SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ROSILDA SILVIO SOUZA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ROSILDA SILVIO SOUZA"

Transcrição

1 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO ROSILDA SILVIO SOUZA

2 A consciência de nossa humanidade nesta era planetária deveria conduzir-nos à solidariedade e à comiseração recíproca, de indivíduo para indivíduo, de todos para todos. Edgar Morin

3 Fórum de 24/05/2010 A globalização possibilitou a melhoria das condições de vida no Planeta?

4 Paradigmas sociológicos Paradigmas sociológicos: Influenciaram as concepções na educação; São fundamentos das teorias educacionais.

5 Paradigma Paradigmas: são modelos, padrões ou exemplos; os paradigmas ou modelos podem orientar nossas formas de pensar, sentir e agir.

6 Paradigma Paradigmas: são estabelecidos socialmente; transformam-se em convenções sociais.

7 Paradigmas sociológicos Paradigmas sociológicos: concepções que estabelecem tipos de sociedade e de estrutura social.

8 Paradigmas sociológicos Paradigmas sociológicos: paradigma do consenso; paradigma do conflito.

9 Paradigmas sociológicos Paradigmas do consenso: a sociedade formada por pessoas e grupos que partilham de crenças e valores comuns; a sociedade é uma unidade fundamentada numa ordem moral.

10 Paradigmas sociológicos Paradigmas do consenso: a sociedade é harmoniosa; as crenças e valores comuns produzem o consenso espontâneo.

11 Paradigma do consenso Durkheim: As concepções de Durkheim são as bases do paradigma do consenso. Para ele, a educação é estruturada para manter a sociedade.

12 Paradigmas sociológicos Paradigmas do conflito sociedade: É formada por grupos que vivem em constantes conflitos. É constituída por duas classes sociais antagônicas que lutam entre si.

13 Paradigmas do conflito Paradigmas do conflito: As concepções de Marx e Engels são a fonte do paradigma do conflito.

14 Teorias educacionais Teoria educacionais: Otimismo Pedagógico; Pessimismo Pedagógico; Teorias Críticas.

15 Conceito Otimismo: O termo otimismo começou a ser difundido na cultura européia em 1755 durante discussões filosóficas sobre a ordem e bondade do mundo.

16 Teorias educacionais Otimismo pedagógico a sociedade: É essencialmente harmoniosa; Visa a integração de seus membros.

17 Teorias educacionais Otimismo pedagógico a educação: Tem a função de possibilitar a superação das desigualdades sociais. É considerada a alavanca do desenvolvimento e do progresso social.

18 Otimismo pedagógico Ministro Leôncio de Carvalho: Moralizando o povo, inspirando-lhe o hábito e o amor ao trabalho, a instrução desenvolve todos os ramos da indústria, aumenta a produção e com esta a riqueza pública e as rendas do Estado. (Reforma do Ensino de 1879)

19 Otimismo Pedagógico A ignorância popular, mãe da servilidade e da miséria, formidável inimigo. (Rui Barbosa) A escola é o alfa e o ômega, o princípio e o fim de tudo, dotada de poder absoluto de modelagem da vida social. ( Mito da Escola Redentora)

20 Teorias educacionais Otimismo pedagógico: super valoriza a função e possibilidades da educação (otimista); não considera os condicionantes sociais, concebe a educação como autônoma frente a sociedade ( nãocrítica).

21 Teorias educacionais Pessimismo pedagógico: a sociedade é marcada pela divisão entre classes antagônicos; as classes ou grupos sociais se relacionam através do conflito, das disputas.

22 Filme: Vem Dançar

23 Teorias educacionais Pessimismo pedagógico: a educação é determinada pela sociedade (crítica); a função da educação é a reprodução das desigualdades sociais (reprodutivista ou pessimista).

24 Teorias educacionais Teorias crítico-reprodutivistas: Do Sistema de Ensino enquanto Violência Simbólica (Bourdieu e Passeron); Da Escola enquanto Aparelho Ideológico do Estado (AIE) Althusser; Da Escola Dualista (Boudelot e Establet).

25 Teorias Críticoreprodutivistas Teoria do Sistema de Ensino enquanto Violência Simbólica: Entende que a sociedade se estrutura como um sistema de relações de força material entre grupos ou classes. Sobre a base da força ou violência material (dominação econômica) se fundamenta a violência simbólica.

26 Teoria Violência Simbólica A violência simbólica se manifesta: pela formação da opinião pública através dos meios de comunicação de massa, jornais etc.; pregação religiosa; a atividade artística e literária; a propaganda; a moda; a educação familiar; sistema escolar etc.

27 Teoria Violência Simbólica A violência material (dominação econômica) exercida pelas classes dominantes corresponde a violência simbólica (dominação cultural). Papel da violência simbólica: reforçar, pela dissimulação, as relações de força material ou a violência material.

28 Teorias Educacionais Teoria da Escola enquanto Aparelho Ideológico do Estado: Distingue no Estado dois Aparelhos: os Repressivos e os Ideológicos. Aparelhos Repressivos de Estado (AREs): o Governo, a Polícia, o Exército, os Tribunais, as Prisões etc.

29 AIEs Aparelhos Ideológicos de Estado (AIEs): Religioso, Escolar, Familiar, Político,

30 AIEs Aparelhos Ideológicos de Estado (AIEs): Cultural (Letras, Belas Artes, Desportos etc.), Sindical, Jurídico, AIE da informação (imprensa, rádio, televisão etc).

31 Aparelhos Repressivos Na Teoria da Escola enquanto Aparelho Ideológico do Estado: os Aparelhos Repressivos do Estado (AREs) funcionam massivamente pela violência, secundariamente pela ideologia.

32 Aparelhos Ideológicos Na Teoria da Escola enquanto Aparelho Ideológico do Estado: os Aparelhos Ideológicos do Estado (AIEs) funcionam massivamente pela ideologia e secundariamente pela violência. Função dos AIEs: reproduzir as relações de exploração capitalista.

33 Teorias Educacionais Teoria da Escola Dualista: Há duas redes de escolas: Secundária-Superior (SS); Primária-Profissional (PP). A Rede SS destinada a burguesia. A Rede PP destinada ao proletariado.

34 Escola Dualista Na Teoria da Escola Dualista: o aparelho escolar, com suas duas redes opostas, correspondem as duas classes sociais fundamentais; estas redes contribuem para reproduzir as relações sociais de produção capitalista.

35 Escola Dualista Teoria da Escola Dualista - na educação brasileira: instrução elementar e profissional para os pobres; liceus reservado ao preparo dos filhos dos ricos para a universidade, para as carreiras liberais.

36 Escola limites Escola: não está solta no espaço. Escola: uma peça de uma engrenagem maior - a sociedade. A classe social dominante determina a organização escolar.

37 Escola possibilidades As sociedade não é fixa, parada. A escola também muda. A escola dentro da sociedade: mudando a escola estaremos ajudando a sociedade a mudar.

CURRÍCULO, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E AS TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO. India Mara Ap.Dalavia de Souza Holleben NRE PONTA GROSSA

CURRÍCULO, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E AS TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO. India Mara Ap.Dalavia de Souza Holleben NRE PONTA GROSSA CURRÍCULO, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA E AS TENDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO India Mara Ap.Dalavia de Souza Holleben NRE PONTA GROSSA TEORIAS CRÍTICAS NA FORMULAÇÃO DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Concepção Dialética de

Leia mais

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICASRELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICASRELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICASRELAÇÃO EDUCAÇÃO E SOCIEDADE Pedagogia Liberal TRADICIONAL ESCOLA NOVA (OU ATIVA) RENOVADA, RENOVADORA TECNICISTA PROGRESSIVISTA (OU PROGRESSIVA) NÃO DIRETIVA Hora de cantarolar Na

Leia mais

Baudelot e Establet L École Capitaliste en France

Baudelot e Establet L École Capitaliste en France L École Capitaliste en France Ao longo de todo o percurso escolar, verifica-se uma oposição entre dois canais o Secundário Superior (SS), frequentado pelos filhos das classes dominantes, e o Primário Profissional

Leia mais

1º Anos IFRO. Aula: Conceitos e Objetos de Estudos

1º Anos IFRO. Aula: Conceitos e Objetos de Estudos 1º Anos IFRO Aula: Conceitos e Objetos de Estudos Contextualização Os clássicos da sociologia: 1. Émile Durkhiem 2. Max Weber 3. Karl Marx Objeto de estudo de cada teórico Principais conceitos de cada

Leia mais

O objectivo da escola não é unificar mas dividir.

O objectivo da escola não é unificar mas dividir. Alice Mendonça / Universidade da Madeira Baudelot e Establet L École Capitaliste en France Ao longo de todo o percurso escolar, verifica-se uma oposição entre dois canais o Secundário Superior (SS), frequentado

Leia mais

UMA RETROSPECTIVA DIDÁTICA E LEGAL

UMA RETROSPECTIVA DIDÁTICA E LEGAL UMA RETROSPECTIVA DIDÁTICA E LEGAL A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos significa afirmar que ela é, ao mesmo tempo, uma exigência do e para o processo de trabalho, bem como é, ela própria,

Leia mais

Sociologia Geral e da Educação

Sociologia Geral e da Educação Sociologia Geral e da Educação Objetivo:Discutir a função social da escola Conteúdos: capítulos 7, 8 e 9 Metodologia: Aula expositiva dialogada Apresentação do vídeo Para que serve a escola Apresentação

Leia mais

Análise Social 3. Desigualdades Sociais ESCS Sistemas de desigualdades

Análise Social 3. Desigualdades Sociais ESCS Sistemas de desigualdades Análise Social 3 Desigualdades Sociais ESCS 2016-17 Sistemas de desigualdades Historicamente, os tipos de desigualdade, definidos formalmente ou não, apresentaram-se de modos diferentes Tipos de sistemas

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: SOCIOLOGIA ANO: 2016 PROFESSORA: LILIANE CRISTINA FERREIRA COSTA

PLANO DE CURSO DISCIPLINA: SOCIOLOGIA ANO: 2016 PROFESSORA: LILIANE CRISTINA FERREIRA COSTA Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com PLANO DE CURSO DISCIPLINA: SOCIOLOGIA ANO: 2016

Leia mais

Falseamento da realidade. Karl Marx IDEOLOGIA. Visão de mundo. Gramsci. Aparelhos ideológicos. Louis Althusser

Falseamento da realidade. Karl Marx IDEOLOGIA. Visão de mundo. Gramsci. Aparelhos ideológicos. Louis Althusser Sociologia CULTURA E IDEOLOGIA Falseamento da realidade Karl Marx IDEOLOGIA Gramsci Visão de mundo Louis Althusser Aparelhos ideológicos IDEOLOGIA Falseamento da realidade Século XIX Democracia Liberdade

Leia mais

Baudelot e Establet L École Capitaliste en France (cont.3)

Baudelot e Establet L École Capitaliste en France (cont.3) L École Capitaliste en France (cont.3) Do ponto de vista do mito da unidade e continuidade da escola trata-se de percursos incompletos. Do ponto de vista da produção e do mercado de trabalho, não se trata

Leia mais

BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU

BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU SOUZA, Erisvaldo¹ Universidade Federal de Goiás Programa de Pós Graduação em Sociologia ¹erisvaldosouza@yahoo.com.br RESUMO Um forte elemento

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE: O NEODUALISMO

REFLEXÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE: O NEODUALISMO REFLEXÕES SOBRE A CRISE DA UNIVERSIDADE: O NEODUALISMO Marcos Luiz Ribeiro Faculdade Sumaré Formação de Docentes para o Ensino Superior marcoslribeiro@msn.com Reflexões sobre a Crise da Universidade: o

Leia mais

Os Sociólogos Clássicos Pt.2

Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Os Sociólogos Clássicos Pt.2 Max Weber O conceito de ação social em Weber Karl Marx O materialismo histórico de Marx Teoria Exercícios Max Weber Maximilian Carl Emil Weber (1864 1920) foi um intelectual

Leia mais

INDIVIDUO E SOCIEDADE DURKHEIM E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

INDIVIDUO E SOCIEDADE DURKHEIM E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS INDIVIDUO E SOCIEDADE DURKHEIM E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Émile Durkheim (francês) (1858-1917) Biografia Émile Durkheim (1858-1917) nasceu em Epinal, região de Lorena, na França, no dia 15 de

Leia mais

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria 1. (Uel) O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo sociedade separadamente

Leia mais

Bateria de Sociologia I trimestre

Bateria de Sociologia I trimestre Colégio: Nome: Nº Professor (a): Série: 1º ano Data: / /2014 Bateria de Sociologia I trimestre Turma: 01. Qual é o papel da reforma protestante na ideia do individuo. 02. Qual é o papel da língua para

Leia mais

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico-

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- Catiele, Denis, Gabriela, Júlia, Nicolas e Vinícius Karl Heinrich Marx Nasceu em 5 de maio de 1818, na cidade de Treves, no sul da Prússia Renana (região

Leia mais

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso cfernandes@utfpr.edu.br Profa. Dr. Carolina Mandaji Análise do Discurso Fernanda Mussalim Objetivos da aula DISCURSO IDEOLOGIA SUJEITO SENTIDO Teoria da Análise

Leia mais

Cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia

Cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia. Mesclando cultura e ideologia Cultura e ideologia Vivemos num mundo de comunicações. Vemos televisão, fazemos pesquisas na internet, contatamos pessoas por e-mail, Whatsapp, Facebook, lemos jornais e revistas, ouvimos rádio. Estamos

Leia mais

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Volume 05, número 01, fevereiro de 2018. EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Francisco Vieira Cipriano 1 Para iniciarmos nosso debate acerca do complexo da educação é necessário um debate acerca do ser social.

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O domínio da função = A),4 4,+ B),0] [3,+ C), 4 4, 3] [0,+ D), 4 4,0] [3,+ E), 4 [3,+ 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O domínio da função = A),4 4,+ B),0] [3,+ C), 4 4, 3] [0,+ D), 4 4,0] [3,+ E), 4 [3,+ 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O domínio da função = A),4 4,+ B),0] [3,+ C), 4 4, 3] [0,+ D), 4 4,0] [3,+ E), 4 [3,+ é 2ª QUESTÃO As equações das retas assíntotas horizontais do gráfico da função = são A) = 1 e

Leia mais

Prof. Lucas do Prado Sociologia

Prof. Lucas do Prado Sociologia Prof. Lucas do Prado Sociologia França - (1930-2002) Obras Principais: O Poder Simbólico A economia das trocas simbólicas A distinção O métier do sociólogo A miséria do mundo Filósofo, sociólogo e antropólogo.

Leia mais

Palavras-chave: Educação, tendências pedagógicas, prática pedagógica.

Palavras-chave: Educação, tendências pedagógicas, prática pedagógica. REFLEXÕES SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Kelly Cristiny Martins Evangelista 1 Claudisom Martins de Oliveira 2 Jeferson Moreira dos Santos 3 RESUMO

Leia mais

A SOCIOLOGIA E A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE

A SOCIOLOGIA E A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE A SOCIOLOGIA E A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE A vida em sociedade exige que os indivíduos se conformem aos comportamentos e valores socialmente instituídos em cada cultura e momento histórico.

Leia mais

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio A introdução da Sociologia no ensino médio é de fundamental importância para a formação da juventude, que vive momento histórico de intensas transformações sociais, crescente incerteza quanto ao futuro

Leia mais

O Marxismo de Karl Marx. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior

O Marxismo de Karl Marx. Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior O Marxismo de Karl Marx Professor Cesar Alberto Ranquetat Júnior Karl Marx (1818-1883). Obras principais: Manifesto Comunista (1847-1848). O Capital em 3 volumes.volume 1(1867) Volume 2 e 3 publicado por

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 COMUNICAÇÃO SOCIAL HAB: JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 041.3101.0 SOCIOLOGIA MODERNA 1ª 02 34 1º/2009 PROFESSOR (A) OBJETIVOS ANDRÉ

Leia mais

Os Herdeiros Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron

Os Herdeiros Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron A escola transforma as desigualdades sociais (culturais) em desigualdades escolares. Os estudantes mais favorecidos, não só devem ao meio de origem os hábitos, o

Leia mais

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso cfernandes@utfpr.edu.br Profa. Dr. Carolina Mandaji Análise do Discurso Fernanda Mussalim Origens Condições de produção do discurso Formação discursiva, formação

Leia mais

A TEORIA DA ESCOLA DUALISTA E A EXPANSÃO DO ENSINO TÉCNICO PRONATEC - DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A TEORIA DA ESCOLA DUALISTA E A EXPANSÃO DO ENSINO TÉCNICO PRONATEC - DA EDUCAÇÃO BÁSICA A TEORIA DA ESCOLA DUALISTA E A EXPANSÃO DO ENSINO TÉCNICO PRONATEC - DA EDUCAÇÃO BÁSICA MACEDO, Georgina Marcia Negrão (UEPA) marciamacedo45@yahoo.com.br CARNEIRO, Juliana Furtado (UEPA) anailuj.furtado@gmail.com

Leia mais

A Sociologia da Educação no currículo dos cursos de formação do(a) educador(a) 1 BATISTA, M. do Socorro Xavier 2 CORREIA, Deyse Morgana das Neves 3

A Sociologia da Educação no currículo dos cursos de formação do(a) educador(a) 1 BATISTA, M. do Socorro Xavier 2 CORREIA, Deyse Morgana das Neves 3 A Sociologia da Educação no currículo dos cursos de formação do(a) educador(a) 1 BATISTA, M. do Socorro Xavier 2 CORREIA, Deyse Morgana das Neves 3 1. A Sociologia da Educação como campo de conhecimento

Leia mais

SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES.

SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES. SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES Augusto Comte 1798-1 857 Lei dos três estados: 1ª) Explicação dos fenômenos através de forças comparáveis aos homens. 2ª) Invocação de entidades abstratas (natureza). 3ª)

Leia mais

Positivismo de Augusto Comte, Colégio Ser Ensino Médio Introdução à Sociologia Prof. Marilia Coltri

Positivismo de Augusto Comte, Colégio Ser Ensino Médio Introdução à Sociologia Prof. Marilia Coltri Positivismo de Augusto Comte, Émile Durkheim e Karl Marx Colégio Ser Ensino Médio Introdução à Sociologia Prof. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo;

Leia mais

MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES

MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES MERCADO DE TRABALHO: DEFINIÇÕES, TRANSFORMAÇÕES E DESIGUALDADES Prof. Francisco E. B. Vargas Instituto de Filosofia, Sociologia e Política Cursos de Ciências Sociais Pelotas, setembro de 2014 O Mercado

Leia mais

TÍTULO: A ESCOLA BRASILEIRA ENQUANTO APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA

TÍTULO: A ESCOLA BRASILEIRA ENQUANTO APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA TÍTULO: A ESCOLA BRASILEIRA ENQUANTO APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS AUTOR(ES): SAMANTHA

Leia mais

MATERIALISMO HISTÓRICO (Marx e Engels)

MATERIALISMO HISTÓRICO (Marx e Engels) MATERIALISMO HISTÓRICO (Marx e Engels) ...as mudanças sociais que se passam no decorrer da história de uma sociedade não são determinadas por ideias ou valores. Na verdade, essas mudanças são influenciadas

Leia mais

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas

A Teoria Crítica e as Teorias Críticas A Teoria Crítica e as Teorias Críticas As Teorias Críticas Clássicas apresentam uma contestação aos métodos utilizados pelas pesquisas administrativas Têm o marxismo como base filosófica e ideológica Teoria

Leia mais

Teoria de Karl Marx ( )

Teoria de Karl Marx ( ) Teoria de Karl Marx (1818-1883) Professora: Cristiane Vilela Disciplina: Sociologia Bibliografia: Manual de Sociologia. Delson Ferreira Introdução à Sociologia. Sebastião Vila Sociologia - Introdução à

Leia mais

O PENSAMENTO TEÓRICO NA SOCIOLOGIA

O PENSAMENTO TEÓRICO NA SOCIOLOGIA O PENSAMENTO TEÓRICO NA SOCIOLOGIA Equipe 2: Amanda Ana carolina Chris Eduardo A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO CAPITALISMO. Max Weber. Europa, capitalismo, religião. ESPIRITO DO CAPITALISMO Conjunto

Leia mais

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013

TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA REINGRESSO MUDANÇA DE CURSO 2013 INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 26 O tempo disponível para realizar as provas dos dois cadernos o da prova específica

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade?

RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE Que sentido pode ser dado à educação, como um todo dentro da sociedade? Existem três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade: 1. Educação como redenção

Leia mais

XI SEPECH FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DOCÊNCIA COMPARTILHADA

XI SEPECH FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DOCÊNCIA COMPARTILHADA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DOCÊNCIA COMPARTILHADA Matheus Morais da Luz (Mestrando em Educação UEM) Renan Valério Eduvirgem (Mestrando em Geografia - UEM) Pedro Felipe Barbosa (Ciências

Leia mais

Sociologia 23/11/2015 PRODUÇÃO & MODELOS ECONÔMICOS TIPOS DE MODOS DE PRODUÇÃO

Sociologia 23/11/2015 PRODUÇÃO & MODELOS ECONÔMICOS TIPOS DE MODOS DE PRODUÇÃO Sociologia Professor Scherr PRODUÇÃO & MODELOS ECONÔMICOS TIPOS DE MODOS DE PRODUÇÃO Comunismo primitivo os homens se unem para enfrentar os desafios da natureza. Patriarcal domesticação de animais, uso

Leia mais

Profª Karina Oliveira Bezerra Aula 05 Unidade 1, capítulo 5: p. 63 Unidade 8, capítulo 5: p. 455 Filme: Germinal

Profª Karina Oliveira Bezerra Aula 05 Unidade 1, capítulo 5: p. 63 Unidade 8, capítulo 5: p. 455 Filme: Germinal Profª Karina Oliveira Bezerra Aula 05 Unidade 1, capítulo 5: p. 63 Unidade 8, capítulo 5: p. 455 Filme: Germinal No século XIX, em decorrência do otimismo trazido pelas idéias de progresso (positivismo),

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA/IRATI (Currículo iniciado em 2009) COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 0993/I C/H 68 Informação e conhecimento no processo educativo. Recursos de ensino:

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA.  A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA 1 Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar. Friedrich Nietzsche 2 PERFEIÇÃO Legião Urbana (1993) 3 A Sociologia É uma palavra com dois vocábulos

Leia mais

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS

Sociedade Civil Organizada Global. Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS Sociedade Civil Organizada Global Prof. Diego Araujo Azzi BRI/CECS 2018.3 Aula 5 (01/10) Internacionalismo proletário, pacifismo e nacionalismo Leitura base: MARX, Karl. Estatutos Gerais da Associação

Leia mais

O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA CENÁRIO HISTÓRICO A Sociologia surge como conseqüência das mudanças trazidas por duas grandes revoluções do século XVIII. As mudanças trazidas pelas duas

Leia mais

Comte, Marx, Durkheim e Weber

Comte, Marx, Durkheim e Weber Comte, Marx, Durkheim e Weber Texto e atividade extraída no blog Sociologia aplicada ao aluno Mestres das Ciências Sociais MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS A Sociologia e as demais ciências sociais têm sido

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 02/03/2015 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

Modernidade: o início do pensamento sociológico

Modernidade: o início do pensamento sociológico Modernidade: o início do pensamento sociológico Os dois tipos de solidariedade Solidariedade Mecânica Solidariedade Orgânica Laço de solidariedade Consciência Coletiva Divisão social do trabalho Organização

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO Sociologia I PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia I CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho (Integrado) SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 67 h (80 aulas) DOCENTE: EMENTA A introdução ao pensamento

Leia mais

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 KARL MARX E A EDUCAÇÃO Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 BIOGRAFIA Karl Heinrich Marx (1818-1883), nasceu em Trier, Alemanha e morreu em Londres.

Leia mais

PRINCÍPIOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS Fábio Konder Comparato. I Introdução

PRINCÍPIOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS Fábio Konder Comparato. I Introdução 1 A felicidade PRINCÍPIOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS Fábio Konder Comparato I Introdução Objetivo supremo da vida humana: aquele que escolhemos por si mesmo, não como meio de alcançar outros fins. A felicidade

Leia mais

Para entender uma vez por todas a concepção de Estado em Karl Marx

Para entender uma vez por todas a concepção de Estado em Karl Marx Para entender uma vez por todas a concepção de Estado em Karl Marx Contraposições de Karl Marx às ideias contratualistas Por Cristiano das Neves Bodart Duas questões inter-relacionadas nos ajudam a pensar

Leia mais

1. (Uel 2013) Leia o texto a seguir. Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser

1. (Uel 2013) Leia o texto a seguir. Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser 1. (Uel 2013) Leia o texto a seguir. Sentir-se muito angustiado com a ideia de perder seu celular ou de ser incapaz de ficar sem ele por mais de um dia é a origem da chamada nomofobia, contração de no

Leia mais

Karl Marx ( ) Alunos: Érick, Lucas e Pedro Profª: Neusa

Karl Marx ( ) Alunos: Érick, Lucas e Pedro Profª: Neusa Karl Marx (1818-1883) Alunos: Érick, Lucas e Pedro Profª: Neusa Vida Nasceu em Trèves - Prússia (Reino alemão). Em 1835 e 18h36, estudou Direito, História, Filosofia, Arte, e Literatura na Universidade

Leia mais

Não é possível pensar em sociedade separada do espaço que ocupa.

Não é possível pensar em sociedade separada do espaço que ocupa. O ESPAÇO GEOGRÁFICO As sociedades humanas desenvolvem, durante sua história, modos próprios de vida. Estes decorreram da combinação de formas de subsistência material - com culturas diversas -, de diferentes

Leia mais

Teoria da História. Prof. Dr. Celso Ramos Figueiredo Filho

Teoria da História. Prof. Dr. Celso Ramos Figueiredo Filho Teoria da História Prof. Dr. Celso Ramos Figueiredo Filho Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) Matrizes filosóficas: Dialética Hegeliana (G.W.F.Hegel) Materialismo e Alienação (Ludwig Feuerbach

Leia mais

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA A palavra vem do latim civitas significa cidade, no sentido de entidade política. Refere-se ao que é próprio da condição daqueles que convivem em uma cidade. Esta relacionado

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Filosofia da Educação I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos básicos: filosofia, filosofia da educação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2018.1 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS

Da Modernidade à Modernização. Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Da Modernidade à Modernização Prof. Benedito Silva Neto Teorias e experiências comparadas de desenvolvimento PPGDPP/UFFS Introdução Da Modernidade à Modernização: As transformações ideológicas das sociedades

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR FCL/UNESP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR FCL/UNESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR FCL/UNESP Disciplina: Pierre Bourdieu e o campo simbólico: Educação, gênero e dominação (Optativa) Professor Responsável: Luci Regina Muzzeti Créditos: 06

Leia mais

Quem criou o termo e desenvolveu a sociologia como ciência autônoma foi Auguste Comte. Sua obra inicia-se no início do século XIX e é central a noção

Quem criou o termo e desenvolveu a sociologia como ciência autônoma foi Auguste Comte. Sua obra inicia-se no início do século XIX e é central a noção Quem criou o termo e desenvolveu a sociologia como ciência autônoma foi Auguste Comte. Sua obra inicia-se no início do século XIX e é central a noção de evolução social na compreensão deste sociólogo sobre

Leia mais

MOTIVADORES DA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA SOCIAL

MOTIVADORES DA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA SOCIAL MOTIVADORES DA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA SOCIAL 1. A Sociologia como fruto da demanda da Sociedade 2. Problema Social e explicação científica 3. O homem como produtor de conhecimento 4. O conhecimento, tipos

Leia mais

6 Cultura e ideologia

6 Cultura e ideologia 6 Cultura e ideologia Unidade Vivemos num mundo de comunicações. Vemos televisão, fazemos pesquisas na internet, contatamos pessoas por e mail, MSN ou sites de relacionamento, lemos jornais e revistas,

Leia mais

SOCIOLOGIA DA. LIVRO 09: Olhares para a escola de hoje. Prof. Dra. Regina Maria Zanatta

SOCIOLOGIA DA. LIVRO 09: Olhares para a escola de hoje. Prof. Dra. Regina Maria Zanatta SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO LIVRO 09: Olhares para a escola de hoje. LIVRO 10: Múltiplos M olhares. Prof. Dra. Regina Maria Zanatta E-mail: rmzanatta@wnet.com.br O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA Século XVIII Transformação

Leia mais

Maria Helena da Silva Virgínio 1 Maria José Moreira da Silva 2 COMO ELABORAR RESENHA. João Pessoa/Pb 2012

Maria Helena da Silva Virgínio 1 Maria José Moreira da Silva 2 COMO ELABORAR RESENHA. João Pessoa/Pb 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD DEPARTAMENTO DE HABILITAÇÕES PEDAGÓGICAS DHP DEPARTAMENTO DE MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO

Leia mais

Disciplina: SOCIOLOGIA Segmento: EM Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota:

Disciplina: SOCIOLOGIA Segmento: EM Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Disciplina: SOCIOLOGIA Segmento: EM Ano/Série: 1º Turma: TA Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Valor: 5,0 Pontos Professor (a): Oldair Glatson dos Santos

Leia mais

LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX

LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX MARX Nasceu em Tréveris (na época pertencente ao Reino da Prússia) em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Foi filósofo, jornalista e revolucionário

Leia mais

O SIGNIFICADO DOS ROLEZINHOS

O SIGNIFICADO DOS ROLEZINHOS O SIGNIFICADO DOS ROLEZINHOS Nildo Viana Professor da Faculdade de Ciências Sociais da UFG Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia pela UnB Universidade de Brasília. Os chamados rolezinhos,

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Introduzir o estudante ao pensamento crítico filosófico por meio de reflexões sobre o seu próprio cotidiano. Apresentar

Leia mais

A Violência Simbólica presente em testes de seleção para corais infantis. Pedro Henrique Brinck Camargo

A Violência Simbólica presente em testes de seleção para corais infantis. Pedro Henrique Brinck Camargo A Violência Simbólica presente em testes de seleção para corais infantis Pedro Henrique Brinck Camargo Referência LIMA, Christiane de Alves. A Violência Simbólica presente em testes de seleção para corais

Leia mais

1º Bim Manaus (AM), 11-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa

1º Bim Manaus (AM), 11-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa www.jlgonz.com 1º Bim Manaus (AM), 11-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa O MUNDO do TRABALHO, PRODUÇÃO e CLASSES SOCIAIS www.jlgonz.com 1º Bim Manaus (AM), 11-FEV-2019 SOCIOLOGIA Gonzalezaa www.jlgonz.com

Leia mais

EAD Fundamentos das Ciências Sociais

EAD Fundamentos das Ciências Sociais EAD - 620 Fundamentos das Ciências Sociais Prof. Dr. André Luiz Fischer Revisão sobre problema social e fato social 1. Problema social 2. Grupo social 3. Fenômeno ou fato social O PROBLEMA SOCIAL Fenômeno

Leia mais

A construção do conhecimento em Sociologia

A construção do conhecimento em Sociologia A construção do conhecimento em Sociologia Senso Comum o senso comum diz respeito a princípios normativos populares - conhecimento convencional que se fundamenta na tradição, nos costumes e vivências cotidianas

Leia mais

Sociologia I Prof.: Romero. - Definição - Contexto - A. Comte - Durkheim

Sociologia I Prof.: Romero. - Definição - Contexto - A. Comte - Durkheim Sociologia I Prof.: Romero - Definição - Contexto - A. Comte - Durkheim Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem Rosa Luxemburgo (1871-1919) [imaginação Sociológica] Ao utilizar este

Leia mais

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli O pensamento sociológico no séc. XIX Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Avisos Horário de Bate Papo: sextas-feiras, 17hs às 17hs:30 Atenção com o prazo de envio das respostas das atividades eletrônicas.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2017.2 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista

Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista KARL MARX Alemanha (1818-1883) Marx nasceu numa família de classe média. Seus pais eram judeus que tiveram que se converter ao cristianismo em função das

Leia mais

IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA INTRODUÇÃO

IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA INTRODUÇÃO IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA Caio Felipe Varela Martins 1 Universidade Estadual de Paraíba (UEPB) INTRODUÇÃO O seguinte texto aborda as dificuldades

Leia mais

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares AULA 2 - Sociologia Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares 1 Sociologia O modo de produção da vida material é que condiciona o processo da vida social, política e espiritual. Não é a consciência

Leia mais

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem:

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: Questão 1 A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: O desconhecimento das condições histórico-sociais concretas em que vivemos, produzidas

Leia mais

Teorias Educacionais Brasileiras

Teorias Educacionais Brasileiras Page 1 of 6 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Filosofia da Educação I Educador: João Nascimento Borges Filho Teorias

Leia mais

Faculdade Zumbi dos Palmares RESUMO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E BUROCRACIA O MITO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Faculdade Zumbi dos Palmares RESUMO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E BUROCRACIA O MITO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA INSTITUTO AFRO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR Faculdade Zumbi dos Palmares Faculdade de Pedagogia RESUMO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E BUROCRACIA O MITO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA JOYCE MOURÃO RODRIGUES

Leia mais

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia

CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia CONCEPÇÕES ÉTICAS Mito, Tragédia e Filosofia O que caracteriza a consciência mítica é a aceitação do destino: Os costumes dos ancestrais têm raízes no sobrenatural; As ações humanas são determinadas pelos

Leia mais

24/07/2014. As origens da Sociologia. A questão do conhecimento

24/07/2014. As origens da Sociologia. A questão do conhecimento Tema 1: O enfoque do Positivismo para a Educação Professora Ma. Mariciane Mores Nunes As origens da Sociologia Sociologia: ciência que explica a dinâmica das sociedades contemporâneas. Envolve: herança

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas DISCIPLINA... : FSL0117 Introdução à Sociologia DEPARTAMENTO... : Sociologia/FFLCH TURMAS... : 12, 13, 21 e 24 PROFESSOR... : Alexandre Abdal (aleabdal@usp.br) OBJETIVOS DA DISCIPLINA PROGRAMA A disciplina

Leia mais

MARX. Prof. Fabiano Rosa de Magalhães

MARX. Prof. Fabiano Rosa de Magalhães MARX. Prof. Fabiano Rosa de Magalhães MARX Contexto A Perspectiva socialista se desenvolvia na Europa: autores como Thomas Paine (1737-1809), William Godwin (1756-1836) e Robert Owen (1771-1858) na Inglaterra;

Leia mais

ÍNDICE. COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20

ÍNDICE. COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20 INTRODUÇÃO 7 ÍNDICE PREFÁCIO 15 INTRODUÇÃO 17 COMUNICAÇÃO 19 Etimologia do termo 19 Diversos conceitos 20 CAPÍTULO 1 SIGNO E COMUNICAÇÃO 1. O HOMEM E OS SÍMBOLOS 27 Dois mundos 27 Semiologia 29 Semiótica

Leia mais

O TRABALHO E AS RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL

O TRABALHO E AS RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL O TRABALHO E AS RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL Camila Marisa Pereira Greiciane Pereira 1 RESUMO: Propõe-se discutir o papel do trabalho na construção do ser social, bem como sua importância e

Leia mais

Nascimento da Sociologia

Nascimento da Sociologia Nascimento da Sociologia Séculos XVIII e XIX A era das revoluções. Revolução Francesa. Revolução Industrial. Revolução Tecnocientífica. Modernidade - Visão voltada para o futuro novo. - Aceleração. - Ciência

Leia mais

COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 2 ANO. Profº: TONHÃO Disciplina: SOCIOLOGIA Aluno (a):. No.

COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 2 ANO. Profº: TONHÃO Disciplina: SOCIOLOGIA Aluno (a):. No. COLÉGIO SHALOM ENSINO MEDIO 2 ANO 65 Profº: TONHÃO Disciplina: SOCIOLOGIA Aluno (a):. No. ROTEIRO DE RECUERAÇÃO SEMESTRAL 2017 Data: / / 1º Ano do Ensino Médio 1º. O recuperando deverá ler A UNIDADE 01

Leia mais

SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA

SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 37h OBJETIVO: Compreender o homem como sujeito social político e religioso.

Leia mais

Unidade Atheneu Professor (a): Francisco Porfírio Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE SOCIOLOGIA

Unidade Atheneu Professor (a): Francisco Porfírio Aluno (a): Série: 1ª Data: / / LISTA DE SOCIOLOGIA Unidade Atheneu Professor (a): Francisco Porfírio Aluno (a): Série: 1ª Data: / / 2017. LISTA DE SOCIOLOGIA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

PIERRE BOURDIEU PODER SIMBÓLICO

PIERRE BOURDIEU PODER SIMBÓLICO PIERRE BOURDIEU 1930-2002 PODER SIMBÓLICO Construtivismo Estruturalista Superação do pensar por dicotomias mundo social construido no pasado (historicidade) formas sociais (passado) são reproduzidas, apropriadas,

Leia mais