Sondas, cateteres e drenos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sondas, cateteres e drenos"

Transcrição

1 Sondas, cateteres e drenos Semiologia e Semiotécnica II Prof Giselle

2 Sondas? Cateteres? Drenos?

3 Sonda Instrumento tubular que não possuem luz interna e que são introduzidos no corpo, com a finalidade diagnóstica ou terapêutica. definida como um tubo que se introduz em canal do organismo, natural ou não para reconhecer-lhe o estado, extrair ou introduzir algum tipo de matéria.

4 Cateter Todo instrumento tubular que possa ser inserido no corpo para drenagem ou introdução de liquido. são tubos de diversos materiais e calibres inseridos no organismo, tendo como função a infusão de líquidos ou a sua retirada.

5 Drenos São usados em diversos contextos para possibilitar o escapamento de líquido de uma cavidade corporal específica. São tubos ou materiais colocados no interior de uma ferida ou cavidade, visando permitir a saída de fluído ou ar.

6 Objetivos drenos Permite a saída de ar e secreções, Evita infecções profundas nas incisões, São introduzidos quando existe ou se espera coleção anormal de secreção. A origem palavra dreno- lingua inglesa- drain esgoto/ abertura escoamento de agua.

7 Efeito do acumulo de liquido Meio de cultura, Aumenta a pressão local, interferindo no fluxo, Comprime áreas adjacentes, Causa irritação e necrose tecidual ( bile, pus, suco pancreático, urina).

8 Escolha: realizada pelo médico Avalia o tipo do liquido a ser drenado, Cavidade a ser inserido o dreno, Tempo de duração do dreno. LOCALIZAÇÃO Regiões vacularizadas Feridas infectadas Regiões com grande dissecção do tecido superficial

9 Tipos de secreção Serosa Sanguinolenta/ hemática purulenta Serosanguinolenta Piosanguinalenta Seropurulenta/ pioserosa Biliosa Fecalóide

10 Classificação quanto ao material BORRACHA Podem ser tubulares, rígidos ou laminares. Os primeiros drenam por gravitação, e os outros dois, por capilaridade. Vantagens sobre os de polietileno,mais macios e maleáveis, reduzindo a chance de lesão de estruturas intra-abdominais, como vasos e alças, devido à erosão de contato. Desvantagem: por terem uma superfície mais irregular, são mais sujeitos à colonização bacteriana e infecção peridreno.

11 POLIETILENO São confeccionados de material plástico pouco irritante, às vezes radiopaco. São rígidos e geralmente apresentam várias fenestrações, permitindo a saída de líquidos por gravitação ou sucção.

12 SILICONE Tubos de material praticamente inerte, radiopaco, menos rígido do que o polietileno e menos sujeito a contaminação bacteriana do que o látex.

13 TEFLON Utilizado em alguns tipos de cateteres venosos, é menos antigênico que os materiais já citados, reduzindo a incidência de flebite e permitindo maior tempo de permanência do cateter na veia.

14 VIALON Composto de poliuretano utilizado na composição de cateteres intravenosos com menor poder antigênico e trombogênico, permitindo maior tempo de permanência no interior dos vasos, sem induzir a tromboflebite.

15 CLASSIFICACÃO QUANTO A FORMA DE ACÃO CAPILARIDADE A saída de secreções se dá através da superfície externa do dreno. Não há passagem de líquidos pela sua luz. EX: penrose

16 Laminar -Penrose sistema de drenagem simples Usados para estabelecer uma comunicação entre uma cavidade corporal e a superfície da pele. Pode-se colocar um curativo com gaze ou uma bolsa de ostomia sobre o dreno. Complicação: retração para cavidade peritoneal. Pode ficar sob o curativo oclusivo Utiliza-se um grampo ou alfinete p evitar a movimentação ou tração do dreno. O reposicionamento do dreno é responsabilidade médica.

17

18 GRAVITACÃO sistema fechado Utiliza-se cateteres de grosso calibre, colocados dentro da cavidade e conectados a bolsas coletoras ou borrachas de látex. São realizados por coletores de sistema fechado, devendo ser disponibilizados sempre na altura inferior a inserção do dreno. Ex: CVD, CVA

19 Sistema fechado Deve estar permeável Avaliar a drenagem pelo tubo e ao redor Diminuição súbita da drenagem indica obstrução Quando conectado a sucção ao pressão deverá ser constante e prescrita pelo médico.

20 SUCCÃO Um dreno de polietileno, com múltiplas fenestrações, é conectado, em sua extremidade externa, a um reservatório contendo um orifício para saída de ar. Ao se retirar o ar desse reservatório, cria-se o vácuo, fazendo-se a aspiração ativa do conteúdo dentro da ferida, até que a presença do líquido no reservatório iguale as pressões, perdendo-se o vácuo. Ao se esvaziar o líquido coletado dentro do reservatório, realiza-se nova retirada do ar e há retorno da pressão negativa, com aspiração ativa no interior da ferida. Deve permanecer na altura da lesão. EX: Port-Vac

21 Sitema de sucção Hemovac/Jackson- Pratt- exercem pressão baixa constante. Devem estar comprimidos corretamente para realizar a sucção. Conhecidos como auto-sucção. Usado para drenagem de líquido seroso ou sanguinolento, de locais de dissecção ou da área de anastomoses intraperitoneais Objetivo: facilitar a coaptção dos tecidos adjacentes e impedir o acúmulo de soro e a formação de hematoma Complicação: erosão do dreno em órgãos ou vasos circunvizinhos e a ruptura do cateter ao ser retirado

22

23

24 CLASSIFICACÃO QUANTO À ESTRUTURA BÁSICA LAMINARES O mais conhecido é o dreno de Penrose, apresentado em três diferentes larguras:1-p, 2-M e 3-G. O primeiro geralmente é utilizado na drenagem de pequenas lojas, e o último, quando existe previsão de extravasamento de grandes quantidades de secreção.

25 TUBULARES É a forma da maioria dos drenos e cateteres, drenando por gravitação e podendo ser de vários materiais, como polietileno, silicone ou látex.apresentados nos tamanhos de numero pares maior nº maior calibre.

26

27 Lamino-tubular Às vezes, podem-se combinar as vantagens dos drenos tubulares e laminares, pela inserção de um dreno tubular dentro da luz de um dreno laminar.

28 CLASSIFICACÃO QUANTO AO CALIBRE Os tubos têm seu calibre correspondente à numeração em French (Fr), de forma crescente, e os cateteres, principalmente para uso intravenoso, têm sua medida em Gauge (G) de forma decrescente. Medidas de tubos em French (Fr). 6Fr 8Fr 10Fr 12Fr 14Fr 16Fr 18Fr 20Fr 22Fr 24Fr 6mm 8mm 10mm 12mm 14mm 16mm 18mm 20mm 22mm 24mm Medidas de tubos em Gauge(G) 10G (3,4mm) - 12G (2,8mm) 14G (2,1mm) 16G (1,7mm) 18G (1,3mm) 20G (1,1mm) 22G (0,8mm) 24G(0,7mm).

29 Localização dos drenos Interior de feridas operatórias Interior deiscencia operatória Interior feridas infectadas Interior abscesso Interior de órgãos ocos Vão realizar comunicação entre órgãos internos e ambiente.

30 nefrostomia gastrostomia

31 Fixação do dreno Linhas de sutura Alfinetes ou grampos de fixação

32 Importante Drenos atuam como corpo estranho: forma um tecido de granulação a sua volta, que auxilia na diminuição do risco de saída precoce do dreno- devendo permanecer entre 7 a 10 dias. A saída precoce poderá causar extravasamento de secreção caustica nos tecidos internos e externos.

33 Importante O debito da drenagem dependerá do local da inserção. Atenção Diminuição da drenagem por dias/ semanas - Pode indicar a retirada do dreno ou obstrução do lumem!!!

34 Observações importantes Local inserção do dreno Tipo de dreno Tipo de drenagem Tipo e volume do liquido da drenagem Permeabilidade do dreno Tração do dreno- prescrição médica.

35 Anotação de enfermagem Localização e tipo de dreno ( kher, tubular, netalton, Penrose, Torax), Anotar debito ( volume, cor, consistencia, caracteristicas, se há oscilação), Anotar trocas de colotor ( horario, debito e caracteristicas), Anotar aspecoto da inserção ( hiperemia, lesão, ressecamento, prurido, integridade, presença de exudato, algia, condições gerias da pele), Anotar o curativo de inserção ( sehouver) aclusivo, aberto, limpo, seco, compressivo, Anotar queixas referidas pelo cliente com relação ao dreno. Caso execute a mobilização do dreno descreva quanto ( cm) e qual item da prescrição médica

36 Exemplo de anotação 9:00H Mantem dreno tipo laminar em QSD com débito sanguinolento em bolsa coletora, desprezado 50 ml e trocado bolsa coletora.realizado tração do dreno de 2 cm, de acordo com prescrição médica ( item 9) e proteção da pele peridreno com a pasta Stomahesive Enf Giselle - COREN-SP

37 Exemplo de anotação 22:00 H Permanece com dreno tubular em região torácica anterior- local de mastectomia, com secçreção sanguinelenta em dreno de sucção, com sistema fechado,desprezado debito de 30 ml.realizadao curativo com solução salina a 0.9% em inserção do dreno, apresentado discreta hiperemia local, protegido a inserção do dreno com gaze e ocluido com filme transparente. Enf Giselle COREN-SP- 1111

38 Sondas/ Cateteres São usadas em diversos contextos para possibilitar a retirada de líquido de uma das cavidades corporais e instilar líquido ou soluções de nutrientes.

39 Cateteres Nasogástricos Tubo curto introduzido pela narina ou boca para alcançar estômago. Utilização : -Descompressão do estomago -Remoção do conteudo gastrico e -Alimentação Controle de sangramento varizes sofagianas.

40 Sonda de Levin- possui uma luz única, manufaturada com plástico ou borracha, com aberturas localizadas próxima à ponta; as marcas circulares contidas em pontos específicos da sonda servem como guia para sua inserção.

41 Sonda gástrica simples(salem) - É uma sonda naso-gástrica radiopaca de plástico claro, dotada de duas luzes, usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio

42 Sonda de Sengstaken- Blakemore - é uma sonda utilizada especificamente para o tratamento de sangramentos de varizes esofagianas, possuindo três luzes com dois balões, sendo uma luz para insuflar o balão gástrico e outra para o balão esofageano.a terceira luz lavagem gastrica

43

44 Nasojejunais Sonda longa, introdizida pela narina, passada atraves do esofago e estomago, para dentro do trato instestinal. Indicações: -Administração de nutrição enteral, -Administração de medicações e descompressão do int.delgado

45 Sonda de Dobhoff Sonda utilizada com freqüência para alimentação enteral, sendo que como característica possui uma ponta pesada e flexível.

46 Sondas de Descompressão Sonda de Miller-Abbott - é de duas luzes, sendo uma para introdução de mercúrio ou ar no balão do final da sonda e a outra para aspiração. 3 m comprimento.( 16 Fr)

47 Sonda de Cantor: possui 3 comprimento, com uma luz de 18 Fr. È maior que as outras sondas longas e possui 4 /5 ml de mercurio na bolsa existente na extremidade do tubo.

48 Cateteres Urinários- Indicações: -medida precisa do débito urinário, - alívio de retenções urinárias e - irrigação da bexiga- Luz Tríplice

49 TIPOS CVD- Foley

50 CVD -Irrigação 3 vias Foley - CVA/ uretral nelaton

51 Sonda Foley- látex- macia, flexível e barata Pode causar reação local, Propensa a colonização. Sonda Silicone melhor elasticidade, semelhante ao látex Mínima toxicidade menor propensão a colonização

52 CVA- PVC- poletileno - uretral Plástica,barata,atóxica Mais rígido- facilita a introdução Pela temperatura corporal torna-se mais flexível moldando ao formato da uretra.

53 Cateteres urinários Duplo J

54 Pig-tail

55 cistostomia

56 Nefrostomia

SONDAGENS DEFINIÇÕES PROFª FÁTIMA BARBOSA

SONDAGENS DEFINIÇÕES PROFª FÁTIMA BARBOSA SONDAGENS PROFª FÁTIMA BARBOSA DEFINIÇÕES SONDA - Tubo que se introduz no organismo em canal natural ou não, para reconhecer lhe o estado, extrair ou introduzir algum tipo de matéria. CATETER - Instrumento

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Assistência de Enfermagem a Pacientes em Uso de Drenos: Laminares, de Sucção e Tubulares

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Assistência de Enfermagem a Pacientes em Uso de Drenos: Laminares, de Sucção e Tubulares 1 de 5 1- Situação de Revisão: 2- Referência: Situação Data Alteração 0.0 27/10/2009 Validação 01 CCIH Higienização das Mãos 13 CCIH Precaução Padrão 3- Em que consiste? Na assistência de enfermagem a

Leia mais

CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS

CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS FACULDADE UNIGRAN CAPITAL TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA PRINCÍPIOS E TÉCNICAS DA ENFERMAGEM CUIDADOS COM CATETERES E SONDAS ACESSO VENOSO PERIFÉRICO Definido como acesso ao sistema venoso sistêmico por punção

Leia mais

DRENOS. Profa. Dra. Juliana Nery de Souza Talarico Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

DRENOS. Profa. Dra. Juliana Nery de Souza Talarico Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo + DRENOS Profa. Dra. Juliana Nery de Souza Talarico Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo + DEFINIÇÃO Cateteres São tubos de diversos materiais e calibres

Leia mais

PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS

PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS SONDAGENS PROFª FÁTIMA BARBOSA GARDÊNIA SANTOS DEFINIÇÕES SONDA - Tubo que se introduz no organismo em canal natural ou não, para reconhecer lhe o estado, extrair ou introduzir algum tipo de matéria. CATETER

Leia mais

CONCEITO. É definido como um material colocado no interior de uma ferida ou cavidade, visando permitir a saída de fluídos ou ar que estão

CONCEITO. É definido como um material colocado no interior de uma ferida ou cavidade, visando permitir a saída de fluídos ou ar que estão DRENOS CONCEITO É definido como um material colocado no interior de uma ferida ou cavidade, visando permitir a saída de fluídos ou ar que estão ou podem estar ali presentes. OBJETIVOS DOS DRENOS Permitem

Leia mais

Drenos e Cateteres. Profª. Ms. Camila Lima

Drenos e Cateteres. Profª. Ms. Camila Lima Drenos e Cateteres Profª. Ms. Camila Lima OBJETIVOS: Reconhecer os diferentes tipos de drenos e cateteres. Entender as principais indicações de acordo com o tipo de dreno e cateter. Realizar os cuidados

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS. Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br)

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS. Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM II SONDAS Professora: Enfª:Darlene Carvalho (www.darlenecarvalho.webnode.com.br) SONDAS CURTAS NASOGÁSTRICAS As mais utilizadas são as sondas de Levin e de reservatório gástrico

Leia mais

MADEITEX 50 UNIDADE R$ 1,52 R$ 76,00 MADEITEX 250 UNIDADE R$ 3,72 R$ 930,00 ADVENTIVE 300 UNIDADE R$ 3,59 R$ 1.077,00

MADEITEX 50 UNIDADE R$ 1,52 R$ 76,00 MADEITEX 250 UNIDADE R$ 3,72 R$ 930,00 ADVENTIVE 300 UNIDADE R$ 3,59 R$ 1.077,00 EMPRESA: SALVI LOPES & CIA LTDA CNPJ: 82.478.140/0001-34 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 033/2018 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 211/2018 VIGÊNCIA: 12 MESES ITENS TASY DESCRIÇÃO MARCA QUANT. UNID. FORNEC. PREÇ.

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Enfº. Esp. Diógenes Trevizan

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO. Enfº. Esp. Diógenes Trevizan PROCEDIMENTOS ESPECIAIS REFERENTE AO SISTEMA RESPIRATÓRIO Enfº. Esp. Diógenes Trevizan DRENAGEM PLEURAL É um procedimento cirúrgico que visa promover saída continua de qualquer conteúdo anômalo (ar ou

Leia mais

Punções: abdominal, vesical e torácica

Punções: abdominal, vesical e torácica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE CLÍNICA CIRÚRGICA Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental Punções: abdominal, vesical e torácica eja2536@gmail.com http://labtoce.ufsc.br

Leia mais

DRENAGEM DE TORAX DRENAGEM PLEURAL

DRENAGEM DE TORAX DRENAGEM PLEURAL DRENAGEM DE TORAX DRENAGEM PLEURAL È um procedimento cirúrgico que visa promover saída continua de qualquer conteúdo anômalo (ar ou líquido) que se coleta nesta cavidade. INDICAÇAO Em algumas situações

Leia mais

Processo Seletivo Técnico de Enfermagem INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!)

Processo Seletivo Técnico de Enfermagem INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!) Processo Seletivo Técnico de Enfermagem Nome: Nota: 1. A prova é individual sem consulta. INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA (LEIA ATENTAMENTE!) 2. O candidato deverá preencher o gabarito com caneta azul

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Aspiração de Secreção Traqueal/Oral/Nasal

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Aspiração de Secreção Traqueal/Oral/Nasal 1 de 5 1- Situação de Revisão: Situação Data Alteração 0.0 27/10/2009 Validação 2- Referência: 01 CCIH Higienização das mãos 18 CCIH Prevenção de Infecção Respiratória Hospitalar 3- Em que consiste? Consistem

Leia mais

TÉCNICAS DE CURATIVOS

TÉCNICAS DE CURATIVOS TÉCNICAS DE CURATIVOS Tipos de Curativos: O Tipo de curativo a ser realizado varia de acordo com: a Natureza Localização Tamanho da ferida. Tipos de Curativos: Em alguns casos é necessária uma compressão,

Leia mais

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE

A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE A UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA UNIDADE SRPA Unidade de Recuperação Pós-Anestésica é a área destinada à permanência do paciente, logo após o término da cirurgia, onde

Leia mais

ANEXO I CODIGO PRODUTO UND PEDIDO 118 AGULHA 20 X 0,5 DESC 24G UNIDADE AGULHA 40X1,20 UNIDADE AGULHA DESC. 13 X 4,5 UNIDADE 4000

ANEXO I CODIGO PRODUTO UND PEDIDO 118 AGULHA 20 X 0,5 DESC 24G UNIDADE AGULHA 40X1,20 UNIDADE AGULHA DESC. 13 X 4,5 UNIDADE 4000 ANEXO I CODIGO PRODUTO UND PEDIDO 118 AGULHA 20 X 0,5 DESC 24G 0 77 AGULHA 40X1,20 UNIDADE 18000 350 AGULHA DESC. 13 X 4,5 UNIDADE 4000 351 AGULHA DESC. 30 X 0,8 UNIDADE 15000 121 APARELHO DESCARTAVÉL

Leia mais

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas.

Promover uma via de acesso para administrar drogas intravenosas. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Adultos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 66 Área de Aplicação: Obstetrícia Setor:

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00045/

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00045/ 93420 - ESTADO DO PARA 925449 - FUND.PUBL.EST.HOSP.DE CLÍNICAS GASPAR VIANNA RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00045/2013-000 1 - Itens da Licitação 1 - MATERIAL DE SOCORRO Atadura de crepe em algodão

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00072/ SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00072/ SRP 26276 - FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO 154070 - HOSPITAL UNIVERSITARIO JULIO MULLER DA FUF/MT RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00072/2013-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - FILTRO

Leia mais

Assistência de enfermagem ao paciente com dreno de tórax. Profa. Dra. Carina Ap. Marosti Dessotte 2016

Assistência de enfermagem ao paciente com dreno de tórax. Profa. Dra. Carina Ap. Marosti Dessotte 2016 Assistência de enfermagem ao paciente com dreno de tórax Profa. Dra. Carina Ap. Marosti Dessotte 2016 Drenagem Torácica Consiste na introdução de um dreno em uma das três cavidades do tórax (pericárdio,

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos DESBRIDAMENTO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Remoção suave de bactérias, fragmentos,

Leia mais

Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar

Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte Escola de Saúde Pública de Minas de Gerais Segurança e Manuseio de equipamentos de uso domiciliar Manejo de Sondas e Ostomias Enfª Gerontóloga Joyce Patto

Leia mais

Somos uma empresa brasileira focalizada na fabricação e distribuição de produtos médicos hospitalares com o maior portfólio do mercado.

Somos uma empresa brasileira focalizada na fabricação e distribuição de produtos médicos hospitalares com o maior portfólio do mercado. NOSSA COMPANHIA Somos uma empresa brasileira focalizada na fabricação e distribuição de produtos médicos hospitalares com o maior portfólio do mercado. VISÃO Ser um dos principais parceiros estratégicos

Leia mais

Sondas Enterais Freka. Uma solução para cada necessidade

Sondas Enterais Freka. Uma solução para cada necessidade Sondas Enterais Uma solução para cada necessidade Sumário Transnasais Sonda 8/ 10/ 12/ 15 Transnasais Pediátrica Sonda 6,5 Paed Sonda 8 Pediátrica UTI Adulto Trelumina Endolumina Gastrostomia Percutânea

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO POP N 81

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ Divisão de Enfermagem PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO DO RIO DE JANEIRO POP N 81 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Cateterismo Vesical de Demora em Adultos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP Médico Enfermeiro POP N 81 Área de Aplicação: Obstetrícia

Leia mais

FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M

FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M FLEBITE E N F ª L U A N A Z A G O T I M E D E T E R A P I A I N F U S I O N A L H C / U F T M DEFINIÇÃO É a inflamação de uma veia, na qual as células endoteliais da parede venosa ficam bem irritadas.

Leia mais

Pregão 2016 QUANT W. CANT. QUANT SERVIDORES QUANT HUCFF QUANT ANDARAÍ QUANT C. FONTES QUANT A. CHAT SITUAÇÃO DO ITEM QUANT LAGOA

Pregão 2016 QUANT W. CANT. QUANT SERVIDORES QUANT HUCFF QUANT ANDARAÍ QUANT C. FONTES QUANT A. CHAT SITUAÇÃO DO ITEM QUANT LAGOA Pregão 2016 Edital pregão eletrônico SRP nº 10/2016 Processo 23079.038926/2015-54 Objeto: Aquisição de Oclusor Sonda, nome Sonda de Foley e outros, para atender o Hospital Universitário Clementino Fraga

Leia mais

SONDAS ENTERAIS. Freka UMA SOLUÇÃO PARA CADA NECESSIDADE

SONDAS ENTERAIS. Freka UMA SOLUÇÃO PARA CADA NECESSIDADE SONDAS ENTERAIS TRANSNASAIS PERCUTÂNEAS Freka UMA SOLUÇÃO PARA CADA NECESSIDADE SONDAS TRANSNASAIS e Intestinal Freka Paed CH 6.5 Freka Sonda Enteral Freka Sonda Enteral CH 15 Freka Trelumina Freka Paed

Leia mais

LISTAGEM DE MATERIAIS DA TORÁCICA ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES

LISTAGEM DE MATERIAIS DA TORÁCICA ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES Última atualização em: 12/04/2019 EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES LISTAGEM DE MATERIAIS DA TORÁCICA ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES 1 2 3 4 5 6 em papel grau cirúrgico (dupla embalagem).

Leia mais

Pregão 2016 SITUAÇÃO DO ITEM QUANT ANDARAÍ QUANT IPANEMA QUANT SERVIDORES DESCRIÇÃO / ESPECIFICAÇÃO HUCFF ITEM CÓDIGO SIASG

Pregão 2016 SITUAÇÃO DO ITEM QUANT ANDARAÍ QUANT IPANEMA QUANT SERVIDORES DESCRIÇÃO / ESPECIFICAÇÃO HUCFF ITEM CÓDIGO SIASG Pregão 2016 Edital pregão eletrônico SRP nº 59/2016 Processo 23079.014692/201631 Objeto: Aquisição de Cateter Aspiração Traqueal e outros, para atender o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/HUCFF,

Leia mais

Conexões Seguras. Segurança para o paciente e o profissional da saúde. Acessos para alimentação enteral

Conexões Seguras. Segurança para o paciente e o profissional da saúde. Acessos para alimentação enteral Conexões Seguras Segurança para o paciente e o profissional da saúde Acessos para alimentação enteral Bombas de Alimentação Enteral Kangaroo e-pump e Equipos Fácil operação Função de alimentação e hidratação/lavagem

Leia mais

Sondagens Gastro Gastro-intestinal Vesical Retal Priscilla Roberta Rocha Enfermeira - Especialista em Clínica Médica DEFINIÇÕES SONDA - Tubo que se introduz no organismo em canal natural ou não, para reconhecer-

Leia mais

Cuidados com Portacath

Cuidados com Portacath Procedimento médico tipo pequena cirurgia para a implantação. Este cateter(portacath) é instalado após anestesia local, o procedimento leva de 30minutos a 1 hora. A incisão para colocação é fechada por

Leia mais

TRAUMA ADBOMINAL. Prof.ª Leticia Pedroso

TRAUMA ADBOMINAL. Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA ADBOMINAL Prof.ª Leticia Pedroso TRAUMA DE ABDOME Anatomia interna Cavidade do corpo que contém estruturas, órgãos e vasos calibrosos: Órgãos sólidos fígado, baço, pâncreas, rins. Órgãos ocos esôfago,

Leia mais

Complicações do Uso de Implantes em Cirurgia Pélvica Reconstrutora

Complicações do Uso de Implantes em Cirurgia Pélvica Reconstrutora Complicações do Uso de Implantes em Cirurgia Pélvica Reconstrutora Nucélio Lemos Doutor em Tocoginecologia pela FCM Santa Casa de São Paulo Clínica de Uroginecologia e Cirurgia Vaginal Departamento de

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00108/ SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00108/ SRP 26234 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO 153047 - HOSPITAL UNIVERSITARIO C. ANTONIO MORAIS/UFES RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00108/2013-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - AGULHA ANESTÉSICA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA Secretaria Municipal de Administração e Negócios Jurídicos Departamento de Compras

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA Secretaria Municipal de Administração e Negócios Jurídicos Departamento de Compras Secretaria Municipal de Administração e Negócios Jurídicos Departamento de Compras Av. Visconde de Taunay, 950 Tel.: (042) 3220-1405 Fax (042) 3220-1405 CEP: 84051-900 Ponta Grossa - PR PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

CIRURGIAS DO TRATO URINÁRIO

CIRURGIAS DO TRATO URINÁRIO CIRURGIAS DO TRATO URINÁRIO DEFINIÇÃO Abertura cirúrgica da bexiga. Kystis = bexiga + tomia = incisão INDICAÇÕES: Cálculos principal indicação PRÉ-OPERATÓRIO: Suspeita ou diagnóstico Anamnese Avaliações

Leia mais

Drenos. Prof. Claudia Witzel

Drenos. Prof. Claudia Witzel Drenos 1 Conceito É um material que quando necessário ;e colocado em uma cavidade, ou ferida, para saída de líquidos, secreções, e ou ar, pois estes não deveriam estar presentes no local. 2 Objetivos dos

Leia mais

42. Aspiração de Tubo Endotraqueal: Sistema Aberto Aspiração de Tubo Endotraqueal: Sistema Fechado 254

42. Aspiração de Tubo Endotraqueal: Sistema Aberto Aspiração de Tubo Endotraqueal: Sistema Fechado 254 A 1. Administração de Enema de Limpeza de Pequeno Volume 21 2. Administração de Enema de Retenção 25 3. Administração de Enema para Limpeza de Grande Volume 30 4. Administração de Infusão Intravenosa com

Leia mais

Parte 1.

Parte 1. Nutrição enteral Parte 1 sfreire@fmrp.usp.br NUTRIÇÃO ENTERAL História e aspectos éticos Indicações e contraindicações Tipos de dietas enterais Cálculo da oferta energética e protéica Complicações Nutrição

Leia mais

LISTAGEM DE MATERIAIS DA TORÁCICA ITEM ESPECIFICAÇÃO MARCAS APROVADAS

LISTAGEM DE MATERIAIS DA TORÁCICA ITEM ESPECIFICAÇÃO MARCAS APROVADAS Última atualização em: 19/02/2019 EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES LISTAGEM DE MATERIAIS DA TORÁCICA ITEM ESPECIFICAÇÃO MARCAS APROVADAS 1 2 3 4 papel grau cirúrgico (dupla embalagem). Calibre

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 6. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Aula 6 Profª. Tatiane da Silva Campos GAZE NÃO ADERENTE ESTÉRIL: Podem ser impregnadas com: acetato de celulose com petrolato, PVPI 10%, AGE,

Leia mais

IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE. O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de:

IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE. O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de: 3BOLETIM TÉCNICO TEGADERM TM PAD Curativo transparente com compressa absorvente IMPERMEÁVEL E ABSORVENTE DESCRIÇÃO DO PRODUTO O Curativo Transparente com Compressa Absorvente consiste de: DORSO - Filme

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA ASPIRAÇÃO DE SECREÇÕES

GUIA RÁPIDO PARA ASPIRAÇÃO DE SECREÇÕES GUIA RÁPIDO PARA ASPIRAÇÃO DE SECREÇÕES A linha de Reguladores de aspiração BHP foi desenvolvida para a extração de líquidos corporais em pediatria, UTI e centros cirúrgicos. Sua função é a de extrair

Leia mais

Soluções para incontinência

Soluções para incontinência Soluções para incontinência Índice SpeediCath 5 SpeediCath Masculino 7 SpeediCath Feminino 7 SpeediCath Pediátrico 7 Conveen 9 Cateter Externo Masculino 10 Conveen Urisheath novo 12 Conveen Security Plus+

Leia mais

ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR

ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR Definição: Infecção relacionada ao cateter: Isolamento de um mesmo microorganismo da ponta do cateter

Leia mais

MATERIAL DE APOIO AULA 09: CUIDADOS COM SONDAS, CATETERS, DRENOS E AFINS. IPOS E CARACTERISTICAS DOS

MATERIAL DE APOIO AULA 09: CUIDADOS COM SONDAS, CATETERS, DRENOS E AFINS. IPOS E CARACTERISTICAS DOS MATERIAL DE APOIO AULA 09: CUIDADOS COM SONDAS, CATETERS, DRENOS E AFINS. IPOS E CARACTERISTICAS DOS TUBOS, SONDAS E DRENOS Os drenos e cateteres são utilizadas como rotina em pacientes pré, pós e trans-operatorios.

Leia mais

Contraindicação: passagens nasais ocluídas, traumas de crânio, face, pescoço e coagulopatias,

Contraindicação: passagens nasais ocluídas, traumas de crânio, face, pescoço e coagulopatias, Revisão: 02/05/2014 PÁG: 1 CONCEITO Consiste na retirada de secreções das vias aéreas superiores. FINALIDADE Manter a permeabilidade das vias aéreas; Promover conforto do paciente. INDICAÇÕES E CONTRA

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR ASSOCIADA A CATETER VESICAL

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR ASSOCIADA A CATETER VESICAL PREVENÇÃO ASSOCIADA A CATETER VESICAL INSTALAÇÃO DO CATETER VESICAL 1. Realizar primeiramente rigorosa higiene da genitália externa com água e sabão, utilizando luvas de procedimento. Higiene feminina:

Leia mais

INTUBAÇÃO TRAQUEAL. Profª Enfª Luzia Bonfim

INTUBAÇÃO TRAQUEAL. Profª Enfª Luzia Bonfim INTUBAÇÃO TRAQUEAL Profª Enfª Luzia Bonfim Intubação traqueal consiste na introdução de um tubo na luz da traquéia. Pode ser realizada através das narinas (via nasotraqueal), boca (via orotraqueal) ou

Leia mais

CÂNULA PARA TRAQUEOSTOMIA DESCARTÁVEL COM BALÃO.

CÂNULA PARA TRAQUEOSTOMIA DESCARTÁVEL COM BALÃO. Descrição do Produto Tamanho Referência Produto CÂNULA PARA TRAQUEOSTOMIA DESCARTÁVEL COM BALÃO. Cânula para traqueostomia em PVC siliconizado termosensível, com balão de baixa pressão e alto volume, válvula

Leia mais

Consiste no processo de introdução de uma sonda apropriada através da cavidade nasal ou oral até o estômago.

Consiste no processo de introdução de uma sonda apropriada através da cavidade nasal ou oral até o estômago. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP N 15 Título: Sondagem Orogástrica e Nasogástrica em Recém-nascidos Responsável pela prescrição do POP Médico Neonatologista, Enfermeiro Responsável pela execução do

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: TROCA DE BOLSA DE COLOSTOMIA / ILEOSTOMIA / UROSTOMIA 2. Definição: É um procedimento utilizado para minimizar o risco de infecção após o procedimento cirúrgico. 3. Objetivos: Manter a higienização

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 10:50 horas do dia 06 de junho de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, designado pela portaria 147/2011 após analise da documentação do Pregão Eletrônico

Leia mais

ANEXO I 300 UNIDADE 29 AGULHA DESC. SEM DISP. DE SEGURANCA 13 X 0,45 MM 300 UNIDADE 30 AGULHA DESC. SEM DISP. DE SEGURANCA 20 X 0,55 MM

ANEXO I 300 UNIDADE 29 AGULHA DESC. SEM DISP. DE SEGURANCA 13 X 0,45 MM 300 UNIDADE 30 AGULHA DESC. SEM DISP. DE SEGURANCA 20 X 0,55 MM ANEXO I QUANTIDADE UNIDADE CÓDIGO DESCRIÇÃO DO MATERIAL 1000 UNIDADE 1 ABAIXADOR DE LINGUA C/100 500 UNIDADE 15 AGUA DESTILADA 10 ML 50 UNIDADE 18 AGULHA DE RAQUI 22 G X 3 20 UNIDADE 21 AGULHA DE RAQUI

Leia mais

Assistência de Enfermagem rio

Assistência de Enfermagem rio Assistência de Enfermagem Pós-operatóriorio Pós-operatório rio O período pós-operatp operatóriorio tem início logo após o término t da operação e vai até a alta do paciente, podendo ainda se estender a

Leia mais

Somos uma empresa brasileira focalizada na fabricação e distribuição de produtos médicos hospitalares com o maior portfólio do mercado.

Somos uma empresa brasileira focalizada na fabricação e distribuição de produtos médicos hospitalares com o maior portfólio do mercado. NOSSA COMPANHIA Somos uma empresa brasileira focalizada na fabricação e distribuição de produtos médicos hospitalares com o maior portfólio do mercado. VISÃO Ser um dos principais parceiros estratégicos

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel

CATETERISMO CARDÍACO. Prof. Claudia Witzel CATETERISMO CARDÍACO CATETERISMO CARDÍACO Método diagnóstico invasivo É avaliada a presença ou não de estreitamentos nas artérias coronárias secundário às "placas de gordura" além do funcionamento das

Leia mais

SINTEGRA SURGICAL SCIENCIES LTDA CÂNULA ARTROSCOPIA SINFIX REGISTRO ANVISA N.: INSTRUÇÕES DE USO

SINTEGRA SURGICAL SCIENCIES LTDA CÂNULA ARTROSCOPIA SINFIX REGISTRO ANVISA N.: INSTRUÇÕES DE USO 1 SINTEGRA SURGICAL SCIENCIES LTDA SINFIX REGISTRO ANVISA N.: 80739420013 INSTRUÇÕES DE USO ATENÇÃO: É imprescindível a leitura deste manual antes da utilização do produto. ESTÉRIL PRODUTO DE USO ÚNICO

Leia mais

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais.

Promover o acesso da via endovenosa para administração de medicamentos e soluções parenterais. PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Punção Venosa Periférica em Recémnascidos Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição POP N 14 Área de Aplicação: Neonatologia

Leia mais

Instituto Vida e Saúde

Instituto Vida e Saúde AVISO DE RESULTADO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS DE PREÇOS ATO CONVOCATÓRIO Nº 158/2019/MA O INVISA - INSTITUTO VIDA E SAÚDE, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 05.997.585/0001-80,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR Atualizado em Agosto/2014 PREVENÇÃO DAS INFECÇÕES ASSOCIADAS A CATETER INTRAVASCULAR 1- FATORES PREDISPONENTES Individuais Relacionados à cateterização vascular - Idade - Gravidade da doença de base -

Leia mais

Data da aprovação: 1. CONCEITOS

Data da aprovação: 1. CONCEITOS Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Tiago Elaborado por: Gilson B. Vieira - Enfermeiro CCIH Enf a. Taise Costa Ribeiro Klein Enfermeira SCIH Patrícia Vanny - Médica SCIH Fernanda Lunardi

Leia mais

Resumo ANVISA Um novo cateter periférico deve ser utilizado a cada tentativa de punção no mesmo paciente.

Resumo ANVISA Um novo cateter periférico deve ser utilizado a cada tentativa de punção no mesmo paciente. Resumo ANVISA 2017- Inaladores Recomenda-se a troca dos umidificadores passivos a partir de 48 horas, podendo ser utilizado no máximo até 7 dias. Não há uma recomendação específica na literatura sobre

Leia mais

Versão reduzida. Revista Digital Gratuita

Versão reduzida. Revista Digital Gratuita Versão reduzida Revista Digital Gratuita Bem vindo à Sancare Sumário 04 06 08 10 Fisioterapia Neurológica A Fisioterapia Neurológica envolve o tratamento e reabilitação de pessoas que sofreram lesões no

Leia mais

2 Lavagem Gástrica. É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004).

2 Lavagem Gástrica. É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004). 2 Lavagem Gástrica É a limpeza do estômago realizada através de uma SNG (Sonda Nasogástrica) ou Gástrica (PERRY & POTTER 2004). Objetivos: Remover substâncias tóxicas ou irritantes Preparar pacientes para

Leia mais

COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017

COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017 COTAÇÃO DE PREÇOS 001/2017 ADESCO - AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL DO CENTRO OESTE MATERIAIS MÉDICO-HOSPITALARES UPA24H - SINOP-MT Nº ITEM AMBULATORIAIS. 1 ABAIXADOR DE LÍNGUA MADEIRA PACOTE

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL. DIETAS Aula 9. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO NUTRICIONAL DIETAS Aula 9 Profª. Tatiane da Silva Campos Sondas Nasogástricas Uma sonda NG é introduzida através do nariz para dentro do estômago, frequentemente

Leia mais

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral

Orientações domiciliares para paciente com. Nutrição Enteral Orientações domiciliares para paciente com Nutrição Enteral Comissão de Suporte Nutricional Serviço de Nutrologia Serviço de Nutrição e Dietética Serviço de Enfermagem Programa de Apoio à Família do Seped

Leia mais

DRENOS ABDOMINAIS: INDICAÇÕES E UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA CIRÚRGICA

DRENOS ABDOMINAIS: INDICAÇÕES E UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA CIRÚRGICA DRENOS ABDOMINAIS: INDICAÇÕES E UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA CIRÚRGICA Sabrina Lima Priscila Ely Sartori Hamilton Petry de Souza UNITERMOS ABDOMEN/cirurgia; ABDOMEN/fisiopatology; DRAINAGE /classificação; DRENAGEM/métodos;

Leia mais

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00070/ SRP

RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00070/ SRP 26234 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO 153047 - HOSPITAL UNIVERSITARIO C. ANTONIO MORAIS/UFES RELAÇÃO DE ITENS - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 00070/2013-000 SRP 1 - Itens da Licitação 1 - ÁCIDO PERACÉTICO

Leia mais

TÉCNICAS DE MONITORIZAÇÃO INVASIVA. Profª Enfª Luzia Bonfim.

TÉCNICAS DE MONITORIZAÇÃO INVASIVA. Profª Enfª Luzia Bonfim. TÉCNICAS DE MONITORIZAÇÃO INVASIVA Profª Enfª Luzia Bonfim. PAM (Pressão Arterial Média) Representa a força de contração do ventrículo esquerdo e a força com que o sangue passa pelas artérias. O valor

Leia mais

TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES COM PICC CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA - IPCS

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA - IPCS 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial EB, MS RESUMO As infecções primarias de corrente sanguínea (IPCS) estão entre as mais comumente relacionadas

Leia mais

D.I.:9, / D.E.:

D.I.:9, / D.E.: ANEXO I Qtde. Unid. Código Descrição material 1 un 25 Revelador Para Raio X 1 CX 51197 Filme 35x35 (cp-g Plus) 1 un 57331 Canula Traq. Tracheosoft Ajustável D.I. 8 mm 10,9mm 94 mm 1 un 56654 Canula Traq.

Leia mais

Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares

Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares Sondas Uretrais Orientações para pacientes e familiares Serviço de Enfermagem Cirúrgica Serviço de Urologia Este manual contou com a colaboração das enfermeiras: Trinidad Corrêa Noé, Cristiane Tavares

Leia mais

ROTINA DE TROCA DE DISPOSITIVOS E MATERIAIS DE USO HOSPITALAR

ROTINA DE TROCA DE DISPOSITIVOS E MATERIAIS DE USO HOSPITALAR BACIA de metal BARBEADOR descartável para tricotomias não cirúrgicas (ex: higiênicas, local para punção venosa, curativos e fixar eletrodos) Para banhos: Após o uso em cada paciente, fazer a higienização

Leia mais

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade

Hospital São Paulo SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Hospital Universitário da UNIFESP Sistema de Gestão da Qualidade DESCRITOR: Página: 1/9 1. INTRODUÇÃO A infecção de corrente sanguínea associada a cateter profundos (ICSAC) é uma das infecções nosocomiais mais frequentes e é responsável por desfechos desfavoráveis entre

Leia mais

LISTAGEM DE MATERIAIS DA MATERNO-INFANTIL ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES

LISTAGEM DE MATERIAIS DA MATERNO-INFANTIL ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES Última atualização em: 04/04/2019 EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES LISTAGEM DE MATERIAIS DA MATERNO-INFANTIL ITEM ESPECIFICAÇÃO VENCEDORES DE PREGÕES 1 2 Adaptador para aspiração de mecônio,

Leia mais

HOSPITAL MUNICIPAL DR. MÁRIO GATTI ÁREA DE LICITAÇÕES

HOSPITAL MUNICIPAL DR. MÁRIO GATTI ÁREA DE LICITAÇÕES ANEXO I - DESCRITIVO DO OBJETO (LOTE ALTERADO) LOTE 01 SONDA BLAKEMORE ADULTO (21961) - Sonda 01 confeccionada em borracha vulcanizada vermelha, contendo três vias e dois balões de controle, com anel radiopaco.

Leia mais

Modelos Anatômicos Coleman Manequim Bebê COL 2430 Manual de Instalação e Operação.

Modelos Anatômicos Coleman Manequim Bebê COL 2430 Manual de Instalação e Operação. Modelos Anatômicos Coleman Manequim Bebê COL 2430 Manual de Instalação e Operação. MANEQUIM BISSEXUAL COM ÓRGÃOS INTERNOS BEBÊ COL 2430 PARA TREINO DE ENFERMAGEM O manequim é um simulador de técnicas de

Leia mais

A Eporax AG foi fundada em 30 de novembro de 2006, especializou-se no desenvolvimento e comercialização de produtos na área médica e é

A Eporax AG foi fundada em 30 de novembro de 2006, especializou-se no desenvolvimento e comercialização de produtos na área médica e é A Eporax AG foi fundada em 30 de novembro de 2006, especializou-se no desenvolvimento e comercialização de produtos na área médica e é internacionalmente ativa. Além do conselheiro administrativo Kurt

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO. OPSITE Post-Op Visible Drain Curativo pós-operatório para manejo de drenos

INSTRUÇÕES DE USO. OPSITE Post-Op Visible Drain Curativo pós-operatório para manejo de drenos INSTRUÇÕES DE USO OPSITE Post-Op Visible Drain Curativo pós-operatório para manejo de drenos DESCRIÇÃO OPSITE Post-Op Visible Drain é um curativo pós-operatório para drenos, um produto estéril por Óxido

Leia mais

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

TÉCNICO DE ENFERMAGEM Candidato(a): Processo Seletivo Simplificado Hospital Alberto Rassi - HGG Edital nº. 005/2016 2ª ETAPA: PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO - 21/11/2016 TÉCNICO DE ENFERMAGEM Leia atentamente as instruções

Leia mais

CATETER DE SWAN-GANZ HISTÓRICO 1970 ELETRÔNICOS OBTENÇÃO DE PARÂMETROS HEMODINÂMICOS À BEIRA DO LEITO

CATETER DE SWAN-GANZ HISTÓRICO 1970 ELETRÔNICOS OBTENÇÃO DE PARÂMETROS HEMODINÂMICOS À BEIRA DO LEITO CATETER DE SWAN-GANZ HISTÓRICO 1970 UTILIZAÇÃO DE TRANSDUTORES ELETRÔNICOS OBTENÇÃO DE PARÂMETROS HEMODINÂMICOS À BEIRA DO LEITO CATETER SWAN GANZ DESCRIÇÃO DO CATETER DE ARTÉRIA PULMONAR CATETER AMARELO

Leia mais

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades.

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Tratamento de feridas Profª. Ana Cássia O paciente com ferida... Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Expressões muito comuns no cotidiano da enfermagem São capazes de criar outras

Leia mais

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL

AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL AULA-14 ATUAÇÃO EM ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL Profª Tatiani UNISALESIANO DEFINIÇÃO É um procedimento de suporte avançado de vida que busca manter as vias aéreas do paciente permeáveis, por meio da passagem

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA

ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA 1 12915 ANEXO I - TERMO DE REFERENCIA Absorvente higiênico para flúidos corporais: uso pós-parto ou incontinência urinária. Confeccionado com material absorvente, com cobertura interna de falso tecido,

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO UND QTD AGULHA DE PUNÇÃO INTRAOSSEA 13G UN 25 AGULHA DE PUNÇÃO INTRAOSSEA 16G UN 25 AGULHA DESCARTÁVEL 13 X 0,45 MM UN 1000

ANEXO I DESCRIÇÃO UND QTD AGULHA DE PUNÇÃO INTRAOSSEA 13G UN 25 AGULHA DE PUNÇÃO INTRAOSSEA 16G UN 25 AGULHA DESCARTÁVEL 13 X 0,45 MM UN 1000 ANEXO I DESCRIÇÃO UND QTD ABAIXADOR DE LÍNGUA C/ EMBALAGEM INDIVIDUAL UN 1 AGULHA DE PUNÇÃO INTRAOSSEA 13G UN 25 AGULHA DE PUNÇÃO INTRAOSSEA 16G UN 25 AGULHA DESCARTÁVEL 13 X 0,45 MM UN 1000 AGULHA DESCARTÁVEL

Leia mais

GOODCOME 48 UNIDADE R$ 5,70 R$ 273,60 GOODCOME 160 UNIDADE R$ 11,22 R$ 1.795,20

GOODCOME 48 UNIDADE R$ 5,70 R$ 273,60 GOODCOME 160 UNIDADE R$ 11,22 R$ 1.795,20 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 047/2018 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 279/2018 VIGÊNCIA: 12 MESES EMPRESA:CIRURGICA FERNANDES COMÉRCIO DE MATERIAIS CIRÚRGICOS E HOSPITALARES LTDA CNPJ: 61.418.042/0001-31 2

Leia mais

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado.

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado. Intervenções de Enfermagem da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) para o diagnóstico de Volume de líquidos deficiente em pacientes vitimas de trauma Quadro 1- Reestruturação dos níveis de

Leia mais

ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO

ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO ANEXO I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO ITEM CÓDIGO ESPECIFICAÇÃO UNIDADE QTDE 1 12915 Absorvente higiênico para flúidos corporais: uso pós-parto ou incontinência urinária. Confeccionado com material absorvente,

Leia mais

ANEXO I. 09. Especificações do material ou Serviço 1 1 ABAIXADOR DE LINGUA C/100 UNIDA AGUA DESTILADA 250 ML GARRA 200

ANEXO I. 09. Especificações do material ou Serviço 1 1 ABAIXADOR DE LINGUA C/100 UNIDA AGUA DESTILADA 250 ML GARRA 200 ANEXO I 07. ITEM 08. CODIFICAÇÃO 09. Especificações do material ou Serviço 10. Unidade 1 1 ABAIXADOR LINGUA C/100 800 16 AGUA STILADA 50 ML GARRA 0 FA 3 18 AGULHA RAQUI G X 3 15 4 1 AGULHA RAQUI 5 G X

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00005/2016 (SRP)

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00005/2016 (SRP) 15/06/2016 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00005/2016 (SRP) Às 14:28 horas do dia 15 de junho de 2016,

Leia mais