Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Produção de tutoriais. Suellem Oliveira"

Transcrição

1 Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Resposta Escrita

2

3 Para a produção deste Tutorial utilizamos o Impress do OpenOffice 3.1 e capturamos telas usando o Ksnapshot. O resultado final foi exportado para PDF, afim de preservar formatação e ser aberto em qualquer Sistema Operacional. Todos os aplicativos utilizados fazem parte da Customização GNU-Linux VRlivre 3.04, preparada pela Equipe de Implementação de Informática Aplicada à Educação da SME-VR.

4 Para abrir o programa JClic Autoria iremos em: Aplicativos Educativo Autoria e Edição JClic Autoria

5 A primeira vez que o JClic e iniciado, mostrará esta tela, perguntando o idioma de sua preferência. Escolha português (pt) e clique em OK.

6 Na próxima tela, deve ser informado ao programa a localização para salvar seus trabalhos. Por padrão o Jclic cria uma pasta na sua Área de trabalho com o nome Jclic e salva seus arquivos neste local. Caso queira salvar seu projeto em outro local, basta informar o caminho desejado na tela abaixo.

7 Após as configurações vamos iniciar um novo projeto. Clique em Ficheiro Novo Projecto

8 Nesta caixa que vemos está sendo perguntado o nome do projeto e sua localização. Esta localização e de suma importância para os próximos passos, então se achar necessário anote. Neste campo coloque o nome do seu projeto Aqui e onde seu projeto está sendo salvo. Está e a localização padrão. Lembrando novamente que você pode salvar seu projeto em qualquer local, basta informar. Nesta caixa temos o botão Procurar, para poder navegar e encontrar sua pasta.

9 Nesta tela ao opções são para os autores do projeto, Nome, Data de criação, etc... Nesta caixa e possível inserir uma descrição para seu projeto Para inserir os autores, clique no sinal de +, como em destaque Nesta caixa e colocado a data da criação do projeto

10 Insira as informações para o preenchimento do autor, após clique em OK

11 Na próxima aba, colocamos todo o material utilizado para nosso projeto. Para isso abra a Biblioteca de Recursos, como mostrado em destaque.

12 Na Biblioteca de Recursos colocamos todo o material do tipo, som, imagem, vídeo, para a construção dos exercícios. Para inserir uma novo recurso clique no local indicado Esta etapa e importante, pois qualquer imagem, video, som, gifs etc, que será utilizado nas suas atividades antes devem ser inseridas aqui.

13 Nesta janela que se abriu vamos procurar onde está nosso recurso. Para navegar nas pastas, clique na seta como mostrado na figura.

14 Após localizado sua pasta, selecione o recurso. Neste exemplo estou inserindo uma imagem. Todo recurso suportado pelo programa aparecerá na aba Files, como em destaque. Selecione e clique em Abrir

15 Após clicar em abrir o programa está perguntado se deseja que ele faça uma cópia de seu recurso e guarde dentro da pasta do seu projeto. Responda SIM, para que o programa possa copiar seus recurso para junto de seus projeto. Evitando assim que eles se percam futuramente. Esta pergunta irá aparecer a cada recurso inserido, se colocar no seu projeto 100 imagens, 100 perguntas apareceram. SEMPRE RESPONDA SIM.

16 Seu recurso aparecerá como mostrado, vamos agora inserir um som, como recurso. Qualquer recurso deve ser inserido aqui. Clique novamente em Adicionar como em destaque. Se quiser conferir os tipos de arquivos suportados, basta clicar na seta destacada em verde e verificar todas as extensões suportadas.

17 Após encontrado clique em Abrir.

18 Novamente responda SIM para a pergunta.

19 Pronto o som foi inserido

20 A próxima aba a Actividades Nesta aba é selecionada a atividade. Para isso clique no ícone Nova Atividade destacado em verde.

21 Nesta tela podemos escolher a atividade desejada. Para todos os itens existe uma breve descrição, basta clicar que a descrição aparecerá ao lado, após escolhida de um nome para a atividade, como mostrado no exemplo e clique em OK.

22 Resposta Escrita Nesta atividade mostraremos as cores escritas em português e o usuário deverá reescreve-las em inglês.

23 Clique em Nova Atividade em azul. Na tela que se abre selecione a atividade Resposta Escrita e coloque o nome cores_ingles, para ficar sugestivo. Clique em OK

24 As abas que apareceram e onde vamos moldar toda a atividade, a primeira e Opções. Aqui podemos colocar uma descrição da atividade. Neste local podemos trocar o aspecto da interface do usuário. Neste local temos as opções de contagem de tempo, acertos e erros.

25 Mais recursos da aba Opções Este a um Gerador de conteúdo automático. Esta área e sobre os Botões que podem ou não aparecer na sua atividade. Botão Ajuda e Botão Informação

26 Vamos para a próxima aba. Clique em Janela destacada em azul.

27 Nesta aba vamos dar cor a nossa atividade, a Janela Principal e a parte externa do jogo, Janela do Jogo e onde a atividade será executada. Janela Principal (em azul) Janela do Jogo (em vermelho)

28 Clicando na caixa Cor do Fundo (em azul), podemos trocar a cor da parte externa, escolha uma cor e clique em OK.

29 Vamos fazer o mesmo com a Cor do Fundo da Janela no Jogo. Agora a atividade será mais atrativa. Clique na aba Mensagem em azul.

30 Nesta aba vamos colocar as informações para o usuário. Aqui coloque o que será mostrado ao iniciar a atividade Aqui coloque o que será mostrado ao finalizar a atividade com Êxito. Aqui coloque o que será mostrado ao finalizar a atividade errado. Para ativar as mensagens e preciso marcar a caixa correspondente, como mostrado em destaque.

31 Marque a caixa e clique na área cinza claro. Coloque o texto na tela que será aberta, como o modelo. Clique na interrogação para descobrir de quem e o som? Podemos fazer alterações de cores no texto, tamanho e etc. Para isso clique no botão Estilo, como destacado

32 Usem a criatividade para colorir e alegrar sua atividade da melhor forma possível. Para alterar qualquer item na Janela aberta, basta clicar no ícone da cor. Exemplo: Cor do Texto, clique na cor (em azul) para abrir a caixa de cores após escolha a cor desejada. Clique na interrogação para descobrir de quem e o som? Clique na interrogação para descobrir de quem e o som?

33 O texto apresentado e exemplo, cada atividade requer uma mensagem específica. Próxima aba Painel (em azul) Clique na interrogação para descobrir de quem e o som?

34 Na aba Painel e onde a atividade e realmente moldada.

35 Vamos organizar as Grelhas, para nosso trabalho. Nesta atividade de associação temos Grelha A e Grelha B. Para aumentar ou diminuir a quantidade de linhas Para aumentar ou diminuir o tamanho horizontal das linhas ou colunas Para aumentar ou diminuir a quantidade de colunas Para aumentar ou diminuir o tamanho vertical das linhas ou colunas Essas alterações podem serem feitas tanto na Grelha A como na Grelha B. Repare que nas abas existem Grelha A(em rosa), que é onde estamos alterando e Grelha B (em amarelo), que veremos nas próximas telas.

36 Agora que já sabemos como aumentar ou diminuir as Grelhas, deixaremos a Grelha A com as seguintes configurações em destaque: Linhas: 5 (vermelho) Colunas: 2 (azul) Tam. Horizontal: 150 (verde) Tam. Vertical: 90 (preto) Com essas configurações a Grelha A ficará como a mostrada no exemplo.

37 A Grelha B pode ter as mesmas configurações Linhas: 5 (vermelho) Colunas: 1 (azul) Tam. Horizontal: 150 (verde) Tam. Vertical: 90 (preto) Com essas configurações a Grelha B ficará como a mostrada no exemplo.

38 Clique no 1º quadrado da Grelha A, na caixa Conteúdo, no campo Texto (em azul) coloque os nomes das cores em português. Repita esse passo até completar todos os quadrados.

39 Ainda com a caixa Conteúdo aberta, modifique a cor do fundo de cada quadrado para ficar mais atraente.

40 Agora já terminei a Grelha A, na Grelha B, coloque as cores em inglês. Mesmo processo, clique no 1º quadrado e no campo Texto escreva a cor. Da forma como for escrita será a forma como o usuário deverá escrever, então atenção neste momento.

41 Clique no ícone Estilo (em azul), para realçar as cores. Na caixa que se abre, altere a cor de fundo (em verde), o estado inactivo (em preto). Agora com a Grelha B Ainda dentro da caixa Estilo, nas opções da fonte, coloque negrito, aumente o tamanho para melhor visualização.

42 Na aba Relações(em azul), vamos associar as cores em português com as cores em inglês. Para isso clique na cor em português, aparecerá uma seta solte a seta na cor em inglês correspondente. Como mostra a ilustração abaixo.

43 Parece confuso, mas fazendo um a um, ficará tudo correto. Vamos testar. Para executar a atividade clique no ícone Play em verde

44 Bom está e a atividade sendo executada, bom exercício.

45 Créditos Local: Laboratório da SME/VR Realização: Coordenação de IAESMEVR Autor: Suellem Oliveira Outubro de 2009

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Organizar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Associação Complexa Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira GCompris Letra Desaparecida Oficina de produção de

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. AMANDA - TUTORIAL Criando um Jornal

Oficina de produção de tutoriais. AMANDA - TUTORIAL Criando um Jornal Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais AMANDA - TUTORIAL Criando um Jornal Oficina de produção de

Leia mais

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro Novo projeto Dê um nome ao projeto (Cada projeto deverá ter um nome diferente), certifique-se onde será salvo e dê OK.

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. JAQUELINE - TUTORIAL Jornal

Oficina de produção de tutoriais. JAQUELINE - TUTORIAL Jornal Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais JAQUELINE - TUTORIAL Jornal Oficina de produção de tutoriais

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. POLLYANA - TUTORIAL Writer - Convite

Oficina de produção de tutoriais. POLLYANA - TUTORIAL Writer - Convite Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais POLLYANA - TUTORIAL Writer - Convite Oficina de produção de

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. GISELE - TUTORIAL Pivot

Oficina de produção de tutoriais. GISELE - TUTORIAL Pivot Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais GISELE - TUTORIAL Pivot Oficina de produção de tutoriais Esta

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais

Oficina de produção de tutoriais Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais SABRINA - TUTORIAL Calc Lista de Compras Oficina de produção

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. OSCAR - TUTORIAL Cartazes

Oficina de produção de tutoriais. OSCAR - TUTORIAL Cartazes Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais OSCAR - TUTORIAL Cartazes Oficina de produção de tutoriais

Leia mais

Calc Planilha com Gráfico

Calc Planilha com Gráfico Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais DANIELE - TUTORIAL Calc Planilha com Gráfico Oficina de produção

Leia mais

Produção de tutoriais VALERIA S. A. HUNGARO

Produção de tutoriais VALERIA S. A. HUNGARO Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais VALERIA S. A. HUNGARO GCOMPRIS MATERNAL, 1º Período e Crianças com Necessidades

Leia mais

Acessando o Webmail. Primeiramente digite em seu navegador: webmail.seudominio.com.br. Em seguida, digite seu e sua senha, clique em entrar ;

Acessando o Webmail. Primeiramente digite em seu navegador: webmail.seudominio.com.br. Em seguida, digite seu  e sua senha, clique em entrar ; Acessando o Webmail Neste tutorial você aprenderá como utilizar as funções básicas do webmail(enviar e-mails, adicionar contatos, editar assinatura, etc...), escolhemos trabalhar com a plataforma Roundcube,

Leia mais

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim:

TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER. Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: TUTORIAL WINDOWS MOVIE MAKER Por Elaine Flores Encontre o Windows Movie Maker no seu computador assim: PARA INSERIR IMAGENS: - Arquivo - Selecionar as imagens (Assim, as imagens vão aparecer na pasta coleções.)

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS)

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) TUTORIAL Nº 005 CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 02 de Setembro de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse tutorial iremos mostrar como criar e configurar

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Cadastro do Perfil Profissional:

Cadastro do Perfil Profissional: Sumário Cadastro do Perfil Profissional:... 3 E-mail:... 4 Configuração de Relatórios:... 5 Pessoas e Consultas:... 5 Cadastrando um paciente:... 5 Recordatório... 10 Anamnese... 11 Avaliação Física...

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem

Oficina de produção de tutoriais. GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais GISELE - TUTORIAL Gimp Montagem Oficina de produção de tutoriais

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet.

Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Obrigado por adquirir o GNOTE da IDEON Brazil, o mais moderno gerenciador de conteúdos da Internet. Esse manual foi desenvolvido com o intuito de que você use de maneira eficaz os recursos que ele oferece

Leia mais

Sumário. Tutorial: Webquest

Sumário. Tutorial: Webquest 1 Sumário Acessando a Ferramenta... 2 Página Inicial do ambiente de Ferramentas... 3 Acessar o ambiente da Webquest... 4 Criando uma Webquest... 5 Etapas para Criação da Webquest... 6 Gerenciador de imagem...

Leia mais

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO TUTORIAL APPY PIE Por Tássia e Sibele. CADASTRO No primeiro acesso, você deve clicar no botão Inscreva-se no canto superior direito da tela, como mostra a imagem abaixo: Deve: preencher os campos nome,

Leia mais

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Na tela principal clique com o botão direito. Aparecera uma janela de opções Clique em Reprodução como a imagem abaixo Em seguida o

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas

Módulo 03. Trabalhando com listas, imagens e tabelas Módulo 03 Trabalhando com listas, imagens e tabelas Apresentação do módulo 03 Objetivos do módulo Boas vindas ao terceiro módulo do curso Primeiros Passos no Word. Neste módulo vamos saber como utilizar

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais AMANDA - TUTORIAL HTML Básico Oficina de produção de tutoriais

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Tutorial de Administração de sites do Portal C3

Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Tutorial de Administração de sites do Portal C3 Carlos Magno da Rosa Graduando Sistemas de Informação Estagiário Centro de Ciências Computacionais Sumário Sumário... 2 1-Apresentação Geral... 3 3-Componentes

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa 0. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup? Nome de usuário: coloque nome da escola e número da turma. Exemplo: Weingartner64 Senha: nome

Leia mais

Agenda. Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório

Agenda. Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório Inspeção Sanitária Agenda Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório Objetivo Oferecer um processo automatizado Evitar retrabalho no

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Tutorial: como funciona o SysBackup

Tutorial: como funciona o SysBackup Tutorial: como funciona o SysBackup Assim que o Sistema Operacional for iniciado, será exibida a tela abaixo com a seguinte pergunta: ABRIR O SISTEMA DE BACKUP? Clique no botão SIM. ATENÇÃO: Caso o botão

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq Para ter acesso ao envio de resumos para a 5ª SEMPESq, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/al_sempesq/ Antes de qualquer

Leia mais

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Música Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial de Instalação do Cliente Jabber 1. Objetivo Este tutorial tem como objetivo mostrar, de maneira

Leia mais

Manual para criar actividades com o Jclic. Versão 1.0. Manual de Luís Vives Traduzido e adaptado por. Milena Jorge

Manual para criar actividades com o Jclic. Versão 1.0. Manual de Luís Vives Traduzido e adaptado por. Milena Jorge Manual para criar actividades com o Versão 1.0 Manual de Luís Vives Traduzido e adaptado por milena_jorge@cap-alda-guerreiro.rcts.pt 1 Manual para criar actividades com o Índice Introdução 3 O que é o

Leia mais

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador

TUTORIAL. I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador TUTORIAL I - Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via navegador-----------------------------------------------------------------0 II Para acesso ao AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem via

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONENF Para ter acesso ao envio de artigos para o CONENF, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/conenf/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

Criando site. Tutorial Webnode

Criando site. Tutorial Webnode Criando site Tutorial Webnode 1 Registrando Acesse o endereço: http://www.webnode.com.br/ e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie seu site. NOME DO SITE: artecsuz-nomedaescola 2

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI Para ter acesso ao envio de artigos para o CONGENTI, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/congenti/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language.

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup para criar uma conta de e-mail. Nos campos: Nome de usuário: coloque nome da escola e número da

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

LibreOffice Writer. Editor de texto

LibreOffice Writer. Editor de texto LibreOffice Writer Editor de texto AULA09 Menu Estilos O uso de estilos permite que os recursos de formatação possam ser automatizados de acordo com sua categoria (titulo, corpo do texto, por exemplo),

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi

Aula 01 Excel Prof. Claudio Benossi Aula 01 Excel 2016 Prof. Claudio Benossi São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas em ser aprovado para uma vaga onde trabalhar com

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

TUTORIAL: Como configurar no Outlook 2007

TUTORIAL: Como configurar  no Outlook 2007 TUTORIAL: Como configurar e-mail no Outlook 2007 Atenção: É importante destacar que para este guia vamos utilizar dominio.com.br no local onde você deve inserir o seu domínio. ESTE TUTORIAL ESTA BASEADO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

Roteiro da oficina. 1. Abrir o Scratch Offline Clicar no ícone Scratch 2 na sua área de trabalho. 2. Mudar o idioma para Português.

Roteiro da oficina. 1. Abrir o Scratch Offline Clicar no ícone Scratch 2 na sua área de trabalho. 2. Mudar o idioma para Português. Roteiro da oficina 0. ANTES DA AULA: Instalar Scratch off-line Para utilizar a versão offline do Scratch, primeiramente precisamos fazer o download do software. Entrar no site: https://scratch.mit.edu/scratch2download/,

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Guia de Consulta Rápida Exportação de dados Modelo de Preenchimento Importar Planilha Modelo de Planilha de Importação Exportação de dados: Relatório Pessoa Planilha de Endereçamento: Na seção Mala Direta,

Leia mais

MANUAL. Manual elaborado por: GABRIELLA PORTELA BARBOSA DE OLIVEIRA

MANUAL. Manual elaborado por: GABRIELLA PORTELA BARBOSA DE OLIVEIRA Manual elaborado por: GABRIELLA PORTELA BARBOSA DE OLIVEIRA Sumário 1. Apresentação 2. Primeiros Passos: Criando uma conta no Kahoot! 3. Mãos a obra: Criando um Quiz 4. Tudo Pronto: Preview do Quiz Apresentação:

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE ACADÊMICO 1. O

TUTORIAL GOOGLE ACADÊMICO 1. O TUTORIAL GOOGLE ACADÊMICO 1. O que é o Google Acadêmico? É uma plataforma oferecida gratuitamente pelo Google que tem por objetivo facilitar a pesquisa de literatura acadêmica, independente da área de

Leia mais

Tutorial Second Life. Configurações. e Primeiros Passos

Tutorial Second Life. Configurações. e Primeiros Passos Tutorial Second Life Configurações e Primeiros Passos Em seu computador, conecte o microfone na entrada de cor rosa (1) e o fone de ouvido na entrada de cor verde (2). Para acessar o Second Life, preencha

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização

Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Manual de Utilização do software Colacril Office para criação e impressão de etiquetas. Manual de Utilização Conteúdo Colacril Office... 3 Instalação do Colacril... 3 Inicialização do Colacril Office...

Leia mais

Treinamento de Usuário Hangout

Treinamento de Usuário Hangout Treinamento de Usuário Hangout Sobre Hangout 1. Acessando o Painel de Criação 2. Criando a Sala 3. Tela de Hangout 4. Enviando o Link 5. Configurando Áudio e Vídeo 6. Ativando e Desativando Áudio e Vídeo

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES

MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES MANUAL DE GESTÃO DO CONTEÚDO DO PORTAL DA UTFPR COORDENAÇÕES DAS GRADUAÇÕES 1 LOGIN Entrar em modo edição no Portal Acesse o endereço que será disponibilizado pela DIRCOM; Digite seu login e senha o mesmo

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR

MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR MANUAL PARA INSERIR EDITAIS DE CONCURSOS NO PORTAL DA UTFPR GESTÃO DE PESSOAS V.3 ACESSO Faça seu login no Portal Acesse o endereço portal.utfpr.edu.br/login e digite seu login e senha Você será direcionado

Leia mais

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1. Exercício 1 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.qgs Para Adicionar camadas Shape File no QGIS Basta clicar

Leia mais

Módulo Agenda 1 Permissões para a visualização de Agendas.

Módulo Agenda 1 Permissões para a visualização de Agendas. Módulo Agenda Neste tutorial, irei mostrar todos os passos possíveis diante do Módulo Agenda. E para isso, dividimos em 3 tópicos este assunto para que tenha melhor entendimento. Então, iremos começar

Leia mais

1. Tela inicial. 2. Caixa de Entrada

1. Tela inicial. 2. Caixa de Entrada Manual WebMail 1 Índice 1. Tela inicial... 3 2. Caixa de Entrada... 3 3. A pasta Lidas... 4 4. Criando sua assinatura... 4 5. Enviar Mensagens... 5 6. Anexando arquivos... 7 7. Adicionando novas pastas...

Leia mais

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres

13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO Criação de folhas mestres 13. APRESENTAÇÃO DO PROJETO 13.1 Criação de folhas mestres Para a apresentação do projeto, serão criadas folhas mestres, estas ficarão salvas no arquivo deste projeto e poderão ser usadas posteriormente

Leia mais

Tutorial de instalação Quick 3.95

Tutorial de instalação Quick 3.95 Tutorial de instalação Quick 3.95 1- Baixar Instalador do quick 3.95. (caso seja necessário segue link clicando aqui) 2- Assim que baixado executar instalador do arquivo zipado. 3- Autorize a execução

Leia mais

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação

Curso Técnico em Informática. Sistema Educacional Galileu. A interface do PowerPoint. Barra do Título. Barra de Menu. Barra de Formatação Microsoft PowerPoint O Microsoft PowerPoint é uma ferramenta ou gerador de apresentações, palestras, workshops, campanhas publicitárias, utilizados por vários profissionais, entre eles executivos, publicitários,

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO

Leia mais

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal

Manual do Portal da UFPE para Editores de Conteúdo Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Manual Publicadores de Conteúdo no Portal Página 1 / 24 1. Login... 3 1. Fazendo login:... 3 2. Alterando dados pessoais:... 3 3. Alterando imagem de perfil:... 4 4. Alterando senha:... 5 5. Recuperando

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

Aprendendo o PowerPoint

Aprendendo o PowerPoint Aprendendo o PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte I Capítulo 1 Introdução O PowerPoint é um programa para apresentações. Apresentações são exibições de imagens na tela do micro em forma de eslaides,

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em:

Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli. Disponibilizado em: Material reorganizado e adaptado por: Suéllen Rodolfo Martinelli Disponibilizado em: www.scratchbrasil.net.br Material original criado por: Cesar Ferreira, Cláudio Gilberto César e Susana Seidel Disponibilizado

Leia mais

MANUAL PROFESSOR - PORTAL ACADÊMICO FACED

MANUAL PROFESSOR - PORTAL ACADÊMICO FACED MANUAL PROFESSOR - PORTAL ACADÊMICO FACED Mudança no sistema Portal do Professor. Não poderá mais utilizar o Internet Explorer para acessar o portal do Professor, deverá usar os navegadores: Google Chrome

Leia mais