulamento Interno StartUp Lisboa Comércio Lisboa, Junho de 2014 Artigo 1º Âmbito A Incubadora StartUp Lisboa Comércio resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, o Montepio Geral, o IAPMEI

Leia mais

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013

Política de Responsabilidade Corporativa. Março 2013 Política de Responsabilidade Corporativa Março 2013 Ao serviço do cliente Dedicamos os nossos esforços a conhecer e satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Queremos ter a capacidade de dar uma

Leia mais

APRESENTAÇÃO ACCENDO

APRESENTAÇÃO ACCENDO APRESENTAÇÃO ACCENDO "A Accendo é uma empresa que funciona com uma rede de parceiros e associados, vocacionada para o desempenho de todas as actividades ligadas à formação profissional essencialmente a

Leia mais

Tecnologia Web Focada em Negócios

Tecnologia Web Focada em Negócios Tecnologia Web Focada em Negócios Palestra: Otimização e Transparência no processo de compras. Marcos Carrara Outplan Empresa Catarinense com 13 anos de mercado. Produtos: Futebolcard Moke OutBuyCenter

Leia mais

MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS EMPRESAS

MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS EMPRESAS MODERNIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DAS EMPRESAS Destina-se a apoiar. nas explorações agrícolas para a produção primária de produtos agrícolas - Componente 1. na transformação e/ou comercialização de produtos agrícolas

Leia mais

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1.1. Diretoria Executiva (DEX) À Diretora Executiva, além de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar as atividades da Fundação, bem como cumprir e fazer cumprir

Leia mais

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO

NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NP EN ISO 9001:2000 LISTA DE COMPROVAÇÃO NIP: Nº DO RELATÓRIO: DENOMINAÇÃO DA EMPRESA: EQUIPA AUDITORA (EA): DATA DA VISITA PRÉVIA: DATA DA AUDITORIA: AUDITORIA DE: CONCESSÃO SEGUIMENTO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas

Apresentação da Solução. Divisão Área Saúde. Solução: Gestão de Camas Apresentação da Solução Solução: Gestão de Camas Unidade de negócio da C3im: a) Consultoria e desenvolvimento de de Projectos b) Unidade de Desenvolvimento Área da Saúde Rua dos Arneiros, 82-A, 1500-060

Leia mais

EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidatura no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Gestão

EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Convite Público à Apresentação de Candidatura no Domínio da Assistência Técnica aos Órgãos de Gestão EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidatura no EIXO PRIORITÁRIO VI ASSISTÊNCIA TÉCNICA Convite Público à Apresentação de Candidatura no Domínio da Assistência

Leia mais

O CUSTO EFETIVO DOS TICKETS E CARTÕES NOS SUPERMERCADOS

O CUSTO EFETIVO DOS TICKETS E CARTÕES NOS SUPERMERCADOS O CUSTO EFETIVO DOS TICKETS E CARTÕES NOS SUPERMERCADOS O desenvolvimento crescente da utilização de meios de pagamento alternativos nas operações dos supermercados coloca mais uma vez em evidência a necessidade

Leia mais

BANCO DE INOVAÇÃO SOCIAL - BIS NORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO

BANCO DE INOVAÇÃO SOCIAL - BIS NORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO BANCO DE INOVAÇÃO SOCIAL - BIS NORMAS DE PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO 1 Artigo 1 º (PROGRAMA DE APOIO AO EMPREENDEDORISMO) O BIS promove um Programa de Apoio ao Empreendedorismo

Leia mais

5º Workshop da Plataforma do Empreendedor

5º Workshop da Plataforma do Empreendedor 5º Workshop da Plataforma do Empreendedor Lisboa, AIP-CE 27 de Maio de 2010 EMPREENDEDORISMO Da ideia à actividade. O Montepio apoia a criação de negócios independentemente da sua dimensão e está disponível

Leia mais

PHC dteamcontrol Interno

PHC dteamcontrol Interno O módulo PHC dteamcontrol Interno permite acompanhar a gestão de todos os projectos abertos em que um utilizador se encontra envolvido. PHC dteamcontrol Interno A solução via Internet que permite acompanhar

Leia mais

Parte I: As modalidades de aplicação e de acompanhamento do Código voluntário;

Parte I: As modalidades de aplicação e de acompanhamento do Código voluntário; ACORDO EUROPEU SOBRE UM CÓDIGO DE CONDUTA VOLUNTÁRIO SOBRE AS INFORMAÇÕES A PRESTAR ANTES DA CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS DE EMPRÉSTIMO À HABITAÇÃO ( ACORDO ) O presente Acordo foi negociado e adoptado pelas

Leia mais

CURSO DE GESTÃO DE VENDAS (15 horas)

CURSO DE GESTÃO DE VENDAS (15 horas) CURSO DE GESTÃO DE VENDAS Inedem- Apotec Outono 2007 25 e 26 de Setembro 9h00 às 18h30 Dirigido a gestores da área financeira com necessidade de ferramentas informáticas de elevada eficácia na avaliação

Leia mais

Garval - Sociedade de Garantia Mútua, S.A. 1 / 5

Garval - Sociedade de Garantia Mútua, S.A. 1 / 5 O preenchimento integral deste formulário, bem como o envio dos elementos solicitados, permite reduzir substancialmente o tempo de análise e pedidos adicionais de informações/elementos. A - IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos

Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais. Procedimentos Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais EQUASS Assurance Procedimentos 2008 - European Quality in Social Services (EQUASS) Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

Lei nº 8/90 de 20 de Fevereiro. Bases da contabilidade pública

Lei nº 8/90 de 20 de Fevereiro. Bases da contabilidade pública Lei nº 8/90 de 20 de Fevereiro Bases da contabilidade pública A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164.º, alínea d), e 169.º, n.º 3, da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objecto

Leia mais

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS PT Preâmbulo Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva A avaliação inclusiva é uma abordagem à avaliação em ambientes inclusivos em que as políticas e

Leia mais

PROPOSTA CONJUNTA IEFP- CASES PROGRAMA NACIONAL DE MICROCRÉDITO

PROPOSTA CONJUNTA IEFP- CASES PROGRAMA NACIONAL DE MICROCRÉDITO PROPOSTA CONJUNTA IEFP- CASES PROGRAMA NACIONAL DE MICROCRÉDITO CONSIDERANDO: A Portaria n^ 985/2009, de 4 de Setembro, criou o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE),

Leia mais

CONCEPCIONISTAS MISSIONÁRIAS DO ENSINO SETOR: ADMINISTRATIVO MANUAL DE PROCESSOS

CONCEPCIONISTAS MISSIONÁRIAS DO ENSINO SETOR: ADMINISTRATIVO MANUAL DE PROCESSOS CONCEPCIONISTAS MISSIONÁRIAS DO ENSINO SETOR: ADMINISTRATIVO MANUAL DE PROCESSOS SETOR: Nº DOC.: FOLHA:02/16 MATRIZ DE PROCESSOS E ATIVIDADES Missão: Organizar e controlar o sistema contábil/financeiro

Leia mais

Enquadramento 02. Justificação 02. Metodologia de implementação 02. Destinatários 02. Sessões formativas 03

Enquadramento 02. Justificação 02. Metodologia de implementação 02. Destinatários 02. Sessões formativas 03 criação de empresas em espaço rural guia metodológico para criação e apropriação 0 Enquadramento 02 Justificação 02 de implementação 02 Destinatários 02 Sessões formativas 03 Módulos 03 1 e instrumentos

Leia mais

Ninho de Empresas de Mortágua

Ninho de Empresas de Mortágua mortágua ninho de empresas Ninho de Empresas de Mortágua REGULAMENTO Preâmbulo Inserindo-se numa estratégia de Desenvolvimento do Concelho de Mortágua que dá prioridade ao Crescimento Económico e ao Empreendedorismo,

Leia mais

Rede NUCASE Apresentação

Rede NUCASE Apresentação Rede NUCASE Apresentação CONHECEMOS MÚLTIPLAS REALIDADES E DIMENSÕES DE EMPRESAS E EMPRESÁRIOS 1.500 CLIENTES 60 TÉCNICOS OFICIAIS DE CONTAS QUEREMOS AJUDAR A AUMENTAR A MARGEM DO NEGÓCIO DOS TÉCNICOS

Leia mais

Recursos Próprios. Amigos e Familiares

Recursos Próprios. Amigos e Familiares Recursos Próprios Chamado de booststrapping, geralmente é a primeira fonte de capital utilizada pelos empreendedores. São recursos sem custos financeiros. O empreendedor tem total autonomia na tomada de

Leia mais

Consultoria de Gestão Sistemas Integrados de Gestão Contabilidade e Fiscalidade Recursos Humanos Marketing e Comunicação Consultoria Financeira JOPAC SOLUÇÕES GLOBAIS de GESTÃO jopac.pt «A mudança é a

Leia mais

ESTÁGIOS EMPREGO IEFP,I.P. FORMULÁRIO DE CANDIDATURA MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL - 1 - 1. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE

ESTÁGIOS EMPREGO IEFP,I.P. FORMULÁRIO DE CANDIDATURA MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL - 1 - 1. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE IEFP,I.P. MINISTÉRIO DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ESTÁGIOS EMPREGO 1. IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE 1.1 NIPC / NIF: 510847226 1.2 NISS: 25108472262 1.3 Denominação

Leia mais