Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Produção de tutoriais. Suellem Oliveira"

Transcrição

1 Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Completar Textos

2

3 Para a produção deste Tutorial utilizamos o Impress do OpenOffice 3.1 e capturamos telas usando o Ksnapshot. O resultado final foi exportado para PDF, afim de preservar formatação e ser aberto em qualquer Sistema Operacional. Todos os aplicativos utilizados fazem parte da Customização GNU-Linux VRlivre 3.04, preparada pela Equipe de Implementação de Informática Aplicada à Educação da SME-VR.

4 Para abrir o programa JClic Autoria iremos em: Aplicativos Educativo Autoria e Edição JClic Autoria

5 A primeira vez que o JClic e iniciado, mostrará esta tela, perguntando o idioma de sua preferência. Escolha português (pt) e clique em OK.

6 Na próxima tela, deve ser informado ao programa a localização para salvar seus trabalhos. Por padrão o Jclic cria uma pasta na sua Área de trabalho com o nome Jclic e salva seus arquivos neste local. Caso queira salvar seu projeto em outro local, basta informar o caminho desejado na tela abaixo.

7 Após as configurações vamos iniciar um novo projeto. Clique em Ficheiro Novo Projecto

8 Nesta caixa que vemos está sendo perguntado o nome do projeto e sua localização. Esta localização e de suma importância para os próximos passos, então se achar necessário anote. Neste campo coloque o nome do seu projeto Aqui e onde seu projeto está sendo salvo. Está e a localização padrão. Lembrando novamente que você pode salvar seu projeto em qualquer local, basta informar. Nesta caixa temos o botão Procurar, para poder navegar e encontrar sua pasta.

9 Nesta tela ao opções são para os autores do projeto, Nome, Data de criação, etc... Nesta caixa e possível inserir uma descrição para seu projeto Para inserir os autores, clique no sinal de +, como em destaque Nesta caixa e colocado a data da criação do projeto

10 Insira as informações para o preenchimento do autor, após clique em OK

11 Na próxima aba, colocamos todo o material utilizado para nosso projeto. Para isso abra a Biblioteca de Recursos, como mostrado em destaque.

12 Na Biblioteca de Recursos colocamos todo o material do tipo, som, imagem, vídeo, para a construção dos exercícios. Para inserir uma novo recurso clique no local indicado Esta etapa e importante, pois qualquer imagem, video, som, gifs etc, que será utilizado nas suas atividades antes devem ser inseridas aqui.

13 Nesta janela que se abriu vamos procurar onde está nosso recurso. Para navegar nas pastas, clique na seta como mostrado na figura.

14 Após localizado sua pasta, selecione o recurso. Neste exemplo estou inserindo uma imagem. Todo recurso suportado pelo programa aparecerá na aba Files, como em destaque. Selecione e clique em Abrir

15 Após clicar em abrir o programa está perguntado se deseja que ele faça uma cópia de seu recurso e guarde dentro da pasta do seu projeto. Responda SIM, para que o programa possa copiar seus recurso para junto de seus projeto. Evitando assim que eles se percam futuramente. Esta pergunta irá aparecer a cada recurso inserido, se colocar no seu projeto 100 imagens, 100 perguntas apareceram. SEMPRE RESPONDA SIM.

16 Seu recurso aparecerá como mostrado, vamos agora inserir um som, como recurso. Qualquer recurso deve ser inserido aqui. Clique novamente em Adicionar como em destaque. Se quiser conferir os tipos de arquivos suportados, basta clicar na seta destacada em verde e verificar todas as extensões suportadas.

17 Após encontrado clique em Abrir.

18 Novamente responda SIM para a pergunta.

19 Pronto o som foi inserido

20 A próxima aba a Actividades Nesta aba é selecionada a atividade. Para isso clique no ícone Nova Atividade destacado em verde.

21 Nesta tela podemos escolher a atividade desejada. Para todos os itens existe uma breve descrição, basta clicar que a descrição aparecerá ao lado, após escolhida de um nome para a atividade, como mostrado no exemplo e clique em OK.

22 Completar com escrita o Texto Utilizando a atividade de Texto: Preencher Lacuna vamos escrever a palavra que falta no Hino Nacional.

23 Clique em Nova Atividade em azul. Na tela que se abre selecione a atividade Texto: Preencher Lacuna e coloque o nome completar_textos, para ficar sugestivo. Clique em OK

24 As abas que apareceram e onde vamos moldar toda a atividade, a primeira e Opções. Aqui podemos colocar uma descrição da atividade. Neste local podemos trocar o aspecto da interface do usuário. Neste local temos as opções de contagem de tempo, acertos e erros.

25 Mais recursos da aba Opções Este a um Gerador de conteúdo automático. Esta área e sobre os Botões que podem ou não aparecer na sua atividade. Botão Ajuda e Botão Informação

26 Vamos para a próxima aba. Clique em Janela destacada em azul.

27 Nesta aba vamos dar cor a nossa atividade, a Janela Principal e a parte externa do jogo, Janela do Jogo e onde a atividade será executada. Janela Principal (em azul) Janela do Jogo (em vermelho)

28 Clicando na caixa Cor do Fundo (em azul), podemos trocar a cor da parte externa, escolha uma cor e clique em OK.

29 Vamos fazer o mesmo com a Cor do Fundo da Janela no Jogo. Agora a atividade será mais atrativa. Clique na aba Mensagem em azul.

30 Nesta aba vamos colocar as informações para o usuário. Aqui coloque o que será mostrado ao iniciar a atividade Aqui coloque o que será mostrado ao finalizar a atividade com Êxito. Aqui coloque o que será mostrado ao finalizar a atividade errado. Para ativar as mensagens e preciso marcar a caixa correspondente, como mostrado em destaque.

31 Marque a caixa e clique na área cinza claro. Coloque o texto na tela que será aberta, como o modelo. Clique na interrogação para descobrir de quem e o som? Podemos fazer alterações de cores no texto, tamanho e etc. Para isso clique no botão Estilo, como destacado

32 Usem a criatividade para colorir e alegrar sua atividade da melhor forma possível. Para alterar qualquer item na Janela aberta, basta clicar no ícone da cor. Exemplo: Cor do Texto, clique na cor (em azul) para abrir a caixa de cores após escolha a cor desejada. Clique na interrogação para descobrir de quem e o som? Clique na interrogação para descobrir de quem e o som?

33 O texto apresentado e exemplo, cada atividade requer uma mensagem específica. Próxima aba Texto (em azul)

34 Na aba Texto e onde a atividade e realmente moldada.

35 Vamos aumentar a área do nosso trabalho. Na opção Largura (em verde) coloque 540, na opção Altura (em azul) coloque 800

36 Clique no ícone Inserir uma célula (em azul) para colocar um título no texto. Na caixa que se abre coloque o Texto (em verde). Na opção Dimensões, coloque na largura (em preto) a mesma largura utilizada para a área do trabalho no meu caso e 540. Em altura (em amarelo) insira 60.

37 Clique no ícone Estilo (em verde), para alterar as cores e a fonte do título. Na caixa que se abre troque a cor de fundo (em azul), a cor do texto (em preto) e aumente a fonte do Título

38 Agora com o título pronto, vamos inserir o texto na parte branca.

39 Inserir o Hino, agora vamos começar a escolher as palavras que serão suprimidas, para o usuário escrever.

40 Selecione alguma palavra do texto, em destaque selecione a palavra IPIRANGA, após clique no ícone em verde. Clicando no ícone verá esta tela, nela será feita a configuração da palavra. Na caixa Respostas Válidas, a palavra correta é colocada. Também nesta caixa podemos inserir uma lista de opções para o usuário escolher. Mas para atividade, não vamos usar lista, mas sim a resposta escrita. Clique em Ok.

41 Mostrando mais uma vez a tela da palavra. Selecione a palavra clique no ícone em verde, na tela aberta apenas clique em OK. Repita esse passo até ter colocado todas as incógnitas no texto.

42 Mostrando mais uma vez a tela da palavra. Selecione a palavra clique no ícone em verde, na tela aberta apenas clique em OK. Repita esse passo até ter colocado todas as incógnitas no texto.

43 Já inserir várias incógnitas, vamos testar a atividade. Clique no ícone Play em azul

44 Está é a aplicação sendo executada, ao inserir a palavra ficará azul se ela estiver correta, se alguma letra estiver errada esta ficará vermelho. Observe a palavra IPIRANGA em destaque

45 Créditos Local: Laboratório da SME/VR Realização: Coordenação de IAESMEVR Autor: Suellem Oliveira Outubro de 2009

Jclic Alfabeto Sonoro

Jclic Alfabeto Sonoro Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Alfabeto Sonoro Para a produção deste Tutorial

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Quebra cabeça com Recorte Para a produção deste

Leia mais

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro Novo projeto Dê um nome ao projeto (Cada projeto deverá ter um nome diferente), certifique-se onde será salvo e dê OK.

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais

Oficina de produção de tutoriais Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais SABRINA - TUTORIAL Calc Lista de Compras Oficina de produção

Leia mais

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação)

MANUAL. Localizador: Página: MN 016 SGI-INFRA- . Informação) 1/24 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico tem uma interface

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Tutorial para Power Point

Tutorial para Power Point Tutorial para Power Point Sumário PowerPoint 2010... pág 03 PowerPoint 2016... pág 23 Boas Práticas e Dicas... pág 43 2 Power Point 2010 Criando uma Apresentação Quando abrir o seu PowerPoint, basta clicar

Leia mais

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA-

MANUAL. Localizador: SGI-INFRA- 1/25 Infraestrutura de 1. Objetivo Este documento tem por objetivo indicar e informar o conjunto de ações para o procedimento de uso do novo correio eletrônico do CEFET-MG. O novo sistema de correio eletrônico

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Sumário. Tutorial: Webquest

Sumário. Tutorial: Webquest 1 Sumário Acessando a Ferramenta... 2 Página Inicial do ambiente de Ferramentas... 3 Acessar o ambiente da Webquest... 4 Criando uma Webquest... 5 Etapas para Criação da Webquest... 6 Gerenciador de imagem...

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais

Tutorial: como funciona o SysBackup

Tutorial: como funciona o SysBackup Tutorial: como funciona o SysBackup Assim que o Sistema Operacional for iniciado, será exibida a tela abaixo com a seguinte pergunta: ABRIR O SISTEMA DE BACKUP? Clique no botão SIM. ATENÇÃO: Caso o botão

Leia mais

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados.

b) Ao longo de todo Tutorial existem setas vermelhas indicando os pontos críticos a serem selecionados. Tutorial para Submissão de Resumos Expandidos na Jornada Científica do ITPAC ATENÇÃO: A) Ressaltamos que todas as regras sobre a submissão e normativas sobre o Resumo Expandido, além de datas e valores,

Leia mais

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber

Tutorial de Instalação do Cliente Jabber Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Música Núcleo de Tecnologia da Informação Tutorial de Instalação do Cliente Jabber 1. Objetivo Este tutorial tem como objetivo mostrar, de maneira

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2013 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook 2013, clicar no menu de Arquivo. 2. Selecionar a opção Configurações de Conta

Leia mais

Agenda. Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório

Agenda. Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório Inspeção Sanitária Agenda Objetivo Acesso ao Módulo Criando um Novo Relatório de Inspeção Pesquisando um Relatório Editando um Relatório Objetivo Oferecer um processo automatizado Evitar retrabalho no

Leia mais

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa

Guia do Instrutor Jogo da Bruxa 0. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup? Nome de usuário: coloque nome da escola e número da turma. Exemplo: Weingartner64 Senha: nome

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO

TUTORIAL APPY PIE CADASTRO TUTORIAL APPY PIE Por Tássia e Sibele. CADASTRO No primeiro acesso, você deve clicar no botão Inscreva-se no canto superior direito da tela, como mostra a imagem abaixo: Deve: preencher os campos nome,

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq

TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq TUTORIAL COMO SUBMETER RESUMO PARA A 5ª SEMPESq Para ter acesso ao envio de resumos para a 5ª SEMPESq, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/al_sempesq/ Antes de qualquer

Leia mais

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI

TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI TUTORIAL COMO SUBMETER ARTIGO DO CONGENTI Para ter acesso ao envio de artigos para o CONGENTI, você deverá acessar o endereço: https://eventos.set.edu.br/index.php/congenti/ Antes de qualquer ação é importante

Leia mais

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision

Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Tutorial para visualizar e armazenar imagens de stand alone Luzvision Na tela principal clique com o botão direito. Aparecera uma janela de opções Clique em Reprodução como a imagem abaixo Em seguida o

Leia mais

Guia de Consulta Rápida

Guia de Consulta Rápida Guia de Consulta Rápida Exportação de dados Modelo de Preenchimento Importar Planilha Modelo de Planilha de Importação Exportação de dados: Relatório Pessoa Planilha de Endereçamento: Na seção Mala Direta,

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Manual de Configuração dos Clientes de .

Manual de Configuração dos Clientes de  . Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Configuração dos Clientes de e-mail.

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais

Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais AMANDA - TUTORIAL HTML Básico Oficina de produção de tutoriais

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

TUTORIAL. Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting

TUTORIAL. Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting TUTORIAL Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting Introdução O Dialux é uma poderosa ferramenta para simulação de projetos luminotécnicos e, para que o usuário possa explorar as inúmeras funções

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE

PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE PORTAL DE SERVIÇOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO PARA INSCRIÇÕES ONLINE ÍNDICE CADASTRAR UM USUÁRIO ENTRAR NO SISTEMA (LOGIN) CANCELAR A INSCRIÇÃO SAIR DO SISTEMA (LOGOUT) RECUPERAR

Leia mais

TUTORIAL: Como configurar no Outlook 2007

TUTORIAL: Como configurar  no Outlook 2007 TUTORIAL: Como configurar e-mail no Outlook 2007 Atenção: É importante destacar que para este guia vamos utilizar dominio.com.br no local onde você deve inserir o seu domínio. ESTE TUTORIAL ESTA BASEADO

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Entrada de Produtos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Entrada de Produtos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Entrada de Produtos Sumário Introdução... 3 Entradas... 3 Modelo 01 Nota Fiscal... 4 Modelo 55 Nota Fiscal Eletrônica... 8 Se o fornecedor já estiver cadastrado... 9

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS O envio do artigo para o 10 Encontro Internacional de Formação de Professores e o 11 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional deve ser realizado pelo endereço:

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE ACADÊMICO 1. O

TUTORIAL GOOGLE ACADÊMICO 1. O TUTORIAL GOOGLE ACADÊMICO 1. O que é o Google Acadêmico? É uma plataforma oferecida gratuitamente pelo Google que tem por objetivo facilitar a pesquisa de literatura acadêmica, independente da área de

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia

Super Business. Guia Rápido - Condicional & Devolução SuperSys Tecnologia Super Business Guia Rápido - Condicional & Devolução Conteúdo 3 Lista de Conteúdo Índice Parte I Guia Rápido - Condicional e Devolução 1 Condicional... 0 6 6 Como acessar... a tela de vendas? 6 Como efetuar

Leia mais

Saída de Estoque. estoque?

Saída de Estoque. estoque? Saída de Estoque Como registrar estoque? saída de Para adicionar saída de estoque, clique em (1) Estoque (2) Entrada / Saída (3) Saída Estoque. Abrirá uma janela apresentando todas as saídas de estoque

Leia mais

Procedimentos para Atualização Sisloc

Procedimentos para Atualização Sisloc Procedimentos para Atualização Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Atualização de versão no servidor... 3 Passo a passo... 3 3. Atualização de Versão nas Demais Máquinas... 9 Passo a passo...

Leia mais

Painel Administrativo Westlock

Painel Administrativo Westlock Painel Administrativo Westlock Acesso ao Painel Administrativo Para acessar o Painel Administrativo da Westlock clique no endereço http://downloadcenter.westlockcontrolsmarcom.com/admin/ e preencha as

Leia mais

TUTORIAL DE COMO TESTAR AS ENTRADAS E SAÍDAS DIGITAIS

TUTORIAL DE COMO TESTAR AS ENTRADAS E SAÍDAS DIGITAIS TUTORIAL DE COMO TESTAR AS ENTRADAS E SAÍDAS DIGITAIS Será apresentado um teste das entradas/saídas digitais para verificar o funcionamento dos módulos de entrada e saída do CLP. Depois de configurar o

Leia mais

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 1 Sumário DIAGRAMAÇÃO...3 ACESSANDO OS TUTORIAIS...5 ATUALIZANDO OS DADOS

Leia mais

Manual do Prestador no Portal Tiss

Manual do Prestador no Portal Tiss Manual do Prestador no Portal Tiss Introdução... 2 Usuário e Senha... 2 Prestador Medico... 2 Prestador Clinica... 3 Guias... 4 Guias Sem Lote... 7 Gerar Lote de XML... 7 Lote Manual... 8 Lote Automático...

Leia mais

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01

Na seqüência, será aberta uma página de login de acesso ao ambiente de gerenciamento do portal, conforme ilustrado na figura 01, abaixo: Figura 01 Tutorial Versão1.0 O Manual Tutorial do Apae em Rede pretende orientá-los no gerenciamento de conteúdos do portal. Para darmos início a essa orientação, é preciso acessá-lo. Para tanto, basta digitar intranet.apaebrasil.org.br

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 7 e no Vista Introdução Neste laboratório, você fará backup de dados. E também realizará uma restauração dos dados. Equipamentos

Leia mais

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas.

Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Esse tutorial irá explicar como plotar um desenho, desde a inserção de folhas. Para ilustrar melhor esse tutorial, iremos gerar um arquivo

Leia mais

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria

Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Tutorial para lançamento de notas pela secretaria Conteúdo 1 Lançamento de nota e falta manualmente pela secretaria... 2 2 - Calcular a média das notas e faltas digitas pelos professores... 4 3 Alteração

Leia mais

Ajuda Inicial do Programa SIGI

Ajuda Inicial do Programa SIGI Ajuda Inicial do Programa SIGI Agradecemos sua preferência por nosso software! Os softwares da SN Systems são muito práticos e fáceis de operar, siga este tutorial para ter uma noção rápida de como utilizar

Leia mais

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1)

Para submeter projetos siga o caminho Portal Administrativo Requisições Projetos Projeto/Plano de Trabalho (PROPLAN) Submeter Projeto (figura 1) Submeter Projeto Sistema Módulo Usuários SIPAC Portal Administrativo Servidores Esta funcionalidade é utilizada pelos servidores com acesso ao sistema, permitindo que sejam cadastrados e submetidos projetos

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

LUMISOFT (Guia do usuário)

LUMISOFT (Guia do usuário) LUMISOFT (Guia do usuário) * O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

Leia mais

Trabalhando com o Gimp. Passos Básicos:

Trabalhando com o Gimp. Passos Básicos: Passos Básicos: Trabalhando com o Gimp Passos básicos para todas as tarefas a serem realizadas no Gimp: - Vá em Aplicações - Aplicativos - The Gimp - Fechar Dica GIMP do dia - Vá em: Arquivo - Novo Aparecerá

Leia mais

Como se cadastrar no 13 Tribos Fórum... 3 Como entrar no Fórum... 7 Painel de Controle do Usuário... 8

Como se cadastrar no 13 Tribos Fórum... 3 Como entrar no Fórum... 7 Painel de Controle do Usuário... 8 Como se cadastrar no 13 Tribos Fórum... 3 Como entrar no Fórum... 7 Painel de Controle do Usuário... 8 Aba Geral... 9 Página Principal... 9 Subscrições... 9 Favoritos... 10 Rascunhos Salvos... 10 Anexos...

Leia mais

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016

DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 DESPESAS Ver 1 01 de Dezembro de 2016 MANUTENÇÃO DE DESPESAS O módulo de despesas permite total controle das despesas associadas a uma determinada conta ou ainda de uma oportunidade. Controle o ressarcimento

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de

Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de Mapa-Temático Dentre os vários recursos oferecidos pelo sistema, destacamos nesta apostila um exercício de como gerar Mapas-Temáticos. Como exemplo abaixo, ensinar o usuário a gerar um mapa-temático dos

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam.

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. CamGuard O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. Para ativar o CamGuard, clique em no console do aplicativo da webcam da Kworld. A interface do CamGuard é exibida e apresenta

Leia mais

PROCEDIMENTO DE EXPORTAÇÃO A PORTAIS IMOBILIÁRIOS

PROCEDIMENTO DE EXPORTAÇÃO A PORTAIS IMOBILIÁRIOS Os passos a seguir devem ser executados. Lembramos que pelo fato de termos um sistema para venda e um sistema para aluguel, o cliente deverá ser informado que nos portais o mesmo deverá possuir duas centrais

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Manual para criar actividades com o Jclic. Versão 1.0. Manual de Luís Vives Traduzido e adaptado por. Milena Jorge

Manual para criar actividades com o Jclic. Versão 1.0. Manual de Luís Vives Traduzido e adaptado por. Milena Jorge Manual para criar actividades com o Versão 1.0 Manual de Luís Vives Traduzido e adaptado por milena_jorge@cap-alda-guerreiro.rcts.pt 1 Manual para criar actividades com o Índice Introdução 3 O que é o

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

Desenvolvimento de Atividades Educacionais usando o software Hot Potatoes. Utilizando a ferramenta JMix

Desenvolvimento de Atividades Educacionais usando o software Hot Potatoes. Utilizando a ferramenta JMix Projeto de Extensão Capacitação dos professores laboratoristas das escolas municipais da cidade de Uberlândia Desenvolvimento de Atividades Educacionais usando o software Hot Potatoes Utilizando a ferramenta

Leia mais

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização

Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização 1 Projeto InfoFisc Offline 2.2 Manual de Utilização Pg.1 2 Sumário Introdução... 3 Primeiro Acesso... 4 Incluir e Atualizar ARTs... 8 Pesquisar ARTs... 14 Criar e Editar Relatórios de Fiscalização... 16

Leia mais

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Introdução: Seguindo o crescimento do conteúdo em sites de Internet, a necessidade por uma fácil navegação nas páginas cresce igualmente. Um menu pop-up pode ser

Leia mais

[Abertura e Fechamento de caixa] Focus 10

[Abertura e Fechamento de caixa] Focus 10 [Abertura e Fechamento de caixa] Focus 10 Abertura e Fechamento de caixa A rotina diária da maiorias das lojas é chegar e abrir o caixa do dia para dar inicio ao período de vendas. Ainda existem muitas

Leia mais

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página:

PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB. Assim que digitar este endereço e apertar enter, você será redirecionado para esta página: PAINEL DE CONTROLE LANDS AGÊNCIA WEB O Painel de controle da Lands Agência Web é uma ferramente simples e que facilita a vida do cliente na hora de gerenciar o conteúdo do seu site/blog. Aqui vamos aprender

Leia mais

Tutorial de Procedimentos Acadêmicos Docente

Tutorial de Procedimentos Acadêmicos Docente Tutorial de Procedimentos Acadêmicos Docente Elaborado Por: Aline Onhas Pigatti 15/03/2012 Índice 1 Quadro de Horário...06 2 Minhas Turmas...07 3 Plano de Aula...09 4 Upload Materiais...11 5 Avaliações...13

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia

Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia Manual do FACGTO - Autorizador Online Odontologia 1 Acessar o endereço do site/portal do plano e clicar na opção que o levará ao acesso ao Autorizador Online FacGTO. 1.2 - Será exibida a página abaixo,

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007

BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 BROFFICE MALA DIRETA CONFIGURAÇÃO Por Erico R. Silva, junho 2007 DESCRIÇÃO Este documento explica todos os passos necessários para criar uma mala direta através do BrOffice Writer, e como resolver os principais

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice

Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Departamento de Tecnologia da Informação Divisão de Relacionamento e Gestão do Conhecimento Trabalhando com Mala Direta e Etiquetas de Endereçamento no BrOffice/LibreOffice Criação de Etiquetas passo a

Leia mais

Solicitação de Serviço

Solicitação de Serviço Solicitação de Serviço Agenda Acesso ao módulo Cadastro de solicitação de serviço Tipos de serviços Pesquisa e edição de solicitação Visualização de relatório de solicitação de serviço Acesso ao Módulo

Leia mais

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda

Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda Tutorial Portal Clínica do Leite Tutorial de navegação do Portal Clinica Fazenda TUT PC 005 Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Tutorial de Acesso ao Portal da Clínica

Leia mais

Desenvolvimento de Atividades Educacionais usando o software Hot Potatoes. Utilizando a ferramenta JCross

Desenvolvimento de Atividades Educacionais usando o software Hot Potatoes. Utilizando a ferramenta JCross Projeto de Extensão Capacitação dos professores laboratoristas das escolas municipais da cidade de Uberlândia Desenvolvimento de Atividades Educacionais usando o software Hot Potatoes Utilizando a ferramenta

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I Manual de instalação... 2 1.2 Instalação do ProJuris 8... 3 1.3 Conexão com o banco de dados...

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC

Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC Tutorial Índice de Potencial de Consumo - IPC Autor: Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução Este tutorial tem como objetivo realizar análises de mercado utilizando o software Gismaps Viewer e os Índices de

Leia mais

MANUAL Encerramento do Exercício no Siscontw nas versões SQL

MANUAL Encerramento do Exercício no Siscontw nas versões SQL MANUAL Encerramento do Exercício no Siscontw nas versões SQL ÍNDICE 1º Passo: Conferir a base de dados... 3 2º Passo: Verificar o Resultado do Exercício... 4 3º Passo: Configurar as Contas... 5 4º Passo:

Leia mais

Como publicar páginas Web no GoogleSites

Como publicar páginas Web no GoogleSites 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível PASSO 1 ACESSE O ENDEREÇO DO GOOGLE SITES Como publicar páginas Web no GoogleSites Ao criar sua conta no Gmail,

Leia mais

MANUAL DE NF-e. Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP (21) CEP (61)

MANUAL DE NF-e. Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP  (21) CEP (61) 1 MANUAL DE NF-e 2 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRO DE CLIENTES... 3 3. CADASTRO DE PRODUTOS... 5 IMPOSTOS... 11 4. EMISSAO DA NF-e... 14 5. EXPORTANDO ARQUIVO XML... 19 6. CARTA DE CORREÇÃO DA NF-e...

Leia mais