Óleo de Cártamo. Prevenção da obesidade através da modulação da expressão de genes ligados ao metabolismo energético.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Óleo de Cártamo. Prevenção da obesidade através da modulação da expressão de genes ligados ao metabolismo energético."

Transcrição

1 Atualização Mensal em Nutracêuticos Disponibilizado por: Óleo de Cártamo Prevenção da obesidade através da modulação da epressão de genes ligados ao metabolismo energético. Acta Biochim Biophys Sin,

2 Óleo de Cártamo Prevenção da obesidade através da modulação da epressão de genes ligados ao metabolismo energético Introdução Diversas teorias sobre a influência da carga genética na obesidade têm sido pauta de discussões científicas e estudos. Atualmente, sabe-se da influência de genes específicos que regulam as atividades metabólicas envolvendo o uso da gordura como fonte energética e seu armazenamento, sendo considerados pontos cruciais no desenvolvimento da obesidade. A obesidade é uma doença crônica que envolve mudanças adversas na epressão de vários genes. Estudos utilizando o mapeamento de genes descobriram que a epressão de determinados genes alterava o metabolismo do tecido adiposo que estão intimamente envolvidos com o gasto de energia e armazenamento. Peptídeos como a Grelina e a Oreina modulam negativamente a epressão de genes envolvidos com o aumento do armazenamento de ácidos graos. Fatores de transcrição, como o Peroisome Proliferator-Activated Receptor (PPAR-γ), da família gama, é o único membro de uma família de receptores nucleares que se encontra epresso em altos níveis, especificamente no tecido adiposo e com importante papel na adipogênese. Apresenta também importante papel na sensibilização periférica à insulina por meio de vários mecanismos, a saber: redução na epressão da Resistina e TNF-α; aumento da epressão Adiponectina; aumento da atividade da LLP, proteína transportadora de ácidos graos e acetil CoA sintetase; redistribuição da gordura muscular e tecido adiposo abdominal para tecido adiposo glúteo-femural. Estes mecanismos resultam em aumento da utilização de glicose no músculo e aumento de oidação de ácidos graos, bem como a redução da glicogênese hepática. A suplementação com óleo de Cártamo possui efeito regulador da obesidade, revertendo parâmetros sanguíneos e antropométricos através da modulação da epressão de peptídeos envolvidos no metabolismo de adipócitos. Estudos recentes demonstraram aumento significativo dos fatores de transcrição, adiponectina e redução da grelina e Oreina (que epressam genes responsáveis pelo armazenamento dos ácidos graos e aumento do apetite) em pacientes que inseriram grandes quantidades de óleo de Cártamo em sua dieta. O óleo de Cártamo possui atividade reguladora da obesidade. O aumento na epressão de genes que metabolizam os ácidos graos reduzindo a gordura visceral e a redução da epressão de genes responsáveis pelo armazenamento dos mesmos eplica sua eficácia no tratamento e prevenção da obesidade. 01 Acta Biochim Biophys Sin, 2010.

3 Estudos & Atualidades Estudo analisa o efeito da suplementação com óleo de Cártamo na epressão gênica relacionada à obesidade em ratos. Ratos foram randomizados e divididos em três grupos, receberam a seguinte dieta : SAF: 45% Óleo de Cártamo LAR: 5% Óleo de Cártamo CON: 5% Óleo de Cártamo Após 10 semanas LAR-SAF (n=10): 45% Óleo de Cártamo Após dez semanas de tratamento foram realizados testes de tolerância à glicose, os níveis de lipídios e insulina foram mensurados e a epressão gênica e a formação do tecido adiposo branco foi medida por reação de cadeia transcriptase-polimerase reversa. Resultados: Após o acréscimo de 45% de óleo de Cártamo (grupo LAR-SAF) na dieta dos ratos do grupo LAR, os pesquisadores chegaram aos seguintes resultados: Redução significativa do peso em relação ao grupo LAR; Redução significativa nos índices de tolerância à insulina; Redução significativa do LDL; Redução significativa nos índices de adiposidade. Variação da epressão de genes relacionados à obesidade nos grupos estudados: Variação da glicose sanguínea durante o teste de tolerância à insulina: *Oreina e Grelina são proteínas que regulam negativamente (inibem) a epressão do gene PPARα. Este gene atua na modulação do metabolismo dos adipócitos, e sua epressão reduz a adiposidade. No grupo LAR-SAF a baia concentração de Oreina e Grelina aumentaram a epressão gênica de PPARα, reduzindo os índices de adiposidade. A administração de grandes quantidades de óleo de Cártamo a ratos com dieta rica em gordura saturada reverte os efeitos nos parâmetros de glicose, colesterol e peso corporal. A adiposidade também foi reduzida, fato determinado pelo aumento da epressão gênica de genes reguladores do metabolismo dos adipócitos. 02 Acta Biochim Biophys Sin, 2010.

4 Estudos & Atualidades Estudo compara a suplementação de Ácido Linoléico Conjugado (CLA) ou Óleo de Cártamo na composição corporal de mulheres obesas na pós menopausa com diabetes tipo mulheres obesas na pós-menopausa foram submetidas a este estudo duplo cego e randomizadas a receber o seguinte tratamento por dois períodos de 16 semanas intercalados por quatro semanas : Óleo de Cártamo 8g/dia CLA 8g/dia As pacientes tiveram acompanhamento mensal para a avaliação do balanço energético, parâmetros bioquímicos e variáveis antropométricas (IMC: Índice de Massa Corporal). Resultados: Variação do IMC durante o estudo: Redução da glicose pós-prandial significativa no grupo suplementado com óleo de Cártamo; Redução do peso nas pacientes suplementadas com CLA foi significativa ao final do estudo; A redução do Índice de Massa Corporal foi significativa nos dois grupos; O grupo suplementado com óleo de Cártamo apresentou aumento significativo da massa magra; Óleo de Cártamo aumentou a concentração de Adiponectina. A administração óleo de Cártamo 8g/dia reduziu o índice de massa corporal em pacientes na pósmenopausa, aumentando significativamente a massa magra. Em comparação ao CLA, o Óleo de Cártamo teve atividade menor na redução da quantidade de gordura total, porém reduziu significativamente e com maior eficiência a gordura visceral. Este dado agrega ao Óleo de Cártamo propriedades preventivas de doenças cardiovasculares. Am J Clin Nutr. Sep, A Adiponectina ou adipq, é uma proteína epressa eclusivamente nos adipócitos diferenciados: age como fator protetor para doenças cardiovasculares e aumenta a sensibilidade à insulina. Sua ação antiinflamatória e anti-aterogência se dá pela diminuição da epressão da molécula de adesão-1 (via redução da epressão de TNF-α e atividade da Resistina), diminuição da quimiotaia do macrófago para formação de células gordurosas e inibição da sinalização inflamatória no tecido endotelial. Aumenta a sensibilidade à insulina por meio de aumento da oidação de ácidos graos, captação e utilização de glicose no músculo esquelético e tecido adiposo e redução da liberação de glicose hepática - levando ao melhor controle dos níveis séricos de glicose, ácidos graos livres e triglicerídeos. 03 Arq Bras Endocrinol Metab. Dez, 2004.

5 Propriedades & Mecanismo de Ação O Óleo de Cártamo é comumente utilizado na medicina chinesa. Contém um perfil de ácidos graos rico em ácido linoléico (cerca de 74%). Em comparação a outros tipos de gordura, o óleo de Cártamo apresenta vantagens em estabilidade durante o cozimento, teor elevado de ácidos graos essenciais e baio teor de ácidos graos saturados. A administração do óleo de Cártamo aumenta a epressão de genes que modulam a atividade metabólica dos adipócitos e reduz a epressão de peptídeos que influenciam a transcrição de genes ligados ao estímulo da fome e armazenamento de energia na forma de gordura, como a Grelina e a Oreina. A suplementação com óleo de Cártamo aumenta dos níveis séricos de Adiponectina, uma proteína epressa pelos adipócitos que, entre outras atividades, aumenta a sensibilidade à insulina, previne contra doenças cardiovasculares e possui atividade antiinflamatória, atuando também no aumento da oidação dos ácidos graos. Posologia: Óleo de Cártamo 8g/dia. Tomar uma hora antes da atividade física. Os efeitos colaterais: Não relatados em literatura. Não há estudos do seu uso durante a gravidez. Literatura Consultada 1. Zhong Zhang, Qiang Li*, Fengchen Liu, Yuqian Sun, and Jinchao Zhang. Prevention of diet-induced obesity by safflower oil: insights at the levels of PPARa, Orein, and Ghrelin gene epression of adipocytes in mice. Acta Biochim Biophys Sin, Yamazaki T, Shiraishi S, Kishimoto K, Miura S, Ezaki O. An increase in liver PPARgamma2 is an initial event to induce fatty liver in response to a diet high in butter: PPARgamma2 knockdown improves fatty liver induced by high-saturated fat. J Nutr Biochem Aug Wang CC, Choy CS, Liu YH, Cheah KP, Li JS, Wang JT, Yu WY, Lin CW, Cheng HW, Hu CM. Protective effect of dried safflower petal aqueous etract and its main constituent, carthamus yellow, against lipopolysaccharide-induced inflammation in RAW264.7 macrophages. J Sci Food Agric Sep Misra A, Singhal N, Khurana L. Obesity, the metabolic syndrome, and type 2 diabetes in developing countries: role of dietary fats and oils. J Am Coll Nutr Jun;29(3 Suppl):289S-301S. 5. Norris LE, Collene AL, Asp ML, Hsu JC, Liu LF, Richardson JR, Li D, Bell D, Osei K, Jackson RD, Belury MA. Comparison of dietary conjugated linoleic acid with safflower oil on body composition in obese postmenopausal women with type 2 diabetes mellitus. Am J Clin Nutr Sep;90(3): Epub 2009 Jun Helen H.M. Hermsdorff Josefina B.R. Monteiro. Gordura Visceral, Subcutânea ou Intramuscular: Onde Está o Problema? Arq Bras Endocrinol Metab vol 48 nº 6 Dezembro Yamazaki T, Shiraishi S, Kishimoto K, Miura S, Ezaki O. An increase in liver PPARgamma2 is an initial event to induce fatty liver in response to a diet high in butter: PPARgamma2 knockdown improves fatty liver induced by high-saturated fat. J Nutr Biochem Aug Departamento Técnico Pharmaceutical 04

6 Sugestões de Fórmulas 1. Gomas com Óleo de Cártamo 2. Tabletes de Chocolate com Óleo de Cártamo Óleo de Cártamo...3,0g Óleo de Cártamo...3,0g Goma sabor morango qsp...1 un Tablete de chocolate qsp...15g Mande 60 gomas Mande 30 tabletes. Administrar três gomas ao dia. Administrar três tabletes ao dia. 3. Shake Emagrecedor com Óleo de Cártamo 4. Shake Ergogênico com Chá Verde L-Lisina...800mg Chá Verde...1,0g L-Leucina...330mg Whey Protein...16g L-Isoleucina...220mg Shake Sabor baunilha qsp... 30g L-Valina...330mg Mande 30 envelopes. Óleo de Cártamo...8,0 g Tomar o conteúdo de um envelope diluído em um copo Whey Protein...20g de leite ou água. Não contem flavorizantes ou Shake-Suco qsp...35g edulcorantes. Mande 30 sachês. Adicionar o conteúdo de um sache em um copo de água e tomar imediatamente após o preparo. 5. Shake HAW com Fucoantina: Queima de gordura A proteína de soro de leite (Whey Protein) reduz o apetite e abdominal e Promoção de Massa Magra consumo de energia, possui propriedade insulinotrópica, HMB...1,5g demonstrando potencial de aplicação para a regulação do consumo alimentar em indivíduos obesos. Whey Protein...10g British Journal of Nutrition, Fucoantin mg Albumina...15g Leucina: Aminoácido que participa da regulação da síntese Shake Sabor Chocolate qsp g protéica muscular. Verifica-se que a leucina age estimulando a fase Mande 60 sachês de iniciação da tradução do RNA-mensageiro em proteína, por mecanismos tanto dependentes quanto independentes de insulina. Tomar um sache duas vezes ao dia. Misturar o conteúdo do sache com meio copo de água ou leite desnatado BCAAs (Branched-Chain Amino Acids): Valina, Leucina e gelado. O uso do mier ou liquidificador torna o produto Isoleucina são aminoácidos de cadeia ramificada. Estes aminoácidos participam da regulação do balanço protéico corporal, mais cremoso e consistente. além de constituírem fonte de nitrogênio para a síntese de alanina e glutamina. 6. Sopa Emagrecedora com Óleo de Cártamo Ma Vegg Slim...500mg Fucoantin...300mg Óleo de Cártamo...7,0g Ecipiente para sopa qsp...20g Mande 15 envelopes. Adicionar o conteúdo do sache em 200ml de água quente ou morna. Agitar até solubilizar. Administrar um sachê ao dia. A suplementação com Fucoantin aumenta os níveis plasmáticos de adipocina e a epressão de proteínas desacopladoras UCP-1 (Termogenina) e UCP-3 no tecido adiposo, de maneira dose dependente. Mol Nutr Food Res Dec.

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Atualização em Nutracêuticos 1 Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Qual a melhor opção para redução da gordura visceral e subcutânea? A suplementação com Proteínas do Leite é mais eficaz em reduzir

Leia mais

Condição patológica em que o excesso de gordura corpórea altera o estado de saúde do indivíduo. IMC Circunferência abdominal DCNT: obesidade

Condição patológica em que o excesso de gordura corpórea altera o estado de saúde do indivíduo. IMC Circunferência abdominal DCNT: obesidade 1 2 3 4 DCNT e alimentação Renato Heidor rheidor@usp.br A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Carboidratos: 4Kcal/g. Estoques na forma de glicogênio hepático

Leia mais

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO A obesidade está associada a um desequilíbrio entre ingestão alimentar e gasto energético, e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. A obesidade

Leia mais

Atualização em Nutracêuticos

Atualização em Nutracêuticos r i Atualização em Nutracêuticos Disponibilizado por: Nutrientes na obesidade Suplementação com leucina + piridoxina altera atividade de adipócitos e oxidação de gordura, melhora a sensibilidade à insulina,

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME banana com canela baunilha chocolate cookies & cream morango DISPONÍVEL NOS SABORES TRAZ A EXCLUSIVA COMBINAÇÃO DE WHEY PROTEIN CONCENTRADA ALIADA A RÁPIDA ABSORÇÃO DA WHEY PROTEIN HIDROLISADA EXTRAÍDA

Leia mais

Regulation of Fat Synthesis by Conjugated Linoleic Acid: Lactation and the Ruminant Model

Regulation of Fat Synthesis by Conjugated Linoleic Acid: Lactation and the Ruminant Model Regulation of Fat Synthesis by Conjugated Linoleic Acid: Lactation and the Ruminant Model Dale E. Bauman, James W. Perfield II, Kevin J. Harvatine, and Lance H. Baumgard Aluno: Gabriel de Assis Reis Pesquisa

Leia mais

Insulino-resistência e obesidade

Insulino-resistência e obesidade 62 Manual sobre Insulino-resistência Insulino-resistência e obesidade A associação de obesidade visceral com resistência à insulina, hipertrigliceridemia, aumento da apolipoproteína B, aumento das LDL

Leia mais

Atualização em Nutracêuticos. Disponibilizado por:

Atualização em Nutracêuticos. Disponibilizado por: Atualização em Nutracêuticos Disponibilizado por: Obesidade Abdominal & Função Endotelial A suplementação de aminoácidos e minerais em associação a dieta hipocalórica reduz expressivamente as pregas cutâneas

Leia mais

Morosil (Bionap/Itália)

Morosil (Bionap/Itália) Morosil (Bionap/Itália) Morosil (Bionap/Itália) A alternativa natural do mediterrâneo no gerenciamento do peso Nome Científico: Citrus sinensis (L.) Osbeck A dieta mediterrânea é extremamente conhecida

Leia mais

25g WPI 100% 100% proteína SABOR E QUALIDADE NUTRATA WHEY PROTEIN ISOLADA BOA DIGESTIBILIDADE E ABSORÇÃO ALTO TEOR DE PROTEÍNAS POR DOSE 25G

25g WPI 100% 100% proteína SABOR E QUALIDADE NUTRATA WHEY PROTEIN ISOLADA BOA DIGESTIBILIDADE E ABSORÇÃO ALTO TEOR DE PROTEÍNAS POR DOSE 25G é um alimento proteico, rico em aminoácidos essenciais, obtido através da microfiltragem (CFM) do soro do leite. Este moderno processo garante o isolamento das proteínas sem desnaturação, proporcionando

Leia mais

Arginina + Exercício

Arginina + Exercício Atualização em Nutracêuticos 1 Arginina + Exercício Combinação benéfica para estimular o crescimento muscular e aumentar a liberação de hormônio do crescimento 1,3. A suplementação com Arginina quando

Leia mais

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE O QUE É? Doença crônica, definida como o acúmulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios

Leia mais

KIC KIC ALPHA-KETOISOCAPROATE CALCIUM. O ácido Alfa-cetoisocaproico ou alfacetoisocaproato)

KIC KIC ALPHA-KETOISOCAPROATE CALCIUM. O ácido Alfa-cetoisocaproico ou alfacetoisocaproato) KIC O ácido Alfa-cetoisocaproico ou alfacetoisocaproato) é um metabólito do aminoácido Leucina, um cetoácido da leucina, também chamado de KIC. Um cetoácido é muito similar a um aminoácido, porém no lugar

Leia mais

Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina Obesidade(8) Fitoterapia no tratamento da obesidade:

Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina     Obesidade(8) Fitoterapia no tratamento da obesidade: Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina Doutor, O objetivo desse informe científico é apresentar o estudo que avaliou o efeito termogênico do Citrus aurantium como equivalente ao

Leia mais

Tenha em mente que estes são os maiores problemas de saúde no mundo. Os principais resultados medidos são geralmente perda de peso, bem como fatores

Tenha em mente que estes são os maiores problemas de saúde no mundo. Os principais resultados medidos são geralmente perda de peso, bem como fatores Os estudos A maioria dos estudos estão sendo realizados em pessoas com problemas de saúde, incluindo excesso de peso/ obesidade, diabetes tipo II e síndrome metabólica. Tenha em mente que estes são os

Leia mais

Deficiência de ácido graxo essencial pós-natal em camundongos afeta lipoproteínas, lipídios hepáticos, ácidos graxos e expressão de RNAm

Deficiência de ácido graxo essencial pós-natal em camundongos afeta lipoproteínas, lipídios hepáticos, ácidos graxos e expressão de RNAm Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Deficiência de ácido graxo essencial pós-natal em camundongos afeta lipoproteínas, lipídios hepáticos, ácidos graxos e

Leia mais

Insulino-resistência e infecção por VIH IR DA SÍNDROME DE LIPODISTROFIA DA INFECÇÃO POR VIH INSULINO RESISTÊNCIA

Insulino-resistência e infecção por VIH IR DA SÍNDROME DE LIPODISTROFIA DA INFECÇÃO POR VIH INSULINO RESISTÊNCIA 54 Manual sobre Insulino-resistência Insulino-resistência e infecção por VIH IR DA SÍNDROME DE LIPODISTROFIA DA INFECÇÃO POR VIH Alterações do metabolismo e redistribuição da gordura: Gordura visceral

Leia mais

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina Informações Técnicas OMELETE DE CLARAS Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino SINÔNIMOS: Albumina O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa

Leia mais

Omelete de Claras. Opção proteica

Omelete de Claras. Opção proteica Omelete de Claras Opção proteica INTRODUÇÃO O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo como uma refeição

Leia mais

Caixa com 15 sachês de 30g cada ou pote com 900g e 2000g. Sabores: baunilha, chocolate, kiwi e frutas vermelhas.

Caixa com 15 sachês de 30g cada ou pote com 900g e 2000g. Sabores: baunilha, chocolate, kiwi e frutas vermelhas. Descrição: É um alimento protéico para atletas produzido a partir das proteínas isoladas do soro do leite não desnaturado (WPI). O seu processo de fabricação proporciona alta digestibilidade e rápida absorção

Leia mais

INTRODUÇÃO PROPRIEDADES

INTRODUÇÃO PROPRIEDADES INTRODUÇÃO Laranjas de polpa vermelha são bastante comuns no Mar Mediterrâneo, em particular na Itália e na Turquia. CitrusiM é um extrato obtido da Laranja Vermelha Moro, também conhecida como falsa sanguínea.

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ATIVIDADE FÍSICA X NÚMEROS DE PASSOS - PEDÔMETRO PEDÔMETRO

RECOMENDAÇÃO ATIVIDADE FÍSICA X NÚMEROS DE PASSOS - PEDÔMETRO PEDÔMETRO 1 2 RECOMENDAÇÃO ATIVIDADE FÍSICA X NÚMEROS DE PASSOS - PEDÔMETRO PEDÔMETRO 3 CARNITINA OUTROS RECUROS UTILIZADOS Cadeia curta do ácido carboxílico, contém N 2 É um composto semelhante as vitaminas hidrossolúveis

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS Antes de falar sobre os 4 melhores suplementos é importante falar sobre alguns assuntos antes.

Leia mais

Consumo proteico, crescimento e adiposidade

Consumo proteico, crescimento e adiposidade Atualização no consumo alimentar na faixa etária pediátrica Consumo proteico, crescimento e adiposidade Roseli Oselka Saccardo Sarni Benefícios da amamentação: obesidade OR = 0,76 (IC95% 0,71-0,81) 24%

Leia mais

Fabuless TM. Alimento funcional para manutenção do peso através do aumento da sensação de saciedade 1.

Fabuless TM. Alimento funcional para manutenção do peso através do aumento da sensação de saciedade 1. . Atualização em Nutracêuticos 1 Fabuless TM Alimento funcional para manutenção do peso através do aumento da sensação de saciedade 1. Fabuless TM retarda o trânsito orofecal 2 e controla o apetite, auxiliando

Leia mais

Sinonímia: Proteina vegana, Base vegana, Proteina vegetal, Proteina da ervilha, Proteína do arroz.

Sinonímia: Proteina vegana, Base vegana, Proteina vegetal, Proteina da ervilha, Proteína do arroz. VeganPro Material Técnico Identificação VeganPro Natural VeganPro Baunilha VeganPro Chocolate com especiarias Grau: Farmacêutico ( ) Alimentício (X ) Cosmético ( ) Uso: Interno (X) Externo ( ) Especificação

Leia mais

21/10/2014. Referências Bibliográficas. Produção de ATP. Substratos Energéticos. Lipídeos Características. Lipídeos Papel no Corpo

21/10/2014. Referências Bibliográficas. Produção de ATP. Substratos Energéticos. Lipídeos Características. Lipídeos Papel no Corpo Referências Bibliográficas Livro: McArdle & Katch & Katch. Fisiologia do Exercício: Metabolismo de Lipídeos Durante o Exercício Físico Aeróbico Prof. Dr. Paulo Rizzo Ramires Escola de Educação Física e

Leia mais

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS A 100% FEDERAL WHEY DA FEDERAL NUTRITION É UM SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ DE FÁCIL DIGESTÃO, FORMULADO COM PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO

Leia mais

Suplementação de Melatonina na Obesidade

Suplementação de Melatonina na Obesidade Suplementação de Melatonina na Obesidade Reduz os Marcadores Inflamatórios e o Estresse Oxidativo Obesidade e Doenças Cardiovasculares Benefícios da Melatonina na Modulação do Peso Corporal A obesidade

Leia mais

Obesidade. Estratégias de combate e prevenção.

Obesidade. Estratégias de combate e prevenção. Obesidade Estratégias de combate e prevenção Índice 1. Prevalência 2. Fatores de risco 3. Consequências da obesidade 4. Tratamento 5. Sugestão de fórmula 5.1 Suplementação anti - obesidade canina 6. Fitoterápicos

Leia mais

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais.

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. Com mais de uma década de existência, e mais de 200 produtos no mercado, a MEDIERVAS teve como ponto

Leia mais

Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras

Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras Potente antioxidante Combate da gordura corporal Aumento da taxa metabólica Auxílio na absorção de glicose via intestinal em dietas hipercalóricas

Leia mais

Epinefrina, glucagon e insulina. Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo

Epinefrina, glucagon e insulina. Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo Epinefrina, glucagon e insulina Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo Epinefrina ou adrenalina Estímulos para a secreção de epinefrina: Perigos reais ou imaginários Exercício físico

Leia mais

Ficha Técnica de Produtos ISOFORT ULTRA. Pote com 900g, nos sabores: baunilha, chocolate e frutas tropicais.

Ficha Técnica de Produtos ISOFORT ULTRA. Pote com 900g, nos sabores: baunilha, chocolate e frutas tropicais. Descrição: É um alimento proteico à base de proteína isolada e hidrolisada do soro do leite. Fornece alta concentração de proteínas ultra-puras 92%, mantendo um amplo espectro de frações bioativas como

Leia mais

GLINIDAS E INIBIDORES DA ALFA GLICOSIDASE

GLINIDAS E INIBIDORES DA ALFA GLICOSIDASE 1/23 GLINIDAS E INIBIDORES DA ALFA GLICOSIDASE Camila Corrêa Costa 2/23 GLINIDAS São representadas por: Repaglinida Posprand; Prandin Nateglinida Starlix Pouco utilizadas por serem drogas de alto custo

Leia mais

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III Thiago Onofre Freire Variação na distribuição de macronutrientes da dieta e alterações na composição corporal. Thiago Onofre Freire Revisão sobre artigos publicados entre 2002

Leia mais

Ingredientes: Óleo de cártamo. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante).

Ingredientes: Óleo de cártamo. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante). Registro no M.S.: 6.5204.0083.001-8 Concentração: 1000 mg Apresentação: Embalagem com 1000 cápsulas; Embalagem com 5000 cápsulas; Embalagem pet com 500 cápsulas envelopadas; Refil com 2000 cápsulas envelopadas.

Leia mais

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 15 Sachês de 30g cada. churros. limão. maracujá.

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 15 Sachês de 30g cada. churros. limão. maracujá. torta de limão SABOR: churros SABOR: BEIJINHO SABOR cheesecake chocolate SABOR: morango com chantilly SABOR: mousse maracujá UMA EXCLUSIVIDADE WHEY IN BOX Contém 15 Sachês de 30g cada SABOR INCOMPARÁVEL

Leia mais

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada. vitamina. churros. limão.

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada. vitamina. churros. limão. torta de limão churros SABOR cheesecake chocolate BEIJINHO vitamina de frutas morango com chantilly mousse maracujá WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA O famoso

Leia mais

Estratégias de regulação do metabolismo. Epinefrina, glucagon e insulina

Estratégias de regulação do metabolismo. Epinefrina, glucagon e insulina Estratégias de regulação do metabolismo Epinefrina, glucagon e insulina Estratégias de regulação do metabolismo Com a participação de enzimas Aula sobre enzimas... Com a participação de hormônios como

Leia mais

Ácido ursólico melhora o envelhecimento metabólico fenotípico através da promoção do rejuvenescimento do músculo esquelético

Ácido ursólico melhora o envelhecimento metabólico fenotípico através da promoção do rejuvenescimento do músculo esquelético INTRODUÇÃO O composto bioativo do Lifesolic é 100% natural, encontrado em alguns tipos de frutas, e ganhou fama depois de ter seus efeitos comprovados por pesquisadores americanos. Dentre esses efeitos

Leia mais

Obesidade e emagrecimento: o quê fazer e como proceder?

Obesidade e emagrecimento: o quê fazer e como proceder? O Adipócito Obesidade e emagrecimento: o quê fazer e como proceder? Prof. Esp. Gabriel F. S. Santos Aluno Especial do Programa de Mestrado em Ciências do Movimento Humano UNIMEP Grupo de Pesquisa em Ciências

Leia mais

Declaro não haver conflito de interesse

Declaro não haver conflito de interesse Declaro não haver conflito de interesse SUPLEMENTO DE PROTEÍNA BENEFÍCIOS NO GERENCIAMENTO DE PESO, GANHO E MANUTENÇÃO DA MASSA MAGRA Tania Rodrigues IV - suplemento proteico para atletas: produto destinado

Leia mais

Suplementação de Fósforo. Reduz o Peso, IMC e Circunferência da Cintura em Adultos Obesos

Suplementação de Fósforo. Reduz o Peso, IMC e Circunferência da Cintura em Adultos Obesos Suplementação de Fósforo Reduz o Peso, IMC e Circunferência da Cintura em Adultos Obesos Deficiência de Fósforo Relação com a Obesidade A industrialização de alimentos e a globalização destes mercados

Leia mais

25g PROTEÍNA. Fornece alto teor de aminoácidos essenciais;

25g PROTEÍNA. Fornece alto teor de aminoácidos essenciais; Famoso pela cremosidade e sabor incomparável, o iogurte grego surgiu em meados da década de 90 para inovar o que já se conhecia no mercado. Originário da região Balcânica foi colocado no mercado norte

Leia mais

METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários. Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes

METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários. Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários Bioquímica Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes REFERÊNCIA: Bioquímica Ilustrada - Champe ESTÁGIOS DO CATABOLISMO

Leia mais

The use of exercise and dietary supplements among British soldiers in Afghanistan.

The use of exercise and dietary supplements among British soldiers in Afghanistan. Suplementos 1941 História The use of exercise and dietary supplements among British soldiers in Afghanistan. Proteins/amino acids (85.7%) Creatine (34.3%) Chromium (31.4%) Stimulants (17.1%) Hydroxycut

Leia mais

SUL MINAS INGREDIENTES

SUL MINAS INGREDIENTES MINAS INGREDIENTES CATÁLOGO SUPLEMENTOS ALIMENTARES A linha NOS é produzida com matérias primas selecionadas de fabricantes internacionais qualificados e reconhecidos. Os produtos são enquadrados em uma

Leia mais

SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA

SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA torta de limão SABOR: churros SABOR cheesecake chocolate SABOR: morango com chantilly SABOR: mousse maracujá DISPONÍVEL TAMBÉM NA VERSÃO SACHÊS SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA FAMOSO PELA CREMOSIDADE

Leia mais

SUPORTE NA REGULAÇÃO DOS NÍVEIS DE GLICOSE SANGUÍNEA

SUPORTE NA REGULAÇÃO DOS NÍVEIS DE GLICOSE SANGUÍNEA DM-II SUPORTE NA REGULAÇÃO DOS NÍVEIS DE GLICOSE SANGUÍNEA INCI name: Chromium Dinicocysteinate Sabe-se que a Diabetes afeta 366 milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, para muitos, a realização

Leia mais

ÁCIDOS GRAXOS DA SÉRIE W3 NO PESCADO:CONSUMO E SUSTENTABILIDADE

ÁCIDOS GRAXOS DA SÉRIE W3 NO PESCADO:CONSUMO E SUSTENTABILIDADE ÁCIDOS GRAXOS DA SÉRIE W3 NO PESCADO:CONSUMO E SUSTENTABILIDADE Priscila Vieira e Rosa Professora Titular, M. Sc., D. Sc. Nutrição Animal/Peixes Universidade Federal de Lavras - DZO - UFLA ROTEIRO ÁCIDOS

Leia mais

DETERMINANTES NEUROLOGICOS DO CONTROLE DO PESO E DO APETITE a

DETERMINANTES NEUROLOGICOS DO CONTROLE DO PESO E DO APETITE a DETERMINANTES NEUROLOGICOS DO CONTROLE DO PESO E DO APETITE a Luan da costa Braga b Mikele Costa de Lima b Rodrigo Lopes da Costa b Tiago dos Santos-Nascimento c RESUMO Antes de a barriga roncar, uma serie

Leia mais

PROJETO DIRETRIZES RISCO AUMENTADO PARA CA DE ENDOMÉTRIO ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DA GLICOSE RISCO DESENVOLVIMENTO PRECOCE DE DIABETES

PROJETO DIRETRIZES RISCO AUMENTADO PARA CA DE ENDOMÉTRIO ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DA GLICOSE RISCO DESENVOLVIMENTO PRECOCE DE DIABETES PROJETO DIRETRIZES OBESIDADE INFERTILIDADE RISCO AUMENTADO PARA CA DE ENDOMÉTRIO ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DA GLICOSE RISCO DESENVOLVIMENTO PRECOCE DE DIABETES RISCO AUMENTADO DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Leia mais

Hormônios do pâncreas. Insulina. Glucagon. Somatostatina. Peptídeos pancreáticos

Hormônios do pâncreas. Insulina. Glucagon. Somatostatina. Peptídeos pancreáticos Endocrinologia do Pâncreas! O pâncreas como um órgão endócrino Importante papel na absorção, distribuição e armazenamento de vários substratos energéticos Hormônios do pâncreas Insulina Glucagon Somatostatina

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Endócrina. O Pâncreas. Prof. Wagner de Fátima Pereira

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Endócrina. O Pâncreas. Prof. Wagner de Fátima Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Fisiologia Endócrina O Pâncreas Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências Biológica e da Saúde

Leia mais

Estratégias Nutricionais Alimentos funcionais DM e obesidade

Estratégias Nutricionais Alimentos funcionais DM e obesidade Estratégias Nutricionais Alimentos funcionais DM e obesidade Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC DIABETES Alvos

Leia mais

Obesidade materna aumenta a regulação das vias de sinalização da inflamação e expressão de citocinas na placenta de ovelhas na metade da gestação

Obesidade materna aumenta a regulação das vias de sinalização da inflamação e expressão de citocinas na placenta de ovelhas na metade da gestação Faculdade de Veterinária Departamento de Clínicas Veterinária www.ufpel.edu.br/nupeec Obesidade materna aumenta a regulação das vias de sinalização da inflamação e expressão de citocinas na placenta de

Leia mais

Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos

Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos Suplementação de MSM Diminui os Danos Musculares Causados por Exercícios Físicos Aumenta a Capacidade Antioxidante Total Eficácia Cientificamente Comprovada. MSM e Exercício Físico Diminuição dos Danos

Leia mais

ISO WHEY É MAIS. definição muscular e força.

ISO WHEY É MAIS. definição muscular e força. ISO WHEY É MAIS definição muscular e força. ISO WHEY é um suplemento hiperproteico desenvolvido a partir das proteínas isoladas do soro do leite (WPI) de alto valor biológico. Fornece um excelente aporte

Leia mais

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site:

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site: CHROMIUM PICOLINATO Maça e Banana Ref.: KA341 COLLAGEN HIDROLYSATE COLLAGEN HIDROLYSATE Sabores: Uva Laranja com Acerola. Maça e Banana Ref.: KA341 EVOLUTION WHEY NO2 COLLAGEN Whey Protein é derivado do

Leia mais

Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes. Hormônios e Diabetes

Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes. Hormônios e Diabetes Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes Hormônios e Diabetes Prof. Carlos Castilho de Barros http://wp.ufpel.edu.br/obesidadediabetes/ SISTEMA ENDÓCRINO CONSISTE EM 1) Glândulas e células específicas,

Leia mais

Nutrigenômica x Nutrigenética - doenças relacionadas

Nutrigenômica x Nutrigenética - doenças relacionadas Nutrigenômica x Nutrigenética - doenças relacionadas Início Projeto Genoma Humano 20.000 genes (120.000 inicialmente estimados) Diversidade nucleotídica: 0,1 a 0,4% pares de base correspondente a aproximadamente

Leia mais

EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos

EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos JORNADA DE NUTRIÇÃO DO NIDEN / 2017 Profa. Dra. Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves Introdução Compostos Bioativos Compostos fenólicos

Leia mais

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA. 2

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA.   2 IMPACTO DA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM EXCESSO DE PESO ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Simone Angélica Meneses Torres Rocha 1, Eliene da Silva Martins Viana

Leia mais

CAFÉ VERDE. Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico. Informações Técnicas

CAFÉ VERDE. Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico. Informações Técnicas Informações Técnicas CAFÉ VERDE Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico NOME CIENTÍFICO: Coffea robusta L. PARTE UTILIZADA: grão verde FAMÍLIA: Rubiaceae INTRODUÇÃO O café contém centenas de

Leia mais

Metabolismo do colesterol e das lipoproteínas

Metabolismo do colesterol e das lipoproteínas Metabolismo do colesterol e das lipoproteínas COLESTEROL Estabiliza o arranjo linear dos ácidos graxos saturados das membranas. Origem do colesterol ENDÓGENA EXÓGENA Como ocorre a síntese do colesterol?

Leia mais

Sarcopenia e Risco Cardiovascular Fernanda S. Bortolon CRN

Sarcopenia e Risco Cardiovascular Fernanda S. Bortolon CRN Sarcopenia e Risco Cardiovascular Fernanda S. Bortolon CRN-2 6210 Envelhecimento da População Projeção da População Brasileira Projeção da População Brasileira Estima-se que, de 1996 a 2025, o percentual

Leia mais

Coenzima Q10 Suplementação Melhora Performance em Exercícios Físicos

Coenzima Q10 Suplementação Melhora Performance em Exercícios Físicos Atualização Mensal em Nutracêuticos Coenzima Q10 Suplementação Melhora Performance em Exercícios Físicos 1 Coenzima Q10 Suplementação Melhora Performance em Exercícios Físicos Introdução Nos últimos anos

Leia mais

Lipids E N V I R O. Hypertension. Obesity. Diabetes. Diet. Vascular disease Age E T I C. Smoking E N. Gender Family history T A L. Sedentary lifestyle

Lipids E N V I R O. Hypertension. Obesity. Diabetes. Diet. Vascular disease Age E T I C. Smoking E N. Gender Family history T A L. Sedentary lifestyle DISLIPIDÉMIAS Terapêutica Nutricional Fernando Santos Aterosclerose Uma doença multifactorial E N V I R O N M E N T A L Obesity Diet Smoking Sedentary lifestyle Lipids Hypertension Thrombotic factors Diabetes

Leia mais

Novos Estudos Confirmam: Curcumina, Silimarina e Pomegranate Apresentam Eficácia no Controle do Peso, Dislipidemia e Diabetes

Novos Estudos Confirmam: Curcumina, Silimarina e Pomegranate Apresentam Eficácia no Controle do Peso, Dislipidemia e Diabetes Novos Estudos Confirmam: Curcumina, Silimarina e Pomegranate Apresentam Eficácia no Controle do Peso, Dislipidemia e Diabetes Síndrome Metabólica Definição e Fisiopatologia A Síndrome Metabólica (SM) tem

Leia mais

ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado

ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado Ficha técnica ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado REGISTRO: Registro no M.S. 6.5204.0106.001-1 CÓDIGO DE BARRA: 7898171287183 EMBALAGEM: Plástico, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

MACRONUTRIENTES III PROTEÍNAS

MACRONUTRIENTES III PROTEÍNAS MACRONUTRIENTES III PROTEÍNAS 1 PROTEÍNAS As proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada, elas são sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um

Leia mais

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana

Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Vitamina D em Pacientes Diabéticos com Doença Arterial Coronariana Suplementação Promove Efeitos Positivos Sobre Índice Glicêmico, Marcadores Inflamatórios e Capacidade NO Diabetes Tipo 2 e DAC Importância

Leia mais

SOPA PROTEICA DE ERVILHA

SOPA PROTEICA DE ERVILHA SOPA PROTEICA DE ERVILHA Opção proteica INTRODUÇÃO A sopa de ervilha trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo

Leia mais

Clínica 2 - Clínica de montagem de treinos periodizados em personal training TEMA: NUTRIÇÃO APLICADA

Clínica 2 - Clínica de montagem de treinos periodizados em personal training TEMA: NUTRIÇÃO APLICADA Clínica 2 - Clínica de montagem de treinos periodizados em personal training TEMA: NUTRIÇÃO APLICADA Estudo de Caso Objetivos e Metas do Treinamento Emagrecimento Hipertrofia muscular Melhoria do condicionamento

Leia mais

Apresentadora: Simone Halfen

Apresentadora: Simone Halfen Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Simopoulos, A. P. Ano de publicação: 2010 Apresentadora: Simone Halfen Introdução Todas as doenças

Leia mais

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III Thiago Onofre Freire Alimentação e Nutrição Nutrição Necessidades Adequada Salário mínimo de 600 reais Água Luz Telefone Moradia Prestações Transporte 100 100 100 100 100 100

Leia mais

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase

BEANBLOCK. Inibição enzimática (alfa-amilase) - U/g: % em complexo de proteínas inibidoras da alfa-amilase BEANBLOCK BEANBLOCK é um fitoativo patenteado utilizado no tratamento do diabetes, da obesidade relacionada à compulsão alimentar e da síndrome metabólica, obtido a partir de processos tecnológicos avançados

Leia mais

Curso: Integração Metabólica

Curso: Integração Metabólica Curso: Integração Metabólica Aula 8: Metabolismo muscular Prof. Carlos Castilho de Barros FORNECIMENTO DE AGL PARA O MÚSCULO Lipoproteínas TA músculo LLP AGL FABP AGL-alb LLP - lipase lipoprotéica FABP-

Leia mais

Descrição do produto. Categoria Fiscal ANVISA. MS: RDC 27/2010 / Anexo 1. Características. Pó de cor bege-marrom, solúvel em água.

Descrição do produto. Categoria Fiscal ANVISA. MS: RDC 27/2010 / Anexo 1. Características. Pó de cor bege-marrom, solúvel em água. Vida Forte Ind. e Com. de Prod. Naturais Ltda. Descrição do produto Ficha Técnica de TERMO PLUS Sabores: Frutas Vermelhas Laranja Limão Termo Plus é um produto para auxiliar na redução de gordura com ingredientes

Leia mais

AYSLIM MANGA ADJUVANTE NO CONTROLE DA OBESIDADE E DA DESLIPIDEMIA

AYSLIM MANGA ADJUVANTE NO CONTROLE DA OBESIDADE E DA DESLIPIDEMIA AYSLIM MANGA ADJUVANTE NO CONTROLE DA OBESIDADE E DA DESLIPIDEMIA O Ayslim Manga consiste do extrato das sementes de uma árvore natural da África e do suleste asiático, chamada Irvingia gabonensis, algumas

Leia mais

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento ALBUMINA Proteína do ovo como suplemento INTRODUÇÃO Composto 100% natural, obtido da pasteurização e da secagem instantânea da clara de ovo, sem qualquer tipo de conservantes. A proteína é o elemento fundamental

Leia mais

TECIDO ADIPOSO. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia

TECIDO ADIPOSO. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia TECIDO ADIPOSO Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia ORIGEM ORIGEM ATUAL expressão do gene UPC1 Só as células que expressam o receptor gama peroxissômico ativado para proliferação (PPAγ) irão se

Leia mais

Uso de suplementos no processo de hipertrofia muscular. Thiago Onofre Freire

Uso de suplementos no processo de hipertrofia muscular. Thiago Onofre Freire Uso de suplementos no processo de hipertrofia muscular. Thiago Onofre Freire Hipertrofia - Lesão Tecidual - Lesão Tecidual Degradação Proteica Possíveis mecanismos de ação: Lisossomal - (Degradação de

Leia mais

Efeito redutor significativo sobre a adiposidade abdominal em adultos com grandes áreas de gordura visceral 1.

Efeito redutor significativo sobre a adiposidade abdominal em adultos com grandes áreas de gordura visceral 1. i Atualização em Nutracêuticos Disponibilizado por: & Obesidade Efeito redutor significativo sobre a adiposidade abdominal em adultos com grandes áreas de gordura visceral 1. A administração de auxilia

Leia mais

Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein

Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein 17g DE PROTEÍNAS EM 3g DE IOGURTE COM WHEY PROTEIN SEM LACTOSE SEM ADIÇÃO DE AÇÚCARES ZERO GORDURA ALGUNS BENEFÍCIOS DO whey protein Whey protein

Leia mais

LITERATURA AYSLIM EXTRATO DE MANGA AFRICANA ADJUVANTE NO CONTROLE DA OBESIDADE E DA DESLIPIDEMIA

LITERATURA AYSLIM EXTRATO DE MANGA AFRICANA ADJUVANTE NO CONTROLE DA OBESIDADE E DA DESLIPIDEMIA AYSLIM EXTRATO DE MANGA AFRICANA ADJUVANTE NO CONTROLE DA OBESIDADE E DA DESLIPIDEMIA Uso: Interno Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica O Ayslim Extrato de Manga Africana

Leia mais

Características Metabólicas dos Diferentes Tecidos Metabolismo de Estados Patológicos

Características Metabólicas dos Diferentes Tecidos Metabolismo de Estados Patológicos Características Metabólicas dos Diferentes Tecidos Metabolismo de Estados Patológicos 1 Pâncreas - Função exócrina: Secreção de enzimas líticas - Função endócrina (ilhotas): secreção de insulina e glucagon

Leia mais

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixas Doses de Naltrexona Promove Alívio em Pacientes com Dores Crônicas

Leia mais

Muda o seu reflexo no espelho!

Muda o seu reflexo no espelho! Muda o seu reflexo no espelho! Gerenciamento de peso e diminuição da gordura corporal 6x mais perda de peso 3x maior redução de medidas Resultados a partir de 2 semanas O número de indivíduos obesos é

Leia mais

QBQ 0230 Bioquímica. Carlos Hotta. Metabolismo integrado do corpo 17/11/17

QBQ 0230 Bioquímica. Carlos Hotta. Metabolismo integrado do corpo 17/11/17 QBQ 0230 Bioquímica Carlos Hotta Metabolismo integrado do corpo 17/11/17 Órgãos especializados: fígado - Garante a síntese de substrato energético para os demais tecidos - Sintetiza e armazena glicogênio

Leia mais

TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS. Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas

TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS. Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas TRATAMENTO DIETÉTICO DO DIABETES MELLITUS Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas Como Avaliar o Sucesso do tratamento Alvos do controle clínico e metabólico Glicemia préprandial (mg/dl) Glicemia pósprandial

Leia mais

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N :

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : Ficha técnica SEMENTE DE CHIA REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171286346. EMBALAGEM: Plástica, metálica e papel. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I

PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I Uso: Interno Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I Conhecendo o Colágeno O colágeno é uma proteína estrutural

Leia mais

Orlistat + L-Carnitina

Orlistat + L-Carnitina Atualização em Farmacoterapia 1 Orlistat + L-Carnitina A associação melhora os parâmetros inflamatórios em pacientes diabéticos obesos em comparação ao uso do orlistat em monoterapia 1,2. Orlistat reduz

Leia mais

O &D OBESITY & DIABETIC

O &D OBESITY & DIABETIC OBESITY & DIABETIC A OBESIDADE EM CÃES E GATOS ESTÁ EM ASCENSÃO, ASSIM COMO AS SUAS CONSEQUÊNCIAS A obesidade tem a segunda maior prevalência nas clínicas e hospitais veterinários. Em primeiro lugar está

Leia mais

1 colher de azeite. 1 colher de arroz. São macronutrientes as proteínas, os carboidratos e os lipídeos.

1 colher de azeite. 1 colher de arroz. São macronutrientes as proteínas, os carboidratos e os lipídeos. Distúrbios alimentares EXERCÍCIOS 1. (Fuvest) Uma dieta de emagrecimento atribui a cada alimento um certo número de pontos, que equivale ao valor calórico do alimento ao ser ingerido. Assim, por exemplo,

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON 1) O pâncreas é uma glândula mista, ou seja, possui função endócrina e exócrina. Na porção endócrina, o pâncreas produz dois hormônios: a insulina e o Esses hormônios

Leia mais