o Ontologia Questionário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "o Ontologia Questionário"

Transcrição

1 o Ontologia Questionário Vamos criar uma ontologia relacionada com questionários, para ilustrar o uso de restrições em OWL. Podem consultar o capítulo XI do livro Semantic Web for the Working Ontologist, este exercício de modelização é daí retirado. De modo informal, um questionário consiste num conjunto de perguntas, em que existem várias respostas possíveis para cada pergunta. Uma pergunta inclui um texto e o mesmo se passa com uma resposta. Nem sempre faz sentido colocar uma pergunta e as perguntas serao elegíveis para serem utilizadas apenas quando certas respostas tiverem sido obtidas. A estrutura básica de um questionário pode ser representada por classes e propriedades em OWL. Qualquer questionário em particular é representado por um conjunto de perguntas, respostas e relações entre eles. Vamos usar um questionário no domínio da filtragem de problemas num helpdesk de um fornecedor de internet e televisão por cabo. Eis um exemplo de duas perguntas e de um conjunto de respostas possíveis para cada uma delas: Está a ter problemas com qual dos sistemas? o Respostas possíveis (3): Cabo, Internet ou Ambas. Quais os sintomas que observa na televisão? o Respostas possíveis (4): Sem Imagem, Sem Som, Mosaicos, Má Recepção. Vamos criar uma classe Pergunta e uma classe Resposta. Para isso, seleccionamos a aba Classes e depois de seleccionarmos a classe Thing,

2 clicamos no botão esquerdo (dois nós amarelos com um +) para criar uma subclasse de Thing, a que chamamos de Pergunta. Temos agora uma hierarquia de classes em que Pergunta é subclasse de Thing. Vamos criar agora a classe Resposta. Podemos fazê-lo como fizemos atrás, como subclasse de Thing, mas em alternativa, iremos usar o botão do meio com a classe Pergunta selecionada. A classe Resposta ficará como subclasse de Thing, no mesmo nível hierárquico de Pergunta.

3 Vamos criar uma propriedade do tipo ObjectProperty a que chamaremos de temopção. Para isso, seleccionamos o separador Object Properties. No lado esquerdo, podemos visualizar a hierarquia de propriedades que só tem a propriedade raiz: topobjectproperty. Se a selecionarmos, podemos clicar no botão esquerdo para criar uma subpropriedade, a que chamaremos temopcao.

4 Podemos observar a hierarquia de propriedades: Vamos definir o domínio desta propriedade clicando no pequeno botão + correspondente a Domain Intersection na zona de descrição, no separador Class Hierarchy e selecionando a classe Pergunta para domínio.

5 Resultando em: Vamos definir a classe Resposta como contra-domínio.

6 Vamos definir uma inversa de temopcao, a que chamaremos de opcaode. Podemos fazêlo de duas maneiras, criando a nova propriedade e depois declarando que é inversa de temopcao, ou vamos já declarar a inversa de temopcao, clicando no botão + da opção Inverse Property e clicando na topobjectproperty e clicando no botão de criação de subpropriedade, o botão da esquerda. Escrevemos opcaode. ficando com Esta propriedade, temopcao, não é funcional porque uma pergunta pode ter mais do que 1 opção, mas é inversamente funcional porque cada resposta só pode ser opção de uma

7 pergunta. O temopcao não é simétrica e não é transitiva nem reflexiva. Nem o poderia ser devido ao domínio e contradomínio serem classes diferentes e disjuntas. Note que nós não definimos Resposta e Pergunta como disjuntas mas deveríamos tê-lo feito. Podem voçês fazê-lo. Vamos agora definir uma DatatypeProperty, do tipo string, para associar texto a uma pergunta, a que chamaremos de textoperg. Clicamos na aba de Data Properties, depois em topdataproperty e a seguir no botão da esquerda para criar uma subpropriedade. Seleccionado OK temos de definir o domínio e contradomínio para esta propriedade.

8 O domínio é Pergunta e já sabemos como fazer, com o exemplo anterior. Vamos então ao contra-domínio. Clicamos no botão + do Ranges e escolhemos o separador Built in datatypes, escolhendo o tipo de dados string. ficando com

9 Esta propriedade é funcional, não queremos ter mais do que 1 texto associado a esta pergunta. Vamos repetir este procedimento para criar uma propriedade semelhante para associar texto às respostas.

10 Um questionário particular terá perguntas e respostas. Vamos usar as duas perguntas e 7 respostas do exemplo que demos de questionário para o helpdesk de um fornecedor de TV cabo e Internet. Vamos criar os 7 individuals. Comecemo pela pergunta QueProblema que escrevemos depois de selecionarmos o separador Individuals e selecionarmos a classe Pergunta. Clicamos então no diamante (novo individual) e criemos a primeira instância. Criado a instância QueProblema de Pergunta vamos associar o texto seguinte: Com que sistema é que está a ter problemas? Para isso clicamos no botão + do data property assertions. Escolhemos a propriedade textoperg e na caixa Value escrevemos o texto da pergunta.

11 obtendo Criemos agora 3 Individuals da classe Resposta: TVCabo, Internet, Ambos e associemos o texto respectivo a estas respostas.

12

13 Agora vamos associar as respostas TVCabo, Internet e Ambos à pergunta QueProblema através da propriedade temopcao. Seleccionamos o botão + da objective property assertions e seleccionamos a propriedade temopcao e os Individuals desejados. obtendo

14 Se formos ver se a inversa está activa, i.e., se o triplo TVCabo opcaode QueProblema. foi inferido cliquemos no indivíduo ou instância TVCabo. E o mesmo se passa com as outras instâncias de Resposta, as propriedades inversas foram inferidas. Faz sentido num questionário saber qual a resposta que foi dada a uma determinada pergunta. Para isso, vamos criar uma propriedade nova, temopcaosel, que é uma subpropriedade de temopcao. No entanto uma determinada pergunta apenas pode ter uma única resposta selecionada, implicando que esta nova propriedade tenha de ser funcional.

15 Vamos agora criar um individual do tipo mais geral possível: Thing e vamos dizer que foi a opção selecionada da pergunta QuePergunta.

16 ficando com: Como se pode ver a seguir, RespostaAQuePergunta ficou com o tipo Resposta. Esta herança de tipo deve-se a uma inferência do contradomínio da propriedade temopcaosel, que embora não tenha sido declarado explicitamente foi inferido pela relação de subpropriedade com a propriedade temopcao que tem como contradomínio precisamente a classe Resposta. As subpropriedades herdam os domínios e contradomínios das respectivas superpropriedades.

17 Podemos, aliás, confirmá-lo selecionando a classe Resposta e clicando na seta ao lado de Members list, obtendo Members list (inferred). Pode-se obter a explicação para inferir o tipo da instância clicando no botão? ao lado direito de Resposta na caixa Description. Vai aparecer uma janela com a justificação:

18 A criação desta instância de Thing teve como único motivo mostrar algumas capacidades de inferência do reasoner e ilustrar a semântica do OWL. Continuemos. Imaginemos que a mesma pergunta teve outra resposta, a que chamamos de AMinhaPrimResp. Como a propriedade temopcaosel é funcional, isso quer dizer que, pela semântica do OWL, os dois indivíduos: AMinhaPrimResp e RespostaAQuePergunta têm de ser forçosamente o mesmo indivíduo. Vamos confirmar. Na figura seguinte podemos verificar que não aparece nada ligado a Same individuals.

19 No entanto, se declararmos que eles são diferentes O reasoner detecta a inconsistência, afirmando que essas duas instâncias não podem ser iguais e diferentes ao mesmo tempo: Vamos remover estas duas instâncias, elas já cumpriram o seu papel. Cliquemos no botão X, removendo cada uma delas.

20 Vamos criar a classe das perguntas que já obtiveram resposta, a que chamaremos de PerguntaComResposta. Esta classe vai ser equivalente à classe de todos os indivíduos em que pelo menos um valor da propriedade temopcaosel é do tipo Resposta. Vamos usar uma restrição do tipo existencial sobre a propriedade temopcaosel. Comecemos por criar uma nova classe como subpropriedade de Thing. Poderíamos tê-la criado como subpropriedade de Pergunta, mas não vamos fazer isso para ilustrar outro padrão de inferências do OWL. Vamos declarar que esta nova classe é equivalente à restrição que referimos atrás. Vamos selecionar o botão + de Equivalent Classes. Seleccionemos o separador Object restriction creator, a propriedade temopcaosel e a classe Resposta.

21 Isto quer dizer que se declararmos que uma dada instância de pergunta tem uma determinada resposta selecionada então infere-se que essa pergunta pertence à nova classe PerguntaComResposta. E se declararmos que uma pergunta é do tipo PerguntaComResposta então ela tem uma resposta selecionada, mesmo que não saibamos ainda qual é, i.e., mesmo que ainda o não tenhamos declarado. Mas, antes disso, vejamos que embora não tenhamos declarado PerguntaComResposta como subclasse de Pergunta, essa relação vai ser inferida. E vai sê-lo porquê? Porque uma restrição sobre a propriedade temopcaosel é sempre uma restrição sobre as instâncias do domínio dessa propriedade que é a classe Pergunta, por ser subpropriedade de temopcao. Isso quer dizer que a nova classe é sempre subclasse da classe domínio, neste caso Pergunta. Isso pode observar-se no Protégé, se tivermos o separador Classes seleccionado, se seleccionarmos a classe PerguntaComResposta e clicarmos em Class hierarchy (inferred).

22 Vejemos então o primeiro tipo de inferência estabelecido pela relação de equivalência entre classes. Vamos inserir um novo axioma dizendo que a pergunta QueProblema teve uma resposta selecionada: TV. Podemos observar que o reasoner inferiu que a pergunta QueProblema tem um novo tipo (Types +), i.e., é uma instância de uma nova classe.

23 Se clicarmos na nova classe PerguntaComResposta vemos que não tem nenhuma instância que tenha sido inserida, o que faz todo o sentido. Nós não declarámos que a pergunta QueProblema era do tipo PerguntaComResposta. No entanto, esse tipo é inferido. Basta clicar na seta à direita de members list para podermos confirmar isso mesmo. A instância da pergunta que teve uma resposta selecionada, QueProblema, foi classificada como sendo uma PerguntaComResposta.

24 Se criássemos uma instância desta classe nova, PerguntaComResposta, iríamos inferir que teria uma opção seleccionada mesmo que esta não esteja declarada. Seria fácil ilustrar esta inferência usando o DL Query mas não o vamos fazer por agora. Vamos criar mais uma pergunta ProblemaTV e mais 4 respostas: SemImagem, SemSom, Mosaicos e MaRecepcao e ligá-las através da propriedade temopcao. Preenchamos também o texto das respostas. Vejemos uma das novas instâncias da classe Resposta.

25 Vamos definir uma nova classe: a das respostas já dadas ou selecionadas no decurso de um determinado questionário: RespostaDada. Vai ser uma subclasse de Resposta. Se nós observarmos, reparamos que a única resposta dada até ao momento, TVCabo, não é automaticamente classificada na classe das respostas dadas, mas desejaríamos que assim fosse. Como fazê-lo? Simples. Basta declarar que a propriedade temopcaosel tem como contradomínio esta nova classe.

26 Se corrermos o reasoner ou o sincronizarmos veremos que TVCabo foi inferido como pertencendo à classe das respostas dadas. Deste modo, sempre que uma resposta for dada ela pertencerá imediatamente, por inferência, à classe RespostaDada. Nós queremos agora habilitar as perguntas apenas depois de determinadas respostas tiverem sido dadas. Só as perguntas habilitadas é que podem ser colocadas no questionário. Para isso precisamos de criar a classe das perguntas habilitadas e precisamos de criar uma propriedade que indica que uma determinada resposta habilita uma pergunta. Para já estamos a assumir que se houverem duas respostas que habilitam uma determinada pergunta, bastará uma dessas respostas para a habilitar (uma espécie de ou lógico).

27 Vamos então criar a classe de perguntas habilitadas a que chamaremos de PerguntaHabilitada, que será uma subclasse de Pergunta. Vamos agora criar uma nova propriedade que tem como domínio a classe Resposta e como contradomínio a classe Pergunta. Sabemos que as duas respostas: TVCabo e Ambas habilitam a pergunta SintomaDaTV. Se os problemas dos clientes forem relacionados com a tv cabo ou com a tv cabo e internet, queremos perguntar sobre o que se passa com a respectiva televisão.

28 Nós desejamos agora que sempre uma resposta tenha sido dada então as perguntas que essa resposta habilita sejam automaticamente membros da classe das perguntas habilitadas, PerguntaHabilitada. Para isso nós vamos utilizar uma classe com uma restrição universal e vamos tornar a classe RespostaSel como subclasse dessa classe restrição.

29 Se corrermos o reasoner veremos que a pergunta SintomaDaTV é inferida como pertencendo à classe PerguntaHabilitada.

Aula Introdutória ao Protégé 5.X

Aula Introdutória ao Protégé 5.X Aula Introdutória ao Protégé 5.X Vamos abrir o Protégé e vamos criar uma pequena ontologia que lida com barcos. Suponhamos que temos alguma informação em forma de tabela sobre um conjunto de navios. Sabemos

Leia mais

Exercícios de raciocínio. Raciocínio na Tbox/Abox Tópicos Especiais em Ontologias Prof. Tacla/UTFPR/CPGEI

Exercícios de raciocínio. Raciocínio na Tbox/Abox Tópicos Especiais em Ontologias Prof. Tacla/UTFPR/CPGEI Exercícios de raciocínio Raciocínio na Tbox/Abox Tópicos Especiais em Ontologias Prof. Tacla/UTFPR/CPGEI RACIOCÍNIO TBOX Exercício: classificação TBox Ralf Môller, disponível em http://owl.cs.manchester.ac.uk/2008/iswc-tones/slides/tonestutorial08-1.pdf

Leia mais

OWL-DL Propriedades. Tópicos Especiais em Ontologias UTFPR/CPGEI/Prof. Tacla

OWL-DL Propriedades. Tópicos Especiais em Ontologias UTFPR/CPGEI/Prof. Tacla OWL-DL Propriedades Tópicos Especiais em Ontologias UTFPR/CPGEI/Prof. Tacla PROPRIEDADES Propriedades são relações entre dois indivíduos. Tipos de propriedades em OWL Object properties: liga um indivíduos

Leia mais

Resumo do Módulo 2 Access

Resumo do Módulo 2 Access Resumo do Módulo 2 Access 1 - Criar uma Base de Dados Abre o Access, e aparece a janela de Introdução ao Access Clica no botão Base de Dados Vazia, e irá aparecer no lado direito da janela a seguinte informação

Leia mais

Exercício 2 - modelagem básica de peça.

Exercício 2 - modelagem básica de peça. Exercício 2 - modelagem básica de peça. Abra um arquivo novo, escolha o template de peça. Por padrão, o template já esta em milímetros. Escolha o plano superior como mostrado na imagem abaixo: Agora na

Leia mais

Apache Jena. jena.apache.org. André Henrique Dantas Neves Cordeiro

Apache Jena. jena.apache.org. André Henrique Dantas Neves Cordeiro Apache Jena jena.apache.org André Henrique Dantas Neves Cordeiro Conteúdo O que é o Jena? Capacidades do Jena Noções básicas Conceitos RDF no Jena Armazenamento Gerenciamento de Ontologias Raciocínio SPARQL

Leia mais

INCLUIR E CONFIGURAR UM USUÁRIO

INCLUIR E CONFIGURAR UM USUÁRIO 13/3/2010 JAD INCLUIR E CONFIGURAR UM USUÁRIO CONFIGURAÇÃO DE USUÁRIOS HELP DESK SHP CONTEÚDO INTRODUÇÃO. 3 CADASTRO DE USUARIOS. 4 DEFINIÇÕES ESPECIAIS 5 TESTANDO O LOGIN 6 SEGUNDA PARTE DA CONFIGURAÇÃO

Leia mais

Criação de estilos CSS

Criação de estilos CSS Em primeiro lugar vamos inserir um parágrafo Marco Soares 1 Criação de estilos CSS Para começar, crie um site novo e uma página inicial para testes chamada index.html Vamos começar por criar alguns estilos

Leia mais

Proteção para visualização do arquivo:

Proteção para visualização do arquivo: Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Básicas Ver 10 posts dessa série Em determinadas ocasiões precisamos proteger trabalhos realizados no Excel, seja para enviá-los via e-mail, armazená-los em

Leia mais

ACCESS - Criação e Consulta de uma Tabela

ACCESS - Criação e Consulta de uma Tabela ACCESS - Criação e Consulta de uma Tabela Pedro Cosme da Costa Vieira, Fevereiro 2007 1. INTRODUÇÃO Como já referido quando da leccionação do Excel, uma tabela é um quadro organizado de informação em que,

Leia mais

FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS

FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS Introdução Edite o texto normalmente no Word, sem nenhuma formatação, ou inicie a digitação com toda a formatação. Texto para formatar Insira

Leia mais

Friso Estrutura. nos. outros. trutor. fáceis de o fazer: FCA Editora de Informática

Friso Estrutura. nos. outros. trutor. fáceis de o fazer: FCA Editora de Informática Access 2007 Depressa & Bem Friso Estrutura Quando temos uma consulta na vista de estrutura, aparece, automaticamente, este friso contextual com grupos de comandos que descrevemos sumariamente a seguir.

Leia mais

Tabelas dinâmicas nos mapas TOConline

Tabelas dinâmicas nos mapas TOConline Tabelas dinâmicas nos mapas TOConline Tabelas dinâmicas nos mapas TOConline Saiba como criar Tabelas Dinâmicas sobre mapas excel TOConline O objetivo deste artigo, é de uma forma muito sucinta, ajudar

Leia mais

Olá... Eu sou a Sementinha, vem. Isabel Monteiro da Silva

Olá... Eu sou a Sementinha, vem. Isabel Monteiro da Silva Olá... Eu sou a Sementinha, vem aprender comigo!... Isabel Monteiro da Silva Inserir e Formatar Imagens O WordArt dá-nos possibilidade de sermos criativos com os efeitos de texto. Com o WordArt, podemos

Leia mais

Criando a tabela. Crie gráficos com mudança de cor em relação à meta. Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série

Criando a tabela. Crie gráficos com mudança de cor em relação à meta. Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série Existem vários recursos avançados no Excel que contribuem para uma melhor visualização dos dados em um gráfico. Neste artigo vamos

Leia mais

Exemplo 1 Introdução a esboços

Exemplo 1 Introdução a esboços Exemplo 1 Introdução a esboços Neste exemplo iremos desenhar e criar, da forma mais simples possível, uma peça sólida. Todo sólido sempre irá partir de um esboço, também conhecidos como croqui pelos desenhistas

Leia mais

Manual de Utilização ZSPDA

Manual de Utilização ZSPDA Manual de Utilização ZSPDA Ao entrar no software de PDA, é mostrado o seguinte menu. (Fig. 1) 1 (Fig. 1) A data mostrada no menu, indica a data de facturação. Para alterar essa data, o utilizador deverá

Leia mais

Como exibir a guia Desenvolvedor no Excel

Como exibir a guia Desenvolvedor no Excel Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série As caixas de combinação oferecem ótimas possibilidades para uma melhor visualização de dados no Excel, permitindo uma interação

Leia mais

Word 2010 ELABORADO POR MARCO SOARES 1

Word 2010 ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Word 2010 ELABORADO POR MARCO SOARES 1 ELABORADO POR MARCO SOARES 2 Word 2010 Ao abrir o word aparece uma janela com um documento vazio aberto ELABORADO POR MARCO SOARES 3 Preencher um documento com texto

Leia mais

Protégé. Ferramenta de Edição de Ontologias

Protégé. Ferramenta de Edição de Ontologias Protégé Ferramenta de Edição de Ontologias Janaína Pereira baseada na apresentação de Nick Drummond, Matthew Horridge e Holger Knublauch Knublauch na 8th International Protégé Conference Manaus - 2005

Leia mais

A actividade MINI- TESTE*

A actividade MINI- TESTE* Página Web 1 de 10 A actividade MINI- TESTE* Informações sobre a actividade MINI-TESTE Sítio: Moodle do Carlos Disciplina: MOODLE para professores (ver. 1.5) Livro: A actividade MINI-TESTE* Impresso por:

Leia mais

Nota Técnica. Configuração de Alarmes no Visilogic Descreve o procedimento para a configuração de alarmes no Visilogic.

Nota Técnica. Configuração de Alarmes no Visilogic Descreve o procedimento para a configuração de alarmes no Visilogic. Nota Técnica Assunto: Objetivo: Configuração de Alarmes no Visilogic Descreve o procedimento para a configuração de alarmes no Visilogic. 1. INTRODUÇÃO Somente o modelo enhanced possuiu as telas de alarme

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Ações dos Dispositivos. Ben Cooksley Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama

Ações dos Dispositivos. Ben Cooksley Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama Ben Cooksley Anne-Marie Mahfouf Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Ações para os novos dispositivos 4 1.1 Introdução.......................................... 4 1.2 Adicionar Ação.......................................

Leia mais

Diálogos entre Rimbaud, Rocky e Paul sobre os filmes do James Dean entre outros

Diálogos entre Rimbaud, Rocky e Paul sobre os filmes do James Dean entre outros Diálogos entre Rimbaud, Rocky e Paul sobre os filmes do James Dean entre outros Modelização em OWL (Turtle) Modelize em OWL, o seguinte diálogo que está dividido em 5 partes. Tente modelizar o conhecimento

Leia mais

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica.

Campo de coluna: é um campo retirado da lista de dados e atribuído a uma orientação de coluna na tabela dinâmica. Sumário Conceito Criação de uma tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Alterando o layout da tabela dinâmica (Parte 1) Parte 2 Parte 3 Parte 4 Conceito Tabela dinâmica é uma tabela utilizada para exibir

Leia mais

Relações entre os atores da realidade

Relações entre os atores da realidade Relações entre os atores da realidade Em vários exemplos de nossa agência de viagens, vimos podem ser estabelecidas diferentes relações entre que os atores da realidade. Vimos, por exemplo, que uma atração

Leia mais

Gerenciamento de disco; criando nova partição

Gerenciamento de disco; criando nova partição Gerenciamento de disco; criando nova partição A partir de agora vamos aprender a utilizar o Gerenciador de disco (gerenciador de partições), que está disponível no Windows Vista e Windows 7. Como já dito,

Leia mais

Tabela dinâmica: conheça a lista de áreas. Conhecendo a Lista de Campos e Áreas de uma Tabela Dinâmica

Tabela dinâmica: conheça a lista de áreas. Conhecendo a Lista de Campos e Áreas de uma Tabela Dinâmica Este conteúdo faz parte da série: Excel Tabelas e Tabelas Dinâmicas Ver 5 posts dessa série Muita gente fica de cabelo em pé quando o assunto é preparar uma tabela dinâmica. Vamos esclarecer que não é

Leia mais

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL TUTORIAL DE ADAPTAÇÃO AO NOVO WEBMAIL DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tutorial realizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial Adaptação Webmail UFMS Sumário 1) Enviar

Leia mais

Semântica na Web Vocabulários

Semântica na Web Vocabulários Semântica na Web Vocabulários Carlos Bazilio Depto de Computação Instituto de Ciência e Tecnologia Universidade Federal Fluminense 1 Motivação Imagine aplicações no contexto de saúde: Profissionais usam

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Aplicação do GAM em nossa KB

Aplicação do GAM em nossa KB Page1 Aplicação do GAM em nossa KB Anteriormente vimos que o GeneXus oferece um módulo de segurança, chamado GeneXus Access Manager (GAM) que resolve as funcionalidades de autenticação e autorização, tanto

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

Loops. Loops Simples Switches Simples Loops Encadeados Switches Encadeados Utilizando Loops e Switches

Loops. Loops Simples Switches Simples Loops Encadeados Switches Encadeados Utilizando Loops e Switches LOOPS E SWITCHES LOOPS E SWITCHES Loops Switches Loops Simples Switches Simples Loops Encadeados Switches Encadeados Utilizando Loops e Switches LOOPS LOOPS Os LOOPS nos permitem repetir trechos de códigos

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA INSERÇÃO, CONFIGURAÇÃO E EDIÇÃO DE BLOCOS

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA INSERÇÃO, CONFIGURAÇÃO E EDIÇÃO DE BLOCOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Leia mais

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários.

Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. BARRA DE FERRAMENTAS DE FORMULÁRIOS Neste exercício, vamos criar uma Folha de Cálculo, onde vamos utilizar alguns Controlos de Formulários. A Barra de Ferramentas de Formulário contém objectos gráficos

Leia mais

Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho

Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Criação de vários documentos de texto no ambiente de trabalho Vamos agora criar vários documentos no ambiente de trabalho Clicamos com o botão direito do rato no ambiente de

Leia mais

Módulo Agenda 1 Permissões para a visualização de Agendas.

Módulo Agenda 1 Permissões para a visualização de Agendas. Módulo Agenda Neste tutorial, irei mostrar todos os passos possíveis diante do Módulo Agenda. E para isso, dividimos em 3 tópicos este assunto para que tenha melhor entendimento. Então, iremos começar

Leia mais

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 05 Prof. André Moraes

Introdução a Informática - 1º semestre AULA 05 Prof. André Moraes Introdução a Informática - 1º semestre AULA 05 Prof. André Moraes Continuação de assunto sobre - Recursos do BrOffice Impress. 8.3 TRANSIÇÃO DE SLIDES A transição de slide é um recurso bastante utilizado

Leia mais

Cadastro: Tarifas de Venda

Cadastro: Tarifas de Venda TARIFAS Cadastro: Tarifas de Venda Tarifas de Venda TIPOS DE TARIFAS: Tarifa Normal e Al Largo Para cada tarifa que se cria, o Pref Gest automaticamente a coloca como Tarifa Normal no campo Tipo de Tarifa;

Leia mais

Solicitação de Serviço

Solicitação de Serviço Solicitação de Serviço Agenda Acesso ao módulo Cadastro de solicitação de serviço Tipos de serviços Pesquisa e edição de solicitação Visualização de relatório de solicitação de serviço Acesso ao Módulo

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Resposta Escrita Para a produção deste Tutorial

Leia mais

ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO

ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO 1) Acessar a aba Vendas \ Rotas, no Gênesis. ROTA e MINUTA DE CARREGAMENTO 2) Surgirá a janela abaixo: 3) Clicar no botão 1 4) Definir um nome para a Rota: 5) Clicar em para iniciar a lista de clientes

Leia mais

Laboratório Preprocessamento com WEKA Explorer

Laboratório Preprocessamento com WEKA Explorer Laboratório Preprocessamento com WEKA Explorer Faça o download do dataset test_credit.csv*, e execute as seguintes tarefas: 1. Use o Weka Viewer para ter uma visão geral do dataset original. 2. Substitua

Leia mais

Agendamento, Pedido e Liberação Financeira

Agendamento, Pedido e Liberação Financeira Agendamento, Pedido e Liberação Financeira COMO FAZER UM AGENDAMENTO A primeira parte deste guia é explicar sobre o agendamento, ou seja, a porta de entrada do paciente na clínica. Para fazer um novo agendamento

Leia mais

Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema:

Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema: CRIAÇÃO DE OBRAS 1 - Criando uma Obra / Orçamento Existe duas formas de cadastrar um Orçamento no Sistema: Orçamento Calculado Levanta-se o peso, aplica-se uma fórmula que fornecerá o preço final do orçamento

Leia mais

Tutorial: Protégé- OWL (Universidade)

Tutorial: Protégé- OWL (Universidade) Tutorial: Protégé- OWL (Universidade) José Carlos Ramalho jcr@di.uminho.pt Dezembro 2011 Conteúdo Condições necessárias e suficientes: Classes primitivas e classes definidas; Classificação Automática;

Leia mais

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 MANUTENÇÃO DE DESPESAS O módulo de despesas permite total controle das despesas associadas a uma determinada conta ou ainda de uma oportunidade. Controle o ressarcimento

Leia mais

Universidade da Beira Interior. Sistemas Distribuídos /2016 Curso: Engª Informática. Folha JAX-RS: Java API for RESTful Web Services

Universidade da Beira Interior. Sistemas Distribuídos /2016 Curso: Engª Informática. Folha JAX-RS: Java API for RESTful Web Services JAX-RS: Java API for RESTful Web Services Folha 11-1 A - Creating RESTful Web Services from a Database 1- Comece por criar um projeto do tipo Java Web application, como fez nos exercícios das fichas anteriores.

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

O comando preparar e enviar consegue reunir todos os arquivos relacionados a um determinado modelo, o que inclui peças, montagens, desenhos, tabelas

O comando preparar e enviar consegue reunir todos os arquivos relacionados a um determinado modelo, o que inclui peças, montagens, desenhos, tabelas O comando preparar e enviar consegue reunir todos os arquivos relacionados a um determinado modelo, o que inclui peças, montagens, desenhos, tabelas de projetos, decalques, aparências, cenas etc. e consegue

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS)

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) TUTORIAL Nº 005 CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 02 de Setembro de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse tutorial iremos mostrar como criar e configurar

Leia mais

Cadastro do Perfil Profissional:

Cadastro do Perfil Profissional: Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques

Cheque Recebimentos com múltiplos cheques Conteúdo 1Introdução 2Comentários - Relatórios Fixos 3Natureza da Receita Produto 4Cheque 5Cancelamento de NFe 6O.S. no orçamento 7Devolução 8SNGPC Introdução Este artigo tem como objetivo tirar dúvidas

Leia mais

OWL-DL Classes, Axiomas de Fechamento e Cobertura. Tópicos Especiais em Ontologias UTFPR/PPGCA/CPGEI Prof. Tacla

OWL-DL Classes, Axiomas de Fechamento e Cobertura. Tópicos Especiais em Ontologias UTFPR/PPGCA/CPGEI Prof. Tacla OWL-DL Classes, Axiomas de Fechamento e Cobertura Tópicos Especiais em Ontologias UTFPR/PPGCA/CPGEI Prof. Tacla SUMÁRIO Conjunção (Intersecção) de classes União de classes Complementares Disjuntas Axioma

Leia mais

CURSO INTRODUÇÃO AO SIG USANDO QGIS

CURSO INTRODUÇÃO AO SIG USANDO QGIS CURSO INTRODUÇÃO AO SIG USANDO QGIS Felipe Sodré M. Barros Marinez Ferreira de Siqueira Andrea Sánchez Tapia ELABORAÇÃO DE LAYOUT DE MAPA A maioria dos resultados de análises espaciais são apresentados

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

Um pequeno guia do usuário do SiscoloDW

Um pequeno guia do usuário do SiscoloDW Um pequeno guia do usuário do SiscoloDW 1) Acessando o sistema Navegando para http://pentaho.lampada.uerj.br:8080/pentaho/login, o usuário pode acessar o Sistema com as seguintes credenciais (Fig 1): Usuário:

Leia mais

Cursos GeneXus - Carregando os tipos de dados estruturados

Cursos GeneXus - Carregando os tipos de dados estruturados Cursos GeneXus - Carregando os tipos de dados estruturados Em mais de uma oportunidade, precisamos armazenar na memória uma lista de elementos que contem o mesmo tipo de informação, mas diferentes valores

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

Clique no ícone Novo:

Clique no ícone Novo: 5.10 Conteúdo: Sempre que se projeta um site é preciso definir uma hierarquia para o conteúdo. E com o Joomla não é diferente. A estrutura de conteúdo do Joomla segue a seguinte ordem: um nível superior

Leia mais

Avaliações de final de período. 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário

Avaliações de final de período. 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário Avaliações de final de período 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário 1. Avaliação com a utilização de propostas 1.1. Fazer propostas Área Docente> Avaliações > Propostas Ao fazer esta sequência

Leia mais

Sumário REGISTRO... 3 INICIANDO UM NOVO PROJETO... 5 INSERINDO ITENS NA RÉGUA... 9 INSERINDO ACESSÓRIOS: TAMPA FINAL INSERINDO ACESSÓRIOS:

Sumário REGISTRO... 3 INICIANDO UM NOVO PROJETO... 5 INSERINDO ITENS NA RÉGUA... 9 INSERINDO ACESSÓRIOS: TAMPA FINAL INSERINDO ACESSÓRIOS: 2 Sumário REGISTRO... 3 INICIANDO UM NOVO PROJETO... 5 INSERINDO ITENS NA RÉGUA... 9 INSERINDO ACESSÓRIOS: TAMPA FINAL... 10 INSERINDO ACESSÓRIOS: JUMPER... 11 INSERINDO ACESSÓRIOS: IDENTIFICAÇÃO... 12

Leia mais

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP 1. Introdução A tarefa em si, de converter um arquivo.dwg para.shp, é simples utilizando o software AutoCadMap. O grande

Leia mais

Tipos e formas de pagamento

Tipos e formas de pagamento Tipos e formas de pagamento Condições de pagamento As formas e tipos de pagamentos formarão a(s) condição(ões) de pagamento que será(ão) associada(s) às tabelas de descontos nos cadastros de cliente e/ou

Leia mais

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo

Administração Central. Unidade do Ensino Médio e Técnico Cetec Capacitações São Paulo 2018 São Paulo Material Didático sobre Robocode Conhecendo o Robô 1 Criando nosso primeiro Robô 1.1 Ambiente de Batalha O ambiente de batalha é o local onde será realizada a guerra entre os Robôs. Abaixo

Leia mais

INSERIR, EDITAR E APAGAR UMA LIGAÇÃO (link)

INSERIR, EDITAR E APAGAR UMA LIGAÇÃO (link) INSERIR, EDITAR E APAGAR UMA LIGAÇÃO (link) 1. Para introduzir uma ligação dentro de um artigo (post), podemos fazê-lo no momento em que o concebemos ou quando editamos um já existente. Em qualquer caso,

Leia mais

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO CURSO: Física DISCIPLINA: Informática para o Ensino de Física CONTEUDISTA: Carlos Eduardo Aguiar

Leia mais

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v )

SIPAC Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos PROTOCOLO (v ) M A N U A I S SIPAC Sistema Integrado de Busque pelo Manual clicando no link abaixo: Protocolo Acessar -> Aba Administração Acessar -> Aba Processos Acessar -> Aba Documentos Acessar -> Aba Memorandos

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

Tutorial básico para Kdenlive

Tutorial básico para Kdenlive Tutorial básico para Kdenlive Veja a lista completa de tutoriais para o Kdenlive 1. Download 2. Instalação Linux/Ubuntu 3. Instalação Windows 4. Conhecendo o programa - Interface 5. Edição com o Kdenlive

Leia mais

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Página 1 / 24 1. Login... 3 1. Fazendo login:... 3 2. Alterando dados pessoais:... 3 3. Alterando imagem de perfil:... 4 4. Alterando senha:... 5 5. Recuperando

Leia mais

05 Como utilizar POO no ambiente gráfico do C#?

05 Como utilizar POO no ambiente gráfico do C#? 05 Como utilizar POO no ambiente gráfico do C#? Abra um novo projeto, mas desta vez, não escolha uma aplicação Console. Escolha Windows Form Application. A diferença para a aplicação de Console é a presença

Leia mais

PRIMEIRO PROGRAMA. Neste post iremos construir uma pequena classe destinada para soma de dois números.

PRIMEIRO PROGRAMA. Neste post iremos construir uma pequena classe destinada para soma de dois números. PRIMEIRO PROGRAMA Olá pessoal! Neste post iremos construir uma pequena classe destinada para soma de dois números. Para este post, espero conseguir fazer o leitor entender algumas coisas: 1. Declaração

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

ELABORADO POR MARCO SOARES 1. Formatação de Parágrafo

ELABORADO POR MARCO SOARES 1. Formatação de Parágrafo ELABORADO POR MARCO SOARES 1 Formatação de Parágrafo ELABORADO POR MARCO SOARES 2 Escreva o texto Escreva o seguinte texto ELABORADO POR MARCO SOARES 3 Mostrar marcas de parágrafos e outras É possível

Leia mais

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de Mapa-Temático Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de como gerar Mapas-Temáticos. Como exemplo abaixo, ensinar o usuário a gerar um mapa-temático dos

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

SUBIR LISTAS DE S

SUBIR LISTAS DE  S SUBIR LISTAS DE E-MAILS SÉRIE MANUAIS DA FERRAMENTA ALL IN MAIL INTRODUÇÃO Para realizar seus envios pela All In Mail é necessário que você possua sua lista de contatos cadastrada em nosso sistema. Para

Leia mais

IR PARA O ÍNDICE. Índice

IR PARA O ÍNDICE. Índice Índice Introdução... 4 Criação de dados... 5 Classificando e organizando dados... 6 Identificando parâmetros... 9 Criando o gráfico... 11 Selecionando dados... 12 Configurando o gráfico... 17 Conclusão...

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Organizar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Sumário. 1- Tela principal. 2 Dando entrada no material Entrada automática Entrada manual Fechamento de mes...

Sumário. 1- Tela principal. 2 Dando entrada no material Entrada automática Entrada manual Fechamento de mes... 0 Versão 2016.07.08 Sumário 1- Tela principal 2 Dando entrada no material... 2 2.1 Entrada automática... 3 2.2 Entrada manual... 6 3 Fechamento de mes... 9 4 Como cadastrar um material... 10 5 Cadastro

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Manual. Explicativo Controle de Pneus

Manual. Explicativo Controle de Pneus Manual Explicativo Controle de Pneus Bsoft Internetworks 2015 Cadastros Cadastro de Chassi base. Para entrar na tela de Cadastro de Chassi, segue o caminho:pneus > Chassi > Chassi Base. Nesta tela poderá

Leia mais

ONTOLOGIAS E ONTOLOGIAS DIFUSAS

ONTOLOGIAS E ONTOLOGIAS DIFUSAS Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação PPGCC Departamento de Computação - DC ONTOLOGIAS E ONTOLOGIAS DIFUSAS SUMARIO Introdução Ontologias OWL Regras

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos

C A R T I L H A. - Recursos Humanos Cargos C A R T I L H A - Recursos Humanos Cargos Elaborada por: DIRPD Diretoria de Processamento de Dados Universidade Federal de Uberlândia Maio/2009 Apresentação Esta cartilha foi elaborada para auxiliar os

Leia mais

Templates (Modelos) Estilos de Página INFORMÁTICA BÁSICA. Passo-a-Passo. BrOffice Writer Criando Documentos Extensos

Templates (Modelos) Estilos de Página INFORMÁTICA BÁSICA. Passo-a-Passo. BrOffice Writer Criando Documentos Extensos Passo-a-Passo BrOffice Writer Criando Documentos Extensos Documento baseado em Creating Large Documents with OpenOffice.org Writer, sob licença PDL 1.0 (Public Documentation License), elaborado por G.

Leia mais

Como gerar uma amostra aleatória simples com o Microsoft Excel

Como gerar uma amostra aleatória simples com o Microsoft Excel Como gerar uma amostra aleatória simples com o Microsoft Excel Este texto complementa o conteúdo da Unidade 2 da disciplina Estatística Aplicada à Administração. Na seção 2.1 da Unidade 2 vimos a importância

Leia mais

Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica

Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica Manual de utilização do software A. R. - Análise Respirométrica Prof. Dr. José Guilherme Chaui Berlinck jbcb@usp.br Ricardo Alves Martins ricardom@usp.br 1. Calibração 1.1 Leitura das curvas Ao entrar

Leia mais