Tenha em mente que estes são os maiores problemas de saúde no mundo. Os principais resultados medidos são geralmente perda de peso, bem como fatores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tenha em mente que estes são os maiores problemas de saúde no mundo. Os principais resultados medidos são geralmente perda de peso, bem como fatores"

Transcrição

1 Os estudos A maioria dos estudos estão sendo realizados em pessoas com problemas de saúde, incluindo excesso de peso/ obesidade, diabetes tipo II e síndrome metabólica. Tenha em mente que estes são os maiores problemas de saúde no mundo. Os principais resultados medidos são geralmente perda de peso, bem como fatores de risco comuns, como colesterol total, colesterol LDL, colesterol HDL, os níveis de triglicérides e açúcar no sangue. 1. Foster GD, et ai. Um estudo randomizado de uma dieta pobre em carboidratos publicado na obesity.new England Journal of Medicine, de Detalhes: 63 indivíduos foram randomizados para um grupo de dieta com baixo teor de gordura, ou um grupo da dieta de baixo carboidrato. O grupo de baixo teor de gordura foi de restrição calórica. Este estudo se prolongou por 12 meses. Perda de peso: O grupo de baixo teor de carboidratos perdeu mais peso, 7,3% do peso corporal total, em comparação com o grupo de baixo teor de gordura, o qual perdeu 4,5%. A diferença foi estatisticamente significativa em 3 e 6 meses, mas não em 12 meses.

2 Conclusão: Houve maior perda de peso no grupo de baixo teor de carboidratos, significativa aos 3 e 6 meses, mas não 12. O grupo low-carb tiveram maiores melhorias em triglicérides no sangue e HDL, mas outros biomarcadores foram semelhantes entre os grupos. 2. Samaha FF, et al. Uma dieta com baixo teor de carboidratos em comparação com uma dieta de baixo teor de gordura na obesidade grave. New England Journal of Medicine, de Detalhes: 132 indivíduos com obesidade grave (IMC médio de 43) foram randomizados para um grupo de baixo teor de gordura ou uma dieta baixa em carboidratos. Muitos dos indivíduos tinham síndrome metabólica ou diabetes tipo II. Os seguidores da dieta de baixo teor de gordura fizeram restrição calórica. A duração do estudo foi de 6 meses. Perda de peso: O grupo low-carb perdeu uma média de 5,8 kg (12,8 lbs) enquanto o grupo de baixo teor de gordura perdeu apenas 1,9 kg (4,2 lbs). A diferença foi estatisticamente significativa. Conclusão: O grupo low-carb perdeu significativamente mais peso (cerca de 3 vezes mais). Houve também uma diferença estatisticamente significativa em vários biomarcadores: Os triglicéridos diminuíram em 38 mg/ dl no grupo do baixo em carboidratos, em comparação com 7 mg/ dl no grupo alto em carboidratos e baixo em gordura.. A sensibilidade à insulina melhorou na Low carb ficou melhor, mas ficou um pouco pior na dieta baixa em gordura. Níveis de glicose no sangue em jejum desceram 26 mg/ dl no grupo lowcarb, apenas 5 mg/ dl no grupo low-fat. Os níveis de insulina diminuíram em 27% no grupo Low carb, mas aumentou ligeiramente no grupo baixo em gordura.

3 No geral, a dieta low-carb teve efeitos significativamente mais benéficos sobre o peso e biomarcadores-chaves neste grupo de indivíduos com obesidade grave. 3. Sondike SB, et al. Efeitos de uma dieta pobre em carboidratos na perda de peso e fatores de risco cardiovascular em adolescentes com excesso de peso. The Journal of Pediatrics de Detalhes: 30 adolescentes com sobrepeso foram randomizados em dois grupos, um grupo de dieta low-carb e um grupo de dieta de baixa gordura. Este estudo se prolongou por 12 semanas. Nenhum grupo foi instruído a restringir calorias. Perda de peso: O grupo low-carb perdeu 9,9 kg (21,8 lbs), enquanto o grupo de baixo teor de gordura perdeu 4,1 kg (9 libras). A diferença foi estatisticamente significativa. Conclusão: O grupo low-carb perdeu significativamente mais (2,3 vezes mais) peso e apresentaram reduções significativas nos triglicérides e colesterol não- HDL. Colesterol total diminuiu apenas no grupo de baixo teor de gordura (porque o HDL bom subiu no outro). 4. Brehm BJ, et al. Um estudo randomizado comparando uma dieta de carboidratos muito baixo e uma dieta de baixa gordura de restrição calórica sobre o peso corporal e fatores de risco cardiovascular em mulheres saudáveis. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, de Detalhes: 53 mulheres saudáveis, mas obesos foram randomizados para uma dieta baixa em gordura, ou uma dieta baixa em carboidratos. Ogrupo de baixo teor de gordura foi de restrição calórica.

4 O estudo continuou por 6 meses. Perda de peso: As mulheres do grupo de lowcarb perderam uma média de 8,5 kg (18,7 lbs), enquanto o grupo de baixo teor de gordura perdeu uma média de 3,9 kg (8,6 lbs). A diferença foi estatisticamente significativo aos 6 meses. Conclusão: O grupo low-carb perdeu mais peso (2,2 vezes mais) e teve reduções significativas nos triglicérides no sangue. HDL melhorou ligeiramente em ambos os grupos. 5. Aude YW, et al. Uma dieta baixa em carboidratos e mais proteínas e gorduras monoinsaturadas. Archives of Internal Medicine, de Detalhes: 60 indivíduos com sobrepeso foram randomizados para uma dieta low-carb rica em gordura monoinsaturada, ou uma dieta de baixo teor de gordura com base no National Cholesterol Education Program (NCEP). Ambos os grupos foram de restrição calórica e o estudo continuou por 12 semanas. Perda de peso: O grupo low-carb perdeu uma média de 6,2 kg (13,6 lbs), enquanto o grupo de baixo teor de gordura perdeu 3,4 kg (7,5 lbs). A diferença foi estatisticamente significativa. Conclusão: O grupo low-carb perdeu 1,8 vezes mais peso. Houve também várias alterações nos biomarcadores que são dignos de nota: A relação cintura-quadril é um marcador para a gordura abdominal. Este marcador melhorou ligeiramente no grupo low-carb, não no grupo low-fat. Colesterol total em ambos os grupos melhoraram. Os triglicéridos diminuiu em 42 mg / dl no grupo do low-carb, em comparação com 15,3 mg/ dl no grupo Low fat. Tamanho das partículas de LDL aumentaram 4,8 nm e a porcentagem de pequenas e densas partículas de LDL diminuiram em 6,1% no grupo lowcarb, enquanto que não houve diferença significativa no grupo low-fat.

5 No geral, o grupo low-carb perdeu mais peso e teve muito maiores melhorias em vários importantes nos fatores de risco para doença cardiovascular. 6. Yancy WS Jr, et ai. Uma dieta de baixo teor de carboidratos, dieta cetogênica versus uma dieta de baixa gordura para tratar a obesidade e hiperlipidemia. Annals of Internal Medicine, de Detalhes: 120 indivíduos com sobrepeso e lipídios sanguíneos elevados foram randomizados para um low-carb ou uma dieta de baixo teor de gordura. O grupo de baixo teor de gordura foi de restrição calórica. Estudo continuou durante 24 semanas. Perda de peso: O grupo low-carb perdeu 9,4 kg (20,7 lbs) de seu peso corporal total, em comparação com 4,8 kg (10,6 lbs) no grupo de baixo teor de gordura. Conclusão: O grupo low-carb perdeu significativamente mais peso e tiveram maiores melhorias em triglicérides no sangue e colesterol HDL. 7. JS Volek, et ai. Comparação entre uma dieta de muito baixo teor de carboidratos e dietas de baixo teor de gordura de restrição calórica sobre a perda de peso e composição corporal em homens e mulheres com excesso de peso. Nutrition & Metabolism (Londres), Detalhes: Um ensaio randomizado, cruzado com 28 indivíduos com sobrepeso / obesidade. O estudo continuou por 30 dias (para as mulheres) e 50 dias (para os homens) em cada dieta, que é uma dieta muito baixa em carboidratos e uma dieta de baixa gordura. Ambas as dietas foram de restrição calórica. Perda de peso: O grupo low-carb perdeu significativamente mais peso, especialmente os homens. Isso apesar do fato de que eles acabaram comendo mais calorias do que o grupo de baixo teor de gordura.

6 Conclusão: O grupo low-carb perdeu mais peso. Os homens sobre a dieta lowcarb perderam três vezes mais gordura abdominal que os homens sobre a dieta de baixo teor de gordura. 8. Meckling KA, et al. Comparação de uma dieta baixa em gorduras a uma dieta pobre em carboidratos na perda de peso, composição corporal e fatores de risco para diabetes e doença cardiovascular na vida real em homens e mulheres com sobrepeso. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, de Detalhes: 40 indivíduos com sobrepeso foram randomizados para um low-carb e uma dieta baixa em gorduras durante 10 semanas. As calorias foram controladas entre os grupos. Perda de peso: O grupo low-carb perdeu 7,0 kg (15,4 lbs) e o grupo de baixo teor de gordura perdeu 6,8 kg (14,9 lbs). A diferença não foi estatisticamente significativa. Conclusão: Ambos os grupos perderam a mesma quantidade de peso. Algumas outras diferenças notáveis nos biomarcadores: Diminuição da pressão arterial em ambos os grupos, tanto sistólica e diastólica. Os triglicéridos diminuiu em ambos os grupos, mais na low-carb. Colesterol HDL subiu no grupo Low-carb, mas diminuiu no grupo Low-fat. Açúcar no sangue desceu em ambos os grupos, mas apenas o grupo lowcarb apresentou reduções nos níveis de insulina, indicando melhorou a sensibilidade à insulina.

7 9. Nickols-Richardson SM, et ai. A fome é mais baixa e perda de peso é maior em mulheres na pré-menopausa com sobrepeso consumindo uma deta de baixo toer de carboidratos/ alta proteína vs dieta rica em carboidratos / dieta de baixa gordura. Journal of American Dietetic Association, de Detalhes: 28 mulheres na pré-menopausa com sobrepeso consumiram uma low-carb ou uma dieta de baixo teor de gordura durante 6 semanas. O grupo de baixo teor de gordura foi de restrição calórica. Perda de peso: As mulheres do grupo de low-carb perderam 6,4 kg (14,1 lbs) em comparação com o grupo de baixo teor de gordura, que perdeu 4,2 kg (9,3 lbs). Os resultados foram estatisticamente significativos. Conclusão: A dieta low-carb causou significativamente mais perda de peso e fome reduzida em comparação com a dieta de baixa gordura. 10. Daly ME, et al. Os efeitos a curto prazo do conselho de comer carboidratos com restrição alimentar severa em diabetes tipo 2. Diabetic Medicine, de Detalhes: 102 pacientes com diabetes tipo 2 foram randomizados para uma dieta low-carb ou uma dieta de baixo teor de gordura durante 3 meses. O grupo de baixo teor de gordura foi instruído para reduzir o tamanho das porções. Perda de peso: O grupo low-carb perdeu 3,55 kg ( 7,8 libras), enquanto o grupo de baixo teor de gordura perdeu apenas 0,92 kg (2 libras). A diferença foi estatisticamente significativa. Conclusão: O grupo low-carb perdeu mais peso e tive maiores melhorias na relação colesterol total/ HDL.Não houve diferença na pressão arterial, triglicéridos ou HbA1c (um marcador para o nível de açúcar no sangue) entre os grupos.

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE DOENÇA METABÓLICA ENTENDENDO a doença metabólica A doença metabólica, também chamada de síndrome metabólica ou ainda de plurimetabólica, em geral faz parte de um conjunto de

Leia mais

SÍNDROME METABÓLICA E ADOLESCÊNCIA

SÍNDROME METABÓLICA E ADOLESCÊNCIA 44 Manual sobre Insulino-resistência SÍNDROME METABÓLICA E ADOLESCÊNCIA Helena Fonseca Unidade de Medicina do Adolescente, Clínica Universitária de Pediatria Hospital de Santa Maria A prevalência de obesidade

Leia mais

Síndrome Metabólica e seus componentes. Prevalências e Preocupações. Viviane Cunha Cardoso, Marco Antonio Barbieri, Heloísa

Síndrome Metabólica e seus componentes. Prevalências e Preocupações. Viviane Cunha Cardoso, Marco Antonio Barbieri, Heloísa Síndrome Metabólica e seus componentes Prevalências e Preocupações Viviane Cunha Cardoso, Marco Antonio Barbieri, Heloísa Bettiol, Antônio Augusto Silva, Daniela Pallos,, Vanda Simões FMRP-USP/UFMA Síndrome

Leia mais

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO A obesidade está associada a um desequilíbrio entre ingestão alimentar e gasto energético, e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. A obesidade

Leia mais

Intervenção nutricional em indivíduos com sobrepeso e obesidade

Intervenção nutricional em indivíduos com sobrepeso e obesidade Intervenção nutricional em indivíduos com sobrepeso e obesidade Maria Cecília F. Assunção Iná da Silva dos Santos Denise Petrucci Gigante Marly Augusto Cardoso Daniela Saes Sartorelli Apoio: CNPq e FAPERGS

Leia mais

De acordo com um novo estudo, publicado nesta terça-feira no prestigiado

De acordo com um novo estudo, publicado nesta terça-feira no prestigiado Com o passar do tempo, as gorduras, inclusive a saturada, perderam o posto de vilãs da dieta abrindo espaço para outra questão importante: o equilíbrio. De acordo com um novo estudo, publicado nesta terça-feira

Leia mais

IMPLICAÇÕES DA CLASSE DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E OBESIDADE ABDOMINAL NO RISCO E GRAVIDADE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PORTUGAL

IMPLICAÇÕES DA CLASSE DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E OBESIDADE ABDOMINAL NO RISCO E GRAVIDADE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PORTUGAL CONGRESSO PORTUGUÊS DE CARDIOLOGIA IMPLICAÇÕES DA CLASSE DE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E OBESIDADE ABDOMINAL NO RISCO E GRAVIDADE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PORTUGAL Susana Martins, Nuno Cortez-Dias, Adriana

Leia mais

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE O QUE É? Doença crônica, definida como o acúmulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios

Leia mais

ORLISTATE SINTÉTICO. Agente antiobesidade de ação periférica

ORLISTATE SINTÉTICO. Agente antiobesidade de ação periférica Informações Técnicas ORLISTATE SINTÉTICO Agente antiobesidade de ação periférica FÓRMULA MOLECULAR: C 23 H 53 NO 5. PESO MOLECULAR: 495,73. CAS N : 96829-58-2. DCB: 06635. NOME QUÍMICO: N-Formyl-L-leucine

Leia mais

Relevância Clínica da Síndrome Metabólica nos Indivíduos Não Obesos

Relevância Clínica da Síndrome Metabólica nos Indivíduos Não Obesos CONGRESSO PORTUGUÊS DE CARDIOLOGIA Relevância Clínica da Síndrome Metabólica nos Indivíduos Não Obesos Susana Martins, Nuno Cortez-Dias, Adriana Belo*, Manuela Fiuza Serviço de Cardiologia - Hospital de

Leia mais

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC

EMAGRECIMENTO: caso. Annie Bello PhD. Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC EMAGRECIMENTO: caso Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC Fernanda, chega ao consultório por iniciativa própria. Ela

Leia mais

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA. 2

Introdução. Nutricionista FACISA/UNIVIÇOSA.   2 IMPACTO DA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL EM INDIVÍDUOS COM EXCESSO DE PESO ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Simone Angélica Meneses Torres Rocha 1, Eliene da Silva Martins Viana

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais

Segundo os cientistas, quando se fala em redução de peso, as duas opções têm efeitos similares: levam à redução de peso de forma equivalente.

Segundo os cientistas, quando se fala em redução de peso, as duas opções têm efeitos similares: levam à redução de peso de forma equivalente. Novas evidências publicadas nesta terça-feira (20) por cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, compararam os efeitos das dietas com redução de carboidrato e de gordura. Mas o que é

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DOS COLABORADORES E PROFESSORES DA FACISA/UNIVIÇOSA 1

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DOS COLABORADORES E PROFESSORES DA FACISA/UNIVIÇOSA 1 247 AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DOS COLABORADORES E PROFESSORES DA FACISA/UNIVIÇOSA 1 Jacira Francisca Matias 2, Ana Paula Boroni Moreira 3, Cristiane Sampaio Fonseca 4, Ricardo Antônio Zatti 5 Resumo:

Leia mais

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia

Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Diabetes: 10 alimentos essenciais para controlar a doença Abacate, batata yacon, sardinha e outras comidas ajudam a evitar os picos de glicemia Matéria publicada em 19 de Novembro de 2014 O diabetes é

Leia mais

Aula 1 - Fatores de risco Cardiovascular

Aula 1 - Fatores de risco Cardiovascular Disciplina: Exercícios Físicos para Grupos Especiais Aula 1 - Fatores de risco Cardiovascular Prof. Dra. Bruna Oneda Principais causas de morte nos EUA Fatores de risco cardiovascular NÃO MODIFICÁVEIS

Leia mais

EXTRATO PROTEICO VEGANO BLOQUEADOR DE CARBOIDRATOS TRATAMENTO DE OBESIDADE

EXTRATO PROTEICO VEGANO BLOQUEADOR DE CARBOIDRATOS TRATAMENTO DE OBESIDADE WHITE KIDNEY BEANS EXTRATO PROTEICO VEGANO BLOQUEADOR DE CARBOIDRATOS TRATAMENTO DE OBESIDADE O feijão branco (Phaseolus vulgaris) é uma planta herbácea, nativa da Europa, Índia e Peru. Pertencente à família

Leia mais

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III Thiago Onofre Freire Variação na distribuição de macronutrientes da dieta e alterações na composição corporal. Thiago Onofre Freire Revisão sobre artigos publicados entre 2002

Leia mais

TÍTULO: HIPERTRIGLICERIDEMIA PÓS-PRANDIAL EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E O RISCO CARDIOVASCULAR

TÍTULO: HIPERTRIGLICERIDEMIA PÓS-PRANDIAL EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E O RISCO CARDIOVASCULAR TÍTULO: HIPERTRIGLICERIDEMIA PÓS-PRANDIAL EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 E O RISCO CARDIOVASCULAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil. Maria Ana Carvalho

Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil. Maria Ana Carvalho Eficácia do Tratamento da Obesidade Infantil Maria Ana Carvalho Objectivos Adoptar estilos de vida mais saudáveis pelas crianças e famílias Alimentação Saudável e Prática de Actividade Física Melhorar

Leia mais

COMPORTAMENTO ALIMENTAR

COMPORTAMENTO ALIMENTAR COMPORTAMENTO ALIMENTAR Balanço energético Peso corporal Ingestão Gasto fome saciedade Absorção de nutrientes Taxa metabólica Termogênese Atividade Video: http: / / illuminations.nctm.org/java/whelk/student/crows.html

Leia mais

Metabolismo do colesterol e das lipoproteínas

Metabolismo do colesterol e das lipoproteínas Metabolismo do colesterol e das lipoproteínas COLESTEROL Estabiliza o arranjo linear dos ácidos graxos saturados das membranas. Origem do colesterol ENDÓGENA EXÓGENA Como ocorre a síntese do colesterol?

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

Uma vida mais saudável pede autoconhecimento. Painel Genômico de Nutrição e Resposta ao Exercício

Uma vida mais saudável pede autoconhecimento. Painel Genômico de Nutrição e Resposta ao Exercício Uma vida mais saudável pede autoconhecimento. Painel Genômico de Nutrição e Resposta ao Exercício Até que ponto você se conhece? Conquistar uma vida mais saudável, ter mais energia, melhorar o desempenho

Leia mais

Marta Maria do Amaral dos Santos Mestranda do Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição - PPGAN

Marta Maria do Amaral dos Santos Mestranda do Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição - PPGAN Marta Maria do Amaral dos Santos Mestranda do Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição - PPGAN SÍNDROME METABÓLICA (SM) Contexto histórico Definição Parâmetros Fatores de risco: Obesidade central

Leia mais

Obesidade - IMC. IMC em adultos (OMS) O que é o Índice de Massa Corporal?

Obesidade - IMC. IMC em adultos (OMS) O que é o Índice de Massa Corporal? Obesidade - IMC O que é o Índice de Massa Corporal? O índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso, obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula

Leia mais

R4 Nicole Balster Romanzini Orientadores: Dra. Rosana Radominski Dr. Henrique Suplicy

R4 Nicole Balster Romanzini Orientadores: Dra. Rosana Radominski Dr. Henrique Suplicy R4 Nicole Balster Romanzini Orientadores: Dra. Rosana Radominski Dr. Henrique Suplicy Introdução Objetivos da dieta Tipo de dietas - Prudente - Baixo Teor de Gorduras (Low-fat) - Baixo Teor de Carboidratos

Leia mais

EFEITOS DA DIETA LOW-FAT E LOW-CARB NO EMAGRECIMENTO E NAS VARIÁVEIS METABÓLICAS RELACIONADAS

EFEITOS DA DIETA LOW-FAT E LOW-CARB NO EMAGRECIMENTO E NAS VARIÁVEIS METABÓLICAS RELACIONADAS CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BRASÍLIA UNICEUB FACULDADE DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE CURSO DE NUTRIÇÃO EFEITOS DA DIETA LOW-FAT E LOW-CARB NO EMAGRECIMENTO E NAS VARIÁVEIS METABÓLICAS RELACIONADAS Aluno:

Leia mais

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer.

Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Perder peso comendo bem. Melhores alimentos e chás para emagrecer. Como Perder Peso, saiba como acabar com a obesidade. Quando falamos em perder peso, estamos falando em eliminar a obesidade, que é o mal

Leia mais

Avaliação do Risco Cardiovascular

Avaliação do Risco Cardiovascular NUNO CORTEZ-DIAS, SUSANA MARTINS, ADRIANA BELO, MANUELA FIUZA 20 Abril 2009 Objectivos Avaliação do Risco Cardiovascular Padrões de Tratamento Impacto Clínico Síndrome Metabólica HTA Diabetes Mellitus

Leia mais

Inovações e Moda em Dietas?? Dra. Vanderlí Marchiori Nutricionista Consultora ABITRIGO Congresso internacional da industria do trigo 2018

Inovações e Moda em Dietas?? Dra. Vanderlí Marchiori Nutricionista Consultora ABITRIGO Congresso internacional da industria do trigo 2018 Inovações e Moda em Dietas?? Dra. Vanderlí Marchiori Nutricionista Consultora ABITRIGO Congresso internacional da industria do trigo 2018 Carboidratos Mito ou Verdade: eles são necessários? Quem são eles?

Leia mais

19/04/2016. Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail:

19/04/2016. Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail: Profª. Drª. Andréa Fontes Garcia E -mail: andrea@salesiano-ata.br 1 A Obesidade Definida como doença crônica caracterizada pelo excesso de peso corporal Decorre na maior parte dos casos de um desequilíbrio

Leia mais

Hipertensão Diabetes Dislipidemias

Hipertensão Diabetes Dislipidemias Hipertensão Diabetes Dislipidemias Hipertensão A pressão alta atinge 24,3% da população adulta brasileira e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como

Leia mais

Em janeiro, muita gente sobe na balança e decide começar uma dieta. Mas de que tipo?

Em janeiro, muita gente sobe na balança e decide começar uma dieta. Mas de que tipo? Em janeiro, muita gente sobe na balança e decide começar uma dieta. Mas de que tipo? Dietas low-carb, ou seja, baseadas no consumo de pouco carboidratos, entraram na moda nos últimos anos. Elas são baseadas

Leia mais

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA

HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA CUIDADOS ESSENCIAIS DOENÇAS CRÔNICAS HIPERTENSÃO DIABETES ESTEATOSE HEPÁTICA IPER- ENSÃO 9,4 MILHÕES DE MORTES NO MUNDO CAUSA DE 45% DOS ATAQUES CARDÍACOS E 51% DOS DERRAMES CEREBRAIS B Fonte: Organização

Leia mais

OBESIDADE NA INFÂNCIA. Dra M aria Fernanda Bádue Pereira

OBESIDADE NA INFÂNCIA. Dra M aria Fernanda Bádue Pereira OBESIDADE NA INFÂNCIA Dra M aria Fernanda Bádue Pereira Obesidade infantil Um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. >>>>> Ingestão calórica e

Leia mais

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Atualização em Nutracêuticos 1 Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Qual a melhor opção para redução da gordura visceral e subcutânea? A suplementação com Proteínas do Leite é mais eficaz em reduzir

Leia mais

CAFÉ VERDE. Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico. Informações Técnicas

CAFÉ VERDE. Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico. Informações Técnicas Informações Técnicas CAFÉ VERDE Gerenciamento de peso com 45% de Ácido Clorogênico NOME CIENTÍFICO: Coffea robusta L. PARTE UTILIZADA: grão verde FAMÍLIA: Rubiaceae INTRODUÇÃO O café contém centenas de

Leia mais

Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras

Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras Booster Termogênico Natural Rico em Bioativos e Fibras Potente antioxidante Combate da gordura corporal Aumento da taxa metabólica Auxílio na absorção de glicose via intestinal em dietas hipercalóricas

Leia mais

TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO CONDUTA DIETÉTICA PARTE 1

TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO CONDUTA DIETÉTICA PARTE 1 TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO CONDUTA DIETÉTICA PARTE 1 Prof M. Sc. José Aroldo Filho Nutricionista Mestre em Ciências Médicas/ FCM-UERJ Especialista em Nutrição Clínica/ASBRAN Pós-Graduado em Medicina

Leia mais

1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova.

1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova. 8º Biologia Leda Aval. Rec. Par. 20/08/12 1. Explique por que o macarrão saiu da base e foi para o topo da nova pirâmide e a atividade física ficou na base da pirâmide nova. A GORDURA DO BEM [...] Em quantidade

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE A PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA E TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO: EXERCÍCIO FÍSICO E PERFIL ALIMENTAR

RELAÇÃO ENTRE A PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA E TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO: EXERCÍCIO FÍSICO E PERFIL ALIMENTAR RELAÇÃO ENTRE A PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA E TRATAMENTO NÃO FARMACOLÓGICO: EXERCÍCIO FÍSICO E PERFIL ALIMENTAR ANNA JÚLIA F. VAZ DE OLIVEIRA, ESTHER PEREIRA DA SILVA, JULLYANE DE OLIVEIRA MAIA,

Leia mais

CICLO DA VIDA CONCEPÇÃO

CICLO DA VIDA CONCEPÇÃO CICLO DA VIDA CONCEPÇÃO AVALIAÇÃO NUTRICIONAL Calculo de IMC e CA Prof. Rosane Avaliação Nutricional O processo de avaliação inclui duas fases:seleção e avaliação. Seleção Identificar os pacientes em risco

Leia mais

Transmitir aos alunos um conhecimento claro sobre os métodos de desenvolvimento e avaliação da aptidão física.

Transmitir aos alunos um conhecimento claro sobre os métodos de desenvolvimento e avaliação da aptidão física. Relatório Final / Resultados 20/ Transmitir aos alunos um conhecimento claro sobre os métodos de desenvolvimento e avaliação da aptidão física. Importância da avaliação da composição corporal. Aumento

Leia mais

Relatório Final / Resultados 2013/14

Relatório Final / Resultados 2013/14 Relatório Final / Resultados 2013/14 RAZÕES QUE JUSTIFICAM O PROJETO Transmitir aos alunos um conhecimento claro sobre os métodos de desenvolvimento e avaliação da aptidão física. RAZÕES QUE JUSTIFICAM

Leia mais

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição

Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Aluna: Laise Souza Mestranda em Alimentos e Nutrição glicose

Leia mais

HUMOR SONO EVIDÊNCIAS PERFORMANCE DIETAS CETOGÊNICAS

HUMOR SONO EVIDÊNCIAS PERFORMANCE DIETAS CETOGÊNICAS @nutguirosa EVIDÊNCIAS PERFORMANCE HUMOR SONO DIETAS CETOGÊNICAS REALMENTE NECESSÁRIO FAZER LOW CARB? OU PRECISAMOS REVER HÁBITOS ALIMENTARES? 16 ensaior clínicos randomizados fazem parte da metanálise

Leia mais

Alimentação ideal: o que diz a ciência sobre tomar ou pular o café da manhã

Alimentação ideal: o que diz a ciência sobre tomar ou pular o café da manhã Alimentação ideal: o que diz a ciência sobre tomar ou pular o café da manhã g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/02/01/alimentacao-ideal-o-que-diz-a-ciencia-sobre-tomar-ou-pular-o-cafeda-manha.ghtml

Leia mais

Síndrome Metabólica. Wilson Marques da Rosa Filho. (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia)

Síndrome Metabólica. Wilson Marques da Rosa Filho. (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia) Síndrome Metabólica (Tratamento pela Acupuntura e Homeopatia) Wilson Marques da Rosa Filho 1 Síndrome Metabólica 1ª edição: maio de 2017 Síndrome Metabólica / Wilson Marques da Rosa Filho São Paulo: Perse

Leia mais

EDUCAÇÃO REVISÃO 2 REVISÃO 3

EDUCAÇÃO REVISÃO 2 REVISÃO 3 FÍSICA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 UNIDADE II - CULTURA: A pluralidade na expressão humana Aula 4.1 Lazer: conceitos Aula 4.2 Atividade física e exercício físico: uma questão cultural? Aula 5.1 Doenças

Leia mais

Saiba mais sobre Esteatose Hepática e como cuidar bem do seu fígado

Saiba mais sobre Esteatose Hepática e como cuidar bem do seu fígado Saiba mais sobre Esteatose Hepática e como cuidar bem do seu fígado Conscientização e prevenção para um fígado saudável Índice Esteatose hepática... 4 Quais são as causas de esteatose hepática?... 6 Principais

Leia mais

PROJETO DIRETRIZES RISCO AUMENTADO PARA CA DE ENDOMÉTRIO ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DA GLICOSE RISCO DESENVOLVIMENTO PRECOCE DE DIABETES

PROJETO DIRETRIZES RISCO AUMENTADO PARA CA DE ENDOMÉTRIO ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DA GLICOSE RISCO DESENVOLVIMENTO PRECOCE DE DIABETES PROJETO DIRETRIZES OBESIDADE INFERTILIDADE RISCO AUMENTADO PARA CA DE ENDOMÉTRIO ALTERAÇÕES NO METABOLISMO DA GLICOSE RISCO DESENVOLVIMENTO PRECOCE DE DIABETES RISCO AUMENTADO DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Leia mais

DIETOTERAPIA INFANTIL DOENÇAS CRÔNICAS NA INFÂNCIA OBESIDADE

DIETOTERAPIA INFANTIL DOENÇAS CRÔNICAS NA INFÂNCIA OBESIDADE DIETOTERAPIA INFANTIL DOENÇAS CRÔNICAS NA INFÂNCIA OBESIDADE Um dos principais problemas de saúde pública da atualidade, Doença nutricional que mais cresce no mundo e de mais difícil tratamento; Etiologia

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 1 Influência de um programa de exercícios aeróbios sobre níveis pressórios de indivíduos com Síndrome Metabólica Chane Basso Benetti;

Leia mais

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais,

Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, Conheça os benefícios do jejum intermitente, associado à dieta Low Carb. Por meio de divertidos esquemas e gráficos, entenda os reflexos hormonais, as alterações no organismo, os critérios para janelas

Leia mais

13 Alimentos para Controlar o Colesterol

13 Alimentos para Controlar o Colesterol Introdução Capitulo 1 Legumes Capítulo 2 Abacates Capítulo 3 Nozes e Amêndoas Capítulo 4 Peixes Capítulo 5 Grãos Integrais Capítulo 6 Frutas e Bagas Capítulo 7 Chocolate escuro e Cacau Capítulo 8 Alho

Leia mais

PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO II

PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO II PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO II Priscila Osório Fernandes¹; Maiane Alves de Macêdo²; Elias Fernandes Mascarenhas Pereira³ Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Minha Saúde Análise Detalhada

Minha Saúde Análise Detalhada MODELO DE RELATÓRIO / Identificação de cliente: 1980M32 Data: 07/03/2016 Seu Peso = 79,0 kg Minha Saúde Análise Detalhada Seu peso está na categoria: Saudável sua altura é 180 cm, você tem 35 anos de idade

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 01 FISIOLOGIA ANIMAL E NUTRIÇÃO Taxa metabólica rato coelho homem vaca elefante Peso corporal 6CO 2 + 12H 2 O luz C 6 H 12 O 6 + 6H 2 O + 6O 2 6CO 2 + 6H 2 O energia de oxidação

Leia mais

OBESIDADE E DISLIPIDEMIA NA INFANCIA E ADOLESCENCIA

OBESIDADE E DISLIPIDEMIA NA INFANCIA E ADOLESCENCIA I CONGRESSO MÉDICO DA CIDADE DE GUARULHOS OBESIDADE E DISLIPIDEMIA NA INFANCIA E ADOLESCENCIA Ana Margarida B. Moreira Pediatra e Endocrinologia Pediátrica. H.M.C.A Hospital Municipal da Criança e do Adolescente.

Leia mais

Síndrome Metabólica e Risco Cardiovascular

Síndrome Metabólica e Risco Cardiovascular Síndrome Metabólica e Risco Cardiovascular Farmacoterapia Ano lectivo 2012-2013 Dias 19 e 26 de Novembro Isabel Vitória Figueiredo 1990 50 milhões de mortes em todo o mundo 28% 2030 [8 mil milhões] 32%

Leia mais

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril

Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Semana do Combate ao Colesterol 05 a 10 de abril Vida saldável Plasc Folder semana do colesterol alt.indd 1 18/3/2010 09:29:20 Dicas para uma vida saudável ou como manter seu Colesterol no nível ideal.

Leia mais

FEIRA DE SAÚDE TESTE DE ACUIDADE VISUAL ESCALA OPTOMÉTRICA DE SNELLEN LIONS CLUBE: LOCAL: DATA: HORÁRIO: Resultado. Nº Nome Legível Telefone

FEIRA DE SAÚDE TESTE DE ACUIDADE VISUAL ESCALA OPTOMÉTRICA DE SNELLEN LIONS CLUBE: LOCAL: DATA: HORÁRIO: Resultado. Nº Nome Legível Telefone TESTE DE ACUIDADE VISUAL ESCALA OPTOMÉTRICA DE SNELLEN Idade Sexo (anos) (M/F) Resultado Olho Direito Olho Esquerdo Observações FAF MODELO / TESTE DE GLICOSE Idade (anos) Sexo (M/F) Antecedentes na família?

Leia mais

MAPA DE REVISÕES. Revisão Página Motivo Data Responsável

MAPA DE REVISÕES. Revisão Página Motivo Data Responsável DESTINATÁRIOS Médicos dos Centros de Saúde da Unidade Coordenadora Funcional (UCF) de Leiria Elaboração Sandra Ferreira, Carla Loureiro, Pascoal Moleiro ----------------------- Aprovação Director do Serviço

Leia mais

ConScientiae Saúde ISSN: Universidade Nove de Julho Brasil

ConScientiae Saúde ISSN: Universidade Nove de Julho Brasil ConScientiae Saúde ISSN: 1677-1028 conscientiaesaude@uninove.br Universidade Nove de Julho Brasil Viana, Ariane; Nascimento, Mário Cesar; De Angelis, Kátia Atividade física não supervisionada no manejo

Leia mais

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo

Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Veja as dicas de como baixar os triglicérides do sangue Praticar exercícios e parar de fumar já é um bom começo Matéria publicada em 07 de Maio de 2014 Receber o diagnóstico de colesterol alto vira alvo

Leia mais

Izabela Alves Gomes Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO

Izabela Alves Gomes Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Izabela Alves Gomes izabela.nut@gmail.com Nutricionista UERJ Mestranda em Alimentos e Nutrição - UNIRIO Rio de Janeiro - 2016 É considerado vegetariano todo aquele que exclui de sua alimentação todos os

Leia mais

OBESIDADE. Sinônimos e Nomes populares: O que é? Leia também. Como se desenvolve ou se adquire?

OBESIDADE. Sinônimos e Nomes populares: O que é? Leia também. Como se desenvolve ou se adquire? OBESIDADE Sinônimos e Nomes populares: Excesso de peso corporal, aumento do peso corporal; aumento de gordura, gordura. O que é? Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo

Leia mais

Epidemiologia. Recomendações para a prática de atividade física. Prof. Dr. Matheus M. Gomes

Epidemiologia. Recomendações para a prática de atividade física. Prof. Dr. Matheus M. Gomes Epidemiologia Recomendações para a prática de atividade física Prof. Dr. Matheus M. Gomes 1 Atividade Física x Risco Doenças Crônicas 2 Atividade Física x Risco Doenças Crônicas 3 Atividade Física x Risco

Leia mais

OBESIDADE MAPA DE REVISÕES PROTOCOLO CLINICO. Destinatários. Data Dr. Bilhota Xavier

OBESIDADE MAPA DE REVISÕES PROTOCOLO CLINICO. Destinatários. Data Dr. Bilhota Xavier Palavras-Chave: Destinatários Médicos dos ACES da Unidade Coordenadora Funcional (UCF) de Leiria Elaboração Dr.ª Sandra Ferreira, Dr.ª Carla Loureiro, Dr. Pascoal Moleiro Aprovação Diretor do Serviço Dr.

Leia mais

ACARBOSE. Hipoglicemiante

ACARBOSE. Hipoglicemiante ACARBOSE Hipoglicemiante INTRODUÇÃO Conforme a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) a síndrome metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica.

Leia mais

Barriguinha Para que te quero?

Barriguinha Para que te quero? Barriguinha Para que te quero? Em tempos idos dizia-se que gordura é formosura, mas hoje sabe-se os perigos que se escondem atrás de uma grande barriguinha. Para além do impacto na autoestima, se a gordura

Leia mais

Artigo de Revisão: Síndrome Metabólica Insulínica

Artigo de Revisão: Síndrome Metabólica Insulínica Artigo de Revisão: Síndrome Metabólica Insulínica Lucas de Souza Godoy 1 ; Luis Henrique Romano 2 1 Graduando, Centro Universitário Amparense UNIFIA, curso de nutrição. 2 Professor doutor, Centro Universitário

Leia mais

Condição patológica em que o excesso de gordura corpórea altera o estado de saúde do indivíduo. IMC Circunferência abdominal DCNT: obesidade

Condição patológica em que o excesso de gordura corpórea altera o estado de saúde do indivíduo. IMC Circunferência abdominal DCNT: obesidade 1 2 3 4 DCNT e alimentação Renato Heidor rheidor@usp.br A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Carboidratos: 4Kcal/g. Estoques na forma de glicogênio hepático

Leia mais

Flutamida, metformina ou ambos para mulheres com sobrepeso ou obesidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Flutamida, metformina ou ambos para mulheres com sobrepeso ou obesidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP). Artigo Técnico Ginecologia Dezembro / 2006 Flutamida, metformina ou ambos para mulheres com sobrepeso ou obesidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP). Estudo dividido em grupos: placebo, metformina,

Leia mais

MTAC Aula 6 BIOQUÍMICA DO SANGUE PARTE 1. GLICEMIA e LIPÍDIOS PLASMÁTICOS. 1) Mecanismos de regulação da glicemia: agentes hiper e hipoglicemiante

MTAC Aula 6 BIOQUÍMICA DO SANGUE PARTE 1. GLICEMIA e LIPÍDIOS PLASMÁTICOS. 1) Mecanismos de regulação da glicemia: agentes hiper e hipoglicemiante MTAC Aula 6 BIOQUÍMICA DO SANGUE PARTE 1 GLICEMIA e LIPÍDIOS PLASMÁTICOS GLICEMIA 1) Mecanismos de regulação da glicemia: agentes hiper e hipoglicemiante 2) Métodos para determinação da glicemia: Baseados

Leia mais

1. Existem problemas de obesidade no Brasil? 2. Se você respondeu sim à pergunta anterior, qual você acredita ser a principal causa da obesidade?

1. Existem problemas de obesidade no Brasil? 2. Se você respondeu sim à pergunta anterior, qual você acredita ser a principal causa da obesidade? TÍTULO: CONTROLE DE PESO DURAÇÃO: 30 NÍVEL: 2º e 3º CICLOS E SECUNDÁRIO DISCIPLINAS: BIOLOGIA, CIÊNCIAS, ANATOMIA, MATEMÁTICA DESCRIÇÃO Pelo menos 100 milhões de norte-americanos sofrem com o problema

Leia mais

Com o o m o ava v li l a i r o o us u o o de d sub u s b tit i ut u os o d r efeiç i õe õ s? S b u s b titut u os o de d Re R feiçõe õ s

Com o o m o ava v li l a i r o o us u o o de d sub u s b tit i ut u os o d r efeiç i õe õ s? S b u s b titut u os o de d Re R feiçõe õ s Como avaliar o uso de substitutos de refeições? Substitutos de Refeições Prós e Contras Helena Sampaio IV Jornada de Nutrição da UECE 26-28/08/2010 28/08/2010 O que são substitutos de refeição (SR)? Em

Leia mais

SÍNDROME METABÓLICA EM HIPERTENSOS RESIDENTES NA CEILÂNDIA DF

SÍNDROME METABÓLICA EM HIPERTENSOS RESIDENTES NA CEILÂNDIA DF SÍNDROME METABÓLICA EM HIPERTENSOS RESIDENTES NA CEILÂNDIA DF Manoela Vieira Gomes da Costa, Marina Morato Stival. Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia Introdução As doenças crônicas não transmissíveis

Leia mais

Dietas da moda: prós e contra do ponto de vista metabólico

Dietas da moda: prós e contra do ponto de vista metabólico Dietas da moda: prós e contra do ponto de vista metabólico Eliane Petean Arena Nutricionista/Farmacêutica Mestre em Pediatria (UNESP) elipetean@usp.br Variedades de Dietas da moda Cetogênica Low Carb Jejum

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 7. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 7 Profª. Tatiane da Silva Campos DISTÚRBIOS DESEQUILÍBRIOS HOMEOSTÁTICOS Anorexia nervosa: Distúrbio crônico caracterizado pela

Leia mais

Atualização farmacoterápica

Atualização farmacoterápica Atualização farmacoterápica A terapêutica com naltrexona/bupropião é bem tolerada, sem efeito a nível de eventos adversos graves em participantes a receber antidepressivos incluindo ISRS num estudo de

Leia mais

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7.

ÍNDICE. Introdução 4. O que é diabetes 5. Os diferentes tipos de diabetes 5. Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6. Sintomas 7. ÍNDICE Introdução 4 O que é diabetes 5 Os diferentes tipos de diabetes 5 Fatores de risco do diabetes tipo 1 e tipo 2 6 Sintomas 7 Diagnóstico 8 Tratamento 9 Atividades físicas 10 Medicamentos 11 O que

Leia mais

RISCOS CARDIOVASCULARES E METABÓLICOS BENEFICIÁRIOS ATIVOS:

RISCOS CARDIOVASCULARES E METABÓLICOS BENEFICIÁRIOS ATIVOS: 1 COMO PARTICIPAR DO EXAMINA: RISCOS CARDIOVASCULARES E METABÓLICOS BENEFICIÁRIOS ATIVOS: Quando verificada a existência de um ou mais fatores de risco, a equipe médica convida para integrar o programa.

Leia mais

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire

NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III. Thiago Onofre Freire NUT-154 NUTRIÇÃO NORMAL III Thiago Onofre Freire Alimentação e Nutrição Nutrição Necessidades Adequada Salário mínimo de 600 reais Água Luz Telefone Moradia Prestações Transporte 100 100 100 100 100 100

Leia mais

Epidemiologia da Síndrome Metabólica e as Consequências na Obesidade Infantil no T.O.I do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul

Epidemiologia da Síndrome Metabólica e as Consequências na Obesidade Infantil no T.O.I do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Epidemiologia da Síndrome Metabólica e as Consequências na Obesidade Infantil no T.O.I do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul MANNA, Augusto Araboni Mendes Barcelos [1], OLIVEIRA, Glauco Fonseca de

Leia mais

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA PREVENIR O GANHO DE PESO DURANTE OS TRATAMENTOS FARMACOLÓGICOS EM PSIQUIATRIA

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA PREVENIR O GANHO DE PESO DURANTE OS TRATAMENTOS FARMACOLÓGICOS EM PSIQUIATRIA ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA PREVENIR O GANHO DE PESO DURANTE OS TRATAMENTOS FARMACOLÓGICOS EM PSIQUIATRIA Coordenadora da equipe de Nutrição Clínica do AMBULIM Especialista em Distúrbios Metabólicos

Leia mais

Desafios do emagrecimento na consulta VISÃO DO NUTRICIONISTA E DOS PACIENTES

Desafios do emagrecimento na consulta VISÃO DO NUTRICIONISTA E DOS PACIENTES Desafios do emagrecimento na consulta VISÃO DO NUTRICIONISTA E DOS PACIENTES Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC

Leia mais

PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS

PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS Resumo GORZONI, J. H.; BRANDÃO, N. Estudos têm demonstrado o crescimento da síndrome metabólica. No entanto, esta pesquisa tem por objetivo

Leia mais

SÍNDROME METABÓLICA Qual a dimensão do problema numa consulta de medicina geral e familiar?

SÍNDROME METABÓLICA Qual a dimensão do problema numa consulta de medicina geral e familiar? Síndrome metabólica numa consulta de medicina geral e familiar 121 SÍNDROME METABÓLICA Qual a dimensão do problema numa consulta de medicina geral e familiar? Sónia Cunha Cruz e João Luís Pereira Centro

Leia mais

Manejo do Diabetes Mellitus na Atenção Básica

Manejo do Diabetes Mellitus na Atenção Básica Manejo do Diabetes Mellitus na Atenção Básica Daiani de Bem Borges Farmacêutica (NASF/PMF) Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde/UFSC/PMF Doutoranda - Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFSC

Leia mais

DIETA DE BAIXO CARBOIDRATO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

DIETA DE BAIXO CARBOIDRATO: UMA REVISÃO DE LITERATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO LAYSE RAMOS DE MOURA DIETA DE BAIXO CARBOIDRATO: UMA REVISÃO DE LITERATURA João Pessoa 2015 LAYSE RAMOS DE MOURA DIETA

Leia mais

DISTÚRBIOS ALIMENTARES. Msc. Roberpaulo Anacleto

DISTÚRBIOS ALIMENTARES. Msc. Roberpaulo Anacleto DISTÚRBIOS ALIMENTARES Msc. Roberpaulo Anacleto Distúrbios alimentares Caracteriza-se por uma grave perturbação do comportamento alimentar, são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade entre todos

Leia mais

REDUÇÃO & REEDUCAÇÃO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

REDUÇÃO & REEDUCAÇÃO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO Go Mag R do o Os Efeitos negativos da Obesidade na sua saúde e na sua vida: Menor expectativa de vida Baixa autoestima Mobilidade limitada Problemas nas articulações Ataque cardíaco Pressão alta 2R QUE

Leia mais

Obesidade Como avaliar o Grau de Obesidade

Obesidade Como avaliar o Grau de Obesidade Como avaliar o Grau de Obesidade Como avaliar o Grau de Obesidade o Aobesidade é o segundo maior fator de risco de doença não transmissível (a seguir ao tabaco) o Reflete o modo de viver Em Portugal o

Leia mais

Novos Estudos Comprovam. Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados

Novos Estudos Comprovam. Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados Novos Estudos Comprovam Lorcaserina Estimula a Perda de Peso e Previne a Progressão do Diabetes em Pacientes Obesos/Sobrepesados Lorcaserina Eficaz no Estímulo da Perda de Peso e no Controle do Índice

Leia mais

PERFIL LIPÍDICO E FATORES BIOLÓGICOS E AMBIENTAIS

PERFIL LIPÍDICO E FATORES BIOLÓGICOS E AMBIENTAIS PERFIL LIPÍDICO E FATORES BIOLÓGICOS E AMBIENTAIS hjhjh O papel da atividade física Margarida Amorim Fernandes Rodrigues Siopa Orientador: Professor Pedro Manuel Vargues Aguiar Coorientadora: Doutora Mafalda

Leia mais

Apresentadora: Simone Halfen

Apresentadora: Simone Halfen Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária www.ufpel.edu.br/nupeec Simopoulos, A. P. Ano de publicação: 2010 Apresentadora: Simone Halfen Introdução Todas as doenças

Leia mais